Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sensação da Premier League fora 3 meses; Tiago Caeiro (Belenenses) marcou 2 mas o árbitro só viu 1

Para quando a tecnologia da linha de baliza no nosso campeonato (não terá a FPF, independentemente da liga ser organizada por outra entidade, capacidade para suportar esse custo)? À margem do debate sobre a introdução dos meios tecnológicos, se o golo é cada vez mais raro temos de arranjar uma maneira de o proteger.
O Belenenses regressou às vitórias na Liga ao derrotar o Tondela, por 2-1. Tiago Silva marcou na 1.ª parte, Caeiro, com um belo golo, ampliou, tendo Piojo reduzido perto dos 90. Resultado que valoriza a melhor exibição dos azuis, sendo que estes 3 pontos permitem a subida ao 10.º lugar (apenas a 1 ponto do 6.º), já o Tondela é agora último. Mas um encontro que fica marcado por um lance polémico. Depois de um remate de Dalcio ao poste, um outro remate de Tiago Caeiro bate na barra e cai dentro da baliza, para lá da linha de golo (o que na altura seria o 2-0), no entanto o árbitro-auxiliar que acompanhava o ataque dos azuis não se apercebe que a bola entra e manda seguir. 
Já levava 5 golos e 3 assistências e foi decisivo nas vitórias dos hammers frente ao City, Chelsea, Arsenal e Liverpool – Baixa de peso para Bilic. Dimitri Payet, do West Ham, vai ficar afastado dos relvados durante 3 meses. O internacional francês, que estava a encantar a Premier League com a sua técnica individual, contraiu uma lesão no tornozelo frente ao Everton, no passado sábado.

0 Comentários

  • Daniel Santos
    Posted Novembro 9, 2015 at 8:57 pm

    A minha pergunta é mais geral: para quando uma revisão das regras do futebol assim como uma clarificação do que é considerado falta ou não? Tempo cronometrado, mais substituições, etc. Quanto às faltas, parece-me que de árbitro para árbitro o critério muda. E no que toca a tecnologia parece-me impossível que em 2015 e com todo o avanço tecnológico que temos ao nosso dispor, o futebol seja igual ao que era há 20 anos ou mais.

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:10 pm

      A questão da falta será sempre "subjectiva", e isso é valido para todos os desportos, pois 2 pessoas diferentes têm 2 interpretações diferentes de lances que por vezes são de analise subjectiva e complexa e isso será sempre assim em todas as modalidades

      Quanto ao resto, concordo com o tempo cronometrado, por exemplo 35/40 minutos cronometrados (dependeria depois da forma como seria esse cronometragem, pois há modalidades como o Basket em que o tempo para a cada paragem ou saida de bola…mas na NFL por exemplo já não é assim, e o relógio só para mediante algumas condições…) e acaba-se as simulações de lesões e perdas de tempo etc…

      Quanto às substituições acho bem como esta 3 apenas

      De resto não estou a ver que mais regras façam sentido mudar, acho que esta tudo bem, com excepção da introdução da tecnologia, mas quanto a essa teria de se ver bem a forma e em que situações poderia ser usada…

    • Daniel Santos
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:23 pm

      O meu problema é que não há uma clarificação no que respeita às faltas. Um agarrão/empurrão fora da área é constantemente marcado mas dentro da área (quase) nunca é. Ou a questão da intencionalidade da mão na bola ou não. Não acho que a marcação das faltas devesse ser tão subjectiva como é, é a minha opinião.

      Se o tempo cronometrado fosse implementado eu diria que já era um grande avanço mas por exemplo a questão das substituições prende-se mais com os casos de lesões em jogadores. Não me parece justo para nenhuma equipa ter "menos" substituições porque algum jogador se lesionou. Isso apenas serve para desiquilibrar um jogo que já por si é dos desportos mais desiquilibrados.

      Assim de repente não me lembro de mais "regras" a mudar (também não quero mudar o futebol radicalmente, hehe). A tecnologia contudo era mais do que bem vinda e com o tempo cronometrado não havia problema em parar mais um bocado se o árbitro necessitasse de rever um lance para o ajuizar correctamente principalmente no que respeita a foras-de-jogo e penálties que acabam por ser das maiores causas dos "erros de arbitragem" e que geram todas as semanas discussões do #colinho ou #limpinholimpinho. O futebol neste aspecto está podre. A seguir a qualquer clássico passa-se mais tempo a falar de quem foi mais beneficiado do que quem realmente jogou bem e mereceu ganhar.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:24 pm

      Concordo. duas partes de 30 minutos, sendo que o tempo pára SEMPRE que a bola sai. Assim acabam-se as perdas de tempo. Outra regra para mim é: um jogador que precise de receber assistência é obrigado a ficar de fora 3 minutos. Isto impediria as "lesões". Por fim, introduzia o video-árbitro (que pode chamar o árbitro principal em 3 situações: lances dentro da área, foras-de-jogo e agressões, bem como pode ser o árbitro principal a chamá-lo) e a tecnologia de baliza. Sou sportinguista, ontem provavelmente tínhamos perdido 1-0 (ou não, porque os jogadores do Arouca não tinham como perder tempo), mas creio que é o melhor para o futebol.

    • Anónimo
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:31 pm

      A parar o jogo só no caso de faltas e lances de alguma polémica. Não creio que lançamentos/cantos/pontapés de baliza faça grande sentido (mas é discutível). Daquilo que tenho visto, uma parte tem entre 25 e 30 minutos de jogo corrido. Por isso, não sei se os 45 minutos seriam para manter se o cronómetro parasse.
      Além disso, é muito difícil mudar as regras no mundo do futebol pois é preciso agradar a muitas (mesmo muitas) pessoas e isso nunca é fácil pois cada um tem os seus interesses a curto prazo e ninguém está preocupado com o longo prazo.
      Sem dúvida, o futebol precisava de introduzir novas regras, de todos os desportos foi dos que menos se alterou ao longo das décadas.

      JR

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:42 pm

      Daniel Santos

      Um empurrão dentro ou fora da área é sempre falta e isso esta bem explicito nas regras do jogo, agora dentro da área origina um penalti (que significa quase sempre golo) e isso leva os árbitro a retraírem-se aquando da marcação de falta dentro da área

      Mas isso não é uma questão de falta de ser clarificado nas regras, é algo que será sempre assim, porque o próprio árbitro no seu sub consciente tem sempre "medo" de marcar um penalty errado e assim condicionar um jogo…Imagina, uma coisa é errares numa falta a meio campo, outra é num penalty, isso esta sempre presente no sub consciente de quem apita…

      Quanto "ao futebol ser dos desportos mais desiquelibrados"???

      Discordo completamente de ti, o futebol é talvez a modalidade mais equilibrada que existe e onde há mais surpresas e onde os mais pequenos vencem mais facilmente os maiores…basta veres modalidades como Andebol, Volei, Hoquei Patins, Rugby etc onde os mais fortes ganham sempre…

      Até pelo facto de o golo ser um "bem escasso" no futebol, há muito mais surpresas…um jogo pode começar e acabar empatado a zero…isso é rara a modalidade que tal acontece…no Andebol uma equipa mais fraca não pode ir jogar para o 0-0 e terminar o jogo empatada…no Rugby igual etc…no Volei uma equipa mais fraca até pode vencer 2 Sets a uma mais forte e mesmo assim corre o serio risco de perder…no futebol uma equipa mais fraca se marca 2 golos pode perfeitamente ganhar 2-0

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:42 pm

      Concordo com as sugestões Zé Maria

    • Daniel Santos
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:22 pm

      JR, a ideia seria parar em situações potencialmente importantes no resultado final de um jogo, claro. Isso teria de ser bem discutido.

      Kafka, é dos mais desiquilibrados no sentido em que noutras modalidades as equipas têm sensivelmente o mesmo número de ataques e, portanto, a potencialidade de marcaram sensivelmente o mesmo número de pontos. No futebol isso não se passa. Obviamente que tudo o que disseste está correcto mas não era a isso que me referia.

    • Rui Pedro Santos
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:41 pm

      A avaliação das faltas será sempre subjectiva porque o árbitro é um ser humano e não um robot que perante os mesmos estímulos reage sempre da mesma forma. Além disso há um factor que influencia de forma acentuada as decisões que é o posicionamento do árbitro e consequentemente o ângulo de análise do lance. Há situações que vistas de um ângulo parecem "sarrafadas" a merecer até vermelho e vistos de outro mostra que nem falta é, e isso acontece com muito mais frequência que nós julgamos.

    • Anónimo
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:51 pm

      As sugestões são acutilantes mas apenas equacionam as primeiras divisões. De que forma seria cronometrado um jogo num encontro da distrital?Todas estas medidas requeremmeios inexistentes nas divisões interiores e apenas iria aumentar o fosso entre elas.

      Severine

    • cards
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:53 pm

      Só vão introduzir tecnologia quando numa final de um mundial houver barraca e das grandes até lá é roubar os pequenos.

    • Daniel Santos
      Posted Novembro 9, 2015 at 11:26 pm

      Severine, então é preferível ficarmos quietos?

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 12:51 am

      Severine, Nos outros desportos as divisões inferiores também não têm os meios tecnologicos é uma não questão.

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 12:57 am

      Já sabem a minha opinião, portanto concordo com quase tudo o que seja mudar as regras obsolentas do Futebol.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 2:59 pm

      No rugby não há video-árbitro em Portugal. Isso impede que o video árbitro seja uma ferramenta muito útil no Rugby ao mais alto nível?

      Zé Maria

  • João Dias
    Posted Novembro 9, 2015 at 8:59 pm

    Aposta completamente falhada no Rui Bento.

    Alguma vez isto é treinador de I Liga? Fraquinho…

    • Anónimo
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:14 pm

      Cidadão João Dias só um presidente incauto e amador como me parece ser este do Tondela se lembraria de ir buscar um treinador que foi corrido a pontapé de um clube que hoje anda pela Distrital… Se não era bom para a agremiação desportiva Beira-Mar não seria bom também para o Tondela!

      Acácio Norberto

    • João Dias
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:25 pm

      Mas olha que na altura o Beira-Mar estava na I Liga e o Tondela no CNS…

      E, sim, podes gozar à vontade. Apoio um clube da II Distrital com muito orgulho.
      Há mais qualidade do que pensas… o futebol praticado é bem mais bonito de se ver que o da II Liga, por exemplo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:50 pm

      Cidadão João Dias tomaste como tentativa de gozar algo que não o foi. Simplesmente afirmei que se Rui Bento não era bom para o Beira-Mar (quando na altura estavam na Primeira) também não o vai ser para o Tondela agora que tem o mesmo objectivo que o Beira-Mar tinha na altura.

      Quanto a apoiares um clube da II Distrital… Só devo eu e qualquer um valorizar isso. Apoias o teu clube local e isso é de louvar. Se todos os aveirenses, conimbricenses, leirienses, viseenses, farenses, escalabitanos fossem como tu os clubes destas cidades certamente seriam de Primeira!

      Acácio Norberto

    • Gabriel Esteves
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:20 pm

      Força grande Beira!! Estamos forte, mas será difícil de subir, como se esperava. Há grande equipas com mais trabalho e preparação para esta liga, como o Vista Alegre, o Oiã e o Mourisquense. Vamos lutar e dar tudo, com o apoio dos adeptos. A vinda do Beira para o Mario Duarte foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Adeptos presentes, fazem deslocações aos outros estádios e nota-se que estão com o clube.

      Quanto ao Rui Bento, não tem nível para uma Primeira liga, nem de perto nem de longe.

    • Vieira
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:25 pm

      João Dias, estive no Mário Duarte à duas semanas, e posso bem afirmar que o futebol praticado não é mais bonito que o da segunda liga, apenas ganha algum encanto por ser disputado no "velhinho". Mas sempre tem piada de se ver e se deus quiser pro ano já estamos na primeira distrital.

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 9, 2015 at 11:13 pm

      João Dias e Vieira
      Como estão as perspetivas de subida?Qual é o próximo escalão já agora?

    • João Dias
      Posted Novembro 9, 2015 at 11:45 pm

      Temos qualidade para subir à I Distrital, Gonçalo ;)

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 11:58 pm

      João Dias

      E financeiramente como é que o clube está? começaram do zero? ou ainda têm muitas dividas? nunca percebi muito bem como essa parte ficou resolvida?

  • Anónimo
    Posted Novembro 9, 2015 at 8:59 pm

    É um lance difícil, ainda para mais porque o guarda redes do Tondela tapa a visão do árbitro assistente.

    Álvaro

  • Kafka I
    Posted Novembro 9, 2015 at 9:02 pm

    Segundo sei na PRemier League custou cerca de 13 milhões de eur a introdução da tecnologia na linha de baliza…

    • luis bcn
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:22 pm

      No futebol não sei, mas no tenis, o Hawk-Eye nem sempre é "accurate "

      De resto mais vale permitir um video-arbitro. A tecnologia da linha de golo tem pouco uso…não são assim tantos os casos.

    • Diogo Silva
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:23 pm

      Não deverá custar tanto à FPF julgo eu..

    • Diogo Silva
      Posted Novembro 9, 2015 at 9:38 pm

      luid bcn, podem não ser assim tantos casos, mas quando surgem, custam empates ou vitórias ou podem até custar títulos..

    • Rafael Vicente
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:21 pm

      Luis bcn, enganas-te neste momento o olho de falcão tem uma taxa de eficácia a rondar os 97%. Quando apareceu aí sim era muito pouco eficaz, quem não se lembra de Federer numa final do AO contra o Safin (ou meia, não me lembro) pedir Challenge por uma bola que foi claramente um palmo fora e justificou que era um forma de se livrar logo dos 3 Challenges para não ter a tentação de utilizar algo muitas vezes ineficazes. Mas hoje as coisas estão diferentes.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 3:02 pm

      Em vez de se esbanjar dinheiro nos pinos de baliza (árbitros é coisa eu não são) poupava-se isso tudo e instalava-se a porcaria da tecnologia em todos os países da UEFA.

      Zé Maria

  • AndreC.
    Posted Novembro 9, 2015 at 9:34 pm

    A tecnologia da linha de golo é a unica tecnologia que concordo que seja imposta no futebol, porque não envolve subjectividade. Tudo o resto só tiraria muito do que o futebol tem de bonito e espetacular

    • Ruben
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:41 pm

      Assino por baixo

    • Eagle
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:42 pm

      AndreC peço desculpa mas não concordo consigo o futebol de hoje até pode considerar bonito mas talvez fosse mais lindo sse houvesse paragem de tempo quando houvesse falta e simulações que a gente costuma ver quase sempre em jogos isso tudo para a equipa ganhar e mesmo com o tempo de compensação conseguem perder tempo e isso acontece quase sempre com as equipas pequenas quando jogam com os grandes exemplo imagina que uma equipa pequena marca aos 10m de jogo aposto que queimavam tempo e só víamos para aí 20 m do restante jogo o resto era só simulação acha brm os adeptos pagaram bilhete para ver teatro?

  • Anónimo
    Posted Novembro 9, 2015 at 9:46 pm

    A BTV foi pioneira no derby com o sporting na tecnologia da linha do golo.
    Ass: Alves

    • Miguel'zinho
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:57 pm

      Errado. Na final da taça da liga na época passada foi a primeira vez que se utilizou isso em Portugal.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:22 am

      Caro Miguel esta errado! A sua analise não e seria na taça da liga foi um pequeno teste no derby foi utilizado a linha de golo mas a maquina de propaganda do sporting tentou abafar para dizerem que o benfica não e um clube serio e defende novas tecnologias que ajudem a verdade desportiva!
      Ass: Alves

  • Pedro Fernandes
    Posted Novembro 9, 2015 at 9:58 pm

    Pena a lesão… bem, está visto então quem é que vou tirar do meu Fantasy. Desse ponto de vista até me facilitou a escolha.

  • Diogo Silva
    Posted Novembro 9, 2015 at 10:07 pm

    Dimitri Payet estava a ser uma excelente surpresa na Premier League, e vai ser uma grande baixa no onze dos Hammers..

  • Sérgio Pereira
    Posted Novembro 9, 2015 at 10:19 pm

    Seja tecnologia de linha de baliza, ou olho de falcão como no ténis, ou TMO como no râguebi, ou "automatic review" de jogadas importantes como no futebol americano (no futebol essas jogadas seriam golos e faltas para grande penalidade, por exemplo), a verdade é que o futebol precisa de se atualizar e rápido, se tal não acontece é porque interessa a alguém (ou muitos alguéns).

    E não me venham com tretas de que desvirtuava este "desporto bonito e espetacular". O basquetebol não é um desporto bonito e espetacular? Ou o ténis, ou o râguebi, ou muitos outros que já têm tecnologia moderna? E não são desportos com tantos ou mais anos de existência como o futebol? Então acabem com as desculpas de mente retrógrada e traga-se o futebol para o século XXI.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 9, 2015 at 10:34 pm

    Tecnologias no futebol já era para ontem!

  • Carlos
    Posted Novembro 9, 2015 at 10:43 pm

    Será muito absurdo pensar que os penaltis deveriam ser marcados no sítio onde foi sofrida a falta? Não tem lógica uma falta dentro da área juntos à linha de fundo dar direito a um remate no centro da área…digo eu!

    • Anónimo
      Posted Novembro 9, 2015 at 11:22 pm

      Carlos, isso só iria aumentar o numero de cacetadas que os defesas (e não só) iriam distribuir pelos
      jogadores mais dotados técnicamente :-)

      José Carlos Pereira

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 9, 2015 at 10:47 pm

    Esta tecnologia na linha de golo é muito útil e mais ainda seria se fosse criado um dispositivo para assinalar os fora-de-jogo (ou pelo menos que substituam os "bandeirinhas" por árbitros com acesso televisivo para ajuizar estes lances).

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 11:09 pm

      O fora de jogo é uma coisa mais complexa, e obrigaria os 22 jogadores a terem chips, para além da bola claro para além de várias condicionantes, porque a tecnologia não é capaz de definir a diferença entre um fora de jogo posição ou um fora de jogo efectivo

      É uma regra demasiado "complexa", é obvio que tecnologicamente era possivel, não sei é até que ponto era viável e de fácil execução de maneira a não atrapalhar o jogo….

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:01 am

      Kafka I,

      Não era muito difícil, já se faz isso por exemplo para saber quanto o jogador correu no campo, sprints etc (e eles não têm chip nenhum). Talvez, o mais difícil fosse definir a altura do passe, provavelmente com um acelerometro na bola ou algo do genero.

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:27 am

      altura do passe, quero dizer, momento do passe.

    • Kafka I
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:30 am

      JSC

      Isso dos kms percorridos é diferente e não sei até que ponto que é 100% exacto, agora no fora de jogo (na minha opinião) tinha de ser 100% exacto ao milimetro, portanto acho que só era possivel caso todos os jogadores tivessem um chip, mas não é por ai, cada um usava um chip…

      Agora outra questão, como dizes a um "computador" para distinguir um fora de jogo de posição de um fora de jogo efectivo? isso só um Humano sabe destinguir, porque tem a ver com o entendimento do próprio jogo, é algo "subjectivo" e não efectivo e um computador só sabe analisar coisas efectivas…

      Outra questão que te ponho, falas num "acelerometro", podia ser uma solução, mas não te esqueças das "mil e uma" variantes do fora de jogo, e da questão do meio campo, ou do jogador que recebe o passe estar atrás da linha do meio campo, ou mesmo atrás da linha da bola que são situações onde já não há fora de jogo, independentemente do posicionamento dos adversários..etc etc..ou mesmo quando é um adversário a fazer o passe, ai também não ha fora de jogo

      Obvio que se o Homem já foi à Lua, também consegue programar tudo isto num Computador, (aliás há coisas bem mais complexas sem duvida) agora duvido que tudo isto seja possivel com um grau de exactidão de 95 a 100% sem todos os 22 jogadores usarem um chip

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:59 am

      Acho que com 1 chip seria muito difícil com as regras actuais do futebol (cabeça, tronco e pernas a contar para o fora de jogo), teria de se alterar ou para o corpo tudo, ou para um ponto espefico.

    • RREB
      Posted Novembro 10, 2015 at 3:42 pm

      Eu também pensei nisso do chip ligados entre wireless e com sensores mas com um supervisor humano, algo como um quadro no qual o 5 arbitro consegue saber se no momento em que a bola foi passada ( também teria um chip sensivel ao toque) ele tem os jogadores á frente e os chips a indicarem quem está em jogo.
      Humanamente é impossivel para os arbitros estarem sempre prontos para o fora de jogo, envolve acompanhar dois ou mais movimentos em lugares distintos do campo

  • Moltisanti
    Posted Novembro 9, 2015 at 11:17 pm

    Esta questão das tecnologias no futebol merece uma discussão mais aprofundada e ampla. Isto não é só dizer que a tecnologia faz falta sem se pensar como e quando.
    Ou seja, quando se fala nas ajudas no fora de jogo eu gostava que me explicassem como seria aplicado, porque vejo várias pessoas a reclamarem o uso mas nunca a sua aplicaçao.
    Por exemplo o fiscal de linha marca fora de jogo, e depois uma equipa pede a revisão do lance, se se verificar que foi mal assinalado como se recomeça o jogo? Como se recupera a jogada de ataque?

    Outra questão, ontem para mim houve um penalty claro por assinalar contra o Sporting, e hoje com espanto meu vejo 3 experts da arbitragem a dizerem que não há nada. Se houvesse um vídeo-árbitro acabaria a suspeição? Ou ainda exponenciaria as teorias da conspiração? Quantos lances de mão na área íamos estar a discutir a idoneidade do vídeo árbitro.

    Quanto à linha de golo que é uma questão de sim ou não acho que era indispensável a sua aplicaçao embora algo cara. E acho interessante cronometrar o jogo para acabar com o anti-jogo. Outra questão era o quarto árbitro anotar os amarelos com a ajuda da TV, acho inacreditável em 2015 o árbitro andar com o Bloco e parar o jogo para escrever o número do jogador faltoso.

    Concluindo, acho que era interessante o uso das tecnologias no futebol mas nunca comparar com outros desportos, porque cada um tem a sua especificidade e cada um merece uma discussão mais séria sobre a aplicação real.

    • Daniel Santos
      Posted Novembro 9, 2015 at 11:34 pm

      Na minha opinião o fora-de-jogo só podia ser contestado depois da jogada terminar.Caso desse golo e fosse de facto fora-de-jogo, o golo era anulado e seguia com falta marcada na zona do fora-de-jogo como sempre. Acho que com jeitinho e alguma discussão encontrar-se-iam soluções.

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:08 am

      Bem posso te explicar, já se usa um sistema de posicionamento que dá quanto e como um jogador correu e onde portanto basta aplicar um acelerometro na bola para definir a altura do passe. Verificar a posição dos jogadores nesse momento. Até é "bastante" fácil, bastando aplicar o acelerometro na bola e um processador (exterior) para analisar os dados. Ou mesmo um humano com acesso a esses dados (basicamente pode dar a decisão em tempo real 5/6 segundos se for bem feito).

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:09 am

      Deixaria de ser necessário fiscais de linha, para essa função pelo menos.

    • JSC
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:14 am

      Mão na bola, bola na mão, também era fácil de resolver.

      Por exemplo com o mesmo acelerometro na bola (o tempo de reacção de um humano no minimo é de 0,1s, é assim que são definidos no atletismo para decidir as falsas partidas), portanto se a bola tiver levado menos desse tempo, ou por exemplo 0,5 segundos (definia-se um tempo), considerava-se bola na mão, se o jogador tivesse tempo para retirar a mão seria mão na bola. É fácil de arranjar soluções, o problema é que ninguém quer discutir nada e esta é a verdade.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 3:06 pm

      Moltisanti, o Rugby é um desporto teoricamente mais difícil de analisar. Nunca NIUNGUÉM pos em causa a integridade do vide-oárbitro.

      Zé Maria

  • Anónimo
    Posted Novembro 9, 2015 at 11:28 pm

    Moltisanti esse seu 1º parágrafo diz tudo.
    Na verdade, como se recomeçaria o jogo?
    Só vejo uma hipotese: os fiscais de linha de linha nunca assinalarem fora de jogo.
    Se não é, tudo bem a jogada é válida.
    Se é, a equipa prejudicada pede ao video arbitro e esse confirma que era fora de jogo :-)
    (mas na verdade, isto também não tem pés nem cabeça.)

    Marques

Deixa um comentário