Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting na final da Taça da Liga; Gyökeres resolveu; Quenda assistiu; FC Porto entrou melhor mas não conseguiu incomodar e só fez o 1.º remate à baliza de Israel no minuto 91

Jogo equilibrado, com os Dragões mais fortes na primeira meia hora e na parte final do encontro, tendo o Sporting se superiorizado nos restantes minutos e sido, essencialmente, mais objetivo nas suas ações (além do golo ainda teve mais 2/3 boas ocasiões, enquanto o FC Porto não chegou a ameaçar). A turma de Vítor Bruno nunca conseguiu chamar Samu ao jogo (só por uma vez recebeu em posição favorável), a inspiração de Rodrigo Mora só durou meia hora e a imagem final depois de um Clássico voltou a ser de uma equipa com poucos argumentos. Pepê também desiludiu (raramente sobe o nível em jogos grandes), enquanto Franco mal se viu e os suplentes também não mexeram com o jogo. Já Galeno agitou quando passou para extremo, mas não conseguiu fazer a diferença. Nota ainda para a incapacidade dos centrais em provocarem desequilíbrios, mesmo quando o Sporting lhes ofereceu todo o tempo e espaço para progredirem (Otávio até tem medo de conduzir). Já os Leões de Rui Borges, que no espaço de 10 dias bateu os dois rivais e ao 4.º jogo já vai ter a oportunidade de conquistar um título, fizeram a sua exibição mais sólida desde que o técnico assumiu, não concedendo qualquer oportunidade ao adversário e reduzido os erros. Gyökeres assumiu o protagonismo, recebendo inúmeras vezes em profundidade como gosta e conseguiu uma boa finalização. Morita e Hjulmand dominaram o meio-campo, St. Juste e Diomande fizeram uma excelente dupla defensiva e Quenda (assistência) e Simões entraram bem. Já Fresneda mostrou as suas limitações, mas no cômputo geral conseguiu ser competente, ao contrário de Trincão (muitas perdas), Geny (desinspirado) e Maxi Araújo (continua a desperdiçar oportunidades de se fixar no XI).

Sporting 1-0 FC Porto (Gyökeres 56′)

O Sporting derrotou o FC Porto por 1-0 e apurou-se para a final da Taça da Liga. Gyökeres decidiu, após uma grande combinação ofensiva, num jogo onde o equilíbrio imperou, mas onde só os Leões conseguiram ameaçar verdadeiramente a baliza adversária.

XI Sporting: Franco Israel; Fresneda, Diomande, St. Juste e Matheus Reis; Hjulmand, Morita, Geny e Maxi Araújo; Trincão e Gyökeres
XI FC Porto: Cláudio Ramos; Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Galeno; Eustáquio, Nico; André Franco, Rodrigo Mora, Pepê; Samu.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

70 Comentários

  • Jasomp
    Posted Janeiro 7, 2025 at 9:54 pm

    Se fosse jogador do Vítor Bruno, mandava-o para um sítio que eu cá sei, tal é a diferença de tratamento entre eles.

    Jogadores que jogam por decreto sem acrescentarem nada (Pêpê, Nico, Eustáquio, Perez, etc), outros que é tolerância zero. Vasco Sousa sai da equipa sem ninguém entender porquê, Tiago Djaló é titular e perde o lugar para o Otávio no meio do nada, Fábio Vieira leva broncas públicas.
    Precisar de marcar e colocar João Mário e Zaidu é gozar com quem quer ganhar. O próprio Samu em jogos destes acusa as suas limitações.

    Falta de estofo gritante do Vítor Bruno em jogos grandes.

    • Nunop
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:27 pm

      Nico sem acrescentar nada? Tem sido o melhor médio em Portugal esta época juntamente com o Hjulmand.

    • Guinha10
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:28 pm

      Não podia estar mais em desacordo. O Porto ter a possibilidade de acabar a 1a volta em primeiro com esta equipa é de bradar aos seus. O Vítor ainda tem pouca experiência, é normal que cometa erros, mas a equipa é muito curta e os que teoricamente são melhores e mais experientes são 0 (Vieira, Varela e Pepe a cabeça). Concordo na parte do Djaló, penso que é o melhor. Na parte de meter o zaidu só tenho pena que não tenha sido mais cedo. Libertou o Galeno e começamos a jogar com 10. Este Porto ainda pode crescer, mas quando se olha para este grupo de jogadores e o que faz a diferença é um puto de 17, está tudo dito. Continuar com o processo de renovação e ir pelo menos, se possível, arranjar um LE para esta equipa que tenha também potencial para o futuro.

  • É dia de jogo
    Posted Janeiro 7, 2025 at 9:54 pm

    Gyokeres joga tanto mas tanto, não há palavras.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Janeiro 7, 2025 at 11:53 pm

      Joga mas está muito individualista. Há um lance em que o Sporting pode matar o jogo, não passa a bola ao Quenda e quer inventar.

      • Fica a nota
        Posted Janeiro 8, 2025 at 12:15 am

        Hoje não consegui ver o jogo, mas também tenho notado isso nos últimos tempos. Sempre teve alguma dose de individualismo, o que de certa forma até pode ser benéfico (a maior parte dos grandes goleadores terá essa tendência para rematar em vez de passar). Mas parece-me uma característica que se tem vindo a acentuar com o tempo (e não é só das últimas semanas), ao ponto de por vezes prejudicar mesmo a equipa em situações que pedem claramente a assistência em vez do remate ou lance individual. Não está em causa o enorme (!!!) contributo que dá ao jogo do Sporting, mas é algo que devia tentar corrigir, porque se quando goleávamos praticamente jogo sim, jogo sim, era desculpável pela fome de marcar e não fazia diferença no resultado final, agora a realidade é outra…

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 7, 2025 at 9:56 pm

    Ponto prévio.
    Não consegui ver os primeiros 45m de jogo, portanto a minha apreciação será só com base na segunda metade.

    E nessa segunda metade, se isto foi uma meia final, entre os dois primeiros classificados da nossa liga, muito mal anda o tugão…

    Que 45m deprimentes, a um ritmo baixissimo, com pouquíssima intensidade, e muita falta de jeito de parte a parte com uma infinidade de más decisões.

    Por isso é que é muito mais compensador ver um Southampton vs Ipswich do que qualquer encontro destes cá do burgo.

    Isto depois de uma destas equipas ter estado em Guimarães este fim de semana e ter sido um grande espetáculo.

    Ainda ontem e durante os dias anteriores vimos jogos de alto nível numa prova semelhante.

    Enfim…

    Venceu o menos mau.

    • Veridis Quo
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:07 pm

      O jogo de Guimarães é um espetáculo do ponto de vista neutro. Golos é giro, mas porque é que nesse nível já não se aponta o medíocre nível defensivo de uma dessas equipas que esteve nesse jogo?
      Esse jogo foi mau do ponto de vista defensivo, este foi do ponto de vista ofensivo. Só mudou o lado da balança, a questão é que foi para o lado do ataque.

    • Miguel Lopes
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:29 pm

      Se visses a 1ª parte, tinhas assistido a um bom jogo de solteiros e casados.

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:30 pm

      Não respondo pela outra, mas o espetáculo que uma dessas equipas proporcionou em Guimarães no fim de semana teve, naturalmente, peso no “ritmo baixíssimo” e na “pouquíssima intensidade” dessa mesma equipa. Não é possível manter um nível altíssimo durante 90 minutos, com jogos de quatro em quatro dias e contra adversários como Benfica, Vitória e Porto. Menos ainda depois da fase a que João Pereira sujeitou a equipa.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:56 pm

      Porque é que é o jogo de hoje a mostrar o nível do “tugão” e não o jogo de Guimarães? Porque é que o de hoje é mais relevante para mostrar o nível do “tugão”? Quem define qual deles é a regra e qual deles é a excepção? O jogo de hoje teve duas equipas do mesmo nível a jogar em capo neutro, claro que ia ser (ainda mais) equilibrado e ninguém queria errar.

  • mickpeters
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:00 pm

    Foi um jogo aberto e sem grandes lances de perigo, pelo que nao achei particularmente um jogo atraente. Foi bom ver as equipas abertos, mas ambas falharam muitos dos dois lados.

    O Porto entrou bem no jogo e conseguiu chegar bem no ultimo terço, mas definiu mal. Depois o Sporting ganhou força no final da primeira parte com oportunidades e ataques continuos, e isso acho que isso deu força para a segunda parte. Sporting entrou melhor (contrario ao ultimos 2 jogos) e marcou. Podia ter resolvido melhor no contra ataque em que definiu mal e depois Porto teve o natural ascendente nos ultimos minutos mas sem grande perigo imediato.

    Nota positiva no Sporting para o Gyo (RB ve-se logo que e mais treinador que JP porque sabe que o Sporting tem de conseguir jogar em profundidade para o Gyo e o Quenda e que faz melhor esses passes). De resto, defesa com nota positiva no Sporting principalmente Maxi e Fresneda porque tinham pela frente adversarios complicados.

    Do lado do Porto, Mora fez a diferença inicial com Nico, mas depois apagaram-se e Samu esteve em noite nao.

  • Veridis Quo
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:01 pm

    Algumas notas.
    – Quenda tem muita coisa especial, mas a capacidade de definição que tem aos 17 anos, seja em que corredor seja, é muito rara. Juntar ainda o desequilíbrio, a capacidade física, o que corre sem bola, a polivalência e a técnica de batida de bola que tem. Muita coisa de estranha tem de acontecer para não ter uma grande carreira. Jogue bem ou mal, esteja em melhor ou pior forma, são coisas absolutamente inatas e joga futebol com a naturalidade de quem sabe as ferramentas que tem.
    -Samu é um monstro na área, mas tem condições, sobretudo físicas, para ajudar mais a equipa fora dela. Marcando ou não, costuma estar sempre muito ausente e pouco envolvido com a equipa. Na área, é mortífero, mas pode e deve evoluir muito no que dá ao jogo fora golos. Do outro lado tem um bom exemplo e parte de uma posição ainda mais privilegiada, vendo onde já está com a idade que tem.
    – Morita é o jogador mais subvalorizado do Sporting neste século. Tratado de jogar à bola, há muito poucos médios que entendam tanta função, executem tão bem e deem segurança com e sem bola em todos os momentos. Não joga mal e tecnicamente é do mais limpo que por aqui passou.
    – Mora é uma brutalidade técnica, é um puto, portanto análises extremas do que vai ou não ser é complicado de fazer, mas na condição atual (ou perto dela), o físico que tem vai sempre limitar até onde pode chegar com impacto. Apontar a tops mundiais, nesta fase, parece-me precoce tal o grau de subdesenvolvimento físico e atlético que tem. Se evoluir, como evolui o Chico, tem tudo para ser brilhante nos patamares mais altos. Se ficar mais ou menos assim, vai sempre ter dificuldade nos níveis de topo.
    – Fresneda a mostrar que é jogador. Acho que o Sporting não se devia desfazer dele, mas a situação também não é boa. Tem que rodar, ser importante, jogar semana a semana e chegar noutro nível de confiança como chegou o Mateus ou como chegará o Essugo. Há um jogador ali dentro, parece-me óbvio.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:13 pm

      Sobre o Mora: é verdade que o miúdo tem um físico muito frágil para o alto nível, mas… O famigerado António Silva participou num programa dentro do Benfica para ganhar massa muscular. E ganhou. Porém, hoje em dia, mostra pela elasticidade e flexibilidade em campo. Coincidência?

      • Veridis Quo
        Posted Janeiro 7, 2025 at 10:51 pm

        O Mora não vai perder qualidade, como não perdeu o Trincão que está outro do ponto de vista físico. Pelo contrário.
        Quanto ao António, honestamente não lhe vejo grande mudança nas faculdades que tem em relação ao que tinha na melhor fase. Só vejo um central com menos confiança e num coletivo pior que na época de estreia.

    • Jasomp
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:14 pm

      O Bernardo Silva sempre teve um físico do estilo do Mora e chegou onde chegou. E vejo muito de Bernardo Silva no Mora.

      • Veridis Quo
        Posted Janeiro 7, 2025 at 10:35 pm

        O Bernardo deve ter mais 10 kg que o Mora e, diga-se o papel dele no futebol verdadeiramente de topo, é mais de operário que de criativo. Um operário com um requinte técnico gigante, mas a maioria da carreira do Bernardo no topo não é marcada por lhe ser pedido que seja um criativo, desequilibrador e força decisiva no último terço. O caminho que vejo para o Mora é esse. E para ser esse, ter 1.65m e 55kgs dificulta a capacidade de ter impacto.
        Podemos olhar para as exceções (e não são muitas), mas não deixam de ser exceções. Até um Messi, dito pequeno, era mais alto que o Mora e devia pesar, na maioria da carreira, mais 15kgs (e devo estar a fazer contas por baixo) do que o Mora pesa agora.
        Precisa dessa massa nos membros inferiores para aguentar contactos sem cair ou ficar fora da jogada e ter mais explosão do que o que tem.
        Remeto para o Chico. Se o Chico de 2020/21 permanece igual, parece-me óbvio que a carreira dele não era a que está a ser. Vamos ver se o Mora dá um salto nisso, porque se não der será sempre complicado e não acho que faça sentido ignorar esse aspeto quando se perspetiva a carreira dele enquanto jogador de topo.

        • Jasomp
          Posted Janeiro 7, 2025 at 10:53 pm

          Agora tem. Quando se tornou conhecido aos 19 anos, não.
          E o Bernardo Silva é mais operário. Mas isso é porque foi moldado pelo Guardiola para isso mesmo. Quando ele apareceu no Benfica B era muito como é o Mora atualmente. Virtuoso, com lindos lances técnicos.

          • Veridis Quo
            Posted Janeiro 8, 2025 at 1:55 am

            O Bernardo foi encaminhado para isso, porque para ser um criativo de impacto no top do futebol europeu não tem estaleca. Não tem relação com a baliza suficiente, nem tem explosão e capacidade atlética para ser desequilibrador. O próprio ainda no outro dia falava disso, numa entrevista. Não está ali por escolha ou por luxo. Está ali com aquelas funções, porque dado as características dele… é onde tem lugar.
            O Bernardo era virtuoso e criativo de forma consistente… quando o nível era mais baixo e conseguia ser. É um bocadinho como os extremos passarem a laterais com o decorrer dos anos.

            • Artur Trindade
              Posted Janeiro 8, 2025 at 4:05 pm

              Concordamos muitas vezes na análise, e esta tua opinião sobre o Bernardo é muito idêntica à que tenho vindo a dar ao longo dos últimos anos, e que me tem valido imensas críticas.

    • Bola parada
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:38 pm

      Eu muitas esqueço-me que o Quenda tem apenas 17 anos. A seguir a Nuno Mendes, é para mim, o jogador da formação com mais qualidade a aparecer. Acho que jogar na esquerda não o ajuda, mas até por aí se vê bem o bom jogador que é.

      O Fresneda sempre me pareceu curto. Hoje fiquei bastante surpreendido pela positiva.
      Defensivamente é competente, a parte ofensiva parece-me algo limitado. Talvez, como dizes, com confiança e tempo de jogo, possa dar outra sensação.
      Ainda assim, com 442, deixava-o no plantel e não contrataria Alberto.

      • Miguel Lopes
        Posted Janeiro 7, 2025 at 11:33 pm

        Eu vi muitos jogos do Alberto (principalmente na Liga Conferência) e espero que ele venha para o Sporting.
        Tem um poderio físico muito grande e parece que tem pilhas Duracell. Qualidade técnica boa.
        Por alguma razão a Roma, Benfica e Brighton o querem.

      • Veridis Quo
        Posted Janeiro 8, 2025 at 1:57 am

        É como o Nuno, sem dúvida. Tudo com uma naturalidade impressionante e já num nível de maturidade (tanto em termos de entendimento de jogo como fisicamente) surreal.

  • Veridis Quo
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:01 pm

    Dizer ainda que, sendo bom jogador e até achando que tem nível para titular de um grande, 17M pelo Nehuen é claramente mais do que ele vale.

    • Jasomp
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:16 pm

      E joga em todo o santo e jogo e em todo o santo minuto. E é banal que dói. Outros não podem ter 5 minutos de desinspiração que saem logo das escolhas. É isto que me tira do sério no Vítor Bruno.

      • Guinha10
        Posted Janeiro 7, 2025 at 11:02 pm

        Nunca viste um treinador a preferir uns jogadores em deferimento de outros? Eu nunca vi um treinador que não o fizesse…embora aqui não perceba como o Djaló não joga nesta equipa

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:03 pm

    O Sporting foi muito superior e os últimos 60 minutos do Porto são atrozes.
    O jogo foi medianíssimo. Felizmente,houve ao mesmo tempo um Arsenal vs. Novo Castelo: a diferença de ritmo, competitividade, lisura a jogar é qualquer coisa de assustador.
    VB ganhou a Supertaça sem saber muito bem como, passe o exagero, foi esmagado na Luz e perde sem apelo nem agravo duas vezes frente ao Sporting. Há aqui um traço ou é mera coincidência?

    • mickpeters
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:37 pm

      O VB nao foi esmagado na Supertaça porque foi um daqueles jogos que acontece 1 em 100. Debast fez aquela falha e sinceramente o Amorim foi “stubborn” porque devia ter posto logo o Diomande com tanto erro a acontecer. Mas merito do Porto na Supertaça tambem a acreditar.

  • Bola parada
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:10 pm

    Quando não é, não se marca, coisa que acontece.
    Mas é incrível a quantidade de faltas que Gyokeres sofre e não são marcadas.

    Sporting pareceu mais equipa no geral. Foi constrangedor ver os centrais do Porto com bola e espaço e não terem a menor ideia do que fazer com ela.

    • Veridis Quo
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:28 pm

      Yup. Tem andado a mandar-se para o chão mais do que fazia (e algumas bem ridículas), mas continua a permitir-se que joguem rugby com ele. O que não deixa de ser estranho, considerando que estamos em Portugal e apita-se por tudo e por nada, mas ele ficar sem camisola em quase todos os duelos é absolutamente normal.

      • henry14
        Posted Janeiro 7, 2025 at 10:36 pm

        Há uma falta clara de Otávio sobre ele no meio campo quando Gyokeres só queria ir atrás da bola e foi impedido e o Nobre consegue marcar falta ofensiva. E houve pelo menos mais uma na primeira parte. Mas concordo, Gyo ultimamente está mais mergulhador. Talvez comece a haver mais desconfiança dos árbitros.

      • Bola parada
        Posted Janeiro 7, 2025 at 10:46 pm

        Na minha opinião está a sofrer de duas coisas. Do “sucesso”, onde pensam que é suposto ser um poço de força onde tem de aguentar tudo. E de algo que chamo efeito Taremi/Jonas/Liedson entre muitos outros, “muitas” simulações fazem com que os árbitros erradamente não marquem certas faltas.

  • AdeptoImparcial
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:13 pm

    Jogo geral algo aborrecido, onde nem Porto nem Sporting jogaram muito bem. Primeira parte mais dividida, segunda parte com domínio claro do Sporting até ao golo e depois o jogo voltou a adormecer – tirando um remate aqui e ali, não houve oportunidades gritantes de nenhum lado. Resultado justo, mas mais por eficácia do que outra coisa.

    Israel pouco teve de fazer, mas o que fez, fez bem. Fresneda a fazer provavelmente o melhor jogo até à data, apesar da melhor descrição da sua performance seja “cumpriu”, mas ao menos sempre dá mais esperança como DD neste sistema de Rui Borges. Juste entrou mal, mas foi melhorando, Diomande esteve irrepreensível, ao passo que Maxi teve uma segunda parte em que foi dos melhores.

    Hjulmand e Morita: nada a dizer. Melhor meio-campo em Portugal, de longe. Já me cansa o quão brilhante o japonês é – o golo nasce de uma “ordem” sua a Geny e de uma paciência de mestre – e voltou a ser imprescindível para a nossa construção. Quando Pote voltar e entrar para o lugar de Trincão – indo este para extremo onde é claramente melhor, hoje mal apareceu – poderemos ver o verdadeiro potencial deste esquema tático.

    Geny algo desaparecido também, apesar de uma ou outra arrancada boa. Quenda melhor nas combinações com Maxi e Gyo, podia ter definido melhor um par de lances. E Gyo a ser Gyo, problema constante sempre que se viu com espaço no corredor esquerdo e eficaz como se pede.

    Rui Borges com Benfica, Vitória (f) e Porto para iniciar uma carreira no Sporting a meio da época quando a confiança estava super em baixo. Não sei se tivemos treinador com inicio mais complicado do que Borges. A verdade é que tem surpreendido tudo e todos, e mal teve tempo de treino até então. Devolveu a confiança num possível bicampeonato e, quiçá, mais uns troféus pelo caminho.

    SL

  • Gorlami
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:18 pm

    Curioso para ver o que diz o Marco Pina hoje.
    Quanto ao jogo, Porto de VB fraquinho em jogos grandes como de costume (total inverso ao Porto do SC que se agigantava) é um Sporting razoável a vencer com justiça. Lado positivo, é uma competição que pouco ou nada interessa (embora obviamente preferia te-la ganho) e abre um pouco o calendário que vai apertar agora.

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:18 pm

    Começar por dizer que me impressiona que uma equipa sofra zero golos em dois jogos frente a Benfica e Porto e, pelo meio, sofra quatro do Vitória. Por muito que o jogo em Guimarães tivesse a carga emocional que teve, para Rui Borges e para os jogadores do Vitória.

    Sobre hoje, começo a gostar francamente de Rui Borges. Já tinha tido muito dedo na vitória frente ao Benfica e, hoje, acertou muito bem a equipa ao intervalo: alterou a pressão e os posicionamentos no meio campo e o Mora desapareceu do jogo, deixando praticamente de haver jogo interior e entre linhas, por parte da equipa do Porto. Acaba por ser sintomático que tenham feito um único remate à baliza, nos descontos e por parte de um central, a meio do meio campo. Conseguiram contrariar a saída de bola do Sporting na primeira parte e empurrar os verde e brancos para o seu meio campo, mas sem nunca criar verdadeiro perigo.

    Individualmente, toda a equipa esteve globalmente bem. Destaco os centrais (Juste imperial), Fresneda, que, embora tenha estado errático no passe na primeira parte, terá feito a sua melhor exibição pelo Sporting (sendo, no entanto, curto ofensivamente para 80% dos jogos), os médios e o Gyo, claro. Menos em jogo, Trincão e Geny. Ainda não entendi bem se o Quenda fez um passe brilhante ou se a intenção era abrir para o Maxi e a assistência saiu sem querer. Não havendo ressalto, é de génio.

    • Shurza
      Posted Janeiro 7, 2025 at 11:29 pm

      Disseste exatamente o que vinha cá dizer. Primeira parte muito desacertada em termos de pressão do Sporting, com o Trincão e o Viktor a saírem na pressão aos centrais, obrigando o Hjulmand e o Morita a encostar no Nico e no Eustáquio, levando a espaço nas costas pra o Mora aparecer a ligar o jogo do Porto. Mas com os acertos ao intervalo, o Sporting passou a controlar o jogo sem bola muito mais longe do seu meio-campo, e esvaziou o balão do Porto – que sinceramente me pareceu muito muito curto em organização ofensiva.

    • Petrol
      Posted Janeiro 8, 2025 at 11:20 am

      Talvez os 4 golos do Vitória demonstrem que neste momento, é uma equipa melhor trabalhada a nível de dinâmicas ofensivas do que o Benfica ou o Porto. O que tem o seu mérito sem dúvida mas também muito demérito de Porto e Benfica que quando sobre o nível tem muitas dificuldades em criar oportunidades. Ultimamente o Benfica nem precisa que o nível suba para ter dificuldades em criar oportunidades e o Porto cria maioritariamente porque tem Mora.

  • Valpacos
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:23 pm

    Jogo muito mau do Maxi.. todas as decisoes foram más

  • Angelo GJ
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:31 pm

    Repito sem Conceição, Amorim e até mesmo o Schmidt o nível do tugão está MUITO baixo. Ninguém me tira da cabeça que o problema não está tanto na falta de qualidade dos jogadores, mas sim nos treinadores, a capacidade de treino é fraca. Vítor Bruno está a aprender, Rui Borges dou-lhe o benefício da dúvida porque, a meu ver, tem qualidade, mas precisa de tempo para implementar as suas ideias(mas tem um fator mental bem melhor do que a concorrência) e o Lage é o selecionador do Benfica de Rui Costa. 

    O maior problema desta “mediocrizacao” que se tornou o campeonato é que os melhores jogadores vão se desvalorizar muito e acabaram por sair e não sei se haverá capacidade depois para continuar a atrair talento(lá está se não haver bons treinadores também haverá jogadores que não vão aceitar vir para Portugal)

  • oMeuUserName
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:32 pm

    Só eu é que vi que o Quenda não faz assistência nenhuma? Ele está a tentar fazer o passe para a esquerda, mas a bola bate no André Franco e isola o Gyokeres…
    De resto, jogo fraquinho.

    • disturbed17
      Posted Janeiro 8, 2025 at 1:10 am

      Sendo apenas uma “tabela” não deixa de ser assistência, mas sim, a ideia era colocar no Maxi (e que bom passe seria).

    • Stromp1906
      Posted Janeiro 8, 2025 at 2:57 pm

      Tenho 50 anos e uma cada vez mais preocupante falta de vista, assumo, mas estive agora a rever o lance e não vejo qualquer ressalto ou toque no passe do Quenda
      Caso esteja equivocado, remeto para o princípio do comentário
      Bom Ano a todos

  • henry14
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:33 pm

    Jogo competitivo mas fraquito praticamente sem balizas, principalmente na primeira parte. Na segunda, o jogo mudou um pouco mas só porque houve um golo que caiu um pouco do céu pelo suspeito do costume. Com o golo, o SCP cresceu um pouco e estabilizou e só nos últimos 10/15 minutos se viu um pouco mais do Porto, mas muito muito curto. Isto é um clássico e uma meia final. Ganhou a melhor equipa mas que também está longe de ser brilhante. No entanto, Gyo marcou o quarto golo no ano civil e lá vai andando com o SCP às costas como os levou em Guimarães e em Alvalade contra o Benfica. Depois da fase menos fulgurosa, voltou. Algum mérito há-de ter o Rui Borges neste ressuscitar. Digo eu.
    //
    Vítor Bruno e Porto.
    Cada vez mais acho que é um novo Rui Vitória. Um senhor educado e decente mas sem grande carisma, com equipas com futebol fraco, super competente com equipas fracas mas muito fraquinho contra Benfica e Sporting. Até a forma como despachou Guimarães e Braga faz lembrar o RV, que foi dos treinadores que melhor se deu contra este tipo de adversários. Continuo a achar que o Porto joga perto de zero e no entanto acho que é o principal candidato a levar o caneco por muito estúpido que isto possa parecer. Outros apontamentos : André Franco a titular no clássico? Diogo Costa suplente? (sei que a taça da liga é desvalorizada mas VB não tem currículo assim tão extenso para se dar ao luxo de meter Cláudio Ramos? Eu não quero que Lage coloque Samuel Soares) ; Galeno o melhor que fez foi a caça ao penalty, tentou 3 x hein? Continua a tentar; Namaso continua a ser opção, o que na minha opinião é ridículo. Jogador fraquíssimo para um grande mesmo que tenha a ter um momento Kelvin. Não é, nunca foi e provavelmente nunca será jogador para o Porto; Pepê desastroso. Excelente jogador mas a carreira dele será curtinha para a qualidade que tem; Tanto defendi o Fábio Vieira nos Gunners mas sou forçado a dar razão ao Arteta. Ele atualmente é suplente do André Franco. Do André Franco!!! Como pode querer competir com Saka, Odegaard, Trossard ou Havertz? Mais um jogo em que não acrescentou rigorosamente nada; Zaidu entra num jogo contra o SCP a perder 1 0? Um jogador que pouco ou nada tem competido? Como se explica isto? Curiosamente até nem entrou mal de todo e fez 2 cruzamentos venenosos mas ainda foi a tempo de dar uma borla ao SCP. Felizmente para ele, não correu mal; Rodrigo Mora dos melhores da primeira parte mas inexistente na segunda. Mas parece máquina.

    //
    SCP/ RUI BORGES
    3 jogos e 2 clássicos ganhos por Rui Borges. Será que vai ganhar o terceiro se o oponente for o Benfica? Se ganhar, o SCP vai ganhar um boost fortíssimo. Não vou detalhar tanto como os jogadores no Porto, porque este SCP, o treinador e mesmo o esquema tático são um pouco um mistério para mim ainda. Como disse, o SCP não jogou nada de outro mundo mas ganhou que é o que conta nos clássicos. Veremos se leva o caneco, senão também pouco interessará esta vitória que de convincente também não teve muito.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 7, 2025 at 11:13 pm

      Preferiste ver este jogo ao Arsenal x Newcastle? Não estou a fazer nenhum juízo de valor, é uma pergunta séria.

      • henry14
        Posted Janeiro 7, 2025 at 11:29 pm

        Sem stress.
        Opa é verdade. Fui desafiado por um amigo para ver este jogo e então não vi os gunners. Mas não perdi nada, digo eu. A verdade é que este Arsenal também não tem estado cativante esta época. E o Liverpool está a esmorecer o meu prazer em ver jogos do Arsenal :(

    • henry14
      Posted Janeiro 7, 2025 at 11:24 pm

      Venho corrigir um erro. Namaso não entrou. Lapso meu. Mas não invalida o que penso dele…

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 8, 2025 at 7:31 am

      Eu vi o Arsenal x Newcastle. Vi só uns bocaditos deste jogo e é uma diferença abismal apesar deste jogo não ter sido nada de outro Mundo. O Arsenal foi muito superior com bola, mas o Newcastle foi mais eficaz e mostrou um espírito de sacrifício incrível!

  • Vik_9
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:33 pm

    Agora que encaixa no sistema e tem minutos, vamos mesmo enviar o Fresneda embora?
    Acho que tem de evoluir ofensivamente, mas demonstra mt potencial para a posição de defesa direito. Bom físico, intensidade e relativamente bom posicionamento para a idade. Acho que jogando pode evoluir bastante …

    • Miguel Lopes
      Posted Janeiro 7, 2025 at 11:47 pm

      É um bom jogador para equipa pequena, certinho se não subir.
      Defende bem quando a equipa está encostada atrás. Quando se adianta um pouco até ao meio campo denota uma enorme falta de velocidade, fica sempre nas covas qualquer que seja o oponente.

      • Mushy
        Posted Janeiro 8, 2025 at 4:02 pm

        Então está afirmar que Pepê e Galeno são lentos é isso??
        É que não conseguiram passar por ele e a ala esquerda do Porto foi uma nulidade com Fresneda em campo, o tal Fresneda que afirma ter falta de velocidade..

  • filipe19
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:37 pm

    Também não consegui ver a primeira parte mas do ponto de vista do Sporting continuo achar que este 4-4-2 simplesmente não funciona. A equipa não está trabalhada para este sistema e o RB no meio da época quer mudar aquilo que está encravado nesta equipa desde há quatro anos, sem treinar suficientemente e sem ter jogadores com as características para um 4-4-2. A equipa mal sabe sair com a bola, só chutão lá para a frente e o Gyo que resolva. Futebol deprimente, passes errados, falta de jogadores a dar profundidade nas alas, o Trincão anda novamente perdido, não sei, eu não gosto. E também não gosto como o RB não se adapta à matéria prima que tem, no meio da época é a equipa que se tem adaptar a ele. Talvez esteja errado e a primeira parte foi como a primeira parte contra o Benfica, mas eu não acho que assim vamos ter sucesso no campeonato e na champions. Em princípio precisava-se de comprar no mínimo três jogadores e de vender um central. Enfim, má gestão que me fazem lembrar os dias já passados a quais não quero ser lembrados.

    • jpaulo
      Posted Janeiro 7, 2025 at 10:53 pm

      Boas.
      A sugestão passa por voltar ao sistema de 3 centrais que a equipa está rotinada? O RB devia abandonar a sua ideia de jogo para tentar meter a ideia de jogo do rapaz que foi embora? Isso já não aconteceu com o João Pereira? Resultou muito bem.

      • filipe19
        Posted Janeiro 7, 2025 at 11:45 pm

        Sim, é essa a sugestão. Os resultados e como a equipa jogava não justifica isso mesmo?
        Talvez não resultou por causa da onda de lesionados? Contra o Gil tinhamos sete jogadores de fora e cinco jogadores da equipa B ou dos Juniores no plantel. Faz isso com o Porto ou com o Benfica e ias ver os resultados aparecerem. Sobretudo o Sporting já vinha em fase de quebra com o Amorim. Contra o City o jogo podia estar 1:3 ou 1:4 ao intervalo que ninguém se podia queixar, depois do minuto 35 aconteceu o que tinha que acontecer. O jogo contra o Braga também já era um indicador para tal quebra, a perder 0:2 o Morita mete a bola lá dentro, nem sabe como, e o Hjulmand puxa uma da cartola. Se tivessemos perdido esse jogo ninguém se podia queixar tão mau aquilo já estava a correr. É aqui que se lesiona o Pote, além do Nuno Santos que já se tinha lesionado em outubro, depois sai o Bragança e o Morita, ou seja, o meio campo todo e toda a creatividade na construção do jogo. Como não bastasse ainda se lesiona o Inácio. O JP alguma vez teve uma oportunidade justa? Ele chegou no pior dos momentos, e não esquecendo que a equipa vinha de jogo atrás de jogo e não havia hípotese nenhuma de rodar, tendo em conta que o Edwards praticamente já não acrescenta nada e que também não ia resolver a falta de creatividade vinda do meio campo. Não culpo o puto do Simões por isso, tem 17 anos espera-se o quê?
        Eu sei que com esta opinião eu devo andar sózinho por aqui mas nós vinhamos numa sequência de onze jogos vitoriosos no campeonato, com uma média de três golos por jogo, e conseguimos 10 pontos na CL em quatro jogos a jogar a três defesas. Qual era o mal? Também achei o discurso do JP…digamos pobre…com falta de garra, de vontade, de espirito, e o jogo jogado também quebrou bastante com ele, mas também que acho que ele nunca teve a oportunidade de ter todos os jogadores aptos para jogar como eles o tinham feito antes. E antes da saída do Amorim o sistema a três funcionava de forma perfeita porquê que agora já não serve? É que não só tiras o Trincão do jogo como também não tens jogadores nas alas, ou seja, andas ali a jogar praticamente com três jogadores a menos.
        Posso estar errado, claro, mas é a minha opinião (vale o que vale) e contra equipas que se fecham atrás depois vais ver o quão pobre vai ser o jogo do Sporting. Leste aqui primeiro

  • Neville Longbottom
    Posted Janeiro 7, 2025 at 10:47 pm

    Eu talvez tenha visto um jogo diferente da maioria. Mas gostei do que vi, acho que o Borges foi inteligente. O Sporting não está bem, está mentalmente instável e fez um belo jogo, controlou sempre o Porto e construiu o suficiente para ganhar meio-zero, acho que a vitória é justa e não costumo dizer isto muitas vezes da nossa equipa. É preciso restaurar a confiança e é preciso reaprender a jogar a 4 a construir. Dentro do cenário, gostei bastante.
    .
    Gostei bem mais hoje do que em Guimarães, novamente contrariando o que já algumas pessoas disseram nesta caixa.

  • Foge Quim
    Posted Janeiro 7, 2025 at 11:20 pm

    Não consigo sinceramente entender a adoração criada em torno do Fresneda depois do jogo de hoje. Conseguiu apenas não ser medíocre, foi “ok” e em algumas abordagens inclusive mau. Não tem capacidade para jogar no Sporting, e sinceramente, entre ele e o Esgaio, que venha o diabo e escolha.
    Este sistema de jogo continua a não dar confiança, faltam rotinas e entrosamento entre os jogadores. Sair a partir de trás com bola no Israel é de levar as mãos à cabeça. Deu para relembrar os tempos com Rui Patrício. A equipa se perder o Gyokeres (que por sinal nem está no seu melhor momento) perde por completo a sua pequena ideia de jogo.
    Eu até quero estar, e estive momentaneamente feliz, mas o meu lado mais racional só me leva a crer que ainda vamos ter de passar mal, para puder vir a estar novamente bem. A equipa não está planeada para este modelo de jogo que RB quer a todo o custo implementar.

    • Niall joaQuinn
      Posted Janeiro 8, 2025 at 12:14 am

      Fresneda é curto, não há dúvida, mas está uns furos acima do Esgaio. É consistente a defender e pouco mais. Acho que os elogios é apenas uma forma do Rui Borges puxar por ele.

      O Gyokeres mostrou em Guimarães e hoje que está num grande momento e se o Sporting tem uma “pequena ideia de jogo”, não está assim muito diferente dos rivais, que nos últimos jogos nem beliscaram a baliza do Franco Israel.

    • Jeco Baleiro
      Posted Janeiro 8, 2025 at 9:33 am

      Que exagero. Não foi exuberante, também não é o estilo dele. Mas esteve seguro (o Porto também criou muito pouco), concordo que peca no envolvimento ofensivo mas é da água para o vinho comparar com o Esgaio.

    • Rocha Mexicano
      Posted Janeiro 8, 2025 at 12:31 pm

      É um jovem de 20 anos que está desde Setembro de 2023 praticamente sem jogar. Não foi um jogo brilhante, mas para o contexto acho que até foi bom

  • Bruno Cunha
    Posted Janeiro 7, 2025 at 11:47 pm

    Jogo aborrecidíssimo o que nem é costume num Sporting – Porto. Alguns pontos de vista:
    —-
    – Há quem defenda que os pontas de lança “estão lá para meter a bola lá dentro e mais nada” – Eu discordo. Sim a função de um bom ponta de lança é ser mortífero quando a oportunidade chega, mas quando o nível sobe se não ofereces mais nada até a finalização sofre por tabela.
    É aqui que encaixo Samu – um verdadeiro fenómeno dentro de área (a qualidade das suas movimentações não são muito normais em alguém tão jovem), mas um total 0 no resto. E se há desculpa para alguém como Bas Dost ou Artur Cabral, que tem dificuldades motoras que não permitem oferecer muito mais, um tanque como Samu tem que oferecer muitas mais alternativas à equipa – basta olhar para o sueco.
    —-
    – Maxi Araújo: nunca vai ser um total flop porque a sua agressividade, capacidade física e técnica decente vão sempre permitir que seja um “jogador útil” (o oposto de Jurasek por exemplo), mas 14M é um valor altíssimo por este jogador. Há quem se aplica também esta lógica? Nehuen Perez que custou 17M!

  • Niall joaQuinn
    Posted Janeiro 8, 2025 at 9:20 am

    O Sporting criou 2/3 oportunidades, não permitiu nada ao Porto e foi claramente mais competente.
    É claro que ganhou nos detalhes, mas é nos detalhes que se vê a qualidade dos jogadores e é nos detalhes que se decidem 90% dos grandes jogos.
    ___
    Por falar em detalhes e qualidade, o Miguel Sousa Tavares escreve hoje que é fácil ganhar com Gyokeres.
    Claro que é sempre mais fácil ganhar com o Gyokeres (tal como era para o Porto com o Jardel, com o Falcão ou com o Hulk e para o Benfica com o Jonas ou o Cardoso). Difícil mesmo foi trazê-lo (foi só o jogador mais caro de sempre e o Sporting demorou meses a convencê-lo) e dar-lhe as condições para mostrar o que nunca tinha mostrado.

  • Jeco Baleiro
    Posted Janeiro 8, 2025 at 10:13 am

    Mesmo um Sporting longe do seu nível e com pouco tempo de treino permitiu muito pouco a um Porto amorfo, que pouco (ou quase nada incomodou). Vitória justa num jogo fraco.
    Do lado do Sporting destaques para Gyokeres, (obviamente), Morita (em forma é absolutamente preponderante), Quenda e o patinho feio Fresneda (muito seguro no lado direito).
    No Porto Mora durou 25 minutos, Samu não se viu e Nico não foi tão preponderante como habitualmente. A equipa criou muito pouco mas com André Franco e Eustaquio no onze, além de que os centrais também não ajudam, acredito que seja difícil.
    *
    Vamos ver se esta vitória não será um presente envenenado. A equipa precisa de treino para assimilar as novas ideias e a jogar de três em três dias é muito complicado. Assim é mais um jogo, numa taça com zero interesse, e menos tempo para treinar para o que realmente interessa, Campeonato, Taça de Portugal e Champions.

  • FCPSTYLE
    Posted Janeiro 8, 2025 at 11:50 am

    O meu Porto, em noventa minutos não fez um remate à baliza?!!! Um sequer!!! Um candidato ao título, um clube histórico, é mau demais!!!
    Quem deu 17M pelo Nehuén Pérez devia ser despedido, francamente acho a nossa defesa fraca, não temos um líder e alguém que ponha ordem dentro de campo.
    Sem dúvida que temos um plantel fraco, não sei se teremos alguém que fosse titular no Benfica e Sporting, talvez Samu, Diego Costa…
    Parabéns ao Sporting, foi um justo vencedor e bom ano para todos.

  • Artur Trindade
    Posted Janeiro 8, 2025 at 4:24 pm

    Preocupa-me a inactividade a que os centrais do Sporting começaram a ter, temos 6 mais o Miguel Alves, o Taibo e o Bruno Ramos ali à espreita, e enquanto o Amorim utilizava 5 por jogo (os titulares e normalmente 2 que entravam), o RD parece ser apologista de ter uma dupla fixa, mesmo sendo St. Juste um deles.
    A coisa vai disfarçando com a utilização do Quaresma e Matheus Reis como laterais, mas com a vinda do Alberto, que por 10M terá que ser o titular, temo pela desvalorização de Inácio, que poderá ser visto como o concorrente de Reis na lateral esquerda, e principalmente de Debast que sem lesões está a acumular o seu primeiro período de 3/4 jogos sem utilização.
    Curiosamente acho-o mais talhado para jogar a 2 centrais do que o Juste, por ser mais posicional, mais lançador, ao contrário do Juste que é mais condutor. Inclusivé a dificuldade do Debast em enfrentar avançados embalados, é muito mais notória quando joga como central lateral, ao contrário do Juste que nesse registo é como peixe na água (tal como o Quaresma).
    Em contrapartida, ficámos subitamente com extremos a mais para 2 lugares. O Geny, o Quenda e o Maxi (apesar do jogo de ontem), acresceram ao Trincão, e ao regressado Pote. Teremos a venda inevitável do Edwards, para lá do Fresneda sair pelo mesmo preço do Alberto, se cumprir os requisitos da compra obrigatória?
    Em teoria, as vendas para adaptar o plantel ao novo sistema, seriam o Fresneda, o Inácio e o Edwards.

Deixa um comentário