Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting continua na luta pela Europa; Equipa de Jesualdo (que realizou uma das melhores exibições da época) volta a resolver apenas nos minutos finais depois de falhar diversas oportunidades (muito desperdício ofensivo), num jogo em que Rojo se estreou a marcar pelos leões, Capel se destacou e Bruma esteve em todas

Sporting 2-1 Nacional (Capel 5′ e Rojo 85′; Candeias 73′)

Este Sporting está condenado a sofrer. Os leões realizaram uma das melhores exibições em 2012-13, tiveram muito volume ofensivo, criaram várias oportunidades de golo, mas à semelhança do que aconteceu nas partidas anteriores só chegaram à vitória nos minutos finais. Resultado que permite ao clube leonino (que voltou a pecar muito na finalização e a sofrer desnecessariamente) continuar na luta pela Liga Europa, já o Nacional (que apenas “acordou na 2ª parte”) ficou mais longe dos lugares europeus. Candeias foi o elemento em destaque nos insulares (além do golo com os seus desequilíbrios equilibrou a partida), já nos verde e brancos Capel fez o melhor jogo esta época, Rojo estreou-se a marcar (e voltou a demonstrar competência na defesa…voltamos a referir que o Sporting deve fazer um esforço para manter a actual dupla de centrais; Ilori e o argentino dão grande qualidade à defensiva), enquanto que Bruma foi o grande protagonista da partida (pelo que jogou, assistiu e até por ter estado envolvido de maneira infeliz no golo do Nacional).

Encontro que começou praticamente com o golo leonino. Depois de uma boa jogada de Bruma, Capel num remate “à Wolfswinkel” (de calcanhar) fez o 1-0. Os leões deram continuidade à boa entrada e dominaram por completo a 1ª parte, no entanto e apesar do espanhol ter atirado ao poste, sem conseguirem converter o volume ofensivo em golos. No 2º tempo tudo mudou, o Nacional entrou melhor, começou a criar perigo, e o jogo ficou totalmente partido, ao maior volume ofensivo dos insulares o Sporting respondeu com oportunidades claras de golo (Capel e Bruma não conseguiram concretizar). Até que o conjunto de Manuel Machado chegou mesmo ao empate, Bruma errou na saía de bola dentro da área leonina, Mateus recuperou e assistiu Candeias que fuzilou Patrício. Pouco depois Miguel Lopes saiu (novamente) por lesão dando o lugar a Viola e esse momento catapultou os leões para uns bons minutos finais (o argentino teve várias iniciativas interessantes e desequilibrou as marcações da defesa do Nacional). Logo na jogada seguinte, o Sporting 1º por Wolfswinkel, depois por Bruma e de seguida por Schaars falhou o 2-1, o Nacional ainda respondeu por Rondon (o venezuelano isolou-se mas deixou-se antecipar por Ilori), mas o clube leonino ia mesmo chegar à vantagem. Na sequência de um canto, Bruma cruzou e Rojo de cabeça deu a vitória aos leões. Até final destaque apenas para a expulsão de Bruno Moreira. Em suma, um resultado justo que valoriza a boa 1ª parte leonina e a maneira como os leões reagiram ao golo do empate.

Destaques


Sporting – Parece ser a sina dos leões: sofrer, sofrer, e voltar a sofrer. É assim há umas décadas, mas esta época a explicação é óbvia: o clube leonino tem muitos problemas ao nível da finalização (e Wolfswinkel está longe de ser o problema), aproveita mal as transições ofensivas (falta poder de decisão) e o actual registo 31 golos marcados para 34 sofridos não surpreende. Em termos positivos destaque para a boa exibição: mais volume ofensivo que é habitual, uma reacção muito boa à perda de bola, e a demonstração que esta época para o Sporting para alguns jogadores só agora devia começar (Viola, André Martins, entre outros, só agora começam a exibir o que sabem, já Labyad continua longe do que pode dar, enquanto que Carrillo surpreendentemente se mantém no banco).

Nacional – Boa leitura da partida por parte de Manuel Machado, a equipa melhorou sempre com as substituições (principalmente quando passou Moreno e Claudemir para o meio campo e fez entrar Campos e Miguel Rodrigues), mas essa melhoria foi insuficiente para “apagar” a má 1ª parte e as lacunas da equipa (os laterais foram banalizados pelos extremos leoninos e tivesse o Sporting outra eficácia e o resultado teria outros números). Destaque para a super-exibição de Candeias, marcou, criou desequilíbrios e foi ele a carregar a equipa; Mateus também foi importante, não só pela assistência mas pelo que trabalhou.

Miguel Lopes/Joãozinho – Mais duas exibições competentes. O esquerdino não dá muito nas vistas, mas, apesar das lacunas técnicas continua a ter prestações positivas (seguro na defesa, tenta sempre dar um apoio no ataque), já o lateral direito destacou-se mais fruto de boas acções ofensivas, mas já começa a ser preocupante o seu estado físico (nunca termina um encontro).

Bruma – É talvez o jogador mais competitivo deste Sporting. Corre, desequilibra, luta, esforça-se defensivamente e a tudo isso junta um talento enorme. Hoje, entrou com tudo no jogo, criou várias situações ofensivas devido à sua técnica e velocidade e acabou por ser decisivo com duas assistências. O jovem de 18 anos esteve tanto em evidência que até acabou por estar directamente ligado ao golo do Nacional com um erro na defesa, algo que atenuou com a sua intensidade e perseverança (inclusive acabou o encontro a jogar a lateral direito).

Ilori/Rojo – Já o referimos no passado e mantemos a ideia, é uma dupla que se complementa na perfeição (ler aqui). Hoje voltaram a estar em destaque, pelas acções defensivas (o português teve alguns lances preponderantes: tirou o golo a Rondon quando o venezuelano se isolou e ainda fez algumas dobras importantes), como ofensivas (o argentino, que esteve impecável na defesa, estreou-se finalmente a marcar pelos leões).

André Martins/Capel – O português foi um dos destaques na 1ª parte, funcionou bem com Adrien no meio campo e deu muita qualidade à posse de bola leonina. No entanto na 2ª foi-se apagando (tem de durar mais que 60m); já o espanhol realizou a melhor exibição esta época. Marcou com arte, conseguiu esticar o jogo por diversas vezes e aproveitou bem as fragilidades de Marçal para desequilibrar. As suas lacunas continuam a ser evidentes (demonstrou-as novamente pela maneira como decidiu mal vários lances depois de ter conseguido o desequilíbrio), e hoje juntou a isso uma enorme displicência em termos defensivos, mas foi igualmente notório o mérito que teve na maneira como catapultou o Sporting para uma boa exibição.

106 Comentários

  • Emigra
    Posted Abril 28, 2013 at 6:55 pm

    Que belo jogo, que bela atitude dos jogadores do Sporting.
    Estao com confianca e querem ganhar, tem garra.
    Muito bom.
    As renovacoes com Jesualdo e com Bruma, Ilori, Dier tem que avancar ja.
    e temos que manter Rojo, Rinaudo, Capel. E idealmente o Ricky… era bom que fosse possivel.
    Esta a construir-se uma equipa, faz-me muita confusao que vamos ter que vender os melhores no fim da epoca.

    • Anónimo
      Posted Abril 28, 2013 at 7:02 pm

      o norwich nao deve descer, o reading e o qpr ja foram para a 2ºkiga portanto so descem 2.

      Nao vou comentar o jogo porque nao o vi, mas espero que o sporting va a liga europa, pois apesar de ser do SLB e bom para portugal que o sporting va.

      pedritxo

    • Rui Sousa
      Posted Abril 28, 2013 at 7:07 pm

      Como assim manter o Wolfswinkel? ele já foi vendido! E o ideal era o Capel sair. O Sporting sofre muitas das vezes a nivel ofensivo devido a decisões disparatadas do Capel. Lá porque ele faz um jogo bom em 10 já o querem manter|

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 28, 2013 at 7:15 pm

      Ele diz manter Wolfswinkel porque provavelmente acredita naquelas notícias de que se o Norwich descer ele já não vai para lá…

    • Emigra
      Posted Abril 28, 2013 at 7:20 pm

      Vamos manter o Wolfswinkel porque o sporting vai compra-lo de volta, eu acredito nisso! Força Sporting, para o ano tamos na europa pa voltar às velhas glórias!

    • Nelson
      Posted Abril 28, 2013 at 7:27 pm

      Compra-lo de volta?! O que? Não há dinheiro!

    • João Vitorino
      Posted Abril 28, 2013 at 7:29 pm

      Com que dinheiro é que o vamos comprar de volta?

    • Emigra
      Posted Abril 28, 2013 at 7:39 pm

      Com o dinheiro da venda do Bruma, segundo o que o jornal SOL diz esta manhã.

    • J ȫ η
      Posted Abril 28, 2013 at 8:01 pm

      Se isso acontecer será o pior acto de gestão de sempre! Vender o Bruma tão cedo (?!) e canalizar esse montante para a recompra de um jogador?

      Parece-me algo descabido de se pensar…

    • Gepeto
      Posted Abril 28, 2013 at 8:04 pm

      prefiro o bruma a 3 wolfswinkels

    • Fábio
      Posted Abril 28, 2013 at 8:50 pm

      claro gepeto, bruma é extremo, wolfs Pl, quer jogar sem PL? tudo bem…

  • Zapata
    Posted Abril 28, 2013 at 6:59 pm

    Resultado é justo.
    E como disse aqui há pouco, quem não se queixa, não mama. O golo de Rojo, e o que o antecede, é prova disso.

    • Spaceman
      Posted Abril 28, 2013 at 9:31 pm

      Essa "boca" tanto serve para o sporting como para o benfica, não te percebo.

    • Euclides!
      Posted Abril 29, 2013 at 12:57 am

      Rídículo, o golo do Rojo é um offside completamente obsoleto

      além de não ser considerável offside claro, porque esta minimamente em linha
      e a FIFA é clara nas regras, em caso de duvida beneficia quem ataca

      e além disso há outra coisa, o lance é menos claro, porque o jogador não faz o movimento na direcção da baliza, é contrario, ele parte de uma posição duvidosa para recuar e cabecear a bola, portanto tecnicamente aquilo que faz sentido e lógica no fora-de-jogo não foi explorado pelo Rojo…

      mas vocês benfiquistas andam com a consciência a doer, agarram-se a tudo…

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 11:10 am

      Quando a duvida é para o Benfica começam logo com a conversa do Capela…é fora de jogo nítido na televisão,qual minimamente em linha ou menos claro,mas logicamente aceita-se a decisão do fiscal de linha,mas por aqui se pode ver como são realmente as coisas,quando acontece contra o Sporting é o fim do mundo,são sempre lances que não têm a mínima discussão,é sempre para roubar o Sporting,quando acontece a favor do Sporting…"ah e tal acontece mas é um lance difícil" e tudo serve para justificar os erros.

    • -37!
      Posted Abril 29, 2013 at 6:45 pm

      Não há meios foras de jogo, ou está, ou não está.
      E o Rojo está efectivamente adiantado.

  • João G.
    Posted Abril 28, 2013 at 7:00 pm

    O Labyad não merece aquilo que recebe, joga muito pouco, aparecendo uma boa proposta era despacha lo e viria Josue para o seu lugar.

    • jbabyLeao
      Posted Abril 28, 2013 at 7:48 pm

      Lol Joao as vezes as pessoas caladas sao poetas,

      Avalias a prestacao do Labyad por um jogo, e quando ele esta no Top20 dos jogadores mais promissores do mundo com 20 anos, nao presta?
      se tivesse no Benfica ou Porto era craque.

      Ps relativamente ao jogo um excelente jogo concordo com a analise do VM e continuem a fazer um excelente trabalho.

      SL

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 7:55 pm

      O Labyad ainda esta bastante "verde", uma vez que continua a decidir mal a maioria dos lances, ora com passes errados, ora com remates disparatados. Ganha 900 mil euros por ano, tem interessados e poderia dar algum dinheiro ao Sporting, mas ainda assim acho que era um jogador de manter e apostar na proxima temporada.

      Sinceramente, mesmo com o golo e a excelente exibiçao de hoje, continuo a nao gostar do Capel e prefiro que vendam os espanhois Capel e Jeffren e coloquem o Labyad como opçao nas alas, juntamente com Bruma, Carrillo e uma contrataçao (Candeias nao era ma opçao).

      Por fim, gostaria tambem de ter o Josue no Sporting, mas para concorrer com o Andre Martins, ficando Joao Mario, Schaars e Zezinho como opçoes para 8, vendendo-se o Adrien que continua a nao encantar (lento, pouco intenso e sem a qualidade de passe e meia distancia que exibiu na Academica).
      A 6 gostaria de ver chegar um trinco mais posicional para concorrer com o Rinaudo.

  • André Gomes
    Posted Abril 28, 2013 at 7:02 pm

    Bruma gigantesco. Esteve praticamente ao mesmo tempo em todos os lados do campo. Apesar de falhar alguns cruzamentos, taticamente foi brilhante.

    • Antonio Silva
      Posted Abril 28, 2013 at 7:45 pm

      tamos a falar do mesmo Bruma? o jogador que decide mal 11 em cada 10 lances?

    • D_scp
      Posted Abril 28, 2013 at 8:07 pm

      António, utilizando uma expressão bem conhecida das Internet's:

      "Go Home, You're Drunk!"

      O André está a falar do Bruma que joga no Sporting. E tu? Falas de quem?

    • André Gomes
      Posted Abril 28, 2013 at 8:27 pm

      Eu que te pergunto Antonio Silva. Eu estou falando do craque de bola do Sporting que, a cada partida que passa, mostra que tem tudo para ser top. ;)

    • josta
      Posted Abril 28, 2013 at 10:18 pm

      dscp deveria de tar a confundir o bruma com o capel

  • Filipe Carvalho
    Posted Abril 28, 2013 at 7:07 pm

    Certamente que não vimos o mesmo jogo. Sò tivemos 34 oportunidades de golo. Bastantes passes errados, muita dificuldade no ultimo passe e na ligação com RVW. A imaginaçãocriatividade foi quase nula. Valeu por Bruma, muito forte no um para um mas ainda demasiado inconsequente. Nota-se ainda muita inexperiência, principalmente no lance do golo adversário. No entanto esta ali bastante talento, que bem trabalhado pode dar um jogador de nível mundial. Para Capel já não há paciência. Muito limitado, faz sempre as mesmas jogadas e a visão de jogo é uma expressão que não consta no dicionário futebolístico dele. Enfim valeu uma enorme atitude dos jogadores. E continua-mos a acreditar!

    • Ricardo
      Posted Abril 28, 2013 at 7:10 pm

      eu por acaso até acho que o Capel fez um dos melhores jogos nos últimos tempos! e marcou um golo

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 28, 2013 at 7:15 pm

      Pode querer que não vimos o mesmo jogo CERTAMENTE… dizer que o Sporting fez um mau jogo assim como o Capel (foi só o melhor em campo, mas assim de longe). Será que em vez de ver a Sporttv1 estava a ver a Sporttv2 onde estava a dar o Valladolid vs Sevilla? Parece-me que sim…

    • Anónimo
      Posted Abril 28, 2013 at 7:24 pm

      Por acaso 3/4 oportunidades de golo tivemos num só lance dentro da área. De resto tivemos ainda uma bola ao poste, vários remates à entrada da área que sairam por cima,etc.. Basicamente tivemos mais oportunidades hoje que o benfica na semana passada, mas enfim, "everybody is a fucking critic". Quanto a Capel dizer mal dele hoje é prova de falta de qualquer coisa. Capel fez hoje um jogo brilhante, quer do ponto de vista ofensivo, quer defensivo. Um golo, um remate ao poste, vários contra-ataques bem conduzidos, soube segurar a bola quando necessário e entrar no 1 para 1, no fim do jogo soube segurar a bola. O único ponto em que concordo consigo é na dificuldade de ligação ao Ricky, que esteve sempre muito marcado, ma que foi compensada com a entrada de A. Martins na área e com as diagonais (sempre as mesmas jogadas!) de Capel e Bruma.

      R. Fonseca

    • Filipe Carvalho
      Posted Abril 28, 2013 at 7:27 pm

      De facto estamos a lutar pelo 5u lugar porque nos contentamos com exibições como esta. Peço imensa desculpa por ser mais exigente. Quanto ao Capel, tirando o golo, que de facto é de bom recorte técnico, não produziu mais nada. No entanto respeito a sua opinião e se acha que fizemos uma boa exibição, tem direito a expressar essa sua ideia. Quanto a mim…exijo bem mais do que aquilo que fizemos hoje.

    • João Lains
      Posted Abril 28, 2013 at 7:29 pm

      O Capel esteve bem, mas não ignorem o facto de que continua a ser um jogador demasiado previsível, e continua a definir mal alguns lances. Desde cruzamentos mal tirados a remates contra o adversário. Fez um bom golo, mas se eu fizesse parte da direcção era um dos jogadores que eu colocaria à venda, porque tem mercado e sem investidores é essencial a venda de alguns elementos.

    • André Sousa
      Posted Abril 28, 2013 at 7:32 pm

      Eu de certa maneira estou de acordo com o Filipe.
      Na 1ª parte dominámos porque o Nacional não esteve presente. Uns dizem que terá sido mérito do Sporting, outros demérito do Nacional mas só nós é que jogávamos mas não achei assim tão fantástico.
      Basta ver que na 2ª parte, quando o Nacional imprimiu maior intensidade sofremos muito, via-se desde o reinício do jogo que íamos sofrer um golo.
      Mas valeu pela atitude, grande entrega após o empate, nota-se que os jogadores estão mais ambiciosos e confiantes e também deu logo a sensação quando o Sporting carregou nos últimos 15 min que iríamos marcar.

      Quanto ao Capel… Bem, não estou nada de acordo que tenha sido o melhor em campo. Marcou um excelente golo, mandou uma bola ao poste, muita entrega como sempre mas pouco mais. Nunca solta a bola no momento certo, dá sempre uns toques a mais, o cruzamento raramente sai bem. E tacticamente nem se fala, o Miguel Lopes fartou-se de sofrer com o Candeias porque simplesmente o Capel não descia para ajudar a defender.
      Penso que muitos adeptos confundem qualidade com raça, e raça ele tem de sobra (que também é importante mas não chega).
      Hoje esteve, de facto, uns furos acima do habitual mas continuo a ser da opinião que o espanhol é para vender no fim da época.

      Quanto ao melhor em campo, atribuía essa distinção mais facilmente ao Rojo que esteve impecável e marcou o golo da vitória ou até ao Bruma, que apesar da oferta no gollo do Nacional, fez as duas assistências para os golos do Sporting e demonstrou muita qualidade a espaços.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 28, 2013 at 7:35 pm

      Filipe Carvalho

      Estamos a lutar pelo 5º lugar porque nos contentamos com vitórias como esta? Quem me dera a mim que tivéssemos feito mais exibições destas, acredite que não estaríamos certamente a lutar pelo 5º lugar..

  • Ricardo
    Posted Abril 28, 2013 at 7:08 pm

    boa exibição do joãozinho também, surpreendeu-me!

    • João Lains
      Posted Abril 28, 2013 at 7:31 pm

      Fez de facto uma grande exibição, só falta saber se o Sporting está disposto a pagar 1 milhão de euros para o contratar, ainda é uma quantia significante no actual cenário. No entanto acho que Rojo, que é o defesa esquerdo da Argentina tinha todas as condições para fazer o lugar, enquanto que a dupla de centrais ficava entregue a Dier e Ilori. E poderia sempre chegar o Roberge para dar mais alguma experiência.

    • Anónimo
      Posted Abril 28, 2013 at 7:37 pm

      Concordo consigo João. Depois como quarto central teríamos o Tobias Figueiredo, que poderia rodar entre a equipa A (quando fosse necessário) e a equipa B. Para substituto do Marcos Rojo poderíamos ir buscar o Ruben Lima a custo zero, pois está em final de contrato, em vez de pagar-mos 1 milhão de euros pelo Joãozinho.

      Ass.: Daniel Fonseca

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 8:01 pm

      Uma dupla Ilori-Dier poderia ser demasiado inexperiente para começar uma temporada como titulares absolutos, pelo que defendo que se deve manter o Rojo com opçao para o eixo defensivo, um jogador tambem jovem, mas com outra experiencia por ser um habitual titular da Selecçao argentina, e que se deve integrar o Onyewu no grupo ou entao contratar um central de qualidade a baixo custo.
      Joaozinho deve ser adquirido, talvez negociando-se o 1M acordado entre Sporting e Beira-Mar, tentando-se o emprestimo do Fabio da Silva ou ate do Insua.

    • João Lains
      Posted Abril 28, 2013 at 8:02 pm

      Para quarta opção há sempre o Nuno Reis, que está de regresso da Olhanense. É certo que nesta altura até está menos cotado que Dier e Ilori, mas não me esqueço que há um ou dois anos atrás (especialmente a seguir ao Mundial sub 20), muitos sportinguistas queriam que ele integrasse a equipa principal.

      Não foi uma época de excepção na Olhanense, não foi um titular indiscutível e jogou muitas vezes como lateral, mas o valor não deve ter desaparecido.

      E há muito central de qualidade em final de contrato, o Muniesa do Barcelona B, que é só o segundo jogador mais jovem de sempre a estrear-se na equipa principal e só não integrou este ano a mesma porque teve uma rotura de ligamentos na pré época. Tens presenças em todos os escalões jovens da Espanha.

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 8:16 pm

      Muniesa? Outro "Jeffren" (pelos problemas fisicos)? Nao obrigado.

      Relativamente ao Ruben Lima, por favor, um jogador que nem no Beira-Mar ou no Olhanense tem lugar e vamos apostar nele para o Sporting. A apostar nesse jogador prefiro que apostem no Mica para suplente do Joaozinho.

      Para mim seria o ideal seria o emprestimo do Fabio da Silva, do Insua ou ate do Didac Vila do AC Milan e que nao tem lugar nos italianos.

    • João Lains
      Posted Abril 28, 2013 at 8:52 pm

      Então deves ver muitos jogos do QPR para quereres receber o Fábio da Silva por empréstimo. Ele é muito fraco além disso jogou sempre do lado esquerdo, ele que é destro. Vá lá que o Redknapp já o começou a utilizar na direita mas nem assim apresenta um rendimento convincente.

      Problemas físicos? Achas que uma rotura de ligamentos tem maneira de ser evitada? A verdade é que ele regressou aos relvados em Fevereiro e foi sempre titular nos jogos da equipa B daí para a frente, completando sempre os 90 minutos. Ou seja não há sinais de recaída ao contrário do Jeffrén, nas duas temporadas antes de assinar pelo Sporting havia sofrido lesões em vários momentos da época, isso sim são problemas físicos recorrentes.

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 9:12 pm

      Nao teve recaidas ate agora. O Sporting nao pode continuar a apostar em jogadores com passados clinicos desastrosos. Alem disso, nao sei se seria uma mais valia para o Sporting.

      Ja quanto ao Fabio jogar mal no QPR, ou melhor jogar pouco, relembro que o Insua tambem nao tinha sucesso no Liverpool e passado 2 epocas chegou a Alvalade e fez o que todos sabemos. Alem disso, se estivesse em grande nivel o Man Utd nao o emprestava.
      Relativamente a ser destro, ha outros jogadores destros que jogam bem na esquerda como Santon, Zuniga, Nagatomo ou ate o nosso Miguel Lopes (nos tempos de Braga), pelo que nao vejo nisso um grande problema.

  • FT
    Posted Abril 28, 2013 at 7:10 pm

    Finalmente VM destaca o Capel… Voçes praticamente criticam 99% dos jogos dele. Opah, e verdade que por vezes é uma nulidade, mas vçs parecem que ganharam um odio por ele, nao sei porque motivo. Quando vçs fazem uma analise do jogo do Capel, parece que estao colocando ele ao mesmo nivel de Messi e Cr, daí tantas vezes (99% so criticarem).
    Nao é um deslumbrante, fora de serie, mas é bom jogador… Nao e so dar toquezitos bonitos na bola que se pode ser bom jogador, também espirito, garra e vontade de lutar, e isso ele tem que se farta.
    SL

    • J ȫ η
      Posted Abril 28, 2013 at 7:58 pm

      O problema do Capel é a sua inconsequência. Já reparou na quantidade de dribles sem nexo que faz em imensos jogos? No facto de ter um pé direito "cego" e ser extremamente previsível, puxando sempre a bola para o seu pé canhoto? Nas muito frequentes más definições das jogadas? Na condução de bola sempre com a cabeça para baixo, resultando em nenhuma visão de jogo?

      Eu sou sportinguista, e gosto do Capel. Tem muito espírito e garra como afirma, mas não é jogador regular e acima de tudo, competente. O VM enaltece precisamente estas características disfuncionais do jogador, e concordo plenamente.

    • FT
      Posted Abril 28, 2013 at 9:44 pm

      E qual o problema dele jogar de cabeça para baixo? E a sua maneira de jogar, é mau para os cruzamentos, mas cada um tem o seu estilo de jogar, e o dele peculiar. Para mim e um jogador importante

    • J ȫ η
      Posted Abril 28, 2013 at 11:57 pm

      O facto de conduzir a bola em drible sempre com os olhos na mesma impede uma boa definição dos lances, resultando em "zero" visão de jogo e más decisões, o que prejudica claramente a equipa.

      Não é por acaso que o Capel faz um jogo bom e depois eclipsa-se durante uns quantos jogos até fazer outra boa exibição. Lá está, só demonstra ser inconsequente devido às suas acções.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 28, 2013 at 7:10 pm

    1ª parte excelente do Sporting, 2ª parte um excelente espectáculo de futebol com duas equipas à procura da vitória.
    Penso que é justíssima esta vitória e muito importante para manter a esperança em chegar à Europa!

    Jogão de Diego Capel, o homem do jogo, com destaque também para Bruma que está a ter uma evolução gigantesca e que só acelera a URGÊNCIA em renovar o seu contrato.

    Quero destacar também a dupla Ilori-Marcos Rojo, penso que pode tornar-se uma dupla bastante forte. O Português tem-me surpreendido bastante (aquele corte sobre Rondon quando este ia isolado e ele ganha em velocidade e corta de carrinho é FANTÁSTICO), já o Argentino nunca me enganou, uns dizem que não presta, outros dizem que é melhor a lateral, para mim é MUITO BOM (forte no jogo aéreo, agressivo e com boa saída de bola, precisa de melhorar o posicionamento em algumas situações mas com o tempo e com Jesualdo espero eu, ele chega lá) e já merecia este golo!

    Por fim quero destacar o trabalho de Jesualdo, 4 vitórias nos ultimos 5 jogos, um crescimento ENORME a todos os níveis enquanto equipa e de vários jogadores em específico (Dier, Rinaudo, Bruma, Ilori, Wolfswinkel, agora também as oportunidades a André Martins, e penso que ainda lhe falta tirar o melhor de Labyad e Carrillo, mas se permanecer penso que o vai conseguir) que só fazem com que os sportinguistas tenham de querer mais do que nunca a sua continuidade!

    • Incondicional87
      Posted Abril 28, 2013 at 7:16 pm

      Nem mais Luis. Concordo a 200%.

    • André Machado
      Posted Abril 28, 2013 at 7:24 pm

      Subscrevo por completo!!

    • João Lains
      Posted Abril 28, 2013 at 7:36 pm

      Acho que nesta altura não há melhor treinador do que Jesualdo para o comando do Sporting, mas não te esqueças que o trabalho dele não começou há 5 jogos, e pelo meio ainda perdeu muitos pontos, mas o Sporting chega a esta altura ainda com a oportunidade de se apurar para a Europa, se bem que eu ache que isso trará aspectos positivos na medida em que há mais receitas e que possa servir para atrair alguns jogadores de qualidade mas por outro lado, ficar de fora permitiria ao Sporting concentrar se exclusivamente no campeonato, porque é aqui que tem de melhorar e quem sabe terminar a próxima época com um título numa das taças.

  • abc
    Posted Abril 28, 2013 at 7:14 pm

    Comecei a ver o jogo momentos antes do golo do Candeias e, a partir daí, pareceu-me um jogo equilibrado, por isso, não posso dizer se a vitória é justa ou não.
    No entanto, pareceu-me que o golo do Rojo é em fora de jogo.

    A luta pelos últimos lugares europeus está ao rubro!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 28, 2013 at 7:20 pm

    Quero só também aproveitar para dizer que apesar de ainda ninguém ter dado referência a esse facto, nem sequer os comentadores da Sporttv nem os realizadores das repetições, e porque acho que devemos ter "TOMATES", dizer que sem repetições fiquei com a ideia de que o golo de Rojo foi em fora de jogo.. entretanto como as repetições da Sporttv não deram atenção ao facto, fui agora rever o golo e confirma-se que o golo é em fora de jogo.
    Da mesma forma que julguei e continuo a julgar o árbitro (?) da semana passada, tenho então hoje que ter a coragem de ser coerente e admitir, e desta forma, ninguém me pode apontar o dedo de só falar quando me interessa!

    VIVA O SPORTING!

    • José
      Posted Abril 28, 2013 at 7:45 pm

      Muito bem. É pena é não haver muitas pessoas como o senhor. Só interessa falar de arbitragens quando se é prejudicado, quando se é beneficiado, já não interessa. Sou do benfica e consigo admitir perfeitamente quando somos beneficiados. E consigo ver que o sporting é a equipa dos "três grandes" mais prejudicada, ou menos beneficiada… e que o Porto é a mais beneficiada…

    • Anónimo
      Posted Abril 28, 2013 at 7:56 pm

      Aqui está uma opinião coerente e de homem! O Rojo estava offside, sim senhor. Portanto o jogo devia ter acabado empatado.
      Agora vou aguardar para ouvir o que dizem as gentes do Nacional. Por uma questão de coerência!
      Mas não acredito que vão fazer o mesmo barulho que fizeram a semana passada ou dizer que o árbitro estava comprado! Também não acredito que o pobre do árbitro vá para a jarra!

      Ass. Leonor da Silva

    • André Filipe
      Posted Abril 28, 2013 at 8:01 pm

      penalti claro sobre Wolfswinkel não assinalado aos 14'. Rojo está ligeiramente adiantado mas na dúvida nestes lances deve-se beneficiar o ataque, mas sim tava fora de jogo há que admitir

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 8:02 pm

      Tambem reparei nesse aspecto e tambem revi o lance, ja que nao existiram repetiçoes que pudessem confirmar essa teoria. De facto, Rojo esta fora-de-jogo no momento do cruzamento do Bruma e o Sporting poderia nao ter vencido este jogo.

    • Fábio
      Posted Abril 28, 2013 at 8:43 pm

      Parece que afinal nao está fora de jogo https://cache.gyazo.com/6738dd100c6bad82f05bc8d2cb07f434.png?1367181623?1367181623 o Rojo esteve sempre a vir para tras e nessa foto o Bruma ainda nao tinha cruzado

    • Veez
      Posted Abril 28, 2013 at 8:53 pm

      Leonor, não vão fazer o mesmo barulho de certeza, mas se ficassem por marcar 3 penalties a favor do nacional e duas expulsões a jogadores do sporting, a história provavelmente seria diferente, mas só porque era contra o sporting! porque se fosse contra o benfica, a arbitragem seria ainda mais branqueada do que foi a semana passada.

      e concordo plenamente com o fora de jogo de rojo, apesar de achar que a vitoria é justa.

      SL

      João Rodrigues

    • HC Marx
      Posted Abril 29, 2013 at 3:10 am

      Gosto muito da vossa coragem e coerência.

      Eu vou ser também corajoso e vou dizer o seguinte: leiam as regras, ou tentem pensar antes de falar/escrever. É que a lei do fora-de-jogo não se aplica em cantos!

      Não sou eu que o digo, é a LPFP. Ora dediquem lá 30 segundos do vosso tempo a ler o seguinte: https://www.lpfp.pt/_res/leis/docs/lei11.pdf

      Infelizmente o VdM não deixa fazer copy paste dos comentários (é uma coisa que podiam mudar não? é que é muito chato e dificulta a discussão e dessa forma a vossa quantidade de comentários também sai prejudicada a meu ver), mas se não quiserem dar-se ao trabalho de copiar manualmente o url, façam sei lá… uma pesquisa no google sobre a lei do fora de jogo e este link há de aparecer.

      Saudações

    • Igor Miguel
      Posted Abril 29, 2013 at 9:25 am

      HC Marx,

      Ora aqui esta, uma boa oportunidade para não iludir mal as pessoas, no momento que o Rojo, marcou o golo, o cruzamento não foi procedido directamente do canto, logo, é considerado fora de jogo. ;)

    • José
      Posted Abril 29, 2013 at 2:58 pm

      Caro HC Marx,

      Uma coisa é saber as regras, e outra é saber aplicar as regras aos lances do jogo, coisa que parece não saber.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 29, 2013 at 3:10 pm

      Perde 30 segundos a ver o golo e percebe que a partir do momento em que o canto é marcado à maneira curta passa a ser uma jogada "normal"..
      Além disso, secalhar lês as regras e nem sabes pôr em prática… sabes o porquê de não haver foras de jogo em cantos?

  • GC
    Posted Abril 28, 2013 at 7:21 pm

    Capel destacou-se? Só se foi pelo golo de calcanhar. De resto, uma exibição ao nível do costume. Miserável. Tomada de decisão? Horrível. Quase sempre mal. É inacreditável como um jogador pode tomar tanta má decisão em apenas 90 min. Devia sair ontem.

    Bruma também tem tendência a decidir mal, mas é ainda júnior e tem tempo para ser trabalhado. Dos melhores professores que podia encontrar é Jesualdo. A não ser que seja para trazer JJ, Vítor Pereira, Leonardo Jardim ou Bielsa, é renovar rapidamente com o Prof.

    O Sporting jogou bem (sobretudo se tivermos em conta o horror que foi a nossa época) mas há muita gente que mostra a cada jogo que não tem qualidade para jogar num clube como o nosso. Schaars perdeu a "pica" com que veio no início do ano passado, Adrien é mais um Carlos Martins (só sabe jogar na profundidade ou em toques "artísticos", mas futebol que é bom… Pouco, muito pouco), Capel já foi abordado em cima… Mas há gente que começa a mostrar qualidade. Miguel Lopes e Joãozinho tem estado a um nível interessante e hoje deram continuidade a essa linha. Mas o meu destaque hoje vai para Rojo. Hoje fez a primeira exibição decente desde que chegou. E não tem nada a ver com o golo marcado. Tem a ver com as respostas que deu ao longo dos 90' e pelo facto de, pela primeira vez, ter decidido jogar futebol em vez de jogar à apanhada com um avançado adversário. Mérito, aqui, para Jesualdo. Ainda assim, pelas limitações técnicas que evidencia, e pelo alto ordenado que recebe, continua a estar no topo da minha lista de jogadores a colocar no fim do ano.

    Destaque claramente positivo para André Martins. Que craque!

    • André Sousa
      Posted Abril 28, 2013 at 7:35 pm

      Vítor Pereira, a sério ??

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 8:04 pm

      Vítor Pereira? O Vítor Pereira e treinador para o FC Porto e pouco mais em Portugal, ja que tem aquele estilo "a Porto" bem identificado (a nivel da atitude e da forma como vibra com os resultados) e, apesar de ser competente no treino, nao conseguiria ter sucesso nenhum na actual conjuntura em que o Sporting se encontra.

      Jesualdo Ferreira e o meu treinador, o homem que tem devolvido a estabilidade a um clube em permanente convulsao e que merece o respeito de todos os sportinguistas, inclusive dos dirigentes de quem espero uma decisao acertada no final da temporada com a renovaçao do Prof.

  • KanZaNNa
    Posted Abril 28, 2013 at 7:22 pm

    Este Bruma joga muito!!
    O Sporting faz muito bem em apostar nele..

    Saudações Benfiquistas

  • GC
    Posted Abril 28, 2013 at 7:22 pm

    Ah, se for preciso um extremo, é bom lembrar que Candeias acaba contrato…

    • João Vitorino
      Posted Abril 28, 2013 at 7:31 pm

      É jogador livre no final da época?

    • João Lains
      Posted Abril 28, 2013 at 7:52 pm

      Candeias, Hélder Barbosa, ambos com 25 anos e sinceramente acho que são capazes de criar maiores desequilíbrios que Capel e mostrar mais que o Jeffrén que nunca está em condições para jogar devido às lesões.

      Sem investidores, acho que o Sporting devia-se livrar destes dois espanhóis, que deverão ter mercado. Como eles já só possuem 75% dos passes de ambos, se conseguissem 8 milhões pelos dois (Capel 5/6, Jeffrén 2/3), seria justo.

      Assim ficavam com as seguintes opções para as alas: Bruma, Carrillo, Esgaio (que não deve ter lugar porque só joga na direita) e o Salomão (regressa é improvável que fique), por isso há espaço para os dois portugueses.

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 8:26 pm

      Concordo com o Joao Lains, relativamente as apostas nos extremos Candeias e Helder Barbosa. Tem 25 anos, sao rapidos, cruzam bem, jogam em ambos os flancos, conhecem o futebol portugues e seriam bastante uteis ao Sporting nesta fase critica em termos financeiros.

      Acrescento apenas que Esgaio tem lugar, podendo ser tambem lateral ou medio centro, sendo que nao era mau um emprestimo do portugues a um clube da 1ª Liga onde pudesse jogar regularmente.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 29, 2013 at 12:05 am

      Assusta-me as mesmas pessoas que dizem que Capel é fraco quererem ver no Sporting Candeias e principalmente o limitado Helder Barbosa (perdeu capacidade de desiquilibrar ao longo das épocas, neste momento nem titular no Braga é)…

    • GC
      Posted Abril 29, 2013 at 12:31 am

      LuisRafaelSCP, é certo que Candeias (não considero o Hélder Barbosa porque não o aprecio, tem um bom pé esquerdo mas não evoluiu por pensar que já era bom, um pouco à imagem do Pedro Mendes) não é nenhum jogador extraordinário, nem viria, a meu ver, para ser titular, mas acho que seria uma contratação interessante. Numa equipa cujos extremos seriam Carrillo, Bruma e Viola, haveria sempre espaço para mais um extremo. Candeias poderia bem ser esse 4º extremo. E, aqui entre nós, prefiro 1000x um Candeias no banco do que um Capel no campo…

    • João Lains
      Posted Abril 29, 2013 at 2:06 am

      Luís Rafael acho que confundes capacidade de desequilibrar com a falta de oportunidades. O que é assustador é tu afirmares isso quando o Hélder Barbosa teve uma enorme preponderância na última temporada do Braga, contribuindo com 12 golos em 44 presenças. Até sou capaz de recuar mais atrás, em 2010/11, quando ele não foi sequer utilizado na primeira metade da temporada e quando se pensava que sairia no mercado de inverno, ele acabou por ser um dos jogadores em maior foco nos bracarenses após a saída de Mattheus para o Dnipro. O talento e a qualidade técnica permanece lá, só perdeu espaço esta temporada.

      Ainda falas do Candeias que fez uma exibição fantástica em pleno Alvalade fazendo o que bem quis do Miguel Lopes. É irreverente, rápido e joga nas duas alas.

      Ao Capel falta lhe imprevisibilidade, haverá atributo mais importante num extremo cuja função é desequilibrar? Todas as suas acções são previsíveis, decide mal, e raramente tira um bom cruzamento. Para bem de vocês deveriam negociá-lo, 5 ou 6 milhões, já que só possuem 75% do passe.

      Às vezes até penso no Salomão, que no pouco que jogou deu mais que o Jeffrén e não anda muito longe do Capel, mas este último goza de um certo nome.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 29, 2013 at 3:08 pm

      Jeffren é que goza de um certo nome, porque em termos de qualidade desde que está no Sporting não mostrou nem metade que Capel…

  • Tiago
    Posted Abril 28, 2013 at 7:30 pm

    O Sporting tem feito bons jogos, mas peca pela finalização e a ganhar sempre pela vantagem mínima arrisca muito

  • Carlos
    Posted Abril 28, 2013 at 7:37 pm

    Gostava que alguem me pudesse esclarecer pf.
    O Estoril está inscrito/licenciado pela UEFA, para poder jogar, caso se qualifique a próxima edição da Liga Europa?
    Obrigado

  • Filipe Carvalho
    Posted Abril 28, 2013 at 7:37 pm

    Sr. R. Fonseca: De facto nessa jogada tivemos 3 remates perigosos, no entanto englobo-os numa só oportunidade. E os remates que fala a entrada da área, que perigo causaram??? A excepção do remate ao poste nenhum!!! Rematar para a estastica não me interessa. No entanto mais uma vez digo, peço desculpa por ser exigente. É que não gosto mesmo nada de lutar pelo quinto lugar e estar a trinta e tal pontos do primeiro classificado.

    • André Filipe
      Posted Abril 28, 2013 at 7:49 pm

      tens que enquadrar este jogo na época em questão, nao é altura de ser exigente, exigirmos demasiado (o titulo todos os anos) e criticar tudo têm sido as nossas grandes falhas nos últimos anos. O sporting fez uma excelente primeira parte em que poderia ter chegado a números mais expressivos. Na segunda entrou muito mal mas depois equilibrou e foi nesta altura que sofreu o golo. Depois reagiu muito bem com uma garra que já é característica da equipa desde a chegada do Jesualdo… antes era impossível recuperar de um golo… criamos depois algumas oportunidades e acabamos por marcar. Destaco negativamente os cruzamentos muito maus mesmo… de resto bom jogo de futebol e do sporting :) cumprimentos

  • Rodrigo
    Posted Abril 28, 2013 at 7:50 pm

    Nao acho que tenha sido uma das melhores exibiçoes do Sporting, ja que apesar da melhor organizaçao defensiva caracteristica deste a chegada do Jesualdo ao comando tecnico da equipa, o Sporting voltou a ser lento, a ter poucas jogadas bem desenhadas e a definir mal os lances no ataque. Ainda assim, uns bons primeiros 20 minutos e uma boa parte final de jogo, ja que foi preciso sofrerem para acordarem e conseguirem uma vitoria sofrida, mas merecida.

    Relativamente aos jogadores do Sporting, bom jogo da dupla de centrais Ilori-Rojo. E uma dupla bastante jovem, mas que se complementa muito bem. Ambos sao rapidos, bons no 1×1 e agora melhoraram tambem no posicionamento e no jogo aereo, devendo porem ter um maior cuidado na saida de bola e terem atençao as desconcentraçoes que por vezes cometem e que colocam em perigo a baliza leonina.

    Bom jogo tambem do Joaozinho, jogador que tem evoluido e que merece ficar, assim como de Miguel Lopes que se apagou apenas na 2ª parte porque foi obrigado a enfrentar sozinho o Candeias no 1×1, extremo rapidissimo no 1×1 e nos cruzamentos. Estando em final de contrato poderia ser um bom reforço em tempo de contençao de custos em Alvalade (Jeffren, Capel ou Labyad poderao sair).

    No meio-campo alternaram os bons momentos, atraves das recuperaçoes de bola do Rinaudo e com as desmarcaçoes do Andre Martins, com os passes errados, a lentidao em soltar a bola (sobretudo Rinaudo e Adrien) e a incapacidade para organizar o jogo do Sporting.
    Parece-me claro que e preciso um trinco mais posicional neste Sporting, que o Andre Martins e um jogador para manter no 11 leonino e que o Adrien e um elemento que cada vez que joga perde mais pontos e face aos 900 mil euros anuais que aufere podera sair.
    Sinceramente, parece-me que Schaars entrara na Mata Real de inicio e na proxima epoca poderemos vender o portugues e apostar mais no Zezinho, no Joao Mario e no Schaars.

    No ataque vi um Capel dos bons velhos tempos. Rapido, intenso, a fazer diagonais e a tirar alguns cruzamentos com qualidade. Este Capel merece ser titular no Sporting, mas o problema e que o espanhol tem sido uma sombra de si mesmo ao longo desta temporada.
    O Bruma começou a todo o gas, mas caiu na 2ª parte e esteve ligado ao golo do Nacional, sendo que apos esse erro conseguiu reagir e fez a assistencia para o Rojo. E urgente renovar com este menino, bem como com Ilori, Dier ou Esgaio.

    Por fim, o Wolfswinkel teve apenas uma bola ja depois do final do encontro e nao conseguiu finalizar com exito. Ainda assim, apesar de ter lutado, teve uma exibiçao menos conseguida com muitos passes errados e com incapacidade para se conseguir libertar dos centrais madeirenses.

    Ja o Nacional entrou bastante mal na partida, obrigou o Manuel Machado a mexer bastante cedo na partida, mas na 2ª parte melhorou e poderia ter saido de Alvalade com 1 ponto. Excelente jogo do Candeias e alguns bons apontamentos do Rondon e do Marçal quando em apoio ao ataque.

  • Pedro Barata
    Posted Abril 28, 2013 at 7:54 pm

    Optima exibição do Sporting. Bem melhor na saída para o ataque, criando perigo e diversas oportunidades de golo. Não pode é desperdiçar tanto e sofrer desnecessariamente como nestes últimos jogos.

    Concordo na vossa análise aos centrais. Hoje o Ilori tem um corte fantástico ao Róndon. Qual a opinião do VM relativamente á actual "fornada" de centrais de alcochete, com Ilori, Tobias Figueiredo, Dier, Rúben Semedo, Pedro Mendes, Nuno Reis (estes 2 mais velhos) ou Fokobo (vindo do Pana) ?

  • Anónimo
    Posted Abril 28, 2013 at 7:54 pm

    Bom jogo do Sporting.
    Destaques:
    – Rui Patrício: Não podia fazer nada no golo. Infelizmente vai ser vendido no final da temporada, pois o Sporting precisa de dinheiro. Para a próxima temporada temos o Marcelo Boeck, podíamos ir buscar o Anthony Lopes a custo zero e como 3º guarda-redes temos o Luís Ribeiro ou o Víctor Golas.
    – Miguel Lopes: Em termos ofensivos esteve bem (grande arrancada) agora em termos defensivos sofreu bastante com o Candeias na segunda parte. é pena o Cédric Soares estar lesionado, pois vinha a surpreender-me nos últimos jogos. A meu ver, O miguel Lopes deveria sair pois, pelo que ouvi dizer, ganha bastante e o Cédric nos últimos jogos pareceu dar conta do lugar. Como substituo temos o Santiago Arias.
    – Tiago Ilori: Bom jogo (grande corte sobre o Mário Rondón), é para continuar a aposta na próxima temporada.
    – Marcos Rojo: Boa exibição a ser coroada com um golo, apesar de achar que rende mais a defesa esquerdo.
    – João Graça "Joãozinho": Grande jogo: Na primeira parte controlou bem o Candeias, esteve bem em termos ofensivos tal como defensivos. Melhor jogo dele no Sporting até agora, mas não acho que o Sporting deva gastar 1 milhão de euros nele, pois a meu ver na próxima temporada devíamos apostar no Marcos Rojo a lateral esquerdo e ir buscar o Rúben Lima a custo zero com substituto.
    – Fabián Rinaudo: Bom jogo, teve alguns cortes importantes. Se continuar a melhor taticamente, tem lugar na próxima temporada. Como substituto, teremos o William Carvalho, que está emprestado ao Cercle de Brugge.
    – Adrien Silva: Pior elemento do Sporting, mas tem qualidade para estar presente na próxima temporada. Tudo depende se melhorar as exibições e se o seu salário não for muito alto.
    – Stijn Schaars: Entrou bem no jogo mas deverá sair no final da temporada pois o Sporting precisa de dinheiro e tem muitas soluções para a posição.
    – André Martins: Bom jogo, tem lugar na próxima temporada, só tem que melhorar a resistência. A aposta é para continuar.
    – Zakaria Labyad: Qualidade não lhe falta, mas tem que ter mais oportunidades e melhorar as exibições. Tem lugar na próxima temporada.
    – Armindo Tué Na Bangna "Bruma": Grande jogo. Teve azar no golo do Nacional mas há que apoiar os jovens. Se não fosse o erro, para mim teria sido o melhor em campo. Tem é que melhorar a resistência. A aposta é para continuar
    – Diego Capel: Melhor em campo. Surpreendeu-me na positiva e é um jogador de grande raça e dedicação. Dependendo das ofertas, o Sporting no final da temporada devia decidir se o vendia ou não.
    – Ricky van Wolfswinkel: Jogo muito discreto do avançado holandês.

    Ass.: José Henrique

    • David
      Posted Abril 28, 2013 at 8:09 pm

      Joaozinho deve ficar caso o Beira-Mar desça de divisão pois ai precisaram de dinheiro este jogador deverá recusar jogar na II liga e ficaria bem mais barato

  • Grozny
    Posted Abril 28, 2013 at 8:17 pm

    Bom jogo do Sporting, mas como diz o leitor LuisRafael mais acima, é preciso ser coerente e reconhecer que o golo da vitória é em fora de jogo. É preciso não ter memória curta e só falar quando as coisas não nos favorecem.

    De resto, Bruma não engana, é craque!

    • HC Marx
      Posted Abril 29, 2013 at 3:01 am

      não há foras-de-jogo em cantos!

      https://www.lpfp.pt/_res/leis/docs/lei11.pdf

    • Grozny
      Posted Abril 29, 2013 at 11:47 am

      A sério que viu o jogo? Ou faltou as aulas de interpretação de textos?

      Pela sua lógica, os cantos eram batidos a maneira curta, circulava se a bola pelo campo todo, até surgir uma abertura na defesa aonde estava um jogador em fora de jogo que fazia golo. Resumindo, não estava em fora de jogo porque foi canto…

      Na prática o canto foi batido para o Bruma e ele é que cruza para a área, logo, fora de jogo.

  • Tiago Meireles
    Posted Abril 28, 2013 at 8:22 pm

    Um grande jogo do Sporting na 1º parte mas também por culpa do Nacional que entrou com uma equipa muito ofensiva e sem meio-campo. Na 2º parte o Nacional reorganizou a equipa e conseguiu o empate num golo do seu melhor jogador, Candeias. Gostaria de saber como está a situação do contracto do Bruma, que craque, que pedra preciosa o Sporting tem ali…

  • brankela
    Posted Abril 28, 2013 at 9:06 pm

    O Sporting em termos de determinação continua fraquinho =(

    Agora com o Jesualdo têm um bom 'fio de jogo', mas são tantas as fases de jogo que deixam de jogar a bola e só fazem asneiras.

    Aquela 2ª parte toda a dar ataques de borla, sem procurar ter posse de bola para galvanizar, a fazer ataques demasiado rápidos sem apoio e a terminar todos os ataques em cruzamentos ridículos… enfim, só com o empate voltamos a procurar jogar à bola!

    E mais uma vez é sempre o mesmo bombeiro a segurar aquele meio-campo (rinaudo, claro), os outros só vêm com toques bonitos, mas ZERO produção, e demonstram uma incapacidade total para parar contra-ataques, nem 45min de jogo aguentam…

  • Anónimo
    Posted Abril 28, 2013 at 9:09 pm

    Boa vitória, boa dinâmica.
    Candeias podia ir para o Sporting…

    José

  • Sérgio Filipe
    Posted Abril 28, 2013 at 9:20 pm

    O Candeias é muito bom jogador sim senhora mas, o unico jogador do Nacional que queria no meu Sporting era o Mateus. Está na altura de dar o salto para um grande e creio que em Alvalade teria sucesso. E digo isto não só por esta época mas sim por todas aquelas desde que chegou à Primeira Liga.

    Aliás, o Sporting não precisa de mais extremos. Carrillo, Bruma, Labyad e Viola completam esta posição. Penso que o Ricardo Esgaio poderá discutir o lugar de lateral direito com o Cedric. Sei que é extremo mas, volto a referir que, nessa posição, irá ser muito bom jogador com algumas internacionalizações e a lateral será titularissimo por muitos e bons anos.

  • Nuno
    Posted Abril 28, 2013 at 9:36 pm

    Parece impossível falar de qualquer exibição do Sporting sem referir o seu futuro. É o sinal de que os sportinguistas querem é que esta temporada termine asap.

    O Schaars, Jeffren e Capel (para não falar em Boularouz e emprestados) devem ser vendidos, pois neste momento de reestruturação nada dão ao Sporting (não são "elite" que permitam à equipa subir patamares de qualidade), e embora a sua experiência seja benéfica, também tapam espaço para os jovens jogarem.

    Urgente é renovar com Ilori, Dier, Bruma, e restante fornada.

    O Miguel Lopes, que ganha demasiado, também deve ser negociado. Confio no Cedric, e depois há o Arias.

    Joãozinho não vale 1M. Quanto muito, o Sporting deveria prolongar o seu empréstimo.

    Outro caso bicudo é Labyad: é jovem, pode evoluir, mas a ser verdade que ganha 2M/ano, o seu salário é incomportável relativamente ao rendimento.

    Avançados, nem falo. Não vamos buscar um tão bom como o VW por menos de 5M, e isto sendo optimista. O Ghilas parece ter qualidades, mas duvido que consiga ser o centro de ataque de uma equipa que jogue em ofensiva continuada.

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 9:48 pm

      Labyad ganha 900 mil/ano e nao 2M.

      Relativamente as vendas concordo, exceptuando com o Miguel Lopes que deve ficar pela experiencia e polivalencia (Arias deve ser emprestado a um clube da 1ª Liga, estilo V.Guimaraes ou Nacional).

      O Joaozinho deve ficar, mas o 1M deve ser negociado, sobretudo se o Beira-Mar descer.

      Ja os avançados, tambem duvido que arranjem um ponta de lança tao bom como o Wolfswinkel por pouco dinheiro, mas acho que o Ghilas sera uma boa opçao, embora nao para titular indiscutivel. O Sporting tera de canalizar os seus esforços para um ponta de lança decente, uma vez que e a unica posiçao que precisa de um reforço a serio e urgente para a proxima epoca.

  • Guerreiro
    Posted Abril 28, 2013 at 9:42 pm

    alguém me sabe dizer o que é feito do João Mário?
    Pois para mim esse menino vai ser o melhor médio do SCP e da selecção.

    • Rodrigo
      Posted Abril 28, 2013 at 10:00 pm

      Continua a evoluir na equipa B, lugar onde pode jogar regularmente, mas parece-me que sera uma opçao bastante valida na proxima epoca na equipa A, assim como o Zezinho.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 29, 2013 at 12:01 am

      Não o tenho visto jogar na equipa B, espero que não seja um caso idêntico ao de Pedro Mendes (não por estar em final de contrato, mas sim não estar a jogar devido a alguma "birra")

    • João Lains
      Posted Abril 29, 2013 at 2:11 am

      Ele não tem jogado ultimamente mas desconheço os motivos. Curioso é que muito antes de estes miúdos saltarem para a equipa principal, eu tinha na ideia que o João Mário era o que tinha maior potencial. Tem um toque de bola, uma classe a jogar que é uma beleza de se ver e revela uma maturidade enorme.

      Curioso é que ainda não mereceu uma chamada à primeira equipa.

  • Santos
    Posted Abril 28, 2013 at 10:26 pm

    Ilori e Rojo ou Ilori e Dier? Eis a questão.
    Continuo a dizer que Dier é central, e poderá ser um dos melhores na sua geração, estar a meter um jogador deste a médio, por muito que cumpra nunca será um trinco a nível mundial, pelo menos as características demonstradas até agora não o fazem disso.

    Sr Jesualdo que comece a fazer já as escolhas, porque não é na pré-época que a nova dupla de centrais (caso mude) vai ganhar rotinas.

    Quanto ao jogo, não vi, ainda bem que ganharam (2ºgolo parece ser fora-de-jogo, mas as posições das câmaras em Alvalade são sempre fantásticas…)

  • Anónimo
    Posted Abril 28, 2013 at 10:28 pm

    Concordo com tudo, apenas penso que o Miguel Lopes merecia ser um dos destaques. Mostrou classe em muitos lances e esteve fantástico a atacar. Mostrou muita atitude e garra

    Ass: Bernardo Clara

  • Anónimo
    Posted Abril 29, 2013 at 1:59 am

    Gostei de ver o Sporting na primeira parte, controlou o jogo sempre com um caudal ofensivo muito forte, a recuperar bolas muito rapidamente ainda no meio campo do adversário. A segunda parte vem no seguimento daquilo que têm sido os jogos do Sporting, exibição um bocado apática, muitas más decisões no ataque. Este Sporting tem claramente problemas em finalizar jogadas ofensivas, o ponta de lança neste momento não tem capacidade para jogar sozinho na frente de ataque, a meu ver movimenta-se pouco e tem dificuldade na finalização. O meio campo não tem poder de fogo, é raro os médios efectuarem remates à baliza e na maior parte das vezes que o fazem executam mal. Bruma tem sido uma surpresa agradável, nota-se bem a vontade que tem para jogar e inverter o rumo deste Sporting, Ilori também melhorou bastante e tem estado sólido nas suas exibições. O Sporting terá que tratar das renovações com os elementos jovens e apostar na prata da casa na próxima época, terão que ser mudados os objectivos visto que neste momento não há liquidez financeira que permita sonhar mais alto. Existe muito qualidade nos jovens do Sporting e agora mais que nunca é a grande oportunidade de realmente fazer crescer e evoluir estes jovens, tenho a certeza que dentro de 1/2 anos poderão ser jogadores com qualidade acima da média e futuros internacionais portugueses, basta ver as campanhas que o Sporting tem feito na NextGen Series e também na 2ª Liga com a equipa B.

    Mendonça

  • HC Marx
    Posted Abril 29, 2013 at 3:00 am

    Eu vou tentar seguir as linhas definidas pelo VdM e tentar não insultar ninguém.

    Mas para todos os meritórios treinadores de bancada que falam que o segundo golo do Sporting é fora-de-jogo, é favor ler o seguinte:

    Leis do Jogo
    Lei 11 – Fora de Jogo

    – Posição de fora de jogo

    Estar em posição de fora-de-jogo não constitui por si só uma infracção.

    Um jogador encontra-se em posição de fora-de-jogo se estiver mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário

    Um jogador não se encontra em posição de fora-de-jogo se:
    • estiver no seu próprio meio campo ou
    • estiver em linha com o penúltimo adversário ou
    • estiver em linha com os dois últimos adversários

    – Infracção

    A posição de fora-de-jogo só deve ser sancionada se, no momento em que a bola é tocada por um colega ou é jogada por um deles, o jogador toma, na opinião do árbitro, parte activa do jogo:
    • intervindo no jogo ou
    • influenciando um adversário ou
    • tirando vantagem dessa posição

    – Não há infracção

    Não há infracção de fora-de-jogo quando um jogador recebe a bola directamente de:
    • um pontapé de baliza ou
    • um lançamento lateral ou
    • um pontapé de canto

    Não sou eu que o digo. É a Liga Portuguesa de Futebol Profissional: https://www.lpfp.pt/_res/leis/docs/lei11.pdf

    Saudações desportistas
    HC Marx

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 9:36 am

      Texto muito bonito…mas como é que o golo do Rojo deixa de ser irregular?

    • Manuel
      Posted Abril 29, 2013 at 10:23 am

      O Ricardo tem razão. Nesse caso o golo foi irregular. O Rojo estava em fora de jogo no momento em que o centro do jogador do Sporting foi feito.

  • André Machado
    Posted Abril 29, 2013 at 3:25 am

    O segredo para o sucesso e para uma boa época que se avizinha, vai passar primeiramente pelas contrataçoes para a frente de ataque, e claro pela manutenção dos talentosos jovens leoninos(Bruma e Ilori demonstraram mais uma vez que podem chegar muito longe). É notória a falta de qualidade finalizadora e poder de decisão lá na frente. Hoje os dois extremos até estiveram muito bem, mas na minha opinião na tática que o SCP joga deveria de estar um extremo, um ponta e um extremo/avançado que também faça golos sistematicamente, que é o que tem faltado à muitos anos. Veremos como serão abordados estes temas no futuro, sabendo que não há muita margem de manobra ao nível financeiro.
    cmps

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 29, 2013 at 9:47 am

    Mais uma vez os Sportinguistas são uns adeptos à parte…agora a nova é dizer que o golo do Rojo não é irregular porque nos cantos não existe fora de jogo…isto só pode ser brincadeira…logicamente não existe se o canto for marcado directamente o que não foi o casa de ontem,já que o jogador que marcou o canto fez um passe para o jogador que fez o cruzamento!! Valha-me Deus…

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 12:30 pm

      Já vi vídeos e fotos…o que tem?! Alem de já estar fora de jogo nessa foto,ainda vai ficar mais,porque a bola ainda nem saiu do jogador que a cruza.

    • Fábio
      Posted Abril 29, 2013 at 12:38 pm

      Ricardo eu sei que nesta foto ainda em fora de jogo(por pouco mas está), mas repare, o Rojo vai sempre a recuar e aí o Bruma ainda nao cruzou, logo se vai sempre a recuar deixa de estar em fora de jogo, mas gostava de o ver falar tanto de outro lance(ainda na 1º parte) como deste.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 1:05 pm

      Fábio…quando o Bruma cruza,o Rojo está fora de jogo,não vale a pena negar…seja por 5cms ou por 10cms,mas está.
      Se é um lance difícil para o fiscal de linha? Logicamente que é,é um erro perfeitamente aceitável,o problema é não o saberem reconhecer,pelo menos a maioria dos adeptos.
      Pior ainda é vir falar de lances do passado,como se o Sporting nunca tivesse sido beneficiado em nada e ontem foi a primeira vez.
      Eu não vi o jogo todo,fui vendo bocados…mas se especificares o lance…

    • Fábio
      Posted Abril 29, 2013 at 1:48 pm

      Eu penso que nao está fora de jogo Ricardo, mas também aceito a sua opiniao pois nao tenho total certezas, se eu e muita gente nao tem certezas apos ver repetiçoes quanto mais o arbitro no momento, e em caso de duvida deve se beneficiar o ataque, mas caso esteja mesmo fora de jogo devia ter sido anulado. O lance que falo é do penalty sobre o Wolfswinkel, não sei os minutos exatos e agora vou ter que sair, quando voltar tento encontrar o lance.

Deixa um comentário