Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Solskjær: Repetição da História?

A renovação do contrato de Ole Gunnar Solskjær com o Manchester United até 2022 apanhou alguns de surpresa, mas a maioria dos adeptos aceitou a decisão sem contestar. O antigo avançado é hoje um nome muito mais consensual do que no momento em que aterrou em Old Trafford para substituir José Mourinho e fez por merecer esta renovação, com o clube a subir na tabela classificativa e a alcançar os quartos de final da Liga dos Campeões.

O mérito de Solskjær  reside principalmente na maneira como geriu um grupo destroçado pelo implicativo e divisivo antecessor. A equipa passou a ser muito mais dinâmica e a jogar de cabeça erguida perante qualquer adversário. Estas implicações psicológicas estendem-se também ao plano técnico-tático: jogadores como Pogba, Herrera, Rashford ou Lindelöf parecem mais soltos, com vontade de arriscar no passe, no remate ou na movimentação ofensiva.

Contudo, não passa apenas pelo plano psicológico a recuperação operada por Solskjær. O norueguês também conseguiu optimizar os jogadores no plano tático, mesmo não sendo um revolucionador dos conceitos do futebol. Pogba começou a ter mais liberdade para aparecer na área, o que se traduziu numa boa soma de golos. Herrera compensa Pogba defensivamente, mas também tem liberdade para subir um pouco, com Matic a cobri-lo. Rashford saiu da prisão da ala para jogar como avançado centro mais móvel, trocando muitas vezes de posição com Lingard, extremo direito, de forma a criar desequilíbrios no adversário. Mesmo Lukaku, que era visto por Mourinho como um jogador alvo, cuja única função era viver isolado na frente e segurar a bola/marcar golos, tornou-se muito mais associativo e descai na ala direita, permitindo que Lingard (mais uma vez ele) atinja a posição nove partindo do meio campo ofensivo.

Tendo em conta estes predicados, é natural a renovação do norueguês. A estes junta-se o facto de ser um homem que conhece bem a casa onde está e da qual deverá aproveitar alguns jovens valores, algo que é bastante valorizado pelos adeptos. No entanto, continua a ser um treinador sem grande experiência e ainda não deu grandes oportunidades para observar como reage às adversidades que as derrotas trazem consigo. Muitas vezes, este perfil de treinador termina a época em que chega com bons resultados, mas, quando tem de preparar uma nova época de raiz, vê-se imediatamente em dificuldades.

O Manchester United não pode voltar a ter um ano zero, como tem vindo a ser recorrente desde o abandono de Alex Ferguson. Solskjær está a ter um percurso relativamente parecido ao de Zidane e o clube inglês espera que o norueguês, tal como o francês, retribua a confiança com títulos importantes e que volte a colocar o clube na rota do sucesso passado.

Visão do leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui): Rui M. Teixeira

António Hess
Author: António Hess

12 Comentários

  • Berto
    Posted Março 30, 2019 at 9:03 pm

    Para mim o problema atual do futebol e depois esbarra com Mourinho é que se dá muito destaque ao tático e os jogadores não se divertem, o publico nao se diverte.

    Os atletas querem ter prazer a jogar, os adeptos querem ver golos, mas atualmente parece que anda tudo preocupado na arte de nao sofrer golos e do bem defender. Mourinho entre outros coloca muitos entraves e limitações aos jogadores, claro que eles depois nao andam satisfeitos, nao rendem o que poderiam render e é tudo uma bola de neve.

    A festa do futebol é o momento do golo, claro que tambem nao pode ser uma anarquia, mas prefiro ver um jogo entretido de 3-2, 4-3, 5-4, 2-2, 3-3 cheio de emoçao, reviravoltas e com golos que assistir a secas e jogos enfadonhos para adormecer de 1-0 em que as duas equipas estao mais preocupadas em nao sofrer golos e dar espaço ao adversario do que procurarem chegar a baliza adversaria.

    • Kacal
      Posted Abril 1, 2019 at 4:10 am

      Como amante de futebol, subscrevo. Mas o futebol é a profissão dos jogadores e treinadores, o objectivo é ser bem sucedidos e ganhar dinheiro, isso acontece mais facilmente sendo um vencedor e ganhando coisas. Logo resultados desse tipo não são os ideais para vencer, é muito arriscado. Uma equipa tem que primeiro defender bem e ser coesa, depois ter também qualidade na parte ofensiva e marcar o suficiente para vencer.

  • Kacal
    Posted Março 30, 2019 at 2:15 pm

    Em relação ao trabalho desempenhado pelo Solskjaer e a melhoria do United, nada a dizer. E até acredito que pode fazer um bom trabalho e a renovação foi merecida, a meu ver. Mas há uma diferença entre o Real e o United. O Real até tinha sido campeão europeu com Ancelotti não muito antes e tinha um plantel fortíssimo e um CR7 como extra. O Man Utd não conquista nada de relevante há quase 10 anos (foi campeão há 7 ou 8 anos) e o plantel tem claras lacunas para almejar que o United lute pela Champions. Será complicado fazer um trabalho como Zidane fez, sobretudo em tão pouco tempo. Não devemos comparar as situações e meter tanta pressão no Solskjaer. É dar-lhe total confiança e liberdade, dar-lhe 2-3 anos e ver o que faz. Além de um investimento sério no plantel e equilibrado com critério. A ver vamos.

    • André Dias
      Posted Março 30, 2019 at 5:32 pm

      O United venceu a 1ª Liga Europa da sua história ainda nem há 2 anos, venceu a Taça de Inglaterra em 2016 e foi campeão em 2013. Considero que sejam títulos relevantes. É certo que se pede muito mais a um clube com tamanha dimensão desportiva e financeira mas Tottenham, Arsenal e Liverpool estão bem pior a nível de títulos conquistados nos últimos anos.

      Em relação às lacunas do plantel, aí estou de acordo. Também não acredito que Solskjaer seja capaz de fazer o mesmo que Zidane mas é improvável que algum adepto lhe peça tal feito.

      • Kacal
        Posted Março 30, 2019 at 9:24 pm

        Talvez o relevantes não tenha sido o melhor termo, admito. Mas referia-me a Campeonato e Champions, claro. Aí não conquista nem um nem outro há uns 7 anos, pelo menos (não fui ver ao certo). Foi nesse sentido que falei. Tottenham e Arsenal concordo, o Liverpool nem por isso. Relembro que estiveram numa final de Liga Europa e numa de Champions há pouco tempo. Não venceram, é certo, mas numa final qualquer um pode vencer e podia ter caído para o Liverpool. O United nem na final da Champions está há 1 década para aí. Mas penso que o Man Utd tem que fazer bem mais do que isso tendo em conta o clube que é.

        Também acredito que os adeptos não lhe peçam tal feito e muitos menos exijam, mas espero bem que não.

        • André Dias
          Posted Março 31, 2019 at 3:56 am

          O Liverpool esteve em finais mas finais não são títulos. Que o digam o Benfica e a Juventus, por exemplo. O United conquistou campeonato e Champions há menos tempo que o Liverpool. Aliás, o último título conquistado pelo Liverpool foi uma Taça da Liga em 2012. Os Reds têm evitado as críticas porque têm sido competitivos mas também têm investido significativamente e no final não vencem nada. Klopp e Pochettino gozam de um crédito infindável, Wenger vencia mais e mesmo assim era o treinador mas criticado em Inglaterra. O alemão está em Liverpool desde 2015 e o argentino mora em Londres desde 2014, juntos têm menos títulos que o José Mota ao serviço do Aves.

          • Kacal
            Posted Março 31, 2019 at 3:42 pm

            Não são titulos, é certo. Mas ir à final não é mesmo que ficar nos oitavos ou mesmo quartos. A final podia ter caido para os Reds, assim como a da Liga Europa e o que falariamos agora? Está sempre mais perto de vencer quem anda nas decisões do que quem não anda e sejamos realistas, o Man United nas últimas épocas tirando a época com Mou do 2° lugar e esta do Solskjaer tem andado bem longe das decisões importantes (titulo inglês Champions) e tem que fazer bem mais para o clube que é. De qualquer forma eu não me refiro a esses clubes, refiro-me a Barças, Reais, Bayerns, Juventus, Citys, que esses sim são vencedores e o United tem que estar lá com eles em cima, mas duvido que aconteça de um momento para o outro e devem dar tempo e estabilidade ao Solskjaer.

            • André Dias
              Posted Março 31, 2019 at 4:14 pm

              Compreendo o teu ponto de vista mas não podemos reduzir uma final com um “podia ter caído para qualquer lado”. A final tem que ser ganha para o título ser conquistado, tudo o resto são vitórias morais. Títulos à parte, concordo que o Liverpool tem andado mais perto das decisões do que o United e isso tem que mudar, obviamente. RM, Barça, Bayern, Juventus e Atlético neste momento estão noutro patamar. O United tem que melhorar substancialmente o plantel e voltar a vencer o campeonato, só depois é que se poderá focar na Champions e almejar estar novamente entre as melhores equipas do mundo.

              Só não nos podemos esquecer que neste momento lutamos pela qualificação continental. Pedir títulos a curto prazo é uma pressão enorme e completamente desnecessária. Prefiro não vencer já e lançar as bases para o futuro do que investir no mercado à maluco só para conquistar algo o mais rapidamente possível. Basicamente espero que com Solskjaer as coisas sejam feitas de forma diferente porque com Mourinho e Van Gaal gastou-se muito e mal para continuar sem vencer a PL.

              • Kacal
                Posted Abril 1, 2019 at 4:07 am

                Sim, a final tem que ser ganha mas uma equipa que vai à final esteve perto de conquistar o troféu, uma que nem passa dos 4ºs de final há anos nem perto disso está, nem sequer é equacionada como possível vencedora. Falei no sentido do Liverpool estar em crescimento e andar mais perto das decisões que o Man Utd e um clube como o United tem que andar lá também, mas claro o United para voltar a esse patamar tem que ser com calma e aos poucos, gerindo bem as coisas, reforçando o plantel e ganhando pequenos troféus primeiro e aproximando da luta pelo título, isso tem sido feito, agora é dar continuidade.

                Sobre a 2ª parte do que disseste, totalmente de acordo. Nada a acrescentar. Aliás, foi nesse sentido que falei que não devem comparar a situação com a de Zidane no Real, nem exigir o mesmo e o Solskjaer deve ter tempo e estabilidade para fazer o seu trabalho e as coisas serem feitas com calma. Estamos em sintonia aí.

  • andresilvac
    Posted Março 30, 2019 at 2:02 pm

    Ponto numero 1…Solskjaer é muito pior treinador (á data de hoje) que Mourinho
    Ponto numero 2…Fica provado que quando “os meninos” no balneário ficam amuados não há treinador que resista (nisto o José Mourinho é muito reincidente talvez pelo discurso sempre a criar inimigos dentro e fora do plantel potenciem estes casos) os jogadores acima de tudo são pessoas e nem toda a gente reage da mesma maneira funcionou em Portugal Inglaterra (1a passagem e até meio da segunda, em Espanha também (o Real Madrid à data era um caos e cemitério de treinadores) e em Itália mas secalhar essa abordagem Está demasiado gasta e quando chega a um clube os jogadores se unam pois já sabem que alguém vai ser a “vítima”, André Villas Boas também lhe aconteceu o mesmo Ancelloti, Kovac e até Rui Vitória (em parte) são muitos os casos.
    Vamos ver como lhe vai correr a próxima época (e completamente diferente pegar num trabalho de outro e imprimir motivação e ligeiras alterações (grande parte delas nas funções defensivas ou ofensivas) com resultados brutais rápidos do que construir uma equipa com eventuais saídas e contratações mudando o sistema táctico ou adaptando o mesmo ao plantel.
    Independente disso era a única opção possível (confortável) já que treinadores de top estão todos contratados ou reservados poucos ou nenhuns estão de momento sem clube e Solskjaer tem bons resultados e uma troca com maus resultados no futuro criaria mais contestação para os donos do clube por parte dos adeptos…
    Saudações desportivas

  • Tiago Silva
    Posted Março 30, 2019 at 11:46 am

    O último parágrafo diz tudo. Penso que o Solskjaer é muito parecido ao Zidane e pode ter o mesmo impacto do que o francês.

  • André Dias
    Posted Março 30, 2019 at 11:41 am

    Bom texto. Só faltou referir também o bom trabalho a nível defensivo e a capacidade de adaptação consoante o adversário. Quando o United é favorito assume o jogo, pratica um futebol ofensivo e dinâmico, joga mais perto da baliza adversária mas tenta encurtar o espaço entre linhas. Isso não impede a equipa de recuar e defender compacta e fechada contra adversários mais complicados (PSG e Spurs, por exemplo), apostando em transições rápidas para explorar o desequilíbrio defensivo do adversário. Shaw e Lindelof têm sido os principais destaques mas todos os defesas subiram de rendimento, incluindo Smalling e Jones.

    Em relação ao ano zero, discordo. É exactamente o que o United precisa, mas desta vez o ano zero tem que ser o início de um projecto a longo prazo e não de um novo ciclo com um novo treinador. Com Van Gaal e Mourinho o clube teve que se adaptar às exigências do treinador, com Solskjaer é completamente diferente. Dos 3 é o que conhece melhor o clube e não tem o ego dos seus antecessores, diria que neste momento não há pessoa mais indicada para o cargo. O Man Utd tem que continuar com a filosofia de jogar um futebol ofensivo e de apostar no talento da casa. Contratações sim, mas com critério. Ferguson sempre montou a sua base formando jogadores, depois ia ao mercado para contratar mais talento jovem (Rooney ou Ronaldo) ou jogadores que já tinham dado provas e aparentavam ser reais mais valias para a equipa (Ferdinand ou Van Persie). É esse o caminho a seguir e Solskjaer, com as devidas diferenças, pode ser o nosso novo Ferguson.

Deixa um comentário