Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SOCHI 2014: O Hóquei Olímpico

Os Jogos Olímpicos retornam à Rússia, 34 anos depois de Moscovo ter organizado os jogos de Verão. Num recorde de 88 nações participantes (o anterior recorde havia sido batido nos Jogos anteriores em Vancouver com 82 nações participantes), Portugal inclui-se com, pela primeira vez na história, dois atletas inscritos. Camille Dias e Arthur Hanse representarão Portugal nas provas de Slalom e Slamom Gigante.
15 disciplinas compõem o calendário de uma competição que ocorrerá entre 7 e 23 de Fevereiro: Biatlo, Bobsleigh (que volta a contar com os Cool Runnings, equipa jamaicana de Bobsleight que garantiu a sua participação após campanha de crowdfunding), Combinado Nórdico, Curling, Esqui Alpino, Cross-Country Ski, Freestyle Skiing, Luge, Patinagem Artística, Patinagem, Speed Skating, Speed Skating de Pista Curta, Saltos de Ski, Skeleton (talvez a disciplina mais aterradora), Snowboard (Shaun White estará presente, apesar de já ter renunciado ao concurso de slopestyle para se focar no half pipe) e, o torneio que detalhamos em seguida, Hóquei no Gelo.
Existem diferenças ligeiras entre o hóquei olímpico e aquilo a que os amantes da NHL estarão habituados, já que nos Jogos são utilizadas as regras da IIHF. O ringue será, por isso, mais largo (cerca de 4m), mantendo-se o comprimento do mesmo nos 61m. Implicações no jogo? Mais rápido, mais espaço, menos físico. As lutas, nos Jogos, estão totalmente proibidas e, ao contrário da NHL, dão expulsão imediata do jogo e o icing não acontece somente quando o defesa toca o disco, mas assim que o mesmo ultrapassa a linha de golo. 20 jogadores em vez de 18. Jogadores não podem estar dentro da área de guarda redes.
Serão 12 equipas, as presentes no torneio masculino (8 no feminino), divididos por 3 grupos de 4. Canada, República Checa, Finlândia, Noruega, Russia, Eslováquia, Suécia, Suiça e USA qualificaram-se automaticamente já que são as 9 melhores do ranking mundial, sendo que Áustria, Letónia e Eslovénia conseguiram o apuramento através do torneio de qualificação para os Jogos. Jogarão entre si, a uma mão. As quatro melhores equipas avançam directamente para os quartos de final, e as restantes oito terão ainda de jogar um playoff de qualificação (5º contra 12º, 6º contra 11º, 7º contra 10º e 8º contra 9º). Esta classificação terá como base: posição final no grupo, número de pontos, goal average, golos marcados e posição do ranking mundial.
GRUPO A (Rússia, Eslováquia, Eslovénia e USA): Duas potências, um outsider com relativa capacidade para baralhar as contas e uma Eslovénia para cumprir calendário. Pode parecer duro mas a verdade é que a Eslovénia é uma das duas únicas equipas do torneio que não pertence à primeira divisão do Hóquei mundial (A outra é a Áustria). Entre Rússia e USA estará, obviamente, a luta para o primeiro lugar. Russos jogam com o factor casa e isso poderá ser decisivo a favor dos Russos, bem como uma profundida ofensiva de eleição com Ovechkin, Malkin, Datsyuk, Kovalchuk, Semin. A facilidade de adaptação às regras, por ter vários homens da KHL, também poderá jogar em favor dos Russos que têm, ainda assim, uma qualidade mediana a nível defensivo. Os USA poderão aproveitar a pressão enorme que estará do lado da Rússia, já que todos os olhos neles irão estar centrados. Os USA que tendem a nunca conseguir bons resultados a nível internacional. Não vencem um Ouro desde 1980 e a última vez que foram campeões do Mundo fora em 1933. Os estado-unidenses têm uma equipa equilibrada e jogadores de grande qualidade em todos os sectores. No ataque vários jogadores que garantem, anualmente, 30 golos / 60 pontos mas que igualmente têm boa capacidade defensiva. Já a Eslováquia não é previsível que consiga grande coisa no grupo mas, ao mesmo tempo, homens como Chara, Hossa, Gaborik ou Handzus têm sempre capacidade para desequilibrar contra que equipa for. Em Vancouver, por exemplo, venceram a Rússia e a Suécia e ficaram muito perto de bater o Canadá na meia final.
GRUPO B (Áustria, Canadá, Finlândia e Noruega): Caminho relativamente tranquilo e aberto para os Canadianos serem a primeira seed do torneio. Só a Finlândia poderá ter capacidade de causar algum transtorno, mas o melhor ataque do torneio não deverá ter problemas em bater uma defesa relativamente fraca como a Finlandesa. Curioso? A Finlândia tem dois dos melhores guarda redes da prova (senão mesmo os dois melhores) em Niemi e Rask e Lethonen não lhes fica muito atrás. Vatanen e Selanne têm sido importantes na majestosa época dos Ducks na NHL e ainda contam com Koivu, Jokinen, Filpulla e Barkov. Jogará a “favor” dos Finlandeses ter homens a jogar na Europa e tem estado sempre entre os medalhados em 5 dos últimos 6 Jogos Olímpicos. Mas, voltando ao Canadá, o Ouro tem de ser o mínimo exigido. Melhor jogador do Mundo, melhor marcador do Mundo, sete dos dez melhores marcadores da NHL, cinco jogadores de elite defensiva e dois guarda redes de elite. Chega? Vamos ver. Esta é uma equipa que se dá ao luxo de deixar homens como Letang, Subban ou Brian Campbell a ver os Jogos pela televisão. 4 dos seis melhores defesas goleadores são canadianos, o perigo vem de todo o lado. E tudo se torna ainda mais completo, quando homens como Claude Julien e Ken Hitchcock estão na equipa técnica, defender bem sabe-se que não será um problema. Noruega e Áustria apenas são melhores que Letónia e Eslovénia. Vanek e Grabner seriam os highlights do jogo Áustriaco, e Zuccarello dos Rangers e Thoresen do Lokomotiv os dos Noruegueses.
GRUPO C (República Checa, Letónia, Suiça e Suécia): A Letónia deverá ser a segunda equipa mais fraca do torneio e não há grande coisa a dizer sobre eles a não ser que, em comparação, são mesmo mais fracos que qualquer um dos adversários. Os Checos têm uma boa equipa, com grande incisão na NHL e deverão lutar com a Suécia pela liderança do grupo. Um deverá algo relativo, já que a Suécia, mais do que candidata a vencer o grupo, é candidata ao Ouro. Ou não fossem os actuais líderes do ranking mundial. A chave estará no que os guarda redes que jogam na Rússia trarão à equipa, já que Pavelec é um dos piores starters da NHL. Jagr é uma lenda absoluta do desporto e continua em grande forma, e terá homens de qualidade como Kaberle, Elias, Plekanec, Krejci, Frolik, Voracek, Zidlicky e Rozsival ao seu lado. Os Suiços são uma incógnita. Foram prata nos últimos Mundiais (ganharam a toda a gente e só perderam a final com a Suécia), têm um bom guarda redes (Hiller), e o seu roster é essencialmente de jogadores da NLA. Já os actuais campeões do Mundo e líderes do ranking mundial, terão na sua estratégia de posse do disco a sua arma, seguros por talento incriticável em todas as posições de campo. Muito dificilmente não estarão na luta pelo Ouro. Lundqvist é um fenómeno das balizas e só mesmo um azar com Lunqvist tirará a Suécia das medalhas. Destacar alguém da equipa da Suécia acabaria por extender a lista ao nível das páginas amarelas.
Que modalidades vai seguir com mais atenção? Quem podem ser os grandes vencedores nestes JO. E no que diz respeito ao Hóquei no Gelo, os suecos vão voltar ao Topo do Mundo? Revalidará o Canadá o título conquistado em Vancouver? Conseguirão os USA, finalmente, dar um ar de sua graça nas grandes competições? Russos a jogar em casa, serão uma ameaça real?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): João Pedro Cordeiro

23 Comentários

  • mv
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:42 pm

    Vivendo na Rússia vou acompanhar principalmente o Hóquei e a selecção Russa. Concordo com a questão da defesa, mas tem a equipa mais talentosa e espero que seja desta que a Big Red Machine volte a ganhar o ouro olímpico. Se assim for o país vai parar (mais do que se fosse o futebol)

  • João Gouveia
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 7:41 pm

    Eu gostaria de saber porque é que o Hóquei em Patins não é desporto olímpico e o Hóquei no Gelo é!
    Será que é pelas grandes potências olímpicas (EUA, Rússia, China,…) não terem história nem qualidade alguma na modalidade?

  • luis bcn
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 2:36 pm

    Em Portugal ate pelo nosso clima esta competiçao nao tem relevancia, os 2 portugueses presentes nao sabem falar portugues…

    Fica aqui um pensamento de um comediante americano:

    DANIEL TOSH: WINTER OLYMPICS

    Daniel Tosh:

    "I assume the only reason we have them (Winter olympics) is so that white people feel relevant in sports. Because other than that the only thing the winter Olympics show me is which country has more rich white kids. What's it cost to go skiing — $900 a day? I can't believe that's not more popular in the inner cities."

    • Filipe Azevedo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 3:02 pm

      Não sou grande fã do Daniel Tosh, mas tenho de admitir que esse comentario e muito bom!
      Concordo a 100%, os JO de Inverno nao teem importancia nenhuma para Portugal. Grande parte dos espectadores portugueses provavelmente nao percebem patavina das regras (eu incluido na maior parte dos desportos), e apenas veem por ser algo diferente do habitual e so acontecer de 4 em 4 anos.

  • Filipe Azevedo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 2:25 pm

    Os JO de Inverno sempre me entusiasmaram bastante, ate mais do que os de Verao (apesar de nao ser nenhum 'connoisseur' de nenhum dos desportos praticados. Hoquei no Gelo e Salto de Ski serao sem duvida as actividades que tentarei acompanhar com mais cuidado.
    Quanto ao Hoquei no Gelo, penso que os grandes favoritos sao sem duvida o Canada, Russia e Suecia. A Rep. Checa tambem tem condicoes para surpreender na minha opiniao, mas o facto de estar no mesmo grupo da Suecia nao ajuda. Os EUA nao teem, na minha opiniao, condicoes para almejar o ouro, por diversas razoes. Em primeiro lugar faz-me confusao a falta de ambicao e garra que as suas seleccoes costumam ter nos JO nas modalidades 'Rei' (Basketball, Hoquei e Baseball, visto que Futebol Am. nao e uma modalidade olimpica). Em Basketball ainda se safam porque sao claramente superiores as outras seleccoes, mas nas restantes e muito deccepcionante ver que raramente sao candidatos ao ouro, apesar de terem as melhores ligas do mundo dos respectivos desportos (NBA, NHL e MLB).
    Outro factor que deve ser notado e o relativo desaparecimento do jogador Norte Americano da NHL. A maior parte sao ou Canadianos (que ainda se percebe, visto que a NHL tambem engloba o Canada) ou da Europa de Leste/Russia. No outro dia fui ver um jogo entre os Carolina Hurricanes (Go 'Canes!) e os Tampa Bay Rays e menos de 1/4 dos jogadores eram Norte Americanos, alem de ser bastante obvio que os jogadores estrangeiros eram muito melhores a patinar do que os Americanos. Estes eram claramente melhores a tentar esborrachar os outros contra o vidro, o que num jogo com as regras da IIHF (mais rapido e com mais espaco) torna-se mais dificil e menos util.
    Outro factor que, na minha opiniao, apesar de ser ignorado pela maior parte, faz a diferenca na qualidade dos jogadores Americanos e o facto de os Invernos nos Estados Unidos desde o fim dos anos '70 nao serem tao frios como costumavam ser. Isto implica que, em muitos sitios (e ao contrario do que acontecia na decada de 60 e 70), os lagos nao congelam com profundidade suficiente para se poder patinar, o que implica que os miudos hoje em dia nao teem o incentivo para ir a rua dar umas tacadas no lago mais proximo. A nao ser que os pais tenham paixao pelo hoquei e dinheiro para os miudos jogarem num rinque de patinagem, eles nao teem condicoes para jogar. Imaginem que em Portugal, por que razao fosse, nao pudessemos jogar futebol na rua, acham que haveria Figos e Ronaldos?

    • Filipe Azevedo
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:03 pm

      Obrigado pela correccao Joao Pedro Cordeiro, e o que da acompanhar varios desportos haha. Referia-me realmente aos Lightning.

      cumps

    • João Pedro Cordeiro
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 8:38 pm

      Tampa Bay… Lightning. Ainda que fosse giro ver o José Molina ou o Evan Longoria a jogar hóquei no gelo ahah.

      Quanto ao último facto/parágrafo, parece-me uma observação bastante interessante que pode realmente ter alguma implicação na qualidade do jogador estado-unidense.

      Não os retirava de uma possível candidatura ao Ouro, de qualquer maneira. Creio que este ano a mentalidade é realmente muito profissional.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 1:24 pm

    Sem lutas parece muito mais interessante. Vou tentar conhecer um pouco melhor este desporto.

    Diogo Santos

  • João higino
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:26 pm

    Boas,
    Eu vivo na Suécia e eles aqui alem de serem completamente "loucos" pelo Ice Hockey acham que vão ganhar o Ouro na boa. A selecção que eles mais temem e a Russia e falam sempre no Ovechkin como o melhor jogador.
    De salientar que esta selecção sueca tem mega cracks como o Henrik Zetterberg, Gustav Nyquist ou Nicklas Bäckström(que joga com o Ovechkin) para nao salientar mais.
    Let´s go Sweden!!

  • Lourenço
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:20 pm

    Quem consideras o melhor do mundo? Sidney Crosby?
    E o Jagr de que se fala é aquele que joga (ou jogava) nos Philadelphia Flyers?

    • João Pedro Cordeiro
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:15 pm

      Essa observação acabou por ser mais numa de senso comum que propriamente uma opinião pessoal, mas sim, falava do Crosby.

      Em relação a Deus nosso senhor Jaromir Jagr, sim, jogou nos Flyers, ainda que isso seja quase uma lembrança do género "Eusébio? Aquele tipo que jogou no Beira Mar?". Estou a brincar, claro, mas a carreira do Jagr é notável no seu período Penguins, principalmente. Mas é um jogador que tem números excelentes (pudera) em todas as equipas que representou. E, mesmo aos 41 (42 dentro de dias) não deixa de ser #24 no top de líderes de pontos na NHL. Ou seja, de estar a fazer uma excelente época.

    • João higino
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:37 pm

      Para mim o melhor está entre o Jonathan Toews e o Crosby.
      O jagr ainda joga mas ja tem 42 anos acho eu, joga nos Devils.

  • João Lemos
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:20 pm

    Shaun White renunciou ao Slopstyle desde quando ?!? Ainda anti-ontem esteve a testar o percurso e tudo mais (até fez algumas criticas ao mesmo)…..isso a juntar à grave lesão de Torstein Horgmo's, torna o concurso imensamente menos interessante….apesar de ser sem dúvida o que vou acompanhar mais de perto, bem como o Half-Pipe naturalmente

    • João Pedro Cordeiro
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:17 pm

      E foi após esse teste e o pequeno acidente que teve que considerou a pista assustadora e desistiu do slopestyle.

  • Schmeichel
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:10 pm

    A minha atenção irá certamente para duas modalidades que adoro: Hoquei e Saltos de Trampolim.

    E faço votos que a "minha" (do lado da minha esposa) Rep Checa surpreenda mais uma vez. Adoro a forma como eles vivem o Hóquei e o grande espectáculo que é apesar de tudo (entenda-se os melhores jogadores do país a jogar no estrangeiro) a ExtraLiga. Se para eles o Jagr já é um Deus, imagino o que passaria a ser (se calhar punham a cara dele nas inúmeras igrejas do país).

    Estou curioso para ver também a performance do luso-descendente John Tavares com a equipa do Canadá.

  • João Lains
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:02 pm

    Não estou muito familiarizado com os desportos de inverno mas farei um esforço para acompanhar o curling e o luge. Seria interessante desenvolver outros artigos sobre algumas destas modalidades olímpicas até porque estarão presentes dois portugueses. Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Canadá, Noruega e Áustria são por norma as selecções mais medalhadas.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:15 pm

      Dessas coisas todas o curling é o meu predilecto. A maior parte do pessoal acha estúpido os tipos a varrerem o chão, mas eu até acho graça (quer dizer, ver uns 15 minutos…).

      Destas olimpíadas apenas sei que foram (demasiado) caras, há ameaças terroristas, e é possível partilhar sanitários.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:54 am

    Não percebo nada de nada de desportos de Inverno e a única modalidade que ainda vejo é o Hóquei no Gelo, mas também pouco ou nada conheço da modalidade, ao que sei o Canadá é a grande potência da modalidade…

    Quanto aos Jogos Olimpicos no Geral, Alemanha, Canadá, Noruega e Estados Unidos costuma ser os Países mais medalhados, mas com a Rússia a organizar acredito que se tenham preparado muito bem para estes jogos e como tal possam lutar com estes 4, pelo título de País com mais medalhas

    Nota ainda, para a vergonha que é a organização destes Jogos, pois foram vergonhosamente os jogos olimpicos (incluindo os de verão também), mais caros da história, o que é simplesmente VERGONHOSO, e demonstra que há muita gente na Rússia a ganhar muito dinheiro por fora com esta organização…

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:40 am

    Não percebo pevide de desportos de inverno, e para mim neve é porreiro é vê-la na televisão. Porém, vou seguir com "atenção" a patinagem artística, a esposa assim obriga (deve ser das poucas vezes que ela vai sintonizar o eurosport).

    PS: sabem qual será a cobertura? Canais generalistas, cabo, …

  • Pedro
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:03 am

    Alguém sabe se o Ole Einar Bjoerndalen tem possibilidades de ganhar umas medalhas?

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:00 am

    Eu apostaria que o vencedor sai do grupo A, ou seja, Russia ou USA.
    Pessoalmente, como fan dos Caps, prefiro que o meu capitão se sagre vencedor, logo apoio os Russos!!!!

    CARREGA OVI

    kiko

Deixa um comentário