Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting segura liderança e coloca Braga a 8 pontos de distância; Pedro Gonçalves voltou aos golos, Matheus Nunes estreou-se a marcar; Adán negou o golo duas vezes a Ricardo Horta

Sporting 2-0 SC Braga (Pedro Gonçalves 54′; Matheus Nunes 78′)

O Sporting agarrou a liderança ao levar a melhor diante do SC Braga. A partida teve vários momentos distintos com os leões a entrarem melhor e a turma de Carvalhal a terminar a primeira parte com as melhores oportunidades, mas prevaleceram os golos de Pedro Gonçalves (já leva 11) e Matheus Nunes (estreia a marcar), num jogo em que Porro e Adán estiveram a grande nível. Também as substituições de Amorim fizeram a diferença. Já os guerreiros, que estão agora a 8, ficam a lamentar o desperdício, principalmente de Horta.

Destaques:

Sporting – Os Leões não encantaram novamente, mas somam mais um triunfo importante e que permite cavar uma distância considerável para um adversário directo (8 pontos). O Sporting até entrou bem, mas rapidamente cedeu o domínio ao adversário, falhando diversas vezes na pressão e acumulando algumas perdas na retaguarda. Além disso, as oportunidades foram escassas, com a turma de Rúben Amorim a aproveitar praticamente tudo o que construiu. Contudo, Adán foi decisivo e evitou o pior em duas ocasiões e a eficácia voltou a estar presente no ataque. Pedro Gonçalves até esteve desinspirado de novo, mas foi decisivo com mais um golo (já são 11 na Liga), enquanto Sporar (grande arrancada) e Matheus Nunes (estreia a marcar) foram igualmente determinantes para selar o triunfo. No miolo, Palhinha e João Mário começaram por dominar, mas perderam fulgor e sentiram muitas dificuldades com os movimentos entre linhas dos avançados do SC Braga, enquanto Pedro Porro terá sido a melhor unidade em termos globais, vencendo vários duelos e oferecendo profundidade no corredor e qualidade no cruzamento. Já Nuno Santos foi importante no 1-0, mas esteve algo apagado juntamente com Tiago Tomás, que, à excepção de um lance madrugador em que isola o extremo, foi bem anulado. De resto, Tabata voltou a trazer algum critério com bola, enquanto o trio de centrais sentiu várias dificuldades, tanto na construção, como no controlo da profundidade, estando mais seguro pelo ar.

SC Braga – Duro revés para os minhotos, que vêem o topo ficar mais distante, numa partida em que ficarão a lamentar o número de oportunidades desperdiçadas. O Braga teve mais caudal, dominou mais períodos no encontro, criou mais oportunidades, algumas delas flagrantes na cara de Adán e praticamente não consentiu chances ao adversário, mas pagou cara a ineficácia, por oposição a um Sporting altamente eficaz. Os Gverreiros demoraram a acertar a pressão inicialmente, mas aos poucos Musrati, Novais e Fransérgio começaram a controlar as operações e os movimentos entre linhas de Horta e Paulinho criaram inúmeros problemas ao Sporting. Também Galeno, apesar de ter perdido alguns duelos, criou desequilíbrios pela esquerda, assim como Esgaio pela direita, ao passo que Matheus sofre dois golos numa noite de pouco trabalho. Por outro lado, a lentidão dos centrais voltou a tramar o conjunto de Carlos Carvalhal, com Rolando e Raúl Silva a destoarem do resto da equipa, sendo que o brasileiro ainda esteve desastrado com bola. Nota final para Iuri Medeiros e Schettine, que não tiveram impacto.

Sporting: Adán; Neto, Coates, Feddal; Pedro Porro, Palhinha, João Mário, Nuno Mendes; Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Tiago Tomás.
SC Braga: Matheus; Esgaio, Rolando, Raúl, Sequeira; Al Musrati, João Novais; Ricardo Horta, Fransérgio, Galeno; Paulinho.

133 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 3, 2021 at 1:01 pm

    Se o Sporting se qualificar para a Champions e conseguir 50 milhões de euros, para onde acham que vai/deve ser investido o dinheiro?

    • Mike
      Posted Janeiro 3, 2021 at 4:24 pm

      A prioridade deve ser renovar com o Rúben. Independentemente do lugar em que o Sporting terminar o campeonato (1º, 2º ou 3º) , a qualificação para a Champions será sempre um feito que tem de ser reconhecido (aumento de salário para a equipa técnica, prémio para o plantel, etc). Para mim, isso é mais importante do que ir buscar este ou aquele jogador. O mais difícil está feito: criar uma base de jogadores sólida e encontrar um treinador com uma ideia que aproxima a equipa do sucesso.

    • Miguel Lopes
      Posted Janeiro 3, 2021 at 3:05 pm

      Para contratar 1 central, 1 PL e comprar o passe do Porro. O resto é para a gestão do dia-a-dia e se for possível amortizar dívida. Manter a aposta na base, ou seja na formação.

  • Artur Trindade
    Posted Janeiro 3, 2021 at 12:27 pm

    Carlos carvalhal é o técnico português que melhor consegue por as suas equipas a trocar a bola com segurança. Repete-o no Braga depois de o ter feito magnificamente no Rio Ave.
    Continuo a achar o Braga a equipa que melhor joga em Portugal, diferente de ser a equipa mais forte, pois isso depende de outros factores.

    Critico o Carvalhal pelo falsa superioridade moral quando aderiu ao discurso de não falar da arbitragem após os jogos.
    No campo é o técnico que mais fala com os árbitros, condicionando-os objetivamente. No Rio Ave teve essa postura e repete-a no Braga. É muito educado e ao contrário do Sérgio Conceição não dá tanto nas vistas, mas é campeão nesta estratégia.
    Fora do campo, devia ser confrontado com esta postura, e questionado acerca dos 3 penalties possíveis neste jogo, e com o facto de o Galeno ter rasgado a camisola, que lhe daria direito ao 2º amarelo. Houve ainda 2 foras de jogo não assinalados que deram oportunidades de golo ao Braga.
    Mas não comenta arbitragens, e se necessário está lá o Salvador. Neste jogo não foi necessário ver o presidente na sala de imprensa.
    O Braga tem um plantel muito equilibrado, exceptuando a posição de PL. Tem 5 centrais do mesmo nível e o líbio Musrati é melhor que o titular Castro.
    Sendo assim, não notou as ausências pelo Covid, e no caso do meio campo melhorou de facto.
    Musrati é a par de Palhinha o melhor 6 da liga, grande contratação.
    O líbio seria ótima solução para o Benfica.
    Se Paulinho estivesse ausente, o Braga teria realmente notado.

    No Sporting, Nuno Mendes esteve mais próximo do seu nível e Porro está a elevar bastante a fasquia.
    Matheus é o 12º jogador, muito importante nos equilíbrios, e pode realmente ser titular a descair pela direita, ou empurrando JM para essa função. O meio campo a 2 está a ser curto em muitos jogos, e não permite o controle dos mesmos. Sporar e TT estão numa saudável disputa, importante para a equipa. Espero que Jovane venha acrescentar neste Janeiro.
    Plata e Bragança deviam contar mais, e não apenas na taças.

  • Mike
    Posted Janeiro 3, 2021 at 11:17 am

    O Braga carregou mais e foi superior durante mais períodos do jogo mas a maior parte das oportunidades que construiu são “falsas oportunidades”: i) lance do canto não resultou em remate à baliza, ii) o golo do Paulinho é bem anulado, iii) no lance em que o Adán defende o remate do Horta, o Esgaio está em fora de jogo. Diria que o Braga teve duas verdadeiras oportunidades (o lance do Horta isolado e a bola no poste do Al Musrati). Ou seja, teve tantas oportunidades flagrantes como o Sporting. A diferença é que o Sporting meteu a bola dentro da baliza. Além disso, houve pelo menos uma grande penalidade que ficou por assinalar sobre o TT. É claro e objetivo que o Raul Silva pisa-o. O resto é conversa.

    Por último, quero destacar a capacidade mental desta equipa do Sporting. A equipa sente-se à vontade mesmo quando não está por cima no jogo. Isto deve-se à coesão do seu processo defensivo que permite suster os ímpetos adversários com alguma tranquilidade. O número de vezes que a linha defensiva conseguiu colocar os jogadores do Braga em fora de jogo demonstra uma coordenação excelente entre os 5 elementos. A juntar a isto, ainda temos um guarda-redes extremamente sólido. Não é incrível mas é muito melhor do que o Max e a melhoria do registo defensivo da equipa também passa por ele (6 clean sheets em 12 jogos é uma diferença tremenda se pensármos na época passada).

    • Stromp1906
      Posted Janeiro 3, 2021 at 1:26 pm

      Gostei muito da sua análise, parece real e sucinta. Apenas acrescento que há mais duas jogadas que devem ser referidas, parece-me penálti aos 7 minutos sobre Feddal, e não se pode aligeirar o lance de Matheus sobre Sporar, é incrível como um jogador coloca a integridade física de um colega de profissão e só porque o resultado estava feito se assobie para o lado.
      SL

    • Zizaran
      Posted Janeiro 3, 2021 at 11:52 am

      Excelente análise, não podia concordar mais

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 3, 2021 at 10:40 am

    Quem não marca sofre, e por outro lado o Sporting só se meteu a jeito porque quis. Somos a melhor defesa mas defendemos mal, principalmente Coates, que apesar de no ar ser intransponível, bolas na profundidade é um desastre. O uruguaio precisa também de ter mais calma e mais classe com a bola no pé, parar com aqueles chutos disparatados para onde está virado, já que maior parte das vezes a bola acaba num adversário. Já que falo na defesa do Sporting, o ouro estava claramente na defesa do Braga e foi aí que faltou o verdadeiro assalto. Uma defesa cheia de limitações, como toda a gente sabe, e que devia ter sido explorada pela incapacidade no 1×1. Pote e Nuno Santos deviam ter sido mais aguerridos a enfrentar a defesa do Braga de frente. Jovane ou Plata podiam ter sido armas interessantes para explorar as debilidades do Braga. Sporar entrou e explorou por duas ou três vezes, ele que não é propriamente forte nesse capítulo e numa delas deu o golo da tranquilização. Palhinha fez o pior jogo da temporada, mas em compensação João Mário fez o melhor, jogou bem entre linhas, esteve bem no capítulo defensivo. Do lado dos arsenalistas, acho que ficaram a perder com a entrada de Iuri Medeiros, que entrou e levou ao desaparecimento do melhor jogador até então, Ricardo horta. O resultado podia ter sido outro, claro que podia, era um jogo de tripla, mas se a vitória do Sporting se justifica, a do Braga também se justificava, e no final de contas só pode ganhar um, ganhou a equipa mais eficaz. Ainda assim, destacar que ficaram 2 penaltis por assinalar para o Sporting e acho que pode ter sido perdoada uma expulsão ao Matheus pela entrada de sola no Sporar. Entramos bem no mês mais difícil da época e no ano de 2021.
    Bom ano ano a todos já agora

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 3, 2021 at 10:16 am

    Um jogo muito disputado, o Braga com mais oportunidades e a conseguir anular a saída de bola do Sporting e o Sporting a tentar aproveitar o espaço deixado nas costas da defesa do Braga cheia de remendos. Diria que se o Braga não tivesse os casos de COVID na defesa teria ganho este jogo porque foram melhores.

    Grande jogo do Al-Musrati que jogador incrível, ainda estou para perceber como o Vitória o dispensou (pode ser por não querer renovar) e emprestá-lo em Janeiro a um rival direto na luta pela Liga Europa (acabaram à frente deles) e depois vai para o eterno rival e rende desta maneira. Muita qualidade no posicionamento, boa capacidade de desarme e com bola é impecável, sai sempre redondinha. Uma das surpresas do Braga a par do Castro, tanto que talvez o Fransergio que era dos jogadores mais nucleares poderá perder o seu lugar no XI. No Sporting jogaços do Adán e do Porro, bem como toda a defesa (Feddal esteve mais apagado), também Sporar entrou muito bem.

  • Shurza
    Posted Janeiro 3, 2021 at 8:27 am

    Sou o único a achar que o JM em jogos de maior intensidade devia ser substituído pelo Matheus? Sim, ele tem técnica e controla muito bem a posse de bola, mas nota-se que o brasileiro tem muito mais intensidade na pressão e complementa bem o Palhinha no momento defensivo – além de que concerteza consegue fazer o que o JM faz em posse de bola, já que o português não acrescenta muita magia neste momento.

  • hferreira
    Posted Janeiro 2, 2021 at 11:28 pm

    Excelente jogo por parte das duas equipas, oportunidades para os dois lados, o Sporting foi mais eficaz, e tambem o Amorim fez melhores substituiçoes, jogou bem com o banco. Algumas notas:
    – A diferença que faz ter laterais decentes numa equipa, Porro finalmente a ser o primeiro lateral direito nos ultimos 10 anos que da prazer ver
    – Adan a mostrar que guarda-redes fazem pontos e nos ultimos dois jogos mostrou isso, que upgrade incrivel comparado com o que tivemos desde que o Patricio saiu
    – Muitos jovens com potencial que podem dar alegrias e mais condiçoes financeiras, como Nuno Mendes, Pote, Nuno Santos, Mateus Nunes, etc
    – Iuri Medeiros tambem a provar que nao e jogador para grande, e ve-se que apesar de ser bom para o Braga nunca iria ser o mesmo no Sporting
    – Falta um ponta de lança que faça a diferença mesmo. Apesar de gostar do Sporar e TT, nao asseguram 15-20 golos por epoca, e acho que em Janeiro podia haver contrataçoes estrategicas para tentar lutar pelo primeiro lugar
    – Por falar em primeiro lugar, o objectivo continua igual, jogar para a Champions, e esperar que Porto e Benfica escorreguem, pode ser ano igual a quando fomos campeoes em 99/00 onde contratamos Prates, Cruz, e Mbpenza, que fizeram a diferença na fase final

    A ver vamos, SL

  • FitoRinaudo21
    Posted Janeiro 2, 2021 at 11:15 pm

    Jogo extremamente dificil para o Sporting mas a cair para o nosso lado, jogo que aconteceu muitas vezes ao sporting mas que desta vez calhou ao braga, a ter mais oportunidades e a sair derrotado. Nota para as grandes defesas de Adan mas o seu jogo de pés tem de melhorar bastante. O nuno mendes precisa de banco para se poder apresentar a 100%, que venha o matheus reis. Grande jogo do Porro e uma nota para os 3 centrais que estiveram impecáveis. SL

  • johnnyp96
    Posted Janeiro 2, 2021 at 10:50 pm

    [decom_attached_image_1609627819999]

  • Olho Vivo
    Posted Janeiro 2, 2021 at 10:30 pm

    O Braga joga muito! Foi melhor praticamente todo o jogo! Claro que o primeiro golo foi importante na definição do resultado – porque, ao marcar no primeiro lance de golo que verdadeiramente criou, o Sporting pôde fechar-se mais e apostar numa toada de contra-ataques rápidos (e as substituições foram nesse sentido).
    Ainda assim, para as limitações que o Braga trazia, não esperaria um jogo tão bom. É claro que se notaram dificuldades à esquerda (Sequeira e Galeno não estavam a 100%) e o facto de jogar com um central com guia de marcha (que já foi bom mas… está numa fase da carreira em que é batido em velocidade por Sporar!) pesou – mas apenas pontualmente (tendo ainda assim custado dois golos), não na qualidade global do jogo – que foi muito boa.
    Não vai haver muitas equipas a baterem-se desta maneira com este Sporting.
    Uma nota final para Al Musrati – que eu não conhecia bem. Hoje não o trocaria por Palhinha. Este talvez seja mais ágil, mais físico mas com bola a diferença é abissal. A qualidade da tomada de decisão e de passe do líbio é assombrosa!

  • DQuinta
    Posted Janeiro 2, 2021 at 9:40 pm

    Em primeiro quero felicitar o discurso ponderado e realista do RA. O Sporting teve dificuldades e tem de melhorar muitas coisas.
    Em segundo quero deixar uma palavra aos que atribuem esta vitória à sorte. Faz parte!!
    Mas gostava de dizer que sorte sorte foi a bola à trave. As outras oportunidades foram bem tiradas pela defesa e pelo GR. Saber sofrer também é atributo zw campeão. Ao mesmo tempo houve sim muita COMPETÊNCIA ultrapassar o momento (o Sporting acabou por cima) com alterações estratégicas. Além disto a FRIEZA para aproveitar as poucas oportunidades que teve num jogo que dificilmente seria desbloqueado de outra maneira. Portanto. Como diz o outro a SORTE dá muito trabalho!
    SL

  • Ricardo Lopes
    Posted Janeiro 2, 2021 at 9:37 pm

    Vitória importante para os Leões, arrancando assim muito bem um mês decisivo. Gostei muito de Pedro Porro que neste momento na minha opinião é o melhor lateral direito do campeonato esta temporada. João Palhinha pareceu um pouco intermitente hoje. Pedro Gonçalves, sem ser o golo, esteve um pouco apagado. Em relação ao Braga nota positiva para o Al Musrati.
    Falta claramente um defesa central para o lado direito da defesa do Sporting. Sporar também precisa de um upgrade, porém merece a titularidade no próximo jogo.
    Muito bem o Rúben Amorim nas substituições.

  • HeberPrincipe
    Posted Janeiro 2, 2021 at 9:25 pm

    Li algures aqui no VM que o Braga ia ganhar bem ao Sporting e que o Galeno ia pôr o Porro num bolso… Aguardo desenvolvimentos

    • MM
      Posted Janeiro 2, 2021 at 11:37 pm

      O galeno nao fez um grande jogo, parece me que por vir de lesao. Notou se que nao tinha grande pique. Ainda assim, meteu o porro no bolso no lance da bola ao poste, vai la ver

  • JoaoG
    Posted Janeiro 2, 2021 at 9:15 pm

    Musrati e Castro foram as melhores contratações que fizemos esta temporada sem dúvida. O Musrati hoje fez uma belissima partida. Também gostei do Novais hoje e contra o BFC, finalmente algumas boas partidas da parte dele.

    Pela negativa o problema do costume com os centrais (com Sequeira também a falhar), infelizmente continua a ser o nosso problema. Por outro lado Gaitán volta a estar ausente da ficha do jogo, ele que até tinha entrado com o BFC. Parece-me que é caso perdido.

    Foi pena termos perdido, mas é levantar a cabeça e tentar vencer o próximo.

  • Inzaghi09
    Posted Janeiro 2, 2021 at 9:11 pm

    Como é possível uma equipa de primeira liga, ainda por cima um grande, apresentar um relvado no estado em que estava o de hoje?????

    • Ricard Bapt
      Posted Janeiro 3, 2021 at 11:59 am

      Boas…
      Realmente o relvado deixou a desejar mas o da semana passada no jamor e sendo “a casa da seleçao nacional” estava bem pior…
      Cumps

    • BioSpot
      Posted Janeiro 2, 2021 at 11:57 pm

      O excessivo frio pode explicar alguma coisa, mas…

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 2, 2021 at 9:36 pm

      Inzaghi09,

      Também reparei nisso. O que não é normal porque esta época o Sporting tem apresentado bons relvados. Que este seja a excepção….

      Saudações Leoninas

      • Inzaghi09
        Posted Janeiro 2, 2021 at 9:54 pm

        Estigarribia,

        Sim, ainda mais surpreso fiquei tendo em conta que o Sporting tem apresentado bons relvados nos últimos tempos, mas o de hoje devia ser inadmissível para uma equipa deste nível.

        • Estigarribia
          Posted Janeiro 2, 2021 at 10:15 pm

          Ainda me lembro de quando o Sporting tinha um relvado cheio de manchas, tipo sarampo, á uns anos atrás. Nunca percebi porque tinha aquele aspecto.

          Saudações Leoninas

  • Football Lover
    Posted Janeiro 2, 2021 at 9:03 pm

    Ainda estou à espera do user “DICAS” que afirmou que o Sporting iria levar 5 batatas do Braga porque o Sporting a jogar assim nunca na vida ganharia ao Braga.

    • DICAS
      Posted Janeiro 3, 2021 at 2:23 am

      E apareço aqui sem problemas nenhum para admitir que estava errado.

      Porém não mudava a minha projeção. O Braga está num momento de forma fortíssimo e se a bola que vai ao poste entra ou o golo do Paulinho é assinalado já não estava aqui a mandar a boca ( tal como eu não iria meter um comentário do gênero eu bem avisei como foi referido).

      O Sporting foi EXTREMAMENTE eficaz mas isto não muda a a minha antevisão do jogo.

      • Ze Tolas
        Posted Janeiro 3, 2021 at 11:32 am

        Se calhar aproveitas e passas a ser mais homenzinho e a usar outro tom. Achar que “o Braga está num grande momento de forma e o Sporting vai ter muitas dificuldades” é como os adultos falam, dizer “que grande cabaz o scp vai levar, não tem a mínima hipótese” é o discurso de uma criança que ainda não viveu.

      • Filipe Ferreira
        Posted Janeiro 3, 2021 at 10:52 am

        Porque é que o golo do Paulinho haveria de ser assinalado? Visto dessa forma, se o penálti sobre o Feddal fosse assinalado…

        • Diogo Leal
          Posted Janeiro 3, 2021 at 11:34 am

          Há uma diferença ainda. É que o fora de jogo do Paulinho é real, decisão acertada do árbitro / VAR. Já os penaltys do Rolando e do Fransérgio foram desisões erradas do árbitro / VAR. Fico incrédulo como é que o VAR, com recurso a imagens e repetições ignora o que se vê claramente nas imagens.
          E fico ainda mais incrédulo com o que ouço por parte dos comentadores da estação de televisão que transmitiu o jogo, que referem-se ao lance do Fransérgio dizendo que era impossível não agarrar a bola com as 2 mãos porque estava embrulhado noutros jogadores e em relação ao Rolando tentam discutir a intensidade do empurrão (bastante visível e ostensivo, diga-se!). Já em relação ao golo anulado ao Paulinho dizem que não é claro, mesmo com uma linha a mostrar 14 cm de adiantamento.
          Enfim, este ano o VAR na liga portuguesa está fraquíssimo, parece que em vez de ajudar só demite os árbitros das suas responsabilidades e depois ainda toma más decisões.

      • DiogoC
        Posted Janeiro 3, 2021 at 10:21 am

        E se o árbitro tivesse marcado os dois pênaltis unanimemente apontados pelos especialistas o jogo estaria resolvido na primeira parte. Os ses são assins…

  • Zizaran
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:53 pm

    Bom jogo em Alvalade.

    Sporar com equipas mais fortes tem de ser titular. A maneira como agarra os centrais para libertar os extremos não há igual no plantel. Percebo a aposta em TT contra equipas mais fechadas, mas nestes jogos Sporar tem de jogar.

    O Braga jogou bem, rematou mais, mas faltou acerto (Adan em destaque claro). Al Musrati faz esquecer Palhinha, Paulinho e Horta são muito bons também. Acho que o grande calcanhar de aquiles do Braga está nos centrais. O único que para mim tem valia é o Tormena, o resto não queria no Sporting.

    De destacar também o vermelho que fica por mostrar a Matheus e, para mim fica por assinalar penalty sobre Feddal. O possível penalty de Raul Silva sobre TT é difiícil de ajuizar porque não há imagens próximas do lance.

    Finalizando, o Sporting precisa de comprar um central para sentar o Neto (tem vindo a melhorar mas é curto) e um ponta de lança que seja garantia de golos.

  • RSP10
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:48 pm

    Jogo de tripla que podia cair para qualquer lado.
    Tivemos alguma felicidade e mestria na eficácia, o que acabou por desequilibrar a balança a nosso favor.

    Vitória importantíssima mas que não são mais do que 3 pontos.

    Este campeonato promete, acredito que Benfica e Porto irão eventualmente embalar e estar uma boa série de jogos sem perder pontos, jogando melhor ou pior, para além disso são ainda as equipas com mais soluções no plantel e estaleca nestas andanças.

    Braga é verdade que fica a 8 pontos do líder, mas tem futebol para ganhar a qualquer adversário, portanto não os colocaria de todo fora da luta, irá sem dúvida ter no mínimo uma palavra a dizer.

    Sporting com menos fulgor ofensivo, percebo que Amorim não queira mexer, mas as dinâmicas não estão a funcionar da mesma forma.
    Gostava de ver Pote a jogar nas costas de TT e Sporar, entrando Matheus no lugar de João Mário. Mas como referi, percebo que nao queira mexer enquanto a equipa vai ganhando.

    Com isto, manter a humildade e os pés na terra, ainda muita bola vai rolar até ao fim, mas sem dúvida que a nossa prestação até ao momento está a exceder as minhas espectativas.

    Que seja uma luta a 4, a Liga Portuguesa agradece.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Janeiro 3, 2021 at 1:26 am

      Óptimo comentário.
      Por outro lado temos aqui a resposta a quem dizia que o Sportem ia ser engolido pela ‘melhor equipa da Liga’.
      É muito mais difícil marcar golos do que sofrer. O Braga bem tentou mas não chegou lá. O Sporting conseguiu e está de parabéns.

  • Mik6
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:45 pm

    Bom jogo de futebol.

    O Braga com mais e melhores oportunidades o Sporting a marcar.
    Pouco adianta falar em justiça quando o futebol português está podre.

    Individualmente, Adan, P. Porto e Al musrati, boa surpresa!

    Com isto deixamos o Braga mais longe e nós mais perto do sonho.

    SL

  • BrunoAlves16
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:43 pm

    3 pontos importantíssimos num duelo muito duro frente a um excelente adversário, claramente o mais forte que nos visitou esta época. Até entramos bem mas depois o Braga teve mais iniciativa e acaba a primeira parte por cima com 3 boas oportunidades.
    Segunda parte começa com o golo (bem) anulado, depois chegamos à vantagem, o Braga volta a estar perto do golo (dúvidas na posição do Esgaio nesse lance) e depois começamos a controlar melhor. Se na primeira parte o Braga foi superior, na segunda já não foi assim, para alguns parece que levamos um massacre. Fomos eficazes? Sem dúvida mas também muito competentes em várias fases do jogo, assim como o Braga!
    Pela negativa a tremedeira na defesa sempre que pressionava, principalmente na primeira parte.
    Porro, Adan e Matheus claramente os homens mais deste jogo do Sporting.

    No Braga destaque para Paulinho, Esgaio e jogo tremendo de Musrati. Pela negativa Sequeira, muito ma abordagem no primeiro golo.

  • The Mo
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:34 pm

    No início da época disse aqui que o Sporting este ano ia ser muito mais competitivo que o normal e fazer oitenta e tal pontos.
    É o tempo tem me dado razão.
    Rúben Amorim e a estrutura do Sporting construiram uma equipa um pouco à semelhança do Mourinho no Porto, salvaguardando as devidas distâncias de qualidade entre as duas equipas, obviamente.
    Chegou a meio de uma época que estava tudo perdido, e aproveitou para preparar a época seguinte com tempo, começando logo a fazer a triagem dos jogadores que valiam a pena e dos jogadores que não valiam a pena, foi ao mercado e contratou com critério e assertividade Adan, Porro, Feddal, Nuno Santos, João Mário, Pote e Tabata, todos eles vieram acrescentar valor.
    Aproveitou e realizou bons encaixes com jogadores que na teoria eram os mais importantes do plantel como Acuna, Vietto e Wendel.
    O Sporting até pode não ser campeão, que ainda assim a estrutura e o treinador estão de parabéns pelo critério que tiveram na triagem do plantel e no ataque ao mercado, construindo uma equipa muito engraçada, e com muito mais baixo que Porto e Benfica.
    Quanto ao jogo, o resultado justo talvez fosse o empate.

  • Ghost Writer
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:32 pm

    Mais 3 pontos e o primeiro teste difícil em Janeiro superado.

    Boa entrada do Sporting e bons 20′ iniciais, o Braga conseguiu condicionar a primeira fase de construção do Sporting com uma pressão alta bem definida. A solução de jogo directo a procurar o TT não resultou, ele não é o ponta de lança que consiga segurar ou disputar uma bola contra centrais como os do Braga.
    O Braga conseguiu explorar a partir dos 20′ uma má definição da pressão do Sporting nos corredores, que foi corrigida ao intervalo.

    Hoje tenho que destacar o jogão do Neto, parece-me que está a subir muito de rendimento e está como peixe na água nesta táctica.
    Depois, destacar Adán e Pedro Porro, que belas contratações, acertamos em cheio. Gostei também das entradas de Sporar, Matheus Nunes e Tabata, embora o brasileiro com menos influência.
    Um palavra também para Ruben Amorim, muito bem a partir do banco mas substituições e a corrigir as lacunas ao intervalo.

    Nem sempre vamos conseguir ganhar com nota artística ou com maior qualidade de jogo, mas importante é manter a dinâmica de vitórias que trás mais confiança, que assim continue.

    Saudações Leoninas

  • Fallen Angels
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:31 pm

    Pedro Porro… que craque. Arrisco-me a dizer que esta época tem sido o melhor jogador do campeonato, excelente contra Galeno e no ataque faz sempre a diferença.

    3 pontos importantíssimos, alguma sorte à mistura mas neste tipo de jogos a eficácia é sempre o mais importante. Acho que entre Sporar e Tiago Tomás o Sporting tem armas suficiente para avançado, pelo menos para o que resta desta época. Prefiro que vão buscar um centralão em Janeiro do que um avançado mediano e um central mediano. Neto é mal amado e tem qualidade para jogar mas claramente é o sitio a melhorar na equipa.

    O Sporting melhorou muito com a saída do Pote pelo Matheus Nunes, o brasileiro tem que ter mais minutos e esta mudança para um meio campo a três com Palhinha , JM e Matheus tem de ser mais utilizada quando a equipa está em vantagem porque acontece demasiadas vezes termos muito menos números no meio campo.

    Nota para o comportamento horrível da equipa do Braga, especialmente do banco. A pressão posta no árbitro desde o apito inicial foi ridicula e condicionou o jogo. De resto nada a dizer, fizeram um bom jogo mas a eficácia tem de ser melhor.

    • Mike
      Posted Janeiro 3, 2021 at 12:01 pm

      O Matheus não jogou no meio. Entrou para estancar o lado esquerdo do Braga. Ou seja, jogou mais descaído na direita.

  • masterDC
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:30 pm

    Primeiro desafio do ano superado. Foi um jogo complicado onde podíamos ter ido para o intervalo a perder. O Braga criou muitas oportunidades e causou-nos problemas, mas soubemos sofrer e mais uma vez Adán voltou a fazer um grande jogo. Desbloqueámos o jogo com um golo de Pote e com as excelentes substituições de Rúben Amorim fechámos o jogo com o 2.º golo. Grandes exibições de Adán e de Porro, os melhores em campo.

    Entrámos bem em 2021 e o primeiro teste deste difícil mês foi superado. Veremos como iremos estar em Fevereiro, vem aí taças e mais jogos complicados. Como o RA diz e bem 2 jogos podem mudar tudo. Estamos no bom caminho e há que continuar assim.

  • BioSpot
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:26 pm

    Primeira final de Janeiro ganha.

    Jogo muito difícil, com grande intensidade, imprevisível, com um Sporting cínico e mal arbitrado e supervisionado pelo VAR…

    O Sporting entrou bem e enquanto teve frescura, em Palhinha e JM, conseguiu anular as saídas do Braga, chegou a ser sufocante a pressão durante os 15min iniciais da equipa leonina. Com o passar do tempo o Braga aparecendo com perigo e dispôs de 3 enormes oportunidades.
    Na segunda parte, o golo apareceu e permitiu ao Sporting gerir bem o jogo. RA refrescou, e bem, o meio campo, fechou as alas, e colocou outro tipo de jogador na frente de ataque que desequilibrou por completo o jogo, Sporar.

    A defesa esteve on point, Porro fez um jogão e acho que pela primeira vez gostei imenso de ver o JM. Nuno Mendes tem de deixar de ter medo de partir 1vs1, tem de saber aproveitar a sua velocidade. Adan foi gigante na baliza, mas aquela distribuição em pontapés longos tem de ser trabalhada.
    E mais uma vez é de realçar a atitude, garra e entrega desta equipa. Enorme o RA a este nível.

  • Gunnerz
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:22 pm

    O mês de Janeiro é e vai ser difícil para as 3 frentes, portanto começar com uma vitória no campeonato, ainda por cima jogando antes dos verdadeiros rivais é um mimo. Como não considero o Braga um candidato, assim como não considero o meu clube mas estando em primeiro tenho d acreditar nisso, a minha satisfação vai apenas pela vitória e pela azia descomunal d novo do carvalhal. Deixei d gostar do discurso dele quando foi para Inglaterra e de volta a PT ainda ficou pior, as palavras dele no fim do jogo foram novamente ridículas. Portanto é um bom motivo para rir.

    Quanto ao jogo em si reforço a minha satisfação por termos adan e não max, sendo que mais uma vez os reforços estiveram bem, sendo Porro realmente um reforço tremendo.
    Fomos mais eficazes e vencemos bem, o Braga teve excelentes oportunidades, pelo menos 2 grandes defesas e uma no poste, mas não foi suficiente e com isto a vitória cai bem para o nosso lado.

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:51 pm

      Gunnerz,

      O que é que o Carvalhal disse? Eu não costumo ver as flash interview….

      Saudações Leoninas

      • Gunnerz
        Posted Janeiro 2, 2021 at 9:31 pm

        Como disse o Ricardo, fanfarronice. Além disso, arrogância, mau perder, e acha se sempre num patamar onde não está. Para ele o Braga tinha goleado hoje.

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:50 pm

      O Carvalhal tem alguma da arrogância (diferente de fanfarronice) do Jesus, sem ter ganho sequer metade.
      SL

  • GoldenFCP
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:18 pm

    Sporting nao tem estrelinha, tem uma constelação.
    Se não forem campeões este ano com esta sorte, acho que nunca chegarei a vê los festejar mais um campeonato.

    • Mister Bonga
      Posted Janeiro 2, 2021 at 9:45 pm

      Pum, pum, pum! O ano passado jogaste demasiado à bola. Sorte, vêm dizer um gajo do Porto?!?

    • BioSpot
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:51 pm

      Dizer que foi estrela quando o jogo foi totalmente repartido, sem teres nenhuma equipa a ser superior à outra (atenção que não conta momentos do jogo, isso é normal alternar)… e mais se fores ver as estatísticas de remates à baliza o Sporting tem 4 para 3 do Braga.

    • BrunoAlves16
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:28 pm

      Estrelinha, Constelação, Sorte, Bamburrio, Mijeira, chama-lhe o que quiseres. Mas são tudo formas legais de ganhar um jogo.

      • CanelasNba
        Posted Janeiro 2, 2021 at 8:42 pm

        Há uns que ganham com estrelinha outros estão mais habituados a fruta, é uma questão de gosto…eu prefiro assim

    • Miguel SADSC
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:26 pm

      O jogo do Porto com o Braga não foi muito diferente, sendo que o Gil-Benfica também. Sorte houve hoje e no Jamor, contra o Porto ou Famalicão faltou. Se há clube que não tem tido muito, é o Sporting.

    • Gunnerz
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:25 pm

      Por este jogo parece me claramente exagerado o comentário.

    • Grandone
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:24 pm

      Ai ai ai, como é fácil de menosprezar o trabalho de toda uma estrutura de futebol, baseando se apenas na sorte

      • GoldenFCP
        Posted Janeiro 2, 2021 at 9:07 pm

        Mas é alguma mentira que houve sorte a mais nestes ultimos 2 jogos? Ninguem ofendeu ninguem, constatei os factos, nao tenho culpa das virgens se sentirem ofendidas com qualquer coisa

        • DiogoC
          Posted Janeiro 3, 2021 at 10:29 am

          Onde está a sorte quando o árbitro não marca 2 pênaltis que todos os especialistas consideram penalty? Nesse aspecto continuamos com azar. Ter um bom GR não é sorte, é competência

        • João Ramos
          Posted Janeiro 2, 2021 at 9:25 pm

          sorte em quê ? No penalti não assinalado? ou no segundo amarelo do Baró? Ou na expulsão do Zaidu?

        • Ziggy Stardust
          Posted Janeiro 2, 2021 at 9:16 pm

          Tem tido sorte, onde?
          Sorte com a arbitragem NÃO.
          Ganha 2-0 neste jogo
          Ganha 2-1 o outro com o belenenses
          A sorte protege os audazes e a competencia.

          • Mantorras
            Posted Janeiro 2, 2021 at 10:42 pm

            Se nao considerarmos ocasioes flagrantes falhadas como sorte e falarmos em eficacia… entao ok, podemos dizer que nao foi sorte, e como e logico, ha competencia alem da sorte.

            Agora, achas que a jogar como jogou com o Belenenses vai la? Hoje nao achei um mau jogo, porque jogou com uma equipa que recorrentemente divide os jogos com os grandes, nao e nenhuma novidade… mas sao dois jogos em que o adversario falhou o que qualquer equipa normalmente nao falha, e por ai, pode-se falar em sorte. Tambem vale.

            Nao e um ataque ao futebol do Sporting, sao dois jogos em que o Sporting apesar das dificuldades sai com 6pts, teve um pouco de sorte, mas faz parte do jogo.

  • SENSEI
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:18 pm

    Pedro Porro. No verão não passava de um rapaz com buracos nos calções. Hoje é o melhor lateral que vi jogar no Sporting.

  • Laurent
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:17 pm

    Entao… mas o Sporting nao ia ser massacrado?

  • Selva1906
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:15 pm

    Só sou achar que ficaram 2 penaltis por marcar a favor do Sporting na primeira parte? Um por empurrão sobre fedal e outro por mão de fransegio. F

  • Pipi Romagnoli
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:14 pm

    Grande resultado, num jogo muito dividido.
    Porro fez um jogão e Adán esteve imbatível, para mim foram os melhores em campo. Sl

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:10 pm

    Ano 2021, previsão astrológica da Maya para o signo de Leão…

    – Podem até nem ser superiores, podem até jogar mal, podem até ter um plantel mais frágil em soluções que os 3 rivais, mas há coisas que só os astros conseguem explicar, e para este ano o Sporting traz a estrelinha de campeão alinhada em Marte…

    A tia Maya talvez tenha razão.

    O Sporting volta a vencer um jogo na luta, em que foi em futebol manifestamente inferior ao adversário.

    O Braga não só não metecia ter perdido como o empate já era curto.

    Os primeiros 25m foram de algum ascendente dos leões mas sem incomodar a baliza de Matheus.

    Acima de tudo uma excelente batalha táctica entre Rúben e Carvalhal.

    A partir daí o Braga cresce, começa a recuperar e a pressionar mais alto, e Al Musrati (grande reforço para substituir Palhinha, o que está a jogar o líbio) e Paulinho enquanto pivot (papel muito parecido com o que de Harry Kane faz no Tottenham), começaram a abrir o jogo e a soltar Ricardo Horta e Galeno.

    A partir daí foi um falhar de golos inacreditável, ou por má finalização, ou porque Adan não se deixou levar, ou então porque a bola bate no poste roda pela linha e vai para o outro lado, ou para finalizar por um fora de jogo de uma unha…

    Do outro lado, com ressalto daqui e ressalto dali, o Sporting com a estrela bem no alto, marca dois e fecha o jogo.

    Depois Amorim especula com o resultado, tranca a equipa e se já é difícil desmontar aquele sistema defensivo, passa a ser tarefa impossível.

    Sporting continua lider, sem capitães de grandes Seleções mundiais, sem jogadores de 20M, com suplentes de equipas espanholas, jogadores vindos do Rio Ave e do Famalicão e N de miúdos que jogavam nos S23 no ano passado.

    A diferença para os outros?
    Está claramente no banco…

    • Ricard Bapt
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:58 pm

      Boas…
      Essas unhas de 14 cm ainda terao tratamento na manicure ?
      Cumps

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:33 pm

      “Um falhar de golos inacreditável”. Note-se que o Braga teve uma bola no poste e um remate do Horta para uma enorme defesa do Adán como oportunidades claras. De repente até achei que tinha sido um massacre, mas de resto, nem houve nada por aí além.

      Além disso, “a partir daí [primeiros 25′] o Braga cresce”, também dá a entender que dos 25′ até final foi um rodízio de bola dos jogadores do Braga com o Sporting a cheirá-la e a ganhar “ressalto daqui e ressalto dali”. O Braga dominou a partir dos tais 25′ até final da primeira parte. Entrou melhor na segunda e fez um golo bem anulado, mas depois do golo do Sporting perdeu-se e só se encontrou com a saída (a meu ver errada, porque o Amorim não esteve bem nesta e precisou redimir-se e voltar a equilibrar com o Matheus Nunes) do Nuno Santos, aí durante uns 10 minutos novamente. O Tabata não defende metade, nem tem as pilhas do Nuno e a equipa abanou mais com a sua entrada. Com o Matheus, voltou a estabilidade e não voltou a haver Braga.

      Gosto das suas análises, normalmente, mas esta está um bocado tendenciosa. O futebol não foi manifestamente inferior.
      SL e bom ano.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 2, 2021 at 9:13 pm

        Referi isso Ricardo…

        A partir do momento em que o Sporting marca o Amorim tranca o jogo e re equilibra as operações. Salvo erro o Sporting marcou algures pelos 50 tal minutos.

        Na última meia hora há uma oportunidade golo mais uma vez do Horta em que o Adan faz a defesa do jogo.

        • Ricardo F.
          Posted Janeiro 2, 2021 at 10:55 pm

          Sim, há esse lance, mas o Esgaio estava fora de jogo no decorrer da jogada. Fica a grande defesa do Adán. Não houve mais Braga, além disso, então o “domínio” não foi assim tão substancial no cômputo geral do jogo. Era onde queria chegar.

        • João Ramos
          Posted Janeiro 2, 2021 at 9:28 pm

          Golo esse que seria anulado por fora de jogo.

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:18 pm

      Flávio,

      O Seba Coates é capitão do Sporting porque joga na Selecção do Uruguai ? Desculpa a farpa ?

      Saudações Leoninas

  • Barinho
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:09 pm

    A diferença no resultado deve-se apenas e só à eficácia. O Braga teve que me lembre no mínimo umas 4 oportunidades flagrantes e ainda o golo anulado. O Sporting teve 2 e marcou-as. Está com a estrelinha de campeão.

    Ainda falta muito campeonato, temos futebol para lutar pela Champions. A ver vamos se conseguimos.

    • Gunnerz
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:28 pm

      Bem uma equipa é eficaz e a outra não, hoje em dia isto chama se ter estrelinha?

      Se o Braga fosse avassalador e o Sporting vencesse aos 90 com 1 remate o jogo diria isso sim, agora neste caso, o adan faz 2 defesas e do outro o Sporting marca 2,isto está longe de ser estrelinha.

    • Grandone
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:16 pm

      Só à eficácia? Só não,é dos aspectos mais importantes num jogo de futebol. ?

  • Chris Radclife
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:09 pm

    Concordo consigo, mais uma exibição fraca e eventualmente a “estrelinha” pode não aparecer num ou noutro jogo.

    Adan segurou no momento mais critico, mas continuo a achar que é limitado a sair a jogar.

    Quem teve nota negativa na 2parte foi o Palhinha, muito trapalhão. Alguém que o acompanhou no Braga me sabe dizer se ele regrediu no nivel exibicional(face ao ano passado)?

  • DiogoF
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:06 pm

    Aquele momento (estranho) em que o Sporting está melhor servido em algumas posições que o rival Benfica. Neste momento Adan, Porro, Nuno Mendes e palhinha eram titulares de caras no rival, quando não se investiu nem metade. É um caminho difícil mas é este o caminho a seguir, independentemente de como acabar. E nem falo na contratação Amorin.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 2, 2021 at 10:32 pm

      Ody e Adan, pelo que vi ate agora, diria que sao mais ou menos equivalentes, em termos de valia.
      Porro jogava em qualquer equipa da liga, e eu nao gosta a dele do que tinha visto inicialmente, mas descobri que nao percebo muito disto.
      Palhinha jogava a brincar no benfica, mas nao era do ele, o muzrati tambem… e facil para qualquer 6 com duas pernas ser candidato a titular no Benfica.
      O Grimaldo ainda é melhor que o Nuno, e mais seria se jogasse com 3 centrais e fosse ala…

      O Amorim vai sair barato.

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:22 pm

      3 desses 4 sim mas Nuno Mendes? Ou eu tenho azar ou nos jogos que vejo do Sporting ele é do mais básico possível.

      Tem uma lacuna grave a defender: controla mal o espaço entre ele e o central defendendo sempre o fora em vez do interior e muitas das jogadas de perigo dos adversários nascem daí.

      • JoaoMiguel96
        Posted Janeiro 2, 2021 at 8:39 pm

        Então tens azar. Este ano tem estado pior porque está lesionado, mas basta veres o que fez no início da época ou na anterior para perceberes que é um lateral excelente.

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:18 pm

      Estás me a dizer que o Adan e o Nuno Mendes são “de caras” melhores que o Vlachodimos e Grimaldo? Epá, percebo a lógica mas não. O Grimaldo e o Vlacho estão numa equipa em baixo de forma enquanto o Adan e o Mendes em equipa com uma forma super

  • Gregor Samsa
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:06 pm

    Jogo muito complicado para o SCP, o Braga jogou muito bem e podia ter marcado não fosse a estrelinha do SCP chamado Adan. Depois do 1-0 o Braga pouco fez e isso muito se deveu ao profissionalismo do SCP em todas as fazes do jogo. Muito bem RA nas substituições a dar um “baile” a Carvalhal.
    Uma nota também para Sporar, que arrancada no 2o golo, e mais uma vez digo que gosto muito de TT mas Sporar tem de ser titular. Joga, faz jogar, abre espaços, confunde marcações e ganha muitas bolas.

    Por fim uma palavra para a arbitragem que me parece que no global esteve bem, no início até me pareceu mais inclinado para o SCP naquelas faltinhas de jogo normal. Para mim borra a pintura a não dar vermelho directo a Matheus, um jogador que entra de pitons no joelho não pode continuar em campo.

    Em suma “ufa passamos no teste eheh”.

    SL

    • Ricard Bapt
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:15 pm

      Boas…
      Excelente analise, e parabéns pela isenção !
      Excelente encontro das três equipas, tirando apenas a falta do segundo amarelo ao Raul Silva por varias vezes e o ja sitado vermelho ao Matheus…
      Ufa mesmo, era de tripla este encontro…
      Cumps

  • Skiripapa
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:05 pm

    Em termos do jogo, houve fases em que o Sporting esteve melhor e fases em que o Braga dominou. No final contou a eficácia e aí o Sporting tem estado forte a época inteira. Adán fez um jogão e defesas inacreditáveis. Os 3 centrais, principalmente Feddal, estiveram fortes mas como sempre houve momentos em que tiveram algumas falhas que não devem acontecer. Porro é o melhor lateral que o Sporting tem desde há muito tempo atrás, que achado. Nuno Mendes importantissimo no 1º golo e esteve melhor defensivamente que nos últimos jogos, mas nota-se que precisa de uma semaninha ou duas de descanso. Nunca parou por causa das seleções e com as pequenas lesões que tem tido não lhe foi dado tempo ainda para recuperar totalmente. Meio-campo esteve bem, JM apesar de ter aguentado muito bem a posse ainda lhe está a faltar alguma magia em termos de passes mais criativos. Nuno Santos a entregar-se totalmente como sempre, Pote desaparecido mas a aparecer bem no momento mais importante e TT entregou-se muito bem e soube jogar de costas para a baliza, jogo ingrato mas bem conseguido para o miúdo! Sporar muito bem a entrar com tudo e a fazer a diferença, Matheus Nunes e Tabata também entraram bem! Vamos continuar assim, grande Sporting!
    SL

    • FVRicardo
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:24 pm

      Nuno Mendes está mesmo a necessitar de descanso, talvez contra o Nacional ou Marítimo, que serão jogos abertos e Plata poderá jogar

  • FVRicardo
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:05 pm

    Acho que a questão mais importante e que permitiu ao Braga criar tanto perigo foi o facto de Palhinha e João Mário pressionarem praticamente em todas as jogadas e mesmo quando controlavam o espaço, faziam-no muito à frente, deixando muito espaço entre linhas defensiva e média. Feddal e Neto ainda tentavam fechar esse espaço mas maior parte das vezes o Braga conseguia progredir em drible ou usando dinâmica do 3° homem. O golo anulado ao Paulinho acontece assim, Feddal tem de abandonar a linha defensiva para fechar esse espaço e o avançado do Braga (inteligente) aproveita esse espaço que não é bem fechado pelo Nuno Mendes. A partir do minuto 55 RA corrigiu isso e o Sporting passou a defender melhor.

    O Braga pressionou muito bem, mas numa parte inicial pressionava muito bem posicionalmente, mas na primeira meia-hora no 1vs1 (mesmo quando jogadores do Sporting estavam de costas) era pouco agressivo. Juntando este acrescento de agressividade com o aproveitamento do espaço entre linhas do SCP, o Braga tomou conta do jogo e merecia sair vencedor, apesar de pessoalmente também dar muito valor à equipa que vai duas vezes à baliza contrária e faz dois golos.

  • João Ramos
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:04 pm

    Um abraço aos que diziam no post do Braga vs Boavista que seria goleada certa. Nunca ninguém ganhou antes de jogar. Continuamos na luta. Bons primeiros 20 minutos. Braga equilibra e sai para o intervalo superior, mas 0-0. Segunda parte do Sporting.
    SL

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:03 pm

    Boa vitória do Sporting num jogo muito dividido, onde qualquer uma das equipas poderia ter ganho. Com humildade, garra e atitude seguimos no primeiro lugar. Que seja sempre assim.

    Antes de falar do Sporting, o golo do Paulinho é bem anulado já que o avançado bracarense está adiantado 14 centímetros. Bem o VAR.

    No lado do Sporting, individualmente, gostei da exibição de Pedro Porro. O jogador espanhol esteve monstruoso em campo. Encheu o relvado esta noite em Alvalade. Vale bem a pena gastar os 8,5 milhões de euros no seu passe.

    Gostei também de ver o Andraz Sporar. O esloveno entrou bem e ainda deixou a sua marca no golo do Matheus Nunes com a sua arrancada. Pena não ter marcado, mas outras oportunidades virão noutros jogos.

    Por fim, Adán esteve imperial na baliza. Gosto muito do Max, e espero que beba muito dos ensinamentos do Adán, mas o espanhol não tem medo de sair á bola e mete a sua presença em campo. Grande contratação e que fique até ao final da carreira em Alvalade.

    Saudações Leoninas

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:23 pm

      Chamas te banho de bola ao que o Braga fez na Luz mas caracterizas isto como um jogo muito divido.

      Interessante…

      • cdiogo77
        Posted Janeiro 2, 2021 at 9:13 pm

        Se achas que foi um banho de bola gostaria que dissesses as oportunidades de golo do Braga fora os ultimos 15 min da primeira parte. Na 2a parte o lance que dá a grande defesa do Adan vem de um cruzamento do Esgaio em que este estava 1metro no minimo fora de jogo. De resto, zero

        • Mantorras
          Posted Janeiro 2, 2021 at 10:26 pm

          O que ele esta a dizer, é que a análise ao jogo com o Benfica foi errada, não esta. Esta foi absolutamente correcta. Podia ter caído para qualquer lado, caiu para o Sporting.

        • Bruno Cunha
          Posted Janeiro 2, 2021 at 10:18 pm

          Primeiro eu em momento algum falo em banho de bola neste jogo. Apontei sim a falta de coerência em chamar banho de bola ao que se passou na Luz quando o Braga foi muito mais dominante neste jogo e teve de facto chances clamorosas.

          Eu até nem me devia dar ao trabalho de responder a alguém que diz que o Braga fez 0, mas na segunda parte o Braga faz um golo, tem a chance do Ricardo (também me pareceu fora de jogo), tem um corte em esforço de coates para uma bola de golo e tem Feddal a defender um 3 vs 2 com uma excelente leitura que tinha tudo para dar golo.

          Mas já sei que no futebol só contam as que entram e que só dominas te o adversário se passares 90 minutos em cima deles.

          Se não achas que o Braga foi melhor, podes ficar descansado até ao final da temporada, porque aposto o que quiseres que ninguém domina o Sporting assim mais nenhuma vez.

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 2, 2021 at 8:44 pm

        Bruno,

        Vou ser sincero: já nem me lembrava disso.

        Mas no jogo de hoje, que é o que interessa, qualquer uma das equipas poderia ter ganho, mas o Sporting foi mais eficaz.

        Saudações Leoninas

  • cdiogo77
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:03 pm

    Em primeiro lugar gostaria de dedicar esta vitória a todos aqueles filósofos do futebol que diziam que o Sporting seria presa fácil para o Sp. Braga. Baliza inviolada, 2-0, 8 pontos.

    Continuo a dizer que nada está ganho e continuamos a ser candidatos aos 3 primeiros lugares.

    Em relação ao jogo, excelente entrada em jogo do Sporting nos primeiros 10 minutos, Braga igualou e só foi verdadeiramente superior durante 15 minutos da primeira parte (25-40 minutos). De resto foi um jogo aos repelões de parte a parte. O Sporting não jogou maravilhosamente mas foi eficaz. Queria só assinalar que há um penalti claríssimo na primeira parte a favor do Sporting (após um lancamento Fransérgio domina a bola com as 2 mãos e não estava a ser pressionado por nenhum jogador do Sporting pois atrás dele está um colega de equipa) e é poupada a expulsão a Matheus no final do jogo, entrada com os pitons no joelho de Sporar é miserável o VAR não intervir. O jogo está parado mas não se pode agredir o adversário mesmo com o jogo parado. Quanto ao lance de Raul Silva com TT, curiosamente a Sporttv só dá uma repetição a 10 metros do lance..

    Adan – excelente a defender, tem estado péssimo com os pés…há que treinar isto melhor Vital!
    Neto – hoje há que reconhecer, que jogão de Neto! Impressionante, até com bola esteve sempre seguro, salvou o Sporting em pelo menos duas bolas nas costas, excelente
    Coates – seguro, também com cortes de extrema importância
    Fedal – é o melhor central com bola, mas aquele espaço entre central e lateral do lado esquerdo é um calcanhar de Aquiles deste Sporting
    Porro – que jogador! Acho cómico estes comentadores tentarem sempre valorizá-lo dando o exemplo dos maus laterais que temos tido…meus amigos é otimo mesmo que tivessemos tido otimos laterais nos anos anteriores, que jogador!
    Mendes – neste momento não me convence sinceramente, tem momentos com bola com falhas técnicas gritantes… apesar disso hoje defensivamente esteve bastante melhor
    Palhinha – curiosamente no jogo em que ganhamos, fez provavelmente os piores 45 minutos do ano (a segunda parte)
    João Mario – fez hoje um dos melhores jogos desde que veio, mas ainda há momentos em que parece que facilita em demasia..notou-se mais esforçado defensivamente e isso é de louvar
    Nuno Santos – excelente passe pra Pote no 1º golo, mas apagado
    Pote – bom golo, mas tem e pode dar mais
    TT – esforçado, mas um jogo muito dificil

    Sporar e Matheus Nunes entraram muitíssimo bem, já Tabata apareceu pouco.

    Em resumo, mais uma vitória, entramos bem num Janeiro que se prevê dificílimo. Conseguimos não sofrer golos, é positivo, mas aqueles 15 minutos do final da primeira parte metem medo.

    Ainda temos bastante por onde melhorar, o que me entusiasma. Ofensivamente temos qualidade para criar bem mais do que temos criado nos ultimos jogos. Seguimos juntos!

    • hferreira
      Posted Janeiro 2, 2021 at 11:21 pm

      Boa analise, se bem que num dos ultimos posts tambem puseste duvidas se o Sporting ia ganhar a jogar como foi com o Belenenses, mas compreendo a preocupaçao

      • cdiogo77
        Posted Janeiro 3, 2021 at 10:25 am

        Mas é óbvio que a jogar como no Jamor iríamos ter imensas dificuldades, foi isso que disse e não foi mentira, iria ser um jogo dificílimo e em que seria difícil vencer a jogar daquela forma. Daí a ser presa fácil e a sofrer uma goleada vai uma grande diferença

    • João Ramos
      Posted Janeiro 2, 2021 at 9:32 pm

      excelente comentário SL

  • MM
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:03 pm

    O braga a jogar e o sporting a marcar.
    Foram la 2x e marcaram 2 vezes, dificil assim.
    Parabens ao braga pelo grande jogo que fez, facilmente poderia ter caido p nosso lado a vitoria

  • Mister Bonga
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:02 pm

    Cristiano Ronaldo! Cristiano Ronaldo. Oi, afinal era o Sporar…

  • JoaoMiguel96
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:02 pm

    Primeiro jogo de janeiro: check!

    Jogo de nervos, especialmente porque sofremos muito. Todavia, torna a vitória ainda mais saborosa.

    Quanto à partida, o Braga teve mais oportunidades, mas o Sporting soube sofrer. Primeiros 30 minutos da primeira parte foram nossos, mas eles começaram a acelerar e acabaram o primeiro tempo em cima e a cheirar o golo. Segunda parte começa da pior maneira com um golo de Paulinho, mas felizmente o VAR viu o fora de jogo. A partir daí foi meia meia, o Braga com mais bola mas o Sporting a ser cínico quando necessário. 2 golos e uma vitória no bolso frente a um adversário muito complicado.

    Individualmente, Adán a fazer um partidazo, tal como, Neto, Coates, Porro e João Mário. Sporar entrou muito bem, assim como Matheus Nunes.

    Agora vem aí dupla ronda na Madeira. Vai ser complicado, mas temos tudo para manter a liderança e passar a eliminatória na taça.

  • Miguel SADSC
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:00 pm

    Mais Braga, mas hoje foi o jogo da eficácia. Rolando já não tem pernas, o Sporar nunca passa por nenhum central e parece que ia de mota.
    Al Musrati é um craque de todo o tamanho.
    O dilema Pote é interessante. Não é a melhor posição porque passa muito tempo fora do jogo e a receber apenas de costas para a baliza, mas fica mais perto da baliza e faz a diferença. Parece-me claramente médio de sistema a 3.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 2, 2021 at 8:00 pm

    Sporting sólido mas a combinar mal no ataque. Sporar foi o talismã a sair do banco e a melhorar a fluidez no ataque. Adán, melhor em campo.

    No Braga, jogo tremendo do Paulinho e do Musrati. A aposta surpresa em Galeno saiu furada. Está muito longe da forma evidenciada antes da lesão.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 2, 2021 at 7:59 pm

    Podia ter caido para qualquer lado, caiu para o Sporting que arranca em grande 2021. O relvado parecia em mau estado, convem tratar disso ou breve sera um pantanal… Quanto ao Braga, equiparam-se aos grandes com regularidade, mas hoje nao foram eficazes (Adan tambem esteve inspirado).

  • Sten
    Posted Janeiro 2, 2021 at 7:59 pm

    Braga quis dar uma de Holanda, numa reposição de bola não a dá ao Sporting, era ele que tinha a posse antes do arbitro ter parado o jogo. O Sporting recupera a bola no seguimento da jogado golo de Matheus Nunes. InstaKarma ********

  • lopez
    Posted Janeiro 2, 2021 at 7:57 pm

    Quem era o user que dizia que o Sporting ia ser goleado pelo Braga que não tinha pedalada?
    Foi um grande jogo mesmo! Parabéns às 2 equipas =D
    Há 3 lances na primeira parte que me deixam muita dúvida. Mas creio que o empurrão do Rolando é o mais claro!

  • Antonio Fauco
    Posted Janeiro 2, 2021 at 7:56 pm

    Queria começar 2021 a mandar um abraço ao user que referiu aqui no blog, por várias vezes, nos últimos dias que “o Sporting vai ser atropelado, violado, passado a ferro (…) pelo Braga”.

    • DICAS
      Posted Janeiro 3, 2021 at 2:32 am

      Se está a referir-se a mim é fácil de atacar agora.

      Mas ao contrário de mim que não me viria vangloriar para aqui, volto a repetir…

      Antes do jogo não mudava uma vírgula do que disse.

      Para mim o Sporting com a baixa de forma que estava a coicidir com o futebol praticado pelo Braga daria em goleada

  • AGomes
    Posted Janeiro 2, 2021 at 7:56 pm

    adán esteve soberbo.

  • JJoker
    Posted Janeiro 2, 2021 at 7:56 pm

    O Sporting é candidato. Muito me enganei.
    Veremos como vai sair de Janeiro, mas entra da melhor maneira.
    Nota para a gestão do clube que faz 11 contratações e acerta em todas, o que deve ser caso único no clube. MAs destaque para Porro, que é o melhor lateral direito na nossa liga desde Danilo.

    • Inzaghi09
      Posted Janeiro 2, 2021 at 9:09 pm

      O Ricardo Pereira devia jogar vólei.

    • Napoleon
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:22 pm

      O André Almeida deve ser avançado ???

    • Dracarys
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:18 pm

      Diria que Ricardo Pereira tem uma palavra a dizer.

    • DYI
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:12 pm

      Então de um jogo para outro o Sporting passou de besta a bestial?
      É que até este jogo o Braga ia vencer com toda a naturalidade e o Sporting ia acabar em quarto sem dúvidas porque era muito inferior aos outros 3. Esperemos que ao contrário das previsões anteriores acertes nesta de sermos verdadeiros candidatos.

    • Chris Radclife
      Posted Janeiro 2, 2021 at 8:10 pm

      Faltam 2 ou 3 reforços para aguentarmos a época toda

      • JJoker
        Posted Janeiro 2, 2021 at 8:23 pm

        Concordo, Varandas sabe que não tem como evitar o reforço de um centralão e um goleador porque os adeptos não perdoariam perder o campeonato sem investimento em janeiro.

        • Chris Radclife
          Posted Janeiro 3, 2021 at 10:55 am

          Não me importava que de facto viesse o Paulinho para PL, já o central não estou a par de nomes que interessem ao Sporting

Deixa um comentário