Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting com lucro superior a 25 milhões em 2022/23 e maior volume de negócios de sempre

Vamos ver mais janelas de transferência como a que concluiu, com o Sporting finalmente a investir valores próximos dos dos rivais? Mais que no sucesso desportivo, o maior mérito da gestão de Varandas e sua direção é mesmo este ar fresco que trouxe às contas do Sporting, que há muito não eram saudáveis.

O Sporting alcançou um resultado positivo de 25,2 milhões de euros em 2022/23 e voltou a ter capitais próprios positivos, no valor de 8,9 milhões de euros, algo que não acontecia desde 2016/17 e com o número mais elevado desde 2006. Os Leões destacaram, em comunicado enviado à CMVM, ainda o volume de negócios, que atingiu os 222 milhões de euros, com uma subida de 22% face ao último período, o que perfaz o melhor resultado da história do clube. As transações de jogadores (96,9 milhões), bilheteira (19,6 milhões) e merchandising (9,2 milhões) são os fatores que mais contribuem para este número. Ao mesmo tempo, o passivo diminuiu para 309 milhões, uma redução de 27,4 milhões, enquanto a participação do Sporting na SAD aumentou de 63,8% para 83,9%. Por fim, o Sporting sublinha ainda que o valor deste plantel de futebol masculino é o maior de sempre, na ordem dos 99,1 milhões, e que resulta também do maior investimento de sempre do clube. Em virtude destes resultados, o Presidente Frederico Varandas deixou uma mensagem pessoal aos acionistas, onde mostrou orgulho pelo trabalho que vem sido feito no clube e prometeu que «é possível o início de um novo capítulo, em que podemos elevar o nível de investimento, quer desportivo quer de negócio, sem comprometer o curto prazo e a sustentabilidade do clube».

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

54 Comentários

  • Neville Longbottom
    Posted Setembro 8, 2023 at 11:40 am

    Uma nota que pode ajudar nas análises: o exercício findo a 30.06.2023 nao conta com a venda do Ugarte, TT e outros nem com as compras de Gyökeres, Hjulmand ou Fresneda.

    Preciso de ver o RC (ainda nao o encontrei) mas o mais útil para um clube de futebol:

    1. Perceber o rácio de liquidez (Ativos correntes vs Passivos correntes), geralmente este gap é o problmea crónico de tesouraria que os clubes portugueses têm, sendo que uma grande parte das receitas é destinada a cobrir este buraco;

    2. Uma peca muito importante é a Demonstracao de Fluxos de Caixa (CFS) para perceber como anda o dinheiro a ser movimento e qual a sua origem;

    3. Ter em mente que uma parte sunstancial dos ativos dos clubes é escondido, isto é, tem valor de mercado mas nao contabilístico porque ou sao internamente gerados (jogadores da formacao) ou foram comprados e se encontram parcialmente amortizados (ex. Pedro Goncalves que tem um valor contabilístico irrisório, mas todos sabemos que o Sporting faz mais valias significativas com uma potencial venda).

    Curioso também para ler o Relatório de Gestao sobre a performance desportiva de 22/23.

    Sementes de sucesso foram plantadas no clube e com isso durmo melhor.

    SL

    • Kaps
      Posted Setembro 8, 2023 at 2:50 pm

      Podes encontrar o RC no site da CMVM.

    • Cossery
      Posted Setembro 8, 2023 at 3:36 pm

      Tens razão Neville, pensava que o Ugarte tinha sido vendido em Junho e portanto achei o lucro até baixo tendo em conta que as compras não estavam incluídas, assim sendo corrijo o meu comentário.
      Por outro lado este ano não vão ter Champions e esse valor terá de ser compensado de alguma forma, penso que até 30 Junho tenham de compensar a falta da Champions neste mais a diferença entre as compras e as mais valias das vendas efectuadas, o valor ainda é alto e não será fácil.
      Até agora o Varandas tem feito uma recuperação financeira notável apesar das VMOCs ajudarem bastante (uma ajuda de 100M não é pouco), mas este ano é crucial porque se falham a Champions duvido que consigam resultados positivos nos próximos anos, já terão de vender muito e nesse caso não podiam fazer investimentos como fizeram este ano, foi um mini all-in com o objetivo de não perder o comboio da Champions.

  • Red Punisher
    Posted Setembro 8, 2023 at 11:49 am

    Eduardo Varandas e Rui Costa fazem bem às presidências do Futebol Português.
    António Salvador apesar de fazer crescer o clube imensamente, com claro mérito, parece ter um carácter sombrio ao nível de Pinto da Costa, porém há que dar valor ao que tem feito.
    Espero que AVB vença no Porto para que o futebol português fique afastado desta corrupção imensa.

    • Pao com Presunto
      Posted Setembro 8, 2023 at 11:48 pm

      Acreditas mesmo nisso?

      Vencer títulos é o requisito, pelos vistos. Seja em que clube for.

      Cada vez dou mais graças pelo Bryan Ruiz ter enviado aquela bola para a estratosfera. O que seria o SCP neste momento.

    • lipe
      Posted Setembro 9, 2023 at 8:22 am

      Salvador tem um caráter sombrio porquê? Trocar os vês pelos bês?
      E o Rui Costa que passou uns 12 ou 13 anos na sombra do Vieira é um fofinho?

      De rir.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 9, 2023 at 7:23 pm

        Ele não disse que o Salvador tem um caráter sombrio. Disse que parece ter um caráter sombrio, o que é diferente.

  • Cossery
    Posted Setembro 8, 2023 at 11:49 am

    O Sporting tem de facto feito um trabalho notável na recuperação financeira nos últimos anos, teve a benesse das VMOCs mas mesmo descontando isso é um trabalho de destacar.
    Apesar disso, creio que as contratações deste ano não entram neste exercício, estamos a falar de cerca de 55M que mesmo se fosse só em parte alterava bastante estas contas. Mas isso foi estratégia, basta até 30 de Junho 2024 fazerem vendas com mais valias desse valor para cobrirem o investimento.

    • Joao Duarte
      Posted Setembro 8, 2023 at 4:21 pm

      Sem champions têm de fazer vendas muito acima de 55M. Já fizeram com o Ugarte mas não deve chegar.

      • Cossery
        Posted Setembro 8, 2023 at 5:44 pm

        Tens razão João, eu entretanto apercebi-me disso e até voltei a escrever outro comentário a propósito!

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 9, 2023 at 7:22 pm

          As contas são informação relevante para o mercado. Genuinamente não sei o que é que a Liga e a UEFA usam como base para o fair play financeiro, por isso posso ser desmentido mais tarde.

          Mas na prática é absolutamente irrelevante quando são registados os proveitos e custos. A venda do Ugarte tem o mesmo impacto no fluxo de tesouraria que teria se a venda ocorresse antes de 30.06.

  • DICAS
    Posted Setembro 8, 2023 at 11:54 am

    Genuinamente, está aqui um case study de como recuperar uma empresa em uma escala absurda.

    É absolutamente surreal onde o Sporting estava à 4 anos em contas e onde está agora!

    Capitais positivos ?!! Redução de dívida 27 M !!! Aquisição das VMCOs para mais de 80% ?!

    Trabalho absurdo mesmo !

    • lipe
      Posted Setembro 9, 2023 at 8:23 am

      Se o Sporting fosse uma empresa muito provavelmente teria ido à falência há uns anos atrás.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 9, 2023 at 9:22 am

        Ai sim? Mas a SAD do Sporting não é uma sociedade jurídica que representa uma empresa como outra qualquer?

        O que é que impediu o Sporting de falir? Ser um clube de futebol?

        • lipe
          Posted Setembro 9, 2023 at 10:25 am

          Sim.

          • Neville Longbottom
            Posted Setembro 9, 2023 at 7:17 pm

            Claro. Portanto vivemos num mundo onde as pessoas aceitam renegociar dívidas do que “insolver” uma empresa só porque é um clube de futebol. Já agora quando é que foi mesmo?

            • Mantorras
              Posted Setembro 9, 2023 at 10:41 pm

              Sim. Vivemos. E sim, foi vergonhoso.
              Aos cidadaos retiraram-lhes as casas, nao os deixaram rifar as mesmas.

              • Neville Longbottom
                Posted Setembro 10, 2023 at 7:14 pm

                Caro, eu acho que houve “perdão”, se é a isso que te estás a referir. Porque, termos financeiros à parte, os bancos basicamente compraram algo por X que venderam mais tarde ao vendendor por Y (com X>Y). Isso é um facto. Mas não sei se era a isso que ele se estava a referir.

                Agora acreditar que foi com base no facto de ser um clube de futebol é que me transcende. Como se não houvesse pessoas interessadas na falência do clube no meio dos decisores. Ou então são todos Sportinguistas fanáticos no MBCP ou no NB.

                O Sporting não faliu porque é uma empresa too big to fail. Nao porque é um clube de futebol. Porque era do próprio interesse dos bancos renegociar a dívida, era uma monstruosidade. E o Sporting terá consequências (como já está a ter), não há almoços grátis. Isto dava uma boa conversa no Molhe com uns finos, mas não sei se será possível.

                Mas basicamente era aqui que eu queria que o lipe chegasse.

        • Contra Informação
          Posted Setembro 9, 2023 at 11:19 am

          A mesma razão que impediu o Benfica de falir nos anos 2000. Puxa pela cabecinha que chegas lá

          • Neville Longbottom
            Posted Setembro 9, 2023 at 7:16 pm

            Já tentei e nao consegui. Ajuda la espertalhão.

            • Miguel Lopes
              Posted Setembro 10, 2023 at 12:30 pm

              Neville, se deveres pouco, estás lixado, porque tiram-te tudo o que tens, mas se deveres muito, o problema deixa de ser do devedor e passa a ser do credor, que espera sempre que possas dar a volta à coisa.
              Segundo, não seria bom para nenhum banco que o Sporting ou o Benfica em 2000, tivessem falido à sua conta e o escândalo nacional que seria.

  • Joao Duarte
    Posted Setembro 8, 2023 at 12:13 pm

    Bons resultados, veremos para o ano sem champions. Alguém sabe a diferença de volume de negócios entre Sporting e Benfica? E quanto é que cada um é capaz de gerar?

  • Pao com Presunto
    Posted Setembro 8, 2023 at 12:17 pm

    Simplesmente o melhor presidente do século no clube (mas de longe), e um dos melhores de sempre, pela forma como “ressuscitou” o clube de uma falência certa.

    O mais importante para um gestor é a maneira como usa os recursos e cria valor. E aqui, Varandas tem tido muito sucesso, muito por força deter um projecto delineado com objetivos a curto, médio e longo prazo.

    Que fique muitos anos no clube, e que nunca se iluda com os jogos de poder.

  • Lord Monkey
    Posted Setembro 8, 2023 at 12:27 pm

    Digam o que digam do FV mas o homem gerir sabe e apesar de não saber comunicar muitas vezes como devia, até nisso está a melhorar. O SCP finalmente respira saude depois de varias piranhas internas e sanguessugas terem sugado até ao tutano em beneficio proprio e prometendo banha de cobra ano apos ano. Desta vez a luz ao fundo do tunel está lá e estamos no caminho certo. Certo também que havera muitos croquetes a brunistas aziados com este sucesso e prontos a deturpar e denegrir o que de bem se tem feito. Mudar agora seria suicidio pois o caminho esta traçado de forma sustentávél. O SCP deixou de vender baratinho por estar a rasca e passou a vender bem e a comprar melhor ( comprar com sustentabilidade e baseados em factos do scouting e não apenas para encher plantel e facilitar agentes). Este ano somos mais competitivos que o ano passado e será uma questão de tempo nesta temporada até a velocidade de cruseiro assentar e podermos dizer que lutaremos até ao fim pelo primeiro lugar.
    Parabén FV, parabéns a estrutura e siga bom trabalho.

  • ricardoalentejo
    Posted Setembro 8, 2023 at 12:32 pm

    Muito contente pelo Sporting. Esta gestão tem realmente sido uma lufada de ar fresco no futebol português e espero que possam continuar neste caminho, já que fizeram falta no topo do nosso futebol.
    Abraços do outro lado da segunda circular.

  • Ricardo10_
    Posted Setembro 8, 2023 at 1:00 pm

    Varandas tem feito até à data um excelente trabalho no Sporting a todos os níveis, mas se não for campeão e principalmente se ficar em 3º ou 4º lugar novamente, o Sporting fica em maus lençóis.
    A parte engraçada é a quantidade de Sportinguistas que se querem ver livre do homem e ainda dizem que é Benfiquista…

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 8, 2023 at 2:38 pm

      Tenta fazer um comentário sem achincalhar adeptos de outros clubes. Acredito em ti, tu consegues!

      • Ricardo10_
        Posted Setembro 8, 2023 at 3:26 pm

        Achincalhar é dizer verdades? Se calhar tens coragem de dizer que é mentira…

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 8, 2023 at 5:14 pm

          Quantos benfiquistas ha que querem o Rui Costa fora? E qual a relevância disso?

          • Ricardo10_
            Posted Setembro 9, 2023 at 9:51 am

            Vários, mas muito menos que os sportinguistas que querem o Varandas fora. Nunca vi nenhum dizer que o Rui Costa é do Porto ou do Sporting. A relevância é a que eu quiser dar. Se não tem relevância para ti, não respondas, simples.

      • Christian "Chucho" Benítez
        Posted Setembro 8, 2023 at 3:32 pm

        Amigo Neville, não gosto muito dos comentários do Ricardo10_, mas sobre a quantidade de Sportinguistas que querem o Varandas fora do Sporting e ainda dizem que é Benfiquista é só ires àquelas páginas de apoio ao Sporting (não ao Facebook do Sporting) e vês lá muitos comentários desse género até quando o Sporting está numa série de vitórias num campeonato, por exemplo.

        • dzs
          Posted Setembro 8, 2023 at 4:34 pm

          Isso e o pessoal das claques so, diria que nem 10% dos adeptos, mas esses e porque ficaram sem regalias, de resto todos o querem la

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 8, 2023 at 5:13 pm

          Sim e também te arranjo 500 mil comentários de pessoas a jurar que a terra é plana.

          Existem seres humanos de todo o tipo, não precisamos de ser relembrados que há quem queira o Varandas fora do Sporting todos os dias, obrigado.

          • Pao com Presunto
            Posted Setembro 8, 2023 at 11:18 pm

            Isto. Vamos dar atenção a quem realmente merece.

          • Mantorras
            Posted Setembro 9, 2023 at 10:46 pm

            Maior. A claque, sim, bancadas inteiras, estavam contra ele e era o Sporting…
            Nao sao so os comentarios na net, nao sao socios do Sporting que pagam cadeirinha.

  • Dr. Esgaio
    Posted Setembro 8, 2023 at 1:06 pm

    Alguém sabe se o Varandas fez ou fará alguma declaração ou entrevista sobre estes resultados?

  • A S
    Posted Setembro 8, 2023 at 1:09 pm

    Como adepto de um clube adversário, a gestão recente de Varandas tem sido uma agradável surpresa.

    Precisamos que os clubes de Portugal sejam bem geridos de forma a que o nível e competitividade da nossa Liga seja superior. Apenas subindo o padrão de qualidade geral conseguiremos melhores resultados.

  • AngeloGJ
    Posted Setembro 8, 2023 at 1:17 pm

    Muito bem o Sporting nesta gestao de Frederico Varandas e a tendencia até deve ser continuar a melhorar, acredito que aos poucos o Sporting vai comecar a investir a imagem do Benfica mas nao ao nivel de salarios (que é onde a coisa pesa asserio) onde ainda se ve um Sporting bem mais contido e timido, mas a de la chegar certamente a curto prazo.

    Penso que Benfica e Sporting neste momento juntamente com o Braga, teem ideias e visoes claras para o presente e futuro do clube e ja dao passos certos nesse caminho, infelizmente como portista nao posso dizer que exista isso no meu clube, nem acredito que isso aconteca com o atual elenco directivo(incluido treinador), onde o clube esta num ciclo vicioso de vencer a todo custo(é imperativo para continuar a ter receitas MAS…), e tentar atrasar ao maximo um possivel colapso, nao sei se um FCP liderado por Andre Villas Boas sera capaz de guiar o clube na direcao correcta (em teoria sim), mas na minha opiniao quanto mais tarde haver uma mudanca, maior sera a “rotura” , logo maior a necessidade de uma nova “costura”.

  • Jeco Baleiro
    Posted Setembro 8, 2023 at 1:20 pm

    O mercado foi bom porque acima de tudo foi assertivo. Investiu-se bem, em reforços para entrar de caras na equipa e serem reais mais valias (Gyokeres e Hjulmand à cabeça, Fresneda em princípio também) ao invés de pagar por 6/7 jogadores o mesmo que se investe em um ou dois (Arthures, Rochinhas e Sotiris à cabeça) que acrescentam muito pouco.

    De resto que o clube continue nesta linha positiva, a boa prospecção e mercado, apiada a uma equipa técnica altamente competente, jogadores de qualidade que valorizem e “se” valorizem só podem colocar um clube num patamar de mercado, financeiro e desportivo que permitam estar na linha da frente para a disputa dos títulos em Portugal e na melhor competição internacional de clubes. É fundamental (apesar de difícil) aceder à Champions nesta fase de mudança de paradigma no futebol europeu. A partir daí o ciclo positivo pode ser sucessivamente alavancado, sendo que no futebol há sempre muitos imponderáveis.

    O que é certo é que o trabalho da direcção de Varandas, após a catástrofe de 2018, tem sido absolutamente soberbo.

  • Veridis Quo
    Posted Setembro 8, 2023 at 1:40 pm

    O que espero é que não existam mais vendas a comprometer a época desportiva. Elas aconteceram naturalmente se os jogadores tiverem qualidade. Andar a comprometer receitas de Champions e a possibilidade de lutar por títulos para vender um jogador que daqui a um ano valeria o mesmo, como aconteceu com o Matheus, não pode acontecer. Mais ainda quando o próprio estava mais que disposto a ficar. Não há financeiro sem sucesso desportivo, enquanto o contrário é verdade. Que não se repita isso.

  • JohnWick
    Posted Setembro 8, 2023 at 3:50 pm

    Com a divulgação dos R&C do Benfica e Sporting preocupa-me um pouco a sustentabilidade financeira futura dos clubes Portugueses aliada ao sucesso financeiro dos clubes. O Benfica registou mais valias com a transferência de jogadores de 70/75M (enzo e jota à cabeça) e receitas da Champions de aprox. 70M. O sporting registou mais valias superiores a 100M (Palhinha, Mateus Nunes, Plata e Porro – acho que nuno mendes foi no exercício anterior) ao qual se somou a valor pelo Rafael Leão de 20M ( não sei se ja existia qualquer provisão nas contas) e aprox. 40 M na champions. Um apresentou 4,5M de lucro e outro 25M. Isto significa que sem vendas de alguma magnitude (e que gerem mais valias) e sem champions não são clara sustentáveis, uma vez que red passes e Game boxes já se encontram esgotados e o aumento advém do próprio aumento do preço. Competir financeiramente com ligas top-5 começa a ser cada vez mais irrealista, não se tomem medidas para combater esta desigualdade financeira…

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 8, 2023 at 5:11 pm

      Provisão? Provisões refletem a expectativa presente de uma futura obrigação. Não havia qualquer expectativa de uma futura obrigação por parte da SAD quanto ao Leão.

      Apenas a expectativa da realização de um ativo e os ativos só são registados se virtualmente certos e fiavelmente estimados.

      • JohnWick
        Posted Setembro 8, 2023 at 6:14 pm

        Tem toda a razão é um ativo contigente, sendo que neste caso penso que nem se regista nas contas. Mas penso que percebeu o meu ponto neste comentário

        • Elvaspatrimoniomundial
          Posted Setembro 8, 2023 at 9:27 pm

          O ativo contingente não se regista nas contas, quanto muito divulga-se no anexo às Demonstrações Financeiras.

    • Miguel Lopes
      Posted Setembro 10, 2023 at 12:48 pm

      O Porro não entrou em 2022/2023, mas sim em 2023/2024. O único valor que entrou em 2022/2023 foi os 7M€ do empréstimo.
      Para 2023/2024, o Sporting já tem assegurada a venda de Ugarte 48M€ + 40M€ do Porro + 12,5M€ Chermiti + 8.8 Tiago Tomás + Renato Veiga 4,6M€ ainda sem retirar as % dos empresários.
      Parece-me que não precisamos de vender em 2023/2024, a não ser pela cláusula.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 8, 2023 at 5:09 pm

    Os clubes portugueses que não comecem a desenvolver 2 ou 3 jogadores da cantera por ano que vão ver para onde vão as contas caso falhem os objetivos durante uma ou duas épocas seguintes….

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Setembro 9, 2023 at 7:11 pm

    Bravo Dr. Varandas!

    Encontrou um clube dividido, desunido, fragmentado, mas sobretudo endividado, ao ponto de estar quase falido. Conseguiu voltar a meter o Sporting a ser o Sporting, ganhando, perdendo, empatando, mas voltando ao que somos, depois do período do surrealismo brunista.

    Bravo, fez o máximo com o mínimo. Com erros? Sim claro, mas com a arte de saber resistir, e com a persistência dos bravos. Sem bravatas, sem merdas, sem retórica para os tolinhos. Trabalhando, trabalhando muito.

    Vai ser um dos melhores Presidentes da história do Sporting- e sim, já o é.

Deixa um comentário