Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting regressa às vitórias com ‘chapa’ 5; Suárez esteve em 3 golos; Inácio, Bragança, Maxi e Luís Guilherme também marcara

Leões regressam às vitórias em grande estilo e aproveitam o deslize do Benfica para deixar tudo em aberto na luta pelo 2.º lugar. Na melhor exibição em várias semanas, a turma de Rui Borges entrou muito forte, ainda evidenciou o habitual desperdício (falhou 2/3 lances de golo e Rui Silva teve de fazer uma grande defesa para impedir um 2-1 que seria ingrato), mas o 3-0 em cima do intervalo deu tranquilidade e permitiu encarar a 2.ª parte com leveza e chegar à goleada. Vários elementos subiram de nível, nomeadamente Daniel Bragança (golaço), Suárez (golo e duas assistências) ou Pote (grande passe para o 4-0), enquanto Morita e Maxi continuaram em grande plano e Inácio regressou em pleno. Desta feita os elementos do banco também conseguiram contribuir, com Luís Guilherme a estrear-se a marcar na Liga e Nuno Santos a criar vários lances perigosos em minutos. Por outro lado, Debast, que tinha feito uma grande assistência, teve a única negativa num lance em que mostrou alguma displicência e Trincão foi o mais apagado. Quenda e Kochorashvili também não marcaram pontos nos minutos a que tiveram direito. Do lado do Vitória, um resultado que se justifica sobretudo pela incapacidade defensiva. Óscar Rivas passou especialmente mal (fica ligado a quase todos os golos), mas toda a defesa passou demasiado tempo perdida e sem saber lidar com as movimentações do ataque do Sporting. Já ofensivamente a equipa fez um jogo interessante e até criou algumas chances (Gonçalo Nogueira e Miguel Nogueira ficaram perto do golo).

Sporting 5-1 Vitória SC (Inácio 9′, Bragança 23′, Maxi Araújo 45’+1, Suárez 61′ e Luís Guilherme 74′; Debast p.b. 85′)

O Sporting sacudiu a crise com uma goleada frente ao Vitória SC, por 5-1. Os Leões, que estavam numa sequência de 5 jogos sem vitórias, regressaram aos triunfos e às grandes exibições, despachando os vimaranenses tranquilamente, com um resultado que ainda podia ter sido mais gordo. Inácio e Bragança deram o mote numa fase inicial do encontro, finalizando duas grandes jogadas coletivas, enquanto Maxi ampliou em cima do intervalo, já depois dos Leões terem desperdiçado várias outras chances. Na 2.ª parte, Suárez deu continuidade e chegou aos 35 golos na temporada, tendo Luís Guilherme feito o 5-0. O Vitória foi tentando reduzir e colocou Rui Silva à prova uma série de vezes, mas foi um auto-golo insólito de Debast que conseguiram o seu tento de honra.

XI Sporting: Rui Silva; Eduardo Quaresma, Debast, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Daniel Bragança e Morita; Geny Catamo, Trincão e Pote; Luis Suárez.
XI Vitória SC: Charles; Tony Strata, Óscar Rivas, Thiago Balieiro e João Mendes; João Nogueira, Beni, Samu e Diogo Sousa; Saviolo e Gustavo Silva.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

36 Comentários

  • justocomentador
    Posted Maio 4, 2026 at 9:21 pm

    Vitória muito competence e com garra. Deu gosto ver os lances de ataque bem trabalhados e um Bragança que parecia estar a gostar de jogar hoje.

    Mesmo assim, acho que houve uma percentagem de passes falhados acima da média e alguns jogadores com algum desleixe. Lembro-me do Pote perder uma bola de ataque e ficar a queixar-se em vez de ajudar a defender e uma do Nuno Santos igual.

    O autogolo do Debast, epah. Nem sei que dizer, mas culpo o Guardiola e estas cenas modernas de ter sempre de sair a jogar, com a bola certinha na defesa etc. epah às vezes é mandar para a frente se estiver com pressão.

    Boa vitória, agora é fazer o mesmo com Rio Ave e Gil Vicente e ter alguma sorte de um deslize (não o vejo a acontecer) do Benfica, que vai receber um Braga B em casa e vai a um Estoril que não tem nada para jogar.

    • goodwrench
      Posted Maio 5, 2026 at 8:01 am

      Eu quero acreditar que o Braga vai a jogo com o Benfica para pelo menos não perder. Na temporada passada, em jogo decisivo, foi o que aconteceu. Porque ainda se põe a jeito de ser ultrapassado pelo Famalicão no 4º lugar. E ganhar a Liga Europa, apesar de ser possível, não é assim tão claro.

      • oMeuUserName
        Posted Maio 5, 2026 at 1:49 pm

        O Braga vai a jogo para ganhar! Mas obviamente que o 11 apresentado dependerá do resultado de quinta-feira. Se o Braga passar à final, não vai estar a arriscar lesões só porque outros precisam que o Benfica perca pontos… É certo que o 4º lugar ainda não está garantido, mas também é certo que falta apenas 1 ponto (ou um deslize do Famalicão) para isso acontecer, sendo que na última jornada o Braga recebe o Estrela. Ou seja, dá jeito o Braga pontuar o mais rápido possível, mas há que gerir o plantel, já muito “depenado”. Se o Braga for eliminado na quinta, entrará na Luz na máxima força para fechar o 4º lugar.

  • maZe
    Posted Maio 4, 2026 at 9:26 pm

    Já tinha pensado nisto e neste jogo notou-se bem: o Sporting tem uma percentagem enorme de esquerdinos na equipa, não me lembro de nenhuma que tivesse tantos desde que vejo futebol. Apenas um dado curioso.

  • Jeco Baleiro
    Posted Maio 4, 2026 at 9:29 pm

    Bom jogo e boa exibição mas mesmo assim tem de haver um momento patético a acabar. Não fossem os dois empates frente aos dois últimos e tínhamos a Champions no bolso. Assim pusemo-nos na mão de outros. Mais do que cansaço, físico ou mental, foi pura incompetência.

    Agora é fazer a nossa obrigação, ganhar em Vila do Conde e ao Gil e esperar uma ajuda do Braga. Não acredito que o Benfica escorregue no Estoril na última jornada.

    • Andre Filipe
      Posted Maio 5, 2026 at 4:48 am

      O Benfica podia dizer o mesmo visto que empatou 2 vezes com o casa pia e empatou tambem com o tondela

    • justocomentador
      Posted Maio 5, 2026 at 5:12 am

      A parte mental tem mais Impacto do que das crédito. Um empate ou vitória contra o Benfica e os últimos 2 jogos teriam sido diferentes em confiança.

      Viu-se hoje que a bola entrou, a confiança aumentou, e fizemos um grande jogo de ataque com lances de futebol dos melhores deste ano (o lance do segundo golo não é fantastico?)

      A parte mental faz muita muita diferença. E sim também há alguma incompetência até diria mais contra o Tondela, onde a ganhar 2-0 ao min 90 não podes empatar assim.

  • Stravinsky
    Posted Maio 4, 2026 at 10:01 pm

    Adoro o Suarez. É um dos nossos melhores jogadores.
    Mas continuo a dizer, com tudo o que dá à equipa e com tantas oportunidades que tem todos os jogos, é um “pé frio”. Ok, não exagerando, é um “pé morno” e não é nada letal na finalização.
    Podia ter mais 20 golos no campeonato e isto só contado com lances claros e caricatos.

    Mas claro, se tivesse esses números não estava no Sporting.

    • Niall joaQuinn
      Posted Maio 4, 2026 at 10:52 pm

      Tem 39 golos e com grande probabilidade acabará a época com mais de 40.
      Nos últimos 50 anos, só dois jogadores marcaram mais golos numa época pelo Sporting.

    • Goncalo Silva
      Posted Maio 5, 2026 at 6:04 am

      Certo, não vamos exagerar. Suárez é bom, mas podia ter mais 20 golos no campeonato. Ele “só” tem 26, mas podia perfeitamente ter 46 golos e igualar o feito de Yazalde com mais golos no campeonato numa edição.

      Gyokeres, que é o melhor jogador do Sporting no século, fez 39 golos. Mas Suárez para ser bom devia fazer 46 e ao mesmo tempo oferecer mais do jogo associativo que o sueco. Está certo!

    • Vincent Vega
      Posted Maio 5, 2026 at 6:27 am

      Vocês estão mal habituados com os avançados. Muitos dos golos que marca são pura e exclusivamente por mérito dele, seja por um recorte técnico que parece simples mas não é, seja pela desmarcação. Quem aparece tantas vezes para finalizar acaba por também falhar mais. Tomara a qualquer outro clube português ter um Suárez.

  • _Mushy_
    Posted Maio 5, 2026 at 5:54 am

    A diferença que faz conseguir descansar mais uns dias, nota-se logo na disponibilidade dos jogadores dentro de campos.. Menos para os desportistas de sofá, videojogos e do teclado, para eles é vergonhoso os jogadores não jogarem mais..

    Incrível como Varandas não vem reclamar de dois cantos que não foram assinalados e um lançamento lateral claríssimos, não se compreende tamanha passividade do presidente.
    Era mais uma novela dos quiosques e ainda acrescentavam a entrada sobre Bragança que era para vermelho e mais umas asneiras para continuar com ridicularização do futebol e lavagem cerebral dos seus consumidores.

    Mais um jogo, várias pisadelas que nem falta são, entradas com agressividade elevada e está tudo bem, menos para algumas equipas de porcelana.
    Só mais um jogo com Geny a ser saco de pancada, quem diria que fintar um jogador ter a ala toda aberta sem ninguém pela frente, adversário comido a jogar apenas no jogador…. e o sr do apito dá apenas falta..
    ESSE MANTO VERDE que domina o futebol.

    A cada vitória, uma coisa é certa, há alguns gatinhos que não miam, ficam a ronronar baixinho sozinhos esperando um mau resultado para criticar novamente tudo e todos como ferozes leões sedentos de carne e sangue de RB e uns quantos jogadores

    • beterrabapragmatica
      Posted Maio 5, 2026 at 3:44 pm

      Pronto, já são os maiores do mundo e arredores outravez ahahah

      • _Mushy_
        Posted Maio 5, 2026 at 9:19 pm

        A dedução lógica de um consumidor de quiosque não se esperava outra coisa, cabeça já está tão formatada pelas promoções que lê para além do que é dito..

  • JJ Okocho
    Posted Maio 5, 2026 at 7:54 am

    O Guimarães falhou golos feitos. A capacidade defensiva do Sporting está a milhas da do Porto. Como o adversário foi 100% ineficaz, ficou tudo bem.

    • ZeNando
      Posted Maio 5, 2026 at 9:24 am

      Se o Vitória falhou golis feitos então o que dizer do Sporting. Se tivesse marcado em todos os lances que ficaram isolados, ou com superioridade numérica, neste o Sporting marcava 9 ou 10 golos.

    • ElSuarezz
      Posted Maio 5, 2026 at 9:38 am

      O Guimarães acabou o jogo com 0.5xG. Nem que tivessem o triplo das oportunidades falhadas mereciam sequer o empate.

    • justocomentador
      Posted Maio 5, 2026 at 9:40 am

      O sporting também falhou uns 3-4 golos feitos além dos 5. O Vitória foi pouco eficaz. O porto tem melhor consistência defensiva mas também teve um Diogo Costa em ótima forma que salvou muito jogos e nalguns momentos também alguma incapacidade do adversário. Este fds também o Alverca teve 2-3 golos feitos que falhou

      • JJ Okocho
        Posted Maio 5, 2026 at 11:46 am

        A consistência defensiva inclui baliza. Diogo Costa é muito superior a Rui Silva.
        A verdade é que o VG podia ter feito 1-0, e olhando para o historial recente isso seria problemático. Claro que marcar estando 4-0 mudaria muito pouco.

        • justocomentador
          Posted Maio 5, 2026 at 12:48 pm

          Diogo Costa e superior ao Rui Silva. Muito superior tambem acho algo exagerado ate porque, pelo menos este ano, que me recorde o Diogo Costa teve mais saidas em falso do que o Rui Silva (em cantos e bolas paradas). Pelo menos dos poucos golos mal sofridos do Porto, alguns foram assim.

          Mas sim, e um nivel diferente de consistencia e qualidade entre os postes e com os pes. Mas nao ha muitos assim, infelizmente.

          O VG nao teve um lance assim clarissimo para 1-0 sinceramente. Teve um lance de perigo, mas nao foi um “golo feito” como dizes. Claro que se fosse 0-1 podia tremer a equipa, com um 2-1 ou 3-2.

          Viu-se ate o Benfica que estando a ganhar 0-2 em Famalicao, e claro que a expulsao ajudou muito, mas assim que o 1-2 aconteceu, sentiu-se logo que dificilmente sairia de la com vitoria.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 5, 2026 at 9:52 am

      O Vitória com um adversário mais eficaz apanhava 8 ou 9.

  • yanis
    Posted Maio 5, 2026 at 8:08 am

    Boa sorte na substituição do Morita. É um jogador demasiado subvalorizado, tendo em conta o que acrescenta. Joga muito!

    • Stravinsky
      Posted Maio 5, 2026 at 9:44 am

      Completamente de acordo.
      Sem Hjulmand e Morita e com o scouting que temos… vai ser lindo vai 🤣

  • Gregor Samsa
    Posted Maio 5, 2026 at 9:00 am

    Sei que ainda faltam vários jogos serem jogados para o campeonato, mas se nada de absurdo se passar, para mim, este golo do Bragança é o melhor golo deste campeonato. Tudo ao 1º toque e chapéu no fim? Vai correr mundo.

    SL

    • pg1960
      Posted Maio 5, 2026 at 11:37 am

      Não vai nada correr mundo nenhum por várias razões:

      Bragança já não é um puto dos de 15 anos do Benfica que vão ser todos golden boy
      Logo não haverá marketing nenhum

      Basta ver que a repetição está a decorrer e os próprios comentadores não estacam a valorizar a dificuldade que tem executar isto …

      • beterrabapragmatica
        Posted Maio 5, 2026 at 3:44 pm

        Que complexo de inferioridade. Tambem queres um golden boy? E champions? E sócios? É tudo marketing?
        Basta uma vitória já vem outravez a moral toda…

  • Brunomoreira19
    Posted Maio 5, 2026 at 9:01 am

    Bem, sou utilizador do blog há mais de uma década, e conta-se pelos dedos de uma mão os comentários que já fiz, mas achei apropriado fazê-lo.

    Sendo adepto do Sporting, mas do futebol especialmente, gostava que me explicassem porque de insistir nesta tecla do Kochorasvhili nunca acrescentar nada quando entra.
    Bem, ontem jogou cerca de um quarto de hora. Não falhou um passe, deu qualidade na primeira fase. Os colegas procuram-no sempre para construir. Teve dois ou três passes espetaculares a quebrar linhas a um toque. Teve vários movimentos de rutura, que não foi solicitado pelos colegas. Posto isto… teve meses e meses, em que nem estes 15 minutos teve direito para ir ganhar ritmo…mais de 3 meses sem um único minuto. Joga um jogo em que o resultado do Sporting claramente não foi positivo, mas ele simplesmente teve esta toada de não falhar praticamente nada. O blog disse que não arriscou muito no passe, mas isso já é outro assunto. Jogo a seguir, castigo não joga.

    Certo que não é o mais intenso, e nem estou a dizer que devia ser titular indiscutível, mas dentro das caraterísticas dele, acho um médio muito util e valoroso para o nosso plantel. Simplesmente não está a ser bem gerido. Sendo que intensidade é muito relativa, entre ele o Bragança, a este nível, não vejo diferenças.

    Mas é só uma opinião, no meio de tantas.

    • Pao com Presunto
      Posted Maio 5, 2026 at 11:21 am

      Concordo que a intensidade não é o ponto forte do Kocho nem do Bragança. No entanto, o Bragança tem muito mas técnica que o georgiano (e ontem isso ficou patente).

      Acho que ambos podem ser úteis na rotação ou jogos mais “acessíveis”, mas dificilmente terão a regularidade e intensidade necessárias para serem titulares nesta equipa.

      Aliás, por falar em intensidade, o Pote que se meta a pau. Esta época (mais uma) em que tem os números, mas as exibições são cinzentas.

    • Fernando Fome
      Posted Maio 5, 2026 at 11:22 am

      Vontade de criar patinhos feios ou forçar flops. Não é um craque mas não se esconde, procura o jogo e cumpre. Assim tenha a oportunidade de jogar mais vezes.

    • maZe
      Posted Maio 5, 2026 at 11:41 am

      Concordo, não percebo este rótulo que lhe puseram de que não tem lugar nem no banco.

    • pg1960
      Posted Maio 5, 2026 at 11:48 am

      O Bragança está bem mais intenso. Nunca será um Kante mas como acrescenta muito ofensivamente e a nível de descobrir espaços combinações torna-se único na plantel na minha opinião. O nosso número 8 é que anda a caminhar esse simé que tem de deixar de reclamar com tudo e todos e começar a correr mais e ser mais agressivo.

      O Sporting vai ter uma mini revolução que devido a tantas saidas forçadas vai na mesma ficar com jogadores que eu acho que não tem qualidade para o clube, entre eles:
      Kocho
      Vaghi
      João Simões ( tem potencial mas devia rodar pote com as saídas no meio vai ficar )

      Isto digo porque não sai jogadores péssimos mas para o atual nível de vários colegas são os elos mais fracos que impedem o clube de dar o próximo salto

      Faltam aqui mais que tem de sair tipo Faye e mangas mas acho que esses vão sair

    • justocomentador
      Posted Maio 5, 2026 at 12:50 pm

      O problema do Kocho e que esta a substituir o Morita, Hjulmand e a diferença de qualidade e grande. Ate tem bom passe, mas perde em agressividade e as vezes facilita (ve o lance do Tondela).

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 5, 2026 at 9:55 am

    Belo jogo. Venham os 2 que faltam.

    SL

  • Kacal
    Posted Maio 5, 2026 at 10:30 am

    Suárez é realmente um PL diferenciado para cá, só por estar numa equipa já a torna mais capaz de jogar melhor futebol. É dotado tecnicamente e muito inteligente. Mesmo quando não marca tanto, trabalha, joga e assiste. Não fosse a quebra fisica dele e do Sporting e ele teria já 30 e tal golos na Liga o que para a estreia é notável. Ainda assim leva 6 assistências na Liga e a 2 jornadas do fim está a 3 golos de igualar a marca de Gyokeres na época de estreia cá na Liga. Correndo bem é menino para chegar aos 30 golos. Época fabulosa!

Deixa um comentário