Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Se o Varandas contratasse o Ronaldo diziam que estava velho

Desculpem amigos leitores sportinguistas, mas cabe-me a mim, valente marinheiro da força armada portuguesa chamar-vos velhos do Restelo. Pior. Velhos saudosistas do Restelo. Ou melhor, adolescentes saudosistas do Restelo. E não é pela roupa de vela. 

Adolescentes porque todos os Sportinguistas estão na faixa etária dos 17 anos. E a pré-maioridade sempre foi tramada. Aparece a rebeldia, nada do que os nossos pais nos dizem ou decidem está certo. Saudosistas porque parece que se formou uma pró-Brunice outra vez. O que está para trás é que é bom, apesar de nesse período nada terem ganho, e do jejum nos campeonatos ter aumentado. Os 70% contra tornaram-se a favor. Mostra o bem que assenta o nome Portugal na denominação do clube. Do Restelo, porque o pessimismo de que o barco não vai chegar a bom porto parece instalado. E da margem do campo, a ver o barco a partir, se manda o comandante abaixo de Braga, como aconteceu no último jogo. 

Parece que Frederico Varandas já afundou o barco, e já está a voltar a nado, de plantel ao alto, numa mão, para não o estragar. Ou é o Restelo que desfoca a perceção do Sportinguista?

Os próprios sportinguistas erguem bandeiras para descredibilizar o que vai sendo feito. A bandeira de Bas Dost. A bandeira do Raphinha. A bandeira do Thierry. Mas não estaria a primeira bandeira já desgastada e a cumprir pouco o propósito? E acham que é com astrolábios que se encontra compradores inflacionados para as outras duas?

O Varandas chegou, fez a melhor época de que a adolescência sportinguista tem memória a nível de troféus. Vendeu gatos por lebres. Segurou o melhor jogador do plantel, quando nem com Tágides a cantar lá ia. Não pensem que o quero elevar num pedestal, porque os erros de casting também lá estão. Gelson Dala é um exemplo.  Todas as gaffes que lhe dão ar de tolinho são outro. Pontos assentes que provam tem muitas voltas ao campo a dar. Mas será que o homem fez o suficiente para não merecer o mínimo de paciência? De crer? Ou será que existe no sportinguismo uma latência esquizofrénica de mandar abaixo o que não funciona à primeira? Mudanças já houve várias. Estará o Sporting destinado a nunca mudar para melhor? Quem é que se pode culpabilizar mais? O karma? Santo António que não encontra o casamento perfeito para aquela tribuna? Entretanto estrabucha-se porque somos homens e isto resolve-se é à pancada e à asneirada para limpar a casa? 

Os tempos passam, os presidentes mudam, mas os novos velhos mantém-se no mesmo sítio. À espera do barco que cegamente contestam e prometem ao fracasso. Nem que o Frederico Varandas consiga, numa das mais épicas epopeias, pôr o Ronaldo como navegador, hão-de vir os velhos dizer que ele próprio já está ultrapassado. Porque acima do Sporting, estará sempre o pessimismo de uma viagem que já falhou, antes de começar.

Alexandro Ferreira

27 Comentários

  • Alexandro80
    Posted Setembro 5, 2019 at 11:18 pm

    Se queres ler mais cenas destas, segue:
    FB: @alexandro.ferreira80
    IG: @alexandro.ferreira80
    TW: @ferreiraalex80

  • Hamukau
    Posted Setembro 5, 2019 at 11:51 pm

    Excelente texto sem dúvida que toca num ponto onde doí, o Sporting é sem dúvida um clube sem igual com adeptos sem igual e não numa boa maneira. Fico boquiaberto com o que se passou e se passa em torno de todo o clube, é completamente surreal, desde das claques que só querem viver a grande e em nada apoiam o clube em si, dos comentadores supostamente brunis…sportinguistas e aos sócios e adeptos que gostam é de drama.

    O Sporting é o clube do meu coração mas temos de longe dos piores adeptos, o Sporting não sai disto muito por causa dos adeptos(não todos obviamente), nunca está nada bem, não há apoio, não há paciência, querem que o clube passe do pior episódio da história do Sporting para “ganhar a champions”, não percebem nada “disto” mas acham que sim, que isto é o FM que dá para ir ao FMRTE meter uns milhões e nunca pagar contas, não têm nem querem ter noção porque o adepto quer é drama e novelas. Temo que seja para continuar, Varandas mesmo que ganhes tudo nunca vai ter apoio porque bom é ter o Carvalhismo para seguir cegamente e o resto é conversa. Falta QI futebolístico a esta gente.

    SL.

  • JMF
    Posted Setembro 6, 2019 at 12:07 am

    Lá está, posso ser só eu mas não percebo este paralelismo que muitos tentam fazer, e que me parece estar um pouco implícito no início do texto, de que criticar o varandas significa beatificar o que está para trás (i.e. bdc) ou, pelo menos, absolve lo dos seus pecados. Nada disso. A primeira época com o varandas na presidência foi francamente positiva, sem dúvida, e por isso merece evidentemente o benefício da dúvida. Agora isso não significa que não tenha cometido alguns erros, particularmente na preparação desta nova época, que devem ser assinalados sem que essa sinalização signifique meter tudo em causa. Fazendo um paralelismo entre o varandas e a sua direção com a carreira de um jogador, digamos que o varandas é um jovem e que como todos os jovens há um rácio qualidade atual / potencial a ponderar. É óbvio que existe alguma qualidade neste momento mas estamos longe de ter um “presidente feito”. Há ainda algumas lacunas a corrigir de modo a que se atinja o nível desejado. Assinalar essas lacunas (que é, pelo menos, o que me parece que tem sido feito por alguns users aqui na caixa de comentários do vm) não é ser velho do restelo ou não dar margem a varandas mas tão só ser exigente e ter sentido crítico em relação ao atual momento do clube.

  • J Silver
    Posted Setembro 6, 2019 at 12:23 am

    Excelente texto. Estas contribuições estão a ser fantásticas. Neste caso focas-te naquele que também considero ser o problema do Sporting: os adeptos.

  • Francisco Torgal
    Posted Setembro 6, 2019 at 12:23 am

    Acho que da epoca passada algum credito tambem poderia ser dado ao Keizer e Sousa Cintra.

    • Leonidas
      Posted Setembro 6, 2019 at 8:07 am

      Sousa Cintra só teve o crédito de ter segurado Bruno Fernandes e trazer Mano. Conseguiu despachar Demiral (com opção de compra!!), meter o Bas Dost com um salário pornografico e ainda torrar uns milhões num cepo como Diaby.

    • BrunoV
      Posted Setembro 6, 2019 at 10:52 am

      Sousa Cintra? Porquê?

      A única coisa que ele fez bem foi ter segurado o Bruno Fernandes, porque de resto falhou em tudo! E a tarefa não era difícil dado que o Bruno Fernandes disse que aceitou assinar pelo Sporting, porque na altura não se sentia preparado para dar o salto e também pelos €€€ que o Sporting oferecia a mais que os outros.

      De resto falhou em tudo!
      José Peseiro;
      Bas Dost;
      Diaby;
      Demiral;
      Sturaro;
      E. Viviano (podia tê-lo vendido por metade do preço, mas preferiu manter o jogador)
      E o pior de todos, as críticas que tem viindo a fazer ao longo do ano devido às decisões tomadas por Varandas, tais como:
      “Se o Varandas tivesse mantido o José Peseiro tinham sido campeões”
      “Eu quando saí o Sporting estava em primeiro”

    • BrunoV
      Posted Setembro 6, 2019 at 10:55 am

      Sobre o Keizer.

      Merece o seu reconhecimento, deu uma alegria ao sportinnguistas na sua fase inicial e deu um boost enorme ao B. Fernandes.

      O problema é que não conseguiu definir processos defensivos, dado que só se preocupava com a parte ofensiva, embora o plantel a nível defensivo fosse fraco.. Apenas tinha dois centrais bons e as laterais eram fracas.

  • coach407
    Posted Setembro 6, 2019 at 2:50 am

    O Benfica há 10 anos ficava sempre em 3° e nem ia à Champions. Nos últimos 6 anos tem mais títulos que os outros todos juntos.

    Pinto da Costa é o presidente mais titulado do Mundo.

    Ambos são mais contestados que o Varandas portanto não percebo.

    • oMeuUserName
      Posted Setembro 6, 2019 at 10:29 am

      A sério? Eu acho que nunca vi um presidente chegado há menos de 1 ano, que faz a melhor época dos últimos 17 anos, ganha 2 competições europeias nas modalidades e ainda limpa a folha salarial com bastante critério ser tão criticado quanto Varandas…

      Pinto da Costa devia ser mais criticado do que aquilo que é… É o presidente mais titulado do mundo, mas está numa espiral descendente há já alguns anos, com o clube a sofrer nitidamente com isso e o futuro a poder ser comprometido.

      Vieira tem de ser criticado pelas negociatas e falta de transparência (tal como o “meu” presidente, o Salvador), assim como por algumas decisões incompreensíveis que vai tendo.

    • Vegeta
      Posted Setembro 6, 2019 at 1:01 pm

      Vieira criticado?
      O Vieira ganha as eleições com 95 por cento e tu vens dizer que ele é contestado. Os teus comentários estão cada vez melhores.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 6, 2019 at 7:53 am

    Ora nem mais.
    Claro que se podiam ter tomado decisões melhores mas qualquer um erra e Varandas teve um primeiro ano muito positivo tanto no futebol como (e principalmente) nas modalidades.
    Mas claro que desde que não se seja campeão no futebol o resto não conta e haverá contestação mesmo que não sejamos campeões desde 2002.
    Que seja dado tempo a esta direção para encontrar o seu rumo, planear o futuro do clube e os resultados apareceram.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 6, 2019 at 8:32 am

    Belo texto que espelha o “sportinguismo”. Não têm paciência para que o clube cresça com tempo, querem ganhar logo. Depois quando isso não acontece revoltam-se! É preciso dar-se tempo, o Varandas está a elevar o nível do Sporting aos poucos.

    A academia está a melhorar bastante, a aposta nesta está a ser evidente e é por aí o caminho. O que fez o Benfica? O próprio Porto está a fazer isso também. Até o Braga. Quanto às compras por empréstimo, servem apenas para manter o clube num patamar competitivo para quando os jovens evoluírem mais e forem mais maturos poderem ser aposta. O Sporting está sem dinheiro, portanto não podem andar a comprar craques e ter planteis ao nível dos rivais. A aposta na formação tem que ser o caminho.

    • BrunoV
      Posted Setembro 6, 2019 at 10:42 am

      A aposta na formação foi o que levou o Sporting ao que é hoje… Logo ir pelo o mesmo caminho é só absurdo.

      Basta ver que nestes últlmos 19 anos quantos títulos é que o Sporting tem e quantos jogadores é que o Sportiing formou!
      Formou bem mais que qualquer outro clube português e ganhou bem menos que os dois rivais… vá permitiu ter 10 jogadores formados no Sporting para um Portugal campeão europeu, mas a nível de títulos para o Sporting quase 0 (!!!) em comparação aos dois rivais.

      O Sporting tem de fazer o mesmo que o Benfica fez!
      Quem era o Benfica nos anos 90 e ínicio do século? Um clube que ficou em 6º e que andava nas ruas da amargura, quase falência!
      Basta ver o que fizeram desde da entrada do LFV no Benfica e repetir os passos.
      Ele entrou em 2003 ganhou um campeonato em 2005 e só voltou a ganhar o segundo em 2010… Aliás em 16 anos de cargo “””apenas””” ganhou 6 campeonato, sendo que os restantes 10 foram para o Porto.

      Tudo isto para dizer que se é para apostar na formação é para entrar num ciclo vicioso que não dá resultados.

      Para mim a culpa não é dos adeptos, já estão à 17 anos sem vencer um título e nesse tempo já viram 3 clubes portugueses a ir a uma final da liga europa, 2 a fazer boas campanhas na champions e vencer títulos… Enquanto isso ocorria era ter tranquilidade (P. Bento) ou instabilidade (todos os restantes que vieram)… Logo é normal a sua falta de paciência.
      Não tenho em quem por as culpas, mas verdade seja dita os adeptos são os únicos que se mantêm e são leais ao clube tudo o resto – direções, jogadores, treinadores – vai tudo embora, ou porque acham que o clube é um trampolim ou porque acham que a gota – dinheiro – acabou.

      • josediogo
        Posted Setembro 6, 2019 at 4:52 pm

        Não concordo.
        Não foi a aposta na formação que trouxe ao Sporting ao estado em que está.
        Bem pelo contrário.
        Foi pela falta de equilibrio, planeamento e de capacidade de saber fazer coexistir a formação com jogadores feitos e experientes.
        Ademais, o que safou o Sporting nessa altura, foi mesmo a formação, tal não era a falta de investimento e capacidade financeira do clube.

  • Wonderkid
    Posted Setembro 6, 2019 at 9:17 am

    Excelente! Parabéns pelo texto. Concordo a 100% com tudo o que está aqui escrito.

  • Nedved_88
    Posted Setembro 6, 2019 at 10:04 am

    O problema do Sporting não são só os adeptos, muito longe disso, é um conjunto de adeptos, direções e, em alguns casos, os próprios jogadores.
    Há muitos anos que o Sporting parece que deixou de ser um candidato ao titulo, mesmo quando está em primeiro, espera-se sempre que algo aconteça, seja a direção que comete erros, ou jogadores que de repente perdem foco e os adeptos não apoiam quando mais precisam.
    As direções não apresentam estratégias a longo prazo, só pensam no imediato. Este mercado de transferência revela isso, com 3 emprestados, a chegarem no último dia, que, em caso de serem titulares, no próximo ano já não estarão e obrigará a nova renovação completa. Neste momento não existe uma base sólida da equipa para largos anos, ao contrário, por exemplo do benfica, que vai perdendo jogadores, mas a base se mantém.
    Outro caso que não se percebe é esta gestão do treinador, considero que Keizer já estava a prazo, mas será que não deveria já ser contratado um esta semana, ou vão dar jogos ao Pontes para testar? Ninguém percebe.
    O sporting, acima de tudo, precisa de definir uma estratégia a médio longo prazo, seja apostar nas escolas, scouting, ou o que for, mas seguir essa ideia e não redefinir tudo se uma época correr mal. Na mina opinião, enquanto isso não acontecer estará sempre condenado a partir atrás de porto e benfica e, a continuar assim, numa década sujeita-se a partir mesmo atrás do Braga.

    • Mildio
      Posted Setembro 6, 2019 at 1:48 pm

      Enganas-te!
      Este mercado de transferencias revela que existe sim uma estratégia a médio longo prazo, e passa pela aposta na formação, uma vez que não ha dinheiro para grandes aquisições.. Passa por dar e criar espaço para que jovens com valor possam jogar e serem apostas regulares. Não ter estratégia seria contratar jogadores para calar os adeptos.. tao fácil seria contratar um PL para vir substituir o Bas Dost por 1milhão ou dois.. mesmo sendo um gajo fraco de um pais qualquer.. os adeptos ficavam calados e quietos porque a direção comprou alguém.. mesmo sendo um cepo.. ter plano a médio prazo é compor as contas, tornar o clube auto sustentável, aquisições com rigor e espaço para os mais novos. .O recurso aos emprestados, foi apenas isso, um recurso de ultima hora para o plantel nao ficar manco e sem opções.. Varandas já disse que vieram emprestados porque para o ano o lugar deles é de jovens da formação.. mais se forem reais mais valias ha espaço de manobra para negociar a sua aquisição, embora os salários sejam proibitivos.
      Mas planeamento é isto.. não queimar etapas e preparar o clube para o futuro.. e não deitar tudo a perder no presente como os do passado fizeram. coisa que os sportinguistas não percebem!

      • Estigarribia
        Posted Setembro 6, 2019 at 2:42 pm

        Na mouche, Mildio. Disseste tudo. Subscrevo.

        Saudações Leoninas

      • Nedved_88
        Posted Setembro 6, 2019 at 8:11 pm

        Desculpe mas não concordo minimamente. Se a estratégia é apostar nas escolas porque ir buscar um extremo de 19 anos por empréstimo? Porque não usa os que já tem?
        Porque estratégia para o próximo ano? Porque não já neste?
        Sinceramente suou mais a desculpa, se não porque diria isso no fim da época de transferências e não logo ao início?
        Acho que a estratégia seguida deve ser a dos jovens, mas, na minha opinião, ele simplesmente falhou a reestruturação financeira e agora lembrou-se dessa. Mas não esquecer que o sporting já usou essa estratégia a uns anos e teve mais resultados

  • acalado
    Posted Setembro 6, 2019 at 10:05 am

    Concordo a 100%. Que isto sirva de exemplo a todos os “novos velhos do restelo”, que saibam dar tempo ao tempo.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 6, 2019 at 11:04 am

    Excelente texto, Alexandro. Mais um. Como eu já disse várias vezes, o maior inimigo do Sporting é o próprio Sporting. Ou dito de outra maneira são os adeptos – neste caso até são mais os adeptos velhos que criticam, sem razão nenhuma Frederico Varandas, do que os mais novos que estão bem cientes dos problemas que o Sporting atravessa e que esta Direcção necessita de tempo para elevar o Sporting ao patamar onde já esteve. Até vou dar um exemplo que ilustra bem isto que acabo de dizer: na entrevista à Sporting TV, Frederico Varandas, e bem, criticou aqueles ‘esqueletos’ que saem para contestar quando o Sporting perde, mas que nunca aparecem quando o Sporting vence um título seja em que modalidade for. Por exemplo, ontem Dias Ferreira já veio criticar Leonel Pontes e a permanência de Bruno Fernandes. É urgente afastar de vez da vida do Sporting pessoas como Dias Ferreira ou José Maria Ricciardi que só aparecem nos momentos negativos do clube e que andam a ‘mamar’ à grande às custas do meu Clube.

    Esta Direcção de Frederico Varandas encontrou o Clube numa lástima depois do lunático que para lá andava ter ‘roubado’ o Clube o mais que pôde e agora os Dias Ferreiras desta vida pedem logo o campeonato quando o Sporting ainda não tem condições para lutar com Benfica e FC Porto? O Sporting não tem os orçamentos dos rivais, nem tem a força que Benfica e FC Porto têm nos bastidores do futebol português. Temos que nos UNIR a esta Direcção e ao Sporting para que possamos voltar a ver o NOSSO Clube de volta ao patamar onde tem de estar no futebol português e, acima de tudo, temos que dar tempo e que ter paciência porque o reerguimento do NOSSO Clube vai ter ainda muitas ‘dores de crescimento’. Devagar, devagarinho, como um bebé que aprende a andar, o Sporting vai conseguir recuperar o lugar que lhe pertence na elite do futebol português.

    Saudações Leoninas

  • DICAS
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:03 pm

    Tudo resumido num texto …

    Nem mais

  • josediogo
    Posted Setembro 6, 2019 at 5:04 pm

    O pior da herança de BC é mesmo este grupo de extremistas e de pessoas conflituosas, sem qualquer equilibro e bom senso, completamente com palas.
    Varandas já cometeu um erro ou outro.
    Porém, o seu plano e ideia mantém-se, e como tal merece a minha confiança, com a noção de que Roma não se fez num dia e alguns erros serão cometidos, restando apenas rectificá-los e aprender com eles.
    O Sporting precisa de estabilidade e conta comigo, como Sportinguista, para a conseguir.
    A pior fase no Sporting era quando não se via um rumo.
    Ao menos agora, existe um caminho traçado.

  • Miguel Lopes
    Posted Setembro 6, 2019 at 9:39 pm

    Primeiro, quero dar os parabéns ao Alexandro pelo excelente texto.
    Segundo, do que tenho lido das declarações do Varandas, ele não esteve nada mal no seu discurso.
    Terceiro, e isto não é ser Brunista, mas precisávamos que o presidente também fosse um pouco tipo “Bruno”, não tão bélico como o Bruno, mas que colocasse a APAF no sítio, que liderasse a oposição da Liga (aquilo q,

Deixa um comentário