Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting entra com o pé direito; Pré-assistência de Quenda desbloqueou o jogo; Pote bisou; Gyökeres, que esteve perdulário, marcou e assistiu; Rio Ave marcou no único remate que fez à baliza

Sporting 3-1 Rio Ave (Pote 6′ e 26′ e Gyökeres 63′; Clayton 90’+1)

O Sporting abriu a I Liga 2024-25 com um triunfo tranquilo frente ao Rio Ave. Os campeões dominaram por completo na 1.ª parte e depois do intervalo também tiveram oportunidades para conseguir uma goleada expressiva. Para isso muito contribuiu Quenda, que desbloqueou o jogo cedo com uma grande pré-assistência. Pote, apesar de alguns maus passes, também foi decisivo ao bisar, enquanto Gyökeres, que desperdiçou 2-3 golos e ainda abusou do individualismo, deu igualmente o seu contributo com o passe para o 1-0 e depois ao fazer o golo que sentenciou o encontro. Na defesa Diomande esteve intratável em todos os duelos, com exceção do 1-3, tal como Quaresma. Já os vilacondenses, que tiveram um Jhonatan desastrado (culpas em dois golos), sucumbiram cedo e até aos 89′ só fizeram um remate, que nem foi à baliza. Aos 90′, no entanto Clayton mostrou que pode voltar a fazer a diferença no nosso campeonato e apontou um golaço, que a turma de Luís Freire nem tinha justificado.

XI Sporting: Kovačević; Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio; Geovany Quenda, Hjulmand, Morita, Geny Catamo; Trincão, Pedro Gonçalves, Gyökeres.
XI Rio Ave: Jhonatan; Pantalon, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega; Olinho, João Novais, Amine Oudrhiri, Vrousai; João Graça, Tiago Morais, Clayton.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

66 Comentários

  • AdeptoImparcial
    Posted Agosto 10, 2024 at 2:46 pm

    Excelente início de campeonato com nota especial para Morita (um dos jogadores mais subvalorizados do campeonato, que máquina mais bem oleada, Bragança e Mateus têm muito para correr para lhe roubarem o lugar), Diomande (apesar de ter estado mal no golo, esteve impecável o resto do jogo), Quenda (nem sei se fico mais contente por termos descoberto mais um diamante em bruto ou se por termos mais uma alternativa ao Esgaio) e Pote (24/25 está a correr-lhe de feição, não me admirava se até terminasse como o melhor marcador e MVP do campeonato caso o Sporting seja campeão).

    Como já sei que me vão perguntar, não tenho opinião ainda formada sobre o Kovacevic. Pré-época vale o que vale – da mesma maneira que empoleiram novos reforços quando começam bem, também são demasiado rápidos a cair em cima quando corre mal – e não teve nada para fazer neste jogo contra o Rio Ave, logo não tenho muito por onde avaliar ainda. A malta que se queixa de intranquilidade com os pés deve ser a mesma que criticava o Adán no mesmo aspeto quando em 4 épocas contavam-se com os dedos de uma mão os erros diretos causados pelos seus pés. Aliás, é hilariante falar-se mal dos pés dos nossos GRs quando o Sporting de Amorim é precisamente conhecido por conseguir sair a jogar de trás como ninguém. Kova tem à vontade em ter a bola – daí adeptos que não o conhecem ficarem meio desconfiados quando ele recebe a bola perto da linha de fundo e assustam-se – e é uma questão de tempo até acertar os timings de quando passar e para quem passar. Isto é tático e vem com a experiência – relembrar o 1-4 ao LASK e o quão horríveis eramos a sair de trás. Tecnicamente, preciso de mais jogos. Claramente, sente-se que ele ainda está algo nervoso com estes primeiros jogos pelo clube, logo há que dar o benefício da dúvida em relação a algumas abordagens. A nível aéreo, acredito que venha a oferecer mais que Adán, mas em termos de 1×1, claramente ficamos a perder – mas este aspeto seria sempre complicado arranjar alguém igual ou melhor que o espanhol. Logo, é esperar para ver como atua entre os postes – parece ter a tendência para agarrar mais bolas do que socar, o que aprecio imenso – e como lida com a pressão das várias competições. Para já, nada a dizer. Caso corra mal, que entre Israel novamente.

  • OTioVermelhudo
    Posted Agosto 10, 2024 at 10:41 am

    Pois entrou bem o Sporting, ganhou em casa numa vitória até previsível.
    Vi o Brenda no torneio jovem e achei-o um pirilampo doido, às voltinhas e pouco prático em determinadas situações.
    Aparentemente está mais cerebral no seu jogo, mas também porque não joga ainda numa posição que lhe dê total liberdade.
    Basicamente, não vou retirar ainda o que dele disse porque preciso de ver o guri num contexto onde tenha a mesma liberdade que tinha na seleção. Ou seja, quero ver como ele decidirá quando estiver mais solto e com mais responsabilidade em cima. Se é que alguma vez a vai ter.
    ——
    Pote marcando, claramente é um João Vieira Pinto moderno porque pensa bem, tem técnica e muito boa relação com o golo. Gosto deste jogador.
    ——
    A defesa do Sporting é uma defesa de crianças, já tinha dito isso há uns tempos e este redes também me parece numa posição de algum stress dada a sua relativa inexperiência em clubes deste patamar.
    São duas situações que o Tio referiu há algum tempo e que eu usei para justificar o porquê de achar o Sporting um pouco abaixo, teoricamente, do Benfica. Teoricamente. Porque na prática é outra cena.
    ——
    O novo Boban deveria pensar se quer fazer a carreira no Sporting ou se pretende ser realmente figura de cartaz noutro sítio. Chega a ser hilariante toda a conversa fiada à volta dele quando claramente o Amon gosta de jogadores diferentes no meio. Bobança terá a palavra, mas ser suplente no Sporting também é muito bom. Mas duvido que com este treinador seja alguma vez aposta fortíssima.
    ——
    Tirando a questão no início desenvolvida sobre o novo Bruma, que ainda terá de fazer mais joguinhos lá na frente para eu perceber bem quem ele realmente é, tudo o resto neste Sporting não me está surpreendendo.
    Acho que o Deosaillè não tem personalidade de líder e que o Amon tem um belo desafio no que aos seus centrais diz respeito. São bons, mas vamos ver como se comportam colectivamente ao longo da temporada.

  • Teles
    Posted Agosto 10, 2024 at 7:59 am

    A assistência do Gyo devia ser mostrada em todas as escolas do mundo.

  • pg1960
    Posted Agosto 10, 2024 at 7:49 am

    Um jogo que demorou vários pontos positivos de uma equipa em crescimento de forma.

    Quenda é um craque. O rapaz tal como o Amorim disse, é muito maduro e achei que todas as decisões que tomou foram as melhores. Desequilibra através do 1vs1 atrevaea do passe através de posicionamento. Muito muito curioso de ver os próximos jogos deste menino. Neste momento é titularissimo.

    Porto a mostrar as sua leitura e finalização. O Gyo claramente não está na melhor forma mas mesmo assim desequilibra que farta e mete a balança a pender para o Sporting jogo sim jogo sim. Como disseram noutros posts, referenciado como Hulk e Jonas foram.

    A defesa tem muita qualidade mas vejam as idades 17 21 20 22 22. Eu acho que esta deve ser das posições que é sempre preciso ter alguém mais experiente (pelo menos um) e acho que é uma das duas grandes razões.pela.qual o Sporting nunca irá ser campeão este ano.

    A segunda razão passa pelo fact de.precisarmos de alguem para substituir ou jogar com o Gyo que tenha capacidade para impactar o jogo. Enquanto não tivermos isso (como o Paulinho foi o ano passado, apesar de achar que não era nada de especial) não seremos campeões também.

    Gostei muito da entrada de Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro, a mostrar que vão ser opções muito validas durante a época. Principalmente o primeiro acho que vai ter um papel.importantissimo como jogador com muitos minutos como Bragança foi o ano passado.

    O que o Sporting tem de fazer até final de mercado:
    1) improvável substituição de St juste por um DC de qualidade na casa dos 28-33
    2) contratar Ioannidis ou alguém no mesmo perfil
    3) vender Edwards e comprar alguém para o substituir

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Agosto 10, 2024 at 6:20 am

    Alvalade voltou às noites de futebol a sério. Um jogo que, a meu ver, deu para tirar algumas conclusões, umas positivas outras nem por isso.

    1- Não temos guarda-redes. A sensação de tremideira cada vez que é preciso circular a bola atrás é visível, não é um jogador que transmita confiança à equipa.

    2- Não temos um líder da defesa. Jogámos com três putos com qualidades, e alguns defeitos( sobretudo Diomandé), mas nenhum deles tem o caráter de um líder, nenhum deles é capaz de tirar as batatas do fogo quando é preciso, capaz de dar um berro a um colega.

    3- Está a nascer uma estrela, Quenda. Há jogadores que não enganam. Técnica, velocidade, capacidade de decisão, impressionante o puto.

    4- O nosso meio campo ainda está a ganhar a forma, Morita precisa de maior rotação, e o novo capitão também. Normal, o importante é estarem a Top daqui a dois meses, não em Agosto.

    5- A frente também precisa de afinações. Algum egoísmo de Pote e de Trincão na hora de passar a bola a Gyokeres, e as jogadas ainda não estão a fluir como no ano passado. Mais ou menos normal, só não acho graça às ciumeiras para o sueco, que é um jogador generoso e sensacional, mesmo não estado a Top.

    6- Geny Catamo precisa de aprender a cruzar bolas se quer jogar a lateral esquerdo. Não precisa de o fazer tão bem como o Nuno Santos, mas pelo menos tem que entender que aquilo que se pede ao lateral esquerdo da equipa é diferente daquilo que se pede ao direito.

    7- Gosto dos miúdos do banco, penso que podem vir a ser importantes, sobretudo o Fernandes e o Rodrigo. Quando chegar a Champions e as rotações quem sabe não têm mais oportunidades.

    8- Edwards é um verbo de encher, inconsequente, egoísta e acima de tudo burro. Eu não o vendia, dava-o!

    Dito isto tudo foi uma noite tranquila. Não entendo como é que o Rio Ave, a jogar assim, pode ser uma equipa da primeira divisão, já vi equipas de terceiro escalão a jogar melhor em Alvalade.

    • Lúcifer Morningstar
      Posted Agosto 10, 2024 at 8:56 am

      Em relação ao ponto 8, e a tal modinha de que todas as equipas têm jogar a partir da defesa e olhos nos olhos com os grandes mesmo que não tenham jogadores para isso. É a tal modinha ridícula.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Agosto 10, 2024 at 11:49 am

        Lá está isso é a minha teoria sobre o que é jogar bem. Podes defender bem e jogar no contra ataque. Isto do Rio Ave não é nada.

  • Fantantonio
    Posted Agosto 10, 2024 at 1:21 am

    Mas alguém tem dúvidas que o Sporting não perdia na Supertaça com o Diomande no lugar do Debast?

    • Steleao
      Posted Agosto 13, 2024 at 7:58 am

      Eu não duvido, sinceramente esperava que o Zeno iniciasse no banco e só entrasse caso o Sporting estivesse a perder devido aos seus muitos atributos ofensivos. Defensivamente Diomande, Quaresma e Juste são contundentes.

    • TF
      Posted Agosto 10, 2024 at 1:26 pm

      Como se o Diomande hoje fez um jogaço… muito faltoso, e ainda foi comido no lance do Clayton. Em termos de posicionamento defensivo esteve bem mas tem de ter mais calma nos lances de choque, é muito agressivo( ser agressivo nas acções defensivas é bom mas tem de ter cuidado).

      • Fantantonio
        Posted Agosto 10, 2024 at 3:37 pm

        Não fez? Tirando o lance do Clayton (que não é só responsabilidade dele, há gente suficiente para fazer a dobra e chegam todos tarde), que há de tão repreensível na exibição que fez? O Diomande, ao contrário do Debast, é e já tinha mostrado ser uma aposta segura. Não percebi a opção de colocar Debast ali na Supertaça porque o substituto natural do Coates já vinha a ser preparado no plantel e ao contrário do belga está ambientado ao campeonato, tem rotinas com a restante linha defensiva e não esteve de férias prolongadas por ter estado no Euro. Foi em tudo uma opção estranhíssima para mim, justificável só pelo facto de ter custado muito dinheiro e talvez tenha que se arranjar maneira de o pôr a render no imediato, logo, tem que ter lugar no 11.

    • Mantorras
      Posted Agosto 10, 2024 at 10:55 am

      Concordo totalmente.

    • Bjorn
      Posted Agosto 10, 2024 at 10:22 am

      Típico comentário de café. Tira o Gyokeres, Pote, Trincão e Gonçalo Inácio (por exemplo) ao Sporting tal como o Porto não tinha Pepê, Chico, Evanilson e Wendell e como é que ficava o jogo? Viver no mundo dos ses não tem mal nenhum mas convém ver para os dois lados

      • Fantantonio
        Posted Agosto 10, 2024 at 3:28 pm

        Eu não tenho que imputar responsabilidades ao treinador do Porto pelas opções que toma, o Sporting é que esteve 3 golos por cima e não teve como aguentar a vantagem porque manteve um jogador sobre brasas em campo durante 90 minutos.

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 10, 2024 at 1:14 pm

        Imagina que o Porto tinha entrado com a equipa de sub 15 e tinha ganhado o jogo 4-3. Se calhar com o Diomande não tinha ganhado. Era esse o ponto.

    • Petrol
      Posted Agosto 10, 2024 at 9:47 am

      E alguém tem dúvidas que o Sporting não perdia a supertaça caso não começasse os festejas da vitória aos 30 minutos? Culpar Debast pela derrota é muito redutor

      • Fantantonio
        Posted Agosto 10, 2024 at 3:31 pm

        Eu não culpo o Debast, culpo o Amorim por não ter tirado o Debast quando a equipa estava visivelmente intranquila com e sem bola, enquanto ele esteve em campo e achou que não havia necessidade de o tirar (talvez demasiado confiante na capacidade de uma equipa de miúdos gerir uma vantagem considerável perante um adversário que não estava particularmente bem, mas a verdade é que o Porto em 5 minutos virou o jogo e ao Sporting não lhe cabia um feijão).

        • Petrol
          Posted Agosto 10, 2024 at 4:49 pm

          De qualquer das formas o Sporting sofreu 4 golos. Debast teve influência? Sem dúvida mas são 4 golos em que o 4o golo foi claramente um erro de Kovacevic

      • Neville Longbottom
        Posted Agosto 10, 2024 at 1:13 pm

        O Sporting começou a festejar a vitória aos 30 minutos? Engraçado, eu sou Sporting e não me lembro de festejar coisa nenhuma.
        .
        Devem ter sido os jogadores. Pararam o jogo aos 30 minutos e foram festejar. E perderam por causa disso. Não foi culpa do Amorim, não n foram as múltiplas ofertas, não foi mérito do Porto. Nada disso. Foi culpa do Sporting que, todos incluídos, festejou a vitória aos 30 minutos.

        • Petrol
          Posted Agosto 10, 2024 at 4:48 pm

          Se calhar estava distraído e os foguetes foram lançados pelos super dragões

          • Neville Longbottom
            Posted Agosto 10, 2024 at 5:32 pm

            Pelos super dragões não foram. Fui eu que os lancei cá de casa. Como todos sabemos quando alguns adeptos de um clube fazem asneira, isso arrasta todos os outros. Da mesma forma que todos os benfiquistas festejaram o campeonato na Madeira em 2013 e reservaram o marquês.

  • Mushy
    Posted Agosto 9, 2024 at 11:58 pm

    Mais do mesmo da época passada..
    Desperdício na finalização, muitos erros na tomada de decisão no ultimo terço do campo, a bola ao poste/barra que não pode faltar e para acabar…. o mesmo de sempre, nos primeiros remates que sofre leva sempre 1 golo.
    Mais uma vez prova-se aquilo que digo, falta um “6” puro que possa entrar do banco para acalmar/aguentar e partir/destruir jogo, não é Bragança nem Mateus que vão conseguir desempenhar essa função e Essugo está muito verde ainda.
    Edwards novamente passa ao lado do jogo sem fazer nada, e é o único que temos no banco para a frente e nunca é garantia que pode ajudar.

  • ForsenCD
    Posted Agosto 9, 2024 at 9:34 pm

    Não estava à espera deste arranque de temporada do Quenda tendo em conta o desastre que vi no Europeu U17. Jogo tranquilo, ainda falta afinar uns detalhes mas o Sporting dá boas indicações para a temporada.
    _
    Mesmo assim o Sporting não vai ser campeão da liga Portuguesa e da liga dos Campeões, fui o primeiro aqui a dizer neste espaço. As odds na Betano estão boas, só não ganha dinheiro quem não quer…

    • Fantantonio
      Posted Agosto 10, 2024 at 3:39 pm

      1) Não fez um mau Euro.
      2) Jogou a extremo com a responsabilidade de vir para dentro no último terço, no Sporting tem um papel completamente diferente, logo, é normal que tenha a avaliação do seu rendimento feita de forma diferente.

      • ForsenCD
        Posted Agosto 10, 2024 at 7:16 pm

        Para mim fez um Euro pobre.
        De resto tens razão mas mesmo assim não estava à espera de o ver a soltar a bola nos momentos e com concentração tática coisa que pecou muito no Euro. Adaptou-se bem a esta posição que também nao esperava.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 9, 2024 at 9:56 pm

      Também achavas que tinhas sido o primeiro neste espaço a dizer que Portugal ia ganhar o Euro.

    • Rated R
      Posted Agosto 9, 2024 at 9:53 pm

      :D :D :D :D :D :D
      é em maio que se fazem as contas
      :D :D :D :D :D :D
      Fui o primeiro a dizer aqui

    • Veridis Quo
      Posted Agosto 9, 2024 at 9:44 pm

      Continua a tirar-se ilações de torneios de seleções curtos? Mais ainda para miúdos juvenis, é obviamente precipitado fazer leituras muito grandes desse tipo de competições.
      O Quenda está a ser o que foi nos últimos anos de formação. Claro que o mais natural é daqui a alguns jogos ter exibições difíceis, como teve nesse período do Euro, sem que isso queira dizer grande coisa do seu nível.

    • Anacleto
      Posted Agosto 9, 2024 at 9:38 pm

      Esteve na equipa do torneio, imagino se não tem sido um “desastre”.

      • GR24
        Posted Agosto 9, 2024 at 9:54 pm

        Para quem realmente viu os jogos, sim foi um desastre. Na maioria das vezes as equipas dos torneios dizem rigorosamente 0.

        • Anacleto
          Posted Agosto 10, 2024 at 2:18 am

          Nunca vi um jogador estar na melhor equipa do torneio depois de ter sido um desastre. Se mereceu é outra conversa, agora é mais do que evidente que não foi um desastre. E sim, vi os jogos companheiro.

  • Bjorn
    Posted Agosto 9, 2024 at 9:29 pm

    Atitude totalmente suicida do Rio Ave. O primeiro golo é qualquer coisa de surreal

    • Petrol
      Posted Agosto 10, 2024 at 9:51 am

      Continuo sem entender treinadores que colocam as equipas a jogar desta forma contra o Sporting. Gyokeres fica como um peixe na água e faz muito a diferença.

      • TF
        Posted Agosto 10, 2024 at 1:30 pm

        A unica maneira de condicionar o Gyokeres é jogar num bloco baixo ou fazer como a Atalanta fez nos jogos contra Sporting, marcação homem a homem com um defesa igualmente forte e rápido.

        • Petrol
          Posted Agosto 10, 2024 at 4:51 pm

          Sem dúvida. Não faz sentido uma equipa de nível inferior jogar com o bloco subido contra o Sporting. É ver o casa pia na época passada

    • MyOpinion
      Posted Agosto 10, 2024 at 9:37 am

      E mais uma vez com a “cumplicidade” do guarda redes adversário … caso de estudo.

    • Dark Green
      Posted Agosto 9, 2024 at 9:58 pm

      Han?? Alguem percebeu esta?
      Simplesmente é a maneira como o Sporting joga e abre espaços.
      Mas pronto, nem todos têm olho para a coisa. Vao comentando e entende-se. Auch.

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Agosto 10, 2024 at 8:11 am

        O amigo percebe alguma coisa de futebol? Viu sequer o jogo?

      • Bjorn
        Posted Agosto 9, 2024 at 11:44 pm

        Aquilo que não percebes dá para encher um livro.

        A defesa do Rio Ave está colocada a dois metros da linha do meio campo e a defender com 3 para 3 jogadores do Sporting. no momento do passe estão num 3-4-3 totalmente desiquilibrado.

        “Maneira que o Sporting joga e abre espaços”. Tão bom

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 10, 2024 at 7:49 am

          Depois de 2 jogos seguidos a dar ofertas ao adversário, sabe bem quando desta vez é o adversário a dar-nos ofertas.

          • Bjorn
            Posted Agosto 10, 2024 at 9:49 am

            Nem se trata de dar ofertas. Obviamente não foi um erro defensivo de um elemento (como aconteceu na supertaça onde individualidades enterraram tanto de um lado como do outro) mas sempre uma equipa bastante inferior jogar contra uma equipa como o Sporting (ou qualquer outro grande) desta forma é de loucos

            Claro que todos preferimos que joguem contra nós assim em vez de terem 11 lá atrás mas se calhar o user que falou sobre o Sporting jogar “assim” acha que o Pote é um Jedi e influenciou o GR a passar-lhe a bola no segundo golo também

            • Neville Longbottom
              Posted Agosto 10, 2024 at 1:17 pm

              Mas é precisamente isso que eu quero dizer. Da mesma forma que a bola caiu nos pés do Galeno no primeiro golo. O passe foi anedótico, mais anedótico ainda foi a oferta do Debast (assim como a oferta do Kovacevic). Achar que o Porto deu ao Sporting o que o Sporting deu ao Porto é que é de loucos. Da mesma maneira que o Geny decidiu isolar o Evanilson e o Diogo Pinto enfiar um soco no Taremi no Jamor, o Jonathan ofereceu o golo ao Pote. Magia.

  • Veridis Quo
    Posted Agosto 9, 2024 at 9:26 pm

    Por outro lado, Edwards continua o seu péssimo 2024. Parece que anda a jogar com bolas quadradas desde que mudou o ano. E pela personalidade, quanto menos as coisas saem, mais ele desliga.
    Gosto muito dele, acho que tem uma utilidade gigante e um perfil raro de achar, mas já é muito tempo a dar muito pouco.

    • Fantantonio
      Posted Agosto 10, 2024 at 3:41 pm

      O Edwards precisa do click que o Trincão aparentemente teve. Até lá, é rezar que quem quer que chegue para a frente até ao final do mercado também dê uma perninha a extremo para haver uma opção que não esteja em campo a arrastar-se.

    • Bola parada
      Posted Agosto 10, 2024 at 10:05 am

      Edwards para mim seria para sair.
      Mas o Amorim parece acreditar nele, talvez porque o rapaz se esforce nos treinos coisa que é muito apreciada.
      Se ele voltar à sua melhor versão, seria incrível. Atualmente é como dizes, sofrível

    • Petrol
      Posted Agosto 10, 2024 at 9:52 am

      Foi esta mesma postura que tornou possível a ida de Edwards para o Sporting. No Vitória teve fases muito boas mas quando saiu já era uma sombra. É um jogador que ainda não conseguiu atingir a consistência

  • Veridis Quo
    Posted Agosto 9, 2024 at 9:23 pm

    A saga de sofrer em quase tudo o que é oportunidade parece manter-se da época transata.
    *
    Bom jogo do Sporting, pecou-se apenas na definição do último passe e na finalização das jogadas, porque criou-se muito e recuperou-se muita bola perto da área através da pressão.
    *
    Diomandé, apesar de ter sido comido completamente pelo Clayton agora no fim, faz um grande jogo. É o central mais indicado para atuar na zona mais central. Tem a imponência física e agressividade que falta ao Debast ou até ao Inácio. Tem os seus excessos de confiança e os seus desposicionamentos pela falta de escola, mas é sem dúvida a melhor opção para ali. Quaresma também esteve muito bem. Tem uma agilidade no desarme e uma capacidade de mudar de direção nos 1×1 muito forte, tal como um bom timing de quando ir ao desarme.
    *
    Morita intratável. Tão underrated. Disponibilidade física (tanto desce para central, como faz ruturas na frente, como está em todo o lado no meio), fintas de corpo e ambidestria para sair de qualquer situação de pressão. Joga muito.
    *
    Gyokeres a abusar do individualismo e claramente mais pesado do que no início da época passada, mas mesmo assim são 2 jogos e 4G+A para abrir a época. Pote entrou com tudo, mas foi perdendo clarividência. Trincão também a dar seguimento ao que fez na 2ª metade da época passada. Notar a diferença física em relação a quando chegou. Parece outro fisicamente.
    *
    Repetir o que já venho dito desde o ano passado. Quenda não é normal. Não parece nada fora de lugar. Perceb quando ir para cima, percebe quando pausar, tem compromisso defensivo, tem pilhas, tem 1×1, tem uma qualidade de passe absurda (muitas vezes até sem preparação) e uma batida de bola fora do comum. Reiterar o que disse depois do jogo do Porto. Não é um desequilibrador sem cabeça que só tem drible e só faz isso sempre que tem a bola. É muito cerebral e tem um entendimento raro do jogo para a idade que tem.

    • Fantantonio
      Posted Agosto 10, 2024 at 3:42 pm

      O Morita é o melhor 8 do campeonato depois da saída do João Neves. Está em todo o lado.

    • AdeptoImparcial
      Posted Agosto 10, 2024 at 2:36 pm

      Fico feliz por não ser o único a ver em Morita um dos jogadores mais subvalorizados do campeonato. Um monstro autêntico.

    • Mantorras
      Posted Agosto 10, 2024 at 10:52 am

      Ainda com saudades do Fatawu? Relax, e so uma brincadeira. Quenda tem outra atitude e humildade, e a treinadores que nao gostam de ter de pedir coisas mais que 3x. Quem tem filhos sabe do que falo.
      Sabe ouvir, faz o que lhe pedem e a qualidade faz o resto, facilmente cumpre taticamente e desequilibra com o talento que tem. A continuar assim tem tudo para se afirmar como craque.

      • Veridis Quo
        Posted Agosto 10, 2024 at 12:36 pm

        O Quenda já teve mais continuidade que o Fatawu, o que não deixa de ser engraçado.
        E sim, sempre com saudades, porque um jogador daqueles deixar 9M cá quando podia deixar o triplo… é sempre pena.
        Notar que o Amorim nunca se queixou da atitude do Fatawu ou birra por jogar fora de posição. A unica coisa que apontou (e onde o Quenda está de facto mais avançado), é o entendimento do jogo. O que é normal. Um é formado no Sporting, outro veio do Gana.

  • TF
    Posted Agosto 9, 2024 at 9:19 pm

    Bem, foi o pior jogo do Jhonatas que já vi. O Sporting mereceu ganhar, dominou 70 minutos de jogo mesmo com 2 ofertas do Gk do Rio Ave. Mvp sem dúvida o Pote, marcou 2 golos e fez a diferença ( está no prime e tem qualidade para as maiores ligas da Europa), duvido que fique mais de 1 ano no Sporting. Destacar o Quenda, fez um bom jogo e o HJulmand( o homem não sabe jogar mal). Do lado do Rio Ave, Vrousai parece ser um jogador interessante e polivalente e o Clayton, pressionou bem e marcou um belo golo.

    • Mushy
      Posted Agosto 10, 2024 at 12:05 am

      Dominou 70min ou só viu 70min do jogo?
      Ainda estou para saber onde foi que o Rio Ave dominou durante 20min

      • TF
        Posted Agosto 10, 2024 at 1:21 pm

        Não escrevi que o Rio Ave dominou 20 minutos, devias ler melhor, nos últimos minutos as duas equipas tiveram as suas oportunidades e dividiram o jogo e o Rio Ave marcou no único remate à baliza. E não deixa de ser um facto que o Sporting dominou até a saida do Pote… que coincide com os 70 minutos. Vi o jogo todo sim, e será que tu viste?

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Agosto 10, 2024 at 8:15 am

        O Sporting pode ter dominado durante 70 sem que o rio ave tenha dominado 20. Ás vezes os jogos de futebol teem partes em que sao mais divididos, ou que uma equipa controla o jogo sem dominar. Não acredito que acabei de explicar isto …

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 9, 2024 at 9:26 pm

      O Pote não fez nada hoje que não tenha feito inúmeras vezes nos últimos 4 anos. O que mudou?

      • TF
        Posted Agosto 9, 2024 at 10:10 pm

        Muito eficaz nas suas acções, tacticamente irrepreensível, maduro e sabe ler os momentos de jogo seja a defender, pressionar como no ataque , não vi nem uma falha posicional do homem e ainda marcou 2 golos. Não mudou nada o homem está no prime desde o ano passado e já está a pedir outro clube na minha opinião. Tem lugar em equipas como Juventus, Tottenham, etc.

        • Petrol
          Posted Agosto 10, 2024 at 10:45 am

          Pote é o típico jogador que se dá bem no nosso campeonato mas que tem dificuldades num nível superior. Não é acima da média em nada com exceção da finalização

          • Neville Longbottom
            Posted Agosto 10, 2024 at 10:56 pm

            Porque é que achas que o Pote teria dificuldades a um nível superior? Aparece sempre em jogos grandes (nos últimos 3 jogos grandes assistiu nos 3 e marcou no último), já brilhou na Champions, já foi o melhor marcador da Liga não sendo ponta de lança.
            .
            Entendo que haja dúvidas sobre ele, até porque se não houvesse já cá não estava. Mas não entendo que haja certezas de que não vá triunfar.
            .
            O Pote joga muito, não é só a finalizar.

          • TF
            Posted Agosto 10, 2024 at 1:37 pm

            É bem possível que seja verdade isso que pode nao render num nivel acima, mas só podemos analisar isso quando ele estiver noutro clube de patamar elevado, até pode render mais. Em relação às características do Pote, parece que estás a falar do Ricardo Horta ahaha, não é só finalização, tem um ultimo passe muito bom e a capacidade de passe é acima da média. Posicionalmente é exímio também, consegue fazer várias posicoes também e sabe ler muito bem o jogo( por exemplo apesar da oferta do gk do Rio Ave, posicionou se muito bem e roubou a bola no que deu golo).

        • Marco
          Posted Agosto 9, 2024 at 10:37 pm

          Tontice new age… está num grande Sporting, com um bom ordenado, ia fazer o que para um Tottenham ou Juventus?

          Este novo tipo infantil de adeptos portugueses (todos os que dizem “colossos”) é mesmo o pior que o futebol portugues tem

          • TF
            Posted Agosto 10, 2024 at 9:49 am

            Juventus é um colosso.Tottenham não é um colosso(nem eu escrevi que era) mas é um clube rico e está no melhor campeonato do mundo( segundo os rankings) e todos os anos é um clube que dá luta aos “tubarões” e o jogador com certeza quer jogar ao mais alto nivel possivel e iria ganhar mais… é a realidade. Este tipo de adeptos que mencionas, são os que nunca pensam no lado humano do jogador e estão fora da realidade como tu . É mais que óbvio que o Pote é ambicioso, quer jogar sempre ao mais alto nivel e quer ganhar mais para estar bem da vida.

          • 2DedosDeTesta_
            Posted Agosto 10, 2024 at 8:12 am

            Secalhar ganhar 3-5x mais? Não digo que o dinheiro seja tudo, mas nao querer ver o obvio….

            • Petrol
              Posted Agosto 10, 2024 at 10:46 am

              Há a parte da ambição desportiva também de jogar numa liga mais competitiva. Dá para ver por vários parâmetros

  • Teles
    Posted Agosto 9, 2024 at 9:17 pm

    Nao há aí nenhum árabe que queira vir buscar o Edwards? Temos o quenda para jogar lá à frente, ele pode sair. 10 milhões tá bom, até é simpático.

Deixa um comentário