É, muitas vezes, discutida a importância dos títulos das camadas jovens ou do rendimento que muitos jogadores evidenciam. Apela-se a casos que eram estrelas no futebol de formação e mais tarde se perderam, a gerações que prometiam e não cumpriram, em prol da defesa da ideia de que o futebol de formação não é indicador do sucesso que os jogadores poderão ter no futebol profissional. Nesse contexto, há algumas curiosidades que costumam pairar no ar quando se fala sobre estes assuntos, sendo uma delas a predominância de jogadores nascidos nos primeiros meses do ano nas selecções e equipas jovens. Sendo assim, nada melhor do que ir à procura de factos que o comprovam/desmintam, tentando estabelecer alguma relação com o sucesso/insucesso colectivo das equipas , sabendo sempre que é irracional ditar relações causa/efeito num desporto tão volátil onde operam várias variáveis de forma simultânea.
Tendências no futebol nacional:
No nosso contexto há claramente uma tendência para os jogadores nascidos no 1.º semestre serem dominantes das convocatórias das selecções jovens nacionais. Essa dinâmica acaba por se esbater com o avançar dos anos e, chegando à fase dos sub21, é visível que as percentagens desses jogadores baixam dos 80 ou 90% para os 60%. Mais notório é o equilíbrio existente no escalão máximo do futebol Português, a selecção AA, onde os ditos jogadores não só perdem o ascendente como são ultrapassados por jogadores nascidos no 2º semestre (por exemplo, na última convocatória da selecção nacional, apenas 41,67% pertenciam ao leque dos atletas nascidos no 1º semestre). Nota: Pode ver abaixo os dados recolhidos com base nas últimas convocatórias da FPF, excepção feita aos sub15 (nascidos em 2001) que ainda não tiveram momento competitivo em 2015/2016.
Portugal:
Geração 2000 (sub-16) – 26 convocados. 25 nascidos no 1º semestre do ano.
Geração 99 (sub-17) – 21 convocados. 16 nascidos no 1º semestre do ano.
Geração 98 (sub-18) – 18 convocados. 14 nascidos no 1º semestre do ano.
Geração 97 (sub-19) – 20 convocados. 17 nascidos no 1º semestre do ano.
Geração 95 (sub-20) – 21 convocados. 14 nascidos no 1º semestre do ano.
Geração 94/95/96 (sub-21) – 23 convocados. 14 nascidos no 1º semestre do ano.
Selecção AA – 24 convocados. 10 nascidos no 1º semestre do ano.
Tendências internacionais:
Identificada uma tendência no futebol nacional, é tempo de ver se somos caso único no que concerne a esta preferência por jogadores nascidos nos primeiros meses do ano. Para isso, e por questões de limitação temporal e espacial, opta-se por recolher dados dos últimos 3 mundiais nas categorias de sub-17, sub-20 e AA. Nota: Foram seleccionados países que estão associados ao sucesso colectivo e, por isso, de alguma forma forma comparáveis à selecção Portuguesa. É ainda importante referir que nos escalões sub-17 e sub-20 as convocatórias integram 21 jogadores, enquanto que no escalão sénior contemplam 23.
Uma rápida observação é suficiente para entender que este perfil de jogador é completamente dominante no escalão sub-17, onde todos os países abordados têm, de forma esclarecedora, taxas superiores aos 50% (A equipa mais distribuída é o Brasil 2015 que, ainda assim, assume valores superiores aos 60%). Subindo um degrau no patamar etário, os dados apontam para conclusões similares, apesar de o serem em menor grau. Nos 3 mundiais sub-20 analisados, e tendo por base o mesmo tipo de país, as taxas sofrem um decréscimo médio considerável dos 80/90 % para os 60/70, mostrando que, à medida que as diferenças físicas se vão reduzindo, o jogador mais novo tende a aproximar-se do mais velho. Por último, e no escalão mais relevante do futebol, e como seria de racional em qualquer um deles, o equilíbrio parece ser maior, salvo algumas excepções. As equipas dividem-se de forma simétrica durante os meses e gravitam em torno de taxas a rondar os 50%.
Mundial sub-17 2015:
Brasil – 13 nascidos no 1º semestre do ano (61,90%)
Alemanha – 19 nascidos no 1º semestre do ano (90,47%)
Bélgica – 18 nascidos no 1º semestre do ano (85,71%)
França – 16 nascidos no 1º semestre do ano (76,19%)
Croácia – 14 nascidos no 1º semestre do ano (66,67%)
Mundial sub-17 2013:
Brasil – 20 nascidos no 1º semestre do ano (95,23%)
Uruguai – 16 nascidos no 1º semestre do ano (76,19%)
Croácia – 17 nascidos no 1º semestre do ano (80,95%)
Argentina – 17 nascidos no 1º semestre do ano (80,95%)
Suécia – 18 nascidos no 1º semestre do ano (85,71%)
Mundial sub-17 2011:
Holanda – 19 nascidos no 1º semestre do ano (90,47%)
Argentina – 18 nascidos no 1º semestre do ano (85,71%)
França – 16 nascidos no 1º semestre do ano (76,19%)
Alemanha – 18 nascidos no 1º semestre do ano (85,71%)
Brasil – 16 nascidos no 1º semestre do ano (76,19%)
Mundial sub-20 2015:
Sérvia – 16 nascidos no 1º semestre do ano (76,19%)
Brasil – 15 nascidos no 1º semestre do ano (71,42%)
Alemanha – 13 nascidos no 1º semestre do ano (61,90%)
México – 16 nascidos no 1º semestre do ano (76,19%)
Argentina – 15 nascidos no 1º semestre do ano (71,42%)
Mundial sub-20 2013:
França – 12 nascidos no 1º semestre do ano (57,14%)
Espanha – 11 nascidos no 1º semestre do ano (52,38%)
Uruguai – 15 nascidos no 1º semestre do ano (71,42%)
Croácia – 13 nascidos no 1º semestre do ano (61,90%)
Colômbia – 20 nascidos no 1º semestre do ano (95,23%)
Mundial sub-20 2011:
França – 18 nascidos no 1º semestre do ano (85,71%)
Espanha – 19 nascidos no 1º semestre do ano (90,47%)
Croácia – 12 nascidos no 1º semestre do ano (57,14%)
Brasil – 15 nascidos no 1º semestre do ano (71,42%)
Inglaterra – 9 nascidos no 1º semestre do ano (42,85%)
Mundial Seniores 2014:
Brasil – 11 nascidos no 1º semestre do ano (47,82%)
França – 13 nascidos no 1º semestre do ano (56,52%)
Argentina – 18 nascidos no 1º semestre do ano (78,26%)
Alemanha – 12 nascidos no 1º semestre do ano (52,17%)
Inglaterra – 12 nascidos no 1º semestre do ano (52,17%)
Mundial Seniores 2010:
Espanha – 14 nascidos no 1º semestre do ano (60,87%)
França – 10 nascidos no 1º semestre do ano (43,34%)
Alemanha – 14 nascidos no 1º semestre do ano (60,87%)
Holanda – 12 nascidos no 1º semestre do ano (52,17%)
Brasil – 12 nascidos no 1º semestre do ano (52,17%)
Mundial Seniores 2006:
Alemanha – 11 nascidos no 1º semestre do ano (47,82%)
Itália – 11 nascidos no 1 º semestre do ano (47,82%)
França – 11 nascidos no 1º semestre do ano (47,82%)
Brasil – 15 nascidos no 1º semestre do ano (65,21%)
Espanha – 9 nascidos no 1º semestre do ano (39,13%)
Algumas conclusões:
– Há um fenómeno claro de dominância dos jogadores nascidos no 1º semestre sobre os restantes nas idades mais precoces, sendo que esse hiato vai sendo esbatido com o passar dos anos.
– Preocupa que alguns jogadores, porventura mais talentosos e com mais margem para o futebol profissional, fiquem pelo caminho por desvantagem no desenvolvimento físico.
– Estes valores estendem-se por quase todas as potências do futebol mundial, não só nas competições analisadas, como em algumas deixadas de fora por questões óbvias (Europeus sub-19, Europeus sub-17, etc).
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): João Magalhães
0 Comentários
Lord
Nem nos "experts" das comunicações sociais fazem estas análises ao futebol, os meus méritos ao blog. Dar a minha opinião de forma sucinta:
– A diferença é feita aos 10,11,12 anos, por aí, e os menos desenvolvidos ficam para trás.
– Depois é natural que com a triagem feita alguns desaparecam e , quem sabe, voltem a surgir mais tarde
– As percentagens são brutais. Como diz no artigo, começam altas e vão decrescendo, estando nos séniores já "normais"
– Os orgãos responsáveis deviam agir e ter um plano de formação para o país, com o cabeça de cartaz a desenhar tudo, um Jesualdo Ferrera ou alguém do género, como acontece na Holanda ou Alemanha.
Alexandre SCP
Infelizmente tinha esta noção, mas não sabia que era tão forte. Nos sub16 são 25 em 26? Como é que isto é possível? Os bons só nascem nos primeiros meses? Concordo com a parte de que muitos ficam pelo caminho, são colocados de lado e desistem do futebol porque não têm a vontade para seguir o caminho noutros clubes mais pequenos. Optam por estudar ou fazer algo da vida já que o futebol não lhes dá nada. Mas mais tarde podem dar a volta…. Já agora parabéns ao blog por este artigo que mais parece daquelas revistas especializadas.
Anónimo
É impossível isto ser coincidência e a culpa é dos responsáveis dos clubes e selecções que levam estes jogadores que sabem que mais tarde ficam pelo caminho. Há maneira de fazer isto chegar à federação ou a liga ?
Rafa
Pedro Nunes
25 em 26 nos sub16 é imenso, não pode ser "mera coincidência", incrível como quem nasce nos 6 meses seguintes não dá jogador!
luis bcn
Nascer em janeiro ou em dezembro é quase um ano…e pode ter 10 cm de diferença. Acho que é mais por aí
Joshua Vela
Os sub16 coincidem com o início do pico de crescimento, o que faz toda a diferença. É que isto depois tem um efeito bola de neve…
gonçalo Duarte
Concordo e Aurélio Pereira falou nesse ponto em que tocaste,não tens de ter em conta apenas o rendimento mas também a data de nascimento,e realmente faz sentido ainda para mais num escalão mais jovem se um jogador nasce em janeiro e outro em dezembro ,isto quando eles teem entre 8/10 anos é uma diferença brutal,cada vez mais o futebol é uma ciência e os clubes devem tentar modernizar-se ao máximo,quem parar morre,assim dizendo
slb_1904
O Benfica tem um Espanhol que organizou a formação de cima a baixo, apesar não ser ele a dar cara. É conhecido como o Cruyff e operacionaliza tudo de forma à estrutura do Sport Lisboa e Benfica ter os melhores talentos. O Aurélio está ultrapassado.
gonçalo Duarte
slb_1904
Isso é fácil dizer quando o Sporting esteve 3 anos sem pagar aos funcionários da formação e o Benfica tem a melhor fase da sua história…mas esse Cruyff ainda não fez 1/2 bola de ouro ou nomeado para ela pois não?Então tenha um pouco mais de respeito…
O Benfica tem um grande mérito pela forma como conduziu a sua formação mas o Sporting esteve num pior momento e já se começam a ver melhorias,ou é suposto os funcionários da formação trabalharem de graça?Tenha calma que daqui a uns anos podemos tirar melhor conclusões sobre o trabalho desta direção na formação
Já agora esse Cruyff não se chama Bruno Maruta pois não?Só para ter a certeza…
PS-Conseguiste pegar no meu comentário e vir endeusar o Seixal e mandar abaixo a formação do Sporting quando nada tinha a ver com isso,nunca mudes!
slb_1904
Amigo, não se forma um bola de ouro em 2 ou 3 anos, mas existem neste momento no Caixa Futebol Campus vários jogadores com capacidade para o serem. A estrutura está atenta e sabe os diamantes que tem em mão, contrariamente ao que acontece noutros clubes que continuam em seco. O verdadeiro director da formação do Benfica é Espanhol, catalão e esteve no Manchester City à relativamente pouco tempo.
Anónimo
O Aurélio Pereira até já pode ter sido ultrapassado, até porque os melhores não duram para sempre, mas a questão é, o Aurélio deu ao futebol mundial jogadores de topo mundialmente reconhecidos e elogiados, esse espanhol até hoje possivelmente deu jogadores para movimentar dinheiro entre 2 ou 3 clubes que curiosamente tem um agente muito conhecido com grande influência sobre os mesmos.
São pequenos detalhes, mas o Aurélio Pereira vai ficar na História, não apenas do Sporting, nem do próprio Cristiano Ronaldo, mas sim do Futebol, por ter levado um miúdo muito promissor para uma grande academia de talentos para mais tarde esse mesmo ter-se feito um dos melhores da História do futebol.
Com isto dizer que ainda existe muito trabalho para alguém ultrapassar o Sr. Aurélio Pereira quer em Curriculo, quer em experiência, quer em sucesso.
GF
gonçalo Duarte
slb_1904
Claro que não!Nem se reconstrói a melhor formação do mundo do dia para a noite.
Isso da capacidade para o serem vale 0,o Bruma foi melhor talento a aparecer em Portugal desde o Nani,e desde então já foi ultrapassado por muitos.
Acredita,a estrutura do Sporting também sabe o que tem em mão mas acho que é melhor ter uns nó maximo 3 anos sem lançar nenhuma pérola,o que não acredito que aconteça,pois já há Pedro Ferreira,Empis,na linha de espera,(isto a partir de Matheus que é tão bom,e no futuro para mim melhor que o Guedes) do que 3 anos bons
slb_1904
Que estrutura, amigo Duarte? O Sporting tem uma organização a léguas da do Benfica. O Benfica é gerido de dentro para fora e não de fora para dentro, uma estrutura altamente profissionalizada e onde todos sabem o seu papel.
gonçalo Duarte
slb_1904
Tem toda a razão,e tudo o que o Sporting faz de bom,é porque mete gente a trepar as vedações do Seixal para copiar
Che
SLB_1908 se o Senhor Aurélio Pereira está ultrapassado ent o teu querido Eusébio também certo?
Se está certo ent formámos o melhor português de sempre… E o segundo melhor… E podes ficar c os títulos da formação à vontade pois por mais jogadores da bola o teu Benfica forme, muito dificilmente formará profissionais de futebol.
Tenho dito, uma boa noite e vai ao estádio apoiar o teu clube e não te tornes num Paulo Guerra.
Rodrigo Aleixo
slb_1904
Portanto a do Benfica é uma estrutura espectacular , profissional, etc etc etc. A do Sporting é gerida de fora para dentro, por gajos amadores que se encontram ao fim de semana para juntar os cromos que viram durante a semana em Portugal, oferecendo ps4 para os aliciar.
Nota-se que a estrutura é a léguas quando se necessita de rebaixar as restantes. Como os tempos mudam..outrora formação ?Que se lixe..hoje em dia formação é a palavra mais usada pelos lados da Luz.
Eduardo Gomes
A estrutura tem-se visto. À primeira contrariedade treme toda.
Eduardo Gomes
Elton Alves
Slb_1904, tire as palas vermelhas sff.
O Benfica pode ter os melhores talentos, mas talento sem trabalho dá Fabio Paim. A Academia de Alcochete prima pela qualidade tanto de penzinhos como de cabeça, o objetivo é formar Homens com H grande para serem Grande Jogadores. Descredibilizar o trabalho do Sr. Aurelio que tem várias distinções internas e externas que todos conhecem, e falar de um espanhol que secalhar nem os venfiquistas conhecem, é gritante. Ele ate pode ser o melhor do mundo… Mas no city ainda nao vi nenhum miudo a singrar na equipa principal e a pegar de estaca. Posso estar errado…
Anónimo
O senhor Elton com toda a certeza estará a falar de homens com H grande como o Simão Sabrosa ou o João Moutinho, que à primeira oportunidade que têm cospem no prato onde comem…
Júlio Trave
Sérgio
E pronto, já cá faltava a típica arrogância benfiquista. Metem um puto no Mónaco e outro no Valência e já são os melhores do mundo e arredores. No dia em que já tiverem feito um terço do que Aurélio Pereira já fez pelo futebol português e tiverem lançado constantemente e repetidamente grandes jogadores que suportaram a selecção nacional durante anos, então aí talvez não caiam no ridículo ao fazer afirmações como as que leio escritas pelo slb_1904.
Diogo Palma
Não faço a menor ideia se há ou não uma maior percentagem de pessoas nascidas no 1º semestre do ano mas a maioria das pessoas que conheço nasceram nos primeiros meses do ano (tal como eu), se existem mais pessoas nascidas no 1º semestre do ano é normal que existam também mais futebolistas nascidos no 1º semestre do ano.
MiguelKlopp
Aqui em casa somos 7 no 2º semestre e a maior parte das pessoas que conheço são do 2º semestre, acho que deve ser ela por ela…
JSC
https://www.google.nl/url?q=https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp%3Flook_parentBoui%3D229023120%26att_display%3Dn%26att_download%3Dy&sa=U&ved=0CA0QFjABahUKEwjHm7b8svDIAhUG4w4KHYzHCe8&usg=AFQjCNFv-jmF2DKjHpgzfp8kHxRYVphZ9Q
Nascem bastante mais no 2 semestre segundo o ine
Rodrigo Ferreira
Passei ao lado de uma grande carreira. Boa análise, João.
João Dias
Excelente análise, João.
Devias ser contratado para ires trabalhar para alguma Academia importante deste país agora que Portugal está na vanguarda do futebol de formação…
São estes pequenos detalhes que são trabalhados até ao mais infímo pormenor pelo CFC, o maior império canterano deste país, atualmente e um dos melhores da Europa.
slb_1904
Exactamente caro João Dias,
O CFC é actualmente e de forma indubitável a melhor escola de formação do mundo. Que o digam os responsáveis do Barcelona, Real Madrid e Liverpool que ficaram de queixo caído ao visitar as instalações – todas elas mérito do presidente Vieira e da sua estrutura. Os elogios caíram bem nas hostes Benfiquistas, mesmo sabendo que há muito a melhorar.
A Federação Portuguesa também se encontra deliciada com o trabalho e a ser a principal beneficiária.
Joao Marques
A história do desenvolvimento físico tem que se lhe diga nas camadas jovens. Se é certo que existem diferentes etapas do crescimento físico, se é correto que muitos míudos "crescem" mais depressa ou mais cedo que outros até aos 15/16 anos, também é certo que o grande desafio para se perceber qual o verdadeiro potencial dos jogadores só acontece aos 18/20 anos e tem mais a ver com a componente mental do que física. Não só do ponto do vista do sucesso (que algumas vezes leva à idolatria e ao dinheiro fácil), mas também pelo insucesso (não ultrapassar a viragem dos juniores para o futebol adulto).
No meio disto tudo, os treinadores e dirigentes de clubes são fundamentais para o crescimento mental dos míudos. Não só na viragem para a adolescência aos 13/14 anos, mas logo a seguir quando futebol e namoradas se misturam (ou outras aventuras muito mais perigosas como álcool e drogas). Sou pai de um míudo com 13 anos, guarda-redes, que foi dispensado de forma abrupta por um treinador de uma grande equipa de iniciados de primeiro ano porque tem lá outros mais altos (porque já deram o salto para a adolescência), mas que, na sua nova equipa, e porque tem muita qualidade técnica, foi promovido a titular dos… Juvenis, porque encontrou um treinador que acredita nele. No meio disto tudo, não é fácil para um puto de 13 anos entender muito bem estes meandros, quer os negativos, quer os positivos. Por isso, se não houver qualidade nas metodologias de treino e acompanhamento dos miudos, muitas vezes se irão perder potenciais grandes jogadores, não por questões físicas, mas por desmotivações e incapacidades precoces.
Afonso Freitas
Um país que utiliza a idade óssea em vez da cronológica é a Bélgica que começou a faze lo na geração do witsel, esta formação de escalões por idade óssea dá tempo e oportunidade de os menos 'maduros' poderem ter as mesmas condições de treino e tempo para se desenvolverem.
Anónimo
E no entanto o melhor jogador de sempre, Maradona, nasceu no segundo semestre.
Tiago
João Miranda
É natural que se tenda a esbater com o passar dos anos e é fácil perceber o porquê deste acontecimento. Não tem que ver com a qualidade, tem que ver com o desenvolvimento físico. Um miúdo que nasça em Janeiro de 2000 é do mesmo ano que um miúdo que nasça em Dezembro de 2000, no entanto, a diferença de idades deles é de, praticamente, 1 ano. Quanto mais novos são, mais notória é a diferença. Um puto com menos 1 ano tende a ser muito menos desenvolvido fisicamente do que um que tem mais um ano em cima.
As excepções, normalmente, acabam por ser os predestinados.
Não será por acaso que a Nigéria há uns anos atrás limpava todas as competições de jovens. Da mesma forma que o que não falta nas camadas jovens portugueses são jogadores oriundos de África que são muito desenvolvidos fisicamente ao lado dos Europeus…
Anónimo
Há um capítulo do livro "Outliers" de George Orwell em que este fenómeno é explicado. Nesse livro é dado como exemplo a liga de hóquei no gelo do Canadá, em que a generalidade dos melhores jogadores nasceram nos primeiros meses do ano.
É referido que, em todos os desportos em que há uma seleção precoce dos talentos (10 a 15 anos), essa seleção é feita mais com base em critérios físicos do que em talento. Mais tarde, dado que são dadas oportunidades e melhores condições de treino aos miúdos com melhores capacidades físicas, ocorre um efeito "bola de neve" e estes conseguem desenvolver mais aptidões para esse desporto e acabam por se desenvolver mais do que os miúdos que inicialmente tinham mais talento natural mas menos capacidade física.
Excelente artigo. Parabéns!
TMP
Anónimo
Por lapso referi George Orwell mas queria dizer Malcolm Gladwell
TMP
de Carvalho
Parabéns por esta análise
Este blog está cada vez melhor e atingir níveis de excelência.
Quanto ao artigo tudo isto tem um nome "EFEITOS DA IDADE RELATIVA", quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto pode procurar.
No basquetebol é mais evidente esta situação da idade relativa, grandes clubes procuram jogadores nascidos até Março pois o potencial fisico destes é superior
Hugo Moura
OFF TOPIC
Mundial sub17
O Mali acaba de eliminar a Croácia nos quartos de final. Acabou por ganhar a força, a velocidade e a intensidade. Em detrimento da técnica e do talento dos croatas. Aposto todas as minhas fichas numa vitória africana neste torneio (ou Nigeria ou Mali) visto que nestas idades o fator força/velocidade faz a diferença. Enquanto os croatas contra os alemaes nos oitavos de final fizeram o que queriam dos defensores e medios, neste jogo nao ganharam uma unica vez os duelos individuais contra os malianos, que se caraterizam por serem todos iguais, ou seja os seus jogadores nao tem a verdadeira tecnica (rececao, qualidade de passe, etc) nem sao organizados mas compensam isso tudo com a velocidade que imprimem em todas as jogadas, o que quase acaba por ser injusto (enquanto um jogador croata dá 4 passadas e percorre 4 metros, um jogador maliano em duas passadas percorre os mesmos 4 metros). Mas tambem tenho a certeza que nenhum destes jogadores malianos terá futuro ao mais alto nivel do futebol. Nao tem as bases. So se baseiam em velocidade e força.
A Nigeria goleou o Brasil num jogo sem historia e as duas seleçoes africanas estao nas meias finais da prova.
ACT7
Grande artigo tanto se debate hoje em dia a formação, acho que está aqui uma das peças chaves na aposta do clube. Vejamos um jogador que tenha nascido 1 de Janeiro de e é Júnior segundo ano leva 3 anos de vantagem a um jogador que tenha nascido 31 de Dezembro e seja Júnior de primeiro ano. É muita diferença. Lembro-me quando jogava futebol na distrital que isso acontecia muitas vezes e os ''mais novos'' acabavam sempre por ficar de fora, não por falta de talento mas por falta de capacidade física. Parabéns pelo artigo
João Santos
Então quer dizer que se o Messi se tivesse atrasado uma semana a nascer, tínhamos CR7 como indiscutível melhor do mundo.
Agora a sério, excelente texto e análise. Já tinha ouvido alguma coisa em relação a isto mas nunca com este detalhe, com tantos casos não pode ser coincidência.
Parabéns, João. Continua a fazer destas análises :)
PS: Já agora, trabalhas nesta área ou é só interesse?
Daniel Vieira
Artigo muito interessante. Não costumo comentar mas este tema merece destaque e debate.
Treino num centro de formação na Suíça e posso dizer que a Federação de futebol helvética está atenta a este problema de favorecimento dos jogadores nascidos no primeiro semestre. Um estudo chegou às mesmas conclusões que o João Magalhães: jovens nascidos no segundo semestre têm maiores dificuldades a vingar no futebol de formação. Para contrariar esse problema, o futebol suíço adoptou as medidas seguintes :
1. Todos os planteis têm que contar 5 jogadores nascidos depois do 1 de Julho.
2. Jogadores que têm um atraso no desenvolvimento fisico podem repetir o ano e jogar com jogadores mais jovens de um ano.
3. Jogadores nascidos no ultimo trimestre devem merecer mais atenção e cuidado pelos treinadores.
4. Os critérios de seleção baseiam-se na técnica, na inteligência de jogo, na personalidade e na componente física (velocidade, força, agilidade, etc.) : se um jogador tiver qualidades técnicas mas um fisico frágil terá que ser conservado e protegido pelos formadores
5. Cada seis meses, os treinadores têm que avaliar o crescimento fisico (avaliar se o crescimento é "normal", "precoce" ou "atrasado".
6. Se um jogador apresentar potencial mas um grande atraso no desenvolvimento fisico, é lhe algumas vezes pedido de fazer um teste para saber qual será o seu tamanho quando for adulto.
Para quem esteja interessado e queira mais informações, podem googleizar "Relative age effect football".
PS: peço desculpa se o meu português têm alguns erros, sou luso-descendente e ainda cometo alguns erros básicos.
Daniel Vieira
Anónimo
Excelentes medidas e a Suíça tem estado a evoluir, assim se explicam muitas coisas.
Luis
gonçalo Duarte
São grandes medidas e de facto fazem todo o sentido,já agora essas medidas foram aplicadas há quanto tempo?Foi antes do mundial de sub-17 ganho por Shaquiri,e companhia?
Daniel Vieira
Estas medidas são relativamente recentes (4-5 anos). A associação suíça implementou um novo sistema de pré-formação com observações aos jogadores logo a partir dos sub11/sub12. Actualmente existem dois campeonatos Sub13 e Sub14 nacionais onde os critérios de seleção são muito largos. Este sistema está a mostrar resultados interessantes e a Alemanha está agora a inspirar-se deste sistema chamado "Footeco".
JSC
Bom artigo, só acho o título mal a menos que jovens do futebol de formação sejam considerados futebolistas. Pois a nível sênior é irrelevante segundo os dados.
Falando de um caso que conheço bem (eu), quando era iniciado de segundo ano eu e mais dois éramos chamados a equipa de juvenis (treinos e jogos), 2 do segundo semestre e 1 do primeiro semestre. Portanto não depende só da data de nascimento, mas essencialmente de como se cresce e eu (segundo semestre) nessa altura já era da altura que tenho hoje.
afl!
Concordo na integra.
Ricardo Filipe
Muito fácil: Desenvolvimento físico é quase que a única razão que justifica este acontecimento. E todos nós, se jogamos à bola um dia (que mais não tenha sido, nas camadas jovens) percebemos facilmente que isto acontecia.
Rodolfo Trindade
Os meus parabéns ao João, excelente artigo e que obrigou a pesquisa.
Já conhecia um pouco esta tendência, mas não sabia que os valores eram tão altos.
RF
Ha algum tempo deu um documentario a cerca de muitos pais nos estados unidos atrasarem a entrada dos filhos um ano para a primeira classe para beneficiarem desse efeito. Por estarem mais desenvolvidos do que os outros, sera mais facil destacarem-se nas diferentes modalidades e poderem obter bolsas de estudo associadas ao desporto, que nos US faz muita diferenca.
Penso que se este estudo fosse feito em Portugal com atletas nascidos antes de 1980 (geracoes mais antigas) diria que teriamos os resultados opostos pois ate 96/97, salvo erro, os escaloes de formacao dividiam-se entre 1 de Agosto e 31 de Julho do ano seguinte e nao de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro.
João
Os jogadores nascidos no segundo semestre não se perdem para o futebol porque a nível sénior verifica-se um equilíbrio natural entre jogadores nascidos no primeiro e no segundo semestre. Isto significa que os que nascem no segundo apenas têm mais dificuldades em se afirmar, aparecendo mais tarde do que os outros. A razão é mesmo de ordem física uma vez que nas tenras idades uma diferença de 6 meses pode ser muito significativa no desenvolvimento das crianças.
Por outro lado também se pode constatar a preferência dos treinadores e selecionadores da formação pela capacidade física, ou seja, querem ganhar jogos, mais do que formar jogadores. Talvez por isso o Brasil apresente percentagens mais equilibradas, lá valorizam mais o talento e a parte física não é tão importante.
Acho que este é um aspecto que devia ser corrigido na formação. Por exemplo o Benfica está a trabalhar bem, não se importa de perder títulos nos juniores por colocar os melhores jogadores num patamar acima, onde têm chance de evoluir muito mais.
Bruno Carneiro
Para quem quiser ler mais sobre o assunto, recomendo o livro "Outliers", onde é feita uma análise mais extensiva. Não deixa de ser curioso como este tipo e factor se pode aplicar em vários aspectos, desde a vida social à performance no desporto.
Anónimo
Este artigo cai por terra quando vês que o Pablo Aimar faz anos hoje!! Parabéns Mago!