Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Seis baixas no FC Porto a três dias do Clássico

Os azuis e brancos nos últimos anos têm conseguido recuperar os lesionados em tempo recorde, mas caso Pepe fique mesmo de fora será curioso ver a resposta da dupla Carmo-Cardoso.

Sérgio Conceição não contou com Pepe, Marcano, Zaidu, Veron, Danny Namaso e Evanilson no treino de hoje. Os seis jogadores estão entregues ao departamento médico e fizeram apenas tratamento. Já Zé Pedro, central, de 26 anos, da equipa B, voltou a treinar com o conjunto principal.

29 Comentários

  • Vegeta
    Posted Setembro 27, 2023 at 3:17 pm

    Até sexta, pelo menos, 3 ou 4 recuperam.
    Aos anos que é assim.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Setembro 27, 2023 at 10:04 am

    O Benfica anda a asssustar, mas isso acontece muitas vezes. Por outro lado, não me lembro de um Porto a jogar tão pouco, em altura nenhuma. Como o futebol é imprevisível, nada disto quer dizer nada. Podia dizer que é o jogo do título, mas não sinto que seja.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 27, 2023 at 7:12 am

    Pepe vai a jogo, o Conceição faz sempre este tipo de bluff.
    Vai ser um clássico quentinho. Ainda há bilhetes?

    • Borsalino
      Posted Setembro 27, 2023 at 12:13 pm

      Nada nada. Prevejo que estejam perto de 64K. Quanto ao ambiente, vai ser o mesmo show de ópera dos últimos 2/3 anos.

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 26, 2023 at 8:26 pm

    Ponto prévio, a onda crescente de lesões tem também a ver com as pessoas que vão saíndo da estrutura, como é claro pelo descontentamento de Sérgio com Puga.
    Depois, Pepe é isto. Desde que voltou que Cardoso tem tido 25 jogos por época, logo nem seria novidade esta ausência. Estupidez é atacar uma época com estes centrais e vejo até suplentes nos nossos adversários que seriam titulares indiscutíveis no Porto!
    Além de Pepe, Evanilson também tem sido isto, parece-me lesões mal curadas tal a sua cronicidade, tal como Zaidu. Marcano foi lesão grave e Veron foi o que se viu nas férias.
    Acho que Pepe vai aparecer no clássico e ser substituído e que o Porto irá perder tal a defesa que apresenta e que tem sofrido a olhos vistos (apenas por milagre o Estrela não marcou e foi o único!).

  • Kacal
    Posted Setembro 26, 2023 at 5:21 pm

    Uma coisa é certa com um quarteto como João Mário (mais forte no aspecto ofensivo), Wendell (nem comento) e a dupla Cardoso – Carmo o Benfica vai marcar, se será apenas um já não sei mas um vai marcar é certinho! E mesmo com Pepe acredito que marcasse mas sem ele e a jogar em casa, o Benfica faz golos certinho até porque temos sofrido golos em todos os jogos praticamente e na Luz sem Pepe com esta defesa vai ser certinho, daí que não acredite que consigamos sair da Luz com uma vitória, ficaria muito surpreendido. Diria que um empate já seria muito bom!

    • Messi BeauCoupe
      Posted Setembro 26, 2023 at 6:17 pm

      Kacal, o exemplo como comentador aqui no VM, é com agrado que respondo a um comentário teu deixando já o facto de que sou um adepto do Benfica. Que continues a comentar por muitos mais anos!

      Quanto ao jogo acho que irá ser ela por ela, e, normalmente, tanto o Porto se transcende contra o Benfica como o próprio Benfica se acanha contra o Porto, não entrando em papéis de coitadinhos nem ódios nem nada disso, é só o que tem acontecido ao longo dos meus anos como adepto de futebol, por isso e tendo em conta os momentos de forma (o Porto não tem deslumbrado mas também não tem perdido e tem agarrado muitos dos jogos no final e o Benfica tem fogachos de bom futebol mas consente muitos golos dos adversários) acho que é mesmo ela por ela.

      Espero um bom jogo e que ganhe o melhor!

      • Kacal
        Posted Setembro 27, 2023 at 3:56 am

        Bem desde já agradeço imenso o elogio e as palavras, fico muito contente que me vejas dessa forma e me tenhas em tão boa consideração! É sempre uma honra e faz-me bem sentir bem e com vontade de continuar a comentar com mais força. Que também continues a ler os meus comentários por muitos muitos anos e a desfrutar deste blog, é o que desejo! Muito Obrigado!

        De resto concordo contigo, vai ser ela por ela e também espero um jogo bem disputado e que ganhe o melhor! Apenas acho que vamos sofrer golo e não conseguiremos sair da Luz sem o fazer porque defensivamente temos estado bem permeáveis e a sofrer praticamente em todos os jogos. Isso pode complicar a tarefa de trazer um bom resultado, mas quem sabe. Disputado acredito que seja, vamos ver. Boa sorte para ti enquanto benfiquista e que ganhe o melhor. Um abraço forte!

    • Veridis Quo
      Posted Setembro 26, 2023 at 5:53 pm

      Diga-se que o Porto já foi à Luz bater o Benfica com uma dupla composta por Chidozie e Martins Indi.

      • Kacal
        Posted Setembro 27, 2023 at 3:51 am

        Sim, verdade. Mas o Natal é só uma vez por ano. Não vai acontecer sempre. De qualquer forma certeza só tenho que vamos sofrer golo na Luz, caso esteja errado admitirei o meu erro, mas tenho total convicção nisso, de resto podemos sacar um bom resultado claro, mas eu não acredito que consigamos vencer, o tempo dirá.

  • Borsalino
    Posted Setembro 26, 2023 at 5:17 pm

    Tenho 100% certeza que Pepe estará no clássico.

  • Veridis Quo
    Posted Setembro 26, 2023 at 4:28 pm

    Carmo e Cardoso. Eu diria que entre Sporting e Benfica, há uns 10 centrais nestes plantéis que são superiores a estes dois. Parece-me um desastre à espera de acontecer, caso o Pepe perca muitos jogos. Ou talvez não, uma vez que parece indiferente que jogadores o Porto tem em campo.

    • lipe
      Posted Setembro 27, 2023 at 9:02 am

      Ainda acredito no Carmo, que cale muitas bocas, o miúdo está cheio de qualidade.

    • Kacal
      Posted Setembro 26, 2023 at 5:31 pm

      Sinceramente acho bem discutível essa afirmação. Todos sabemos que no futebol por vezes um jogador parece mau num contexto e noutro já mostra outro nível. Dou o exemplo do Diogo Leite que até agora nada tinha mostrado e no Union Berlin tem tido bom desempenho. A visão sobre o Carmo está a ser feita com base no que tem feito no Porto e é normal que assim pareça mau, mas eu acho que ele vale mais do que isto. Não vale 22 milhões nem metade mas vale mais do que tem mostrado.

      Será que num contexto como o Sporting onde Amorim consegue potenciar bem estes jovens e joga num sistema de 3 centrais ele não estaria a render bem mais e já o veríamos com outros olhos? Em termos de forma e momento concordo contigo, mas se estiveres a falar no geral não acho que seja assim tão certo.

      E quem são esses 10 centrais melhores? Diomandé, Coates, Inácio, Otamendi, António Silva, Morato e mais? St.Juste pode ser mas sinceramente está mais lesionado que a jogar, a verdade é que não é fiável contar com ele. De resto não vejo muitos mais. O próprio António Silva é muito bom e tem potencial, mas tem cometido bastantes erros também. Acho que o Carmo pode muito bem ser tido em conta nesta lista mas está com a imagem do momento que pesa muito. Mas o futuro dirá!

      • Veridis Quo
        Posted Setembro 26, 2023 at 5:52 pm

        Respondi acima.

        • Kacal
          Posted Setembro 27, 2023 at 4:06 am

          Mas quem sabe ele ainda dê a volta por cima e o contexto mude provando o seu real valor e as pessoas o vejam de outra forma, ainda acredito. O tempo dirá!

        • Kacal
          Posted Setembro 27, 2023 at 4:03 am

          Pois já vi mas apenas concordo com Diomandé, Coates, Inácio, Otamendi, António Silva e Morato. Os restantes não. Nunca posso equacionar um St.Juste aqui quando o homem não consegue ter continuidade suficiente sem ter uma lesão, simplesmente não é fiável e prefiro ter o Carmo a 100% que o St.Juste a perder tantos jogos. E o Tomás Araújo na minha opinião nunca na vida é melhor que o Carmo. Esteve bem no Gil Vicente, mas o Carmo também no Braga onde mostrou um nível que o Tomas Araújo ainda só sonha ter. Tem potencial, mas pode muito bem sair outro Ferro tendo em conta o hype que já tem sem ter provado o suficiente. E o João Victor nem calçou praticamente no Benfica, para já nada provou na Europa. Que Fábio Cardoso até aceito, agora Carmo não concordo que algum central seja superior a ele além dos referidos na primeira frase que disse.

          E acrescento que o contexto tem muito impacto nisto porque talvez noutro contexto estivessemos a colocá-lo ao nível de alguns da primeira lista…

          • Veridis Quo
            Posted Setembro 27, 2023 at 11:11 am

            Eu não estou a dizer que o St. Juste é fiável ou que é preferível ter um jogador incrível que faça 15 jogos a um fraquinho que faça 40. O Thiago Alcantara também não o é, mas não é por isso que o Curtis Jones é melhor jogador que ele. O que eu disse é que o St. Juste é melhor que qualquer um deles, o que me parece algo quase factual. Se é preferível ter um ou outro devido a isso é outro debate.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Setembro 26, 2023 at 5:26 pm

      Otamendi, António Silva, Coates, Inácio, Diomandé e, com muito jeitinho e já puxando um bocado, o Morato… qual dos outros é superior ao David Carmo ou até mesmo ao Fábio Cardoso?

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 26, 2023 at 9:42 pm

        Falta provavelmente o melhor deles todos, o St. Juste, mas percebo que não conte pelas lesões.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Setembro 26, 2023 at 10:02 pm

          Do que aqueles todos não, mas do que alguns deles e sem dúvida ao Carmo e ao Fábio é superior de certeza.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Setembro 26, 2023 at 10:01 pm

          Não foi por isso, foi mesmo por esquecimento porque não tem jogado. Mas claro que conta e é superior àqueles todos.
          *
          Não diria que ele é superior ao Diomandé, do pouco vi acho que está ali um predestinado.

      • Veridis Quo
        Posted Setembro 26, 2023 at 5:51 pm

        É uma hipérbole, mas juntava St. Juste, Tomás Araújo (para mim a época que faz no Gil é superior a qualquer uma no Santa Clara e se tivesse que escolher um, era o Tomás) e João Victor (tenho quase a certeza que a ir para o Porto estava à frente de ambos na hierarquia) a esses que mencionaste. Sem grandes dúvidas. Nem acho que o Morato seja sequer discutível com o Fábio Cardoso. O Morato é central de 30M, no mínimo. Se fosse um esquema a 3, como o Conceição parecia querer implementar, também me parece difícil que o Fábio Cardoso alguma vez demonstrasse o rendimento do Matheus Reis em 21/22, por exemplo. Nesse esquema, também metia o Reis à frente do Cardoso.

        Não são 10, mas não anda longe.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Setembro 26, 2023 at 7:25 pm

          O Fábio jogou a doer pelo FCP, claro.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Setembro 26, 2023 at 7:25 pm

          Esqueci-me do St. Juste.

          Tomás Araújo nunca jogou a doer pelo Benfica, o Fábio Cardoso já e não me parece que tenha comprometido.

          O Morato é central de 30M com base em quê? Ou referes-te ao potencial? É que se estivermos a falar de potencial, o Carmo esteve à beira de ir para o Liverpool em Janeiro de 2021, antes da lesão gravíssima. Não me parece que o Morato alguma tenha estado sequer numa lista de 20 prioridades para um Liverpool.

          • Veridis Quo
            Posted Setembro 27, 2023 at 1:55 am

            Não tenho propriamente um cavalo a defender nesta luta, uma vez que sou do Sporting. Se tivesse que os escolher, por ordem, para ter no meu clube, o ranking é fácil na minha mente. Morato, Tomás, Carmo e Fábio. E o Morato com bastante distância, tem atributos físicos e saída de bola (mais sendo esquerdino), que o colocam logo numa categoria rara.
            O Fábio não compromete, quase na mesma medida que se diz que o Esgaio não compromete. É miserável na saída de bola, tem constantemente falhas técnicas e bate na frente sempre sem critério. Mesmo defensivamente, está longe de ser muito seguro. O Carmo é super duro de rins e tem uma velocidade assustadora. É verdade que é imponente fisicamente, bom no jogo aéreo e tem alguma qualidade de passe (se bem que compromete com demasiada regularidade), mas é insustentável ter alguém que parece ter dificuldades em ganhar uma corrida ao Luisão em final de carreira e que tem uma agilidade nula. A mobilidade dele assusta, mais ainda num clube grande. O Coates que sofre nesses aspetos, é muito (mas mesmo muito) mais capaz. O Carmo em campo aberto é horroroso em termos de velocidade. Idem na agilidade e deslocamento lateral.
            Esteve à beira de ir para o Liverpool? Certo e o Trincão foi para o Barcelona. É isso que define níveis?
            Eu preferia mil vezes ter o Morato no Sporting que o Carmo.

Deixa um comentário