Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sp. Braga termina 17 anos de espera

Rio Ave 1-1 Sp. Braga (Jebor 46′; Éder 42′)

António Salvador vai finalmente ver o Sporting de Braga no Jamor. Os minhotos, depois do 3-0 na 1.ª mão, empataram a 1 em Vila do Conde e garantiram a passagem para a final da Taça de Portugal, onde vão defrontar o Sporting. Um regresso ao Estádio Nacional, depois de em 1998 terem perdido com o FC Porto, que nunca esteve em causa, fruto do resultado obtido no Axa. A equipa de Sérgio Conceição controlou o jogo, no 1.º tempo teve várias oportunidades de golo e não fosse uma excelente exibição de Ederson também podia ter vencido a 2.ª mão. Éder, que não marcava desde 15 de Fevereiro, inaugurou o marcador na 1.ª parte, Jebor aproveitou um “frango” de Kritsyuk para empatar e dar alguma esperança aos vilacondenses, que na 1.ª parte, nem incomodaram.

Quanto à partida, no 1.º tempo praticamente só deu Braga. Apesar do Rio Ave ter a necessidade de marcar os minhotos controlaram a equipa da casa e com transições rápidas, quase sempre com Rafa em destaque, foram criando oportunidades de golo. Valeu Ederson que, com excelentes defesas, evitou o golo do português por duas ocasiões (Pardo também esteve perto de marcar). Em cima do intervalo, Éder, que tinha acabado de substituir o lesionado Zé Luís, fez o 1-0, aproveitando uma confusão na área do Rio Ave. No entanto logo a abrir o 2.º tempo Jebor fez o 1-1. O avançado rematou forte e Kritsyuk quando parecia ter a bola controlada deixou escapá-la para o fundo das redes. O golo animou os vilacondenses, que começaram a criar mais situações de perigo. Tarantini esteve perto do 2-1, Del Valle atirou ao poste, mas o Sp. Braga estava confortável no jogo, e ainda ficou mais com a expulsão de Pape Sow, que travou Rafa quando o extremo se ia a isolar. Mesmo assim, sem ser o lance do golo, a única situação de destaque na 2.ª parte foi mais uma intervenção de Ederson, que numa bomba de Aderlan teve reflexos para evitar o golo do central.

Ederson – A figura da noite e logo num dia que foi falado para o Benfica. Sempre muito seguro e com várias defesas de grande nível.

Sp. Braga – Passou a equipa mais forte. Os minhotos são individualmente muito superiores e hoje com um meio campo mais robusto (Mauro, Danilo e Luiz Carlos) não permitiram sequer ao Rio Ave sonhar. A nível individual, Rafa foi o elemento mais em foco, com várias acções de bom nível e uma participação directa nos melhores lances do Sp. Braga.

Final – Promete. Duas equipas que se equivalem, talvez com algum favoritismo para o Sporting, mas que tem tudo para ser imprevisível e equilibrada (nos últimos anos a final contou sempre com um favorito claro). Veremos que impacto vai ter o duelo em Alvalade. 

58 Comentários

  • João Gonçalves
    Posted Abril 30, 2015 at 9:03 pm

    Excelente, não tão emocionante por causa do resultado da primeira mão mas finalmente vou poder ver o Braga outra vez no Jamor.. Espero que seja uma festa engraçada e claro que o Braga ganhe.. O SCP tem algum favoritismo mas numa final é sempre mais dificil prever um resultado.. Parabéns à equipa e ao Sérgio Conceição que tem muito mérito..

    • daniel
      Posted Maio 1, 2015 at 12:23 am

      Vai ser um teste de fogo às capacidades do sergio conceição. Se ganhar a final nao tenho duvidas que nao estara no braga no proximo ano

  • João Dias
    Posted Abril 30, 2015 at 9:07 pm

    O Rafa desaprendeu a jogar…

    • João Magalhães
      Posted Abril 30, 2015 at 9:14 pm

      Eu do que vi não achei que estivesse assim tão mal. Para o ano, tem de sair para outro clube, senão corre o risco de estagnar.

    • João Dias
      Posted Abril 30, 2015 at 9:24 pm

      Esteve bem, é certo. Mas há ali algo que não me agrada.

      Parece que está sempre a controlar mal a bola e a decidir mal.

      O Rafa da época passada parecia bem mais confiante. Notava-se inteligência nos movimentos e bom controlo de bola.
      Esta época, parece ser o oposto.

    • Sérgio7
      Posted Abril 30, 2015 at 9:47 pm

      parece-me que a filosofia de jogo do sergio conceição não é a melhor para o rafa, acho que para o ano se o rafa sair para uma equipa que jogue de maneira mais organizada poderemos vê-lo a fazer exibições mais consistentes.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Abril 30, 2015 at 10:20 pm

      O Rafa no Porto é que era!

    • daniel
      Posted Maio 1, 2015 at 12:18 am

      O rafa tem muito mais qualidade do que o hernani ppr exemplo, mas tem menos poder de explosao. Tambem duvido que o porto o conseguisse ir buscar pelo preço que custou o hernani

    • Daniel Dinis
      Posted Maio 1, 2015 at 12:36 am

      As lesões são complicadas por causa disso mesmo, quando voltam alguns jogadores estão com os niveis de confiança em baixo e em alguns casos nunca mais voltam ao que eram (infelizmente)

    • Ninja
      Posted Maio 1, 2015 at 2:38 am

      Agora disseste tudo Fábio… Era um reforço que me agradava imenso.

  • Guilherme Silva
    Posted Abril 30, 2015 at 9:07 pm

    Fico contente pelo Braga que teve um percurso excelente na Taça este ano, era um objectivo do Salvador desde que assumiu a presidência, e finalmente conseguiu-o. Fico a torcer para que tragam o caneco para cima.

  • Rabensandratana I
    Posted Abril 30, 2015 at 9:14 pm

    Parabéns ao SCBRAGA!!!

  • Anónimo
    Posted Abril 30, 2015 at 9:24 pm

    Como é que o Sporting com 12 de pontos de avanço sob o Braga se equivale a ele ? Não acho que o Sporting seja favorito de caras, o Braga é sempre uma equipa complicadíssima mas o Sporting tem de ganhar. Tem melhor plantel e uma possível vitória na final iria servir para consolidar o crescimento dos últimos 2 anos. De certeza que será um grande jogo entre 2 equipas que necessitam de uma conquista de um troféu como este.

    José Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Abril 30, 2015 at 9:44 pm

      Exactamente, concordo com o que dizes. Para ilustrar, não tenho dúvidas que a diferença entre sporting e braga é bem superior à diferença entre sporting e porto/benfica. Não sei se há sequer um unico jogador do braga que tirasse lugar a um do sporting. No entanto, em termos de raça, entrega e atitude competitiva, os minhotos são muito mais fortes, e para além disso, o estigma da última final pode pesar um bocado

      Ricardo

    • Fernando Ribeiro
      Posted Abril 30, 2015 at 9:55 pm

      Vai começar a conversa que o onze do Sporting é o onze do milénio….

      Assim só de cabeça a nossa dupla de centrais e nosso médio defensivo para mim é melhor que a vossa
      Não acreditam?? Vejam quem é a terceira melhor defesa do campeonato

    • JSC
      Posted Abril 30, 2015 at 10:07 pm

      Essa teoria do Sp. Braga ser equivalente ao Sporting foi sempre muito mal explicada, há cerca de 5 ou 6 meses, fiz aí as contas e nos últimos 4 ou 5 anos o Braga ganhou uma vez ao Sporting. Em confronto directo nem há discussão o que não quer dizer que seja um jogo fácil que até pode resultar na vitória do Braga, mas a história discorda dessa afirmação acerca do equilíbrio.

    • Kacal I
      Posted Abril 30, 2015 at 10:10 pm

      Só há um jogador que é capaz de tirar o lugar ao respectivo titular no Sporting que é o Aderlan Santos, a meu ver, de resto o Pardo/Rafa lutavam com Carrillo mas os restantes não tinham hipótese.

    • Anónimo
      Posted Abril 30, 2015 at 10:16 pm

      Fernando Ribeiro e depois vamos a ver e temos mais 12 pontos que vocês!! E vamos ver se vai ficar apenas pelos 12 pontos!

      Fernando Reis

    • Jesus
      Posted Abril 30, 2015 at 10:23 pm

      O único jogador do Braga com capacidade para jogar no Sporting é o Aderlan e mesmo assim prefiro qualquer um dos nossos 3 centrais, futuramente talvez o Danilo.

    • m1950
      Posted Abril 30, 2015 at 10:25 pm

      Fernando Ribeiro , na premier a equipa do Fonte há umas semanas não sei agora como está era a equipa menos batida , isso quer dizer que Fonte é melhor que Terry ou Cahil , ou que o Southampton tenha um lateral melhor que Ivanovic?

      Outra coisa é o Sporting não defender bem , isso não quer dizer obrigatoriamente que tenha algo haver com os jogadores. O ano passado o Porto tinha Mangala Maicon e Fernando nas posições que diz e sofreu mais golos que o Sporting penso eu, não tenho a certeza.

      JSC , e José Ribeiro , não devemos ficar incomodados é a CS que temos , o Diamantino diz até que o Braga tem jogadores mais experientes que o Sporting e o plantel é melhor. Este tipo de discurso é positivo , porque a equipa do SCP é dorminhoca , e isso vai aumentar os níveis de concentração , confesso que temia mais um Rio Ave do que o Braga , para o Sporting não adormecer e estar focado , e estando focado , é a melhor equipa e dificilmente perde a taça.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Abril 30, 2015 at 10:25 pm

      Falando por mim, os jogadores do Braga que prefiro relativamente aos do Sporting: Aderlan Santos e o Zé Luís (sim, enche-me mais as medidas do que Montero e Slimani)

    • rui oliveira
      Posted Maio 1, 2015 at 12:46 pm

      m1950, dificilmente?? É o Braga, não é um taipas ou um arrifanense, não sois melhor equipa em nada, deves achar que oteu clube é a última bolacha do pacote.. discurso de convencido, já paraste pra pensar um bocado que o Braga também vai na máxima força?

    • Fernando Reis
      Posted Maio 1, 2015 at 1:31 pm

      Rui Oliveira não somos a melhor equipa portuguesa! É 1 facto! Mas somos MUITO melhores que o SCB! Seja naquilo que for! E o que acabei de dizer é 1 facto!

  • Kacal I
    Posted Abril 30, 2015 at 9:32 pm

    Parabéns ao Braga e fico contente com a presença na final, agora a luta pelo 6º Lugar no campeonato passa a ser oficialmente uma disputa pela presença na Liga Europa.

  • Anónimo
    Posted Abril 30, 2015 at 9:36 pm

    Eu como vitoriano, só posso dar os parabéns ao Braga, dos finalista é o que mais dificuldades teve para marcar presença na final, ultrapassou o meu clube, infelizmente, e tambem foi a luz ganhar, logo é justo e completamente merecida a final no Jamor!
    Em relação à final, acho que o Sporting leva uma ligeira vantagem, porque tem um plantel mais valioso, e porque joga em Lisboa é a seca/sede de título vai levar em que o Jamor, se torne o estádio de Alvalade! Contudo espero que ganhe o melhor é prevejo um duelo interessante!

    B.Guimarães

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 30, 2015 at 9:59 pm

    O Salvador disse que vão ter 6 milhões a torcer pelo Braga na final… Ah que granda jantarada que o homem teve!..

  • João Ribeiro
    Posted Abril 30, 2015 at 10:03 pm

    Como vitoriano, obviamente que me custa ver o arqui-rival chegar à final da competição que vencemos à 2 épocas, mas sei reconhecer que eliminando equipas como o Benfica ou o Vitória, goleando da forma como golearam o Belenenses, e dominando as duas mãos destas meias-finais, obviamente que é justo estarem na final e acho que será uma final de 50/50. O Sporting pode ter melhor plantel, mas o Braga também tem muito valor e penso que é uma equipa muito mais aguerrida e ambiciosa que o Sporting, o que em finais é importantíssimo, por vezes até determinante

  • Flávio Trindade
    Posted Abril 30, 2015 at 11:03 pm

    Parabéns ao Braga que chega ao Jamor depois de uma série de jogos de nível de dificuldade bastante elevado, o que até costuma ser raro nos finalistas.
    Perspectiva-se um duelo interessantissimo entre os dois Sportings, o de Lisboa a querer ganhar um título depois de um cada vez mais longo jejum, e o minhoto, a querer juntar a Taça de Portugal, à Taça da Liga conquistada há duas épocas.
    Tem tudo para ser um bom espectáculo.

    • m1950
      Posted Abril 30, 2015 at 11:11 pm

      O Sporting é um clube de Lisboa ? Não gostei sinceramente , já vi que isso partiu de Jorge Nuno , e não entendo qual é a graça ou sequer a realidade dessa frase, mas tudo bem pois concordo com a maioria das coisas que o senhor leitor escreve.

    • Flávio Trindade
      Posted Abril 30, 2015 at 11:33 pm

      m1950,
      Não teve qualquer conotação negativa. Era apenas para separar geograficamente os dois Sportings.
      Para que conste e até por motivos familiares, vou tender para o Sporting na final apesar de ser benfiquista.

    • rui oliveira
      Posted Maio 1, 2015 at 12:08 am

      Não tens que tender para lado absolutamente nenhum, ou não és adepto de 1 só clube?? mentalidade fraquinha,, FORÇA BRAGA!

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2015 at 12:42 am

      O Sporting é um clube sediado em Lisboa. Na Europa é tratado por Sporting Lisbon até. Tb se vai indignar?! O Sporting de Braga ou o Sporting Farense tb sao de Portugal ou não?! Ou o Sporting é o único clube português porque tem Portugal no nome. Senão os vitórias não podem ser de Guimarães ou de Setúbal já que o nome do concelho onde estão sediados não consta do nome oficial dos clubes.
      M1950 nem parece um comentário seu, é dos comentadores com mais fair play mas acho desta vez se indignou por nada. O Flávio não disse que era o Sporting clube de Braga contra o Sporting Clube de Lisboa.
      Cumprimentos

      Del Piero

    • Paulo Campos
      Posted Maio 1, 2015 at 9:49 am

      Del Piero, todos esses sportingues que referiste e mais alguns muitos mais eram mais de 200 foram clubes beat elites do enorme e Único SCP, o Braga em 1921 jogava de verde e branco. Dai a nossa indignação quanto ao Sporting Lisbon. Sporting de Portugal e os outros… N existe nenhum Sporting de Lisboa…

    • Fernando Reis
      Posted Maio 1, 2015 at 11:41 am

      Del Piero pura e simplesmente o nome completo e correcto é Sporting clube de Portugal!
      Se é para separar os 2 clubes é muito simples dizer Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga ou usando as siglas dos 2 clubes SCP e SCB! Como vê é simples!

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2015 at 1:55 pm

      A questão não está no nome! O Flávio não estava a depreciar o Sporting referiu-se apenas à sede do clube. Só me estava a referir a isso. O costume…

      Del Piero

  • Miguel Costa
    Posted Abril 30, 2015 at 11:19 pm

    Concordo com a analise, exceptuando a descrição de performance de Rafa que a meu ver não esteve muito bem, está numa clara má fase e com falta de confiança o que se reflecte nos lances de um para um e na recepção da bola. Continuo a achar que jogar melhor na posição 10 do que a extremo, mas sem dúvida que tem muita qualidade pois já demonstrou a época passada e por vezes esta época.

  • Paulo Campos
    Posted Abril 30, 2015 at 11:19 pm

    Como é possível alguém ter a capacidade de ver um Braga com dimensão semelhante ao SCP? Mas está tudo doido? Em nada o Braga se aproxima sequer do SCP, nem agora nem nos próximos 20 anos. Adeptos, sócios, títulos, imprensa, dimensão internacional… Nada… Eu ate gostava de perceber qual é o fundamento… Um 2º lugar em quase 100anos 1 taça da liga uma taça de portugal e uma final europeia? É esse o fundamento? Ou a media de 12mil adeptos por jogo? Devem ser os 30mil sócios? Ou eu adormeci 50anos ou então o Braga já tem 21 títulos nacionais, mais d 100mil sócios e por ai fora… Enfim… Não percebo com em meia dúzia de épocas satisfatórias se faz um grande… Nem o maior do Minho é quanto mais aproximar do SCP

    • João Dias
      Posted Abril 30, 2015 at 11:30 pm

      Mas não queiras comparar…

      O Sporting de Braga vive muito do espiríto bairrista bracarense e das suas gentes. É que falamos da 3° cidade do país com 180 000 habitantes.

      O Sporting tem aquele caratér nacional. Isto apesar de que sempre que vão a Braga, Porto, Coimbra, Aveiro, Guimarães cantam o velho " Cheira bem, cheira a Lisboa".

    • barinho
      Posted Abril 30, 2015 at 11:36 pm

      Mas o que é que isso tem a ver com a valia actual das duas equipas ou em que é que isso influencia na discussão da final?!Só se for no favorecimento do árbitro ou da CS, aí já acredito.

      De resto a conversa e sempre a mesma e é a típica de quem é adepto de grande simplesmente porque ganha mais.Por que aparentemente ser adepto dum clube com menos títulos e adeptos é uma heresia.Mas como disse isso em que é que influencia a final sem ser nos habituais favorecimentos?

      Quanto a não ser o maior do Minho isso já deve ser da hora tardia.

    • Fernando Reis
      Posted Maio 1, 2015 at 11:52 am

      Será Barinho?! O Vitória Sport Clube tem mais presenças na primeira divisão que o Sporting Clube de Braga! Em termos de títulos estão ela por ela! 1 taça de Portugal para cada 1, 1 taça da Liga para o SCB e 1 supertaça para o VSC! O VSC tem mais presenças na UEFA apesar da vossa final europeia! O VSC tem mais adeptos que o SCB, mais adeptos no estádio e provavelmente mais sócios!
      Ninguém falou na valia actual, que ainda assim pende claramente para o SCP! O que está em causa aqui é que os bracarenses querem por se em bicos de pés por causa de meia dúzia de épocas de bom nível! Não são meia dúzia de épocas de bom nível que vão fazer do SCB 1 grande!
      O SCB comparar se com o SCP é o mesmo que uma formiga comparar se a 1 elefante!
      Agora é obvio que a final vai ser 1 jogo muito difícil para o SCP pois o SCB tem uma óptima equipa! Até ai acho que ninguém tem dúvidas agora comparar os 2 clubes…

    • rui oliveira
      Posted Maio 1, 2015 at 12:51 pm

      Fernando Reis, não compares sequer pa! O Braga tem mais uma taça intertoto, uma presença na final da Liga Europa e 2 presenças na fase de grupos da champions, ainda vai um bocado distante do palmarés deles..

    • rui oliveira
      Posted Maio 1, 2015 at 12:51 pm

      AH e mais sócios não tem, pode ter adeptos, mas sócios não! E adeptos, é uma ligeira vantagem (cerca de 2000/3000) por jogo..

    • Fernando Reis
      Posted Maio 1, 2015 at 1:33 pm

      Rui Oliveira á um comentário abaixo que demonstra exactamente o que digo! Va lá ver o comentário do user druyda e logo vê a ligeira diferença que diz

    • barinho
      Posted Maio 1, 2015 at 5:30 pm

      Fernando Reis em termos de sócios a vantagem é larga para o Braga, médias no estádio tem alternado nos últimos anos para um lado e outro. Quanto a presenças europeias o Braga tem 99 jogos e o Vitória uns 50 e tal por isso ainda me hás-de explicar essa.

  • Bruno Rocha
    Posted Abril 30, 2015 at 11:56 pm

    espírito bairrista bracarense? isso é mesmo de quem não conhece a cidade… eu tenho orgulho em ser bracarense (não braguista) e sportinguista! o braga é um clube médio que tem crescido nos últimos anos, mas quando eu era pequeno quase não havia braguistas (ao invés, os rivais de guimarães sempre contaram com o apoio da sua população). podem tentar fazer as comparações que quiserem, mas a grandeza do braga não chega aos calcanhares da do SCP!

    • barinho
      Posted Maio 1, 2015 at 12:09 am

      Mas quem é que está a comparar grandezas de clubes?!Está-se a comparar a qualidade actual das duas equipas? Mas é preciso um desenho?

      Já se sabe que para vocês qualquer jogador do Sporting que faça dois passes seguidos já é o melhor do campeonato na sua posição, tem que ser titular na selecção e é um futuro melhor do mundo.

      Quanto a ser de Braga e sportinguista não vejo onde isso é motivo de orgulho. É fazer parte da carneirada, defender clubes a centenas de quilômetros só porque ganha mais ao invés de ter orgulho de defender o que é seu.
      Por isso a tua habilitação para falares de orgulho bairrista e do orgulho braguista é menos que zero.

      Quanto a isso dos vimaranenses é daqueles mitos e mentiras que repetidos até à exaustão até parecem verdade.

    • rui oliveira
      Posted Maio 1, 2015 at 12:10 am

      Quando te deres por ela, tás cercado..

    • druyda
      Posted Maio 1, 2015 at 10:59 am

      Barinho olha-me para este mito:

      SCB 4º lugar, final da taça: 174 442 espectadores.
      VSC 5º lugar, futebol horroroso da 2ª volta: 239 794 espectadores (+30%).

    • João Ribeiro
      Posted Maio 1, 2015 at 11:49 am

      Quanto a isso dos vimaranenses é mito? Eu pergunto-me se as pessoas dizem isto na sua pura inocência ou se é no gozo. Espero que seja a segunda, senão algo está errado

    • Fernando Reis
      Posted Maio 1, 2015 at 11:54 am

      É mito que o VSC tem uma assistência media superior ao SCB?? É mito que a generalidade dos adeptos do VSC são adeptos apenas e só do VSC?
      Mito é o SCB ser 1 grande do futebol português!

    • rui oliveira
      Posted Maio 1, 2015 at 12:54 pm

      Fernando Reis , o SCB não é um grande do futebol português, mas dos 2, é o que se encontra mais bem encarreirado para se tornar e que se encontra em melhor posição para tal.

    • Fernando Reis
      Posted Maio 1, 2015 at 1:35 pm

      Rui Oliveira entendo o seu ponto de vista mas discordo! O VSC a passar por uma grave crise financeira tem se batido com o SCB! Imagino quando o VSC tiver saneado as suas contas…

    • barinho
      Posted Maio 1, 2015 at 5:49 pm

      Sim, a generalidade dos vimaranenses ser só do VSC é um mito que só alguém que engole o que os jornais dizem pode acreditar. Sou de Braga portanto vivo mesmo ao lado de Guimarães e andei na universidade do Minho e portanto tenho bom conhecimento de causa digo eu.

      Conheço montes de vimaranenses que ou não são do VSC ou então tem segundo clube. Isso algo que acontece em todo o pais. Simplesmente o maior fanatismo deles faz passar outra imagem. A verdade é que Braga e Guimarães são as cidades que mais contrariam o facto de haver adeptos dos grandes mas ainda os há em ambas. Agora num pais onde só se liga a três clubes é normal que no que respeita aos outros clubes se engula tudo o que a CS diga.

      Quanto a médias de assistência tem alternado nos últimos anos e antes dos novos estádios era igual. Mais uma vez se criou esse mito. Quanto a eles terem ombreado com nos os números dos últimos anos estão bem à vista para te desmentir. E rivalidades à parte dou tanto valor a um braguista de Braga como a um vitoriano de Guimarães. Ambos defendem o que é seu.

      Mas enfim é uma conversa que não vale a pena ter com quem não quer ouvir. O Braga tem sido na ultima década o clube que mais tem incomodado os grandes por isso há estes preconceitos e estes mitos e estas tentativas de desvalorização. Analisando a frio os resultados dos últimos 5 anos é ou não é verdade que o Braga se tem equiparado ao Sporting? Ficamos três vezes à frente, fomos mais vezes à Champions, fomos a uma final europeia e ganhamos dois títulos contra zero do Sporting. E acho sinceramente que a diferença actual entre Braga e Sporting é menor que entre Sporting e Benfica/Porto. Ninguém está a comparar grandezas ou dimensões, apenas performances recentes e actuais.

      Mas as finais não são para quem tem mais dimensão, mais adeptos ou mais paleio. São para ganhar. E tenho a certeza que mesmo sendo o Sporting favorito, o Braga tem toda a capacidade para dia 31 se bater frente a frente e conquistar a Taça. Assim espero que aconteça e o resto é só conversa da treta.

    • João Ribeiro
      Posted Maio 1, 2015 at 6:57 pm

      Eu sou de Guimarães e posso dizer que isso não corresponde à verdade. Obviamente que há vimaranenses que não são vitorianos, mas quem é vitoriano não tem segunda equipa. Os que dizem que têm dois clubes simplesmente são de um dos grandes e simpatizam com o Vitória, nem ao estádio vão, e esses eu não considero vitorianos.

      Mito sim é essa das assistencias terem alternado. Aliás, não é mito mas sim falsidade

    • barinho
      Posted Maio 1, 2015 at 8:03 pm

      Então ou és ingênuo ou não queres ver a realidade. E sim tem alternado. Nos últimos quatro anos o Braga ficou duas vezes à frente nas assistências e o Vitória outras duas.

  • raviept
    Posted Maio 1, 2015 at 2:30 am

    Desculpa, mas essa conversa já está muito usada. Só porque o Braga não tem tanto bairrismo como o Guimarães, onde a meu ver é exagerado, não quer dizer que não haja bairrismo. Precisamente, o que o outro utilizador quis dizer foi que não faz sentido comparar um clube nacional como o Sporting, que ganhou muitos adeptos no século 20, com um clube mais bairrista como o Braga, isto é, cujo apoio está centrado numa cidade. Não se trata de medir quem tem mais ou menos bairrismo. Mesmo que queiras entrar por aí, há um certo preconceito contra o Braga nesse aspecto. Por alguma razão, criou-se essa ideia de que o Braga não tinha adeptos. O Braga tem e sempre teve adeptos num número proporcional à realidade portuguesa e à dimensão da sua cidade, semelhante a outros clubes como Académica e Vitória de Setúbal. O facto de os adeptos não serem fanáticos como os de Guimarães não diminui esse facto. O número de adeptos foi em certas épocas muito menor do que o actual, mas isso deve-se mais ao sucesso desportivo. E todos os clubes padecem deste problema. Basta pensar nas assistências do Sporting em algumas épocas recentes. Por fim, um clube que atinge uma final europeia já possui um estatuto bem acima da média portuguesa. Com mais alguns títulos, não há quem possa contrariar objectivamente o facto de o Braga estar no nível imediatamente abaixo dos grandes em termos históricos, que inclui Boavista e talvez Belenenses. É preciso realçar que, no primeiro ano do Domingos, o Braga fez mais pontos do que o Boavista campeão. Eu enfatizo o "objectivamente", pois a ideia de que títulos conquistados no passado valem mais do que os presentes não tem nenhum fundamento.

    • barinho
      Posted Maio 1, 2015 at 5:32 pm

      Parabéns, alguém que sabe comentar com cabeça.

    • José
      Posted Novembro 25, 2017 at 10:02 pm

      “O braga tem e sempre teve adeptos num número proporcional à realidade portuguesa e à dimensão da sua cidade, semelhante a outros clubes como Académica e Setúbal”.

      Isso é uma piada certo? Tanto Coimbra como Setúbal têm mais de 100 mil habitantes e no entanto os estádios desses clubes andam sempre ás moscas. Porque infelizmente, em Portugal, temos a infeliz mentalidade de que só existem 3 clubes e o resto é paisagem.
      E não, Guimarães não é ‘demasiado’ bairrista. Aliás, ainda devia ser mais bairrista do que aquilo que é, apesar de ser a cidade que melhor se destaca nesse aspecto.
      O que precisamos no futebol nacional é precisamente de mais bairrismo. É uma tristeza ver estádios de outras ligas europeias completamente cheios e depois ver um Belenenses-Boavista, dois grandes históricos do panorama futebolístico nacional, com menos de 3000 espectadores a assistir ao jogo nas bancadas. Precisamos de uma mudança de mentalidade o mais depressa possível. Os portugueses devem deixar de lado esta obsessão com os três estarolas e começarem a apoiar mais o clube da sua terra. Acorda Portugal!

Deixa um comentário