Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting e FC Porto anulam-se; Bas Dost voltou a estar desastrado frente a um ‘grande’; Lesão de Maxi melhorou a equipa de Conceição; Soares teve a melhor oportunidade mas azuis e brancos quebraram série de vitórias; Mathieu foi o MVP, Jefferson e Gudelj também deram uma boa resposta; Nani não acrescentou; Danilo e Militão destacaram-se nos azuis e brancos

Imagem: JN

Sporting 0-0 FC Porto

Ninguém se ficou a rir no Clássico entre Sporting e FC Porto. Num espectáculo algo pobre, as oportunidades foram escassas, o futebol pouco apelativo e sem surpresa o nulo persistiu. Soares teve o melhor lance mas a equipa de Conceição, que colocou um ponto final na sequência de vitórias, à semelhança do que tinha acontecido na Luz, voltou a apresentar um futebol sofrível, que só melhorou com lesão de Maxi, que fez com que os azuis e brancos passassem para o 4-3-3. Já os verde e brancos foram competentes no momento defensivo (onde tem vacilado) mas ofensivamente pouco acrescentaram. Bas Dost, que se fartou de perder bolas, e ainda desperdiçou o melhor lance, com uma exibição paupérrima não ajudou, mas também houve pouco Nani. Melhor esteve Mathieu, que dominou por completo na defesa.

Quanto à partida, no 1.º tempo praticamente não houve lances junto das balizas. Em cima do descanso, Bas Dost rematou fraco e à figura de Casillas mas nem o espanhol nem Renan foram verdadeiramente testados na etapa inicial. Na 2.ª parte o FC Porto entrou mais forte e teve as melhores oportunidades. Soares, em grande posição dentro da área, não logrou bater Renan e pouco depois foi Marega a atirar perto da baliza dos locais. O Sporting respondeu com um tiro de longe de Bruno Fernandes, tendo Bas Dost, num cabeceamento dentro da área, desaproveitado a melhor situação dos verde e brancos. Neste período Gudelj, num grande tiro de longe, obrigou Casillas a uma grande defesa. Na parte final do desafio houve mais espaços mas ambos os conjuntos pecaram muito na definição dos lances e o nulo não se desfez.

Destaques:

Sporting – Empate que mantém os leões a 8 pontos da liderança mas que deixa a formação de Keizer no 4.º posto, com menos 2 pontos que SC Braga e 3 que Benfica. A equipa de Keizer optou por um bloco um pouco mais baixo, não dando muito espaço nas costas para os atacantes do FC Porto explorarem, sendo que com bola o Sporting também optou quase sempre por uma saída mais directa, não saindo a jogar de maneira apoiada perante a pressão dos visitantes. Os leões estiverem sempre longe de criar perigo para a baliza de Casillas, tendo dificuldades para criar em zonas interiores, voltando também a ficar evidente a falta de qualidade individual que eleve o Sporting para outros patamares futebolísticos. Individualmente, Renan correspondeu em grande na única vez em que foi verdadeiramente chamado a intervir, enquanto Coates acabou por ficar mal na fotografia dos dois lances de maior perigo do FC Porto. Já Mathieu foi o melhor em campo, dominando a sua zona de acção e tentando empurrar a equipa para a frente, numa prova de ambição por parte do francês. No meio-campo, Gudelj subiu o nível face às exibições recentes, estando bem no momento com bola e obrigando Casillas a uma grande exibição. Já Bruno Fernandes roçou a expulsão mas saíram dos seus pés os melhores desenhos ofensivos da equipa, tendo Wendel perdido demasiadas vezes a posse. Na frente, Diaby foi inconsequente e Nani fez um jogo bastante mau, com pouco peso no jogo ofensivo e muitas imprecisões. Finalmente, Bas Dost voltou a falhar num clássico. O holandês perdeu sempre os duelos com Militão e Felipe (muito pouco agressivo a responder a cruzamentos) e, como é a sua bitola nestes embates, não deu nada à equipa longe da baliza, com um futebol muito lento e pouco vigoroso, numa exibição que volta a deixar a nu as carências do avançado quando o nível sobe.

FC Porto – Ao 19.º jogo os dragões não ganharam, quebrando assim a série de vitórias seguidas, a qual ficou em 18, igualando o máximo do Benfica. A equipa de Conceição não deixa que o Sporting se aproxime num clássico cinzento, em que os dragões fizeram pouco ofensivamente mas do qual saem com a sensação de, no seu melhor período, terem ficado perto do golo. O FC Porto, perante o bloco mais baixo de Keizer, não teve espaço para explorar nas costas da defesa rival e foi obrigado a criar mais com bola, faltando quase sempre criatividade e critério na posse Após a lesão de Maxi, Conceição reordenou a equipa num 4-3-3 e aí veio o melhor momento dos portistas. Ainda assim, o aparelho defensivo voltou a aguentar a equipa e impedi-la de sofrer. Individualmente, Casillas tirou o golo a Gudelj com uma grande parada, enquanto Felipe impôs-se sempre nos duelos, superiorizando-se com facilidade a Dost. No miolo, Danilo fez notar a sua presença e até com bola esteve mais em evidência que o discreto Herrera. Corona não desequilibrou como extremo e passou por dificuldades quando esteve a lateral e Brahimi protagonizou os lances mais fantásticos do jogo, com várias saídas de pressão com classe, ainda que sem eficácia nos últimos metros. Soares desperdiçou uma soberana oportunidade e Marega teve em Mathieu um muro intransponível, ficando também evidentes as dificuldades do maliano com menos espaços para explorar.

XI do Sporting – Renan, Bruno Gaspar, Coates, Mathieu, Jefferson, Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes, Diaby, Nani e Bas Dost.

XI do FC Porto – Casillas, Maxi, Felipe, Militão, Alex Telles, Corona, Danilo, Herrera, Brahimi, Marega e Soares.

166 Comentários

  • Mike-UK
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:34 pm

    O que é notícia foi o Sporting ter estado na conversa até ao fim da primeira volta. Notável aquilo que o clube fez e uma prova do valor que a instituição tem. Há que agora focar na taça de Portugal para tentar vencer um troféu este ano. Não seria nada mau para um plantel com 5 jogadores de candidato ao título e 22 de equipa a lutar pelas competições europeias.
    Não posso no entanto deixar de referir o meu momento preferido do encontro: 80 minutos de jogo, livre descaído pela direita do ataque do Porto, Alex Telles para marcar.
    Comentando a partida, referindo-se ao Porto, Luís Freitas Lobo usa um ‘nós’.
    Quando não se antecipa a perversidade que é ter este indivíduo a comentar jogos de futebol…. é aceitar viver nesta realidade paralela.
    A defesa do outro mundo (com as mãos, pela esquerda baixa) de Renan não recebeu palavra.
    A cambalhota de Casillas ao remate de Gudelj foi a defesa da jornada.
    Absolutamente perverso, como se fabrica opinião desta maneira. Muitíssimo perverso.

    • Maxisteco
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:39 pm

      E que tal comentar o jogo em vez de comentar o desempenho dos comentadores?Parece-me que comentários assim só contribuem para a mentalidade retrógrada que circula o futebol em Portugal.

      • Rev7
        Posted Janeiro 12, 2019 at 5:46 pm

        São realmente os comentários como o dele que contribuem para essa mentalidade. De tudo o que se passa neste país, a crítica justa e clara aos Freitas Lobo é que é mau.

      • campeaaodomundo
        Posted Janeiro 12, 2019 at 5:49 pm

        Mentalidade retrógada é criticar um gajo que está a ser pago para fazer comentários e prestar um serviço horrível? Se os canais portugueses se dessem ao trabalho de analisar os jogos como fazem no UK talvez não tivessemos essa mentalidade “retrógrada”.

        • Sombras
          Posted Janeiro 12, 2019 at 6:12 pm

          Isto. E acrescento, se tivessem programas que falam de futebol.

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 12, 2019 at 6:28 pm

          A mais pura das verdades. De um modo geral o futebol na televisão portuguesa tem um serviço abaixo do medíocre e já não é de agora. Retiras o Carlos Daniel (que nem tem sido parte desta conversa ultimamente) e o Catarino e de facto há muito pouco que se aproveite.

    • SergioR
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:41 pm

      E ás vezes ate diz que é falta onde não existe. Impressionante

    • Maiqueke
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:41 pm

      Subscrevo.
      O freitas já estamos habituados.
      Vamos ver agora o que varandas vai comprar depois deste jogo (aparentemente estaria à espera do resultado deste embate para ir ao mercado, segundo vários meios sociais).
      Quanto à defesa, achei a do Renan de um grau bastante alto, enquanto que a do Casillas é um remate quase do meio campo que vai a direito em direcção ao guarda redes e este faz-se para a fotografia. Foi uma boa defesa, mas não me pareceu nada de especial, mais depressa elogiava o Remate do Gudelj que até foi enquadrado da distância que foi (já se sabe que tem um remate poderosíssimo, pena que nunca consiga arranjar espaços para o aplicar, como o Bruno Fernandes).
      Foi um jogo dividido e um resultado espectável. Pensei que Jefferson fosse ser autoestrada mas até esteve estranhamente assertivo, foi o que valeu.
      E lá vem a mandada daqui a 5 minutos questionar porque não entrou o Luis Phelype.

    • SergioR
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:42 pm

      E às vezes até diz que é falta onde não existe. Mas claro sempre para “nós”. Impressionante

    • Pablo
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:52 pm

      Falta assinalada na linha de fundo, Casillas adianta para esquerda para marcar, disseram ” A experiência de Casillas ao adiantar a bola” kkk

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:35 pm

    Que jogo mais pobre e sonolento…

    Tantos passes falhados. Bas Dost nulo. Duas equipas mais preocupadas em defender. Pouco melhor na segunda parte mas ainda deu para adormecer.

    Sai o Porto vivo, bom resultado…

  • Bio
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:36 pm

    Bom, que jogo de futebol horrível.
    O Sporting foi superior e se alguém merecia ganhar (não sei se merecia) eram os leões.
    Impressionante o crédito que Sérgio Conceição tem como treinador, quando a sua equipa não joga nada…

    • Alex Teixeira
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:46 pm

      Devemos ter visto jogos diferentes…
      Não que o Porto tenha jogado bem, mas o Sporting foi superior em que mesmo?

    • Vespas
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:49 pm

      O Sporting foi superior em quê? Teve menos oportunidades de golo (teve uma) e jogou à defesa o jogo todo. O porto jogou ao pontapé para a frente e com mais juizinho até ganhava pois teve claramente as oportunidades para ganhar.

      E sim, foi um jogo horrível, igual ao Benfica-Porto.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Janeiro 12, 2019 at 6:07 pm

        Bem deves ter visto o jogo no Porto Canal. O Porto teve 2 oportunidades, a do Soares e a do Marega. O Sporting teve 1 e dois remates para 2 boas intervenções do Casillas. De resto houve uma relativa superioridade do Porto entre os 50 e os 60 minutos. De resto foi quase sempre disputado muito longe de ambas as balizas. Dizer que o Sporting jogou o jogo todo à defesa é ser desonesto.

      • Mike The Kid
        Posted Janeiro 12, 2019 at 8:06 pm

        O Sporting teve uma oportunidade?
        Bro, o Sporting são os verdes.
        Nani, Bruno Fernandes, bas Dost, Gudelj, e outra do bas Dost que o Militão cortou com o joelho.
        Juizinho

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:37 pm

    Melhor para o Porto que para o Sporting mas estava a espera que o meu clube fosse ganhar a Alvalade e por isso fico desiludido com este resultado.
    Um jogo bastante equilibrado mas talvez com um maior ascendente portista na 2a parte já sem Maxi em campo.
    Danilo teve pormenores deliciosos.. que jogador incrível!
    Que falta nos faz um matador, aquele lance do Soares (talvez não contava com a prenda) tinha de ser golo!!
    Espero que voltemos a iniciar um novo ciclo de vitórias seguidas para continuarmos em 1o lugar e, se possível, aumentar as distâncias para os restantes candidatos.

    Saudações DesPortistas!

  • Manchester Is Red
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:37 pm

    Jogo muito muito pobre e até sonolento.

    Não tenho memória de muitos GRANDES jogos entre Sporting e Porto para o campeonato, em Alvalade.

    Demasiado respeito entre ambos?

    • Sombras
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:44 pm

      Isto. Já o disse no meu comentário. Desde a altura da saída do Paulo Bento que o Sporting e o Porto deixaram de ter uma rivalidade. Há uns anos até anunciaram uma aliança. É um pacto de não agressão e pronto. É mais um jogo no calendário para cada um deles, nem sequer percebo o alarido que as televisões dão ao assunto.

    • Kostadinov
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:47 pm

      Eu sinceramente até diria que não há assim tantos bons jogos quanto isso entre os 3 grandes na última década. Há excepções e claro a intensidade e a emoção são maiores do que o normal, mas regra geral em termos de futebol tenho a ideia de serem mal jogados na sua maioria.

      • Explorador do Submundo
        Posted Janeiro 12, 2019 at 5:57 pm

        Qualquer um dos 4 jogos entre o Porto de VP e Benfica de JJ foram bem acima da média, mas lá está, também foi o momento em que nos últimos largos anos houve duas equipas no futebol nacional simultaneamente de tal nível.

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 12, 2019 at 6:06 pm

          Não tenho memória de terem sido todos eles bem jogados mas sim, nessa altura estavam ambos ao mesmo nível, o que tende a aumentar o nível do espetáculo.

      • Sombras
        Posted Janeiro 12, 2019 at 6:07 pm

        Os jogos podem ser horríveis em termos de futebol jogado, mas pelo menos vês entrega e raça pelos jogadores das duas equipas, e picardias ou conflitos. O Porto x Sporting (ou Sporting x Porto) já só tem sido aborrecido, as equipas nem demonstram uma rivalidade uma com a outra, ficam só ali a trocar bolas.

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 12, 2019 at 6:27 pm

          Sim, não acho que seja o único factor mas é um dos factores sem dúvida. A rivalidade entre o Porto e o Benfica é muito maior. O que não deixa de ser natural já que são as equipas que historicamente têm dividido os campeonatos nas últimas décadas.

          Mas hoje por exemplo até achei que tivesse havido entrega e atitude. Simplesmente o futebol foi péssimo. Não pelo Porto, mas especialmente pelo Sporting do Keiser tinha esperança que assim não fosse. Não aconteceu por causa daquilo que disse no meu comentário em cima.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Janeiro 12, 2019 at 7:21 pm

          Faltou-te dizer que o Sporting deve ser o clube que mais vezes ganhou ao FC Porto neste século em Portugal.

  • Tim Cahill
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:37 pm

    Eu realmente não tenho seguido o sporting mas o Nani esteve terrível hoje. Acho que nem um passe com sucesso fez.

    De resto jogo disputado. Empate aceita-se. Vamos ver com fica o Porto se Danilo ficar fora muito tempo.

  • Gaspas
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:39 pm

    Bom jogo do Sporting.
    Melhor jogo de jeferson.
    Qnd não se tem defesas rápidos é assim q se tem q jogar, anularam por completo o Porto.
    Bos Dost…… Não pode jogar neste sistema pior em campo….. Não acrescentou nada e falhou uma grande oportunidade.
    Que falta nos faz um marega contra este tipo de adversários.
    Jogamos 95 min sempre com menos 1.

  • Fernandes35
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:39 pm

    Jogo que melhor retrata o nosso futebol, muita luta mas pouca capacidade para valorizar a bola.

  • Teixas
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:39 pm

    Perdi 2 horas da minha vida. Que jogo chato.

    Valeu o empate

  • R1906
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:39 pm

    Mathieu e Bruno Fernandes foram dois monstros nesta equipa…mas não foram acompanhados de perto pelos restantes colegas.
    Resultado justo, mas muito mau para nós e bom para o Porto.

  • Nunop
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:40 pm

    Estes classicos hoje em dia são uma vergonha, sempre a mesma coisa, jogo dividido a meio-campo sem oportunidades. Jorge Jesus, Vitor Pereira, André Villas-Boas, Aimar, Cardozo, Liedson, Falcão, Markovic, Hulk, Jackson, Slimani, Guarín, Gaitán, Saviola, Garay, Enzo Perez….devem chorar quando olham para isto.

  • Reaper
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:40 pm

    Este jogo foi uma boa personificação daquilo que é o futebol português.

  • Bruno Cunha
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:41 pm

    Terminado a primeira volta e o saldo entre os 5 primeiros classificados:

    Porto – 4 Pontos (1E 2D 1V)
    Benfica – 10 pontos (3V 1E)
    Sporting – 2 Pontos (2D 2E)
    Braga – 4 Pontos (1E 2D 1V)
    Vitória – 7 Pontos (1D 1E 2V)

  • Sombras
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:41 pm

    Ainda alguém acha que isto é um clássico? Clássicos a sério, com rivalidades a sério há Benfica x Porto, Benfica x Sporting, Porto x Boavista e Braga x Guimarães (todos vice-versa, claro). Tudo o resto é paisagem, entre Porto e Sporting nem sequer existe aquele sentimento de superação que vimos nos jogos que mencionei. Talvez um dia, se esse jogo significar um título tal volte.

    • Rev7
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:57 pm

      Isto!

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Janeiro 12, 2019 at 7:19 pm

      E qual a base para essa afirmação?

      • R1906
        Posted Janeiro 12, 2019 at 7:54 pm

        A base é a necessidade de continuar uma doutrina, porque os ultimos jogos que o Sporting teve com qualquer rival desmentem por completo este comentário. A intenção deste comentário é óbvia.

      • David Gomes
        Posted Janeiro 12, 2019 at 8:40 pm

        Conhecimento futebolística profundo, Rodrigo, obviamente. Jogou – se horrivelmente mas os jogadores deram tudo, não se jogou melhor por falta de qualidade pois o esforço esteve lá, como provam as imagens no final do jogo, estavam todos rotos. Isto é um clássico, mal jogado mas um clássico.

    • Fernando neves _36
      Posted Janeiro 13, 2019 at 4:28 pm

      Grande comentário Sombras.
      Subscrevo tudo.

  • MagicoLucho
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:41 pm

    1H30 da minha vida que não vou ter de volta. Mas que espetáculo horroroso, nota-se uma falta de qualidade gritante e de nivel nos jogadores dos dois clubes. É mais interessante ver um jogo da Premier entre os ultimos do que um clássico português.

    Quanto ao Porto, esperava bem mais. Temos um melhor plantel e boa consistência, nunca conseguimos dominar o jogo verdadeiramente. Na primeira parte, acho que nem um remate. O Soares, não há palavras. Já disse muitas vezes que não tem nivel pro Porto, e não pára de me dar razão. O Brahimi, não vai renovar mas também não vejo clubes de nivel superior do Porto que o quisessem de caras.

  • CarlosFCP
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:42 pm

    Saudades de ter um ponta de lança de classe mundial…

    Agora é dar tudo na segunda volta, se não perdermos pontos até ao jogo com o Benfica, teremos mão no título.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:43 pm

    Hoje tive saudades de ver o Rodrigo Tiuí na frente de ataque, muito mau hoje, é um bom jogador e faz a diferença nos jogos em que somos favoritos, mas está mais que visto que em jogos de nível elevado como hoje o Bas Dost não tem qualquer nível nem qualidade para jogar de início.
    Os treinadores também deviam perceber que por vezes existem jogadores cujas características os favorecem mais neste tipo de encontros, já digo isto à mais de 1 ano, contra centrais de qualidade que anulem o jogo aéreo do Bas e não lhe dêem espaço ele não tem qualquer hipótese de fazer a diferença, é lento, trapalhão quando o apertam e tem uma capacidade para rematar de longe ao nível de um infantil.

  • M1950
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:44 pm

    Começo a achar que o Sporting não vai precisar apenas de jogadores.

    Não entendi a insistência no Diaby , e hoje vai-me colocar o Raphinha aos 81 min com o Diaby a fazer um dos piores jogos num clássico que me lembro de ver num avançado do Sporting juntamente com o Bas Dost que hoje foi um central autêntico do FC Porto , a mediocridade notou-se quando o treinador do Sporting mostrou-se satisfeito com um resultado que o elimina da luta pelo título , um jogo fraco , cheio de faltas , sem jogadores de classe a conseguir aparecer além de Bruno Fernandes na segunda parte , parecia um jogo de pedreiros.

    Na defesa Mathieu esteve intratável e quando chegar a casa , tira a chave , a carteira e o Marega do bolso. Coates com as desconcentrações do costume , a demonstrar a total necessidade do Sporting formar uma defesa toda nova , Jefferson foi aguerrido quando levou amarelo pensei que ia acabar mal mas fez um primeira parte medíocre que é o seu nível , já o Gudelj hoje menos mau , perante um Sporting de bloco médio baixo a retirar a força que o FC Porto tem a explorar a profundidade. Wendel a agarrar-se muito à bola e a não contribuir nada para o jogo além das perdas quasi infantis da bola.

    O Nani parece que fisicamente já acabou , é nestes jogos que devia aparecer , não fez nada de jeito durante o jogo , não tem explosão e quando cansado perde rapidamente o seu poder de decisão.

    O Varandas está à espera do quê para ir buscar o Matheus Pereira ? Ou será que vai andar a pedir outro extremo emprestado na carteira do Jorge Mendes para agradar a este ??

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:44 pm

    Partida mal jogada de parte a parte e um resultado que se ajusta face ao que se viu em campo. O Sporting facilmente a anular esta profundidade do Porto (leia-se futebol de pedreiro) na 1ª parte. Na 2ª com a passagem para o 4-3-3 o Porto mostrou-se algo melhor mas o futebol foi sempre feio, o que é de resto a imagem de marca deste futebol. Aliás vê-se nitidamente que esta equipa nem sequer está preparada para ter no 11 um jogador com a inteligência do Óliver (viu-se a quantidade de vezes que procurou jogar bem, de forma requintada e proactiva e não teve sequência nenhuma por parte dos colegas). O Sporting não jogou nada de especial, primeiro porque anular o adversário é a principal qualidade do SC enquanto treinador, e depois porque a própria equipa se mostrou mais preocupada em não deixar o Porto explorar os seus pontos fortes do que em explanar o seu próprio futebol.

    Enfim, um espetáculo pobre que resulta num empate que, como seria de esperar, deixa tudo em aberto. 5 pontos não são nada quando ainda falta metade do campeonato por disputar, apesar dos arautos da desgraça quererem forçar a ideia contrária, ou por falta de realismo e excesso de pessimismo, ou por depois poderem usar o ‘eu bem disse’.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:48 pm

      Concordo!

    • Khal Drogo
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:28 pm

      Como já é habitual, comentário mais sensato e acertado da caixa de comentários. Subscrevo por completo.

    • Kafka
      Posted Janeiro 12, 2019 at 7:26 pm

      5 pontos não são nada? quando o Porto já só tem campos difíceis para ir (Braga e Guimarães)… E o Benfica ainda tem de ir às Antas, Alvalade, Braga e Guimarães e pelo menos neste século nunca conseguiu passar com 12 pontos nestes 4 campos

      Fantastic de facto

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 12, 2019 at 7:47 pm

        Não se esqueça que o Porto, na época passada, perdeu uma vantagem de 5 pontos (se não estou em erro) em duas jornadas consecutivas.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 12, 2019 at 7:53 pm

        Não. 5 pontos em 51 não são nada, ainda por cima numa fase em que o Benfica começa a jogar melhor e o Porto nem por isso. Não leste bem? Queres que repita?

        Além disso, já nem indo à época passada, o Porto só este ano já perdeu no Dragão com o Guimarães e ganhou 3 jogos em casa contra equipas inferiores pela margem mínima. Como tal o que é que o impede de perder em casa contra o Benfica ou Sporting, ou perder mais pontos noutros campos?

        Mas não te preocupes, já todos sabemos o que a casa gasta, e se o Porto ganhar cá te esperamos na caixa de comentários quando o campeonato acabar a dizer ‘Eu bem avisei’. Eu guardo-te um lugar.

        • Kafka
          Posted Janeiro 12, 2019 at 9:23 pm

          5 pontos num campeonato tremendamente medíocre como é o Português são imensos pontos e a prova disso é que o Porto até à data só perdeu 8 pontos e 5 deles foram na casa dos seus 2 maiores rivais, portanto o mais difícil no calendário já está feito para o Porto e mesmo assim só perderam 8 pontos e tu vens dizer que 5 pontos não são muito lol…. Ainda para mais quando esses 5 pontos tem de se sumar os mais que prováveis pontos que o Benfica irá perder no total de 12 que irá disputar nas Antas, Alvalade Braga e Guimarães, pois este século nunca o Benfica conseguiu 12 pontos nestes 4 jogos..

          Mas claro que 5 pontos não é nada lol

        • Kafka
          Posted Janeiro 12, 2019 at 9:29 pm

          Ah e outro dado, NUNCA o Porto perdeu uma vantagem de 5 pontos ao fim da 1a volta

          Mas lá está, calma que segundo o Kostadinov 5 pontos não são nada, o Benfica ainda pode remontar upa upa

      • Dexacas Masce
        Posted Janeiro 12, 2019 at 9:43 pm

        De facto vejo sempre muita gente q bater no usar Kafka pela sua “negatividade” mas não vejo o porquê de tanto espanto nas duas afirmações. O estilo de jogo do porto baseia-se na segurança defensiva e na sua organização. O porto perdeu c o Guimarães 2-3 numa altura em que ainda nao havia Militão e o porto não estava com os níveis de concentração e de atitude como os têm agora. Tendo em conta o que falta jogar do campeonato e da forma como o porto está, não tenho problemas dizer que 5 pontos são muito. E são muito porque o porto mal ou bem tendo em conta a características dos seus jogadores ( o porto nas bolas paradas coloca sempre 5/6 jogadores extremamente fortes fisicamente na área e fortes no jogo aéreo, em que caso Pepe comece a jogar podemos juntar ainda mais poder de fogo neste capítulo. ) O porto vai ganhar a maior parte dos jogos onde me arrisco a dizer que o máximo que pode acontecer ao porto até ao final do campeonato são 3 empates. Um com o Braga fora e um ou outro num jogo em que não existe tanto acerto na finalização ou mesmo falta de sorte. Por isso tendo em conta o nosso campeonato o porto está muito bem posicionado para ter o título. E lanço aqui uma pergunta a todos os users que criticam esta posição do kafka, se tivessem de apostar neste momento em alguém para ser campeão em quem apostariam?

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 12, 2019 at 10:05 pm

          O Kafka (e outros) não diz que é difícil. Ou mesmo improvável. Diz que é impossível. Impossível. Ao ponto de dizer que o Benfica devia ignorar esta época e começar já a preparar a próxima. Cinco pontos é uma margem confortável, e como já disse aqui várias vezes, claro que o Porto está na melhor posição. Agora imaginemos que a margem pontual continua igual e que no princípio de Março (3 dias antes de defrontar a Roma, diga-se), o Porto perde contra o Benfica no Dragão. De repente a vantagem é apenas de 2 pontos. É tão descabido assim ver o Porto nesta situação a acusar a pressão? Sinceramente, já nem peço muita, mas há que haver um pouco de noção. Claro que não é impossível. ‘Encomendar as faixas’ nesta altura, com tanta época pela frente, não faz sentido nenhum.

  • AngeloGJ
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:45 pm

    Perdi 2 horas da minha vida a ver este jogo, isto não é uma lástima e’ uma vergonha ver este jogo, 22 jogadores em campo onde mais de 80% são medianos só poderia dar num jogo destes, o futebol tornou-se físico e táctico mas estes jovens ricos não aguentam um jogo inteiro, e se este jogo é um cartão de visita do campeonato então os olheiros no estádio só concluiriam que Bruno Fernandes, Corona e Felipe são bons, Danilo e’ muito bom, Militão e’ para contratar, Herrera e Brahimi são jogadores para atuar em equipas do nível do Everton, Lazio e por aí fora…jogo miserável

  • ViCio
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:45 pm

    O Dost esteve mal mas olhem que o Marega… A voltar aquilo que é.

    Por mais que o Porto quase dependa dele, que reconheça a utilidade e o mérito que tem, custa me sempre ver um jogador destes ser titular num clube como. O Porto.

    É o que temos, o Conceição soube tirar o melhor dele, mas por muitos golos que marque nunca me irá agradar. Que alguém se engane e dê 10M e umas bifanas por ele!

    Quanto ao jogo, fraquinho, muito faltoso, pouquíssimas oportunidades de golo, pobre, muito pobre.

  • Kacal
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:46 pm

    Grande goleada! Mas havia duvida que seria um jogo bem disputado? Estes clássicos têm sempre outros condimentos que outros jogos não têm e o Sporting em Alvalade dá sempre luta, nem que seja a fechar o jogo e torna-lo mais sonolento e parado, foi o caso de hoje. Mas o empate serve mais a nós e ainda bem, embora o Benfica tenha aproveitado para se aproximar, ainda não os ponho fora da luta. A ver vamos. Somos Porto e somos líderes, é o que importa, mas o jogo de hoje foi fraco, muito tactico e fechado, sem grandes motivos de interesse. Venha o próximo!

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:07 pm

      Kacal, parabéns pelo desportivismo. Sim, o empate serve mais ao FC Porto, do que ao Sporting, mas, mesmo assim, não foi um jogo tão mau como estão a pintar. Ah, e parece que a “maldição de Alvalade” ainda assombra (não confundir com o Assombalonga ahaha) o FC Porto.

      Renan Ribeiro e Iker Casillas estiveram muito bem na baliza e fizeram grandes defesas (por exemplo, o brasileiro travou aquele remate para golo do Soares e o espanhol defendeu as bombas de Bruno Fernandes e Gudelj).

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Janeiro 12, 2019 at 8:27 pm

        Sim Estigarribia, verdade. O jogo não foi péssimo, mas exigia-se mais, embora um derby destes já nos tenha habituado a ser muito fechado e táctico. Mas sim, a “maldição” continua eheh, fica para o ano!

        Sem duvida, os GR estiveram à altura, mas nenhuma das equipas jogou assim tanto, foi um jogo morno, mas o empate não é mau para nós em Alvalade.

        Saudações DesPortistas

  • bmiguelsilva94
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:47 pm

    Um jogo em que o porto nao faz o que devia para de destacar como o mais forte candidato ao titulo.. mas por outro lado um jogo que e suficiente perante a classificaçao actual. Marega e soares nao se encontraram, bas dost nao é pra este nivel e raphinha teria de entrar mais cedo. Um classico na medida dos que temos assistido.

  • Ramon y Cajal
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:48 pm

    não percebo como a imprensa portuguesa nunca lança boatos sobre uma possível saída ou interesse de outros clubes em Danilo. É um jogador muito à frente e o único a segurar a bola e pensar o jogo hoje. Mathieu e Militão também jogaram muito bem, como de costume pois são os 2 melhores centrais em Portugal (até chegar o Pepe que vai dominar esta liga de futebol aborrecido).
    Muito fraco este Sporting e ainda pior Bas Dost. O Keizer bateu com a cabeça ontem à noite e perdeu a mentalidade ofensiva hoje.

    enfim, estou amargurado por ter perdido tempo de lazer a ver esta pobreza. O objectivo do Sporting desde que entrou Varandas – lugar de acesso à Champions – está cada vez mais longe.

  • Rev7
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:48 pm

    Há quanto tempo não se vê um jogo de qualidade entre os “grandes” do futebol tuga? A quantidade de remates na atmosfera, passes falhados e faltas de dinâmicas ofensivas no nosso futebol deveria ser preocupante. Os redes e os centrais acabam sempre por ser os melhores em campo.

  • Pulga
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:48 pm

    Gostava de ter visto o jogo, mas só vi repetições, grandes planos dos treinadores e das feições de dor dos jogadores.

    Gostava de ver o posicionamento das equipas no momento de lançamento ou pontapé de baliza, mas quando a Sport TV saía das repetições a bola já estava em jogo.

    Gostava de ver o duplo pivot do Porto invés da imagem do SC a indicar o duplo pivot.

    E quando é hora de meter as repetições, preferem passar 1 minuto inteiro de um médico a passar gelo num jogador.

  • WildFury
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:50 pm

    Esperava mais do FC Porto, mas contra um clube mais forte ganhar com o chutão fica difícil. Quando o Brahimi fica mais preocupado a correr com a bola do que passar, os avançados são estes e o Maxi ainda é DD, isto nivela o jogo.
    Valeu pela exibição de Danilo e Militão, nem soubemos ganhar vantagem da nossa forma de resultados, e não ganhando este dificilmente apanhamos o Sporting em posição mais favorável.
    E quando vamos ao banco… tirando o Óliver… venha o diabo e escolha quem vai entrar, mas continua a entrar entulho, é o que interessa. Faltam opções para o banco… pelo menos 1 para cada setor. (DD, MC , PL/Extremo)

  • Pablo
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:51 pm

    Jogo fraquíssimo, este Porto tem uma sequência de vitórias a base de chutão e faltas para quebrar ritmo impondo o físico. Assim em Portugal fica mais perto de vencer os jogos.

    Esperava mais do Scp principalmente do Bruno Fernandes ( que merecia ser expulso), Bas Dost e Nani estiveram fraquinhos

  • ACT7
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:51 pm

    Jogo fraco.
    A lesão do Maxi ainda foi a melhor notícia para o Porto, embora Corona abra muitos espaços nas costas.
    Mathieu esteve bem, mas na compensação partiu o jogo em 2 arrancadas que podiam ter custado caro ao Sporting.
    Militão também limpou tudo, também foi em acompanhado por Felipe e Bas Dost, os adeptos do Porto pediram um esquema de 3 centrais e tinham razão resultou bem.
    Danilo se apresentar na seleção o nível, vontade e raça do que joga no Porto é titular de caras.
    Expulsão perdoada ao Herrera e o B.Fernandes, o internacional português abusa nas faltas e nos protestos.
    Criou-se o mito que o Nani pensa o jogo e é um extremo diferente, mas na verdade está lento e decide mal.

  • Miguel Carvalho
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:51 pm

    Acho piada quando comparam o dost com o Jonas.. o Jonas pode não marcar nos clássicos mas ao menos faz a equipa jogar, o dost se não tiver os penaltys ou bolas na cabeça/encostar é nulo, até o seferovic da mais ao jogo que o holandês, ainda há quem o compare com o Slimani .. lool

    • CarlosFCP
      Posted Janeiro 12, 2019 at 5:57 pm

      Boa análise

    • Sombras
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:16 pm

      Acrescenta-lhe o Brahimi, que faz um jogo bom em 15. Mas o reparo ao Dost é justíssimo. Quando não há bombo para a área e encostões fantasmas, estar lá eu ou estar lá ele vai dar ao mesmo.

      • Bruno Cunha
        Posted Janeiro 12, 2019 at 6:36 pm

        O Dost ano passado faz um jogão na Luz num jogo em que a sua equipa mal passou do meio campo.

        Quando a equipa não joga nada não é fácil para um avançado de área ter impacto

      • Miguel Carvalho
        Posted Janeiro 12, 2019 at 9:52 pm

        Aliás ultimamente não tem nos 3 grandes PL top que resolvam clássicos… O Sporting teve o Liedson e o Slimani, porto o falcão e Jackson, Benfica o cardozo e a espaços o Saviola/Rodrigo, hoje em dia os PL dos 3 grandes raramente decidem clássicos.. costumam ser médios e defesas.

    • El Bandido
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:54 pm

      Não concordo… Hoje esteve desastrado, mas é um jogador muito forte nos apoios, e tecnicamente é muitíssimo superior ao slimani. O Argelino ganha na raça, que foi o que faltou hoje ao Sporting para ganhar.

      • Miguel Carvalho
        Posted Janeiro 12, 2019 at 7:59 pm

        Certo, no entanto o Slimani era apelidado de caça dragões e com o Benfica jogava sempre b também, um PL interessa mais a eficácia, tivesse o porto um Slimani/Jonas com a defesa top que tem este ano já estava a passear por completo.

        • El Bandido
          Posted Janeiro 13, 2019 at 2:05 pm

          Eu acho que gostava mais do Slimani que do Dost. Tinha mais raça e dedicação e era isso que o fazia aparecer nos momentos decisivos. Mas ainda assim, acho que o Dost é mais jogador que o Argelino…

      • Eagle
        Posted Janeiro 12, 2019 at 8:21 pm

        Nunca na vida onDost é muitíssimo superior tecnicamente ao Slimani. Aceito que seja superior ap primeiro toque, mas de resto não acerta um passe, não sabe conduzir uma bola coisas que o Slimani sabia fazer.

  • Mota
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:54 pm

    O melhor jogador do campeonato é superado pelo Félix, q nem meia época jogou. Pediam coerência aos Sportinguistas, e agora demonstram a mesma (falta) de coerência…

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:57 pm

    Estive muitos anos sem ser campeão, até chegar Trapattoni, mas aquilo quase não conta, pois foi tudo tão mau…

    É que o futebol é espetáculo, entretenimento antes de mais e, em Portugal, vê-se cada vez mais tudo menos espetáculo.

    Um tipo é benfiquista e senta-se no sofá exclusivamente na expectativa de se entreter, ver um jogo interessante e de resultado imprevisível e depois leva com aquela coisa difícil de adjetivar.
    Foi mau, muito mau mesmo!

  • a-seabra
    Posted Janeiro 12, 2019 at 5:58 pm

    Nao consigo ter ideia de quantos portistas partilham da minha opiniao, mas gostava muito que de uma vez por todas o Brahimi fosse embora (para nao dizer: fosse com o c####o). São muitos meses (anos) de perda de ataques, quebra de jogo, maus remates, etc. É incrível como um jogador vive tanto tempo à sombra de uma boa primeira meia época (estreia) e de alguns lances de desequilíbrios. Neste momento temos mais a perder (folha salarial e falta de aproveitamento desportivo) do que a ganhar.
    Que venha o Galeno do emprestimo e que embora ainda nao esteja no ponto, prefiro apostar num jogador que pode vir a dar um optimo jogador do que continuar a apostar nesta mula velha.
    Só para terminar a minha frustração com o Brahimi, se fosse treinador, amanha nao havia folga para ele, tinha de aparecer no centro de estágios só para correr à volta do campo com a companhia do Tiquinho.

    • ImJoeyTribbiani
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:15 pm

      Não és o unico obviamente, o grande problema é que neste momento Brahimi ainda dá mais do que aquilo que retira, devido à incrivel falta que qualidade que temos na frente de ataque. Dito isto, não renovar seria a minha escolha, perder o jogador agora, com um encaixe financeiro, tambem seria interessante mas possivelmente desastroso a nivel desportivo.

    • David Gomes
      Posted Janeiro 12, 2019 at 8:55 pm

      Manda para o Sporting, por favor!!!

  • Alex Teixeira
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:01 pm

    Foi um jogo fraquinho, mas também acho que não foi assim tão horrível como toda a gente aqui parece achar…

    Hoje viu-se que o Sporting tem demasiada falta de qualidade individual (laterais, médio), Bas Dost só serve para o último toque (hoje nem isso) e raphinha tem de ser titular (por demérito dos outros extremos).

    Do lado do Porto é urgente contratar um lateral direito (Manafá?) e dava jeito um ponta de lança de qualidade superior.
    Agora que passou este jogo “especial” acho que Sérgio devia testar um 3-5-2. A equipa não anda a jogar bem há muitos jogos já e é preciso meter Pepe no onze e tirar Maxi.
    As soluções ofensivas (são as que interessam para mudar o rumo do jogo) no banco do Porto continuam risíveis, apenas há Oliver e Otávio (lesionado). Hernâni, Adrian, e este Fernando Andrade vamos ver mas parece ser um jogador banal. Mas ainda há quem diga que o PLANTEL do Benfica é inferior

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:01 pm

    Resultado justo, visto que ambas as equipas procuraram sempre querer ganhar o jogo e, quando assim é, só há um resultado: empate. Já agora, a malapata do FC Porto, em Alvalade, continua e deve ser para durar.

    Do meu Sporting, a nível individual, gostei de ver o Jefferson (por uma vez lá realizou uma boa exibição com Keizer), Nemanja Gudelj (hoje não há críticas para o sérvio, que até fez uma exibição muito boa, e quase marcava um golaço), Bruno Fernandes (o nosso maestro voltou a ser aquele jogador que desequilibra só com um simples passe e hoje este em modo monstro), Jérémy Mathieu (tal como Bruno Fernandes, o central gaulês esteve igualmente monstruoso em campo), Stefan Ristovski (é uma diferença muito gritante para o Bruno Gaspar, como da noite para o dia), o Raphinha (o jovem extremo brasileiro entrou e ainda conseguiu agitar um pouco o jogo) e o Renan Ribeiro (grande exibição do guarda-redes brasileiro, onde mostrou, mais uma vez, que é um guarda-redes para um candidato ao título).

    Por outro lado, pela negativa, não gostei de ver o Wendel (pela primeira vez achei o jovem craque brasileiro um pouco trapalhão neste jogo, mas compreendo por ser o primeiro clássico que jogou pelo Sporting), o Bruno Gaspar (primeira parte muito sofrível, a mostrar que é uma nulidade autêntica, e Ristovski espero que tenha agarrado o lugar definitivamente) e o Sebastián Coates (hoje o central sul-americano também esteve um pouco trapalhão e Mathieu lá foi limpando os seus erros. Que Tiago Ilori venha depressa).

    Já em relação ao Marcel Keizer, o holandês foi o único treinador que soube bloquear a profundidade ao FC Porto e isso não deu grande margem ao emblema portista para jogar em arrancadas rápidas de jogadores, como, por exemplo, Brahimi, Marega ou Corona (que depois passou pela lateral-direito).

    Saudações Leoninas

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:11 pm

      Num jogo em que é obrigatório ganhar, focar-se em não perder… O RV não tinha ido embora?

    • Sombras
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:20 pm

      Alguém apontar o dedo ao Marcel Keizer é de uma tremenda injustiça. Para já, não é um treinador de primeira água (como comprova o seu percurso profissional), e mesmo assim, aceitar este plantel…enfim. O Sporting sem Bas Dost e Mathieu estava em 7º.

    • coach407
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:33 pm

      “Marcel Keizer foi o único treinador que souble bloquear a profundidade ao FC Porto”?

      Vai rever o jogo com o Benfica, amigo. O Rui Vitória já o fez e com mais qualidade. Além de não ter sido a nulidade ofensiva que foi o Sporting que parecia nem acreditar quando tinha a bola nos pés no último terço quanto mais fazer alguma coisa de jeito com ela. E além de ter ganho o jogo que também é relevante.

      Mas o Benfica de RV nem sequer foi o único a anular a profundidade do FC Porto. Já várias equipas o conseguiram fazer. Claro que a maioria o FC Porto ganhou na mesma porque há mais formas de chegar ao golo mas o Keizer não inventou a roda.

  • masterDC
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:02 pm

    Que péssimo jogo de futebol, muitos passes falhados. Para o Porto acaba por ser melhor o resultado, continua sem ganhar em Alvalade nos últimos anos e quebra aqui o ciclo de 18 vitórias seguidas. Para o Sporting mais um mau jogo, com destaque negativo para as figuras principais Bas Dost e Nani. O holandês continua a passar despercebido nos grandes encontros e Nani já merecia o banco há muito tempo. Impressionante como hoje o Raphinha só entrou quase no fim do jogo, quando já devia ter entrado há mais tempo e teria de ser pelo Nani, mas como este tem estatuto e capitão tem de ser titular, enfim. Precisamos do regresso do Matheus Pereira.

    O empate é perfeitamente ajustado e as únicas coisas positivas que posso tirar deste jogo é o facto de finalmente não ter sofrido qualquer golo, a entrada do Risto que espero que seja aposta e o grande jogo de Mathieu que continua a demonstrar que é um excelente central. Do lado do Sporting Mathieu foi o MVP e do lado portista Danilo, que está a voltar à sua grande forma e que espero que não lhe tenha acontecido nada de grave.

    Acabando assim a 1ª volta deste campeonato, estamos em 4º lugar a 2 pts do Braga e a 3 do Benfica, concedemos o nosso 1º empate aqui em casa, sendo o resto vitórias. O problema é mesmo fora de casa que precisamos de aumentar bastante o número de vitórias nesta 2ª volta, só vencemos 3x fora de casa e sofremos 4 derrotas. Se mantivermos este registo em casa era excelente, nesta 2ª volta recebemos Benfica, Braga, Vitória de Guimarães, Rio Ave. O nosso objectivo passa por manter as conquistas caseiras, conquistar mais vitórias fora de casa e aproximarmo-nos dos nossos adversários Braga e Benfica que estão à nossa frente. Conquistar um possível 2º lugar, chegar longe na Liga Europa e lutar pela conquista das taças são os nossos objectivos para esta 2ª volta que espero que corra bem.

  • Pedro Barata
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:03 pm

    Uma vez mais, Bas Dost fez uma péssima exibição num clássico. As prestações do holandês neste tipo de jogos são um problema para o Sporting. Em novembro de 2017 escrevi sobre um assunto que se mantém actual
    https://blogvisaodemercado.pt/2017/11/tentar-ganhar-os-jogos-grandes-com-uma-pistola-que-nao-dispara/

  • Mike The Kid
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:04 pm

    Uma palavra para todos esses poços de sabedoria que diziam que o sporting ia ser goleado por causa dos laterais (digam o que é que o Telles fez).
    Mathieu a mostrar quem é o melhor central do campeonato
    Referir também o carlosfcp, que andou a malhar no Bas Dost, para falar dos avançados do Porto neste jogo, falar muito dos outros quando se tem telhados de vidro é engraçado
    Não há vitórias em Alvalade para o Porto, nem vitórias seguidas que assustem

    • ImJoeyTribbiani
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:13 pm

      Boa tarde, permite-me perceber isto : o caro utilizador está a festejar um empate que permite à sua equipa ( confesso que aqui estou a supor, por método de dedução, que seja adepto do SCP ) – que permite à sua equipa continuar em 4º lugar a 8 pontos do 1º classificado ?

      • Mike The Kid
        Posted Janeiro 12, 2019 at 7:58 pm

        Ora então, saudações cordeais caro utilizador, gostaria de lhe pedir, se não for maçada, em que secções do meu comentário o excelentíssimo conclui que a minha pessoa está a congratular-se pelo referido empate

    • jdias
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:13 pm

      Com tantos craques e essa fortaleza que é Alvalade só estranho o elevado número de títulos ganhos nos últimos anos.

    • Sombras
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:17 pm

      O melhor central do campeonato é o Militão e nem sequer é assim tão próximo.

      • Mike The Kid
        Posted Janeiro 12, 2019 at 7:59 pm

        Não é não, é a seguir,
        Mas acredito que mais tarde ou mais cedo vai para um clube de topo, tem qualidade e potencial para

    • Chico
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:40 pm

      O Sporting é só craques até saírem do clube. Já é um clássico. O Rinaudo também é capaz de ser melhor que o Matic, não?

  • The Mo
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:04 pm

    Por muito boa defesa que o Porto tenha, não se pode pedir mais do que isto a uma equipa que tem jogadores tecnicamente tão limitados como são Marega, Soares, Hernâni, Fernando no ataque.
    Do meio campo para a frente o Porto tem 3 jogadores tecnicamente acima da média como são Corona, Oliver é Brahimi( que hoje esteve desastrado).
    E é por isto que o slb tem muito melhor plantel que o Porto, percebes agora Kafka.
    Primeira parte, Marega a receber a bola de costas entre linhas não dominou uma única bola, Soares a demorar uma eternidade para soltar, Brahimi péssimo na definição, o único que foi remando contra a maré foi o Corona, mas mais uma vez foi constantemente castigado com faltas ( impressionante a quantidade de pau que leva em todos os jogos, com os infractores a gozarem de total impunidade).
    Por fim, se aquele penalti do Mathieu sobre o Marega fosse na área do Porto( vê-se claramente que ele é agarrado), era a semana toda a falar do VAR.
    E pronto, mais um ano em que o Porto não ganha em Alvalade.

    • Luis La Liga
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:15 pm

      Sao mais limitados tecnicamente mas sao mais fortes e explosivos. Soares joga melhor de cabeça que qualquer PL do Benfica e Marega tem muito mais velocidade e força que qualquer extremo/ avançado do benfica.

      Nao quer dizer que 1 seja melhor que o outro. Limitar a analise a parte tecnica e que e em si uma grave analise tecnica.

    • ACT7
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:36 pm

      GR: Casillas é superior, o Svilar é do nível do vosso GR da equipa B, ou seja jovem promessa.
      DD: todos umas nódoas.
      DC: O Porto têm 3 dos 4 melhores da liga.
      LE: Telles e Grimaldo é ela por ela, no banco Jorge é superior.
      MDef: Danilo é superior ao Fejsa, o Benfica têm o Alfa e Samaris (lol)
      MC: Herrera, Óliver e S.Oliveira, contra Gedson, Krovinovic, Gabriel e Pizzi, os do Porto já deram mais provas que os do Benfica (excepto o Pizzi). Gedson e Krovinovic ainda são projectos de jogadores.
      Extremos: Aqui o Benfica ganha, Brahimi e Zivkovic era os titulares no 11 combinado, Rafa e Corna são equivalentes, Salvio é melhor que Fernando, entre Cervi e Hernani venha o diabo e escolha.
      Avançados: Félix, Jonas, Castillo, Ferreyra e Seferovic. Marega, Soares, Aboubakar e Adrian. Castillo/Ferreyra e Adrian estão na mesma situação, flop’s autênticos. Jonas e Félix é o contraste do Marega e Soares, os 4 são decisivos, se o Jonas carrega o Benfica, o Félix ainda é uma jovem promessa, Marega também carrega o Porto com o seu físico. Seferovic, duvido que haja um portista que o quisesse no Porto.

      Ou seja, vocês ganham nos GR, Centrais, LE, MC. Nós ganhamos nos extremos.
      Podemos considerar empate nos DD, nos Mdef (por nós termos mais jogadores) e nos Avançados (mais uma vez por termos mais).

      • Kacal
        Posted Janeiro 12, 2019 at 10:09 pm

        Onde o Benfica tem mais soluções que nós é
        nas alas e ataque. Considerando Pizzi (para mim é melhor e rende mais na ala direita) e Zivkovic os titulares, depois têm Rafa, Salvio e Cervi contra Fernando Andrade e Hernâni. Mesmo no ataque o Aboubakar está OUT para esta época, logo vocês têm Castillo, Ferreyra e Seferovic e nós temos Adrián e André Pereira. Qualidade não é rendimento, ninguém tem culpa que o treinador não potencie os jogadores que tem.

        E discordo, eu sou portista e não me importava de ter ESTE Seferovic no Porto, sinceramente. No nosso estilo e modelo de jogo, as suas características poderiam sair potenciadas e como ele tem jogado, penso que seria uma mais-valia, pior que Adrián e André Pereira duvido que fizesse. Acho injusto ainda rebaixarem tanto o suíço. Chamar de “decisivo” ao João Félix e esquecer que o Seferovic tem sido tão decisivo como ele nestes últimos jogos é injusto, a meu ver.

        • ACT7
          Posted Janeiro 13, 2019 at 1:57 am

          Contra Fernando, Hernâni e faltou falar em Brahimi e Corona, que não ficam a dever nada a qualquer um dos nossos alas, daí eu dizer que nós ganhamos por ter mais soluções.
          No ataque, o Adrian está na mesma situação do Ferreyra/Castillo, eram contratações boas antes de chegarem, agora são desilusões.
          Quando falei decisivo é na capacidade de decisão (passe, finalização, assistências), o Seferovic têm estado bem, mas talvez só ganhe no remate ao Soares, de resto, tecnicamente é pior, de cabeça é pior e no choque é pior.
          Agora que nós tenhamos mais quantidade isso é outra história.

          • Kacal
            Posted Janeiro 13, 2019 at 1:05 pm

            Não faltou falar no Corona e Brahimi. Uma coisa é 11, outra é PLANTEL! Corona e Brahimi são titulares, pus Pizzi e Zivkovic como titulares. Aí é ela por ela. Mas depois no banco do Benfica há Salvio, Rafa e Cervi, nós temos Hernâni e Fernando Andrade.

            E discordo que Adrián esteja na mesma situação de Ferreyra/Castillo. O espanhol não rende nada de jeito há anos, já esses dois ainda são mais novos e ainda na época passada renderam e mostraram o seu valor. Ambos tiveram poucas oportunidades no Benfica e ainda não foram aposta séria, talvez com Bruno Lage possam ganhar “nova vida”, já o Adrián teve as suas oportunidades e falhou, dificilmente voltará a relançar-se. Não podemos comparar um jogador que está cá há anos e já andou emprestado, com dois que chegaram há 6 meses atrás e poucas oportunidades tiveram.

            Sobre o Seferovic, mais uma vez a comparação errada porque 11 não é PLANTEL! Marega e Soares são os titulares, pus João Félix e Jonas como titulares, depois sobram Adrián e André Pereira do nosso lado e vocês têm Seferovic, Castillo e Ferreyra. Eu cá preferia ter qualquer um desses três a Adrián e André Pereira, acho que qualquer portista concorda comigo, sinceramente. Com Aboubakar equilibra mais, mas o camaronês está fora há algum tempo e vai continuar fora.

            Não sei qual é o problema em admitir que o Benfica tem mais e melhores soluções nas alas e ataque que nós, isto em profundidade de PLANTEL, não no 11. Sendo que o Jonas, a 100%, é claramente superior aos nossos avançados, basta ver que Soares e Marega nas suas melhores épocas de golos, nem chegaram perto dos números de Jonas.

            • ACT7
              Posted Janeiro 13, 2019 at 6:42 pm

              Respeito a tua opinião, mas tenho de discordar.
              O Adrian nunca teve 9 jogo a titular como teve o Ferreyra por exemplo. O Castillo sim pode dizer que não teve oportunidade.
              Como já te disse, respeito o teu comentário, mas em parte alguma referes a defesa, GR e médios que também fazem parte do plantel.
              Diz-me 1 jogador do Benfica que entre na vossa equipa desde o meio campo para trás? Pois ninguém.
              Aliás se o VM continuar a votação e escolher jogadores para o banco (que habitualmente não são titulares) nos metem o Salvio/Rafa e talvez o Ferreyra pelo hype que têm não por o que mostrou.
              Não podes esquecer o Aboubakar por estar lesionado.

            • ACT7
              Posted Janeiro 13, 2019 at 6:44 pm

              Ahh e eu admito que o Benfica têm um grande plantel, mas o Porto também tem e têm melhor treinador que nós, o que faz com que o plantel renda Aida mais.

              • Kacal
                Posted Janeiro 13, 2019 at 9:51 pm

                O Facundo Ferreyra também não foi titular 9 jogos no Benfica, não sei onde viste esses números. Ele, no campeonato, foi utilizado nuns míseros 4 jogos e num deles só entrou aos 72 minutos e jogou 18 minutos (até foi agora contra o Rio Ave), depois foi titular nas três primeiras jornadas do campeonato. Mesmo no geral das competições foi titular em 5 jogos apenas! Desde 25 de Agosto foi utilizado em 2 JOGOS num total de 64 minutos! E relembro que chegou apenas há 6 meses a Portugal. Isto são oportunidades? E o Castillo pouco jogou, ainda pior.

                Não tenho duvidas que ambos fizessem mais e fossem melhores mais-valias que Adrián e André Pereira no Porto, o treinador e o contexto iria favorece-los mais. E tu próprio disseste, o treinador consegue coloca-los a render ainda mais e a culpa do falhanço deles foi do treinador, mas eu nem considero isso aposta. Mas o Adrián nem com SC rendeu. Mas qualidade é outra coisa.

                GR e meio-campo para mim é ela por ela. E na defesa somos superiores, sim, mas o Benfica não tem propriamente uma defesa da distrital, também é muito bom excluindo o DD, que os nossos também não são propriamente bons.

                No 11? Ninguém. Mas no plantel nós só temos o Maxi portanto o Corchia entrava para o banco. Alfa Semedo e Samaris teriam lugar já que não temos uma alternativa directa ao Danilo e no meio-campo prefiro Gabriel e Krovinovic ao Sérgio Oliveira. São questões de gosto, mas para mim embora o nosso plantel não seja tão mau como fazem parecer, acho bastante bom, para mim o do Benfica é superior! E sobre o treinador, agora já têm um treinador novo e devem melhorar, o tempo dirá.

  • Griezzmano
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:06 pm

    Jogo mais tático do que outra coisa. O Porto pareceu não querer forçar muito, o Sporting jogou com um bloco mais baixo, aí bem Keizer a adaptar-se ao adversário. Bom jogo dos centrais, especialmente de Mathieu, claro MVP, e Ristovski entrou bem, espero que comece a ser titular.
    Nani está claramente em má forma, sem ser o critério com bola, pouco ou nada acrescenta, e mesmo isso nem se tem visto muito, demora muito a soltar a bola. Bruno Fernandes esteve bem mas se não tivesse sido impetuoso e levado um amarelo desnecessário, podia ter posto o pé à bola na segunda parte. Diaby, enfim, faltam-me as palavras para descrever este tosco… Como é que o Raphinha só entra aos 80?? Bas Dost -1 como de costume nestes jogos, é impressionante como nem sequer vai ao choque. Saudades de Slimani!! Gudelj e Jefferson a fazerem exibições boas para os seus padrões.
    Do lado do Porto, boa exibição dos centrais também, assim como de Brahimi, sempre uma dor de cabeça para os jogadores do Sporting, e jogaço de Danilo, pena a lesão.
    Em suma, o resultado acho que se ajusta, apesar do Tiquinho ter desperdiçado uma oportunidade flagrante.
    Para nós o campeonato está arrumado, mas ao menos o empate permite-nos manter a distância para o Braga, o que é importante, e o Benfica só está a 3 pontos, temos de melhorar para tentarmos alcançá-los.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:15 pm

    Se Pinto da Costa e Varandas se encontrassem para almoçar e confraternizar antes do jogo, escolheriam este jogo e este resultado de cruz.

    2 horas de jogo entre solteiros e casados numa má promoção daquilo que é (às vezes) a liga portuguesa.

    Algumas notas.

    – O Porto volta a não ser superior a um adversário directo. Na primeira volta contra os grandes, em 6 pontos possíveis faz 1 e não se consegue superiorizar a nenhum dos adversários.

    – O Sporting a jogar em casa com obrigação de fazer muito melhor.
    Zero de criatividade, apenas Bruno Fernandes a dar critério e Marcel Keizer a passar o jogo praticamente todo a saudar o melhor do bombo de Rui Vitória e a abusar do bico para a cabeça de Dost. Diaby e Nani entraram em campo? Quando Ristovski e Jefferson conseguem desiquilibrar mais do que os extremos…

    – 550 mil faltas e faltinhas com Hugo Miguel a apitar a tudo num verdadeiro espectáculo de apito à portuguesa

    – Wendel deve ter pesadelos esta noite com Danilo já que o médio portista era mais que a sua sombra. Conseguiu ser a sombra de Bruno Fernandes e Gudelj e de levar os 3 no bolso (mvp da partida de longe)

    – Mais inconsequente que as piruetas de Brahimi, só mesmo as aves que teimavam em pousar no relvado de Alvalade e que tinham que constantemente mudar de direcção (nota-se como o jogo foi entretido quando achas mais piada a um segmento de National Geographic do que ao jogo em si).

    – Por fim, a classe dos veteranos. Casillas e Mathieu mesmo intervindo pouco conseguiram mostrar qualidade na leitura do jogo.

    Resultado que espelha bem a pobreza que foi este jogo.

    • Oldasity
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:57 pm

      Danilo esteve a um excelente nível como de costume, mas meter Bruno no bolso? No máximo aceito que digas que meteu Wendel no bolso e mesmo assim. Agora falar nos 3…

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 12, 2019 at 9:45 pm

        Percebo o teu raciocínio mas passo a explicar Oldasity,

        O Bruno Fernandes em teoria seria o 10 a jogar nas costas do Bas Dost.
        Contudo para ser influente e conseguir pegar no jogo (neste aspecto foi como costuma ser um jogador inteligente) teve que recuar 30 metros para poder pegar jogo jogando quase ao lado de Gudelj.

        Isto aconteceu (e esta situação notou-se que foi trabalhada por Conceição que percebeu bem isso) porque Danilo anulou por completo sozinho (porque Herrera esteve num nível discreto) toda a zona de construção na zona central do Porto, e onde Bruno Fernandes costuma ser mais influente quer no último passe, quer em remate.

        Qualquer um que caiu ali estava condenado ao insucesso. Notou-se mais com Wendel porque se aventurou mais, mas sempre que Bruno ou Gudelj entraram nos últimos 30 metros do Porto lá estava Danilo… por aí conseguiu anular sozinho todo o meio campo central do Sporting sem fazer marcações individuais.
        Esteve irrepreensível tacticamente e daí ter dito que foi o mvp da partida.

    • coach407
      Posted Janeiro 12, 2019 at 7:05 pm

      Tens razão relativamente ao Hugo Miguel e, mais especificamente, ao jogo de hoje.

      Ainda assim, esse não é o normal da arbitragem portuguesa. Aliás, os clássicos dos último anos têm tido um critério muito largo.

      Isto para não correr os riscos que Hugo Miguel cometeu. Dá um amarelo forçado ao Jefferson e só faltou ir-lhe à boca. Comigo ia para a rua de certeza depois daquela reação. Apitava a falta, avisava com tranquilidade e pronto. Não. Apita a falta e vai a correr disparado em direção ao Jefferson e espeta-lhe o amarelo a 20 cms dele. Que falta de controlo das emoções dos jogadores.

      Depois dá um amarelo forçado ao Bruno Fernandes e não dá o segundo que é escandaloso. Tudo ainda na primeira parte. É óbvio que não queres dar vermelhos num jogo destes logo na primeira parte mas o segredo é adiar os primeiros amarelos. O Artur Soares Dias, por exemplo, faz sempre isso. Sempre a mandar jogar, vira um, vira dois, avisa uma vez, avisa duas, calma para aqui, calma para acolá, final da primeira parte tem um Benfica-Porto com zero amarelos e já mandou jogadores levantarem-se umas 50 vezes. E ninguém faz as cenas do Jefferson de certeza.

      Isto é o que a arbitragem portuguesa quer e tem implementado com os novos árbitros. Agora não peças ao Hugo Miguel, ao Capela e à Old School para fazer o mesmo. É importante haver essa distinção entre arbitragem portuguesa e alguns árbitros.

      Os nossos melhores árbitros são melhores que os melhores árbitros da Premier League em que em todas as jornadas há lances estupidamente escandalosos. Reconhecidos pelo critério largo e dão vermelho direto por tudo e por nada. Penalties-fantasma. Outros escandalosos por assinalar. Assinalam faltinhas que não lembra a ninguém. Depois deixam passar verdadeiros “cacetes”.

      Claro que o jogo tem mais ritmo mas isso é porque é a Premier League, longe de ser pela arbitragem. Quem dera aos árbitros portugueses apitam na Premier League. É o paraíso para os árbitros.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 12, 2019 at 10:00 pm

        Tens uma estima muito grande pela arbitragem portuguesa.
        Porque na realidade, a old school que falas é a regra e não a excepção.

        Dos novos gosto particularmente do Luis Godinho porque se preocupa com o tempo útil de jogo, não e protagonista, tem um critério bem largo e usa o VAR a propósito.
        O João PInheiro também procura ter o mesmo tipo de critério mas tem tido jogos mais infelizes.
        O Jorge Sousa e o Soares Dias são os mais respeitados mas já tiveram melhores dias.

        Os outros são apenas maus… e há alguns muito maus mesmo…

      • dependente
        Posted Janeiro 12, 2019 at 10:35 pm

        Os amarelos ao Jeferson e ao BF foram forçados? As leis de jogo permitem dureza, não permitem chancada. No 1º caso, a bola já não está e o jeferson, ao chegar ao adversário, abre a perna com o único intuito de atingir o adversário, no 2º o BF atinge o joelho do adversário com a sola da bota e os amarelos são forçados, Boa!

  • coach407
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:26 pm

    Impressionante a anarquia tática do Sporting na última meia hora de jogo. O Mathieu esteve bem individualmente mas coletivamente foi simplesmente horrível. Não há palavras.

    Lembra-se e sobe para ponta de lança num lance perfeitamente normal em que a equipa perde a bola e fica completamente descompensada, depois decide fazer o “8” com Jefferson subindo na linha em outro lance completamente normal (se fossem contra-ataques até percebia mas não eram).

    Depois recupera a bola e sobe completamente sozinho até ao meio-campo ficando uns 10 metros à frente do Guldej e da linha defensiva. Chega ao meio-campo, vira-se para trás e fica a reclamar com os outros. Na minha opinião, tinha razão porque ficou um buraco entre a linha recuada e onde estava a bola, mas não há treinador nesta equipa? Estas coisas não são treinadas? Apetece ao Mathieu subir então sobe, apetece ao Coates não subir então não sobe? Que é isto?

    No último lance do jogo o Sporting recupera a bola e ele lembra-se de subir novamente só porque sim, o Nani perde a bola AO LADO dele e ele fica parado a queixar-se de estar cansado. Correr para a frente fartou-se de correr, estava nesse momento a fazê-lo novamente mas recuar para defender nos últimos lances do jogo está quieto. Um ataque perigosíssimo com o Porto com 4/5 jogadores e o Sporting a defender sem organização nenhuma.

    Não percebi se isto foram (péssimas) indicações do Keizer ou se foi uma espécie de revolução francesa em que se tentou o golpe da Implementação da Anarquia Tática na equipa do Sporting.

    Além destas observações, Gudelj e Wendel são demasiado maus. O Wendel estava constantemente a esconder-se da linha de passe, não sei se estava com medo das coisas não saírem bem mas com bola foi menos um, ainda por cima quando chegava a ele era o fim do Mundo para ele conseguir não ser um desastre. Parece que a sua visão de jogo é resumida aos próprios pés. A defender esteve melhor mas o número de faltas sem sentido que faz não o ajudam.

    Bruno Fernandes tinha de ser expulso logo na primeira parte. Deixando a minha veia de adepto comentar esta parte: ainda bem que se o Porto ganha o campeonato ficava já arrumado. Não sendo portista, há mais tendência para “perdoar” a não expulsão do Bruno.

    O FC Porto foi muito mais competente em todos os momentos do jogo, dentro daquilo que é o seu modelo. Nota para o requinte habitual da saída a jogar do FC Porto. Na primeira parte contou-se pelos dedos da mão as vezes em que os centrais ou Danilo não jogaram em passe longo para o Soares ou Morega quando o Sporting estava recomposto. Há quem chame bater bombo, há quem chame jogo direto, há quem chame pragmatismo, eu chamo-lhe 18 vitórias consecutivas. Mais bonito, mais feio. Pouco importa quando tens moral para falar. Pouco importa se contra o Benfica foi ainda pior sendo completamente anulado. Não estou a ser irónico. Que eu saiba pagam ao Sérgio Conceição para ser campeão. Está a ser brilhante na sua função. Grande reforço o Pepe. É muito superior ao Felipe no passe longo que fartou-se de mandar a bola para fora nesta “saída de bola”.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 12, 2019 at 6:40 pm

      O resultadismo resulta ocasionalmente. Depois, um dia,.acabam as pedras e o pedreiro fica exposto.

      Rui Vitória foi criminoso: deixou uma equipa a 7 pontos do primeiro, com uma segunda volta a ir a Guimarães, Alvalade, Pedreira, Dragão e Vila do Conde. Isto é criminoso!

      • coach407
        Posted Janeiro 12, 2019 at 6:51 pm

        Ui com certeza não estavas a responder ao meu comentário. Quando eu falar do Rui Vitória responde-me algo sobre isso. Agora não posso falar de outra coisa qualquer? Estou a comentar um Sporting – FC Porto de um campeonato onde o Rui Vitória já não é treinador.

        Podes respeitar a minha vontade de falar deste jogo e destas equipas? Por amor de Deus, já enjoa tanto ódio ao Rui Vitória ao ponto de até a um comentário destes vir falar nele.

        • DNowitzki
          Posted Janeiro 12, 2019 at 7:29 pm

          Que ódio? Que mania que as pessoas têm de usar o léxico de forma incoerente.
          Não compreendeste o comentário? Respeito.

          • coach407
            Posted Janeiro 12, 2019 at 7:50 pm

            Ter dito que o FC Porto foi completamente anulado pelo Benfica? O Benfica assumiu o jogo, foi a única equipa a querer jogar futebol portanto não foi difícil anular o Porto. Era um reparo ao FC Porto, não um elogio ao Benfica.

            O Benfica não foi nada resultadista, ganhou o jogo e não fez mais que a sua obrigação. Um jogo na Luz o Benfica é favorito a ganhar contra qualquer equipa. No máximo, pode empatar num jogo particular em que teve muito azar (como contra o Sporting) ou num dos últimos jogos do campeonato em que o adversário é que tem de ganhar e aí o empate aceita-se. Uma vez que o Benfica só ganhou e só fez uma boa exibição, não fez mais que a sua obrigação. Se goleasse eu poderia vir aqui e dizer que o Rui Vitória é o maior.

            Não foi o caso portanto a minha única referência ao Benfica neste comentário foi para dizer que o FC Porto não teve capacidade para não ser anulado nos jogos grandes. Era um reparo ao FC Porto, não era um elogio ao Sporting nem ao Benfica apesar de, com certeza, terem os seus méritos nisso.

      • Khal Drogo
        Posted Janeiro 12, 2019 at 7:05 pm

        Discordo. Um campeonato com 88 pontos não é fruto de “resultadismo”. 18 vitórias consecutivas, aliadas à presença em todas as competições – e primeiro lugar isolado no campeonato -, também não se pode explicar apenas pelo “resultadismo”

        • DNowitzki
          Posted Janeiro 12, 2019 at 7:08 pm

          A referência ao resultadismo não tem a ver com o que o Porto joga ao.longo da época, mas com uma parte do comentário feito.

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 12, 2019 at 7:20 pm

          Concordo plenamente Khal Drogo, tal não se pode explicar apenas pelo tal ‘resultadismo’. Mas nesse aspecto penso que a grande diferença entre o Porto e as outras equipas está essencialmente em dois aspectos: competência defensiva e entrega ou atitude. Aí muito pouco se pode apontar ao que o Porto do SC tem mostrado, que assenta numa solidez muito vincada, uma reacção à perda muito forte em vários momentos do jogo, e uma grande facilidade em anular o jogo do adversário. Agora em termos de criação de jogo e de envolvimento ofensivo, por exemplo, aí já acho que o Porto deixa muito a desejar.

          • Khal Drogo
            Posted Janeiro 12, 2019 at 7:46 pm

            Eu também acho que podia ser melhor, Kostadinov. Mas julgo que se exagera – e muito! – quando se resume o futebol do SC ao “chutão à frente”. Acho isso muito injusto para com aquilo que o Porto fez neste último ano e meio.

            É muito provável que o SC não se sinta confortável nem competente para implementar um modelo de jogo esteticamente mais agradável e mais criativo. Ou seja, acredito que ele conheça as suas limitações e, dessa forma, construa o plantel e o modelo de jogo à imagem daquilo que ele sabe fazer. E como tem resultado, não o condeno por continuar a fazê-lo. E até vou mais longe: no geral, divirto-me muito mais a ver um jogo deste Porto de SC, do que me divertia com os Portos de NES, Lopetegui, Paulo Fonseca e – admito – até mesmo VP.

          • Kostadinov
            Posted Janeiro 12, 2019 at 9:01 pm

            De facto a expressão ‘chutão para a frente’ é um pouco pesada. Não sei se alguma vez a usei num comentário meu, mas se o fiz foi simplesmente para vincar a ideia de que o Porto com bola vive essencialmente de ideias demasiado limitadas e que facilmente se anulam, especialmente contra equipas mais fortes.

            Ao mesmo tempo também é difícil discordar com essa referências aos treinadores anteriores. O jogo do Porto não encanta, nem de perto nem de longe, mas no cômputo geral também prefiro ver o que a equipa mostra com o SC do que o que mostrava com qualquer um desses nomes mencionados, principalmente por causa da atitude com que joga, e que claro está, sempre foi um dos pontos fortes dos melhores Portos ao longo da história (mais recentemente por exemplo viu-se isso com o Robson, o Mourinho ou o AVB). Ainda que não ache nenhum desses nomes particularmente acima da média tirando o Paulo Fonseca (agora, não quando esteve cá), não se pode retirar mérito ao SC por devolver à equipa algo que ela não teve durante várias épocas antes dele chegar.

            • Khal Drogo
              Posted Janeiro 12, 2019 at 9:18 pm

              Julgo que nunca vi o Kostadinov a usar essa expressão, mas tenho-a vista repetida inúmeras vezes cá no blog.

              Mas sim, também me continuo a frustrar quando jogamos mal, como foi hoje o caso. Contudo, na época passada, até jogamos bem nos primeiros 2 ou 3 clássicos… Não sei o que aconteceu para que isso mudasse.

              De qualquer das formas, com este resultado, julgo que deixamos o Sporting definitivamente para trás. O Braga também duvido que consiga manter o ritmo. Portanto, resta o Benfica que já só está a 5 pontos… Pessoalmente só me sinto confortável quando tenho todos os rivais à distância de, no mínimo, 7 pontos.

        • coach407
          Posted Janeiro 12, 2019 at 7:39 pm

          Podem chamar-lhe o que quiserem. Os factos são os que tu referiste.

          Acho que qualquer treinador é resultadista, até o Guardiola. Joga para o resultado. Depois há diferentes visões para a melhor forma de atingir o resultado desejado.

          Guardiola tem o seu estilo, Klopp outro, Mourinho outro, Sarri outro, Pochettino outro, Sérgio Conceição outro e Keizer outro. Mas todos querem o mesmo: ganhar. No final do dia/época o que importa são os resultados que obtiveste. Como é que um treinador não pode ser resultadista?

          Em relação ao Sérgio Conceição, podem dizer o que quiserem, podem falar em bater bombo, jogo direto, pragmatismo, o que quiserem. Os resultados estão à vista.

          Curiosamente, agora que ele falou no Rui Vitória, este e o Sérgio Conceição até têm um percurso parecido do ponto de vista dos resultados.
          Ambos na sua primeira época nos respetivos clubes obtiveram o recorde de pontos da história do campeonato. O FC Porto com a melhor defesa, o Benfica com o melhor ataque e diferença de golos mas isso é uma questão de estilo de jogo. No final ambos fizeram os tais 88 pontos. Nas Taças o Porto teve algum azar a ser eliminado nas duas nas grandes penalidades pelo Sporting e na Champions foram eliminados pelo Liverpool que haveria de chegar à final (apesar de que perder 5-0 em casa logo na primeira mão é muito criticável). O Benfica de RV fez mais, conquistando a Taça da Liga e indo aos quartos da Champions onde fez melhor figura com o Bayern mas, curiosamente, na Taça de Portugal também foram eliminados pelo Sporting… no prolongamento!

          Agora na segunda época parece uma reedição da segunda época de Rui Vitória com um passeio no primeiro lugar do início ao fim da época, mais pressão menos pressão mas foi continuando seguro, com vários jogos mais apertados mas sem vacilar (como tem sido característico no FC Porto esta época) e ainda há mais uma semelhança que é o facto desse Benfica depois desiludir nos jogos grandes… curiosamente, igualzinho a este FC Porto.

          Têm realmente um percurso com algumas semelhanças, apesar de estilos de jogo muito distintos. Eu diria ao Sérgio Conceição para ser campeão e sair no final da época. Ainda se arrisca a fazer 0 pontos na Champions na próxima :)

    • NoobieSLB
      Posted Janeiro 12, 2019 at 10:41 pm

      Creio que tanto Bruno Fernandes, como Herrera foram poupados aos duplo amarelo, e consecutiva expulsão.

  • JoaoMiguel96
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:52 pm

    Empate que só podia ter sido vitória. Nunca pedi ao Sporting para vencer o campeonato e não acho que seja justo pedir, mas podiam ter feito mais, hoje. É tentar a Champions, essa sim está bem ao alcance.

    Infelizmente, só pude ver a primeira parte e ouvi a segunda na rádio. Do que vi/ouvi, pareceu-me um empate totalmente justo.

    Na primeira parte, o jogo foi completamente equilibrado. Não existiram oportunidades de golo para nenhuma das equipas e em campo estiveram totalmente encaixadas.

    Na segunda parte, o jogo tornou-se mais aberto, as oportunidades surgiram de parte a parte e tanto Sporting como Porto poderiam ter levado a vitória.

    Deixar alguns comentários sobre as exibições.

    Do lado leonino, Wendel foi o elemento menos. Nunca esteve em confortável em campo, com bola foi zero e pareceu-me sempre bastante desgastado. Já Gudelj subiu bastante de produção, assim como os laterais. Nani e Bas também foram zero. Mathieu foi o MVP do Sporting.
    Keizer mexeu mal. A ser obrigado a ganhar e mete Raphinha aos 80′? Deixa Nani a arrastar-se em campo quando tem Jovane? Não percebi e espero que não comece a estragar as boas ideias que tinha mostrado até agora.

    Do lado do Porto, Danilo e Militão estiveram fantásticos. O médio português engoliu o meio campo leonino e ainda saiu com qualidade e Militão pôs Bas no bolso por completo.

  • Gunnerz
    Posted Janeiro 12, 2019 at 6:56 pm

    So queria dizer que estou farto do Nani. É bom te lo no clube por várias razões, mas não pode ser sempre titular, é na maioria dos encontros inconsequente.

  • OErnestoArnaldo
    Posted Janeiro 12, 2019 at 7:05 pm

    Mas quê? O Bas Dost agora é um saco?!
    Não percebo…
    É óbvio que ele nunca vai criar nada nem nada que se pareça. O homem é pago pra fazer golos. Há jogos em que o consegue fazer e há jogos em que não o consegue.
    Agora depois de um jogo vir dizer que o Sporting precisa de alguém melhor que ele?! Juízo!
    O gajo marca golos que se farta. Senão o quiserem podem no mandar pro outro lado da 2a circular que nós recebemos lo bem.
    Não se pode pedir mais do que o que vai pra além das características dele. Ele é um avançado à antiga! Não é nenhum avançado completo que faz tudo, que joga e faz jogar e assim…
    Ele tem uma e apenas uma função: marcar golos.
    Podem no acusar de não o fazer em jogos grandes mas não me acredito que seja muito por aí dado que ele já jogou na Bundesliga onde encontrou boas equipas e até se destacou enquanto lá esteve.
    Agora pedir que ele faça milagres não.
    Acrescentar também que esta forma de jogar do Sporting de hoje não favorece nenhum avançado no mundo.
    Saudações Benfiquistas

    • TheWatcher
      Posted Janeiro 12, 2019 at 7:14 pm

      Isto. Se o homem fosse uma máquina de fazer golos e jogar à bola certamente não tinha vindo para o Sporting com 27 anos.

    • Eagle
      Posted Janeiro 12, 2019 at 8:06 pm

      Ninguém disse que ele era mau, simplesmente disseram que quando o nível sobe ele não sabe mais e que é maior parte das vezes -1. Isto é um facto e não dá para contornar, principalmente comparando com os PL decisivos que o Sporting já teve. O Dost é fraco em tudo o que envolve o jogo tirando encostar umas bolas e o jogo de cabeça, joga mal de costas para a baliza, é lento, não dá profundidade nenhuma, muito pouco móvel e pouco ou nada pressiona.
      SL

    • Kacal
      Posted Janeiro 12, 2019 at 8:33 pm

      Vejo muita gente a criticar o Bas Dost e pergunto, quantos golos marcou o Jonas contra os rivais? Obviamente faz jogar, mas olhem que mesmo aí eles nos jogos grandes apaga-se um pouco também. Quando não são bem servidos e a bola não chega lá tantas vezes ou não chega em condições, é mais complicado.

      • Eagle
        Posted Janeiro 12, 2019 at 11:36 pm

        Nem se está a comparar com o Dost, eu pelo menos estou a comparar com os outros PL que passaram no Sporting. Slimani, Liedson e Wolfswinkel marcavam aos grandes e nunca na vida fizeram um jogo tão péssimo como o Dost fez hoje que literalmente não fez uma coisa boa, só estragou jogadas.

        • Kacal
          Posted Janeiro 13, 2019 at 1:37 am

          Sim, mas o Wolfswinkel também não marcava tantos como o Bas Dost, mesmo os outros marcavam um pouco menos, mas concordo, é verdade que o Dost esteve mal hoje e esses avançados nos jogos grandes assumiam-se, tinham especial apetência para marcar a Benfica (Liedson e Wolfs) e a Porto (Slimani), mas creio que isso passará por certos jogadores terem uma certa “aura” contra certas equipas, marcam quase sempre. Mas o Dost realmente hoje esteve bastante mal, mas daí a condena-lo ou rebaixa-lo vai uma diferença, é um grande PL e eu adorava tê-lo a vestir de azul e branco!

          • Eagle
            Posted Janeiro 13, 2019 at 1:26 pm

            Temos que contextualizar um bocado, o Dost bate os penaltis todos do Sporting, o Slimani raramente os batia era sempre o Adrien e isso parecendo que não faz alguma diferença. De resto estou de acordo, não devemos crucificar porque o Dost já deu bastante ao Sporting e não deixa de ser um grande PL, simplesmente quando p nível sobe não dá para mais.
            SL

    • BioSpot
      Posted Janeiro 13, 2019 at 1:21 am

      Tudo dito. Alguém com lucidez nestas alturas.

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 12, 2019 at 7:13 pm

    Pegando um pouco na deixa que alguns users mencionaram em baixo, fui fazer um apanhado rápido dos jogos que o Porto jogou contra equipas de valia igual ou superior desde que o SC chegou ao clube. Por uma questão de transparência, as equipas que considerei foram Benfica, Sporting, Liverpool, Leipzig, Schalke e Mónaco. O saldo nestes confrontos é de 6V, 5E e 5D, ou seja, 41% de vitórias, e um rácio de golos de 21-16. Analisando os números friamente não é propriamente mau (também não é propriamente bom, diga-se). Mas se por exemplo removemos equipas como o Mónaco, o Leipzig e o Schalke (acho que têm no geral uma valia semelhante à do Porto mas aceito perfeitamente opiniões contrárias), os resultados descem para 3V, 4E e 4D, ou seja, 27% de triunfos (4-8 em golos). Quanto a mim isto não é positivo. Não só pelos números em si, mas principalmente pelo futebol (limitadíssimo) que a equipa tende a apresentar neste tipo de confrontos.

    Temos uma defesa fantástica (tirando o DD) e um meio-campo decente, mas o ataque, principalmente sem Aboubakar (que não sendo um portento de técnica é quanto a mim o melhor avançado do clube), é simplesmente medíocre para uma equipa que se quer de um nível elevado. Salvo raras excepções (duas), os jogadores com mais qualidade técnica poucas hipóteses têm de calçar neste tipo de futebol. Tudo isso quanto a mim são sinais preocupantes. Muitos não concordam comigo por criticar a equipa quando ela tem ganho tantos jogos, mas para mim, mais importante do que as vitórias são a forma como elas são obtidas. E sendo totalmente sincero, houve alguns jogos este ano em que o Porto teve sorte, já que não merecia ganhar mas ou por decisões de arbitragem, ou por incidências do próprio jogo, acabou por fazê-lo. E sorte não é competência. Tudo isto na minha opinião resulta num padrão de futebol e circunstâncias pobres, e quanto mais o plantel é moldado à imagem deste treinador, mais preocupante estes aspectos se tornam.

    Espero estar errado e poder vir cá congratular o Porto por jogar um futebol mais entusiasmante, como se quer de uma grande equipa. Mas sinceramente não consigo ver isso a acontecer, porque já levamos um ano e meio disto e não tenho onde me agarrar para conseguir ver tal a acontecer num futuro próximo.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 12, 2019 at 7:27 pm

      ?

      Penso o mesmo, mas por vezes fico a considerar se não são as lentes vermelhas a toldar-me o raciocinio

    • Explorador do Submundo
      Posted Janeiro 12, 2019 at 8:07 pm

      O Porto não tem matéria prima para ganhar e jogar,o que hoje em dia,é percebido por ”bem”.

      Outro ponto que gostaria de tocar no teu comentário, dizes que o Porto tem uma defesa ”fantástica” e um ataque ”mediocre”, o Porto tem uma defesa que apelidas por fantástica porque temos o Marega e o Soares que são dois cavalos de trabalho na frente, que condicionam a saída de bola do adversário, que fecham os corredores e que por serem velocíssimos no contra ataque, maioria das equipas não sobrecarregam jogadores na zona defensiva do Porto com receio de brechas que podem ser exploradas(basta ver o que aconteceu por exemplo ao Rio Ave do Miguel Cardoso, Portimonense do Vítor Oliveira,na época passada, em que foram goleados quando o fizeram)…quer gostes ou não da estética disposta pelo o Porto do SC, há uma ligação de colectivo entre os sectores e nos diferentes, houve potencialização de determinados elementos que foram dados por muitos como ”perdidos” e mais importante ele voltou a criar um espírito de grupo e união que já não se via há muito…Pode parecer um chavão utilizado pelos adeptos, mas há pouco tempo atrás vi com os meus próprios olhos o Maicon,que era capitão do Porto, abandonando o relvado, achas que isto aconteceria no Porto de hoje ?

      Não acho que seja um treinador perfeito, se o fosse provavelmente já nem estava no Porto, acho que tem cometido erros em detalhes mas não se pode desvalorizar as fundações que ele (re)estabeleceu e concretamente os títulos que o tem acompanhado.

      • Kacal
        Posted Janeiro 12, 2019 at 8:30 pm

        Isso são dinâmicas e aspectos colectivos, mas INDIVIDUALMENTE temos uma defesa fantástica para a nossa realidade, defesa titular claro. Um quinteto formado por Casillas, Militão, Felipe, Pepe e Telles em Portugal é bem acima da média.

        • Kostadinov
          Posted Janeiro 12, 2019 at 8:47 pm

          Exactamente Kacal, não tinha visto o teu comentário antes de responder, mas foi precisamente isso que quis dizer, individualmente. E nem sequer referi o Casillas que claro, também se insere no quinteto.

        • Explorador do Submundo
          Posted Janeiro 12, 2019 at 8:53 pm

          Costumo dizer que a verdade encontra-se no meio, e se é verdade que individualmente estes jogadores estão de facto bem acima da média, também é verdade que por outro lado as rotinas do Porto colectivas do Porto são capazes de os fazerem parecer melhores do que se entrassem em campo para jogar exclusivamente com base nos seus instintos.

          • Kacal
            Posted Janeiro 12, 2019 at 10:11 pm

            Sim, concordo. Uma equipa bem organizada e coesa, bem trabalhada torna sempre os jogadores melhores, mas a qualidade ou existe ou não, neste caso existe muita. Este quinteto mesmo noutro clube rival seria top para a nossa realidade, não tenho duvidas disso.

        • PCampos
          Posted Janeiro 12, 2019 at 9:23 pm

          Eu diria que a juntar DaNilo a esse quinteto no mundo só a Juventus tem melhor. Mas é só a minha opinião

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 12, 2019 at 8:46 pm

        Primeiramente, não falei em sistemas quando me referi à defesa, estava unicamente a falar de nomes no sector. Militão, Telles e agora Pepe são muito bons, e o Filipe é bastante competente, daí dizer que temos uma defesa fantástica. Para a realidade portuguesa, claro.

        Quanto ao resto, não discordo na generalidade do teu comentário, e aliás disse algo semelhante em outros comentários que fiz. Tudo isso são valências do SC, e dou-lhe mérito por trazer uma coesão e espírito de grupo que já não se via há muito. E o momento sem bola é muito competente, também já o referi. Agora não concordo nada quando apelidas os avançados do Porto como ‘velocíssimos’. São possantes, isso sim, e como tal capazes de aguentar o choque e muitas vezes segurar as bolas longas, mas não acho que tenham uma rapidez acima da média.

        Fundamentalmente, acho o momento sem bola lento, previsível e que muitas vezes se decide unicamente à base dos detalhes individuais ou capacidade de aproveitar a força dos avançados. Isso para mim torna-se fácil de anular por parte dos adversários com mais qualidade, o que explica os resultados medianos (ou nem isso) que o Porto tem tido contra as melhores equipas desde que o SC chegou. E o Porto não ter ‘matéria-prima’ para apresentar uma melhor proposta de jogo do que aquilo que tem apresentado também me parece falacioso, já que tem jogadores com qualidade técnica claramente acima da média mas que se encontram ‘reféns’ de uma ideia contraproducente em relação à sua tipologia (como referência já dei o exemplo do Óliver no jogo de hoje). Essencialmente, acho que há claro espaço para melhorias e não as vejo a acontecer.

    • Kacal
      Posted Janeiro 12, 2019 at 8:29 pm

      Totalmente de acordo Kostadinov,tudo dito. Na mouche. Subscrevo!

      Já não é a primeira vez que digo, o futebol da equipa não é o melhor, a mim não me agrada, o tipo de jogadores escolhidos a contratar também não e quando o nível sobe os resultados pioram. Espero que o SC rume a outras paragens, com ou sem título, que venha um treinador que ponha a equipa a jogar outro tipo de futebol e aposte noutro tipo de reforços e também mais nos criativos que temos, mantendo a mística. Talvez o Luís Castro possa ser uma escolha.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 12, 2019 at 8:51 pm

        Nem mais. Não tenho a certeza se o Luís Castro teria tudo o que é necessário para treinar o Porto (pelo menos gostaria que o clube lhe desse mais uma oportunidade), mas em termos de proposta de jogo seria de facto superior, de longe. Agora, o ideal mesmo seria um híbrido que trouxesse o futebol do Luís Castro e a raça (e já agora organização defensiva) que o SC incute ahah.

        • Kacal
          Posted Janeiro 12, 2019 at 9:56 pm

          Sim ahah, compreendo Kostadinov. Eu também tenho duvidas sobre o Luís Castro porque não tem a presença do SC e não incute aquela raça e mística que ele incute nas suas equipas, depois a organização defensiva não me parece ser tão forte. Mas lá está, em termos de proposta de jogo é sem duvida superior. O tal “híbrido” seria perfeito, não estou a ver quem poderia ser, mas procurando bem talvez se arranje e nós voltamos a ser um clube atractivo após estes dois anos que recuperamos. Tendo Pepe ainda por cima, acredito que possa vir um treinador interessante.

  • PCampos
    Posted Janeiro 12, 2019 at 7:16 pm

    Começar por dizer que o Sporting hoje não ganhou o jogo porque Keizer teve medo do FCP. Quando Maxi sai, Corona é muito débil a defender e a sua propensão ofensiva abre crateras atrás, como é que Nani fica em campo e não lança Jovane para cima de corona? Diaby 99% das vezes define mal, estava a ter muito jogo, mas a sua limitação técnica não dava para mais e Raphinha só sai do banco aos 80? Depois já que decide deixar Nani em campo, quando o Porto perde Danilo e fica a jogar em duplo pivot não é de por mais um ponta de lança para obrigar a desmontar aquele duplo pivot? Nós ficamos com Gudelj e Bruno sai Wendel e entra o ponta ex Paços que é o que temos. Tantas nuances ao longo do jogo onde Keizer podia ter sido determinante e não o foi. Além disso só uma palavra para Mathieu e Militao. Eu até salivo a imaginar esta dupla de centrais Militao na direita Mathieu na esquerda. E uma palavra para Dost que tão injustiçado é aqui no blogue, ele é um 9 puro, se a bola não chega, óbvio que não tem influencia no jogo. Todos sabem o que ele é se não encaixa nestas dinâmicas é outra coisa, agora dizer que não é bom por favor… e o campeonato não está entregue, vamos ver a extensão desta lesão de Danilo Brahimi esta expremido Marega não é o mesmo da época passada e Soares é curto. Benfica com deslocação a Guimarães Braga Porto e Alvalade… ainda há muito jogo pela frente e muito campeonato

    • David Gomes
      Posted Janeiro 12, 2019 at 9:06 pm

      Eu nem peço muito ao Dost, não lhe peço que seja um Jonas a criar jogo. Mas pelo menos que seja agressivo e hoje não o foi. Bolas altas a meio campo ganhou a primeira aos 70 minutos, se não me engano. É inadmissível a falta de agressividade que teve nas divididas hoje. Comigo tinha saído ao intervalo.

  • Chines
    Posted Janeiro 12, 2019 at 7:26 pm

    O aspecto mais importante depois deste clássico é que o Benfica ainda pode lutar pelo título..

  • Nunop
    Posted Janeiro 12, 2019 at 8:06 pm

    Se o Sporting hoje tem um extremo esquerdo tinha gajo o jogo. Meter o Corona a lateral direito resulta contra equipas pequenas em que é mais um a atacar mas jogar em Alvalade 55 minutos com um extremo daqueles (nem é um Salvio que tem caparro) devia ser suícidio. O mexicano joga que se farta mas foi um buraco na defesa, só que ainda pior esteve o Nani, não dá velocidade, pára o jogo da equipa, não faz nada. Andava um gajo que é para aí top 5 de internacionalizações por Portugal e com mais de 4 épocas no Man. United a perder bolas parvas aos 90 minutos com a sua experiência

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 12, 2019 at 10:55 pm

    O melhor resultado para o Benfica teria sido a derrota do Porto. Mas o empate também é bom.
    O Porto continua à frente, mas o Benfica cresce e ainda acredito que possa vencer!
    Eu acredito!

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 14, 2019 at 9:43 am

    Preferia obviamente uma vitória do Sporting, mas o resultado foi o mais justo.

    Jogo muito disputado, mas muito mal jogado.

Deixa um comentário