Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting conclui negociações com a Banca (foram definidas as bases gerais do plano de reestruturação financeira); Jeffren continua a ser apontado ao Everton

O Sporting comunicou à CMVM, que chegou a acordo com a banca para a reestruturação financeira. Sem adiantar pormenores, as cedências que foram feitas e aquilo que implica, os leões apenas destacaram que este acordo vai permitir à Sociedade, por um lado, elevar os seus capitais próprios, criar condições para assegurar o cumprimento dos requisitos do Fair Play financeiro exigidos pela UEFA para a participação nas competições europeias e, por outro lado, dotar a Sociedade dos meios necessários à gestão da sua actividade. VM – Na teoria uma reestruturação financeira pressupõe que estão definidos os moldes de pagamento, bem como o montante em dívida, os juros, o prazo de pagamento e as verbas que a Banca ainda irá conceder ao Sporting. Ou seja, só depois de isto ser traduzido em números/valores, e se perceber que cedências foram feitas por parte dos leões para chegar a este acordo, se pode concluir que se trata de uma boa ou má operação (ficamos com a ideia que BdC ia discutir/relatar estes pormenores aos sócios leoninos numa AG). No entanto, pelo menos no curto-prazo as notícias são boas para o clube leonino, já que vão ser desbloqueadas verbas para pagar os salários em atraso. Por outro lado, Bruno de Carvalho já está em condições para apresentar finalmente os investidores, um dos seus grandes trunfos eleitorais. Veremos é que papel vão ter esses mesmos investidores, durante a campanha ficou a ideia que seriam uma espécie de garantia que o orçamento do Sporting para a próxima iria ser de 25 ou 30 milhões (ainda longe dos super-orçamentos de Benfica e Porto mas que podem permitir fazer algo engraçado, se esse mesmo orçamento for abaixo dos 15 fica logo à partida a ideia que o clube leonino mudou de filosofia, objectivos e que não irá ter uma equipa de acordo com a dimensão do clube). Posto isto! Reforçar algumas ideias:

– Além da péssima herança desportiva, Godinho, JEB e C&A deixaram o Sporting num estado de subserviência em relação à Banca tal que condiciona a acção de qualquer presidente. Durante a campanha ficamos com a ideia que isso não iria continuar com Bruno de Carvalho, mas até ao momento até pela maneira como foi tratado todo este processo (BdC foi à Banca pedir 70/80 milhões) é notório que se mantém a continuidade (o ponto de partida foi igual entre os 3: pedir dinheiro à Banca, veremos é se agora haverá outra competência). Seria positivo para o clube leonino que isso mudasse no futuro (será uma tarefa hercúlea para Bruno de Carvalho);
– Objectivos simples e imediatos depois deste acordo: renovar com as jovens promessas, e começar de maneira equilibrada (sem loucuras) a preparar a próxima época;
– BdC deve apresentar o quanto antes os ditos investidores (deixou de ter desculpas), e acima de tudo mentir em relação a uma das cedências. Mesmo que tenha sido uma exigência da banca (parece óbvio porque o Sporting gasta demais), a diminuição radical do orçamento e a obrigação de vender alguns jogadores se passar essa ideia para o mercado os leões não só vão vender os mesmos por um valor menor (os compradores sabendo da necessidade do Sporting vão oferecer por baixo), como terão dificuldades em convencer determinados elementos a abraçar este projecto. Aliás, isto está relacionado com 2 aspectos:
– Independentemente da conjuntura o Sporting tem a obrigação de lutar pelo título, a história do clube assim o exige. Foram os fracos resultados desportivos que levaram à saída de Godinho e JEB, os adeptos leoninos queriam mais, e querer mais. é títulos. Veremos se Bruno de Carvalho demonstra isso com as suas opções.
– Por último já que Jeffrén continua a ser associado ao Everton, na nossa opinião, sendo essa ou não uma exigência da Banca, já era uma política de mercado inteligente a venda de pelo menos 8 jogadores, como tal, nem deverá merecer qualquer tipo de obstáculo. Os nomes que estão a ser considerados (os leitores conhecem a lista do VM), a maneira como serão vendidos (o Sporting vende mal e em péssimos timings) e os reforços que os vão substituir (tem faltado critério ao clube leonino nos últimos anos), é que podem constituir um objecto de crítica.

102 Comentários

  • Bruno
    Posted Abril 16, 2013 at 1:25 am

    Previsível. Em Portugal a palavra negociação é enigma, ninguém sabe o que significa.
    Para se fazer uma análise séria são precisos detalhes dos mesmos, coisa que ninguém sabe. Vamos esperar para ver, mas até agora, nada a apontar ao Presidente.
    O "garoto" afinal..

    SL!

  • DJ SP'
    Posted Abril 13, 2013 at 1:25 am

    3 coisas para os sábios que mandam postas de pescada:

    – Se só estivesse no Sporting para encher o bolso, porque vai BdC para o banco durante os jogos, ele pensaria "correi para aí que eu encho os meus bolsos e tá feito"!

    – O Sporting tem várias dividas com a banca, por isso, obviamente que vai ter que continuar a negociar com a banca, ou será que alguém aqui já fez algo como "à vou ali ao BES pedir um empréstimo de 100 mil euros para comprar aquele apartamento, e se não lhes der os 100 mil euros, que vão pedir a outro que não me apetece pagar!"

    – Vejam a conferência de BdC de quarta-feira, e reparem em que parte é que ele acentua uma questão "tudo está dado como garantia!" ou seja, os investidores metem 30 milhões no dia seguinte as eleições, os bancos congelam esse dinheiro, e o Sporting não chega a acordo com a banca. O que se seguia? Nem acordo com a banca e ainda os investidores ficavam sem 30 milhões de euros, e aí sim, o Sporting não teria ninguém que lá metesse um único tostão!

    Até pode ser que o acordo não seja o melhor, mas sem se saber o que ele contempla, temos que esperar, e não lançar foguetes de festa nem misseis de guerra!!

    SL!

  • Anónimo
    Posted Abril 13, 2013 at 12:13 am

    Meus caros,

    Este Bruno de Carvalho está a surpreender-me pela positiva, sempre simpatizei com ele desde as primeiras eleições que participou, tão e somente, porque vi que ele tem um amor incondicional ao Sporting, e muitos de nós identificamo-nos com ele por isso, para ser sincero é a primeira vez que dou real importância a estas questões de bancas, dividas, SAD's, reestruturações, etc, sempre vi o futebol no prisma do que se passa no campo: jogos,contratações, ou seja, futebol no seu estado puro. Bem, quando BDC ainda estava em fase de candidatura, apesar de simpatizar com ele, também nunca achei que aquela história de investidores fosse totalmente verdadeira(quer dizer, se o homem vem dizer que não tem dinheiro nunca ganharia as eleições, acho que toda a gente nunca cumpre totalmente o que promete). Tenho assistido a todo este processo de negociações com a banca, com alguma inquietude, e posso dizer que BdC até agora para o tempo que tem de mandato tá a conseguir resolver os problemas imediatos do Sporting, não há nada a apontar, e toda a gente desconfia do homem….PORRAAA!!!!O que é certo é que quando já se falava de refundação, insolvência,descidas as distritais, ele ja conseguiu afastar esse cenário. Agora todos nós Sportinguistas temos de ter muita paciência porque…não vamos ter orçamentos astronomicos temos que "fazer omeletes sem ovos", não vamos lutar para o titulo durante os proximos anos, e duvido que, nós tenhamos tanta paciência, é a tal história do dar 1 passo atrás para dar 2 em frente…

    Saudações Leoninas

    Sandro Leandro

  • LeoMaster1906
    Posted Abril 12, 2013 at 11:31 pm

    Ou é preso por ter ou é preso por não ter. Epá decidam-se porque já não há pachorra para Sportinguistas que falem mal de tudo o que é novo ou diferente.
    É porque não votaram nele? É porque não gostam de BdC? Será que gostaram assim tanto dos outros presidentes que querem continuar em 6º e 7º lugar? Não entendo.
    Proponho uma coisa a todos os Sportinguistas (os benfiquistas e portistas que nos querem mal vão até bilhar grande), vamos unir em torno deste Presidente que é para todos os efeitos o Presidente do SCP e dar força para que tudo corra bem para ter sucesso (porque é o sucesso de todos nós).

    Seria bom que a partir de agora fossemos uma só voz e concentrar a nossas energias para o futuro (que é mais importante) e os culpados pelos erros serão um dia julgados quando a justiça for feita por pessoas competentes para o fazer.

    Ninguém está totalmente satisfeito com situação do SCP mas vamos parar protestar por tudo e por nada.

    "Quando em casa não há pão todos ralham e ninguém tem razão"

  • CRL
    Posted Abril 12, 2013 at 10:41 pm

    O Sporting tem de fazer o que o Dortmund fez há uns anos, deixar-se de loucuras e apostar na academia, academia essa que é uma das melhores da europa, por isso não será uma tarefa muito complicada rentabilizar os jovens do clube. O trabalho de fundo está feito.

    Agora tudo depende da capacidade do Bruno em liderar o clube e fazer-se rodear de pessoas competentes.

  • Anónimo
    Posted Abril 12, 2013 at 10:22 pm

    Antes de mais e de um benfiquista, palmas para o Bruninho!
    Ainda é cedo para ajuizar mas parece-me que começa em grande estilo.
    claro que posso estar completamente enganado. É até nesta matéria o mais provavel. peço desde ja desculps pela fantasia.
    mas isto foi como eu fui vendo, ouvindo e lendo a negociação.
    O sporting(associados) parecia não ter poder nenhum e por conseguinte, alem de ter de seguir as politicas impostas pelos bancos, não tinha poder negocial na reestruturaçao da divida.
    Quando se vai para uma negociação tenta-se arranjar poder. Quando não o tens, tens de o inventar. O Sporting tem como poder o num de socios que são possiveis clientes do banco e que representam muito dinheiro. Depois tem o poder que todos os devedores têm, que é de não pagar, declarar insolvencia. parece ter jogado bem esse bluff.
    Alem disso foi ele a escolher o terreno e o "ambiente" das negociaçoes.
    Tirou-o dos gabinetes dos bancos e mediatizou-o. com isso aumentou a pressao exercida por muitos sportinguistas com depositos. Tambem lhes impos um prazo, duas semanas. Em duas semanas começavam as rescisoes e acabava o sporting. O que saiu de la ainda nao sabemos. Pode ter devolvido o clube aos socios mas talvez a realidade seja mais dura que a fantasia.
    Joao

  • DSpurs
    Posted Abril 12, 2013 at 9:49 pm

    Quero ver se com esta direção, à minima derrota ou derrotas marcam uma AG para demitir BC. Como sportinguista espero que nao mas depois do que se passou da-me a sensação que qualquer um pode demitir o presidente.

    • DSpurs
      Posted Abril 13, 2013 at 9:02 am

      Sabe bem que grande parte dos sportinguistas desconhecia o prejuízo, queriam era ver a equipa ganhar. Colocar a equipa na linha de água? O sporting está a 1 ponto do 5° lugar que na minha opinião ainda é do mérito ou demerito do godinho.

    • PedroFerreira
      Posted Abril 12, 2013 at 11:49 pm

      À mínima derrota não… Mas se tiver prejuízos de 45M€/ano colocar a equipa quase na linha de água e for humilhada por equipas de 3ª categoria nas competições europeias se calhar tb se marca uma.

  • Benoit
    Posted Abril 12, 2013 at 9:29 pm

    Depois de ler atentamente os alguns dos comentários que foram feitos a Posts sobre o Sporting, só posso depreender, que os maiores rivais do nosso clube, não são o Porto nem o Benfica, mas os próprios adeptos do Sporting Clube de Portugal.
    Basta a mais pequena adversidade para que a paciência acabe, e toca a disparar contra tudo e contra todos.
    Deixo, desde já bem claro que não sou adepto de Bruno de Carvalho, mas sim do Sporting Clube de Portugal, mas se ao fim de 2 semanas, o Presidente já não presta, já é um aldrabão, um Vale e Azevedo…deixem o homem trabalhar porra.
    Até acho engraçado virem dizer que GL(o ultimo dos croquettes) se estava a borrifar para os adeptos e sócios, sendo que este, à mínima assobiadela despediu treinadores. O mal de Godinho Lopes, foi querer sempre agradar aos adeptos, contratando camionetes de jogadores internacionais, despedindo o Domingos aos primeiros sinais de contestação, colocando o Sá Pinto a treinador principal…tudo e só tudo para agradar.
    Muitas pessoas vomitam aqui o que lhe vai na alma, sem pensarem duas vezes naquilo que estão a dizer.
    Faço votos, para que muitos camaradas, adeptos sportinguistas, engulam uns valentes sapos no futuro.
    Não quero ver o meu Clube nas distritais, se tivermos de perder a maioria na SAD, se essa for a única salvação, que assim seja.
    E peço-vos sportinguistas, não argumentem baseados em noticias do CM, Abola, Record…e acho que nem preciso de dizer o porquê.

    • André Sousa
      Posted Abril 12, 2013 at 10:16 pm

      Folgo em ver que ainda há Sportinguistas com letra grande.
      Li até aqui todos os comentários e não pude deixar de comentar.
      O segundo parágrafo reflete bem o que se passa com os adeptos leoninos, não há paciência para nada, mentalizem-se que os próximos anos vão ser muito duros e apoiem, é o melhor que podem fazer.
      As pessoas comentam estes assuntos financeiros como se fossem entendidos na matéria. Primeiro, não vi nenhuma declaração que mostrasse quais as cedências. O comunicado oficial só diz que chegaram a um acordo com a banca. Depois, vêm falar de garantias, empréstimos, fundos, VMOCs, como se estivessem por dentro do assunto. O que vem escrito no Record e no CM não é necessariamente verdade.
      Façam um favor a vocês mesmos, apoiem o clube. E isso significa apoiar o presidente eleito, ainda que não gostem dele ou não querem gostar para à primeira adversidade poderem dizer que vocês é que tinham razão.
      Eu não sei o que vai acontecer no futuro mas uma coisa vos garanto. Enquanto me for permitido, estarei sempre no Estádio de Alvalade a gritar pela minha equipa, com Gamebox e quotas pagas.

  • Nuno C.
    Posted Abril 12, 2013 at 9:26 pm

    Ora finalmente, algo lúcido e estruturado escrito neste blog acerca da situação financeira do SCP.
    Quanto ao tema em si, faço como o VM. Aguardarei para ver as condições aceites.

  • Bruno Goncalves
    Posted Abril 12, 2013 at 9:18 pm

    É certo que o Sporting pediu mais dinheiro á banca.
    Mas seria bem pensado se Bruno tivesse pedido o dinheiro para o que falta desta época de forma a garantir a renovção de alguns elementos de valor, e ainda o "suficiente" para a época que vem que encaixando com a venda de alguns jogadores com salários elevados e jogadores que não mostram estaleca para o Sporting. No fundo seria um começar do zero mas sempre apostando na contratação de elementos que mostrem real qualidade quer sejam do campeonato português ou ligas de menor visibilidade que a nossa e tambem apostando num ou noutro jogador que seja realmente a "estrela" da sua equipa e que tragam experiência ao plantel do Sporting e esses sim teriam o salário mais elevado do plantel. Isto falando no futebol porque nas outras modalidades parece que o Sporting nem é o mesmo clube

  • Nuno
    Posted Abril 12, 2013 at 8:58 pm

    Antes de vender jogadores (Capel, Jeffren, Boularouz e Viola, ou mesmo Arias) é necessário que o Sporting compre as percentagens dos passes que estão alienados. Espero que isso tenha ficado acautelado pela Direcção anterior, e que os valores em causa não sejam proibitivos.

  • Lagartão
    Posted Abril 12, 2013 at 8:54 pm

    Grande presidente! E se fosse preciso começar nos distritais também íamos. Somos 3 milhões e no nosso censo não contam os animais de estimação.

    Viva o Sporting Clube de Portugal!

  • Hugo Cardoso
    Posted Abril 12, 2013 at 8:08 pm

    Onde anda o dinheiro da venda do wolfswinkel que segundo Godinho Lopes serviria para pagar os ordenados até a data da sua saida?

    O Godinho Lopes acabou o seu mandato no final de março pelo que o mês de fevereiro e março deveriam ser da sua responsabilidade, mas mais uma vez demonstrou a seu fracasso completo a frente dos nossos destinos.

    O Bruno Carvalho mostrou ter pulso e liderança e na minha opinião está no caminho certo, todos os sportinguistas com responsabilidades no clube que em publico tanto criticam e quase que dão a entender que torcem pelo insucesso do novo presidente e consequentemente do S.C.P, estejam calados que pelo menos calados demonstram um pouco de sportinguismo.

    Ganhamos uma batalha mas a guerra ainda agora começou, por isso união e unidade pelo nosso Sporting.

    SL

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 12, 2013 at 8:00 pm

    Não sei onde viram o Bruno de Carvalho dizer que o Sporting não precisava da banca… devem ter visto entrevistas que eu não vi concerteza.
    Agora, o que Bruno de Carvalho tem de fazer é por a banca A SERVIR O SPORTING, e não o Sporting a servir a banca, que era o que vinha acontecendo, resta então dizer, pelo braço de ferro que houve que certamente a banca não conseguiu tudo o que queria, tal como o Sporting nao conseguiu certamente tudo o que queria, mas o facto dos dois terem de ceder já mostra tendência para a mudança!
    O mais importante é que os salários estão pagos e foi BRUNO DE CARVALHO QUE OS PAGOU, sim porque o Vale e Azevedo 2, upss, queria dizer Godinho Lopes, vendeu o Wolfswinkel para pagar salários… mas não foi aos jogadores!

    Bruno de Carvalho 1-0 Banca!

    "Não me espanta que alguns queiram a queda imediata da nova direcção e sonhem com o regresso de quem deixou o clube neste bonito estado".

  • Bras
    Posted Abril 12, 2013 at 7:44 pm

    "Salientamos que este acordo, negociado de raiz, permitiu alcançar em apenas duas semanas o que não foi alcançado nos últimos 17 anos." Comunicado do Bdc…..mais areia para os olhos dos sócios….é para rir este comunicado

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 12, 2013 at 7:09 pm

    Mais divida…mais juros…os milhões que ele disse que lá metia que não eram da banca onde estão?…

    Mais um prego para o caixão e o pior é que a maioria dos Sportinguistas aplaude.

    • Luís
      Posted Abril 13, 2013 at 11:29 pm

      Ricardo Ricard,

      O Benfica é a "maior" marca em Portugal, mas curiosamente a instituição desportiva com mais títulos (mais de 15 000), a que forma mais atletas de nacionalidade Portuguesa, a que promove o ecletismo e a que tira mais jovens das ruas para os lançar no desporto e que promove um sem numero de actividades de solidariedade social é o Sporting!

      Prefiro o meu Sporting a não ganhar um título que seja, mas a manter-se fiel aos seus princípios e a fazer trabalho para as PESSOAS do que um clube que tem gente que se orgulha de coisas que não lhes trazem benefícios, nem a si, nem às pessoas e só servem como sorvedouros de dinheiro para encher os bolsos a engravatados.

      Pois uma instituição desportiva serve para dar retorno não só aos seus funcionários, mas também às pessoas….que retorno social tem tido o seu benfiquinha? Descontos na Repsol? UAU!

      Mas não se preocupe, conheço muitos que levaram a lavagem cerebral benfiquista de paizinhos e tiozinhos tal como o sr. claramente levou.

      Um bem haja,

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 12, 2013 at 11:20 pm

      LuisRafael…Trabalha no Benfica para saber para onde está destinado o novo empréstimo? E já agora fique sabendo que não são 80 milhões,são "apenas" 45,os outros 35 ficam de reserva…Eu ficaria preocupado se o Benfica tivesse alguma divida em atraso,se não tivesse jogadores para vender a 10,20 ou 30 milhões,se não ganhasse constantemente dinheiro nos jogos Europeus,se não tivesse este ano uma media de 35 mil espectadores em jogos em casa,até mais baixa do que nos anos anteriores,caso sejamos campeões este ano a media volta a aumentar…O Benfica é simplesmente a maior marca em Portugal…

      Caro Raiuga não se enerve que não vale a pena,não odeio nada nem ninguém,muito menos o Sporting,preferia ver o Porto na vossa situação,mas eu compreendo,relembrando o Benfica há uns anos,havia gente capaz de dar a vida pelo Sr. Vale e Azevedo,hoje essa mesma gente ou está escondida num buraco ou tiravam era a vida ao Sr. Vale e Azevedo.
      Eu compreendo também que o desespero é grande,tanto desportivamente como economicamente,o "miúdo" aproveitou,sempre sonhou em lá chegar,mentiu e conseguiu…mas agora é o Sporting que paga. Espero que continue no blog durante muitos anos…ou seja,espero que não fuja quando for a altura de fazerem ao Bruno de Carvalho o mesmo que fizeram ao Godinho. Um abraço e felicidades.

    • Raiuga
      Posted Abril 12, 2013 at 8:00 pm

      Este tipo é qualquer coisa… Gosta de mandar postas de pescada ao ar, para ver se quando chegam ao chão já são douradinhos… Oh Ricardo Ricard que nunca te dê uma coisinha má, de tanto ódio que tens ao Sporting. Mais depressa precisarás tu de um caixão do que o Sporting se continuas a destilar tanto veneno… Enfim…

      Cumprimentos

      Raiuga

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 12, 2013 at 7:56 pm

      O Vieira pediu mais um empréstimo obrigaccionista de 80 milhões para pagar um de 40 de à 4 anos.. será que daqui a 4 anos vai pedir um de 120 milhões para pagar o de 80 milhões? e quando sair será que já vão em 300 milhões de empréstimos? Eu secalhar preocupava-me mais com o que tenho em casa…

  • PedroFerreira
    Posted Abril 12, 2013 at 6:42 pm

    FINALMENTE apresentar os investidores? Não sei como aguentaram a espera de 2 anos com Godinho Lopes sem eles nunca apareceram…

    A reestruturação financeira não se faz de um dia para o outro, muito trabalho há pela frente certamente.

  • Pedro Cerveira
    Posted Abril 12, 2013 at 6:38 pm

    Era sabido que nesta fase o Sporting só sobrevivia com o apoio dos bancos. Foi dito por todos os candidatos antes das eleições.

    • André P
      Posted Abril 12, 2013 at 7:03 pm

      Foi também o que sempre ouvi dos três candidatos. BdC disse que não ia aceitar ingerências, não disse que ia deixar de precisar da banca.

  • antónio
    Posted Abril 12, 2013 at 6:13 pm

    Desculpem mas por alma de quem e que as pessoas dizem que o Bruno assinou o acordo feito pelo Godinho?
    Se o tivesse feito nao se tinha passado nada disto, claramente o Bruno nao gostou do acordo e impos o dele.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 12, 2013 at 11:03 pm

      Ainda não percebeu que tudo vai servir de ataque a Bruno de Carvalho? Há muita gente que quer o fim do Sporting…

      "Não me espanta que alguns queiram a queda imediata da nova direcção e sonhem com o regresso de quem deixou o clube neste bonito estado".

  • André P
    Posted Abril 12, 2013 at 6:05 pm

    Saúdo o regresso dos posts moderados sobre o Sporting ao VM.

    Os posts de ontem não estavam de acordo com a isenção e rigor que os leitores estão habituados.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 12, 2013 at 10:56 pm

      Foi claramente um erro do VM ter aceite 3 textos, e fazer um da própria autoria em 48 horas sobre Bruno de Carvalho e as finanças do Sporting, pouco acrescentaram uns em relação aos outros e foi realmente com desagrado e alguma desilusão que vi tal situação vinda de quem vem (normalmente estes ataques e insistência vem de sites mais parciais)… mas vamos acreditar que a falta de tempo e motivação não vai levar a que estes erros se tornem frequentes.

    • Raiuga
      Posted Abril 12, 2013 at 7:57 pm

      O primeiro "Para onde caminhas Sporting" é do VM… Pelo menos assim me pareceu.
      E sim, os outros posts, não eram suficientemente moderados para aquilo que o VM nos habituou.

      Cumprimentos

      Raiuga

    • André P
      Posted Abril 12, 2013 at 6:58 pm

      Ontem houve dois posts de leitores e um do VM sobre a situação do Sporting. E os três seguiam uma linha de pensamento muito semelhante. Embora, os dos leitores fossem mais radicais.

      Apesar dos posts serem de leitores, se o VM não aceita-se o estilo dos posts não os publicaria.

    • Pedro
      Posted Abril 12, 2013 at 6:15 pm

      Os posts de ontem eram de leitores.

      Naquilo do Visão de Leitor.

      Este é do VM, e a diferença é óbvia.

  • Moutinho-Khun
    Posted Abril 12, 2013 at 6:03 pm

    Quero ver agora quem são os investidores e quanto dinheiro vão meter no Sporting.

    Quero ver agora o que Bruno de Carvalho e os 80 politicos que meteu no Sporting vão fazer com o dinheiro que receberam da Banca…agora já tem onde sacar para o bolso.

    Sempre pensei que mudar de presidente era deixar de ir pedir de joelhos à banca mais dinheiro, mas este Bruno de Carvalho bem me enganou

    • GreenHeart03
      Posted Abril 12, 2013 at 6:17 pm

      A seu tempo, certamente, verás!

      Mas que 80 políticos é que ele lá meteu!? São piores que os 10 directores de departamento que o GL contratou quando já estava demissionário? Ou era preferível o Luís Duque e o Eduardo Catroga? Ou esses já não eram políticos? Então o Duque, devia sacar pouco para o bolso, devia..

      E onde é que ele foi de joelhos pedir dinheiro? Só te enganou se não prestaste atenção à campanha porque ele só tem feito o que disse (renegociação da divida com os credores, de forma a eles assegurarem as despesas até ao fim da época e a poder-se avançar com a reestruturação financeira para depois entrarem investidores). Primeira promessa – cumprida!

      Pode falhar a partir daqui mas, até agora, só fez o que disse!

  • Sigurd
    Posted Abril 12, 2013 at 6:01 pm

    Mais dividias, mais subserviencia.

    Para onde caminhas Sporting?

    Fazer uma acordo em que temos de vender os melhores jogadores e esse dinheiro vai direitinho para os bancos e só podemos contratar jogadores como o Tozé Marreco, Mexer, Rui Duarte ou Pintassilgo, assim também eu.

    • GreenHeart03
      Posted Abril 12, 2013 at 6:19 pm

      Essa conversa de o clube ser obrigado a vender jogadores e o dinheiro ir direito para o banco vem de onde? Notícias do CM não vale..

  • GreenHeart03
    Posted Abril 12, 2013 at 5:57 pm

    Antes de mais, quero sublinhar aquilo que me parece mais importante neste artigo do VM: é que sem saber exactamente os contornos das negociações, não se pode fazer uma avaliação destas negociações.

    De qualquer forma, parece-me de valorizar que o novo presidente tenha conseguido levar a bom porto uma negociação que muitos apostavam falhada e muitos outros tentavam boicotar. De valorizar mais ainda é o facto de ter feito isto sem levantar muitas ondas (internamente – todo o burburinho foi causado pelo exterior) mesmo quando continua a sofrer as mais infundadas acusações. Umas quantas pessoas continuam agarradas aos investidores de 2011 que não estão ao barulho nestas eleições e outras tantas ainda não tinham percebido que os investidores falados esta época eram para depois da reestruturação (já para não falar que não entenderam que são modelos de investimento diferentes – em 2011 era um fundo de jogadores, hoje são investidores para a SAD). Enfim, mais vale seguir e não perder mais tempo com isso.

    Voltando ao assunto do post, é um passo fundamental para a tão desejada estabilidade que se deseja alcançar em Alvalade, tanto no plano financeiro como no plano organizativo e desportivo. Espero que os contornos da negociação permitam a concretização do projecto desta direcção e que os abutres sosseguem, percebam que o Sporting já não é um meio para encherem o bandulho e vão pregar para outra freguesia.

    Sobre a parte desportiva, nomeadamente em relação ao futebol profissional, garante-se a questão do Fair Play financeiro, fundamental e sem o qual de nada servia chegar aos lugares europeus.

    Em relação ao que se tem falado para a próxima época, acho que o Sporting terá, efectivamente que fazer algumas mexidas no plantel (o ideal seria não serem demasiadas para conseguirmos ter uma equipa) mas sobretudo em relação a entradas parece-me que as pessoas têm de se mentalizar que uma "equipa de acordo com a dimensão do clube" não é uma equipa que custa muitos milhões, é uma equipa que tem raça, que ganha e que, podendo custar pouco, se vai valorizando até valer muitos milhões – é um processo, não é de um dia para o outro. Está mais do que provado que equipas que custam muitos milhões não são sinonimo de bons resultados. Aliás, as equipas com que o Sporting conseguiu os melhores resultados nos últimos anos foram, provavelmente, aquelas em que investiu menos.

    Espero que os dirigentes percebam isso, que os sócios e adeptos percebam isso e que se aposte na formação, no mercado nacional e que o Sporting consiga a estabilidade que precisa para se reerguer.

    SL

  • Moisés de Carvalho
    Posted Abril 12, 2013 at 5:57 pm

    Mete-me alguma confusão estes "investimentos" da banca em clubes falidos…

    Nações inteiras são "espremidas" a bem da sanidade das contas públicas por causa da voracidade do sector financeiro e ao mesmo tempo assiste-se a esta pequena perversidade, nada tenho contra o SCP, é um clube histórico, mas é um péssimo exemplo em tempos de crise.

    • Rui
      Posted Abril 12, 2013 at 6:32 pm

      Não estão essas "Nações inteiras" a ser espremidas através de novos empréstimos?!? O princípio é o mesmo…

      Custa-me entender é que, se no caso dos empréstimos aos países o risco é quase nulo (em última análise, o contribuinte vai pagar), nestes casos, só compreendo a continuação da política de "torneira aberta" (ainda que muito pouco) por parte dos bancos se os colaterais ainda existentes e que possam ser dados como garantias continuarem a ser superiores à dívida.

      Ou isso ou está-se a hipotecar literalmente o futuro.. proveitos futuros de vendas, de bilheteira, de direitos televisivos e de quotas. Espero que não seja o caso!

    • FT
      Posted Abril 12, 2013 at 6:16 pm

      Caro Moisés de Carvalho, a meu ver sabe porque lhe mete confusao? Porque não é desta que o Sporting acaba e o medo começa a voltar, talvez o Sporting volte a fazer frente ao Porto e Benfica, e isso deixa muita gente incomodada.
      Agora o banco investe porque razao? Porque sabem que vão tirar proveito, seja de um modo ou doutro. Hoje em dia o banco nao empresta nada a ninguem porque sabe que a maioria nao consegue pagar. Algum dia se o investimento der para o torno, o patrimonio do Sporting ficaria hipotecado e aí sim, o banco ficaria rico. Nao ha risco nenhum para os bancos, apenas para o Sporting:
      SL

  • André P
    Posted Abril 12, 2013 at 5:57 pm

    Só poderemos analisar o acordo quando tivermos conhecimento das condições.Mas não podemos esquecer a posição fragilizada em que o Sporting estava nas negociações (devido ao estado em que o clube chegou às mãos do novo presidente), mas a seu tempo todos teremos oportunidade de avaliar o que foi conseguido.

    Creio que é numa AG e perante os sócios é que se devem dar todas essas explicações. Mas uma vez que esta negociação se tornou num caso nacional parece-me também que o presidente deve dar algumas explicações públicas (embora menos aprofundadas). O Sporting é o único clube em que vê constantemente as suas finanças discutidas na praça pública, algo tem que mudar nesse aspecto. Os sócios devem estar esclarecidos mas a comunicação tem que ser mais cuidada e os interesses do clube melhor defendidos.

    Para já são boas notícias. Voltemos então a discutir o Sporting a vertente desportiva (que é o verdadeiro core business do clube) em relação ao que resta desta época e ao planeamento da próxima.

  • SportingSomosNos
    Posted Abril 12, 2013 at 5:47 pm

    Excelente BC, não podia desejar um melhor inicio de mandato.

    2 vitórias no futebol.
    Acordo para salários
    Acordo para reestruturação

    Conseguiu em 3 dias o que GL não conseguiu em mais de um ano. Obviamente, deve ter havido cedências, mas pela primeira vez a banca encontrou um líder, com quem teve de negociar, e não um fantoche que baixava as calças.

    Agora é dar tranquilidade à equipa e acabar a época com dignidade. Para a próxima época, é seguir o que está no projecto, aposta na formação e contratações cirúrgicas. Sobre os investidores, acredito que venham, não agora obviamente, mas no Verão, veremos em que moldes.

    Até agora, dou nota 20 ao meu presidente.

    • DJ SP'
      Posted Abril 13, 2013 at 12:57 am

      Muito bem dito!!
      Quanto aos investidores, só ainda não injectaram dinheiro porque, a meu ver, e como frisou na passada 4ªfeira o BdC "tudo está dado como garantia". Por isso, caso fosse injectado dinheiro, este podia ser 'tomado' pela banca e agora, com este acordo, esse dinheiro não será dado como garantia!

    • João Lemos
      Posted Abril 12, 2013 at 6:54 pm

      Subscrevo

  • Ricardo
    Posted Abril 12, 2013 at 5:42 pm

    Uma reestrutuação feita pelo Godinho,
    Como também deixou encaminhadas as renovações de Bruma e Dier

    Bruno de Carvalho chegou e só teve de assinar. Messmo assim ainda se gaba.

    Vamos longe com estes pavões.

    • Raiuga
      Posted Abril 12, 2013 at 7:51 pm

      Teve dois anos para estabelecer com a banca (seus amigos) uma reestruturação financeira. Quando estava quase concluída, não se avançou com o acordo, ficou parada. Com que intuito??? Se a reestruturação financeira era assim tão boa e vantajosa para o Sporting, qualquer que fosse o novo presidente iria querer a mesma garantida ou não??? Quer dizer, não fecha o acordo porque apresenta a demissão??? Até podemos pensar que foi de boa fé, que quis deixar para o futuro presidente do Sporting rever e renegociar alguns pontos da reestruturação, mas tudo o resto cheira mesmo que GL manobrou de forma a deixar o BdC entalado, caso este fosse eleito… E não é que a banca ia entalando o BdC com a reestruturação???
      É, grande favor que GL fez ao BdC, não haja dúvida… enfim, é com cada um.

      Cumprimentos

      Raiuga

    • Jesus
      Posted Abril 12, 2013 at 6:00 pm

      Para nao ir muito longe tambem podia referir que deixou bem encaminhada a venda do Ricky WW.

      Viva os Pavões!

    • RF
      Posted Abril 12, 2013 at 5:57 pm

      Que bela restruturação que o Godinho deixou!
      Ordenados em atraso, a pior classificação de sempre, mais 100M de dívida e os passes dos jogadores alienados a fundos, Bruma, Dier etc.
      É caso para dizer: Volta Godinho que estás perdoado!

  • Miguel Pinto
    Posted Abril 12, 2013 at 5:42 pm

    Estes supostos adeptos sportinguistas são um espetáculo!!!
    1º – O Bruno de Carvalho não consegue o acordo com a banca – é um Vale e Azevedo, um cobardolas, é isto é aquilo.
    2º – Afinal ele conseguiu o acordo com a banca – é porque foi o Sporting que cedeu, foi o sporting que baixou as calças, a dívida vai aumentar!!!
    Pelo Amor da Santa!! O Bruno de Carvalho está a trabalhar e bem, leiam além do comunicado á CMVM, o comunicado no site do Sporting!!! Associem isso à conferência de imprensa de 4ª feira!!!
    Já tiraram alguma coisa da cabeça? Espero que passem a ser inteligentes e comcem mesmo a a creditar que têm um PRESIDENTE! Sim um presidente, algo que o Sporting já não tem à muito tempo.
    P.S – Como será lógico, o Bruno de Carvalho não vai "cagar" tudo como no tempo de anteriores presidentes. Agora o PRESIDENTE só conta o que lhe interessa contar e aquilo que os adeptos e essencialmente os jornalistas deverão saber! Acabaram-se as justificações de todo o que se passa na vida do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – que é o nosso ( dos adeptos, dos simpatizantes, dos sócios, dos accionistas e também do PRESIDENTE e respetivos orgãos sociais) – GRANDE AMOR!!!!

  • juba
    Posted Abril 12, 2013 at 5:41 pm

    Resta conhecer as bases do acordo. Mas para já está desbloqueado um imbróglio que podia ter consequências muito negativas para o SCP. Agora haja cabecinha e não entrem em loucuras. É necessário também melhorar substancialmente a criação de mais valias financeiras com a venda de activos desportivos e não como até agora vender ao desbarato!

  • Luís Oliveira
    Posted Abril 12, 2013 at 5:31 pm

    Sim! Continuidade não era terminar a tarefa iniciada há muito que culminava com a venda do Sporting (entrada de investidor maioritário na SAD), continuidade é defender os interesses do Sporting Clube de Portugal e, pela primeira vez em anos, negociar (no verdadeiro sentido da palavra) com a banca um acordo bom para o Grupo Sporting.

    SL

  • Gonçalo
    Posted Abril 12, 2013 at 5:27 pm

    Tenho notado que os sportinguistas tão a festejar isto como se tivessem ganho o campeonato. Mesmo que 95% não saibam sequer do que se trata.

    É triste mas a nossa sociedade está assim: iletrada e com pouca inteligência.

    Quando perceberem que isto não passou de mais uma manobra de aumentar a dívida do Sporting em 70 milhões talvez percebam de que os leões caminham para o abismo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 12, 2013 at 8:02 pm

      Nós temos tanto a ver com o Benfica como vocês com o Sporting… mas preferem falar do que se passa na vizinha e não veêm que o Vieira pediu 80 milhões para pagar 40 milhões de à 4 anos e daqui a 4 anos pede 120 milhões para pagar os 80 deste ano! Agora vejam o buraco que pode haver quando ele sair..

    • Gustavo
      Posted Abril 12, 2013 at 6:54 pm

      O que é que o benfica tem a ver com a conversa? Sempre a trazer o benfica para a conversa e depois nós é que somos complexados

    • Guerreiro
      Posted Abril 12, 2013 at 6:43 pm

      o benfica é que a diminui ao fazer um empréstimo obrigacionista de 80M!

    • AM
      Posted Abril 12, 2013 at 5:41 pm

      Mas não está fazer o mesmo ,ao dizer que nos endividamos em mais 70M?Ou conhece o acordo?E não me parece que a banca faça acordos para perder dinheiro.

  • João Lains
    Posted Abril 12, 2013 at 5:13 pm

    Não acompanhei estas eleições tanto como as últimas em que BdC foi derrotado, mas a imagem que me tinha ficado na cabeça eram os 50 milhões de investidores russos na altura, agora nunca falou nesse dinheiro e já estava mais ou menos à espera que isto acontecesse.

    Fugindo um pouco ao tópico, o Sporting tem de fazer uma reestruturação da equipa neste defesa de verão e tentar maximizar os lucros com vendas de jogadores que ficaram aquém das expectativas e que até têm mercado lá fora.

    Jogadores como Jeffren, Onyewu, Boulahrouz, Elias, Pranjic ou outros como João Gonçalves, Evaldo, Grimi, Owusu, Viola, Bojinov não merecem ainda estar ligados a um clube como o Sporting. Além disto aproveitaram o mercado que Capel, Cédric têm lá fora.

    Perceber se Salomão, André Santos, Wilson Eduardo têm condições para fazer parte da equipa principal ou se o Sporting volta a cair no erro de os emprestar e adquirir jogadores com rendimentos inferiores.

    Ninguém pede ao Sporting que neste momento esteja ao nível de Benfica e Porto, por isso contratar os melhores jogadores da nossa liga às equipas mais fracas permitiria desde já eliminar a concorrência e conseguir competir com o Braga pelo 3º lugar,

    Neste leque incluo jogadores como Roberge, Ghilas, Danilo Dias, entre outros. Também não alongo muito mais a lista, senão o Sporting passava a ser uma equipa para meio da tabela.

  • Miguel Militão
    Posted Abril 12, 2013 at 5:10 pm

    Eu vejo aqui comentários contra o BdC que parece que ele é um aldrabão… antes de mais ninguém provou que ele é aldrabão!!
    Se há prova que temos é que os últimos anos do SCP foram um falhanço autêntico, GL e JEB destruíram o SCP por completo.
    O último presidente do SCP meteu gente, gastou fortunas, criou uma dependência tal que o SCP vai-se ver aflito para cumprir qualquer acordo que seja imposto.
    Já para não falar na falta de ética de vender jogadores a fundos em que ele tem quota…

    E ainda falam mal deste presidente… até o rato mickey era melhor que os últimos!!!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 12, 2013 at 8:02 pm

      Bruno de Carvalho já tá a fazer comichão a muita gente.. mas deixa andar, o tempo vai mostrar o presidente que temos!

      "Não me espanta que alguns queiram a queda imediata da nova direcção e sonhem com o regresso de quem deixou o clube neste bonito estado".

    • GreenHeart03
      Posted Abril 12, 2013 at 6:27 pm

      O BdC disse em todas as entrevistas e debates que o dinheiro necessário para as despesas de funcionamento até ao fim da época viriam da banca, fossem 15, 20 ou 30 milhões! Só depois do fim da época e de aprovada a reestruturação financeira, entrariam investidores para a SAD.

      Tivessem havido mais ocasiões e o homem teria dito mais vezes, mas valia a pena?

    • Rui
      Posted Abril 12, 2013 at 5:37 pm

      Fazendo um pouco de "advogado do diabo".. Godinho tinha 100 milhões e gastou-os, os acordos na China estiveram muito perto de se realizar, nomeadamente ao nível da formação através da exploração da marca "Academia Sporting", o plano financeiro estava tão pronto que agora BdC só teve de o confirmar e por último, o que disse relativamente aos ordenados foi que tinha deixado dinheiro para os pagar e não que os tinha pago.

      Agora, se a gestão foi danosa para o clube e o seu património, isso já será outra história, como muitas mais coisas que ficam (e sempre hão-de ficar) mal contadas (vide o despedimento do Domingos, e.g.).

      Os 100 milhões que GL prometeu (e gastou, como disse acima) vieram da alienação dos direitos sobre os jogadores que havia no plantel..

      Na realidade não se trata de mentir, mas sim de deixar a verdade a meio, tal como fez o BdC agora, anunciando que tinha 20/25 milhões para injectar no clube, quando o que realmente tinha era a intenção de o pedir também à banca.

      Aguardo com expectativa o futuro.. não o desportivo, esse está comprometido há muito tempo para os anos vindouros, mas toda a restante envolvente me desperta bastante curiosidade.

      O momento para a rotura com o passado tinha chegado, se será feita da melhor forma, o tempo o dirá.

    • Diogo
      Posted Abril 12, 2013 at 5:15 pm

      Nem mais! até acrescento, seu o acordo poderia ter sido outro, então porque é que não foi? Há então um favorecimento ao Godinho Lopes e à sua distancia. Até agora o que sabemos é que o Godinho esteve preso.
      Também não vejo ninguém dizer que o Godinho disse publicamente que os ordenados de Fevereiro estavam pagos e afinal… ah, era só mais aldrabice.
      Godinho Lopes tinham 100 milhoes, tinha acordos na China, tinha o plano financeiro pronto, tinha os ordenados pagos… tinha! ai tinha, tinha!

  • Bras
    Posted Abril 12, 2013 at 5:09 pm

    Espero que o Bdc, agora, e como prometeu, posso em assembleia, apresentar o plano de reestruturação aos sócios, e explicar o acordo feito com a banca….espero que cumpra o que prometeu

  • Bras
    Posted Abril 12, 2013 at 5:00 pm

    O Bdc teve de arrepiar caminho e aceitar as condições da banca, como já sabíamos. O orçamento, folha salarial, custos operacionais, passam a ser definidos pela banca.
    Não existem milagres…o BDC foi mais um ilusionista, que vendeu um sonho…só acreditou quem quis….vai durar pouco na presidência. Não existem investidores…temos de viver com o pouco dinheiro que temos, e que os nossos credores nos emprestam…ponham isso na cabeça

    • Manuel
      Posted Abril 13, 2013 at 11:35 pm

      O Renato tem toda a razão. Não tem nada a ver com a globalização, existia muito antes de haver a globalização. É mesmo a mentalidade tuga e o sistema judicial em Portugal, que é incompetente e corrupto, que premia os caloteiros e castiga quem cria riqueza! Isto já dura há muitos anos.
      Ainda eu era miúdo e já ouvia meu avô e o meu tio, que eram industriais, a queixarem-se!

      O problema é que o sistema ainda existe, apesar de estarmos na Europa, porque nem sequer se cumpre a legislação! Portugal é uma farsa, pois é o próprio Estado a dar o mau exemplo!
      E depois ainda se queixam que os estrangeiros não querem investir em Portugal e há muito desemprego? Pudera!

      PS. Devemos ser o único país do mundo que tem um ex-primeiro ministro que diz, "pensava que as dívidas não eram para pagar". Imbecil José Sócrates dixit.

    • Bras
      Posted Abril 12, 2013 at 6:59 pm

      Respondendo ao João…não se esqueça que refundando, iriamos para os distritais…5 anos depois, estaríamos talvez na 1ª Divisão? Os sócios estariam disponíveis, para esperar 5 anos ? Acha que as crianças (seus filhos ou de qualquer um de nós) iriam ser sportinguistas ? Estaria disponível para deixar de ter estádio (eu sou dos que tinha apoiado um estádio único em Lisboa), academia etc ? Acha que iriamos ter Direitos de Tv, nas distritais? E os montantes que a antecipação de receitas dos Direitos de Tv que o Sporting "actual" já recebeu? Os danos de imagem em Patrocinadores,a antecipação de receitas dos mesmos etc ?

      Julgo que a equação tem muitas varáveis

    • RF
      Posted Abril 12, 2013 at 6:20 pm

      Sr. Renato,
      Isto não é a mentalidade tuga, é a globalização.
      Da banca não tenho pena nenhuma, pois se somarmos os juros pagos ao longo dos anos, nada ficam a perder.Eles também não têm pena de quem não paga a prestação ao fim do mês e põe famílias inteiras na rua. Fazem especulação com a dívida soberana e depois quando os países estão em dificuldades,espremem tudo sem qualquer tipo de consciência.
      Desculpe lá, mas deles não tenho pena nenhuma.

    • João
      Posted Abril 12, 2013 at 6:08 pm

      Ou não me expliquei bem ou não me entendeu da melhor forma.

      O Sporting tem 3 opções:

      1) "as is", ou seja, continuar a lutar todos os anos durante as próximas gerações para conseguir à Europa e vender jogadores para conseguir pagar salários e os 15 milhões de juros (mantendo as atuais condições, o que como diretor financeiro sabe de certeza que estas Euribor n vão durar para sempre)e ficar sujeito às restrições impostas pelo BES e BCP

      2) negociar perdão de dívida de parte significativa da dívida e recusar restrições de vendas de jogadores, de forma a existir margem para não estar apenas a trabalhar para pagar juros e poder recusar propostas ridículas por jogadores do Sporting (nem falo em novos investimentos)

      3) entregar os ativos (valor irrisório face aos 500 milhões de dívida do clube + SAD)que estão dados como garantias da dívida aos bancos e criar um novo clube (como é o exemplo do Glasgow Rangers)

      Na hipótese 3 tenho a certeza absoluta que: com pelo menos 30 mil sócios, 0 dívida, 0 de receitas antecipadas e mantendo os jovens da nossa formação que não têm contrato profissional com a SAD (até aos juvenis)ia haver fila de bancos a querer trabalhar com o novo Sporting. Vários bancos começaram a trabalhar com o novo Glasgow Rangers logo após terem criado um novo clube.

      E mais aposto consigo que em 5 anos íamos estar a lutar pelo título na 1ª divisão, teríamos mais sócios que hoje e íamos ter uma vantagem competitiva enorme face ao Porto e Benfica!!

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2013 at 6:07 pm

      RF dizes isso porque se calhar não és um dos muitos credores de várias empresas que faliram nos últimos anos em Portugal e que deixaram esses mesmos credores de mãos a abanar, alguns em situações dramáticas…
      Isto é muito bonito, gastar acima das possibilidades depois declarar falência e os outros é que ficam a arder… E a vida continua sem quaisquer problemas de consciência…
      Enfim é assim esta mentalidade Tuga!!!

      Renato

    • Bras
      Posted Abril 12, 2013 at 6:00 pm

      Portugal não é Itália..Quantos bancos Portugueses ou estrangeiros….financiam sociedades desportivas em Portugal ? pense nisso

    • RF
      Posted Abril 12, 2013 at 5:52 pm

      Eu por acaso vejo a Fiorentina nos destritais a mendigar por dinheiro para cortar e regar a relva do estádio.
      Isto é um negócio como outro qualquer. Fecha-se uma empresa num dia e abre-se outra noutro dia.
      Se a nova for rentável, bem gerida, passa a ter crédito no mercado. Pois a nova empresa passa a ter 3M de adeptos do nada. A ter pessoas que querem ver os jogos da 3a divisão na televisão. A comprar camisolas e bilhetes de época no estádio nacional se isso for preciso.
      A formar jogadores de 10M a partir da sua formação.
      A mim não me assusta minimamente e é o que vai acontecer mais dia menos dia pois as direcções dos últimos 17 anos a isso vão obrigar!

    • RF
      Posted Abril 12, 2013 at 5:43 pm

      Ou não!
      A ver vamos…
      Até agora estou a gostar e muito !

    • Bras
      Posted Abril 12, 2013 at 5:36 pm

      Então passo a explicar-lhe como economista e Diretor financeiro. Se fossemos para um PER e deixássemos de pagar á banca, acha que algum credor, no futuro voltaria a emprestar ao Sporting (ou outro clube com os mesmos sócios)?
      Os Bancos não são mecenas. Os clubes, seja o nosso ou os outro, devem viver de acordo com os seu proveitos, e não em deficits sucessivos

    • João
      Posted Abril 12, 2013 at 5:25 pm

      1) Nenhum investidor vai por um Euro no Sporting sem saber o resultado da reestruturação financeira – investidores por definição querem rentabilizar o investimento, e têm de ter uma perspetiva de recuperar o capital investido. Como é óbvio com o atual serviço de dívida do Sporting, um investidor só ia conseguir retirar dividendos da SAD no ano de 2089, caso as coisas corressem bem

      2) Não temos de acatar o que os credores nos emprestam. Quando devemos uns milhares de euros aos bancos temos um problema, quando uma entidade com receitas operacionais de 40 milhões, Margens operacionais negativas tem uma dívida de 350 milhões – os bancos têm um problema!

      Por isso, muitas vezes as empresas altamente alavancadas entram em processos especiais de revitalização (PER), deixam de pagar à banca e entregam os ativos que restam (no caso do sporting são irrelevantes face ao valor da dívida).

      3) O maior ativo do Sporting não é o estádio, não é o que resta do passe do Rui Patrício, mas sim o intangível que gera receita: os sócios e simpatizantes!

      Portanto eu não ponho na cabeça que vou obedecer aos credores e ficar a pagar quotas de sócio para ajudar a pagar os juros de uma dívida que nem nos melhores cenários vai ser paga daqui a 100 anos.

  • Cafageste
    Posted Abril 12, 2013 at 4:59 pm

    Não…se calhar temos é de bater palmas aos que lá andaram e que aumentaram o passivo dos 40 para os 400 milhões… A culpa de termos de reduzir o orçamento é do Bruno de Carvalho… Enfim…

    Equipa de acordo com a grandeza do clube? Quanto custou a equipa que iniciou a época? Muito mais. Os resultados estão de acordo com a grandeza do clube? Pois…bem me parece que não.

    Caberá a Bruno de Carvalho fazer muito mais com muito menos. Só isso.

  • Vamos passar a lutar com o Gil Vicente pelo 7º lugar...mas ainda há quem bata palmas a BdC
    Posted Abril 12, 2013 at 4:49 pm

    O acordo prevê ainda a concessão de 45 milhões de euros, verba que vai permitir ao clube não ter sobressaltos financeiros até final da temporada. Bruno de Carvalho começou por pedir 80 milhões e depois baixou para 70 milhões de euros, mas os bancos mantiveram-se inflexíveis e apenas disponibilizaram os 45 milhões que estavam previstos no plano elaborado por Godinho Lopes.

    Segundo a reestruturação que Bruno de Carvalho aceitou levar à prática, o Sporting só vai poder gastar quatro milhões de euros por ano no reforço da equipa. Mas, para que tal suceda, terá de vender jogadores que permitam libertar essa verba.

    Nesse plano está ainda previsto que, este ano, o Sporting terá de libertar 12 milhões, que vão servir para amortizar a dívida aos bancos. Segundo soube ainda, o CM, a direção dos leões só poderá ultrapassar os quatro milhões se tiver receitas extraordinárias, caso da participação na fase de grupos da Liga dos Campeões que, à partida, rende logo uma verba superior a dez milhões de euros. Mesmo assim, o clube terá de acertar com a Banca a verba extra a que terá direito para reforçar a equipa.

  • RF
    Posted Abril 12, 2013 at 4:45 pm

    Jogada de mestre do Bruno de Carvalho! Temos Presidente.
    O Godinho e o Ricciardi bem tentaram fazer-lhe a folha, um a dizer que tinha deixado dinheiro para pagar os salários (já alguém pensou porque não os deixou já pagos como devia?)quando já sabia perfeitamente que no dia a seguir às eleições se não ganhasse o Couceiro as contas estavam congeladas. Ou chegava alguem com os 400M ou era a banca. que mandava
    Ninguém contava era que o Presidente os tivesse no sítio e chamasse a imprensa, com os sócios todos do lado dele. O Salgado lá teve de ligar ao Cunhado a dizer para se deixar de birrinhas que a esta altura do campeonato o BES não pode ter o nome nos jornais pelas piores razões.
    Começo a gostar deste Carvalho. Confesso que a mim já me surpreendeu pela positiva.

    • Raiuga
      Posted Abril 12, 2013 at 7:30 pm

      Exacto penso o que terá acontecido algo desse género. Tentei abordar esse e outros assuntos relacionados, mas o meu comentário não foi aceite pelo VM (também os visava devido ao último post sobre o Sporting, na minha opinião demasiado arrasador para BdC que está lá nem há um mês… e comparando com a benesse dada ao GL por parte do VM – eventualmente também não aceitarão este comentário, já que repito a ideia… ou se então foi a net que foi abaixo e eu não percebi e o comentário não foi sequer enviado…).

      Além disso, já me começava a aborrecer as várias tentativas de rotular o BdC de "Vale e Azevedo"… Quanto muito, o nosso "Vale e Azevedo" já anda a cercar o Sporting há muito tempo e assim continua, mas como somos mesmo especiais, e diferentes do Benfica, temos de nos contentar com os moços de recados (Presidentes) do nosso "Vale e Azevedo"… E já vão bem mais anos do que aquilo que os Benfiquistas tiveram que aguentar com o verdadeiro…
      BdC não é nem foi o meu candidato (aliás, não tinha nenhum nem há 2 anos nem agora), mas é neste momento o presidente do meu clube, e até prova em contrário (não há) não está a fazer nada mal.

      Desagradou-me imenso também os dois posts pouco isentos sobre o BdC, demasiado intransigentes. Tudo bem que não meteu os Milhões após ser eleito (não sabemos, mas podemos adivinhar as razões, e dessa forma compreender o porquê), mas certamente não está a fazer pior que o anterior. GL teve 2 anos para acertar a reestruturação financeira, quando se demite, ainda não há acordo, e a mesma fica parada (bem armadilhado caso BdC vencesse as eleições…). Disse que Fevereiro estava pago (agora vê-se que não…) e que deixava dinheiro para Março (onde o deixou que o BdC não encontrou?!?!?)… Além disso vende RVW por suposta necessidade de tesouraria (alguém sabe se o dinheiro entrou e o que lhe aconteceu???)…
      O mais curioso, é que só alguém muito ingénuo é que poderia pensar que BdC não teria que negociar com a banca e mesmo recorrer a ela para novo empréstimo (ele nunca contrariou este ponto). Espero que tenha mesmo investidores para se ir "soltando" das amarras da banca…
      Posto isto, um cenário perfeitamente provável e possível, é que tentaram entalar BdC, GL e banca. Não fosse haver "cojones" de BdC e ele cederia, baixava as calças e tudo continuaria tal como antes. BdC, a meu ver jogou as cartas que tinha que jogar, e é preciso ter em conta o risco que corre com isso (a vários níveis, como presidente do clube, e também pessoal e profissionalmente na sua vida de empresário…). Quantos fariam o mesmo??? Só isso, para mim já vale de alguma coisa.
      Certamente teve que ceder, esperemos que não tenha cedido demasiado, porque certamente as pressões foram muitas, quem sabe, se não houve pressões a nível pessoal… Não confio nele a 100%, mas se for para continuar assim, finalmente temos presidente!

      Cumprimentos

      Raiuga

      P.S.: VM – Não sei que se terá passado com o comentário num post anterior. Talvez não tenha sido enviado, não consigo ter a certeza, mas de qualquer forma, peço que publiquem este comentário. É verdade que vocês são visados no mesmo, mas mais do que uma crítica a vocês é uma chamada de atenção. Vocês primam pelo rigor, pela assertividade, e na minha opinião a disparidade de tratamento dado a GL e aos poucos dias de mandato de BdC, em quase nada representa isso. Já neste post, é notório algum cuidado com a vossa análise e assim espero em matérias futuras. Quero continuar a dar o meu contributo, mas gosto de sentir que vale a pena perder o meu tempo com comentários, embora longos e exaustivos, construtivos e pessoais o quanto mais me for possível.

  • RUI
    Posted Abril 12, 2013 at 4:37 pm

    O Problema de GL não era o que estava a fazer com a banca ( todos os clubes o fazem) o problema era a falta de resultados por falta de pulso na estrutura toda ( não sei se os tais dirigentes que a banca obrigou mandavam mais) . Tudo começou com a saída de Domingos ( não gosto especialmente dele mas estava a fazer um trabalho agradável para primeira época , e com certeza mantendo a equipa e contratando mais alguém estaríamos agora a aplaudir GL por ter mantido Domingos pois teria sido uma época de sucesso( não digo campeões porque não jogamos sozinhos)depois vieram 3 treinadores que não tinham capacidade, Sa Pinto enganou enquanto tinha a equipa de Domingos , depois veio a pré época e as debilidades dele ficaram a mostra ( pode ser que um dia volte com mais experiência e tenha outros resultados ) Oceano e vercauten foram erros de casting…. ate que chegou Jesualdo Ferreira que não sendo um treinador de mão cheia tem anos de experiência e postura de treinador de equipa grande.. Os resultados melhoraram… e agora é valorizar estes ativos para vender e vender caro .. Erros como jogadores que vieram esta época não podem voltar a acontecer que este dinheiro seja bem gasto em jogadores realmente bons ( de preferência com idades inferiores a 26 anos para poderem ser rentabilizados) ou então que sirva para sustentar a equipa ate ter capacidade de lutar por algo mais do que o acesso a liga Europa… Agora os passos tem de ser todos bem dados e espero que Bruno de Carvalho os consigasaiba dar….

  • Diogo
    Posted Abril 12, 2013 at 4:28 pm

    Acho extraordinário ainda passar as culpas para o Bruno de Carvalho depois dos 17 anos que lhe antecederam.
    Claro que a banca não dá nada em troca, mas ou era isto ou ficarem com um estádio para o Ricciardi fazer um driving range. Que venha a auditoria de fundo e depois vamos ver afinal tivemos 5 "Vale e Azevedo" antes deste.
    Gosto também do detalhe em dar já conta de contrapartidas, deve ter informação privilegiada calculo.

    cumprimentos, Diogo

    • Alberto Bastos
      Posted Abril 13, 2013 at 10:50 am

      Em resposta ao AM: a situação NÃO ERA conhecida de todos. Godinho e Ricciardi mentiram quanto aos salários, um; quanto à penhora do total das receitas, os dois.
      Além do mais, Godinho armadilhou ainda mais o futuro, ao admitir 10 novos directores (de quê?) nos últimos dias, com salários de 20.000 €/mês e cláusulas de rescisão de 500.000 €. Antes de acusar, é preciso calma e paciência para esperar pelas informações oficiais sobre o que foram os últimos dias da "era godinho"

    • AM
      Posted Abril 12, 2013 at 5:49 pm

      A situação era conhecida de todos os candidatos.BdC disse-o e afirmou que tinha soluções para tudo,até no cenário da não participação na LE.Não há desculpas nem para ele,nem para qualquer um dos outros,se tivesse ganho.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2013 at 5:38 pm

      Mas quem são esses jogadores todos do plantel do Sporting, para além do Ricky, que estão vendidos?

      Renato

    • João
      Posted Abril 12, 2013 at 4:53 pm

      Escandalo!!!

      O Godinho sai e deixa 2 meses de salário em atraso (o de Fevereiro afinal n tinha sido pago), as contas congeladas, os passes de jogadores da equipa A praticamente todos vendidos, B e juniores praticamente quase todos vendidos a (quem são os acionistas dos fundos? ??), e os que não estão vendidos estão dados como garantia aos bancos, tal como os restantes ativos (estádio e academia).

      Para além disso as receitas futuras foram antecipadas (TV, bilheteira, etc) e gastas.

      E ainda refilam com o Bruno de Carvalho…sem activos, sem receitas, com 15 milhões de juros anuais para pagar para não falar do restante serviço de dívida, com uma estrutura de funcionários que é 10 vezes a estrutura do Man United…e com o BES e o BCP a pressionarem para terem controlo da SAD(a única coisa com valor q sobra).

      A solução era mesmo entregar a chave do estádio aos Bancos e começar um novo Sporting da terceira divisão, limpo dos 500 milhões de dívida (clube + SAD)das negociatas e dos parasitas que vivem à volta do clube.

      E eu sou sportinguista!!
      O que me custou saber que até o dinheiro da minha gamebox e das quotas que pago com muita dificuldade tinham sido antecipadas no ano anterior e por isso foram diretas para uma entidade qualquer que ficou com os direitos.

  • TF
    Posted Abril 12, 2013 at 4:26 pm

    De acordo com o que BC disse na conferencia de imprensa, "tudo está dado como garantia", o primeiro passo está dado, um acordo com a banca para depois o tal capital dos investidores poder entrar, porque caso contrário, o dinheiro entrava e a banca confiscava, "tudo está dado como garantia"!!É a minha ideia, mas só nos próximos tempos é que isso se vai confirmar ou não, vamos deixar o homem trabalhar e logo se verá!!

  • Bernardo
    Posted Abril 12, 2013 at 4:18 pm

    Conclusão: pedimos mais 75 milhões à Banca.

    Mas a ideia não era pararmos de pedir à Banca? Bruno de Carvalho o que está a fazer diferente de Godinho? Alguém me explica?

    E quais são as contrapartidas? A Banca não dá sem receber nada em troca. Será que vai meter o Nobre Guedes na Sad e fica com a totalidade dos passes de Patricio, Labyad, Carrillo, Dier e Bruma, como disseram?

    • Bernardo
      Posted Abril 12, 2013 at 8:30 pm

      Realmente é um pouco triste ver alguem com um nome igual ao meu dizer tamanho disparate.
      Passo a explicar:
      A restruturação da dívida passa por renegociar a maturidade da mesma (prazos de pagamento), renegociar o custo de capital (taxa de juro) e quanto é que vai pagar da divida juntamente com a taxa de juro em cada momento temporal.
      As verbas acordadas como o banco, o qual vai emprestar ao sporting de tempos a tempos, AS QUAIS AINDA NAO SE SABE O VALOR, voce é que ta a especular que são 75 Milhões, serve para fazer face ao pagamento do passivo corrente (dividas de curto prazo, por exemplo: salarios dos jogadores, treinadores, dirigentes, etc que sao pagos de mês a mês), de maneira a que os credores de curto prazo (apresentados atras alguns exemplos) não possam instaurar um processo contra o SCP (No caso dos jogadores rescindir contrato). Basicamente o que o Sporting está a fazer é passar dívida de agora para o futuro (pagando o que deve neste momento, pedindo emprestado, tendo que pagar mais tarde, o que será possível desde que aconteça uma gestão cuidadosa), pois neste momento, NÂO TEM CONDIÇÕES DE TESOURARIA PARA SATISFAZER A DÍVIDA/PASSIVO CORRENTE/DE CURTO PRAZO.
      Para ter condições de pagar mais tarde, o Sporting ou diminui os custos ou aumenta os proveitos, ou seja, ou valoriza o activo (aumento do valor de mercado dos jogadores, da marca sporting, etc) ou diminui os custos (diminuições de salários de jogadores, treinadores, dirigentes, diminuição do plantel, retração em qualquer uma das modalidades, entre outras medidas possíveis). Para isso é preciso uma análise financeira a entidade, analisando o que causa prejuizos e o que causa lucros, e ver onde se pode apostar para causar mais lucros, ou onde se deve retirar para reduzir prejuizos.
      Espero ter sido o mais explícito possivel

      Bernardo Parreira

    • Hugo Cardoso
      Posted Abril 12, 2013 at 8:22 pm

      Primeiro diziam que ele não conseguia restruturação, desde o primeiro momento e nos debates todos que o Bruno Carvalho disse que primeiro teria de haver restruturação da divida com os parceiros financeiros, agora que com luta conseguiu ja estão a meter mais questoes e mais problemas, voçês são sportinguistas? parecem mais torcer para que nada se concretize e tudo corra mal.

      O nosso presidente ja mostrou ser a verdadeira rotura com o passado e ser um verdadeiro lider.

      SL

    • João Vitorino
      Posted Abril 12, 2013 at 7:23 pm

      Este Bernardo tem mais nicks que eu sei lá o quê…
      Quando é para falar mal está sempre na 1ª fila…

    • Paulo Ravasqueira
      Posted Abril 12, 2013 at 6:35 pm

      O Sr. Bernardo é o mesmo de ontem. Bernardo Mota?

      Os três candidatos ou outros tantos que quisessem avançar, precisavam da banca. A diferença é saber como vai ser utilizado a dinheiro.

      Isso vai ser publicamente dito em AG(Assembleia Geral).

      A única noticia oficial é que o acordo está feito. Agora aguardamos pelos termos do acordo.

      É simples.

      Eu gostava de fazer uma pergunta, o senhor é do Sporting? Se for, faz parte do grupo do bota-abaixo.

    • Diogre
      Posted Abril 12, 2013 at 4:52 pm

      É de certa forma triste ver um portista dar uma lição a um sportinguista de como apoiar o seu clube. No entanto foi isso que se passou neste duo de comentários.

      Obrigado pela sua intervenção Pedro Garcia, que hajam mais adeptos assim.

      SL

    • MM
      Posted Abril 12, 2013 at 4:46 pm

      Então pode ser que este fim-de-semana tenha algo para festejar…

    • Carlos Mota
      Posted Abril 12, 2013 at 4:43 pm

      Foi enorme. È por adeptos como o Sr, que continuo a preferir o Porto ao Benfica.

    • Pedro Garcia
      Posted Abril 12, 2013 at 4:37 pm

      Só tenho a dizer que o senhor merece o clube que tem. O homem só lá está há duas semanas e só vejo sportinguistas a deitá-lo abaixo. Milagres não existem, e muito menos os problemas do sporting se resolvem em duas semanas. Agora que finalmente o presidente do sporting consegue acordo com a banca para então ser possível investir no clube, está aqui o senhor a critica-lo fazendo suposições, a não ser que o senhor tenha acesso a informações que mais ninguém tem. Deixem o homem trabalhar. Digo isto como adepto portista que deseja um sporting forte, para bem do nosso campeonato.
      Boas tardes.

      Pedro Garcia

Deixa um comentário