Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Nuno Santos suspenso por 1 jogo

Justo? Surpreende a celeridade do castigo tendo em conta o que tem sido norma no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Mas se for esta a política e se este tipo de casos tiverem a mesma consequência é de aplaudir.

Nuno Santos, extremo do Sporting, foi suspenso com um jogo de suspensão devido à confusão que provocou contra o Vizela, na última jornada. Segundo o mapa de castigos o esquerdino “reagiu aos comentários dos adeptos do FC Vizela que estavam sentados no sector inferior B3 (imediatamente por cima do banco de suplentes da equipa visitante), arremessando água da sua garrafa na direção daqueles adeptos, assim como levou as mãos aos genitais, gesticulando igualmente na direção dos adeptos”.

61 Comentários

  • Mantorras
    Posted Janeiro 20, 2022 at 12:38 pm

    O castigo é justo, provocar os adeptos devia dar sempre castigo para que nao cheguemos ao ponto do que se passa em Franca. Alias, toda a gente acha muito mal o que se passa, mas depois acha mal castigar jogadores por provocar os adeptos? O Nuno Santos abusa um pouco, é essa a ideia que tenho dele, e estes casos devem ser tratados assim antes da coisa descambar.

    Quanto ao Guzzo, sao coisas diferentes, uma coisa nada tem a ver com a outra, ja que um deveria ter sido expulso na hora, com vermelho directo, e foi ai que o arbitro falhou. sao coisas distintas que so se misturam por terem acontecido no mesmo “lance”. Ate aqui se ve que a provocacao tem de ser punida, porque o Guzzo reagiu “pela bancada” (e muito mal, diga-se), ao que fez o Nuno, logo, imaginem que ele era expulso e nao se punia o Nuno, era justo?

    As questoes aqui sao, onde esta a coerencia quando isto aconteceu no passado? Sera para manter? E a cerelidade tambem? O arbitro viu mesmo o jogador com a mao nos genitais? Porque para mim pelas imagens nao fica claro que isso tenha acontecido… e se viu, entao porque nao o expulsou logo? Ao Sporting cabe fazer a sua defesa, e do jogador, e acho que tem por onde se defender, mas quando o relatorio diz o que diz, o castigo tem que sair… e agora veremos…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 19, 2022 at 8:47 pm

    Dia histórico para o futebol português, o Concelho de Disciplina foi competente e célere pela 1a vez que me lembro.. incrível
    Agradecer ao Nuno Santos que atirou água aos adeptos do FCPorto e com isso pudesse acontecer este feito histórico..
    Agora é esperar que seja SEMPRE assim e para todos, o futebol português e quem gosta de futebol agradecem.

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 19, 2022 at 9:33 pm

      Hirok,

      Dia histórico é mais para quando o Otávio for castigado de forma célere ehehe

      Saudações Leoninas

      • Hirok "The Truth"
        Posted Janeiro 20, 2022 at 1:31 am

        Para aqueles lados não há disso.. até há jogadores que limpam cartões a partir do banco.. é outro nível de “bandidos”

  • Pipi Romagnoli
    Posted Janeiro 19, 2022 at 7:56 pm

    Considerava o castigo justo se se visse a mesma punição para outros casos similares.
    Mas como este é castigado, e bem, mas malta com outras cores pode fazer o mesmo ou pior e não se passa nada, é impossível considerar esta situação inteiramente justa, porque não é, pelo menos enquanto uns são bem castigados e outros Otários vão passando por entre os pingos da chuva. Sl

  • DICAS
    Posted Janeiro 19, 2022 at 7:26 pm

    O tratamento que este conselho da disciplina tem para com o Sporting.

    Muito rápido e não deixam passar nada.

    Ainda devem estar doridos do caso Palhinha …

    Agora está dualidade de critérios que é clarissima devia ser investigada e punida.

  • masterDC
    Posted Janeiro 19, 2022 at 6:37 pm

    Nada a dizer sobre o castigo, é justo. Incrível é a rapidez com que se efetuou a suspensão, enquanto que outros acontecimentos mais graves passam meses sem terem consequências, sendo que essas acabam por chegar tarde e sem grandes penalizações. Seguissem sempre assim com os critérios e o futebol português seria melhor.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 19, 2022 at 6:29 pm

    É inacreditável a dualidade de critérios tanto em termos dos castigos (e celeridade de prazos) como na facilidade em que dentro de campo são mostrados cartões aos jogadores do Sporting.

  • thiago97
    Posted Janeiro 19, 2022 at 6:15 pm

    Castigo justo.

    Agora quantos jogos de castigo levou o atleta Guzzo por apertar o pescoço de um outro atleta??
    E o porquê do caso do atleta Pepe em que agride o atleta Coates com um murro digo de fazer inveja a Mike Tyson teve o seu caso arquivado ??

    Que critério são estes ???

  • nelsonpulga
    Posted Janeiro 19, 2022 at 6:14 pm

    É justo, assim como o castigo do André Almeida por provocar e chamar nomes aos adeptos do FCP?

    Já saiu esse castigo, certo?

  • Neville Longbottom
    Posted Janeiro 19, 2022 at 6:03 pm

    O Sporting é punido (justamente) a tempo e horas.

    Pena que o Vizela, pelo seu jogador Guzzo, não o seja, nem a tempo e horas, nem nunca provavelmente. É engraçado o Veríssimo escrever no relatório o que escreveu sem ter expulsado o jogador.

    Pena o Nuno não estar lesionado. Levava este amarelo no banco e cumpria castigo enquanto estava lesionado. Temos muito a aprender com os outros.

    SL

    • Pormenor Tatico
      Posted Janeiro 19, 2022 at 6:47 pm

      Eu não acho que tenha havido agressão do Guzzo, é o mal de em Portugal de se considerar qualquer coisa agressão, eu não vejo agressão no pescoço, vejo um toque leve no pescoço, mas não entendo isso como agressão, o futebol é para homens, mas parece que o pessoal se esquece, o contacto físico é permitido até um certo ponto.

      O problema em Portugal é haverem muitas nuvens negras, os critérios não são iguais, há situações n piores em campo e não existem castigos, o que Pepe fez agora devia levar 2 ou 3 jogos, leva o 5º amarelo de propósito, estando lesionado, para não jogar o próximo jogo e acessível e nada acontece, em Inglaterra já estava tramado, na Uefa também não deixavam isto impune…

  • Alex03
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:58 pm

    Já o CD de disciplina podia ser mais honesto. Adeptos do Vizela?

    Que cantam cânticos do Porto?

    Já as maroscas de andar a forcar amarelos a lesionados no banco passa sem filtro. A UEFA já uns anos meteu um travão nisto. Por cá se sair sai para a próxima época.

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 19, 2022 at 6:22 pm

      A Uefa tem uma regra que previne isso? Nunca ouvi falar

      Como funciona? É que parece-me impossível provarem que o jogador está lesionado (até porque há jogadores a jogarem infiltrados).

      E qualquer jogador consegue forçar um amarelo no banco.

  • Niall joaQuinn
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:57 pm

    Enquanto sportinguista, não tenho nada contra esta punição. Devia ser sempre assim.

    Agora não sejamos ingénuos: um castigo com esta celeridade só foi possível em face da postura séria e isenta assumida quer pelo Ruben Amorim quer pelo Frederico Varandas, que reprovaram publicamente o comportamento do Nuno Santos, o que deixa antever uma não reacção (enérgica, pelo menos) do Clube a este castigo.

    É o preço da lisura e de uma certa forma de estar no futebol, sem tradição em Portugal e que não tem paralelo nos rivais.

    Num campeonato em que todos os pontos contam, atitudes como esta têm custos relevantes.

  • Alex03
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:53 pm

    Arremedo de garrafa de água?onde?

    Mas o Guzzo passa impune? Bem os Super Dragoes tiverem sucesso.

    • Alex03
      Posted Janeiro 19, 2022 at 5:56 pm

      Li mal, arremeso de água. De facto isto aconteceu.
      Mas muito bom passado 2 dias já haver suspensão

  • Artur Trindade
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:50 pm

    Não se trata de ser justo ou não. Aqui a justiça analisa-se pela equidade do critério.
    Quando se trata do Sporting, como sempre é tão fácil castigar, mesmo que se trate de castigos peregrinos.
    Castigo à medida do próximo jogo com o Braga.
    PS: Apenas observei o atirar de água, na direção dos adeptos. Sublinho na direção, pois a distância era bastante grande para poder atingir alguém, com uma pinga que fosse.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:46 pm

    O castigo é totalmente justo.

    O jogador Nuno Santos usou expressões e gestos reveladores de indignidade segundo o relatório do árbitro, que foi falar para os adeptos com as mãos nos genitais, após ter atirado água para os mesmos. A partir do momento que há adeptos que acham este castigo injusto perdem grande parte da credibilidade em apontar defeitos aos outros.

    Agora como é apanágio por aqui vão começar as comparações!

    • Stromp1906
      Posted Janeiro 19, 2022 at 8:09 pm

      As imagens são claras e não se vê nada de mãos nos genitais, e se o árbitro viu esse gesto porque não expulsou o jogador? Ou és muito ingénuo, o que não acredito, ou estás a mandar areia para os olhos da malta.

    • BrunoAlves16
      Posted Janeiro 19, 2022 at 6:34 pm

      Quem começou as comparações foram adeptos do Porto com o campeão da lisura e do fair play, o Otávio. Mas realmente comparar o que? O Otávio alguma vez vai ser castigado?

    • Alex03
      Posted Janeiro 19, 2022 at 6:25 pm

      Porque como e apanágio existem critérios diferentes consoante os clubes.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Janeiro 19, 2022 at 6:46 pm

        Precisamente, mas já se sabe que nem todos os clubes jogam com as mesmas regras neste campeonato.

        • MagISCO
          Posted Janeiro 19, 2022 at 8:00 pm

          Ora nem mais. Por exemplo, há clubes em que os jogadores só ficam suspensos ao 9o amarelo

          • Mushy
            Posted Janeiro 20, 2022 at 6:01 am

            Como há outros que vão praticar boxe nos cantos e os casos são arquivados..

            • MagISCO
              Posted Janeiro 20, 2022 at 1:41 pm

              Exato, como também já tiveram o Danilo expulso por o árbitro ir contra ele ahah
              Atenção que no Porto não há santos, longe disso. Mas o user a quem respondi inicialmente tenta constantemente dar a entender que o Sporting é sempre o coitadinho e o Porto é que manda nisto tudo, o que não é verdade

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:42 pm

    Rídiculo.
    A quantidade de expulsões ultimamente tem sido imensa, quando não levamos um expulso, alguém é suspenso na mesma.
    O Guzzo fica-se a rir no meio disto tudo.
    Toda aquela confusão ENTRE AS DUAS EQUIPAS, resulta em 3 expulsoes da equipa técnica do Sporting e a suspensão do Nuno Santos contra 1 expulsão da equipa técnica do Vizela.
    Critérios.

  • TheWatcher
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:38 pm

    Ainda se tivesse apertado o pescoço a um jogador do Vizela….

  • Jan the Man
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:38 pm

    Com este castigo e a não suspensão de Raphael Guzzo, ficamos a saber que mais vale apertar o pescoço a um adversário (como fez o vizelense) do que atirar água na direcção da bancada e responder a algumas bocas.

    Futebol português vintage.

  • Pormenor Tatico
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:36 pm

    Aceito o jogo de castigo, porque o N.Santos é vezeiro neste tipo de comportamentos, agora os critérios têm de ser iguais para todos e com a mesma celeridade…

    Dentro de campo só podia levar amarelo, não contesto o castigo, quero é ver o mesmo tratamento aos outros clubes, não será pelo Nuno que vamos ganhar ao Braga, continua a ser um jogo ao alcance.

    • Pormenor Tatico
      Posted Janeiro 19, 2022 at 6:19 pm

      Agora também acho que o Sporting deve recorrer, se tiver oportunidade para tal, o castigo é justo, mas ao mesmo tempo injusto, porque é muito raro ver um jogador levar 1 jogo por este tipo de comportamentos, então um jogador que leva apenas amarelo, não sei se já aconteceu.

      Lembro-me do Raúl Silva que levou 1 jogo por situação similar, mas tinha sido expulso com 2 amarelos, é preciso ver se isto é possível nos regulamentos, a verdade é que o Nuno faz isto constantemente, com o Vizela se calhar foi mais evidente e nunca foi castigado, o facto da líder do CD ser do Benfica e haver um jogo com o Braga levanta suspeitas…

  • batalha34
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:35 pm

    Não discordo do castigo o problema aqui é que obviamente o critério não é igual para todas as equipas da liga

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:34 pm

    Vou estar atento aos próximos jogadores de outros clubes que andem a atirar água para ver se também são castigados.

    Saudações Leoninas

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 19, 2022 at 6:09 pm

      Entretanto, o Pepe no jogo com o B-SAD estava lesionado e no banco viu um amarelo que lhe limpa os cartões amarelos, mesmo não jogando.

      Enfim, é aquela chico-espertice que existe no futebol português. Agora quero ver onde andam os críticos do caso Palhinha…

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 19, 2022 at 9:26 pm

        Estigarribia,

        É chica espertice e concordo contigo. Mas apenas foi aproveitamento das regras, essas sim erradas! Agora ele provocou um amarelo e levou, tal como muitos outros casos no banco. Como distinguir?

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 19, 2022 at 5:44 pm

      Estigarribia,

      O problema não foi atirar água à bancada (apesar de isso já ser condenável), foi gesticular para estes com as mãos nos genitais! Não é justo o castigo?

      • Artur Trindade
        Posted Janeiro 19, 2022 at 7:11 pm

        O Francisco Ramos é um crente naquilo que lhe dizem de mal dos adversários, mesmo que ninguém tenha visto. Já quando toca ao nosso clube, até aquilo que todos vemos é relativizado.

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 19, 2022 at 9:28 pm

          Eu sou crente com o que está no relatório, não tenho hábito de ver jogos dos adversários.

          E sim, os castigos deviam ser todos céleres. Inclusive deviam ser aumentados por reincidência (podes ler isto no post do SC).

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 19, 2022 at 6:15 pm

        Francisco,

        O Joachim Low também levava as mãos aos genitais quando treinava a Alemanha e nunca foi punido por isso ?

        Falando mais a sério, eu não vi o Nuno Santos a levar a mão aos genitais ao contrário do acto de mandar a água.

        Saudações Leoninas

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 19, 2022 at 9:29 pm

          Estigarribia,

          Eu não vi, é o que está no relatório. Nem o jogo vi.

          E sim, o Low fazia-o. O Ronaldo e o Simeone já o fizeram. Mas devemos castigar comportamentos provocatórios. Sejam eles do Nuno, do Pepe ou outro qualquer!!

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:34 pm

    Atirar água para o ar e mandar uma boca para a bancada é suspensão agora? E o Guzzo que lhe apertou o pescoço vê só amarelo e pode jogar o próximo jogo? Que comédia.
    Alguém imagina o Otávio ser suspenso pós jogo por algo do género? É o normal, há critérios diferentes dentro e fora de campo. Já assim foi com os castigos de Amorim vs Conceição (já o tinha apanhado em termos de dias castigado a meio do ano passado e nem 1 ano de treinador, nem 1/3 das expulsões tinha).

    • Amigos e bola
      Posted Janeiro 19, 2022 at 5:51 pm

      Ele colocou a mão na genitália em direção aos adeptos do Vizela.

      • Zizaran
        Posted Janeiro 19, 2022 at 6:29 pm

        https://www.youtube.com/watch?v=NQKWjEfSOOE
        Quem me dera ter o tamanho da genitália do Nuno. De certeza que a minha namorada estava bem mais satisfeita.

        • Gregor Samsa
          Posted Janeiro 19, 2022 at 6:56 pm

          Nao querendo ofender ninguem, até porque admito que a culpa pode ser minha, mas nesse video nao vejo em momento algum o Nuno a colocar a mão nos genitais. Vejo o Nuno a mandar água na direcção da bancada ( e a não molhar ninguem pela distancia mas enfim o gesto é mau só de si) e depois baixa-se para puxar as meias. Podes indicar o segundo em que ele toca nos genitais sff? Já nos comentários ao próprio jogo nao vi ninguem mencionar esse gesto pelo que estou a achar isto tudo muito estranho mas pronto esta parte já é normal.

          Venha de lá o Braga e que seja um bom jogo.

          SL

          • Zizaran
            Posted Janeiro 19, 2022 at 9:34 pm

            Estou a ironizar :)
            Ele toca na zona do joelho, fundo da coxa. Daí ter dito que tinha inveja do tamanho xD

      • Alex03
        Posted Janeiro 19, 2022 at 6:26 pm

        Nos vídeos onde se vê isso?

        https://youtu.be/NQKWjEfSOOE

        • Mushy
          Posted Janeiro 20, 2022 at 6:06 am

          Nao será com esse video que se vê algo, porque se ampliar ira ver os calções sem mãos nenhuma e se devar no seg 4 irá ver como ele consegue fazer um gesto de magia com a mão esquerda aparecer sem nunca se ver nada na zona da genitalia.
          Pode até ter feito, mas não de certeza nesse video lol

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Janeiro 19, 2022 at 6:47 pm

          Até podia ter feito, mas literalmente só se vê ele a mandar água e a ajeitar as meias.

  • Oldasity
    Posted Janeiro 19, 2022 at 5:32 pm

    Justíssimo.

    Mas deixa-me a pensar porquê que há suspensões que surgem tão mais rápidas que outras…

Deixa um comentário