Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting vai emprestar Gonçalo Esteves ao Estoril

Boa decisão? O ex-FC Porto ofensivamente é brutal, pode mesmo ser dos melhores do Mundo (não há muitos com os seus recursos), mas defensivamente ainda está a milhas do necessário para ser titular num ‘grande’, ainda por cima na reta final da época mostrou alguma sobranceria (está com ‘maus tiques’). Neste sentido, pode ser importante para a sua carreira ganhar rodagem numa equipa que lhe vai dar estímulos diferentes do que viveu até agora na sua carreira, mesmo que nem sempre seja titular (não se pode ignorar que ainda tem idade de junior).

Gonçalo Esteves vai jogar esta época no Estoril por empréstimo do Sporting. O lateral direito, de 18 anos, fez 10 jogos pela equipa principal dos leões em 2021-22, mas sai assim para ganhar mais experiência e rodagem. A cedência não contempla opção de compra.

75 Comentários

  • Pormenor Tatico
    Posted Junho 28, 2022 at 8:54 pm

    Ainda não me convenceu, têm muito dos defeitos do irmão mais velho, muita corrida, mas pouco critério, não me entusiasma estas contratações como a do Abreu, que teremos de dar 1.3 M por terminar contrato, ridículo!!!

    Ir ao Porto, sim, mas para buscar Fábios Vieiras ou Diogos Costa, isto dispenso bem, o Esteves defende mal e têm muito pouco critério a atacar, o correr muito só não chega, para isso ia para o atletismo.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 29, 2022 at 10:33 am

      Isto é a sério?

      Diogo Costa e Fábio Vieira com 18 anos (17 quando compramos o Gonçalo) estavam onde mesmo?

      • Antonio Clismo
        Posted Junho 29, 2022 at 12:34 pm

        Verdade seja dita, quer o Diogo Costa quer o Tomás Esteves estiveram disponíveis por apenas 10 milhões de euros até ao ano passado.

        Quem não aproveitou, aproveitasse.

        O Porto preferiu dar 7 milhões pelo flop Saravia do que fazer uma aposta razoável no Tomás Esteves que agora está a ser ostracizado porque o irmão foi parar ao rival..

    • Mushy
      Posted Junho 29, 2022 at 2:33 am

      Estamos a falar de um miúdo de 18 anos ainda, deixem o rapaz fazer o seu percurso normal de crescimento.
      Onde jogava o Inácio com 18anos?? ou Palhinhas entre outros mais??
      Só porque apareceu um Nuno Mendes e noutros clubes vai aparecendo um ou outro, não significa que todos com 18 anos tem de ser máquinas.

      Vai aprender começando por baixo, a lidar com um balneário diferente e com menos pressão, ele só tem a ganhar com isto.
      O que ele “absorver” da experiencia só depende dele e da cabecinha dele, muitos outros chegam a graúdos e desaparecem por falta de cabeça.

      Já agora o que achava do Inácio?? ele nem era falado, antes dele falavam de outros com mais potencial, mas quem deu o salto foi ele, soube agarrar as oportunidades.

  • Artur Trindade
    Posted Junho 28, 2022 at 3:27 pm

    Amorim disse que para esta época teria mais opões para alas, mas com as saídas de Esteves e Vinagre, essas opões terão que ser dadas por adaptações de extremos, como se fala de Geny (terá qualidade para ser opção real?), e a óbvia de Nuno Santos.

    Esgaio foi contratado, bem ou mal, já sabemos que Amorim confia muito no que já conhece, e apenas conhece o Braga, e sendo assim não podia ser ultrapassado já na hierarquia por Esteves (que acho não estar ainda preparado), que justifique a contratação com 2/3 anos de franca utilização.

    O perigo de fraqueza na posição é real, e bem sabemos o que sentimos nesta época, pelas ausências de Porro.
    Muito curioso por ver Esteves a jogar numa defesa a 4, em que é obrigado a correr para trás, esperando que evolua bastante, como Quaresma não foi capaz de aproveitar para fazer.

    Espero que Amorim veja o mesmo em Travassos que eu vejo, muito completo nos 2 momentos do jogo (como está na moda dizer), e Barroso é um valor garantido, apenas os 17 anos atrasam a integração imediata.
    Na esquerda, espero que o empréstimo de Vinagre signifique que o Nazinho fique, tem apenas 18 anos, e ainda não fez 1 época completa nos seniores, que faça B e tenha algumas oportunidades na A, porque o encaixa na posição de ala Amorim, é perfeito.

  • panchuvilha
    Posted Junho 28, 2022 at 3:07 pm

    Acho uma excelente decisão por parte do Sporting emprestar a uma equipa como o Estoril que mostrou na época passada que consegue potenciar jovens jogadores. O Gonçalo é um excelente jogador que tem muito potencial mas ainda é muito verdinho, uma época numa equipa de meio da tabela só vai ser uma mais valia.
    No Sporting fica o Porro que é sem duvida o melhor lateral direito da liga e o Esgaio que é um backup com muita experiência na liga portuguesa (acho que fazem dele um autentico cepo mas seria titular em qualquer equipa em Portugal menos Porto e Benfica), penso que é mais que suficiente para atacarem a época.

    • Velho do Restelo
      Posted Junho 28, 2022 at 3:16 pm

      O Esgaio no Porto perdia o lugar para o João Mário? E no Benfica para o Gilberto?
      Se sim, então o Esgaio é um cepo.

      • Nabokov
        Posted Junho 29, 2022 at 6:57 am

        Se achas que o Esgaio tinha lugar no Porto ou Benfica em vez desses dois, devias começar a pensar noutro desporto para perderes o teu tempo.

      • John Travolta
        Posted Junho 28, 2022 at 5:59 pm

        Mas qual é a dúvida, sempre foi, não tem o minimo de qualidade para jogar no Sporting .

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 28, 2022 at 7:04 pm

          Fico contente por meterem o Sporting num nível tão alto, mas não corresponde à verdade, obrigado.

          • Sporting1906
            Posted Junho 29, 2022 at 11:44 am

            Porque é que o Neville está constantemente a tentar pôr o Sporting num nível mais baixo do que o real? O Esgaio não tem qualidade para jogar no Sporting, mostrou-o várias vezes na época passada

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 28, 2022 at 3:06 pm

    Acho que o Sporting faz muito bem em emprestar o Gonçalo Esteves, é preferível que o miúdo jogue quase todos os fins de semana na primeira liga do que ser terceira opção e rodar na equipa B.
    Quanto ao facto de qual seria melhor entre Estoril e Casa Pia, na teoria no Casa Pia renderia mais porque joga numa linha de 3 onde tem menos responsabilidades defensivas, e até num estilo semelhante ao do Sporting. No entanto não me parece que seja isso que o Esteves necessite neste momento. Acho que ainda não chegou ao ponto de simplesmente melhorar com mais minutos de jogo, terá de se desenvolver no plano defensivo para que possa ter lugar no Sporting no ano seguinte. Para isso acontecer, acho que é melhor lutar por um lugar que não seria garantido no 11 e no qual o obrigue a treinar a componente defensiva para continuar no 11. E isso no Estoril acontecerá melhor que no Casa Pia.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 28, 2022 at 2:34 pm

    Concordo com o VM, já estava a começar a dar alguns sinais de vedetismo e um empréstimo num clube de Primeira Liga, onde terá outra realidade, numa defesa a 4 que lhe poderá permitir estar ao mais momentos a defender, numa equipa onde continuará perto de casa e onde tem algumas hipóteses de assumir o lugar. Falou-se também no Casa Pia, se a ideia fosse integrar o Gonçalo Esteves num sistema e numa forma de jogar semelhante ao Sporting então seria uma melhor opção, mas acredito que o Casa Pia esteja focado em construir uma equipa para ficar uns bons anos na Primeira Liga e por isso não deverão querer empréstimos. O Estoril tem uma base muito boa e o Esteves entrará melhor na equipa, com maior facilidade na minha opinião e portanto foi a melhor opção para todos.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 28, 2022 at 1:28 pm

    A ideia de o emprestar faz todo o sentido, só não sei é se consegue tirar o lugar ao Soria. Mas se conseguir, vai crescer muito de certeza

    • panchuvilha
      Posted Junho 28, 2022 at 3:20 pm

      Ainda assim vai conseguir fazer uma quantidade consideravel de jogos, o Soria não era indiscutível, penso que fez tantos jogos como David Bruno (este provavelmente deve ir embora), por isso o Gonçalo Esteves vai ter muitos minutos de certeza

    • João Ribeiro
      Posted Junho 28, 2022 at 1:52 pm

      Mesmo que não tire o lugar ao Soria pode crescer imenso com este empréstimo. Acho que o Gonçalo Esteves anda algo deslumbrado e este empréstimo pode ser importante para o fazer descer à Terra.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 28, 2022 at 2:26 pm

        Pergunta genuína: por que é que muita gente diz isso do Gonçalo?

        • josediogo
          Posted Junho 28, 2022 at 3:18 pm

          Por acaso também tenho a mesma questão.
          Sempre que o vi a jogar, esteve empenhado e a dar tudo.

          • Filipe Ferreira
            Posted Junho 28, 2022 at 7:25 pm

            Também ainda não entendi essas críticas ao miúdo. Nunca lhe vi toques de vedeta

            • Mushy
              Posted Junho 29, 2022 at 2:39 am

              Eu explico!!
              Alguns comentam e acham isso, outros sem saber do que dizem decidem ir na ondae replicam o que ouvem.
              Tão simples quanto isso, porque se perguntar o porquê e para darem exemplos, vão buscar algo rebuscado.

  • MiguelCosta
    Posted Junho 28, 2022 at 12:24 pm

    Já se sabia qual era a preferência do Amorim entre o Esgaio e o Esteves, mais que não seja pela idade. E, por isso, a sair algum seria sempre o Esteves por empréstimo.

    Já não ia aprender grande coisa na 3º divisão, mas também era importante que jogasse no Estoril e não acabasse por fazer apenas 500 ou 600 minutos durante a época.
    Pelo que diziam os jornais, era entre o Estoril e o Casa Pia (o que por si só parece-me indicar que a intenção era deixá-lo em Lisboa), e acho que foi acertado. O Casa Pia pode vir a ter dificuldades agora na 1º divisão e os jovens podiam acabar por serem os primeiros a pagar, principalmente os emprestados. Ou a época do Gonçalo começar a correr mal e vir por abaixo. O Estoril parece-me mais estável.

    Para mim, quem sairia era o Esgaio e ficava o Gonçalo como 2º opção. Mas 1º, tenho imensas dúvidas que algum clube esteja interessado no Esgaio e ficar com 3 laterais direitos outra vez significava mais uma época do Gonçalo na 3º divisão.
    E 2º, já se percebeu que o Amorim valoriza a experiência do Esgaio e a sua “””polivalência””” (vale o que vale).

    Sobre o negrito. Para mim é uma boa opção tendo em conta as opções do Amorim. Também me pareceu ter alguns tiques mas isso parece-me ser apenas a personalidade e certamente vai melhorar com a idade. É como dizem, tem 18 anos, já se estreou na Liga e na Champions, depois voltar para a miséria que foi a equipa B este ano nao deve ser fácil.

    Fala-se muito da falta de capacidade defensiva do Esteves mas a verdade é que o Esgaio também é um buraco a defender. Para além de acrescentar muito menos ofensivamente que o Esteves.
    Ambos defendem mal, mas há um que sabe atacar e não tem medo de o fazer e o outro não. Pena que o sabe atacar seja o emprestado.
    É esperar que jogue no Estoril e consiga evoluir defensivamente visto que o Porro, numa situação normal, deve sair na próxima época.

    • Steleao
      Posted Junho 28, 2022 at 3:49 pm

      A avaliação feita a Esgaio é algo falha pois os erros defensivos que o marcaram foi quando fez de 3º central, a jogar na ala mostrou sempre ser bastante competente e inteligente na cobertura mesmo contra jogadores rápidos.

      • Artur Trindade
        Posted Junho 28, 2022 at 4:10 pm

        Bem observado, concordo.

        • DICAS
          Posted Junho 28, 2022 at 5:40 pm

          Concordas com quem ?

          • Artur Trindade
            Posted Junho 28, 2022 at 10:13 pm

            Concordo com o Steleao, quando se fala de erros gritantes, aconteceram a central, sempre achei que seria o primeiro central com 1,74 que vi jogar, embora a altura não tivesse influência direta nos erros que teve.
            Como lateral está vários furos abaixo de Porro, como estão todos os laterais que atuam em Portugal.

      • MiguelCosta
        Posted Junho 28, 2022 at 4:01 pm

        Não concordo. Ainda hoje me lembro a exibição ridícula que fez nos Açores. Foi a pior mas fez outras também fracas a lateral.
        A central não comento porque isso não é culpa dele nem ele tem “obrigação” de fazer grandes jogos numa posição que não é dele. É mais do Amorim por ter insistido nisso quando se notava que o próprio Esgaio não estava propriamente confortável.

        Discordo também sobre a cobertura a jogadores rápidos. É muito mal feita e muitas vezes tem de recorrer à falta. No estádio então nota-se muito mais do que nos jogos que vejo em casa.

  • Velho do Restelo
    Posted Junho 28, 2022 at 12:24 pm

    Bom empréstimo.
    Teoricamente irá ter maior rotação e assim pode finalizar a sua adaptação ao escalão sénior.
    Se Porro sair no fim da época têm aqui uma boa solução (dependendo da sua performance durante o empréstimo).
    Começamos a ter uma ideia mais clara do plantel do Sporting para este ano:

    Adán
    ???
    André Paulo

    Jer
    Neto
    Coates
    Inácio
    Marsá

    Porro
    Esgaio

    Matheus Reis
    Nuno Santos

    Matheus Nunes
    Ugarte
    Bragança
    Morita

    Edwards
    Fatawo
    Pote
    Tabata
    Paulinho
    ???

    Sai Virgínia, sai Vinagre, sai Palhinha.

    Se não houver mais saídas fica a faltar um GR suplente (sempre vem aquele Uruguaio da Juventus, Franco Israel?) e um PL/Avançado/Extremo (será que fecham o Trincão?).

    Assim fica um plantel curto à imagem de Amorim, dois jogadores por posição.

    Na minha opinião poderia fazer falta mais um DC (para jogar em qualquer posição, não confio no Neto, o Jer ainda é meio incógnita e o Marsá ainda mais) e ainda mais um avançado com outro perfil (diferente de Trincão), mas não acredito que haja mesmo mais entradas, e aposto que jogadores como Rodrigo Ribeiro, Essugo, Nazinho, entre outros possam vir a jogar 5-10 jogos este ano.

    • DICAS
      Posted Junho 28, 2022 at 3:24 pm

      Está a faltar claramente um número 9 mais posicional com capacidade física, golo, superioridade aérea e faro na área.

      Este alguem tem de ser já com alguma idade, uma vez que para jovens já temos 4/5 na frente para potenciar.

      Sou apologista que o avançado tem de ser alguém já com traquejo.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 28, 2022 at 12:16 pm

    O seu irmão Tomás Esteves já não vai para o Olympiakos?

    • Tiago Peixoto
      Posted Junho 28, 2022 at 12:47 pm

      Diz-se que não. Não consigo genuinamente como é que num plantel onde há apenas João Mário (e é extremo adaptado) neste momento para LD (Manafa só deve voltar em Outubro/Novembro), o Tomás não faz sequer a pre-época. Não consigo perceber como é que o nosso melhor jogador de longe para essa posição não conta, quando jogadores como Rodrigo Conceição vão ser chamados para a pre-época. É surreal.
      Que terminem o contrato do miúdo e o deixem crescer noutro sítio. Nem num empréstimo a um clube da nossa Liga se fala (o facto de ter estado tão perto do Olympiakos demonstra que só olham para ele como uma potencial transferência e nunca como um jogador com potencial para integrar o plantel).

      • Xyeh
        Posted Junho 28, 2022 at 1:36 pm

        Não conta porque sabemos que o SC embirrando com um jogador não há volta a dar, o Fábio Vieira quase que era outro que ia sendo encostado.

        • Joe
          Posted Junho 28, 2022 at 5:20 pm

          Quem viu os jogos que fez na B (poucos visto que esteve muito tempo lesionado) rapidamente reparou que nunca fez a diferença, não estando ainda preparado para a equipa A.

          De qualquer das formas o destino dele no Porto ficou traçado quando na época passada recusou ser incluido no negócio do VG que trazia o André Almeida para o Porto.

  • josediogo
    Posted Junho 28, 2022 at 12:12 pm

    Está tapado por Porro e Esgaio.
    Caso o Porro se mantenha saudável fisicamente, nem irá calçar.
    Um bom empréstimo para ganhar experiência sénior, minutos, rotação.
    Caso o empréstimo corra bem, acredito que poderá estar pronto a assumir o 11, na eventualidade do Porro sair.
    Todos ganham com o empréstimo.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 28, 2022 at 12:08 pm

    Muito inteligente a dar os estímulos que o jogador realmente necessita para a sua evolução em vez de preferir o sucesso da equipa B onde seria titular absoluto (e iria seguramente fazer 10, 15 jogos mais fáceis nas Taças pela equipa principal).

    Não sei se o David Bruno vai renovar com o Estoril mas acredito que irão começar a época com uma aposta forte no Esteves e no Tiago Santos que conseguiram pescar aos sub23 do Sporting no ano passado e que até evoluiu bem nos meses seguintes. Vai ser uma luta entre Esteves e Tiago Santos e só um poderá ficar para depois competir durante a época com o David Bruno (se ele renovar).

    E fica fechada essa posição para o Estoril.

    Agora para o Sporting as coisas ficam mais ou menos assim:

    Equipa principal: Porro, Esgaio
    Equipa B: Travassos, Héverton Santos
    Equipa sub23: Leonardo Barroso, Gonçalo Braga

    (como elementos com mais potencial, acredito que o Ruben Amorim vá chamando o Travassos e o Leonardo Barroso com frequência aos treinos da equipa principal).

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 28, 2022 at 12:12 pm

      Ainda para mais com o João Pereira à frente da equipa de sub23 (vamos ver se consegue fazer melhor do que o Filipe Pedro, já que a época passada foi uma vergonha).

      João Pereira, um ex-lateral direito a formar os jovens para depois serem na melhor das hipóteses utilizados na equipa principal pelo Rúben Amorim, que também fez boa parte da sua carreira a lateral direito. Portanto, acho que ambos percebem da poda e saberão o que estão a fazer e o que os jogadores realmente necessitam para atingirem o máximo nível.

  • thiago97
    Posted Junho 28, 2022 at 11:59 am

    Agora é rezar para que o Porro não tenho uma lesão grave , se não f***

    • goncalo888
      Posted Junho 28, 2022 at 12:24 pm

      Surreal, relembro, que nos últimos 3 anos, os melhores laterais direitos do campeonato, são, neste momento, jogadores do Sporting Clube de Portugal. Ricardo Esgaio, e Pedro Porro. Não percebo como se diz que o Gonçalo Esteves, é, neste momento, melhor que o Esgaio. É surreal, melhor, só mesmo dizerem que o Bragança deve ser titular.

      • thiago97
        Posted Junho 28, 2022 at 12:32 pm

        Tenho duvidas que o Esgaio alguma vesz foi o melhor lateral do campeonato mas … isso diz mais do nosso campeonato do que da qualidade do Esgaio , mas cada um com a sua opinião.

        Eu cá prefiro um miudo de 18 a errar e a evoluir aqui no Sporting , do que um de 28 que so passa para o lado e para trás , completamente burocrático

      • MiguelCosta
        Posted Junho 28, 2022 at 12:31 pm

        Sim, é um escândalo um sportinguista dizer que o Bragança devia jogar de vez em quando a titular. Como é que alguém se atreve.

        Diz-me: o que tem o Esgaio a mais que o Esteves, sem ser idade, que compense ser o primeiro a ficar no plantel e a jogar quando o Porro se lesionar (que aconteceu algumas vezes esta época)?

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 28, 2022 at 2:29 pm

          Nem há resposta possível para isto.

          • MiguelCosta
            Posted Junho 28, 2022 at 3:39 pm

            Então para a próxima é só não clicar no responder e não escrever nada. Poupas-me tempo a mim e a ti.

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 28, 2022 at 7:06 pm

              Para a próxima faço o que eu quiser e bem entender.

              • MiguelCosta
                Posted Junho 28, 2022 at 9:25 pm

                Não estejas nervosinho amigo.
                Se não tens argumentos não me respondas. É simples. Vê o que os outros users respondem, com argumentação e respeito, e depois compara com os teus comentários com bola de argumentos e cheios de chico espertismo.
                Assim como tu fazes o que queres, eu também e portanto não percas mais tempo a responder a comentários meus que é mesmo a última vez que perco tempo a dar conversa a alguém que anda à caça do erro e a avaliar opiniões dos outros e não de uma conversa normal.

                • Neville Longbottom
                  Posted Junho 29, 2022 at 10:40 am

                  Não jovem. Eu posso apenas demonstrar que não concordo contigo e não querer argumentar. É um direito que me assiste.

                  Saudações

                  Nervosinho

        • goncalo888
          Posted Junho 28, 2022 at 12:39 pm

          Tem tudo! Principalmente segurança e regularidade. Sabemos que com o esgaio nunca ficamos muito bem, mas tambem, não ficamos em momento algum muito mal!
          Quanto ao Bragança, sim, é surreal defenderem que jogue ele em detrimento do “motor” da equipa Matheus Nunes

          • MiguelCosta
            Posted Junho 28, 2022 at 1:18 pm

            São opiniões e por isso respeito.
            Mas não concordo nada. Acho exatamente o contrário. O Esgaio não oferece segurança nenhuma, quer seja na esquerda, na direita ou a central. Não há um jogo que veja o Esgaio jogar e me sinta seguro com a sua presença. É facilmente ultrapassado em velocidade, tem abordagens arriscadas para as quais não tem velocidade para as compensar, tem alguns posicionamentos péssimos. Isto apenas em termos defensivos.
            Porque em termos ofensivos é praticamente nulo.

            E tu nunca ficas muito bem com o Esgaio (e é verdade, eu não me lembro de um único jogo do Esgaio que tenha ficado impressionado) mas já ficaste bastante mal, com a derrota nos Açores só assim de repente. Das piores exibições que vi um lateral do Sporting fazer.
            Ser regular na mediania não é bom. Queremos jogadores que sejam regulares em boas exibições, como o Porro. Devia ser esse o objetivo.

            No esquema em que jogamos, os alas são super importantes. Principalmente o seu envolvimento ofensivo.
            Teres alguém como o Esgaio, que parece que tem medo de atacar, explorar o espaço aberto (ou simplesmente nao sabe) e de se aventurar na frente é o oposto do pretendido.
            Apenas existir, sem deixar bem nem deixar mal não devia ser suficiente. Ainda por cima quando tens um jovem cheio de potencial com 18 anos, que está à espera de oportunidades.

            Sobre o Bragança, ninguém defende que seja o titular da equipa. Defende-se que podia jogar mais tempo, um ou outro jogo a titular para que lhe seja dada sequências às boas entradas que por vezes tem vindo do banco

            • Yazalde1906
              Posted Junho 28, 2022 at 4:49 pm

              MiguelCosta, claro que o Esgaio erra, mas isso é o normal, até o Porro mete água com algumas abordagens defensivas tontas.
              A questão aqui, é que por muito que todos sportinguistas gostemos de agitar a bandeira da formação, neste momento o Esteves não é superior ao Esgaio em praticamente nada! E sendo um miúdo o que precisa é de jogar, de cometer erros e não ser crucificado nem assobiado (como tão comum já foi em Alvalade com miúdos) sempre que as coisas correm mal.
              Para mais o Esgaio não é a nulidade ofensiva que dizes, a temporada passada até tem 8 assistências, para perneta não é péssimo! O Porro, melhor lateral da liga, acabou o ano com 6 assists e 5 golos, ou seja, o Esgaio participou directamente em menos 3 golos que o Porro, tem é o azar de ser um patinho feio.

              • MiguelCosta
                Posted Junho 28, 2022 at 10:21 pm

                É como te disse no outro comentário: também não acho o Esgaio um cepo! Mas discordamos totalmente na questão da diferença de qualidade entre o Esgaio e o Esteves e por isso nunca iremos concordar com o resto dos argumentos um do outro.

                Não acho que o Esteves fosse assobiado caso corresse mal. Acho que vivesse um ambiente melhor agora do que nos últimos anos e, para mim, as pessoas estão com mais paciência para os jovens. Não têm tanta é para o Esgaio, porque para além de ter 29 anos, custou 5.5M. Não é propriamente 1M.

                Sobre as assistências, isso diz-me muito pouco.
                O Esgaio fez 8 assists. Ok.
                O Porro e o Nuno Mendes são capazes de ser os melhores laterais que tivemos na última década.
                O Porro esta época fez 6. Menos que o Esgaio. Em 2 épocas fez 10. Ou seja, o Esgaio numa época só fez menos 2 assists que o Porro em 2.
                O Nuno Mendes envolvia-se bastante bem no ataque e fez 3 assists no Sporting em época e meia.
                São ambos piores jogadores ofensivamente que o Esgaio?
                Pronto o Porro marca golos também. Mas o Nuno Mendes é pior ofensivamente que o Esgaio? Não acho nada.

                Para além disso, dessas 8 assists, creia que 2 foram contra o Leça, 1 foi naquele golão do Paulinho fora da área contra os turcos e outro foi naquela arrancada do Matheus Nunes, ainda antes do meio campo, na Luz.
                Estatística sem ser bem contextualizada não acho que seja o melhor indicador de qualidade.

                • Yazalde1906
                  Posted Junho 29, 2022 at 10:43 am

                  Concordo totalmente com a tua última frase, descontextualizada a estatística vale zero.
                  Ter-me-ei explicado mal, com os nºs que fui buscar (q desconhecia) apenas quis ilustrar o ponto que apesar do Esgaio ser um mal amado, apresenta apesar de tudo um rendimento aceitável para um “suplente” do Porro, que é disso que eu falo, quem é de momento melhor para ser banco do espanhol.
                  Esse rendimento será sempre tido em conta quando estas decisões são tomadas, e tal como já referi de momento considero o Esgaio superior (não por muito), pelo que entendo a decisão do Amorim.
                  Rendimento esse que eu tenho sérias dúvidas que o Esteves fosse alcançar (quem me dera que estivesse já nesse ponto), repara acredito mais depressa que o Esteves a ter tempo de jogo no Estoril tenha possibilidades de ser chamado de volta no mercado de inverno para ser a nossa 2ª opção do que ficando connosco sem jogar.

                  • MiguelCosta
                    Posted Junho 29, 2022 at 12:35 pm

                    Certo mas o Esteves ficando no plantel como 2º opção poderia evoluir no desenrolar da época. O Esgaio com a idade que tem dificilmente vai fazer mais que isto.
                    O Matheus Nunes também aprendeu imenso sendo o suplente do JM e entrando 10 ou 15 minutos por jogo.
                    Este ano teve de assumir a titularidade e não desapontou.
                    Porque tinha a “garantia” de minutos porque era o Amorim que o decidia. Imagina que o Esteves agora vai para o Estoril e é suplente? Adiantou deixar o Esgaio como 2º opção e desperdiçar uma época do Esteves?

                    Mas eu consigo perceber o que dizes.

                    • Yazalde1906
                      Posted Junho 29, 2022 at 3:31 pm

                      Claro que o Esteves poderia evoluir como nº2 da posição, até por eu apesar de considerar o Esgaio superior, não é por muito. O problema é que nesse caso teríamos de arranjar colocação para o Esgaio, haveria interessados?
                      Não havendo, seria prudente do ponto de vista financeiro, deitar ao ar 5.5M?
                      Nesta situação será que Esteves não prefere ele mesmo rodar num clube que permita mais tempo de jogo?
                      Pois, eu também acho que o Esgaio não dará mais que isto, e que o Esteves será o futuro da posição, podendo aprender com o Porro, mas já o fez durante a época passada certamente,
                      Neste caso em concreto parece que treinador/jogador consideram que o melhor seja ir um ano ganhar tempo de jogo.
                      Espero que por um lado o Amorim esteja a tomar a melhor decisão e que o Porro não se lesione com alguma gravidade durante a época para estas questões nunca se colocarem :)

                • MiguelCosta
                  Posted Junho 28, 2022 at 10:22 pm

                  Acho que vive-se*

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 28, 2022 at 3:43 pm

              Tal como já disse acima, o erro que dá o golo do Santa Clara onde o Esgaio falhou aconteceu quando ele estava a jogar a central já…

              • MiguelCosta
                Posted Junho 28, 2022 at 4:24 pm

                O Esgaio falhou nos 3 golos. Quando passou a central já tinhamos sofrido 2. Vai rever.

                • Yazalde1906
                  Posted Junho 29, 2022 at 10:50 am

                  Certo, o 1º então onde é papado pelas costas é de bradar aos céus, aliás ele próprio percebe a estupidez que fez com a reacção que tem.
                  O 2º até o golo em que apesar de tudo me parece ter menos responsabilidades, é certo que falha a marcação ao adversário que cruza, mas a clareira que aparece à entrada da área para o remate do Lincoln é mais responsabilidade do Palhinha que entra em tackle falhando o corte e ficando fora da jogada que do Esgaio.

    • Yazalde1906
      Posted Junho 28, 2022 at 12:08 pm

      Se o Porro se lesiona com maior gravidade é indiferente se o Esteves está ou não no plantel.
      Eu gosto do Esteves, considero que tem bastante potencial, mas concordo em absoluto com o negrito do VM, a nível defensivo o rapaz tem muito a melhorar, pelo que não é por estar ou não que a situação se altera.

      • MiguelCosta
        Posted Junho 28, 2022 at 12:27 pm

        Então e o Esgaio também não é mau a defender?
        O único argumento que, para mim, faz sentido usar é o facto de o Esgaio ter mais experiência.
        Acho que em termos futebolísticos o Esteves está ao mesmo nível defensivo mas é superior a atacar.

        • Yazalde1906
          Posted Junho 28, 2022 at 4:40 pm

          O Esgaio não é (imo) o cepo que por vezes o fazem parecer. E não esquecer que a maior parte dos erros que cometeu a época passada foram cometidos enquanto adaptado a central.
          Jogando a lateral direito, é bastante superior a defender nesta fase que o Esteves, o que me irrita solenemente no Esgaio são os constantes amarelos que leva por parvoíces evitáveis.
          Além disso pode fazer várias posições: LD, LE, DC, ED e parece ser um tipo com voz no balneário.
          Por muito que gostasse que o Esteves ficasse no plantel, acho que lhe será mais vantajoso ir um ano para o Estoril com oportunidade de jogar semana sim semana sim que andar a treinar no Sporting e jogar na equipa b/sub 23.

          • MiguelCosta
            Posted Junho 28, 2022 at 9:33 pm

            Repara eu também não acho que o Esgaio é um cepo.
            O que eu estou a defender é que a diferença de qualidade entre um e outro é nula ou praticamente nula e, tendo o Esteves 18 anos e o Esgaio 29, preferia que se fizesse o mesmo que se fez com o Acuna-Nuno Mendes e se mandasse embora o mais velho para dar mais espaço de evolução ao mais novo. Para além de que o Esgaio recebe bem mais que o Esteves.

            Falando claro em futebol jogado. Porque eu percebo que o Amorim prefira o Esgaio mais que não seja pela polivalência e experiência que falas. Mas em futebol jogado parece-me que, ao Sporting, compensaria mais ter o Esteves como 2º opção do que o Esgaio. É só isso que queria defender.

            Sinceramente acho que o Esteves aprenderia mais sendo 2º opção no Sporting do que este empréstimo para o Estoril (que estamos todos, incluindo eu, a contar que vá ser titular e correr bem e às tantas pode nem jogar ou correr +- como o E. Quaresma)

            Obviamente que isto é tendo em conta a minha opinião que o Esgaio e o Esteves estão no mesmo patamar de qualidade. Quem não concorda com isso então também não vai concordar com o resto do meu comentário, isso é claro.

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 29, 2022 at 10:37 am

              Vamos ver se o empréstimo do Quaresma correu mal. Para correr bem não tem de ser sempre como o João Mário no Setúbal.

              O Quaresma pode ser hoje muito mais jogador do que há 1 ano.

              O Gonçalo não precisa de ser titular no Estoril para que seja um bom ano para ele.

        • LevonAronian
          Posted Junho 28, 2022 at 12:43 pm

          Acho que o argumento é que se o Porro se lesiona gravemente, é f*** independetemente de de Esteves ficar ou não.
          Se isso acontece, não é por também haver o Esteves que deixa de haver problema

          • MiguelCosta
            Posted Junho 28, 2022 at 1:06 pm

            Certo mas o Esgaio tem 29 anos e por isso não passa disto.
            O Esteves tem 18 e, para além de achar que tem mais valências que o Esgaio, podia evoluir ao longo da época, caso assumisse o lugar do Porro em caso de lesão.

    • Grandone
      Posted Junho 28, 2022 at 12:03 pm

      Esgaio?

      • MiguelCosta
        Posted Junho 28, 2022 at 12:10 pm

        Exato, enquadra-se no f***.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 28, 2022 at 2:27 pm

          Que exagero!

          • MiguelCosta
            Posted Junho 28, 2022 at 2:39 pm

            Talvez. Mas, para mim, o nosso futebol ofensivo piorou imenso quando o Porro se lesionou. E defensivamente continuamos a passar mal, portanto nem nisso o Esgaio conseguiu acrescentar.
            Alias, naquela final da taça da liga contra o Benfica, quando o Porro entrou viu-se bem, em apenas 25min, a diferença entre ter o Porro ou o Esgaio na ala.

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 28, 2022 at 3:42 pm

              Ninguém disse que a diferença não existe. Mas até ao natal por exemplo o Porro esteve vários jogos de fora, inclusivamente o Esgaio acumulou vários minutos, era o melhor assistente da equipa e claramente correspondeu ao esperado (i.e., um back-up ao titular). Quando fez asneira nos Açores estava adaptado a central (quando é médio ofensivo de formação e jogou a extremo e lateral a carreira toda).

              Esgiao está bem longe de ser uma estrela, mas o Sporting já teve piores opções para o 11 titular.

              Serve perfeitamente para o banco.

              • MiguelCosta
                Posted Junho 28, 2022 at 4:21 pm

                Não, não correspondeu. O Esgaio é suplente mas custou 5.5M. E a diferença para o Esteves é nula ou muito pouca, que veio a “custo zero” e tem 18 anos.

                Coincidência ou não mas com o Porro de fora com essa lesão, foi quando tiveste as 2 derrotas que praticamente acabaram com o campeonato: Açores e casa com o Braga.
                Curiosamente durante essa altura o jogo mais confortável que tivemos até foi em Barcelos e o titular foi o Esteves.

                O Esgaio não foi o único culpado, longe disso, mas deu um bom contributo para as derrotas. Não estou a dizer que o Esteves iria fazer melhor e não tinhamos perdido os 2 jogos, ou principalmente o dos Açores.
                Estou a dizer que prefiro ter um jovem com potencial a errar e a aprender do que um jogador com 29 anos que não passa daquilo.

                O Nuno Mendes quando começou a ser introduzido na A destacou-se imenso e houve uma altura que não parecia muito distante da qualidade do Acuna.
                Então despachou-se o argentino e ficou-se com o jovem, poupando-se nos salários, para além do dinheiro da transferência.
                Era o que eu defendia neste caso do Esgaio. O Esteves não está muito longe da qualidade do Esgaio (para mim) e por isso mais valia tentar vender o Esgaio e apostar no jovem, e até em salários se poupava.

                Sobre o jogo dos Açores, não devemos estar a falar do mesmo jogo.
                Quando o Esgaio passou para central já tinhamos sofrido 2 golos.
                O primeiro foi um cruzamento que o Esgaio foi completamente comido e deixou o jogador do Santa Clara antecipar-se.
                O segundo foi um cruzamento em que o Esgaio ficou a dormir e deu todo o espaço para o jogador fazer o que queria.
                E o terceiro interessa pouco em que posição estava, porque o golo vem de um contra ataque e o Esgaio na transição vinha na lateral e todas as abordagens que faz ao lance são completamente absurdas. Não tem influência nenhuma a posição onde estava a jogar porque não foi um lance corrido nem ele veio no meio durante a transição.

Deixa um comentário