Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sérgio Conceição vai deixar o FC Porto

Teve medo de não conseguir ganhar sem os truques que marcaram a Era Pinto da Costa? Não se entende esta decisão depois de ter renovado por 4 anos há um mês. Se nessa altura sentia que tinha capacidade para continuar, o facto do presidente ser diferente não devia ser argumento para sair, mas…

Sérgio Conceição deve anunciar esta semana o Adeus ao FC Porto. O treinador já teve respostas a soar a despedida durante o fim de semana e hoje André Villas-Boas também pareceu confirmar isso com a declaração durante a cerimónia de entrega da Taça de Portugal no Museu do clube. «Sete anos maravilhosos e de títulos. Obrigado por tudo o que fez», afirmou o presidente dos dragões.

48 Comentários

  • Gorlami
    Posted Maio 27, 2024 at 7:03 pm

    Sentimento agridoce. Eu sinto que estou numa relação tóxica com o Sérgio Conceição. Passei a época toda a pedir que fosse embora, agora que vai, nem sei o que pensar.
    É sem dúvida um dos treinadores mais importantes da história do Porto, não fosse ele nem sei em que situação estava o meu clube (aqueles 4 anos sem títulos pré-SC estavam a parecer cada vez mais a nova realidade do clube). Mas fica marcado por tantas m*rdas que me enojou.

    Chamei-lhe de trolha e terrorista. Chamei-lhe de brilhante taticamente. Chamei-lhe o meu mister. Mas estava na hora. Tinha demasiado poder, tomava decisões demasiado irracionais, era demasiado casmurro e orgulhoso. Já chega.
    Desejo-lhe toda a sorte do mundo e deixo um enorme obrigado por tudo o que fez pelo meu Porto.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 27, 2024 at 7:13 pm

    Apesar de tudo a sua passagem pelo Porto foi muito benéfica para o clube. Chegou sem grandes expectativas ao clube e com um plantel com remendos e com jogadores que tinham estado emprestados nas épocas anteriores tendo recuperado muitos jogadores. E conseguiu ter sempre uma equipa competente e na luta por títulos embora as ajudas da arbitragem tenham ajudado claro. Teve sempre muitos anticorpos, muitos causados por ele e ganhou muitos títulos.
    *
    Mas estava na altura de uma mudança e o Porto precisa de alguém que valorize jogadores jovens e que mostre um futebol mais positivo. O Porto vai ter que começar um projeto novo e sangue novo no comando técnico será o ideal. Quanto a possível sucessor, não sei quem possa ser mas o Porto vai ter que ser paciente e escolher muito bem dentro dos critérios que enumerarem.

  • Jasomp
    Posted Maio 27, 2024 at 7:27 pm

    Boa notícia para os rivais.

  • Nickles
    Posted Maio 27, 2024 at 7:34 pm

    Veremos pela primeira vez um Porto a precisar de competência para ganhar

  • Red Scorpius
    Posted Maio 27, 2024 at 7:40 pm

    Penso que o FCP muito deverá a Sérgio Conceição pelos resultados que foi conseguindo numa fase complicada do clube, espartilhado pelas regras do fair play financeiro.
    Devolveu ao clube uma mística que estava a desvanecer-se, parecendo-me que foi o homem certo para a fase do clube.
    Como todos os outros, terá errado nalguns momentos, acumulou um desnecessário elevado número de expulsões.
    Recuperou jogadores emprestados, fez crescer outros, não se inferiorizando face a rivais aparentemente com melhor fôlego financeiro.
    Conseguiu alguns bons resultados na Champions, com grande capacidade competitiva.
    Creio que quem o contratar ficará bem servido.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 27, 2024 at 7:49 pm

    Não causa qualquer estranheza.

    Por muita alergia que possa ter causado nos adeptos rivais e até nós próprios, se realmente for factual que Sérgio Conceição abdica da indemnização porque Villas Boas tem outro projeto desportivo, é uma atitude de homem com H grande.

    Tem defeitos, é demasiado bélico e com comportamentos várias vezes inaceitáveis mas é factual que sai com uma enorme bagagem de títulos, e enquanto benfiquista eu não me esqueço do primeiro, conquistado quando apenas lhe deram Vana como reforço.

    Eu pessoalmente acho que é um excelente treinador, que estuda muitissimo bem os adversários e que incute à sua equipa uma vontade e uma garra muito fortes.

    O futebol não é nem nunca foi vistoso, Sérgio sempre preferiu atletas menos técnicos e mais físicos e essa postura já vinha do seu Nantes (o último Nantes verdadeiramente competitivo na Ligue 1).

    Provavelmente será esse o destino… Marselha talvez. E se assim for será um Porto parte 2 porque é o clube perfeito para ele.

    Pior será para Villas Boas…

    Não há técnicos portugueses com cartel suficiente e disponíveis para treinar o Porto, logo o mesmo virá do estrangeiro.

    O último foi Lopetegui…

    Por muito melhor abordagem que tenha ao jogo, difícilmente fará no seu início com um Porto depauperado, os azuis e brancos tão competitivos do que faria Sérgio

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 27, 2024 at 8:14 pm

      O trabalho do Sérgio no Nantes é para mim o melhor trabalho da sua carreira. Inacreditável o que fez em poucos meses (tirou-os da linha de água para os deixar às portas da Europa.

      • Flavio Trindade
        Posted Maio 27, 2024 at 9:05 pm

        Verdade Neville.

        Aquela equipa tinha muito pedreiro mas ainda assim o Sérgio potenciou jogadores como o Diego Carlos, o malogrado Sala, Harit e Rongier…que curiosamente caso se confirme o Marselha podem reencontra-lo.

    • Diogo Oliveira
      Posted Maio 27, 2024 at 8:25 pm

      Concordo com o teu comentário. Como portista, naturalmente, estou apreensivo.. Conceição deixar um enorme legado, tendo em conta o estado do clube e o Porto, na verdade, precisa de figuras como o Conceição para ambicionar mais.
      A escolha de um técnico será o primeiro grande teste do Villas-Boas e pelo que vejo no mercado, atualmente, preferia era o regresso do Villas-Boas treinador ahah

      • Flavio Trindade
        Posted Maio 27, 2024 at 8:57 pm

        Diogo, depende do quão atrativo possa ser o projeto que Villas Boas apresenta.

        O dinheiro é escasso, ou nulo, mas há boa matéria prima nos escalões jovens.

        Provavelmente será Zubizarreta a escolher o técnico.
        Já ouvi falar em Valverde ou Potter mas seja quem for não terá tarefa fácil

        • Diogo Oliveira
          Posted Maio 27, 2024 at 9:46 pm

          Sim, parece que será da sua competência. O Valverde seria um nome interessante, mas já renovou pelo Bilbau e parece querer continuar por lá. O Potter não me parece que seja técnico para o Porto. Como já disse, o Porto tem de ter um treinador carismático e que beba da mistica que carateriza o Porto e o Potter não parece ter esse perfil.
          Adoraria, não sendo o Sérgio, que fosse o Vítor Bruno, mas não deverá deixar o Conceição.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 27, 2024 at 8:18 pm

    A mim não me causa nem alegria, nem tristeza. É um sujeito tóxico e nojento claro. Mas enfim é com os portistas decidirem se o seu treinador pode ser um arruaceiro que deveria ser expulso em TODOS os jogos que disputa, pois, como ontem se viu, nem sendo escandalosamente beneficiado o seu ego consegue ficar tranquilo, tem que fingir que continua a ser roubado. É simplesmente patológico.

    Para nós rivais ele que continue com a loucura, está tudo bem. A saída do Pinto da Costa é que é boa, porque obviamente como ontem se viu não ganham 11 contra 11, e têm os Fábios desta vida. O Sérgio, o Manel ou o Zé é indiferente. Convém é que as regras do futebol voltem a ser iguais para todos.

  • VaideMota
    Posted Maio 27, 2024 at 8:21 pm

    Já se sente o ar mais limpo. Parece Fukushima depois de meses de chuva após o acidente. Podia ser o Guardiola da táctica mas é (com o Sancho Pança – Luís Gonçalves) o tipo mais detestável que passou pelos campos portugueses. Que vá e para longe, para onde as notícias não o apanhem. E se possível que leve o filho. Saudades nenhuma.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Maio 27, 2024 at 8:23 pm

    Um dos melhores treinadores da história do FCP, mas convenhamos: já chegava daquelas figuras. Acho mesmo que o ambiente em Portugal pode melhorar apenas com a saída dele, mesmo parecendo que se está a dar demasiada importância a uma só pessoa. Não se podem normalizar certos comportamentos que se foram normalizando.
    _
    Fora de campo parece ser uma pessoa decente, pelo que se sabe.

  • Art Vandelay
    Posted Maio 27, 2024 at 8:30 pm

    Não me causa estranheza, ele renovou com base no “projecto” de outro presidente, entretanto o presidente mudou e o novo presidente tem um novo projecto e ideias diferentes do que o Conceição preconiza, então é normal ele não querer continuar e se cumprir com a palavra dele de há uns dias atrás em que disse que se sair não pedirá 1 dia a mais que seja para além dos dias que trabalhou, ainda mais é de louvar esta atitude do Sérgio

  • O Comendador
    Posted Maio 27, 2024 at 8:57 pm

    Chamemos-lhe “truques”!
    Obviamente se perder a “amizade” dos “Fábios Veríssimos” desta vida é mais difícil. Mas nem é por isso. Sérgio Conceição e AVB nunca se gramaram e o segundo não ia manter o primeiro. Já estava mais do que visto.

    SL

  • João
    Posted Maio 27, 2024 at 9:08 pm

    Era óbvio. São ciclos , faz parte

  • Ricardo F.
    Posted Maio 27, 2024 at 9:15 pm

    O ar é capaz de ficar mais respirável na atmosfera do futebol em Portugal.

    • Pedro Geraldo
      Posted Maio 28, 2024 at 9:19 pm

      Só há uma forma do ar ficar mais respirável no futebol português: acabar com a treta deste desporto que tem o condão de juntar as criaturas mais asquerosas à face da terra.

  • Aboubakar93
    Posted Maio 27, 2024 at 9:26 pm

    Se ficasse estava agarrado ao lugar ou “não tinha clubes interessados”. Como decide fechar um ciclo e abdicar no fundo de 27M€ é porque tem medo. Um pouco ao lado essa introdução.

    • bpstp
      Posted Maio 27, 2024 at 9:46 pm

      Concordo…e sou Benfiquista…
      Concordo que o ambiente vai ficar melhor porque SC é um dos maiores arruaceiros do nosso futebol mas daí a dizer que vai fugir porque PdC vai sair não faz sentido.

      É mais que óbvio que SC não quer ficar com AVB nem este fazia conta de ficar com SC.

  • Meshuggah_SLB
    Posted Maio 27, 2024 at 9:36 pm

    Das poucas vezes que tenho comentado, tento ser construtivo e não entrar em grandes teorias, nem provocações.

    No fim do dia, isto é um lindo desporto de que todos gostamos e eu, que sou algo maluco pelo Benfica, tenho grandes amigos e familiares super próximos tanto do Sporting, como do Porto e, fora certas azias, adoro as picardias amigáveis, juntar a malta para ver a bola, entre outras coisas. O pináculo para mim é estarmos todos juntos a vibrar pela seleção, que é de todos.

    Já vibrei, até e mesmo sendo benfiquista, quando era puto, com as vitórias europeias do Porto em 2003 e em 2004 com o Mourinho e tenho a memória de ver familiares portistas que muito me dizem todos contentes e isso é algo espetacular. Até já fui ao Estádio de Alvalade com bilhete oferecido (claro, também não ia gastar dinheiro haha) ver vitórias europeias do Sporting a acompanhar amigos sportinguistas.

    Já vivi derrotas e vitórias do Benfica em pleno Alvalade, no meio de sportinguistas, e fui alvo de fair play, mesmo a festejar.

    Sou do Benfica e adoro o Ruben Amorim, pelo senhor que é, tal como admirei e admiro Mourinho, Vilas Boas ou Jesualdo Ferreira.

    Por tudo isto, acho que consigo ser relativamente insuspeito para falar: hoje é um dia altamente feliz para o futebol português.

    Vou dizer com todas as letras: o Sérgio é uma pessoa mal formada, mal criada, arrogante, hipócrita, demagoga e houve ali alturas em que pouco faltou para incitar a agressões no futebol português.

    Ele é a exaltação do ódio e não representa minimamente as gentes do norte, por isso nem se atrevam a vir com teorias palermas. Sou lisboeta filho de pais e neto de avós de diferentes zonas do Norte, desde Vila Real até ao Porto, passando por Guimarães, a minha namorada e toda a familia dela são do norte, tenho grandes amigos no norte, pá e este gajo inventou durante 7 anos uma guerra que podia ter acabado mal.

    E não estou a exagerar, ele tem um olhar de ódio profundo mesmo, isto não é ser Porto, nem é ser frontal, é só mesmo ser má pessoa (e vê-se no Chico de onde vem a falta de educação e o descontrolo emocional).

    E digo ainda mais: o Porto, com paciência, arranja muito melhor. Vamos a factos:

    1) O Sérgio tem o mérito de um par de boas Champions. Sabem que mais? No mesmo período o Benfica também tem o mesmo número de quartos de final da Champions e não houve qualquer exaltação. E no Porto é mais normal chegar longe do que no Benfica, especialmente nos últimos 40 anos, Jesualdo ou até Lopetegui também chegaram e com futebol de maior qualidade.

    2) Ovos sem omeletes? Quanto somam as aquisições de Nakamura, Jaime, Carmo, Verón, só para dizer alguns? Este homem também deitou dezenas e dezenas de milhões do Porto ao lixo.

    O melhor ano em termos de futebol jogado do Sérgio é o ano em que até foi a antítese do que é: lançou Vitinha e Fábio Vieira, assim apostando na formação e em jogadores técnicos, e colheu frutos disso. Em tudo o mais, quis sempre jogadores físicos, que são o que sabe explorar. Jogadores técnicos com ele foram maioritariamente para o lixo.

    Fez o Porto perder milhões em potenciais vendas ao forçar a permanência de jogadores até ao fim do contrato, muitos nem eram nada de especial.

    O Porto raras vezes jogou um futebol bonito. Neste período o Benfica conseguiu jogar pior futebol, mas também conseguiu jogar muito melhor futebol.

    Vou mais longe e faço a aposta: duvido que o Sérgio tenha sucesso no futuro e os gigantes europeus sabem disso, por isso é que nunca o quiseram vir cá buscar, pese os 11 títulos.

    Armou-se em vítima sempre e nunca potenciou nada, apenas esmifrou jogadores fisicamente intensos e fez disso uma arma. Isso e chorar na véspera de cada jogo a meter uma pressão absurda nos árbitros, especialmente em jogos no Dragão. Não confundir com o Porto comprar árbitros, como se diz, não alinho nessas conversas e acho que todas equipas em Portugal já beneficiaram de questões de arbitragens, e o Porto não ganhava internacionalmente o que ganhou a comprar árbitros. Falo, sim, de condicionar a ação do árbitro.

    3) Isto até se prende com o tipo de discurso: quando ganhava era fanfarrão e arrogante, quando perdia era sempre o “contra tudo e contra todos”, incitando a atitudes menos próprias. Tinha momentos em que ele próprio, armado em macho em algumas ocasiões, também parecia um gatinho.

    Até um presidente de um rival deixou de mão estendida na tribuna do Jamor, chamou boneco ao treinador de outro rival, e tudo passou impune.

    4) Ainda se prestou a ser arma eleitoral de um presidente, isto não é de um treinador normal, o papel dele é treinar.

    E para que não me digam que estou feliz porque o Porto vai ficar mais fraco, não, pelo contrário, até podia vir o Guardiola com tudo de mau que isso traria para o Benfica, mas estou farto de ódios e falta de fair play, o futebol português precisa de uma volta, e isso também passa por ter menos Sérgios, tal como também passou por ter menos Brunos de Carvalho.

    Rivalidade, sim, mas ética e fair play acima disso. Já dizia Sacchi que o futebol é a coisa mais importante das menos importantes e precisamos de presidentes e treinadores que saibam estar. Eu teria odiado um Sérgio no comando técnico do Benfica, garanto, porque o clima é insuportável.

    Por tudo isto, quero acreditar que o Vilas Boas vai dar a volta a várias coisas e que tem a postura e ombridade certas para que o Porto também contribua para um melhor futebol português, dando passos como a dupla Varandas/Amorim também tem dado.

    E espero que o Benfica mais tarde ou mais cedo queira inverter o rumo.

    Acredito nos 3 grandes e outras equipas como o Braga, mais fortes, mais respeitadores, mais competitivos.

    O caminho tem de ser a qualidade, a educação, o desportivismo de um Ruben Amorim, de um Paulo Fonseca (já agora, falava-se do Sérgio, mas quem vai parar ao Milan, mesmo?), de um Marco Silva, de um Leonardo Jardim, só para falar de treinadores portugueses.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 27, 2024 at 9:53 pm

      Grande comentário, em ambos os sentidos.

    • Diogo Filipe
      Posted Maio 27, 2024 at 10:38 pm

      Bravo!

    • LittleMozart
      Posted Maio 28, 2024 at 12:19 am

      Bom comentário no cômputo geral, mas o Mourinho não é nenhum “senhor” e pela sua personalidade também não deveria merecer a admiração de ninguém.

    • Jossis
      Posted Maio 28, 2024 at 7:11 am

      Excelente comentário, resumiste bastante bem aquilo que eu também penso.

      Só mudaria aí o ponto dos árbitros. Foi provado que houve corrupção e ficou para todos ouvirem. As provas é que foram anulados por não terem “avisado” o infrator das escutas e o mesmo não ter dado autorização.
      Ainda neste campeonato conseguiram escolher os seus árbitros de estimação para os grandes jogos.

      Em relação ao incitamento ao ódio era todas as semanas sempre com as mesmas atitudes. Finalmente acabou!

      Quanto às possíveis saídas do Conceição, nenhum clube é cego ao que acontece nos jogos e por isso nunca deu o salto mesmo quando fazia boas campanhas europeias.

      Não sei se o Vilas Boas vai ser diferente mas pelo menos mudou se.

    • Gato das Bolas
      Posted Maio 28, 2024 at 8:23 am

      Comentário nota 10/10

    • henry14
      Posted Maio 28, 2024 at 12:38 pm

      ???

    • rmatos24
      Posted Maio 28, 2024 at 1:35 pm

      Merece o meu aplauso este comentário.

  • Res
    Posted Maio 28, 2024 at 1:47 am

    uma vitoria para o futebol portugues! o ar estava irrespirável.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 28, 2024 at 8:31 am

    Antes de mais, não concordo com o negrito do VM. Truques da Era de Pinto da Costa? Mais ninguém aqui fez truques? Só assim de repente lembro-me do assessor jurídico do Benfica em tribunal bem como um empresário próximo do antigo presidente!

    Sobre o treinador em si, a confirmar-se a saída de Sérgio Conceição, é um sentimento agridoce apesar de concordar com a mesma.

    Pontos positivos. O Porto vinha de uma seca de 4 anos e Sérgio conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos, ganhando 3 campeonatos, 4 taças de portugal, 1 taça da liga e 3 supertaças. São 11 títulos em 7 anos, comparados com os 7 títulos do Sporting e os 4 títulos do Benfica, os nossos maiores rivais. Sérgio conseguiu garantir a passagem aos oitavos de final da Champions em 5 desses 7 anos, garantindo um grande income financeiro através das competições europeias (o que fizeram com o dinheiro é outra história). Sérgio conseguiu garantir a competitividade que faltava ultimamente e valorizar vários jogadores (as vendas é outra história). Sérgio conseguiu unir a massa adepta atrás de um clube novamente e mostrar percentagens de assistência bastante boas.

    Pontos negativos. Sérgio foi expulso 25 vezes (não li na notícia se apenas ao serviço do Porto ou no geral), o que mostra que os comportamentos dele (e da sua entourage) são bastante severos para a imagem do clube. Sérgio ganhou poderes demasiado grandes (o Presidente estava muito dependente deste, como se viu pela renovação a 2 dias da eleição) e boicotou vendas que criaram grande prejuízo para o clube. Conseguimos ganhar competitividade mas faltou sempre a vontade de vencer nas competições europeias (Inter, Chelsea ou Arsenal) e não a de não querer perder. O seu perfil profissional quizilento fez também muito atrito com vários jogadores e com isso grandes desvalorizações de ativos.

    Os ciclos são para respeitar e o de Sérgio acabou e deve ser a sua vida. Somos sempre agradecidos no clube mas nunca devemos viver de gratidão eterna que foi o que nos colocou neste lugar.

    • Francisco Ramos
      Posted Maio 28, 2024 at 8:49 am

      Esqueci-me de um pormenor. Sérgio, o treinador, foi uma personagem que as leis do futebol em Portugal permitiram. Sérgio, a pessoa, é bastante diferente pelas histórias que correm nalguns meios, devido às suas atitudes mais nobres (contrastantes com as no campo)!

      Devíamos rever algumas coisas para que este tipo de personagens tivesse comportamentos mais moderados (como os teve nas competições europeias) no futuro do futebol português. Querem passar uma boa imagem? Trabalhem para ela!

    • TF_is_Coming
      Posted Maio 28, 2024 at 10:43 am

      Operação Pretoriano, sendo que está a ser provado e estão a ver se há ligações ( mt possível) que os dirigentes do Porto estão metidos nisso, ameaças e pacandaria em plena assembleia geral e mudaram as câmaras no dia anterior à assembleia para nao haver provas nem imagens… não foram os Super não que meteram as câmaras para outro lado. Não é a toa que a maioria de adeptos perderam a confiança com o PDC e votaram no AVB. Como o Benfica, como o Sporting como o Porto há casos e casos, apenas achei triste referires só um caso sendo do rival quando há casos bem piores para os teus lados( aka apito dourado). Tudo o resto concordo plenamente contigo, o Sérgio como treinador é fantástico não posso dizer o contrário (apesar de ser polémico e quezilento) e o trabalho no Nantes prova mesmo isso e os titulos conquistados pelo Porto.

  • Ricardo10_
    Posted Maio 28, 2024 at 10:04 am

    A postura de Conceição é talvez a pior de sempre da história do futebol Português. Imaginem o Conceição como treinador do Porto nos anos 80/90…
    É inacreditável tudo aquilo que fez e disse ao longo destes anos, e como alguns tentaram normalizar e banalizar tudo aquilo que fazia. O único clube de primeiro mundo (vou fazer um esforço para considerar Portugal de primeiro mundo) onde Conceição terá sucesso, é precisamente o Porto. Só não vê quem não quer, Conceição é um bom motivador, como treinador é bastante mediano/banal. A história das omeletes sem ovos é uma boa história para meter as crianças a dormir. As omeletes só aconteceram porque treinava o Porto, e novamente, só não vê quem não quer.

    • Red Punisher
      Posted Maio 28, 2024 at 10:55 am

      É só e só isto. Mas mais que isto só a ocultação da nossa mente do que realmente é a verdade.
      Muito bem dito.

  • Red Punisher
    Posted Maio 28, 2024 at 10:58 am

    Imaginem um cenário de termos uma época de futebol em Portugal em 2024-2025 sem o Portimonense, sem o Pinto da Costa, sem o Sérgio Conceição, sem o líder dos SD e sem o Luís Gonçalves?
    Será utópico ou bastante próximo da realidade?
    Eu ainda não acredito, mas faz-me sonhar por um melhor futebol. É que será muito diferente!! Acreditem

  • Slayer666
    Posted Maio 28, 2024 at 12:54 pm

    off do tema, mas alguém sabe se o Luís Gonçalves também vai abandonar?

  • henry14
    Posted Maio 28, 2024 at 12:56 pm

    Finalmente ??!!
    Já estava fartinho da peça mas vou ficar com algumas saudades. É sempre bom um pouco de circo de vez em quando, o problema do Sérgio é que havia circo praticamente sempre.
    Preferia vê -lo em Itália mas parece que vai até França. Se for verdade, tem uma ótima oportunidade para mostrar que é o milagreiro que muitos acham que é. Ganhar um campeonato a este PSG seria um verdadeiro milagre, só feito por 2 pessoas até hoje.
    Boa sorte.
    Mas não voltes tão cedo.

  • Angelo GJ
    Posted Maio 28, 2024 at 12:59 pm

    Conquistou-me rapidamente após a sua chegada, sendo que ainda me recordo das suas palavras durante a apresentação, “Eu não vim para aprender, mas sim ensinar”, mas aos poucos me desencantei com o seu futebol, com a personagem e o gestor. No futebol apesar de na altura o seu estilo ser algo inovador (pelo menos em contexto português) penso que a equipa nunca deu o salto qualitativo que faltava, e na falta de evolução que se pedia, Sergio Conceição foi programando a equipa para um pragmatismo/resultadismo tal que fizeram do FCP uma máquina de vencer sem jogar nenhum. A personagem, confesso que relevo porque cada um é como é ou deseja ser, mas não embarco nas histórias de que é um bom homem fora do futebol e mau dentro dele, acredito que uma árvore não pode dar dois frutos distintos, e nos últimos tempos essa imagem trouxe bastante prejuízo ao clube e também ao próprio. Outra coisa que trouxe também muito prejuízo ao clube, foi o Sergio Conceição gestor e talvez onde o meu desgosto seja maior, nunca deveria ter tido os poderes que teve (não é um bom gestor) e se ingressou num clube com graves problemas financeiros, muito contribuiu para mante-lo da mesma maneira.

    Deixa títulos, mas não deixa um FCP melhor para o futuro, penso que sai pela porta pequena assim como o “seu presidente” por culpa própria e fruto dos vários erros que cometeu.

  • Kacal
    Posted Maio 28, 2024 at 4:22 pm

    Como treinador é inegável a sua competência. Assim como o trabalho fantástico que fez tendo em conta o estado do clube e tendo que ser ele a dar a cara muitas vezes colocando-se também em difíceis posições. Até aí nada a apontar e só tenho de lhe agradecer e dizer que foi um ótimo percurso!

    Depois a “personagem” é outra história. Não desgosto da raça. Acho que devemos ter pulso, devemos ter personalidade e devemos jogar, treinar e apoiar “à Porto” o problema é que depois há os excessos. As desculpas nas derrotas com sempre a mesma ladainha. O criar um contexto de mau ambiente e rivalidade tóxica no futebol português. O facto de ficar tantos jogos fora devido a maus comportamentos que mais parecem de criança e/ou arruaceiro. O mau perder. Etc. Todos temos coisas boas e más ninguém é perfeito mas a mim nunca me conquistou a 100% por causa disso, embora sempre lhe tenha reconhecido competência assim como capacidade em incutir raça e competitividade na equipa.

    Desejo-lhe sorte e sucesso na sua próxima etapa e na vida no geral. Muito Obrigado por tudo mas parece-me claro que há que encerrar o ciclo, está tudo saturado e ele faz parte da anterior direcção a vários níveis e não encaixa no próximo caminho a percorrer. Ele próprio está cansado. Não havia condições de continuar por várias razões e nem vale a pena alongar. Boa sorte. Sucesso. E muito Obrigado! Agora espero e confio que AVB escolherá bem o próximo treinador e estou curioso, ansioso e entusiasmado assim como expectante com este novo ciclo, venha daí ele! Somos Porto!!

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 28, 2024 at 4:57 pm

    Quando tudo parece que vai ficar melhor no futebol português: Eis que o Proença e o Luís Figo se preparam para depenarem o que ainda resta da FPF e acabar de a vender aos sauditas

Deixa um comentário