Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting atira-se ao Conselho de Arbitragem após «erros grosseiros» no Rio Ave-FC Porto

Vamos na 3.ª jornada e já só se fala em casos de arbitragem, o que explica muito da cultura desportiva do nosso país. Mas neste caso, foi o CA quem ‘cavou a própria sepultura’ ao abrir um precedente no Casa Pia-Sporting mal terminou o jogo, o que agora pode ser potenciado, como está a ser pelos leões.

O Sporting partilhou um comunicado no qual teceu várias críticas ao Conselho de Arbitragem, visando a ‘ausência de comunicação’ do mesmo relativamente a ‘erros grosseiros da equipa de arbitragem que apitou o jogo entre Rio Ave e FC Porto’. Segundo os Leões, a equipa portista foi claramente beneficiada por erros das equipas de arbitragem e, assim sendo, esperaria que o CA atuasse da mesma forma da sucedida após o Casa Pia-Sporting, quando veio reconhecer e lamentar os erros e tomar medidas, mas que desta vez tal não aconteceu. O comunicado do Sporting: É com desilusão que o Sporting Clube de Portugal regista a ausência de comunicação por parte do Conselho de Arbitragem relativamente aos grosseiros erros da equipa de arbitragem que apitou o jogo entre Rio Ave FC e FC Porto. Ontem, erraram clamorosamente ambas as equipas de arbitragem, dentro e fora de campo, prejudicando claramente o Rio Ave FC e favorecendo o FC Porto. Seria expectável que, dadas as evidentes e graves falhas, em nome da coerência, no seguimento do sucedido com o erro do vídeo-árbitro (VAR) registado no Casa Pia AC vs. Sporting CP, o Conselho de Arbitragem viesse reconhecer os erros, lamentar o sucedido e tomar medidas. E que o fizesse rapidamente. Porém simplesmente, neste caso, optou por nada fazer. Após uma noite e manhã inteiras é incompreensível que não o tenha feito, o que não contribui positivamente para a melhoria necessária. A linha de magnitude dos erros mede-se pela evidência dos mesmos e pelo impacto que eles têm. A consequência de um erro técnico ou de um erro grosseiro de mau juízo é a mesma para a verdade desportiva. Os erros de omissão, sobretudo do VAR, são tão ou mais graves que os erros de acção. Assim como os do Conselho de Arbitragem, que se omitiu de rapidamente intervir decidindo “apitar” para o lado.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

76 Comentários

  • Johny45
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:09 pm

    Vamos esperar relatórios do CA todas as jornadas…
    Futebol português é isto… imagino se fosse no anos 90 (já tinham o guarda abel á porta!)

  • Sporting1906
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:10 pm

    Erros de arbitragem a beneficiar Porto ou Benfica não precisam de comunicados porque são simplesmente o normal no campeonato português.

    • henry14
      Posted Agosto 29, 2023 at 2:55 pm

      Mas erros a beneficiar o SCP há poucos não é? São anormais não são? Não. Simplesmente estes benefícios vão passando pelos pingos da chuva. Porquê? Porque o mais normal é o SCP não ficar nos dois primeiros pelo que vão perdendo importância e a malta já nem está para se chatear. Mas haveria esta indignação (justíssima) toda nos jogos do FCP se eles não lutassem pelos títulos até ao fim?
      Epah é que nem digo isto em tom de gozo, digo isto porque esta superioridade moral já enjoa.

      • Sporting1906
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:26 pm

        Infelizmente o mais normal é mesmo o Sporting não ficar nos 2 primeiros. O problema é quando fica: das últimas duas vezes que ficamos em segundo andamos a competir contra equipas que jogavam constantemente com 14, seja o Porto (em 2022) ou o Benfica (em 2016). Pelo meio lá deu para sermos campeões em 2021 porque quando se aperceberam que o Sporting era candidato já tínhamos 10 pontos de avanço e depois nem com penáltis para o Porto sempre que estavam em apuros deu para nos apanhar.

        • troza
          Posted Agosto 29, 2023 at 3:55 pm

          Estamos a falar de 2016, onde para a taça o Patrício partiu o braço ao Luisão e nem falta foi? Onde o Rio Ave descansou os jogadores num jogo contra um adversário direto na luta pela europa para ir com os titulares contra o Benfica enquanto que o Sporting apanhava as equipas a descansarem jogadores contra ela?

          Ou vamos ignorar os fora-de-jogo de cms anulados ao Darwin em frames em que a bola já ia a meio caminho sem nenhum comentário por parte do CD?

          • Lumago
            Posted Agosto 29, 2023 at 4:44 pm

            É comum no campeonato nacional sub-19 do Uruguai haver muitos foras de jogo mal tirados é verdade. Contudo não me escandaliza que o CD não comente esses foras de jogo, fica um bocado fora da jurisdição.

          • Mushy
            Posted Agosto 29, 2023 at 4:46 pm

            “Coitadinho do crocodilo…”
            São uns coitados, sempre prejudicados..
            Onde já se viu o benfica ser beneficiado, é sempre prejudicado coitadinhos..
            Até na justiça são perseguidos por nada..

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 29, 2023 at 4:19 pm

        “vão perdendo”.

        Então mas o Sporting ficou nos 2 primeiros lugares nos últimos 3 anos por duas vezes, como assim “vão perdendo”? É que ao menos se falasses dos anos anteriores ou da probabilidade dos próximos ainda percebia.

    • Goncalo Silva
      Posted Agosto 29, 2023 at 2:58 pm

      O Benfica tem sido mais prejudicado pelas arbitragens do que o Sporting, mas isso continuem a atirar areia para os olhos. Concordo que o pênalti sobre João Mário é duvidoso, eu não marcaria, mas ainda assim o escândalo é menor do que o vosso golo em fora de jogo. Para além disso já pouparam duas expulsões em 3 jogos a adversários do Benfica, ambas em lances iguais aos de Musa que foi expulso. Como tem sido claro nos últimos anos o Benfica também tem os seus casos onde é beneficiado, mas é ainda assim o mais prejudicado dos 3 grandes, sem dúvida.

      • Sporting1906
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:23 pm

        Achar que o Benfica é o mais prejudicado dos 3 grandes é hilariante.

      • TLFlow
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:32 pm

        Então porque nos últimos 5 anos os dois clubes que precisam de fazer mais faltas para levar amarelos são sempre o Benfica e Porto, sendo que o Sporting por exemplo nunca está sequer perto dos mesmos. Quando acontece uma vez…pode ser. Duas…ainda há probabilidade mas quando acontece todos os anos é premeditado….

        • troza
          Posted Agosto 29, 2023 at 3:57 pm

          São sempre o Benfica? Então o ano passado o Benfica no início do campeonato via um amarelo a cada duas faltas e tens a lata de dizer isso? Depois de Palhinhas e tal andarem por aí a distribuir porrada e verem menos amarelos que o Rafa? Ou até a serem o único jogador que vê mais de 5 amarelos sem cumprir um jogo de suspensão :D

    • grato
      Posted Agosto 29, 2023 at 3:10 pm

      Em quantos lances já foi o benfica beneficiado esta época?

      • Sporting1906
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:22 pm

        Só nesta jornada foi um penalty oferecido pelo árbitro.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:38 pm

        Penalti do João Mário apenas.. depois com o Boavista uma expulsão perdoada a um jogador do Boavista na 1a parte mas no Musa já não teve dúvidas.. fora a lenha que deram durante o jogo, um pouco como foi a primeira parte com o Gil, o Rafa então coitado, nem sei como ainda consegue andar/correr.. De resto não houve mais nenhum benefício, o jogo com o Estrela foi muito tranquilo nem me lembro de haver algo para um lado ou para o outro

    • O Rúben
      Posted Agosto 29, 2023 at 3:23 pm

      Como só ganham de 20 em 20 anos (arredondei pra cima, nao levem a mal) pensam que não são beneficiados….

    • batalha34
      Posted Agosto 29, 2023 at 4:00 pm

      Pois basta ver quais sao os dois clubes dos três grandes que sistematicamente se opõe a todas propostas que queiram aumentar a verdade desportiva. Deve ser coincidência.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:23 pm

    Já que o Benfica está calado, vá-se lá saber porquê.. pelo menos o Sporting não deixa passar a palhaçada que aconteceu ontem, vintage Apito Dourado..
    Muito bem a comunicação do Sporting, se há coisa que mudou com o Varandas é que perderam o medo e deixaram de prestar vassalagem ao Porto e ao PdC.
    Parabéns

    • Amigos e bola
      Posted Agosto 29, 2023 at 2:39 pm

      E o jogo em Barcelos foi um jogo limpo e sem qualquer penalti inventado a favor do Benfica.

      • Guinha10
        Posted Agosto 29, 2023 at 2:54 pm

        Isso de Barcelos já não é importante…

      • DICAS
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:00 pm

        Pois lá está … Não podem falar muito.

        Mas mais uma vez, só quando de 20 em 20 jogos os Sporting é beneficiado é que jornais, CD, presidente da república vem todos para a praça pública.

      • Mantorras
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:05 pm

        Imagina o Eustaquio nao levar sequer um amarelo quando devia ter sido expulso. Claramente. Nao, nao ha duvidas. O Musa foi e o Benfica perdeu pontos.

        Sim, o penalty do JM e um mergulho. Realco, no entanto, que nao foi no desespero, foi num momento em que o Benfica esta por cima e a dominar totalmente o jogo. O Porto ontem esta a perder aos 90m e ja cheirava a penalty, e la veio ele… no grito. Nada que nunca tenha acontecido para o Benfica, mas isso nao torna a coisa melhor. Vai ver quem tem os records de penalties DO MUNDO e quem teve menos penalties nos ultimos anos dos grandes em PT. As estatisticas sao claras.

        Ja ha uma imagem no record do lance do Borges de outro angulo. Aconselho a ver.

        O mesmo arbitro expulsou o Ramos, o ano passado, por simulacao, num lance onde o contacto e clarissimo! Na luz. Num lance, transforma um possivel penalty numa expulsao (nunca seria simulacao), no outro, uma simulacao em penalty. O mesmo arbitro.

        Esse arbitro, que dando 10m, acabou o jogo em cima dos 10m, mesmo havendo 2 golos e substituicoes nos descontos.

        No post do jogo alguem disse “ate parece que foram 3 penalties e 5 expulsoes”. Agora faz sentido. So uma expulsao e um penalty nao da direito a protestar. Deve ser o “pacote base”.

        • Hugorr
          Posted Agosto 29, 2023 at 3:44 pm

          Então mas agora simulações se não forem em ‘desespero’, nos ultimos momentos, não contam e não ha problema?

          Que argumentos absurdos se andam a lançar por aqui para justificar o injustificável.

          • troza
            Posted Agosto 29, 2023 at 4:09 pm

            Nos penaltis, quer a gente goste ou não, tem aparecido imagens que mostram os toques. Eu sou da opinião que o VAR deve objetivar a decisão e se há toque visto pelo VAR tem de ser penalti, por mais fraco que seja. Mas admito que depois haja o sentimento que há por aí porque no resto do campo não é isso que acontece. A liga devia decidir o que queria fazer e lutar para que os árbitros fossem mais consistentes.

            Eu acho mais absurdo falar de intensidades e tal que vai para além do objetivo… até porque os jogadores já fazem teatro (e é cultural, principalmente nos países latinos) porque sabem que só assim é que há a mínima hipótese de ser marcada falta.

          • Mantorras
            Posted Agosto 31, 2023 at 11:33 am

            Justificar o injustificavel?

            Absurdo era leres o comentario e zero sobre a expulsao, zero sobre records de penalties worldwide, por decada, e sobre o Benfica ter menos que os outros, por ca. Zero sobre a aflicao para terminar…

            E sim. Um nao precisava daquilo e o outro basicamente, ou era assim, ou nao vencia. E isso que estou a dizer. O arbitro estava aflito para arranjar qualquer coisa. Nao e so diferente, e muito diferente. Pifio e nao ver isso, ou neste caso, fazer de conta que e igual.

      • Slayder
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:08 pm

        Se vires bem o lance, e o Var tem essa capacidade, (+ o arbitro a alguns metros frontais ao toque) ha um toque forte do pe direito do Def no pe esquerdo do J Mario. (no estadio onde estava nao houve duvida da falta, eu pensei è que tinha sido fora da area)
        Mas o Sporting ja vai na 2 jornada a favorecer de erros, golos fora de jogo, que se ve perfeitamente na imagem, e agora Gyo acaba o jogo… Porto esta a trabalhar igual como sempre, aos arrastos e com ajuda la vao construindo confiança para a epoca contra tudo e todos como diz o padrinho.
        Ja o Benfica começa a desiludir muito, com uma super equipa è mediocre, isso e ate em casa qualquer adepto consegue prever as escolhas do RS facilmente… (espero que tacticamente seja diferente)

        • Veridis Quo
          Posted Agosto 29, 2023 at 3:50 pm

          “Gyo acaba o jogo”?

          Vai começar a narrativa, tal como o Palhinha. São demasiado físicos e sofrem por isso, neste campeonato, onde qualquer lance banal em Inglaterra de disputa e contacto cá mete pessoas a rebolar e a gritar. O Gyo tem dois lances com os braços abertos a proteger a posição e defesas do Famalicão a irem contra ele e a mandarem-se para o chão.

          Ele não faz absolutamente nada e queria-se expulsão. Um jogador que tem 9 amarelos e 0 expulsões em 135 jogos em Inglaterra chega aqui e, de repente, é o Diego Costa. Bem esteve o JJ quando disse que parecia que levavam com um pau, quando começavam a gritar em qualquer toquezinho e duelo.

          Já se viu que vai ser penalizado, porque qualquer coisa que faça, seja em proteção da bola, seja no ombro a ombro (como foi contra o Casa Pia onde se isola após ganhar um duelo assim ao defesa e foi falta) vai dar logo um defesa a berrar e os árbitros a dar falta. E depois vai-se dizer que o Gyo “acaba os jogos”, como se fosse uma vergonha.

          • batalha34
            Posted Agosto 29, 2023 at 4:03 pm

            O problema nao é o fisico, é jogarem de verde e branco. Se o Palhinha vestisse de azul e branco os dados estatísticos indicam que a probabilidade de levar amarelos a cada falta tinha sido muito menor.

            • Veridis Quo
              Posted Agosto 29, 2023 at 4:08 pm

              É o físico no clube que é, certo. Os Coutos, Pepes, Bruno Alves, Uribes conseguiam sempre fazer mais. E é engraçado que é notório como os mais físicos que por cá tem passado recentemente, até é super claro que não são maldosos. Ugarte, Palhinha, Gyokeres. São agressivos, usam o corpo, mas é mesmo muito difícil arranjar lances (seja em que liga for) de entradas ou condutas maldosas. E esses conseguem ser mais prejudicados que os que disse anteriormente.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Agosto 29, 2023 at 3:34 pm

        Sim foi penalti inventado, assim como os minutos de compensação foram inventados nesse jogo, e mesmo no Boavista expulsão do jogador do Boavista logo no inicio tbem foi à lá Eustáquio e siga a marinha..

    • O Rúben
      Posted Agosto 29, 2023 at 3:22 pm

      Como benfiquista aplaudo e espero que se mantenham calados. O trabalho a fazer é dentro de campo!

      • Mushy
        Posted Agosto 29, 2023 at 4:35 pm

        Não podem abrir muito a boca com razão de queixa
        Tem quem mexa os cordelinhos fora das quatro linhas, não precisam de dizer nada, as coisas acontecem onde quem manda quando se coloca algumas pessoas nos sítios certos

  • Ibagaza
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:29 pm

    Não são âmbitos comparáveis. A questão das linhas é um assunto técnico, não tem critério subjetivo nenhum. É científico. Os outros casos de mãos na bola, cotoveladas, entradas duras, etc já são subjetivos nalguns casos. O CA esteve bem em vir falar no assunto das linhas, é um erro que não pode acontecer.

    A confiança na tecnologia deve ser basilar. A confiança no julgamento dos árbitros já será outro tema. O CA teve de vir rapidamente justificar-se em público porque o mínimo que era exigido era sabermos por eles e não por um programa de paineleiros que ia aumentar a desconfiança e cavalgar ao máximo a polémica.

    • Goncalo Silva
      Posted Agosto 29, 2023 at 2:53 pm

      Tudo dito, 100% de acordo.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Agosto 29, 2023 at 3:06 pm

      De acordo.

      Mas calma que os sportinguistas vêm agora comparar as situações e arranjar desculpas para o facto de o Sporting Clube de Portugal estar a contribuir para a lama que é o futebol português, quando supostamente são os diferentes.

    • ForsenCD
      Posted Agosto 29, 2023 at 3:08 pm

      Para mim uma entrada de sola por trás aos calcanhares de um jogador não é passível de outra interpretação senão no mínimo ir chamar o árbitro para ir rever as imagens.
      O facto de não ter-se visto o lance descredibiliza totalmente a tecnologia Var e que requer explicações para defender a honra.

      Mas pronto, eu vou fazer-me de parvo outra vez ir dando o benefício da dúvida e ficar à espera dos tais lances científicos para ver a tal dualidade de critérios.

      • troza
        Posted Agosto 29, 2023 at 4:05 pm

        O problema não é a entrada ser para cartão ou não. O problema é a diferença de critérios (e algumas claras dentro no mesmo jogo).

        As únicas faltas desse tipo que deram expulsão este ano foi o Bah e o Musa… e ambos os jogos tivemos lances iguais que não tiveram a mesma consequência. Mas, que eu saiba (e posso estar enganado), não é competência do VAR.

        Uma das medidas para o futebol português melhorar é sabermos o estilo de arbitragem desejado pela liga. Na minha opinião, disciplinarmente curto e deixar jogar nos pequenos toques (porque iria punir entradas graves mas permitir o contacto físico normal) mas se querem continuar a ser ao contrário (marcar muitas faltas e poupar cartões… é o mais normal aqui… não sou fã) que seja sempre assim.

        Farto de ver árbitros que avisam dois ou três jogadores de uma equipa e mostram cartão na quarta falta igual… só que vai para um jogador da outra equipa que fez a primeira falta… ou então esta parvoíce de lances iguais não darem cartões iguais (não só dentro dos mesmos jogos, como em jogos diferentes) ou então o pior… jogos em que os árbitros marcam tudo e jogos em que não marcam.

        Isto não permite criar uma imagem de marca do futebol português, de baixar a polémica nem que seja só um bocadinho, nem que as equipas saibam com o que contar. (quer dizer, há algumas que sabem pela forma diferente como estão nos jogos em Portugal e na Europa…)

        • Slayer666
          Posted Agosto 29, 2023 at 8:25 pm

          é total competência do VAR alertar o arbitro de lance faltoso para vermelho.
          o que se segue depois é que varia, mas a “norma” atual é alertar o arbitro, ele vai ver as imagens e decidir se é ou não lance para vermelho.

          Basicamente era isso que o VAR deveria ter feito no lance ao 7 minutos, porque foi falta para vermelho direto…mas para o “arbitro” do VAR não foi, às tantas estava sem imagens (já aconteceu e posteriormente foi confirmado), foi ao WC (“piada” recorrente das redes socias) ou então, também existe outras hipóteses mais “ilegais”, porque acho que é claro pela tv que é falta para vermelho!!!!!!

    • Velho do Restelo
      Posted Agosto 30, 2023 at 8:59 am

      Pois um biqueiro nas pernas com o jogador no ar não é uma questão “técnica” é uma questão de bom senso.
      As desculpas que se arranjam são hilariantes.

  • João
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:36 pm

    Do fábio Veríssimo não se pode esperar muito mais. O Homem é horrível

  • Diogo Leal
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:37 pm

    De facto, o precedente aberto pelo CA foi de tal forma grosseiro, que não espero menos que um comunicado por semana, no mínimo (sim, infelizmente os árbitros em Portugal são muito fraquinhos…).
    Espero que estejam a contratar assessores de imprensa, parece-me que esta época não será fácil para o CA, por culpa própria.

  • batalha34
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:47 pm

    claro que o Sporting está bem aqui mas só estava há espera de igualdade de tratamento para os amigos do Norte quem nāo viu nenhum campeonato portugues dos ultimos 40 anos

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:51 pm

    Não acho que o conselho de arbitragem tenha aberto de todo um precedente. Quer considerem que houve erros ontem ou não (possível expulsão do Eustaquio, se os penaltys são bem assinalados, etc) são tudo possíveis erros de interpretação.
    O lance do Sporting-Casa Pia foi um erro técnico. O jogador estava efetivamente fora de jogo, não foi um erro de interpretação ou avaliação. Acho que o CA esteve muito bem em clarificar o erro, como o fez há uns anos num golo fora-de-jogo do André Pereira num jogo do Porto, que foi validado por falha de comunicação do VAR.

    Erros técnicos devem ser sempre clarificados. Erros de interpretação, lá está, por muito óbvios que achemos que sejam, serão sempre casos de interpretação. Não é areia do mesmo saco. Não há precedente aberto, a meu ver.

    • offtopicguy93
      Posted Agosto 29, 2023 at 4:00 pm

      Uma entrada por tras de pitons no calcanhar do adversário é um erro de interpretação? Esta é nova… na minha terra chamamos de roubo

      • Hirok "The Truth"
        Posted Agosto 30, 2023 at 11:37 am

        Na terra deles chama-se gamanço como o ilustre Anibal Pinto diz dos outros.. na 2a não apareceu na CMTV, gostava de ouvir as desculpas das duas expulsões ao Eustáquio, expulsão ao Borges e Penalti fantasma, devia ser engraçado e no fim o Porto teria sido imensamente prejudicado, como aconteceu no ano passado com o Gil que foi dos jogos de maior roubalheira que já houve e mesmo assim o Gil venceu, foram hercúleos

    • opiniaodeadepto
      Posted Agosto 29, 2023 at 4:32 pm

      Não obstante a entrada do Eustáquio ser tão ostensiva e evidente, que ninguém minimamente imparcial seja capaz de dizer que não era para vermelho,
      tenho de concordar que a distinção entre erro técnico e de interpretação está correcta!

  • Guinha10
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:52 pm

    No caso do jogo do Sporting foi a questão das linhas, um assunto técnico. No jogo de ontem também houve um igual, visto que claramente as linhas foram mal colocadas no golo anulado a Taremi (a linha do Taremi passava por cima do defesa do Rio Ave) e estamos a falar de um golo limpo. Acho estranho o comunicado “coerente” do Sporting não fale disso visto que foi de facto um lance facilmente comparavel com o erro do jogo do Sporting com o Casa Pia. Já agora também é giro falarem em erros óbvios e não enumerarem nenhum…

  • DICAS
    Posted Agosto 29, 2023 at 2:57 pm

    Como já venho dizendo a muito, o CD é um organizamos extremamente parcial !
    O Sporting tem vindo a ser prejudicado ano após ano o que já era normal antes (esquemas de corrupção dos outros dois grandes) mas desde o caso palhinha é à descarada !

    Quem faz parte do CD está numa vendetta contra o Sporting à anos !! E todos as semanas dá para ver exemplos disso mas como é óbvio o comunicado no jogo do Sporting por um lance que até dá algumas dúvidas (está fora de jogo mas são centímetros e há milhares que casos mais escandalosos que deram golo) é a prova final que este organismo quer ver o clube de Alvalade arder!

    Entre constantemente estarmos a ser multados ! Semana passada mas 4mil euros por dizermos “Benfica e m****” ?!!! Claro que está errado dizer isso e devia haver multa mas no estádio do dragão não é literalmente este cântico TODOS os jogos ?

    Volto a repetir a minha pergunta !
    Alguém sabe de algum organizamos que dê para tirar estes vermes de lá ?

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Agosto 29, 2023 at 3:22 pm

      O Jorge Gonçalves ex presidente do Sporting e o Paulo Pereira Cristóvão mandam-te um forte abraço. Sempre a fazerem-se de vítimas. E é engraçado que o CD interveio num lance em que nem sequer há fora de jogo. Agora é aguentar

      • Nelson Santos
        Posted Agosto 29, 2023 at 4:05 pm

        Jorge Gonçalves, que ganhou 0 e foi presidente por pouquíssimo tempo disse, em entrevista, “Paguei a árbitros para favorecerem o Sporting como pagaram os dirigentes de quase todos os clubes e situações houve em que o adversário pagou mais do que eu”. Difícil de adivinhar quem seriam esses adversários que pagavam mais? Agora, diga-se que tais declarações só surpreendem quem andou de olhos fechados para o futebol nacional desde, pelo menos, os anos 80. Já PP Cristóvão, outro que ganhou 0 nos longos 14 meses que esteve em Alvalade, tentou apanhar árbitros a serem corrompidos, provavelmente habituado aos esquemas que usou na PJ durante anos como membro de brigadas de combate ao banditismo e à corrupção (o que até podia ser um bom CV para ser dirigente de futebol em Portugal). Saiu-lhe pela culatra, podia ter prejudicado fortemente o clube com isso e saiu pelos fundos, felizmente para nunca mais voltar. Agora, se são esses os exemplos de corrupção desportiva no futebol do Sporting… caramba, que são corruptos e completamente maus a serem corruptos.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Agosto 29, 2023 at 5:07 pm

          “Corrompeu mas pagou menos” e “corrompeu mas esteve lá pouco tempo” são duas que ainda não tinha lido. Obrigado.

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 30, 2023 at 4:10 pm

        Um grande abraço para eles também. Que saudades!

  • Hugorr
    Posted Agosto 29, 2023 at 3:20 pm

    A malta cá pouco gosta de futebol, gosta é das novelas e do alarido todo à volta da bola, e adora apontar os erros que favorecem os adversários enquanto ignoram os que beneficiaram o seu clube em simultaneo.

    Depois protestam quando se deparam com o triste estado em que o nosso futebol está, culpando sempre os outros pelo mesmo.

    • JFN
      Posted Agosto 29, 2023 at 3:33 pm

      Eu vi o Sporting a assumir que o árbitro se enganou quando os beneficiou. Têm toda a posição moral para fazerem isto agora.

      • Goncalo Silva
        Posted Agosto 29, 2023 at 5:53 pm

        Era o que mais faltava se não o fizessem, acho que até o Porto o faria ahah

        • Velho do Restelo
          Posted Agosto 30, 2023 at 8:57 am

          Faria? Então porque não o fez ontem?

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 30, 2023 at 4:09 pm

          Ai faria? Então mas os golos em fora de jogo não eram claros antigamente? Alguma vez o Porto fez isso? De forma tao clara como o Sporting, pelo seu treinador, fez? Se sim, estou à espera do link.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Agosto 29, 2023 at 3:48 pm

    Se calhar tem mais a ver com o absurdo dos ‘casos’ que já houve este ano do que com a ‘cultura desportiva’.

  • troza
    Posted Agosto 29, 2023 at 3:59 pm

    Há muito que digo… isto é encarar o problema da forma errada.

    O VAR está para ajudar a tomar boas decisões. Se não são tomadas, responsabilidade para quem tem mais ferramentas para as tomar e não as toma. Tão simples quanto isto. A ver se quem está no VAR não começava logo a atinar e os árbitros a ter que os ouvir.

    • Velho do Restelo
      Posted Agosto 30, 2023 at 8:56 am

      O VAR pelo menos vem expor a verdade desportiva e os verdadeiros interesses.
      Com esta solução fica claro que tem de ser beneficiado.

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 29, 2023 at 4:43 pm

    Este chafurdar na lama por parte do Sporting incomoda-me. Não que não haja razão para o fazer (o erro grosseiro do jogo com o Casa Pia foi mel para os adversários pois vão usar esse argumento até à exaustão mesmo que tenham 20 lances a favor, pois nenhum vai ser tão escandaloso como aquele). Desaprovo esta conduta, o Sporting enquanto instituição tem de saber passar por cima disto. Apontar em local e sede próprias.

    Posto isto, quanto ao VAR, querem o quê? São os mesmos que estão no campo. Ou são incompetentes, ou fracos, ou vendidos. Não há um que se aproveite.

  • opiniaodeadepto
    Posted Agosto 29, 2023 at 4:52 pm

    Essa da cultura desportiva tem graça sem ser engraçada!
    Eu, como a maioria dos que aqui comentam, acompanhamos outras ligas e não vemos esta pessegada todas as semanas!!! Os árbitros também erram e o VAR também falham em Inglaterra, mas não erram tendencionalmente sempre para o mesmo lado, nem se vê esta diferença de critério, tanto dentro do mesmo jogo, como no conjunto dos jogos.
    Há um problema real na arbitragem em Portugal, mas ninguém está propriamente interessado em resolvê-lo. É mais um jogo de ver quem consegue influenciar mais!

  • O Comendador
    Posted Agosto 29, 2023 at 5:39 pm

    E com toda a razão! Em 2023 só num país do 3º mundo é que se deviam ver estes “erros clamorosos” sempre, mas há 40 anos sempre, a favor dos mesmos.
    Não há justificação possível para isto, que não seja algo grave, ilegal de índole corrupta.

  • FiliGon
    Posted Agosto 29, 2023 at 5:57 pm

    É mais um reflexo da qualidade dos árbitros. Não podemos continuar com uma arbitragem com estes desempenhos e ficar calados e ainda ter a lata como a do Proença de dizer que os nossos árbitros são “muita” bons. Está na altura de começar a punir e a sério os árbitros que metem água. Está treta de ficar um jogo de fora e na semana seguinte voltam a apitar e a fazer asneira não resulta. Só tenho pena do meu presidente ter votado a favor do Proença porque “Maria vai com as outras”. Que é de facto a coisa mais estúpida que já ouvi, para mim era claro a posição do presidente do Benfica não podia ser influenciada pela posição dos outros, mesmo que isso implicasse ser o único contra ou a favor. Agora temos o tugão que os clubes merecem, pode ser que tenham coragem de escorraçar quem é incompetente de uma vez por todas.

  • Ruben Martins
    Posted Agosto 29, 2023 at 6:30 pm

    Cómico. Como um menino que faz asneira mas vai gritar ao professor que outro fez também. Tiveram uma vitória à custa de um fora de jogo em época de VAR e vêm mandar areia mas todos o que, como se vê aqui, até gostam de a comer!

    • Velho do Restelo
      Posted Agosto 30, 2023 at 8:55 am

      O Sporting fez asneira em quê precisamente?

      Já o Porto está cada vez mais à vista que faz asneira atrás de asneira, não fosse a impunidade com que saem destes escândalos.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 30, 2023 at 4:08 pm

      Qual é que foi a asneira que o Sporting fez ora diz la.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 29, 2023 at 6:36 pm

    Todos hipócritas! Todos!

    Uma coisa são lances passíveis de interpretação, outra são aberrações.

    Repito: são todos hipócritas! Todos! E todos contribuem para o lamaçal e querem vencer seja como for. A lengalenga dos diferentes é conversa de cassete.

    Já nos anos 70 se pagava viagens a árbitros e se pagavam a prostituas e prostitutos para os mesmos. E não era apenas o Porto… Tudo isto é ALEGADAMENTE, claro, que não tenho dinheiro para tribunais.

    Repetindo o que escrevi outro dia e que acho que não passou: alguns títulos ganhos no consulado do Vieira custam-me muito a passar na goela.

    • Artur Trindade
      Posted Agosto 29, 2023 at 7:43 pm

      Os jogadores do Sporting não foram violentos, nem revelaram falta de fair-play, antes foram alvo (positivamente) de um erro de arbitragem grosseiro, e o Sporting reconheceu-o dizendo (por Amorim), que nunca devia ter acontecido, isto antes de ter saído o comunicado do CA, tudo certo com o comportamento do Sporting, correto?

      Num 2º momento ou incluído na mesma comunicação, o CA devia ter feito um desenho em forma de comunicado, dizendo que os erros de interpretação multiplicam-se todas as jornadas por erros de árbitros e VAR, mas que o CA nunca mais emitiria um comunicado pedindo desculpa aos adeptos, se não fosse identificado mais nenhum erro de colocação de linhas de FJ.
      Poderia não haver mais comunicados ad-eternum, se não houvessem erros deste tipo.

      Todos saberíamos com o que contar, e neste momento poderíamos estar a criticar o Sporting, por não ter entendido a linha de ação do CA, que o tinha expressado claramente (nesse comunicado que não existiu).
      Nestas circunstâncias seria de estranhar que o Sporting (tentando explorar esse esclarecimento que não existiu), não viesse sacudir a água do capote, por ter ficado com o ónus de uma culpa, num lance inusitado, para o qual nada contribuiu negativamente.
      Soa a contribuir para o chafurdar, mas é uma defesa natural dos seus interesses.

  • poborsky7
    Posted Agosto 29, 2023 at 6:43 pm

    Lances destes sem o VAR até tinha a desculpa de ter que decidir no momento, agora faltas merecedoras de vermelho e nem amarelo!!! leva é vergonhoso.

    Percebo que o futebol tuga vive disto, principalmente desde que começaram a aparecer programas desportivos que são tudo menos desportivos mas também tem que se dizer que as arbitragens estão a um nível muito muito baixo, estamos na 3ª jornada apenas e os erros graves sucedem-se jornada após jornada.

    Se eu cometesse um erro no meu trabalho ao nível do fora de jogo não marcado no jogo do Sporting e da não expulsão de Eustáquio se não estava despedido já tinha ouvido das boas do meu chefe.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 30, 2023 at 4:06 pm

      Então mas não foi isso que aconteceu? O Hugo Miguel foi suspenso e publicamente escorraçado pelo seu seu empregador. Reforço o “publicamente”.

      Eu não concordo nada com este circo mas estavam à espera do que? É óbvio que à primeira oportunidade (e com a incompetência que reina neste país, demorou 1 semana), o Sporting responde na mesma moeda. Então o Hugo Miguel vai de vela e o Veríssimo nem um ai?

  • El Maluquito
    Posted Agosto 29, 2023 at 7:01 pm

    tem muito pouco a ver com “cultura desportiva” e tudo a ver com a classe dirigente da liga, federação e conselho de arbitragem. 40 anos disto….

    • castigador.da.parvoice
      Posted Agosto 31, 2023 at 9:40 pm

      Exatamente! Às vezes parece que se usam palas na comunicação social deste país. O nivel de deturpação desportiva desta liga é absolutamente inaudito mais que flagrante mas o discurso continua a ser o de o esconder em vez de o enfrentar. Não entendo. Todos perdem. Que interesse tem seguir o futebol nacional nestas condições onde a batota a favor do clube com mais penalties no mundo é constantemente lavada desta forma.

Deixa um comentário