Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Marcel Keizer de saída

Não tinha condições para continuar? Venceu mais títulos sozinho que a maior parte dos treinadores do Sporting juntos na última década, ainda por cima teve o mérito de Wendel se ter afirmado consigo e de Bruno Fernandes ter dado um enorme salto qualitativo, mas as exibições, depois da derrota em Tondela, foram sempre a cair, não se perspectivava uma evolução, inclusive a equipa parecia cada vez mais limitada no processo ofensivo e defensivo, e o elenco nunca teve uma gestão devida. Por outro lado o seu discurso, por um lado era demasiado passivo por outro excessivamente aberto, com várias afirmações que o fragilizaram. 

Marcel Keizer vai deixar o comando técnico do Sporting. O holandês ficou insatisfeito com a abordagem ao mercado, já a direcção leonina estava desiludida com os últimos resultados e exibições, o que proporcionou uma ‘saída pacífica‘. Recorde-se que Keizer chegou a Alvalade em Novembro de 2018 tendo conquistado dois troféus em menos de um ano ao serviço dos leões.

207 Comentários

  • Rui Barreira
    Posted Setembro 3, 2019 at 8:55 pm

    Este Keizer tem muitos problemas, mas os mais graves são a sua leitura de jogo, o seu discurso e a sua organização defensiva

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 3, 2019 at 7:11 pm

    O que mais me assusta é a quantidade de brunistas a fazer guerrilha e a lançar achas para a fogueira em todo o lado. O Bruno de Carvalho devia mesmo andar a dar de comer a muita gente para hoje em dia ainda ter tantos tansos atrás dele.

    Poder a mais corrompe, espero que o Varandas não comece a ficar com tiques de vedeta.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Setembro 3, 2019 at 7:43 pm

      Basta ires ao Twitter de muita personalidade que gira à volta do Sporting, para veres o número de malta que perdeu o Tacho com a sua saída, mas não pensemos que o mesmo não acontece com esta Direcção, mudam-se os Líderes, rodam-se os Tachos.

  • Manolas
    Posted Setembro 3, 2019 at 6:58 pm

    E porque não Vítor Oliveira? Conhece o futebol português como ninguém, nunca teve a oportunidade de tentar recriar o que faz noutros clubes com mais meios (apesar das subidas terem sido sustentadas em planteis superiores aos adversários) parece ter o respeito dos planteis por onde passa, sabe falar, sabe estar, tacticamente não me parece nenhum cepo, e tem boa imprensa e acredito que os adeptos não iriam ficar insatisfeitos. A juntar a isso tudo parece saber construir plantéis, pelo que já vimos no Portimonense por exemplo.

    O homem merece a oportunidade.

    Abraço a todos!

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 3, 2019 at 6:39 pm

    A melhor da sortes para Marcel Keizer, que sempre se comportou como um senhor, fez o seu trabalho com competência e sai de Portugal com dois Troféus na algibeira!
    Sai bem a tempo e quem vier a seguir, a menos que seja o Copperfield, vai ser engolido no desastre que se prevê que venha a ser a época em curso para o Sporting!

  • Quico
    Posted Setembro 3, 2019 at 6:08 pm

    Infelizmente é mesmo como VM diz: o treinador e a presidência não estavam de acordo em muitos aspectos, o futebol nos ultimos jogos nao entusiasma e os resultados são o que se têm visto. Para além disso, a barreira linguistica, parecendo que não, é um obstaculo enorme nos treinos. Como tal, acho que faz todo o sentido sair nesta fase. A confirmar se Leonel Pontes, acho que é uma escolha acertada, tendo em conta que é português e que o pouco tempo que teve nos sub-23 pode dar-lhe alguma visão no momento de tentar potenciar jogadores jovens na equipa A. O sporting tem de mudar de rumo, e voltar a ser um clube formador, contrastando com o passado recente, em que se denotou uma falta de aposta (associada a uma falta de qualidade, convem salientar) na formaçao do clube, e para isso é preciso alguém que conheça e sinta o clube (coisa que Keizer, por muito que tente, nunca iria ter, o Sporting nao é o Ajax e português e holandês sao linguas completamente diferentes). Não acho que as contrataçoes feitas sejam um retrocesso na aposta em jovens, simplesmente uma consciencializaçao de que na formaçao nao ha boas opçoes (Thierry Correa cumpriu quando entrou, mas nao acredito que seja melhor que Rosier, por exemplo). A aposta na formaçao tem de ser uma coisa gradual, a seu tempo, nao correndo o risco de “queimar” jogadores com futuro promissor ao lançá-los às feras em contextos complicados, levando os jogadores com todas as criticas. É nesse sentido que vem estas contrataçoes, como uma maneira de trazer essas condiçoes e estabilizar o futebol do Sporting, para mais tarde, ai sim, podermos ver jovens a surgir na equipa principal sem precipitaçoes.

  • Manchester Is Red
    Posted Setembro 3, 2019 at 5:58 pm

    Eu tinha dito aqui há uns tempos que o Sporting cometeu um erro tremendo ao não ter vendido Bruno Fernandes na altura certa.

    O jogador estava com uma valorização brutal e esta insistência das direcções do clube em querer segurar os activos até à última nunca deu bom resultado.

    Tinham vendido o BF, acertavam muita coisa financeiramente com esse encaixe e assumiam, perante os adeptos, que a prioridade é a estabilidade do clube para poder crescer de forma sustentada.

    Em vez disso, demonstraram um desespero ridículo no último dia do mercado, com a contratação de 3 (!!) extremos encostados, não tendo ido buscar mais 1 ou 2 PLs para concorrer com Luiz Philippe.

    O Sporting vai atacar a época com os problemas de sempre e vai ter de realizar toda uma nova pré-época, até que o novo treinador esteja devidamente integrado.

    O meu palpite é que em Janeiro, a luta pelo título está resumida a Benfica e Porto e, pior, o passe do BF desvalorize durante a época, tendo-se perdido a hipótese de realizar um encaixe histórico com o português.

    • junior_1984
      Posted Setembro 3, 2019 at 8:00 pm

      Disse exatamente o mesmo à umas semanas atrás. É verdade que o Mendes faz milagres, mas não acredito que alguém pague os 70M caso o BF nao repita os numeros e exibições. E ninguém vai pagar já para ter depois. A mudança tem de ser gradual e sustentada… nao ter saído o BF fez com que já tivessem saído 2 titulares… sim, o Dost podia não ser do agrado de muitos, mas marcou muitos golos, e a avaliar pelo 1o jogo do Eintrach, não desaprendeu.

    • Joao X
      Posted Setembro 3, 2019 at 7:16 pm

      A não ser que a venda de BF já esteja encaminhada pelo JM… o que não me admiraria nada. Tem calma, vamos deixar as coisas rolar.
      E embora não seja a sua posição natural, o Bolasie e o Jesé podem jogar no meio.

      • junior_1984
        Posted Setembro 3, 2019 at 8:02 pm

        Para que clube? É que a história do Real parece ter sido mentira.. a avaliar pelos jornais espanhóis, o Real nem sequer o equacionou… foi o diz que disse do costume por cá…

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 3, 2019 at 5:37 pm

    Como não tive como comentar ontem falo-ei hoje.

    Varandas foi para os sportinguistas uma lufada de ar para livrar o clube da boçalidade do Presidente anterior.

    Isso conseguiu-o e juntou a isso a vitória em duas taças internas.

    Contudo, toda a planificação desta época foi miserável e recheada de tiros nos pés.
    E sim. O estado de graça acabou e o seu Presidente tem que assumir total responsabilidade por tudo o que acontecer nesta época desportiva.

    Vamos por partes:

    – O Sporting assentou toda a planificação da época num único pressuposto. A venda de Bruno Fernandes.
    Isso iria permitir ao clube ir ao mercado e cumprir os seus compromissos financeiros.
    Como isso não aconteceu tudo ruiu…

    – Tanto é verdade esse pressuposto que quando o Sporting se vê apertado no seu deadline chama Jorge Mendes para as negociações. O super agente é muito bom no que faz, e faz muita coisa…menos milagres em 3 dias.

    – O Sporting teve um mercado ridículo e um último dia onde demonstrou o seu desespero.
    Só alguém anormal pode achar que o Sporting ficou melhor depois de despachar Dost, Diaby e Raphinha e de trazer Jese, Bolasie e Fernando…

    – O Sporting é a única equipa da Europa que vai atacar 4 competições só com um PL…

    – Acredito piamente (talvez se saiba mais tarde) que este mercado tenha levado um rumo diferente do idealizado por Marcel Keizer.
    Se eu pudesse 1 ou 2 PL e me dessem 3 extremos também ficava chateado…aliás dependendo de como tivessem ocorrido as reuniões era eu que saía…batia com a porta fácil.

    – Não vou defender Keizer, até porque nem tenho que o fazer.
    Sim o Sporting podia e devia jogar melhor e ser mais impositivo.
    Mas culpabilizar o treinador pelos erros primários de planificação da direcção é típico de clube de regime e de fundo da tabela…

    – Ver e ler os sportinguistas a pedir um treinador de renome é quase tão surreal como um episódio do Twilight Zone.
    Quem no seu perfeito juízo, vai querer assumir uma equipa que luta por títulos só com Luis Phellype como avançado?

    Não sei o que irá acontecer ao Sporting esta época mas não auguro nada de bom.

    • Pésquerdo
      Posted Setembro 4, 2019 at 1:03 pm

      Quem é que se vai querer queimar aqui? Ouvi malta a dizer “agora era de trazer o Mourinho!”. O MOURINHO. LOL.

      Eu adoraria ver o Vítor Pereira em Alvalade mas tenho a noção que nem um Ivo Vieira se metia nisto neste momento… é mais um “ano zero” como tantos que já estamos habituados.
      A não ser que o Leonel Pontes saque uma BrunoLagisse, em Janeiro está isto tudo outra vez de pernas para o ar com assembleias gerais, guerras, etc…
      Estou tão farto disto tudo e deste clube.

    • Fantantonio
      Posted Setembro 3, 2019 at 11:14 pm

      A qualidade das exibições e a falta de resultados não tem nada a ver com ter 1 PL no plantel e era a única posição que carecia de profundidade, mas mesmo assim houve Bas Dost até ao final de Agosto praticamente.
      Se o Sporting jogava mal com uma base que ficou da época passada, não há sequer a desculpa de entrosamento, algo está mal no banco. A equipa regrediu qualitativamente no processo defensivo a olhos vistos e a defesa é rigorosamente a mesma e o treinador ajustou 0 nos últimos jogos. Eu admiro a postura de Keizer e creio que a chicotada teve um bom impacto excelente na temporada passada, mas à medida que os meses foram passando, este cenário estava mais do que à vista, era apenas uma questão de tempo, mesmo que ele tivesse tudo o que tivesse pedido neste mercado.
      No que toca ao plantel, no papel não ficou pior do que o que estava, tendo em conta o que os jogadores que estavam auferiam sem acrescentar muito dentro do campo, à exceção de Raphinha, jogo sim, jogo não. Jesé a PL não faz pior do que Bas Dost dos últimos meses – nem Pedro Mendes faria, possivelmente – e 70% de um Bolasie que deu a transferência para o Everton é melhor do que Diaby e Raphinha em qualquer dia do ano, se não houver problemas de competitividade com o primeiro, nem físicos com segundo, será um upgrade, mas concordo que são demasiados “se’s” para quem quer ser candidato ao título e parecem uma opção de recurso a opções de recurso. Em todas as outras posições há profundidade e matéria-prima, falta é quem a potencie e Keizer, mesmo vindo de uma das maiores escolas de futebol total e desenvolvimento de jogadores, apenas conseguiu projetar Wendel.

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 4, 2019 at 12:24 am

        Percebo o teu ponto de vista e até concordo em parte.

        Onde divergimos é que não acho nada que o plantel tenha ficado melhor depois destes ajustes (Raphinha e Diaby já conheciam o futebol português e Bas Dost é garantia de 30 golos por época se for servido como deve ser…e aí sim Keizer tem responsabilidade) e apesar do 11 base poder ser melhor, acho o plantel do Braga melhor e mais profundo do que o do Sporting.

    • Emotion
      Posted Setembro 3, 2019 at 7:39 pm

      Alguém com um bocado de bom senso a falar no miserável planeamento que foi esta época.
      Varandas que afirmou que andava a preparar esta época há 6 meses
      Varandas também afirmou em campanha para a presidência do Sporting Clube de Portugal que não ia comprar/adquirir jogadores como o Jesé (Supostos craques que saltam de clube em clube e que não dão nada. À imagem o Joel Campbell)

    • Joao X
      Posted Setembro 3, 2019 at 7:34 pm

      Embora tenhas razão naquilo que dizes estás-te a esquecer dum “pormaior”: o trabalho que o Keizer tem mostrado até agora.
      Certamente não vês os jogos do Sporting caso contrário não o defendias assim e não culparias a direção como estás a fazê-lo.
      É culpa do Varandas o facto do Sporting ter uma fraca qualidade de jogo? De ser dominado em casa e fora por qualquer equipa de meia tabela? Qualquer porcaria de equipa (com o devido respeito) marca 1 golo ao Sporting e cria inúmeras oportunidades de golo! O Keizer não conseguia pôr a equipa a controlar 1 jogo com posse de bola. Ficávamos sempre remetidos ao meio campo defensivo caso estivéssemos em vantagem.
      Isto é digno de um histórico português como o Sporting? Com um orçamento muitíssimo superior aos restantes (ignorando obviamente o Benfica e Porto)? A resposta é não e o Keizer conseguiu fazer isso.
      O 11 do Sporting não é bem superior ao do Braga?? Pois bem, foi totalmente dominado na 2a parte em Alvalade e só não perdeu porque não calhou. Mas calhou agora com o Rio Ave, que por acaso foi dominar a Alvalade, quem diria…
      O Keizer era o homem certo no lugar certo.. para garantir os milhões da Champions ao Benfica e Porto.
      Teve o seu mérito nas suas conquistas mas o seu ciclo acabou.
      Portanto, nem tanto ao mar nem tanto à serra.
      A única coisa que tenho a apontar a Varandas é que podia ter planeado as coisas com mais antecedência mas falar de fora é fácil… já muito tem feito ele.

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 4, 2019 at 12:20 am

        João, nessa parte concordamos.

        O futebol do Sporting era bem sofrível com Keizer e vivia essencialmente do que Bruno Fernandes podia fazer (neste capítulo Keizer tem algum mérito na forma como o percebeu, que seria sobre BF que a equipa iria girar).

        A questão é que com o actual plantel e venha quem vier as melhorias não acredito que sejam significativas.

    • O Fernandes
      Posted Setembro 3, 2019 at 7:18 pm

      Flavio,

      Concordo a 100%.

      Isto e surreal. O meu clube e surreal.

      Eu criticava imenso o Bruno de Carvalho, acho que era um “cancro” neste futebol e no Sporting, nao votei no Varandas para novo presidente, votei Benedito, mas achei que era algo que podia correr bem (ate porque nao adorava nenhum dos candidatos), mas e tao amador tudo que ate faz confusao…

      A culpa nao e do Keizer, como nao era do Peseiro e tal como nao era tanto do JJ como se dizia na altura… O problema do Sporting e o Sporting mesmo… Isto e tudo tao surreal e vergonhoso que eu ainda nao recuperei do ano que culminou do ataque e esta vergonha toda junta ja nao me mete nojo, mete-me piada… E tudo tao surreal…. O Luiz Phellyppe vinha como banco do Bas Dost e acaba como unico PL, mas estamos a brincar? Jese? Fernando? Que clube e este?

      O problema do Sporting nao e nem nunca sera somente o treinador, so quando se perceber isso e que talvez alguma coisa mude…. Mas vamos la continuar com lencos brancos ao homem que se senta no banco e despedir so por despedir…

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 3, 2019 at 7:01 pm

      A solução poderá passar pela subida do Pedro Mendes à equipa principal para ser a sombra do Luiz Phellype

    • Baia_99
      Posted Setembro 3, 2019 at 5:59 pm

      Esta caixa de comentários vai já com 160 e foi preciso o 161 para se tocar no problema!

  • Gunnerz
    Posted Setembro 3, 2019 at 5:30 pm

    Sempre o defendi, teve bons momentos de futebol com a pouca qualidade q tinha, potenciou alguns elementos e ganhou 2 títulos além de inicialmente falar bem. Mas este ano está a ser para esquecer e já não tinha defesa possível. Constantemente a jogar com os mesmos, a não ver o óbvio na maioria dos jogos, substituiçoes disparatadas ou não existentes, discurso fraco e uma falta de atitude e sangue quente incrível. O último jogo então isto tudo foi gritante. É o momento de ir, já n te consigo desculpar mais.

  • dependente
    Posted Setembro 3, 2019 at 5:20 pm

    Era uma questão de tempo! O Sporting está a transformar-se em um cemitério de treinadores. Enquanto os sócios (e os adeptos) não se convencerem que por vezes tem que dar um passo atrás para depois dar dois para a frente, não se sai disto. Nenhum cozinheiro, por muito competente que seja, consegue fazer uma açorda de marisco com carapau do gato, e isso é o que muitos adeptos e sócios do Sporting estão a exigir

  • Valadinha37
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:57 pm

    Na minha sincera opinião o problema base, e bastante grave, do sporting é uma clara falta de noção e desonestidade intelectual relativamente à realidade do clube e isto surge como bola de neve,
    começando nos adeptos e que apanha dirigentes, jogadores, treinadores, nada lhe escapa.
    Veja-se como exemplo a conversa do ano passado, entram o ano a curar feridas de um dos piores momentos da sua história, possivelmente o ponto mais baixo da mesma, a opinião geral com todas as rescisões, mudanças de direção e problemas financeiros, e não só, associados e que nesse ano não seria possível lutar por títulos, seria um ano de reestruturação! No entanto começa a época com peseiro, ganham-se naturalmente os primeiros jogos (a fraca qualidade do campeonato permite estas sequências) e uma perda de pontos dos rivais faz com que toda a lógica saia disparada pela janela e se comece a criar uma pressão enorme em todos os jogadores, treinador e direcção para a conquista de títulos mesmo que faltem 9 meses para acabar o campeonato.. Isto faz com que à primeira falha da equipa se questione imediatamente tudo e, aqui, surge o grande problema do adepto! A equipa não pode falhar que começa instantaneamente a procura do responsável que irá ser de seguida julgado e queimado em praça pública!
    Ninguém pode ser humano e errar, o adversário não pode ter mérito, não pode existir falta de qualidade e opções, a resposta fácil e simples é apontar o dedo a alguém e toda a gente dentro da estrutura com dois dedos de testa já percebeu isto, o que faz com que ninguém se sinta confortável e com estabilidade para poder exercer a sua profissão nas plenas capacidades!
    Troca o treinador, imediatamente analisado, julgado e criticado, toda a gente volta à conversa original, o elenco é fraco, os rivais estão mais fortes, será difícil lutar por um título.. primeiros jogos, chegam as goleadas, futebol total, sequência de vitórias, keizer é o maior, o plantel do sporting afinal é maravilhoso.. volta a pressão, surge um empate ou uma derrota, questiona-se tudo, o clássico adepto vem descarregar “sempre disse que não tinha qualidade para o sporting, é treinador fraco, não sabe defender, o jogador x não tem qualidade, o presidente anda perdido e não faz nada”.
    Curiosamente aguenta-se até final de época (creio que só não é despedido porque para isso varandas teria de assumir que errou e sabe que dentro do sporting isso seria por a própria cabeça a prémio) e ganha duas taças, com mérito claro mas também com muita sorte à mistura e qualidade individual de jogadores como Bruno Fernandes.
    Mas estas duas taças trouxeram de volta um problema (que creio que iria aparecer de qualquer forma), começa a nova época e o toda a gente acha que de repente o sporting respira saúde financeira, que se deve reforçar de x elementos, que agora que keizer vai fazer a pré época com os jogadores que quer tem tudo para ser campeão, e aqui entra a falta de noção da realidade do clube, não ganham o campeonato há mais de 15 anos (nos últimos 40 anos ganharam 2 ou 3), estão numa situação financeira desastrosa que iria sempre obrigar à venda dos principais elementos do plantel.. Como é que ninguém se chega a frente e assume que a situação é delicada e que é necessário respeitar um plano de curto-MÉDIO prazo para que possa haver um Futuro? (eu sei a resposta e já a escrevi aqui)
    Todo este mercado demonstrou uma falta de noção da parte dos dirigentes, o sporting precisava sempre de vender alguns dos principais activos, teria de apostar em jogadores jovens ou conseguir alguns empréstimos e tentar trazer um pouco de qualidade e experiência a baixo custo mas, não quiseram assumir as vendas na altura certa para que a época se pudesse preparar em devida altura e acabam o mercado a vender jogadores que fizeram os minutos todos ou quase todos até então quando já vamos na quinta jornada. E mesmo mantendo os jogadores todos até este momento deu para perceber que a realidade é que o plantel não tem qualidade, capacidade nem condições para numa competição longa lutar contra outros (basta olhar para a supertaça em que foram banalizados pelo Benfica, que demonstrou facilmente as fragilidades desta equipa e que a ideia com que os adeptos ficaram foi que se o remate do Bruno Fernandes antes tem entrado tudo seria muito diferente.. enquanto não se mudar esta mentalidade ficaram sempre com os mesmo resultados)
    Ao menos agora o próximo treinador tem a mesma desculpa que o anterior, não teve pré-época nem foram os jogadores escolhidos por ele, o problema é que isto já surge em loop parece-me.
    Sei que este comentário não vai fazer diferença para ninguém ou quase ninguém, e alguns podem discordar mas gostaria que pensassem, será que o plantel do sporting tem realmente qualidade e opções para ser campeão em portugal? Será que é apenas um membro da estrutura (jogador, treinador, presidente, dirigente) o culpado pelos maus resultados? Será que keizer teve sequer alguma palavra a dizer nas opções do plantel? leio sempre comentários neste blog e existem bastantes pessoas com a clara noção que é preciso reformular muitas coisas no clube e que existem deficiências claras que só podem ser corrigidas a médio prazo, portanto será possível tentar manter essa mentalidade e possivelmente transmiti-la?
    O sporting até pode vir a ser campeão este ano mas para isso é preciso que haja humildade, noção e principalmente paciência
    Saudações Benfiquistas a todos

    • Carlos S.
      Posted Setembro 3, 2019 at 6:18 pm

      Subscrevo TOTALMENTE. Resumindo o problema do adepto é a falta de cultura desportiva e não querer ver o que está à frente dos olhos há anos e anos. Enquanto o adepto não se mentalizar que vai perder aqui e ali (e só aqui e ali devido à fraca qualidade do campeonato, como referes) e que vai ficar atrás dos rivais durante uns anos e encarar isso com “normalidade” para que uma estrutura séria e competente (e aqui está outro problema) tenha o tempo necessário e a continuidade para voltar a por TODA a máquina a funcionar e se aproxime de novo dos outros 2, algo que já não acontece há anos, toda esta impaciência não vai acabar.
      O outro problema a que me refiro tem a ver com os directores e divide-se em dois pontos:
      1- Por cederem ao adepto ou por partilharem da mesma falta de cultura, noção ou desonestidade intelectual deste, não encaram a realidade nem a tentam passar ao sócio.
      2- As constantes mudanças que não trazem mudança nenhuma, eleições após eleições o problema de fundo continua lá, algumas pessoas mudam mas a semente é sempre a mesma, pessoas a servirem-se do Sporting e não a servirem o Sporting e isso, infelizmente, temo que nunca vá acabar.
      Outra coisa que vejo muito dificuldade em acabar é a divisão que se vê nos adeptos e que neste momento não ajuda em nada a tal paciência de que falas que o Sporting precisa. Até um presidente, treinador, jogadores chegarem e fizerem do Sporting campeão por mais do que uma vez esta divisão não vai acabar. Mas mais uma vez eu digo que isso, infelizmente, talvez nunca aconteça.
      É muito triste para um adepto que mora a km e km de Lisboa, que viu o seu clube campeão duas vezes, que para ir a Alvalade tem de fazer um esforço considerável, suportar certas coisas. Coisas essas que me afastam cada vez mais do estádio e do clube.

    • xuco
      Posted Setembro 3, 2019 at 5:54 pm

      Isto.Tudo dito

    • Joga_Bonito
      Posted Setembro 3, 2019 at 5:40 pm

      Excelente comentário. Acrescentaria apenas que acho sempre estranho que um treinador saia quando entram n de jogadores novos. O que poderia fazer Keizer se tivesse esta nova matéria-prima? Varandas está a arriscar, porque esta decisão terá de ser avaliada assim: se sai o técnico quando entram novos jogadores é porque se achou que o treinador é o principal problema. Senão, Varandas corre o risco de parecer que cedeu à massa furiosa.
      Eu acho que Keizer só podia ser inteiramente julgado com um plantel mais forte, não pode ser julgado com uma exigência do tipo de pedir a Liga quando não tem plantel à partida para isso.
      concordo que tenha errado, mas acho que ainda não vimos tudo o que poderia dar. Herdou um plantel fraco e cheio de problemas.
      Veremos o que sairá.

  • slicky
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:49 pm

    Malta, tanto comentário sobre o sucessor e ainda ninguém acertou, isto parece coincidência mas o keizer só sai porque há oportunidade de trocar por algo melhor que incrivelmente está livre, de seu nome Miguel Cardoso!

  • Artur Trindade
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:41 pm

    Keiser teve méritos na ideia de futebol arejado inicial e no aproveitamento de Wendel, mas faltam-lhe fundamentos básicos para ser consistente.
    Basta ouvir as conferências patéticas em que diz que percebe português e depois precisa de tradutor, para responder vagamente num inglês pobre.
    As suas análises táticas resumem-se á expressão “good passing”.
    Nada disto seria relevante se a equipa correspondesse em campo. Mas não.

    A estratégia de Varandas no último dia de mercado foi uma espécie de “last minute flight”.
    Conseguiu pagar percentagens baixas de salários e evitar taxas de empréstimos, aproveitando a corda na garganta dos clubes com excedentários.
    Não podia prever que não houvesse 1 cêntimo para gastar em contratações, quando se conseguiu 30M no último dia (Podence/Thierry e Raphinha), a juntar aos quase 40M em vendas anteriores ao último dia.

    O Jesé é uma incógnita total, tática, física e mentalmente. De qualquer forma tem 26 anos e jogou minimamente no Bétis no ano passado.

    O francês é a aposta mais certeira, sendo um titular de caras.
    O brasileiro, como é possível não ter cláusula de compra e mesmo assim ser opção? Apesar de tudo o Paulinho poderia ter outro rendimento imediato, requisito obrigatório em jogadores sem cláusula de compra.

    Alguém me poderá dizer se Pedro Mendes está inscrito e pode jogar na equipa sénior?
    Num plantel com um 9, chamado Luís Phillipe, ou lá como se escreve, seria criminoso não ter inscrito Pedro Mendes.

  • Ulisses O.
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:40 pm

    Era inevitável, mesmo tendo consciência de que o plantel é desequilibrado (por exemplo, falta-nos um 6 de qualidade e com experiência). Mas até mesmo por isso, o treinador devia ter sido capaz de mascarar as debilidades da equipa. A organização defensiva era pobre, a equipa devia ser capaz de ocupar melhor os espaços (as entre linhas), de jogar mais em equipa, em bloco. Ora, isso nunca se viu. E por isso, o número excessivo de golos que fomos sofrendo.
    A falta de confiança a defender inibe a capacidade de atacar e isso acaba por minar a confiança dos jogadores como um todo.
    Quanto ao novo treinador (e com isto não estou a dizer que seria boa ou má solução), alguém se apercebeu da notícia a saída do Pedro Caixinha do México? Pois eu desconfiei quando a notícia saiu. Pode não ser nada, mas…

  • DICAS
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:38 pm

    Era aproveitar a situação do Monaco e ir buscar o Leonardo Jardim !

    Se é para apostar num treinador é ai que o presidente deve gastar mais dinheiro ! 5M ano ??? siga !

    Porque este senhor se for bom tem impacto directo em 23 jogadores ! os 5M saem barato !

  • KCL
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:11 pm

    A não venda do Bruno Fernandes conduziu a este desfecho. Ora, 50/60M por BF chegava para trazer alguém com potencial para o lugar, ir buscar um ponta de lança para ser alternativa e não se vendia raphinha. E mais importante, mantinha-se a estabilidade da equipa.

    Mais uma época para o lixo do Sporting…

  • MAON
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:11 pm

    Acho um erro de gestão fenomenal… Não é que Keiser fosse grande espingarda, mas se era para despedir, que o fizesse no final da época anterior.
    Quanto a sucessores…não confio mt em Leonel Pontes; Há dois nomes que gostaria de ver no Sporting Atual: Jesualdo Ferreira ou Rui Jorge

    • DICAS
      Posted Setembro 3, 2019 at 4:22 pm

      Pensei no Jesualdo também ou Vitor Pereira como já foi dito.

      O professor acentava que nem uma luva

      • MAON
        Posted Setembro 3, 2019 at 5:07 pm

        De facto seria uma grande opção. Não nos podemos esquecer que foi ele quem começou por introduzir toda uma geração como Bruma, Eric Dier, entre outros…basicamente uma aposta na formação, que mais tarde deu frutos.

  • Gil Rodrigues
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:08 pm

    POR FAVOR CONTRATEM O RUI JORGE… e levem o resto dos seleccionadores jovens para completar a equipa técnica…

    Varandas, faz lá o favor à malta.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:04 pm

    Não concordo muito com esta saída, prepararam o plantel para as suas ideias, o trabalho dele não é fácil, tem um plantel bastante inferior aos rivais. Fala-se que o seu substituto será o Leonel Pontes, o atual treinador dos sub-23, não conheço muito o trabalho dele, mas passar assim de uma equipa de sub-23 para o Sporting é um passo gigantesco, vamos ver se está à altura.

  • Gil Rodrigues
    Posted Setembro 3, 2019 at 4:04 pm

    “Crónica de uma morte anunciada” versão SCP… desde que veio que a sua saída estava a prazo. Os sportinguista não gostavam dele e acabam por obrigar a direcção a abdicar do treinador no pior momento possível. Culpa? obviamente é das expectativas completamente irreais que os adeptos têm face ao potencial do plantel.

    Até ao ultimo dia do mercado, o elenco do SCP estava mais próximo do Braga que dos outros 2 grandes, e apenas foi reforçado por nomes sonantes mas que são totais incógnitas.

    No final acho que o Keizer até agradece não ter que passar pelo degredo de uma temporada com um plantel que vive de 1 e para 1 jogador e o constante defraudar das expectativas de uma massa de adeptos que insiste em comparar-se com o incomparável.

    O Varandas até parecia ter um rumo bem definido… mas acho que, desde o fim-de-semana, a bússola se avariou.

    • Chomate
      Posted Setembro 3, 2019 at 4:36 pm

      Expetativas irrealistas? É irrealista esperar que o Sporting tenha mais bola e tome a iniciativa do jogo contra o Rio Ave em casa, ao invés de defender no seu próprio meio campo, mal se encontra em vantagem como aconteceu?
      É uma expetativa irrealista, esperar que o treinador faca três substituições num jogo em que claramente o Sporting estava com vários jogadores cansados e a precisar de ajustar, e que essas substituições sejam feitas antes dos 79′? Pedir que a equipa saiba controlar um jogo com bola é pedir demasiado?
      Não jogar sempre com o mesmo XI, é muito difícil?
      Isto são tudo falhas graves dignas de um noob no FM que têm sido constantes nesta sua passagem pelo Sporting. Não é pelo facto, de estarmos a 5 pontos da liderança, ou de termos ficado em 3° na época passada.

      • Gil Rodrigues
        Posted Setembro 4, 2019 at 4:40 pm

        Então está tudo bem… o Keizer é que era o problema… A vossa equipa é TOP, os jogadores são todos TOP, o club é TOP, a gestão é TOP…

        … fico à espera para vos dar os parabéns pelas vossas futuras múltiplas conquistas.

      • Joao X
        Posted Setembro 3, 2019 at 5:06 pm

        Isto.

  • Chico
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:52 pm

    O Keizer não tem jogadores para mais. O Sporting continua tem muito poucos jogadores de alto nível e está uns furos bem abaixo de Porto e Benfica. Não dá paea fazer mais. Como nunca foi arrogante, acabou por ser fácil despedi-lo. Não era incompetente e foi sempre um senhor, por isso merece o respeito de qualquer adepto de futebol.

  • carlos alves
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:39 pm

    o Sporting tem que agradecer ao Mister Keizer a forma profissional e educada que teve no clube. Agora era evidente que tinha lacunas como treinador.
    O Sporting neste momento tem que ir buscar um treinador experiente e com um discurso motivador. E esse treinador tem um nome SCOLARI. Acabou de ser despedido do Palmeiras onde foi campeão, conhece bem o futebol português e tem vontade em viver em Portugal.

  • Pedro Salgado
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:37 pm

    Notícia mais ou menos aguardada, o que mais me surpreendeu foi o Bruno Fernandes aceitar ficar num clube à deriva. O plantel não é bom, é desequilibrado, a pressão é imensa e não ficaria surpreendido se o Sporting voltasse ao mercado por um treinador. Parece evidente para todos que falta na estrutura alguém competente com a pasta do futebol.

    • Badman1993
      Posted Setembro 3, 2019 at 4:08 pm

      Nao e bom Entao Bruno Fernandes,Wendel,Doumbia,Battaglia,Mathiue,Coates (Sim Coates),Acuna a juntar as jovens promessas(Camacho,Plata,Jovane a Juntar os craques da Sub 23) mais Fernando,Bolasie e Jese se renderem o Scp fica com um plantel bem interessante, claro que vai depender de quem vai entrar para equipa(treinador ) .

      • DICAS
        Posted Setembro 3, 2019 at 4:36 pm

        Dumbia ou aparece alguem e lhe ensina umas coisas fulcrais (posicionamento, quando arriscar ou nao, agreessividade defensiva) e ele pode se tornar top, ou vai ser flop.

        O camacho nao tem qualidade simplesmente.

        O Vietto pode sim estar nessa lista

        • Tiago Silva
          Posted Setembro 3, 2019 at 5:40 pm

          Concordo, principalmente com a parte do Camacho, tem imensas lacunas e não dá mais que isto, por alguma razão o Klopp o estava a trabalhar para lateral. O Semedo era um extremo fraquinho, foi adaptado a lateral e é o excelente jogador que é. O Nuno Tavares a mesma coisa. O próprio Coentrão. O Camacho não tem a humildade para reconhecer as suas fragilidades e enquanto isso acontecer não vai passar disto.

      • Pedro Salgado
        Posted Setembro 3, 2019 at 4:26 pm

        O quis dizer é que o plantel não parece ter suficiente qualidade e profundidade para lutar pelo título. Agora, obviamente, que tem alguns jogadores de muita qualidade.

      • Acarub
        Posted Setembro 3, 2019 at 4:26 pm

        É exactamente isso, não é bom. Tem um excelente jogador de resto na média ou abaixo, dá média dos planteis do Sporting dos últimos anos.

      • Gil Rodrigues
        Posted Setembro 3, 2019 at 4:24 pm

        Quantos desses é que seriam titulares nos adversários???? BF e Mathieu?

  • Primo do Mendes
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:28 pm

    Silas..

  • CarlosFCP
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:24 pm

    Isto é mesmo uma saída à Sporting, têm um plantel fraco, que não é candidato ao titulo e no entanto, por pressão dos adeptos, a direcção acha que o responsável pelos resultados é o treinador

    Não acho Keizer um mau treinador mas os resultados que teve é o reflexo da qualidade do Sporting, afinal ele sai do clube porque?

    Outra coisa, que até pode acontecer em qualquer clube, a direcção faz uns negócios no ultimo dia do mercado e no dia seguinte despede o treinador?

    Se não são reforços para preencher lacunas que o treinador identificou na equipa, vieram à responsabilidade de quem? Varandas ou Empresários?

    Vão contratar quem? Leonel Pontes? Daniel Ramos?

    Será que alguém vai querer um lugar para corresponder às exigências que não são idênticas ao valor real do plantel?

    • KCL
      Posted Setembro 3, 2019 at 4:09 pm

      Tenho para mim que Keizer também não queria continuar.

      Neste últimos dias de mercado a equipa perdeu a pouca estabilidade que trazia da última época e isso é prejudicial para esta nova época e o pior é que o treinador é que leva com as críticas. Fez ele bem em sair. Perspectiva-se mais um ano complicado para aqueles lados.

  • MiguelSCPortugal
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:22 pm

    Veio porque era bom a lançar miúdos e só jogou com velhada…
    Adeus, mister Keiser.
    Espero que a troca seja para melhor

  • Nedved_88
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:14 pm

    Era mais que esperado. A equipa apresentava um futebol muito pobre, sem ideias de jogo nem identidade. O único modo de jogo era passar ao Bruno Fernandes ou centrar para o Dost. Além disso, fazia sempre as mesmas substituições, o que começou a demonstrar que ele não tinha grande capacidade para mais. Resta saber se os jogadores foram escolhidos por ele ou direção.
    Foi uma aposta muito arriscada, num treinador sem provas dadas e que não apresentava grande potencial, que acabou por correr mal.
    A escolha do próximo treinador pode ser a salvação da presente direção ou o fim da mesma.

  • Uchiwa
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:13 pm

    Um clube que pretende estabilizar nunca pode despedir o treinador (com mais títulos nesta última década) no início da época. Digamos também que o plantel não dava para muito mais e era demasiado fácil criticar o treinador.
    Tem que se deixar de dar ouvidos aos adeptos (que por sinal não entendem nada de gestão) e fazer o seu caminho com segurança. Assim vai ser mais complicado ter sucesso.
    Ou o próximo treinador é um achado ou então vai ser mais do mesmo.

    Desejo de um Sporting mais saudável e Saudações Benfiquistas.

  • Jordan
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:11 pm

    Não seria a opção que tomaria mas compreendo e aceito. É verdade que a qualidade do futebol do Sporting tem vindo a piorar, mas também é verdade que muitos dos problemas se deveram a erros individuais de jogadores, e aí tendo em conta a falta de opções não há muito que o treinador possa fazer.

    Em suma, considero o Keizer bom treinador e acredito que merecia mais uma oportunidade/tempo com os novos reforços. Aparentemente ele também estava descontente com a direção ( devido á política de transferências?) o que pode explicar em certa parte a incapacidade em aplicar com sucesso as suas ideias ao futebol da equipa.

    Na minha opinião, o seu maior defeito acaba por ser o tempo que leva a mudar certos jogadores. Insiste muito em certos jogadores quando é visível que outras soluções têm que ser testadas. A época passada temos o caso de Bas Dost e Gudelj, este ano o Coates e a posição de ponta lança. Acho incrível como o Vietto não é testado nessa posição nem na pré época. O Neto já merecia o lugar de Coates ( e tenho esta opinião desde o o primeiro jogo para o campeonato).

    Resumindo, não despediria Keizer pois acredito que merecesse uma oportunidade com os novos reforços, por outro lado tendo em conta estes defeitos e a própria saturação do treinador em relação á direção, acaba por ser uma decisão que comprrendo.

  • Ricard Bapt
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:08 pm

    Q seja o q Deus Keizer…

  • Andre A
    Posted Setembro 3, 2019 at 3:06 pm

    Concordo com as limitações do Keizer e que o seu despedimento apesar de ter ganho 2 taças era algo esperado, mas não entendo de todo o momento… Faz algum sentido esperar pelo último dia de mercado para chutar o treinador? Obviamente não foi por causa do ultimo resultado, era algo ja equacionado, então porque não fazer mais cedo? O novo treinador vai chegar sem hipotese alguma de mudar a equipa, se calhar o Bas Dost rendia mais com o novo treinador para voltar aos golos e outros jogadores se calhar não vão contar para o novo treinador e não podem ser vendidos ate janeiro.
    A decisão faz sentido, o timing é assustadoramente mau, na minha opinião.

  • Joao X
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:52 pm

    Talvez tenha sido a melhor opção. Os sinais não eram animadores e era claro que o Sporting vivia de individualidades.
    Mas se for para vir o Leonel Pontes é para passar de cavalo para burro.
    Vai ser mais uma época penosa, mais um treinador a ter que trabalhar em cima do joelho.
    O meu desejo é entre Ivo Vieira e Silas.

  • pitico
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:45 pm

    Saída que já se perspectivava. Penso que ninguém acreditava que Kaizer conseguisse dar a volta ao mau momento do Sporting (eu não acreditava).
    Houve coisas que ele tardou ou nem chegou a perceber no futebol português, como por exemplo, todos os jogos fora contra equipas que não sejam os grandes são para ganhar, independentemente de se conseguir ou não, e não para deixar as outras equipas jogar taco a taco. A comunicação dele também deixa muito a desejar com a agravante de não falar português.
    De positivo a aposta em Wendel e não podemos dissociar a grande época de Bruno Fernandes sob o seu comando. Não creio que a saída de Dost tenha feito mossa porque a verdade é que com Kaizer, Bas Dost nunca foi o finalizador que era anteriormente.
    Enfim, parece-me um bom homem e que tenha sorte para onde for.
    A solução Leonel Pontes é a lógica neste momento. Está no clube que conhece muito bem assim como os jogadores e o futebol português e tem uma pré-época de 15 dias pela frente. Vamos ver como se sai.

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:36 pm

    Honestamente concordo. A equipa apresentava falhas gravíssimas, que teimavam em não ser corrigidas.
    Para além disso não sabia mexer na equipa durante os jogos, o que era fulcral com o “modelo defensivo” que apresentava durante os jogos, já que os jogadores andavam a sprintar parvamente entre as rabias dos adversários, numa tentativa ridícula de pressão alta, e estouravam aos 60 minutos.

    Vamos ver quem aparece agora… não tenho referências do Leonel Pontes (que é uma forte hipótese pelo que sei), mas o seu currículo é no mínimo medonho.
    Para mim Vitor Pereira era o meu escolhido n.º1. Há anos que ando com essa esperança, mas não me parece que queira vir queimar-se para o Sporting, enquanto existir a possibilidade de voltar ao FCP.

    P.S. Queria só deixar uma nota que esta direcção tem tido traços enormes de amadorismo nesta última semana e estou a começar a ficar preocupado.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Setembro 3, 2019 at 4:43 pm

      O teu 1º parágrafo define na perfeição o motivo pelo qual o Holandês é demitido, de resto e falando do trabalho desta Direcção nos últimos de mercado, se a pasta das saídas era uma tarefa longa e complicada, a das entradas e definição do plantel foram horríveis.
      Basicamente foi mandar vir sem perceber se havia melhor cá dentro, vejamos, emprestámos o Matheus Pereira (não é fora de série mas tem qualidade e é nosso) para vir um miúdo do Shakhtar por empréstimo sem opção de compra e que tem a mesma idade do Plata e Camacho que custou 5 milhões, What???? Alguém percebe o sentido disto?
      Emprestou-se Gelson Dala (Já sei que vão dizer que não vale nada, eu cá vejo qualidade nele) para vir por empréstimo um “Performer” de Reggaeton sobre o qual não tenho mais a dizer a não ser que espero estar completamente enganado em relação ao mesmo.
      Bolasie parece ser mais uma grande incógnita, o que é dizer muito destas movimentações, pois é aquele de quem espero mais.
      Posto isto, vejo muita gente dizer que os adeptos do Sporting pedem o Título sem perceber que o plantel não tem qualidade, pois eu e acredito que muitos outros como eu, não pedimos o Título, o que nós pedimos é que por uma vez na vida alguém no Clube consiga pegar no pouco que temos de bom dentro de casa, trazer qualidade de fora pela certa e construir um plantel equilibrado que permita olhar para o futuro de forma sustentável, o Braga aí dá 10 a 0 ao Sporting dos nossos dias.SL

      • Pésquerdo
        Posted Setembro 4, 2019 at 12:56 pm

        Exacto! Fechamos o mercado sem treinador, um plantel com meio ponta de lança, alguns 8 extremos, nenhum 6 e apenas um central suplente.
        Era a isto que me referia quando acusava esta direcção de amadorismo.

        Tudo bem, Keizer não servia e estava à vista de todos, mas então porque é que se deixou ser ele a preparar a equipa e toda a pré-época? Porque ganhou duas Taças e a malta ainda não ia concordar? Andamos à maré dos adeptos então…
        No futebol, como em tudo, ou se assume as decisões ou não, estes últimos dois meses foram um circo autêntico, em que estás a preparar a época com uma equipa técnica com um pé na rua e um mercado ridículo onde o treinador não é tido nem achado.
        Para isto tinham despedido logo a seguir ao 5-0, já que ele ficou com um pé na rua desde então e toda a gente percebeu isso.

      • Sir Miguel
        Posted Setembro 3, 2019 at 6:26 pm

        É isto! E precisávamos de um 6 e de um PL, que não vieram…

    • Estigarribia
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:18 pm

      Pésquerdo,

      Amadorismo era no tempo de Bruno de Carvalho e seus muchachos.

      Frederico Varandas é o Presidente e um Presidente tem de tomar decisões difíceis e muitas vezes tem de abdicar das suas ideias.

      Saudações Leoninas

      • RLuz
        Posted Setembro 3, 2019 at 7:31 pm

        Discordo aqui consigo estigarribia!
        O amadorismo ainda não acabou, e a prova disso é este processo que levou à despensa do treinador holandês!
        Quanto à decisão difícil o Varandas vai tomar é agora na escolha de um novo treinador.
        Estou para ver que é o treinador que vai pegar nesta “manta de retalhos”, vai ter um trabalho daqueles.
        Atrevo me a dizer que o novo treinador escolhido vai ter de carregar a equipa e a direcção às “costas” para sobreviver!

      • Sir Miguel
        Posted Setembro 3, 2019 at 6:24 pm

        Tipo não dar tudo por um Adrien, um João Mário e um Slimani e ir buscar 3 extremos emprestados, que são dúvidas completas e ainda veem fazer companhia ao Acuna, ao Plata, ao Camacho e ao Jovane…

      • Pésquerdo
        Posted Setembro 3, 2019 at 3:26 pm

        Concordo plenamente com a parte do Bruno e seu Cartel, mas não é por isso que vou acenar que sim a tudo o que quem venha a seguir fizer.

        O que o Varandas fez foi é a decisão fácil. Meio aflito, foi buscar excedentários por empréstimo para tapar buracos para os quais não se preveniu com tempo.

    • Ramon Caetano
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:01 pm

      Bom saber que acabaste com as filosofias baratas sobre Keizer.

      • PGDuarte
        Posted Setembro 3, 2019 at 3:21 pm

        Ainda bem que comentas por aqui.

        “Nova resposta ao comentário “OFICIAL: Avançado deixa Benfica” post Autor: Ramon Caetano Comentário: Para quem sabe de fute‐ bol, já dá para tirar ilações. A questão não foi falta de ritmo, en‐ trosamento ou falta de bola. Foi mesmo dificuldades técnicas graves para uma primeira liga, quanto mais para o Benfica. Podes anotar no teu bloco de notas, vai ser dispensado. ”

        Se ainda te lembras, tiraste a conclusao que o Caio ia ser dispensado de certeza, depois de veres um lance no primeiro treino aberto. Eu que nem sou muito apreciador dele, disse que nao se podia avaliar um jogador por um lance e esta foi a tua resposta.

        Ele ainda esta no plantel: quem percebe de futebol sabe que um lance num treino nao chega para avaliar um jogador.

        Aponta ai no teu livro de notas.

      • Pésquerdo
        Posted Setembro 3, 2019 at 3:12 pm

        Filosofias baratas? Explica por favor

    • Joao X
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:58 pm

      Quais são esses traços de amadorismo?

      • Pésquerdo
        Posted Setembro 3, 2019 at 3:11 pm

        Pesquisar jogadores > Filtrar > Extremos + Lista de transferíveis > Fazer proposta; Fazer proposta; Fazer proposta.
        Se a vida fosse FM, isto era o Varandas ontem. Para mim, 3 empréstimos repescados e sem qualquer critério.

        Estamos a cair no erro dos Joel Campbells e Markovic’s da vida. O Bolasie até estou intrigado, embora esteja meio acabado, mas o Jesé quer tudo menos jogar à bola. O Fernando então é para rir só pode… parecemos um Setúbal (com todo o respeito), a comer com os empréstimos todos dos excedentários de outros clubes.

        Andaram a dormir durante 2 meses e agora faz-se tudo em cima do joelho quando a casa começa a pegar fogo…

        Por outro lado acho que venderam bem o Thierry e o Raphinha e estiveram bem em despachar uma grande parte do entulho existente.
        O que me referia era mesmo a este último dia, não consigo concordar com estes empréstimos feitos sem qualquer critério. Esta não pode ser a filosofia do Sporting.

  • Der Kaiser
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:33 pm

    Caixinha foi despedido ontem. Será que depois da Cruz azul vai carregar a cruz leonina?

  • RLuz
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:32 pm

    De facto o futebol era pobre há muito tempo, e nem mesmo os dois títulos salvaram a “cabeça” do treinador.

    O Sporting já há anos que parece certas equipas da NBA que estão e modo rebuild infinito, e esta saída é mais um sinal disso.
    Sendo assim parece claro que estes reforços não tiveram o cunho do Holandês, mas sim de Varandas e de gente da “estrutura”.

    Agora mais do que nunca é necessário escolher o treinador ideal para este novo rumo dos leões!
    Tem de ser uma escolha extremamente ponderada por todos, e não mais uma escolha por impulso!
    Parece que vai começar mais um ano “zero” para os Leões!

  • Wonderkid
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:32 pm

    Tinha que ser. Agora tudo vai depender de quem for o seu substituto.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:32 pm

    Antes de mais, como Sportinguista, quero agradecer a Marcel Keizer toda a dedicação que deu ao meu Clube e o respeito que teve para com o Sporting Clube de Portugal durante o tempo que cá esteve. Desejo-lhe tudo de bom na sua carreira de treinador para os próximos anos.

    Aquelas derrotas com Vitória de Guimarães e Tondela acabaram por fazer com que Marcel Keizer ficasse com receio das equipas portuguesas e fica agora a questão: valerá a pena trazer técnicos estrangeiros para o campeonato português?

    Em relação ao seu provável sucessor gostava de ver Sá Pinto (se não estivesse em Braga) ou Silas (se não estivesse no Belenenses SAD). Ainda assim caso Leonel Pontes tenha um impacto positivo na equipa principal do Sporting, à semelhança de Bruno Lage no Benfica, não vejo motivo para mudarmos de treinador.

    Saudações Leoninas

    • Madame Tatica
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:26 pm

      Os adeptos não podem esperar que o Sporting, esta época, com um plantel limitado e um novo treinador à 4ª /5ª jornada, com uma fase de grupos da Liga Europa a começar em pouco tempo, faça uma época excelente ou até dentro do normal.
      Há que manter a expectativa baixa e deixar o treinador vindouro assentar as ideias, estilo tático e carisma no balneário – creio que muita coisa irá mudar – porém, os “brunistas” vão exigir tudo e mais alguma coisa a Varandas e ao próximo treinador.

  • Ss
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:30 pm

    O Scolari foi despedido ….

  • SilvadasAguas
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:28 pm

    E se Rui Vitoria voltasse das Arabias pra assumir? Verdade seja dita o sporting nao tem um treinador campeao ha muitos anos, seguramente seria melhor que Leoneis Pontes da vida eheh

    • J Silver
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:13 pm

      Rui Vitória é a maior fraude do futebol português nos últimos anos. Espero que nunca regresse ao país, seja para que clube for e muito menos para o Sporting.

      • Pedro Almeida
        Posted Setembro 3, 2019 at 4:10 pm

        Fraude? Então porquê?

        • J Silver
          Posted Setembro 3, 2019 at 4:25 pm

          Porque conseguiu treinar dois históricos portugueses como o VSC e o Benfica sem demonstrar capacidade para tal. Porque ganhou dois campeonatos à custa do legado de outros, da qualidade dos jogadores e do enterranço dos adversários. Porque a sua famosa aposta na formação apenas se deu devido ao desinvestimento feito na equipa e às lesões dos titulares por estatuto. Porque o seu discurso nas conferências de imprensa era de uma banalidade e vacuidade atrozes. Porque geria a equipa do Benfica de uma forma que me custa a aceitar vindo de um profissional com formação, dando e tirando titularidades como se fossem castigos a crianças da primária.

      • SilvadasAguas
        Posted Setembro 3, 2019 at 3:40 pm

        sou benfiquista, gostava que mais alguns sofressem nas maos do professor

  • RMCL
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:27 pm

    Pedro Caixinha vai ser o novo treinador do Sporting!

  • Eder26
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:26 pm

    O José Mourinho se for homem, que se mande de cabeça a este lugar.

  • Ventola28
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:26 pm

    Varandas em menos de 1 ano ja despediu dois treinadores!
    Despediu peseiro que ia colado aos da frente, ate acho q se nao ia em primeiro ia com os mesmo pontos! Foi buscar o keizer, ganhou 2 taças com um plantel que nao foi feito por si! Agora volta a cometer um grande erro ao despedir um treinador no dia a seguir ao fecho do mercado! Varandas consegui vender o que de melhorzito havia no sporting que foi o bas dost( a par de bruno fernandes é o unigo jogador acima da media no sporting) e o raphinha que tem sido dos melhores do sporting no inicio da epoca!

    O sporting nao vai passar disto, arrisco-me a dizer que vao andar mais 10anos no minimo sem ser campeoes!

    O proximo a sair vai ser o varandas!

    Á instabilidade que vai no sporting vai ser complicado arranjar um bom treinador pois ninguem quer ir pra la!

    • w0bbly
      Posted Setembro 3, 2019 at 6:43 pm

      O bdc é que é bom né? Volta pro rebanho

      • Pedro Leal
        Posted Setembro 3, 2019 at 8:07 pm

        Eu nem sou do Sporting, mas agora só por ele não gostar da política do Varandas quer dizer que é apoiante do Bruno de Carvalho?
        Eu até estava a gostar do trabalho que o Varandas estava a fazer no Sporting, mas neste inicio de época tem estragado um pouco a pintura.
        Este mercado do Sporting foi muito mau e só não foi pior pelos acordos que o Sporting fez com o Mendes.
        Isto tudo começou com a venda do Bruno Fernandes que acabou por não se realizar e acabou agora com a compra de 3 extremos no ultimo dia de transferências e o despedimento do treinador.
        Vamos ver como irá correr esta época para o Sporting, mas se fosse sportinguista não tinha grandes expectativas.

  • Ramon Caetano
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:24 pm

    Bem, esta obsessão de Varandas por treinadores carecas não se entende. Depois de Leonel Pontes é quem? O Nuno Graciano aka Tio Careca?

    Fora de brincadeiras, era uma questão de tempo para a era de Keizer chegar ao fim. Percebia-se já uma falta de conexão entre treinador, adeptos e direcção há algum tempo. Varandas teria que tomar esta decisão para não começar também ele a ser altamente questionado.

  • lopez
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:24 pm

    Quique Setien please
    Espero que a noticia de scolari seja fake

  • Bruno_Costa
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:23 pm

    Uma saída esperada. Estava á vista que a equipa não apresentava melhorias, defensivamente era uma anarquia.

    Parece que Leonel Pontes vai ser o substituto, vamos ver se ele tem um “efeito Lage” em termos psicológicos.

  • coach407
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:22 pm

    Já se começa a perceber que Varandas tem gatilho fácil.

    Peseiro estava a ter resultados acima das expetativas na fase mais complicada. Keizer também conquistou 2 títulos e acabou o campeonato a ameaçar o Porto pelo 2° lugar.

    Uns jogos menos bonitos e está a disparar. Não deixa de ser sintomático quando em menos de 1 ano de mandato vai para o 3° treinador quando esta época até foi bem melhor do que se esperava após o caos em que estava o Sporting no final da época passada… Não estou a dizer que seja mau por parte do Varandas. Pode ser um visionário e perceber com muito rigor quando é o pico de cada treinador e quando vai começar a descer de forma irreversível e não espera por esse momento em que é inevitável mandar o treinador embora. Ou então realmente pode ser mau, no sentido de ser mais impulsivo e não dar a oportunidade ao treinador para dar a volta. Afinal de contas, todos os treinadores têm fases menos boas. Por outro lado, passa uma mensagem para o mercado de treinadores que não é a melhor. Qualquer treinador prefere um presidente como Luís Filipe Vieira que abraça um projeto com o treinador e segura-o mesmo nos momentos mais difíceis. Fê-lo com JJ e no final e correu fabulosamente. Fê-lo com Rui Vitória e se calhar mais valia ter sido um “Varandas” e mandar logo embora no início da terceira época dele. As opiniões sobre qual a melhor postura podem divergir, mas o certo é que qualquer treinador prefere um presidente como Luís Filipe Vieira de que um presidente que comece a ganhar fama de ter gatilho fácil até quando as coisas, no geral, correm bem. Não é que no caso do Benfica isso faça qualquer diferença. Acho que é praticamente unânime que qualquer treinador, atualmente, preferia trabalhar no Benfica de que no Sporting, ceteris paribus, portanto, nesse aspeto, é indiferente se o Varandas é um presidente protetor do treinador ou se é o primeiro a lhe dar um pontapé pela porta fora. Talvez o mesmo seja verdade em relação ao FC Porto, mas acredito que se o Varandas continuar assim vai começar a perder treinadores de qualidade para outros clubes, sobretudo se continuar a preferir estrangeiros. Por exemplo, o Keizer teve de rescindir com o clube onde estava, onde ganhava mais, provavelmente, para vir para o Sporting. Se calhar no futuro um treinador vai pensar duas vezes antes de fazer isso se vir que o Varandas despede treinadores com muita facilidade.

    No curto prazo, volto a dizer o mesmo que disse quando foi o despedimento do Peseiro. É insuficiente para despedir um treinador e até uma falta de respeito. Acho que é gerir pessoas como quem troca de camisa e de uma forma friamente resultadista (quando falo em resultados falo em concretizar objetivos, jogar bonito pode ser um objetivo). Não está a cumprir no imediato? Xau. No curto prazo pode resultar, mas não sou fã desta frieza e deste calculismo.

  • O Comendador
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:22 pm

    Quem eu gostava de ver no Sporting: Mourinho ou Bielsa.

    Mourinho, porque …é Mourinho. Mas toda a gente sabe que será impossível.
    Bielsa, porque era um sonho e era um treinador que iria meter os jogadores a correr como nos tempos de JJ.

    Quem eu acho (até apostava dinheiro nisso) que vai ser o sucessor de Keixer: Pedro Caixinha.
    Espero mesmo que seja. É português, competente e merece uma oportunidade num dos grandes.

    De resto, outras opções: Rui Faria (não sei se tem competência para tanto); Raul José (não sei se faz sentido); Sá Pinto (só para chatear o Salvador); Sampaoli (porque é discípulo de Bielsa e eu quero o Sporting a jogar à bola metade dos jogos com 3 centrais); e Apulo Bento (só porque eu achei que devia terminar o meu comentário com uma piada para animar o pessoal).

    SL

    PS: que palhaçada despedir o treinador no dia após o fecho do mercado. Enfim, bem vindos ao Sporting 2019/2020…

  • masterDC
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:17 pm

    Foi o melhor para o Sporting neste momento. Não estávamos a jogar bem, a pré-época já tinha dado sinais que esta época não iria correr bem e os resultados estavam à vista. Se continuasse a situação iria certamente piorar, a saída era mesmo inevitável. Chegou ao futebol português tendo como missão apostar gradualmente na formação e num futebol diferente e vistoso, tendo como base a escola holandesa onde poderia trazer frutos. Mas isso não se verificou e tirando os troféus ganhos que foram bastante importantes e uma fase inicial goleadora mas que ao mesmo tempo se revelava preocupante com o número de golos sofridos, o processo defensivo não melhorou e ofensivamente era fé no Bruno.

    Agradeço os 2 títulos que conquistou o ano passado. De positivo na sua passagem destaca-se o facto de Wendel ter sido aposta e ter rendido com Keizer e também para a excelente época de Bruno Fernandes.

    Isto foi a primeira derrota de Varandas que tinha elegido o Keizer para o seu projeto. Neste mercado também ficou demonstrado que o planeamento da época não foi bem pensado. As propostas de Raphinha e Thierry foram irrecusáveis e como tal bem vendidas mas o facto de não se ter contratado um substituto de Bas Dost e os empréstimos de última hora de 3 jogadores que não vêm propriamente com boas indicações faz com que pareça que agora se iniciará uma nova espécie de pré-época com novos elementos e novo treinador.

  • fabinho18
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:17 pm

    Acho que o próximo treinador vai ser o Leonel pontes

  • Rodas Dos Bosques
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:16 pm

    Treinador português atualmente desempregado, vem logo à cabeça “Mourinho”..

    Agora a sério, será preciso escolher muito bem e não trazer mais um flop

    • J Silver
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:10 pm

      O Mourinho não, porque quando o Benfica ganhou ao Sporting há 19 anos ele “fez assim” para os adeptos.

      • NCM
        Posted Setembro 3, 2019 at 5:13 pm

        Esse comentário é para rir? Como é óbvio nem devem tentar o Mourinho pq sabem ser impossível. Ele rejeitou clubes que não tinham os objectivos desportivos que ele pretende (luta por títulos) e recusou clubes que ofereciam vencimentos absurdos, e viria para o 3 maior clube português?
        Claro que não. Agora dizer que não desejavam o Mourinho por algo que aconteceu em 2002 é ridículo e mostra que muitas vezes são os adeptos os maiores “inimigos” dos clubes. Sem esquecer que esse disparate foi um dos maiores da história do clube considerando o que o Mourinho fez no Porto e no futebol internacional depois. Cumprimentos. –

      • NCM
        Posted Setembro 3, 2019 at 5:07 pm

        Esse comentário é para rir? Como é óbvio nem devem tentar o Mourinho pq sabem ser impossível. Ele rejeitou clubes que não tinham os objectivos desportivos que ele pretende (luta por títulos) e recusou clubes que ofereciam vencimentos absurdos, e viria para o 3 maior clube português?
        Claro que não. Agora dizer que não desejavam o Mourinho por algo que aconteceu em 2002 é ridículo e mostra que muitas vezes são os adeptos os maiores “inimigos” dos clubes. Sem esquecer que esse disparate foi um dos maiores da história do clube considerando o que o Mourinho fez no Porto e no futebol internacional depois. Cumprimentos.

  • Farinheira
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:15 pm

    Frederico Varandas tem o lll nível de curso de treinador…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:14 pm

    Keizer é um bom exemplo de um treinador morto na imprensa. Portugal lida muito mal com os estrangeiros e o holandês foi criticado ainda antes de ser anunciado como técnico do Sporting. Ganhou 2 títulos, mas isso não interessa para nada. Nunca interessou. Varandas foi segurando, mas também já se percebia que era uma solução a prazo. Não ia resistir muito mais. A partir do momento que chegou a essa conclusão agiu no mercado. A saída de Matheus foi um sinal, Dost outro e tudo culminou em Diaby e Raphinha. Percebo Keizer ficar chateado por não ser tido nem achado, mas também entendo o lado do clube que tem de fazer dinheiro e vendeu bem.

    Por outro lado, não sou o maior fã de Keizer, mas também não vejo alguém à altura para mudar muito os destinos do clube a curto prazo. Deduzo que um estrangeiro não seja hipótese e os melhores treinadores portugueses não são opção por diversos motivos. Restará Leonel Pontes, Silas e pouco mais. Prevejo uma época complicada, pois será mais um ano com um treinador que não fez pré-época e que não escolheu o plantel.

    • Badman1993
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:34 pm

      Silas ainda esta muito verde, Ivo Viera seria uma opcao nuito melhor, mas sinceramente espero que o Leonel Pontes agarre o lugar .

  • Kacal
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:13 pm

    É aceitável já que foi incapaz de potenciar muitos elementos, foram raros. O futebol deu um ar da sua graça quando chegou, mas depois foi estagnando e não foi capaz de melhora-lo e teve sempre falhas no momento defensivo e os resultados também não foram os melhores tirando a conquista das Taças que mesmo aí não foram propriamente convincentes. O tempo foi passando e a evolução não foi significativa. É preciso agitar novamente as coisas e o Sporting tem plantel para bem mais, mas precisam de pensar, analisar e escolher bem o próximo treinador. Têm que acertar!

    • M'difh
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:03 pm

      Como é que queres que um treinador evolua o seu sistema de jogo se nem jogadores para isso tinha. Não fez pré-época quando chegou, agora que fez a pré venderam os melhores jogadores sem pedirem opinião de quem os treina. O cúmulo foi terem vendido o único DD disponível no plantel. Tenho a certeza que foi Keizer a bater com a porta e não a rescisão amigável como dizem.

      Cumprimentos

  • Pulga
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:11 pm

    O Keizer sempre pareceu ser um “boneco”, nunca tendo tido liberdade para criar uma equipa à sua maneira.

    A forma como de um dia para o outro a forma de jogar da equipa mudou radicalmente, a juntar ao discurso que aponta para um lado e o futebol praticado para outro e os jogadores contratados que cada vez mais se vão distanciando das ideias do Holandês dão a ideia que esta equipa era mais de Varandas do que de Keizer.

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:09 pm

    Está saída acaba por ser normal uma vez que a equipa não estava a produzir um bom futebol, teve maus resultados e Keizer viu sair Bas Dost e não chegou ninguém para o seu lugar portanto tanto a direção como o treinador tinham motivos para não querer continuar a época em conjunto.
    O problema agora é arranjar alguém competente para o lugar do holandês uma vez que fechou o mercado e o próximo treinador vai herdar uma equipa construída pela direção e que tem algumas lacunas desde logo a posição de PL.
    Vamos ver como Varandas vai gerir a situação e se vai conseguir um treinador ainda neste período das seleções.
    Se eu fosse presidente do Sporting apostava em Ivo Vieira caso este tivesse interesse no cargo.

    Saudações DesPortistas!

  • LevonAronian
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:07 pm

    Este é o perigo de ganhar títulos mesmo quando o futebol não convence.
    Não sei se Keizer teria continuado sem ganhar as Taças, mas ganhando-os quase que “obrigou” a direção a mantê-lo (aconteceu o mesmo com Di Matteo por ter ganho uma Champions com a maior sorte do mundo, e o resultado foi o mesmo), e agora sai já com a época em andamento e com um plantel não feito por ele.

    • LevonAronian
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:33 pm

      Acrescentar que qualquer treinador no Sporting vai ter dificuldades se a direção não disser de forma clara que não são candidatos ao título, pois vão sendo lentamente queimados a cada pergunta sobre a luta pelo título a cada jogo que não ganhem, quando não têm condições para lutar pelo mesmo numa época normal tendo em conta o plantel que têm comparadao com os rivais

  • JoaoMiguel96
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:07 pm

    Esperado, acho eu. A equipa só jogou bom futebol por um curto espaço de tempo, nunca mostrou evolução defensiva e ofensivamente regrediu brutalmente desde o ano passado.

    Este ano começou ainda pior. Teve um pré época para enraizar as suas ideias e nada, zero. Pré época aterradora, muitas debilidades e pouca capacidade de reação.

    Por outro lado, também tem a desculpa de ver metade da equipa vendida nos últimos dias de mercado.

    Espero que lhe corra tudo para o futuro.

    Agora, vamos ver quem é que vem para o clube. Leonel Pontes deve assumir por agora, mas Setien seria a minha opção número 1.

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:12 pm

      Setien? Já não deu para ver que os treinadores estrangeiros não vingam em Portugal?

      Então os espanhóis nem se fala.

      • JoaoMiguel96
        Posted Setembro 3, 2019 at 3:15 pm

        O Chomate já explicou o que eu ia dizer.

      • Chomate
        Posted Setembro 3, 2019 at 2:20 pm

        Não , amigo. Treinadores sem qualidade não vingam em Portugal. Por isso é que Lopetegui e Keizer, nos últimos anos não vingaram. Porque não tem qualidade.
        Setien tem qualidade, por isso poderia resultar. Porém acho impossível que venha para o Sporting.

        • Xyeh
          Posted Setembro 3, 2019 at 3:22 pm

          O Lopetegui está em 3º lugar na liga espanhola, eu continuo a achar que tem boas ideias de jogo mas é teimoso, se ganhar um pouco de humildade poderá vir a ser bom treinador, gosto que aposte em jovens e que goste de jogadores com boa técnica (talvez esteja tão farto do SC que até já moldei a opinião sobre o Lopetegui).

        • David Gomes
          Posted Setembro 3, 2019 at 3:07 pm

          Ora bem Chomate. Não é uma questão de nacionalidade. É uma questão de qualidade. Keizer tem 50 anos e andou sempre por escalões secundários, esteve na Arábia uns meses e caiu de pára quedas no Sporting.

        • Amigos e bola
          Posted Setembro 3, 2019 at 2:24 pm

          O Quique Flores era o Setien de Espanha, na altura. Foi o que foi.

  • Joao Peixoto
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:04 pm

    Havia um user que dizia que ele tinha tudo para deixar um legado e mudar o paradigma do futebol português como o Wenger fez em Inglaterra, que tiro ao lado.

  • Fabio Mendes
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:03 pm

    Entra José Mourinho :-D

  • Sosa
    Posted Setembro 3, 2019 at 2:01 pm

    Como pessoa, não consigo apontar defeitos ao Mister Keizer, mas a verdade é que tirando as taças que foram ganhas, ficou muito aquém do pretendido. Não falo apenas de resultados, o mais penoso acabam por ser as exibições.
    Chamem-me louco mas não vejo o Sporting com um plantel fraco: reconheço qualidades em praticamente para serem bem melhores do que realmente aparentam ser.
    Segundo consta, Leonel Pontes será o seu sucessor e a esperança que seja uma surpresa tal como foi Bruno Lage, está muito presente na minha cabeça: Conhecedor das nossas camadas jovens que finalmente parecem estar a dar frutos e que seja (mais uma vez, como tem sido recorrente no Sporting nos ultimos 15 anos, para ser simpático) o inicio do trabalho sem pressões.

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:09 pm

      Ele esteve cá quase 1 ano e nem português sabia falar.

      • Tim Cahill
        Posted Setembro 3, 2019 at 2:23 pm

        O senhor alguma vez esteve imigrado? é que eu estou e nao é nada fácil aprender uma língua, especialmente depois dos 25/30. Eu estou ha 5 anos em Bruxelas e se me disserem para dar uma conferencia de imprensa em francês, digo que nao. E olhe que francês para português é bem diferente de holandês para português.

        • Amigos e bola
          Posted Setembro 3, 2019 at 2:59 pm

          2 coisas:

          – Imigrado nunca estive porque é impossível eu emigrar para o meu próprio país. Portanto, o termo correto seria “emigrado”.

          – em segundo lugar, desprestigias-te a ti próprio ao dizeres que estás há 5 anos na Bélgica e não conseguias dar uma conferência em francês.
          O Samaris está cá há menos tempo e fala tão bem português como eu e tu.
          Neste sentido, se o Samaris consegue porque não tentas tu também?

          • Tim Cahill
            Posted Setembro 3, 2019 at 5:10 pm

            Ora bem quantas línguas é que falas? So para termos a noção das coisas.
            Eu falo inglês no trabalho, frances no supermercado, português com a família… ate espanhol com alguns amigos, por isso acho que todo esse julgamento é escusado. Agora falar em publico e bem diferente!

            Ja agora, podemos concordar que o Samaris é a excepção e nao a regra? Alem de que trabalhar full time e as vezes mais, e ter 2 treinos por dia sao coisas diferentes em termos de tempo.

          • Pedro Almeida
            Posted Setembro 3, 2019 at 4:20 pm

            Mas ele é obrigado a aprender português para treinar o Sporting ou é só por uma questão de ficar bem perante os adeptos?
            Samaris aprendeu português porque andava a ser treinado por JJ que mal sabe falar a nossa língua e via-se que em muitos jogos que não entendia as suas instruções. Aprendeu e teve uma segunda metade de época de bom nível.
            Para além de que o Sporting até tem poucos portugueses no plantel.

  • Louco de Lisboa
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:59 pm

    Lembro-me de, quando Keizer entrou, um utilizador do VM (Sportinguista, deduzo) manifestou a sua satisfação com as jornadas iniciais de Keizer dizendo que era, até, superior a Pep Guardiola. Talvez tenha sido o comentário mais engraçado que alguma vez aqui li (e isso, meus caros, é dizer muito).

    Agora falando a sério, é extremamente ingrato para Keizer esta saída. Venceu 2 troféus a época passada (o Sporting foi a única equipa portuguesa a ganhar mais do que um título – se não contarmos com a supertaça ganha já esta época pelo Benfica), e o futebol praticado pelo Sporting não era horrível (já vi muito pior).

    Aliando isto a uma personalidade pacífica e ponderada que sempre demonstrou perante a comunicação social, fico, verdadeiramente, triste por Keizer abandonar o Sporting, pois treinadores como estes fazem falta no futebol português.

    Para Varandas, é um pouco chato este desfecho, uma vez que o treinador foi claramente escolhido a dedo pelo presidente – a aposta, talvez pelo prematuro despedimento que agora se verifica, acaba por ser frustrada.

    Gostava de ver Rui Vitória assumir o Sporting, aí sim, seria uma festa.

    • J Silver
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:05 pm

      Rui Vitória no Sporting era a pedra final no túmulo do meu interesse por futebol. Sendo Sportinguista, senti em vários momentos verdadeira pena pelos benfiquistas ao terem um treinador tão… banana. Como já vimos noutra notícia aqui no VM, se ele tivesse continuado tanto Ferro como Félix arriscavam-se a ser despachados.

  • David Gomes
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:59 pm

    É a melhor solução. O grande problema é que neste momento é impossível ter sucesso no Sporting sem ter uma liderança forte. Veja – se o caso do Jesus, ou é como ele quer ou não é, e os resultados estão à vista. O Keizer chega e é um regabofe, vai buscar um adjunto à Arábia, vai buscar um analista ao críquet, acho eu aquele iraniano, etc etc, não tem uma equipa técnica que o conheça e saiba desde o primeiro minuto como ele trabalha. É difícil ter sucesso assim.
    Já para não falar no facto de que ele chegou e o processo defensivo era mau mas havia um processo ofensivo, que mesmo não sendo fantástico, resultava até pelo número de jogadores que chegavam ao último terço e todo o elan que se gerava de estar ali num ataque contínuo. Percebia – se que havia aquela mentalidade “eu não me importo de sofrer 4 se marcar 5”, e aí mesmo o bas Dost apresentou excelentes números nos primeiros jogos. Depois abdicou completamente da sua ideia de jogo atacante, não melhorou o processo defensivo e chegámos a isto. E neste momento mesmo que ele quisesse voltar a essa filosofia já não era assim tão fácil, já não era fácil ter os jogadores com ele e tudo.

  • hferreira
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:59 pm

     Apesar de achar que o Keizer estava a demonstrar capacidade abaixo das expectativas (o ano passado nao fez pre-epoca, ganhou dois titulos e a equipa jogou bom futebol durante certos periodos), pensei que ficasse ate final da epoca, ate para o Varandas demonstrar que a sua palavra conta e acredita no longo-prazo, mas como outros—nao aguentou a pressao.

    Para os adeptos, muitos vao estar contente e como é habito no Sporting outro treinador vira, muitos iluminados e craques do Championship Manager vao dizer que podia ter-se feito melhor escolha e o Varandas vai rezar para o Leonel Pontes seja um Lage…

    Enfim, muitos vao ficar contentes com esta mudança, eu acho que sai precoce e acredito que tinha mais para dar, mesmo com o conhecimento que o inicio de epoca estava aquem do esperado (mas eu espero um 3 lugar, dado a diferença para Porto e Benfica desde ha muitos anos…)

  • Ss
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:58 pm

    pah, tudo depende de quem entrar. Não era adepto deste treinador, mas vamos vêr que vem agora…

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:58 pm

    Desde o jogo com o Tondela em Janeiro (derrota por 2-1) que percebi que era um treinador fraco. Equipa a repetir erros de jogo para jogo e a ausência de um modelo de jogo tornaram esta decisão inevitável.

    A partir daqui, 3 pontos a discutir:

    1° Ponto: Espero que Leonel Pontes seja apenas e só um treinador interino visto que o seu perfil é de apenas e só treinador de formação. Não tem capacidade para treinar o Sporting e no longo prazo seria mais um para despachar. Além disso, tem feito um excelente trabalho nos sub-23 e por lá se deve manter. Leonel para fazer a Ponte apenas e só isso.

    2° Ponto: Após a saída de Keizer, o presidente fica sob pressão porque foi o seu primeiro treinador a cair. Caso a próxima escolha não se revele acertada e ponderada, vai ver o seu mandato chegar ao fim rapidamente. Tenho poucas dúvidas disso. Um mercado polémico a juntar a mais uma escolha errada para o comando técnico tornaria insustentável a sua continuidade.

    3°Ponto: Espero que o próximo técnico seja Português. Estou farto destas experiências com estrangeiros que conhecem zero do nosso campeonato. De uma coisa não podemos criticar BdC, sempre escolheu ótimos técnicos (Jardim, JJ e Marco Silva) e Varandas não tem demonstrado perceber mais de futebol do que o ex-presidente o que não deixa de ser surpreendente uma vez que dizia que o futebol era fácil fácil.

    • hferreira
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:02 pm

      Concordo com os teus tres pontos.
      Apesar de realçar que tambem o Marco Silva, JJ e Jardim mostraram futebol a certos momentos tao fraco ou pior que o Keizer (e vice-versa)… tambem eles tiveram criticas a torto e direito…

      • mcthespecialone
        Posted Setembro 3, 2019 at 2:22 pm

        Verdade mas Keizer peca acima de tudo pelo conteúdo quase nulo do seu discurso e pela ausência de um processo visível. Com qualquer desses 3, estes 2 aspetos estavam salvaguardados. Havia sumo nas conferências de imprensa e as equipas apesar de algumas exibições mais abaixo do esperado demonstrava organização e havia alguma evolução. Com Keizer, a equipa estagnou completamente e até regrediu em algumas situações.

  • Chomate
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:58 pm

    Fantástico. Já ando a avisar que o Keizer é medíocre desde Fevereiro. Com ele, o Sporting sempre foi muito inseguro a defender, nas bolas paradas e nunca conseguiu controlar o jogo com bola. Se nos primeiros 2/3 meses, ainda se podia compreender, depois disso já não. O futebol não melhorou, aliás só piorou, tendo sido os primeiros 5/6 jogos os melhores da era Keizer.
    E a desculpa da falta de qualidade de plantel não cola. O Sporting continua a ter o terceiro melhor plantel do campeonato, e por isso, deveria conseguir controlar e ganhar jogos em casa contra o Rio Ave, em vez de defender no seu meio campo, depois de ganhar vantagem, como aconteceu no sábado.
    Agora vem, Lionel Pontes, que tem feito um excelente trabalho nos sub23, mas que como treinador a nível sénior, só tem acumulado falhanços. Espero que seja provisório.

  • Jonas SCP
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:57 pm

    Não percebo o Sporting mais um ano zero fez um plantel de acordo com o treinador agora vem um novo vai dar uns retoques e começar de novo na próxima época isto é um círculo vicioso mas enfim… Das opções que estão a ser apontadas ninguém me encher as medidas. Karanka, Capucho o Leonel são tudo mas ideias

  • Leonidas
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:57 pm

    Entre 09.10 e 12.13 não tivemos um único treinador a fazer uma época completa. Agora já vamos em duas épocas seguidas. Acho que com muita dedicação e qualidade vamos bater esse recorde.

    Mas esta saída é uma derrota em toda a linha de Varandas. É óbvio que Keizer não era solução, mas aqui Varandas tem de ser duramente criticado porque foi ele que despediu Peseiro e trazer Keizer foi decisão pessoal dele.

  • Dca
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:57 pm

    Primeira derrota de Varandas.
    Nunca se percebeu esta escolha, “armou-se” em trazer alguém diferente, em vez de trazer alguém que trouxesse experiência e consequentes resultados. Só podia correr mal e correu.
    No entanto, o timing de saída parece-me o ideal.
    Há duás semanas para trabalhar o plantel, há poucos internacionais e muitos atletas do plantel “base”. Fala-se em Leonel Pontes que acho terrível, mas veremos.

    • Mike-UK
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:04 pm

      Correu mal?
      Em que medida?

      • Dca
        Posted Setembro 3, 2019 at 2:14 pm

        Em que medida? Então é despedido ao fim de 10 meses, é correr bem?
        Na teoria esta seria a época da estabilidade e do futuro treinador, ou seja, entrava a meio da época passada, percebia as cosias, definia a pré época e atacava bem esta época.
        Está a acontecer?
        É óbvio que correu mal, caso contrário não saia.

        • Mike-UK
          Posted Setembro 3, 2019 at 2:19 pm

          O homem ganhou dois trofeus, pago a 25% do que ganhava o seu antecessor, e conquistou o mesmo numero de trofeus em 30% do tempo.
          Nao correu mal.

          • Il Codino Divino
            Posted Setembro 3, 2019 at 2:32 pm

            Então deviam manter, é isso?

            • Mike-UK
              Posted Setembro 3, 2019 at 4:00 pm

              Só estou a tentar perceber a lógica nesta sentença que dita que as coisas correram mal.
              Esta lógica “Alemanha nos 1930’s” em que os humanos ou são dignos, ou não são dignos, inquieta-me um bocado, são coisas minhas e admito que por vezes terraplanar a zona de ataque seja a melhor solução.

              Keizer era o novo Mourinho? Não, nem de perto, e isso era conlusão para se chegar logo na primeira conferência de imprensa em que as frases eram proferidas com a secura e rapidez de uma pressão de ar.
              Keizer é o Peseiro holandês? Não, e demonstrou-o com os resultados que apresentou no seu primeiro mês, com o que fez de Wendel e com o que extraiu de Fernandes.
              Sai ao fim de 10 meses, incompatibilizado com o contexto do clube, e quase tantos titulos como Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus juntos, tendo um plantel manifestamente inferior.
              Correu mal?

              • Il Codino Divino
                Posted Setembro 3, 2019 at 8:59 pm

                A minha pergunta não tinha qualquer julgamento. Queria mesmo perceber qual era a tua opinião.

                Eu não costumo acompanhar os jogos do Sporting, mas pelos comentários que vou vendo por aqui – com as devidas distâncias – parece-me um caso semelhante ao da selecção. Acho que ninguém gosta da maneira como a nossa selecção joga, mas a verdade é que o Fernando Santos foi o único que nos deu duas taças. Mesmo assim todos nos queixamos. É melhor jogar como em 2000 e não ganhar nada ou como 2016 e vencer?

    • Seoni
      Posted Setembro 3, 2019 at 1:59 pm

      Não sei se com 2 títulos se pode dizer, tão claramente, que correu mal..

      • DM
        Posted Setembro 3, 2019 at 7:27 pm

        As taças não são salvação, que o diga o Keizer. Contratar um treinador por 3 anos e despedi-lo antes de completar o primeiro é sempre uma aposta falhada

      • Dca
        Posted Setembro 3, 2019 at 2:13 pm

        Então despedir um treinador nem ao fim de um ano não é correr mal? É o quê?

  • Chico
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:56 pm

    Tive que confirmar se hoje era dia 1 de Abril. Ridículo.

    • Seoni
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:01 pm

      Concordo, Keizer é ridículo, que treinador limitado. Claro que rivais ou apoiantes de BdC neste momento seja um supra sumo o Keizer. Para além de que Keizer tb queria sair.

  • MV
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:55 pm

    Estou à espera do Pormenor Táctico e a sua teoria do Keizer ser um dos melhores treinadores do mundo…

    • MiguelF
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:25 pm

      Ahah acho que quem já leu comentários da “personagem” está à espera do comentário, que não irá acontecer.

      Eu gostava de ver mais um Pormenor Táctico de génio mas aposto que vão acabar.

      De relembrar que esse user já teve uma conta com outro nome (acho que era LeãodoSul ou algo do género) em que defendia com unhas e dentes o José Peseiro.

      O próximo passo será o desaparecimento de “Pormenores Tácticos” e a chegada de um novo nome que irá defender o próximo treinador como se fosse um Guardiola ou um Klopp.

      Saudações Desportistas

    • MV
      Posted Setembro 3, 2019 at 3:00 pm

      Ahah muito bom amigos… Apenas um dos inúmeros devaneios desse grande ícone do nosso Blog

    • Pésquerdo
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:30 pm

      Pep Guardiola de Utrecht

    • Chico
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:13 pm

      Que saudades de ouvir que Keizer é superior a Guardiola e Klopp e que o Lage é medíocre.

    • Miguel Carvalho
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:01 pm

      Hahaha mesmo eu também.

  • Roy_KK
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:55 pm

    Keizer só enganou quem quis ser enganado.
    Agora, Leonel Pontes? Deve ser para rir. Podemos já dizer à 4a jornada que é uma época perdida.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:55 pm

    Treinador limitadíssimo.

    Aliás, é mais um treinador estrangeiro a fracassar na nossa Liga. Qual foi o último treinador estrangeiro a triunfar em Portugal? Co Adriaanse?

    • J Silver
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:59 pm

      Koeman e Camacho deixaram boa impressão na minha opinião. Já Trapattoni, apesar de ter ganho o campeonato, fê-lo mais porque os outros dois o perderam.

      • Gil Rodrigues
        Posted Setembro 3, 2019 at 4:06 pm

        o campeonato do trapatoni foi o mais triste que vivi… nem comemorei tal era a mediocridade reinante.

    • Jonas SCP
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:07 pm

      O co Adriaanse sempre achei um grande treinador os métodos dele que acompanhei de perto eram grande inovação naquela época a mecânica daquele 3-4-3 que se montava e desmontava tão bem o trinco a vir fechar a central a saída de bola em que mete no central e ele joga longo para um dos alas. Só achei que os jogadores e a direção não o apoiaram…

      • Xyeh
        Posted Setembro 3, 2019 at 3:31 pm

        O Adriaanse trouxe métodos que ainda hoje são usados no Porto e Benfica, e salvo erro um dos elementos da sua equipa técnica está no Liverpool e é mão direita do Klop. No Porto teve o azar da Champions e do 3-4-3 ser estranho para caraças numa equipa com o ADN do Porto

  • JcPearl
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:55 pm

    Leonel Pontes. Não vale a pena ir buscar mais Keizers ou inventar. Já chegou o mercado de transferências. Preferível alguém que conheça os cantos à casa
    SL

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:54 pm

    Onde está o user “pormenor táctico” que dizia que o Keizer era o melhor do mundo e que começando e fazendo a pré-época iria ganhar o campeonato fácil??
    Quando não se percebe nada disto mais vale ficar calado porque depois caímos no ridiculo..
    Keizer sempre mostrou que era medíocre, os primeiros jogos foram muito bonitos, mas quando se percebeu a maneira de jogar foi demaisado fácil anular o Sporting, e este treinador só ficou tanto tempo devido a B.Fernandes, que levou o clube às costas, senão nem a época tinha terminado à frente da equipa

    • Gunnerz
      Posted Setembro 3, 2019 at 5:35 pm

      A sério q não percebeste ainda q esse user é para armar barulho e chamar à atenção?

    • J Silver
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:58 pm

      O “pormenor táctico” aka “leaodosul” aka outro nome que não me lembro há-de aparecer aí outra vez, está descansado. O próximo melhor treinador do mundo podia agora ser o Silas ou o Ivo Vieira.

  • Marik
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:53 pm

    Se for substituído pelo Leonel Pontes é muito estranho…

  • magISCO22
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:52 pm

    O que mais incomoda é a falta de processo, Keizer teve impacto inicial mas tirando isso a equipa produziu sempre pouco, falta de ideias e de processos. Mesmo na pre-epoca nada de novo se viu. E quando diz que é difícil compatibilizar Bruno Fernandes e Vietto que são jogadores bastante evoluídos, diz bem das dificuldades que estava a passar.

  • Greenman
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:52 pm

    Apesar de não terr um plantel bem estruturado, este Sporting tem muito mais qualidade (e banco) do que os plantéis dos anos anteriores. Faltava de facto um treinador a sério, que conhecesse bem o futebol português e que soubesse o significado de ‘substituições’.
    Agradeço ao Keizer as duas taças mas estava mais do que na hora.

    • Chico
      Posted Setembro 3, 2019 at 2:14 pm

      A equipa tem um único 9 e é o Luiz Phellype. É complicado de dizer que é melhor do que qualquer plantel que seja.

      • opiniaodeadepto
        Posted Setembro 3, 2019 at 6:42 pm

        Dizer não é complicado, até é fácil!
        Mas é evidente que todos os plantéis que o JJ teve á disposição eram bem melhores … Só que agora percebe-se que o Sporting andou a viver acima das suas possibilidades.

  • Tim Cahill
    Posted Setembro 3, 2019 at 1:51 pm

    Eu nao acho particularmente maus os movimentos do mercado ou esta dispensa do treinador. So acho estranho que o Varandas vinha com um projecto para o futuro e com um plano definido para esta época, e agora parece que foi tudo feito um bocadinho a pressa. Vamos como sai o Sporting desta fase…

Deixa um comentário