Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting bicampeão da Taça da Liga; Leões que foram superiores na 1.ª parte voltaram a resolver nos penáltis; FC Porto reagiu depois do intervalo mas criou pouco; Brahimi foi o mais inconformado dos azuis e brancos; Pepe cometeu muitos erros na saída de bola; Keizer acabou com Petrovic, Ristovski e Jefferson na defesa

FC Porto 1-1 (1-3 nas g.p.) Sporting (Fernando Andrade 79′; Bas Dost 90’+2 g.p.)

O Sporting sagrou-se bicampeão na Taça da Liga, hipotecando assim a 1.ª conquista do FC Porto no único título que lhe falta. O Clássico, como em Alvalade, foi mal jogado, com poucas oportunidades, e acabou resolvido nas grandes penalidades, onde o clube leonino voltou a ser mais forte. Renan, que teve culpas no golo de Fernando, voltou a defender um penálti, num jogo que mais Sporting na 1.ª parte, mas que no 2.º tempo viu uma reacção da turma de Conceição, embora sem ter criado lances de perigo evidente, com excepção para uma cabeçada de Felipe. Brahimi foi sempre dos mais inconformados, mas esteve mal acompanhado, já Pepe teve uma prestação com bola para esquecer. Nos leões Nani definiu sempre bem, no entanto a equipa denotou o desgaste depois do intervalo, sendo que os amarelos e lesões, obrigaram Keizer a terminar com Petrovic e Jefferson na defesa.

No que diz respeito ao encontro, a primeira parte foi bastante disputada e equilibrada, mas nem sempre bem jogada. Nani ameaçou em dois disparos fortes para fora (um deles após erro de Pepe), enquanto que os dragões responderam com um cabeceamento de André Pereira por cima. Em cima do intervalo, Bruno Fernandes criou perigo num livre, mas o jogo foi mesmo com 0-0 para o descanso. A segunda parte começou com a saída por lesão de André Pinto, que deu o seu lugar a Petrovic (curiosamente o médio também viria a ter problemas no nariz pouco depois). O FC Porto estava agora melhor e mais pressionante e esteve perto de marcar num canto, mas Renan fez uma bela defesa a cabeceamento de Felipe. Sérgio Conceição mexeu na equipa, lançando Fernando Andrade (saiu André Pereira) e o avançado brasileiro voltaria a criar impacto imediato, ao apontar o 1-0: Renan solta para a frente um disparo de fora da área de Herrera e, já depois de Marega ter tentado a recarga, o ex-Santa Clara empurrou a bola para o fundo das redes. Keizer reagiu com a entrada de Diaby (rendeu Gudelj), enquanto do outro lado Danilo substituiu Corona (os campeões nacionais passaram a actuar em 4-3-3). Já perto do final, quando pouco se fazia prever, os leões viriam a dispor de um penalti por falta de Óliver sobre Diaby, tendo Bas Dost aproveitado para igualar o marcador. Os verde e brancos, em tempo de compensação, estiveram muito perto da reviravolta num grande passe de Bruno Fernandes para Raphinha, mas Vaná conseguiu a mancha in extremis e como tal a decisão partiu para os pontapés da marca dos 11 metros. Aí, o Sporting foi mais forte: Bas Dost, Bruno Fernandes e Nani marcaram (Coates falhou), enquanto no FC Porto apenas Alex Telles convertou (Militão, Hernâni e Felipe desperdiçaram).

Destaques:

FC Porto – Ainda não foi desta que os dragões venceram a Taça da Liga, que continua sendo a ‘competição maldita’ para os azuis e brancos. Na terceira derrota seguida de Sérgio Conceição frente ao Sporting nos penáltis, o FC Porto foi superior na 2.ª parte mas ainda assim não conseguiu potenciar na plenitude a sua mais-valia no plano individual, a qual foi muito acentuada na etapa complementar pelas adversidades que o adversário sentiu. No 1.º tempo os dragões sofreram muito com a boa pressão do Sporting, acumulando perdas em zonas recuadas e quase nunca chegando ao último terço com critério. Na etapa complementar o FC Porto chegou a encostar o Sporting às cordas mas ainda assim somou muito poucas oportunidades claras, voltando a pecar na decisão através da cobrança de castigos máximos. Individualmente, Vaná não defendeu qualquer penálti mas levou o desafio para essa decisão com uma grande defesa a Raphinha nos descontos, ao passo que Pepe sofreu muito durante o jogo. O internacional português não só teve algumas abordagens imprudentes como também perdeu várias bolas sob pressão, ficando evidente que não só não está no seu melhor fisicamente como não se sente totalmente confortável com bola. No meio-campo, Óliver sofreu muito com a pressão e ainda fica ligado ao desfecho do jogo pelo penálti cometido. Já Brahimi carregou a equipa às costas no 2.º tempo, movendo-se por todo o meio-campo ofensivo e pedindo sempre a bola, desequilibrando com facilidade e mostrando grande vontade de atingir o triunfo (também Corona esteve bem, com inspiração no drible). Na frente, André Pereira fez um jogo péssimo (não tem nível para estas andanças) e Marega também não conseguiu fazer a diferença, ainda que tenha forçado muito a profundidade. Já Fernando Andrade voltou a entrar bem, marcando de novo.

Sporting – 8 meses depois de episódios tristíssimos que abalaram fortemente o clube, o Sporting conquista um título. O triunfo não foi o mais brilhante e a equipa tem muitíssimo que crescer, mas vencer uma competição tão pouco tempo depois dos terramotos que assolaram os leões é extremamente positivo para uma instituição que ainda vai lambendo feridas. A equipa de Keizer fez uma boa 1.ª parte, com uma pressão agressiva e bem executada, mas caiu muito no 2.º tempo. Para essa queda muito contribuíram as contrariedades físicas, que levaram a que um conjunto que, naturalmente, já é inferior no plano individual se tivesse tornando em muito inferior. Na etapa complementar o Sporting chegou a estar encostados às cordas mas ainda assim soube resistir, não conceder muitas oportunidades e ter alma e coração para chegar ao empate e frieza para ganhar nos penáltis. Individualmente, Renan foi de vilão a herói, com uma muito má abordagem no lance do tento sofrido mas nova contribuição positiva nos penáltis. Na defesa, Acuña teve uma final para esquecer, somando más abordagens, erros defensivos, entradas demasiado agressivas e sendo substituído porque Keizer era consciente do risco que seria manter o argentino em campo. Wendel esteve muito bem na 1.ª parte, juntando presença na pressão com capacidade para ser assertivo com bola, enquanto Bruno Fernandes não apareceu muito mas ofereceu um golo a Raphinha com um passe sensacional. Na frente, Raphinha esteve perto de ser o herói nos descontos e agitou bem no 1.º tempo, mas foi Nani quem mais desequilibrou nos leões, com muito critério com bola, sabendo sair da pressão para abrir espaços para os companheiros e tendo a calma e classe para, nos minutos finais, contemporizar e levar a equipa a atacar com critério. Finalmente, Bas Dost não tremeu no penálti mas foi de novo um homem menos. O holandês não ganhou uma bola na frente, foi presa fácil para o FC Porto, enfim, mais uma exibição que deixa evidente que Keizer tem de pensar noutra solução para a frente nestes jogos.

XI do FC Porto – Vaná, Militão, Felipe, Pepe, Telles, Corona, Herrera, Óliver, Brahimi, Marega, André Pereira

XI do Sporting – Renan Ribeiro; Ristovski, Sebastián Coates, André Pinto e Marcos Acuña, Nemanja Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes; Raphinha, Nani e Bas Dost.

144 Comentários

  • Filipe22
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:57 pm

    Mal vejo o Felipe a ir bater o penalty penso “lá vai o Sérgio Ramos”

    O jogo foi algo aborrecido, o FC Porto pareceu-me superior, mas parabéns ao Sporting.

    • RicardoFaria
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:00 pm

      A falta de confiança dos jogadores do Porto nas grandes penalidades é gritante.
      O Militão e o Felipe estiveram para aí 10seg parados após o árbitro apitar..

      Saudações DesPortistas!

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:57 pm

    Sporting a ganhar sem saber ler nem escrever. Fizeram 0 a 2.ª parte inteira e um penalty caído do céu dá-lhes o empate. Mais uma derrota do Porto em penaltys, já la vão 10 anos? 11?

    • Kacal
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:06 pm

      O penalti não foi caído do céu, foi caído do Óliver num disparate!

      • ACT7
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:19 pm

        Foi um disparate do Militão isso sim.

        • Kacal
          Posted Janeiro 26, 2019 at 10:29 pm

          Quem cometeu o penalti foi o Óliver e era MUITO escusado, não iria sair perigo nenhum dali, foi cá um “cacete”! Daí ter dito disparate do Óliver.

          • ACT7
            Posted Janeiro 27, 2019 at 12:30 am

            Sim, mas o Militão completamente sozinho alivia uma bola para a entrada da área, deixou o Óliver um pouco em check, mas sim podia ter tido outra abordagem, nem sei como o arbitro esperou pelo VAR e nem lhe deu cartão.

            • Kacal
              Posted Janeiro 27, 2019 at 12:53 am

              Claro que o futebol tem sempre mais por trás e é uma jogada corrida, o Militão esteve mal na forma como aliviou a bola para uma zona de perigo, sem duvida, mas o Óliver acaba por ter uma péssima abordagem, muito imprudente e podia ter evitado. Mas totalmente de acordo, referi isso no meu comentário, inclusive, como é possível precisar do VAR para assinalar, sobretudo quando estava a 2 ou 3 metros do lance e a olhar para ele e nem tinha ninguém à sua frente, incrível.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:23 pm

        Sim, é verdade. Não quis dizer que não era penalty, porque é clarissímo, quis dizer que veio do nada, sem o Sporting ter feito nada por o merecer.

    • brunofonseca
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:08 pm

      Cheguei a ler por aqui que foi contra o Belenenses para a Taça de Portugal num jogo que acabou 9-10, em 2010.

    • JoaoMiguel96
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:18 pm

      A primeira parte não deve contar para os teus jogos.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:24 pm

        Apesar de superior o Sporting na 1.ª parte, não foi tão notável como a 2.ª parte, em que o Porto quase pareceu que jogou sozinho (talvez por fadiga do Sporting, não sei).

        • JoaoMiguel96
          Posted Janeiro 26, 2019 at 10:32 pm

          Normal, o Sporting teve menos um dia de descanso, teve a lesão de um central e do central adaptado e perdeu por completo o andamento do jogo.

          Fomos superiores na primeira parte, mas tal como o Porto, não tivemos oportunidades de destaque. O Porto marcou porque o Renan decidiu dar um frango.

  • Gunnerz
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:57 pm

    Boraaaa. No ano passado não liguei muito a isto mas este ano depois dos problemas que tivemos ganhar um título, menos que seja o menos importante, é um super consolo. E fico especialmente contente por Keizer e varandas. Agora o importante era assegurar a champions mas isso já não acredito.

  • Mike The Kid
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:58 pm

    Vamos Sporting
    Bicampeões

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:58 pm

    Resultado injusto.
    O Porto esteve melhor durante o jogo e merecia ter ganho a taça da liga mas parece que os pênaltis (e esta taça) não querem nada connosco.
    Agora temos que centrar baterias para as restantes competições e a começar já na próxima quarta feira contra o Belenenses.
    Nota para o árbitro que teve um critério muito curto mas isso é culpa dos presidentes e de todo o clima que circula no futebol português.
    O VAR esteve bem e espero que assim continue.

    Parabéns ao Sporting e saudações desPortistas.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:59 pm

    Ganhou o menos mau, num clássico sem grande história, enfadonho e com uma arbitragem de bradar aos céus. Ao menos o penalty foi bem assinalado e o VAR bem aplicado.

    Os comentários da TVI… Que cringe…

    • Jorpedito
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:12 pm

      Mau demais é o teu comentário , “ganhou o menos mau” ? Viste o jogo ao menos? Porque só uma equipa merecia a vitória e não foi o Sporting com o jogo que fez!

      • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:47 pm

        Pelos vistos, a azia é tão grande que parece que só houve jogo a partir da segunda parte e o primeiro remate do Porto não foi para além da meia hora de jogo…

    • Chico
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:06 pm

      Certamente melhor do que o Freitas Lobo a ter um orgasmo a cada jogada de envolvimento do Porto.

    • ACT7
      Posted Janeiro 27, 2019 at 12:28 am

      Vi 20 minutos na TVI e adorei quando o tipo (que normalmente comenta a partir da cidade do Porto) diz que o relvado estava mau para o Porto.

  • cards
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:59 pm

    Parabéns ao Sporting.
    Mereceu a vitória.

    PS incrivel como o árbitro a 3 metros de distancia a cacetada do Oliver teve que ir a video arbitro

    • Kafka
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:12 pm

      Cards, discordo do teu PS, não acho que seja incrivel, visto se tratar do Porto…já tens idade suficiente para ter percebido que há regras diferentes para esse clube

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:59 pm

    Fez-se justiça, não em termos futebolísticos no jogo de hoje, mas porque alguém lá esteve sem.merecer.

    • Deco10
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:07 pm

      Estava lá sem merecer? Então antes disso o Porto nem jogava contra o Benfica, que só passou para as meias sem merecer. Ai essa memória de peixe…

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:10 pm

        Sim, tens toda a razão, com aquela manhosice da lesão do Bruno Costa.

      • Kafka
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:11 pm

        Tens razão, nas meias o Porto não jogava contra o Benfica, porque o Porto não cumpriu as regras e como tal devia ter sido logo eliminado na fase de grupos

      • Fábio Carvalho
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:18 pm

        Deco10, cuidado, não toques na ferida que eles não vão admitir isso. Usar um lance em fora de jogo numa competição destas vai servir de desculpa para qualquer deslize do Benfica e conquista do Porto.

        • Kafka
          Posted Janeiro 26, 2019 at 10:26 pm

          Um Portista que é incapaz de admitir o que se anda a passar desde a década de 80, vir falar em “admitir” é simplesmente maravilhoso…obrigado por este momento

      • Alex M
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:18 pm

        E se continuares por esse prisma, o Porto também não estaria nas meias porque infrigiu os regulamentos

    • Khal Drogo
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:27 pm

      Se fosse por merecimento, a meia-final Porto-Benfica teria sido Chaves-Aves.

  • Gunnerz
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:59 pm

    De acrescentar que contra as expectativas de muita gente o Sporting de Keizer em 2 jogos com o Porto só sofreu um golo, não perdeu e ainda ganhou um título.

  • M1950
    Posted Janeiro 26, 2019 at 9:59 pm

    Ah!ah!ah

    Incrível… O Sporting ganhou a jogar tão pouco , mas merecemos ser felizes. Grande jogo de Gudelj e Coates , e muito bem o Renan eu merecia chegar aos penalties e ser feliz depois de um lance muito azarado.

    Esta equipa de Keizer que soube estar posicionada em campo e fazer uma primeira parte de bom nível onde secou o Porto , mas teve muitas dificuldades para criar aparecer com qualidade e discernimento no último terço , precisavam muito agora de descansar.

    O Abel e o Salvador não vão dormir bem.

    PS: O Sporting nos penalties começa a ser uma equipa de tradição , penso que a maioria dos adeptos sentiu assim que o árbitro apitou para o fim que íamos vencer. Os melhores foram mesmo os adeptos que deram um banho de bola nas bancadas , só se ouviram os leões , no jogo de maior enchente que Braga viu e verá está época.

    Parabéns Keizer , pelo 1.º titulo.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:00 pm

    Obrigado Felipe pela bola na barra ?

    Ganhamos uma motivação extra para o resto da época e agora cabe a Marcel Keizer canalizar isso mesmo.

    Parabéns a toda a equipa que bem merece depois do verão quente que viveu.

    Frederico Varandas esta taça também é tua.

    Saudações Leoninas

  • Kacal
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:00 pm

    Não foi um grande jogo, o futebol jogado não foi o melhor em termos de construção e não tivemos muitas oportunidades de golo, voltamos sim a ter pouco tempo útil de jogo pareceu-me, muito alarido, muita discussão com o arbitro, muitas faltas e o arbitro sem critério nenhum, ou era distribuir amarelos ou não distribuia nada. Mas ainda assim tivemos mais tempo por cima do jogo, na 1ª parte até foi mais equilibrado com fases divididas de domínio, em que o Sporting fez um “forcing” na fase final. Mas na 2ª parte o jogo foi nosso, embora tenhamos mais controlo sem oportunidades e o golo surja de um erro individual do GR contrário, mas nem deixamos o Sporting sair a jogar, tiveram dificuldades em fazê-lo até porque sem Mathieu fica mais dificil e com Jefferson pior ainda tendo saido Acuña, mas mesmo assim embora tenhamos forçado bem e desgastado o Sporting, não tivemos assim oportunidades flagrantes além do golo, o Sporting reolveu bem defensivamente e nos duelos, mas aproveitamos bem o erro do Renan.Penaltis é um competência de quem bate melhor e os defende melhor, assim como um pouco de loteria, portanto venceu quem esteve melhor nesse aspecto e mais bem preparado.

    Não sou de falar de arbitragem, muito menos criticar fortemente os arbitros já que não gosto de teorias da conspiração e eles erram, mas como toda a gente já que são humanos. No entanto, em Portugal há realmente maus arbitros, que parecem ver mal ou ser mesmo incompetentes. Não fosse o VAR (tem coisas más e boas, mas acho que quando é bem utilizado e com bom senso, é positivo) e não tinha assinalado penalti. O arbitro está o que? A 2 ou 3 metros do lance? E está mesmo a olhar para o lance e ninguém está à frente dele e o Óliver pontapeia, claramente, o adversário e nem assim o arbitro consegue ver e assinalar, parece impossível. Mas enfim, foi penalti claro e o Óliver mais uma vez a estar num lance em que “chuta” o adversário, já contra o Benfica fez o mesmo no nosso 1º golo, tem que se controlar mais ou corre o risco de deixar mesmo de jogar com SC no comando técnico.

    André Pereira parece bom rapaz e bom profissional, mas é de mim ou parece um regen dos fracos como jogador? É que nem joga mal e até incomoda e tem físico, mas não faz nada bem nem mal, é um jogador normalíssimo, não serve para o Porto. E o Militão a DD é bom porque é um excelente jogador, mas a DC é diferenciado e aí sim é acima da média, sendo que defensivamente dá qualidade mas é um DEFESA, não um LATERAL e portanto continuamos a precisar de um DD, Pepe é bem-vindo mas fazia mais falta um LD.

    Penaltis é competência de quem bate melhor e os defende melhor, assim como um pouco de loteria, portanto venceu quem esteve melhor nesse aspecto e mais bem preparado. Destaque para o Bruno Fernandes que os bate com uma tranquilidade enorme e muita capacidade. Não percebi o Sérgio Conceição escolher Militão e Hernâni para bater os penaltis tendo Brahimi, Marega, entre outros… mas pronto, como se perde uma Taça em segundos depois de um disparate do Óliver e más escolhas do SC, é bem. E o Renan deve ser da Samoa, parece que está a fazer o “The Haka” a defender penaltis ou então é só doido, ahah.

    Um dado interessante e curioso é que o Sporting nos ganhou 7 finais em 10. A “malapata” da Taça da Liga continua para nós, os rivais e o Braga já conquistaram. Parabéns ao Sporting e aos sportinguistas!

    • Kostadinov
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:05 pm

      Concordo com o grosso do teu comentário Kacal mas reforço especialmente a parte do André Pereira. Aliás foi algo que disse logo no início da época. É simplesmente demasiado mau para fazer parte do plantel do Porto, quanto mais do 11 titular.

      • Kacal
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:17 pm

        Sem duvida Kostadinov, é que nem no plantel tem lugar como disseste. Não vejo nele UMA qualidade decente, nem sou de ser tão drástico com os jogadores, mas aqui tenho que ser. Mesmo no jogo aéreo não tem muita técnica. Mas enfim. Foi só um aparte já que hoje não foi por ele que não vencemos.

      • João Ribeiro
        Posted Janeiro 27, 2019 at 8:40 am

        O problema para o Porto é que, devido aos regulamentos desta competição, tinha de jogar com André Pereira ou Bruno Costa (isto porque Sérgio Oliveira de repente não conta). Entre um e outro venha o diabo e escolha…

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 27, 2019 at 1:18 pm

          É verdade, e é um reflexo do que se falou em cima. Quase não temos portugueses no plantel, o que é péssimo e torna este tipo de competições, cuja regra concordo (pessoalmente até acho que se devia aumentar o número de portugueses no regulamento), ainda mais difícil se torna.

  • Joao X
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:00 pm

    Parabéns Sporting!
    Gostava de ver o Sporting jogar melhor mas tem muitos jogadores banalissimos. Talvez não seja possível.

  • BernasAlves
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:00 pm

    Minha opinião.
    O Sporting merece. Merecem este boost de confiança. E por tudo e todos os fantasmas da época passada venha esta taça dar motivação à equipa. É necessário um rival forte, um grande forte, para uma época de qualidade, de boa competição e futebol.
    Parabéns Sportinguistas.

    Saudações benfiquistas.

  • Nunop
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:01 pm

    Atenção, o Sporting não joga nada mas Bruno Fernandes merece tudo. A qualidade que mete em tudo o que faz é inacreditável. Que craque, melhor jogador do campeonato a seguir ao Jonas, sem dúvida nenhuma.

    • Gunnerz
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:02 pm

      Á frente do Jonas pá.

      • Nunop
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:07 pm

        Os dois contribuem imenso para o jogo da equipa, têm os dois magia em cada toque….mas um marcou 131 golos em 167 jogos ahah
        Mesmo o VM tem dito nos negritos que o Jonas é o melhor jogador em Portugal nos últimos anos de longe.
        Mas sou muito apreciador do português e gostava de o ver de vermelho.

  • Consuela
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:01 pm

    Porto e penaltys, name a better duo. Jogo fraquinho, mas a haver um vencedor só podia ser o Porto, na segunda parte o Sporting criou zero, com o golo, literalmente, caído do céu.

    • JoaoMiguel96
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:17 pm

      Sim, porque o golo do Porto foi um lance de genialidade. Não fosse isso e também não tinham oportunidades nenhumas.

  • WildFury
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:01 pm

    “Treinamos os penaltis”, ainda bem que treinamos, senão imagino como era…
    Merecíamos mais, Óliver do 80 ao 8.

    • Alvaromoreira
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:12 pm

      A burrice do Sérgio é descomunal. Ele já devia adivinhar que este jogo era para penaltys, e diz que os treinou quando em 30 jogadores no plantel não deve haver um único que os saiba bater. O do Militão parecia piada, que penalty ridículo, como portista não aceito que um jogador marque um penalty quase a gozar com os adeptos.

    • Gil Rodrigues
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:45 pm

      Genial é meter o Hernani (para marcar o penalty) e ele falhar… ???

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:02 pm

    Um jogo muito mais interessante do que aquele que se verificou entre as duas equipas para a campeonato há umas semanas atrás. A 1ª parte mais dividida com o Porto a ganhar ascendente na 2ª, tenho ideia aliás que o Sporting só ‘entrou’ verdadeiramente em jogo depois de sofrer o golo. E depois do empate continuou mais forte até final, aliás teve uma excelente oportunidade para conseguir a reviravolta total. Nos penaltis então não deu hipótese, Renan esteve muito bem.

    Apesar da derrota não desgostei do jogo do Porto. A intensidade foi a do costume e a equipa conseguiu desenhar uns lances ofensivos bastante bons ao longo da partida. Era de longe o menos importante dos troféus em disputa mas apesar disso, tal como isto pode ser um balão de moral para o Sporting, pode igualmente ser desmoralizador para o Porto que claramente mostrou querer ganhá-lo.

  • brunofonseca
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:04 pm

    Fomos a única equipa que fez para ganhar o jogo mas é assim o futebol.
    Infelizmente indo para penaltys já se sabe que ultimamente para o Porto é derrota certa.
    Parabéns ao vencedor!

    • JoaoMiguel96
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:23 pm

      Na segunda parte, certo?

      • brunofonseca
        Posted Janeiro 26, 2019 at 11:34 pm

        Com todo o respeito mas a superioridade do Sporting na primeira parte não se compara à superioridade do Porto na segunda. Mesmo o Sporting sendo superior, o Porto teve mais ataques na primeira parte. De qualquer forma não houve oportunidades de destaque, assim como na segunda parte, mas aí o Porto literalmente jogou sozinho.
        Cumprimentos!

        • JoaoMiguel96
          Posted Janeiro 27, 2019 at 12:33 am

          O Porto jogou tão sozinho que só criou perigo quando marcou o golo e foi por culpa do Renan.

          Superioridade que não resulta em nada não vale a pena.

    • BioSpot
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:44 pm

      Se formos contar as oportunidades flagrantes de golo, tirando os golos, acho que só houve uma para cada lado na segunda parte.
      FCP dominou a segunda parte, mas sem nunca causar verdadeiro perigo. A primeira foi completamente dividida.

  • R1906
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:05 pm

    Renan a vacilar nos 90 minutos, mas nos penaltis a impor-se.

    Jogo muito complicado para nós…equipa muito em baixo e as lesões a complicaram ainda mais…a primeira parte controlamos, na 2º fomos engolidos, tivemos sorte no penalti e tivemos logo um lance a seguir que podiamos dar a volta nos descontos.

    Nos penaltis mais 1 vez a sair por cima..o Porto começa a ganhar problemas psicológicos com estes desempates por penaltis e o Sporting, 4 jogos na final 4, 4 jogos ganhos nos penaltis! Ser sportinguista também é isto.

    Vitória muito importante para o clube , muito mesmo , devido a situação que vivemos. Que se capitalize isto para o resto da temporada.
    Keizer merece muito isto, depois do que aconteceu!

  • Kacal
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:05 pm

    E o Coates hoje deu uma bela resposta, fez um grande jogo e liderou a defesa do Sporting. Renan é bom GR e o Ristovski vai cumprindo, mas não é fácil jogar com André Pinto a seu lado e na 2ª parte com Petrovix (adaptado) e Jefferson… mas o uruguaio é um dos melhores centrais da liga, não tenhamos duvidas. Ah e o tal Borja até pode não ser fantástico, mas se for bom já será melhor que o Acuña, é que o argentino é muito bom jogador naquela posição, mas jogar com ele é ter um jogador em “part-time”, o homem vê quase sempre amarela e fica logo limitado no jogo, a expulsão é tão iminente.

    • Mike The Kid
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:52 pm

      É o que já tinha dito, criou-se uma onda de hate ao Coates porque sim, é dos melhores centrais da liga e hoje foi talvez o melhor em campo

      • Kacal
        Posted Janeiro 27, 2019 at 12:03 am

        Nem sempre estamos de acordo, mas no que diz respeito ao Coates, não há discordância nenhuma. Totalmente de acordo! Subscrevo!

  • Mike-UK
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:05 pm

    Mais jogadores perdidos por lesão num jogo desta coisa super requintada onde se vai a penalties sem passar pelo prolongamento.
    Hoje esta coisa serviu para ver que o Petrovic pode e deve ser peça fundamental do plantel.
    De resto, ver Dost, Fernandes, Nani e Raphinha em campo e Jovane, Miguel Luis, Luiz Phillype no banco não faz sentido.
    Já o disse e repito: o foco tem de estar na taça de Portugal, será o único troféu de prestígio e digno desse nome a que nos podemos candidatar este ano.

    • R1906
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:09 pm

      Esta coisa requintada só tem que ser ganha…é preciso incutir mentalidade vencedora a tudo o que se vai…isto de ganhar o mais importante é o que os Spurs pensam e por isso é que por acharem-se muito, não ganham nada.

      Uma coisa não invalida a outra, e é um troféu muito importante para o clube no actual momento.

  • CarlosFCP
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:09 pm

    Valeu pela vitória ao Benfica e ninguém ter-se lesionado.

    Há um bicampeonato para conquistar, uma eliminatoria da liga dos campeões para ultrapassar e é isso que interessa.

  • JoseRibeiro
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:10 pm

    Sporting superior na 1ª parte, mas morreu totalmente na 2ª parte (apesar de o Porto não ter criado muito perigo). Depois do golo sofrido mérito também para o Sporting que conseguiu carregar e chegou ao golo e teve uma oportunidade flagrante com Raphinha,

    Mais um jogo muito fraco dos laterais do Sporting (e do Guarda-Redes que continua sem me convencer) e os melhores acabaram por ser Nani, Bruno Fernandes e Wendel que foram as figuras chave nos melhores momentos do Sporting.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:11 pm

    A defesa do Porto piorou tanto com o Pepe… o Porto tem que voltar a jogar com a dupla Felipe-Militão porque assim vão sempre sofrer na defesa.

  • OlaTudobem
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:13 pm

    Sporting a ganhar mas a jogar mal como tudo… na 2ª parte pelo menos. Aquele golo do Porto nem tem explicação. Como é que o jogador do Porto anda quase 20 metros consegue puxar para o pé, rematar e ninguém lhe sai ao caminho? Tanta displicencia… E Keizer que tem de esperar até sofrer um golo aos 80 minutos para fazer uma alteração. tendo em conta o jogo que estavamos a fazer no 2º tempo ele tinha de mexer mais cedo, nem que fosse taticamente. Estavamos a ser completamente engolidos. E batendo no ceguinho, as laterais do Sportng estão um nivel tão abaixo dos nossos rivais que mete dó. Ristovski nada jogou, Acunha e Jefferson íden. Até parece que temos menos jogadores em campo. O Raphinha teve o jogo todo em modo defensivo. Valeu-nos o Coates que fez um grande jogo e cortou tudo o que lhe apareceu pela frente. Melhor jogador a par do Brahimi.

    Enfim, valeu pela vitória mas o nivel de jogo do Sporting está deplorável e temos de melhorar muito. Esperemos que esta taça seja um boost de confiança.

  • Kafka
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:14 pm

    O Porto nem esperou no relvado pelo que o Sporting levantasse a Taça, ai esta o tão proclamado “fair-play”

    • Joao X
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:18 pm

      Pura hipocrisia… mas não é algo que surpreenda alguém.

    • Flavio Trindade
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:22 pm

      Não ficaram e na realidade nem deviam estar nesta fase porque a figura decorativa da Liga permitiu que um dos semi finalistas não tivesse cumprido os regulamentos.

    • Kostadinov
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:27 pm

      Cada dia que passa cais mais no ridículo com esta postura de achares que não tens telhados de vidro. Eu próprio já critiquei a sério a postura do Porto nessa situação, é de um mau perder e de uma falta de nível atroz, e infelizmente não é algo único na nossa história, mas até parece que o Benfica nem apagou as luzes do estádio quando o Porto foi lá ganhar um título nem nada. Se fosse qualquer outra pessoa nem comentava desta forma, faço-o contigo porque não perdes sequer uma oportunidade para vir destilar ódio em direcção ao Porto, Sporting, Real Madrid, Ronaldo e agora, por razões óbvias, Juventus. Zero comentários ao jogo, aliás já não me lembro da última vez que apareceste para falar de futebol a não ser nos assuntos que se enquadrem na tua verborreia de hater. Tu és o rosto mais visível aqui no blog de tudo o que está errado com o futebol português.

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:41 pm

        Isto.

      • Kacal
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:48 pm

        Auch! Na mouche, Kostadinov. Subscrevo!

      • Kafka
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:49 pm

        Portanto tu é que és Portista e defendes um clube como o Porto que há 30 anos anda a fazer o que toda a gente sabe, mas eu é que sou o rosto visivel do que esta errado no futebol português? tão bom este Kostadinov…

      • Stromp1906
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:49 pm

        Caro Kostadinov, nome de craque, palavras sábias.
        SL

      • Takerpt
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:52 pm

        Disse.

      • O Patrão
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:58 pm

        Não considerando a tua opinião sobre o user em questão, porque não acrescenta nada discutir sobre isso, estás a comparar o incomparável.

        A atitude do Benfica pode ter sido feia mas não é expectável em lugar nenhum do mundo que tenha um clima de futebol de guerra como o nosso, deixar o rival directo festejar no teu próprio estádio.

        Mesmo sendo condenável, o Benfica não era obrigado. Nem faz sentido nenhum querer festejar no estádio do adversário. Os adeptos, na sua maioria, estão noutra cidade, mas para mim não faz sentido porque uma final de uma competição é diferente de um jogo de campeonato que pode ditar um vencedor desse mesmo campeonato.

        Justificar as nossas ações com as ações dos outros é fugir com o rabo à seringa.

        Numa final de uma competição em que está prevista a entrega da taça, abandonar o recinto e ainda atirar e bater com medalhas no público é uma atitude muito triste, ainda por cima vinda de um “boneco” que tanto critica os outros, que fala em proteção aos árbitros e foi tantas vezes expulso e só demonstra, sem querer faltar ao respeito, que o dito popular está correcto: olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.

        • Kacal
          Posted Janeiro 26, 2019 at 11:17 pm

          Se há aqui alguém que defende as acções de uns com as acções de outros nunca admitindo o erro, é o user em questão. O Kostadinov ainda hoje admitiu!

        • Khal Drogo
          Posted Janeiro 26, 2019 at 11:27 pm

          Mesmo que o exemplo dado pelo Kostadinov não tenha sido o mais adequado, a ideia que quis transmitir é percetivel e, a meu ver, acertada.

          Que o comportamento da equipa do FCP foi deplorável, isso ninguém nega. Eu, pelo menos, repudio veementemente atitudes infantis do género. No entanto, também é reprovável – e bastante irritante, como pode imaginar -, da parte de adeptos de clubes rivais, vir para a caixa de comentários, num tom altivo e de aparente superioridade moral, tentar fazer passar a ideia de que os seus clubes são a encarnação da ingenuidade e inocência, e fazer generalizações relativas a todos os adeptos do Porto.

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 27, 2019 at 1:32 am

          O Patrão, simplesmente referi uma atitude incorrecta e altamente deselegante de um clube, que apagou a totalidade das luzes no seu estádio porque o rival calhou de ganhar lá e naturalmente começou a festejar lá (claro que a festa não acabou por lá). Para mim ambas as situações são comparáveis em termos de deselegância. E quem já me conhece aqui no blog sabe que nunca justifico as más acções de funcionários do meu clube (e são muitas, só neste ano já conto no mínimo uma mão cheia delas) com acções de funcionários dos clubes rivais. Fi-lo neste caso específico precisamente em relação ao user em questão que continuamente usa essa mesma estratégia que referes. Não é uma nem duas vezes, é sistematicamente. E que as únicas vezes que aparece por cá ultimamente (e quando digo ultimamente já falo há pelo menos de uns bons meses) é para atacar de forma vil (e por fezes quase xenófoba) clubes, pessoas, cidades, TODOS os adeptos dos rivais, e pasme-se, até toda uma classe profissional. Fi-lo porque a paciência tem limites. Pelo menos a minha tem. Fi-lo porque o user em questão é o reflexo perfeito da gritante falta de cultura e de valores que se vive no nosso futebol. Aliás as respostas desse mesmo user ao meu comentário reflectem bem o tipo de postura que ele tem.

          Já perdi a conta ao número de vezes que aqui critiquei o meu clube, os seus dirigentes, o seu treinador, a sua claque. Users mais atentos (alguns deles portistas como o Kacal ou o Kahl Drogo por exemplo) sabem bem disso. E por norma sou sempre muito mais crítico com o meu clube do que com os outros precisamente porque acho que devemos sempre olhar para a nossa casa (e a ‘minha’ tem muitos problemas que já não vêm de agora). Mas a sensação do que é correcto ou incorrecto não deve andar ao sabor do clube que se representa, deve ser um valor universal e inabalável. E confesso, não tenho muita tolerância para auto-proclamados arautos da verdade e da moralidade que disparam veneno (não são análise factuais, é veneno, basta atentar nos comentários do user em questão e a forma como estes são proferidos) na direcção dos outros como se os seus próprios clubes fossem o reflexo futebolístico da Madre Teresa. Com toda a sinceridade, o que é demais enjoa.

      • Kafka
        Posted Janeiro 26, 2019 at 10:58 pm

        Depois destilo ódio em relação ao Real MAdrid? oi? eu neste blogue sou o único defensor do Real Madrid, ao ponto de haver pessoas neste blogue que dizem 8 é inferior a 5 por exemplo, só para eles sim destilarem ódio ao Real…

        Quanto ao Juve, eu não destilo ódio quanto à Juve, lamento é se não gostas que eu digas às verdades, a Juventus é OFICIALMENTE um clube que cometeu corrupção, isto não é inventado por mim, há provas e houve juizes que decretaram isto mesmo…mas pronto pelos vistos faz-te confusão alguém ser contra um clube (repito oficialmente corrupto), eu não estou a inventar, há juizes que decretaram isto, há provas e decisões de tribunal…mas eu percebo porque é que isso te faz confusão, és portista

        Quanto a destilar ódio ao SPorting? pelo contrário, fartava-me de rir com o Sporting do Carvalho, era sitcom diária, nunca destilei ódio

        Quanto ao Cristiano? eu destilei ódio ao Cristiano quando? ele a mim e à minha familia nunca fez mal, para sorte dele, porque ai a conversa era diferente…portanto não tenho motivo nenhum para o odiar, apesar de ele não ser de todo um cidadão recomendável, pois ainda esta semana ele admitiu em tribunal que fugiu aos impostos, mais uma vez que fique claro que eu não estou a inventar nada, isto é OFICIAL e há provas e juizes a decretarem isto e até há uma confissão dele a assumir que fugiu aos impostos, mas siga….se alguém o odeia deve ser o pai lá da rapariga americana de las vegas…

        • Eagle
          Posted Janeiro 27, 2019 at 12:25 am

          Que raio de comentário é esse? Defendes o Real Madrid porque já não está lá o Ronaldo e deves viver no mundo da lua para achar que o Real está melhor agora sem ele. E sim destilas ódio em relação ao Cristiano, se te fez mal ou não, não faço ideia nem pouco me interessa mas que destilas ódio e não é pouco é verdade portanto não tentes atirar areia para os olhos de ninguém. Todos temos olhos e conseguimos ler as parvoíces que para aí escreves. Tenho dito e espero sinceramente que ou mudes ou então pares de comentar porque adicionas 0 ao VM.

      • PauloDybala1O
        Posted Janeiro 26, 2019 at 11:18 pm

        Sem papas na lingua, subscrevo.

      • MagicoLucho
        Posted Janeiro 27, 2019 at 12:20 am

        Comentário do ano, parabéns

      • Eagle
        Posted Janeiro 27, 2019 at 12:25 am

        Mais nada, tudo dito.

      • J Silver
        Posted Janeiro 27, 2019 at 5:07 am

        Até me deste vontade de comentar só para dizer que conseguiste verbalizar na perfeição aquilo que de certeza muitas pessoas aqui do blog pensam. É extremamente cansativo.

      • João Ribeiro
        Posted Janeiro 27, 2019 at 8:28 am

        Não diria melhor!

      • psychomantis
        Posted Janeiro 27, 2019 at 12:01 pm

        Fora futebol, este é o melhor comentário por aqui.

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:15 pm

    Acabei de reparar que o Porto não ficou no relvado para assistir à entrega da Taça ao Sporting, o que para mim é absolutamente ridículo e não fica nada bem. Não só demonstra mau perder como não ajuda nada a este clima de ‘guerra’ que se vive no nosso futebol. Totalmente escusado.

    • Kacal
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:31 pm

      Sem duvida Kostadinov, como portista e defensor do fair-play no desporto e aqui no blog, acho completamente ridículo também e não nos fica nada bem, não me revejo nem me identifico com este tipo de atitude, ainda por cima quando o Sporting teve fair-play.

  • Joao X
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:15 pm

    A malta do Porto mostra bem do que são feitos ao não respeitar o adversário e sair antes de se levantar a Taça…

    • Miguel Carvalho
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:34 pm

      Normal, olhas para aquele banco é só arruaceiros começando no treinador acabando no careca que não sei o nome dele, estão constantemente na rua quando não ganham, quem não sabe perder também não sabe ganhar, normal não terem esperado.

  • JoaoMiguel96
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:17 pm

    Somos mesmo a besta negra do Porto nos penaltys…

    Parabéns ao Sporting! Primeiro título de Varandas, primeiro título de Keizer e um belo tónico para encarar a segunda parte da época!

    Parabéns também ao Porto, que foi um belíssimo adversário.

    Quanto ao jogo em si, primeira parte muito boa do Sporting. Jogámos subidos, com a defesa alta e a pressionar o Porto na sua defesa. Não sofremos praticamente oportunidade nenhuma, as nossas costas estiveram bastante bem defendidas e só pecámos por não termos tido mais oportunidades de golo.

    Já a segunda parte, foi totalmente do Porto. Entrou muito mais forte, pressionante e agressiva. O Sporting nunca conseguiu ter bola, mal pressionou e depois sofreu o golo num lance muito infeliz de Renan. Os comandados de Keizer bem tentaram voltar ao jogo, no entanto só conseguiu com um penalty cometido por Oliver. Bas Dost converte e no ultimo minuto do tempo de compensação Raphinha (a meias com Vaná) por pouco não selou a conquista.

    Vieram os penaltys e o Sporting, como tem sido hábito nos últimos tempos, lá ganhou ao Porto

    Agora é festejar, voltar para casa e preparar o resto da época. Vêm 8 jogos num mês, todos eles super decisivos para as restantes competições.

  • R1906
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:18 pm

    Parabéns ao fair-play do Porto..o ambiente tem estado insustentável de facto.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:19 pm

    Ironia das ironias esta edição da taça da liga acaba por ser salva pelo VAR…

    Quanto ao jogo foram duas partes distintas.

    A primeira é toda do Sporting.
    Bem na pressão, muito bem na circulação, e a conseguir com o seu trio de meio campo ter a superioridade no miolo e dessa forma esconder a bola do Porto e conseguir ter critério na saída.
    Apesar de tudo, o Sporting não materializou esse domínio já que oportunidades foram nulas muito devido à falta de mobilidade de Bas Dost e à exibição muito fraca de Raphinha (curto a atacar e inexistente nas coberturas defensivas já que deixou Ristovski sempre sozinho a defender).
    O Porto parecia adormecido e foi um espectador.

    Na segunda parte tudo se alterou.
    Porto muito agressivo, a pressionar muito alto e a causar muitos erros na primeira fase de construção do Sporting, e anulando a saída em profundidade porque Bas Dost não é jogador desse perfil, Raphinha continuou a passar ao lado do jogo e Nani (que foi dos melhores) já não tem ritmo para estas andanças.

    Mas tal como o Sporting na primeira parte, apesar de toda a pressão e do volume de ataques, esse domínio foi materializado em quase nada já que Renan foi quase um espectador e quando não foi deu um peru de todo o tamanho.

    O Porto chegava à vantagem quase no fim, e o resultado ajustava-se face à maior vontade dos portistas.

    Mas o futebol tem destas coisas.
    E pelos pés de Nani o Sporting chegou-se à frente e chega ao inesperado empate no fim num lance descortinado pelo VAR (e desta feita muito bem).

    Nos penalties a maldição do Porto continuou, e Renan voltou a ser o herói.

    Notas finais:

    – Primeiro titulo para Varandas e Keizer, título este que pode dar ânimo extra à equipa.

    – Boa arbitragem de João Pinheiro, dos seus assistentes e do VAR. Não quis ser figura e isso é bom.

    – Mais uma vez, o Porto a demonstrar o seu mau perder ao abandonar o campo depois do Sporting ter feito a guarda de honra…

  • PCampos
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:20 pm

    Esta equipa merece…
    Estes adeptos merecem…
    Que festival deram nas bancadas. De início ao fim, ninguém parou, épico… o Porto por cima no jogo, depois o Porto a ganhar e os adeptos não pararam sempre acreditar e acredito que este foi o tónico, o boost de energia que os jogadores já não tinham para ir atrás. É tão importante acabar com a conversa dos Brunistas, dos 71%, sempre a procurar erros para apontar, apontar erros do passado… vamos parar e trabalhar todos juntos em prol da instituição que é maior que tudo é todos… Obrigado Sporting por me fazeres feliz. A época vai a meio, uma conquista da taça de Portugal e um 2o lugar fazem desta época extremamente positiva e depois se der para mais perfeito. Vamos SPORTING

  • masterDC
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:21 pm

    Está ganha é o que importa! Fizémos uma boa 1ª parte mas uma péssima 2ª parte. Não criámos quase perigo e acabámos por ter uma felicidade tremenda com um penalty marcado nos descontos. O Renan acabou por ser muito importante nos penalties, não sei quem escolhe a decisão de marcar os penalties mas continuo a achar que os penalties deviam ser marcados pelo Bruno.

    Claramente que estou feliz com este resultado porque isto é um boost muito importante para nós, para nos dar a confiança necessária para o resto da época. Temos de jogar muito melhor se queremos alcançar os nossos objectivos. Esta vitória é excelente, é bom para os adeptos para poderem acreditar na equipa, ao presidente Frederico Varandas que tem feito um bom trabalho até agora e para Keiser que no meio de tanta desconfiança ganha aqui o seu primeiro título no seu primeiro ano depois de tudo o que aconteceu neste Verão merecíamos isto.

    Espero que este seja o primeiro de muitos, que os adeptos acreditem que possamos melhorar e conquistar títulos embora seja sempre difícil e que os jogadores demonstrem que podemos confiar neles mesmo quando as coisas não correm bem.

    Uma palavra de desagrado face à atitude do Porto, que falta de fair-play, percebo que seja difícil perder desta forma mas o respeito devia sempre prevalecer.

  • M1950
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:22 pm

    Depois da Guarda da Honra deviam ter ficado para ver o levantar da Taça…

    Este está a ver…

  • Teixas
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:24 pm

    Fico contente que os meus 2 rivais finalmente estejam a demonstrar o quanto desejam a “Taça da carica”, embora tenha ficado mal o Porto nao ter saudado os campeões de Inverno.

    A ver se o meu Benfica volta a conquistar o troféu, que já há muito que nos escapa.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:26 pm

    Parabéns Leões, numa época tão atípica este troféu acaba por ter uma importância muito grande para o Clube, nem que seja para expurgar os fantasmas do passado.
    Mais uma vez obrigado a todos e Parabéns! SL

  • Khal Drogo
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:33 pm

    Mais um jogo, na sua maioria, entediante entre Porto e Sporting. Já nem fico entusiasmado com estes clássicos…

    Sporting superior na primeira parte e Porto superior na segunda. No cômputo geral, penso que teria sido mais ajustada a vitória do Porto, mas a vitória do Sporting também não é escândalo nenhum (recuaram muito, e até jogaram com o relógio, mas julgo que foi devido às adversidades que tiveram na segunda parte, a nível de lesões).

    Nota ainda para a equipa de arbitragem, que esteve bem, e para o Pepe que, se é para jogar assim, mais vale ficar no banco. Quanto aos penaltys, não vale a pena dizer nada. Reza a lenda que já conseguimos ganhar um desempate nesses moldes.

    Parabéns ao Sporting!

    • Khal Drogo
      Posted Janeiro 26, 2019 at 10:40 pm

      Faltou referir o jogaço do Brahimi e a péssima exibição, por motivos diferentes, de Bas Dost e André Pereira (o primeiro porque desaparece nestes jogos, e o segundo porque não tem qualidade para estas andanças).

    • Kostadinov
      Posted Janeiro 27, 2019 at 1:37 am

      De facto, ia mencionar a questão do Pepe e depois esqueci-me. Concordo plenamente, ainda pouco jogou é certo, mas até agora mostrou zero da qualidade que sabemos que tem. Espero que isto seja apenas uma questão de adquirir ritmo e não consequências visíveis da idade, apesar de claro, já ter passado o seu auge há algum tempo.

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 27, 2019 at 11:40 am

        Também espero que seja apenas isso. Aqueles dois falhanços não se admitem num jogador com o currículo dele!

  • Daniel Alves
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:34 pm

    Só vi a 2ª parte e vi o Porto sempre em cima do Sporting, mas sem criar perigo. Num erro de Renan lá chegou ao golo. O Sporting que até nao tinha feito nada consegue logo um lance perigoso e mesmo ao fim um lance estúpido de Oliver dá um penalti (era mesmo preciso ir ao VAR, Sr. árbitro?) que permite ao Sporting empatar e não fosse aquele desvio de Vaná e podia ter ganho ainda nos descontos. Nos penaltis, caiu para o lado do Sporting, que é quem tem saído sempre por cima neste tipo de lances.

    O Sporting sai de Braga com um título e o Porto ganhou ao Benfica, por isso estarão os 2 contentes.

  • ACT7
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:37 pm

    Parabéns ao Sporting pela conquista.
    O Sporting faz 2 jogos onde para mim foi inferior ao Braga e ao Porto, mas também não concedeu grandes oportunidades de golo (mesmo hoje) e até se manteve forte no capítulo defensivo.
    Quando o Porto marca, todos pensamos que o jogo estava acabado mas o Sporting conseguiu reerguer-se e até podia ter virado o jogo dentro dos 90 min. B.Fernandes é uma máquina, Renan voltou a fazer a diferença nos penaltis.
    O Porto foi superior, principalmente na 2ª parte, mas não teve grandes oportunidades de golo (cabeceamento do Felipe e o golo num erro do Renan). Defensivamente até acho que a equipa está pior com a entrada do Pepe (talvez fruto da paragem), teve vários erros principalmente na 1ª parte e ainda deixou o Felipe à beira da expulsão. Ofensivamente muito previsível a despejar bolas no Marega. Hoje o árbitro também teve um critério apertado e marcou praticamente todas as faltas, o que fez com que o Óliver e o Herrera perdessem protagonismo na recuperação.

    Algumas notas:
    Acabou por se fazer alguma justiça depois das duas meias finais vergonhosas. Os adeptos do Porto, estrutura e jogadores mostraram a sua cultura. Não percebi a ideia de se entregar a taça na bancada. Não entendo como é que uma equipa têm de fazer um esforço enorme para ter apenas 2 formados no país em campo durante 45 min. A taça da liga deve ser repensada. Proença continua com o seu ar feliz.

    • WildFury
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:05 pm

      O esforço de meter 2 jogadores formados deve-se à incapacidade de preparação dos jogadores para dar “o salto”. Temos tido jogadores com bom/excelente potencial mas não confirmam, seja por se preferir os estrangeiros na B, seja por não estarem totalmente preparados para a principal e são simplesmente encostados, fazendo-se assim um S. Oliveira (6 cedências até agora (salvo erro), mais esta época sem jogar).

      • Chico
        Posted Janeiro 27, 2019 at 12:19 am

        Dalot e Rúben Neves são talentos geracionais e passaram pelo plantel principal com muito poucos minutos. Quando jogadores desse nível não são chamados ao onze, torna-se impossível para a esmagadora maioria dos jogadores formados no clube.

      • ACT7
        Posted Janeiro 27, 2019 at 12:22 am

        Eu acho vergonhoso para o actual campeão português ter de fazer um esforço devido a problemas físicos do Danilo, aliás como achava vergonhoso nos tempos em que o meu clube praticamente não tinha portugueses ou formados em Portugal, curiosamente nessa altura falava-se muito dos portugueses e dos formados dos 3 grandes.

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 27, 2019 at 1:53 am

          Sim, confesso que isso também é uma das coisas que me causa uma impressão tremenda. Até porque nem acaba por ser um caso do clube não ter valores nenhuns para subir, tem-nos é desperdiçado todos. Acho que jogadores como Dalot e o próprio Ruben Neves por exemplo deviam ter ficado mais tempo. Com o Dalot então tínhamos a questão da lateral direita resolvida por mais um par de anos até não ser mais possível segurá-lo. Igualmente no centro da defesa, tenho uma pena tremenda que tenham cortado as pernas ao Diogo da forma que cortaram desde que chegou o Militão (que claro, deveria ser sempre titular, isso não está em causa). No aspecto da formação o Benfica está muito à frente dos rivais e principalmente do Porto, a quantidade de talentos do Seixal que tem lançado tem sido impressionante.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:45 pm

    Ainda bem que os Clássicos FC Porto x Sporting já não são o que eram… Gostava era de ver outros a ganhar tantas vezes ao FC Porto como o Sporting fez neste século.

    Vitória feliz, não há como dizer de outra forma. O Sporting tem menos recursos, está pior fisicamente, mas fez o que pôde. Uma grande 1.ª parte a todos os níveis, com Keizer a surpreender Conceição com uma pressão alta que anulou os médios do FC Porto e criou muitas dificuldades à defesa azul e branca. Faltou outro discernimento a decidir, mas um rendimento superior ao que esperava. Na 2.ª parte muitas incidências e depois o FC Porto superiorizou-se, subindo as linhas de pressão e criando dificuldades com a criatividade de Brahimi e Corona, os raides de Telles e a potência de Fernando e Marega. O golo acaba por surgir numa forma feliz, um frango, mas os Dragões tinham feito por merecer a vantagem. Na recta final surge um pénalti algo inesperado e quando fomos para os pénaltis sentiu-se que o Sporting podia voltar a vencer. Temos bons batedores e isso confirmou-se. Muito bem.

    Algumas notas individuais:
    – Wendel esteve bastante bem e é um jogador crucial quando está bem fisicamente porque tanto é pressionante como sabe ter bola e queimar linhas de pressão. Hoje esteve muito bem a fazer de 2.º médio com Gudelj, que também cumpriu. Muito bom jogo do miolo aliás, com Bruno Fernandes a ter pinceladas de classe.
    – Pepe a central esquerdo tem dificuldades claras e ao mesmo tempo torna o sector mais frágil sem Militao. A questão é que o Sporting não soube explorar a profundidade. Foi o único erro de Keizer, pois Diaby devia ter sido titular a 9.
    – Coates muito bom jogo, foi pena ser o infeliz do pénalti, mas Renan emergiu. O brasileiro foi ao contrário, pois errou no jogo e depois redimiu-se. Decisivo nesta conquista.
    – Acuña a ter muitas dificuldades e se o Zenit tiver visto isto dificilmente bate os 20M. É muito bom para lateral na maioria dos jogos, mas quando o nível sobe tem dificuldade.
    – Dost passou novamente ao lado do jogo e é altura de ser repensada a sua situação neste tipo de jogos. Keizer deve entender isso.
    – Raphinha a afirmar-se cada vez mais na equipa, mas pode dar ainda muito mais. Aquele golo teria sido extraordinário para essa afirmação. Foi pena.
    – Jogão tremendo de Brahimi e Corona, que estão num nível diferente em Portugal nesta altura, ao passo que Marega com maior ou menor dificuldade foi bem anulado.
    – Óliver sai como réu do jogo ao cometer o pénalty e, se Conceição já não era fã, agora ainda menos. Já Herrera foi decisivo nas melhorias da equipa na 2.ª parte.
    – Arbitragem competente. Tirando o amarelo a André Pinto, um canto que ficou por marcar no último minuto e o 2.º amarelo a Óliver que ficou no bolso acho que João Pinheiro esteve muito bem para a exigência.

    Uma nota final para o clube em si. Depois do que se passou em Alcochete esta conquista é importante, sobretudo para os jogadores. Mudámos presidente, treinador, mas muitos jogadores são os mesmos. Mereciam esta conquista. É apenas uma Taça e há muito para conquistar, mas mereciam isto. E nós adeptos também, que tanto ansiamos por vitórias. Espero que seja o embalo para o resto de uma época positiva.

  • mcthespecialone
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:51 pm

    Resiliência é a palavra que me vai na cabeça. Muito orgulho em ser leão. Já que não ganhamos um campeonato há tanto tempo é a capacidade para acreditar num futuro melhor que alimenta a paixão pelo meu clube e cada vez acredito mais. Já passámos por muito e mais passaremos mas um dia havemos de ser campeões outra vez. Grande Sporting ?

  • Mabk
    Posted Janeiro 26, 2019 at 10:53 pm

    Incrível a falta de nível de Sergio Conceição e dos que o rodeiam… De tirar as medalhas logo a seguir às receber, a sair imediatamente a seguir, a ver agressões de adjuntos de SC a adeptos com medalhas! (independente do que lhe possam ter chamado, é nojento). Bem feito para este FC Porto, quem perde assim não merece ganhar. Espero que haja castigos.
    SL

  • Chico
    Posted Janeiro 26, 2019 at 11:05 pm

    Lindo ouvir a conversa de Sérgio Conceição antes do jogo e depois ver as já comuns ações desrespeituosas pós-derrota. É tão lindo ver o clube que traz mais ódio, negativismo e agressividade para o futebol português fazer-se de vítima.

  • Chico
    Posted Janeiro 26, 2019 at 11:11 pm

    Mais uma coisa: os penáltis não são uma lotaria, são competência. Uma equipa que joga com um onze quase totalmente composto por armários trapalhões até pode funcionar nos 90 minutos, mas torna-se mais difícil quando chega a hora de executar este tipo de gesto técnico. Vitória merecida do Sporting.

    • Khal Drogo
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:41 pm

      Concordo com a primeira frase. E com a última. O resto não faz muito sentido, porque os jogadores que hoje falharam os penaltys do Porto nem são propriamente “armários trapalhões”.

  • hugo7
    Posted Janeiro 26, 2019 at 11:14 pm

    Ah deixa ver se eu percebo. André Pereira não tem nível para estas andanças mas Marega, que fartou-se de perder bolas atrás de bolas e demonstra a cada jogo o cepo que é com lances disparatados, tem nível. O futebol anda todo ao contrário…

    • Marcio Ricardo
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:33 pm

      Pois é. No entanto o jogador que leva o Porto às costas é o Marega. Se vão em primeiro, se o ano passado foram campeões, dos jogadores ele é o principal responsável. Há um Porto com Marega e outro sem..

    • Chico
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:35 pm

      A nossa Liga é tão fraca que um jogador que tenha força para ganhar no encosto e velocidade para ganhar a frente de um lance é considerado um bom jogador. E a verdade é que resulta na maioria dos jogos. O que não deixa de ser verdade é que seria totalmente banal em Inglaterra ou na Alemanha.

    • Kacal
      Posted Janeiro 26, 2019 at 11:35 pm

      Oi?! O Marega tem as suas limitações, verdade. Mas ele já demonstrou valor com muitos e decisivos golos, neste estilo de jogo tem muita influência na equipa. Há jogos em que as suas limitações vêm mais ao de cima, mas todos têm jogos maus. Agora o André Pereira em TODOS os jogos que foi utilizado nada mostrou, tem sido isto constantemente.

  • BioSpot
    Posted Janeiro 26, 2019 at 11:41 pm

    Está ganho. Finais são para ganhar, mesmo em taças consideradas secundárias.

    Primeira parte melhor o Sporting. boa pressão alta, defesa subida, meio campo a funcionar quer em combinações, disponibilidade e troca de bola.
    Segunda parte, vem a infelicidade e fisicamente a equipa rebentou. Trocar Acuña (tem que melhorar os índices de agressividade e parar de reclamar) pelo Jefferson, ninguém merece. Depois perder André Pinto e ter que socorrer com Petrovic que quase se lesionava é irreal. A partir daí a equipa ficou muito fragilizada e as pernas não aguentaram e o FCP tomou o domínio completo do jogo, mas sem nunca conseguir criar oportunidades. Alias em oportunidades flagrantes salvo erro acabou até empatado uma para cada lado, exceptuando os golos.
    Depois nos penaltis ganhou a equipa mais competente. Nunca gostei de ver centrais a bater penaltis e acho que nunca vou gostar.

    Nota negativa para a atitude do FCP e a sua falta de desportivismo e fairplay.

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 27, 2019 at 12:11 am

    Parabéns ao Sporting!!! O clube, os jogadores e os adeptos sportinguistas que não se revêem em populismos e culturas de ódio merecem plenamente este troféu depois das “nuvens negras” dos últimos anos (com um verdadeira “tempestade” nos últimos 7/8 meses)!!! O nosso futebol precisa de um Sporting forte, saudável e competitivo… um bem-haja!

    Quanto ao FCP, dá claramente a ideia que esta equipa não assusta sinceramente e que só tem estado por cima nestes últimos tempos devido à crise, de resultados e não só, dos rivais. SC tem mérito no título conquistado a época passada obviamente, fez muito com um plantel algo limitado nalguns sectores, mas tenho esperança e, até, confiança que se o Benfica subir a bitola, este FCP não aguentará a pressão. Joga de forma muito rudimentar (mas muito eficaz até aqui diga-se) e depende quase que exclusivamente da forma física dos seus jogadores, vamos ver…

    Saudações Desportivas e Viva os Campeões de Inverno

  • Mimura
    Posted Janeiro 27, 2019 at 12:14 am

    ‘O Sporting não joga nada, nao jogou nunca para ganhar, o Renan é mau, o Gudelj é mau o Keizer é de qualidade dubia, nem para 4º lugar no campeonato chega, o Sporting vai ser sempre goleado pelo porto, o varandas é mau, o cintra é mau é tudo mau e o Sporting está a acabar’ 1/4 feito com nota maxima de esforço dedicação devoção! Orgulho enorme nesta equipa que estava dada como morta ainda antes de começar. AMIGOS em casa do anfitriao e na cara no campeão. Não que este caneco conte muito! mas ao mesmo tempo conta tanto e nao precisamos de 8 Milhoes ao ano para o ganhar.

    Hoje tudo tranquilo, amanha vamos ser maus outra vez.

    SL!

  • JoaoPedro
    Posted Janeiro 27, 2019 at 2:09 am

    Antes de mais parabéns à equipa e a todos os membros da equipa técnica e da direção. Um troféu é sempre bom, seja a taça da liga seja supertaça. Se queremos voltar a ter respeito temos de ganhar títulos.
    Um jogo que me surpreendeu. Primeira parte bastante interessante da equipa, pressão alta e bloco subido a provocar erros da defesa do FC Porto, levando a que tivéssemos um maior ascendente.
    Segunda parte totalmente diferente, o FC Porto entrou mais pressionante, condicionou bem a nossa saída de bola e a equipa revelou cansaço. Depois de sofrer o golo, a equipa com vontade e crença de que podia voltar a discutir o resultado. Acabamos por chegar ao empate num penalty e até podíamos ter dado a volta mesmo no fim.
    Nos penaltis acabamos por ser mais acertivos e vencemos.
    Espero que a equipa nao revele cansaço porque vêm dois jogos importantíssimos para o campeonato e temos de vencer.

    SL

  • Hugorr
    Posted Janeiro 27, 2019 at 2:27 am

    Parabéns ao Sporting, fez por merecer a sorte que teve no final.

    Primeira parte de superioridade do Sporting, 2ª dominada pelo Porto, 1-2 ocasiões para cada lado, e o golo do Porto a surgir de um erro de Renan, com o penalty do Sporting a surgir de uma patetice de Oliver (apesar de ter o olhar preso à chegada da bola).

    Um ou outro lance mal ajuizado, como habitual, expulsão perdoada ao Porto e penalty por assinalar por falta sobre Fernando A, na minha opinião.

    Para terminar, abomino faltas de fair-play, e incomoda-me seriamente a atitude de Sergio Conceição, dos seus adjuntos e de não terem ficado no relvado para a entrega do trofeu.

    Espero agora que o Porto ultrapasse a desilusão e se concentre nos desafios que ai se aproximem, campeonato para vencer e tentar ultrapassar a Roma!

  • Gus Fring
    Posted Janeiro 27, 2019 at 7:59 am

    Como adepto Portista, quero deixar aqui os meus Parabéns ao Sporting pela conquista da Taça da Liga. Não me revejo minimamente na atitude da equipa, de abandonar o relvado antes de levantarem a Taça. Não custava nada ter ficado mais 10 minutos. Custa ver o Sporting levantar a taça? Obviamente. Mas como adepto de futebol (do desporto), não concordo, minimamente, com esta falta de fair play. Conceição, acho que estás a fazer um trabalho do car$%&@ (apesar de não concordar com tudo), no entanto, saber perder, é a verdadeira demonstração de carácter perante a adversidade. Um abraço.

  • The King
    Posted Janeiro 27, 2019 at 2:08 pm

    Não achei o sporting superior na primeira parte, achei sim um Porto a tentar impor o seu jogo e o Sporting a tentar sempre o erro, da defesa do Porto, até porque só conseguiram chegar com relativo perigo à baliza de vana, o Porto com pouco acerto no último terço até consegue ter a melhor oportunidade da 1a parte aquando do cabeceamento de André Pereira. Na segunda parte, o Porto foi avassalador com bola (certo que com poucas oportunidades para marcar), só não foi mais devido às 4 paragens devido a lesão por parte do Sporting… e acaba por marcar um golo devido à insistência da única equipa que fez de tudo para vencer nos 90 min. Aos 90 min um lance caído do céu, (Já o ano passado na meia final da taça de portugal foi igual), o sporting a igualar e até poderia ter dado a volta no último minuto… enorme saída de vana….
    3 notas finais só
    -Dá ideia que o Porto com um Ponta de lança em condições venceria este jogo com maior ou menor dificuldade.
    -renan a receber amarelo nos descontos por passar tempo, aí sê vê quem fez de tudo para ganhar …
    -atenção aos adeptos do porto que andam a ser levados por esta onda dos rivais que se criou contra as intervenções de Sérgio Conceição…. vamos apoiar o nosso líder, não tenham memória curta, não se esqueçam que sem ele o Porto não estaria onde está, e que para ganhar mos não precisamos de ser melhor que os rivais, precisamos de ser muito melhores!!!! Parabéns ao Sporting mas com orgulho digo que continuamos a ser a melhor equipa nacional!!!

    • Kacal
      Posted Janeiro 27, 2019 at 8:50 pm

      A mim ninguém me faz “ir na onda” ou influencia, tenho olhos na cara e opinião próprio. E prefiro perder do que ganhar com estas atitudes, não fiquei minimamente preocupado com a derrota de ontem porque primeiro não era o troféu mais importante da época e a derrota até pode ser positiva para assentar os pés na Terra e alguns adeptos acalmarem os excessos de confiança. E segundo depois do que aconteceu na meia-final com as polémicas e das atitudes que tivemos ontem, foi bem feita termos perdido. Espero mudanças nesse sentido e que continuemos fortes desportivamente, uma coisa leva à outra. Mas quero ganhar bem e com dignidade.

      • The King
        Posted Janeiro 28, 2019 at 12:12 pm

        Na minha modesta opinião uma derrota numa final nunca é positivo, as finais são para serem ganhas…. as bases e o espírito vencedor são construidas em cima de vitórias… não sou apologista de vitórias morais, nem em perder de vez em quando para assentar os pés na terra…

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 28, 2019 at 9:57 am

    Não vi o jogo, por isso muitos parabéns ao Sporting.

Deixa um comentário