Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting reage aos acontecimentos no final do Moreirense-FC Porto: «É absolutamente lamentável que a frustração se transforme em condicionamento através da violência e coacção dos meios de comunicação social. É lastimável que o próprio árbitro precise de protecção policial»

Parece claro que desde que Conceição assumiu o FC Porto que os ‘anos 90 voltaram’. Mas como ninguém faz nada, a tendência é este tipo de situações se repetirem, ou até piorarem…

O Sporting reagiu aos acontecimentos no final do jogo de ontem entre Moreirense e FC Porto, onde Sérgio Conceição acabou expulso após altercação com a equipa de arbitragem e um repórter da TVI foi agredido sob observação de Pinto da Costa, num comunicado oficial: «O Sporting Clube de Portugal considera de extrema gravidade os actos de violência que ocorreram ontem à noite depois do jogo entre o Moreirense FC e o FC Porto. A imagem do Desporto nacional sai seriamente danificada por situações desta natureza que, apesar de não serem minimamente representativas do sector em geral, ganham uma enorme dimensão quando vistas em directo pelo país e pelos altos responsáveis do FC Porto, justamente quem deve dar o exemplo precisamente contrário. É absolutamente lamentável que a frustração se transforme em condicionamento através da violência e coacção dos meios de comunicação social. É verdadeiramente lastimável que o próprio árbitro precise de protecção policial perante uma equipa técnica e staff em fúria num final de um jogo. A cultura de medo, de conflito e a apologia da violência têm de ser banidas do futebol português. Os fins não podem justificar estes meios. As responsabilidades têm de ser apuradas perante a cadeia inteira, desde quem ordena a quem executa. O Sporting Clube de Portugal acredita numa forma de estar diferente no desporto e na vida. Este não é o Desporto que queremos em Portugal.»

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

106 Comentários

  • DM
    Posted Abril 28, 2021 at 10:34 am

    Li os comentários todos e posso concluir que todos os portistas que aqui comentão têm mais de 60 anos e realmente não se reveem naquilo em que o clube é e foi durante os últimos 40 anos, só percebo isto se já fossem adultos e verdeiros apaixonados pelo Porto antes daquilo se tornar o lamaçal que é hoje. Isso ou não percebo o que os leva a ser portistas e o que os leva a indignarem se hoje por algo que é e foi comum nos úlitmos 40 anos

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Abril 27, 2021 at 10:36 pm

    Folgo em ver que no Sporting ainda se sabe escrever.

  • AAC1990
    Posted Abril 27, 2021 at 9:54 pm

    Há quase 30 anos que vejo o FCP com grande alegria e entusiasmo, primeiro ao colo do meu avô, depois com o meu pai e irmão, finalmente com amigos!
    Vibrei com Fernando Santos, Mourinho, Villas Boas, Vítor Pereira, com o primeiro campeonato depois do tetra do Benfas. Emocionei-me com Sevilha, chorei contra o Depor, fiquei embasbacado com Gelsenkirchen, fui ao céu com o golo do Kelvin, exultei com aquela Liga Europa de Hulk e Falcao! Vítor Baía, Jorge Costa, Deco, Lucho, Lisandro são nomes que nunca esquecerei.
    Sei que muitas vezes acusaram o FCP disto e daquilo, mas uma coisa é fazer pressões, tentar subterfúgios, tirar o tapete aos adversários; compreendo que os adversários não gostem, e até certo ponto é contornar a verdade desportiva. Mas o que se passou ontem, e as atitudes repetidas nos últimos anos, é de uma natureza e um nível diferentes! Pinto da Costa deveria ser irradiado do futebol e Sérgio Conceição despedido. É necessário fazer uma purga naquela administração, começando por FJM e esse indivíduo que ontem acompanhou PdC para intimidar e agredir um repórter de imagem.
    Eleições já!

    Resta-me esperar que a AAC possa voltar já na próxima época à I Liga, para poder dignificar este esterco em que se vem a transformar o futebol português.

    #BriosaSempre

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 27, 2021 at 6:13 pm

    Isto era simples de resolver. Tirar a Liga de Clubes da cidade do Porto ( e arredores ) e ameaçar com a retirada do Conselho de Arbitragem e de Centro de treinos de árbitros também. Começam logo a piar de fininho que é um instante. Ainda me lembro quando Pinto da Costa falava em centralismo e todas estas instituições mais a Federação Portuguesa eram no Porto. Só alguém muito ingênuo acha que isto não dá poder ao FCP e lhe tem dado força para ganhar muitos títulos.

  • DNowitzki
    Posted Abril 27, 2021 at 5:52 pm

    1. Pinto da Costa interpela jornalistas/repórteres por estar a ser filmado.

    2. O dito empresário, com ligações claras ao FCP, agride violentamente o repórter de imagem da TVI.

    3. Vítor Baía apresta-se a pedir desculpa, segundo li. Ora, parece-me que só pede desculpa quem é culpado. Elementos da direção do FCP ligam a Anselmo Crespo (olha a figura!) a desculparem-se do sucedido.

    4. O presidente da liga está calado que nem um rato.

    5. Parece que Conceição foi multado em 2 mil euros por causa de umas declarações.

    6. Da altercação do Algarve nada mais se sabe.

    7. Rui Cerqueira (olha outro artista!) teve um comportamento similar ou pior do que o dito Conceição.

    8. O médico do clube é visto também envolvido na caldeirada, o que é habitual nestas circunstâncias, pois também se levanta, espolinha, grita, insulta e por aí fora.

    9. Agora, não vamos fazer de contas de que isto é exclusivo. O FCP levou isto além do inimaginável nos últimos 40 anos, mas os outros clubes também têm muitos podres no seu historial. O Sporting ainda agora participou de um Carnaval em Braga, o SLV está maculado por todos os lados e por aí fora.

    10. Este país é uma pequena paróquia, onde todos se conhecem e se protegem mutuamente, para logo a seguir se atraiçoarem, se isso for da sua conveniência. Varandas tem um mérito: está calado. Mas manda falar Miguel Braga, outro sucedâneo dos Marques e Guerras que tanto vómito causam.

    11. Esta m…a é uma vergonha há décadas e assim vai continuar.

    • Flavio Trindade
      Posted Abril 27, 2021 at 7:21 pm

      De todos os pontos que citaste e que são todos pertinentes, sublinharia o ponto 4.

      Se quem decide não quer saber, se quem pune deixa passar, instala-se a impunidade generalizada.

      Ah e tal e agora há cartões para os elementos do banco…

      Mas a impunidade continua.

      Um jogador apanha dois jogos ou mais por um vermelho directo numa entrada mal calculada e estas pessoas continuam a fazer o que querem e pagam umas multas insignificantes.

      Aliás é mais penalizador o treinador faltar a uma flash interview onde até nem lhe apetece estar, do que invadir o campo, insultar árbitros e trazer a matilha toda atrás.

    • Gregor Samsa
      Posted Abril 27, 2021 at 6:44 pm

      Acho uma piada quando vêm por todos no mesmo saco. Não amigo, o Sporting e o Benfica e qualquer outro clube em Portugal não se aproxima sequer do Porto nesta questão. Bem sei que há casos em todos e nenhuns são anjinhos mas querer por todos no mesmo saco também não. A meu ver os clubes recusavam se a jogar com o Porto até a liga ou quem quer que seja competente tomar uma atitude séria sobre isto.

      Mais uma vez isto está a tomar medidas que nunca pensei..

      Ps: genuinamente pergunto porque não vi nada, o que é que se passou desta vez em Braga com o Sporting? Se foi algo do género é de repugna sem dúvida nenhuma.

      • DNowitzki
        Posted Abril 27, 2021 at 7:42 pm

        Não podes achar piada a algo que não é real. Não sei onde leste que pus todos no mesmo saco. Aliás, pensei que esta tirada «O FCP levou isto além do inimaginável…» era clarificadora, mas, aparentemente, não.

        Não esperes nada dos clubes, pois alguns estão sob a alçada/o domínio dos prevaricadores; quem tem de agir é a DIREÇÃO DA LIGA!

        • Gregor Samsa
          Posted Abril 27, 2021 at 8:43 pm

          No inicio do ponto 9 metes tudo no mesmo saco e depois dizes ”mas os outros clubes…”. Já aprendi há muito tempo que tudo o que vem antes dum ”mas” nao significa nada (lol até no GOT dizem isto). Posto isto, se nao era a tua intenção ”pôr todos no mesmo saco” então li mal e retiro o que disse, concordando em absoluto contigo, ou seja o FCP nao sendo o unico é o mais espalhafatoso digamos assim.

          No que diz respeito ao esperar que os clubes façam alguma coisa nao poderia estar mais de acordo, simplesmente nao vao fazer nada porque tambem estao metidos nisto. Foi apenas um desejo da minha parte, aliás como penso que alguns clubes fizeram com o Canelas mas posso estar enganado, nao fui confirmar confesso.

          Quanto à direcçao da liga, desculpa mas estou convicto que é controlada por quem nós sabemos, e o que não falta por aí sao evidencias disso pelo que duvido que resulte em punições sérias.

          Saúde

          SL

          • DNowitzki
            Posted Abril 27, 2021 at 10:36 pm

            Não, não meto. E sabes porquê? Porque já era vivo e bem crescido quando Pinto da Costa chegou ao poder no Porto e conheço a forma como o fez, os aliados que teve, etc. E, no tempo em que corria atrás de uma bola, sei bem o que é fugir de um campo, num jogo decisivo, após uma invasão de campo fomentada pela direção do clube adversário.

            O FCPdC é um clube que tem vindo a aldrabar isto desde há 40 anos e, nisso, é o mestre que faz lembrar a obra de Puzo.

            Por outro lado, sei onde comentavas anteriormente e que chegaste aqui há pouco tempo. Mesmo assim, já deves ter tido de ler o que penso do presidente do meu clube, portanto, para não sair da minha «casa», não metendo o clube refundado por Vieira no mesmo saco, sei bem a trapaça que o sujeito comanda e todas as trapalhadas que conhecemos.

            Sobre a liga, Pedro Proença, e todos os que o acompanham, aparentemente, são uns sujeitos sem coluna vertebral. E por aqui me fico.

            • Gregor Samsa
              Posted Abril 28, 2021 at 1:13 am

              Portanto interpetei mal o que escreveste e como já disse sendo assim concordo contigo.

              Nao percebi bem a parte do ”sei onde comentavas antes” porque a menos que me conheças do café eu não comentava em mais lado nenhum. Comecei aqui há pouco tempo isso é verdade mas já acompanhava o blog ha uns bons anos.

              Para concluir, e como nao gosto de ficar mal com ninguem, ainda por cima quando fui eu a interpetar mal, peço desculpa e subscrevo o teu comentário inicial.

              SL

  • Macaco
    Posted Abril 27, 2021 at 5:21 pm

    Cá está o que PdC dizia em “normal”.
    Voltamos aos anos de pressão, ameaça, opressão com a cosa nostra ja a vir ao de cima e o padrinho a dar sua benção para “abater” o inimigo.
    So faltam os pes de cimento ( ja Têm o Marega) e atirar pessoas aos rios.
    Como é possivél que o Presidente nada diga estando presente e dando aval ( com o seu silencio, pois quem cala… consente) a estes atos?
    Voltamos a selva?
    E o SC que vai a correr espumando para cima do arbitro? O RM ia assim? n me parece.
    As prima donas apareceram.

  • EL NINO 1990
    Posted Abril 27, 2021 at 4:57 pm

    Acho bem o Sporting ter feito este comunicado.
    Contudo na minha opinião é muito mais importante fazer um comunicado sobre a violência policial contra os seus próprios adeptos, existente em todos os jogos do Sporting, quando apenas vamos demonstrar o nosso amor.
    É vergonhoso o que se tem assistido semana após semana contra os adeptos do Sporting.
    E sim sei do que estou a falar pois estou presente em todas as receções ao autocarro da equipa em Lisboa e em algumas fora de Lisboa.

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 27, 2021 at 11:23 pm

      E vocês não sabem que não se podem juntar?
      Pelos vistos não sabem que estamos em confinamento.
      Eu também sou Sportinguista e gostava muito de aplaudir e apoiar os nossos jogadores, mas não podemos ir contra as regras para não nos tornarmos nuns irresponsáveis e alvos da polícia por isso.
      Não deves estar a pensar que foi o varandas que chamou a policia, certo?

      • EL NINO 1990
        Posted Abril 27, 2021 at 11:50 pm

        Com os outros clubes não existe este abuso policial.

        • Miguel Lopes
          Posted Abril 28, 2021 at 10:12 am

          Mas também sabes que depois do ataque à academia, os apoiantes do Sporting estão debaixo de vigilância, para não dizer que estão em estado de emergência de vigilância da polícia.
          E até passarem mais uns anos, vai continuar a ser assim, até a poeira assentar, desde que nós adeptos nos portemos bem.

          • EL NINO 1990
            Posted Abril 28, 2021 at 11:23 am

            Faço parte de uma claque há 8 anos e os adeptos do sporting sempre foram os que sofrem mais com a violência policial, mas este ano supera tudo.
            Na minha opinião não faz sentido isto acontecer devido ao ataque a alcochete até porque não se comparam as situações em que o clube se encontrava com as que vivemos hoje, podemos ser campeões, só queremos festejar e dar força e apoio total aos nossos jogadores que tanto honram o nosso símbolo.

  • Acarub
    Posted Abril 27, 2021 at 4:23 pm

    O FCP é outras coisas, sim mas enquanto máfia continuar a frente também é isto. É altura dos sócios mostrarem que não já há lugar para isto no futebo.

  • Richrad
    Posted Abril 27, 2021 at 4:21 pm

    Sinceramente,

    Acho necessário que o Sporting Clube de Portugal, com qualquer e outro clube que prese pelos valores ideais do desporto par a sociedade, reagirem em pronto a esta situação.

    A história recente demonstra uma página negra no clube leonino, e é de extrema importância perante qualquer situação de agressão/insulto/violência/lamúria o Sporting Clube de Portugal ter essa posição de lembrete e sinalizador que isto não é bom para o futebol, não é bom para o desporto, não é bom para um mundo atual em que os jovens são cada vez mais induzidos em incitações sociais negativas perante a facilidade que têm em obter e visualizar estes exemplos.

    Poderia ter sido algum elemento do Sporting Clube de Portugal, poderia ter sido algum elemento do Sport Lisboa e Benfica, poderia até ser um elemento do Grupo Sportivo de Cascais que estes atos merecem todos a mesma punição sem fechar os olhos a influências, ameaças e poderes.

    É importante falarmos disto. É infeliz o fazermos? É sem sombra de dúvidas. Adoraria que num mundo ideal, estas situações fossem só do nosso imaginário.
    Não podemos, repito: não podemos colocar isto para o lado e dizer que é perfeitamente normal, que é adrenalina e as emoções a falar.
    Passar das palavras às ações é o resultado de uma passividade disciplinar que vai no desporto em Portugal.

  • Gregor Samsa
    Posted Abril 27, 2021 at 4:03 pm

    Ha uns tempos atrás escrevi aqui que estávamos à espera que acontecesse uma desgraça para as autoridades competentes actuarem e fui completamente atacado, pode ser que agoram abram os olhos…. Lamentável a todos os níveis…. Mas o pior é que tenho a convicção que nao vao haver consequencias de maior para ninguem responsável por isto…

    Mais um dia triste para o desporto…. Já perdi a conta de há uns anos para cá…

    SL

    • Estigarribia
      Posted Abril 27, 2021 at 5:04 pm

      Gregor Samsa,

      Concordo com o que dizes. Mas no espaço de três anos já tiveste duas academias invadidas e jogadores agredidos (Guimarães e Alcochete), o autocarro do Benfica apedrejado em plena estrada e agora uma agressão a um repórter de imagem de uma órgão de comunicação social. Algo tem de ser feito, concordo, mas quem tem de tomar medidas autoritárias para punir quem não cumpre as regras para se estar em sociedade não faz nada.

      Saudações Leoninas

  • El Tigre
    Posted Abril 27, 2021 at 3:29 pm

    Ninguém que veja as imagens de ontem pode ficar indiferente.

    Cabe a cada um de nós ser um agente de paz no futebol.

    Independentemente da discussão relativamente à arbitragem de Hugo Miguel existem limites que no desporto e na sociedade em geral têm de ser respeitados, algo que continuamente tem vindo a ser ultrapassado pela equipa técnica e estrutura directiva do Porto o que apenas denigre a imagem da instituição e nada tem a ver com a “raça” que caracteriza o clube.

    Resta-me apenas enquanto adepto e ex-sócio do FC Porto dar o meu contributo e lamentar o sucedido, num ato que não tem pode ser caracterizado de outra forma senão como vergonhoso. Espero que este quem o perpetrou seja mantido longe da esfera do clube e que enquanto cidadão lhe sejam aplicadas as adequadas medidas de coação.

    Saludos

  • Dca
    Posted Abril 27, 2021 at 3:29 pm

    O Benfica foi o primeiro a fazer um apelo às autoridades.

  • Getulio
    Posted Abril 27, 2021 at 3:22 pm

    Quem gostar de Opera vai reconhecer as semelhancas entre os dramas de Monteverdi e os do futebol nacional. Os viloes brutos, os viloes violentos sem redencao. A hipocrisia dos herois e dos bajuladores na sua luta ofegante de passar do inferno aos ceus para tudo acabar em tragedia.

  • Estigarribia
    Posted Abril 27, 2021 at 3:05 pm

    Como Sportinguista e, principalmente, como adepto de futebol tenho a dizer que o que aconteceu ontem é lamentável. Parece que não se aprendeu nada com o ataque às Academias do Vitória de Guimarães e de Alcochete e com o apedrejamento ao autocarro do Benfica.

    E o mais incrível é que neste futebol actual qualquer badameco sem a 4ª classe e sem qualquer nível é empresário de futebol. Quem é este Pedro Pinho? É mais um que vive às custas do futebol e dos clubes ?

    Posto isto, espero que a Liga ou q Federação tomem uma atitude séria e que castiguem o Sérgio Conceição, como deve de ser, já que ele é reincidente. Ou os castigos só servem para o Rúben?

    Saudações Leoninas

    • JJoker
      Posted Abril 27, 2021 at 3:19 pm

      O Pedro Pinho, quem é?
      É uma pessoa que foi convidada pelo Moreirense e o Futebol Clube do Porto repudia veementemente que alguém que tenha sido convidado pelo Moreirense tenha tido uma atitude destas.
      Por extrema coincidência, é um tipo que teve uma empresa com Alexandre Pinto da Costa e que nos últimos 10 anos lucrou milhões de euros pelo intermédio de transferências de jogadores do Porto.
      Isto é como assistir a um episódio dos Sopranos, só que em real.

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 27, 2021 at 6:08 pm

        Acrescentando que (valendo o que vale a opinião de César Boaventura) Pedro Pinho foi um dos que organizou o roubo dos emails ao Benfica com o hacker Rui Pinto.

        • Rosso
          Posted Abril 27, 2021 at 7:30 pm

          Cruioso é que o próprio Rui Pinto já se veio insurgir com a situação. Esse Pinho deve ser boa peça…

    • El Barto
      Posted Abril 27, 2021 at 3:19 pm

      Eu nunca tinha ouvido falar dessa pessoa até ontem. E pelos vistos, o PdC já foi dizer que nem sequer fazia parte da comitiva e que não tem nada a ver com o Porto, fazendo lembrar uns episódios com um tal Pedro Guerra. Mandam os lacaios fazer mer**, e depois desmarcam-se deles para não serem castigados.

  • El Barto
    Posted Abril 27, 2021 at 2:51 pm

    Como adepto que cresceu a ir às antas e dragão, é verdade que o espírito deste clube sempre foi de ter aquela “raça” à Porto, o que não tem nada de mal, pelo contrário. Mas isto não é raça nem é nada, é só vergonhoso. Os últimos anos desta estrutura têm sido de vergonhas atrás de vergonhas, desde deixar sair meia equipa a custo zero, deixar o clube no estado financeiro em que está, culminando nestas atitudes que começam no treinador e acabam nos dirigentes.
    Já nem sequer sou sócio (e por um lado, ainda bem) mas me dessem a assinar uma petição para expulsar toda a estrutura, não pensava nem uma vez. Nem que ficássemos 10 anos sem ganhar nada. Mas como duvido que alguma vez os sócios vão fazer isso, resta-nos esperar mais uns anos para que esta gente deixe o clube.

  • Borsalino
    Posted Abril 27, 2021 at 2:49 pm

    Mais do que comunicados tem de fazer atos, ações!!!! Este clima de intimidação é por demais evidente, inclusive equipas que nem estão no campeonato Português e que defrontaram o Porto na LC já falaram sobre o comportamento do banco do Porto.
    Ontem vimos um presidente de uma grande instituição compactuar com um agressão com mais do que uma pessoa a ver! Imagem então o que se será nos bastidores…
    Está na hora da liga e FPF deixarem o medo e tomarem uma posição, porque o que se passou foi gravíssimo.

  • Mantorras
    Posted Abril 27, 2021 at 2:47 pm

    Daqui a 3 semanas, quando alguem disser que o Lage era diferente vira alguem dizer que afinal era igual porque uma vez tambem falou em arbitros.

    Inadmissivel. Queria ver a conferencia e nada. Fiquei triste, penso que perdemos grandes momentos de TV.

  • chuta dai
    Posted Abril 27, 2021 at 2:37 pm

    Mas o Sporting está se a queixar do quê? O Porto sempre foi isto e o Sporting sempre foi conivente/aliado. Nunca se importaram, agora que a estão na luta pelo titulo e estão a sentir na pele o que é o FCP já estão incomodados. Por favor…

    • Yes Man
      Posted Abril 27, 2021 at 4:13 pm

      Concordo! Inadmissível a atitude do Sporting! Espero que venha no mínimo uma multa valente, suspensão de grande parte da estrutura e diria que perda de pontos não seria descabida tendo em conta o sucedido… Maldito Sporting, de facto são uns bandidos!!

    • Valentes Transmontanos
      Posted Abril 27, 2021 at 3:53 pm

      Portanto a solução é continuar sem dizer nada?

      É que caso contrário está-se a prender por ter cão e por não ter.

      • chuta dai
        Posted Abril 27, 2021 at 4:32 pm

        Nada disso. Deve se dizer agora como se devia ter dito antes coisa que o Sporting não fez e ainda era meio que aliado do FCP, é isto.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Abril 27, 2021 at 3:27 pm

      E ainda já vi pir aqui um comentário a criticar o Vieira (que tem os seus muitos defeitos, é certo) porque deveria unir-se ao Varandas… Como se o futebol português tivesse começado no dia de ontem…

    • J Silver
      Posted Abril 27, 2021 at 2:51 pm

      Comentário desprovido de senso. Se calhar as pessoas que estão à frente do clube agora não tinham voto na matéria antes. E essa da conivência também é puxada. Para além disso, independentemente da “moral” que o clube tenha, aquilo que é dito não deixa de ser verdade e é dito em defesa do futebol português. Viessem mais clubes a público marcar uma posição…

      • chuta dai
        Posted Abril 27, 2021 at 3:24 pm

        Dou te razão numa coisa e tenho que dar o beneficio da dúvida que em relação a quem estava à frente do clube. Agora em relação a uma grande parte dos adeptos e dos comentadores do Sporting fazer panelinha com o FCP é facto.

  • BAFANA BAFANA
    Posted Abril 27, 2021 at 2:30 pm

    Isto bem que dava um argumento para um filme de “Tratadores de Resíduos” !
    Se o James Gandolfini ainda fosse vivo era perfeito! Era chover Emmys!!

    • Estigarribia
      Posted Abril 27, 2021 at 3:08 pm

      BAFANA BAFANA,

      O futebol português é mais para uma série tipo Ficheiros Secretos, já que todas as épocas são só teorias da conspiração ?

      Saudações Leoninas

  • Manuel Teixeira
    Posted Abril 27, 2021 at 2:29 pm

    Varandas bem, a chamar os bois pelo nome. Se há coisa que tem feito bem, é não se acanhar e não ter medo de dizer o que pensa. E começou pelas claques leoninas, quando os pôs no lugar deles.
    É surreal o clima de impunidade que o FcPorto goza neste país. Não me interpretem mal, a raça e a entrega com que lutam era algo que gostava de ver no meu Benfica, mas o que se passou a seguir é digno de um campeonato distrital. Conceição completamente descontrolado, o ex jornalista da RTP idem (até ao Vasco Seabra se virou, um homem com o dobro do tamanho dele), GNR em campo para proteger os árbitros e para acabar a noite em beleza agressão a um repórter. A liga tem de ter mão pesada, já chega disto e até os próprios adeptos do Porto estão fartos deste circo sempre que não ganham.

  • JJoker
    Posted Abril 27, 2021 at 2:29 pm

    É um momento critico na história do nosso futebol.
    Se o Porto é campeão, será a normalização da falta de desportivismo, do cair para a piscina, do abanar os braços a pedir fins de jogos quando se cortam ataques adversários com as mãos, do “há muita gente que não gosta de nós”, do “eles virem aqui ganhar é como ganharem a champions” e, mais grave do que isto tudo, da violência e da intimidação.
    A Liga de Futebol, a Federação e o conselho de disciplina promoveram isto, o sangue que venha a ser derramado está nas mãos de quem regula e de quem tutela, no velho estilo das profundezas da América Latina. Quem agraciou Sérgio Conceição com suspensões nas férias e multas de 1000 euros foi quem promoveu o escalar desta buçalidade por parte de uma massa indigente, que mancha o bom nome de uma cidade e a arrasta na lama, através de uma forma de estar na vida que, mais do que mesquinha, é, tão simplesmente, fruto de um complexo de inferioridade que resulta da medição do regionalismo de quem a promove contra uma hipotética superioridade sulista que existe apenas nas suas cabeças.
    Sérgio Conceição pegou num Porto com história recente de glória com homens como José Mourinho, Jesualdo Ferreira, André Villas Boas e Vitor Pereira e trouxe de volta a arruaça de quem nos anos 90 colocou o futebol português nas catacumbas da cauda da europa.
    Portugal precisa de um Porto digno, que lute dentro de campo sob os principios da verdade desportiva e da promoção do que de melhor existe no futebol, e não lhe faz falta nenhuma esta postura belicista que é tipica dos que não se sabem comportar quando perdem, e, pior do que isso, também o não sabem fazer quando ganham.
    Toda a sorte do mundo para o Sporting para estes ultimos 15 pontos.

    • Litmanen
      Posted Abril 28, 2021 at 10:47 am

      Quem me dera que desse para copiar comentários.

      É isto tudo.

    • Macaco
      Posted Abril 27, 2021 at 5:25 pm

      Anos 90 de volta com a Mafia a instaurar se e a repressão a apoderar se do futebol.
      Excelente comment. Com SC o FCP como equipa regrediu aos anos 90. PdC a viver uma segunda puberdade quando era o Al Capone ou “dono disto tudo”

    • Estigarribia
      Posted Abril 27, 2021 at 3:39 pm

      JJoker,

      Excelente comentário. Subscrevo na íntegra.

      Saudações Leoninas

    • Kafka
      Posted Abril 27, 2021 at 2:52 pm

      Excelente comentário JJoker,

  • Guga21
    Posted Abril 27, 2021 at 2:26 pm

    Se o Benfica tivesse outro presidente, este era o momento de se juntar com o Varandas e fazer a pressão que é precisa para acabar c isto, infelizmente o Benfica também gosta disto e o Orelhudo é amigo do pintinho

    • DM
      Posted Abril 27, 2021 at 3:25 pm

      Eu acho que devia ter outro presidente mas com este também já demonstrou publicamente repulsa pelos acontecimentos e fez bem em não se juntar a ninguém, principalmente a alguém que tem vindo a ver isto acontecer ano após anos e bate palmas de fora

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Abril 27, 2021 at 3:23 pm

      Pessoalmente espero que não o faça; num futebol de respeito não é preciso haver alianças mas sim gente sensata e organismos competentes. O SCP este ano calhou lutar pelo titulo mas como já foi dito aqui estas cenas acontecem todos os anos e o visado é o SLB. O SCP mantém-se na sua mesmo vendo o que se passa a sua frente. Ora assim sendo, seja o presidente do SLB A, B ou C acho que não deve haver alianças… É uma questão de todos, de segurança nacional (tendo em conta que o escalar de violência pode atiçar comlortamentos destes em qualquer adepto de norte a sul do país). Faz sempre falta o PS a informar que, por ter esta ideia, não sou Vieirista mas sim benfiquista; há malta que confunde.

    • troza
      Posted Abril 27, 2021 at 3:08 pm

      O mesmo se pode dizer de todos os presidentes do Sporting até agora… sempre que o Benfica competia com o Porto o Sporting ainda vinha dizer que o Benfica é que isto e aquilo…

      Afinal de contas, também eram amigos do pintinho? Porque é que agora que é o Sporting a competir com o Porto esperam uma resposta do Benfica quando ignoraram sempre que era o Benfica a competir com o Porto?

      • Guga21
        Posted Abril 28, 2021 at 1:18 pm

        Porque se continuarmos agarrados aos que os outros fizeram ou não fizeram, nunca vamos avançar, é quase como a desculpa de nós comprarmos árbitros mas vocês também já compraram…

      • chuta dai
        Posted Abril 27, 2021 at 3:30 pm

        Isto, é exactamente o que quis dizer no meu comentário em cima. Não é que o Benfica não tenha que se pronunciar porque acho que deve o fazer. Como o Sporting devia ter feito no passado e não o fez porque não estava na luta por nada e ainda era a favor que haja o que houver desde que seja para prejudicar o Benfica.

  • Futurologista
    Posted Abril 27, 2021 at 2:22 pm

    Aguardo pacientemente o castigo ao SC. Sabendo o que se sabe relativamente aos castigos impostos a outros treinadores do campeonato, acho que vai ser giro.

  • FRedondo
    Posted Abril 27, 2021 at 2:11 pm

    Eu nasci portista. Cresci portista. Chorei na liga europa. Festejei champions. Vi no dragao o 5-0. Vi o golo do Kelvin. Pensei nesse momento q aquilo seria o apogeu (depois apareceu o Eder). Hoje em dia sou apenas simpatizante. A cada dia que passa o distanciamento com o clube é cada vez maior. A luta constante. O contra tudo e contta todos. A bandeira da luta contra o centralismo. As atitudes do treinador. Do diretor desportivo. Do diretor de comunicação. Dos amigos do presidente. Tudo ridículo. Tudo triste. Tudo contra aquilo q eu quero q o meu filho seja. Absolutamente desiludido com o rumo do clube. Podiamos ser uma referência pela positiva e somos ridículos. São muitas e muitas situações. Já cansa. Cansa muito.

    • zZou
      Posted Abril 27, 2021 at 4:06 pm

      Isto sim é levar o futebol pelo lado correto. Pensei que quase não haveria adeptos portistas que não tivessem levado com a lavagem cerebral do presidente. Pelo menos nunca ouvi este discurso dos que eu conheço. E conheço muitos. Parabéns

    • JJoker
      Posted Abril 27, 2021 at 3:14 pm

      Percebo, mas isso está errado.
      Deixar que ganhe quem te fez baixar a paixão pelo clube, em comparação com o que te apaixonou pelo mesmo é deixar ganhar o que não tem lugar no futebol.
      O Porto com outra atitude e outras gentes teria chegado a esta fase do campeonato se calhar até como o bom da fita (por comparação teriamos as fitas do Sporting em Famalicão, e mais recentemente em Braga que deixam claramente a antever que com o tempo, e com vitórias, também podem entrar pelo mesmo caminho que hoje critico no Porto) e talvez o conseguisse ganhar.
      Acredito que árbitros teimosos como o Hugo Miguel, perante a postura de falcatrua constante do Porto, ontem acabou por se deixar influenciar contra um Sérgio Conceição ou contra um Luis Gonçalves, o que faz com que esta postura jogue neste momento muito contra eles.
      É dos adeptos que dependem os clubes, se os clubes são entregues aos Brunos de Carvalhos, o que acontece é o que se conhece, e disso não queremos mais.

    • stanpanan
      Posted Abril 27, 2021 at 2:51 pm

      Não sendo portista, partilho da mesma opinião que não quero ver o meu filho fazer parte da atualidade do futebol português.. e o meu clube também tem muita culpa na cultura de ódio que se tem enraizado em dezenas de anos em Portugal… O futebol é cada vez menos um desporto, cada vez mais uma obsessão.. quase uma religião, que quando levada ao fanatismo nada de positivo se extrai.. e assim me vou afastando..

    • Mantorras
      Posted Abril 27, 2021 at 2:50 pm

      Tas como eu com o Benfica (so que eu nao festejei tanta coisa, infelizmente). E triste nao nos revermos no proprio clube, mas ninguem nem nadas dura para sempre, e eventualmente os dois cancros do futebol vao desaparecer.

    • Borsalino
      Posted Abril 27, 2021 at 2:45 pm

      Fico feliz por ver que alguns adeptos Portistas repudiam este tipo de comportamento, já que a maioria (do que tenho lido nas redes sociais) parece não ter dado importância sobre este episódio.

    • Kacal
      Posted Abril 27, 2021 at 2:19 pm

      Não tenho filhos mas tenciono ter, essa é a única parte diferente de ti. Tudo o resto parece que fui a escrever, é exactamente como me sinto actualmente. Subscrevo! Portistas, leiam este comentário!

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 27, 2021 at 3:14 pm

        Os daqui do blog, a maior parte acredito que se reveja neste comentário; quem cá vem tem, por norma, 2 dedos te testa, e não se revê nos actos praticados (mesmo se for o seu clube a praticá-los). O pior é a malta adepta que acredita que há razões para isto e com isso legitimam os cabecilhas. Triste mesmo. Abraço e ventos de mudança.

        • Kacal
          Posted Abril 27, 2021 at 8:37 pm

          Lá está TOPPOGIGGIO e tendo em conta que quem vota para continuar no clube são os sócios, só demonstra que continuam a acreditar nisto e se revêm nisto. É pena. Mas um dia isto mudará porque as pessoas vão e vêm mas o clube fica, voltarei a orgulhar-me do meu clube e ficar novamente mais ligado tenho a certeza, até lá é manter a esperança. Abraço para ti também e esperemos que sim!

  • Af2711
    Posted Abril 27, 2021 at 2:09 pm

    Como simpatizante deste enorme clube, acho ridículo que chegue-se a este ponto. Até que algo mais grave aconteça como a morte de algum árbitro por conta desta passionalidade, as sanções serão sempre brandas em comparação aos actos no relvado.

  • Diogo Moura
    Posted Abril 27, 2021 at 2:08 pm

    O problema está na impunidade. Fazem 3/4/5 vezes e nada acontece. A Liga, não sei porquê, borra-se de medo quando se trata de punir o FC Porto. Para suspender o Amorim foram 2 tempos e logo 15 dias. Já o SC anda à batatada jogo sim jogo não, e leva com multas de estacionamento e suspensões no período em que os campeonatos param.
    Está certo.
    A violência no futebol tem de ser banida! A começar pelos principais agentes desportivos que em vez de darem o exemplo ainda instigam o ódio e ameaçam os árbitros.
    É que ainda tivessem razão… Mas não! Simplesmente jogam mal e acham que podem ser campeões à mesma. Querem meter penaltis na conta quando não conseguem em bola corrida.

  • RMCL
    Posted Abril 27, 2021 at 2:05 pm

    Esta época tem de normal as coações por parte dos azuis a tudo e a todos, e de anormal os verdes serem campeões!

  • DQuinta
    Posted Abril 27, 2021 at 2:04 pm

    É esta a nossa imagem no estrangeiro! Muitos outros contribuem mas o actual Porto…
    Sinto vergonha!

  • Pipi Romagnoli
    Posted Abril 27, 2021 at 2:04 pm

    Já disse, o banco do Porto tem de começar a ser vedado com uma grade, ou melhor, uma jaula totalmente coberta, para os homens não fugirem de lá e começarem a bater e ameaçar tudo e toda a gente.
    E o mais engraçado é que ainda pensam que estão a ser prejudicados neste campeonato, são um dos três grandes e ainda por cima são o Porto e mesmo assim julgam que são mais prejudicados que os outros, isto é um nível de loucura que já não tem limites, basicamente já nem lhes chega uma simples ajuda, eles têm de ser levados ao colo e ainda assim têm de empurrar os outros para baixo.
    Aqueles 10 minutos finais de ontem são o melhor exemplo, tiveram um penalti justo a seu favor mas isso não chega, tiveram de simular mais não sei quantos como já é habitual e passar o jogo todo feitos animais de volta do árbitro a fazer ameaças, são autênticos mimados e enquanto não forem punidos isto vai continuar a escalar. Sl

    • EduardoSantos
      Posted Abril 27, 2021 at 3:32 pm

      Está aqui descrito o que é o FCP. Agora é isso e ainda o apoio da grande maioria da massa adepta. A cultura do “coitadinhos” e “prejudicados” é tão surreal quue já não há palavras para descrever… Como é possível terem gozo em ganhar de forma tão suja e não lhe incomodar nada? E como é possível acreditarem que são prejudicados? Isto é doença. Torna o futebol tão pobre e podre. No FCP para se ganhar vale mesmo tudo.

  • Kacal
    Posted Abril 27, 2021 at 1:59 pm

    Sou portista mas o que aconteceu ontem foi lamentável, há que saber ganhar e perder. E há limites. O futebol português assim não sai do sitio, entristece-me.

    • Estigarribia
      Posted Abril 27, 2021 at 3:46 pm

      Kacal,

      Tudo dito. O futebol português e os seus intervenientes têm de crescer ainda muito para evoluírem pela positiva. E depois, o mais engraçado, é que os clubes ainda querem vender o nosso futebol para o estrangeiro. Para quê? Para sermos gozados por esse mundo fora?

      O futebol é um desporto que vive de emoções muito quentes, tudo certo, mas também é um desporto onde se ganha, perde e empata. E cabe á equipa que não ganha saber aceitar a derrota ou o empate – pelo menos foi sempre assim que me ensinaram.

      Posto isto, temos ser nós, adeptos, também a contribuir para ajudar na pacificação juntamente com os clubes e os seus dirigentes.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Abril 27, 2021 at 8:40 pm

        Já fomos hoje em Inglaterra, só ficamos mal vistos e depois ninguém quer ver a nossa Liga e mesmo os jogadores começam a ficar de pé atrás para vir para cá. Acima de tudo está o respeito e fair-play ou assim deve estar no desporto, depois sim vem o resultado mas há que saber aceitar a derrota, até podemos fazer críticas construtivas quando se justifica ou expressar o descontentamento de forma civilizada, mas há que ter limites. E o mesmo quando se ganha.

        Mas lá está, isto só mudará caso os adeptos comecem a revoltar-se contra isto na sua maioria como vimos contra a SuperLiga, aí sim este perfil de pessoas sairão dos clubes e o futebol português evoluirá. Ainda não perdi a esperança!

        Saudações DesPortistas

  • Dennis Bergkamp
    Posted Abril 27, 2021 at 1:57 pm

    Parece-me que o “elemento da comitiva portista” que fez o que fez foi o mesmo que fez aquelas figuras absurdas no instagram após a o 1o ou 2o jogo contra a Juve. Alguém consegue descortinar? Não que importe muito, podia ser qualquer um no fundo.

    • JMCFLM
      Posted Abril 27, 2021 at 7:25 pm

      Bergkamp jogavas muito mas não sejas anjinho ahah o RicardoFaria se quisesse ser verdadeiro dizia que há imagens desse tal empresário “que não pertence à estrutura do Porto nem lá estava a convite do mesmo” antes do jogo juntamente com a comitiva do Porto a avaliar o estado do relvado e tudo! Mas não faz mal porque o pdc pediu desculpa apesar de estar lá e ter sido ele a dirigir-se ao jornalista. É tudo uma cabala contra eles ahah

    • RicardoFaria
      Posted Abril 27, 2021 at 3:54 pm

      Foi o empresário Pedro Pinho que agrediu o repórter.
      Segundo a TVI, o PdC telefonou ao director de informação da estação a lamentar e repudiar o sucedido.
      Segundo o PdC, o tal empresário não pertence à estrutura e não estava lá a convite do clube.
      De qualquer forma, esse empresário costuma estar metido nos negócios do Porto.

      Saudações DesPortistas!

      • Dennis Bergkamp
        Posted Abril 27, 2021 at 4:09 pm

        Obrigado Ricardo, acabei por também ficar a saber há pouco. De relance parecia outra pessoa, estava enganado.

  • golias
    Posted Abril 27, 2021 at 1:55 pm

    Indignarem-se com a normalidade? Ora aí está algo diferente.

  • Abbas
    Posted Abril 27, 2021 at 1:54 pm

    Muito bem dito! O Porto anda numa paranoia esquizofrénica há anos, agora regressaram à violência. São a causa de ninguém querer saber do futebol português e cada vez vai ser pior.

    • marquess
      Posted Abril 27, 2021 at 5:49 pm

      Boa tarde, não se trata de esquizofrenia, mas sim de populismo violento:
      – O inimigo externo (eles)
      – Unir as tropas internas (contra tudo e contra todos)
      – A elite corrupta contra “nós” (Lisboa a arder, lembram-se?)
      – Dominar um canal de TV (Porto Canal) para espalhar a mensagem e arregimentar adeptos
      ….

  • Alfred
    Posted Abril 27, 2021 at 1:39 pm

    Muito bem falado! Apesar de ninguém ser santinho nenhum no panorama do futebol nacional, o Sporting tem pautado por trazer mais transparência e dignidade ao desporto e isso é de sublinhar. Estamos a ir por caminhos que qualquer dia podem trazer “desgraças” já há muito anunciadas, especialmente para o corpo de arbitragem (que verdade seja dita, são péssimos profissionais e um dos principais culpados do fraco nível do futebol em Portugal). Que saia um castigo exemplar para a estrutura do Porto e para os cães de assalto. Até quando situações destas vão passar?! SL

  • Mike
    Posted Abril 27, 2021 at 1:15 pm

    Um episódio que reflete o espírito Porto. Um clube que promove a violência e o ódio.

  • Nunop
    Posted Abril 27, 2021 at 1:01 pm

    Tudo errado isto! Sao eles contra todos afinal, é uma conspiração. Pelo menos é o que eles acreditam.

  • Sobe Alges
    Posted Abril 27, 2021 at 12:55 pm

    Uma das coisas que mais me assusta nisto tudo, é que quando se vai a ler os comentários dos adeptos do Porto nos sites desportivos e redes sociais, para eles isto é tudo normal. As constantes provocações durante os 90 minutos, os espetáculos deprimentes cada vez que a equipa não ganha, a tentarem bater em tudo e todos, e as conferências de imprensa. E mais! Queixam-se ainda da arbitragem a dizer que são roubados, e que o Benfica e o Sporting estão a ser levados ao colo. Como é possível alguém conseguir dizer uma coisa destas? É preciso ser muito acéfalo ou muito doente para pensar isto, mas é de facto o que se vê na grande parte dos comentários, cada vez que o Porto não ganha. É surreal.

    • Frickelz
      Posted Abril 27, 2021 at 5:00 pm

      Concordo, comentei exatamente isso no outro post, é incrível a má influência que as atitudes dos dirigentes deste clube fazem aos jovens que ainda estão a moldar o seu pensamento crítico!

    • Factualista
      Posted Abril 27, 2021 at 4:49 pm

      As redes sociais são um altifalante gigante para as bolhas de pensamentos.

    • sergiompl
      Posted Abril 27, 2021 at 2:40 pm

      Conseguem dizer isso porque já faz parte da mentalidade portuguesa em relação ao futebol. A nossa equipa é sempre roubada, seja de que clube for. A maior parte das pessoas que comenta esse tipo de casos é por “revolta” (quer seja a favor ou contra). Nunca se veem muitos comentários a apoiar decisões corretas contra o nosso clube (arbitragem) ou criticar ações erradas (como a de ontem no final do jogo) porque as pessoas que tem esse tipo de pensamento critico imparcial não se dão ao trabalho de comentar, sabem que é uma perda de tempo discutir nas redes sociais e muitas vezes aqui no blog.

    • EduardoSantos
      Posted Abril 27, 2021 at 2:20 pm

      Está aqui tudinho… Impressionante como a maioria da massa adepta do Porto acredita e defende estas ideias rídiculas. Eu tenho amigos próximos que defendem as atitudes do sérgio, que é tudo correcto e que ele faz o que faz porque “não se deixa pisar”. O Bruno de Carvalho, o tóxico e o mal de tudo, por menos foi massacrado diariamente e só descansaram quando o puseram fora. Atenção que não defendo o BdC, apenas estou a dizer que parecia que a presença dele era o que estava mal no futebol e que com a sua saída ia ficar tudo bem, mas afinal de contas mantém-se tudo igual (ou pior) e dá a sensação que quem vai contra algumas podridões do futebol é que está mal e tem que ser corrido. Enfim, um clube de nível nacional e europeu com comportamento bairristas. Que tenham mão pesada nisto porque se não param agora isto vai escalar.

  • ACT7
    Posted Abril 27, 2021 at 12:47 pm

    O Porto sempre foi isto, o Sporting é que raramente a lutar pelo campeonato e tanto se lhe dava se o Porto fazia isto ou não.

    • Stromp1906
      Posted Abril 27, 2021 at 4:11 pm

      Não tenho problemas em assumir e concordar, ontem dizia isso mesmo ao meu filho, que agora que estamos na luta percebia alguns benfiquistas, e que ao colocar-me na mesma posição era mais fácil perceber o que este clube (FCP) tem feito nos últimos 40 anos.
      Mas, sim, há um mas, quando o meu clube foi presidido por uma figura do mesmo nível de Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira, os sócios, eu incluído, usámos as armas disponíveis e explicámos ao então Presidente que o Clube é nosso e não dele ou de qualquer outro Presidente. Em resumo, falta isso a benfiquistas e portistas, claramente é apenas uma minoria que critica estas figuras á imagem da série Sopranos, porque aparentemente como se vai ganhando há a tendência para assobiar para o lado.
      Um abraço

    • J Silver
      Posted Abril 27, 2021 at 3:05 pm

      Admitamos que com SC chegou a níveis sem precedentes, e diria mesmo qu este ano está a ser o pior, é praticamente em todos os jogos.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 27, 2021 at 3:46 pm

        Sem precedentes?? Isto até está bem longe do que se passava nos anos 90,mas bem longe, hoje em dia é tudo visto à lupa mas nos anos 90 o clima de intimidação estava a um outro nível.

        • J Silver
          Posted Abril 27, 2021 at 3:58 pm

          Só comecei a seguir em 99 portanto não sei dizer.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 27, 2021 at 4:20 pm
            • Miguel Lopes
              Posted Abril 27, 2021 at 10:57 pm

              Eh pá, o José Pratas :). Este árbitro batia os recordes todos a correr, diga-se a fugir, dos jogadores do Porto.
              Se não estou enganado, na reboleira ainda levou uns achegas do Jorge Costa.

            • J Silver
              Posted Abril 27, 2021 at 4:41 pm

              Sim eu já tinha visto esse vídeo mas por muitos vídeos que veja, é sempre diferente quando vivemos o momentos e sentimos a atmosfera. No campo e fora dele, semana sim semana sim.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 27, 2021 at 4:17 pm

            Pois, em 99 já não viste árbitros a correr a fugir dos jogadores tipo 3 divisão da Colômbia, agressões à séria aos operadores de câmera no relvado das Antas, a pancadaria que os jogadores adversários levavam e no máximo era amarelo e mesmo assim os jogadores caíam em cima do árbitro, tu ainda encontras no YouTube algumas destas imagens.

    • Cossery
      Posted Abril 27, 2021 at 2:11 pm

      Exacto. Mas no fundo é comum a todos…

    • VettelF1
      Posted Abril 27, 2021 at 1:56 pm

      Mesmo. Ainda por cima tinham tanta afiliação e união estes 2 clubes. Contra o Benfica, claro.

    • Kafka
      Posted Abril 27, 2021 at 1:56 pm

      Exactamente Act7

Deixa um comentário