Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Marco Silva sucede a Leonardo Jardim

Excelente escolha. A incógnita é perceber como irá lidar com a dupla pressão, pois em termos técnicos e tácticos até é um upgrade em relação a Jardim, e se terá a “matéria-prima” para acabar com o jejum (os leões não vencem um troféu desde 2008).
Como era esperado, Marco Silva vai ser hoje apresentado como novo treinador do Sporting. Após três temporadas históricas no Estoril, MS comprometeu-se com os leões para as próximas 4 épocas. VM – Depois do que aconteceu com Fonseca as dúvidas sobre a capacidade de jovens técnicos conseguirem ter o mesmo sucesso num “grande” que tiveram num emblema com menos dimensão aumentaram, mas Marco Silva está já noutro nível. Provou na última época, num cenário complicado (saída de elementos importantes, calendário “pesado”, e mais expectativas) que o que fez em 2012-13 não foi obra do acaso. E por outro lado, o futebol apresentado demonstra que a qualidade técnica e táctica está lá. Aliás, acaba por apresentar um modelo de futebol que é cada vez mais moda, um pouco como acontece com o Dortmund de Klopp, o Benfica de Jesus, ou o Real de Ancelotti. E nesse aspecto, a qualidade do futebol leonino tem tudo para aumentar (também não é complicado). A dúvida é perceber como irá lidar com a pressão de treinar um “grande” (é tudo diferente) e igualmente com a pressão que lhe foi colocada por Bruno de Carvalho, MS ao contrário do que aconteceu com Jardim entra em Alvalade logo com o peso de ter de ganhar títulos. Posto isto, destacar a excelente escolha do Sporting: dificilmente, pelo menos no campo teórico, outro treinador se enquadrava melhor na política dos leões (alguém jovem, ambicioso, que já demonstrou fazer muito com pouco, e que por gozar de uma boa imagem permite que a substituição de Jardim não desanime os sócios, até pelo contrário). E frisar que no futebol, apesar de equipas como o Atlético, Dortmund, Montpellier terem provado o contrário, não há muitos milagres. E se os leões querem acabar com o jejum era essencial manter a base, e essa base neste momento é Patrício, Dier (jogador com mais potencial do Sporting), Rojo (“patrão” da defesa), William, Adrien e Carrillo (apesar das críticas foi o elemento com mais assistências e nas transições rápidas de Marco Silva tem tudo para se destacar), e reforçar o plantel com 4 ou 5 titulares (neste âmbito três notas: Oliveira e Slavchev aumentam a qualidade do elenco mas ainda não são os jogadores para fazer a diferença que o Sporting precisa; o Estoril tem elementos interessantes, mas à excepção de Sebá, nenhum parece ter condições para ingressar nos leões, por outro lado somos totalmente conta a esta ideia dos técnicos trazerem determinados elementos consigo, quase sempre corre mal, um bom exemplo é o de Carlos Manuel, uma espécie de Marco Silva dos anos 90, quando contratou alguns jogadores ao Salgueiros; por último, com MS é natural que o clube leonino privilegie a contratação de uma espécie de Nº10, dois extremos, e mesmo um avançado do género de Luís Leal, alguém mais explosivo completamente diferente de Slimani ou Montero).

0 Comentários

  • Trust3r
    Posted Maio 21, 2014 at 11:52 am

    Não sei se O VM é bruxo (às vezes parece), mas afirmar que é um upgrade em termos técnicos e tácticos a LJ… arriscado.

    • Jonas
      Posted Maio 21, 2014 at 12:07 pm

      Por amor de deus Marco, trás o SEBÁ CONTIGO!!! É tudo o que peço =D

    • JTL
      Posted Maio 21, 2014 at 12:29 pm

      Vamos ver se não acusa a pressão afinal o SCP não é o estoril e ao fim de 2 derrotas temos alvalade com lenços tanto para o marco como para o bruno, agora comparar um treinador que no braga, beira-mar, olympiakos, e scp faz boas epocas com um treinador que faz duas epocas no mesmo clube, clube esse que assina um acordo importante com um fundo, e dizer que todo o merito do estoril é do Marco é populismo, de certo que o ano passado não era melhor que Paulo Fonseca, e de certo que este ano não é melhor que lj, acho que ainda tem de provar que é melhor e demonstrar o que sabe, agora dizer que é um upgrade quando lj deve ser top 3 treinadores nacionais, desculpem mas é uma falacia.

    • rui
      Posted Maio 21, 2014 at 12:31 pm

      é só chegar e trazer o jogador. por acaso o sebá é um imovel que esta no nome de marco silva ? ele até o pode querer, mas se o estoril pedir 5M é de comprar na mesma ?

    • Jonas
      Posted Maio 21, 2014 at 1:08 pm

      Óbvio que não!! para bom entendedor meia palavra basta.. Eu sou um profundo admirador do jogador e com as relações que o Marco criou com alguns jogadores enquanto esteve no Estoril o jogador poderia mostrar vontade de voltar a trabalhar com o Marco num outro contexto e sendo o Sporting um clube apetecível neste momento e considerando a dimensão do Estoril (nem o melhor jogador da época passada custou mais que 2 milhões por isso não me parece de todo plausível esse valor de 5M que referiu!!) acredito que seria uma contratação acessível para o Sporting neste momento!!

      SEBÁ NO SPORTING!!! JÁ

    • Road Master
      Posted Maio 21, 2014 at 1:47 pm

      JTL, lenços brancos para o Bruno de Carvalho?

      Vê-se mesmo que não podes ser do Sporting, os Sportinguistas sabem reconhecer trabalho, as pessoas que vão assiduamente ao estádio já estavam com o Bruno há três anos atrás, infelizmente os "velhos de Alvalade" com a sua quota absurda de votos conseguiram colocar o Godinho Lopes na presidência. Felizmente o sistema de votação já foi renovado, e enquanto o Bruno Carvalho estiver a fazer este trabalho sensacional (quer a nível da reestruturação financeira quer da própria dinâmica do clube) os adeptos não o vão abandonar por alguns resultados desportivos menos conseguidos. O Leonardo foi uma aposta arriscada do presidente e felizmente resultou já esta aposta no Marco Silva é uma aposta que mais de 95% da critica nacional acha a mais acertada logo se não correr da melhor maneira, o Bruno de Carvalho não pode ser posto em causa já que na teoria era sem dúvida alguma a melhor opção, o problema é que o futebol não é uma ciência exacta. O Bruno de Carvalho já fez mais pelo Sporting em 1 ano e meio que os últimos 5 presidentes.

    • Tiago Beça
      Posted Maio 21, 2014 at 2:27 pm

      O Marco Silva tem muito mais capacidade para organizar uma equipa ofensivamente que Jardim.

      Jardim é bom a montar uma equipa defensivamente, daí a 'explosão' de William (os sistemas de Jardim tem sempre um 6 puro) e as boas épocas de jogadores medianos como Cédric e Mauricio , quando temos alguém que sabe do assunto para nos ajudar e que sabe explicar como se deve fazer, é tudo mais fácil.
      Mas a nível ofensivo a conversa é outra. Queimou o André Martins que andou uma temporada a fazer uma posição que não é sua, foi incapaz de tirar partido do elemento com maior capacidade técnica da equipa (Carrillo) e não fosse o facto de ter um verdadeiro monstro no jogo aéreo como Slimani na frente, com a descida de produção de Montero, o caso tinha estado muito mal parado.

      Eu acredito que Carrillo e Heldon irão melhorar bastante nas mãos de Marco Silva.

    • Tiago
      Posted Maio 21, 2014 at 2:44 pm

      entre Sebá e Bebe, que são dois jogadores na mesma linha, prefiro o segundo. até porque será mais barato na compra. já no salário tenho dúvidas.

    • luis bcn
      Posted Maio 21, 2014 at 4:11 pm

      O sebá quando eu disse que era o melhor jogador da equipa b (do fcp) e que era melhor que o varela gozaram comigo…nao o acompanhei esta temporada mas ele prometia muito…

  • Anónimo
    Posted Maio 21, 2014 at 11:53 am

    Acho de facto a escolha mais acertada , e não sei até que ponto o sporting irá ficar a ganhar com este escolha .
    Só espero que não acuse a pressão , e posso colocar todo o seu conhecimento em práctica .
    Alexandre
    SL

  • Filipe
    Posted Maio 21, 2014 at 11:56 am

    Vamos Marco Silva! Quero ver agora o que dizem os comentadores a dizer que ele tinha
    pré-acordo com o Benfica e só poderia ser apresentado em Junho se o Benfica não o quisesse.
    As fontes seguras as vezes são inseguras, tenham cuidado com isso para a próxima.

    O Marco vai ter de se adaptar a uma realidade diferente e logo com champions, mas penso que
    pode ter outra visão em relação aos extremos do Sporting, algo que Jardim não estava a conseguir
    encontrar as melhores soluções. Veremos se mantem os dois médios no meio campo como no
    Estoril.

    Grande escolha, super satisfeito. SL

  • Narcisse
    Posted Maio 21, 2014 at 11:59 am

    Finalmente acaba a novela (com um desfecho diferente daquele que eu sempre pensei que seria)…
    Assim é garantido que JJ fica no Benfica.
    MS ou dará um grande treinador ou acaba como Paulo Fonseca. Estou curioso para ver como será a adaptação do MS aos objectivos pretendidos por BdC.
    Boa sorte MS, e que não atrapalhes o Bi do Benfica :D

    • Mendes
      Posted Maio 21, 2014 at 12:33 pm

      conseguir o 3º lugar já será muito bom

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 12:40 pm

      Não será bom, será péssimo. Fazer pior do que no ano zero seria francamente mau.

    • Super Dragão
      Posted Maio 21, 2014 at 1:01 pm

      Se o Porto voltar ao nível dele é óbvio que um 3º lugar seria optimo visto que o Sporting ainda não tem armas para competir com Porto e Benfica. As pessoas estão a desvalorizar o trabalho do LJ. O que o homem fez foi EXTRAORDINÁRIO. A equipa acabou a jogar mal? Acabou mas fez quase sempre frente aos rivais com um plantel…ridiculo. Quem era William, Adrien, Cedric, Slimani, Montero, W.Eduardo, André Martins..por aí fora. Como é que ele, com um plantel com este potencial (devo dizer que é pouco, pelo menos inicialmente quando começou a época) conseguiu acabar em 2º? Quem dera ao Marco acabar em 2º! Fazer melhor que o LJ é ter sorte no sorteio e não calhar com Porto ou Benfica ou ser campeão. Alguma vez o MS é melhor ou é um upgrade do LJ? Quem me dera ter o LJ no Porto …

    • JF
      Posted Maio 21, 2014 at 1:05 pm

      3º era bom se o presidente não tivesse definido o titulo como objectivo. "Ano zero" não é todos os anos

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 1:27 pm

      A brincar a brincar , o Marco Silva com um bocadinho de melhor sorte teria conseguido colocar o Estoril esta época em 3º tendo em conta o que fez o Porto…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 1:30 pm

      Um 3º lugar seria mau, seja qual fosse a conjetura. Agora ainda para mais com o Bruno de Carvalho a dizer que quer lutar pelo título, ficar em 3º seria um abalo considerável.

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 1:45 pm

      Ruben, tem de concordar que o lutar pelo titulo vai ser muito dificil.
      Lá está, o 2o lugar do Sporting deve-se muito ao declinio do nivel apresentado habitualmente pelo FC Porto. Mas nada garante que o Porto o eleve de novo. Por isso, competir pelo 2o lugar não será nada de extraordinário. Agora, competir com o Benfica será outra questão, e penso que o Sporting não terá estofo para isso, e penso isto porque:
      1º- O Benfica este ano de certeza que passará a fase de grupos da champions, caso tudo corra como o esperado, e sairá das provas europeias mais cedo do que neste ano.
      2º- O Sporting estará a lutar por mais, durante mais tempo e com uma prova (Champions) mais exigente que o próprio campeonato durante o tempo que participa nela.
      3º- A pressão para MS fazer melhor do que o ano passado vai ser enorme, e acredito que MS vai ceder.

      Por fim, Marco Silva, das duas uma, ou sai um Mourinho, ou sai um Paulo Fonseca. Treinador mediano, não serve para nenhum dos grandes…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 2:10 pm

      O Sporting, já este ano, conseguiu, de uma forma não muito espevita, lutar pelo título. E se formos analisar a época do Sporting, apenas perdeu 3 jogos em 30 (Benfica e Porto fora, e Estoril em casa). Acho que passará muito pelo que a equipa fizer nos jogos contra as restantes equipas. Este ano, um dos grandes fracassos foram os pontos que a equipa perdeu em casa.

      Eu acho que é possível lutar pelo título, como o foi este ano, independentemente de o Porto recuperar ou não. Se o ganhamos? Ainda nem começou o campeonato…

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 2:31 pm

      Agora já está a desdenhar o Marco Silva, típico

      ontem não se calava com o facto de ser o sucessor de Jesus, aí deveria ser o "próximo Mourinho" apenas, hoje já é um provável Paulo Fonseca 2.0

      não há pachorra para ninatos na idade do armário sinceramente…

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 3:28 pm

      Euclides a mostrar clase, mais uma vez…

      Onde é que eu desdenhei do Marco Silva? Eu nem o conheço… Estou pura e simplesmente a dar a minha opinião do que acho que poderá acontecer.
      Nunca lhe chamei próximo Mourinho, nem Paulo Fonseca 2.0.
      Sinceramente não o percebo, mas é para o lado que durmo melhor.

      Os seus comentários são só do mais ridiculo que leio por aqui. Mas continue a dizer que sou um "ninato"( não faço ideia o que seja, mas imagino) na idade do armário, que só demonstra o seu nível de educação. Passe bem (mais uma vez)

    • antonio pereira
      Posted Maio 21, 2014 at 3:35 pm

      Será dificil para MS fazer o que BdC estabeleceu como objectivo no campeonato até porque se prevê que o Benfica mantenha a sua espinhal dorsal: duate gomes, capela, mota, proença e peço desculpas se me esqueci de alguem.

      Jose Cristo

    • JF
      Posted Maio 21, 2014 at 3:48 pm

      Caro Jose Cristo / antonio pereira,
      Obrigado por mais um momento de gargalhada. Enquanto for pensando que essa foi a razão do sucesso do Benfica este ano, o sporting não irá conseguir o que pretende.

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 21, 2014 at 11:59 am

    Será sempre um risco esta aposta, mas saúdo a coragem do Bruno de Carvalho em apostar em Marco Silva.

    Em relação à sua capacidade técnico-táctica, acho que existem poucas dúvidas. O trabalho que implementou no Estoril, no espaço de apenas 2 anos e meio, é fantástico. É verdade que teve recursos muito aceitáveis para um clube como o Estoril, dada a parceria com a Traffic, mas os resultados são fruto do estilo de jogo da equipa, e há que atribuir mérito ao Marco.

    Que a direcção lhe consiga dar bons reforços e condições para trabalhar, para que já no próximo ano acabe a seca de títulos. Estamos todos contigo, Marco! (sportinguistas só…)

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 12:08 pm

      Rúben Cardoso,

      É verdade que teve recursos aceitáveis no Estoril, graças à Traffic, mas também não foram recursos assim tão bons, nenhum dos jogadores tinha nome e, em teoria, nenhum deles eram grandes jogadores, quem os potenciou e tirou o máximo das suas capacidades, foi o Marco Silva.

      PS: Até fez metade desta época só com Bruno Lopes no ataque e o Sebá até esteve lesionado.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 12:14 pm

      Ele teve alguns jogadores que, em condições normais, o Estoril não teria: Evandro, Jefferson, Sebá, Balboa, Carlos Eduardo, por exemplo. Mas como disse, também renderam graças ao trabalho do Marco.

      E o Bruno Lopes, já disse aqui algumas vezes, não me importava que viesse com o Marco Silva para Alvalade. Bem trabalhado e acompanhado, pode dar um excelente avançado.

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 12:29 pm

      Rúben Cardoso,

      É o que eu estou a dizer, não vinham, em condições normais, mas também não eram conhecidos e não estavam a ter um rendimento por aí além (só o Sebá da equipa B do Porto, mostrou potencial), mas no Estoril é que renderam muito (a maior parte deles) e o Marco Silva tem muito mérito nisso, eu falo por mim, não conhecia muito do Evandro e ele surpreendeu com Marco Silva, entre outros.
      Quanto ao Bruno Lopes, até concordo, mas com Montero e Slimani, é preciso um PL de outro nível, mas o mais provável é o Derley ou Rafael Martins.

  • Kacal l
    Posted Maio 21, 2014 at 12:00 pm

    O Marco Silva tem qualidade, depois é jovem, ambicioso, motiva bem, tem um discurso correcto (esperemos que se mantenha) e mostrou que é treinador para outros "voos", no Estoril fez três épocas muito boas, perdendo jogadores importantes todos os anos e com "obstáculos", mas subiu o Estoril e depois conseguiu um 5º lugar e agora um 4º lugar, não pode ser sorte, é preciso ter competência, acho que é uma excelente escolha do Sporting, é óbvio que é preciso ver se ele consegue mudar o "chip", se ele consegue lidar com a pressão num "grande", mas eu acredito que sim e agora é esperar e avaliar o seu trabalho e desempenho do Sporting e depois tirar conclusões, em teoria, é uma grande contratação.

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 12:13 pm

      Acho que o Marco Silva devia levar o Gonçalo Santos e o Sebá consigo para a Alvalade, quem sabe o Vagner, mas com Patrício e Marcelo, é desnecessário para já, mas a possibilidade do Rui Patricio fazer um bom mundial e depois o Leonardo Jardim o levar para o Monaco, é alta, digo eu.

    • Ricciardo
      Posted Maio 21, 2014 at 12:27 pm

      O Porto já oficializou o Evandro?

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 12:46 pm

      Não, mas parece-me que já é praticamente certo, ele confirmou nas redes sociais que ia assinar pelo Porto, o próprio Pai disse que ele ia para o Porto, mas é verdade que falta a oficialização, não deve demorar muito.

    • João Pedro
      Posted Maio 21, 2014 at 12:47 pm

      Acho dificil, o Valdés não tem acordo com eles?

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 12:55 pm

      João Pedro,

      Sim, sim, peço desculpa, esqueci-me que o Valdés está quase certo no Mónaco, sendo assim, é óbvio que não precisam, nem vão contratar o Rui Patrício, Obrigado por me relembrar. :-)

    • João Pedro
      Posted Maio 21, 2014 at 1:18 pm

      Dizem tanta coisa que é impossível reter tudo Kacal ;)
      Quem sabe não vai outro jogador

    • FLU FLY FLU
      Posted Maio 21, 2014 at 3:37 pm

      Além disso o Monaco acabou de contratar um gr de 20 anos muito promissor ao Nancy. Portanto, mesmo que o Valdes não fosse, seria improvavel ir o Rui Patricio.
      Mesmo assim estou à espera que o Romero seja vendido do clube do principado.

    • Rui Bessa
      Posted Maio 21, 2014 at 11:29 pm

      Flu se nao estou em erro o Romero so esta la por emprestimo, ainda pertence a sampdoria acho eu, sem certezas e tinha uma clausula de 6 M de euros.

  • MM
    Posted Maio 21, 2014 at 12:00 pm

    É uma excelente escolha, tenho pena porque acho que seria o substituto ideal para Jorge Jesus, mas já era altura de dar o salto e pelo trabalho que desenvolveu no Estoril, bem o merece. Apesar das teorias que aqui vi ontem de que o Jardim só ia para o Mónaco porque o Jorge Mendes queria prejudicar o Sporting e beneficiar os rivais, ao acabar com o projeto a meio, penso sinceramente que o Sporting ficará mais forte com Marco Silva, que se fez o que fez no Estoril, poderá fazer melhor com um plantel melhor no Sporting…
    Destaque para mais uma conferência de imprensa, a 3345ª no período de um ano…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 12:06 pm

      E se for preciso, existirão mais 3345, se forem oportunas. Qual é o problema, mesmo?

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 12:08 pm

      Ridiculo nº de conferências de imprensa… É o querer dar nas vistas, pode ser bom, mas um dia se as coisas não forem pelo caminho esperado pode correr mal!

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 12:12 pm

      Tal como o user MM refere, o nº de conferencias de imprensa convocadas pela direcção do Sporting é ridiculo!
      Como todos sabemos, nem sempre corre tudo bem. Até agora, tem corrido tudo de feição a BdC. Mas quando um dia correr mal, BdC vai ter de "esvaziar o peito".
      A fama e exposição tem as suas vantagens e desvantagens…

    • RicardoSporting
      Posted Maio 21, 2014 at 12:18 pm

      Nós Sportinguistas gostamos das conferencias e dos comunicado, e ainda nao percebi o motivo de gozarem com isso. Foi uma das promessas dele e esta a cumprir. Venham mais 3345 para o proximo ano.

      E nao é para a fama e exposiçao é para informar os socios e adeptos do Sporting.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 12:19 pm

      Ele pode convocar as conferências de imprensa que bem lhe apetecer. Pelo menos de uma coisa não o podem acusar: falta de comunicação e transparência. Coisa que era "aplaudida" imensamente na gestão de Godinho Lopes…

      E presumo que pegaram nesse assunto por no espaço de 24 horas terem existido duas CI. Passo a explicar: a de ontem foi para anunciar a rescisão com o treinador, dando a oportunidade de o Leonardo Jardim se despedir publicamente do Sporting e dos seus adeptos. Faria algum sentido apresentar na mesma conferência de imprensa, o novo treinador? Eu acho que não, e acho que o BdC agiu bem e em conformidade.

      Qual é que tinha sido a última CI, mesmo?

    • M.cruz
      Posted Maio 21, 2014 at 12:22 pm

      Mas estas conferências (para apresentar o treinador ou para comunicar a rescisão do LJ) fazem sentido, pelo que não faz sentido criticar neste post o nº de conferências

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 12:33 pm

      Peço desculpa, mas a minha veia gestora considera contra-producente convocar duas conferências de imprensa. Uma para despedir e outra para contratar. Duas decisões que estão tomadas há muito tempo e poderiam ser feitas ao mesmo tempo . Por isso só consigo pegar nestas conferências pelo seu sensacionalismo

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 12:40 pm

      Foi uma mera formalidade, uma oportunidade de o Leonardo Jardim tecer as últimas palavras ao leme do Sporting, e acho que foi muito bem feito, e mostrou respeito pelo que o madeirense fez pelo Sporting.

      Não acho que fosse correcto na mesma conferência em que se despede um, apresentar logo o outro a seguir. Mas respeito a opinião.

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2014 at 12:40 pm

      qual o problema? penso que uma conferencia de imprensa, qd oportuna, deve sempre ser convocada, e a apresentação de um novo treinador ou a despedida de outro são situações mais que aceitável, pois demontram num caso rerspeito pelo trabalho do treinador, e que sai bem do clube, e no outro permite q os adeptos oiçam as primeiras palavras de marco silva enquanto treinador do sporting, o que cria logo uma união dentro do clube

      João Silva

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 12:41 pm

      Com cada um…

      essa de fazer uma conferência de imprensa mista com o Jardim e apresentação do Marco Silva é de génio oh Narcisse, você tem que idade mesmo?

      deixe-se mazé de ser viciado em futebois managers e dedique-se a escola, que estamos em épocas de exames…

    • Vila Verde
      Posted Maio 21, 2014 at 12:47 pm

      Queriam que na mesma conferência de imprensa fizessem a despedida do jardim e a apresentação do novo treinador???? Por Favor. Criticar só porque sim é desnecessário.

    • João Jorge
      Posted Maio 21, 2014 at 1:00 pm

      que ele esta época faça o dobro das conferencias de imprensa. Era bom sinal, como Sportinguista quando não posso ver em direto, ando para trás para o ouvir.

    • Alves
      Posted Maio 21, 2014 at 1:08 pm

      As conferências espelham o Sporting de agora, basta perceber o impacto que têm e a curiosidade que causam, praticamente o oposto do que se passava anteriormente.
      E a verdade é que a maior parte dos jornais desportivos perderam as suas fontes!

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 1:09 pm

      Obrigado Ruben, é que respeitar opiniões parece ser dificil, como demonstra o User Euclides.

      Euclides,
      a resposta ao seu comentário está mais abaixo. Tenha um resto de um bom dia!

    • MM
      Posted Maio 21, 2014 at 1:11 pm

      Eheheh o que para aqui vai… Não há problema nenhum em mais uma conferência de imprensa, pelo menos a mim não me aquece nem arrefece, até podiam fazer 10 por dia (acredito que consigam chegar a esse objetivo). Mas como o vosso adorado presidente diz, e o que ele diz e faz não pode ser discutido, "é bom que os rivais comecem a dar mais luta", eu sinceramente também gostava disso, pelo menos em conferências e comunicados já estão a ganhar. Há que começar por algum lado…

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2014 at 1:14 pm

      Nao compreendo as criticas. As conferencia de imprensa servem para informar a massa associativa. Sabemos tudo o que se passa, existe TRANSPARENCIA. Se calhar se os rivais dessem estas CIs a massa associativa nao estranharia a suposta venda de Roberto que afinal foi emprestado, ou no caso do Porto os recentes emprestimos.
      Ha que estar informado e disso nao se pode acusar o BdC de nao informar.

      SL
      Tomas Ribeiro

    • Ulisses Lopes
      Posted Maio 21, 2014 at 1:23 pm

      Narcisse, veia de gestor? só se for de stocks, porque de recursos humanos percebes bem pouco. Aqui é preciso é sensibilidade e mudar de treinador numa conferência de imprensa, em que se diz este vai embora, vem aquele tem alguma lógica?

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 1:35 pm

      Ulisses, qual é o problema mesmo?
      Eu não acho mal a conferencia de imprensa para apresentar um treinador… Nunca vi foi uma para despedir um treinador, ainda por cima, duas conferencias de imprensa para este efeito no espaço de 24 horas… Mas se vos faz tanta comichão as opiniões dos outros, fiquem com a bicicleta, que a mim não me aquece nem me arrefece. Deixe estar, eu percebo pouco, e sou avaliado pela opinião que tenho das conferências de imprensa do sr. BdC. Enfim. Desisto. Tenham todos o resto de um bom dia

    • m1950
      Posted Maio 21, 2014 at 1:57 pm

      O Narcisse e outros temem o inevitavel que é o BDC tomar conta do futebol portugues , para o user que escreveu , eu disse e repito claramente , o Jardim foi tirado do SCP porque é visto como pelça fundamental , e o diretor do Monaco , anda a falar em treinador de futebol ofensivo e visão de espetaculo…. é porque nem sequer conhecem Jardim , já sabemos que para voces os Sportinguistas teem a mania da perseguição.

      Lembro só ao Narcisse que BDC prometeu isto dos comunicados e das conferencias , que aos Sportinguistas agrada , obviamente LJ foi tratado com respeito , pois pode vir a ser util ao SCP , e assim dá-se uma imagem que saiu a bem. Nunca iria ser o dia de saida de LJ a entrada de Marco Silva , o resto é o medo do BDC a falar , não tremam muito

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 2:57 pm

      Opá, quando eu acho que os sportinguistas não me podem surpreender mais… m1950, o Leonardo jardim foi tirado porque era peça fundamental? Foi o Benfica que mandou também, não? Lindo… Agora já vi tudo, que se lixe o porco a andar de bicicleta…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 21, 2014 at 12:14 pm

    Se corresponder ao que eu espero dele, o Sporting pode até ficar a ganhar. Agora veremos, é bom lembrar que é um jovem que treinador, que ainda só treinou o Estoril… é diferente.

    Esperar para ver. Eu acredito.

    • van Basten
      Posted Maio 21, 2014 at 2:44 pm

      Compreendo tudo, e penso que estaria a dizer o mesmo se tivesse vindo para o Porto.

      Mas analisando racionalmente, há muitas razões para os sportinguistas se sentirem bastante optimistas com esta escolha.

  • Luís Caixinha
    Posted Maio 21, 2014 at 12:15 pm

    No mercado creio ser a melhor opção para aquilo que o Sporting pretende no futuro, esperemos que tenha uma boa época, pois penso que capacidade para trabalhar faz parte do ADN do Marco.

    Relativamente ás ambições, creio que era altura ideal para o Bruno de Carvalho colocar um pouco de água na fervura, com a "desculpa" que o treinador é novo e talvez as exigencias não devam ser tão elevadas.

    • JF
      Posted Maio 21, 2014 at 12:46 pm

      Bruno de Carvalho ja disse que o objectivo da próxima época é ser campeão. Só porque Marco Silva é um treinador novo, se voltar atrás com o objectivo é sinal de desconfiança para com o novo treinador.

      Os objectivos foram definidos, quem aceitar terá de lidar com isso independentemente da idade e experiência

  • Nuno Pereira
    Posted Maio 21, 2014 at 12:16 pm

    Parabens aos Sportinguistas,sou benfiquista mas admiro muito o Marco… Acho excelente escolha.
    A esta hora o pinto da costa está a ver se ainda tem o telefone do V.P. …

  • 19wjsa
    Posted Maio 21, 2014 at 12:23 pm

    Fico um bocado desiludido que Leonardo Jardim tenha saido, parece que soube a pouco. Acho que com a saida dele o Sporting nao vai conseguir voltar a ter resultados tao positivos como os de este ano. Foi um ano extremamente positivo para o Sporting, mas com a saida de LJ parece que vao "começar do zero" outra vez.
    Não digo que Marco Silva seja mau treinador, mas penso que Leonardo Jardim era garantia de mais uma boa epoca.
    Sou benfiquista e gostava que houvesse tanto no Porto e Sporting haja campeonato ate ao fim e que o Benfica seja sempre campeão!
    Boa Sorte Marco Silva

  • Anónimo
    Posted Maio 21, 2014 at 12:24 pm

    Ok sou sincero estava indeciso entre Marco e Vitor …

    a escolha recaiu sobre marco! foi uma boa opção uma vez que é um treinador sem medo e que enfrenta os grandes sem medo! vamos precisar de um timoneiro assim na Champions!

    tem um estilo de jogo que eu gosto porque faz uma cois absolutamente essencial! jogar pelo meio!!!! é dai que vem a maior parte dos golos coisa que o Sporting de LJ na segunda ronda nao fazia!
    acredite e espero que faça um bom trabalho e que esta epoca cosolide mais uma vez o acesso a Champions (sempre com o titulo ali à espreita!).

    veremos

    ate agora a direçao nao tem estado nada mal vamos a ver se continua na senda

    SL
    rpga

  • FRANCISCO PAIVA
    Posted Maio 21, 2014 at 12:26 pm

    antigamente criticavam tudo e mais alguma coisa nas direções do Sporting, e com toda a razão…Hoje em dia criticam o numero de conferencias de imprensa, visto o trabalho realizado não ter nada a apontar. É um prazer ver as águias e os dragões a parecerem pardais fora do ninho com o Sporting a voltar, com muita, mas muita credibilidade.

    • JF
      Posted Maio 21, 2014 at 2:03 pm

      Em relação às águias, posso garantir que ninguem está preocupado com o Sporting.

      E concordo com esta politica dos comunicados e conferências. Acho até genial o facto de se ter marcado duas conferencias para 3ª e 4ª as 19:45. São de facto horários em que os adeptos do Sporting ja não estavam habituados a ver o seu clube em acção há uma série de anos e assim podem ir recuperando o ritmo par a proxima época.

  • Suarez
    Posted Maio 21, 2014 at 12:31 pm

    E agora se o JJ sair? Quem acham que o Benfica vai buscar?

    Bem, no meio disto tudo, e ainda sem resultados, acho que quem sair melhor e pior disto tudo são Sporting e Monaco, respetivamente…

    • Ulisses Lopes
      Posted Maio 21, 2014 at 1:26 pm

      Tendo gostado bastante do trabalho e profissionalismo do Jardim, prefiro que seja o Mónaco a dar-se mal. Já em relação ao Jesus, parece ter aceitado ficar, e irás air pela porta pequena não tarda nada, pois custa-me a crer que nesta próxima época tenha o mesmo sucesso do que na que agora finda

    • gsg
      Posted Maio 21, 2014 at 1:40 pm

      Concordo o jesus a ficar arrisca-se a sair pela porta pequena pois será quase impossivel repetir o sucesso deste ano, a ver vamos, o MS e um grande treinador gostava o de ver no meu benfica, mas espero que tenha sucesso e que dê luta, mas é uma aposta muito arriscada ir para o sporting nesta altura.

    • stanpanan
      Posted Maio 21, 2014 at 3:15 pm

      Espero bem que não saia!
      Se é dificil ganhar todas as provas internas outra vez, não e assim tanto sem campeão nacional e isso ja e o suficiente para "sair" em grande… Mas Vejo o jesus a treinar mais 5 anos!

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 21, 2014 at 12:37 pm

    Quanto ao mercado, acho que primeiro teremos que ver como é que o Marco Silva vai abordar a equipa tacticamente. No Estoril, jogava numa espécia de 4-3-3 ou 4-2-3-1, com duplo-pivot e com o Evandro mais à frente. O Sporting acabou a época a jogar num esquema semelhante, e se for para apostar neste esquema, faz falta um médio mais criativo, sem dúvida.

    Depois, há a questão dos extremos. Neste momento, há 3 que não deixaria sair: Héldon, Carrillo e Mané. Acho que nas mãos do Marco Silva, podem render, principalmente o peruano, que me parece que terá a sua última oportunidade em 2014-2015. Tentaria colocar Wilson Eduardo e Capel, e aproveitava Shikabala para jogar na tal posição de médio mais criativo. Sendo assim, será necessário contratar o tal abre-latas, o extremo que seja capaz de desequilibrar um jogo de um momento para o outro. Nós até já temos um, mas tarda em querê-lo ser.

    Posto isto, o onze de Marco Silva, ou pelo menos o que eu gostaria de ver, no tal 4-2-3-1:

    Rui Patrício
    Cédric
    Dier
    Rojo
    Jefferson
    William
    Adrien
    Shikabala
    Carrillo
    Mané
    Montero

    Com as soluções que há à disposição neste momento, acho que é o nosso melhor 11, com a possibilidade de Shikabala ir para a posição de Mané, e aparecer algum jogador para a função de 10/apoio ao avançado.

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 12:49 pm

      Eu penso que esse esquema táctico não beneficia o William Carvalho, ele é melhor a jogar sozinho na posição #6.

    • Marcos Paulo
      Posted Maio 21, 2014 at 12:53 pm

      Nunca viste o Shikabala a jogar!!! Como é que podes dizer que é o melhor de alguma coisa… Por favor Sportinguistas!

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 12:58 pm

      Vi o Shikabala fazer, em 10 minutos, aquilo que o Capel e o Wilson Eduardo não fizeram numa época. Para aquela posição, parece-me o melhor.

      E Kacal, é das tais coisas, só mesmo vendo como resulta, mas concordo que ele pode não se sentir tão confortável. Aliás, é um dos meus medos que aconteça o que aconteceu no Porto, com o duplo-pivot. Mas estou confiante nas capacidades do Marco em coadjuvar os melhores jogadores no seu modelo táctico.

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 1:34 pm

      Sim, é uma questão experimentar e tirar conclusões, também é para isso que servem as pré-épocas, é esperar e ver.

    • Marcos Paulo
      Posted Maio 21, 2014 at 1:49 pm

      Então que conclusão é essa com base em 10 mins de jogo! Tarda nada o João Cancelo para o ano joga de inicio em vez do Maxi pelo único jogo que fez. Ah e o Tozé no Porto também pelos poucos minutos.

      Para vocês Sportinguistas até o Zé da Esquina pode assinar se vier rotulado de Vedeta para vocês é o melhor do mundo e se vier com o rótulo de estrela por explodir pode ficar 10 anos no Sporting que a próxima época é a dele… (isto o Carrillo)

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 2:05 pm

      "Para vocês sportinguistas". Bom argumento, mas que comigo não cola. Nem me verão aqui a dizer que X ou Y ou Z vai ser o melhor do mundo ou que vai ser isto ou aquilo. Por isso, pode ir pregar com esses argumentos para outra freguesia.

      Do que consegui ver dele, também na equipa B, parece-me bem talhado para aquela posição. Senão, deverá ser mais utilizado do lado direito do ataque. E sobre o Carrillo, já dei muito para esse peditório, continuem a dizer que ele não se esforça, não presta, etc., e que o Capel é que é bom.

  • José Santos
    Posted Maio 21, 2014 at 12:40 pm

    Venha quem vier, não sei se vai aguentar muito tempo. Nos treinos, após os jogos, nas palestras, Bruno de Carvalho entrava sempre no balneário para falar com cada jogador individualmente, a ponto de contrariar ou mandar calar o Leonardo Jardim à frente dos jogadores. O fanatismo do Presidente não admitia sequer que Jardim fizesse qualquer tipo de elogio aos adversários. Na conferência de imprensa de ontem, foi notória a “zanga” entre os dois. O Sporting acaba por efectuar um bom negócio com a venda de Jardim, mas deixa muitas dúvidas sobre o que aí vêm. Marco Silva? É um homem com potencial, que mostra saber lidar com a pressão, mas o Sporting é substancialmente diferente do Estoril. O Presidente foi elevando em demasia a fasquia no decorrer deste ano e se o Sporting não vencer o próximo Campeonato vamos voltar à estaca zero. Umas das coisas que o Presidente deveria fazer na próxima época era deixar o lugar no Banco de suplentes, com ou sem Marco Silva. Não gosto, e faz-me recordar os primeiros anos de Pinto da Costa.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 12:44 pm

      Não concordo com nada do que diz, excepto com a parte em que o Bruno de Carvalho deveria ir para a tribuna. Eu não vi zanga nenhuma, isso é querer arranjar notícias cor-de-rosa onde elas não existem.

    • David
      Posted Maio 21, 2014 at 1:28 pm

      Este José Santos devia fazer parte da equipa técnica do LJ e ninguém sabia… Onde é que viste o BdC mandar calar o LJ à frente dos jogadores? E quanto à suposta zanga: que grande treta! Foi das saídas mais pacíficas que já se viu, com as portas abertas para o LJ voltar e tudo. Se estivessem zangados não havia conferência de imprensa com a presença de ambos de certeza

    • Kikas
      Posted Maio 21, 2014 at 1:31 pm

      Mas quem é o meu amigo, para saber o que se passa dentro do balneário do SCP ? Para roupeiro já lá está o Paulinho… Deixe-se de intrigas e beba mais água !

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2014 at 1:48 pm

      volto a repetir a estrutura do Sporting está a reforçar o plantel para LUTAR!!!!!! pelo campeonato nao para vencer!!!

      seo o Sporting nao vencer o campeonato é normal ate porque quem parte favorito é o benfica segido do porto não percebo ai a sua afirmação do "se nao formos campeoes volta tudo à estaca zero" …

      ps: um presidente que queira reerger um clube tem de defenir objectivos desafiantes!

      rpga

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 3:00 pm

      rpga o que dizes é o que faz mais sentido… e essa a postura correta. Mas o vosso presidente não disse isso, não disseque iam lutar pelo titulo, disse que queriam ser campões, que como tu dizes, é bem diferente.

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 3:03 pm

      Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que o José Santos não é Sportinguista…

      tipicamente comentário de Benfiquista quando escreve isto « Bruno de Carvalho não admitia sequer que Jardim elogiasse os rivais » está tudo dito… Benfiquista…

  • Anónimo
    Posted Maio 21, 2014 at 12:48 pm

    Acho uma boa aposta o MS, excelente treinador que sabe explorar bem os seus jogadores, e praticou nestes últimos dois anos um bom futebol, rápido que assenta muito nos extremos velozes, acho que ele encaixa bem no Sporting.
    Mas também realço que ele teve matéria para trabalhar no Estoril porque ao contrario do que se disse noutros comentários o Estoril soube dar lhe jogadores, casos como:
    Carlitos, um bom extremo e com muita experiência para o Estoril,
    Séba que ja tinha feito uma boa época na equipa b do porto e no internacional do Brasil e mostrou ter qualidade,
    o Luis Leal que saiu em Janeiro mas ate la mostrou ja no ano anterior ser um jogador rápido e bom finalizador e a direcção manteve o pelo menos ate janeiro,
    o Gonçalo um bom trinco que a direcção conseguiu manter também
    o João Pedro Galvão que ate jogou no palermo e quando era novo chegou a ser uma grande promessa no Brasil não se conseguindo adaptar quando chegou á Europa mas mesmo assim um jogador de qualidade muito rápido e que veio do Santos não foi de um clube desconhecido
    , o central yohan Tavares que veio do Standart de Liege, não é qualquer clube do nosso campeonato que consegue contratar um jogador depois de ter feito uma boa época por emprestimo e mantelo para nova época.
    E não esquendo o Evandro que era o cérebro da equipa muito bom jogador que o Estoril foi buscar á servia depois de este ter sido muito cotado no Brasil mesmo assim o Estoril consegui contartalo e mantelo depois da primeira epoca de qualidade.
    e depois ainda tinha jogadores como: Diogo Amado, Gerso, Filipe Gonçalves, Balboa que para a realidade do Estoril e do Nosso Campeonato são jogadores que dão algumas garantias, não tirando merito ao Marco Silva que repito fez um excelente trabalho, tirando os tres grandes comparando com o resto do nosso campeonato arrisco me a dizer que era o quarto melhor plantel do campeonato, so o braga poderia ter melhor mas esse nunca se consegui encontrar como equipa nem com os treinadores que teve.
    ASS: JORGE CARDOSO

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 12:57 pm

      Tudo bem, mas quem é que potenciou esses jogadores e conseguiu tirar o máximo de rendimento deles, muito deles chegaram ao Estoril e não estavam a render nos clubes anteriores.

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2014 at 1:24 pm

      Sim tens razao por isso é que eu referi que ele fez um bom trabalho, mas tinha materia prima para o fazer, alguns nao rendiam e renderam com ele mas no conjunto geral havia qualidade e houve da parte da direcção um grande apoio. por exemplo acho que no geral a qualidade dos extremos do estoril é mais elevada do que a do sporting, jogadores muito rapidos bons tecnicamente bons finalizadores e bons fisicamente, os do sporting não são tao fortes fisicamente nem tao rapidos nem tao finalizadores no geral. nem o sporting tinha no meio campo um jogador tao bom como o evando se o compararmos ao andre martins este fica muito abaixo, o evandro lia bem o jogo construia jogadas e finalizava as mesmas e fazia jogar os outros jogadores o andre martins sabe fazer duas coisa passar a bola para tras e para o lado mais nada. e nem o melhor treinador do mundo consegue potencializar jogadores como o Andre, ele não tem qualidade para o Sporting nem nunca vai ter.Porque pa potencializar um jogador ele tem que ter qualidade se não não ah milagres. ASS: JORGE CARDOSO

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 1:35 pm

      Sim, nisso concordo.

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 2:54 pm

      O valor dos planteis é subjectivo, agora são seguramente o 4º melhor plantel, quer a nível de valor de mercado, quer a nível de estatuto, afinal ficaram em 4º…

      mas é por aí que se vê? no Inicio da época alguém se atreveria a dizer que o Estoril tinha melhor plantel que o Braga? houve até quem tivesse a falta de vergonha de tentar achincalhar os Sportinguistas dizendo que o Braga tinha melhor plantel que o Sporting

      E agora o Estoril já tem melhor plantel que o Braga? só para desvalorizar o trabalho do futuro treinador do Sporting…

      do Estoril só o Evandro é que na minha opinião seria jogador para o Sporting, é certo que para o Braga, o Sebá e o Gonçalo seriam muitos jogadores, mas o resto, o Braga tem melhor, e até o Nacional, o Nacional, Marítimo e Rio Ave no seu todo, acabam por ter melhores individualidades que o Estoril…

      Mas pronto, já percebi, nesta altura o sucesso do Estoril é "traffic", a qualidade dos jogadores e tal
      e o Sporting foi levado.. não é? acaba de contratar o futuro Paulo Fonseca 2.0

      vá fiquem lá contentes, ou pelo menos, tentem disfarçar a azia, por terem que levar com outro qualquer em vez daquele que desejavam

  • Alves
    Posted Maio 21, 2014 at 12:49 pm

    Como Sportinguista não posso estar mais feliz.

    A ser verdade (e como o VM nunca se engana), esta é sem dúvida uma grande aposta e atrevo-me a dizer que o Bdc é um tipo cheio de sorte, tínhamos um bom treinador, mas não tínhamos um motivador insaciável que acendesse rastilhos (onde quer que seja) nos seus jogadores. Para isso bastava ver a forma como valorizou / empurrou jogadores para outros patamares e que simplesmente não conseguiram vingar.

    O Sporting precisa mais do que um bom treinador (como é o caso do LJ, a quem temos de agradecer a construção de uma equipa que simplesmente não existia, mas que a pouco e pouco não foi capaz de fintar as contrariedades), precisa de um excecional treinador e um gestor de ativos, pois só assim será possível dar continuidade a uma das principais bases do Sporting.

    Concordo que o MS tem tudo à disposição para entrar no lote dos "novos" treinadores.
    Não indo mais longe, lembro-me do ultimo jogo em que o LJ levou um "banho" tático.

    Obrigado Leonardo Jardim e felicidades, vais na hora certa!
    Obrigado e muito sucesso Marco Silva, chegas na hora certa e agora sim, tens tudo para mostrar o teu valor.

    Saudações Leoninas.

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2014 at 1:24 pm

      Excelente comentario quanto a mim sou da tua opniao, MS faz lembrar o jesus quando saiu do braga e foi para o benfica certo que tinha e tem mais experiencia mas qualidade e trabalho apresentado anterior parece me igual, portanto ja esparava o titulo por essas razoes nao vejo porque com saida de jardim e entrada do MS seja um passo atras.
      SL
      brunomontero17

    • Alves
      Posted Maio 21, 2014 at 2:02 pm

      O MS é o meio termo entre o LJ e o JJ, quando a coisa não lhe corre bem é melhor fugirem, mas emocionalmente é controlado.
      O JJ é bom treinador e só não é melhor porque é cabeça dura e baralha-se muito com a emoção (quando isso acontece não há experiencia que valha), basta perceber o motivo pelo qual já perdeu tantas finais, de todos o LJ é o mais "pacifico".

      O Sporting ganha em ambição e competência, mantendo os níveis de rigor iguais.
      Um passo atrás era renovar com o Gerson Magrão (aposta do LJ).

      SL

  • Narcisse
    Posted Maio 21, 2014 at 12:50 pm

    Épocas de exame? Já fiz os meus há muito tempo meu amigo. A sua veia de vidente é de génio. Até parte do principio que ando numa escola qql. Muito bem!

    O que lhe interessa a minha idade?
    Esta mais que provado que idade não é sinónimo de juízo.
    Ser atacado pela brigada sportinguista porque pus em causa o nro. de conferências de imprensa. Muito bom…

    Passem bem

  • José Santos
    Posted Maio 21, 2014 at 12:53 pm

    Rúben, respeito o seu comentário. Infelizmente o futebol é isto. Seja no Sporting, no Benfica, no Porto…a realidade é muito diferente daquela que nos querem mostrar. Não faço mais comentários sobre este tema. Não é tempo para ilusões ou fanatismos.

  • Rui Sancho
    Posted Maio 21, 2014 at 12:58 pm

    Optima escolha para ambas as partes, vamos ver como se safa, mas espero ver um Sporting mais forte para o ano. Gostava que MS fosse capaz de por o Montero a jogar à Luis Leal e fosse buscar o Sebá e o Licá.

    Sim o Licá.

    O agora conhecido como "Lord Licá" era o meu jogador favorito do Estoril quando ainda estava na 2ª e também na época a seguir. Embora nunca tenha sido reconhecido como especialmente rápido ou hábil, entendia aquilo que o treinador queria dele e por isso rendia tão bem. Sinceramente ainda gostava de ver este jogador a vingar.

    De resto, vou estar expectante para ver se é desta que o Dier explode, se vai haver lugar para o João Mário, se o Wilson Eduardo ainda pode dar alguma coisa e se o Carrilho assenta.

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2014 at 1:48 pm

      Lord já possui 1 pré-acordo com o Arsenal, onde irá substituir o verdadeiro Lord (Bendtner).

      Quanto ao resto, e aproveitando que também falas no teu comentário desse jogador, sinceramente não percebo tanta histeria à volta do Sebá, não me parece um jogador fora da média, para além de estar com uma lesão grave e a sua condição física ser uma incógnita.

      Paulotron

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2014 at 3:40 pm

      Não me admirava nada xD

      É verdade o que dizes quanto ao Sebá, mas eu ainda tenho bem presente a sua primeira metade do campeonato, mostrou claramente estar acima da média, se isso é suficiente para dar o salto, não sei, mas lá que gostava de ver, gostava.

  • Rabensandratana
    Posted Maio 21, 2014 at 1:00 pm

    Pessoal benfiquista, o Marco Silva que é um benfiquista inveterado e mais não sei o quê, assinou pelo SCP????

    Como é que isto foi possível, segundo muitos "users" aqui na VM disseram que o Marco Silva nunca assinaria pelo SCP ou FCPORTO, afinal de contas o tipo assinou e quem sabe se não fará das dele no Estádio da Luz.

    Por tudo o que eu conheço do Leonardo Jardim acho-o melhor treinador e com mais provas dadas do que o Marco Silva (treinador da moda).

    Eu por exemplo não gosto muito como o Marco Silva não consegue implementar as suas ideias quando defronta adversários que jogam com as linhas muitos baixas, sente imensas dificuldades para desbloquear essas situações.

    Marco Silva não sei se aproveitará bem as camadas jovens do clube de Alvalade, tenho muitas dúvidas neste ponto.

    Um ponto a favor do Marco Silva é que costumava criar dificuldades aos grandes, especialmente quando actuava na condição de visitado.

    Agora o que realmente quero saber, como é que o tipo como o Marco Silva vai para o SCP sabendo que os benfiquistas aqui do VM juraram que era impossível perante o seu benfiquismo exacerbado???

    • van Basten
      Posted Maio 21, 2014 at 2:42 pm

      Pois, também confesso que nunca percebi essa do Marco Silva não 'poder' assinar por mais nenhum dos 'grandes' por causa do seu suposto acérrimo benfiquismo.

      Sem sentido, principalmente no futebol de hoje.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 3:04 pm

      Rabensandratana… Há benfiquistas parvos (tal como nos outros clubes, podemos discutir as proporções noutra altura). Obviamente que um profissional vai para qualquer clube que lhe dê condições. JJ é do Sporting por exemplo, Fernando Santos esteve nos 3, tal como Jesualdo… Who cares? Desde que faça o melhor pelo clube… Eu jogaria no Porto ou no Sporting se me oferecessem mais condições para vingar neste mundo…

  • espanhol
    Posted Maio 21, 2014 at 1:05 pm

    O Mourinho quando veio do Leiria trouxe Derlei, Nuno Valente e Tiago, e ainda foi buscar Maniche, Paulo Ferreira e Pedro Emanuel. Alguns destes jogadores foram importantes nas conquistas do Porto (Maniche, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Derlei) e se calhar na altura ninguém dizia que eram mais valias de top

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 1:51 pm

      O Mourinho quando veio do Leiria já tinha treinado um grande, e duvido que MS tenha a capacidade psicológica/mental/motivacional de Mourinho. Para além disso, o Porto nessa altura tinha dinheiro para investir, algo que no Sporting não existe…

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 2:42 pm

      Pois o Sporting não tem dinheiro nenhum, contratou jogadores esta semana com Vouchers
      idênticos aqueles que o Benfica anda a distribuir para angariar sócios, no qual não obriga a pagar
      quotas durante X de meses, para que aumentem assim o numero de sócios de forma exponencial…

  • SportingPortugal
    Posted Maio 21, 2014 at 1:20 pm

    Bem vindo Marco!
    Tem tudo para dar certo, com mais dois ou três jogadores e ficaremos no mínimo em 2º lugar.
    Com tudo para sermos campeões.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 21, 2014 at 1:43 pm

      Sim, vá já lançando os foguetes.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 1:46 pm

      Sendo benfiquista, enerva-me esse tipo de comentários quando de vêm de adeptos do meu clube… Mas vindo de um adepto do Sporting que queiram ou não queiram está ainda muito verdinho… Não tenham calma não. Foi uma excelente época esta ultima, mas não cometam os erros das outras vezes e queiram já dar um passo maior que a perna.
      Degrau a degrau e tenho a certeza que daqui a 2 ou 3 anos o Sporting está outra vez no top, fortíssimo a todos os níveis. Se quiserem queimar etapas, vão voltar ao passado.

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 2:44 pm

      Se ele escreve que com mais 2 ou 3 reforços há possibilidades de lutar pelo titulo não está a dizer nenhuma mentira, tendo em conta que o Sporting este ano já ficou em segundo com o plantel actual

      deixem de ser ressábiados, o Benfica para o ano será diferente deste ano e o Porto idem…
      Ninguém pode prever quem vai ganhar o próximo campeonato

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 3:24 pm

      Euclides certíssimo. mas ele não diz "poderá ficar", diz "ficaremos". É um pouco diferente.

    • SportingPortugal
      Posted Maio 21, 2014 at 5:27 pm

      Se eu tenho a plena confiança neste presidente qual é o vosso problema. O Bruno diz que vamos festejar é porque vamos e com o Marco Silva ainda mais certezas tenho.

  • João Gonçalves
    Posted Maio 21, 2014 at 1:32 pm

    Vamos lá ver como isto corre.. Penso que o LJ é um treinador mais resultadista (tipo Mourinho) e o Marco Silva privilegia mais a componente estética do jogo! Ora como o SCP não tem as armas de SLB e FCP isto poderá correr mal na minha opinião! Claro que isto é tudo muito relativo mas é o que eu penso! Para além disso o MS vai ter a tarefa ingrata (que o LJ não teve) de ter de gerir o plantel em função dos jogos da liga dos campeões o que também poderá ser complicado.. Juntar isso a uma maior pressão que adverte do facto do SCP para o ano não vir da pior época de sempre (como foi o caso desta) será uma tarefa bastante complicada! Se cumprir penso que prova que está entre a elite nacional! Se não conseguir teremos um Paulo Fonseca versão 2.. A ver vamos.. Obviamente que espero que corra mal, a ele, ao Lopetegui e ao Jesus se se mantiver na Luz :)

  • Schmeichel
    Posted Maio 21, 2014 at 1:33 pm

    Em termos puramente técnicos, talvez preferisse o Vítor Pereira. Infelizmente o contexto para trabalhar no Sporting não é o mais favorável, dada a sua excessiva ligação ao FC Porto.
    A minha segunda opção seria o Marco Silva, que como bem dizem tem a capacidade de manter o entusiasmo de todos os sportinguistas.
    O futebol que o Estoril praticava, assente na posse de bola, e a forma como potenciou vários jogadores dizem-me que tem tudo para ter sucesso.

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 21, 2014 at 1:38 pm

    Já o tinha dito e congratulo o Sporting e a sua direcção pela aposta em Marco Silva.
    De resto concordo com a opinião do VM. O futebol do Sporting irá ganhar qualidade e ambição, mas tudo depende da forma como o mercado atinja o clube de Alvalade.
    Parece-me muito dificil segurar Rojo e William, podendo também Patrício( caso o Mundial lhe corra de feição, será das últimas oportunidades para sair do Sporting com um bom encaixe) sair.
    Acredito piamente que do Estoril poderão chegar alguns do lote composto por Vagner, Gonçalo, Evandro, Sebá (para não falar em Luis Leal que antes de sair do clube da linha foi só dos melhores avançados da Liga).
    Esgaio e João Mário farão parte do plantel (tenho dúvidas que hajam mais elementos jovens a serem aproveitados) e que o Sporting continuará a investir em mercados como o búlgaro, romeno ou polaco.
    Penso também que será de extrema utilidade o Sporting ter 2/3 elementos mais experientes.
    O sector mais carenciado da equipa creio que seja o ataque, principalmente as alas.

  • Kikas
    Posted Maio 21, 2014 at 1:40 pm

    Sem dúvida, Sebá seria uma aquisição muito interessante. Melhor que qualquer um dos nossos extremos actuais e penso mesmo, salvo as devidas distâncias, que estamos na presença de um "mini Hulk". Muito potente, com boa técnica, muito novo, com margem de progressão e melhorou imenso este ano na tomada de decisão. Tem tudo para se tornar num grande jogador. Assim possamos apostar nele…

  • Nuno Red Devil
    Posted Maio 21, 2014 at 2:02 pm

    Bom, vários pontos:

    1 – Parabéns Sporting. Asseguraram um treinador talentoso e acima de tudo trabalhador como poucos. Parabéns ao Marco pois pelo carácter e competência que demonstrou já merecia uma aposta destas.

    2 – Os meus pêsames ao meu Benfica. Vamos ter de aguentar com o JJ todo poderoso mais um ano… pelo menos.

    3 – Aos adeptos do Sporting, não esperem milagres. A próxima época vai ser muito mais difícil e exigente. Com Champions (quiça Liga Europa mais tarde) e melhor sorte nas taças o numero de jogos poderá aumentar em 50% à vontade. Não peçam já o titulo, não exijam mais do que aquilo que na realidade vos é exigível que é o 3º lugar (tal não significa que não queriam ou não sonhem ser campões, mas step by step). Isto é o minimo, a partir daí é só ganhos. Apesar de estarem muito mais fortes, os dois rivais estão ainda à vossa frente em termos qualitativos (não demonstrado pelo FCP este ano, mas o plantel é superior). Sejam pacientes, têm tudo para em 2/3 anos estarem fortíssimos a todos os níveis, saltar etapas nesta fase em que fizeram um reboot é só dar um tiro no pé.

    4 – Não consigo gostar do LJ, é um mercenário. Esta época foi só mais um exemplo. Nunca cumpriu um contrato, nunca fez mais de 1 época. Ser bom 1 época é mais fácil do que ser bom 2 consecutivas, principalmente neste caso em que LJ teria de elevar muito o nível da equipa. E mais, não compreendo como é que se assina um contrato a dizer que nos próximos 4 anos não treina em Portugal, daqui a 2 terá lugar garantido nas Arábias, a fazer tempo para voltar…

    Parabéns a sério, ficaram com o treinador que eu queria no Benfica e que fez milagres no Estoril. Para os mais desatentos, a Traffic já está no Estoril há uns anos (conseguiu levar Lulinha para a 2ª divisão, lembram-se?), e quando MS pega no Estoril a meio da época este estava na cauda da 2ª Liga. Nesse ano consegue a subida e nos dois seguintes é o que se viu.

    O Estoril não tem mais orçamento que Braga, Rio Ave, Maritimo, Nacional, etc. por isso não se desculpem com a Traffic. Qual de vocês conhecia o Evandro, o Jefferson ou o Carlos Eduardo?Licá, dispensado da Académica? Conheciam Sebá porque ainda fez uns minutos no Porto. Conheciam Vagner? Steven Vitoria era alguém? Gonçalo Santos, mais um dispensado da Académica, Tiago Gomes perdido em Espanha ou Mano perdido no Villareal B? Ou mesmo Luis Leal perdido em divisões secundárias…

    Perdoem-me a defesa ao Estoril, mas é o clube da minha terra, onde joguei e que gosto muito mesmo.

    • van Basten
      Posted Maio 21, 2014 at 2:40 pm

      Gostei bastante do teu comentário, Nuno!

    • Gonçalo Mano
      Posted Maio 21, 2014 at 2:53 pm

      Nuno,

      Concordo com tudo o que disseste.

      Ambição desmedida não se coaduno com a realidade do Sporting.

      Lutar pelo título: Sim, mas não somos os favoritos (Porto e Benfica)

      Champions: Honrar a camisola, tendo presente que podemos ser atropelados por um tubarão.

      L. Europa: Se ficarmso em 3º no Grupo, seria óptimo ir o mais longe possível, se possível, quartos de final.

      Taças: Fazer melhor que esta época, com um pouco de sorte, o sorteio não será tão madrasto…

      MAIS IMPORTANTE: Orçamento cumprido à risca, aposta na formação.

      Boa sorte para o Marco, felicidades ao Leonardo Jardim.

    • JF
      Posted Maio 21, 2014 at 3:32 pm

      Concorco com a maioria, principalmente com a defesa do Estoril. Marco Silva fez de facto um trabalho estrondoso.

      Só não concordo com os seguintes ponto:

      – Pesamos aos benfiquistas. Muitos também o deram o ano passado e este ano acabou assim. JJ tem muitos defeitos, que nos trouxeram muitos dissabores é verdade. Mas com ele sabemos que temos condições de poder voltar a ganhar

      – Milagres espera Bruno de Carvalho, que definiu o objectivo título com o mesmo orçamente do ano passado. Os adeptos sabem bem que não pode ser assim tão linear.

      – Leonardo Jardim mercenário. não é legitimo aceitar uma proposta 5x maior do que aufere actualmente, sem ir para as Arábias? AVB foi mercenário quando abandonou a "cadeira de sonho"? Witsel, Hulk, Moutinho, James, Falcão são todos mercenários? De facto, a clausula que o impede de voltar a Portugal nos próximos 4 anos em nada o beneficia, concordo. Mas não é legítimo aceitar uma proposta destas?

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 3:57 pm

      JF respondendo aos 3 pontos:

      – JJ é um ótimo treinador, nada tenho contra essa parte dele. Mas não tem postura para ser treinador de uma instituição como o Benfica. O que ele fez em Londres envergonhou-me, as palmadas a policias envergonham-me, o discurso de basófia envergonha-me. O discurso dele é sempre "eu ganhei", "a equipa perdeu". Para mim não contam só os tyitulos.

      – Eu vejo muito adepto sportinguista como mesmo discurso. Muitos mesmo.

      – É legitimo claro, mas eu não me referi apenas a esta época. Basta ver o passado dele. A verdade é uma, Leonardo jardim nunca levou um projeto até ao fim. Eu enquanto presidente nunca o quereria… Mas são opiniões.

    • Diogo Ribeiro
      Posted Maio 21, 2014 at 4:48 pm

      Grande comentário, os meus sinceros parabéns!

    • Kacal l
      Posted Maio 21, 2014 at 5:13 pm

      Exacto,

      Muitos dos jogadores do Estoril eram desconhecidos ou jogadores que estavam a render pouco nos clubes anteriores, o Marco Silva é que os potenciou e conseguiu tirar o máximo das suas capacidades, fazendo-os render, teve muito mérito

    • Gargonar
      Posted Maio 21, 2014 at 5:54 pm

      Nuno, deves andar cheio de saudades do Quique. Mas que grande postura, que grande oratória. Pena é que falhava no futebol ne?

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2014 at 7:59 pm

      Os meus parabens pela análise! Como sportinguista concordo completamente contigo em relação às ambiçoes para o próximo ano e para os anos seguintes. Espero que dêem tempo ao MS para trabalhar (assim como deram ao LJ) e não sejam exigentes cedo demais, temos que ter noção da realidade vivida pelo clube hoje em dia.

      SL

      Miguel

  • Narcisse
    Posted Maio 21, 2014 at 2:13 pm

    Na minha opinião, acho estranho este movimentar do mercado de treinadores.
    O Porto de certeza que sondou o Marco Silva, e das duas uma, ou Marco Silva rejeitou, ou Marco Silva não deu resposta esperando pelo que se passaria no Benfica. Porto acabou por contratar Lopetegui por não querer esperar por Marco Silva.
    Entretanto o Sporting contratou Marco Silva.
    Qual a razão de Marco Silva para trocar um projecto como o FC Porto pelo do Sporting?
    Porque Marco Silva ficaria á espera do que se passaria no Benfica pondendo logo assinar por um grande Português?

    Claro que isto está tudo assente em suposições, mas poderá parte disto ter acontecido?

    • João Gonçalves
      Posted Maio 21, 2014 at 2:37 pm

      Isso é um bocado relativo.. também podes supor que o PC não quis apostar no MS pois os adeptos poderiam ver nele alguém com um trajecto semelhante ao Paulo Fonseca (apesar de não ter maior parte dos adeptos iria ver assim) e iria ter muita pouca margem de erro! O problema é que com suposições consegues traçar vários cenários, uns plausíveis (outros menos) de terem acontecido mas certezas não terás!

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 21, 2014 at 2:38 pm

      Good point!

    • Diogo Palma
      Posted Maio 21, 2014 at 3:01 pm

      Duvido que o Porto tenha pensado em contratar o Marco Silva, depois do que aconteceu com Paulo Fonseca o Pinto da Costa não ia arriscar novamente.
      Depois duvido que o Benfica venda o JJ porque ele ganha 4 milhões por ano ( !!! ), o Jardim vai para o Mónaco ganhar metade, nenhum clube irá oferecer um salário de 4 milhões ao JJ.

    • Trendan
      Posted Maio 21, 2014 at 3:06 pm

      Eu nao percebo onde foram buscar essa historia do benfica… mas ok.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 3:07 pm

      Poderá é um facto.
      Segundo consta MS é anti-portista primário. Ou pode ter preferido esperar a ver o que acontecia nos 2 de Lisboa. Ou vendo que JJ continuava no Benfica optou pelo Sporting.
      Ou o Porto nem o contactou. Ou o MS não esperou pelo Benfica e a 1ª oferta foi a do Sporting… Há tantas hipóteses…

    • m1950
      Posted Maio 21, 2014 at 3:07 pm

      O que poderá ter acontecido é simplesmente mais do mesmo , o Benfica domina a comunicação social e enche as redes sociais com as suas redes e agencias de comunicação que andaram agora a espalhar um boato patetico que Marco Silva , estava a espera e etc… Marco Silva quando foi a Alvalade com o Estoril já era treinador do Sporting.

      A segunda é que ele é benfiquista ferranho e o sonho é ir para o Benfica , bem , o pai do Jesus jogou na equipa dos 5 violinos , e o Jesus é sócio do Sporting desde que nasceu , e não deixa de ser competente no Benfica , não sei qual é o treinador que tem este tipo de ligação a um clube como tem o JJ , para usarem esse argumento tipico para destabilizar os Sportinguistas.

      Lamento que seja la qual for o acordo que o SCP tenha feito com o Monaco , tenhamos sido sujeitos a uma semana d especulação que até podiam ter queimado a imagem de Marco Silva , antes mesmo de chegar ao Sporting .

      Na verdade , os benfiquistas já saturaram do JJ , e se perdesse a final da taça já tudo fariam para que se fosse embora , pois desejam Marco Silva , eu gostava era de saber se as pessoas neste pais nao teem vergonha , visto que um boato lançado pelas agencias de comunicação do Benfica , vão parar a boca de um jornalista que ontem falou na SIC , e isto ou é esclarecido pelo BDC ou MS já entra queimado.

      As suas perguntas são as suas respostas

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 3:14 pm

      Com suposições tão absurdas como as que fez, pergunto-me o que o levou a pensar ontem e inclusivamente hoje, que o Marco Silva iria para o benfica e que tinha pré-acordo?

      em que mundo é que você vive? o Porto já tem treinador a quase 1 mês…

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 21, 2014 at 3:18 pm

      m1950 os seus comentários são assustadores… Pare de olhar por cima do ombro homem, ninguém o persegue…

    • Narcisse
      Posted Maio 21, 2014 at 3:42 pm

      Euclides, digo-lhe desde já que é o ultimo comentário seu ao qual eu respondo. Se é para vir para aqui discutir ideias comigo, tenho todo o prazer em fazê-lo. Se é para vir com malicia e com pedras na mão, agradeço que se abstenha, dispenso as suas opiniões.

      Eu sempre disse e pensei que o Marco Silva estaria á espera que o JJ saisse do Benfica, que se o JJ saisse, Marco Silva seria o seu sucessor. Em altura devida, argumentei o porquê de achar que o Monaco escolheria JJ em deterimento de Leonardo Jardim. Considero, e de certeza que qualquer um considera Marco Silva superior a Lopetegui (pouca gente o conhece e Marco Silva já provou que é bom). Daí vem o contacto do Porto, é uma questão lógica.
      Tal como disse no fim do meu comentário, são tudo suposições, não pertendo dar falsa informação a ninguém, pretendo sim, discutir ideias e possiveis cenários que possam ter acontecido. Se não lhe agrada, mais uma vez abstenha-se.

    • Marcelo
      Posted Maio 21, 2014 at 7:15 pm

      Segundo ouvi dizer o Marco Silva rejeitou o Porto, se é verdade ou não, não sei e acho que nunca saberemos.

  • van Basten
    Posted Maio 21, 2014 at 2:38 pm

    É escolha quase unânime entre todos os sportinguistas. Como já havia dito, seria sempre a escolha mais acertada para o clube neste momento. Aliás reconheço-lhe já bem mais competência do que a Jardim, que também é um bom treinador.

    Este caminho é mais arriscado para MS do que seria enveredar por Porto ou Benfica (aqui não está em causa se teve proposta dos clubes ou não, estou simplesmente a avaliar os diferentes projectos), porque no enquadramento actual, existem muito mais hipóteses de falhar nos leões do que em qualquer outro dos dois 'grandes', tendo em conta a conjuntura mais frágil que o Sporting apresenta no presente. No entanto, creio que tal não irá acontecer. Se, por exemplo, obtiver um segundo lugar no campeonato, disputando o título até ao fim, com boas exibições e uma prestação aceitável na Champions, para mim já teria de ser considerado um sucesso em termos de escolha. É absurdo um candidato ao título despedir um treinador apenas porque no final do campeonato não o conseguiu vencer, há três crónicos candidatos e é sempre uma decisão que deve ter como base muitos outros aspectos.

    De todo o modo, creio que Marco Silva está mais do que preparado para o salto (era a minha primeira escolha para o Porto). Já tem experiência na Europa (gostei muito do Estoril além-fronteiras este ano), e vê-se que praticar futebol positivo está no seu ADN. Até pode ser uma lufada de ar fresco em Alvalade, tendo em conta a probreza das exibições que o Sporting fez durante quase toda a segunda metade da época.

    Uma aposta excelente.

    Quanto a jogadores que podem dar o salto consigo, discordo um pouco do que diz o VM nesse sentido. Mourinho, por exemplo, já provou o contrário, com Nuno Valente, Paulo Ferreira (apesar de não ter trabalhado com Mou em Leiria), Derlei e afins. O jogador certo, bem trabalho, tem sempre condições para acompanhar o seu treinador e dar um salto destes. E convenhamos, o Estoril este ano fez muito melhor do que, por exemplo, o Porto, e o mérito deve dar-se a Marco Silva, sem dúvida, mas também aos jogadores, que souberam interpretar com bastante eficácia o que lhes foi pedido.

    No geral, vejo dois jogadores com grandes possbilidades de rumar a Alvalade: Sebá e Gonçalo Santos. Com este último, acompanhado por Slavchev, William, Adrien, Shikabala e com a reintegração de João Mário, 'fechava' a zona central do meio-campo, uma vez que creio que o Sporting ficaria muito bem servido com este lote de jogadores.

    Desejo muita sorte ao Marco Silva, gosto muito dele como treinador e tenho apreciado bastante a sua postura nestes últimos dois anos.

    • Kafka
      Posted Maio 21, 2014 at 4:51 pm

      Concordo com tudo, e destaco o último parágrafo na questão da postura que será interessante de verificar a mudança que irá registar, pois claramente o Presidente do Sporting tem uma postura por exemplo, face aos árbitros muito diferente da postura que o Marco Silva sempre teve, será interessante verificar se conseguirá manter a sua linha de actuação na questão arbitral, ou se em contrapartida, se vai deixar ir na onda do Presidente do clube…

  • m1950
    Posted Maio 21, 2014 at 2:45 pm

    Vamos falar de futebol

    Tecnicamente os médios do Sporting principalmente os made in alcochete são quem mais vai beneficiar com a entrada de Marco Silva , penso que até Martins poderá ter papel de destaque e quiçá até o ressurgimento de Vitor Silva.

    Marco Silva tem um futebol possessivo mas objetivo e com largura e profunidade, os medios made in alcochete teem uma formação de controlo e posse , não tanto como o tiki taka mas assim.
    Daí partem as dificuldades fisicas de jogadores como Martins e Adrien , de tentarem ser no sistema de Jardim respetivamente , um repentista e um box2box , ou seja teriam de ser médios de alta rotação para encaixar neste futebol quando são mais jogadores posicionais.

    Dou-vos um exemplo , na primeira volta do SCP , onde o Sporting foi classificado como a melhor equipa a jogar futebol – ou pelo menos o mais atrativo , o Sporting jogou futebol consistente….
    A pressão alta do SCP durava 30/40min maximo…. (tempo que Adrien e Martins aguentavam a fazer box2box) , pois o Sporting cola o extremos a linha , não sobe a defesa – porque o seu ponto fraco é a bola nas costas principalmente no lado direito – e deixava os médios ficarem com 20M para fazer pressão alta com o ponta de lança a participar também.
    2 jogadores com limitações fisicas evidentes – Adrien deu tudo e Martins tambem mas não era esse o jogo deles.

    No Sporting Benfica , esta forma de fazer pressão alta , levou o SCP a baixar imenso no final da primeira parte , e na segunda parte , era so saber quando o Benfica ia marcar – num jogo em que SCP era absolutamente favorito.

    No Sporting Rio ave , aconteceu o mesmo , tendo durado apenas 30 min esta forma de fazer pressão alta de LJ , a ideia dele ´ter sempre os extremos frescos e prontos para o flanqueamento , se notarem ninguem tem mais bola que os extremos do SCP – logo o numero de golos do SCP é simplesmnte o minimo exigivel , até porque a equipa é muito fraca no ultimo passe ( criterio forte em bons e grandes jogadores – que claro o Sporting não tem ali).

    Sporting nunca jogou 4-3-3 a excepção de um jogo com o Maritimo (onde nos 1ºs 25min teve a maior qualidade da epoca) , o Sporting joga com médio esquerdo e médio direito , é ali que joga Martins ao lado da banda direita

    Sempre que os médios centros do SCP rebentavam … o jogo do SCP ia abaixo. Com Marco Silva , muitos jogadores que estão desvalorizados hoje… vão subir de rendimento que nem flechas , e só neste futebol J.Mário tem hipotese , com Jardim nunca iria ter hipotese pois nunca será um médio de alta rotação.

    Mantenho que o SCP precisa de artistas na 7 , 10 , 11 … os 3 jogadores atrás do PL , teem de ter capacidade para resolver qualquer jogo, isto é essencial se o SCP quer mesmo se campeão.

    • Euclides!
      Posted Maio 21, 2014 at 3:30 pm

      Eu não considero que o futebol do Estoril se tenha feito de posse de bola…

      creio que o Estoril assentou mais o sua forma de jogar numa irrepreensível ocupação de espaços e boas transições rápidas para o ataque, o Estoril destes dois anos, foi aquela equipa que nunca foi fácil marcar golos, porque raramente era apanhada em contra-pé, devido a tal boa ocupação dos jogadores que mesmo atacar não deixavam a equipa descompensada atrás…

      isto é dedo do treinador, e principalmente quando uma equipa como o Estoril conseguia atacar só com 3/4 unidades e causar perigo, é outro dado tem processos de jogo bem definidos e que os jogadores os souberam interpretar…

      Quem viu o Sporting – Estoril da ultima jornada, pode verificar isto mesmo, uma equipa compacta, longe de ser o famoso autocarro, mas uma equipa bem posicionada a defender capaz e preparada para contra-atacar

      esta é a ideia que eu tenho do Estoril, não é uma equipa de posse, embora muitas contra outras equipas que não os grandes, o Estoril tenha jogado em ataque continuado, mas não penso que se tenham esmerado nessa condição…

      creio que o maior desafio que Marco Silva terá no Sporting reside no ter que preparar uma equipa que jogará durante mais jogos contra equipas só preocupadas em segurar o empate do que outra coisa…

      mas estou convencido que Marco Silva irá implementar um modelo de jogo solido no clube e que de uma forma ou de outra, a jogar bem ou mal, o Sporting será consistente, tal como o Estoril mostrou consistência com ele.

    • gareth.baile
      Posted Maio 21, 2014 at 4:38 pm

      excelente análise de m1950.
      enquanto que Benfica, principalmente, e Porto têm jogadores que sozinhos possam resolver jogos o Sporting ainda não tem. Essencialmente a base do sucesso desta época foi um colectivo forte, mas nos jogos mais apertados notava-se a falta de um jogador com capacidade para assumir e resolver um jogo. o Benfica tem em Gaitan e Salvio, por exemplo, dois extremos regulares e muito bons tecnicamente, o que faz com seja quase inevitável que os jogadores da frente sobressaiam. quanto ao Sporting é notório a falta de um jogador com grande qualidade no último passe e que consiga inventar algo do nada quando é preciso.
      essencialmente é o que faz falta a este Sporting, sendo num jogador assim em quem o SCP deveria investir mais.

  • Wonderkid
    Posted Maio 21, 2014 at 2:52 pm

    Era sem dúvida, a melhor opção no mercado. Como diz o VM, e bem, o Sporting poderá (não é grantido) ficar a ganhar com esta troca. Marco Silva tem um futebol atraente e fez um trabalho incrível no Estoril. Vamos ver que tipo de ovos a Direcção do Sporting lhe consegue dar para fazer a tão desejada omolete.
    Dizer ainda, que para o ano que vem não estaremos (ainda) ao mesmo nível de Porto e Benfica em termos de qualidade de plantel, mas teremos já todas as condições para lutar pelo título, como aliás, já fizemos esta época… mas torna-se algo urgente ganhar títulos, nem que seja só uma das Taças.
    Podem chamar-me pouco ambicioso, mas eu já me dava por bem satisfeito se, neste momento, tirando os jogadores dispensáveis (para mim, Capel, Wilson e Vítor), não vendessemos ninguém e contratássemos, por exemplo, Sebá (ou Rotariu), Luís Leal (ou Derley) e fosse promovido o regresso de Miguel Lopes (com uma possível revisão salarial), para além dos outros que têm sido falados como prováveis para efectuar, pelo menos, a pré-época (Viola, Zezinho, João Mário, Esgaio, Wallyson, Dramé…). Sem vendas duvido que o dinheiro para transferências dê para muito mais.
    De resto, enaltecer o bom trabalho que a Direcção tem mostrado nesta preparação da época que vem.
    SL

  • Diogo Palma
    Posted Maio 21, 2014 at 2:52 pm

    Concordo, o Marco Silva seria a melhor opção para substituir o Jardim.
    É novo, ambicioso, é um investimento barato, é português, conhece bem a nossa liga e tem apresentado no Estoril um projeto de bom futebol.

    Posto isto também à que dizer que nem o melhor cozinheiro consegue fazer omeletas sem ovos por isso se o Sporting quer ganhar algum troféu na próxima época terá de investir em reforços e assegurar a continuidade os habituais titulares.
    Se ninguém dos titulares sair falta arranjar:
    -Para a baliza Patricio, Boeck e um jovem guarda-redes (ex: Golas) servem perfeitamente;
    -Para o centro da defesa Maurício, Oliveira, Dier e Rojo formam na minha opinião o grupo mais equilibrado de centrais de que o Sporting dispõem nos últimos anos;
    -Para as laterais defensivas: um lateral direito e ou esquerdo para se juntarem a Cédric e Jefferson (a contratação de um jovem lateral esquerdo e o regresso do Miguel Lopes pode ser uma boa solução);
    -Para o meio-campo defensivo: William e Slavchev são boas opções que podem ser complementadas com a entrada de um jogador mais forte defensivamente (ex: Danilo Pereira);
    -Para a posição de médio centro: Adrien e J. Mário seram as melhores opções para o meio campo mais ofensivo que podem ser rendidos por A. Martins, Wallyson, Slavchev ou o regresso de Zezinho;
    -Para jogar como médio ofensivo: o melhor seria contratar um médio criativo com qualidade. Adrien, J. Mário, A. Martins, Mané, Slavchev, Wallyson ou Shikabala também podem ser adaptados a esta posição.
    -Para jogar nas alas ofensivas: Carrillo (é o melhor extremo do Sporting) e Shikabala (se estiver a 100% fisicamente parece ser um jogador acima da média) seram talvez os melhores extremos do Sporting seguidos por Mané, Viola (que também pode ser opção para o ataque num sistema 4-4-2) e Héldon. Falta um extremo que faça a diferença, tem-se falado em Sebá (poderia ser uma boa opção mas para mim é necessario um jogador com mais qualidade para jogar na Champions, o jogador do Estoril poderia vir se vendessem o Héldon ou Viola);
    -Na posição de ponta-de-lança: Slimani e Montero são opções de qualidade embora muito diferentes (permitem ao treinador mudar a forma como a equipa joga … futebol direto ou mais apoiado), falta alguém que lhes faça mais concorrência (eu escolhia o Derley do Maritimo porque é um jogador muito completo).

    Se o Sporting investir forte num médio ofensivo e num extremo pode chegar ao nível do Benfica e Porto.

  • Martim Moreira Pires
    Posted Maio 21, 2014 at 3:11 pm

    Parece-me a aposta evidente. Dos treinadores que estão no mercado é o que mais me agrada. Conseguiu excelentes resultados com o Estoril e mesmo quando as coisas ficaram difíceis (saídas de jefferson, steven, carlos eduardo, licá…) voltou a formar um grupo muito forte e competente. Vê-se que cada jogador sabe o seu papel.
    Não acho que o Sporting contrate 4 ou cinco titulares, apenas um 10 e um extremo. Fora isso, ainda deve contratar para segundas opçoes um lateral esquerdo (esgaio deve ser a segunda opção para a direita), um avançado (faz falta mais um) e um segundo extremo. Carrillo, heldon e mané devem ser os restantes extremos com o portugues a poder fazer de suplente ao 10 contratado. Joao mario, slavchev, adrien, andre martins e william chegam para as restantes duas posiçoes do meio campo. Na defesa para alem dos quatro titulares deste ano e de dier e paulo oliveira (um deles ganhará a titularidade a maurício – se rojo sair talvez até joguem os dois), esgaio e o lateral esquerdo que for contratado fecham o sector.

  • Eduardo Valverde Silva
    Posted Maio 21, 2014 at 3:37 pm

    O treinador que eu gostaria de ver no FCP… (neste momento, não há como antecipar minimamente a época do FCP, face ao desconhecimento que se tem do treinador).
    Quanto às comparações com Klopp e JJ, arrisco a dizer que MS tem até um modelo de jogo mais ambicioso, com mais vontade de assumir o jogo (não digo melhor, obviamente; mas talvez mais capaz de se adaptar a adversários com estilos diversos).
    Sendo jovem e ambicioso, com um discurso cauteloso e coerente mas forte e com personalidade, MS é uma excelente aposta para o SCP.

  • Guilherme Loureiro
    Posted Maio 21, 2014 at 5:36 pm

    É uma notícia alegre que corre há vários dias.
    Na saída de LJ, que na minha opinião, fez um excelente trabalho, mas beneficia de um Porto fraco, de sair cedo da Taça de Portugal e de não aparecer na Europa.
    Trabalho notável a nível defensivo. Já a nível ofensivo deixou muito a desejar. O futebol do Sporting foi, a partir de certa altura da época, pobre a nível ofensivo, poucas oportunidades criadas por jogo, demasiada insistência nos cruzamentos (fácil de perceber pelos adversários). Eu percebo que era o Slimani e não o Montero, mas mesmo assim foi sempre mais do mesmo.
    Quanto a Marco Silva pega numa equipa na Liga de Honra, é campeão, sobe, quarto lugar, bom futebol, fazia frente a todas as equipas, e na primeira época leva a equipa à Liga Europa. Perde elementos fundamentais na segunda época, com liga Europa à mistura e mesmo assim mantém o 4º lugar e mais um bocado e chegava mesmo ao 3º. Meus senhores, lá qualidade ele há-de ter. Não é qualquer um que faz isto!!
    Não vou discutir se é melhor que LJ ou não.
    Como Sportinguista, tenho muita esperança neste homem, com o upgrade que o plantel levará, acredito que o Sporting pode fazer mais e que MS vai ser importante nesse processo. Estou bastante curioso, mas não vou ser futurista. Quando se começar, vamos poder avaliar o seu trabalho e aí se verá se ele aguenta ou não a pressão do Sporting, dos adeptos, da LC, te objectivos mais altos. Eu espero e acredito que o Sporting não vai regressar à época passada. Acredito que vamos voltar a ter um campeonato decidido a 3 e não a 2 ou a 1.

    SL

  • Vermelho
    Posted Maio 21, 2014 at 6:05 pm

    Na minha opinião acho que o Marco arrisca em ir para o Sporting, um clube que anunciou a candidatura ao título, tem presença na champions e ainda com competições as taças internas em jogo, tem um plantel um pouco abaixo do que se espera para poder dar luta em tudo (a meu ver). A não ser que consiga arranjar soluções para cada posição em falta e alternativas a algumas posições não o vejo a conseguir andar perto do objectivo (e sabemos que o orçamento para jogadores é bem limitado), mas todos sabemos a qualidade dele e o que fez com menos recursos.
    Vamos ver como se vai safar, espero que este salto não seja algo que vá manchar a carreira dele.

  • Anónimo
    Posted Maio 21, 2014 at 6:37 pm

    Acho que muita gente ainda não percebeu o que Bruno de Carvalho disse.
    O Bruno de Carvalho não disse que o Sporting ia GANHAR o Campeonato Nacional…
    Ele disse sim que o Sporting iria LUTAR pelo título.
    São duas coisas diferentes.

    Pablo Escobar

  • Anónimo
    Posted Maio 21, 2014 at 8:41 pm

    Patrício; Boeck; Cédric; Fucile; Dier; Maurício; P.Oliveira; Rojo; Jefferson; Jander; William; Gonçalo Santos; Adrien; Slavchev; J.Mário; A.Martins; Carrillo; C.Mané; Labyad; Sebá/Bebé; Montero; Slimani; Derley

    Saídas de Vitor; W.Eduardo; Capel e Heldon (parecem-me insuficientes para o SCP). Eventual venda de Patrício levaria à entrada de Vagner. Venda de William levaria à necessidade de pensar bem sobre a posição.

    Ass: Carlos Barbosa

  • João
    Posted Maio 22, 2014 at 11:42 am

    Desde já o meu agradecimento pelos excelentes artigos publicados pelo VM, como adepto do SportingCP e principalmente adepto de futebol sou atento e assíduo leitor dos V/ comentários.
    Relativamente ao anunciado treinador do sporting, não encontro de momento outra opção para as características pretendidas pelo Presidente (treinador moderno, ambicioso e bom trato c/ direcção e jogadores) de forma a potenciar qualidades de jogadores que se têm apresentado abaixo do esperado como é o caso de Carrilho, Heldon, Montero, etc.
    Por outro lado acredito que com alguma visão será possível reforçar a equipa de futebol em posições que denotaram carência na presente temporada: defesa lateral polivalente (contando c/ a ascensão de Esgaio para a drta., médio ofensivo para lutar com André Martins contando que o búlgaro Slavchev preencha as posições 6 e 8 e João Mário se revele este ano, encostando Mané na ala e vendendo Capel será necessário perceber se W.Eduardo, Viola e Heldon são soluções caso contrário será fundamental ir ao mercado, na frente será importante encontrar um avançado rápido (importante p/ a LC contra equipas teoricamente mais fortes) mantendo o pinheiro Slimani e o Tecnicamente evoluído Montero.

    João Santos

Deixa um comentário