Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Silas superioriza-se a Luís Castro e Belenenses SAD já é 5.º; Feirense evita derrota frente ao Santa Clara; Chaves e Setúbal não passam do nulo

Não se tem falado muito de Silas, mas o ex-médio continua a dar cartas, e com um plantel que até é muito modesto (bem mais fraco que o do Vitória), mas que tem uma identidade, e que a nível defensivo, sem precisar de recorrer a anti-jogo, é super-competente. Já os vimaranenses desiludem pela 2.ª partida consecutiva (a ressaca da vitória frente ao Sporting está a correr mal), e parecem deixar fugir de vez o comboio da frente.

Na 16.ª jornada da I Liga, o Belenenses SAD bateu o Vitória SC por 1-0, fruto de um golo de Henrique aos 31 minutos, após um bom lance individual de Fredy que Douglas ainda evitou à primeira. Com este triunfo, o conjunto de Silas cola-se aos vimaranenses no 5.º lugar, que somaram a 2.ª derrota consecutiva. Numa partida em que o Vitória sentiu muitas dificuldades em criar oportunidades de golo (apenas um cabeceamento por cima de Guedes e um golo anulado a acabar), a formação da casa levou a melhor e voltou a demonstrar uma grande capacidade na organização defensiva e nas saídas para o ataque, com o trio Fredy, Licá e Henrique em evidência. De resto, Douglas evitou um resultado mais dilatado no 2.º tempo, sendo que as substituições de Luís Castro também não tiveram impacto. O encontro ficou ainda marcado por um momento insólito, com o árbitro a apitar para o fim quando Fredy se preparava para fazer o 2-0.

XI Belenenses SAD: Muriel; Diogo Viana, Gonçalo Silva, Nuno Coelho, Sasso, Reinildo; André Santos, Lucca, Fredy; Licá, Henrique.

XI Vitória SC: Douglas; Dodô, Osorio, Pedro Henrique, Rafa Soares; Wakaso, Pêpê, Mattheus; Tozé, Davidson, Guedes.

Quanto aos restantes desafios, o D. Chaves continua sem vencer e não saiu do nulo em Setúbal, que conquista um ponto após muitos desaires consecutivos, ao passo que o Feirense conseguiu igualmente um ponto em casa com o Santa Clara (2-2), após estar a perder por 2-0. Zé Manuel e Bruno Lamas deram vantagem aos açorianos, mas Edinho, de pénalti, e Valência, que fez o 1.º golo da época, consumaram o 2-2 final.

32 Comentários

  • ACT7
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:02 pm

    Soares Dias quis ser protagonista, golo anulado ao Vitória plsem razão e nem leva a decisão ao VAR, ridículo.
    Depois ainda consegue acabar o jogo quando o Fredy não tinha ninguém na frente. Isto não é favorecer A ou B isto é ser estúpido e querer ser o centro das atenções.

    • Balkoni
      Posted Janeiro 6, 2019 at 5:06 pm

      Concordo que foi mal anulado mas acho que ele nem pode pedir revisão ao VAR porque ele marcou a falta antes do golo acontecer (e por isso dá-se o benefício da dúvida que os jogadores/GR do Belenenses já podiam ter desistido de tentar defender)

    • oMeuUserName
      Posted Janeiro 6, 2019 at 5:18 pm

      Para mim o golo é bem anulado, o Tyler Boyd estava lá só a fazer um bloqueio ao Muriel. E a decisão nunca poderia ir ao VAR porque, como ele diz e bem aos jogadores do Vitória, ele apitou antes de a bola entrar. Isso fez mal, devia deixar acabar a jogada e só depois apitar para o VAR poder actuar, mas se apitou antes, o VAR nada pode fazer. O lance do Fredy é que pronto, mas ele tem a lei do lado dele: já tinha acabado o tempo…
      Para mim o lance mais duvidoso é mesmo o do golo, em que me parece que o Henrique está fora-de-jogo, mas mais uma vez o ângulo das câmaras induzem o árbitro em erro, como tem acontecido muito por cá. As pessoas tentam alinhar os jogadores na imagem, esquecendo-se de que a imagem está em perspectiva. Mas claro, como o auxiliar não marcou fora-de-jogo, o VAR não anula por não considerar que as imagens são claras. Para quem tiver uma mínima noção de perspectiva, o Henrique parece em fora-de-jogo, da mesma maneira que o Seferovic nas Aves tinha 2 jogadores a pô-lo claramente em jogo mas muitos dizem que não, ou da mesma maneira que o Waris estava em jogo em Moreira de Cónegos na época passada. Acho que os VAR deviam ter cursos de geometria, assim como os paineleiros da TV. E se possível, transmitirem um desses cursos para toda a gente, a ver se as pessoas deixam de ser tão básicas a analisarem imagens

  • Joao X
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:02 pm

    Grande Silas. Este é o treinador ideal para o Rio Ave.

  • Reaper
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:05 pm

    Jogo horrível do Vitória, mais de 40 ataque e 0 oportunidades de golo. Está na altura da equipa descer à terra.

    Artur Soares Dias como sempre a querer ser protagonista, descobriu uma falta do Boyd quando o mesmo é agarrado.

  • Paulopes
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:05 pm

    O Vitória gastou as energias em ser a primeira equipa a querer derrotar o Sporting de Keiser e já vão em duas derrotas seguidas…vamos ver quantas mais virão (com duplo duelo com o Benfica brevemente)…

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 6, 2019 at 5:27 pm

      Estás a insinuar que o Vitória se esforçou mais para vencer o Sporting do que outros jogos? É que se for desce à terra e tenta entender que os pequenos normalmente só se superiorizam contra os grandes.

    • Rabensandratana
      Posted Janeiro 6, 2019 at 5:28 pm

      Duas derrotas onde os árbitros tiveram erros grosseiros se fosse um dos três grandes ia tudo abaixo.
      Hoje um golo limpinho, na Madeira dois penaltis, uma expulsão perdoada etc.
      É certo que a equipa não está a jogar o que eu desejaria muito por culpa dos devaneios do Castro, este Matheus é do mais banal, para isso preferia que se apostasse num esquema de dois avançados vagabundos, agora ainda mais com as notícias que poderá ser o próximo técnico do Slb mais instabilidade criará num grupo muito interessante de grandes jogadores.

    • M1950
      Posted Janeiro 6, 2019 at 5:46 pm

      O Vitória não é essa equipa vergonha que você está a descrever.

      O Vitória já contra o Sporting não fez um grande jogo , foi simplesmente superior taticamente e um Sporting que a nível de individualidades estava taco a taco com a equipa vitoria ou até mais débil em algumas posições.

      No jogo com o Benfica os níveis de concentração e competição estarão altos.

  • VitSoulC
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:08 pm

    O golo anulado ao Vitória é do mais ridículo que já vi no futebol.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:12 pm

    Soares Dias estragou um jogo que estava a decorrer sem incidências. Duas decisões sem nexo.

    Quanto ao Belenenses SAD, é um caso sério de facto. Encontraram-se os dois treinadores que mais aprecio em Portugal, sendo que Silas deu um baile a Luís Castro. É muito difícil contrariar a organização defensiva do Belém e depois é uma equipa que sabe ter bola, que não tem pressa e sai sempre com critério. Fredy e Licá estão numa grande forma e todos os elementos do meio-campo conseguem render. Hoje foram André Santos e Lucca, mas podiam ter sido Eduardo ou Ljujic também, que seria semelhante o rendimento. O papel de Nuno Coelho é igualmente decisivo, enquanto Muriel nem teve de sujar as luvas. Muito bom triunfo.

    Quanto ao Vitória, mau jogo. Péssimo mesmo. Não percebo a insistência em Mattheus, a não ser pelas bolas paradas, mas para isso está lá o Tozé também e o próprio Rafa. Não creio que meter o Davidson a lateral também tenha sido positivo (perdeu-se largura), sendo que sentiu-se igualmente falta de presença na frente na recta final. Faltou um Estupiñan em campo ao lado do Guedes, que desperdiçou a única chance da equipa para marcar. Penso que após estas 2 derrotas Luís Castro devia pensar em colocar Tozé no eixo, sendo que é evidente que André André faz muita falta desta equipa. É o motor e tem muito peso com e sem bola, bem como pela sua experiência e ratice a travar contra-ataques do adversário.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:14 pm

    Quanto ao D. Chaves, não vencer duas das três piores equipas da Liga em rondas seguidas é preocupante. Seguem-se Tondela e FC Porto, o que não será nada fácil. Quanto ao Santa Clara, consegue um ponto apenas, mas em face das ausências é natural que este mês de Janeiro seja de quebra. É preciso um avançado mais capacitado para substituir Fernando, até porque Thiago Santana continua sem poder dar o seu contributo.

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:22 pm

    O Vitória ainda não saiu de 2018… Mais uma exibição horrivel, à imagem das que se sucediam no início da época. Agradeço ao Dodô o golo no Bessa mas pode voltar ao banquinho. Não passa de um sprinter com algum jeito para a bola.

    Como diz, e bem, o Vitória perde em definitivo o comboio da frente mas também seria muito complicado lá chegar já que insistentemente jogamos contra 14 em campo, aos quais se juntam mais 2 que costumam estar sentados bem ao lado de onde hoje decidiram anular um golo anedótico. Depois do jogo contra o Feirense 3 penaltys roubarem-nos 3 pontos, nas Aves um penalty não assinaldo tira-nos 2 pontos, com o V. Setúbal uma falta sobre o Sacko resulta no empate e menos 2 pontos, hoje tiraram-nos 1 ponto (pouco merecido, diga-se) porque sim… Fazendo as contas são 8 pontos que o Vitória tem a menos. Olha-se para os 4 da frente já todos tiveram os seus pontinhos dados, uns mais (muito mais) que outros… Se não houvesse VAR dava o benefício da dúvida e pronto não passavamos de uns azarados. Agora com 2 tachudos sentadinhos com vários ecrãs à frente e os mesmos erros ocorrerem para o mesmo lado, se não é de má fé então estamos perante os piores profissionais da história. Se é para esta palhaçada então acaba-se com o VAR, ao menos dá-se menos cana e podem roubar e gozar com as pessoas com mais classe.

  • Explorador do Submundo
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:28 pm

    Verdade diga-se , o Vitória tem sido bem prejudicado pelas arbitragens nestes últimos dois jogos.

  • Salah
    Posted Janeiro 6, 2019 at 5:43 pm

    Esta performance do Belenenses está a demonstrar, até ao momento, algo que nenhum adepto gosta de reconhecer: a sua presença é irrelevante para os resultados.

    O Belenenses SAD perdeu o estádio, parece que joga sempre à porta fechada, e até perdeu o apoio do clube. Não tem investimento, sendo gerido por meia dúzia de pessoas, e mesmo assim chega a Janeiro a lutar pelo 5º lugar com os mesmos pontos do Vitória e muuuuito à frente de um Marítimo, Boavista, Chaves…

    A realidade portuguesa é que os adeptos são irrelevantes pois não geram receitas. Claro que os influenciam bastante a dimensão do clube, mas para o futebol ter 500 adeptos ou 5 mil vai dar ao mesmo.

    Isto não é bom para o futebol português, porque desincentiva totalmente a ligação dos clubes com a massa adepta (para quê investir nessa relação se é irrelevante para os €€€€€ no final da época?), mas é a realidade actual.

    Ao contrário de outras ligas, onde os estádios cheios são uma prioridade, em Portugal assiste-se ao crescimento de um fosse cada vez maior entre os interesses dos adeptos e de quem gere o futebol profissional…

    • panther1903
      Posted Janeiro 6, 2019 at 6:23 pm

      De facto, um ponto muito pertinente. Já o Rio Ave tem vindo a ter sucesso consecutivamente, contando com uma massa adepta muito diminuta.

    • Tim Cahill
      Posted Janeiro 6, 2019 at 7:54 pm

      Sinceramente, o estadio do Restelo nunca foi de estar cheio. Ate havia aquela piada de ser o estádio maior do mundo, porque nunca enchia, nem contra os grandes. E a verdade é que se os clubes portugueses tiverem dependentes dos adeptos, estão bem lixados.

    • Pedro Salgado
      Posted Janeiro 6, 2019 at 8:03 pm

      Entretanto o Estrela-Belenenses à mesma hora tinha cerca de 5000 mil adeptos.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 6, 2019 at 8:03 pm

      Nenhum clube do mundo está dependente das receitas provenientes dos adeptos, nem aqui nem no Bangladesh. Só a manutenção do estádio (luz, relvado, água, gás…) ao fim do mês é o dinheiro das cotas dos adeptos de uns 3 meses. Portanto não vejo motivo para alarmismo. De alarme é pessoas exigirem um futebol português melhor e que o querem bom e apoiam um clube que fica a uns 300 kms da sua casa quando até podem ter um clube na Liga NOS à porta de casa. Isto sim é o maior cancro do nosso futebol.

      • Salah
        Posted Janeiro 6, 2019 at 8:38 pm

        João Ribeiro,

        Nenhum clube está dependente das receitas de bilhetes, bilhetes de épocas e do merchandising!?!? E ainda há o dinheiro dos patrocinadores pagam consoante os adeptos que o clube tem.

        Óbvio que os clubes que metem mil pessoas no estádio não estão dependentes de receitas que não existem, foi precisamente isso que disse no comentário inicial, mas o resto está, por isso fazem tudo para atrair mais pessoas. Não percebeu o comentário que fiz, porque o problema é mesmo esse: na esmagadora maioria dos clubes da Primeira Liga é irrelevante se jogam com o estádio aberto ou fechado, enquanto que noutras ligas existe um forte incentivo financeiro para o aumento de adeptos.

        Diria antes que viver numa realidade alternativa é apelidar de “cancro” quem se limita a apoiar o mesmo clube desde que nasceu, e falar de pessoas como se fossem números numa folha de excel em que se pode fazer copy/paste. Está ao nível do governo dizer que quem mora à volta de Lisboa/Porto é um “cancro” porque fazem falta a Beja e à Guarda.

        • João Ribeiro
          Posted Janeiro 6, 2019 at 8:50 pm

          Do merchandising apenas os clubes de topo do futebol mundial é que conseguem tirar alguma rentabilidade para o orçamento da época. Tudo o resto vive dos direitos televisivos, ponto final. Por exemplo, no Vitória, do orçamento da época 70% do dinheiro é proveniente dos direitos televisivos, e estamos a falar da equipa com mais adeptos e que mais dinheiro faz em merchadising fora os 3 grandes. A receita proveniente dos adeptos é claro uma ajuda muito importante (ou seria) para qualquer equipa poder subir o nível, mas daí aos clubes serem deles dependentes vai uma diferença brutal.

          A diferença para o resto da Europa é que na Inglaterra, Alemanha e por aí fora, é impensável acontecer o último ponto que referi. Não há nenhuma volta nem nenhum raciocínio a fazer. Em Portugal, os adeptos são irrelevantes porque esses não existem nos estádios, apenas nos sofás e nas tascas.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 6, 2019 at 6:28 pm

    Que belo trabalho está a fazer o Silas, o plantel é péssimo, é um treinador que sabe ver o jogo, sabe o que fazer nos diferentes momentos, sabe pôr a equipa a adaptar-se ao adversário. O plantel é fraco e mesmo assim estão em 5°! É um dos treinadores mais capazes da Liga, deveria ficar mais 1 ou 2 anos a treinar em clubes mais pequenos e depois poderá ambicionar um grande.

    • Manel Ferreira
      Posted Janeiro 6, 2019 at 8:20 pm

      O Silas está a fazer um excelente trabalho, mas dizer que o plantel é “péssimo” é muito exagerado. Planteis péssimos têm o Feirense ou o Boavista, por exemplo.
      Nenhum treinador consegue meter um “plantel péssimo” em 5º lugar, não temos um campeonato assim tão fraco. Há ali mais qualidade no plantel do que se tem vindo a dar crédito.

      • Kacal
        Posted Janeiro 6, 2019 at 9:33 pm

        Concordo. O Silas parece-me um treinador com potencial, conhecedor do jogo e do futebol português, com ideias positivas e firmes, está a fazer um excelente trabalho no Belenenses SAD, mas o plantel não é péssimo, também não é excelente e não está ao nível de outros que estão a lutar pela Europa, mas péssimo não é.

        Não o conheço ao pormenor totalmente, mas alguns jogadores são óbvios. Muriel é um dos melhores GR “extra-grandes” do campeonato. O mesmo para o Zakarya Bergdich na lateral esquerda. Diogo Viana, Nuno Coelho, André Santos e Fredy são jogadores experientes e com anos de futebol português. Assim como Licá que já esteve no Porto a disputar a Champions e já lutou pela Europa no Estoril.

        Sasso e Sagna são bons valores também, o primeiro já jogou no Braga e o segundo destacou-se no Moreirense como um dos melhores da posição “extra-grandes” na altura.

        Tandjigora não sei como tem jogado, mas era um dos jogadores em destaque no campeonato na sua posição antes da lesão que teve. Filipe Chaby é um jogador talentoso.

        Isto dos que conheço, há outros nomes que podem até ser interessantes e não sei.

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 7, 2019 at 8:24 am

        Exagerei com o plantel péssimo, mas é bastante inferior ao de Rio Ave, Portimonense, Moreirense outros clubes da nossa Liga.

  • Pedro Salgado
    Posted Janeiro 6, 2019 at 6:33 pm

    Resultado justo, só é pena que essa justiça seja feita pelo árbitro do encontro. Aliás, o Vitória nos últimos jogos tem sido severamente prejudicado, o que aliado a maus jogos, tem enterrado a equipa na classificação.
    Hoje voltamos a fazer um jogo fraco, mastigado, passivo e sem objectividade. Continuo a não compreender a ausência de um modelo alternativo ao 4-3-3, as substituições foram totalmente atabalhoas, sem nexo e não acrescentaram nada à equipa, bem pelo contrário. Há muito que a minha maior crítica no Luís Castro passa por aqui: leitura de jogo e a incapacidade desta equipa jogar com 2 avançados.
    O Belenenses apresentou-se muito organizado e teve sempre o jogo controlado.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 6, 2019 at 7:04 pm

      Concordo quanto à análise ao Luís Castro. Tem um modelo de jogo muito cativante, está a fazer um bom trabalho e está a entrar no goto dos adeptos pela qualidade que revela como treinador e como homem mas não é um Deus e tem pontos fracos. Claramente o seu ponto fraco é a leitura de jogo e as substituições que faz. Tirando no Dragão, num jogo atípico, não me lembro de ver o Vitória a ser melhor depois das mexidas do treinador.

      • Pedro Salgado
        Posted Janeiro 6, 2019 at 7:48 pm

        O treinador precisa urgentemente de dar o “salto qualitativo”. Estas reiteradas dificuldades de interpretação do jogo não são compreensíveis nem aceitáveis. Já nos chega o VAR e os árbitros para nos mandarem para baixo.

  • FCPenta
    Posted Janeiro 6, 2019 at 6:57 pm

    Silas é um treinador que acompanho desde o início. Foi obra do acaso, não costumo acompanhar o Belenenses apesar de serem o clube do sul com o qual mais simpatizo, mas o jogo era grande e contra um rival (Benfica) e aproveitei.

    O jogo acabou num empate muito saboroso. Mas não foi o resultado que impressionou, foi mesmo o carácter da equipa! Sem bola, movimentos estudados, linha defensiva coesa, em organização ofensiva, três toques e estava na frente, bom aproveitamento do espaço entre linhas. Futebol rápido, sem rodeios. Sem qualquer experiência como técnico, ao segundo jogo já mostrava trabalho… Não é para qualquer um.

    Ficou um vício: acompanhar os azuis do Restelo. E mais tarde os do Jamor.

    A aprendizagem que está a ter no Belenenses (faz agora um ano que está ao comando!) está a corresponder às minhas expectativas. É homem para outros voos e arrisco-me a dizer que no pós-Sérgio Conceição é o treinador da Liga NOS que mais quero ver ao comando do Porto.

    Merecemos este futebol no Dragão e Silas merece uma equipa com recursos ao nível da sua qualidade como técnico.

    Há uma nova vaga de treinadores que estão a aparecer que, não avaliando as suas competências técnicas de antemão, parecem mais interessados em falar e debitar frases feitas do que colocar a equipa a jogar um futebol de qualidade.

    Um bem-haja para os que fazem o seu trabalho sem alaridos e complexos de messias, e acima de tudo sabem que onde melhor se fala, é no campo.

  • Fernando neves _36
    Posted Janeiro 6, 2019 at 9:38 pm

    Para mim Luis Castro e Silas são os 2 melhores treinadores do campeonato.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 7, 2019 at 9:59 am

    Mas que época está a fazer o Belenenses, nunca pensei, aliás até disse que possivelmente iriam lutar pela sobrevivência…

  • NunoLFC
    Posted Janeiro 7, 2019 at 8:37 pm

    Tiago Fernandes continua a demonstrar a sua incrível qualidade. Cada vez mais perto do marquês. Belo flop

Deixa um comentário