Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting podia ter saído com mais de Dortmund mas o único erro foi fatal; Neto esteve imperial, Matheus Nunes também voltou a destacar-se, mas o ataque ficou aquém

Dortmund 1-0 Sporting (Malen 37′)

O Sporting mostrou uma melhor cara do que na 1.ª jornada da Liga dos Campeões mas perdeu em Dortmund e continua com 0 pontos. Os campeões nacionais, que acabaram o jogo com mais remates, estiveram intratáveis defensivamente, praticamente não deram nada à turma da casa e saem claramente da partida com a ideia que podiam ter pontuado e até conseguido o triunfo, mas bastou um erro para Malen colocar o Borussia na liderança do grupo ao lado do Ajax. Neto fez a sua melhor exibição pelos leões, Matheus Reis também cumpriu, enquanto Matheus Nunes foi dos que mais agitou, no entanto o ataque não potenciou nada do que foi criado. Paulinho não finalizou o que teve e ainda ofereceu com menos qualidade que é habitual, Tiago Tomás e Sarabia pouco se viram, sendo que Nuno Santos voltou a revelar algumas dificuldades técnicas quando entrou.

Destaques:
Dortmund – Os alemães somam mais uma vitória, numa exibição mais controladora, do que espetacular. O Dortmund, que não teve Haaland, demorou a assumir a sua superioridade, criou até poucas oportunidades ao longo dos 90′, mas não desperdiçou a primeira ocasião de que dispôs, por intermédio de Malen e a tarefa ficou mais facilidade. No 2.º tempo o domínio manteve-se e, apesar de pouco ter incomodado Adán, o certo é que a turma de Marco Rose também não consentiu veleidades ao Sporting e segurou a margem mínima. Individualmente, Malen foi determinante no resultado, estreando-se a marcar pelo BvB; Bellingham destacou-se pela dinâmica que imprimiu no 1.º tempo, além da assistência, e a dupla Meunier-Guerreiro deu sempre soluções em largura. Já Witsel controlou as operações no miolo, Brandt deu qualidade à posse e o setor defensivo, tirando alguns passes errados, acabou por controlar bem o adversário. Por outro lado, Kobel foi um espetador. Nota ainda para Reus, que esteve em dúvida, e não se viu tanto como é habitual, ao passo que Thorgan Hazard também não desequilibrou.

Sporting – Leões voltam a ser derrotados na prova milionária, ainda que num terreno complicado e sem o dramatismo da ronda inaugural. O Sporting conseguiu equilibrar o jogo na Alemanha em muitos momentos, defendeu melhor do que frente ao Ajax, de tal forma que quase não consentiu ocasiões ao Dortmund. Nesse capítulo, Adán, Neto (exibição monstruosa) e Feddal estiveram muito seguros, ao passo que Coates, apesar de dois erros graves (alívios falhados), também conseguiu coordenar a linha defensiva da melhor forma. Ainda assim, em termos ofensivos, o conjunto de Rúben Amorim pouco ou nada produziu e o desguarnecimento do corredor central voltou a ser determinante para o desfecho. Por outro lado, Palhinha sentiu alguns problemas em termos de posicionamento (entrou algumas vezes ‘à queima’ e foi batido), já Matheus foi dos poucos a criar desequilíbrios com o seu transporte de bola. Paulinho, por sua vez, criou problemas a Hummels com a sua pressão, mas voltou a pecar pela ineficácia e incapacidade para definir da melhor forma no último terço (teve 3 bolas, uma que finalizou e duas que passou, que podiam ter resultado em golo), enquanto Nuno Santos, Tiago Tomás ou Jovane Cabral pouco acrescentaram de relevo. Sarabia também não fez melhor e continua sem aparecer ao nível que se espera dele, sendo que ainda acumulou perdas de bola no 1.º tempo. Em sentido inverso, Pedro Porro e Matheus Reis estiveram competentes nos flancos, ainda que o espanhol não tenha conseguido desequilibrar no ataque como é hábito nas provas internas.

XI Dortmund: Kobel; Meunier, Akanji, Hummels, Guerreiro; Witsel; Bellingham, Dahoud; Reus; Hazard, Malen

XI Sporting: Adán; Luís Neto, Sebastián Coates, Matheus Reis, Feddal; Pedro Porro, Palhinha, Matheus Nunes; Pablo Sarabia, Tiago Tomás e Paulinho.

44 Comentários

  • Af2711
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:56 pm

    A qualificação fica muito comprometida. É apostar tudo nos dois jogos contra o Besiktas para ver se conseguem ir a Liga Europa.

  • Alfred
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:57 pm

    Palhinha a deixar bem claro que é um jogador que não pode ambicionar mais do que um Sporting. Demasiado inconsequente para jogar num meio campo a 2, onde qualquer erro resulta num desequilíbrio brutal. Gostei de ver o Sporting excetuando palhinha e todo o ataque. SL

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:01 pm

      Mais vítima do sistema contra estas equipas do que culpado. O Palha e o Matheus têm barbaridades de campo para cobrir e há sempre espaço nas costas deles por causa do sistema. Nestes jogos têm que defender com 3 no meio. Se jogar com um médio de cada lado, isso não acontece porque não tem tanta necessidade de sair da posição.

      • Alfred
        Posted Setembro 28, 2021 at 10:34 pm

        Não há dúvida que este sistema é muito exigente para os dois médios, mas a verdade é que já jogamos nele há mais de uma época. Foi um erro de distração como acontecem a muitos. Mas neste caso, nem me referia apenas ao erro. Já no jogo contra o Ajax esteve mal, que ainda se percebe, porque fomos varridos. E hoje a exibição dele não me encheu as medidas. Em relação aos três médios concordo plenamente e até sugiro o Bragança, que tem entrado lindamente. Apesar de ser bom fantasiar, já se percebeu que mais rapidamente joga o Adán a defesa do que termos um meio-campo a 3… SL

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:03 pm

      Não sei como é que o Ruben Neves é suplente dele na seleção quando é claramente melhor jogador.

      • Mushy
        Posted Setembro 28, 2021 at 10:29 pm

        Tal como foi de William e de Danilo…
        Perceber as funções que se quer de um jogador naquela posição em relação ao estilo de jogo, as coisas variam logo….e também depende do treinador.

    • Abbas
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:05 pm

      O Palhinha é muito limitado com bola. Numa equipa superior, tem que jogar com dois criativos à frente dele, mas é possível de encaixar caso o limitem a ser “varredor”.

      • Alfred
        Posted Setembro 28, 2021 at 10:38 pm

        Sim concordo plenamente, essa é a situação onde as características dele melhor encaixa fica só com funções defensivas

    • batalha34
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:11 pm

      A unica coisa bem clara é que o Alfred não poderá almejar a treinador num futuro proximo

    • Mushy
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:36 pm

      Era bom que todos pensassem assim, ficaria contente de ele ficar por cá. Mas infelizmente os outros não percebem de futebol e pelos vistos vão dar um jeitinho ao SCP e deixar cá uns M€ com a compra dele.
      Também não compreendo como vieram buscar o tosco do BF que ia ser flop em Inglaterra. Tudo a dormir.
      Ainda bem que há, como você, quem perceba bastante de futebol, mas infelizmente não teve a oportunidade de brilhar como olheiro.

      • Alfred
        Posted Setembro 28, 2021 at 10:44 pm

        Eu também ficaria muito contente, caso ele optasse por ficar por cá. Não há dúvida nenhuma que é o melhor médio defensivo na liga, pelo menos nas competições internas. Se ler bem, critico o seu jogo no esquema tático atual, a este nível, onde cada erro se torna num golo. A passo que na Liga Portuguesa, erros posicionais raramente têm consequências e onde os jogadores jogam a passo de caracol.

        • Mushy
          Posted Setembro 29, 2021 at 3:40 am

          Eu percebi!! Estava a brincar com a conversa do ambicionar mais que o SCP.
          Meio campo apenas com 2 quando vemos o Dortmund a espaços a meter 4 jogadores lá pelas dinâmicas de jogo ou como aconteceu com o Ajax. Os 3 defesas ficam presos atrás e os alas passam a defesas fica apenas 2 para para toda a obra, não há dinâmicas de compensar quando Matheus sai para o ataque e fica o Palhinha para lá sozinho para cobrir perdas de bola ou transições rápidas

    • SENSEI
      Posted Setembro 28, 2021 at 11:14 pm

      Isso tudo apenas após um mau jogo? Alguém não viu os jogos do Palhinha no Europeu, por exemplo.

      • Nunop
        Posted Setembro 29, 2021 at 1:03 am

        Por amor de deus…continua o mito que o Palhinha fez um super europeu. O homem fez uma cueca ao Pogba, foi melhorando no final do jogo com a França mas antes disso passou mal com os posicionamentos, o próprio admitiu-o no dia seguinte ao FS (e Pogba papou-o todo tb no remate que da a super defesa do Patricio).

        Depois no jogo com a Bélgica a melhor coisa que fez foi quase lesionar o De Bruyne na primeira parte.

        Que exagero a forma como falam do Europeu do Palhinha, parece q varreu tudo.

        • Filipe Ferreira
          Posted Setembro 29, 2021 at 8:25 am

          Já te disse que essa conversa do Palhinha a seguir ao jogo admitir os erros foi no particular com a Espanha.

        • Wey
          Posted Setembro 29, 2021 at 9:44 am

          Fez 2 jogos ( um empate e uma derrota ), num total de 123 minutos que nem sequer da um jogo e meio, e querem passar a imagem que fez um grande Europeu .

      • Abbas
        Posted Setembro 29, 2021 at 3:46 pm

        Jogou jogo e meio.

    • Mantorras
      Posted Setembro 29, 2021 at 3:37 am

      Nao vi o jogo, mas ja vi imensos jogos do Sporting com Palhinha e digo te que podem agradecer ter o rapaz la dentro. Se vos falta Palhinha, Coates ou Pote, o ataque, o meio campo e a defesa, respectivamente, ressente se logo.

      O Palhinha e essencial, joguem como joguem, sej com meio a dois ou a tres, nao vejo como pode ele ficar de fora… estando bem joga sempre.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:57 pm

    Vi a 2a parte toda e o Dortmund sem Haaland é muito previsível, o Sporting até se aguentou bem, podia ter trazido outro resultado e agora é olhar para o Besiktas e tem de ganhar e empatar pelo menos para garantir a Liga Europa, visto que o Ajax ficará em 1o está com um andamento que só mesmo um Dortmund com Haaland poderá fazer mossa

  • Pipi Romagnoli
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:59 pm

    Se contra o Ajax fomos horríveis, hoje apesar de não sermos favoritos, podíamos ter alcançado um empatezito, mas para isso é preciso ter mais atitude e não ter medo do adversário.
    Depois um gajo olha para um Club Brugge ou um Sheriff, e ainda mais lixado fica, é que estas equipas até podem ser inferiores, mas depois entram em campo e a atitude que apresentam acaba por ser o que faz a diferença, nós temos sempre medo dos adversários lá fora. Sl

  • Pormenor Tatico
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:01 pm

    O plantel podia ter sido muito mais bem planificado, para nível interno chega, mas para uma Champions era preciso mais 3,4 soluções de outra qualidade, o nosso ataque faz cócegas a estas equipas.

    Defendemos bem, embora com 5 seja mais fácil, o Dortmund não mostrou nada de especial, faltou foi mais talento na frente, a verdade é que temos muito pouco poder de fogo.

    Arbitragem vergonhosa deste sérvio, sempre com um critério desigual, várias faltas para cartão dos alemães e nada e para nós era o contrário, aquele amarelo do Matheus é para os apanhados, embora merecesse levar mais à frente, 2 bolas de canto que nos foram sonegadas, na dúvida estávamos sempre fora-de-jogo, não foi por isto que perdemos, mas condiciona.

    Nada de novo, os pequenos serão sempre pequenos nestas provas, o cifrão faz muita diferença.

    Não espero muito de nós, o 4º lugar é o mais provável, no máximo é um 3º, para o plantel curto que temos preferia ficar já fora, é mais importante o apuramento direto para a Champs.

  • Totti
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:02 pm

    Não há qualidade para estas andanças e quanto mais cedo o Sporting perceber melhor será. Dificilmente vamos pontuar sem ser com o Besiktas em casa. Palhinha nestes jogos parece outro jogador. Trio da frente totalmente inutil, TT é um caso de jogador que ainda não lhe vi nada de especial, tudo o que toca faz mal. Ressalvar Neto, Porro e Matheus a espaços.

  • Abbas
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:04 pm

    Espero que o Sporting consiga apurar-se para a LE. Têm equipa para chegar perfeitamente aos quartos/meias se não tiverem muito azar no sorteio. O apuramento na Champions parece-me hipotecado. Hoje o Dortmund não tinha Haaland! Dortmund e Ajax parecem-me francamente superiores e nem acharia estranho se os holandeses ficassem em primeiro.

    • Pormenor Tatico
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:09 pm

      O Dortmund não mostrou ser francamente superior, não vi sinceramente grande qualidade individual e coletiva nos alemães, o Ajax pareceu-me bem mais forte.

      Tanta coisa com o Rose, mas até agora têm desiludido, às vezes critico o Amorim, mas ele com a equipa do Dortmund fazia muito mais que o Rose.

      Mas pronto, temos equipa para um 3º lugar no máximo, se tivesse havido mais ambição na planificação podíamos discutir o lugar com o Dortmund, assim é mais difícil.

  • JoaoMiguel96
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:07 pm

    Claramente faltam soluções ofensivas. Tivéssemos um Rafa ou um Luiz Diaz e podíamos ter sido muito mais agressivos na frente. Jovane e Nuno Santos não têm nível para mais do que a liga.

    Quanto ao jogo, Sporting fortíssimo defensivamente. Neto esteve brutal na antecipação, na agressividade e até no passe.
    A linha esteve muito bem no fora de jogo, sempre a apanhar o Dortmund e muito concentrada.

    No único erro que cometemos (ainda por cima no meio campo a 2, como era esperado), sofremos golo. Tentámos ir para a frente, mas as soluções que temos são francamente fracas.

    RA esteve bem a montar o onze, mas podia ter sido mais proativo na desvantagem. Dani, Tabata, Jovane e Esgaio podiam ter entrado mais cedo.

    É lutar pelo terceiro lugar contra o Besiktas, como esperado.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:08 pm

    Derrota muito injusta, o Sporting mostrou que tem nível e competitividade para estar na Liga dos Campeões. E mostrou também com a exibição de hoje que os 5-1 do Ajax foram uma anormalidade. Esta equipa merecia melhor sorte em Dortmund.

    A nível de jogo jogado, no sector defensivo, apesar do golo sofrido, estivemos bem e soubemos apanhar os jogadores do Borussia Dortmund em fora de jogo – foram pelo menos apanhados 7 vezes em fora de jogo os alemães. Individualmente, e concordando com o Visão de Mercado, Luís Neto esteve imperial (é mesmo essa a palavra certa) e Matheus Reis a dar razão quando eu defendi a sua titularidade no jogo de hoje. Mas também gostei de Seba Coates esta noite, já que o uruguaio não complicou lá atrás e soube manter coordenada a defesa leonina.

    Já no que diz respeito ao sector ofensivo, Paulinho mais uma vez a ser importante na fase de vir atrás buscar jogo. E Pablo Sarabia também esteve bem já que entendeu-se bem com Pedro Porro no lado direito, onde também procurou mais vezes o jogo interior. Ainda assim, se gostei de Paulinho e Sarabia, não gostei nada de TT esta noite. Não era jogo para o jovem avançado português, esteve muito perdido em campo.

    Sobre o Matheus Nunes, já não há palavras para descrever a sua qualidade dentro das quatro linhas.

    Quanto ao Borussia Dortmund, há uma notória diferença desta equipa germânica com e sem Haaland. Não vejo este Borussia Dortmund a chegar muito longe na Champions, acho que lhes falta algo mais para chegarem mais longe na maior prova europeia de clubes.

    E, para terminar, como Sportinguista fanático que sou, quero agradecer aos milhares de Sportinguistas que se deslocaram a Dortmund para apoiar o melhor clube do mundo. Não é qualquer massa adepta que vai a Dortmund e se faz ouvir num estádio imponente como o Signal Iduna Park.

    Agora passado este jogo, é descansar o melhor possível e foco já no Arouca. VAMOS VALENTES LEÕES! NINGUÉM VERGA O CAMPEÃO!

    #ondevaiumvãotodos

    Saudações Leoninas

  • Bio
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:09 pm

    Péssima entrada do Sporting na Champions, com dois resultados difíceis de engolir. Uma derrota pesada em casa num jogo em que tudo correu mal e agora uma derrota num jogo equilibrado que podia ter dado pelo menos um ponto importante.
    O apuramento fica já bastante difícil, pois são 6 pontos de atraso, mas pelo menos a Liga Europa ainda está perfeitamente ao alcance. É focar em ganhar os dois jogos ao Besiktas e depois logo se vê.

  • BrunoAlves16
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:19 pm

    Jogo de personalidade e a equipa a demonstrar outra concentração e frieza que faltou na recepção ao Ajax (a ausência de Haaland ajudou claro). Porém, num dos poucos erros, acabamos por sofrer, na Champions é assim. E mais uma vez a falha a vir do corredor central, onde claramente se decidem estes grandes duelos.

    Elogiar Neto, espero não me arrepender, imperial e com uma atitude e compromisso notáveis, Coates menos assertivo mas nota-se logo o peso na defesa e Feddal a subir de nível. Destacar o acerto da linha defensiva na questão do fora de jogo.
    Matheus Reis também cumpriu e Porro menos afoito naturalmente mas sempre importante pela direita.

    No meio campo excelente jogo de Matheus Nunes, no transporte, agressividade e bons pormenores técnicos, sempre a levar a equipa para a frente. Bragança a entrar bem nos minutos finais, tentou trazer algum critério.

    Nota negativa para Palhinha, mau timings de entrada nos cortes, mau timing de pressão e mais lento que o habitual. Pareceu um pouco perdido até. Jovane a entrar com vontade mas a este nível é preciso mais cérebro, é muito atabalhoado. Ataque no geral a agredir pouco o adversário.

    Em suma foi um jogo de crescimento, é importante perceber que a equipa ainda não tem nível para estas andanças.

    Agora é lutar por aquilo que previ no sorteio, o acesso à liga Europa com os turcos, dupla jornada funciona quase como eliminatória, é tentar fazer 4 pontos (6 era o ideal claro) para ficar com superioridade para as duas rondas finais. Ajax e Dortmund lutarão pela liderança do grupo, acredito nos holandeses.

  • Stravinsky
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:19 pm

    Até agora são os resultados esperados. Como disse quando foram conhecidos os grupos, o máximo que o Sporting pode alcançar é uma Vitória com o Besiktas em Alvalade. Não mais que isso.

    Agora, o objetivo do Sporting nesta CL é perceber o nível europeu e tentar crescer com isso, trazer esse conhecimento e crescimento para o campeonato e tentar ficar no top 2.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:21 pm

    O ataque fica muito aquém sempre, não há volta a dar. O pote disfarça isso pelo facto de ter fácil remate. Incrível, que ataque mau q temos..

    • Mushy
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:52 pm

      Nem mais…
      Antes do Paulinho Sporting jogava de forma diferente, até o Nuno Santos e Jovane destacavam-se mais e tinham mais facilidade de chegada à área.
      Talvez porque já tenham percebido a forma de jogar do SCP que está sempre em inferioridade no meio campo, pois não sei, a verdade é que o ataque tem sido uma vergonha.
      Hoje novamente numa situação tão simples para passar ao TT que vinha de trás dentro da grande área Paulinho conseguiu fazer um passe que o TT nem chegou lá quando estava a meros metros dele.
      Sarabia nem sei se esteve em campo, ajuda muito pouco na defesa.

      Dizem que jogamos com 3-4-3, isto só se tornaria verdade se os alas estivessem sempre na frente a apoiar o ataque, a verdade é que jogamos num 5-2-3, porque os nossos alas estão sempre preocupados a defender e o meio campo fica sempre às moscas. Hoje como no Ajax, várias situações de superioridade no meio campo e sempre espaço para jogar livres.

      Matheus não é muito do meu agrado, mas hoje surpreendeu-me, muito mais seguro que o Vinagre. Espero que esteja errado e que venha a ser mais valia :)

  • masterDC
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:27 pm

    Discordo do VM quando afirma que o Sporting podia ter saído com mais. O Dortmund dominou o jogo e apesar de ter ganho pela margem mínima podia ter feito mais do que um golo (se não estou em erro foram 3 foras de jogo assinalados que podia ter dado golo, mérito aí para a defesa leonina). Já o Sporting apesar de ter estado muito bem defensivamente e só ter cometido um erro precisamente no golo sofrido, nada fez nada ofensivamente. Apesar de não termos qualidade para estas andanças acho vergonhoso acabar um jogo sem um remate à baliza.

    Na minha opinião o Amorim esteve mal nas substituições, tardou muito a mexer. É preciso ter atitude nestes jogos e hoje não o tivémos. A falta de experiência não pode ser justificação para tudo. Estávamos em desvantagem e era necessário procurar o empate, mas para isso é preciso rematar e nem isso fizémos. Jogámos a medo contra um clube que apesar de ser muito superior e ser favorito poderia estar ao nosso alcance.

    Resta-nos a luta pela qualificação para LE. Foi importante hoje o Besiktas ter perdido de novo e será com eles que iremos disputar essa vaga. Para garantir o lugar teremos que ganhar em Alvalade e no mínimo não perder na Turquia, mas para isso é preciso jogar muito mais do que aquilo que temos feito.

  • DICAS
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:39 pm

    O ataque do Sporting é muito fraquinho.

    Não só em qualidade individual como em ideias de jogo.

    Incrível como não há jogo entre linhas e passes em rutura na zona central.

    Matheus e Palhinha deixam se ficar sempre muito para trás.

    Bragança entrou outra vez e claramente não interessa se está a jogar com. O Dortmund ou o Arouca, mostra que tem de jogar mais. Muito rápido a decidir e executar tirando no pouco tempo de jogo vários jogadores do caminho. Tem de jogar é um monstro.

  • BioSpot
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:42 pm

    Sim era possível. Pelo menos na conjetura deste jogo era possível aspirar mais… mas, falta qualidade no ataque.
    Se a nível defensivo hoje mostramos que somos coesos, a nível atacante, falta muita qualidade, a este nível o que temos não dá. Mas é o que temos e há que fazer o melhor possível e foi isso que foi feito.

    Realçar só duas coisas… o perfume que o Bragança traz ao jogo. E lendo aqui por alto, mas alguém ambicionava a passagem aos 1/8? Desde sempre, sabendo do grupo, o Sporting lutaria pela passagem à Liga Europa, claramente. O Besiktas sempre foi a nossa UCL.

  • GoldenFCP
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:43 pm

    Sem Haaland esperava mais do Sporting em termos de resultado porque admito que nao vi o jogo.
    Fico a torcer por uma vitoria do Benfica amanha. Rivalidades á parte quando o que está em jogo é o ranking e prestigio da nossa liga

  • Potter
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:51 pm

    Acho que para certos jogos o Sporting devia adoptar outra táctica e tirar um homem na frente e colocar mais uma unidade no meio campo. Acho incrível que se deixem entrar as bolas entre a linha do meio campo e da defesa e não se corrigir essa debilidade. Aliás o golo do Dortmund nasce precisamente numa bola assim. Penso que dava mais equilíbrio à equipa. Por fim não consigo entender a insistência no Matheus Reis, com a bola nos pés está ao nível do Neto e é muito pior a defender. No ataque o Paulinho e o TT não têm nível para isto. Jogar com um único avançado e este estar sempre de costas para a baliza é ridículo. Se jogasse com alguém ao lado ainda podia ver a utilidade deste perfil de avançado, jogando sozinho não consigo perceber essa estratégia.

    • Mushy
      Posted Setembro 29, 2021 at 3:28 am

      Contra o Ajax foi o mesmo, a velocidade de transição e o desequilibro nas alas, viu-se os jogadores do meio a passar como manteiga entre linhas e a deixar a cabeça em água.
      Também concordo que há um desequilíbrio no meio campo, Matheus tem tendência a atacar e sair da posição e não há ninguém que compense, deixando o meio campo sempre fragilizado em transição ou na perda de bola

  • Fantantonio
    Posted Setembro 28, 2021 at 11:45 pm

    O jogo com o Ajax foi um desastre, mas o jogo de hoje mostrou que o SCP vale mais do que aquilo. Duas vitórias com o Besiktas deixam tudo em aberto, acredito que seja possível.
    O Bragança pode não ser intenso ou forte fisicamente, mas só um cego não vê o quão esclarecido é na leitura de jogo e a forma como trata a bola. Seja contra o Tondela ou contra o Borussia costuma ser igual.

    O Sarabia não é um desequilibrador e rendia muito mais se o jogo interior do Sporting fosse mais trabalhado pelo flanco dele, acredito que com Pote no 11 comece a render mais, se a ideia de jogo do Sporting passar muito por gerir a bola.

    Paulinho vai jogar porque custou muito dinheiro e o treinador pediu-o, mas acho que comia banco já há algum tempo se as circunstâncias fossem outras, até porque as mudanças para o incluir não provaram ainda ser para melhor. Não achando mau jogador, não me parece que vá alguma vez justificar o esforço financeiro.

  • Pormenor Tatico
    Posted Setembro 29, 2021 at 9:43 am

    O Dortmund indiscutivelmente têm melhores jogadores, mas é uma equipa com bastantes lacunas para mim é bem inferior ao Ajax a nível individual e coletivo, sei as diferenças, mas a verdade é que não houve ambição de ganhar o jogo, defendemos o jogo todo, é o 1º que eles não sofrem golos.

    O golo que sofremos advém muito de não jogarmos com 3 médios, o Matheus desposiciona-se sempre e fica sempre um buraco que na Champions, estas equipas não perdoam.

    Aceito as 2 derrotas, mas podíamos ter feito bem mais, o Ajax e o Dortmund não são nenhum Real ou Barcelona, há uns anos perdíamos por 1 com Reals, diz que vai demorar anos, não gosto de discurso, pode demorar poucos se construirmos um plantel como deve ser.

    Agora o Rúben constrói o plantel que quer e depois queixa-se que é curto e pouco experiente…

    • Filipe_Carvalho
      Posted Setembro 29, 2021 at 11:48 am

      Concordo com o teu comentário principalmente quando falas nos dois médios. Na Champions penso que o Sporting seria mais competente utilizando 3 médios. A defesa do Sporting é lenta e tende a jogar mais baixa no terreno. Isso faz com que quando os médios definem zonas de pressão mais altas haja muito espaço entre linhas, porque lá está, sendo os centrais lentos mantem-se baixos no terrenos e não avançam para encurtar o espaço entre sectores. Quanto ao plantel, o Ruben constrói o plantel e escolhe os jogadores mas dentro do que pode. Certamente se houvesse mais capacidade económica as escolhas seriam outras. O Sporting quando dava luta ao Reais, Barcelonas e Juventus da vida tinha um plantel bem mais caro e mesmo assim o rendimento não era melhor que este.

  • Litmanen
    Posted Setembro 29, 2021 at 10:09 am

    Duas estatísticas que para mim são relevantes:
    – Sporting acaba a primeira parte com 5 tentativas de golo contra 1, acaba o jogo com mais uma que o Dortmund;
    – O Sporting acaba o jogo apenas com 6 faltas feitas contra 13 do Dortmund.

    Falta muita qualidade na frente de ataque. Certo é que quem não tem dinheiro não tem vícios (Jovane e Nuno Santos não têm qualidade para este nível), mas é preciso encontrar formas de atacar melhor. O Sporting há demasiado tempo que deixa muito a desejar em termos ofensivos (mesmo a nível interno), nomeadamente desde que se comprou o Paulinho e se mudou o esquema tático no ataque.

    Relativamente às faltas, mostra a falta de competitividade no meio campo a 2 do Sporting, em conjunto com uma falta de agressividade nestes jogos, quase como de quem tem medo do adversário.
    Se posso reconhecer que a armadilha de fora de jogo do Sporting, com o Coates em campo a comandar, é das mais eficazes e bem trabalhadas que já vi, também tenho de reconhecer que nestes jogos é necessário tirar um homem da frente para reforçar o meio campo. A área que Palhinha e MN têm de cobrir nestes jogos em que as equipas atacam com duas linhas de 3 é perfeitamente absurda.

Deixa um comentário