Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Sei que não tenho marketing para entrar no pódio da Bola de Ouro»

Imagem: Marca
Imagem: Marca

Concorda? O uruguaio foi no mínimo, e por larga margem, um dos dois melhores jogadores do Mundo em 2016.

Luis Suárez recebeu ontem a Bota de Ouro, prémio que consagra o melhor marcador na Europa. O uruguaio foi claramente um dos principais jogadores da época, pelos golos que marcou (foi o que facturou mais na Europa) e jogou, mas o próprio admite que não se vê a ganhar a Bola de Ouro, nem sequer a figurar no pódio. “Os prémios que conquistei até hoje foram conquistados com muito esforço. A Bota de Ouro é só à base dos golos e não tinham hipótese de tirar-me. Mas na Bola de Ouro não tenho hipóteses, funciona muito com o marketing e isso eu não tenho”, começou por dizer ao jornal Marca. Acrescentando que: “Vencê-la? Isso então é impossível, porque tenho o privilégio de jogar com Messi, o melhor do Mundo. O melhor da história”.

52 Comentários

  • Sombras
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:01 am

    Não andasses à dentada. Também nunca fizeste muito por isso, portanto não te chateies com o mau marketing agora.

    • Kafka
      Posted Outubro 21, 2016 at 11:08 am

      Ele não esta chateado, pelo contrário, até disse que estava bastante feliz por poder jogar ao lado do Messi…ele simplesmente respondeu a uma pergunta que lhe fizeram

    • Kafka
      Posted Outubro 21, 2016 at 11:14 am

      Já agora, a dentada que ele deu foi em 2014 e o prémio em questão refere-se ao período entre 1 Janeiro de 2016 e fim de Novembro de 2016 (altura em que terminam as votações)

      Assim sendo o que é que um acto feito em 2014 deve influenciar algo que se reportar apenas a 2016?

      O teu comentário só vem dar razão ao Suarez, que isto é um prémio de MArketing e não um prémio objectivo referente a um determinado periodo, porque tu (tal como os votantes) estão a julgar actos do Suarez feitos fora do período que vai a votação

      • MichaelScott
        Posted Outubro 21, 2016 at 11:41 am

        Sim, obviamente também é um prémio de marketing. Mas se há alguém cujo marketing tem ajudado, é o Neymar e mais ninguém. Ele ainda estava no Brasil e já era nomeado para a bola de ouro.

        Em relação a este ano, para mim, Ronaldo, Messi e Suárez/Griezmann seriam os 3 consagrados – por ordem.

        Quanto ao Suárez, é obvio que não vai ganhar – provavelmente, nunca. Todos os episódios que ele já protagonizou mancharam muito a sua imagem e agora está a colher os frutos. É justo? Talvez. Se estivessemos a falar em alguém que fosse destacadamente melhor que os outros, talvez fosse injusto não vencer. Assim, na dúvida, irá sempre ficar de parte. Até porque dar um prémio com esta visibilidade a um jogador com as suas atitudes não dá uma boa imagem sobre o futebol. E isso também conta.

        • troza
          Posted Outubro 21, 2016 at 12:37 pm

          Mas é isso da imagem que não percebo.

          Ele fez muitas asneiras? Sim… mas não deixa de ser bom dentro de campo.

          Por esse prisma, o Maradona nunca seria um dos melhores de sempre… o Ronaldo já teve atitudes que não são de melhor do mundo, o Messi a mesma coisa… o que conta e devia sempre contar é o que se faz dentro de campo e aí o Suarez, na minha opinião, merece entrar na discussão.

          • MichaelScott
            Posted Outubro 21, 2016 at 12:54 pm

            Primeiro, eu não estou a defender esta forma de avaliar os jogadores mas estou a dizer que é aquilo que se faz.

            Segundo, faz asneiras? Fazer asneiras é pintar uma parede de casa com marcador quando tens 5 anos. Insultar com comentários racistas um jogador ou morder VÁRIOS jogadores DENTRO de campo não são asneiras. É simplesmente ridículo.

            Terceiro, as atitudes não dignas de Ronaldo e Messi não chegam aos calcanhares das atitudes do Suárez. Quanto ao Maradona não sei.

            Por fim, só quem é muito ingénuo pensa que o prémio será atribuído apenas pelo rendimento desportivo. No limite, estes prémios inspiram muitas crianças a seguir uma vida futebolista e premiar o Suárez não seria um bom exemplo. Independentemente de merecer ou não.

  • Kafka
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:01 am

    Luis Suarez disse tudo, nada mais a acrescentar… a Bola de Ouro é acima de tudo um prémio de marketing e mediatismo

  • Nuno Machado
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:03 am

    Ele é um craque autêntico, um grande jogador.
    Só que não tem marketing porque não quer. Por causa das habituais mordidelas

  • Tiago
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:06 am

    Apenas contando a temporada passada sem o europeu diria que merecia a bola de ouro. Só que contando a copa América o Uruguai não teve grande prova o que prejudica. Além disso devido aos problemas disciplinares do passado não deve ser sequer nomeado porque a fifa leva isso muito em conta.

  • Dona Dolores
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:08 am

    Ou…. Ou…. O fair play tambem conta para ser bota de ouro e ai o Suarez….

    • The Sporting Fan
      Posted Outubro 21, 2016 at 12:15 pm

      Não conta não Dona Dolores.

      Os critérios são: Ronaldo e Messi discutem o primeiro lugar e o terceiro será para aquele que atrais maior visibilidade à Bola d’Ouro. Porque tudo se resume a isso: visibilidade e marketing.

      • Manuel Maria
        Posted Outubro 21, 2016 at 2:10 pm

        É TUDO marketing. ja houve anos em que nem o CR7 nem o Messi mereciam o 1º lugar. Assim como já houve anos que um dos 2 citados, nem merecia o top 3, no entanto, o lugar esta cativo.

        Enquanto o Cr7 jogar no real e marcar mais de 40 golos, será sp top 3, independentemente de andar sp na “mama” e não fizer mais nada e haver jogadores com muita mais qualidade técnica, e que são mais influentes nas suas equipas.

  • Francisco A
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:09 am

    Infelizmente vai ficar novamente de fora para meterem o Neymar. Ronaldo tem lugar fixo.

  • Maradona
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:22 am

    Concordo plenamente. Na minha opinião, o pódio de 2016:
    1- Messi
    2- Suárez
    3- Ronaldo ou Griezmann

    • Ragnar
      Posted Outubro 21, 2016 at 12:14 pm

      Na minha opinião Messi devia ser indiscutivelmente o 1º, mas Ronaldo devia ficar em 2º e o 3º sim Suárez ou Griezmann .

  • Jonas Sabimbi
    Posted Outubro 21, 2016 at 11:36 am

    Declarações totalmente verdadeiras. Pode-se discutir o carácter ou não ( neste capítulo há alguma ambiguidade, pois se é verdade que foi condenado por insultos racistas e dentadas, também é verdade que se vê a genuinidade a representar a selecção e emoção com que vive assuntos sensíveis como por exemplo apoio a crianças em dificuldades ) mas dentro das 4 linhas é sem dúvida pódio de bola de ouro. Sem dúvida.
    Para além dos golos , o que oferece ao jogo é de alguém que se não houvesse Ronaldo e Messi poderia ter alcançado o mesmo troféu em outros tempos.
    Há quem goste e quem não goste do Barcelona. Normal, gostos são pouco discutíveis.
    Mas para mim, e admito que isto seja uma observação parcial, este trio da frente é o melhor da história em vários aspectos.
    Se formos ao básico e ao que não mente, estatisticamente, não me lembro de um trio tão produtivo no que toca a golos + assistências . Sei que na época do Real dos 100 e tal golos também havia estatísticas interessantes, não sei se chegavam a estes números, mas de facto não me lembro de um tridente desta qualidade e produção. Se um se lesiona , os outros assumem . Óbvio que a estrela maior é Messi, e nota-se a sua ausência quando falha, mas nesses momentos , Neymar ou Suarez acabam por superar-se sempre mais um pouco.
    – Outra coisa que para mim é o mais importante, é a química entre o trio.
    Nunca tive duvidas que Suarez era uma maquina , porque se é capaz de carregar uma equipa às costas na premier league, também teria capacidade para vingar num verdadeiro colosso de top, no entanto sempre fui cético quanto à química da frente, porque nunca acreditei que fosse possível juntar um ataque com 3 super estrelas, e todas serem produtivas de forma +- equitativa sem haver um que ficasse claramente 1/2 degraus abaixo.
    Digo isto, porque em condições normais lá no trio, há sempre 1 , 2 no máximo dos máximos superstars e depois há aquele bonzinho , de bomnível , mas sem tanto protagonismo , que faz o trabalho mais sujinho, e é 2a, 3a figura da equipa ( Pedro no barcelona por ex )
    Foi a primeira vez ( ok , sou um catraio de 24 anos ) que vejo 3 super estrelas ( jogadores de top mundial) em que ambas repartem o protagonismo sem haver aquela discrepância incrível , onde há claramente uma diferença de nível e protagonismo entre eles, e o melhor é que todos parecem estar bem com isso.
    Quem é que se pode orgulhar de fazer um poker a uma equipa do Guardiola ? É que Messi podia, mas preferiu dar o penalti ao Neymar para lhe levantar a moral .
    Quem é que ganhando a Bota de Ouro e/ou sendo indiscutivelmente um jogador do mais alto gabarito diz que o melhor jogador do mundo é o seu colega de equipa ? É que Neymar e Suarez fazem-no e na minha óptica, de forma genuína.
    Tudo contribui , e acho sim que o espiritio/quimica do trio é fulcral, ate mais importante que aspectos tácticos , técnicos.
    Daí, dizer que no conjunto global estamos perante o melhor trio atacante da história do jogo.

    • Rui Sousa
      Posted Outubro 21, 2016 at 12:04 pm

      A equipa/ataque com mais química que já vi jogar, e que é até hoje a minha equipa favorita num ano é o Arsenal de 2001/2002. É certo que não foi o ano em que ganharam a premier sem derrotas (isso foi em 03/04), mas essa para mim era superior. Conseguiram a fantástica proeza de nos últimos 16 jogos do campeonato terem 15 vitórias (das quais os 13 últimos jogos foram 13 vitórias) e 1 empate, isto jogando contra United, Newcastle (que na altura cantava outras melodias) ou West Ham.

      Aquela frente de ataque com Pires, Berkgamp, Henry, Wiltord, Ljunberg e o joker Kanu (e ainda hoje me pergunto como cabiam estes todos na equipa e depois lembro-me que tinham o Vieira a segurar o meio campo) dava um gosto ver! Se não és desse tempo, ou não te lembras, aconselho-te vivamente a ver o Arsenal dessa época. Cada um desses 5 ou 6 jogadores da frente de ataque marcou (excluindo Kanu) perto de 15 golos cada (Henry marcou mais de 30).

      Obviamente que em termos de trio de ataque puro, este do Barcelona é provavelmente o melhor da história, ou estará pelo menos num top3. Tanto em termos de qualidade como de produtividade. No entanto é, ainda assim, um Barcelona mais desequilibrado que o da era de Guardiola, que é provavelmente (embora pessoalmente não gostasse do estilo) a melhor equipa da história.

      Cumps

      • Jonas Sabimbi
        Posted Outubro 21, 2016 at 12:20 pm

        Confesso que nessa altura não acompanhava tanto futebol estrangeiro, mesmo a nivel nacional só comecei a acompanhar desde a época que o Boavista foi campeão . Só via os resumos.
        Eu falei exclusivamente no trio. No que toca ao trio exclusivamente, parece-me o melhor de sempre no que toca ao conjunto global.
        Quanto ao Arsenal , conheço os jogadores como é óbvio, mas não os via jogar de forma contínua. Mas pelo que me dizes , valiam pela sua química e união, mas não estavam naquele nível a limiar a plenitude, havia o Henry a destacar-se, mas depois o resto da frente estava um degrau a baixo.
        No que toca a equipas/treinador, DO QUE TENHO MEMÓRIA, a melhor relação química união que me lembro são :
        – Barcelona de Guardiola , Inter de Mourinho , Atlético do Simeone .
        Pá, sei que aqui isto é extremamente subjetivo, mas acho que nestas equipas havia compromisso , união, sincronismo, remava tudo para o mesmo, jogavam bem ( independentemente do estilo de jogo ) e alcançaram os objetivos possiveis/realistas.
        Até colocava o meu Porto do Mourinho, mas aí ja iria descambar XD
        Digo isto porque uma coisa é ter os jogadores, outra coisa é eles funcionarem bem como um todo.
        A nivel nacional temos o caso do Guimaraes. Que no ano em que tiveram um dos melhores planteis que me lembro , desceram.
        A nivel internacional acho que o caso mais claro e dos galaticos do Real. Sei que ganharam alguns troféus ( nem sei dizer quais para ser preciso ) , mas ficaram sempre aquem do que que poderiam ter ganho caso todo o potencial da equipa ( Nem digo todo , 80 / 90 % ) tivesse sido aproveitado e todos jogassem em prol da equipa sob boa orientação.

        • Goncalo JFB
          Posted Outubro 21, 2016 at 3:28 pm

          Bergkamp um degrau abaixo de Henry? Só mesmo quem nunca o viu a jogar…

          • Jonas Sabimbi
            Posted Outubro 21, 2016 at 4:12 pm

            Falei no que toca a estatísticas.
            EU vi Bergkamp jogar a espaços. E do que vi jogar, mesmo que pouco, diria que estava um degrau a baixo do Henry, mas estás no teu direito de discordar.

            • Goncalo JFB
              Posted Outubro 21, 2016 at 4:31 pm

              Acredita, foi um dos melhores avançados de sempre. Classe pura. Não fosse o medo de aviões, que o retirou de imensos jogos internacionais, e teria tido uma projecção ainda maior.

              • Jonas Sabimbi
                Posted Outubro 21, 2016 at 5:06 pm

                Eu sei.
                O que disse é que se calhar não estava ao mesmo nível do Henry.
                Acho que todos temos o nosso jogador fetiche de outros tempos.
                O meu era o Nedved.
                Nao era o Zidane, não era o Ronaldo, mas tinha uma classe incrivel.
                Ui , conta-me melhor essa historia
                Entao ele nao andava de aviao ???
                E jogos da champions ? Compromissos internacionais ?
                Que clausulas tinha no contrato ? Isso devia ser uma dor de cabeça para o Wenger .

                • Goncalo JFB
                  Posted Outubro 21, 2016 at 6:11 pm

                  Cláusulas? Isto foi há mais de 20 anos, desconheço essa parte, mas creio até que quando foi para o Arsenal já não voava. O “non-flying-dutchman” era tão influente que o clube só tinha era de tolerar a fobia. Tudo o que envolvesse deslocações de avião o homem simplesmente não jogava, ficava em casa…ou seja selecção e Champions fora era para esquecer…se desse para ir por terra ainda vá que não vá….Reza a lenda que tudo começou numa viagem atribulada a caminho do Mundial de 94, a partir daí nunca mais.

      • Daniel Alves
        Posted Outubro 21, 2016 at 12:55 pm

        Essa época 01/02 foi quando o Arsenal foi campeão em Old Trafford não foi? Golo do Wiltord?

    • Kafka
      Posted Outubro 21, 2016 at 12:14 pm

      Sabimbi

      Excelente comentário, que corroboro

    • jose
      Posted Outubro 21, 2016 at 9:14 pm

      Tens toda a razão,sou barcelona e sei disso

  • Artur Matias
    Posted Outubro 21, 2016 at 12:03 pm

    É um porquito e assim, não merece ganhar nada (a bem do desporto em geral).

  • The Sporting Fan
    Posted Outubro 21, 2016 at 12:18 pm

    O meu top da Bola de Ouro é:

    1 – Suarez
    2 – Messi
    3 – Griezmann

    Mas o top será:

    1 – Ronaldo
    2 – Messi
    3 – Neymar

    SL

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Outubro 21, 2016 at 12:37 pm

    Efectivamente não tem muito Marketing mas também porque nunca fez muito por isso. Suarez é um excelente jogador mas que em alguns momentos da sua carreira se deixou levar pelo seu temperamento, tal como Pepe em alguns momentos também o faz. E é pena. É sem dúvida um excelente jogador, e os números falam por si.

    Relativamente ao TOP nem vale a pena entrar nessas andanças. Messi é efectivamente o melhor, mas Ronaldo, que até é o meu preferido, deve ganhar o prémio pela vitória na Liga dos Campeões e Campeonato da Europa. Falta saber quem se vai juntar a estes dois, se Neymar se Griezman.

    • Silva
      Posted Outubro 21, 2016 at 8:07 pm

      O Ronaldo também tem esse tal temperamento que fala e não ficou com esse rótulo. Sabe-se lá porquê.

  • Avelino Rocha
    Posted Outubro 21, 2016 at 1:02 pm

    Para mim o Top mais justo seria

    1- Messi
    2- Suarez
    3- Ronaldo

  • Francisco Magalhães
    Posted Outubro 21, 2016 at 1:20 pm

    O que eu penso que será

    Messi
    Ronaldo
    Suarez

    O justo

    Messi
    Hector Herrera
    Ronaldo

  • Ragnar
    Posted Outubro 21, 2016 at 1:44 pm

    O top que, na minha opinião, seria mais justo:
    1-Messi
    2-Messi
    3-Messi

    Agora a sério:
    1-Messi
    2-Ronaldo
    3-Suárez

    No entanto, será:
    1-Ronaldo
    2-Messi
    3-Neymar/Griezmann, dependerá da campanha que farão.

  • Pogback
    Posted Outubro 21, 2016 at 2:06 pm

    Nao colocar Ronaldo nem no top 3 é um atentado pelo que ganhou este ano. E nao tou a falar de ficar em primeiro apenas to a falar no pódio.. tenham calma com o ódio tanto a messi como a ronaldo…

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 21, 2016 at 2:15 pm

    Se não tivesse um problema mental qualquer que o leva a pensar ser um cão raivoso…Talvez tivesse mais marketing ou talvez nem fosse preciso.

  • Pedro o Polvo
    Posted Outubro 21, 2016 at 2:36 pm

    Foi dos melhores avançados, sem dúvida, até pode ter sido o melhor, pertinho de outros. Agora que tenha sido “por larga margem” dos melhores jogadores de 2016….Eu nunca arriscaria tal afirmação, sobre um tema tão dúbio….até porque o futebol também se joga com médios, defesas e guarda redes, que apesar de terem estatísticas diferentes são igualmente úteis para as vitórias.
    Honestamente para mim é estranho sequer que Suarez seja “por larga margem” dos melhores 2 jogadores do Barcelona em 2016, quando joga com tantos outros craques, como Busquets por ex. Que tenha sido melhor, até aceito, posso concordar ou não, mas aceito…agora nunca por larga margem.

    • LM10
      Posted Outubro 21, 2016 at 6:35 pm

      Hipsters do futebol… construir é mais difícil que destruir, os melhores jogadores jogam do meio-campo para a frente e os melhores jogadores do Barça (e discutivelmente do mundo) são Messi, Suarez e Neymar.

  • Krusher
    Posted Outubro 21, 2016 at 2:39 pm

    Como e que ainda sao capazes de dizer que o Ronaldo nao merece ganhar a bola de ouro.. Sinceramente.. O Messi atualmente pode ser o melhor jogador do mundo em termos gerais, mas depois do Ronaldo ter ganho a 11ª e de ter ganho uma competicao por Portugal (1ª vez na historia, e algo que messi nunca fez) ainda sao capazes de desvalorizar o ano do Homem. É verdade que o messi tambem esta a fazer um ano estratosferico, mas tambem ja ganhou bolas de ouro em que nao foi o melhor nesse ano mas devido a varias circunstâncias acabou por vence-la na mesma. O Ronaldo depois do que conquistou, mesmo admitindo que seja discutivel em jogo jogado quem foi o melhor, tem obrigatoriamente de vencer a bola de ouro.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 21, 2016 at 3:49 pm

      E porque não o Pepe?

      • Kacal
        Posted Outubro 21, 2016 at 6:23 pm

        Não percebo essa do “porque não o Pepe?”, será que o Pepe vai estar entre os 3 finalistas? É que por mim estaria e até seria um justo vencedor mas se ele não estará qual a necessidade de bater nessa tecla? Caso seja entre Messi, Ronaldo e Griezmann/Suárez/Neymar é nesses que temos que discutir quem deve vencer ou merece mais.

        • Ricardo Ricard
          Posted Outubro 21, 2016 at 6:40 pm

          Antes de chegarem a 3 são mais. Porque não o Pepe nesses 3 já que ganhou tudo o que o Ronaldo ganhou e não se lesionou na final? Mas só interessa discutir o que vocês querem? Isso é uma desculpa parva porque o Ronaldo não ganhou nada sozinho e até teve jogos medíocres pelo Real e por Portugal. O melhor jogador do mundo é o melhor do mundo a jogar futebol,não é o ganha colectivamente. Dito isto eu até simpatizo mais com o Ronaldo do que com o Messi mas a discussão Ronaldo Vs Messi já cansa,principalmente quando usam argumentos ridículos que às vezes dão jeito a quem defende um deles e às vezes não!

          • Kacal
            Posted Outubro 21, 2016 at 7:40 pm

            Outra vez? Vou repetir, PARA MIM o Pepe merecia estar nos 3 finalistas e seria um justo vencedor mas ambos sabemos que ele nem sequer vai chegar a finalista, é a realidade, não vale a pena mete-lo na discussão, a meu ver. Quanto ao Ronaldo, estatisticamente esteve muito bem neste ano, em termos de titulos colectivos e individuais também (Champions, Euro, melhor marcador da Champions e melhor jogador da Europa) e depois em futebol jogado não esteve tão bem mas num todo acho que merece ser Bola de Ouro neste ano.

        • Rui Tiago
          Posted Outubro 22, 2016 at 12:48 pm

          O Pepe foi o melhor marcador da champions?
          O Pepe foi o segundo melhor marcado do Europeu?

    • Avelino Rocha
      Posted Outubro 21, 2016 at 3:52 pm

      Ronaldo já venceu a bola de ouro sem vencer nenhum titulo colectivo , apenas venceu porque marcou três golos á Suécia por isso o seu argumento não me parece muito válido

    • carlosmarques
      Posted Outubro 21, 2016 at 7:22 pm

      ninguém está a desvalorizar o ano do Ronaldo, simplesmente é indiscutível que messi é melhor jogador. e eu sei que parece às vezes parece que não não, mas o prémio ainda é para o melhor jogador. Como tal, não há discussão de quem o tem de ganhar.

    • Silva
      Posted Outubro 21, 2016 at 8:03 pm

      Discutivel quem foi o melhor a nivel de jogo jogado? A sério?!

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 21, 2016 at 3:30 pm

    Se fossemos a ver as exibições individuais em qie não se relaciona a qualidade do jogador com o nível da equipa, penso que o melhor é o Messi. Se contarmos a parte do clube e as conquistas individuais é o Ronaldo.

  • Kacal
    Posted Outubro 21, 2016 at 3:48 pm

    O Suárez continua a ser um dos meus jogadores preferidos e é um avançado fantástico. Em termos meramente qualitativos, exibicionais e estatísticos merecia estar no pódio, sem qualquer duvida. Depois o mau marketing, ele pôs-se a jeito com as coisas que fez, é verdade que já há algum tempo que não faz nada de errado e tem andado calminho mas as pessoas não esquecem facilmente e depois acabam por ficar com má fama e isso pesa, ainda assim eu punha-o no Top3 na mesma com Messi em 2º e o Ronaldo a ganhar.

    • Pedro Geraldo
      Posted Outubro 21, 2016 at 4:41 pm

      Mau marketing?! E o Messi que foi condenado por fuga ao fisco.

      • Kacal
        Posted Outubro 21, 2016 at 6:21 pm

        Sim é verdade mas mesmo assim o Messi nem há certeza do que aconteceu, pode ter sido apenas um mal entendido mas também foi problemas “extra-futebol”. Já o Suárez fez coisas inadmissiveis dentro de campo.

  • Rui Tiago
    Posted Outubro 22, 2016 at 12:54 pm

    Que riso dizerem que o Ronaldo não merece ganhar a Bola de Ouro.
    Alguém que vence a Champions e é o melhor marcador, tem o Penalti decisivo na final, e ainda vence o Campeonato Europeu por Portugal tendo sido também o melhor marcador, tudo no mesmo ano, não sei o que há ainda para discutir.
    Messi é excelente mas se este ano ganha-se era a maior injustiça de sempre.

Deixa um comentário