Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting emite comunicado sobre a Taça da Liga: «Das piores decisões alguma vez tomadas»

Concorda? Se até a Supertaça foi cancelada, ainda menos sentido faz manter uma prova que nunca pareceu ter grande lógica no calendário futebolístico português.

O Sporting, através de um comunicado com o título: “Portugal fora da Europa”, criticou duramente a manutenção do atual formato da Taça da Liga para a próxima época.

Comunicado dos leões:
“Foi ontem decidido no seio da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a manutenção do formato e calendário da Taça da Liga para a época 2020/2021.

Trata-se, somente, de uma das piores decisões alguma vez tomadas no que se refere à protecção do futebol português e dos clubes portugueses que competem nas competições europeias.

Quando todo o mundo se debate ainda com uma pandemia, em que ninguém sabe ou conhece ainda o real alcance da mesma, a LPFP entendeu meter a cabeça na areia e fingir que a mesma não existe, nem nunca existiu. Mas a realidade é diferente.

Devido à pandemia, a época desportiva, que devia durar cerca de dez meses, passa para cerca de nove, o que resulta numa situação sem precedentes, em que se assistirá a um número recorde de jogos naquele período de tempo, sem condições adequadas de paragem e tempos de descanso necessários. Isto, enquanto os clubes diminuíram as suas receitas, o que gera dificuldades acrescidas na construção dos plantéis (principalmente dos que competem nas competições europeias), ao mesmo tempo que potenciará riscos de lesões para os seus jogadores.

Quando toda a Europa do futebol caminha num rumo de extinção de competições como a Taça da Liga, e em que os clubes da Premier League que competem nas competições europeias ponderam tomar a decisão de não jogar esta época a respectiva Taça da Liga, Portugal mantém tudo como dantes.

Quando se pretende aumentar o valor da Liga portuguesa (e melhorar o ranking de Portugal), tomam-se medidas para que os clubes que a representam na Europa do futebol não tenham condições de a representar ao seu melhor nível.

Quando se devia estar a falar da reformulação dos quadros competitivos da I Liga, com a diminuição de 18 para 16 clubes, sobrecarrega-se ainda mais o calendário.

Mas esta decisão é ainda contraditória com as alterações regulamentares que foram feitas na época anterior, em que se tentava proteger os clubes portugueses que competem nas competições europeias. É, ainda, contraditória com tudo o que tinha vindo a ser apregoado durante esta época pelos seus líderes. Passado um ano, o que mudou?

Finalmente, não se pode deixar de realçar a inconsciência de uma decisão que potência que as Ligas profissionais não venham a terminar na época 2020/2021, já que não houve qualquer preocupação em ser criado um prazo de segurança adicional, caso se venha a verificar uma segunda vaga da pandemia.

Não faltará quem venha de seguida indicar que devido à pandemia, os chamados clubes grandes têm de ser mais solidários com os chamados pequenos. É esta a Liga que insistimos ter.

O caos bem pode estar lançado e, em Portugal, a pandemia parece ter acabado única e exclusivamente por imposição da LPFP (se é que alguma vez aconteceu!).”

38 Comentários

  • TBL
    Posted Julho 8, 2020 at 8:44 pm

    Perdeu-se uma boa oportunidade de se reformular a Taça da Liga: eliminatórias a uma mão em casa da equipa pior classificada e depois acabar numa final four em campo neutro.

  • Manolas
    Posted Julho 8, 2020 at 7:23 pm

    Excelente oportunidade para o Sporting se apresentar na Taça da Liga com a equipa de Sub-23 ou de Juniores, algo que, depois de uma das maiores faltas de respeito que se passou em Portugal a nível de arbitragem, deveria ter feito sempre ao longo de todas as edições.
    Bom comunicado do Sporting, tal como já tinha sido o comunicado feito relativamente ao jogo do Moreirense.
    Frederico Varandas, por muito que custe a acreditar, vem numa sequência de decisões aparentemente acertadas e coerentes, veremos se realmente se confirmam boas decisões no futuro.

    Abraço a todos!

  • Mantorras
    Posted Julho 8, 2020 at 6:25 pm

    Isto e uma taca para encher chouricos, que ninguem leva realmente a serio. Joguem com miudos e pronto. Nao e para isso que isto serve?

  • Guentchev
    Posted Julho 8, 2020 at 5:56 pm

    Não compreendo parte da contestação já que o Sporting não é obrigado a ir à Taça da Liga com a equipa que jogou no campeonato ou que vai jogar na Liga Europa.
    Aliás julgo, sendo a idade dos jogadores um dos critérios de desempate na Taça da Liga, percebe-se que é por aí que os clubes devem ir.
    Aposte-se nos menos utilizados e nos mais jovens nesses jogos, sem medo de perder e entregar o título na mão de um rival. O público acaba por ver estes jogos com especial interesse.

  • dependente
    Posted Julho 8, 2020 at 4:44 pm

    Penso que há comentários que partem do pressuposto que estará errado de que é a direcção da liga que decide se há TL ou não. Essa decisão pertence aos clubes e se a maioria decidiu pela sua continuação, assim como pela manutenção dos moldes em que disputará, reprovando uma proposta que previa que fosse disputada por eliminatórias, no modelo da TPortugal, à direcção da liga apenas resta cumprir as decisões dos clubes

    • RomeuPaulo
      Posted Julho 8, 2020 at 5:23 pm

      Começo por dizer que não conheço os estatutos da LPFP, mas se funcionam da maneira como referes, penso que aí está o principal problema da inutilidade que atualmente a LPFP é.

      As decisões dos clubes deveriam apenas incidir sobre a eleição dos órgãos de gestão da LPFP e na aprovação/reprovação de propostas apresentadas por esta.

      Se a LPFP não concordasse com a Taça da Liga para a próxima época, tinha uma boa solução, não apresentava qualquer proposta para a sua realização, se os clubes aprovassem a realização da Taça da Liga à sua revelia, poderiam sempre demitir-se.

      Sendo o principal responsável pela prova, o principal culpado (para o bem e para o mal) será sempre a LPFP.

  • Xyeh
    Posted Julho 8, 2020 at 3:27 pm

    Nunca gostei da Taça da Liga, sempre fui crítico dela e acho que devia ser modificada para que os clubes tivessem que usar uma % de jovens e uma % de jogadores com minutos na 1ª liga, assim suplentes teriam mais ritmo e os jovens iriam jogar num patamar competitivo um pouco mais elevado e todos ficariam a ganhar, os jovens, os suplentes porque se mostravam e as equipas porque tinham activos a evoluir a competir por silverware e ao mesmo tempo não hipotecavam os reais objectivos.

  • RomeuPaulo
    Posted Julho 8, 2020 at 3:11 pm

    Para isto é que devem servir os comunicados, não para criticar as arbitragens, quando assim é, e neste caso em concreto, concordo com os pontos apresentados.

    Acreditava que esta paragem pudesse contribuir para a reformulação de alguns pontos do futebol português e, se a FPF ainda apresentou algumas mudanças nos seus formatos competitivos com a introdução de uma nova divisão, sendo que ainda se fala na introdução de outras medidas em pontos importantes para a evolução do futebol português, a LPFP continua o seu caminho como se tudo estivesse bem.

    Para mim, pouco faz sentido a existência da LPFP nos atuais moldes, quanto ao Pedro Proença sempre o considerei demasiado arrogante enquanto árbitro e enquanto dirigente também deixa muito a desejar, sendo que, pode ser coincidência, mas foi com o início do seu mandato que o futebol português voltou a ter aquele ambiente irrespirável à sua volta.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 8, 2020 at 3:04 pm

    Penso que o cancelamento da taça da Liga 2020/21 seria um passo lógico perante um calendário muito comprimido, o que permitiria uma certa folga aos clubes. Contudo, da Liga e do seu presidente é sempre de esperar o pior.
    No entanto, daí a proclamar que a Europa toda vai liquidar as Taças da Liga, vai uma distância enorme. A “cunha” de reduzir os participantes no Campeonato Nacional também me parece despropositada.

  • Wonderkid
    Posted Julho 8, 2020 at 3:00 pm

    Péssima decisão! Então acabam com uma competição histórica e insubstituível como a Supertaça e mantêm uma competição que nunca foi levada a sério por ninguém e que acrescenta um elevado número de jogos como a Taça da Liga?! Não faz nenhum sentido.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 8, 2020 at 9:27 pm

      A Supertaça também não é uma prova especial, resume-se a um jogo de Verão.

      • Wonderkid
        Posted Julho 9, 2020 at 9:39 am

        É uma prova histórica, com 41 edições (algumas delas míticas), em que se disputa um jogo entre vencedores, entre o campeão da liga e o vencedor da taça, onde é homenageado o primeiro mestre do futebol português e não tem de ser um jogo de Verão, podia bem ser um jogo de Outuno ou Inverno (como acontece noutros Países).

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Julho 9, 2020 at 6:58 pm

          O facto de ter 41 edições não implica que continue a milhas de distância das duas grandes provas.
          Em relação à estação, referi-o porque costuma ser no Verão e numa altura de pré-época.

  • Lobo
    Posted Julho 8, 2020 at 3:00 pm

    Concordo com a redução do número de clubes na I Liga. Acho até que 16 é muito. Devíamos ter 12 ou 14, como forma de aumentar a competitividade e melhorar os espectáculos. Algumas equipas têm tão fraca qualidade que jogam só para o pontinho ou até aparentemente para perder por poucos, em alguns jogos, não dignificando a prova.

    A Taça da Liga eu manteria, precisamente para compensar a diminuição do número de jogos na competição principal, e o formato atual é o mais interessante (4 grupos e Final Four), e a Liga já veio se auto-congratular pelas audiências televisivas das últimas finais, o que prova que não é tão desinteressante para os espectadores como a pintam. Alguns clubes ciclicamente se insurgem conta a prova (FC Porto, Sporting, Braga em 2019 e Sporting em 2020), mas é uma oportunidade para rodar jogadores menos utilizados, o que nenhum dos clubes anteriormente mencionados faz, porque afinal querem ganhar a prova e jogam sempre com o melhor onze, para depois virem chorar com o excesso de jogos (e isso afinal é que mostra definitivamente que não são indiferentes a esta prova).

  • Richrad
    Posted Julho 8, 2020 at 2:46 pm

    Essa competição apenas faria sentido caso houvesse um prêmio maior na sua conquista, e a isto, refiro-me um lugar nas competições europeias ( não sendo a entrada direta na UEL, fosse a possibilidade de disputa de 2º ou 3º pré-eliminatória).
    Acho que o “trunfo” de dizer que esta competição é para os mais jovens não é válida. Todo o formato da competição apenas beneficia os 3 grandes e quarto classificado; A competição não é uniforme e está completamente descontextualizada perante o panorama nacional, sendo que as primeiras fases da mesma, são pré-épocas para os clubes de segunda e primeira liga.
    Aposta nos jovens? Existe a Liga Revelação, apenas com equipas do principal escalão em competição;
    Valorização do futebol nacional? A prova de maior história, a Taça de Portugal, está uma completa idiotice para darmos ao luxo de valorizar a existência de mais provas.

    Mas é o que guardo na minha opinião, a FPF enquanto entidade pertencente à UEFA e FIFA, é espectacular… enquanto regente de todo o panorama do futebol nacional… é uma lástima.

  • Red Punisher
    Posted Julho 8, 2020 at 2:40 pm

    “It’s all about money, m’a friend”..

  • Gunnerz
    Posted Julho 8, 2020 at 2:33 pm

    Isto sim um bom comunicado. Concordo, abaixo a taça da liga!

  • Chico
    Posted Julho 8, 2020 at 2:30 pm

    Concordo com o Sporting. Portugal tem lidado pessimamente com o desconfinamento em todas as vertentes da sociedade, mas isso é típico dos portugueses e da sua arrogância que não podem ouvir elogios, bem como da nossa classe política e da elite que julga viver a cima de qualquer princípio ou lei, até mesmo a biológica. Fomos do 8 ao 80 muito rapidamente.

    Neste caso específico, a Taça da Liga nunca devia ter existido. Queriam aumentar o número de jogos internamente? Punham a Taça a duas mãos a partir do momento em que as equipas profissionais entravam.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 8, 2020 at 2:26 pm

    Aqui terei de discordar porque a Taça da Liga foi criada para promover a aposta nos jovens e dar oportunidades aos menos utilizados. Os clubes é que, de repente, passaram a fazer disto uma tábua de salvação para corrigir crises de meia época. Sporting que faça desta prova uma montra para os que têm menos chances de aparecer no XI titular.

    • Factualista
      Posted Julho 8, 2020 at 2:48 pm

      Nisso tens razão, sobre qual deveria ser a mentalidade dos clubes na taça da liga, mas o comunicado é mais sobre a falta de coerência da liga. Por um lado, 1 jogo é suspenso (cancelado?) com a justificação que o calendário ficou mais apertado. Por outro, mantém-se uma competição inteira no mesmo apertado calendário. E depois ao mesmo tempo, a liga diz que ajusta os calendários para ajudar os clubes que competem na Europa a obterem melhor ranking.

      Concordo que esta prova deveria ser um montra de jogadores, mas a verdade é que as decisões dos responsáveis (e não apenas no desporto) sobre o que fazer, ou não, neste período, tem sido muito de “assobiar para o lado, decidir qualquer coisa e logo se vê”.

      • Maestro10
        Posted Julho 8, 2020 at 3:24 pm

        Nem +!

      • oMeuUserName
        Posted Julho 8, 2020 at 3:01 pm

        O jogo cancelado, a Supertaça, é da alçada da FPF, enquanto a Taça da Liga é da alçada da LPFP, não há nenhuma incoerência nisso.

        De resto, concordo com a tua posição e a do Rodrigo, apesar de entender o comunicado do Sporting.

  • chuta dai
    Posted Julho 8, 2020 at 2:14 pm

    Sempre fui a favor desta competição porque é uma excelente opurtunidade para ver jogadores pouco utilizados e jovens jogadores das camadas jovens. Acho que a competição pode ser melhorada, porque nos moldes actuais os grandes tem bastante vantagens de chegar á final 4.

  • Mike-UK
    Posted Julho 8, 2020 at 2:13 pm

    Eu sempre nutri um tremendo desprezo pela Taça da Liga, ainda antes da primeira edição, mas foi só depois de vencer duas edições que percebi a sua completa inutilidade.
    Continuo a achar que foi o investimento nesta porcaria em 2018 que fez descambar a época do Sporting até Alcochete. Depois em 2019 foi ao investir nesta porcaria que perdemos Mathieu e se seguiu um Fevereiro onde se cavou o fosso para a frente…

    • Pipi Romagnoli
      Posted Julho 8, 2020 at 6:06 pm

      Concordo Mike-UK, e para além disso é uma competição que traz sempre cansaço e um risco de lesões desnecessárias, antes do regresso das competições europeias no mês de Fevereiro, querem que as equipas subam nos rankings da UEFA, mas depois enchem o calendário antes dos clubes portugueses entrarem em acção seja na Liga Europa ou Champions. SL

    • BrunoAlves16
      Posted Julho 8, 2020 at 2:46 pm

      Sinto o mesmo. É uma prova inútil e nesses casos que mencionaste dificultou a luta por objectivos bem mais importantes

      • Mike-UK
        Posted Julho 8, 2020 at 4:08 pm

        Aliás, em 2019 perdemos Mathieu e Dost… foi mesmo o caos completo.
        Deu uma taça da liga, espectacular….

  • Chomate
    Posted Julho 8, 2020 at 2:08 pm

    Totalmente de acordo. É uma prova sem qualquer interesse, ainda para mais agora.
    Que sentido faz cancelar a supertaça que é só um jogo, e manter a taça de liga? Para mim não faz sentido, e espero que o Sporting use a equipa B/sub23.

  • André Dias
    Posted Julho 8, 2020 at 2:07 pm

    Qualquer Taça da Liga é uma competição redundante quando já existe uma Taça nacional. Seja em Portugal, Inglaterra ou França.

    A meu ver, esta competição só faria sentido se fosse disputada apenas por equipas do 1º escalão que não têm competições europeias no calendário de forma a manter um ritmo semelhante ao das equipas que vão à CL ou à LE. Claro que a nível competitivo não seria de todo a mesma coisa mas a nível físico poderia ser benéfico.

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 8, 2020 at 2:06 pm

    Não tenho grande opinião em relação ao calendário da próxima época, mas sempre fui completa e absolutamente contra a realização desta prova numa altura destas.

    Ninguém se interessa pela competição e ainda menos relevância vai ter este ano.

    Só faz sentido na óptica da Allianz que patrocina o evento, mas certamente que se conseguia arranjar uma alternativa interessante. Vão patrocinar uma competição decadente e sem interesse algum.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 8, 2020 at 2:02 pm

    Que se use isto para repensar essa competição. Parece-me que se sobrepõe ao significado da Taça de Portugal e não é igual à supertaça. Que acrescenta? Penso que se deveria reformular esta competição, alargar o seu âmbito à lusofonia ou pura e simplesmente encerrar a competição. Até nem digo que desgoste por inteiro dela (celebrei todas que o Benfica ganhou) mas não lhe vejo grande utilidade neste momento.

  • Giuseppe F
    Posted Julho 8, 2020 at 1:40 pm

    Sempre fui contra isto. Desde que começou. Mas disseram-me “É porque nunca ganhaste”. Agora que já ganhei duas, continuo a desprezar esta prova. Enche o calendário desnecessariamente. Para mim não tem qualquer interesse.

  • Joao X
    Posted Julho 8, 2020 at 1:40 pm

    Concordo. O Sporting que jogue com os suplentes e elementos da equipa B/sub-23.

    • SCP99
      Posted Julho 8, 2020 at 2:19 pm

      Não pode pelo menos na totalidade, é obrigatório usar não sei quantos jogadores que tenham sido titulares nos últimos 5 jogos ou coisa parecida.

    • Giuseppe F
      Posted Julho 8, 2020 at 1:47 pm

      Como deveria ter feito desde sempre (e como ameaçou uma vez, penso eu).

      SL

      • masterDC
        Posted Julho 8, 2020 at 2:37 pm

        Sim, desde o episódio com o Vitória de Setúbal que o Sporting (Bruno de Carvalho) ameaçou que iria passar a jogar com os suplentes e elementos da equipa B, mas tal nunca aconteceu.

        Já ganhámos 2 taças e como qualquer adepto que gosta de ganhar, fico contente de as ter ganho, apesar de não dar valor nenhum a esta taça e de achar que deveria ser reformulada. Se a Taça da Liga não for cancelada espero que se jogue com os suplentes e elementos da equipa B/sub 23.

  • Wawrinkas
    Posted Julho 8, 2020 at 1:34 pm

    Concordo

Deixa um comentário