Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Sei que na próxima época estarei no FC Porto para fazer a pré-temporada”

Para ficar no plantel? Se Marcano, Leite, Mbemba e Pepe continuarem não será fácil. 

Diogo Queirós capitaneou o FC Porto até à vitória na Youth League mas no Verão foi emprestado ao Mouscron, da Bélgica. Em entrevista à Antena 1 o jovem central explicou a saída dos azuis e brancos. “O meu objetivo sempre foi poder jogar na equipa principal do FC Porto, este ano vi que ia ser um pouco difícil, que podia não ter tantas oportunidades e nesta fase da minha carreira aceitei um novo desafio, mas sei que no próximo ano [época] estarei no FC Porto para fazer a pré-temporada. Claro que tomo isso como um voto de confiança também do FC Porto, por não me deixar ir assim, sem mais nem menos. Espero aproveitar essa confiança e tentar agarrá-la”, afirmou o defesa. “Na altura do verão, o mercado estava aberto e eu não estava focado apenas na Bélgica, estava à espera de qualquer oportunidade que me aparecesse, em que visse que poderiam apostar em mim. Apareceu o Mouscron, que foi o clube que mais certezas me deu que poderia seguir um caminho feliz. Estou 100 por cento satisfeito com a decisão que tomei”, acrescentou.

23 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 16, 2020 at 6:43 pm

    O último treinador estrangeiro que o porto teve não teve medo de apostar num ruben neves a titular na altura com 17 anos.

    Não se compreende porque não se aposta no tomas esteves uma vez que manafá e saravia não servem.

  • Kacal
    Posted Janeiro 15, 2020 at 7:08 pm

    Ainda não consigo perceber qual o mais maduro dos Diogos, se o Queirós se o Leite. Uma coisa é certa, para serem aposta séria SC tem que sair no fim da época e entrar um treinador que traga outra ideia de jogo mais atrativa, que seja um potenciador de jovens e aposte neles e sobretudo crie outro tipo de ambiente à volta da equipa mais tranquilo e de união saudável, competitivo e ambicioso, mas um ambiente mais saudável. Aí sim acredito que estes jovens possam evoluir e afirmar-se. Tem que haver uma aposta contínua e ao lado de um veterano. Na próxima época gostaria de ver a dupla Pepe – Diogo Leite a fazer a pré-época e ser aposta mais séria e de forma contínua. Diogo Queirós precisa de jogar portanto talvez ficasse mais 1 ano emprestado. Marcano por mim sairia e o Mbemba pode continuar como 3º central, para 4º poderíamos investir num jogador que seja útil mas mais maduro optando pelo mercado interno até.

    • Deco10
      Posted Janeiro 15, 2020 at 7:58 pm

      Eu nem sou grande fã do Conceição neste momento, acho, obviamente, que podíamos e devíamos estar a jogar muito melhor e também não concordo com algumas opções técnicas. No entanto se há coisa que não percebo é esta onda de críticas ao Conceição devido aos jovens. O homem tem integrado jovens da formação aos poucos e como deve ser, e o que não falta são jovens lançados por ele, mas o pessoal tem de estar sempre mal com alguma coisa, se calhar querem mandar todos lá para dentro e depois criticar porque não ganhamos com uma equipa de miúdos de 18 e 19 anos. O Benfica, que para muitos tem sido um exemplo de lançar miúdos da formação, está-se a meter em maus lençóis assim, por os lançar excessivamente, e tem queimado alguns miúdos. É preferível lançá-los com calma e ir integrando-os na equipa.

      • Kacal
        Posted Janeiro 15, 2020 at 9:17 pm

        Eu já estou “mal” há muito tempo, não é de agora. E de nada vale lançar os jovens se não há condições para tal, nem estabilidade, nem ambiente, nem futebol, nada, vamos vencendo mas continuamos sem convencer e os jovens lançados nesta equipa não irão afirmar-se. Aliás, há jogadores no plantel que podem render o dobro e têm estado aquém, com Nakajima à cabeça, a culpa não será só dos jogadores. Saravia nada evoluiu em 6 meses, por exemplo.

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 15, 2020 at 6:55 pm

    Se o FCP não aproveita pelo menos um da dupla Leite-Queirós, então sinceramente mais vale fechar o Olival! Digo mais, se fossem brasileiros ou argentinos quase que aposto que não importavam de dar 4 e 5M para os irem buscar as equipas sub-20/sub-23 e é isso que não consigo perceber!

    Quando têm talento em casa e só têm a ganhar em apostar nele, em o proteger, em dar confiança e um contexto favorável a estes miúdos, andam literalmente a desperdiçar o seu futuro! Pensar que por exemplo Rúben Neves e, mais ainda, Gonçalo Paciência saíram do Dragão com um retorno financeiro e desportivo residual em comparação com a sua valia e potencial, enfim… Já para não falar da constante desvalorização de André Silva, que, com todas as suas limitações, todos os adeptos portistas, pelo menos os razoáveis, davam-se por contentes em tê-lo como o 9 titular neste momento!

    Dito isto, espero que o Queirós efectivamente tenha uma oportunidade na pré-época, mas muito dificilmente quer ele como o Leite vão se afirmar no FCP com Sérgio Conceição ao leme.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 15, 2020 at 5:33 pm

    Entre ficar no banco a época toda a ver os outros jogar, jogar na equipa B pela 4ª época consecutiva e ser (des)treinado pelo Rui Barros e evoluir numa Primeira Liga Belga jogando todos os domingos é normal que tomou a opção correcta.

    Aliás, se quiserem ter carreiras decentes no futebol o melhor que Diogo Costa, Leite, Queirós, Tomás Esteves, Vítor Ferreira, Romário Baró, Fábio Vieira ou Fábio Silva podem fazer é distanciarem-se do clube e evoluirem noutras paragens.

    No FC Porto nunca serão levados a sério e serão sempre opções terciárias.

    • Marcos
      Posted Janeiro 15, 2020 at 7:36 pm

      Triste é o Rui Barros na B e Mário Silva embora e o Lijnders no Liverpool. Podia-se ter oferecido a B a um deles com promessa de sucessão para a A, o Porto ficaria infinitamente mais bem servido.

    • Nuno Pereira
      Posted Janeiro 15, 2020 at 6:52 pm

      No Benfica estariamos mais que felizes de receber esses jovens todos :)

  • De Carvalho
    Posted Janeiro 15, 2020 at 5:26 pm

    Treinador: Leonardo Jardim
    GR: Diogo Costa, Marchesin
    DD: Tomás Esteves, Sahko(Vitoria)/Anzai(Portimonense) na loucura (emprestimo de DALOT)
    DE: Alex Telles, Manafa
    DC: Diogo Queirós, Diogo Leite, Mbemba/Pepe, Tapsoba(Vitória)
    MD: Loum, Sergio Oliveira
    MC: Vitor Ferreira, Romário Baró, Uribe, Otávio
    EXT: Corona, Luiz Diaz, Nakagima, Trincão(Braga)
    PL: GabiGol(Flamengo), Fabio Silva,Pedro(Fiorentina)

    • Marcos
      Posted Janeiro 15, 2020 at 7:35 pm

      GR: Não acho que valha a pena ter Diogo Costa a suplente. Prefiro Vaná nessa função e Diogo emprestado a jogar continuamente.
      DE: Acho que um jogador melhor que Manafá faz falta, gostava de ver o Rafa Soares, para backup serve perfeitamente.
      DC: Não acho que valha a pena vir o Tapsoba, só iria tapar um dos dois Diogos.
      EXT: Trincão é irrealista. O Galeno nunca devia ter saído.
      PL: Gabigol é irrealista. Soares acho que deve ficar como PL e Fábio Silva suplente.

    • Nuno Pereira
      Posted Janeiro 15, 2020 at 7:29 pm

      Sergio Conceicao nao sai. Enquanto o Pinto da Costa estiver no Porto, SC nao sai.

  • Goncalo Silva
    Posted Janeiro 15, 2020 at 5:16 pm

    Eu já ouvi esta comparação e gosto muito dela porque resume perfeitamente este caso: o Diogo Queirós é o Rúben Dias do Porto e o Diogo Leite é o Ferro. Apesar de achar que será Rúben Dias/Diogo Leite a dupla de futuro na seleção.
    Curioso é também o facto do Rúben que tem mais um estilo de dureza de rins e liderança (características que mais se adequam ao Porto) tenha agarrado o lugar antes de Ferro e no Porto ser precisamente o contrário, Diogo Leite que se destaca mais pela técnica e saída de bola ganhou o lugar primeiro que Queirós, carateristica essa que parece relacionar-se mais com o Benfica.

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 15, 2020 at 6:56 pm

      Para poderem evoluir precisam de continuidade. Por muito potencial que tenha o Diogo Leite nunca será melhor do que isto apenas a treinar e a jogar nas Taças.

      Se não for para ser opção regular no Porto não vale a pena ficar lá, ele que peça para ser emprestado a um Olympiacos ou outro clube da Liga Francesa.

      Vejam os exemplos do Ruben Semedo e do Domingos Duarte que depois de terem continuidade evoluíram e agora chegaram à selecção nacional.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 15, 2020 at 3:14 pm

    O Porto fez bem em emprestá-lo para ganhar estaleca e o lote de centrais é muito bom. O Pepe deverá estar já perto no fim e vejo este miúdo a ser o seu substituto. Para o ano vendia o Marcano e colocava o Diogo Queirós, ficando Pepe, Mbemba, Diogo Queirós e Diogo Leite como o lote de centrais.

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 15, 2020 at 3:00 pm

    Gosto mais do Diogo Leite mas acho que o Queirós também tem bastante potencial para ser trabalhado e espero que na próxima época faça parte do plantel e que vá acumulando vários jogos se não tiver a possibilidade de ser logo titular.

    Saudações DesPortistas!

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 15, 2020 at 2:58 pm

    A única coisa que vai salvar o porto são estes jogadores da formação.. Tal como a única coisa que os salvou no passado foi o dinheiro que entrou do dalot, pereira, ruben neves, etc..

    Se não fosse isso o fc porto estaria a lutar para ficar na primeira metade da tabela..

    • CarlosSL
      Posted Janeiro 16, 2020 at 11:22 am

      Não estávamos nada, estariamos já na segunda ali ao lado do Varzim a sonhar com a promoção até à última jornada

  • Marcos
    Posted Janeiro 15, 2020 at 2:36 pm

    Para mim um central superior ao Diogo Leite. se bem que este devia ter seguido o mesmo caminho e ter sido emprestado.
    Diogo Queirós tem tudo para marcar uma geração no FCP, um central à Porto e não tenho dúvidas que será o capitão no futuro. Pepe está com 36 quase 37 anos. Marcano com 32 e depois da saída para a Roma nunca mais devia ter voltado.
    Temos a possibilidade de ter uma equipa com vários jogadores da formação, é aproveitar.
    Diogo Costa, Diogo Queirós, Diogo Leite, Tomás Esteves, Vitinha, Fábio Vieira, Romário Baró, Fábio Silva… Francisco Conceição tem de começar a ser aposta na B para em 2021/2022 estar na A a partir tudo

    • AngeloGJ
      Posted Janeiro 15, 2020 at 3:44 pm

      o SC nao quis deixar sair o Diogo Leite, bem que ele precisa jogar para evoluir porque nao me lembro de ver nenhum jogador jovem evoluir no banco, provavelmente o Diogo Queiros vai fazer uma carreira melhor porque ate ser titular do FCP devera ter uns 2 ou 3 emprestimos, e é assim que se compremete a evolucao de um jogador, quanto ao Queiros ainda precisa de mais 1 ou 2 emprestimos, esta a fazer agora a estreia como senior, o Mouscron é uma equipa ao nivel do Moreirense, para ser titular no FCP é preciso bem mais, é preciso ser indiscutivel e um dos craques numa equipa media em Franca, Espanha ou Italia (como foi o caso do Ricardo Pereira), ou uma indiscutivel/craque numa equipa top na Turquia, Belgica, Holanda ou Grecia, neste momento o Diogo Queiros ainda esta longe disso mas tem potencial para chegar la, nao ha necessidade de apressar a evolucao dos jogadores, craques como Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe ou Bruno Alves, com a idade dele estavam a aprender.

      Em relacao a ter uma equipa made in Olival, estou curioso para ver se daqui a 1 ano quando se discutir que o Benfica abandonou a aposta na formacao (porque os jogadores nao teem estaleca para dar dimensao europeia ao clube) se vamos ver sportinguistas e portistas dizerem que nao da para ter uma equipa com varios jogadores da formacao sem que eles estejam verdadeiramente preparados, é que neste momento os portistas(adeptos) tambem querem ser igual ao Benfica, apostar (cegamente) na formacao para poder ter o orgulho de tambem dizer “este é da formacao”, eu acho que Diogo Costa, Diogo Queiros, Diogo Leite, Tomas Eseves e Fabio Silva sao jogadores de qualidade mas nenhum deles esta preprado nem tem a qualidade necessaria para ser opcao nos proximos 2 anos a titular no FCP:

      O Ederson e Oblak chegaram cedo ao Benfica e rodaram ate ser unanime que eram melhores do que gr titular na epoca, o Patricio demorou uns 5/6 anos para estabilizar e consolidar-se no Sporting comprometendo varias vezes a equipa ao longo desses anos, no FCP em relcao ao Diogo Costa pensa-se que o jogador vai estar preparado jogando as Tacas e treinando duro, ok, vamos ver que idade tera o Diogo Costa quando se perceber que ficou demasiados anos no banco e que é hora de jogar para evoluir.

      Diogo Leite, é uma estrada sem carros para os seus adversarios, se nao ganhar dimensao fisica, capacidade de se impor e controlar a sua area de atuacao vai ter nome de quem joga muito mas sem verdadeiramente fazer alguma coisa, e o que ele precisa só vai conseguir adquirir jogando.

      Tomas Esteves, tem potencial mas nao é melhor do que Saravia nem Manafa, na equipa B comete demasiados erros e naquele nivel nota-se que precisa evoluir muito a nivel fisico, precisa de um treinador na equipa B que o ajude a evoluir verdadeiramente e depois ganhar experiencia atraves de 1 ou 2 emprestimos.

      Os unicos que acho que teem capacidade para fazerem parte do plantel do FCP neste momento e caso o nivel do plantel suba sao, Romario Baró(apesar da aparencia ,tem a capacidade fisica para jogar a este nivel, assim como o nivel tecnico e a inteligencia para fazer diferenca ja), Vitinha( a qualidade tecnica e inteligencia fazem dele um jogador que parece estar preprado para ajudar o FCP a manter dimensao europeia) e Fabio Silva (que apesar de precisar evoluir, por causa da posicao e idade consegue faze-lo para ja como suplente), o FCP pode e deve aproveitar os jogadore da formacao mas nao tem como apostar em todos de uma vez(que é o que a grande maioria dos portistas pede/exige) ha muita qualidade mas as vezes nao da para todos terem sucesso juntos, ha uns que precisam comecara evoluir ja e outros que ja estao prontos para fazer parte da equipa e na altura em que os que estiverem a evoluir estiverem prontos talvez os que hoje ja estao prontos ja nao estejam na equipa, penso que o importante nao e’ tentar que sejam todos aposta ao mesmo tempo, mas sim que o maior numero possivel de jogadores oriundos da formacao sejam uteis ao plantel principal e se for possivel tentar manter os jogadores oriundos da formacao o maior tempo possivel na equipa (depois de se afirmarem na equipa principal ficarem em media entre 3 a 4 anos), e se for exemplo haver propsotas por um jogador da formacao e outro que nao e’ da formacao dar preferencia ao jogador da formacao (preferiu-se vender o Ruben Neves por 18M do que Danilo por 30M por exemplo, se o Ruben Neves estivesse hoje no FCP e evoluisse ao nivel que evoluiu atualmente, quantos milhoes nao lucraria o FCP? 60/70M?), acho que estas coisas deveriam estar assentes na gestao desportiva do FCP para o futuro proximo (infelizmente acho que nao ha nenhum planeamento desportivo concreto para o FCP num future proximo, e’ apenas “lutar” para ser campeao e apostar na formacao para alegrar aos portistas que sentem ciumes do rival Benfica)

      • Marcos
        Posted Janeiro 15, 2020 at 7:31 pm

        Tu é que vens falar em ciúmes do Benfica, eu nem mencionei esse clube sequer.

        Os jogadores só evoluem se forem aposta, se jogarem. Até concordo que o Diogo Queirós deva ser emprestado a um clube melhor (bem como o Leite), pois temos Osório (duvido que o Zenit o compre), Mbemba e Marcano, podendo Jorge Fernandes ser a 4ª opção.

        Tomás Esteves não é melhor que Manafá ou Saravia? Pior também não é, de certeza. Não defendo que esta época deva ser titular, como vejo alguns e, aliás, nem disse que todos os jogadores que mencionei devam ser titulares já esta época ou na próxima, tu é que interpretaste assim.

        Tomás Esteves e Francisco Conceição (deposito muitas esperanças nele) precisam de uma época completa na B, ainda são muito novos. O 4-4-2 não assenta ao Porto, precisamos de voltar ao 4-3-3 onde tivemos sucesso muitos anos e temos jogadores para encaixarem muito bem aí.

        • AngeloGJ
          Posted Janeiro 15, 2020 at 9:51 pm

          1. O Osório já foi vendido ao Zenit, 7M e’ aquilo que os russos pagaram pelo Venezuelano.
          2.O FCP se quiser fazer boa figura na próxima época na champions(logo elevar o nível) vai ter de pelo menos contratar 1central para entrar de caras no onze, e’ que Pepe como bem disseste vai fazer 37 anos e será que ainda faz mais 1 época ?, Marcano e’ fraco(nunca deveria ter voltado) e a única coisa que vale são os alguns golos que marca, Mbemba tem qualidade mas precisa ser trabalhado, em 2 anos com SC o jogador não evoluiu(quem evoluiu?), se vier outro treinador(espero bem que sim, Leonardo Jardim para ontem) talvez o trabalhe e ele possa evoluir e tornar-se num central de nível alto europeu, Diogo Leite e’ uma auto estrada e precisa crescer muito tem de sair para jogar e evoluir, Diogo Queirós também precisa continuar a sua evolução, Jorge Fernandes não tem nível para jogar no FCP e Chidozie apesar de ser igualmente da formação e ser bastante melhor do que os Diogos estranhamente não tem lugar no FCP, eu não tenho dúvidas que um outro treinador que não o SC contrate 2 centrais logo que chegue e de guia de marcha a Marcano.
          3.A equipa B precisa de um treinador de futebol, podiam ter apostado no Mário Silva que poderia potenciar os sub-19 e outros jogadores que já estavam na B, mas o tacho prevaleceu.
          4.A história do 433 e’ um assunto não tão simples, que tipo de 433 o FCP teria, um 433 de posse tipo o melhor Barcelona? Um 433 de pressão alta, combate e alto dinamismo tipo Liverpool? Um 433 ofensivo tipo o Real Madrid que venceu a liga dos campeões de forma consecutiva? Um 433 de equilíbrio e transições rápidas tipo FCP de Jesualdo Ferreira? Para mim o FCP não tem jogadores para jogar necessariamente naquele típico 433 que “nos habituou”, tem de ser um 433 totalmente diferente daquilo que “estávamos habituados”, e também não é pela disposição táctica que o FCP joga mal, o FCP joga mal por causa da ideia de jogo que é fraca, porque os jogadores teem dificuldade em cumprir com as ordens do treinador e porque de forma geral tem processos fracos e demasiadas lacunas em setores chaves da equipa, podias mudar a táctica mas se os protagonistas fossem os mesmos e a ideia fundamental de jogo for a mesma o resultado até pode ser pior.
          Jogavas em 433 com:

          Marche
          Corona Pepe Marcano Telles
          Danilo
          Uribe e Otavio
          Marega Soares Luís Diaz

          Qual seria diferença prática ? Eu acho que nenhuma

          • Kacal
            Posted Janeiro 16, 2020 at 4:16 pm

            Nós precisamos, pelo menos, de um DD e um médio de outro nível ou potencial. Sair Uribe e Marega do XI com o Corona a ir para extremo direito.

            Um XI com: Marchesín; REFORÇO, Pepe, Marcano e Telles; REFORÇO, Otávio e Nakajima; Corona, Luís Diaz e Zé Luís. Seria bem melhor! Enquanto o Soares está em forma é aproveitar. Mas não há dinheiro, o problema é esse.

  • Farinheira
    Posted Janeiro 15, 2020 at 2:28 pm

    Na minha opinião está um patamar acima do Diogo Leite.

Deixa um comentário