Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sp. Braga destrói FC Porto em meia-hora e carimba passagem para a final; Conceição mexeu no XI e nem a jogar uma hora contra 10 deu a volta; Sarr comprometeu; Abel Ruiz bisou, Piazón voltou a destacar-se

FC Porto 2-3 Sp. Braga (Otávio 30′; Marega 75′; Abel Ruiz 9′, 14′; Lucas Piazón 28′)

O Sp. Braga venceu no Dragão e carimbou a passagem à final da Taça de Portugal. Após um empate na 1.ª mão (1-1), os minhotos entraram a todo o gás e fizeram três golos em meia hora, expondo as debilidades defensivas do FC Porto. Os Dragões apareceram com algumas novidades no XI (Conceição deixou Marchesín, Taremi, Sérgio Oliveira e Zaidu no banco) e deram-se mal, tendo de partir à procura do prejuízo muito cedo. Contudo, apesar da expulsão de Borja, aos 34 minutos, o conjunto azul e branco não conseguiu inverter a tendência da eliminatória nem evitar a derrota nesta 2.ª mão. Abel Ruiz bisou e foi uma das figuras da noite, juntamente com Lucas Piazón, que apontou um golaço. Já Matheus Magalhães alternou o pior com o melhor. Do outro lado, Sarr fica ligado a dois dos golos sofridos, Grujic também voltou a não convencer e foi substituído muito cedo, mas os Dragões perdem aqui mais um objectivo na temporada e não irão conseguir revalidar o título. Por outro lado, o Sp. Braga regressa à final 5 anos depois, sendo que contabiliza duas no seu currículo (1966 e 2016).

Destaques:
FC Porto – Os Dragões falham aqui um dos objectivos da temporada, não conseguindo marcar presença na final da Taça pelo terceiro ano consecutivo, numa noite em que correu praticamente tudo mal. Sérgio Conceição fez algumas mexidas no 11 e deu-se mal, com o FC Porto a ser surpreendido com a forte entrada do adversário e que levou à sucessão de erros do sector recuado. Além disso, mesmo contra 10 desde os 34′, os Azul e Brancos não conseguiram dar a volta ao texto, sendo que a tarefa de virar um 3-0 à meia-hora revelou-se demasiado hercúlea. Individualmente, Malang Sarr esteve desastrado, comprometendo nos dois primeiros golos sofridos, Grujic e Uribe não conseguiram sustentar o meio-campo e Manafá também sentiu algumas dificuldades na fase inicial pelo seu corredor. Também Pepe apresentou más abordagens, enquanto Mbemba saiu lesionado e deverá desfalcar a equipa nos próximos jogos. Mais à frente, Otávio e Marega, que fez o melhor jogo nos tempos mais recentes, marcaram e foram os mais inconformados, ao passo que Taremi, Corona e Luis Diaz estiveram desinspirados. Melhor entraram Sérgio Oliveira e Francisco Conceição, que trouxeram outra agressividade e qualidade ao futebol dos portistas, mas já era tarde demais para dar a volta ao texto.

Sp. Braga – Os Gverreiros conseguem aqui um objectivo importante na época, isto é, regressar à final da Taça de Portugal cinco anos depois, dando um recital no terreno de um adversário directo no campeonato durante meia hora e mantêm a temporada muito regular que estão a realizar. Carlos Carvalhal manteve o padrão de jogo habitual, não foi ao Dragão jogar na expectativa e viu a sua equipa criar desde cedo mossa no adversário. Lucas Piazón voltou a estar em destaque, marcando mais um golaço e participando noutro golo; Abel Ruiz bisou e ainda atirou uma bola à barra; Musrati voltou a espalhar qualidade no meio-campo e Fransérgio foi importante nos duelos. Já Matheus alternou o mau (mal batido nos golos) com o bom (várias intervenções de nível interessante na 2.ª parte). Por outro lado, a expulsão de Borja complicou a vida da equipa a nível ofensivo, mas, em termos gerais, o sector defensivo foi conseguindo dar conta do recado, ainda que Esgaio e Raúl tenham aberto algumas clareiras nos flancos. Nota final para Bruno Rodrigues, que voltou a entrar bem na equipa.

XI FCPorto: Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Pepe, Sarr; Grujić, Uribe, Corona, Otávio; Marega, Luis Díaz.
XI SC Braga: Matheus; Tormena, Raúl, Borja; Esgaio, Fransérgio, Al Musrati, Galeno; Piazon, Ricardo Horta, Abel Ruiz.

153 Comentários

  • fabinho18
    Posted Março 3, 2021 at 10:15 pm

    Parafraseando Sérgio Conceição “ 11 contra 11, o Porto levava 5 ou 6”

  • Filipe Ferreira
    Posted Março 3, 2021 at 10:15 pm

    Uma vez mais a sorte do Braga foi não ter sido 11 contra 11 ou teriam levado 5 ou 6

  • JJoker
    Posted Março 3, 2021 at 10:16 pm

    O Porto não aproveitou aqueles 6 minutos marotos de compensação na primeira parte e isso foi fatal.
    Se tivessem ido para o intervalo a perder só por 1 talvez tivessem dado a volta.
    Estamos em Março e o Braga pode fazer dobradinha, que ano estranho…

  • Visconde
    Posted Março 3, 2021 at 10:16 pm

    Bem dizia o Sérgio, isto 11 para 11 eram 5 ou 6…

  • Apessoa
    Posted Março 3, 2021 at 10:17 pm

    Karma. Nem com 11 nem sequer contra 10. Parabéns Sérgio, mete 11 Maregas.

  • DNowitzki
    Posted Março 3, 2021 at 10:18 pm

    11 contra 11 levavas 5 ou 6!

    Pela boca morre o peixe!

    Será que, hoje, vamos ter mais pressão e insultos sobre os jornalistas, como após o jogo com o futuro campeão nacional?

    Até o So Ares a Dias e o PortoVar terem intervindo, o Braga estava a massacrar. Depois, foi reunir as tropas e sofrer.

  • Bio
    Posted Março 3, 2021 at 10:18 pm

    “Onze para onze levavas 5 ou 6”
    Mais uma vez a arbitragem a condicionar o FC Porto…

  • Litmanen
    Posted Março 3, 2021 at 10:18 pm

    Quantos é que o Conceição dizia que dava “11 contra 11”?…
    Enfim, calado é um poeta essa personagem. Só se enterrou.

    A expulsão do Borja é inqualificável… mais um mergulho de um avançado do Porto e pronto. Já entendo porque queriam tanto o Artur Soares Dias para o clássico.

    • sergiompl
      Posted Março 3, 2021 at 10:29 pm

      Nem falta era é isso?
      Deixo aqui um pequeno exercício, esquece o clube que defendes, e vê todas as faltas que são marcadas num jogo, com especial destaque para faltas a meio campo e faltas ofensivas quando o defesa protege a bola junto à linha. Depois pensa, “se esta falta fosse dentro da área era penalti? Ou se fosse o avançado isolado era bem marcada e expulsão?” O problema é que para a maior parte das pessoas as faltas só são indiscutíveis dependendo da zona do campo e se o jogador está a atacar ou defender…

      • Litmanen
        Posted Março 4, 2021 at 9:46 am

        Ora aí é que está o busílis da questão. Quando falas das outras faltas que geralmente são assinaladas… para mim, em qualquer jogo português, 80% das faltas assinaladas não são falta nenhuma. (por alguma razão temos 5 ou 6 jogos no Top 10 mundial de jogos com mais faltas)

        Neste lance concreto, se vires bem, o Marega troca os pés a receber a bola e entra claramente em desequilíbrio, o encosto do Borja só o ajuda a cair, mas ele já ia com o objetivo de se “esparrelar” na relva (o Marega já leva os pés juntos e vai inclinado para o chão quando o Borja aborda o lance). Isto não é falta nenhuma, tendo em conta que nas regras do futebol diz claramente que não é devida a falta, se o adversário já estiver em desequilíbrio num momento pré contacto. Muito menos devia ser para “o melhor árbitro português”, que num jogo de Champions por acaso até só marcou 11 faltas no total há pouco tempo…

        O critério absurdamente apertado dos árbitros em Portugal é algo que não consigo entender. Depois em lances mais chegados à área ou dentro da área, alargam ou mantêm o tal critério, consoante o que lhes convém ou como são coagidos. Para isto basta ver a “falta” que dá por exemplo origem ao penalty do Porto contra o Marítimo nos momentos finais do jogo… um encosto nas costas, por alguma razão faz o Francisco Conceição perder as forças nas pernas e desmoronar-se todo numa aparatosa queda e o árbitro marca penalty. Por ano há centenas de lances semelhantes ou piores que não são apitados como penalty e muito bem…

    • Tiago Silva
      Posted Março 3, 2021 at 10:38 pm

      A arbitragem até foi boa tirando esse lance e o Artur Soares Dias até deu amarelo inicialmente. Não diria que é culpa do árbitro, mas sim do VAR nesse lance. Para mim continua a ser o melhor árbitro em Portugal, apesar de por vezes ter estas tendências.

      • MMR
        Posted Março 4, 2021 at 10:14 am

        Certo, mas o que é que as imagens tinham para o fazer mudar de opinião? A bola continuava a ir para o lado e não na direcção da baliza

        • Tiago Silva
          Posted Março 4, 2021 at 11:19 am

          Nisso concordo, mas não sabemos se o VAR confirmou logo e pode ter convencido o ASD depois. De qualquer das formas também acho que nem falta era, mas estar a avaliar o árbitro por um lance até acho injusto ainda para mais quando o resto da arbitragem foi boa e em comparação com os restantes árbitros que há em Portugal.

    • Hugorr
      Posted Março 3, 2021 at 11:07 pm

      Só pode ser brincadeira este comentário à expulsão de Borja, ou então o futebol já nem interessa, só interessa a cor das camisolas.

  • BrunoAlves16
    Posted Março 3, 2021 at 10:18 pm

    O que pensará o Sérgio Oliveira da festa (justificada!) do Braga após o apuramento para a final da Taça? ?

  • RicardoFaria
    Posted Março 3, 2021 at 10:18 pm

    30min ridículos de toda a equipa sendo que a culpa é dos miúdos da formação.. espera, o Leite e o Vieira não estavam em campo.
    VERGONHOSO!!
    Vou ficar à espera das declarações do SC a falar mal do sapateiro que é titular em todos os jogos e que não dá uma para a caixa.
    Se o Diogo Leite tem falta de agressividade, não sei o que dizer do Sarr mas o problema é do miúdo que é bonito nas redes sociais.
    Ver os jogadores do Porto sem saber o que fazer quando o Braga estava metido na área também deve ser culpa dos miúdos da formação.. em algumas alturas ninguém atacava a bola dentro da área e noutras ia tudo lá para dentro e não havia ninguém para meter la a bola.. enfim.
    “11 vs 11 levavas 5 ou 6” foi o Carvalhal que disse isto?!

    Saudações DesPortistas!

    • RicardoFaria
      Posted Março 3, 2021 at 10:23 pm

      Esqueci-me de dar os parabéns ao Braga e principalmente aos adeptos do clube que comentam aqui no VM.
      Muitos parabéns pela vossa exibição e pela presença na final da taça que é totalmente merecida.

      Saudações DesPortistas!

  • Fallen Angels
    Posted Março 3, 2021 at 10:19 pm

    “11 contra 11 levas 5 ou 6″… 0-3 aos 30 minutos. Enfim, é isto.

    Ainda se percebia os portistas conseguirem levar com um treinador como o Sérgio Conceição se jogassem alguma coisa, agora apoiar um treinador com o discurso mais tóxico da história do futebol português para não jogar nada de nada é inacreditável. Pode ser que este resultado os acorde.

  • Francisco Ramos
    Posted Março 3, 2021 at 10:20 pm

    Tendo em conta que eu prometi não falar de arbitragens (sem culpa hoje) ou bolas paradas portistas, apenas tenho duas perguntas para Sérgio Conceição:

    1 – Não podendo culpar Diogo Leite e Fábio Vieira, qual é a desculpa de hoje?

    2 – O que fizeste tu a Corona? O objectivo é não vender e acabar o contrato como Otávio e Marega (também não posso comentar exibições deste titular indiscutível)?

    Parabéns ao Braga, foi um justo vencedor. Mesmo com menos 1, nunca foi inferior ao seu adversário (algo que não se verificou na primeira mão) e por isso mérito de Carvalhal.

    Saudações desPortistas.

    • Frickelz
      Posted Março 3, 2021 at 10:25 pm

      Se o Otávio sair a custo zero é das coisas mais horrendas possíveis nos últimos anos, é claramente o jogador mais deste Porto

    • Estigarribia
      Posted Março 3, 2021 at 10:35 pm

      Francisco,

      Respondendo ao teu ponto 1, não estando Diogo Leite e Fábio Vieira (jogador de quem até sou fã), Sérgio Conceição ainda vai culpar o Diogo Costa.
      Vocês, Portistas, merecem um um treinador que saiba colocar a vossa equipa a jogar um futebol de qualidade.

      Saudações Leoninas

  • Frickelz
    Posted Março 3, 2021 at 10:20 pm

    Da saga “11 contra 11 levavas 5 ou 6”.
    Que jogaço do Abel Ruiz, não o conhecia e fiquei com água na boca, o que seria se tivessem jogado mais tempo com 11.

  • Miguel SADSC
    Posted Março 3, 2021 at 10:20 pm

    Neste momento tenho mais receio do Braga que do Porto ou Benfica. Estão a 9, estão motivados, em boa forma e nem com as contrariedades todas que têm tido baixaram o nível. Sporting a ir a Luz, Braga, Vila do Conde e Faro nas últimas 4 deslocações da época deixa me intranquilo. Mais pelo histórico do clube do que pela equipa que se tem mostrado absolutamente focada e tranquila. Vamos ver se não temos surpresa na Liga.

  • Aidos
    Posted Março 3, 2021 at 10:20 pm

    Passou a melhor equipa, grande chapada no Conceição que no jogo da primeira mão teve um dos seus ataques de furia e disse que 11 contra 11 o Braga levava 5 ou 6! Não fora a expulsão e não sei se hoje não haveria uma humilhação.

  • JoaoG
    Posted Março 3, 2021 at 10:21 pm

    Bem isto é que foi sofrer. Aquela abordagem do Borja foi muito estúpida, o Marega até tinha dominado mal a bola, fazer falta (que naquele cenário era sempre vermelho) foi muito desnecessário.
    Mas não importa, conseguimos segurar a vantagem obtida em 30 minutos incríveis. E estamos de volta ao jamor, dúvido que com público (ou muito reduzido) mas é excelente poder voltar a disputar a final da taça! Que venha pra Braga!

  • GuGu
    Posted Março 3, 2021 at 10:21 pm

    O que dizer? Parabéns grandes Gverreiros!
    O Piazon foi um autêntico achado, que grande adição ao plantel.

    • Tiago Silva
      Posted Março 4, 2021 at 11:20 am

      Inexplicável como não jogava no Rio Ave na primeira metade da época.

      • GuGu
        Posted Março 4, 2021 at 11:52 am

        Questiono-me do mesmo, talvez tenha sido por estar em final de contrato com o Chelsea e saberem que ele ia sair em Janeiro, certamente não era por falta de qualidade. Mas a verdade é que o Braga tem se movimentado bem no mercado, Piazon, Musrati e Castro, todos a “custo zero” e todos com um grande impacto.

  • Sobe Alges
    Posted Março 3, 2021 at 10:21 pm

    Grande primeira meia hora do Braga. Podiam ter estado a ganhar 4-0. Depois, entrou em cena o amigo Artur Soares Dia. Não admira que o Sérgio Conceição o tenha pedido. Que vergonha de expulsão. Felizmente não foi suficiente. E o que foram aqueles 6 minutos de compensação na 1ª parte?! Até a 2ª parte só teve 5 minutos dados, mas estavam a ver se deixavam ir até aos 7. Surreal.

    • Tiago Silva
      Posted Março 4, 2021 at 11:21 am

      Na primeira até se percebeu, houve 2 expulsões, 4 golos, um lance analisado no VAR. Agora na segunda parte não se percebem os 5 minutos, enfim.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Março 3, 2021 at 10:22 pm

    Foi um gosto ver o segundo e o terceiro golo do Braga em direto. O segundo, então, que maravilha!

    Acho que foi um jogo bem entretido. De qualquer modo, respeito pela segunda parte do Porto, que atacou quase sem parar, sem desistir. Quem sabe, se Luís Diaz não tivesse estado tão desinspirado no ataque, o Porto podia ao menos ter empatado.

  • jaynaz
    Posted Março 3, 2021 at 10:22 pm

    Ainda bem que 11 contra 11 eram 5 ou 6 mas acho que o Conceição já estava a prever o tempo de compensação de cada parte.

    Um aparte, para mim Artur Soares Dias nunca poderia ter arbitrado este jogo depois dos comentários do treinador do Porto na flash interview no final do clássico.

  • Nando V
    Posted Março 3, 2021 at 10:22 pm

    Estou confuso! Não era 5 ou 6 para o Porto se jogassem 11 contra 11?!

    Afinal, 11 contra 11, em meia-hora estava o Porto a levar 3-0 em casa. E 11 contra 10, só conseguiram reduzir a desvantagem. O Sérgio é só garganta….

  • Estigarribia
    Posted Março 3, 2021 at 10:23 pm

    Antes de mais, muitos parabéns aos adeptos do SC Braga aqui do Visão de Mercado pela passagem á final da Taça de Portugal. Foi merecidíssima a passagem.

    Quanto ao jogo em si, o SC Braga deu um banho de bola ao FC Porto com dois belos golos do Abel Ruiz (a mostrar o potencial evidenciado em Barcelona) e um golaço de Lucas Piazón de livre directo.
    Carlos Carvalhal surpreendeu Sérgio Conceição neste jogo e pela segunda vez na sua carreira vai ao Jamor – em 2001-2002 esteve com o Leixões onde perdeu, salvo erro, por 5-1 com o Sporting de João Vieira Pinto, Jardel e do mister László Bölöni.

    Já agora, aquela expulsão do Cristian Borja era completamente escusada. Não me pareceu lance para vermelho.

    Saudações Leoninas

    • Bracaru
      Posted Março 3, 2021 at 10:27 pm

      Eu pensava que se a bola não fosse dominada na direção da baliza não haveria razão para vermelho directo, tal critério já foi aplicado em outros jogos com sanção disciplinar de cartão amarelo.. cada vez percebo menos de futebol

    • BrunoAlves16
      Posted Março 3, 2021 at 10:29 pm

      No Jamor ficou 1-0, golo do Jardel.
      5-1 foi na Supertaça, no início da época seguinte.

    • Paulo_Leixonense
      Posted Março 3, 2021 at 10:32 pm

      Estigarribia,

      Estás enganado, o resultado foi de 1-0 para o Sporting, golo do Jardel em fora de jogo. Aliás, embora seja Leixonense, se vires o resumo desse jogo, logo nos minutos iniciais, o André Cruz já tinha amarelo e comete falta muito perto da grande área para o 2º amarelo e o árbitro (não me recordo quem era) não mostrou.
      O Leixões nessa final jogou muitíssimo bem, o Sporting levou um banho de bola na altura, mas ganhou a final por 1-0.
      Depois na Supertaça o Leixões perdeu 5-1 com o Sporting, é verdade.

      • Estigarribia
        Posted Março 3, 2021 at 10:42 pm

        Paulo_Leixonense,

        Obrigado pela correcção. Troquei-me nas competições ?

        Saudações Leoninas

      • Jose Padeiro
        Posted Março 3, 2021 at 11:12 pm

        Por acaso não está tudo certo. Ficou 1-0 para o Sporting sim, mas o André Cruz não tinha nenhum amarelo, mas o Detinho ia isolado. ( muito mais que o Marega hoje, seguramente). O arbitro foi o Olegário Benquerença ( o mesmo que nao viu a bola dentro da baliza do Vitor Baía no remate do Petit).

  • MM
    Posted Março 3, 2021 at 10:23 pm

    Vou gravar a primeira meia hora para mostrar aos netos, fantastico, pareciamps o barcelona e o Ruiz parecia o Ronaldo fenomeno.
    Palmas para carvalhal e para a equipa.
    Poderiamos ter tido mais bola depois? Sim, mas psicologicamente ainda temos mt de melhorar.
    Espero sinceramente que esta epoca, com 2 finais e em que estamos a lutar pelo acesso à champions, nos deixe mais alguma coisa do que boas sensacoes…

  • cdiogo77
    Posted Março 3, 2021 at 10:24 pm

    Tal como ja tinha comentado no jogo do Braga para o campeonato, o Sporting tem muitissimo com que se preocupar com este Braga e ao contrario do que dizem muitos adeptos de outras equipas para trazer pressão, o que é normal, o título ainda é uma longínqua miragem.

    Que trabalho extraordinario de Carvalhal, eu que nem sou propriamente fã. Mas não ha como nao enaltecer. E este Braga para mim tem um nome, que apesar de tudo hoje nem terá feito dos seus melhores jogos no capítulo do passe, Al Musrati. Que craque escandaloso! Se jogasse num dos 3 grandes ja andava vendido nas capas de jornais por muitos milhões. É uma delicia ve-lo a jogar.

    Muito bem o Braga, 2 finais este ano e tenho a certeza que vai fazer a vida negra ao Sporting sobretudo agora altamente motivado.

    Relembrar que perderam 2 titulares por lesão e outro pra um rival direto. Mas preparem-se porque este Abel Ruiz tem 21 anos.

    Confesso que me irrita a tentativa descabida de as vezes o Braga se pôr em bicos dos pés face ao Sporting por isso pra crescerem sustentadamente é isto, jogar mais e falar menos! É assim que crescem. Época absolutamente extraordinária ate agora.

    • Goncalo Silva
      Posted Março 3, 2021 at 10:32 pm

      O caso Al Musrati foi dos mais mal geridos de que me lembro, começou muito bem a época, lesionou-se com gravidade e depois parece que simplesmente Ivo Vieira desistiu dele e acaba por o emprestar ao Rio Ave em vez de o venderem (terminava contrato). Por fim, acabam por oferecer ao rival o melhor jogador da época bracarense de borla, que ridículo.

      • oMeuUserName
        Posted Março 4, 2021 at 1:37 am

        O caso Musrati não foi bem assim. Ele esteve lesionado cerca de um mês, não foi nenhuma lesão grave. E não me parece que o Ivo tenha desistido dele, visto que ele ainda foi titular 2 vezes em Dezembro. Eu acho que foi uma conjugação de fatores: o Pepê começou a ser utilizado a 6 e com bom rendimento, e por outro lado o Musrati terá recusado renovar, supostamente. Juntando as duas coisas, isto é, sabendo que tinham soluções dentro da equipa (o Vitória tinha 10 médios no plantel, além do Musrati, incluindo Pepê e Mikel para a posição), e que o jogador sairia no fim da época, acabaram por emprestá-lo para que ele acabasse o contrato noutro lado, poupando o salário talvez. Falas em vender, mas não é fácil para a maioria das equipas vender um suplente…

        Agora, é óbvio que foi um erro enorme, porque tinham um diamante e nem se aperceberam. Mal o Ivo e mal a estrutura do Vitória. E ainda bem para nós, Braga, que ficámos com um craque deste tamanho a custo zero.

        • NDinga
          Posted Março 4, 2021 at 10:19 am

          Isso que dizes aconteceu, mas nada justifica emprestar um jogador ao Rio Ave naquela altura, com ambas as equipas a lutarem por lugares europeus. O Al Musrati foi decisivo para o quinto lugar do Rio Ave e para o sétimo do Vitória. É estúpido.

          De resto, se não sabiam que tinham ali um diamante que arrumem as malas e vão trabalhar para outro sítio. Na Segunda Liga, o Al Musrati já mostrava ser um jogador muito acima da média em relação aos jogadores daquele campeonato. Mostrava precisamente o mesmo posicionamento defensivo, onde parece estar em todo o lado sem correr muito, e a mesma qualidade de passe a lançar a equipa para a frente. E conseguia-o numa equipa pessimamente orientada por Alex Costa – o Vitória B conseguiu descer com Tapsoba, Al Musrati e André Almeida. É obra!

          A minha única dúvida é se ele conseguiria fazer isto na Primeira Liga, contra adversários bem mais intensos, a darem muito menos espaço e tempo para executar. No primeiro mês da época passada, até se lesionar no Dragão, provou isso. Depois, esteve mais de um mês parado e não apareceu tão bem quando regressou (quando o Braga ganhou 2-0 em Guimarães com o Sá Pinto fez um péssimo jogo, por exemplo). Mas a qualidade estava lá. Era só esperar. Mas preferiram apostar em Mikel, que é uma nulidade com a bola nos pés, e em Pepê, bom a construir e péssimo a defender. Al Musrati era melhor do que ambos. Pelo que ouvi dizer, propuseram-lhe a renovação e ele não quis. Se não queria, metiam-no a treinar à parte até ao fim da época e depois ia à vida dele. Não iria voltar tão rapidamente a um alto nível como o que apresenta agora. E a emprestá-lo que o fizessem para o estrangeiro, não para aqui. Más decisões diretivas no Vitória? Que novidade. A verdade é que mais um jogador made in Vitória ajuda a impulsionar o Braga para o alto rendimento, como Custódio há cerca de 10 anos. Custódio, Al Musrati, futebol de praia: com inimigos destes, quem precisa de amigos :D

          De resto, tenho de dar os parabéns ao Braga – Salvador, Carvalhal e jogadores. Esta equipa é uma orquestra afinadíssima de futebol ofensivo. Os jogadores já parecem saber onde o colega vai estar antes de fazerem a combinação. O único que, por vezes, é o Galeno, pois perde-se em mais lances individuais e toma decisões estúpidas em certas situações. E não há nada que eu mais valorize num jogador do que a tomada de decisão e o critério. E isso o Braga tem de chega e sobra. Os passes saem sempre precisos, no tempo certo e para o jogador certo. Isso simplifica imenso a manobra ofensiva de uma equipa. E certamente esse é o resultado de muito treino e de egos que não se sobrepõem à vontade e objetivos do clube. O compromisso dos jogadores com o clube parece-me evidente.

          • oMeuUserName
            Posted Março 4, 2021 at 4:19 pm

            Tudo certo, eu não disse que o Vitória fez bem, atenção. Eu só tentei explicar o que aconteceu, que não foi simplesmente deixar de contar com o jogador e emprestar porque sim. Mas foi claramente uma sucessão monumental de erros que deixaram um presente valioso em Braga e que certamente será bem aproveitado.

            É sempre um prazer “negociar” convosco ahahahah. Se quiserem desfazer-se do André Almeida, por mim estão à vontade também :D

            • NDinga
              Posted Março 5, 2021 at 9:56 am

              Claro, claro. Eu percebi. E esse teu ponto de vista é pertinente.

              Quanto ao André Almeida, não me parece, mas, com o Vitória, nunca se sabe.

    • Frickelz
      Posted Março 3, 2021 at 10:42 pm

      Concordo bastante com o ponto sobre o Al Musrati, que jogador fantástico. Sonho com um meio campo Weigl e Al Musrati no Benfica.

      • cdiogo77
        Posted Março 3, 2021 at 10:53 pm

        Percebo a ideia mas seria um meio campo de muito pouco rasgo, demasiado certinho. Mas a nível do passe seria excelente mas num meio campo a dois parecem-me dois jogadores demasiado iguais. Acho que o Benfica vai vender Weigl no Verão e provavelmente apostará em Al Musrati que Salvador certamente não vai vender barato

        • AngeloGJ
          Posted Março 4, 2021 at 12:48 am

          Depende, se o Benfica jogar com 2 medios (Weigl e Al Musrati) e depois um 10 com boa saida de bola( nao acredito que sera Pizzi e tenho comigo que Tarrabt sera vendido, aposto na vinda de um jogador novo para fazer essa funcao) atras do avancado como JJ fazia no Flamengo (e acho que vai acabar por fazer neste Benfica tambem) tens esse tal jogador que faz os rasgos, e quer Weigl quer Al Musrati nao sou apenas jogadores de passe, desmarcacao ou controlo da profundidade, tambem sabem sair a jogar quando necessario, Weigl tem feito pouco isso desde que esta no Benfica mas com mais confianca poderá fazer isso (como se viu no segundo golo contra o Rio Ave) e o Al Musrati é o medio do duplo pivot no Braga que normalmente sobe para fazer desiquilibrios (como se viu no jogo contra o nacional ou ate mesmo hoje), e outro ponto importante nao se criam desiquilibrios apenas com rasgos ou progressao e Al Musrati tem mostrado isso esta epoca, uma dupla Weigl-Al Musrati daria coisas diferentes ao jogo

  • Bolseiro
    Posted Março 3, 2021 at 10:26 pm

    Ansioso para ver qual será a desculpa hoje, já que a culpa nunca é da equipa portista.

  • Estivela
    Posted Março 3, 2021 at 10:27 pm

    Como o costume nos jogos contra os ditos grandes, 95 por cento dos comentários são a falar dos erros do adversário e não do contrário. Grande jogatana, aquela meia hora inicial só é novidade para quem não tenha acompanhado o que temos feito. Sim, há maus jogos de vez em quando, mas grande época para já e com ausências de peso.
    Nem vou falar dos comentários aquando a derrota com o Sporting em que diziam que a partir daí o Braga era só descer, e alguns a chamar flop ao Abel Ruiz.

    • Ricardo F.
      Posted Março 3, 2021 at 10:44 pm

      Comentário de coitadinho completamente desnecessário. 95% não diria, mas 80% dos comentários (à hora que escrevo este) são a rasgar o Conceição e o célebre “11 contra 11, levas 5 ou 6”. Só esta percentagem já arruina o raciocínio inicial que, diga-se novamente, não tem nexo nenhum e é falar de cor.

      O Abel Ruiz, além do jogo de hoje, não se tem destacado. E tanto assim é que era suplente do Paulinho e, depois de chegar o Sporar, foi dividindo os minutos com o esloveno.

      Concordo, no entanto, com a parte da jogatana e da meia hora inicial. Fazendo umas contas assim por alto, isto 11 contra 11 eram capaz de ser 5 ou 6.
      SL

      • Estivela
        Posted Março 3, 2021 at 11:01 pm

        Nossa que biolência!! ?? Calma! Se não falam dos erros do adversário, falam dos erros do treinador que no fundo é praticamente a mesma coisa. É fácil de perceber. Quanto ao Abel Ruiz não se tem destacado? Sim, tem divido os jogos com o Sporar, mas não tem nada a ver. O Sporar foi bom quando tínhamos muitos jogos seguidos, agora que as coisas voltam ao normal, naturalmente vai se Abel a titular que traz muito mais ao jogo que Sporar. Viu-se no último jogo, mas claro que não se destacou, apenas foi o melhor o campo. ?

        • Ricardo F.
          Posted Março 4, 2021 at 12:39 am

          Não é violência nenhuma, são apenas constatações simples. E, mais uma vez, não são erros do treinador. É fanfarronice e falta de educação que, naturalmente, acabam por ser gozadas quando se viram contra o autor. Há muita gente a dar os parabéns ao Braga e a elogiar a exibição. É simples reconhecer que fez um comentário pequenino, só lhe custa no orgulho.

          O Abel Ruiz não se tem destacado. É factual também. E não, não tem dividido os jogos com Sporar apenas pelo número de jogos, caso contrário Tormena, Esgaio, Musrati, Fransérgio, Horta ou Galeno também rodavam. E não foi isso que aconteceu. Todos se foram mantendo no 11 titular. Se o Abel Ruiz se andasse a destacar seria titular indiscutível, tal como os outros. Como assim não é, era suplente do Paulinho e tem rodado com o Sporar. Não invalida o excelente jogo que fez hoje, mas reduzir uma época ao último jogo é um pouco tacanho.
          SL

          • lipe
            Posted Março 4, 2021 at 10:07 am

            O Abel Ruiz É de facto titular indiscutível, o Sporar só tem jogado para lhe dar descanso. Jogadores como Tormena, Esgaio, Musrati, Fransérgio ou Horta não têm suplentes decentes bem vistas as coisas.

            E o Abel tem-se destacado tão pouco que já tem uns 7 golos só na Taça de Portugal se não me engano.

            • Ricardo F.
              Posted Março 4, 2021 at 11:31 am

              Desses 7, apenas 3 foram contra equipas da primeira divisão. É um raciocínio um pouco desonesto.
              SL

            • Joaopcalves
              Posted Março 4, 2021 at 1:51 pm

              Tem 7 só na taça… E mais 2 nas outras competições todas.

              • lipe
                Posted Março 4, 2021 at 2:07 pm

                O Abel tem 9 golos em 1233 minutos, o Paulinho tem 10 em 2009 (incluindo um hat trick ao Estoril na taça da liga). Tem 21 anos e está a fazer uma bela época, a verdade é essa.

          • Estivela
            Posted Março 4, 2021 at 10:40 am

            Quem não vê jogos fora do seu clube, coisas destas acontecem. Factos não é? Devem ser os chamados factos alternativos. Não tem mal. ? Dou mão à palmatória que fiquei surpreendido pelos comentários do pessoal, normalmente é ao contrário. Concordemos em grande jogatana do Braga, não importa o resto. ?

            • Ricardo F.
              Posted Março 4, 2021 at 11:36 am

              Se são assim tão alternativos, mostre os verdadeiros. Pode sempre, no entanto, continuar a debitar discurso de verdade absoluta e bonecos engraçados. Se for o caso, fico por aqui.
              SL

      • Fantantonio
        Posted Março 4, 2021 at 12:12 am

        Por acaso, o Abel Ruiz está a um golo do Paulinho esta época com quase metade dos minutos de jogo, mas não se tem destacado. Estava na sombra do Paulinho, que justificadamente era o titular, agora tem mais espaço e acaba por se mostrar mais, é natural, principalmente quando a concorrência é o Sporar, que continua a apresentar-se numa versão muito fraquinha na finalização.

    • J Silver
      Posted Março 4, 2021 at 12:29 am

      Já 100% dos teus comentários aqui são de uma vitimização insuportável. Nem quando o teu clube consegue este feito consegues evitar isso

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 3, 2021 at 10:28 pm

    “11 vs 11 levavas 5 ou 6”, pois.. que agradeça ao senhor que pediu para arbitrar hoje que se não fosse ele secalhar era o que tinha acontecido, mas à que dizer que apesar de achar algo forçada a expulsão pq a bola estava a ir para uma direção algo lateral, aceito a decisão neste caso do VAR e depois do ASD..
    Braga fez uma meia hora em que estava em modo “City” e o Porto não teve pedalada, muito por culpa de se jogar com Sarr ( que jogador tão mau minha nossa) e depois com Marega que apesar de ter arrancado uma expulsão e um golo tem talochas nos pés..
    Justa a passagem e na final Benfica Braga (sim o Estoril não é o Braga e não tem capacidade de marcar 3 na luz e não sofrer nenhum) portanto será uma boa final, que para o lado do Benfica apesar de ter perdido os ultimos jogos contra o Braga sempre é mais “acessível” que o Porto..
    O Sérgio tem razão.. o Braga em termos ofensivos é de LONGE a melhor equipa em Portugal, que qualidade e o Abel Ruiz a fazer esquecer Paulinho, muito bem está a surpreender

    • Hirok "The Truth"
      Posted Março 3, 2021 at 10:35 pm

      Faltou referir que foi uma jogatana, dos melhores jogos do ano (pelo menos os 1os 45min) e dar os parabéns ao SC Braga que joga muito à bola, se a final fosse daqui a 1 semana o Benfica levava chocolate, em Maio vamos ver como estão as duas equipas

      • BenDover
        Posted Março 4, 2021 at 9:53 am

        Em Maio, com o Braga a jogar assim o Benfica leva chocolate também. Mas não há dois jogos iguais.

  • Gunnerz
    Posted Março 3, 2021 at 10:28 pm

    “Para o Sporting de Braga, ganhar ou empatar no Dragao, é como se ganhassem a Champions” – Sergio Oliveira

    • BrunoAlves16
      Posted Março 3, 2021 at 10:38 pm

      Se empatar, sem nenhuma exaltação desse resultado, é como ganhar a Champions, ganhar desta forma e festejar justificadamente o apuramento para uma final importante deve ser como ser campeão do sistema solar ou até mesmo intergalático.

  • Kacal
    Posted Março 3, 2021 at 10:29 pm

    Quero dar os meus Parabéns ao SC Braga (estrutura, equipa técnica e jogadores) assim como aos seus adeptos! Vocês merecem e hoje foram melhores, que tenham sorte na final! Nada a dizer, enquanto esteve 11 contra 11 o SC Braga foi muito superior e a sorte foi a expulsão porque senão até me dá medo pensar quanto estaria ao intervalo. Alan Ruiz ainda mandou uma bola à barra e estavam a jogar muito bem. Mesmo 11 contra 10 fomos incapazes de criar perigo, sempre à base de cruzamentos e chutões. O Braga ter aguentado o 1-3 até intervalo foi fundamental para o desfecho do jogo. Já nós temos que ser mais humildes e ter pés assentes na terra, é dentro do campo jogando melhor que o adversário que se vence e não nas palavras, resta a Champions e mesmo que passemos a Juve financeiramente pode ser muito bom mas duvido que passemos na fase seguinte e não apaga a má época. Muito mau. Que na próxima haja mudanças profundas, assim espero!

  • chuta dai
    Posted Março 3, 2021 at 10:29 pm

    Mas que expulsão é aquela? Depois basta um sopro e tudo é falta a favor do Porto. Será possivel ver um jogo do Porto sem estes serem super beneficiados?

    • Tiago Peixoto
      Posted Março 3, 2021 at 10:52 pm

      Dizer que o Porto foi beneficiado quando o Braga marcou golo de um livre que não existiu (corte mais limpo na bola era impossível) é de rir

      • Hugorr
        Posted Março 3, 2021 at 11:14 pm

        Desconfio que a malta nem vê os jogos, e comenta apenas em relação à existência de penaltys, expulsões e afins.

        A verdade é que é bem expulso, e já antes tinha havido golo num livre em que não existe falta alguma, e o Otávio corta a bola limpa.

        Mas la está, o que não faltam são comentários a insinuar que a expulsão é um exagero, e que Artur Soares Dias é amigo do Porto, etc, etc.

        Fantásticos adeptos temos nós em Portugal.

  • Flavio Trindade
    Posted Março 3, 2021 at 10:29 pm

    Bem, quem acha que o Braga está em segundo lugar por acaso, desengane-se…

    Aliás não fosse a super campanha invicta do Sporting, e o Braga estaria bem mais envolvido na luta pelo título.

    A primeira parte do Braga no Dragão foi uma autêntica violação!

    Não me recordo de nenhuma equipa, mesmo as top europeias na Champions, a jogarem neste estádio com tanta personalidade e qualidade.

    Marcaram 3 (a jogada do segundo é extraordinária pela simplicidade, e o terceiro é um golão de livre) e se não fosse o bolo recheado com a expulsão de Borja, e tinham sido bem mais… o Porto estava completamente vergado.

    Na segunda parte o Braga fez o que lhe competia que era defender (e mesmo assim teve vários momentos de qualidade com bola) e o Porto tentou de todas as maneiras e feitios mas foi sempre curto.

    Individualmente, Otávio para não variar foi o mais inconformado, um autêntico motor enquanto no Braga, Piazon espalhou classe, Al Musrati voltou a estar monstruoso naquele registo Kante mais encorpado, Abel Ruiz está a aproveitar a saída de Paulinho para finalmente explodir (é incrível para um adepto ver o seu goleador a sair totalmente rebentado por ter corrido kms) e uma palavra para um jogador que citamos poucas vezes mas que é um cracalhão, um médio total que é Fransergio.

    Passou claramente a melhor equipa e desta feita nem do árbitro se pode queixar Conceição, afinal teve o que pediu…

  • Pavel Nedved
    Posted Março 3, 2021 at 10:29 pm

    Bom jogo do Piazón. Esteve bem em literalmente todos os 4 momentos do jogo. (E no 5º que o JJ inventou eheh, ao fazer um golaço).

    Nota também para o Bruno Rodrigues que teve uma boa entrada. Acumulou boas leituras, rápido nas coberturas e nas dobras que executou, teve posicionamento exemplar dos apoios em situação defensiva de cruzamento (e houveram muitos) e esteve bem na sua inclusão na linha defensiva, que frente ao ataque constante à profundidade do Porto revela-se tarefa complicada. Só mostra que a introdução fundamentada do talento jovem nacional vindos tanto da Liga Revelação, como da 2a Liga (ou até mesmo do CNS) pode trazer grandes dividendos aos clubes e, no fundo, à seleção, que é aquela que a todos nós nos representa.

    Nota também para a facilidade do drible do Francisco Conceição. Incrível relação com bola e mudança de velocidade.

    Saúde e Cumprimentos para todos.

  • Bracaru
    Posted Março 3, 2021 at 10:29 pm

    Parabéns GUERREIROS :):) Uma palavra ao Porto pela excelente segunda parte.. fomos sufocados e obrigados a defender não só pela vantagem que tínhamos mas até pela própria inferioridade numérica.

  • Liedshow
    Posted Março 3, 2021 at 10:31 pm

    Entao, 11 contra 11 não era 5 ou 6? Que passou-se?
    Os meus parabéns ao Braga pela primeira meia hora fantástica que fez, grande equipa sem dúvida. Sufocaram completamente o Porto com Musrati e Piazon em destaque no meio campo e Abel Ruiz a destruir a defesa do Porto com as suas arrancadas e capacidade técnica. Depois com a expulsão obvio que acabariam por ter de recuar as linhas e defender o resultado mas o Porto não criou grandes oportunidades nem contra 10 tirando aquela cabeçada do Luiz Diaz e um remate do Marega.
    Mais uma vez parabéns ao Braga e se conquistarem a Taça já é uma grande temporada.

    SL

  • Pedro FN
    Posted Março 3, 2021 at 10:33 pm

    Então mas calma lá.
    O serginho escolhe o arbitro, que o ajuda ainda portanto foi uma boa escolha, o serginho diz que o Braga levava 5 ou 6 com 22 jogadores em campo, o serginho veio com um 1-1 para em casa passar à final e mesmo assim não consegue? Ou algo está mal ou as ameaças aos árbitros e às suas familias não estão a ser bem feitas.
    O que nos dizem estes últimos jogos:
    O SC Braga mostra que sabe e muito jogar a bola,
    O Sporting deve estar a pensar como não marcou 1 golo que seja a este porto,
    O serginho é muito banal e leva, no profundo, um baile de todos os treinadores da liga.

    SS

  • O tal Portista
    Posted Março 3, 2021 at 10:33 pm

    Nestes últimos tempos não tenho acompanhado futebol, e muito menos o blog. Mas hoje, com o pai portista cá em casa lá aproveitei para vestir a camisola do Porto e jantar enquanto víamos o jogo. Como podem calcular, não foi um jantar agradável ehehehe.
    O jogo como sempre foi horrível da nossa parte, e agora nem nas bolas paradas lá fazemos alguma coisa. Nem sei o que o treinador disse, mas aposto em uma destas:
    a) Há jogadores que não sabem o que é representar o Porto
    b) As camisolas não jogam sozinha
    c) Faltou raça e crença
    Não sei quanto aos outros portistas, mas gostava de ouvir um discurso mais de treinador, do que um de adepto da tasca.
    O Marega aparentemente continua o mesmo, pelo meio ainda falhou um isolado e um de baliza aberta. Se o Diogo Leite fizesse o que o Sarr fez hoje nunca mais se ouvia falar nele.
    Só quero que o treinador saia (quanto mais cedo melhor) e que venha alguém com um estilo de jogo minimamente decente e que aproveite a geração muito talentosa que temos na formação (especialmente o Chico). Ah, e o mais importante, alguém que me devolva o prazer de ver o Porto jogar, porque já ninguém aguenta isto.
    Parabéns ao Braga, e a cima de tudo ao Carvalhal que bem merece um título relevante na carreira.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Março 3, 2021 at 10:34 pm

    Portistas do blog que me desculpem – até porque regra geral a grande maioria comenta com elevação e não se revê na pessoa do SC – mas o Serginho colocou o universo perante um paradoxo matemático (cuja explicação deve demorar a ser conhecida) em que 11 x 11 = 5/6 e 11 x 10 = (-1). E eu que me achava jeitosinho a matemática…

    Agora é esperar que amanhã o Benfica cumpra para se apurar para a final.

  • AngeloGJ
    Posted Março 3, 2021 at 10:34 pm

    Sou portista mas hoje 11 vs 11 o FCP levava 5 ou 6 facilmente, o FCP apenas comecou a jogar porque o Braga recuou as linhas depois da explusao, nao sei quem sera o bode expiatorio para esta derrota (talvez o Sarr porque 2 golos partem do lado esquerdo) e eliminacao, a exibicao nao me admira, o FCP joga muito pouco, ataca mal (o numero de golos marcados por ressaltos ou penaltis enfatizam bem isso) e defende pior(e ao contrario da maioria nunca vi este FCP com SC uma equipa que defenda com qualidade independente das estatisticas, porque nem sempre as estatisticas refletem o que se passou verdadeiramente nos jogos), nao fosse a vitoria contra a Juventus e a fase de grupo onde pontual e estatisticamente foi positiva e nao houvesse um Benfica tao fraco seria mais facil as pessoas chegarem a conclusao que o FCP tambem esta a ter uma epoca muito muito fraca (SC com o seu perfil de comunicao agressivo tem claramente uma excelente imprensa, é muito pouco criticado pela midia apesar do mesmo comentar constantemente que é o treinador mais vitimado em Portugal), e assim como o Benfica pode muito bem acabar a epoca em 3 ou ate 4 lugar apesar de pouco se falar nisso…

    • Tiago Silva
      Posted Março 4, 2021 at 11:34 am

      Acho que o Porto tem mérito em termos defensivos, não pela qualidade em organização defensiva e em transição defensiva, mas pela qualidade com que pressionam. Esta época não está tão eficaz, mas na minha opinião o Porto é das equipas que melhor pressiona da Europa, pena que o resto do seu jogar seja tão mau.

  • TBL
    Posted Março 3, 2021 at 10:35 pm

    Desde 2014/2015, o número de finais de taças (Portugal+Liga):
    Braga 6
    Sporting 6
    Porto 5
    Benfica 4 (pode chegar a 5)

    A este prop

    • Mastodon
      Posted Março 3, 2021 at 11:30 pm

      Uma correção a essa lista:
      Braga e Sporting 6
      Porto 5
      Benfica 4 (pode chegar a 5)

    • Sporting1906
      Posted Março 3, 2021 at 11:41 pm

      E o Sporting ganhou 5 dessas 6, sendo que só perdeu a que se passou dias depois do ataque a Alcochete.

    • BrunoV
      Posted Março 3, 2021 at 11:56 pm

      Desde 2014/201, o número de vencedores nas finais das taças (Portugal e Liga)

      Sporting 5
      Benfica 3
      Braga 2
      Porto 1
      CD Aves 1
      Moreirense 1

      A história é feita de vencedores e não vencidos

      Para o bem do Benfica, esperemos que o Braga ganhe esta final.

      • TBL
        Posted Março 4, 2021 at 2:28 am

        Compreendo, mas não concordo que a história seja só feita dos vencedores no caso de uma competição a eliminar.

        O que eu quis relevar, é a forma como o Braga conseguiu equilibrar a 4 as presenças em finais nos últimos anos, algo que aconteceu muito pouco na história do futebol português: com o Belenenses (4 em 8 nos 40s), Vitória FC “Setúbal” (5 em 7, na década de 60 – 4 consecutivas) e com o Boavista nos anos 90 (3 em 6, embora já tivesse ganhado 2 seguidas nos 70s).

        Apesar de desde o ano do 2º lugar, nunca mais ter estado em posição de discutir o campeonato, os excelentes indicadores mas taças são uma prova da consolidação do Braga, que espero que seja para continuar!

      • JoaoG
        Posted Março 4, 2021 at 8:15 am

        Mais uma vez o BrunoV a mostrar que não gosta de futebol, apenas de títulos. Laranja Mecânica, Brasil de 82, a Hungria dos anos 50.

        A história é feita de muito mais do que os vencedores, por isso é que tanta gente gosta de ver desportos competitivos. Se fosse só pelos resultados mais valia meter no elifoot e anunciava-se o vencedor.

  • GoldenFCP
    Posted Março 3, 2021 at 10:37 pm

    Epoca miseravel a nivel interno. SC devia perceber que o seu tempo ja chegou ao fim já que nem ficar em ultimo faria o PdC despedi-lo. Começa a ser um sacrilégio ver esta equipa jogar. Miséria total.
    Braga deu show nos primeiros 30 minutos. Mereceu a vantagem. Depois existe o golo e a expulsao e tudo muda. Muita pressão e oportunidades, mas esta equipa é vergonhosa a nivel de eficacia. Tal como contra o krasnodar e boavista, 30 minutos anedoticos iniciais custam o jogo. Não ha diogo leite, nem fabio vieira, o SC vai ter de puxar pela cabeça para nao dizer que a culpa é somente dele enquanto treinador.
    O peixe morre sempre pela boca, falou demais e o karma atuou. Que falta de inteligencia….

  • julioflores
    Posted Março 3, 2021 at 10:38 pm

    Muitos parabéns ao Braga pela passagem a final, tenho ideia que se continuasse 11vs11 o resulta poderia ter sido mais dilatado tal era a pujança dos guerreiros. O Porto a partir da expulsão de Borja dominou completamente o jogo e atacou bastante, ainda que na minha opinião com pouco critério e assim sendo considero justíssima a vitória do Braga. Enquanto benfiquista e se amanhã correr bem, preferia apanhar o Porto na final do que o Braga

  • Tiago Silva
    Posted Março 3, 2021 at 10:40 pm

    Parabéns ao Braga por uma excelente meia-hora, a mostrarem como se deve jogar futebol. O segundo golo foi um hino ao futebol e o terceiro foi um grande livre do Piazon! Aquele trio do Braga é espetacular, Horta-Piazon-Ruiz, têm tudo para dar muitas alegrias aos adeptos do Braga. O brasileiro principalmente está no melhor momento da carreira!

  • Litmanen
    Posted Março 3, 2021 at 10:40 pm

    Ah e muitos parabéns ao Braga por “ter ganho a Champions” hoje.

  • Mike
    Posted Março 3, 2021 at 10:40 pm

    Meia hora de banho de bola do Braga (11 vs 11) para o Sérgio Conceição meter a viola no saco.

  • Af2711
    Posted Março 3, 2021 at 10:43 pm

    Sérgio Conceição teve de engolir as próprias palavras com este jogo…
    E o Lucas Piazón constantemente alvo dos media em Inglaterra pelos sucessivos empréstimos, quem diria, faz uma época positiva entre Rio Ave e Braga.

    • Richrad
      Posted Março 4, 2021 at 12:15 am

      Mérito claro para o Carlos Carvalhal, bem como para a estrutura do SC Braga que conseguiu dar este joker no mercado de inverno ao grupo bracarense.

  • Ibracadabra
    Posted Março 3, 2021 at 10:44 pm

    Não iam ser 5 ou 6?

    Este jogo meteu dó, que falta de raça e respeito pela camisola. Não sendo de todo adepto ou sequer simpatizante do SC Braga, hoje tenho de admitir que fizeram um jogo fantástico até à expulsão de Borja. Justíssimo vencedor.

  • Ze Papoila
    Posted Março 3, 2021 at 10:48 pm

    Grande jogo do Braga que só surpreende quem não tem estado atento. Plantel muito bom, com muitas opções e excelente estilo de jogo. Este ano era uma boa oportunidade para finalmente serem campeões. Nota: Fransérgio e Musrati tinham lugar de caras no meio campo do Benfica. “Melhor scouting do mundo”.

  • lipe
    Posted Março 3, 2021 at 10:54 pm

    Sendo, penso eu, indiscutível que este ano a equipa do Sporting é de longe a mais eficaz e pragmática, equipa essa que será muito provavelmente campeã com toda a justiça, vejo-me forçado a escrever, no auge da minha parcialidade, que esta equipa do Braga é a mais apaixonante. Tem sido uma época difícil, com vários contratempos, lesões graves, vendas de titulares, muito jogos e pouco tempo de descanso e tem sido também uma época fenomenal: finalista da Taça da Liga, finalista da Taça de Portugal, 2º lugar do campeonato (à data) e 16-avos de final da Liga Europa. A oportunidade de mandar hoje uma chapada de luva branca ao Conceição, que bem estava a precisar e a merecer, é só a cereja no topo do bolo (até agora).

    Quanto ao jogo em si, uma meia hora de grandíssimo nível, a roçar a perfeição. Abel Ruiz infeliz por não fazer o hat trick, nota-se que está mais confiante e isso traduz-se no seu jogo. A única nota negativa acaba por ir para o Borja que já devia saber o que a casa gasta naqueles lances. Há claramente um jogo antes e depois da expulsão, o que é pena porque o jogo antes estava a ser bem melhor.

    Do lado do Porto gostaria apenas de realçar o Otávio. Desde os seus tempos no Vitória que é um jogador por quem não nutro o mínimo de simpatia, nem eu nem ninguém que não seja adepto do Porto arrisco-me a dizer, mas fez um grande jogo hoje e não foi por ele que o Porto foi eliminado.

    • Mastodon
      Posted Março 3, 2021 at 11:28 pm

      O Sporting é eficaz e pragmático. O Braga faz 3 remates e 3 golos, é apaixonante.

      • oMeuUserName
        Posted Março 4, 2021 at 1:13 am

        O Braga nos primeiros 28min fez 5 remates, não 3…
        Mostra-me um golo do Sporting com uma jogada de envolvimento tão boa como a do 2° golo do Braga, só um.

        Mas pronto, mais uma vez obrigado pela visita, a viagem deve ser longa lá da tua realidade paralela até aqui.

      • Coronel Kurtz
        Posted Março 4, 2021 at 8:09 am

        Atirou uma à barra também.

      • tiagoagm
        Posted Março 4, 2021 at 10:26 pm

        Alguém que traga uma faca para cortar o melão. ??

  • Tiago Peixoto
    Posted Março 3, 2021 at 10:58 pm

    Parabéns ao Braga, que foi muitíssimo melhor nos primeiros 30 minutos e resolveu logo aí a partida.
    Já que estamos numa de parafrasear o SC, “O Braga é a equipa a jogar melhor com bola em Portugal, neste momento”. E comprovou-se hoje.
    O Sarr por favor devolvam ao Chelsea (vai andar de empréstimo em empréstimo 5 ou 6 anos até sair, que jogador fraco). Ter o Diogo Costa na baliza ou jogar sem GR vai dar ao mesmo, entra tudo que vai à baliza (e hoje nem tem muitas culpas, apesar de que acho que no 2.º golo devia ter-se saído aos pés do Ruiz sem medo, mas a verdade é que dá 0 segurança). Otavio como sempre dos melhores. Marega mau com bola, mas fez um jogo muito esforçado. Sérgio Oliveira mais valia ter ficado no banco, entrou só para errar passes e rematar por cima. E é só um pormenor, eu nem era nem sou fã do Tiquinho, mas com ele hoje sinto que o Porto tinha ganho, especialmente tendo em conta o número de cabeceamentos falhados (podia ser um Marega de pés, mas de cabeça era quase um Falcao ou um Jardel).

  • Frickelz
    Posted Março 3, 2021 at 11:01 pm

    Ah e numa coisa o Sérginho tinha razão, o Braga é mesmo a melhor equipa a jogar em Portugal. Consegue fazer isto mesmo sem o Carmo, Francisco Moura, Sequeira, Rolando, Castro, Gaitan e o Medeiros. Incrível!

  • Ricardo F.
    Posted Março 3, 2021 at 11:02 pm

    Curioso para ver de quem será a culpa, já que não há rigorosamente nada para se queixar. Acho que hoje não houve sequer possibilidades de penalties, houve uma expulsão contrária pouco depois da meia hora de jogo, o tempo de compensação foi extenso, o árbitro foi o desejado…oxalá não tenha existido nenhum jornalista a fazer o seu trabalho devidamente e apareça com uma pergunta pertinente, senão está encontrada a justificação para a derrota.
    SL

    PS: O Francisco Conceição cumprimentou alguém hoje?
    SL

  • Mantorras
    Posted Março 3, 2021 at 11:04 pm

    Parabens ao Braga.

    Bom jogo, com bons momentos e 3 grandes golos. SC ha uns tempos falou da pior primeira parte enquanto treinador… mas nao sei se nao foi hoje.

  • Hugorr
    Posted Março 3, 2021 at 11:06 pm

    Entrada fantástica do Braga, que na primeira meia hora, praticamente resolveu a eliminatória, e não tivesse Borja sido expulso (mais valia ter deixado Marega isolar-se, teria falhado o remate ou tropeçado de qualquer das formas), e o Porto provavelmente sairia de cabaz cheio, os ditos 5 ou 6 em 11 contra 11.

    Ao Porto resta tentar passar esta eliminatória da Champions para mais algum encaixe, e fazer tudo para garantir o 2º ou 3º lugar no campeonato (falhar o apuramento ou playoff da Champions seria ruinoso), e procurar um rumo novo. O ciclo de Sérgio Conceição está terminado, agradecemos os títulos e o ter aguentado o ‘barco’ nestas épocas, mas está na hora.

    Parabéns ao Braga, mereceu totalmente!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 3, 2021 at 11:08 pm

    Excelente jogo do Bruno Rodrigues que entrou como se nada fosse e com a difícil tarefa de fazer marcação directa ao Marega.

    Calmo, concentrado e assertivo.

  • zZou
    Posted Março 3, 2021 at 11:21 pm

    O Piazon e o Willian Carvalho do Braga jogam uma enormidade.

  • Lopes_keys
    Posted Março 3, 2021 at 11:35 pm

    Lição de humildade. Ajustou contas com o comentário do Conceição do jogo passado dentro do campo. Focar em passar a Juventus, recuperar o 2 lugar no campeonato são os 2 principais objetivos neste momento.

  • Abbas
    Posted Março 3, 2021 at 11:40 pm

    A fanfarronice tramou o Conceição.

  • Sporting1906
    Posted Março 3, 2021 at 11:46 pm

    Fantástica primeira meia hora do Braga. Foram 3 golos (dois deles espectaculares: o 2º por causa de toda a jogada, o 3º pela execução perfeita do livre) e até podiam ter sido 4 com hat-trick do Abel Ruiz. Depois Borja fez um erro terrível, e quase arruinou tudo mas o Braga conseguiu resistir à reacção do Porto mesmo com 10. Uma nota para o escândalo que é o árbitro ter sido exactamente quem Sérgio Conceição pediu: como é que isto é possível? Já estão a admitir publicamente que o Porto manda nisto tudo?

  • DICAS
    Posted Março 4, 2021 at 12:08 am

    Atenção a este Braga no campeonato.

    Pode limpar qualquer equipa e aproximar se até passar o Sporting

    Ainda falta muitos jogos !

    • T. Pinto13
      Posted Março 4, 2021 at 2:15 am

      Nem mais.
      O SCP tem de se focar nos seus jogos pois nada está ganho

    • hortalica
      Posted Março 4, 2021 at 10:42 am

      Eu do SCP e nada está ganho (longe disso ainda faltam 39 pontos ou lá que é) mas até parece que o Braga é o City de Guardiola em Portugal, honestamente acho que estão a valorizar em demasia este Braga em comparação ao SCP.

      O SCP está com um registo praticamente impecável, tem mais golos marcados e metade dos sofridos (ou seja, tem ganho mais confortavelmente) e quando ganha mais à tangente vem sempre a história da “Estrelinha”.

      Agora analisemos os últimos 10 jogos do campeonato do Braga. Com adversários mais directos perdeu 2-0 com o SCP e Paços de Ferreira, empatou 2-2 com o FCP (este jogo estiveram irreconhecíveis até à expulsão). Ganhou por 1 golo com Santa Clara (o Santa teve oportunidade de empatar o jogo), Nacional (duas ofertas do GK), Portimonense, Gil Vicente e Marítimo, provavelmente se fosse o SCP a ganhar alguns destes jogos era “estrelinha” mas como foram outros foi por jogarem bem. Apenas ao Moreirense e Tondela ganharam por mais que um golo.

      Resumindo nestes 10 jogos quando apanhou adversários mais conceituados perdeu (x2) ou empatou (x1), ganhou 5 jogos pela margem mínima e apenas 2 com vantagens mais confortáveis (4-2 e 4-0).

      O SCP os últimos 10 jogos do campeonato, ganhou 8 jogos (dois deles ao Benfica e Braga) e empatou 2 (Porto e Rio Ave). Destas 8 vitórias em 6 ganhou por mais que um golo de diferença. Marcou 16 e sofreu apenas 2.

      O Braga está a fazer um excelente campeonato mas também não é aquela equipa que muita gente fala. Como é que a suposta melhor equipa do campeonato nas últimas 10 jornadas não ganha a um adversário mais directo (SCP, FCP e Paços) e tem 5 vitórias à tangente? Fosse o SCP a ganhar 5 jogos à tangente era só estrelinha, mas pelos vistos desde o inicio do ano só temos 2 vitórias à tangente no campeonato e continuamos a ter a estrelinha…

      • lipe
        Posted Março 4, 2021 at 1:03 pm

        Querer fazer comparações sérias entre o Braga e o Sporting no campeonato e não ter em conta o elevado número e densidade de jogos do Braga assim como as lesões graves e vendas é um pouco desonesto. Andasse o Braga sem Liga Europa desde Setembro e eliminado cedo da Taça e certamente não seriam só 9 pontos de diferença.

        • hortalica
          Posted Março 4, 2021 at 3:19 pm

          1º Ponto: Tanto choram para serem colocados ao nível do FCP/SLB/SCP, mas depois também choram por terem demasiados jogos. Decidam-se, se querem andar na mó de cima, habituem-se a jogar de 3 em 3 dias (o SCP só não o faz por culpa própria). Agora chorar por tudo e por nada, já chateia.

          2º Ponto: Se não querem tantos jogos têm bom remédio, sejam eliminados das competições, agora não estejam constantemente a chorar por causa disso. O SCP em futebol jogado ofensivo e defensivo, é para mim a melhor equipa e as estatísticas provam-no. Agora dizer que o Braga devia ser considerada apenas porque tem mais jogos? Isto é ridículo. Eu concordo que o SCP tem vantagem por ter sido eliminado da LE e Taça de Portugal mas isso não é motivo para tirar o mérito ao SCP como constantemente tem sido feito. O SCP ganha por 1/2 golos é estrelinha, os outros ganham à rasca é mérito.

          3º Ponto: O SCP no inicio da época teve por volta de 10 jogadores + treinador de fora por causa do Convid e até fomos eliminados da LE nessa altura e nunca usámos isso para escudar esse fracasso. Numa deslocação à pouco tempo perdemos 5 habituais titulares (praticamente a defesa toda) e também não usamos isso como desculpa.

          4º Ponto: Vocês também se queixam de tudo e mais alguma coisa. Se fazem vendas e contratações é culpa do vosso presidente/estrutura e de mais ninguém. Ninguém vos obrigou a vender e a comprar. Claro que a necessidade de vender obriga a isso, mas isso é culpa de cada clube individualmente. O SCP certamente adorava ter o Fernandes no 11, mas o dinheiro é importante e sabemos disso, mas não usamos essa venda como desculpa. É só ridículo.

          • lipe
            Posted Março 4, 2021 at 5:54 pm

            1º. Mas eu disse alguma coisa ? Apenas disse que querer fazer comparações entre o Braga e o Sporting no campeonato e não mencionar os factos que mencionei é injusto. O Sporting preparava cada jornada com uma semana, com 5 ou 6 dias, enquanto que o Braga fez a série de jogos com 3 dias de descanso entre eles mais longa de sempre dos últimos 20 anos no futebol europeu. Claramente
            é um factor a ter em conta.

            2º. Novamente, não disse nada disso.

            3º. Okay ? Não percebo a relevância para a discussão, todos os clubes passaram por fases negras em relação ao COVID.

            4º. Novamente, ninguém está a desculpar nada, apenas a constatar um facto. É ou não verdade que o Braga ficou sem um titular a meio da época ? É assim tão controverso afirmar isso ?

            O maior choro que se vê por aqui é de Sportinguistas por não concordarem que o Braga tenha o melhor futebol em Portugal. Como se o facto de estarem em 1º fosse automaticamente significado de que jogam melhor. Há uns tempos considerava-se isso sobre o Paços de Ferreira, e bem, porque de facto andavam a jogar muito à bola, agora considera-se do Braga, e bem, porque de facto anda a jogar muito à bola. Por exemplo, ainda ontem foi ao Dragão marcar 3 golos em meia hora, o Sporting foi lá e em 90 marcou zero, já que gostas tanto de estatísticas.

      • oMeuUserName
        Posted Março 4, 2021 at 4:15 pm

        Quando é que vocês vão perceber que qualidade de jogo é diferente de ganhar jogos? O Braga perdeu em Alvalade, sim, mas foi inferior ao Sporting? O Sporting empatou no Dragão, mas foi ou não foi inferior ao Porto? O Braga nesses 10 jogos, só foi inferior ao Porto, de resto foi sempre a melhor equipa em campo. O jogo com o Nacional é um bom exemplo: foram 2 ofertas do GR adversário, mas o Braga teve pelo menos mais 5 oportunidades evidentes de golo nesse jogo, enquanto o Nacional teve apenas 1 e marcou. O jogo com o Gil Vicente foi um jogo de sentido único, com bolas nos ferros e tudo mais a atrasar o golo, sendo que o Gil praticamente não assustou. O Marítimo, o Santa Clara e o Portimonense já criaram mais dificuldades, mas ainda assim o Braga criou muito mais oportunidades que os adversários. Tudo isto enquanto jogou para 3 outras competições… Os jogos de Moreira de Cónegos e Tondela foram 2 vendavais ofensivos como eu não vi o Sporting fazer ainda esta época (e só estou a falar do Sporting porque puxaste essa comparação para a conversa). Se o Sporting já marcou 4 golos em alguns jogos? Sim, no entanto não os fez com o mesmo caudal ofensivo, como é bom exemplo disso o jogo em Guimarães.

        E acho impressionante como continuam a tentar negar a “estrelinha”, como se a sorte não fizesse parte do jogo, ou como se isso vos retire algum mérito. É normal, faz parte. O Braga também teve essa sorte com o Nacional, com 2 frangos a darem vantagem confortável no jogo. A questão é que o Sporting tem ganho mais vezes dessa maneira, é só isso. Assim de cabeça, o Sporting ganha ao Benfica na compensação com um erro do Vlachodimos, ganha em Barcelos com um frango aos 92, ganha em casa ao Gil com uma reviravolta nos últimos 5min, ganha 2-1 ao Moreirense com 2 erros do Pasinato, ganha 2-1 nos Açores com 2 erros do Marco, ganha 1-0 ao Farense com um penalty no tempo de compensação, ganha a meia-final da taça da liga com 2 golos a acabar depois de ser inferior o jogo todo, empata no Dragão com o Taremi a falhar um golo de baliza aberta, na 1ª parte com o Braga em Alvalade segurou o empate sem ter feito muito por isso, etc. Ninguém tira o mérito da crença e da insistência, mas a verdade é que a sorte tem sorrido ao Sporting quando é preciso.

        “Fosse o SCP a ganhar 5 jogos à tangente era só estrelinha”, não, porque pode-se ganhar por 1 golo de diferença de várias maneiras… Pode-se estar empatado e marcar no tempo de compensação, como aconteceu ao Sporting com Benfica, Gil e Farense nos tempos mais recentes, ou pode-se estar a ganhar 2-1 ou 1-0 e conseguir controlar o jogo sem sobressaltos de maior como aconteceu com o Braga nos jogos com Nacional, Marítimo (depois do 2-1, pouco fez), Portimonense (depois do 2-1, também pouco fez, aliás, em toda a segunda parte) e Gil. Apenas o Santa Clara incomodou mais um bocado, mas ainda assim pouco.

        A diferença do Sporting tem sido feita pela solidez defensiva que está muito acima de qualquer outra e que poucas equipas têm conseguido furar. E quando furam, o Adán tem dito presente ou os adversários têm falhado, como o Taremi e o R. Horta, por exemplo. O Sporting está em primeiro com todo o mérito e é a melhor equipa do campeonato. Mas, para mim, o Braga é a equipa que melhor joga, isto é, quando tem bola. Para mim, ser a melhor equipa ou ser a equipa que joga melhor, são coisas diferentes. O Braga ainda não é uma excelente equipa porque sofre muito na transição defensiva, comete erros a mais atrás, e peca muito na finalização. Mas em termos de pegar na bola atrás e criar oportunidades de golo, o Braga é a equipa que melhor o faz em Portugal, na minha óptica. Mas depois não tem um jogador com a eficácia do Pote (29% de eficácia na relação remates/golos). Numa pequena pesquisa, vejo que o Sporting tem ainda o Nuno Santos com 21% de eficácia e o Jovane com 30%. Os habituais titulares do Braga têm 21% (Fransérgio), 19% (R. Horta), 13% (Iuri), 1% (Abel Ruiz), 0.4% (Galeno) e 0% (Sporar). A única excepção é o Piazon, que tem 37,5% de eficácia, mas apenas 3 golos. Parecendo que não é uma grande diferença, porque o Braga é a equipa do campeonato com mais remates e a segunda com mais remates à baliza (atrás do Porto). O que é um indicador de que a produção ofensiva e o número de oportunidades criadas é do melhor que há, mas a eficácia não. Por isso, se olhar para o número de remates é redutor, olhar apenas para os resultados finais é ainda mais redutor, e foi isso que fizeste.

        Mas, para esclarecer, enquanto sócio e adepto do Braga, estou muito mais preocupado em manter o 2º lugar do que em chegar ao 1º, porque o Porto está apenas 1 ponto atrás e o Braga continua a ser apenas o maior candidato ao 4º lugar, nada mais.

        P.S.: Uma curiosidade. O Vitória SC, na sexta-feira passada, bateu o seu recorde de remates num jogo neste campeonato, com 18 remates. O seu anterior recorde era de 15 remates, que tinha conseguido em 3 jogos: na derrota com o Rio Ave, no empate a 2 com o Farense, e na derrota 0-4 com o Sporting. Ou seja, um dos jogos com mais produção ofensiva do 6º classificado da liga foi precisamente numa derrota expressiva com o Sporting. Na altura passou a ideia dum grande jogo do Sporting e duma vitória tranquila. Mas quem se lembra do jogo, sabe que não foi assim, que o jogo foi bastante dividido, que a defesa do Sporting sofreu um bocado, mas que a defesa do Vitória ofereceu 3 golos. Isto para mostrar que os resultados muitas vezes não dizem tudo.

        • hortalica
          Posted Março 4, 2021 at 6:41 pm

          Temos diferentes definições do que é qualidade no futebol. O Braga pratica um futebol vistoso/bonito mas qualidade melhor que o SCP? Qualidade para mim é entender bem o jogo, saber atacar (e quando atacar) e saber defender (e quando defender) tirando o maior proveito desses momentos.

          O SCP neste momento apresenta qualidade defensiva para se dar ao luxo de sentir-se à vontade para dar a bola a adversários como FCP/SLB/Braga e quase não sofrer golos (em 6 jogos sofreu apenas 2 golos do FCP).

          Ofensivamente devemos ser a equipa dos 4 da frente que precisa de menos remates/cruzamentos para fazer um golo e isto é qualidade no processo ofensivo. Vamos lá menos vezes, mas quando vamos temos qualidade para ter um aproveitamento maior que os nossos adversários. De que vale ser o Braga e fazer 30 remates e muitos cruzamentos e o aproveitamento ser mais baixo? Uma coisa é atacar muito e bonito, outra coisa é atacar bem e ter um aproveitamento alto.

          Esse jogo do Guimarães vs Sporting que falas é o exemplo perfeito do que falei acima. Lembro-me perfeitamente desse jogo e o Guimarães a maior parte dos remates, foram remates sem nexo de fora da área (o Quaresma então era de onde recebia a bola chutava), de que vale rematar 16 vezes e ir apenas um remate à baliza? Rematar muito não é sinónimo de qualidade, ter bom aproveitamento e chances reais de golo é que é. Nesse jogo quantas chances reais de golo criou o Guimarães? 8 Remates ao lado, 1 Remate à baliza e 6 intercetados. Isto não é qualidade.

          • oMeuUserName
            Posted Março 4, 2021 at 9:13 pm

            É capaz de ser uma visão diferente sobre o que é jogar bem. Ou então é só visão parcial influenciada pela camisola, tanto tua como minha.

            O teu segundo parágrafo é ridículo, desculpa lá. O teu próprio treinador admitiu nesses jogos que podia ter feito mais. E depois, dar a bola ao adversário não é um luxo, é uma necessidade de recurso. Só oferece a bola quem não se sente confortável em mantê-la, porque é sempre preferível controlar o jogo com bola do que sem ela. Depois, porque é que nesses jogos o Sporting não sofreu golos? Foi só por qualidade defensiva? Ou foi porque o Taremi falhou um golo de baliza aberta? Porque o R. Horta falhou 3 lances na cara do Adán? Porque o Musrati acertou no poste? Porque o Paulinho acertou na barra? Porque o Marega acertou no poste com a baliza aberta (taça da liga)? Qual é o mérito defensivo do Sporting nestes lances? O Sporting permitiu oportunidades claras aos adversários nesses jogos, não sofreu mais porque o Adán esteve em grande nível e os adversários tiveram falhanços escandalosos, e não teve mais bola simplesmente porque não conseguiu…

            Discordo completamente que qualidade é chegar menos vezes e ser mais eficaz. Isso é… eficácia. Para mim, a equipa com mais qualidade no momento ofensivo, é a equipa que consegue furar mais vezes as defesas adversárias e criar mais oportunidades, isso é que é ter qualidade ofensiva. Depois a bola entrar ou não, tem a ver com a eficácia e qualidade individual dos jogadores, e o Sporting tem mais qualidade individual.
            “De que vale ser o Braga e fazer 30 remates e muitos cruzamentos e o aproveitamento ser mais baixo?”
            Vale ser a equipa que melhor joga, nada mais do que isso. Não vale títulos, não vale pontos nem vale golos. Mas a questão não é essa. Pode-se marcar mais golos jogando menos, é perfeitamente possível e legítimo. E esta propensão ofensiva do Braga já lhe valeu vários golos sofridos em contra-ataque, coisa a que o Sporting raramente se expõe. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Como já disse, para mim o Sporting é a melhor equipa, porque é a que tem mais aproveitamento nos dois lados do campo e a mais sólida. Mas não é a equipa que joga melhor, e não sei porque é que isso escandaliza tanta gente. Jogue melhor ou pior, o Sporting vai ser campeão, e isso é que importa no final. Mas eu tenho muito gosto em ver a minha equipa jogar, ainda que não ganhe nada. É tão simples quanto isto… Qual seleção portuguesa jogava melhor futebol? A de 2004 ou a de 2016? Qual ganhou títulos? Eu acho que quem joga melhor está mais perto de ganhar, mas sei que jogar melhor não implica ganhar mais.

            Então lembras-te mal desse jogo em Guimarães… O Vitória fez 7 remates dentro da área, teve 24 ações dentro da área adversária contra 27 do Sporting. Ou seja, até se aproximaram mais ou menos o mesmo número de vezes, com ligeira vantagem do Sporting. Concordo contigo que em oportunidades de golo não foram muitas, mas também não é pelos remates irem ao lado que deixam de ser perigosos/oportunidades. A questão é que, com mais ou menos qualidade, apenas por uma vez o Vitória conseguiu fazer mais remates do que nesse jogo. E a não ser que o Vitória andasse a rematar do meio-campo o jogo todo, o número de remates é um bom indicador da proximidade do Vitória à área do Sporting. Se por um lado tens razão em dizer que muitos remates não significam muitas oportunidades, por outro lado uma equipa que jogue bem e controle o jogo, também não permite muitos remates ao adversário. E atenção, o Sporting é a equipa do campeonato que permite menos remates aos adversários, este jogo até foi provavelmente dos piores do Sporting nesse aspeto. Eu só mencionei este jogo para explicar que os resultados não dizem tudo, e que um dos resultados mais folgados do Sporting até aconteceu num jogo onde esteve longe de ser dominante. Era esse o meu ponto, visto que tu trouxeste uma abordagem muito resultadista.

            E depois muito do que importa para estas opiniões de quem joga melhor, são as sensações que se tem ao ver os jogos. E as sensações que tenho ao ver jogos do Sporting são normalmente: esta equipa dificilmente vai sofrer um golo, a bola vai andar a maioria do tempo longe das balizas, mas a cada 2/3 aproximações, o Sporting vai marcar um golo. Já com o Braga, as sensações são normalmente: lá vai começar esta rotina do “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” sustentada em grandes jogadas, mas cada ataque do adversário, principalmente se for em transição, é uma jogada de enorme perigo. E eu prefiro ver uma equipa a jogar um futebol associativo e com muitas maneiras de chegar à área adversária, sabendo que assim corre mais riscos, do que uma equipa mais pragmática e segura. Lá está, se calhar são só maneiras diferentes de ver o jogo…

  • Malloy
    Posted Março 4, 2021 at 12:24 am

    Foi desde o início a tentar ajudar o Braga ; aquela expulsão foi propositada para tentar ajudar os Bracarenses …garanto que 11 contra 11 o Braga levava 6

  • Malloy
    Posted Março 4, 2021 at 12:24 am

    Foi desde o início a tentar ajudar o Braga ; aquela expulsão foi propositada para tentar ajudar os Bracarenses …garanto que 11 contra 11 o Braga levava 6

  • Sombra76
    Posted Março 4, 2021 at 1:18 am

    Com tantas derrotas e empates mas não há crise nem o lugar do treinador está em risco!! A falta de imparcialidade dos jornalistas continua em grande Lol

    • Oakander10
      Posted Março 4, 2021 at 10:12 am

      O treinador ainda tem crédito por 3 épocas anteriores, está na luta pelos quartos da Champions e acaba contrato no final do ano… Não faria sentido nenhum ser despedido neste momento.

      • Sombra76
        Posted Março 4, 2021 at 3:10 pm

        E os outros quando têm crédito não levam com as perguntas sobre crises e possíveis saídas ou despedimentos??

  • Mascarilha
    Posted Março 4, 2021 at 9:39 am

    Bom dia a todos, queria deixar os meus parabéns ao Braga pela vitória e pelo grande jogo que vez 11 para 11, para quem ia levar 5 ou 6, já estavam a ganhar 3-1, e ainda bem que houve a expulsão que para mim é justa, porque estava a ver o meu porto ser humilhado. Mesmo quando estavamos com mais um, o futebol do Porto foi muito fraco, com muito esforço mas pouca qualidade de jogo, só cruzamentos, chutao para a frente, nada de jogo entre linhas, um espelho do que é o porto de Sérgio Conceição infelizmente. Sempre que “pica” os adversários, corre-lhe mal. Estou farto dele como treinador do meu clube, quando não ganha a culpa é sempre dos árbitros, não consegue ver o pouco que o porto cria em qualidade, porque ter quantidade mas não ter qualidade vai-se refletir na finalização, várias de recurso que acabam para fora ou direitinhas ao guarda redes, sempre com um discurso de ódio, nunca se dá mérito ao adversário. Em relação aos árbitros a partir do momento em que o Paços ganhou ao porto a ser prejudicado, justificar derrotas ou empates com os árbitros não tem lógica nenhuma e isto serve essencialmente para porto e também Benfica que têm é de jogar muito melhor. Por ultimo só desejar o regresso do Vítor Pereira como treinador do meu FC Porto, precisamos de um treinador que consiga meter a equipa a controlar todos os momentos do jogo, não é brilhante em termos ofensivos mas muito competente no controlo do jogo, o que porto de Sérgio não sabe fazer. Obrigado e boa semana para todos.

    • druga7
      Posted Março 4, 2021 at 11:06 am

      tenho duas questões…
      qual espaço entre linhas é que queria explorar? tem alguma ideia de como desmontar a defesa do braga? é que aquele caudal ofensivo da segunda parte do porto teria quebrado a maioria das equipas e mesmo esta equipa do braga se o jogo fosse agora era difícil aguentar aquele caudal!!
      o porto atacou com raça e vontade , gostava que o Benfica atacasse assim .
      quanto ao discurso do Sergio concordo … apesar de ele ontem ter falado bem

      • Mascarilha
        Posted Março 4, 2021 at 1:57 pm

        Meu caro, a defesa do Braga é fácil de desmontar, exemplo disso é o que a Roma lhes fez, a defesa do Braga é lenta, quando há circulação de bola, seja no corredor central ou em cruzamentos rasteiros, a defesa do Braga tem muitas dificuldades, o porto só tem intensidade porque critério quando tem a bola é quase nulo, quando tem criativos no plantel como Otávio, Corona, Felipe Anderson, que desmontam uma defesa com facilidade e se insiste em futebol direto e vertical sem critério, fica difícil.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 4, 2021 at 11:22 am

      Para Vítor Pereira controlar o jogo é necessário dar-lhe jogadores para isso.
      Quando tens Danilo (Juventus), Alex Sandro, Moutinho, Lucho, Fernando, Hulk, James, Falcão… a coisa fica mais fácil.

      Percebo que gostes do Vítor Pereira, mas atenção que os plantéis dele eram (consideravelmente) superiores a este. Os treinadores necessitam de matéria prima, assim como os jogadores precisam de um treinador que, pelo menos, saiba gerir egos.

      Visto de fora, vou dar a minha opinião: aparentemente, o Porto de hoje vai muitas vezes aos saldos. E Sérgio Conceição faz o que pode. É por vezes trauliteiro? Sim. Tem falhas? Até Klopp tem.
      Arranjas um treinador que sinta o clube ao ponto de nem sempre ter aquilo que quer? É difícil…

      Os portistas querem voltar a ganhar com a regularidade de antigamente? Antigamente tinham plantéis de Lucho (González), agora não.

      E muito já ganhou o Sérgio. Mas ganhar como antigamente, “dia-sim-dia-sim”, vai ser complicado.

      No fundo: Sérgio não é o problema. O Porto é que já não é hegemónico. E ainda bem: haja mais competitividade!

      • Mascarilha
        Posted Março 4, 2021 at 2:08 pm

        Caríssimo, o porto de Vítor Pereira tinha melhor 11 mas plantel, nem por sombras, quando o Danilo se magoou quem jogou à direita? MAICON. Quando o Alex Sandro se magoou quem jogou? Mangala. Dois centrais, e a centrais ficámos a jogar com otamendi e abdoulaye. Quando james se magoou durante quatro meses quem jogou? Defour que era médio centro porque as alternativas eram Atsu e Kelvin com 19 anos e Seba, para o meio campo só tínhamos Defour e o jovens Castro e toze, como vê não tínhamos grandes alternativas, tínhamos muitos jovens. Quantos jogos perdeu Vítor Pereira nessa época no campeonato? Nenhum. Sérgio tem um bom 11 e consegue ter jogadores no banco como Felipe anderson, jogador de grande qualidade, Luís Diaz, evanilson que custou 9 milhões, gruijc, loum que acho que pode ser muito melhor aproveitado, para além dos jovens Fábio Vieira, romario Baró, Diogo leite e agora o Francisco que está a aparecer, os jovens têm bastante mais potencial dos que o que Vítor Pereira tinha na altura e para além disso as alternativas mesmo tirando os jovens, são muito superiores. Acho que o plantel só peca por não ter grandes laterais l, de resto é um plantel muitíssimo bom para o nosso campeonato, o jogo coletivo é que é curtinho porque ested jogadores jogam muito mais do que demonstram.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Março 4, 2021 at 3:07 pm

          Percebo perfeitamente a argumentação, mas…

          Estive a ver o número de jogos que o Danilo, o Alex Sandro e o James fizeram nessas épocas… Foi uma monstruosidade. Agora pergunto… O onze titular sofreu assim tantas baixas de vulto e por tempo prolongado? Posso estar enganado mas o James, por exemplo, fez nas duas épocas do Vítor Pereira 38 + 38 jogos. Os números dos outros exemplos que me deu andam também à volta disso. Creio que Alex Sandro fez inicialmente menos porque estava lá Álvaro Pereira, o titular até às ida para o Inter.

          Ou seja: mesmo que tenham ocorrido baixas, nenhuma fez perigar a forma de jogar do Vítor Pereira. Ou vai dizer que ele mudou toda a sua filosofia? Creio que não.

          Vou dar de barato que o plantel de hoje é melhor, ok. Vou dizer que sim. Mesmo assim, e isso é que releva, não sei se o Vítor Pereira teria o tipo de jogadores necessários para jogar como gosta.

          Porque não se esqueça disto: o Vítor Pereira de que se lembra é o Vítor Pereira que tinha aquele onze base fortíssimo.
          Será que com estes ele conseguiria fazer o mesmo? Tenho as minhas dúvidas…

  • Pablo Aimar
    Posted Março 4, 2021 at 9:59 am

    Ainda bem que é só o Benfica em crise, que é só o Benfica com obrigações e que está tudo bem para os lados dos Dragões. Hoje vi os jornais desportivos e nem um destaque acerca da derrota de ontem. O foco está no Ruben Amorim renovar. Se fosse o Benfica a perder e da forma que o Porto perdeu nem quero imaginar.

    • Tiago Peixoto
      Posted Março 4, 2021 at 11:06 am

      Esse deve ter sido o comentário mais estranho que já li nos últimos meses. Ou está tentar enganar os mais desatentos ou sonhou com alguma coisa. Literalmente todos os jornais desportivos fizeram capa com a vitória do Braga/derrota do Porto.

      • Pablo Aimar
        Posted Março 4, 2021 at 12:25 pm

        Expliquei-me mal, hoje bem cedo quando vi as primeiras páginas dos jornais online não havia praticamente nenhuma informação do jogo de ontem. Veja-se por exemplo o Record.

        • Factualista
          Posted Março 4, 2021 at 2:40 pm

          O Record tira o jogo de destaque poucas horas depois. O foco depois é mais nos comentários pós-jogo e arbitragem.

          Seja o Benfica, Porto ou Cucujães.

    • El Barto
      Posted Março 4, 2021 at 11:42 am

      Agora vai lá ver os de Portugal.

  • Turiacus
    Posted Março 4, 2021 at 11:28 am

    Parabéns a todos os bracarenses pela passagem à final que foi conquistada com todo o mérito e justiça! Entrada incrível do Braga que, em 30 minutos, conseguiu praticamente acabar com as aspirações do Porto. Grande exibição do Ruiz coroado com um bis, partidazo do Piazon e também de destacar o Musrati que é um jogador fantástico e um dos meus favoritos do Braga. Não me importava nada de ver o médio do Braga a vestir de azul e branco na próxima época!
    Em relação ao Porto, mais um descalabro e mais um objetivo que cai por água a baixo e estamos com praticamente tudo perdido quando só estamos em março, estou a assumir que já somos carta fora do baralho no campeonato obviamente. Veremos se ainda conseguimos um brilharete com a qualificação para os quartos da champions…
    Espero realmente que seja o último ano do Sérgio Conceição, já estou farto deste futebol horrível, de decisões duvidosas jogo após jogo basta um Fábio Vieira ou Diogo Leite fazer um mau jogo para ficar de fora mas o Marega é constantemente o pior jogador em campo , não foi o caso hoje, mas continua com via verde no 11 e também más substituições) e para não falar do constante circo fora de campo quando os resultados não são positivos. Infelizmente, a própria estrutura adora esta treta de sermos as vítimas e maior parte dos adeptos igual…
    Impressionante que muitas vezes já nem sinto vontade de ver o meu clube a jogar e, mesmo durante os jogos, dou por mim a distrair-me constantemente com o telemóvel. Raramente sinto aquele nervosinho miúdo que costumava sentir nos dias dos jogos.
    Tenho saudades de quando havia exigência neste clube e se contestava (eu inclusive atenção) um treinador bi campeão com apenas 1 derrota no campeonato em 2 épocas. Este treinador prima pelo mau futebol , não é propriamente um papa títulos e ainda assim é defendido por uma grande maioria juro que não entendo.

  • Knox_oTal
    Posted Março 4, 2021 at 11:45 am

    Que grande demonstração de personalidade e qualidade do Braga, e quando foi preciso saber sofrer também estiveram à altura (jogar com 10 uma hora não é nada fácil).

    Desde o início da época que venho elogiando o plantel do Braga, acho-o extremamente equilibrado e, discordando de Carvalhal, não o acho nada curto! Sobretudo quando há talento e qualidade na formação há é que confiar e apostar nos miúdos… o resultado está à vista! Convém relembrar que ficaram de fora, Castro, Iuri, Rui Fonte, Carmo, Sequeira ou Moura, e já saíram em Janeiro Bruno Viana e Paulinho.

    Quanto ao jogo, uma 1ª parte brilhante do Braga arrumou com FCP, a forma fluída como trocam a bola é de realçar e apreciar… um verdadeiro carrossel bracarense! Depois foram precisos Guerreiros, e eles apareceram! No meio campo, a dupla Musrati e Fransérgio esteve enorme, grande jogo de ambos, e na defesa no geral estiveram sólidos (nota positiva para a forma descomplexada como Bruno Rodrigues entrou). Lá na frente foi a noite de Abel Ruiz, ou melhor foi a confirmação que o que o jovem espanhol precisava era mesmo de sequência e confiança, o talento esteve sempre lá logo era uma questão de tempo. Agora é segurá-lo uns anos!!! E que luxo ter Horta e Piazón a alimentar um avançado, sendo que o brasileiro até está a superar as minhas expectativas. Já esperava que encaixasse bem e que mais cedo ou mais tarde se afirmasse como titular (para mim é melhor e mais completo do que o Iuri), mas foi “forçado” a entrar já no onze e não tem desiludido, pelo contrário. Dada a forma como o Braga joga tem sido um claro upgrade!

    Parabéns aos Guerreiros do Minho, final totalmente merecida!

    Quanto ao FCP só tenho pena que muito provavelmente a fava vá sair ao Diogo Costa!

    Saudações Minhotas

  • RuiCosta10
    Posted Março 4, 2021 at 12:58 pm

    Se não fosse o Artur Soares Dias a expulsar o Borja, o Porto acabava a primeira parte com 4 secos, e sabe-se lá mais quantos na segunda. Realmente o Sérgio Conceição sabia que arbitro pedir.

    • Tiago Peixoto
      Posted Março 4, 2021 at 8:02 pm

      Que cringe. Não só o golo do Otávio foi antes da expulsão, por isso seria impossível quatro secos, como o Braga já estava fechado atrás, como o Borja foi bem expulso, como o único beneficiado claro nesse jogo foi o Braga que marcou golo num livre que não era falta.

  • bugg87
    Posted Março 4, 2021 at 2:42 pm

    Há varios jogadores no Braga q eram titulares de caras nos 3 grandes (então no Benfica até podia dizer 4/5 q era de caras mesmo)… Eh pah mas aquele golo do Piazon… Meu deus!Q obra de arte! Contudo a falta q o precede é inexistente… Mas no geral Braga a demonstrar q é muito mais equipa q o Porto (que o Benfica nem se compara porque seria como comparar “merd*” com pudim!).
    Quanto ao campeonato, dificilmente o Sporting o perderá, mas se tem q ter cautelas é com este Braga… Os outros dois estarolas já n contam para o totobola e a única coisa q podem esperar é q o Sporting tire pontos ao Braga ou q o Braga escorrege num jogo qq teoricamente mais facil para aspirarem ao segundo lugar!

    Saudações a todos neste blog, o único blog no país q vale verdadeiramente a pena ler e comentar!

    Bugg

Deixa um comentário