Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Segundo melhor central do Benfica nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para o 2.º melhor central das águias (Luisão venceu a eleição do melhor):

Mozer – 1987/88 até 1988/89 e 1992/93 até 1994/95 – 159 jogos (14 golos)
Fernando Meira – 2000/01 até 2001/02 – 55 jogos (2 golos)
Jardel – 2010/11 até ? – 258 jogos (15 golos)
Hélder – 1992/93 até 1996/97 e 2002/03 até 2003/04 – 230 jogos (16 golos)
Ricardo Gomes – 1988/89 até 1990/91 e 1995/96 – 139 jogos (26 golos)
David Luiz – 2006/07 até 2010/11 – 131 jogos (6 golos)
Garay – 2011/12 até 2013/14 – 136 jogos (12 golos)
Lindelof – 2012/13 até 2016/17 – 72 jogos (2 golos)
Rúben Dias – 2015/16 até ? – 124 jogos (11 golos)

PS – Só consideramos jogadores que tenham feito pelo menos 25 partidas pelo clube. No caso do Benfica isso exclui opções como Gamarra.

96 Comentários

  • Kacal
    Posted Abril 10, 2020 at 2:02 pm

    Garay. Excluindo os que não vi jogar, votei no argentino. Em termos de qualidade foi dos melhores, tivesse ficado mais 1 anito no Benfica e dando o salto para um colosso em vez do Zenit e talvez tivesse tido uma carreira ainda melhor, mas teve o seu impacto no Benfica e teve uma carreira bem jeitosa, sendo que em termos de qualidade foi dos melhores centrais que passaram por cá. A minha dupla é Garay – David Luiz.

    • Turiacus
      Posted Abril 10, 2020 at 2:18 pm

      Também é a minha segunda escolha, Kacal.
      Mas em primeiro tive que colocar o Luisão, um patrão daquela defesa durante muitos anos e um verdadeiro líder do Benfica.

      • Kacal
        Posted Abril 10, 2020 at 3:04 pm

        Tenho votado por qualidade e portanto Luisão não acho que tenha tido o nível destes dois. Mas o teu critério é perfeitamente válido, Turiacus.

        • Turiacus
          Posted Abril 10, 2020 at 8:07 pm

          Pessoalmente nunca gostei muito do David Luiz como jogador, confesso. Apesar de ter tido uma longa carreira na premier league e muitos jogos pela seleção, nunca o achei de topo.

          • Kacal
            Posted Abril 10, 2020 at 9:18 pm

            Prefiro outros centrais desde que vejo futebol, mas achei o David Luiz de topo. Topo não é apenas um top5 e mesmo 10, pode ser um top15, 20, 25, a meu ver. E ele está dentro desse lote, ou estava. Teve momentos no Chelsea de grande nível.

  • DiogoC
    Posted Abril 10, 2020 at 2:12 pm

    Mozer, para mim, foi de longe o melhor. Era um animal.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Abril 10, 2020 at 2:17 pm

    Mozer e Ricardo Gomes de longe.

    • Marcio Ricardo
      Posted Abril 10, 2020 at 2:38 pm

      Concordo, mais uma vez, para não variar.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Abril 10, 2020 at 2:58 pm

      Não tenho uma noção muito clara desses tempos, mas o Mozer que voltou do Marselha (e que encaixa nesta janela de 28 anos) era igual ao Mozer que saiu? E o Ricardo Gomes, também voltou igual? Pergunto com sinceridade, porque, lá está, não tenho uma memória muito clara dessa altura.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 10, 2020 at 3:13 pm

        Bem, eu votei por o que fizeram no Benfica, o Mozer em 93/94 era o patrão da defesa do Benfica campeão, o Ricardo voltou com o Valdo 2 anos depois e continuava a ser o melhor central em Portugal, mas já não era o mesmo não, mas votei por tudo que fizeram ao serviço do Benfica.
        Se fosse só para avaliar os 28 anos não estariam os dados de carreira nos clubes descritos mais acima.

        • SCP1906
          Posted Abril 11, 2020 at 2:07 am

          Melhor central do Benfica nos últimos 28 anos dá a ideia que é para contar apenas os últimos 28 anos.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 11, 2020 at 12:57 pm

            Então porque estão descritos os dados de carreira nos clubes portugueses?

            • SCP1906
              Posted Abril 11, 2020 at 3:48 pm

              Só o VM é que pode responder a essa pergunta com certezas, eu só estava a dar o meu palpite sobre como eu interpreto o título do post.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Abril 11, 2020 at 5:18 pm

                Tem o título e dados da carreira, não deve ser por um acaso.
                Eu voto assim, há que vote por o que os jogadores se tornaram fora de Portugal.
                Por isso cada um vota no que quer.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 10, 2020 at 2:24 pm

    Continua a faltar o Gamarra.

  • Atum10
    Posted Abril 10, 2020 at 2:25 pm

    O Ruben é constantemente desprezado pelos Benfiquistas. Será de longe , se assim quiser, o que terá a melhor carreira tanto a nível de clubes como de selecção.
    O Ruben é um bicho autêntico. forte em quase todas as características que um central deve ter.

    Possivelmente o melhor central do mundo sub -25 ( não me venham com o De Ligt que dá casas jogo sim jogo não para quem os vê ).

    • Chico
      Posted Abril 10, 2020 at 2:33 pm

      É o melhor jogador do plantel atual, mas não é tão bom quanto outros da lista.

    • André Dias
      Posted Abril 10, 2020 at 2:36 pm

      Eu aprecio imenso Rúben Dias mas não tem ainda a importância que outros tiveram e individualmente não é o melhor da lista.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Abril 10, 2020 at 2:56 pm

      Votei no Rúben nas duas votações. Sim, é questão de gosto pessoal. Mas também acho que é, no presente, melhor que outros que estão na lista e no futuro, evoluindo como se espera, será melhor que quase todos.
      Vejo muita gente a votar em Mozer e Ricardo Gomes, confesso que não tenho uma memória por aí além deles, mas lembro-me bem de ler e ouvir que os jogadores Mozer e Ricardo Gomes que voltaram ao Benfica (e só o seu regresso encaixa nestes 28 anos) não eram os mesmos que tinham saído alguns anos antes (e essa fase não encaixa nestes 28 anos). Como disse, não tenho uma noção por aí além desses tempos. De todos os outros, dou de barato que Garay seja o melhor, mas não se pode esquecer a consistência e importância de Jardel (não por acaso, Luisão e Lindelof tiveram a melhor fase ao lado dele) e a exuberância do David Luiz, que queimava muitas linhas com a progressão que fazia (e em Portugal era mais fácil fazê-lo, pelo menor nível dos adversários). Mas o meu voto, e a minha preferência pessoal, vai mesmo para o Rúben. E concordo com tudo o que dizes (qual De Ligt, qual quê).

    • Kacal
      Posted Abril 10, 2020 at 3:06 pm

      Sem duvida, Atum10. Não o coloco ao nível de alguns desta lista ainda porque tem muito a provar, mas acredito que vai acabar a carreira como aquele com melhor carreira e quem sabe mesmo como o melhor, tem potencial para tal. Em termos actuais é facilmente um dos melhores jogadores do plantel e está um senhor central.

    • Ryovanni
      Posted Abril 10, 2020 at 3:28 pm

      Éder Militão, De Ligt, Sule, Akanji… assim de cabeça ocorrem-me o nome destes jogadores, todos eles superiores ao Rúben Dias.

      • Kacal
        Posted Abril 10, 2020 at 3:44 pm

        Militão é superior em que mesmo? Cá provaram o mesmo e lá fora o brasileiro é do Real, mas está longe de convencer. Vejo-os em níveis semelhantes, até têm estilos algo diferentes.

    • SCP1906
      Posted Abril 10, 2020 at 3:35 pm

      Pode dizer à vontade para não virem com De LIgt mas o holandês é superior a Ruben Dias na mesma.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Abril 10, 2020 at 6:20 pm

      O De Ligt é suplente do Demiral. Pensem nisto durante uns minutos antes de afirmar de forma tão peremptória que é superior ao Rúben Dias.

      • SCP1906
        Posted Abril 10, 2020 at 7:45 pm

        De Ligt jogou mais de 2000 minutos pela Juve esta época, Demiral jogou menos de 600, tem a certeza que o De Ligt é que é o suplente entre os dois? Além disso, o facto de De Ligt ter tido alguns problemas na 1ª época na Juve não anula o que fez no Ajax.

        • Kacal
          Posted Abril 10, 2020 at 9:17 pm

          Demiral lesionou-se e está parado, mas antes disso vinha a jogar mais.

          • SCP1906
            Posted Abril 11, 2020 at 2:07 am

            Qual foi o máximo de jogos seguidos com Demiral a jogar e De Ligt no banco? 1? 2? Dizer que De Ligt é suplente de Demiral é uma falácia.

            • Kacal
              Posted Abril 11, 2020 at 2:05 pm

              Não, convém pesquisar. Por acaso o Demiral jogou 5 jogos seguidos os 90 minutos de 11 de Dezembro a 6 de Janeiro (Leverkusen para a Champions onde ganhou a titularidade, depois Udinese, Sampdoria e Cagliari para o campeonato com a Lazio pelo meio para a Supertaça). Voltou a ser titular no 6º jogo com a Roma a 12 de Janeiro e marcou um golo inclusive que foi fundamental na vitória por 2-1, mas saiu lesionado aos 19 minutos.

              Nesses 5 jogos fez dupla com Rugani contra o Leverkusen e com Bonucci nos outros 4 jogos. De Ligt era sim suplente dele, entrou para o seu lugar aos 19 minutos contra a Roma e tem sido titular, mas o Demiral ganhou-lhe o lugar nesses 5 jogos e no 6º continuo a titular e até marcou nesse jogo, era provável que fosse continuar a ser titular e não me parece que o Sarri fosse utilizar 3 centrais ou o Bonucci saísse do XI…

              • SCP1906
                Posted Abril 11, 2020 at 3:50 pm

                Admito que não pesquisei. Contudo mesmo que tenham sido 5 jogos seguidos entre Dezembro e Janeiro, parece-me falacioso dizer que De Ligt É suplente do Demiral.

              • SCP1906
                Posted Abril 11, 2020 at 3:52 pm

                Além disso, o meu ponto principal é que mesmo que esta época não tenha corrido bem a De Ligt por tudo o que ele fez no Ajax entre os 17 e os 19 anos considero-o claramente superior a qualquer outro central jovem.

    • Pablo
      Posted Abril 11, 2020 at 11:15 am

      Um enterra na Juventus outro enterra no Benfica. A partir daí já dá para saber quem é o melhor.

      • Francisco Parrinha Guerreiro
        Posted Abril 11, 2020 at 2:51 pm

        Um deles também venceu uma Liga das Nações, competição em cuja final até foi o melhor jogador, precisamente contra a equipa do outro, e esse outro venceu uns títulozecos na Holanda. Se formos por aí, também já dá para saber quem é o melhor. Isto é como a velha história de “se a minha avó tivesse tintins era o meu avô”, não é possível saber se o Rúben teria enterrado tanto na Juventus, mas eu até acho que não porque, como eu mencionei atrás, o De Ligt até perdeu o lugar para o Demiral, dá para ver a actual qualidade dele. Aliás, em vários dos últimos jogos disputados ele até perdeu o lugar para o Rugani.
        Para mim, o Rúben neste momento é melhor, e se, é verdade, de vez em quando (nesta época tem sido muito de vez em quando), dá umas fífias, talvez isso se deva também à qualidade dos colegas, ou falta dela (nomeadamente do amigo Ferro). Jogando ao lado do Bonucci ou do Chielini talvez enterrasse muito menos. E tenho dúvidas que perdesse o lugar para o Demiral.

        • Pablo
          Posted Abril 13, 2020 at 8:48 am

          Já se sabe os jogadores portugueses são sempre os melhores, já vi pessoal aqui tentar comparar o Jota com o Rasford. Eu gosto do RD mas não é melhor que o holandês. Falas dos enterros do De Ligt este ano na sua primeira época na Juventus (melhor equipa italiana) e esqueces que o RD já enterrou várias este ano num Benfica que vai fazer figura na Europa. São tão bons em avaliar os jogadores que até o Sporting emprestou o Demiral para ficar com o André Pinto e Tobias Figueredo no plantel.

  • Chico
    Posted Abril 10, 2020 at 2:32 pm

    Ricardo Gomes. Quando os melhores do mundo ainda actuavam em Portugal no seu auge.

  • André Dias
    Posted Abril 10, 2020 at 2:34 pm

    Não me lembro de Mozer nem Ricardo Gomes, embora tenha noção da importância que tiveram.

    Votei em Garay por preferência pessoal. Defensivamente seguro e de todos os que vi era o que tinha melhor saída de bola. Era um central com uma elegância incrível e um patrão nas bolas paradas.

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 10, 2020 at 2:35 pm

    Dos que vi jogar, a minha primeira escolha foi o Garay, a segunda foi o David Luiz.

    Provavelmente a dupla mais forte é Ricardo Gomes/Mozer, mas tinha 5 anos quando eles saíram do Benfica, tenho de ser fiel ao que vi e me lembro, não ao que ouvi dizer.

    Percebo a eleição do Luisão, até pelos anos que ele esteve à frente do clube, mas sempre foi apenas um bom central, tinha demasiadas limitações para entrar para o lote dos melhores.

  • chuta dai
    Posted Abril 10, 2020 at 3:01 pm

    A minha dupla tinha sido David Luiz e Ricardo Gomes. Agora optando por um destes dois só pode ser Ricardo Gomes dos melhores do mundo na altura que jogava com o manto sagrado e para facilitar ainda mais a escolha é o unico canhoto para jogar a DCE e luisão a DCD. O luisão para mim não é o melhor em termos de capacidade/qualidade intriseca mas é também uma optima escolha no sentido que ele rodou com varios parceiros de sector e formava sempre uma optima dupla. Quando ele por castigo ou lesão nao dava o seu contributo o companheiro de sector seja ele quem for descia quase sempre de nivel seja ele David Luiz, Garay ou outro qualquer.

    • Af2711
      Posted Abril 10, 2020 at 10:19 pm

      O Ricardo Gomes era dos melhores do mundo na altura? Fiquei surpreso, de maneira sincera porque não vivi o futebol nesta época. Até sei que ele terminou a carreira em 96 (ano em que nasci) aos 31 anos, mas não imaginava que ele era tão respeitado.

      Ele é muito respeitado tanto no PSG e no Fluminense, e o conhecia por este historial (para além de conhecê-lo como treinador). Como foi no Benfica de maneira geral em relação aos títulos, desempenho, etc?

  • JPC
    Posted Abril 10, 2020 at 3:06 pm

    O Ricardo Gomes e o Mozer foram de longe mas mesmo de looooonge os melhores dois defesas centrais do Benfica. Na época em que íamos a finais da Taça dos Campeões. São incomparáveis . Aldair com muita pena minha só esteve uma época , deixou saudades mas os cofres bem recheados.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 10, 2020 at 3:08 pm

    Garay. A minha defesa ficaria Ederson, Semedo, Luisão, Garay e Fábio Coentrão.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 10, 2020 at 5:10 pm

      Eis meia equipa de quase 3 décadas condensada em meia dúzia de anos mais o Luisão.

      • Diogo Moura
        Posted Abril 10, 2020 at 6:22 pm

        Não é descabido, pois foi nesta geração que o Benfica venceu mais títulos e foi a duas finais Europeias. Aquela década de 90 é inícios de 00′ foram deprimentes. Fomos campeões às três pancadas com o Trapattoni e vencemos uma Taça de Portugal com o Camacho.
        Logo…

      • SCP1906
        Posted Abril 11, 2020 at 2:05 am

        Coentrão já saiu do Benfica há quase 10 anos. E na sua equipa não está a condensar tudo na meia dúzia de anos mais antiga?

      • Aurinegro
        Posted Abril 11, 2020 at 5:31 am

        Normal, os ultimos 10 anos dos 28 foram os de maior sucesso.

        No Porto vão ser maioritariamente final dos anos 90, inicio 2000 mais a epoca do AVB.

  • Estigarribia
    Posted Abril 10, 2020 at 3:14 pm

    Ezequiel Garay.

    Saudações Leoninas

  • Baia_99
    Posted Abril 10, 2020 at 3:19 pm

    Seria interessante fazer este exercício de votação com a Selecção Nacional também

  • Blaze25
    Posted Abril 10, 2020 at 3:39 pm

    O tempo e a memória já tendem a “prejudicar” os jogadores mais antigos, mas isto de se votar só nos que viram tem muito que se lhe diga. Os que querem usar esse critério acho que mais vale absterem-se. Como referi num post anterior, seria, por exemplo, votar no Jonas como melhor jogador de sempre do Benfica só porque nunca vi o Eusébio jogar.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 10, 2020 at 5:09 pm

      Mesmo.

    • Kacal
      Posted Abril 10, 2020 at 5:20 pm

      Discordo. Cada um tem o seu critério, não temos que nos abster só porque sim e o nosso XI pode ser o melhor do Benfica que vimos jogar, cada um escolhe conforme achar melhor. Eusébio é um dos melhores jogadores de sempre, Jonas não. Agora há posições onde temos vários melhores de sempre na posição.

      David Luiz e Garay conquistaram títulos no Benfica, jogaram no estrangeiro em bons clubes sobretudo o primeiro e foram titulares das suas selecções, no caso de Garay até esteve perto de ser campeão do Mundo em 2014. Entre centrais que estão todos na história do futebol, qual o mal de optar pelos que vimos? Agora entre Jonas e Eusébio é diferente.

    • Aurinegro
      Posted Abril 10, 2020 at 6:16 pm

      Se é para comentários destes, mais vale absteres-te. Comentário mais infeliz.

      Agora não posso ter direito à minha opinião numa votação online para o melhor XI do Benfica? Repito: uma votação online para o XI do Benfica. Não é como ir votar em eleições nacionais, que diga-se abstenção é o que não falta.

      Era o que faltava users como tu quererem tirar a palavra aos outros. Esse tempo já passou. E sim, vou continuar a votar entre os que vi.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Abril 10, 2020 at 6:17 pm

      Se os que quiserem usar esse critério se abstiverem o VM fecha as portas amanhã.
      O que acabou de dizer é egoísta: a sua opinião não vale mais que a dos outros (a não ser que seja o Guardiola, se é o Guardiola diga-nos, isso seria espectacular para este blog), e os seus critérios não têm que se sobrepor aos dos outros. Eu posso ter visto todos os jogadores da História do Futebol a jogar e achar que o Rui Baião é o melhor de sempre. Seria ridículo da minha parte, mas teria tanto direito como o meu caro amigo a apresentar a minha opinião.
      Recordo-vos que a memória também não é infalível, e pode discriminar negativa, mas também positivamente. Raras serão as situações em que a memória seja absolutamente imparcial e factual. Aquilo que o meu amigo recorda é sempre influenciado pelas suas próprias experiências, da altura que quer recordar e da altura em que procede ao acto de recordar.
      Não queira subjugar os outros às suas próprias memórias, porque elas são só suas, não são de mais ninguém, e não só ninguém é obrigado a acreditar nelas como seria objectivamente errado fazê-lo.

      • Kacal
        Posted Abril 10, 2020 at 6:36 pm

        Ora nem mais, na mouche. Subscrevo! E acrescento um exemplo, o que não falta aqui são users que bajulam tudo que jogou antes de 1990 e outros que bajulam tudo acima de 2000 puxando a brasa à sua sardinha sempre.

      • Af2711
        Posted Abril 10, 2020 at 10:11 pm

        Não poderia escrever melhor.

    • Diogo Moura
      Posted Abril 10, 2020 at 6:19 pm

      Neste caso, as votações só seriam abertas a quem nasceu antes de 1985, o que faz menos sentido.
      Além disso, ser histórico num clube é diferente de ser melhor jogador.
      A título de exemplo, o David Luiz tem uma carreira brutal – superior à do Garay até – conta no CV com Chelsea, PSG, Arsenal. Ou Di Maria com Real Madrid e PSG. Serão eles melhores que o Jonas ou Luisao? Provavelmente sim, contudo, estes dois últimos ficarão para sempre na história do Benfica. O Luisao pela quantidade absurda de títulos na era moderna e a quantidade de jogos com aguia ao peito enquanto capitão.
      O Jonas pela classe, pelos golos em catadupa de toda a forma e feitio
      Um recorte técnico impressionante. Mas isto é no tugao, onde os Marega desta vida brilham e os André Almeidas desta vida parecem laterais de topo. Será que fariam isto nos grandes palcos época após época? Não creio.
      Em suma, há que distinguir ser melhor, com ser histórico.
      Não vi o Mozer jogar, bem como Ricardo Gomes. É legítimo que não vote neles.
      Mas se surgisse o Eusebio na lista, votaria nele sim. Foi eleito o melhor jogador da Europa, ganho a Taça das Taças e brilhou pela seleção portuguesa. Vi N lances dele na televisão e no YouTube e sei que reconhecer que para aquele tempo o homem era qualquer coisa de sobrenatural. Força, remate, técnica, etc.
      Já o Mozer sei que um histórico e transporta a mística do Benfica, mas como não o vi o jogar.. Não irei votar nele.
      É como as eleições para o Governo, cada uma vota no partido que acha melhor, e regra geral, os melhores nunca governam.

      • chuta dai
        Posted Abril 10, 2020 at 8:41 pm

        Eusebio nao venceu a taça das taças. Venceu a Taça dos Campeões Europeus. Não fazer confusão. Taças das taças era uma competição jogada pelos vencedores das taças de cada país era um trofeu de menor dimensão.

    • Aurinegro
      Posted Abril 10, 2020 at 6:20 pm

      E mais: mesmo que os tenha visto jogar todos, nao posso ter uma opinião diferente da tua? Es mais um dos donos da razão neste blog? Sinceramente ando um farto de ver aqui quase insultos quando alguem tem uma opinião diferente.

      Cada um dá a sua opinião e se for contrário, mostra os seus argumentos e aceita a dos outros. É assim que se vive em sociedade. Não é com “mais vale abster-se”.

      • Kacal
        Posted Abril 10, 2020 at 6:33 pm

        Também ando um pouco farto Aurinegro, é irritante. Há users que são incapazes de dar a sua opinião e desfrutar sem acrescentar essas frases do costume, porra.

        • Aurinegro
          Posted Abril 10, 2020 at 7:14 pm

          É isso mesmo. Como é óbvio as nossas vivências,a nossa idade ou mesmo a zona onde vivemos leva-nos a ter opiniões diferentes, e por isso não podemos criticar a opinião dos outros.

          Se tens uma opinião diferente da minha, vou tentar argumentar para te fazer ver que se calhar tenho razão, e mesmo que não o consiga, não te posso ofender só por causa disso.

          A discussão (que muita gente dá uma conotação negativa) de ideias é o que faz avancar uma sociedade. Uma critica construtiva vale muito.

          • Kacal
            Posted Abril 10, 2020 at 8:15 pm

            Claro e eu tenho a mesma opinião. Por vezes podem pensar que eu não quero ser contrariado falando no meu caso, mas não é nada disso. Não gosto é que venham com essa discussão com conotação negativa e a falar com este tipo de postura. Aí dispenso e prefiro que não me respondam e não me liguem nenhuma, que me ignorem até. Mas quando vêm e me contrariam de forma respeitadora e com argumentos para me mostrar o contrário e darem a sua opinião, como referes no teu segundo paragrafo, aí aceito perfeitamente e até gosto porque só beneficia o blog.

            Posto isto, subscrevo o que disseste!

      • AndreChaves9
        Posted Abril 10, 2020 at 6:44 pm

        Claro que cada um vota no que quiser e com o critério que quiser. Mas quem os viu a todos tem noção perfeita que votar em alguns deles é só estúpido

      • Blaze25
        Posted Abril 10, 2020 at 6:48 pm

        Aurinegro, claro que podem existir opiniões diferentes, viste-me a criticar algum voto ou opção em particular? Se o que disse foi assim tão mal interpretado, permitam-me retificar. O único que critiquei foi usar o critério de “não vi jogar” como critério seletivo. Mas, mais uma vez digo, respeito qualquer opinião.

        • Aurinegro
          Posted Abril 10, 2020 at 7:11 pm

          Mas porque é que é um critério que não achas que não se possa usar? Se me perguntarem quem foi o melhor de sempre, e eu me seguir apenas pelo que oiço, vai ser dificil de escolher entre Pele, Maradona ou Messi, por exemplo, porque oiço tantas opiniões diferentes. Agora se for pelo que eu vi, vou escolher Messi, com certeza.

          No caso que dás é mais óbvio, a opinião é praticamente unanime em que Eusébio foi melhor de sempre do Benfica.

          Mas o que não gostei no teu comentário foi essa necessidade de dizer para se absterem. Vivemos num estado de direito em que somos livres de dar a nossa opiniao, principalmente onde o critério é de cada um.

          • Blaze25
            Posted Abril 10, 2020 at 7:19 pm

            Não é um bom critério porque desse modo a votação está deturpada à partida. Se a votação refere claramente “últimos 28 anos” e uma grande parte dos votantes só tem em conta os últimos 15 é óbvio que o resultado não será o mais justo e honesto. Claro que não quero impedir ninguém de votar, essa parte da abstenção foi um exagero da minha parte.

        • André Dias
          Posted Abril 10, 2020 at 7:36 pm

          É preferível utilizar o critério “não vi jogar” do que “vou votar neste porque é unânime”.

          Cada tem a sua opinião mas para uma opinião existir é preciso que haja algum fundamento. Não faz sentido votar num jogador que se desconhece.

    • André Dias
      Posted Abril 10, 2020 at 7:38 pm

      Escolheste o pior exemplo.

      Eusébio é a maior lenda do Benfica e era considerado o melhor jogador português de todos os tempos antes de Cristiano Ronaldo atingir o seu pico.

      É uma das personalidades sepultadas no Panteão Nacional.

      Há vídeos, reportagens, documentários e até repetição de jogos do Benfica bicampeão europeu ou da nossa selecção no Mundial de 66.

      Não é preciso ter visto jogar Eusébio para saber quem ele foi e o impacto que teve. Já em relação a Ricardo Gomes, Schwarzer ou Veloso, é perfeitamente natural que nem todos conheçam.

    • Af2711
      Posted Abril 10, 2020 at 10:10 pm

      Ok, quem viu o clube do coração por mais tempo é mais adepto do que alguém mais jovem? Oras. Está querendo estabelecer parâmetros sendo que não há nenhum.

  • Botija
    Posted Abril 10, 2020 at 4:35 pm

    Quando Ricardo Gomes e Mozer não são os melhores, não percebo quem vota. Não precisei de os ver a jogar para saber que são a melhor dupla, ou uma das melhores que atuou em Portugal.

    • Kacal
      Posted Abril 10, 2020 at 5:10 pm

      Não percebo é os comentários deste tipo, porque não comentar a vossa opinião e deixar-se disso? Se votassem todos no mesmo nem graça tinha. Não é que David Luiz ou Garay sejam dois “cepos” ao lado desses dois, não é nada descabido. Se não vimos jogar, mais vale ser sincero e escolher entre o que vimos, o que os outros dizem é com eles, não podemos fiar-nos nisso. Dou um exemplo, hoje em dia todos vemos os jogadores actuais jogar, certo? E mesmo assim há discordância e nada é unânime, quanto mais os que nem vimos jogar.

    • RuiF
      Posted Abril 10, 2020 at 6:06 pm

      Se nos pedem para escolher os melhores jogadores dos últimos 28 anos, então convém saber ou lembrar, se o momento de forma dos jogadores nomeados, era o melhor ou não.
      Mozer e Ricardo Gomes, estão nestes nomeados derivado das suas segundas passagens no futebol português, após algumas épocas em França.
      Ricardo Gomes está aqui, por ter estado no Benfica em 1995 para terminar a carreira, mas o seu auge já tinha passado. Assim como Mozer que esteve cá 2 épocas e meia antes de terminar a carreira no Japão.

      Admito que estes dois seriam os melhores se a votação estivesse alargada a partir do fim dos anos 80.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 10, 2020 at 11:39 pm

        Se nos pedem para escolher os melhores dos últimos 28 anos convém escolher por o que fizeram em Portugal, porque está muita gente a votar por o que fizeram no estrangeiro.

    • Af2711
      Posted Abril 10, 2020 at 10:08 pm

      Por isto tira até o gozo de votar, estes fiscais de voto são chatos demais. Nem todos aqui são da mesma época e viram os jogadores citados em 28 anos, e outros têm preferências diferentes.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 10, 2020 at 4:48 pm

    Ricardo Gomes, ficando a minha dupla: Mozer, Ricardo Gomes, que saudades!

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 10, 2020 at 5:48 pm

      Ao que parece o melhor XI do Benfica vai ficando (na minha eleição):
      Preud’Homme
      Veloso, Mozer, Ricardo Gomes, Schwarz

      • AndreChaves9
        Posted Abril 10, 2020 at 6:06 pm

        Isto da luta ao nosso rival do Porto. Agora com Luisoes e assim não.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Abril 10, 2020 at 9:05 pm

        Essa é exactamente a minha selecção até à data :-)

      • SCP1906
        Posted Abril 11, 2020 at 12:02 am

        Todos os jogadores nesta lista jogaram no Benfica até ou antes de 1999, ou seja, em 28 anos ignoram-se 21.

        • AndreChaves9
          Posted Abril 11, 2020 at 1:42 pm

          Não é ignorar.é questão de qualidade e por quem viu todos.

          • SCP1906
            Posted Abril 11, 2020 at 4:48 pm

            Custa-me muito a crer que por uma questão de qualidade TODOS os jogadores antigos sejam melhores que os mais recentes. E especialmente custa-me a crer que Schwarz tenha sido superior a Coentrão. Quanto a Veloso, Mozer e Ricardo Gomes acredito que tenham sido superiores a todos os jogadores mais recentes mas nos anos 80 e não nos últimos 28 anos. Quanto a Preud Homme é a escolha mais compreensível de todas, por muito bons que Oblak e Ederson não me custa nada a crer que o belga tenha sido superior no Benfica.

  • Daniel Alves
    Posted Abril 10, 2020 at 5:20 pm

    Na outra votação tinha votado Garay. Uma vez que ganhou Luisão, volto a votar Garay. Foi a dupla que mais gostei de ver.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 10, 2020 at 6:08 pm

    Votei Mozer e Ricardo Gomes. Como disse no post prévio, foram os melhores que vi jogar neste período. O único que vi jogar e que mudaria esta dupla seria o Humberto Coelho, mas esse já não está abrangido pelo timeline.

  • Xefe
    Posted Abril 10, 2020 at 6:34 pm

    Ridículo o Luisão ter ganho a eleição para melhor central dos últimos 28 quando nem da década que passou é. Por exemplo o D. Luiz e o Garay foram bem melhores.

    E não percebo o argumento da mística, num jogador que andou verão atrás de verão a forçar a saída, e a faltar ao respeito às regras do clube. Mas pronto depois dá um grito em campo cada vez que faz um corte que os que referi atrás fazem a brincar e já é o maior.

    Para além disso não soube quando parar e andou os últimos anos a arrastar-se em campo e a aproveitar-se do estatuto para jogar. Este sim a verdadeira vaca sagrada do clube. Felizmente o Benfica acabou com essa brincadeira se não tínhamos ai o Jardel e o Fejsa a titulares por mais uns anos anos.

  • Stromberg
    Posted Abril 10, 2020 at 9:57 pm

    Certamente não iria ganhar, mas falta aqui a menção honrosa para o Carlos Marchena.

  • Vegeta
    Posted Abril 11, 2020 at 8:36 am

    Mozer e Ricardo Gomes.
    Até agora:
    Ederson
    Fábio Coentrao
    António Veloso
    Mozer
    Ricardo Gomes
    P.s.
    Aceito todas as opiniões mas ganhar o Luisão com as hipóteses que existem é não conhecer a história do Benfica.

  • PCampos
    Posted Abril 11, 2020 at 2:22 pm

    So uma questão Carlos Gamarra com 49 jogos pelo Benfica não entra nesta equação… A par de Mozer é Ricardo Gomes não vejo nenhum melhor do que eles nesse grupo

  • sedas
    Posted Abril 22, 2020 at 12:02 pm

    O Ricardo foi o único jogador titular indiscutível da seleção brasileira (chegou a capitão) enquanto jogava no nosso campeonato e isso diz muito da sua qualidade. Outros (Mozer, Valdo, Aldair, Aloísio, Ricardo Rocha, Danilo, Alex Sandro…) chegaram à canarinha jogando cá mas nunca nenhum demonstrou tanta classe e regularidade. Como a votação é maioritariamente feita por pessoas mais jovens que não o viram jogar não terá lugar no 11 final.

Deixa um comentário