Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting abusa do desperdício e perde oportunidade de ficar colado ao Braga; Bas Dost voltou a falhar um golo cantado; Fatigado Bruno Fernandes também podia ter marcado; Doumbia melhorou o jogo leonino; Coates e Keizer foram expulsos; Charles (5 grandes defesas) foi o MVP

Marítimo 0-0 Sporting

O Sporting voltou a dar-se mal nos Barreiros (na época passada tinha perdido aqui a hipótese de ir à Champions) e ao não sair do nulo desperdiçou a oportunidade de ficar a 1 ponto do SC Braga. Os leões, mesmo sem realizar uma grande exibição, tiveram oportunidades suficientes para chegar à vitória, mas esbarraram sempre em Charles (5 grandes defesas). Bruno Fernandes, visivelmente fatigado, ainda tentou remar contra a maré (sempre a referência e o mais esclarecido), a entrada de Doumbia ao intervalo também melhorou o jogo leonino, no entanto Bas Dost desperdiçou uma oportunidade clara no 1.º tempo, e foi completamente engolido pela dupla de centrais insulares, num jogo em que Keizer e Coates foram expulsos nos descontos. Já o Marítimo, que também podia ter chegado ao golo por Edgar Costa, jogou sempre com o tempo do jogo, e acabou por se dar bem.

Quanto ao encontro, Bruno Fernandes foi o primeiro a ameaçar com um pontapé fora da área para defesa complicada de Charles. O Marítimo apareceu pela primeira vez ofensivamente aos 21′, no entanto Getterson, já perto da pequena área, atirou por cima quando estava em boa posição. O Sporting na resposta também teve tudo para inaugurar o marcador mas Bas Dost quase em cima da linha de golo permitiu a defesa a Charles e o nulo persistiu até ao fim dos 45 minutos. Ao intervalo Keizer lançou logo Doumbia e Raphinha para os lugares dos amarelados Borja e Gudelj e os leões entraram logo a ameaçar, com Diaby a testar Charles. O Sporting ia insistindo mas do outro lado Edgar Costa, que antes já tinha tido um bom livre, também esteve perto de marcar, no entanto Renan evitou o golo com uma grande defesa. Aos 76′ foi Charles a tirar um golo cantado a Raphinha. A seguir foi Bruno Fernandes isolado a permitir a defesa a Charles. O Sporting não marcava e Keizer lançou Luiz Phellype para o lugar de Wendel. Mas nem assim os leões chegaram ao golo, sendo que até final o principal destaque foi a expulsão de Coates.

Marítimo – Clássico Petit. Muitas paragens, jogadores no chão, faltas, mas o objectivo foi conseguido. Charles teve um papel preponderante ao fazer de muro com 5 defesas de bom nível, mas os centrais, principalmente Grolli também estiveram em destaque. No ataque Edgar Costa teve a oportunidade para ser herói, no entanto não conseguiu superar Renan.

Sporting – Exibição de duas caras dos leões. Na 1.ª parte demasiado monótona, mas no 2.º tempo o forcing devia ter sido suficiente para chegar ao triunfo, faltou a eficácia. Ter uma referência ofensiva como Bas Dost não ajudou. O holandês além de ter falhado um golo cantado, esteve sempre preso, sem se conseguir desprender dos centrais, e com isso o volume ofensivo acabou por ser infrutífero. Também Gudelj voltou a realizar uma má exibição, sendo que Coates além de ter sido expulso também cometeu alguns erros de posicionamento que podiam ter tido outras consequências. Pela positiva a excelente entrada de Doumbia, que deu outra qualidade e velocidade à posse de bola leonina. Raphinha também agitou. Já Renan disse presente quando foi testado.

XI do Marítimo – Charles; Nanu, Zainadine, Grolli, Rúben Ferreira; René, Pelágio, Vukovic; Edgar Costa, Barrera, Getterson.

XI do Sporting – Renan Ribeiro; Ristovski, Ilori, Coates, Borja, Acuña; Gudelj, Wendel; Diaby, Bruno Fernandes; Dost.

162 Comentários

  • GMC
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:19 pm

    Alguém me pode explicar porque não se pode aplicar a regra do futsal em que cada vez que o jogo pára o tempo também pára?
    Poderia ser uma opção para conseguir mitigar o anti-jogo.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:32 pm

      GMC,

      Como adepto de futsal que sou, sempre defendi essa regra para o futebol. Como disseste, e bem, matava mais o anti-jogo e os jogadores das equipas pequenas deixavam de fazer fita no relvado.

      Saudações Leoninas

      • hortalica
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 4:10 pm

        Essa regra está em estudo pela FIFA. Se não estou em erro o que está proposto seria 60 minutos de jogo jogado com o relógio a a parar sempre que a bola saísse ou parasse (excepto lançamentos caso não demorem muito). Seria um misto de futsal e futebol de praia.

  • NunoLFC
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:14 am

    A todos os que estão aqui a mandar vir com o Dost, façam um pequeno exercício:

    Oscar Cardozo:
    – Sem Jorge Jesus: 80J 39G – 0.485 golos/jogo
    – com Jorge Jesus: 181J 122G – 0.674 golos/jogo (descontando a última época em que não foi titular)

    Islam Slimani:
    – Sem Jorge Jesus: 63J 25G – 0.397 golos/jogo
    – com Jorge Jesus: 46J 31G – 0.674 golos/jogo

    Bas Dost:
    – Sem Jorge Jesus: 29J 21G – 0.724 golos/jogo (sendo muitos de penalty e estando a ser muito criticado mesmo com esta média)
    – Com Jorge Jesus: 90J 70G – 0.778 golos/jogo

    Noto aqui um denominador comum em termos de “pontas-de-lança toscos”. Parece-me que o problema não é só deles. Se calhar é preciso um treinador e um sistema que os beneficie. E nem todos percebem isso. Foi por isto que despedir Jesus foi um erro grave do Sporting (e do Benfica). Os bons treinadores são os que tiram melhor rendimento e tornam os seus jogadores melhores.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 4:42 pm

      São dados interessantes. Gostava de ter deixar uma sugestão: em vez dos jogos mete os minutos. Assim temos uma verdadeira noção do rendimento do jogador.

    • Pésquerdo
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 3:10 pm

      Meter o Cardozo no mesmo saco do Slimani ou Bas Dost devia ser punível com tempo de prisão.

      • hortalica
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 4:12 pm

        O Slimani na primeira época (com LJ) entrava nos minutos finais a maior parte dos jogos, e para o tempo que jogava até marcava. Comparar o que Slimani jogava na 1º época de Jardim com médias com JJ que era titular absoluto não está correcto.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:03 am

    Pela segunda parte o Sporting merecia por inteiro a vitória. Certo que deram uma parte de avanço mas fizeram por merecer na segunda.

    Que grande exibição do Charles. GR da jornada.

  • Pésquerdo
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 9:42 am

    Que bom ver os jogadores e o treinador a queixarem-se do anti-jogo, quando entregamos SEMPRE 45 minutos de bandeja ao adversário.
    Penso que está visto que o Keizer enganou muitos com aquele início, não há vergonha em admitir. O factor surpresa foi o que valeu e também o calendário, a equipa jogava com confiança e de frente para a baliza adversária, com mais coração que cabeça e marcava golos com mais facilidade que os sofria.

    É obrigatório mudar o treinador, já mostrou mais que vezes suficientes que não tem experiência nem argumentos. Os erros são repetidos constantemente, não há coerência na escolha dos onzes…
    Como é possível rodar a equipa no primeiro jogo contra o Villareal e hoje, com 3 dias de descanso desde um jogo super desgastante em Espanha, não roda rigorosamente nada a equipa…o Gulelj só pode ter alguma cláusula no empréstimo que fica de borla se for titular muitas vezes. O Wendel e o Bruno Fernandes é até estoirar. O Bas Dost está a deitar foguetes a pedir banco há 3 ou 4 semanas. O Diaby não sabe mais, mas joga sempre.

    É certo que o plantel é fraquinho, bastante mesmo, e não se pode culpar tudo no holandês, mas a acumulação de erros graves e repetidos é constante e já se viu que não sabe mais. Aquela de ontem começar em 3-5-2, depois mudar aos 10 minutos para 4-3-3 e ainda ir queimar 2 substituições ao intervalo, porque escalou mal a equipa mais uma vez, é de treinador de júniores das distritais, armado em Simeone.

  • Pires94
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 8:07 am

    O Dost tem que ir para o banco. O problema é que a sua alternativa é dos piores que já vi no Sporting, sem qualquer tipo de técnica, ou até mesmo vontade de fazer alguma coisa. Mas a verdade é que o homem anda muito mal, até na atitude dele se nota.
    Doumbia muito bem, tem que ser aposta.

    Nota para o anti-jogo que foi vergonhoso. E não me venham com os orçamentos porque há muito boa equipa com menos dinheiro e melhor qualidade de jogo. Reflete o estilo do treinador e ponto final. O Sporting tinha que ganhar de qualquer forma, mas não deixa de ser vergonhoso para o espétaculo. O GR suplente deve ter corrido KM’s só a aquecer.

    Enfim, é sofrer. Esperamos que com o tempo de descanso a coisa melhore.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 2:29 am

    Nao costumo ver muitos jogos do Sporting, mas hoje vi:
    – A defesa do Sporting esta muito exposta por nao ter um trinco a serio a frente, pode fazer melhor, mas convem nao defender so com os defesas.
    – Doumbia parece-me um miudo com grande futuro, nao tinha visto jogar com atencao, nao foi muito testado a defender, por isso em termos posicionais e desarme nao deu pa ver, mas gostei de tudo o resto, muito pro activo e capaz. A rever.
    – Dost esta a milhas do que ja mostrou, lento e sem a assertividade/presenca que o caracterizava, o Sporting esta um pouco orfao de um PL diferente… ou do retorno do verdadeiro Dost.
    – Bruno e craque, mas ao contrario do que a maioria pede (ja li muitas vezes), eu acho que ele so sera um jogador de topo a 8 e gostava de ver Bruno e Doumbia (nao este ano, talvez com pre epoca) como dupla de meio campo em 442, porque se o Sporting tiver uma equipa que nao de abebias, que seja colectivamente forte, o Bruno melhorando o seu jogo mais recuado pode continuar a fazer a diferenca na frente e ser um jogador para grandissimos voos. Como 10 nao o vejo nas melhores equipas do mundo (mas farto-me de me enganar por isso…).

  • LES
    Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:50 am

    Houve anti-jogo? Houve! Mas já houve jogos com muito mais anti-jogo do que este! E nem foi por aí que o Marítimo agarrou um pontinho importante. Os maritimistas pouco atacaram, resumiram-se a defender, mas estiveram muito fortes em condicionar em vários momentos o Bruno Fernandes e, claro, o Sporting acabou por se ressentir durante os primeiros minutos. Apenas quando Bruno Fernandes conseguia se livrar da dupla pressão que sofria de Vukovic (principalmente) e Pelágio, ou quando se tentava aproveitar o espaço deixado pela complacência de Ruben Ferreira, é que o Sporting aparecia no jogo, Não foI um domínio avassalador, foram momentos curtos de sufoco, alternados por desinspiração e tentativas infrutíferas de sair em contra-ataque do Marítimo. Edgar Costa teve a melhor oportunidade verde-rubra no livre, mas falhou na mira, bem na ajuda ao setor defensivo. Nanu muito envolvido para lançar as transições rápidas e a explorar espaços interiores, parece que Bebeto não regressará cedo ao XI. Charles, esteve em excelente pleno com as suas intervenções – aquela defesa à queima ao remate do Bruno Fernandes! – e também agradeço, como maritimista, o desperdício e a falta de confiança de Bas Dost nesta partida, pois aos 92 poderia ter tentado uma recarga e preferiu abstrair-se do lance. Por fim, apenas o Coates ter sido o único dentro das 4 linhas a ir mais cedo para os balneários é anedótico – Gudelj teve carta branca para continuar e para distribuir fruta na segunda parte, pois por exemplo merecia o segundo amarelo após travar violentamente uma tentativa de sair em transição rápida quase antes do apito para o intervalo. Não percebi a expulsão do Keizer, pareceu-me absurda!

  • Nunop
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:59 pm

    Eu sou do Benfica e acho escandaloso o Gudelj ainda ser titular, se fosse adepto do Sporting nao sei o q faria. Ainda por cima sendo o Doumbia um bom jogador, o que é raro numa contratação recente do SCP

  • Salah
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:22 pm

    Sou anti-anti-jogo, mas há uma enorme hipocrisia nas queixas dos grandes.

    Fazem questão de deixar os restantes clubes na miséria: sem receitas, sem jogadores, sem nada, e depois queixam-se quando quem não tem recursos faz o que pode para tentar disputar o resultado.

    A medida estrutural que pode acabar com o anti-jogo é a mesma que torna qualquer liga atractiva: o nivelamento por cima dos clubes, através da distribuição dos direitos de transmissão. Se os clubes não têm dinheiro, é suposto fazerem o quê? Como é que se finge que os jogadores são melhores do que são? É suposto correrem 20 quilómetros em vez de 10? Treinar 10 horas por dia?

    É chato levar com anti-jogo, mas também é chato jogar de forma aberta e ser constantemente goleado. Em vez do anti-jogo devia-se discutir porque razão Portugal tem a única liga da Europa sem centralização dos direitos. Esse sim, é o verdadeiro anti-jogo.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 2:03 am

      Portanto, em vez de jogar e perder cumprindo o dever, as regras e aquilo que moralmente os pais devem ensinar aos filhos, respeito(!), devemos, porque nao temos argumentos, fingir, iludir, “mentir” e usar outras artimanhas para, sem merito, nao competir(!), brincar com o tempo e dinheiro de quem paga para ver, e assim, obter um premio injusto e conseguido sem valor? Ok. Aproveitem e repartam tambem as receitas pelos criaturas que pagam bilhete para ver uma carrada de estrangeiros (num clube sem dinheiro :)) a cocar as costas na relva…
      Nao foi isso que foi dito no seu comentario, mas nao desculpem o anti-jogo com politiquices, e uma questao cultural e enraizada no futebol. E horrivel e por algjma coisa se chama de anti… jogo…
      Todas as medidas que melhorem a competitividade sao rejeitadas tambem por uma questao cultural… mas isso nao pode desculpar competir sem dignidade.
      O anti-jogo e a maior falta de respeito pela redondinha: nao querem jogar facam falta de comparencia, facam greves, votem diferente nas reunioes da liga… mas se vao a jogo, percam ou ganhem a jogar.

    • Chomate
      Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:15 am

      Como socio de um dos três grandes, apoio a 100% a centralização dos direitos televisivos.
      No entanto, a disparidade de recursos entre os 3 grandes e os pequenos não justifica, de todo, o anti-jogo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:57 pm

      Em todo o lado há equipas mais fracas e nos outros campeonatos também há goleadas. Esse pretexto para o anti-jogo, por vezes desde o início como aconteceu na Luz, não vale.

      • Garras1910
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 3:32 am

        Atenção que também não gosto de anti-jogo. Mas não percebo como podem dizer que este é o grande problema do futebol português!
        É claro que há goleadas noutros campeonatos. Mas por 10-0 não me recordo. A diferença é disparidade de repartição dos direitos tendo em conta a proporção devida com outros campeonatos.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:48 am

          O 10-0 aconteceu uma vez após 55 anos. Fiquei felicíssimo, mas não é representativo e nada indica que volte a acontecer tão cedo e muito menos que se torne recorrente.

    • R1906
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:56 pm

      Se existe provas que não é preciso anti jogo para nada são várias equipas da nossa liga por ai fora esta época como o Belenenses e o Moreirense, o Portimonense também não abusou disto(pelo menos nos jogo com o Sporting) e em termos de recursos não ficam longe do Marítimo.

      E isto não invalida que não se fale de outras coisas, mas mentalidade é uma coisa que não muda e não esperes ver um estrangeiro ficar a ver um jogo onde o Charles fez as figuras que fez, porque com mais ou menos dinheiro não é por teres uma mentalidade que ela muda.

      O que existe é usar essa desculpa para justificar atitudes como estar caído fora do campo e vir a rebolar cá para dentro ou lesionar sozinho 2/3 vezes sem fazer uma defesa.

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:53 pm

      Isso é uma falácia. Então queres que os grandes recebam menos do que produzem para dar a quem não produz o mesmo? Isso não é igualdade, é oportunismo, que aliás apenas favorecerá o oportunismo de dirigentes dos clubes pequenos que andarão a viver à pala dos grandes. Durante anos os pequenos foram sustentados pelas câmaras municipais, com o dinheiro de todos nós. Nem por isso jogaram melhor.
      Uma coisa é questionar se os pequenos estão a receber o que deviam. Outra coisa é achar que o Chaves (com todo o respeito) deve receber o mesmo que o Benfica. Então para que serve ter mais adeptos e se ter trabalhado para ter mais receitas? Então achas bem que os pequenos recebam dinheiro que não trabalharam para ter? Vê o caso do Vitória de Guimarães, que soube trabalhar bem para crescer e hoje tem dezenas de milhares de adeptos e uma força social forte na cidade. Não andou a exigir receber o que não é seu por direito, trabalhou sim para crescer. O Benfica, Porto e Sporting nasceram como clubes de bairro e foram trabalhando para crescerem e serem grandes. Os pequenos podem bem fazer o mesmo. De caminho veremos o quê? O Arrentela a pedir que lhe paguem um plantel mais caro que o do PSG para poder ganhar a Champions?
      Por detrás desse mito da “centralização dos direitos televisivos” esconde-se um lobby que procura demonizar os grandes, culpando-os por todos os males, no mais puro exercício de demagogia, para levar a que os adeptos dos pequenos não exijam projectos sustentados aos seus dirigentes e se limitem a viver à pala dos grandes, como outrora viveram à pala das câmaras. E que tal começarem a encher os seus estádios, a ganharem mais sócios, a apostar numa formação de qualidade e obterem resultados? Decerto lhes daria muito dinheiro e aí justamente. Este user fala como se os grandes fossem uns ladrões. Já chega dessa demagogia!
      Essa demagogia promovida por lobbys de interesses visa desviar o debate sobre os erros dos clubes pequenos, criando o mito do papão-dos-três grandes para que os pequenos não exijam a quem verdadeiramente deviam exigir: às empresas que não pagam conforme o que eles produzem na tv. Os grandes recebem o que produzem. Num país onde 97% são dos grandes, é suposto o Chaves receber o mesmo que os grandes? Acaso tem o mesmo impacto financeiro?
      Os pequenos estão falidos porque destruíram a sua formação; jogam um futebol horrível que não traz adeptos aos estádios nem ganha sócios; não vendem jovens aos grandes, porque não os produzem; nada fazem para criar mística que capte sócios.
      Durante anos chularam os clubes grandes com bilhetes pornográficos, afirmando que era essa a sua sobrevivência financeira. Isso e os empréstimos dos grandes. E que tal terem um projecto consistente, ideias e vontade de trabalho?
      Já cansa essa cassetinha demagógica anti-grande. Por muito que condene alguns actos dos adeptos do Vitória, reconheço-lhes o mérito de quem construiu um clube com adeptos e mística, através de um trabalho sensacional de base, ganhando adeptos e sócios. E não foi a chorar a cantiga do coitadinho que o conseguiram.
      Os clubes pequenos estão imersos no paradigma do miserabilismo, habituados a viver dos grandes.
      Trabalhem para ganhar receitas que decerto crescem. Agora os grandes têm culpa da gestão calamitosa que atirou o Boavista e outros históricos para as situações calamitosas onde estão? Acaso têm culpa do espetáculo miserável que algumas equipas proporcionam?
      Quando nos anos 70 os pequenos produziam grandes jogadores, davam espetáculo, tinham mística, sócios e estádios bem compostos. E jogavam que dava gosto. Não precisavam dos grandes nem de andar a pedir as suas receitas ( a que não têm direito) para terem grandes equipas.
      Que veremos a seguir? O Benfica, Porto e Sporting têm de dar parte das suas cotas de sócios, porque coitadinhos os clubes pequenos têm menos adeptos? A competição implica-se procurar superar o adversário e por isso trabalha-se e bem para ter mais dinheiro e recursos do que o adversário, para assim lhes ganharmos. Não para um clube ter milhões de adeptos e outro ali ao lado que nada fez achar-se no direito de exigir milhões que não produziu.
      De caminho ainda será crime ter mais adeptos que os outros.
      A igualdade consiste em exigir o seu de direito, não o que é dos outros.

      • NunoLFC
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 9:57 am

        Não concordo a 100% com tudo, mas quero reforçar algo que já digo há imenso tempo, que é o facto dos clubes pequenos trabalharem mal, serem mal geridos, e não terem projecto nenhum de futuro. Tondela, Moreirense, Vitória FC, Boavista, Paços, Feirense, Arouca, Aves, etc, tudo exemplos de clubes que não saem do ciclo de:
        1) comprar pacotes de brasileiros
        2) despedir o treinador à primeira oportunidade para contratar outro com um perfil completamente oposto
        3) lutar pela manutenção até à ultima jornada sempre com o coração nas mãos
        4) rescindir / vender por tuta e meia 90% do plantel
        5) voltar ao ponto 1 no ínicio da época seguinte

        Nunca se levantarão com esta mentalidade. Os clubes pequenos querem resultados e resultados só. Não têm qualquer plano de longo prazo, apenas resultados imediatos, jogo a jogo, ano a ano. é “nao perder” o próximo jogo e depois logo se vê. É garantir a manutenção seja como for e depois logo se vê no ano seguinte. Trabalhem com um projecto de base, mesmo que demore a crescer. Lutar pela manutenção não é crescer, é… manter. Até correr mal. E acontecer como o Arouca que em 2 ou 3 anos passou de jogar na Liga Europa a lutar para não descer ao terceiro escalão.

        • Salah
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:32 pm

          Também sou crítico da gestão dos pequenos, mas sei que me estou a referir a “pormenores”, porque os recursos não existem. Se tenho 150 milhões de receitas, como têm os grandes, o céu é o limite, se tenho 4 milhões tudo o que faça é irrelevante, é impossível ter um projecto. Uma coisa é ganhar 2 mil/mês e gastar 2500, outra é ganhar 600 e gastar 600, porque é preciso pagar a renda e comer.

          Sei que não são números oficiais, mas isto é a realidade dos clubes portugueses no contexto europeu. Valor do plantel:

          Aves = PAS Giannina
          Setúbal = Asteras Tripolis
          Moreirense = Panionios
          Belenenses = Aris Salónica
          Chaves = Atromitos

          Podem sempre fazer melhor, mas passa pela cabeça de alguém dizer ao PAS Giannina para montar um projecto ambicioso? O grande objectivo é o mesmo que em Portugal: ter salários em dia.

          Não se pode exigir mais sem uma distribuição equilibrada das receitas de transmissões.

      • Garras1910
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 3:17 am

        Mas é este mesmo o problema! Não sabes do que falas. O que os adeptos dos não grandes (os do Vitoria de Guimaraes aqui incluidos, como é obvio) pedem é a equidade dos direitos televisivos e não a igualdade. Obviamente que um clube como o Feirense não pode receber a mesma quantidade que o Benfica. Nós não estamos a pedir igualdade mas sim repartição justa. Claro que os clubes são suportados pelas camaras municipais, mas deves achar que o Benfica e o Sporting não recebem apoios de Lisboa??
        Os adeptos do Vitória são dos que mais lutam pela questão da repartição dos direitos! Dizes que andamos a exigir o que não é nosso por direito. Tudo bem, é verdade que a maior parte dos direitos televisivos devem se aos três grandes. Naturalmente que estes devem receber mais que os outros. Mas então não achas que na Premier League a maior parte dos direitos televisivos se devem aos Big 6. Ou será que as pessoas pelo mundo fora pagam para ver um Cardiff-Fulham. Ou então num caso mais parecido ao da realidade portuguesa, num campeonato holandês as pessoas devem pagar para ver um Utrecht-Excelsior.
        Pois, está claro que não! Então qual a diferença entres estes três campeonatos? A justa repartição de direitos: “A distribuição das receitas dos direitos televisivos em Portugal apresenta o maior desiquilibrio entre as principais ligas europeias. A conclusão é de um estudo da UEFA divulgado esta terça-feira, que tem como base os dados relativos a temporada 2015/2016.
        Para se ter uma ideia, na liga portuguesa, o clube que mais recebe ganha 14 vezes mais do que um clube do meio deste ranking. Isto quando a média europeia deste rácio é de apenas 2,3.” – Notícia do Record em Janeiro de 2018.
        Demagogia é afirmar a centralização dos direitos como “mito”. Perguntas porque não enchemos os estádios? Porque por mais iniciativas que se façam, por mais bilhetes que se ofereçam, as pessoas não querem ir ao estádio. Porque são todas adeptas de um dos três grandes.
        Já cansa a vossa cegueira a tentar proteger os vossos clubes, quando nem sabem bem do que se trata.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:39 am

          A PL não é exemplo, porque os adeptos dos pequenos são a maioria. O clube inglês com mais adeptos acho que é o Liverpool com 5 milhões. Isto num país com mais de 50 milhões. Nas cidades as pessoas apoiam o clube local. Aliás é isso que faz a PL espectacular. Mesmo que o MU ganhe mais títulos ou dê mais espectáculo, a nível das audiências não são os grandes que mobilizam, os pequenos compõe a maioria da audiência.
          E sim, isso da centralização é uma treta e um mito. É querer tirar dinheiro que não é seu. Se um clube gera por exemplo 5 milhões de receitas e quer receber isso e só recebe 1 milhão porque o seu presidente foi incompetente, que culpa têm os grandes? O que esse clube deve exigir é o justo do que produz, não vir exigir uma parte do que é dos outros. De caminho ainda vão exigir as quotas de sócios dos grandes, porque coitadinhos, os grandes têm muito mais adeptos o que eles e assim não podem competir.
          Por muitas piruetas que se faça, o que esse discurso esconde é a vontade de exigir um dinheiro que não é seu sob a falácia da competitividade. Assim como os grandes cresceram muito no início do século XX e se tornaram no que se tornaram, também os ditos pequenos podem crescer. Não podem crer é cair de para-quedas num poço de dinheiro para o qual não trabalharam. Se o Benfica produz, imagina-se por exemplo, 50 milhões e recebe 50 milhões está a prejudicar quem? Só recebe o que é seu por direito. Acaso temos culpa de termos mais adeptos?
          Esta demagogia ainda vai tornar um crime ter mais adeptos que os outros. Os clube pequenos estão onde estão pela falta de projecto. Mas prefere-se vir dizer que o Benfica devia ter desacelerado aos 7-0 dos míticos 10-0, do que os pequenos pensarem como caíram tanto de qualidade.
          Ainda veremos J Félix a marcar um golaço e o defesa a ir agredi-lo dizendo “você não tem o direito de ter mais talento do que eu” e toda a imprensa a aplaudir isto, porque de facto alguém ter mais talento que os outros é crime. Alguém ter mais adeptos que os outros é crime. Alguém ganhar mais que os outros é crime. Equidade não é o que estás a defender, aliás nada é menos justo do que vir reclamar dinheiro que não é seu. Por essa lógica veremos o Arrentela a exigir que lhe paguem o melhor plantel do mundo para ganhar a LC, coitadinhos, não podem competir contra os outros.
          Podem sim competir. Trabalhem, cresçam e os resultados virão. Já chega dessa demagogia anti-grandes. Ainda veremos os grandes em tribunal a serem culpados dos roubos de dinheiro nos clubes históricos, dos camiões de flops trazidos nos últimos 20 anos, da destruição da formação nesses clubes.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:45 am

          Talvez parte dessa diferença grande tenha a ver precisamente com a enorme diferença de seguidores dos 3 grandes relativamente aos demais. Mesmo assim, há quem consiga tirar coelhos da cartola: o Tirsense, que jogas nas distritais, tem tido assistências na ordem dos 6.000/8.000 espectadores nos jogos em casa, o que o colocaria em 6º no ranking da I Divisão!

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 2:41 am

        Bem dito Joga Bonito. Mais, se os 3 grandes fizessem greve, os restantes colapsariam como um castelo de cartas. E quando querem os excedentes dos grandes também não reclamam.

      • Rui Carvalho
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:48 am

        Parabéns pelo comentário!

        sim, numa liga onde adeptos do Benfica têm de retirar adereços do seu clube para ver um jogo num estádio alheio, os tais adeptos que são o ganha pão dessas equipas (ide comparar preços de bilhetes quando recebem o Benfica) devem mesmo estar a espera de esmolas…

        era giro o Benfica desembolsar para um Portimonense andar a emprestar os melhores jogadores ao Porto… ou um Setúbal que anda constantemente em incumprimento mas ali aparentemente a lei não chega…

        Mas e que tal um Moreirense? precisa de guita do Benfica para ser competitivo?

        O Braga? o que era à poucos anos e o que é agora?

        lembram se do Paços do Fonseca?

        Haja competência, seriedade nas contas e os projectos resultam.

        poderiam estar por exemplo era a perguntar como é que treinadores destes como o do Chaves têm lugar na 1ª liga…

        ponham os olhos nos bons exemplos e deixem-se de demagogias,

      • Diogo Moura
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:09 am

        Isto! Quantos clubes históricos rebentaram com jogadas e trafulhices e gestão danosa de dirigentes? Farense, Beira-Mar, Salgueiros, Estrela da Amadora – a história do Belenesnes – etc.
        A título de exemplo, o Portimonense recebeu agora uma boa bacatela pelo Nakajima, o que é que irão fazer? Apostar na formação? Comprar com qualidade?
        Mais de metade dos clubes da primeira liga se recebessem esse valor, esfoiravam em duas épocas.
        O problema dos clubes pequenos é serem mal geridos é não terem um projecto, é trocarem de treinador a toda a hora, e renovar o plantel de época para época. Um bom projecto foi o Braga. Em 2 décadas veja-se onde está. Tem uma final da Liga Europa no CV, uma meia final, já sacou um 2 lugar e uma ida à LC.
        O Paços de Ferreira tá em chegou a receber 10 milhões do playoff para a LC – perdeu com o Zenit. Nesse mesmo ano aquilo foi um descalabro.
        Os clubes pequenos que joguem à bola, arranjem um projecto de jeito, invistam na formação e procurem puxar pelos sócios e habitantes locais. Fórmula? Não roubar à cara de pau, apostar na formação e praticar um bom futebol.

        • Garras1910
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 3:29 am

          Acho piada esse argumento de não saberem gerir os clubes e não terem projetos. Em primeiro lugar: como se pratica bom futebol se não existe dinheiro para bons executantes? Os poucos bons jogadores que estariam ao nivel dos clubes pequenos, são roubados pelos grandes apenas para fazerem número e poderem ter esse tal poder sobre outros clubes. Faz algum sentido o Benfica ir contratar o Patrick Vieira ou Salvador Agra? Exemplos destes não faltam, em que se o Benfica não se armasse em eucalipto, os outros clubes poderiam contratar estes jogadores e aumentarem a sua qualidade na equipa podendo melhorar o seu “projeto” desportivo.
          Em segundo lugar, queixam se que só vêm reforços de qualidade discutível para os nossos clubes. Concordo que a politica de contratações poderia ser melhor. Mas não é a do Benfica, Porto e Sporting que é muito superior de certeza! Ou tenho que recordar alguns casos como o de Facundo Ferreyra e Gabigol, Bazoer e Bueno ou VIviano e Alan Ruiz? Que todos juntos já pagavam épocas inteiras ao Marítimo, por exemplo.

          • Rui Miguel Ribeiro
            Posted Fevereiro 26, 2019 at 10:40 am

            Esses e outros jogadores são pagos e não me consta que isso aborreça os clubes médios ou pequenos.

        • Rui Carvalho
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:53 am

          Concordo a100%

      • Sednem Semog
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:08 am

        Das 15 ou 20 principais ligas europeias, a portuguesa é a ÚNICA que não tem os direitos televisivos centralizados. Mas alguém diz que é para dividir por igual entre todos?? Uma determinada % é para dividir entre todos, e o restante será conforme a tabela classificativa do ano anterior. Simples. Mas a mentalidade dos adeptos dos “grandes” não o permite perceber.

        Mas depois são os primeiros a criticar a UEFA por favorecer as principais ligas e afirmando injustiça pois os ricos vão ficar mais ricos, e os pobres mais pobres aumentando as desigualdades…

        • hortalica
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 9:35 am

          A maior parte das ligas tem direitos televisivos partilhados no papel (no nome digamos assim) mas no resto pouco ou nada mudou. Olha o caso da Espanha, começaram-lhe a chamar isso, mas o que é que mudou realmente? Nada, Real e Barça (e Atlético fica longe destes 2 ainda) recebem muito mais que o resto (mesmo que desçam). Chamar direitos televisivos partilhados só por chamar… Falar sem saber os moldes é fácil, sabes como é que Barça e Real negociaram? Nós queremos isto (uma fatia muito grande dos direitos) e o resto fazem o que quiserem, os dirigentes espanhóis comeram e calaram. O Real e Barça sozinhos (não interessa o lugar que fiquem) comem uma fatia muito grande e o que sobra dividem pelos restantes, realmente é partilhado mas grande fatia vai para dois clubes e as restantes migalhas a dividir por 18.

          Direitos televisivos à séria só em Inglaterra e o resto é só no papel.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 2:12 am

          Obrigado, o teu comentario diz tudo. Mentalidade. Defender o anti-jogo, seja porque motivo for, mais ou menos criativo, e cair em erro.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 2:11 am

          Todas as ligas tem anti-jogo, com ou sem reparticao. E algo que acontece no futebol, como modalidade, pode haver mais e menos, mas ha wm todo o lado. As regras do jogo chegam e sobram para parar o anti-jogo, e isso mexe com regras de futebol, nao mexe com as regras de distribuicao de receitas de publicidade, direitos de imagem, transmissao ou outra coisa qualquer, logo podem ser aplicadas por todos por igual, e decididas por quem define as regras DO JOGO, nao podemos definir regras para resolver algo que nao e uniforme a modalidade… ja agora e os campeonatos/divisoes sem transmissoes? Ficariam condenados?
          Aquilo que tem realmente que mudar e haver malta a desculpar alhos com bugalhos e desculpar o anti-jogo seja com o que for, quando TODOS sairem do estadio e criticarem, quando os adeptos e opiniao publica NUNCA defender o anti-jogo entao ai sim mudara, nao e com receitas nem meias receitas. Quando chegare. os 75min, com mais ou menos receitas, se houver malta a rezar para que o A ou B se estenda ao comprido e perca tempo, vai acontecer na mesma.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 1:00 am

          Acrescento que essa da centralização dos direitos televisivos é um mito e uma demagogia feita para ocultar as reais razões do mau estado do futebol em Portugal.
          E as pessoas esquecem-se que Portugal é diferente da Inglaterra. Lá os clubes grandes não têm a mesma percentagem de adeptos que têm os grandes em Portugal. A realidade é completamente distinta. Enquanto que a maioria dos ingleses são adeptos dos pequenos locais, em Portugal 97% são dos grandes. Logo não faz sentido implantar esse modelo.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:56 am

          Mais uma falácia. O dinheiro que cada clube gere não deve ser dividido por resultados no ano anterior, mas por quanto geram. Essa é a verdadeira justiça. Se eu produzir 5 vezes mais que tu no mesmo trabalho, havemos de receber o mesmo?
          O problema não é o que os grandes recebem. Eles lutaram e bem para receber o que é seu. O problema são os péssimos contratos feitos pelos pequenos, em que foram lesados. um exemplo. Se for justo um pequeno receber 3 milhões ano, porque é isso que produz, e só receber 1 milhão porque o contrato feito pelo presidente desse clube foi mal feito, a culpa é dos três grandes? A solução é ir buscar à fatia dos três grandes que não têm culpa nenhuma?

          • Sednem Semog
            Posted Fevereiro 26, 2019 at 11:15 am

            Claro que tem de ser tendo em conta o mérito desportivo. Porque não se faz então um campeonato só com os 3 grandes??
            Porque não se faz um sorteio livre na taça da liga, em vez de ter em conta a classificação?
            No dia que um clube pequeno não for campeão e um dos grandes ficar em 10°, continuam os dois a receber o mesmo? Qual a lógica disso?
            Continuo a insistir: os grandes em Portugal querem continuar a aumentar a disparidade entre clubes, e depois vem falar da competitividade não só em Portugal como na Europa. Não percebem que a centralização iria beneficiar TODOS os clubes a médio prazo?

            • Joga_Bonito
              Posted Fevereiro 26, 2019 at 12:33 pm

              Mais falácias.
              Então acha que os direitos de imagem têm de ser pagos conforme os resultados desportivos e não conforme o que geram de receitas?
              Então segundo a sua lógica o Benfica gera, por exemplo, 50 milhões de receitas. Faz uma época fraca e fica em 6º. O Chaves gera 1 milhão e fica em 5º e deve receber 50 milhões? Você não percebe um princípio elementar da justiça que é cada um receber conforme produz? Então clubes pequenos que pouco geram querem receber um dinheiro que não é seu?
              Basta este exemplo para se ver o absurdo disso. Se fosse assim, então pegue-se no hóquei. Não tem nem 20% das audiências do futebol. Mas decerto há lá campeões e resultados. Então porque é que não se paga aos vencedores como no futebol? Porque ele não gera audiências como o futebol, logo não vai pagar um dinheiro que não recebe. Os direitos televisivos prendem-se com as audiências e com quem as produz, não com os resultados. Por isso é que ninguém se interessa por transmitir o tiro aos pratos ou o badminton, por muitos resultados que tenham. Se não houver audiências, não há tv nem dinheiro e quem as traz é que tem de receber proporcionalmente. Se os grandes arrastam multidões vão receber ninharias quando têm uma época fraca, e os pequenos recebem a parte que os grandes receberam? Então querem receber o dinheiro dos grandes? É o que digo. Ainda veremos exigirem receber as cotas de sócio dos grandes.
              Só para se ver como penso, na LC defendo que o Benfica deve receber proporcionalmente ao que produz. Se num jogo com o Real-Madrid for o Real quem gerou a maioria da receita, deve ser ele a receber a parte justa do que proporcionou. Não quero que o Benfica receba o que não gerou nem virei com o discurso de “temos de partilhar para todos terem a hipótese de ganhar a LC”. Isso é demagogia. O Benfica pode sim voltar a ganhar a LC, mas terá de trabalhar para tal.
              Esse absurdo de receber pelos resultados é tanto ou mais absurdo por dois factores:
              Primeiro, quem ganha resultados recebe prémios fixos de resultados, que nos casos dos pequenos é já uma quantidade assinalável em relação ao seu orçamento.
              Segundo, os grandes montam plantéis de acordo com a sua exigência. Imaginemos que um grande tem um plantel de 50 milhões/ano. Calha-lhe mal a época. No ano a seguir, segundo a sua ideia, deve receber um milhão, apesar de ter pensado a sua época de acordo com as suas receitas e a sua grandeza. Gera 50 milhões em receitas, gastará 50 milhões. A época calha mal à equipa e de súbito recebe um milhão pelo 6º lugar e um pequeno que gera 1 milhão deve receber 50 milhões? Então, por essa lógica os grandes ficam sem o seu dinheiro para pagar salários, que absurdo! Então acha que os grandes geram o seu dinheiro (cotas, audiências, bilhetes), formam plantéis para obter resultados de acordo com a sua exigência e se num ano as coisas lhes calharem mal ficam sem dinheiro? Isso ainda ia gerar problemas salariais no futebol. É que alguns esquecem-se que os grandes, com mais ou menos resultados, têm uma exigência de qualidade que têm de cumprir todos os anos. E um plantel à altura das suas exigências custa dinheiro. O Benfica é sempre o Benfica, o seu plantel é formado para lutar pelo título. Se ganha ou não, nem por isso os jogadores deixam de receber, nem por isso deixa de ter a exigência de qualidade que a sua grandeza acarreta, grandeza essa que custa dinheiro. A sua sugestão ia sim minar o futebol, não torna-lo mais competitivo. Uma equipa grande ficava sem poder pagar aos jogadores se uma época corresse mal, e uma pequena que obtivesse resultados, bastas vezes à custa de autocarros, ia receber dinheiro que não gera. Estás a confundir receitas televisivas com prémios. Para premiar os resultados há os prémios monetários. Os direitos televisivos têm a ver com a popularidade da competição, e é quem a gera que deve receber o que gera. Também há campeões no tiro aos pratos e nem por isso recebem milhões. Se não atraiu ninguém, não há dinheiro. O dinheiro da Liga portuguesa é gerado pelos grandes na maioria.
              Sempre se entendeu que cada equipa forma um plantel dentro das suas possibilidades, não com dinheiro dos outros. Agora quer-se inventar a ideia estapafúrdia que uma equipa deve ser espoliada do seu dinheiro porque cometeu o crime de ser maior que os ouros. Se o Benfica gera 90 milhões de receitas televisivas (isto por um supor) deve receber esse dinheiro. Não deve receber mais do que isso, porque isso seria tirar a outros. Mas não deve receber nem um cêntimo a menos do que produz. Esse dinheiro é do Benfica e pronto. Fim da discussão.
              O problema deste discurso é o cancro do politicamente correcto na sociedade. Anda na moda inventar vitimizações e pretensas injustiças. Quem está a roubar, ou neste caso a querer roubar são os pequenos que querem receber dinheiro num para-quedas, querem receber milhões que não geram, mistificando conceitos como igualdade, justiça. A razão pela qual sequer se dá atenção a isto é por conta do politicamente correcto que adora pretensas vítimas. Acaso Maradona não recebia mais que os outros no plantel do Nápoles? Claro que sim, se produz mais deve receber mais. Acaso ia receber o mesmo que os outros jogando e produzindo muito mais? Uma coisa é reconhecer a importância dos pequenos no futebol. É dar-lhes a sua parte justa. Se produzem 1 milhão e o Benfica produz 90 milhões, que recebam 1 milhão e o Benfica 90 milhões. O Benfica não tem culpa de ter mais adeptos que os outros. Querem mais dinheiro cresçam, não venham exigir o que não têm direito.

    • Sednem Semog
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:41 pm

      Finalmente alguém que diz verdades!

    • Garras1910
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:36 pm

      Excelente comentário, Salah.

      Infelizmente os adeptos dos três grandes preferem golear 10-0 sempre que possam, em vez de termos um campeonato competitivo, que só traria benefícios para a nossa liga e para os próprios grandes

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 2:05 am

        Isso e o mesmo que eu dizer que os adeptos dos pequenos preferem nao jogar e ser a negacao do desporto, do fairplay e da competicao, mas nao levar 3 ou 4 (sim porque quem ouvir pensa que 10-0 e um fartote todas as semanas).

  • bmcrl
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:54 pm

    Bom ver que Keizer já é um treinador à Sporting, reclamar com a arbitragem é com ele. Tanto o holandês como Bruno Fernandes precisam de rever este aspecto.
    Quanto ao jogo, o Sporting merecia ganhar. Uma noite muito má de Bas Dost, mas que não deixa de ser um bom avançado, tem é de ser bem servido – e a verdade é que o Sporting tem um plantel muito limitado. Mathieu é bom mas só joga meia época; Bruno Fernandes é bom mas não pode fazer tudo sozinho (mas atenção, o Sporting joga em redor dele, o que o beneficia, não é só ele que faz jogar o Sporting); Dost é um bom avançado, mas tem andado muito perdulário. Acrescento apenas Wendel, que considero um bom jogador, mas de resto o plantel é muito fraquinho.

  • hortalica
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:45 pm

    as exibições do Dost já começam a ser crime, com lugar cativo no 11 não me admira que também não se esforce. não ganha um lance aéreo, não faz pressão, bolas divididas só vai encostar o corpo ou finge que vai, falha golos cantados e decide horrivelmente. hoje estragou praticamente todas as jogadas em que tocou na bola.

  • BioSpot
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:19 pm

    Após este jogo, há duas conclusões que se pode tirar:

    1. Dost tem de ir para o banco.
    2. Marítimo merece descer. Uma equipa que joga unicamente para o anti-jogo, para mim não tem lugar no escalão principal do futebol em Portugal (isto para ser simpático). Cada vez mais abomino o anti-jogo. Ainda à pouco estava a ver o Benfica-Chaves e o GR do Chaves a ser vaiado por demorar a repor a bola em jogo 2 e 3x e ainda provoca… Nem sou Benfiquista, mas depois teve o que mereceu.

    • Sednem Semog
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:32 pm

      3. O Sporting merece ficar em 4º lugar. Seria incrível que o Moreirense conseguisse ainda ultrapassar o clube de Alvalade.

      • Garras1910
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:41 pm

        4- O Sporting merece não ser campeão nos próximos anos. Uma equipa que só sabe chorar e não consegue assumir as deficiências do seu jogo (apesar de ter uma equipa de milhões contra uma equipa de tostões, que usa as armas que tem, nomeadamente o anti-jogo), não tem lugar como possível campeão no escalão principal do futebol em Portugal (isto para ser simpático)

        • GoncaloB
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 7:39 am

          Por essa logica nenhum dos grandes merece ser campeão nos próximos anos, visto que todos choram quando perdem e acusam os outros de ser beneficiados. Que comentário triste.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 26, 2019 at 2:15 am

          O anti-jogo nao e nenhuma arma! Continuam a defender algo que e a antitese da competicao e depois querem que acabe…

        • R1906
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:58 pm

          Muito bom…se para o ano o Sporting da na tenha e joga bom futebol e faz um excelente campeonato, para o Garras1910 não merece, só merece la para 2025. Comentário sem sentido. Cada ano é um ano.

          • Garras1910
            Posted Fevereiro 26, 2019 at 3:35 am

            Concordo contigo. Fiz este comentário para responder da mesma maneira ao user BioSpot já que o seu comentário não faz sentido.
            Não consigo compreender como se pode desejar a descida de um clube com base num jogo. Como diz, cada ano é um ano.
            Obviamente que se o Sporting jogar bem e merecer campeão, será um justo vencedor do campeonato

      • BioSpot
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:39 pm

        Merece? Com base em quê? Clubismos? E não deixa de ser para rir a distancia ser menor para o 3º lugar, com um Braga em queda livre, que para o 5º lugar…

        O mundo não é justo… muitos merecem muita coisa. Agora o anti-jogo, ninguém merece.

  • masterDC
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:10 pm

    Tinhamos de ter ganho e não conseguimos, não fizemos um bom jogo mas tivemos oportunidades suficientes para ganhar. O Bas continua a ser -1, o Doumbia entrou muito bem e devia ser titular. O Coates para além da expulsão cometeu muitos erros.

    Quero destacar as conferências de imprensa de Bruno Fernandes e Petit. O Bruno na flash interview para além de ter dito que o Sporting não fez um bom jogo apesar de que podia ter vencido com as oportunidades que criou e não ser daqueles com as frases típicas do “há que levantar a cabeça e continuar a trabalhar”, o que aprecio bastante, referiu também que o Charles tanto na 1ª parte como na 2ª perdeu bastante tempo e nem amarelo viu. Afirmou e bem que isto era o futebol português e que devia mudar rapidamente algo que qualquer adepto seja de que clube for consegue notar isso.
    Eu gostaria de saber como é possível o Sporting a jogar em casa frente ao Braga e a ganhar consegue ver o Renan que nem perdeu tempo levar amarelo sem aviso prévio e hoje com constantes perdas de tempo óbvias o Charles consegue acabar o jogo sem cartão.
    Atenção que isto acontece muito frequente em vários jogos da liga onde há equipas que sim têm o direito de defender com as suas armas mas não com anti-jogo e a maior parte dos GRs levam sempre só um cartão no fim do jogo que em nada faz diferença por já ser tarde. É este o mau tipo de futebol que se assiste e a bancadas vazias com preços altíssimos para a qualidade que demonstram.

    O Petit por outro lado admite que sim sendo o Sporting favorito e tendo um caudal ofensivo poderoso devido ao jogo estar muito intenso segundo as palavras dele é normal haver anti-jogo porque serve para aliviar a pressão a que estão sujeitos. Ora para que tem obviamente o mérito de alcançar os objectivos das equipas que treina que é manutenção acha perfeitamente normal ser à base do anti-jogo. Estes treinadores deviam era por os olhos em treinadores como Pepa, Silas e Ivo Vieira que com pouco fazem muito e não utilizam anti-jogo.

    Eu fico chateado é com isto e com a diferença de critérios que há nos jogos. Sim, o Coates foi burro e foi bem expulso, mas não teria sido justo também naquela jogada e em tantas anteriores também o Charles levar cartão? Hoje aconteceu com o Sporting, como também já aconteceu com Porto, Benfica e tantas outras equipas. Se os 3 grandes são os mais beneficiados? Claro, isso sem dúvidas mas isso não devia ser motivo para um adepto não se poder queixar da fraca qualidade que assiste no jogo e das decisões que envolvem anti-jogo.

    Peço desculpa por este desabafo, aconteceu hoje a nós, amanhã acontecerá a outro. É este o nosso futebol, é só mais um de tantos outros casos como de grandes que não levam castigos, que se levarem recorrem e não acontece nada, de anti-jogo, de casos fora das 4 linhas, de programas que se discute de tudo menos de futebol, de dar-se importância ao que não tem importância e os assuntos sérios serem deixados de parte enfim, eu sei que calha a todos a podridão do futebol, foi só um desabafo do triste estado em que estamos.

    Não aproveitámos a derrota do Braga, ficamos a 3, o lado positivo foi a aproximação em mais uma jornada ao 3º lugar já que pouco mais podemos fazer neste campeonato.

  • RLuz
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:08 pm

    Sendo assim o António Salvador tem razão.
    O Braga tem a obrigação tem ficar em 3lugar, tudo o que seja abaixo disso é uma desilusão!

  • Bruno_Costa
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:47 pm

    1a parte pouco interessante, o Sporting voltou a jogar num 4-3-3 e teve dificuldades.

    Meu resumo dos jogadores do Sporting um a um:

    Renan – Não teve muito a fazer mas parece-me limitado para uma equipa grande. Espero que possamos encontrar um #1 no verão.

    Ristovski – Tem pulmão e é melhor do que Bruno Gaspar, mas técnicamente é 0. Gostaria de ver Thierry Correia fazer um jogo.

    Ilori – Não me lembro de ver ele comprometer, é rápido e com um ‘patrão’ ao seu lado acho que tem tudo para singrar no Sporting.

    Coates – Continua a alternar jogos incríveis com menos conseguidas, o que o limita a atingir outra patamar. Acaba expulso e bem; só espero que Mathieu esteja recuperado.

    Borja – Não esteve mal, só penso que foi substituído pela mudança no sistema de jogo.

    Acuna – Continua a ser dos jogadores que tenta empurrar a equipa com sua garra. Num sistema a 3 onde ele joga o corredor todo, acho que vale muito mais do que a lateral esquerdo numa linha de 4.

    Wendel – Jogo menos conseguido, mas sou fã dele.

    Gudelj – completa nulidade, espero bem que seja devolvido

    Diaby – Na 1a parte não se viu, não é extremo, ele não desequilibra. Tem que jogar no meio.

    Bruno Fernandes – o motor da equipa, mesmo desgastado é melhor em campo.

    Dost – precisa dum psicólogo. Dá uma chance ao Phellype.

    Subs:

    Raphinha – mexeu com o jogo como era de esperar.

    Doumbia – tenho dúvidas que é #6, ele tem qualidade para jogar mais a frente.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:47 pm

    Pedro Pelágio parece ter tudo o que é preciso para vir a ser um grande jogador!

  • PCampos
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:47 pm

    Continuo a dizer o mesmo Keizer é muito fraco. É no meio campo que se ganham os jogos, e ele, qual treinador dos distritais, tira Wendel e põe Luiz Phillipe. Alguem que lhe diga, que não é por ter uma salsada de gente na frente que se faz golo. Que pelo menos tenha percebido que o Sporting com Doumbia é mais forte. Que Dost neste sistema é menos 1. Talvez neste sistema jogar com Raphinha e Diaby na frente seja mais rentável, porque ficamos com uma primeira zona de pressão mais forte, e ao mesmo tempo mais rápida e móvel em posse. Não entendo isto… O plantel não é assim tão fraco, mas é fraco, mas se não inventar é mais que suficiente para ficar em 3o de forma tranquila. neste momento no 3x4x1x2 de Keizer, jogar com Renan; Ilori, Coates, Mathieu; Doumbia Wendel Acuña e Raphinha; Bruno Fernandes e Diaby. Mobilidade velocidade qualidade técnico tactica… acho que é por aí… digo eu que pouco percebo disto

  • OlaTudobem
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:25 pm

    Não dá. A equipa não deu para mais este jogo mas o Doost tem de ir para o banco. É o mesmo que entrar em campo com 10. Então o homem aos 91 num cruzamento para a área onde o guarda redes larga a bola, era só ele meter o pé para ela entrar e ele… baixa a cabeça e começa a refilar porque a bola não lhe chegou. isto é normal? O Keizer que jogue com um falso avançado com o Diaby ou que o use como está a fazer com o Doost porque isto é impossivel, tendo em conta que o Luiz Philipe é outra nulidade é esta a solução que se arranja

  • 100Clubismo
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:19 pm

    Observações:
    -Bas Dost falha pelo menos dois golos cantados. Se não lhe mandarem a bola diretamente para o pé ou para a cabeça, é uma nulidade completa. Não corre nem salta. Meu rico Slimani.
    -Muito desperdício, demérito do Sporting, mas sobretudo um Charles imperial, com grandes e decisivas defesas.
    -Na segunda parte o Sporting amassou ofensivamente o Marítimo, ainda assim, abusou do chutão e dos cruzamentos.
    -Doumbia veio dar consistência e capacidade de progressão com bola ao meio-campo.
    -Bruno Fernandes com vários pormenores deliciosos, quase marcou de livre, mas está muito desgastado fisicamente com isto de jogar de 3 em 3 dias, o que já acabou por agora.
    -O Marítimo defendeu com todos, jogando no erro do adversário. Típico do Petit.
    -Raphinha também entrou muito bem e veio acrescentar um certo “flair” à equipa.
    -Jogo muito intenso, sobretudo na segunda parte. Também referir que o Marítimo teve as duas boas oportunidades.
    -O clássico antijogo, que arruina o tempo útil de jogo e o espetáculo. Às vezes não dá pra mais, mas jogar de forma honesta não seria pedir muito, e isto vale para todas as equipas que fazem antijogo em situações de aperto.

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:50 pm

      Lembro-me de estar a ir para casa ao intervalo e ver como estava o jogo na app dos meusresultados. Estratégia do Marítimo: 5 defesas, 4 médios e 1 ponta. Ou seja, 9 centrais. Não há milagres, enquanto continuarem a dar oportunidade a estes treinadores de 3ª divisão (que acredito que haja lá com muita mais qualidade), o futebol português vai continuar a ser assim pobre. Nem todos podem ser Silas e Castros..

      • Sednem Semog
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:35 pm

        Infelizmente essas apps, tal como praticamente toda a comunicação social não acompanha os ditos clubes pequenos. O René joga a trinco, logo o Marítimo jogou com 2 centrais. “o futebol português vai continuar a ser assim pobre” enquanto as enormes desigualdades (em todos os aspetos) entre clubes “grandes” e clubes pequenos continuarem como estão.

    • CarlosFCP
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:31 pm

      Já digo isso sobre o bas dost há muito tempo, só serve para dar o toque final.

      O Brunão ainda se gaba desta contratação.

    • FVRicardo
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:23 pm

      Na mouche!

  • HeberPrincipe
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:17 pm

    O Sporting passa a vida a perder pontos com o Petit seja qual for a equipa em que ele está, incrível

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:14 pm

    Antes de falar sobre o jogo, uma pequena introdução sobre o Marítimo: se o Marítimo jogasse os outros jogos como jogou este frente ao Sporting, agora não estavam com a “corda na garganta” e perto da zona de despromoção. Como é que uma equipa que se fartou de distribuir fruta o jogo todo consegue terminar com 11 jogadores em campo?

    Falando sobre o jogo: na primeira parte houve um grande equilíbrio, com duas oportunidades para o Sporting (remate de meia distância de Bruno Fernandes e uma oportunidade flagrante de Bas Dost, que o Bas Dost das duas épocas anteriores, o Liedson, o Slimani, o Mário Jardel, o Acosta e o Van Wolfswinkel a metiam lá dentro) e uma oportunidade do Marítimo; na segunda parte, com as entradas de Raphinha e Doumbia, o jogo do Sporting melhorou, apertou o cerco ao Marítimo, mas a equipa madeirense decidiu meter três autocarros à frente da baliza. Hoje bem podiam ficar a noite toda a rematar que a bola não queria entrar (este jogo fez-me lembrar o União da Madeira – Sporting da época de 2015/2016).

    Ainda assim há mais algumas notas a destacar deste jogo:

    1 – Seba Coates foi estúpido quer no lance do primeiro amarelo, quer no lance do 2º amarelo e respectivo vermelho. O uruguaio não podia, nem devia, ter feito aquelas faltas, que comprometeram a equipa leonina;

    2 – Como eu disse anteriormente, a entre de Doumbia melhorou o jogo do Sporting e espero que o costa-marfinense possa ser titular já no próximo jogo frente ao Portimonense. Vejo coisas do Danilo Pereira no jovem craque africano;

    3 – Raphinha veio dar mais velocidade ao jogo e com isso causou alguns desequilíbrios no lado direito do ataque verde e branco. Talvez possa ser um jogador para entrar de início com o emblema de Portimão;

    4 – Charles é o típico guarda-redes engate, que quando defende três ou quatro bolas seguidas parece que ganha motivação extra e torna-se numa muralha intransponível. Guarda-redes destes são muito comuns cá no Tugão (Peçanha, Cássio, Bracalli, Paulo Santos, Marco Tábuas etc, etc);

    5 – Pedro Pelágio pareceu-me ser um jogador com algum potencial, mas não deu para ver muito do jogador madeirense neste jogo. Alguém me pode falar mais sobre ele?

    6 – Porque é que Marcel Keizer foi expulso?

    Saudações Leoninas

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:15 pm

      Já ca faltava o choradinho de que contra o Sporting jogam muito e contra os outros não se mexem. Já começaram a pensar que se calhar é preciso jogar futebol para ultrapassar estes blocos baixos ?

    • FVRicardo
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:27 pm

      A titularidade de Doumbia no próximo jogo é obrigatória.
      Concordo quantoao Coates.
      Quanto a Raphinha penso que a titularidade do brasileiro é mais duvidosa, pois Keizer tem o fetiche pelo Diaby (que por mim podia ir de vela no Verão

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:25 pm

      5 – O Pelágio é o 1º jogador a jogar por 5 equipas diferentes numa época. É junior, mas joga pelos juniores A e B, equipa B, equipa sub23 e agora plantel principa. O Petit utiliza-o como exemplo para motivar os outros cepos que tem na equipa.

      6 – Já tinha sido avisado e continuou a mandar bocas em inglês, foi para a rua. Normal.

      • R1906
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:10 pm

        Eu começo é a ver que os árbitros ficam muito ofendidos em levar “bocas” em língua estrangeira, mas em bom português não.

      • Maiqueke
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:53 pm

        E o Petit a mandar 1500 Ca*****das em português nem avisado é. Lindo.
        Deu para ver bem na TV e a gesticular / tocar no fiscal, ao que ele simplesmente sorria e o encaminhava calmamente para a zona de treinador novamente. O Keiser por dizer FFS (duvido que tenha dito algo que envolva um familiar da vida do árbito) é expulso? Quis mostrar dominância e faz isto. Para não falar que dos 4 minutos de compensação, só se jogou um, se tanto. E o jogo foi quase aos 97 ou chegou mesmo salvo erro.

  • DC
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:14 pm

    0.0 diz tudo o que foi este jogo.
    O Sporting muito lento e pouco criativo a jogar contra uma equipa de bloco super baixo e mais um jogo em que bast dost foi uma nulidade.
    Não percebo como se continua a dar oportunidades a treinadores como o Petit, o futebol praticado é zero, e a mentalidade de anti jogo incutida nos jogadores é desagradável para todo o espectáculo.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:19 pm

      DC,

      Resposta para o teu segundo parágrafo: cunhas.

      • Chico
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:22 pm

        O Petit cumpre sempre os objetivos dos clubes por onde passa.

      • Sombras
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:52 pm

        Cunhas? Porra para cunhas falem no Augusto Inácio, ou no Jorge Costa, ou no Domingos durante muito tempo. O Petit sempre que foi contratado foi para salvar equipas em declínio, e segundo me lembro conseguiu-o. Jogam mal, defendem muito, fazem anti-jogo e dão pau, mas conseguem manter-se. São à imagem do Petit enquanto jogava: feio, mas eficaz.

      • Twisting ur Fate
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:24 pm

        Pedem manutenções ao Petit com as equipas muito mal e normalmente consegue os objetivos pretendidos. Se fazer o trabalho dele bem é ter cunhas temos visões diferentes.

  • Pedro FN
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:12 pm

    Incrível.

    É assim que as equipas pequeninas, com um treinador igualmente pequeno, se mantêm na 1a liga. Perda de tempo constante, então na compensação nem se fala.
    Como um user disse aqui, espero mesmo que depois deste jogo o Doumbia seja titular nos próximos anos. O trinco que o Sporting precisa
    Ainda assim gostei da exibição e vamos em frente Sporting! O 3o lugar está ao alcance.

    SS

    • Sednem Semog
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:38 pm

      Não concordo com o anti-jogo e perdas de tempo, e sou o 1º a criticar. Mas as equipas fazem aquilo que podem… a criticar, critiquem os árbitros. Mas quando os “grandes” jogam na Europa com equipas superiores e estão com um resultado favorável, aí o anti-jogo e as perdas de tempo já são aceites?

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:11 pm

    Raphinha e Doumbia trouxeram qualidade ao jogo, o resto é o habitual com um Bruno Fernandes mais cansado, daqui para a frente tem de se começar a jogar com os que têm qualidade para ficar no plantel para a próxima época e ponto final.
    Doumbia e Raphinha têm de jogar mais, e o Luiz Phellype tem de ter mais oportunidades para ver no que dá, até porque a versão do Bas Dost sem golo é a mesma de um jogador de 2ªliga.
    Isto e apostar em alguns miúdos como Bruno Paz, Thierry Correia, Miguel Luís ou Paulinho dos Sub 23.

    • FVRicardo
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:30 pm

      Exato!
      Achas que o Pedro Mendes (avançado dos sub 23) também pode ter uma oportunidade esta época, ou mesmo na pré-época 19/20?

      • FVRicardo
        Posted Fevereiro 26, 2019 at 9:20 am

        Ele ainda tem 19 anos e talvez pudesse ser a segunda ou terceira opção do nosso ataque (não deve ser pior que Luiz Phellype).

      • Pipi Romagnoli
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:09 pm

        Espero estar enganado, mas não me parece ter o que é preciso para ser uma opção válida para o ataque do Sporting, mas para o nosso bem prefiro estar errado nesta previsão.

      • Joao X
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:57 pm

        O Pedro Mendes tem características interessantes e gostei do que vi dele mas o campeonato sub23 não serve de amostra.

  • SuperEsteves
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:11 pm

    Ridículo o tipo de jogo feito pelo marítimo. Simular lesões o jogo todo para que? Rebolar para dentro do campo para que?
    Só prejudicam o “futebol” português. Eu, como muitos dos users aqui, não vejo mais que 90 minutos da liga NOS por semana porque é isto todos os jogos e parece que têm orgulho em ficar a rebolar no chão e queimar tempo constante.
    Jogadores como Bruno Fernandes, Brahimi, João Felix deviam abandonar ASAP para a liga começar a tomar decisões. Brevemente seremos ultrapassadoa pela Turquia, Bélgica e Grécia.

    • Garras1910
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:46 pm

      Deves achar que só em Portugal é que se utiliza o anti-jogo

    • Pipi Romagnoli
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:25 pm

      Quando na Turquia aprenderem a contratar melhor, que é como quem diz, contratar jogadores com margem de progressão em vez de jogadores com nome mas já pouco espírito competitivo (veja-se o Fenerbahce), esse será o dia em que a Turquia passa por nós no ranking que nem nos acha.

  • Mabk
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:11 pm

    Até me custa dizer mal do Dost, mas já me começa a irritar… parece que não quer marcar!! Um avançado tem que rematar à baliza e não fazer passes curtos pra o lado sem olhar!!! Está na altura de tentarmos vendê-lo e tentar ir buscar o Dyego Sousa, que com as oportunidades de Dost hoje tinha metido 3 ou 4.
    E estes casos de indisciplina têm que acabar, Coates devia ser multado e encostado durante 2 ou 3 jogos. Completamente sem sentido prejudica o clube.

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:56 pm

      O Dyego Sousa? Duvido que o Salvador não peça pelo menos 10M, como é o Sporting deve subir para os 15. Ele com certeza não vai querer vender um dos principais ativos ao “principal rival” (tendo em conta o momento atual do Sporting, passando-se o que se passou).
      Infelizmente terá de se ir pescar noutro lado. Mas tem de se começar a procurar já. O Scouting do Sporting parece estar muito melhor.

      • Sombras
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:09 pm

        Claro que pede mais. As pessoas têm que começar a aceitar que o Braga vê o Sporting como um rival mais directo que o Benfica ou o Porto. E basta ter noção para perceber que isso não é descabido de todo.

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:25 pm

          Tendo em conta que mal consideravam o Sporting candidato ao 4º após ataques e rescisões, foi uma surpresa eles manterem-se lá em cima tanto tempo.
          Sendo certo que este ano e provavelmente o próximo serão anos de contenção (com as tais contratações cirúrgicas que o Varandas tanto apregoa), ou seja, uma espécie de ano zero (mais um), o Braga pode claramente almejar uma fatia do bolo e tentar chegar aos lugares cimeiros. Mas se o projeto for sustentado (apesar dos adeptos não gostarem, nem terem paciência nenhuma (efeito pós-Brunista)) o Braga aí sim deverá ter bem mais dificuldades em se manter no top 3.
          O Braga é um projeto sólido, consolidade ao longo da última década, com uma estabilidade notável, que está agora a dar frutas, quando um dos grandes (o eterno candidato que nunca ganha – Sporting) se encontra no seu pior momento, claro que vão tentar aproveitar e nunca vão querer reforçar o tal “rival direto” (entre muitas aspas) que falei no meu comentário.
          Mas ainda está a léguas do Sporting como clube e o que representa (apesar da estrutura ser melhor – vamos ver o que faz o Varandas), tendo em conta que os adeptos são demasiado masoquistas.

          • Kafka
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:41 pm

            O Braga está a ter “azar” no momento em que está por cima do Sporting, porque o 3o lugar já não dá direito à Champions, se desse direito à Champions como até à 2 anos dava, o Braga podia com 2 ou 3 anos seguidos a ficar em 3o lugar, ter uma enorme alavacagem financeira, que o fizesse diminuir o fosso para o Sporting… Mas o Braga tem azar, pq o 3o lugar só dá Liga Europa, logo financeiramente com a Liga Europa o Braga não se consegue aproximar do Sporting e o Sporting passando esta fase volta depois tudo ao normal

          • Sombras
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:35 pm

            Como clube no computo geral, concordo. Falando unicamente no futebol? Epá faz o resultado médio dos 2 nos últimos 10 anos e vais ver que és capaz de ficar surpreendido. O Braga já não vê o Sporting como um clube acima, vê como um clube com o qual consegue disputar qualquer jogo, e qualquer classificação/taça. E a história recente prova que têm tido razão.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:08 pm

        Maiqueke,

        Eu acho que o Leonardo Campana poderia ser uma boa opção para reforçar o ataque do Sporting. Tal como o Gonzalo Plata, também deu nas vistas no Sul-Americano de Sub-20, é jovem, tem potencial e poderia ser uma boa alternativa ao Bas Dost ou, quem sabe, o seu sucessor na equipa leonina.

        Saudações Leoninas

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:20 pm

          É uma hipótese, mas acho que é demasiado cedo para ser opção.
          Maldito Leão e o complexo de Judas, que jeito que dava agora :(

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:10 pm

    Jogo de sentido único, apenas uma equipa procurou vencer. O arbitro beneficiou o anti-jogo, o Charles foi assistido 2 vezes sem ter sido tocado ou ter feito qualquer defesa. Edgar Costa, como capitão, foi igualmente um abusador deste anti-jogo. Ruben Ferreira podia/devia ter sido expulso, aquele puxão no pé do Raphinha é completamente irrisório. No que toca ao Sporting, Renan é fraquíssimo na saída de bola, tal como toda a defesa do Sporting, os centrais devem ser dos mais banais na construção que existe, Coates ao nível do passe apresenta dificuldades incríveis, Ilori até tem qualidade, mas tem graves problemas de concentração. Ristovski é um espelho deste Sporting, muita correria, esforço, 0 técnica, daqueles pés nunca sai coisa boa. Gudelj acrescenta 0, gostei do Doumbia. Bruno Fernandes num claro dia não e isso prejudica imenso o Sporting, já que todas as bolas iam para ele, nem parece que existem outros 10 jogadores em campo. Bas Dost é incrivelmente mau, continuo a defender que é fraco para o Sporting, ora falha golos, ora acrescenta 0 ora perturba as jogadas coletivas. Fora da área está constantemente mal posicionado, faz más receções de bola e lances divididos (dos que divide) ganha 0. Resumindo, o Sporting podia e merecia ter ganho este jogo, mas porque o Marítimo é super fraco, porque apresentou um futebol demasiado lento e de baixa qualidade. A expulsão do Coates é ridicula, não havia necessidade. Keizer a ver o que é realmente o futebol português. De um lado temos treinadores como o Silas que praticam bom futebol e gostam de dar espetáculo com pouco, do outro temos Petit, arruaceiro com mentalidade retrógrada.

  • Mike The Kid
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:10 pm

    O sporting fez mais do que suficiente para ganhar, os defesas cortavam sempre os remates e quando não cortavam, aparecia charles
    Mas muito anti jogo, e mal o árbitro no final, não deixou jogar tempo nenhum depois daqueles minutos parados

  • Duplo T
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:10 pm

    Se o Sporting teve exibições horriveis por exemplo contra o Vilarreal hoje não esteve mal de todo. Não foi uma grande exibição mas não foi má de todo. Doumbia tem de ser titular. Luiz Phelype também para o Dost arrefecer as ideias. Não passa a ser o pior avançado do mundo mas está em ma forma e descanso pode ser benéfico para ele.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:09 pm

    A sorte do Sporting, digamos assim, é que o Braga está em declínio, dentro e fora do campo.

    As equipas de Petit são assim: não é futebol bonito, nem mais ou menos, mas não levam canhões para o relvado.

    O Sporting só se pode queixar de si. Quando a responsabilidade dos insucessos se deve exclusivamente a nós, não há que nos queixarmos de anti-jogo ou o que seja. Façamos a nossa parte.

    No final de contas, tratou-se de mais um mau espetáculo (?) de futebol.

    • R1906
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:31 pm

      E porque não a sorte do Braga?

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:20 pm

      Desta vez até jogaram à bola, mas desbloquear está quieto ..

    • Ramon y Cajal
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:16 pm

      “A sorte do Sporting” …
      dude shut up e vai ver o Benfica.

      • Ramon y Cajal
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:39 pm

        se há clube em declínio é o Sporting, desde 2016/17. podes poupar a arrogância para outra altura.
        abraço

        • Sombras
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:10 pm

          O Sporting está em declínio para aí desde 2007. Lamento desapontar-te…

          • Kafka
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:50 pm

            Sombras o Sporting está em declínio desde a década de 80… Em quase 40 anos ganharam 2 campeonatos, que foram aqueles 2 no início do século e aconteceram mais por mero acaso, do que derivado de um projecto consolidado

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:07 pm

    O Dost está uma completa sombra do que já foi… Até jogaram bem, o Raphinha entrou muito bem, conseguiu definir bem e agitou, o Doumbia é claramente superior ao Gudelj que foi novamente menos 1.

  • E o que temos
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:06 pm

    Apesar desta perda de pontos ridícula o Braga deve mesmo acabar em 4º, entre um Sporting miserável e um Braga a não jogar grande coisa ao menos o Braga não é uma casa a arder com adeptos autofágicos

    • Mike The Kid
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:11 pm

      Não faz sentido a frase

      • E o que temos
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:18 pm

        eu explico, quando falo em perda de pontos ridícula referi-me ao braga em casa com o belém, o scp perder pontos na madeira já é tradição

        • Chomate
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:20 pm

          Então porque é que o Braga vai acabar em quarto?

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:57 pm

          O Marítimo em casa é dos piores adversários que se podem ter na primeira liga, ainda para mais com o Petit a treinador com a sua formação de 9 centrais.

        • GuGu
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:56 pm

          Ridiculo?Como se o Braga fosse obrigado a ganhar todos os jogos e como se o Belenenses fosse uma equipa fraca, é que para um clube como ao Braga fazer um campeonato como tá a fazer é maravilhoso, não é uma derrota que põe isso em causa. Comentaram que o teu comentário não fazia sentido, explicaste e continuou sem fazer sentido…

          • E o que temos
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:11 pm

            Já corrigi em cima. Na minha opinião só faz sentido o braga perder em casa com o belém se considerarmos o belém do mesmo nivel que o braga atualmente o que não é o caso para mim

            • GuGu
              Posted Fevereiro 26, 2019 at 1:28 am

              Pois… Não sei se estamos a falar do mesmo desporto… Mas isto é futebol e as coisas não funcionam bem assim…

        • Mike The Kid
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:54 pm

          Não é isso, disseste que o Braga ia ficar em 4.º, e depois dizes que ao menos não é uma casa a arder (ao contrário do sporting suponho?)
          Estás a critica-los, dizendo que vão ficar em 4.º e a elogiar ao mesmo tempo (não são uma casa a arder)

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:27 pm

          Perder com o Belém é normal, é das melhores equipas e jogar fora de casa, simplesmente porque tem jogado a época toda fora de casa. Jogar no Jamor é como jogar em campo de guerra.

          • E o que temos
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:10 pm

            Perder com o belém em casa só é normal se achares que o belém é do nível do braga atualmente o que eu não acho

  • R1906
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:05 pm

    O Bas Dost voltou oficialmente aos tempos do mete nojo. O ponta de lança que prefere sempre sempre cabecear para os colegas.
    Keizer expulso e para rir, o homem não faz nada e acaba expulso, mas e o árbitro tuga a dar aquela de tentar mostrar que manda.
    Muito muito golo falhado paga se caro. Doumbia e para ser titular.
    Perdas de tempo do Marítimo e habitual, com Petit pior ainda, mas não foi por aí.

  • mcthespecialone
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:05 pm

    Sporting vintage. Um problema de cultura enraizada neste clube. Nos jogos em que é imperial ganhar, tremem que nem varas verdes. Uma fraca mentalidade que me envergonha enquanto Sportinguista.

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:19 pm

      O Sporting não tremeu.
      O que continuou foi não conseguir (como tem sido hábito na última década) desbloquear um jogo contra 9 centrais. Com Dost neste momento de forma então é impossível (ou sem o Bruno a desbloquear a 30 metros).

      • mcthespecialone
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:27 pm

        A variabilidade de soluções a nível atacante é muito reduzida. No post de antevisão ao jogo, recomendei um trio mais móvel (Raphinha-Geraldes-M. Acuna) atrás do Diaby para poder desmontar um bloco defensivo como o que se veio a verificar. Na primeira parte, tivemos uma única oportunidade dentro da área. Não sei o que esperavam que acontecesse com as opções tomadas.

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:28 pm

          As oportunidades de fora da área também são oportunidades.
          Mas sim, o leque de opções atacantes é bastante precária, o Luis phellype vai ter de dar ao pedal e provavelmente vão ter de promover um miúdo para rodar (por norma vêm com muita vontade, que é o que parece que falta ao Dost).

          • mcthespecialone
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:12 pm

            Eu quando falo em variabilidade no momento ofensivo é a equipa utilizar vários mecanismos para chegar ao golo. Ou seja, as nossas poucas armas são os cruzamentos para a área e o disparo de longe.

            Os laterais não desiquilibram quando sobem conferindo pouca profundidade e largura, os cantos pouco são aproveitados, os alas não são jogadores criativos, a exploração dos espaços entre linhas é raro, ter um avançado a atacar as costas da defesa para abrir espaço para quem vem de trás também seria útil. São variantes que não vejo a ser exploradas. Umas porque não há jogadores para tal e outras porque o treinador não está a fazer o seu trabalho.

    • Mike The Kid
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:08 pm

      Então muda

      • mcthespecialone
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:14 pm

        Não. Não sou de desistir como recomenda essa tal mentalidade.

        • Mike The Kid
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:55 pm

          Então não digas que tens vergonha

          • mcthespecialone
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:18 pm

            Tem vergonha da mentalidade. Não do clube. Vai lá ler outra vez.

            • Mike The Kid
              Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:32 pm

              E enquete te baseias para assumires isso da mentalidade dos jogadores?

              • mcthespecialone
                Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:01 pm

                Todos os anos é igual. Consegues imaginar o Porto a escorregar com o Tondela antes do clássico com o Benfica? Com todas as baixas que têm foram dar 0-3 a um campo em que perdemos jogando contra 10.

                Se não fosse a vitória contra a pior equipa do campeonato há 2 semanas, já não ganhavas fora para o campeonato há mais de 2 meses.

                Os outros quando não podem mesmo perder pontos, ganham os seus jogos. Nós andamos nisto já faz tempo e depois externalizamos as causas.

                • Mike The Kid
                  Posted Fevereiro 25, 2019 at 11:30 pm

                  Consigo, então o Porto esteve tremido e pode perder a liderança larga que teve para o Benfica, o próprio Benfica com o Rui Vitória estava horrível, isto tem tudo a ver com o momento, hoje o sporting fez que chegasse para ganhar.
                  O sporting já ganhou um troféu esta época, não tremeu nos jogos que tinha de ganhar

  • FVRicardo
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:03 pm

    Podíamos ter estado a jogar a noite toda que ela não entrava.
    Bas Dost está irreconhecível e na minha opinião deveria sair no Verão, nesta época, para além de ter sido um exímio marcador de penaltis (apesar de ter falhado um ou outro importante, por exemplo na meia final da taça da liga) não dá nada ao jogo do Sporting.
    Gostei das exibições de Bruno Fernandes, de Acuña e das entradas de Raphinha e Doumbia.
    Apesar de tudo foi um jogo melhor do que a miséria que a equipa tem vindo a apresentar.

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:02 pm

    O Bas Dost até parece outro.. para além de falhar golos que dói, não acrescenta nada ao jogo leonino e depois tem lances em que se estivesse atento podia aproveitar as falhas dos defesas/GR. Há uma jogada em que o Charles larga a bola e o holandês está a lamentar-se quase ajoelhado.. incrível.
    O Sporting poderia ter vencido o jogo mas o Marítimo também podia ter feito golo se Renan estivesse desatento.
    O Bruno Fernandes está muito cansado mas ainda assim tentou bastante mas o jogador que me impressionou foi o Doumbia (por 2.5M é um belo jogador). Raphinha também desequilibrou.
    Coates é muito lento e no fim auto expulsou-se.
    Por último, o futebol português é tão ridículo que dói, pagamos tanto dinheiro em bilhetes para ver tão pouco jogo corrido e enquanto não se começarem a dar castigos a quem perde tempo à descarada, as coisas vão continuar assim.

    Saudações DesPortistas!

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:18 pm

      Dost precisa de banco e ginásio, para ganhar mais físico e pensar bem o que anda a fazer em campo (Passou de ter um dos melhores posicionamentos da liga, para estar praticamente péssimo nesse aspecto. Já para não falar das desatenções constantes).
      É verdade, mas o Sporting ainda começa com jogadores que ou estão todos rotos, ou apresentam pouco para justificar a titularidade.
      O Bruno se não é o médio da Europa com a melhor resistência, não andará muito longe. Incrível como não se lesiona e corre todos os jogos os 90 minutos (com discernimento), isto a jogar de 3 em 3 dias há meses praticamente.
      O Doumbia tem de ser titular. Acredito que o Keiser o queira lançar em definitivo quando ele estiver completamente entrosado, mas já justifica a titularidade. Isso ou o Guledj tem lá alguma clausula manhosa que o obriga a ser titular 80% ou mais dos jogos (Isto porque de momento, fora o Petro, acho que o Doumbia é o único 6 puro e sempre que jogou, mostrou ser uma mais valia indiscutivelmente. O físico impressiona e se falhar um passe ou outro ninguém o vai crucificar).
      Coates já não ia jogar pela acumulação de amarelos, mas não creio que o tenha forçado, pelo que deverá ser indiferente. Muito pouca cabeça no fim do jogo, mas é normal tendo em conta as circunstâncias. Dei por mim a pensar porque ainda vejo esta liga.
      Penúltimo parágrafo tudo dito.
      Boa análise !

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:43 pm

        O que mais me deixa boquiaberto é a falta de atenção do Bas Dost até porque as coisas por vezes não correm bem mas há que ter atitude e o holandês hoje pareceu-me muito mal nesse capítulo.
        É verdade que o Bruno precisa de descansar mas se o tirares ao Sporting, tenho quase a certeza que a equipa não ganha esse jogo.
        É um grande jogador e gostava muito de o ter no Porto.
        Subscrevo o que disseste sobre o Doumbia!
        Não quis dizer que o Coates fez de propósito, apenas quis dizer que era um amarelo bastante escusado e que ele sabia que o ia levar depois do que fez. Acabou por prejudicar a equipa e o Sporting não está muito bem servido de centrais até porque o Mathieu ainda não está totalmente recuperado.
        É das coisas que mais me irritam no futebol português e tenho muita pena que não se faça nada para acabar com isso. Atenção que também falo contra o meu clube porque também o fazem, infelizmente.
        Obrigado pela resposta, abraço! :)

        • Maiqueke
          Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:32 pm

          Aquele lance que ele se agacha e desiste completamente quando o redes não segura a bola é estrondoso e leva qualquer adepto a tocar na insanidade.
          O Bruno se sai, perdem-se as mecânicas. O Wendel poderia fazer o lugar (perdia-se muito), mas também está todo roto. Geraldes podia ser uma alternativa viável pelas suas características de criativo, mas atualmente, é uma icógnita do que poderá produzir.
          Quanto a ele no Porto duvido que faça uma mexida “à Moutinho” :P Para o Benfica, pelo que sigo dele nas redes sociais acho que nunca assinaria, mas a sair creio que optaria sempre pelo estrangeiro (até porque já deve estar farto dos jogos desta liga e do anti jogo em metade dos jogos).
          O Coates acho que perdeu mesmo a cabeça, mas o mal está feito. Só espero que não antecipem a entrada do Mathieu à pressa por causa disto, vale mais perder um jogo que o Mathieu o resto da época (até porque ele já está a treinar com a equipa).

          Ora essa !

          • RicardoFaria
            Posted Fevereiro 25, 2019 at 10:47 pm

            Também não me acredito numa transferência à João Moutinho e o Bruno já deve ter interessados para o levarem para outros voos e esse dinheiro faz muita falta ao Sporting.
            Não sei se o Geraldes estará à altura até porque pouco jogou esta época mas também não há mais ninguém.
            Concordo contigo em relação ao central francês!

            Saudações DesPortistas!

  • Gunnerz
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:02 pm

    Tivemos tudo para vencer. Mas o gr adversário está lá para isso e mereceu ser o homem do jogo. Espero que depois de hoje doumbia passe a titular. Que raphinha continue no banco e que leve o bas dost um tempo para lá.

    De resto super irritante mais uma vez o anti jogo por tudo e por nada.

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:12 pm

      Enquanto não houverem sanções nada feito..
      E mesmo se houvesse, aposto que o clube “financiava” qualquer multa que delas adviessem.

  • Joao X
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:01 pm

    Não dá mais. Espero ver o Dost no banco até ao final da época. O Phellype naquela oportunidade furava as redes da baliza. Espero vê-lo a titular já no domingo.
    Assim como Doumbia, que está a revelar ser um achado. Também tem que ser titular.
    Eu a pensar que íamos ficar colados ao Braga para depois atacar o 3o lugar mas não, vamos mesmo ficar em 4o lugar. Muito mau.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:04 pm

      A sorte do Sporting é que o Braga tem pelo menos 2 derrotas garantidas (Porto e Benfica).. portanto ainda podem lá chegar

      • Maiqueke
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:58 pm

        Não há jogos feitos. Acho mais provável o Braga deslizar outra vez contra uma equipa do meio da tabela do que fazer uma gracinha contra um grande (outra motivação e o Abel/Salvador querem demonstrar o ar da sua graça).

      • João Ramos
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:37 pm

        derrotas garantidas… omg

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:29 pm

        O Sporting perde mais 15 a 20 pontos a esta época, facilmente. O objetivo é haver mais 10 a 15 rescisões no final da época.

  • Maiqueke
    Posted Fevereiro 25, 2019 at 9:01 pm

    Muito bom.
    Um hino ao anti jogo.
    4 minutos de compensação. Minuto 91, redes manda-se para o chão, expulsa coates (tudo bem) e os minutos seguintes passam-se com pirraças, picardias e aos 96 acaba o jogo sem qualquer compensação pelo tempo perdido. Fantástico.
    Dost aos 91 também tem a bola à mercê e agacha-se com as mãos na cabeça em vez de por a bola lá pra dentro. Santa paciência. Banco, duas semanas a fazer ginásio para espairecer a cabeça para ver se volta a marcar golos.
    Keiser foi expulso porque … ?
    Ao menos já tentaram jogar futebol hoje, contra 9 centrais.

Deixa um comentário