Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Somos idiotas?»: O ataque do ‘L’Équipe’ ao futebol francês

Federação francesa precipitou-se? É certo que a luta pelo título estava resolvida, mas os lugares de Champions e de acesso à Liga Europa ainda estavam em discussão.

O conhecido ‘L’Équipe’ não faz por menos e, através da capa, questiona se em França “são idiotas” para que o campeonato francês seja o único dos Big 5 a não ser retomado. Recorde-se que a Serie A e a Premier League anunciaram ontem as datas do regresso, sendo que neste sentido o diário gaulês destaca que esses Países, ao contrário do que acontece em França, conseguiram definir um plano para que as Ligas fossem retomadas. A publicação salienta ainda que “Jean-Michael Aulas, presidente do Lyon, ainda luta para que esta decisão [de cancelar a Ligue 1] seja revista”.

38 Comentários

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 29, 2020 at 6:15 pm

    Sim foram precipitados, mas a decisão na altura tinha fundamento.

    Quando os franceses deram a época por terminada, a pandemia estava no seu auge na Europa e sem acalmia à vista.

    Do lado da saúde pública foi uma decisão lógica.
    Contudo os responsáveis pelo futebol em França podiam e deviam ter esperado para ver e ter remarcado o reinício para mais tarde tal e qual o fizeram as outras ligas.

    Assim terão que levar com as consequências financeiras e desportivas desta decisão.

    Quando em Portugal se começou a falar na possibilidade do regresso foram muitas as vozes que se insurgiram, dizendo que os outros iriam todos cancelar…

    Afinal, das big 5 voltam todas menos a francesa, e das principais ligas fora das big 5 voltam todas menos na Holanda e Bélgica

  • Kafka
    Posted Maio 29, 2020 at 2:45 pm

    Esta capa não faz o mínimo sentido, porque esta conclusão só poderá ser tirada depois dos campeonato acabarem nos países que relataram o futebol e assim se poder aferir se isso levou a um aumento de casos ou pelo contrário não teve interferência

    • Rev7
      Posted Maio 29, 2020 at 11:27 pm

      A não ser que hajam provas claras que um jogo de futebol esteve na razão de um aumento de casos, será impossível entender isso, porque tudo está abrir. Nesta altura e com as medidas que estão a ser impostas no futebol, é mais provável que abertura de tudo o resto na sociedade seja a causa e o futebol nada tenha haver.

    • Bino Costa
      Posted Maio 29, 2020 at 8:52 pm

      Desculpa, mas todos os estabelecimentos estão a reabrir, esplanadas, cabeleireiros, esteticistas, escritórios, atendimentos ao público, tudo! E tu achas que se vai conseguir fazer uma correlação entre o reinício do futebol à porta fechada e um possível aumento dos casos?? Desculpa lá, mas se houver um aumento de casos é muito difícil de dizer que tal se deva a uns jogos de futebol sem público e não a tudo o resto que reabriu ao público.

    • RomeuPaulo
      Posted Maio 29, 2020 at 2:54 pm

      O L’Equipe pode querer lançar a pergunta agora e dar a resposta daqui a uns meses quando se for possível avaliar o impacto do futebol no combate à pandemia.

      Neste momento, eu acho que os franceses se precipitaram e tomaram claramente uma má decisão, o tempo pode vir a provar o contrário, mas só o saberemos daqui a 2/3 meses.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 29, 2020 at 2:19 pm

    E pronto, é o que dá ser mais papista do que o Papa e de repente os espertos de ontem são os “idiotas” de hoje.

  • Kacal
    Posted Maio 29, 2020 at 2:16 pm

    Espanha e Itália foram país muito afectados pelo COVID-19 e arranjaram solução, vai começar mais tarde em ambos os países em relação a outros, mas vai retomar. Acho que a França precipitou-se mas cada um sabe de si, fizeram o que acharam melhor. Mas claro que há outras decisões além do campeão e certas equipas saíram prejudicadas.

  • TBL
    Posted Maio 29, 2020 at 1:54 pm

    Nos tempos que correm, e perante a indefinição sobre o futuro, não considero que haja ninguém idiota por querer defender a saúde pública. Porém, até ao presente momento, também não considero idiotas os que decidiram retomar os campeonatos.

    Se se precipitaram? Provavelmente.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 29, 2020 at 12:37 pm

    E o problema é que abriram um precedente que a ser mantido, na próxima época vamos ter a mesma questão a ser colocado. Haverá sempre alguma epidemia, a cada vez que surgir se se cancelar tudo mais vale fechar de vez o futebol. Vamos começar a encerrar campeonatos sem os concluir, a cada vez que haja alguma perturbação? Então isso sucederá todos os anos, por qualquer pandemia ou problema que surja. É por isso que sou contra as anulações, além de injustas, criaram um precedente que vai gerar muita pressão em cada situação de calamidade.

    • Kafka
      Posted Maio 29, 2020 at 2:42 pm

      As pandemias não existem todos os anos…. E não foi aberto precedente, porque já no passado se anulou competições em virtude de pandemias, como em 1919 a NHL foi anulada devido à gripe espanhola

      Se bem que eu também sempre defendi que não se devia anular mas sim acabar quando desse para acabar

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 29, 2020 at 2:48 pm

        Sim, eu sei, mas imagina que surge no próximo ano alguma catástrofe qualquer, pode ser um atentado, ou o que seja, a partir daí abriu-se um precedente e isto vai ser uma caixa de Pandora. E depois há que resolver os apelos de quem discordou do encerramento precoce das competições. Eu também defendo que se acabasse quando desse. Acho que a França se precipitou e agora acho que lhes será difícil recuar, senão perdem a face.

  • André Dias
    Posted Maio 29, 2020 at 12:35 pm

    Claro que se precipitou. O campeonato não se realiza apenas para encontrar um campeão, todas as equipas têm os seus objectivos.

    Ninguém contesta que o PSG deveria ser campeão mas na minha opinião é uma tremenda injustiça coroar um campeão sem cumprir o calendário e deixar as restantes equipas terminar a sua luta.

    Além disso, terminar um campeonato sem disputar todas as jornadas desvirtua completamente a competição. Seria como correr uma maratona e dá-la por terminada aos 34km.

    • Pipo
      Posted Maio 29, 2020 at 2:22 pm

      O próprio PSG sai prejudicado, a champions não vai ser cancelada e vão ter que a disputar com ZERO ritmo competitivo, vão ter que andar a inventar amigáveis e será sempre contra equipas de nível ainda mais baixo que as francesas.

      • Aurinegro
        Posted Maio 29, 2020 at 5:46 pm

        Uma questão que me fizeste agora lembrar e que já tinha pensado para o caso de as competições demorarem a regressar: como ficam os jogos amigáveis?

        No fundo, apesar de serem regulados, não estão propriamente sob alçada de uma entidade nacional: por exemplo, um Benfica – Sion?

  • Lopes da Silva
    Posted Maio 29, 2020 at 12:31 pm

    Sao e’ sensatos, isso sim.

    • Joao X
      Posted Maio 29, 2020 at 1:43 pm

      Completamente o oposto.

      • Lopes da Silva
        Posted Maio 29, 2020 at 2:20 pm

        Porque? Por meterem a saude publica em primeiro lugar em vez dos interesses do futebol?
        Se bem que nao concorde com a atribuicao do titulo. A decisao da Holanda para mim foi a melhor e mais sensata de todas, seguida da francesa.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 29, 2020 at 12:26 pm

    Já era espectável que se arrependessem.

  • golias
    Posted Maio 29, 2020 at 11:48 am

    respondendo à questão “são idiotas”, não, os franceses tomaram uma decisão responsável e que protege a saúde pública. respondendo à questão “precipitaram-se?”, sim, claramente, podiam ter esperado mais um tempo para compreender melhor a situação e só depois decidir. Em todo o caso é uma medida responsável cancelar as competições, mas aceita-se que outras ligas tenham optado por fazer diferente.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 29, 2020 at 11:43 am

    Mesmo a nível da formação, com os clubes franceses parados os jovens vão recomeçar muito atrás dos restantes países. Por exemplo, o campeonato da europa de sub19 foi adiado (o de sub17 cancelado) para este ano. Deveria ocorrer em Julho na Irlanda e ainda nem se tinha realizado a ronda de elite para se qualificarem as 8 selecções que iriam estar presentes e que iriam competir pelas 5 vagas no Mundial sub20 no próximo ano na Indonésia.

    Se a ronda de elite se realizar em Setembro/Outubro (Portugal tem que ir à Croácia lutar pelo apuramento contra a Turquia, Croácia e Eslováquia) depois haveria condições para realizar um campeonato da Europa ainda durante o mês de Outubro/Novembro, sendo que as condições climatéricas na Irlanda do Norte nesta altura são pouco convidativas).

    Ou seja, os miúdos nascidos até 2001 têm aqui um problema, porque a grande maioria deles está em casa sem treinar desde Março.. Claramente não existe um plano da FPF nesta capítulo porque além dos poucos que estão a treinar com os seus clubes da Primeira Divisão, quase ninguém está no activo…

    Ou então se não quiserem realizar a ronda de Elite nem o Europeu qualificam-se as 5 equipas com melhor ranking no escalão de sub19 e fica assim resolvido.

    1. Portugal
    2. França
    3. Inglaterra
    4. Itália
    5. Holanda

  • Krasin
    Posted Maio 29, 2020 at 11:29 am

    Gosto que a L’Equipe critique a decisão do governo ANTES de se saber quais vão ser as consequências de retomar o futebol agora

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 29, 2020 at 11:27 am

    Claro que são.. e os clubes foram anjinhos em aceitar isto até para o PSG é mau que já tinha o título e precisa de jogar para depois estarem preparados para a Champions.. assim vão sem ritmo e mais um ano que nem vão chegar as meias..
    Sempre achei a ideia de terminar campeonatos uma treta, até acho que nesta altura estádios com uma percentagem mínima de adeptos devia acontecer e só beneficiava o espetáculo, mas pronto a Ligue 1 apesar de ser das Big-5 é uma liga ao nível do tugao só tem o árabe do PSG que é a única diferença e está num país maior e mais central da Europa..

  • Valderrama
    Posted Maio 29, 2020 at 11:10 am

    Nunca percebi porque é que existe sequer um big 5. O campeonato francês e as prestações europeias das suas equipas estão num patamar muito muito inferior ao dos restantes quatro

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 29, 2020 at 6:59 pm

      Tem toda a razão, são Big 4. É claro que isso ia enfurecer os franceses mais petulantes e talvez mais alguns.

    • Manel Ferreira
      Posted Maio 29, 2020 at 4:45 pm

      Historicamente, França sempre esteve muito mais perto dos principais campeonatos do que Portugal ou qualquer outro país. Aliás, na década de 2000, por exemplo, a Ligue 1 e a Bundesliga eram consideradas ligas do mesmo nível, até era a Alemanha que estava muitas vezes em 5º do ranking (creio que uma vez até foram ultrapassados pela Rússia!). Foi sobretudo com o “re”surgimento do Dortmund do Klopp que a Alemanha deu esse passo em frente para estar inequivocamente entre as grandes ligas (o próprio Bayern esteve adormecido durante alguns anos da década de 2000). Antes não eram vistos assim.
      E depois, há também a questão da própria dimensão de França e do papel que têm na Europa. Tudo isso contribui para se colocar França entre os grandes, gostemos ou não.
      De resto, até eu, que devo ser das pessoas que aqui mais defendem o campeonato português, acho ridículo dizer-se que a única diferença entre a Ligue 1 e o Tugão é o PSG, como disseram atrás. Quem nos dera a nós que isso fosse verdade…

      • Aurinegro
        Posted Maio 29, 2020 at 5:50 pm

        Vamos relembrar que em 2014 Portugal passou a França e ficou em 5o lugar nos coeficientes UEFA e nem me lembro de a França chegar ao 4o lugar, por isso penso que França está mais próxima de Portugal do que dos Big-4.

        Concordo em absoluto que é muitas vezes ridiculo querer colocar a Franca ao nivel dos outros 4.

        • Manel Ferreira
          Posted Maio 29, 2020 at 6:19 pm

          Aurinegro, vai ver os rankings da década de 2000. Entre 2006 e 2010, França esteve em 4º lugar à frente da Alemanha.
          Eu com isto nem estou a defender a França atual, que concordo que não está ao nível das outras 4. Só digo que historicamente, França não esteve assim tão afastada dos outros principais campeonatos como se faz crer. Sobretudo da Alemanha, onde andavam ela por ela durante muito tempo. Nos anos 90, França até chegou a estar em 3º lugar.
          Ou seja, percebe-se porque é que, apesar de tudo eles são colocados nesse grupo. Porque o futebol não começou há 10 anos…

          • Valderrama
            Posted Maio 30, 2020 at 12:08 am

            Sinceramente em quase todos os comentários que faz em relação a este tema só consigo concordar quando afirma que o tamanho e a importância da França contribuem para que seja vista nas big5.
            Em tudo o resto discordo da sua visão. Em primeiro lugar o ranking da UEFA está muito longe de ser um avaliador fidedigno do quão forte é uma liga. Por essa ordem de ideias poderíamos considerar que a Rússia e Portugal chegaram a ter ligas melhores que a francesa há poucos anos atrás, o que é claramente falso. A forma como o ranking é construído dá demasiado valor ao que os clubes conseguem fazer na taça UEFA em comparação com a Champions.
            Por outro lado refere que o futebol não começou há dez anos e diz que no período entre 1995 e 2010 os campeonatos francês e alemão equivaliam-se. Portanto é de assinalar que neste período de suposto equilíbrio de forças os alemães ganharam a Champions por duas vezes e perderam três finais enquanto que os franceses chegaram a uma final que perderam. E como o futebol não tem dez anos mas também não tem vinte podemos analisar os resultados históricos de toda a competição, em que os clubes alemães (e apenas os da Alemanha Ocidental) conquistaram a Champions/Taça dos Campeões Europeus por 7 vezes e perderam na final por dez vezes, enquanto que os franceses conquistaram uma e perderam cinco finais. Em relação à Taça UEFA/Liga Europa os alemães conquistaram-na 6 vezes e chegaram à final perdendo em oito ocasiões enquanto que os franceses nunca ganharam a competição, tendo chegado à final por cinco vezes. Na taça dos vencedores das taças os alemães ganharam cinco e perderam seis finais, os franceses ganharam uma e estiveram em duas finais.
            Por isso em bom rigor, historicamente a França está muito mais próxima de países como Portugal ou Holanda do que dos big4.
            Na verdade fala-se de big5 apenas desde o aparecimento deste PSG endinheirado que consegue atrair alguns jogadores importantes mas em termos desportivos também não tem feito nada de mais nem tem justificado que a sua liga se equipare às restantes quatro.

          • Aurinegro
            Posted Maio 29, 2020 at 8:23 pm

            Quando disse que nao me lembrava, era mesmo por nao me lembrar. Mas já fui ver e entre 2004 e 2008 esteve na frente da Alemanha.

            No entanto, continuo a concordo com o comentário original de que deveria ser apenas Big-4, até porque o conceito de Big-5 é recente e de tempos em que a França não tem tido grandes resultados europeus em termos de clubes.

      • Valderrama
        Posted Maio 29, 2020 at 5:31 pm

        Historicamente acho que a liga francesa ainda está mais distante das outras quatro do que actualmente. Tem um vencedor da liga dos campeões em toda a história da competição e penso que apenas uma final. Nesse aspecto é incomparável com qualquer uma das grandes ligas. O grande dominador actual da liga francesa nunca atingiu sequer as meias da Champions e mesmo o dominador anterior atingiu-as já fora dos seus anos de maior poderio.
        Em relação à qualidade da liga também acho bastante mais fraca que as restantes quatro embora concorde que bem acima de todas as restantes

        • Manel Ferreira
          Posted Maio 29, 2020 at 6:07 pm

          Por acaso, o PSG já chegou às meias-finais da LC, sim. Em 94-95, perderam para o Milan.
          Volto a dizer que aí entre 95/2010, a divisão era mais Itália/Inglaterra/Espanha num 1º nível e depois Alemanha e França ao mesmo nível.

          E não, França não têm apenas uma final da Liga dos Campeões. Tem seis (2 do Marseille. 2 do Reims, uma do St Étienne e do Mónaco) A menos que não consideres a TCE.
          Mas se tirares o Bayern, a Alemanha também não tem muitas, umas 3 ou 4. Ou seja, historicamente muito do poderio europeu da Bundesliga vem única e exclusivamente do Bayern.

          • Aurinegro
            Posted Maio 29, 2020 at 8:30 pm

            Para completar essa informação:

            Bayern – 10 finais (5 ganhas)
            Dortmund – 2 (1)
            Hamburgo – 2 (1)
            Frankfurt – 1 (0)
            B. Mönchengladbach – 1(0)
            Leverkusen 1 (0)

            Mesmo que tires o Bayern, a Alemanha continua a ter mais finais e mais vitórias.

            Holanda e Portugal também têm mais finais e mais vitórias que a França.

        • Aurinegro
          Posted Maio 29, 2020 at 5:54 pm

          Aliás, de 2011/2012 até 2015/2016 estivemos sempre à frente da França no ranking da UEFA.

    • Leonardo Silverio Marroni
      Posted Maio 29, 2020 at 3:44 pm

      Também não entendo pq incluem o campeonato francês em um suposto Big 5. Também creio que os verdadeiros Big 4 estão em um outro patamar.

  • RomeuPaulo
    Posted Maio 29, 2020 at 11:06 am

    Não sei se a decisão da Federação Francesa foi precipitada ou não, mas para mim parece claro que foi uma má decisão.

    Mas, se assim o entenderem, ainda podem vir a reverter a decisão, faltam 10 jornadas para o fim do campeonato (por exemplo em Itália faltam 12), se reiniciarem os treinos na próxima semana, talvez ainda consigam recomeçar o campeonato no fim de semana de 27/28 de junho e consequentemente terminar o mesmo no início de agosto.

    No entanto, como foram incompetentes na primeira decisão que tomaram, os riscos seriam agora maiores do que se tivessem feito um plano à semelhança da grande maioria dos outros campeonatos.

  • Gunnerz
    Posted Maio 29, 2020 at 11:00 am

    Definir um plano? Marcaram uma data, não entra ngm nos Estádios e pronto.

    Precipitaram-se? Talvez, mas a ideia q fica foi que quiseram centrar as atenções nas prioridades e não no desporto. Depois, como o campeão estava mais que decidido resolveu se a questão e os jogadores entram de férias mais cedo. Penso que sobretudo a ideia foi de terminar já para poder começar a próxima época de forma normal, em meados de Agosto como é habitual. Não acho que se deva criticar a decisão, nem acho que se deva criticar quem começa em Junho, são estratégias diferentes simplesmente. Em Agosto já teremos ligue 1 e não teremos as outras. Por mim está bom, assim não teremos meses sem futebol de novo :D

    Alguém sabe algo do ténis? Vejo que torneios a partir de Agosto não foram cancelados. Sabem algo de preciso? Já vi o João Sousa dizer que há rumores que pode não haver ténis até fim do ano..

    • RMSO
      Posted Maio 29, 2020 at 1:28 pm

      Ainda não há decisão… Basicamente, segundo o L’equipe, estão 3 hipóteses em cima da mesa: cancelar tudo (33%), regressar na temporada de piso rápido (1%), ou regresso com temporada de terra batida em setembro (66%).

      Já agora, temporada de terra batida em Setembro parece-me algo ridículo, mas curiosamente é a hipótese com maior probabilidade de acontecer.

Deixa um comentário