Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Só tem 20 meses de idade mas já foi inscrito na Federação de Futebol da Bélgica

Bryce Brites acabou de fazer história na Bélgica ao ser inscrito na federação com apenas 20 meses (mais novo de sempre). O jovem que apesar da tenra idade já treina com os miúdos de 5 anos no FC Racing Boxberg, um clube de Genk, segundo o seu treinador tem um domínio de bola fora do comum, apesar de ainda não conseguir dizer bola, diz só “bá”. VM – Um exemplo dos novos tempos, esta ideia de ser o “novo Messi, Ronaldo, etc”, faz com que os pais cada vez mais cedo procurem potenciar a possível qualidade futebolísticas dos filhos. Com que idade é que um miúdo deve começar a praticar futebol de maneira mais “profissional” (num clube ou escola de formação)? E até que ponto isso terá impacto no seu futuro: começar a treinar mais cedo faz com que seja melhor jogador (ou isto é tudo uma questão de talento)?

35 Comentários

  • Filipe
    Posted Novembro 30, 2013 at 12:53 am

    Acima de tudo isto é culpa das pessoas.

    Futebol devia ser um desporto, mas ninguém sabe pôr um travão nisto. Continua-se a pagar preços obscenos para ver um jogo de futebol. Isto a nível económico dá o sinal que as famílias cada vez mais cedo vão é incentivar os seus filhos para seguirem uma carreira desportiva de topo, porque aí é que estão os milhões.

    Infelizmente esta tendência só se vai agravar e só se alteraria se a base do jogo, as pessoas, fizessem uma mudança radical em relação ao desporto e simplesmente deixassem de compactuar com este modelo desportivo que o futebol (e não só) seguem.

    A menos que não se importem que miúdos de 20 meses estejam a competir já contra miúdos de 5 anos feitos tudo com o objectivo de acelerar etapas para termos Messis e Ronaldos já com 15 anos a nível sénior.

  • André Ribeiro
    Posted Novembro 29, 2013 at 7:02 pm

    Completament absurdo!!! Umm miudo só deve começar a jogar futebol aos 10 11 12 anos d forma mais a sério até lá não é por jogarem num clube que serão melhores jogadores, pois ao irem para uma equipa só há uma bola em jogo e o tempo que cada menino está com a bola é reduzido e os treinadores começam logo a corrigir posicionamento passar a bola aos colegas a parar o treino e ir auxiliar o jogador quando há uma entrada mais dura! E pergunto eu isso faz bem? Duvido muito, mas muito um miudo se jogar a bola com os amigos vai crescer sem protecção adulta vai jogar contra os colegas sem ter horários, vai ter muito mais tempo com a bola, vai tentar fazer como vê na televisão sem ter ninguém a corrigir e cada dia vai ser um jogo da bola para jogar com algria, cada miudo só vai jogar porque isso lhe dá prazer e isso não se aprende nos clubes! O facto de jogar com jogadores mais velhos menos habilidosos que dão mais pau que têm mania que são os maiores do bairro e vão sempr mudando as regras só para ganhar fazem os meninos crescer, e jogar contra os amigos ao fim da tarde todos os dias em muito diferente que 2 ou 3 treinos semanais e poder jogar um contra um ou 2 contra 2 aumenta significativamente o tempo que um jogador tem a bola tudo o que se faça como se stá a fazer com este jogador é formatar e não formar! Porque é que nos bairros sociais tem saido nos ultimos tempos grandes jogadores portugueses? pensem um pouco e digam

  • Patrão
    Posted Novembro 29, 2013 at 6:22 pm

    Com 20 meses ainda não fala….isso é que é preocupante

  • Anónimo
    Posted Novembro 29, 2013 at 4:26 pm

    Na minha opinião nao ha bases na noticia para comentar e criticar o que esta a ser feito. E verdade que a partida parece ridiculo mas se o bebe de vinte meses tiver um comportamento motor de uma criança de quatro ou cinco anos ele podera estar a "brincar" ao futebol com crinças desta idade, porque futebol para crianças de 4 e 5 anos e brincar ao contrario do que muita gente escreve aqui…se estiver inserido num contexto ludico e de diversão ( os chamados dar uns pontapes na bola) nao vejo nenhum mal nisto! tudo passa pelo o contexto em que esta inserido e pela felicidade que o bebe tera aquando da pratica deste desporto! e o mesmo com outros desportos, natação por exemplo onde as crianças começam aos 6 mesesa praticar! Tudo se resume ao contexto e nesta noticia nao esta tudo esclarecido, por isso os comentarios a criticar nao fazem muito sentido!

    saudaçoes,
    JM

  • LoureNco
    Posted Novembro 29, 2013 at 4:15 pm

    Do ponto vista cientifico, estudos aconselham que a criança só deve começar a praticar futebol aos 14 anos!!!!
    A mim também me parece excessivamente tarde, mas, segundo os mesmos estudos, ate essa idade o desporto deve ser mais generalista, com o objectivo de ganhar coordenação motora máxima, aconselhando, por exemplo, a ginastica aos 12.
    A ideia por trás passa por ganhar capacidade proprioceptiva máxima ate o inicio da adolescência e só depois o cérebro fica pronto para aprender desportos com gestos técnicos, sem prejuízo comparativamente a quem começou antes. Também tem a vantagem de prevenir lesões.

    A verdade é que este pensamento é muito seguido na Alemanha, franca e EUA.
    Tb se pode fazer um paralelismo com o futebol de rua, sem amarras a a escola de tão tenra ideia, em que se ganhava inconscientemente essa grande capacidade proprioceptiva aliada a aspectos técnicos "latinos".

  • Senhor Patrao
    Posted Novembro 29, 2013 at 3:41 pm

    Aposto que não sabe fazer a virgula.

  • Kacal
    Posted Novembro 29, 2013 at 3:34 pm

    Isto é um absurdo, é um bebé, como podem ver se ele vai dar em craque, ele devia estar a fazer o que os bebés fazem, brincar, comer, dormir, etc, ainda por cima pó-lo a jogar com crianças com quase o quíntuplo da idade dele é ridículo, isto é quase escravização, "obrigar" um bebé a jogar futebol aos 20 meses, eu sou contra, mas, não sou eu que mando, por isso, que dê em jogador ao menos.

  • Dr. Bayard
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:59 pm

    A China é, atualmente a maior potência económica do país. Os miúdos começam a trabalhar muito cedo e tornam-se muito produtivos com o passar da idade.
    Na minha opinião, há muitas crianças a perder tempo na escola e deviam começar a trabalhar onde seriam mais uteis.
    No futebol passa-se o mesmo.

    • Bruso
      Posted Novembro 29, 2013 at 4:32 pm

      Tás inspirado Nuno R. :D hehehe

      De certo que o mundo da música tem muito mais podres que a agricultura.

    • Nuno R
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:38 pm

      Puto vai lavrar terra, escravidão.

      Puto vai coser sapatos, trabalho infantil.

      Puto vai em digressão com banda pop, palminhas.

    • Bruso
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:34 pm

      Uma coisa é certa. Não vou falar em crianças. mas há muitos jovens que em vez de andarem a passear na escola deviam era ir trabalhar. Mas também não iria servir de muito porque já há tanto desemprego.

    • Anónimo
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:30 pm

      Convém esclarecer que é uma brincadeira. As pessoas ainda pensam que é a sério. É assim que começam os mal-entendidos.
      Filipe M

  • Anónimo
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:57 pm

    Parece que ha esperanças na Belgica de este bebé (que é o que ele é!) ainda seja chamado para o mundial de 2014, so tao a espera de haver algum lesionado seja que posiçao for, pois este craque é polivalente!

    Patetico isto!

    Francisco Ribeiro

  • Kev
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:57 pm

    Não concordo, o miudo não tem qualquer tipo de opinião no assunto.
    Acho que é demasiado cedo. 5 anos é uma coisa, 20 meses é outra…
    Acho que a partir dos 5 anos já é aceitável, repito, aceitável. Mas isto é só a minha opinião.

    O desporto de competição, ao contrário do que se pensa, só faz é mal ao corpo, e estar a fazer isso a um miudo que ainda nem sabe dizer "bola" acho um pouco… enfim… nem sei o que acho.

  • Diogo
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:53 pm

    um absurdo

  • Tiago Pereira
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:42 pm

    É a tentativa de ser rico através dos filhos. Se as crianças querem ser como Lionel Messi ou como Cristiano Ronaldo os pais querem ser como Jorge Messi ou como Dolores Aveiro.

  • Nuno R
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:21 pm

    Sem ser perito, parece-me que só deve começar a treinar "a sério" já bem dentro da adolescência. O desporto profissional está longe de ser benéfico para a saúde, pelo contrário, prejudica o corpo. Quanto mais cedo se começar a carregar, mais cedo e mais rápido se inicia o processo de degradação.

  • Nuno R
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:14 pm

    Eu já inscrevi o meu filho de 5 anos no sindicatos dos pedreiros, e cedo ele começará a assentar tijolo ao lado de miúdos mais velhos que ele. Tem um domínio da pá fora do comum, apesar de ainda não saber escrever "simento".

    • Senhor Patrao
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:27 pm

      O senhor é um ponto!

    • Nuno R
      Posted Novembro 29, 2013 at 2:39 pm

      o meu miúdo há-de (acordo antigo) saber excrever çimento, mas para isso ainda tem de ir à escola. Por enquanto, e porque penso no seu (e no meu) futuro, escola, só a do Figuito, embora a propina esteja alta. Pode ser que com o cheque-ensino a cousa melhore.

      é ou não è?

    • Wonderkid
      Posted Novembro 29, 2013 at 2:37 pm

      Ahahah uma vénia a esse comentário Nuno R! xD

    • scp_fan
      Posted Novembro 29, 2013 at 2:25 pm

      Fenomenal uso da ironia, para comentar o post em causa! Melhor comentário!

      —————-

      A minha opinião sobre a notícia: É ridículo a forma como querem fazer dos miúdos ou até mesmo das crianças novos Messi's ou Ronaldo's! Procurem no facebook, Olivier Bonamici (conhecido comentador do Eurosport) e vejam um post que ele há poucos dias colocou sobre a atitude de um pai perante o comportamento futebolístico do filho com 7/8 anos!

      A ganância e a ambição desmedida dos pais, provoca situações como esta!

      SL!

    • Emanuel Pereira
      Posted Novembro 29, 2013 at 2:24 pm

      pah nem tu sabes escrever como é que o miudo há de saber??
      è "cimento"

  • F0nZ
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:12 pm

    É ver as ascendencias do miudo.. pode ser que tenha algum Tio Avô Português e ainda seja convocável por Portugal. Juntava-se o util ao agradavel e o Bruma começava a aprender a falar Portugues com este miudo..

    É ridiculo!

  • Bruso
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:11 pm

    Isto é um absurdo. Mas se o pequeno joga bem deixa-lo. Mas não é por começar agora que vai dar alguma coisa. Nesta idade é o talento que dita o sucesso do jogador. Só apartir do 8 9 anos é que já se começa a inserir algumas noções de treino fisico técnico e tatico.

  • Anónimo
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:58 pm

    Nem tem ponta por onde se pegue. Patético. Ridículo e até perigoso. Filipe M

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:41 pm

    Apenas e só…Ridículo.

  • Sideshow Bob
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:39 pm

    Absurdo é o único vocábulo que me ocorre para definir esta situação.

    O futebol tem que ser encarado por etapas, com 5/6/7 anos deve ser integrado numa equipa que não seja competitiva, aquilo que o comum dos mortais define como "para dar uns chutos", de forma a aprender algumas bases sobre o jogo em termos práticos e conviver com outros miudos da sua idade de maneira a que possa apurar as relações interpessoais. Dependendo da sua evolução e vontade deve se fazer a transição para algo mais a sério, já com 11/12/13 anos no máximo. Daí para frente é que se vê se tem futuro ou não, se passar bem aquela fase em que se começa a beber mais cerveja do que leite, tiver um treinador que aposte nele, um bom empresário e como é óbvio um pouco de sorte aí sim temos jogador de futebol.

    Um abraço

  • FT
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:35 pm

    Até acredito que, para a idade que tem, dê uns toques interessantes. Agora po-lo a jogar com criança com 5 anos é a mesma coisa que colocar um pequeno de 5 anos a jogar contra juniores. Ha um risco elevado de se magoar ou até mesmo alguma coisa mais grave, visto que a nível de equilibrio ainda nao ser o melhor
    E 2º ponto, um pequeno com essa idade ainda mal raciocina e funciona tudo à base do instinto. Ele nem deve saber para que lado deve jogar, quem é os seus colegas de equipa, e com essa idade tem tendencia de agarrar a bola com a mão e começar a correr com ela, portanto nao acredito que isto seja muito verdade.

  • gonzab
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:31 pm

    Não é com certeza apenas uma questão de talento. O que eu acho que vai acontecer é que, se já há esta fama e pressão toda em volta do bebé, daqui a meia dúzia de anos já ele está farto de jogar futebol. É apenas uma criança e devia estar a brincar e a divertir-se. No entanto já estão a planear fazer dele um jogador de topo quando nasceu há menos de 2 anos. Que infância vai ser esta? Não vai ver o futebol como uma brincadeira pela maneira como já estão a querer que ele seja algo mais e o mais certo é fartar-se.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:30 pm

    Às vezes os maiores talentos, passam os primeiros anos de vida a jogar FUTEBOL DE RUA, não é por isso que alguma vez deixou de haver talentos mundiais! É óbvio, que depois, mais tarde é preciso que tenham uma boa formação futebolística e num futebol mais "profissional", mas tudo a seu tempo!
    Acho um exagero a pressão que se faz hoje em dia sobre os miúdos para serem jogadores de futebol… isto pode prejudicar até o seu desenvolvimento intelectual.

    A única coisa que isto faz é com que qualquer dia se pague milhões por um bebé que ainda nem nasceu (se me permitem o exagero)…

    • Sancho
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:29 pm

      Não me admirava se alguém tivesse feito proposta pelo filho do Aguero (e neto do Maradona) antes de ele ter nascido. Esse sim, vai ter um pressão enorme em cima, mas é provavel que seja proporcional ao seu talento.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:25 pm

    Isto é uma brincadeira de mau gosto, ou uma barbaridade. Com 20 meses Bryce é um bebé e devia estar a fazer coisas de bebé: comer, brincar e dormir. Mais a mais, pô-lo a jogar com crianças com o triplo da idade é perigoso. Não é à toa que as crianças e bebés com idades diferentes estão em salas/turmas diferentes.

    • Sancho
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:28 pm

      Concordo totalmente.

      Além do mais, apesar do treino dar os seus frutos, o talento é o mais importante. Um miudo sem talento (pelos vistos não é o caso deste) até pode começar a treinar com 1 ano e até à adolescencia ser o melhor da escola, mas a partir daí se não nasceu com um talento especial não vai dar o salto.
      Caso tenha um talento fora do normal acho que é obvio que o treino intenso faz com que se distinga dos outros (basta ver o caso do Ronaldo), mas nunca com esta idade!

Deixa um comentário