Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting investe 2,25 ME e fica com 90% do passe de Geny

Para transferir ou manter? É um dos jogadores mais underrated do Sporting mas se passar a jogar a extremo esquerdo vai desvalorizar.

O Sporting chegou a acordo com o Amora para a compra de 65% do passe de Geny Catamo. Os leões investiram 2,25 milhões de euros para adquirirem esta percentagem, sendo que agora ficam com 90% do passe do internacional moçambicano. Recorde-se que Geny tem contrato até 2028 e uma cláusula de 60 ME.

44 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 22, 2025 at 12:41 pm

    Os comentadores do blog das teorias da conspiração (principalmente a Norte) podiam agora vir explicar este negócio. É que o Amora rejeitou várias ofertas, inclusive superiores, apontando sempre para 5M e agora o Sporting investe menos de metade do que foi falado, sendo a última oferta feita em Janeiro!

    • Manel-Abecasis
      Posted Julho 22, 2025 at 1:44 pm

      O Amora tentou bater o pé e negociar um valor melhor. Esqueceu-se é que não tem dinheiro para mandar cantar um cego e que precisa mesmo do dinheiro. Fez o negócio que podia dada a necessidade de dinheiro e a fraca posição negocial que tinha. Quanto ao terem rejeitado uma proposta e 5M, duvido muito.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 22, 2025 at 2:07 pm

        O Amora tinha tanta necessidade de dinheiro e fraca posição negocial que andava nisto há quase 3 anos, imagina se não tivesse neste lado da equação!

      • Mantorras
        Posted Julho 22, 2025 at 4:09 pm

        Acredito que tenha sido isso, mas podiam ter ligado a um empresario/fundo qualquer que lhes pagariam mais, imagino, nem que fosse 2M por 50%, por exemplo, e sempre ficavam com mais 15%.

        • CMD87
          Posted Julho 22, 2025 at 5:01 pm

          Já não é legal…Só clubes por onde o jogador passou é que pdoem deter percentagens dos passes…Daí os empresários terem mandatos exclusivos de transferência com comissoes de 10% em vez de terem 10% do passe (e até isto está a ser discutido se é legal pois é uma maneira encapotada de deter percentagens do passe). Foi esta mudança que levou a que muitos fundos comprassem clubes..

    • Niall joaQuinn
      Posted Julho 22, 2025 at 1:58 pm

      O Amora estava numa situação difícil. Tinha uma percentagem relevante do passe, mas essa percentagem só teria valor se (1) o Sporting a comprasse diretamente ou (2) o Sporting vendesse o jogador a outro clube, o que nunca aconteceria porque o Sporting receberia tostões.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 22, 2025 at 2:08 pm

      Essa observação faz-me lembrar o negócio do Navarro no qual o Gil Vicente acedeu vendê-lo ao Porto por um montante inferior à proposta que recusaram do Sporting. Isto não é nenhum ataque a ti até porque estou 100% alinhado com o que veiculas sobre as críticas constantes ao Porto, como até, creio eu, já o fiz várias vezes neste espaço.
      .
      Mas apenas para fazer ver que na altura em que o Amora recusou os valores propostos pelo Sporting, se calhar tinham outra expectativa, eventualmente pensavam que o Sporting o ia vender pelos 22M/25M que se falou a determinada altura em Janeiro. Hoje em dia pensaram que mais vale ver hoje 2,25M do que correr o risco de ver o jogador perder mais e mais importância no esquema do Rui Borges e acabar por sair sem dar retorno ao clube. Do mesmo modo que o Gil Vicente recusou uma proposta maior do Sporting, mas 6 meses antes. As coisas mudam muito em 6 meses principalmente no futebol. Na altura em que apareceu o Porto, as circunstâncias eram outras já.
      .
      Reitero que, se acreditarmos que o futebol é um submundo onde tudo o que se passa é pela calada e que o que vemos nas 4 linhas é um teatro encomendado, mais vale largarmos esta vida de adepto que perde tempo e dinheiro com o futebol. Eu prefiro continuar a acreditar que os agentes desportivos são movido pelo interesse próprio e que salvaguardam com isso os interesses do desporto.

      • Petrol
        Posted Julho 22, 2025 at 2:32 pm

        Esse caso de Navarro não é um bom exemplo de um negócio limpo. Aquando da transferência para o Porto falava-se que tanto o Benfica como o Braga também estavam interessados e tinham feito propostas superiores à proposta do Porto que estava longe de dar garantias em relação a pagamentos. Porque razão o negócio foi realizado? Vontade do jogador? O que é certo é que o presidente do Gil Vicente na época é ferrenho adepto do Porto.

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 22, 2025 at 3:17 pm

          Novamente as suspeições são sobre negócios do Porto, nos outros é sempre limpo! Secalhar o Loum, que compramos ao Braga, também deve ter sido nesses moldes!

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 22, 2025 at 2:37 pm

        Sobre a justificação, eu concordo contigo!

        As circunstâncias no futebol mudam muito rapidamente. Numa das primeiras ofertas, foi quando o Geny estava a ser lançado depois de 2 empréstimos mal sucedidos e então o Amora preferiu ver no que aquilo dava. Posteriormente, achou que com a valorização iria tirar muito mais dinheiro que o inicial e voltou a recusar ofertas e apontar para os 5M. Agora, percebendo que sem uma maior percentagem de passe, o Sporting não o irá vender e com a possibilidade de desvalorização do activo face à mudança tática, preferiram já vender uma parte do passe por 2M que irá permitir uma muito melhor posição financeira do clube e salvaguardar 10% para uma possível venda que agora o Sporting já possa fazer que se for 20M, deixa-os muito perto do valor inicialmente previsto.

        Sobre o parágrafo final, concordo plenamente. Haverá sempre jogadas de bastidores para o futebol ser a máquina que é mas achar que é só isso e que é apenas no Norte é que me deixa sem grande vontade de comentar (ver vou sempre ver porque sou fã de futebol jogado).

    • dgenio
      Posted Julho 23, 2025 at 2:23 pm

      Concordo. A lógica por trás do negócio até é compreensível — para o Amora e para o Sporting.

      O que levanta questões não é tanto o valor, mas sim o timing.
      📌 Se o Sporting acredita que o Geny pode cair de rendimento pela mudança de sistema… por que reforça agora a sua posição no passe?

      Parece uma jogada de contenção: garantir margem antes que o contexto mude e o ativo perca liquidez.

  • Bisc8
    Posted Julho 22, 2025 at 12:46 pm

    É underrated mas vai depender do esquema tático como diz acima. Se for para manter a defesa a 5 é para manter, com uma defesa a 4, por 30 milhões venderia

    • Petrol
      Posted Julho 22, 2025 at 1:21 pm

      O Sporting nesta transação avaliou o jogador em aproximadamente 3.5M€. Estás a querer dizer que o seu valor é 10x mais?

      • JoaoGama
        Posted Julho 22, 2025 at 3:11 pm

        Achar que o Geny pode ser vendido acima de 20M é ser muito otimista…

      • Bisc8
        Posted Julho 22, 2025 at 3:11 pm

        Não entendi este comentário de todo.

      • Galhardo
        Posted Julho 22, 2025 at 3:25 pm

        Ou, se calhar não sei, os 2,25 milhões de euros por 60% do passe era o valor acordado…
        Ou quando um jogador é contratado a custo zero, o valor de mercado dele após assinar pelo novo clube é zero?

        • Petrol
          Posted Julho 22, 2025 at 5:50 pm

          Ou seja, o Sporting avaliou bem por baixo o jogador para pagar ao Amora e está tudo bem. Se for o Arsenal a fazer isso porque um jogador do Arsenal já é um escandalo…

          • Galhardo
            Posted Julho 23, 2025 at 4:00 pm

            Uh? Estou a falar das jantes de opel corsa de 2006 e tu estás a falar de cebolas…

            • SportingFan1906
              Posted Julho 23, 2025 at 4:55 pm

              O Petrol anda com uma obsessão gigante com a venda do Gyokeres, parece o ManuelFAlbuquerque com o Amorim. Deve estar aziado por causa do Sporting ter sido bicampeão, em grande parte graças a ter tido o melhor jogador da liga de muito longe nas últimas 2 épocas, e está a encontrar consolo na venda do Gyokeres ser por valores muito mais baixos do que as vendas do Benfica de jogadores muito inferiores a ele

  • Veridis Quo
    Posted Julho 22, 2025 at 1:17 pm

    Por valores a rondar os 20/25M, é deixar ir.
    Tem muita utilidade e algumas qualidades que não fáceis de achar (tem tudo para fazer carreira cá como elemento de plantel), mas as suas limitações, para mim, tornam impossível que se rejeite propostas da ordem que mencionei.

  • Manel-Abecasis
    Posted Julho 22, 2025 at 1:44 pm

    É urgente perceber se o Sporting vai jogar em 343 ou 4231. Se for em 343, é para manter. Se for em 4231, é para vender enquanto está no pico de valor.

  • Kacal
    Posted Julho 22, 2025 at 1:47 pm

    Já não é nenhuma jovem promessa e sendo bom jogador, acho que beneficiou muito do esquema de 3 centrais onde encaixou muito bem como ala direito e no futebol de Amorim. Com Rui Borges a mudar de sistema ele passará a ser extremo e havendo na direita Trincão e Quenda deve perder espaço ou ter que jogar na esquerda e acho que o seu rendimento vai cair a pique! Acredito que ainda faça mossa nos jogos em Alvalade contra adversários acessíveis e a sair do banco em alguns jogos, mas acho que vai perder ímpeto e descer o nivel ficando um pouco mais esquecido. Acho que o Sporting poderia aproveitar para o vender já este Verão visto que o Quenda já está vendido e investir forte num extremo esquerdo!

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 22, 2025 at 2:02 pm

      É engraçado porque a ideia que eu tenho é que o Geny é mais importante em jogos grandes do que em jogos pequenos.

      • Kacal
        Posted Julho 22, 2025 at 9:08 pm

        Sim teve, mas parece-me devido a haver mais espaço nos grandes jogos em relação aos jogos pequenos. Além disso jogar vindo de trás a ala direito além de ter mais espaço também lhe dá mais manobra de criatividade. Jogando a extremo puro na esquerda duvido que vá ter o mesmo impacto, mas posso estar enganado e a época dele calar-me, claro.

    • dgenio
      Posted Julho 23, 2025 at 2:22 pm

      É exatamente esse o dilema.

      📌 Vendes no pico de valorização, assumindo que já viste o melhor dele?
      📌 Ou manténs e arriscas que o novo sistema tático não o favoreça — e desvalorize o ativo?

      O ponto é este: o valor de um jogador depende tanto do mercado como do contexto tático. E se o papel do Geny mudar radicalmente (sobretudo para a esquerda), o risco de erosão de valor é real.
      Mas o Sporting também não pode vender todos os jogadores com margem… senão volta à estaca zero todos os anos.

  • Petrol
    Posted Julho 22, 2025 at 1:59 pm

    Será que vai aparecer alguém indignado como quando é com o Gyokeres? Afinal só querem dar 63.5+10?????

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 22, 2025 at 2:35 pm

      Sabes o que é? Isto é tudo uma cambada de incongruentes que dão o dito pelo não digo! O Amora não defendeu os seus interesses.

      • JoaoGama
        Posted Julho 22, 2025 at 3:08 pm

        O Amora tentou esticar ao máximo mas percebeu que, com a % do passe que o SCP detinha, nunca iria vender o Geny e para o Amora receber 2M é como para um clube grande 20M. O Amora tem o exemplo do Pote de quem o Famalicão tem uma % alta do seu passe e o SCP, por isso também, dificilmente o venderá enquanto vale dinheiro a sério.

        • Petrol
          Posted Julho 22, 2025 at 5:48 pm

          Exato. Só acho curioso como aqui está tudo bem em valorizar o jogador por baixo e quando consideram que o Arsenal o está a fazer já é um crime. Tal como o Amora, o Arsenal também está a defender os seus interesses.

          • SportingFan1906
            Posted Julho 23, 2025 at 11:02 am

            São obviamente situações diferentes. Se o Sporting recusar as ofertas do Arsenal, fica sem dinheiro mas com o jogador. Se o Amora rejeitar as ofertas do Sporting, fica sem dinheiro nem jogador.

        • Pechuga
          Posted Julho 22, 2025 at 5:53 pm

          Se não estou em erro, o Sporting já comprou essa % do Pote há algum tempo.

  • Lopes da Silva
    Posted Julho 22, 2025 at 2:26 pm

    Não obstante a diferença de idades, deu muito mais ao Sporting na época passada do que o Quenda. O Quenda deve ter sido a melhor venda da história, 50M e mais um ano por um jogador que teve zero de impacto nos resultados do Sporting.

    • Manel-Abecasis
      Posted Julho 22, 2025 at 2:58 pm

      De acordo. O Geny, ao dia de hoje, é mais importante do que o Quenda. Mas acho que o Quenda vai explodir nesta época que vem, tem vários traços de diferenciado. Para o mercado atual, não acho que tenha sido uma venda assim tão inacreditável.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Julho 22, 2025 at 2:56 pm

    Um jogador útil, daqueles que nem sempre será titular mas que pode acrescentar ao entrar.
    A ausência de um lateral direito de muita qualidade e capacidade ofensiva no Sporting e o excesso de centrais poderá dar muitas dores de cabeça ao treinador e ao clube.
    Debast é um jogador com bastante potencial e não está num campeonato de topo, basicamente isso significa que ou lhe dão a titularidade ou é provável que ele procure outras soluções ou force a saída.
    Inácio, Diomande, Debaste, Juste, Quaresma, tudo jogadores que por um motivo ou outro já não estão para perder muito tempo no banco.
    É no que dá teres idealizado um futuro com 3 centrais e depois teres alguém que não está para aí virado.
    Muita gente diz que Varandas está a proteger os interesses do Sporting nesta negociação com o Arsenal. Tudo bem. Acho no entanto que Amorim ter uma cláusula para sair a meio da época em determinadas circunstâncias não foi bem jogado.
    Sporting fez a dobradinha e isso fica para a história. Mas esta época pode mostrar se não teria sido melhor investir logo num novo técnico no início da época passada, técnico muito vocacionado para os 3 centrais.
    Mas hey, a narrativa diz que não. Basta contratar um treinador bom no ex clube que as coisas acontecem. No United é o martelanço dos 3 centrais.
    Vamos ver como o Sporting se vai adaptar ao novo modelo e depois a malta fala. Vão virar o bico ao prego mais uma vez.

  • DNowitzki
    Posted Julho 22, 2025 at 3:28 pm

    Arranjem-se as justificações que se quiser, os clubes ditos pequenos têm que abrir a pestana.
    Neste capítulo, embora o Braga seja um caso à parte por razões óbvias, palmas para Salvador, que quer receber o seu e já deixou de dar borlas.
    *
    Eu, se fosse adepto do Amora, ficaria puto da vida. Despacha-se aquela percentagem do passe de um jogador bicampeão nacional por aquele valor? Poupem-me a tretas!

  • Niall joaQuinn
    Posted Julho 22, 2025 at 3:37 pm

    Como é evidente, o tempo jogava a favor do Sporting, que estava, muito legitimamente, a jogar com isso.
    Daí este baixar de calças do Amora.

  • Bonfiabc
    Posted Julho 22, 2025 at 4:32 pm

    Incrível como de repente somos todos expert mas finanças do amora

  • Foge Quim
    Posted Julho 22, 2025 at 6:23 pm

    Incrível
    Enquanto andamos em novelas de transferências, sistemas tácticos, e compra de percentagens de passes, estão Benfica e Porto a cresceram a passos largos e qualitativamente mais do que nós.
    Mas calma que ainda faltam 9 dias para o grande início.

    • SENSEI
      Posted Julho 23, 2025 at 9:54 am

      Não é suposto as novelas de transferências e sistemas táticos ocorreram na pré época? A percentagem de passes também não implica que não se esteja a trabalhar em outras frentes…
      De relembrar que o Sporting fechou algumas contratações ainda antes de a época passada ter terminado, portanto até foi planeado antecipadamente.

    • SportingFan1906
      Posted Julho 23, 2025 at 10:59 am

      Como é possível criticar comprar 65% do passe do Geny por 2.25M? Este investimento impede reforçar outras posições. Parece-me óbvio que o Sporting está à espera de confirmar oficialmente a venda do Gyokeres para comprar um substituto e reforçar outras posições que precisam de reforços.

  • dgenio
    Posted Julho 23, 2025 at 10:32 am

    Investimento ou retenção estratégica?

    Geny é dos jogadores mais subvalorizados do plantel — entrega consistência, polivalência e inteligência tática. A compra de 65% do passe pode parecer uma jogada para segurar, mas levanta uma dúvida legítima:
    📌 Esta valorização é para potenciar… ou para vender melhor?

    E outra:
    📌 Se o plano é fixá-lo a extremo esquerdo, não estaremos a desvalorizar o ativo que acabámos de reforçar?

    Num clube que precisa de equilibrar resultados desportivos com retorno financeiro, a gestão do talento tem de ir além da compra. É preciso colocá-lo no contexto certo. Porque o valor de mercado não depende só do contrato — depende do papel em campo.

Deixa um comentário