Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se tinha lugar neste Real Madrid? Fui o melhor do Mundo, muito mal estaria o futebol se não tivesse»

Seria o português e mais dez? Tinha uma qualidade muito acima da média, ainda por cima queria assumir sempre, algo cada vez mais raro no futebol atual.

Luís Figo foi questionado se tinha lugar neste Real Madrid na apresentação dos candidatos aos prémios Laureus. «Não sou de falar de mim mesmo, mas fui o melhor jogador do mundo, se não tivesse lugar numa equipa o futebol estaria muito mal. Ou muito mal estariam aqueles que votaram em mim, significaria que não percebiam de futebol», atirou o Bola de Ouro de 2001. Já como seria se os galáticos defrontassem este Real Madrid de Bellingham, com Mbappé, referiu: «Não sei, não tenho uma bola de cristal. E mesmo que tivesse, não faria apostas. Não se pode comparar gerações, depende de muitos fatores, o futebol de agora não é o mesmo de há 10 anos. A qualidade está lá, mas é difícil responder a isso. No desporto dois mais dois nem sempre é quatro».

56 Comentários

  • Jeco Baleiro
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 3:43 pm

    Claro que tinha, nem parece sinceramente haver grande discussão. O futebol mudou muito desde o auge do Figo para agora, se jogasse agora nem seria se calhar o mesmo jogador que foi (embora este exercício seja absurdo porque cada um é o que é no seu tempo e contexto), se calhar não seria, como nunca foi, um extremo veloz mas sim mais um virtuoso, que sabia sempre o que e como fazer, com a cabeça levantada e com uma personalidade de aço, sempre a assumir, para além de ser um poço de força. Seria sempre mais um médio, podendo descair para a faixa direita, como foi já no final da sua carreira no Inter.
    Foi o melhor do mundo em plena era de Zidane, Rivaldo e Ronaldo, isso diz muito, e esteve vários anos no topo. Foi um dos melhores jogadores que vi jogar.

  • Borsalino
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 3:48 pm

    Classe Mundial. Dos jogador mais entusiasmantes e confiantes que já vi. No Barcelona, quando as coisas apertavam, era dar a bola ao Figo e ele inventava um golaço de longe, um cruzamento teleguiado ou então o um passe que era “meio golo”.

  • JFN
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 4:21 pm

    Não sei se teria tido lugar no Real de BBC, no auge de Bale; nem no Barça MSN, no auge de Neymar. De resto, não me lembro de nenhuma equipa onde não tivesse facilmente lugar desde que vejo futebol.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 6:04 pm

      Lugar teria sempre, nem que tivesses que ajustar. Messi e Bale a fazer de 10 para porem-no numa ala

    • Citizen_Erased
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 7:12 pm

      O Figo foi melhor que o Bale no auge. Neymar provavelmente teve um pico mais alto (embora muito curto), mas o Figo foi mais consistente que ele. Teria lugar em qualquer uma das duas.

      • CABONG
        Posted Fevereiro 26, 2024 at 11:45 pm

        Os unicos jogadores melhores que ele pós a sua epoca foram Messi, C.Ronaldo e Ronaldinho Gaucho.
        Neymar no Barça melhor é discutivel porque Figo jogava o que o coletivo precisava e não tanto para a bancada além de ser mais eficiente nos duelos individuais.
        Mbappé num perfil diferente poderá atingir o seu patamar(ou até ultrapassar) mas para já ainda não.
        De resto atualmente é só mesmo resto.
        Assim de repente não vejo nenhum jogador com o seu perfil no futebol atual. Vini Jr é jogador de faixa mas é muito mais veloz mas fisicamente menos robusto.
        Parelelismo é o profissionalismo com que encaram a sua atividade.
        O futebol precisava de alguem com estas caracteristicas

        • Citizen_Erased
          Posted Fevereiro 27, 2024 at 11:25 am

          Tendo a concordar, embora com a ressalva que disse Neymar porque no ano da Champions do Barça o homem foi uma autêntica besta (do que me recordo o Figo não teve uma época a esse nível, embora tenha estado muito proximo).
          E fala-se aqui como se o Figo tivesse jogado no tempo de autênticos cepos.. o homem só tinha o Zidane e o Ronaldo como contemporâneos por exemplo. E falando apenas nos melhores dos melhores… mas a geração de 90 / 2000 tinha muita qualidade também

          • Neville Longbottom
            Posted Fevereiro 27, 2024 at 12:54 pm

            O Figo jogou no Real Madrid dos galáticos. Ronaldo, Figo, Zidane, Beckham, Raúl, Roberto Carlos, Guti…

            • Citizen_Erased
              Posted Fevereiro 27, 2024 at 5:45 pm

              A minha frase “O homem só tinha o Zidane e o Ronaldo como contemporâneos por exemplo” deu o sentido errado, quis dizer que além desses, havia uma grande safra de jogadores naquela altura, embora para mim esses 3 são os que tenham brilhado mais na época de 98-2004 (considero o “pico” do Figo).
              Mesmo desses galáticos que nomeias a seguir, nenhum estava ao nível destes 3.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 4:23 pm

    No espaço de segundos diz que teria de certeza lugar no RM actual e ao mesmo tempo que não se pode comparar o futebol actual com o do tempo dele, até porque não há bolas de cristal. Coerência máxima.

    • bong0
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 4:47 pm

      É das figuras mais detestáveis de sempre, mas acho que esteve muito bem na resposta e é preciso ser muito perverso para se fingir que não se entendeu ou achar incoerente.

    • Daervar
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 9:48 pm

      Se não quis entender, eu percebo. Se não entendeu mesmo, então é grave.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 5:41 pm

    Ao compararmos um jogador parecido ao estilo de jogo do Figo ainda a atuar hoje em dia eu diria Di Maria, Mahrez, Chiesa ou Kvaratskhelia.
    .
    É sem dúvida um estilo de jogador que é cada vez mais raro, porque para estar na ala é preciso ser um velocista hoje em dia, e o Figo sempre esteve muito longe de ser um velocista vertiginoso.

  • ricardoalentejo
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 6:35 pm

    Melhor jogador que vi a jogar com a camisola das quinas. Nunca teve uma má atuação. Jogava e fazia jogar melhor os que estavam à sua volta.

    • AAC1990
      Posted Fevereiro 27, 2024 at 12:15 pm

      Isto mesmo.

      De resto, Rui Costa também foi um génio e Deco também espalhou magia, mas teve menos tempo para brilhar com a camisola das Quinas e fê-lo muito menos consistentemente do que no FCP, pelo que seria injusto pô-lo no mesmo patamar.
      CR7 é claramente uma história de auto-superação maior, mas não dá (não deu) à Selecção o que Figo dava.

  • Citizen_Erased
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 7:15 pm

    Foi o meu jogador português preferido de sempre, embora tenha “nascido” num rival. Eficácia de finta brutal, livres, técnica, tinha tudo…
    Não tem mais BO porque teve de partilhar o palco com dois verdadeiros monstros, e nem sempre teve o protagonismo que merecia nas equipas (no Barça muitas vezes era ele e mais 10, no Real, naquela altura, arrisco-me a dizer que melhor consistentemente apenas o Zidane e no mesmo nivel o Makelelé, cada um na sua posição).
    Como pessoa estraga um bocado, mas não é por falta de inteligência, mas se calhar por excesso..

  • Citizen_Erased
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 7:17 pm

    Esqueci-me de referir, protagonizou na seleção o meu momento preferido de sempre (excluindo vitória no Euro), a forma como, depois de levarmos 2 da Inglaterra, pegou na bola e correu meio campo para mandar aquele “balázio” para o fundo da baliza que iniciou a reviravolta mais épica da seleção foi qualquer coisa…

  • Cossery
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 9:16 pm

    Brincamos ou quê? É obvio que tinha! Podemos sempre achar que o que fazia um excelente jogador no passado já não existe no futebol de hoje, mas o Figo ainda seria um Bola de Ouro hoje.
    Às vezes penso que se o Messi e o Ronaldo dominaram por tantos anos também foi porque houve poucos “Figos” no seu tempo.

  • Amigos e bola
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 10:15 pm

    Para sempre o jogador português mais talentoso de sempre
    Como ele não houve ninguém.
    Um hall of fame da história do futebol.

    Não que seja por isso que o ache o melhor luso de sempre, mas aquele balázio contra a Inglaterra é das minhas memórias de infância. Épico.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 10:50 pm

      Idem. Tinha eu 8 anos e via um jogo de futebol de inicio a fim pela primeira vez. Aquele tiraço e a postura do Figo que vai buscar a bola a baliza para iniciar a operação reviravolta é e será a minha maior recordação futebolistica.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 10:20 pm

    Foi um grande jogador, e não me parece justo que ninguém ponha uma vírgula a mais nisso. E sim seria sem dúvida um jogador importante, ainda mais sendo o líder que foi.

    Não me parece bem é estar naquela atitude do tipo: no nosso tempo dos galácticos é que o Real Madrid é que era bom. O futebol tem épocas, depois deles veio o Ronaldo, o Bale, o Benzema e o Modric, e criaram uma das melhores equipas do Real Madrid da história. Será que o Figo jogava na equipa, mesmo sendo inquestionável a sua qualidade?

    Mais do mesmo. Um grande jogador incapaz a realidade com racionalidade, sempre a mesma mania de se por em bicos de pés. Dá vontade de lhe perguntar: sim Figo na tua carreira foste UMA vez o melhor jogador do mundo, e toda a gente sabe que isso se deve ao poder do Real Madrid. Queres comparar-te ao que era comparável contigo? Ao Fenómeno? Ao Zidane?! Ganha juízo, estavas a galáxias deles.

    • Daniel Goncalves
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 11:35 pm

      O ultimo parágrafo é exclusivo para o figo? Acho que que encaixava noutros jogadores portugueses do real madrid

    • O Homem Duplicado
      Posted Fevereiro 27, 2024 at 9:18 am

      Sinceramente não percebo este endeusamento em relação ao fenónemo. Sim, foi um ótimo jogador naquela época do barça, sim, fez a diferença na seleção. A partir do Inter teve uns quantos momentos, mas dizer que um jogador que na altura era até gozado pelos espanhóis (pela má forma com que estava) estava a galáxias do Figo…epa…

      • SilvadasAguas
        Posted Fevereiro 27, 2024 at 11:11 am

        Se nao percebes tenta ouvir antigos jogadores, treinadores o que têm a dizer sobre ele, vê uns videos e se calhar ficas elucidado

        • porra33
          Posted Fevereiro 27, 2024 at 2:12 pm

          E se tu vires jogos da 5 jogos seguidos da época dourada do Ronaldo vês que o Messi tem várias sequências de 10 jogos seguidos com mais impacto que “o jogador que fez a melhor época de sempre” como se ouve para aí dizer..
          Atenção que podes não ser tu um dos que diz que o Ronaldo fez a melhor época de sempre de um jogador, mas às vezes lê-se isso nos que endeusam o Fenómeno do PSV, Inter e Barça..

        • O Homem Duplicado
          Posted Fevereiro 27, 2024 at 2:45 pm

          Não preciso de ver vídeos, eu vi jogos inteiros desde o momento em que ele estava no PSV. Concordo que era um jogador incrível, que entusiasmava muito, com uma técnica espetacular, como poucos ou nenhuns tiveram. Tudo verdade, mas foi isto durante pouco tempo. Dizer que figo estava longe do Ronaldo, naquelas épocas em Madrid, parece-me de alguém que não via os jogos.

          Quanto a essa dos treinadores e jogadores, é ver as votações das bolas de ouro e afins para se ver que nem sempre o real valor não corresponde à realidade.

          • SilvadasAguas
            Posted Fevereiro 27, 2024 at 4:17 pm

            Nem eu disse que o Figo estava longe do Ronaldo naquela epoca, isso nao faria sentido, digo que no prime do Fenomeno ( que foi curto em comparaçao com outros jogadores que tiveram no top muitos mais anos) acho que nunca vi um jogador tao dominador com excepçao do Messi

            • O Homem Duplicado
              Posted Fevereiro 28, 2024 at 11:54 am

              Também não disse que disseste. Estava a comentar ali o post do Roberto Falcao, que dizia que estava a galáxias. Nessa altura não me parecia, aliás, o Ronaldo nem era titular absoluto dessa equipa.

      • Kafka
        Posted Fevereiro 27, 2024 at 1:12 pm

        Nos últimos 35 anos a melhor versão do Fenómeno (Barça e 2 primeiros anos do Inter) só é superada pela melhor versão do Messi, nunca um jogador nestes 35 conjugou tão bem força, atleticismo e técnica como o Fenômeno nesse ano do Barça e 2 primeiros anos do Inter…da geração dele é indiscutivelmente e dos últimos 30 anos o 2o melhor só atrás do Messi

        Agora isso foi o prime, em termos de carreira obviamente o Zidane, o Aveiro e eventualmente até o Figo têm carreiras melhores devido á longevidade

      • ozedobone
        Posted Fevereiro 27, 2024 at 2:51 pm

        Não foi só ótimo, foi incrível, extraordinário.
        Antes de se lesionar não havia ninguém no nível dele, o homem aos 20 anos já tinha sido duas vezes melhor do mundo.
        Confirmo que o Figo tenha sido mais regular, mas nunca esteve ao nível do Ronaldo.

        Em jeito de desafio, mas sem querer ser tendencioso, não sei se é possível dizer mais de 5 ou 6 jogadores que tenham atingido o nível do Fenomeno.

    • Sportingsempre1906-06
      Posted Fevereiro 28, 2024 at 1:21 am

      O figo conseguiu ganhar a bola de ouro em 2000 com a França de Zidane campeã da Europa. E de forma bem justa. Só depois em 2001 ganhou o melhor jogador pela FIFA , já jogador do real.

  • Pao com Presunto
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 10:34 pm

    Ainda não vi um melhor no drible do que ele (que é diferente de finta)

    • Kafka
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 11:06 pm

      Humm… Discordo, considero q ele era algo limitado no drible, a finta dele era por para o lado e ganhar em potência naquele pique inicial onde era bastante forte e depois não sendo rápido, era muito forte fisicamente e ganhando a frente ao defesa, depois o defesa já não o conseguia apanhar pq ele fisicamente protegia toda a área da bola

      Olhando somente para a geração dele, na minha opinião nem é preciso recorrer ao Ronaldo e Zidane, o Rivaldo por exemplo para mim tinha mais drible que o Figo

      • Daervar
        Posted Fevereiro 27, 2024 at 10:34 am

        Acho que ficaste com a ideia do Figo pós 30 anos. O Figo, não parecendo, tinha um centro de gravidade extremamente baixo e com uma agilidade de movimentos incrível. Há imensos exemplos que podes ver no youtube, por exemplo, de ele ultrapassar e/ou fazer cair adversários que estão a mais de meio metro dele só com a dança de simulações que fazia com a bola nos pés.
        Tens razão em relação à sua força, foi essa que o permitiu continuar relevante e perigoso mais tarde quando a explosão desapareceu.

      • Sand0can
        Posted Fevereiro 27, 2024 at 4:26 pm

        provavelmente apenas te lembras do Figo do Real do fim e Inter. Vai ver uns videos de quando estava no Barça…

    • Veridis Quo
      Posted Fevereiro 26, 2024 at 11:42 pm

      O Messi literalmente existe.

  • Slayer666
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 10:37 pm

    pesetero ?

  • Sobe Alges
    Posted Fevereiro 26, 2024 at 10:41 pm

    Tinha lugar no Real e em qualquer equipa do mundo. Ou era o Doku ou o Grealish do City que lhe tiravam o lugar? Coitados dos dois. Nem juntos faziam um Figo.

    Para mim, foi o melhor jogador português que vi jogar, e apesar de não se poder comparar números (o futebol para mim é muito mais que o excel), escolheria sempre o Figo à frente do Ronaldo.

  • Neville Longbottom
    Posted Fevereiro 27, 2024 at 8:33 am

    Uma coisa nao tem necessariamente a ver com outra. O melhor jogador de 2000 ou 2001 poderia nao calcar em nenhuma equipa atualmente. Obviamente nao é o caso. O Figo era soberbo.

    • João
      Posted Fevereiro 27, 2024 at 11:14 am

      Não consigo muito entender isso porque não sei em que o Figo podia ser melhor que o CR. Mas são opiniões

      • Citizen_Erased
        Posted Fevereiro 27, 2024 at 12:23 pm

        Eficácia do drible / finta e restante técnica no geral excepto finalização (recepções, controlo, etc).
        Livres é discutível, o Ronaldo para mim é melhor mas estes últimos são todos para matar gaivotas, o que lhe baixa a eficácia

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 27, 2024 at 12:53 pm

        Esse comentário era para mim? É que nao entendo a resposta. O que é que o Figo nao ser superior ao CR confirma ou desmente o que eu disse?

  • Boneco21
    Posted Fevereiro 27, 2024 at 9:14 am

    “o futebol agora não é o mesmo de há 10 anos”
    Não são 10, Luís, tu já não jogas há 15, e no Real quase há 20.

  • AndreChaves9
    Posted Fevereiro 28, 2024 at 10:18 am

    É um não assunto. Teria lugar em qualquer 11 de qualquer equipa da história

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 28, 2024 at 11:18 pm

    Apesar da personalidade dúbia, como jogador foi magnífico e o dia em que ele não couber num 11 de futebol é porque algo vai mal…

Deixa um comentário