Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting apresenta-se aos sócios com uma vitória frente ao 4º classificado da La Liga; William (que sentou Rinaudo), Maurício e Adrien destacaram-se pela positiva, Cissé e Labyad pela negativa; Leões tiveram pouco volume ofensivo, mas disponibilidade física, coesão e atitude convenceram

Sporting 2-0 Real Sociedad (Maurício 21′ e Adrien 55′)
O Sporting deu continuidade aos resultados positivos na pré-época com uma vitória diante da Real Sociedad (4ª classificada da última La Liga), no jogo que serviu de apresentação aos sócios. Encontro que teve como principais destaques as boas exibições de Patrício (várias defesas de bom nível), Dier (“patrão” dos leões), Maurício (marcou de cabeça na sequência de uma bola parada e defensivamente impôs a sua agressividade), Adrien (golaço, remate ao ângulo à entrada da área, e importante na circulação de bola, um pouco à imagem do final da época passada) e principalmente William, o médio defensivo (há muito que o Sporting precisa de um trinco com este perfil, Rinaudo nunca deu aos leões o que um “grande” precisa, vamos ver se o angolano se afirma) dominou a sua área de acção e além da capacidade defensiva acrescentou critério no passe e decisão.

Pela negativa nota para o pouco volume ofensivo dos leões (só uma oportunidade clara de golo, aliás as melhores oportunidades pertenceram à Real Sociedad), alguns erros defensivos (quase sempre do lado direito, Cédric deu sempre muito espaço) e individualmente para as exibições de Labyad (displicente e apagado) e Cissé (praticamente não tocou na bola e nunca se deu ao jogo). Falta a este Sporting na frente a capacidade de desequilíbrio de Bruma, um Carrillo diferente (o peruano entrou na 2ª parte mas também pouco acrescentou) e um verdadeiro ponta-de-lança. No que diz respeito ao colectivo (vitória que dá moral, ainda para mais pela tranquilidade com que foi conseguida e frente a um adversário que mesmo não contando com algumas das principais figurais tem qualidade), foi uma equipa solidária, que demonstrou uma capacidade física interessante para esta fase da época (algo que tem sido uma das lacunas dos leões), coesa, com atitude e a procurar sempre ter algum critério na saída de bola, fazer uma boa circulação da mesma (o trio no meio campo, William, Adrien e André Martins foi importante nesse objectivo) e com intensidade defensiva na frente (boa pressão sobre a defesa contrária). Jardim fez alinhar: Patrício; Cedric, Maurício, Dier e Jefferson (melhor no ataque que na defesa); William, André Martins (excelentes pormenores, mas fisicamente continua a ser jogador de 60m o que é grave) e Adrien; Capel (melhor que os seus colegas de ataque, também não era dificil, mas longe de deslumbrar), Labyad e Cissé. E na 2ª parte colocou Esgaio, Fokobo, Wilson, João Mário, Boeck, Rinaudo, Carrillo e ainda promoveu a estreia de Montero (não deu para tirar ilações nos 18 minutos que esteve em campo).

98 Comentários

  • Anónimo
    Posted Julho 27, 2013 at 8:49 pm

    Este William vai ser um caso sério! O Dier dá uma grande consistência defensiva à equipa e o Adrien também esteve bem; gostei também do Cedric e do Mauricio.

    João R.

    • Andre
      Posted Julho 28, 2013 at 3:50 pm

      Gostas-te de um Defesa Direito, que nao sabe defender e que por , 5 vezes ou mais, deixou o seu lado aberto para o ataque da Real Sociedad entrar? Gostos são gostos

  • Anónimo
    Posted Julho 27, 2013 at 8:49 pm

    Jogo muito positivo. Fiquei entusiasmado com a coesão e disponibilidade da equipa. Claro que é apenas um jogo de pré-época, mas fiquei feliz com o que vi. Jogo enorme de William Carvalho.

    Ric

  • Martucho
    Posted Julho 27, 2013 at 8:52 pm

    William o melhor em campo
    Maurício começou mto bem e apeteci-me dizer: calou muita gente hahahahaha
    Adrien tambem grande jogo na posiçao que rende melhor 8.
    SPORTING

    • João G.
      Posted Julho 27, 2013 at 9:06 pm

      É incrível, metam a cabeça no lugar e pensem antes de falar. Maurício esteve mal nos jogos que fez pelo Sporting à excepção de hoje, tem de provar muito mais, assim como o William Carvalho apesar de deixar boas indicações. Eu sou um dos que criticou a contratação de Maurício, uma vez que não fazia sentido porque tínhamos Rojo, Ilori, Eric e Nuno Reis, já para não falar de Tobias Figueiredo e Ruben Semedo. Vamos esperar para ver….

    • jbabyLeao
      Posted Julho 27, 2013 at 9:16 pm

      Mal este e o 1o jogo que vez dele, e ja teve mal como e que sabes,Esteve muito bem no jogo calou muita gente.

      SL

    • João G.
      Posted Julho 27, 2013 at 9:30 pm

      Vi os golos sofridos pelo Sporting nos jogos anteriores e deu para perceber que foram 2 erros do Maurício, bastou me, e obviamente terá de provar mais para ser uma alternativa credível.

    • JN
      Posted Julho 27, 2013 at 9:51 pm

      João, e apostavas um campeonato que se tem de fazer pontos semana a semana nessas crianças?

      Vejo que percebes disto.

      Em cada jogo que tinhas de deixar 2 desses miudos inexperientes ao mesmo tempo, perdias pontos. Em jogos grandes eras goleado. Acorda para a vida.

      Nem no campeonato da arábia uma dupla de miudos de 20 anos rende pontos em jornadas semana a semana.

    • Emigra
      Posted Julho 27, 2013 at 10:14 pm

      com essa frase de 'que nao se ganha nada com miudos' ja houve um comentador da bbc que ficou bem queimado…
      isto quando o scholes, giggs, beckham e neville's comecaram a jogar no man u, os comentadores disseram isso mesmo: com miudos nao se vai a lado nenhum.
      Foi o que se viu – comecando logo pela premier league nesse ano.

      mas se calhar voce tem razao, nem nas arabias…

    • Rodrigo
      Posted Julho 27, 2013 at 10:18 pm

      Ainda e cedo para dizer que "calou muita gente", pelo que nao podemos ja lançar os foguetes depois de um bom jogo na pre-epoca. Alguns jogadores deixaram sinais positivos, mas quando chegar a competiçao e que vamos ver como reagira esta equipa.

    • Nuno
      Posted Julho 27, 2013 at 11:04 pm

      Calma… o Luis Filipe meteu duas batatas ao Unaitê… e depois foi o que se viu.

    • SOU SCP
      Posted Julho 27, 2013 at 11:04 pm

      João G, os tais dois golos contra o peñarol não foi ele, foi o King que enterrou… Esteja mais atento… E já agora, ele hoje esteve muito bem e parece determinado a continuar assim, não é lento, é raçudo, forte e bom de cabeça, se Ilori não ficar não estou preocupado, ainda há o Rojo e o Dier, o Ruben Semedo e o Tobias.

    • SOU SCP
      Posted Julho 27, 2013 at 11:07 pm

      E já agora ainda tou para ver se dá um grande defesa ou não, mas hoje gostei muito dele… Calou a minha boca. Mostrou-se um jogador "à Sporting" com raça e determinação como toda a equipa hoje esteve, sempre a pressionar, trocar a bola, e tentar sair em contra ataque.

    • João G.
      Posted Julho 28, 2013 at 11:11 am

      JN

      Esse comentário é tão ridículo, estás debaixo do relógio e não vês as horas. Se não apostássemos nas tais "crianças" a época passada tinha sido bem pior. Chegamos a ter Eric com 18 anos, Cedric com 21, Ilori com 19 e Bruma com 18 no 11 inicial, e foi a qualidade desses jogadores que nos "salvou" a época em parte.

    • JN
      Posted Julho 28, 2013 at 12:10 pm

      Emigra e João,

      A vossa comparação.

      Como sempre tão a comparar apostas de miudos com acompanhamento e cuidado como os do United tiveram. E todos no mundo têm, com o que vocês querem fazer este ano que é deixar a equipa e os pontos reféns dessa miudagem.

      Todos os exemplos que gostam de usar, United, Dortmund, Barcelona, nenhum desses apostou em miudos sem um ambiente e experiência à volta que suportasse essa aposta.

      Vocês querem entrar em campo com uma equipa com média de 21 anos. E nenhuma equipa da história no mundo ganhou a fazer isso.

      Barcelona tem mais de metade dos melhores do mundo, e nem esses foram a base quando tinham 18 anos. Nem sendo os melhores do mundo foram a base de uma equipa com essa idade.

      Acordem e vejam a diferença. Mas pronto, por isso é que não estão a escolher plantéis, e ainda bem. Senão pela logica de maior parte ficavamos abaixo do 7º lugar, com mais de metade dos grandes miudos que temos queimados.

    • Andre
      Posted Julho 28, 2013 at 3:52 pm

      Joao G, Nuno Reis não serve para o sporting, Ruben Semedo só se a bola fosse quadrada ia ser uma mais valia para o Sporting, Mauricio, curiosamente contra o Adversário mais dificil desta pré-época faz um grande jogo… é mau claramente -.-'

  • Lima
    Posted Julho 27, 2013 at 8:53 pm

    Carrega MAURICIO

    ainda vais calar muitas bocas.
    William Carvalho foi GIGANTE.

  • Anónimo
    Posted Julho 27, 2013 at 8:55 pm

    João Ricardo disse…
    Não foi de encher o olho porque defrontámos uma equipa com valor e que fezpor justificar outro resultado, mas ficaram boas indicações. A principal sem duvida… Parece que encontrámos um médio defensivo com características para a posição. É rápido, forte no espaço aéreo, joga simples e de forma competente e acima de tudo… Posiciona-se bem! Tem tudo o que o hipervalorizado Rinaudo não tem (amado pela raça que tem)!

  • Anónimo
    Posted Julho 27, 2013 at 8:58 pm

    O que aconteceu ao Esgaio ? A certa altura saiu de campo… alguém sabe porquê ?

    Grande exibição do William, sem dúvida um jogador a ter em conta, tenho esperanças que seja a grande revelação do próximo campeonato!

    Sousa

  • Jesus
    Posted Julho 27, 2013 at 8:59 pm

    Que jogáço do Willam "Eduardo" ,aquela defesa com o Dier é outra coisa fez um grande jogo o cédric(esteve bastante adulto) e Jefferson(não muito bem defensivamente mas muito bem a atacar) também gostei bastante e o Mauricio surpreendeu-me fez um bom jogo,penso que no geral a equipa esteve bem!!

    • Miguel B
      Posted Julho 27, 2013 at 9:11 pm

      Em que lance é que o Jefferson falhou defensivamente?

    • Jesus
      Posted Julho 27, 2013 at 9:25 pm

      Não falhou em nenhum lance muito grave mas houve vezes que teve dificuldades e deixou escapar alguns jogadores

    • Miguel B
      Posted Julho 27, 2013 at 11:53 pm

      Vê o resumo do jogo. Chega os 3, 4 minutos dos resumos para veres que as oportunidades da Real Sociedade aparecem no espaço entre o Dier e o Cedric e (na 2ª parte) entre o Dier e o Mauricio. O Jefferson é que esteve muito adulto. De outro nivel em relação ao resto da defesa.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 6:35 am

      Isso todos deixam. Quer falar de um tal de Coentrão?

      Foi apenas mais um jogo de pré-época, jogos que servem para as equipas se entrosarem mais, falharem e aprofundarem táticas no sistema de jogo que o treinador quer implantar.

      Vamos dar tempo ao tempo, mas para já estão a surpreenderem-me pela positiva.

      Gostaria também de realçar o facto de a dada altura a equipa do Sporting ter 8 jogadores da formação. Quer se queira ou não, é simplesmente NOTÁVEL.

      Luis Gustavo

    • Andre
      Posted Julho 28, 2013 at 3:55 pm

      Então, o cédric fez um bom jogo? deixou escapar por 4 vezes jogadores da R.Sociedad e o jefferson que ninguem passou por ele mais qe um metro , nao teve muito bem a defender, boa lógica , se B.Carvalho pensasse assim, tavamos na 2ª, só com cédrics…

  • João Miguel
    Posted Julho 27, 2013 at 9:01 pm

    Eric Dier é, talvez, o jogador mais certinho da Liga, raramente falha.
    William, melhor em campo, parece-me ter qualidade para ser titular.
    Patrício não engana, como sempre.
    Adrien jogou bem e até marcou um grande golo.
    Maurício muito seguro e bem no golo.
    Cédric e Jefferson estiveram excelentes.
    Labyad, Cissé e Carrillo andaram por lá a passear.
    Wilson mostrou…velocidade!

  • João G.
    Posted Julho 27, 2013 at 9:01 pm

    Agradou me o jogo de hoje, mas ainda podemos fazer bem melhor.

    -Jefferson: Atua quase como um extremo, dá muita qualidade ao flanco esquerdo, sem dúvida uma mais valia, claro que justifica o dinheiro gasto, muito superior ao Joãozinho na minha opinião. Deve melhorar defensivamente, mas tem tudo para ser um grande lateral.

    -Eric Dier: Será titular obviamente, não percebo a dispensa de Nuno Reis, assim como a de Ilori, mas o que dão a entender é que está de saída, talvez tenha a ver com o facto de Rojo ser o companheiro do Inglês no centro da defesa e Tiago Ilori não querer ser uma 3ª opção. Sinceramente não acho Maurício uma opção válida, pelo menos para já, mas vamos ver, dou benefício da dúvida, consoante as exibições seguintes.

    -Cedric: Vai cumprindo, é um jovem, com bastante potencial mais uma vez na minha opinião, tem tudo para fazer uma grande época, não merece ser criticado de forma significativa como tem sido. Mas com tudo isto continuo achar que Miguel Lopes deveria ter ficado no plantel.

    -William Carvalho: Vai encostar Rinaudo. Ainda não o tinham visto jogar já falavam que não tinha qualidade para o Sporting, enfim, é de lamentar. Isto chama se ser inteligente, ou seja, ver o que temos na academia e só depois comprar se necessário. Isto se fosse noutra direção iam comprar um MDEF com estatura, como muitos pediram, e claro William ia ser encostado, ora vejam lá o jogador que se perdia, pouparam dinheiro e somam mais um jogador da academia no plantel.

    -Andre Martins: Muitos querem é o Labyad a titular, mas é só por ter o cabelo rapado, mais nada, ou só pelo nome, porque superior ao Andre não é, com toda a certeza, e recebe o marroquino 2M, é manda lo embora.

    -Adrien: Precisa de um pouco de mais ritmo, mas é uma excelente alternativa, é mais um que queriam mandar embora. Tenho a dizer que é um dos jogadores que melhor trabalha a posse de bola, e tendo um jogador deste no 11 é sem dúvida uma mais valia.

    -Capel: É limitado limitado mas ainda vai fazendo algumas coisas e justifica a titularidade, não admira que Carrillo fique no banco, outro que por mim ia embora ou teria sido incluído num negócio pelo Pizzi, isso sim.

    • Ricaço
      Posted Julho 27, 2013 at 9:16 pm

      Como portista acho que t.figueiredo w.carvalho lori dier bruma c.mane ponde(sem contar rui patricio que deve sair) são os jogadores que o sporting deve apostar as fichas todas, alem de terem uma qualidade brutal devem pertencer os seus passes na totalidade da sad scp.

    • João G.
      Posted Julho 27, 2013 at 9:21 pm

      Rui Patrício que fique para ser campeão pelo Sporting, se possível, esteve grande mais uma vez, a revelar se superior ao Marcelo a jogar com os pés.

      Rinaudo dá obviamente um bom suplente, a ter em conta, assim como Chaby, este último para oferecer um pouco mais de criatividade ao meio campo.

      Iuri Medeiros é um jogador de excelente qualidade, com um toque de bola muito acima da média, um possível candidato a entrar de caras no 11 da equipa A. Betinho merece mais oportunidades no plantel principal.

    • João G.
      Posted Julho 27, 2013 at 9:25 pm

      Ricaço

      Disse uma coisa bastante importante, o Sporting deve manter os passes dos seus jogadores na totalidade, isto porque devem ser considerados jogadores do Sporting e não de empresas e empresários, coisa que não acontecia com a anterior direção.

    • Rodrigo
      Posted Julho 27, 2013 at 10:23 pm

      Concordo em quase tudo, excepço na ultima parte em que se refere ao Capel. Continuo sem perceber este amor dos adeptos do Sporting ao extremo espanhol, por mais que seja total o seu empenho. E um jogador extremamente limitado, pessimo na decisao e que atrasa constantemente as jogadas ofensivas do Sporting, ora por nao ver um companheiro bem posicionado para receber a bola ou por dar toques a mais para depois passar mal. Sinceramente e um jogador que deveria ser vendido do Sporting se existir uma boa proposta (4,5M), sobretudo se o Bruma ficar (por mim era Carrillo, Bruma, Wilson, Viola e com Esgaio a aparecer de vez em quando).

    • João Marro
      Posted Julho 27, 2013 at 11:51 pm

      Também concordo que deva ter 100% dos passes e não 50% do jeferson, 0% do maurício e do wender, 40% do cisse,…

  • Pirata
    Posted Julho 27, 2013 at 9:05 pm

    Espero que a ausencia de Ilori se deva a ele aindanao ter renovado…

  • Mário M.
    Posted Julho 27, 2013 at 9:05 pm

    Grande jogo do Sporting! Equipa muito disciplinada, a remar para o mesmo lado.

    Em relação à época passada, já não se vêm aqueles "bananos" da defesa para o ataque, o que beneficia a qualidade do futebol. A tranquilidade na troca de bola e, muito importante, a pressão altíssima na 1ª fase de construção do adversário.

    A melhorar ainda há a abordagem aos laterais aos lances, Jefferson principalmente. Referi à escapagem dos adversários pelas costas.

    Destaques, para mim o melhor em campo foi William Carvalho, incrível a disponibilidade física daquele rapaz. Os laterais gostem dos dois, especialmente Jefferson no capitulo ofensivo.

    Adrien fez um dos melhores jogos desde que chegou ao Sporting. André Martins tem muito futebol naqueles pés, que classe tem aquele míudo.

    Pessoalmente não gostem da exibição do Labyad, apagadissimo.

    Cissé não teve muito ligado ao jogo, mas também não teve oportunidade de visar a baliza. Montero não teve nem tempo, nem bola.

    Só quero ver todas as pessoas que criticaram o Maurício depois desta exibição e do golo.

    • Emigra
      Posted Julho 27, 2013 at 10:18 pm

      critiquei o mauricio e continuo a achar que nao e' suficientemente bom para o Sporting.
      hoje esteve bem, sim, com excelente atitude.
      Vamos ver
      e' natural que esteja melhor que os companheiros, pois estava ja com algumas semanas de campeonato no brasil

    • Mário M.
      Posted Julho 27, 2013 at 10:37 pm

      Ehehe, gostam tanto de dar desculpas, é incrível.

      Mas já não é de admirar, é o hábito.

  • Ricardo F.
    Posted Julho 27, 2013 at 9:05 pm

    Bem, parece que finalmente temos um trinco…oxalá não haja tentação de por o Rinaudo a titular quando for a sério. Bom jogo contra a equipa sensação da última La Liga.
    Rui Patrício nem vale a pena falar, Maurício a provar que afinal não é assim tão mau (caso não tenha sido hoje o jogo da vida dele parece-me bem aceitável), Dier mantém-se Dier, Adrien esteve a um nível muito elevado (ainda não tinha visto um jogo tão bom dele com a camisola do Sporting – correu muito e bem, pressionou alto, esteve forte na recuperação e manteve a qualidade no transporte e circulação de bola) e Capel e Rinaudo mantiveram a toada do passado (o espanhol acrescentou ZERO – só fez um cruzamento bom, segundos antes de ser substituído – e o argentino mal entrou abriu a buraqueira do costume à frente da defesa). De resto salientar mais uma vez a prestação de William 'Yaya' Carvalho…gigante.
    Pouco volume ofensivo, mas bastante entrosamento e segurança. O adversário também impunha algum respeito, por isso aceita-se que não tenham existido muitas ocasiões de golo. É este o caminho, força Sporting.
    SL

    • Miguel B
      Posted Julho 27, 2013 at 9:27 pm

      O Adrien já tinha jogado a este nível com o Paulo bento e com o Carvalhal, quando até jogou a médio defensivo. Está de volta! Surpreendeu-me bastante. Se se mantiver assim, vai ser o patrão do meio campo.

    • João G.
      Posted Julho 27, 2013 at 9:33 pm

      O Adrien já tinha provado que tinha muita qualidade, os críticos é que não queriam ver…

    • Ricardo F.
      Posted Julho 28, 2013 at 1:03 am

      @João G.
      Vou apenas fazer-lhe uma correcção. O Adrien provou que tem muita qualidade na sua passagem pela Académica, mas na temporada passada quando regressou a Alvalade não se conseguiu impor da forma que eu pensava que faria. Foi muito irregular durante grande parte da época (também fruto do momento do clube, aceito). Para o final subiu de rendimento, mas sinceramente acho que hoje esteve incomparavelmente melhor em relação a esses jogos…como disse, nunca o tinha visto correr tanto (e tão bem, há essa diferença), pressionar tão alto e recuperar tantas bolas, porque a parte da circulação e transporte já se conhecia. Espero que seja para manter. Precisamos é deste Adrien.
      SL

    • João G.
      Posted Julho 28, 2013 at 10:45 am

      O Adrien já na época passada tinha feito 3 ou 4 jogos de grande nível, até mereceu destaque por parte de VM. Fez um ou outro jogo menos positivo mas as vezes que jogou também não foram muitas…

  • Vasco
    Posted Julho 27, 2013 at 9:08 pm

    Jogo positivo contra o 4º classificado da Liga Espanhola e que começou a pré época primeiro que o Sporting.

    O William Carvalho poderá ser o trinco que o Sporting precisa e a jogar assim vai sentar Rinaudo grande parte da época. Até agora estou a gostar do trabalho do Leonardo Jardim, a fasquia este ano está baixa, será irmos a LC. Podemos agradecer isto aos abutres que lá andaram 17 anos a roubarem o SCP.

  • Miguel B
    Posted Julho 27, 2013 at 9:23 pm

    3 jogadores fizeram um grande jogo: William, Jefferson e Adrien.

    A dupla de centrais falhou bastante na 2ª parte. Falta um patrão. O Dier pode fazer uma grande época se tiver um bom central ao lado.

    Cedric cumpre bem no um para um defensivo, mas falha de forma grave quando defende fora do centro de jogo. Preferia descair o Dier para a direita. Estaria menos exposto do que no centro e faria muito melhor trabalho que o Cedric.

    No meio campo, o Martins não esteve excelente mas vai fazer uma boa época. Pode ser que o lugar seja do Magrão se o Jardim tiver sido um visionário.

    O Cisse é uma boa contratação mas não pode ser titular a curto prazo. Para ja o lugar é do Montero.

    Falta um extremo. Com os que lá estão, os titulares deverão ser o Capel e Carrilo e o Esgaio vai andar por la. Labyad e Carrilo vao ter de ser bem trabalhados porque têm potencial para muito mais. O Wilson Eduardo é uma grande incognita para mim. Não acho que tenha qualidade para ficar no plantel (Viola é melhor) mas hoje não esteve mal de todo.

    Espero que o Monaco nao pague 15 milhoes. Grande Patricio!

    Rinaudo vai acabar por sair do Sporting. Esta época vai ser pouco utilizado.

    • Luis Santos
      Posted Julho 27, 2013 at 10:21 pm

      espero tambem que o patricio nao saia…
      o boeck tem espirito de leao, mas infelizmente nao chega aos calcanhares do rui
      falta acima de tudo calma, o que e' essencial num guarda redes – logo no 1o casamento deu casa

  • SilvaSCP
    Posted Julho 27, 2013 at 9:33 pm

    Bom jogo nota se que a equipa esta a lutar para conseguir o que o treinador quer, e acho ke esta equipa ja tem algo de diferente em relacao ao passado, apesar de ser muito cedo para se retirar conclusoes…

    Individualmente, penso que o cedric peca muito defensivamente, o jefferson e bom jogador mas … Acho que colocando o rojo a DE juntando a velocidade de ilori a potencia do dier teriamos na minha opiniao uma defesa mais coesa. De resto ja foi tudo dito aqui pelos comentarios.

    SL

  • Anónimo
    Posted Julho 27, 2013 at 9:37 pm

    Só digo uma coisa, QUE JOGO DOS MÍUDOS DO GRANDE SPORTING!!!

    Só casos sérios ;)
    Apenas não quero que o Patrício saia por menos de 20M para depois irmos buscar um GR bom porque o boeck não me inspira confianças… (por agora)

  • aipotu
    Posted Julho 27, 2013 at 9:38 pm

    William, soberbo. Adrien finalmente a jogar (obviamente bem) na posição dele. Cedric a mostrar que está mais adaptado ao lugar e a merecer a vaga no plantel. Jefferson muito interessante. André Martins, o 10, enquanto há pilhas. Dier, o patrão da defesa. Maurício a mostrar mais e melhor do que no Canadá. O eterno Capel que dá profundidade à equipa. Magistral Patrício.

    Cissé necessita de tempo, assim como Montero. Esgaio, apesar de pouco tempo em campo, clarifica o seu potencial sempre que toca na bola e João Mário idem, idem, aspas, aspas. Acredito em Wilson e sei que Fokobo há-de ser um dia importante no Sporting. Fiquei, no entanto, apreensivo em relação a Marcelo. Não sei se está à altura da herança de Patrício caso este saia.

    Corram com Labyad e Carrillo. Quando tocam na bola fazem lembrar Godinho Lopes e a sua versão de uma coisa que não era o Sporting.

    • SilvaSCP
      Posted Julho 27, 2013 at 9:54 pm

      O marcelo esta completamente a altura do lugar. Merece o e temos todos de ajudar na sua evolucao que obviamente tera alguns erros.

      E um verdadeiro leao!

      SL

    • Vasco
      Posted Julho 27, 2013 at 10:16 pm

      Também notei a diferença quando o Patricio saiu. Marcelo sente a camisola, mas está uns bons degraus abaixo do Patricio e isso nota-se bem.

  • Jose Nuno Alves
    Posted Julho 27, 2013 at 9:44 pm

    Provocação…

    Onde estão todos aqueles comentadores ditos Sportinguistas que tem passado o tempo a falar mal do BdC e do Inacio? Hoje também deviam estar aqui para criticar o Mauricio, a miséria de época que o Sporting vai fazer, etc…

    Tal como no topico dos Sub19 falaram logo mal do Peixe e quando os resultados apareceram ficaram calados na toca, hoje também ficaram na toca. Pelo menos ainda não vi nenhum dos comentadores a dizer que só falou mal do Mauricio e que afinal até é capaz de ser util (diferente de ser jogador de top).

    Saudações Benfiquistas

    • rpti
      Posted Julho 27, 2013 at 10:04 pm

      Pena isto não ser o facebook… senão fazia-lhe um Like! Bem dito! É que, geralmente, a malta do contra e do mal-dizer foge sempre quando a conversa não lhe agrada…

    • Rodrigo
      Posted Julho 27, 2013 at 10:24 pm

      Exactamente, os chamados "abutres" estao escondidos hoje.

    • João G.
      Posted Julho 28, 2013 at 1:22 am

      Eu critiquei a contratação de Maurício, e não o Maurício… E mesmo que não assim fosse não sou nenhum iluminado para dizer que o Maurício é já o melhor central do Sporting depois de ter feito hoje um jogo positivo e tendo deixado muito a desejar nos outro dois jogos anteriores… Se quer ser mais valia no Sporting tem de provar muito mais!

    • Bruno
      Posted Julho 28, 2013 at 1:57 pm

      Jose Nuno Alves, já devia saber que..
      Tugas, aquando da contratação: Um jogador medíocre, da 2ª divisão, ect, ect..
      Tugas, depois de um golo: Sempre disse/acreditei nele, é grande reforço. DEUS!
      ….

    • gtm95scp
      Posted Julho 30, 2013 at 1:22 am

      o plantel do sporting nao pode ser tog«do feito de jogadores que podem ser de topo alguns têm de ser um exemplo em atitude e isso o maurico nao falhou acho que o VM tem de perceber isso alias eu tambem pensava o contrario

  • tobia
    Posted Julho 27, 2013 at 9:46 pm

    Este cedric nao convence nem um bocado. nao gosto nada dele, na epoca passada enterrou ate dizer chega e este ano vai ser a mesma coisa!

    • Mário M.
      Posted Julho 27, 2013 at 10:11 pm

      Mas vai ser a mesma coisa porque? En en

    • tobia
      Posted Julho 27, 2013 at 10:14 pm

      Simplesmente nao me convence tal jogador, para mim ate o arias tinha mais potencial que ele

    • Mário M.
      Posted Julho 27, 2013 at 10:24 pm

      Lá porque o jogador não o convença não significa que vai enterrar como enterrou na época passada, em que tinha como companheiro de defesa grandes nomes como por exemplo Xandão.

    • Rodrigo
      Posted Julho 27, 2013 at 10:25 pm

      O Maxi e que e bom.

    • Miguel B
      Posted Julho 27, 2013 at 10:50 pm

      Quando a bola esta no lado esquerdo, defendo o extremo por fora e da espaço nas costas… Expõe a equipa a cruzamentos e bolas diagonais. Um lateral da equipa A do Sporting não pode cometer este erro. Diria que nem dos iniciados do Sporting.

  • Anónimo
    Posted Julho 27, 2013 at 9:46 pm

    Equipa demasiado certinha, sem criatividade. É pouco mas não jogar mal já é uma vantagem sobre a época passada.

    Bancada sul.

  • Leão de Honra
    Posted Julho 27, 2013 at 10:00 pm

    Um Sporting calculista, uma equipa que parece fazer da sua organização defensiva e posicionamento ponto forte, com algumas tentativas de transição de jogo rápidas, mas no geral o que fica na retina é o cuidado de os jogadores do meio-campo estarem bem posicionados…

    Jardim parece começar já a cumprir com a fama de que não é um treinador que meta as suas equipas a jogar grande futebol, mas que as suas equipas são consistentes, notou-se alguma falta de profundidade ofensiva, mas tendo em conta que a Real Sociedade também não é uma equipa qualquer e nesta altura até já está mais adiantada que o Sporting na pré-época devido ao play-off da champions, creio que este foi um bom teste.

    Patrício muito seguro, quer a sair aos cruzamentos quer nos remates, Boeck não esteve bem, esteve algo inseguro e espero que Patrício não saia.

    Cedric esteve razoável, poderia ter tido maior capacidade ofensiva, mas visto que foi Labyad (um autentico zero na primeira parte) a estar a sua frente a coisa não esteve fácil, não comprometeu e fez um ou dois bons cruzamentos.

    Dier, como é habitual, muito certinho, quer na cobertura quer a sair jogar, claramente um jogador com categoria para chegar a nível internacional na sua selecção.

    Maurício, não vou comentar, os que tanto o criticaram que comentem… apenas digo que os jogadores não devem ser julgados por virem de onde vêem, deve ser criticados é pelas exibições.

    Jeffreson, não esteve mal, boas incursões no ataque, Capel não foi muito colaborador nesse aspecto, tem que aprender a flectir para o meio e abrir espaço para entrada de Jeffreson (isto terá que ser trabalhado)

    William Carvalho, exibição muito segura, uma agradável surpresa, muita disponibilidade fisica e qualidade na interpretação táctica do jogo a Real Sociedade raramente conseguiu em ataque continuado entrar pelo meio, jogador muito voluntarioso na cobertura, mostrou que pode jogar tanto a trinco como mais liberto no meio campo, um jovem com muito potencial, poderá vir agarrar o lugar (se é que já não agarrou!)

    Adrien, bem a segurar o jogo no meio campo, creio que foi no momento ofensivo da equipa o jogador mais esclarecido, aquele que melhor tomou decisões no ataque, numa primeira parte em que faltou ao Sporting mais profundidade nos últimos 30 metros, marcou um grande golo, espero que ganhe confiança, pode ser um jogador importante.

    André Martins, jogo razoável, faltou-lhe espaço a meio campo, normalmente é um jogador mais influente na equipa, hoje esteve algo apagado e com dificuldade nas bolas divididas, mas nunca comprometeu…

    Labyad, Zero, absolutamente zero, o Salário de 2 milhões ano que a direcção lhe colocou no contracto é um atentado a realidade do Sporting, será difícil despacha-lo e parece que mesmo tentar-lhe dar hipóteses na equipa também custa, porque jogou muito pouco, talvez o pior elemento do Sporting hoje, não ganhou um único lance, não ofereceu nada a equipa, que foi manifestamente coxa do seu lado, na segunda parte Esgaio em 15 minutos fez mais do que labyad na primeira parte toda…

    Cisse, muito desapoiado, decididamente não é avançado para este tipo de jogo, será talvez um jogador a ter em conta em jogos em que o Sporting tenha maior domínio na partida para ter jogo dentro da área adversária, o seu físico pode ser importante, hoje foi complicado, pedia-se um jogador com outras características, mesmo assim não esteve mal, ganhou algumas bolas lançadas para o ataque, mas no geral foi mal servido.

    Na segunda metade entraram alguns jogadores que mostraram bons pormenores, gostei de ver o João Mário e o Esgaio principalmente, Montero teve pouca bola enquanto esteve em campo, Carrillo tarda em evoluir o seu jogo (preocupante)

    Nesta altura muito sinceramente começo a pensar que o Sporting poderá ter que re-aproveitar o Viola e apostar mais em Esgaio ou outro extremo da formação, porque Labyad, Carrillo e Jeffren não me parece jogadores nesta altura muito motivados para jogar.

    De resto gostei da capacidade colectiva da equipa, pouco espectacular, mas acima de tudo um jogo solido do Sporting.

    • Miguel B
      Posted Julho 27, 2013 at 10:48 pm

      Comprometeu comprometeu…. O Cedric esta sempre mal posicionado em cruzamentos do lado esquerdo ou passes diagonais da esquerda para a direita. Defende do lado de fora e da espaço nas costas. O Jefferson esteve excelente.

  • Gonçalo Bastos Ribeiro
    Posted Julho 27, 2013 at 10:43 pm

    pouco volume ofensivo? como eu ja disse, temos o Leonardo Jardim, eu gosto, mas temos de fazer uma coisa, nao nos importar-mos de ganhar muitos jogos por 1-0, 2-1 e a sofrer um bocado, mas desde que ganhemos tudo bem. A equipa é jovem, o mais velho é o Gerson Magrao, com 28, temos que nos habituar xD

  • Rodrigo
    Posted Julho 27, 2013 at 10:48 pm

    Mais um jogo de preparaçao, para ja e so isso, mas e sempre positivo ganhar e ver que alguns jogadores estao a dar sinais bastante positivos para a nova epoca, sobretudo quando se enfrente um adversario que estara no play-off da Champions. Os pontos positivos acabam por ser a capacidade de pressionar alto, a boa preparaçao fisica da equipa para a altura e a boa circulaçao de bola. Por outro lado, parece-me que ainda e necessario algum poder de desiquilibrio no ataque (a integraçao de Montero, de Bruma se for possivel e as melhorias de Labyad e Carrillo serao fundamentais) e maior coesao no eixo central da defesa, sendo que isto e mais compreensivel porque a dupla de hoje acho que nunca jogou junta.

    A nivel individual destaco:

    Patricio: Gostava que ficasse. E um simbolo, um exemplo para os mais novos e o nosso grande capitao, mas a verdade e que se a sua saida significar um bom encaixe finaceiro para o clube (15M) parece-me uma boa medida. Alem disso, acredito no Marcelo Boeck que, apesar de nao ter o mesmo carisma, e um guarda-redes com qualidade e que respondeu bem sempre que foi chamado.

    Jefferson: Boa aquisiçao. E o reforço que levanta menos duvidas nos sportinguistas e face a inexistencia de um concorrente directo na equipa A (Rojo pode fazer o lugar, King e Mica ficam na B) tem tudo para se impor e ser um dos grandes transportadores de jogo do Sporting na nova epoca. Ofensivamente e muito bom, tera apenas que melhorar o posicionamento defensivo, sobretudo em jogos mais exigentes.

    Dier: Patrao da defesa. Dier e um jogador que pode jogar em varios lugares, mas a verdade e que tem que ser sempre titular porque tem uma maturidade competitiva e tactica impressionante para um jovem da sua idade. Veremos se Ilori fica ou nao no plantel, mas o ingles devera ser titular no eixo defensivo leonino.

    Mauricio: Ainda e cedo para dizer que convenceu, mas deixou indicaçoes positivas. E o tipico central brasileiro, duro e forte na marcaçao e no jogo aereo, mas veremos como correra quando os jogos começarem a ser a serio. Ainda assim, fica aqui um pequeno aperitivo para os criticos regulares desta nova direcçao.

    Cedric: Lateral de grande potencial, algo fragil fisicamente, mas que pode ter a sua epoca de afirmaçao. Nao conheço o Welder, pelo que nao sei se conseguira ou nao roubar o lugar ao portugues, mas sei que o Cedric nao merece ser constantemente criticado porque parecendo que nao ainda e um jovem e tem tudo para ser um lateral direito de nivel consideravel no futuro.

    William Carvalho: A surpresa. William e o trinco que o Sporting nunca teve nos ultimos anos, isto e, forte fisicamente, com um bom posicionamento e forte nas compensaçoes, no jogo aereo e na recuperaçao de bola, pelo que podera ser a grande revelaçao no clube desta epoca. Hoje esteve incansavel e foi o melhor jogador em campo, sendo que espero que mantenha o nivel (sentara facilmente o Rinaudo, jogador que nao aprecio).

    Adrien e Andre Martins: Dois medios formados na Academia, que terminaram bem a ultima epoca e que tem tudo para formarem a dupla de medios centro do Sporting na nova epoca. Sao ambos fortes na circulaçao de bola, o primeiro tem ainda a vantagem de ser forte nas bolas paradas e na meia distancia, sendo que estiveram bem tambem na pressao e nas recuperaçoes de bola. O Andre precisa apenas de ser mais consistente e de aguentar mais do que 60 min em campo.

    Capel: Jogador limitado que por mais que seja o empenho nao me convence. E um dos mais aplaudidos na bancada, mas a verdade e que sao inumeras as jogadas em que decide mal, ora por dar toques a mais ora por nao ter visao de jogo para colocar a bola no local certo, sendo que ja nem nos cruzamentos, algo que era um dos seus pontos fortes, consegue fazer a diferença. Caso exista uma proposta de 4,5M deveria ser vendido (seria importante que em simultaneo Carrillo e Labyad subissem de forma e que Bruma ficasse no plantel).

    • Rodrigo
      Posted Julho 27, 2013 at 10:52 pm

      Carrillo e Labyad: Jogadores com potencial, fortes tecnicamente, mas que tardam em afirmar-se em Alvalade. O peruano tera o seu ultimo ano para se tentar afirmar, ja que existem muitos adeptos que estao fartos da sua falta de competitividade e da sua displicencia em muitos momentos, mas acredito que Leonardo Jardim acabara por extrair o melhor dele. O Labyad e um caso mais dificil, ja que se jogar a 10 torna o meio-campo muito partido e nas alas tambem nao convence, sendo que o seu salario proibitivo ainda podera leva-lo a sair de Lisboa.

      Cisse: Jogador esforçado, que joga bem nos apoios, mas que em termos de finalizaçao e de 9 de clube grande nao acredito que esteja a altura. E ainda um jovem (20 anos), pode crescer, mas veremos se Betinho ou Rubio nao seriam melhores opçoes para o plantel do que o guineense (seria importante adquirir outro 9 para concorrer com ele e com Montero).

      Wilson Eduardo: Jogador que e bem visto por uns e rejeitado por outros, mas acredito que aproveitara esta oportunidade para fazer coisas boas no Sporting. E rapido, tem uma tecnica razoavel e tem capacidade de finalizaçao, pelo que podera ser util em muitos momentos.

      Joao Mario, Esgaio e Fokobo: 3 jogadores que nao foram apresentados, mas que serao indiscutiveis na equipa B e que terao francas possibilidades de jogarem bastante no plantel principal nesta nova epoca. O primeiro cumpriu o sonho de jogar com o irmao e tem uma capacidade de posse de bola, de decisao e uma visao de jogo invulgares, o Esgaio e um elemento que pode ser bastante util porque e muito inteligente e pode desempenhar varias posiçoes, enquanto que o Fokobo e um monstro fisico que, na minha opiniao, sera melhor a trinco do que a central.

      Por fim, desconheço os motivos da ausencia do Ilori, mas espero que renove e que fique no Sporting. Por outro lado, Viola deveria ficar, mas ao que tudo indica sera emprestado, Nuno Reis devera ser cedido ou ser o patrao da defesa na equipa B, enquanto que Andre Santos e Salomao estao no ultimo ano de contrato e devem ser despachados (o extremo interessa ao Rio Ave e seria importante utiliza-lo para baixar o preço de Hassan). Jeffren junta-se a lista de excedentarios caros, mas devera ter mercado em Espanha.

  • Fábio Teixeira
    Posted Julho 27, 2013 at 10:53 pm

    Confesso que só vi a primeira parte, mas do que vi o Adrien encheu o campo.

  • Fábio Rebelo
    Posted Julho 27, 2013 at 10:55 pm

    Exibição competente do Sporting, naquele que foi o jogo mais a sério da preparação! Não partilho da opinião do VM quando diz que o Cédric foi responsável por alguns desiquilibrios defensivos, até porque o vi algumas vezes a fechar por dentro e mesmo a dobrar o Dier. De notar ainda algumas arrancadas do jovem lateral direito, com uma velocidade que a mim me impressionou.
    Analisando com mais pormenor, acho que os dois centrais cumpriram sem deslumbrar, mesmo o próprio Dier parece gostar de jogar no limite, com alguns cortes à queima roupa. Maurício fez a melhor exibição desde que chegou ao SCP mas parece-me que vai ter de contentar-se com a posição de suplente. Quanto ao Ilori, não sei se está de saída ou não, mas parece-me que as duplas Dier-Ilori, Dier-Rojo ou Ilori-Rojo serão sempre melhores. No entanto, se Maurício continuar com este rendimento nos minutos que for utilizado, acho que a SAD do Sporting pode ponderar vender o Ilori já.
    Para mim, o elemento mais fraco da defesa foi mesmo Jefferson, que se perdeu algumas vezes no ataque sem fazer a cobertura necessária da defesa, algo que também tem a ver com o facto de jogar com Capel no flanco esquerdo. A corrigir no futuro certamente…
    William Carvalho, a surpreender pela positiva e a mostrar ao publico de Alvalade que BdC fez bem em renovar-lhe o contrato. Rinaudo podia ser mais um a sair, pois Fokobo tambem cumpre bem.
    Adrien foi o melhor jogador do meio campo, sempre muito interventivo na recuperação de bolas e transição ofensiva. Espero que continue…
    André Martins a jogar a alta rotação na primeira meia hora, mas como é hábito, não consegue jogar assim os 90 minutos, e no caso particular de hoje, nem 60.
    Capel, sempre o mesmo, muito rápido, muito inconsequente!
    Cissé não tocou na bola e não demonstrou a mesma capacidade combativa que a maioria dos outros elementos da equipa demonstraram. Viesse o Ghilas para o SCP e a coisa seria diferente, de certeza!
    Deixo Labyad para o fim, porque é o jogador que mais aprecio em todo o plantel do SCP. Juntamente com Carrillo, acho que são aqueles jogadores que se estivessem num clube como o FCP, no final da temporada seriam vendidos por 40/50 milhões. Não percebo a falta de ambição do jogador, hoje vi-o a procurar jogo, em toda a largura do campo e simplesmente a bola não lhe chegava. Aliás, uma jogada de contra ataque em que o mesmo Labyad iniciou com uma recuperação de bola no meio campo do SCP, deu origem a algumas assobiadelas dos adeptos, precisamente por este ter trocado a bola com Adrien, e depois de Labyad estar completamente isolado em frente à área do Real, este não lhe ter devolvido a bola, parando por ali uma boa oportunidade. Acho que falta um pouco de apoio dos colegas ao jogador tambem.
    Falta dinâmica na equipa, mas isso ainda demora muito a cimentar! Se tudo correr bem, daqui a um mês já veremos alguma coisa do género.

    • Miguel B
      Posted Julho 27, 2013 at 11:46 pm

      É uma barbaridade dizer que o melhor elemento da defesa e um dos melhores em campo foi o mais fraco da defesa. Acho que se vires o resumo do jogo consegues ver facilmente por onde e como é que a Real Sociedade criou oportunidades de golo.

  • SOU SCP
    Posted Julho 27, 2013 at 11:00 pm

    Pouco volume ofensivo, uma boa circulação de bola até à baliza adeversária, e Cissé segurou muitas bolas, tem de trabalhar muito ainda porque ele é o mais inexpriente de todos! Agora o Labyad desiludiu porque esteve encostado à linha, a ver vamos se no torneio do Guadiana ele jogará noutra posição… SL

  • SOU SCP
    Posted Julho 27, 2013 at 11:01 pm

    Já agora, o William é um monstro naquele meio campo!

  • Nuno
    Posted Julho 27, 2013 at 11:01 pm

    Gostei da disponibilidade física (a ver se é desta que o sporting tem uma equipa que corra) e das movimentações em troca de bola. Viram-se jogadores a mudar de posição, trocas de posiocionamento, bola a rolar (excepto quando chegava ao Capel ou ao Carrillo).
    Os pontos negativos
    – má decisão na frente; continuam a falhar os últimos passes (aí Labyad esteve "imperial")
    – incapacidade de sair a jogar em contra-ataque; cada vez que se ganhava a bola à saída da área, ou era perdida, ou era charuto
    – alguma dificuldade na pressão à entrada da área (muita gente solta)
    – má cobertura da zona entre o lateral e o central, em especial do lado direito
    – muitas vezes perdia-se a bola em zona proibida

    Ainda assim, vi mais do que nos últimos anos… há pontos a corrigir, outras questões estão ligadas com a falta de experiência, mas para esta altura do ano, não parece mau.
    Claro que temos de considerar que o adversário é o 4º da liga espanhola, e (deveria) está numa fase mais adiantada de preparação.

  • Joel Maceda
    Posted Julho 27, 2013 at 11:20 pm

    Gostei do jogo.

    mas ao contrario de muitos Sportinguistas não acho que a nossa crise já esteja terminada. Não é por termos ganho ao Real Sociedad (que embora tenha ficado em 4º lugar no campeonato não veio com todos os seus melhores jogadores), a exibição foi positiva mas esteve longe de ser perfeita.

    Penso que o Leonardo Jardim conseguiu por ordem na equipa e já temos uma equipa que defende razoavelmente e consegue chegar ao ataque com posse de bola e não apenas com pontapé para a frente.

    Deixo alguns dos meus destaques deste jogo:
    Patricio – grande
    Cedric e Jefferson muito bem a atacar, regulares a defender. Têm de ter mais atenção a defender na suas costas, essencialmente aprender a defender quando os opositores derivam para o meio, essencialmente o Cedric
    Dier e Mauricio – Bom jogo, Dier verdadeiro Patrão da defesa.

    Willian absolutamente sem palavras, JOGÃO. Espero que seja para continuar e com regularidade.

    Adrien e Andre Martins – Bom jogo, boa circulação de bola. Gostei da primeira parte do Andre Martins, mas como ja tem sido normal na segunda parte baixa de rendimento.

    Labyad – nas alas não rende, não vale a pena apostar nele nessa posição, se não for opção para numero 10, então que saia. Gostava que fosse emprestado a uma equipa na holanda ou Inglaterra.

    Cisse – pouco em jogo, era dificil fazer um jogo positivo, a menos que a equipa cresça muito, precisamos de um avançado mais movel, a titulariedade deverá ser do Montero, mesmo sem o ver jogar.

    Considerações do plantel:
    Que falta faz o BRUMA ao nosso plantel, espero mesmo que o BC consiga renovar com ele.
    Se o BRUMA ficar e não conseguirmos vender por mais de 7M o CAPEL, gostava de o Carrillo fosse emprestado a uma equipa de meio da tabela em Inglaterra ou Espanha.
    Importante decidir se o PATRICIO fica ou sai, em caso de sair é importante que o BOECK assuma desde ja a titularidade na pre-época, hoje tremeu um pouco.

    Em relação aos jogadores que não foram apresentados hoje, espero que com a brevevidade possivel o Ilori renove, quantos aos outros podem ser vendidos ou emprestados. ao contrario de varias opiniões não vejo neste momento mais valia no VIOLA, mas a ser emprestado gostava que ficasse na Europa.

  • Anónimo
    Posted Julho 27, 2013 at 11:25 pm

    Apenas um comentário: Considero que o Cedric fez uma excelente exibição, ao contrário do que o VM apresenta. Luís Salgueiro

    • Ricardo_SCP
      Posted Julho 28, 2013 at 12:10 am

      Tambem concordo… Eu concordo normalmente com as opiniões do VM, mas acho que quando imbirram com um jogador, imbirram sempre com esse jogador, até porque a Reak Sociedad criou mais perigo pelo lado esquerdo, do que pelo direito, acho que o cedric cometeu dois erros defensivos, mas no geral teve uma atuação positiva, gostei muito da exibição do Adrien, André Martins, William, Rui Patricio, acho que Eric, Mauricio, Jeferson, Esgaio… mas o que eu mais apreciei foi a entrega e a vontade mostrada pela equipa(principalmente na primeira parte) acho que foi uma vitoria justa, e que o SPORTING mostrou mais do que eu esperava para esta altura da pré-epoca. A vêr se é para continuar.
      FORÇA SPORTING

  • Sporting1906
    Posted Julho 27, 2013 at 11:33 pm

    Um bom teste para o Sporting.

    -Rui Patrício: foi o Patrício.
    -Maurício: não sei até que ponto isto será para continuar. Mas hoje sem dúvida forte, bom jogo de cabeça e bem posicionado.
    -Eric Dier: foi o "patrão", mas ainda não está a 100%.
    -Cédric: ainda pouco esclarecido. Muito pulmão mas pouca cabeça, maus posicionamentos e muitas vezes na queima. Gostei do pouco que vi do Wélder mas falta ver a sua regularidade.
    -Jefferson: tem de melhorar de cabeça e posicionamento, mas parece-me já bem fisicamente e bem no ataque.
    -William: foi dos melhores, mas parece-me que ainda tem de provar a sua qualidade no jogo aéreo e pegar mais no jogo em zonas recuadas. Pareceu-me ainda sem aquela passada como tem Matic e Fernando para ser mais "mandão" e controlar toda aquela zona mas tem tudo para ser aquele jogador cada vez mais importante no futebol português.
    -Adrien: assim sim é o "8" que precisamos é um jogador ao nível dos melhores. Sempre disse este rapaz pode atingir um nível muito semelhante ao Moutinho falta crer, vontade e alguém que tire o máximo dele até atingir um nível que jogue sem ser preciso estar sempre a falar para ele.
    -André Martins: está mais solto e parece que vai atingir bons níveis físicos. Hoje não esteve bem, mas parece que pode ser um dos destaques esta época.
    -Labyad: potencial já todos vimos que tem e o dele não se encontram muitos, mas lá está quando sem se perceber bem porque não desequilibra, não se envolve, não anda, chega tarde e não assume o jogo. Parece claro que onde pode render mais é a fazer um estilo de James mais veloz mas com menos de magia. É esperar mas o tempo escasseia.
    -Capel: ser esforçado não chega. Penso que deverá ainda sair.
    -Cissé: Ainda não está bem fisicamente. Mas ao menos vontade. Tem de melhorar muito. Mas sem dúvidas pode vir a ser uma grande surpresa daqui a 3/4 anos.
    -Esgaio: Passagem relâmpago. Mostrou o bom nível habitual.
    -Wilson: Mexeu o jogo e poderá ser um desbloqueador muito importante em algum jogos devido à sua explosão e remate. Pode vir a ser um extremo de classe mas nunca atingirá níveis muito altos(parecido a Varela).
    -Fokobo: Jogou a central, mas parece-me que já mostrou o médio-defensivo monstruoso que pode vir a ser.
    -João Mário: Apenas um pouco do seu jogo.
    -Montero: Pouco tempo, nota apenas para a relação que tem com a bola. Facilidade incrível de recepção.
    -Marcelo: Inseguro hoje.
    -Carrillo: deste e de mais 10/14 depende o futuro do Sporting jogadores que se explodirem a sua maioria podem colocar o Sporting a um nível de topo. Mas com a vontade deste parece que não podemos contar. Sem dúvida que ele e Bruma podíamos ter os melhores extremos do campeonato.

    Mais uma vez um jogo que vale o que vale. Positivo a pressão nem sempre colectiva mas sempre intensa(terá de ser sufocante), boa circulação de bola e organização.
    Falta muita coisa mas sem dúvida que soluções ofensivas são notórias. Chegamos a uma zona que depois não há desequilíbrios. A subida de forma de Carrillo, Labyad, Montero, Magrão(será um milagre do LJ) e mais um PL e a renovação de Bruma podia resolver isto se bem que não confio em todos da mesma forma.

    SL

  • Gonçalo
    Posted Julho 27, 2013 at 11:36 pm

    Eu sou portista e sinceramente não fiquei nada impressionado com o SCP. Se calhar sou eu que julgo que o SCP devia jogar mais à bola e os sportinguistas estão com as expectativas tão baixas que qualquer vitória lhes enche a moral. Vamos a factos: o SCP rematou 6 vezes, o Real S. umas 12 vezes, cantos foram uns 2 contra 8…quer dizer jogaram contra o Real Sociedad, não o Real Madrid. O SCP atacou pouquíssimo, teve uma eficácia alta e alguma sorte em não ter sofrido nenhum golo. Comecei a ver o jogo na tv assim que o Maurício marcou o golo e até ao intervalo, cerca de 20/25 minutos, o SCP apenas fez 1 ataque!!!!! (um cruzamento da direita que não deu em nada). Acham isto normal? Se sim, tudo bem o problema é vosso, se fosse o meu clube ficava passado…Raramente se viu uma jogada bem elaborada pelo ataque do SCP e os golos são fortuitos (uma bola parada e um momento de inspiração de Adrien). Acho que o SCP tem jovens com bastante potencial (Dier e William Carvalho gostei bastante) e com capacidade para fazer bem melhor (Carrillo, A.Martins, Labyad, etc, de quem espero ver bastante mais).
    Faço esta critica apenas baseado no que me pareceu o jogo e sem qualquer intenção de vir aqui apenas bater no SCP. O resultado foi bom mas achei que este SCP vai ter muitas dificuldades para ganhar jogos em que tiver que assumir o jogo e impor-se fora de Alvalade. Vamos ver se evoluem e conseguem dar luta….

    • João Cera
      Posted Julho 28, 2013 at 7:58 am

      Gonçalo, concordo quando dizes que o Sporting teve pouco caudal ofensivo, mas devo-te dizer que, quer a defesa, quer o meio-campo têm nota positiva. Principalmente o meio-campo. Enorme exibição do William Carvalho e grande exibição do Adrien, que juntou uma prestação de qualidade a uma assistência e um golo. André Martins esteve um pouco apagado, mas não deixou de estar bem. Na defesa, notou-se que Dier esteve sólido e assumiu-se como o patrão da mesma. Maurício surpreendeu muitos, a mim inclusive, deixando boas indicações e juntando ainda um golo a uma boa exibição. Os laterais estiveram bem ofensivamente (nada de especial, a meu ver), mas, por vezes, comprometeram no capítulo defensivo, deixando-se ultrapassar nas costas pelos adversários. Patrício esteve muito seguro, como sempre.

      Tal como tinha dito, o ataque foi o grande problema. Capel continua a ser o cancro desta equipa, é simplesmente muito burro e foi mais do mesmo.. Cissé esteve pouco interventivo. Acho que os que mais se destacaram foram o Wilson e o Esgaio, mas mesmo assim não estiveram nada de especial. O Montero a única vez que toca na bola, estava fora-de-jogo..

      SL

  • Rúben
    Posted Julho 28, 2013 at 12:17 am

    Hoje fartei-me de ouvir os comentadores afirmar que nao temos ninguem que seja puro na direita e que Adrien, André Martins tiveram de lá jogar. É certo que Carrillo faz a posição e aliás é a sua posição e não na esquerda. e que Wilson Eduardo também, mas agora interligando isso com a suposta falta de uma referência na área, um jogador alto e habituado a lutar com os defesas, porque não um jogador que faça isso mas também descaia bem na extrema direita? Alguém já se lembrou daquele rumor do Sporting querer o Vaz Tê? Seria assim tão descabida essa ideia? É que a meu ver não. Um jogador que fez toda a sua carreira em campeonatos ingleses, onde até a segunda liga é mais competitiva e forte do que a maioria das equipas da liga portuguesa, um jogador com 1m85, forte fisicamente, com um remate bastante potente, forte de cabeça mas também com técnica e velocidade. Um jogador que tanto faz de PL como joga nas laterais, ao estilo do Derlei por exemplo. É certo que vão argumentar que ele não tem rendido, mas repare-se que ele so deixou de render com a chegada do Andy Carrol que passou a ser a referencia pois de recuarmos ao ano anterior, em que ele era a referencia, ele marcou em 2011/2012 um total de 24 golos em 42 jogos.

  • SportingFan1906
    Posted Julho 28, 2013 at 11:32 am

    Fazendo um balanceamento da "cantera" leonina temos: Rui Patrício | Cédric Soares | Dier | Tobias Figueiredo | Ruben Semedo | Mica Pinto | João Mário | Zezinho | William Carvalho | Adrien | André Martins | Ricardo Esgaio | Betinho | Wilson Eduardo | Vitor Golas | Filipe Chaby | Iuri Medeiros | Fokobo … André Santos, Salomão, Nuno Reis ao que parece foram dispensados… e ainda temos os casos Ilori & Bruma. Caso estes dois últimos renovem pelo Sporting CP temos um total de 21 (!) jogadores da formação leonina que neste momento apresentam condições para serem titulares, ou no mínimo para terem minutos pelo Sporting CP ao longo de 2013/2014. Isto é um fator de orgulho, e pelo que vi ontem, aqueles que estão agora protegidos por contratos mais longos vão ser aposta ao longo da época. Isto dá para fazer um plantel meus amigos. Força Sporting Clube Portugal, força "leõezinhos".

    SL

  • 19LION84
    Posted Julho 28, 2013 at 11:39 am

    dp de ver o jogo ao vivo e revelo na tv, e pq já passaram mais de 12 horas, considero q terei uma opinião mais objectiva sobre o q vi.

    Pontos positivos:
    William Carvalho, a mostrar pq o apelidavam de patrick vieira nas camadas jovens.
    mauricio, sem falhas.
    Adrien Silva, os melhores momentos devem-se a este rapaz.

    ponto mto negativo:
    Labyad, q desilusão. Este rapaz passou a ter um salário ao nível dos mais bem pagou de sempre do futebol portugues mas é inacreditável a desproporcionalidade entre custo/benefício.

    Desengane-se quem espera q a equipa vá dar grd espectáculos de futebol ofensivo. LJ é um treinador adepto do futebol, simples e pragmático. Além do mais sem vedetas, nem capacidade para as contratar, é difícil nota artística mais elevada.

    Sobre a constituição do plantel:

    Constituído o núcleo duro, foram apresentados 19 jogadores, à q trabalhar para qto mais rapidamente possivel resolver as questões dos excedentários: Pranjic, Onyewu, Boulahrouz, Bojinov, Jeffren.

    A essa lista eu juntaria Labyad, Carrillo, Viola. O SCP tem percentagens reduzidissimas do passe destes jogadores, o rendimento ñ é extraordinário, e estão ocupar espaço q pode ser de João Mário, Esgaio ou Betinho por exemplo.
    Rojo, é um caso a pensar seriamente ainda durante este ano, pq para o ano ha mundial. O SCP só tem 25% do passe, portanto ou compra mais 25%, no mínimo, ou vende, ñ faz sentido ter um jogador nestas condições.

    Ilori ou renova ou vai andar 2 anos, pq tem contrato até 2015, a penar. o SCP fez bem em ñ o apresentar, alias nem acho relevante esse assunto pq João Mário, Esgaio e Fokobo, por exemplo,jogaram e ñ foram apresentados como fazendo parte do nucleo de jogadores da equipa A.

    Diogo Salomão, só tem mais um ano de contrato e parece q algumas "atitudes" ñ caíram bem entre os responsáveis e LJ, espero para ver se CS diz alguma coisa sobre o assunto.
    André Santos, só tem um ano de contrato, e falta de atitude competitiva em contraponto com a sua vida extra-futebol facilitou a dispensa.

    Em geral concordo com mais ou menos tudo. Magrao se calhar por mim ñ vinha, mas se LJ o pediu ele lã sabe, além disso o contrato é só de um ano. Montero vem por empréstimo pq ñ se pode correr grd riscos,concordo tb. Mauricio, amigos buzas dizem q é bom jogador embora faltoso, os entendidos tugas sem referir-se nunca ao desempenho desportivo focam-se no facto de chegar da serie B brasileira, ontem ajudou a desempatar um pc a contenda.

    Nota mto pessoal:

    ñ peço nem exigo títulos ou grdes espectáculos.
    "Só" peço e exigo, q todos no clube, trabalhem até à exaustão para ganharmos ao próximo adversário.

  • AMOVM
    Posted Julho 28, 2013 at 1:00 pm

    VM, peço desculpa de estar a corrigir, nem precisam de passar o meu comentario, mas William Carvalho nasceu em Luanda, Angola mas sempre jogou pelas seleções portuguesas daí eu achar que deve ser apelidado de jogador português e não Angolano, já que até possivelmente dependendo da época que faça no Sporting poderá chegar à nossa seleção.
    Cumprimentos

  • Paulo Almeida
    Posted Julho 28, 2013 at 1:06 pm

    fiquei bastante surpreso pela positiva pela exibição dos leões, como a maioria dos adeptos tenho que destacar o W. Carvalho, grande jogo.

  • MPereira
    Posted Julho 28, 2013 at 3:23 pm

    Alguem me sabe dizer o que se passa com zezinho, o ano passado pelo que vi, era dos melhores medios do plantel (melhor que rinaudo), ainda continua na equipa B?

  • André Gomes
    Posted Julho 28, 2013 at 3:51 pm

    Renovou até 2018. Deverá ser dos pilares dos B's.
    SL

  • Moikano
    Posted Julho 28, 2013 at 7:39 pm

    Um jogo que valeu pela disponibilidade fisica, carater e disciplina tática demonstrada pelo sporting, mas que também demonstrou que ainda há muito trabalho pela frente, principlamente na fase ofensiva. Sinal mais para mais um golo de bola parada, algo que tem vindo a ser trabalhado por este equipa tecnica e que já mostra resultados. Nos ultimos tempos o SCP tem sido das piores equipas da liga neste capitulo.
    William preencheu todo o seu espaço de ação, Adrien em bom plano na circulação de bola e com um golo e uma assistência e Mauricio pelo golo que marcou e defensivamente repreensivel. Independentemente de ser um jogo a feijões, em relação aqueles que tanto cirticaram o Mauricio, ontem engoliram um sapo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 29, 2013 at 1:20 pm

    E pronto…Já são candidatos ao titulo novamente,já encheram o peito de ar e andam a gritar para todo o mundo ouvir que ganharam ao 4º classificado da Liga Espanhola na ultima época…Mesmo que só tenha usado 3 titulares em que um 1 é o guarda-redes em relação aos últimos jogos desse mesmo campeonato.

    O Adrien já é um poço de talento novamente,aquele que não jogava nada o ano passado,que andava a passear em campo e estava amuado por não ter ido para o Porto.

    O Cédric já é melhor que o João Pereira,o mesmo que o ano passado parecia a Via verda quando jogava.

    O Maurico faz um jogo mais tranquilo do que os outros que fez até agora e já calou a boca a muita gente,é o novo David Luíz.

    O Bruno de Carvalho já o maior novamente,viva!

    Devem pensar que vão ganhar muitos jogos durante a época com os mesmos números de ataques e remates que fizeram neste jogo.

    Enfim,vou comprar o stock todo de pipocas que houver no hipermercado,esta época ainda vai ser mais interessante ouvir certas e determinadas desculpas do que na ultima.

    • gps
      Posted Julho 29, 2013 at 5:48 pm

      Quem é que lhe disse que já somos candidatos. E é pecado ficarmos contentes por termos jogado relativamente bem e ganho o jogo de apresentação ? Sabemos que o nosso ataque ainda está em fase de construção, que não temos as armas dos nossos concorrentes, mas temos muitos jogadores jovens com elevado potencial (ainda que por vezes sejam inconstantes), mas o que nos interessa nesta fase é que estamos no bom caminho.

  • gtm95scp
    Posted Julho 30, 2013 at 1:03 am

    devo dizer que fiquei encantado com o William tem uma disponibilidade física enorme resistência e compleição , está em todo o lado e denota uma maturidade tactica muito grande
    é muito melhor que o rinaudo porque não se agarra à bola é melhor tecnica e muito superior taticamente evolve-se no ataque sem comprometer a defesa e acrescenta altura à equipa o que é tão importante a atacar como a defender ia marcando no ultimo canto do jogo. o dier esteve bem e sai a jogar muita elegância sempre de cabeça levantada
    o mauricio supreendeu nao pelo golo mas pela agressevidade que dá ao sporting e tem qualidade para sair a jogar pode vir a ser um elemento importante é um bom central de marcaçao
    o adrien mostrou aquilo que é capaz e pode melhorar foi muito importante na circulação de bola o meio campo do sporting este ano não anda longe da dupla adrien william com andré martins ou labyad ou mesmo os dois na posiçao de médio atacante os laterais estiveram bem ofensivamente mas têm de melhorar defensivamente
    cissé deu-se pouco ao jogo têm de melhorar muito para ser titular do sporting nota-se a falta de formaçao algo que wolfswikel tinha e que compensava a sua falta e velocidade e algumas limitaçoes tecnicas
    capel também não acrescentou nada wilson teve iniciatias interessantes como esgaio ficou na retina a uma transiçao entre jefferson wilson e esgaio pareciam o dortmund.
    carrillo nao esteve mal

  • gtm95scp
    Posted Julho 30, 2013 at 1:15 am

    notou-se uma coisa muito difrente neste sporting além da disponibilidade fisica o jogador que tem a bola tem sempre duas tres ou até mais opcoes de passe o que torna possivel jogar um futebol mais fluido sempre ao primeiro segundo toque não mais que isso possibilitando uma boa circulação da bola faz lembrar o dortmund nao em tudo e é um sporting já começa a saber contra atacar mas com a bola pelo chao e de pé para pé algo que com jesualdo nao saia bem o que é muito importante pois as equipas têm de ser versáteis

Deixa um comentário