Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting supera 1.ª parte caótica e passa em Barcelos; Nuno Santos desbloqueou, Inácio e Bragança também marcaram; Fujimoto viu vermelho aos 12′ mas Neto foi igualmente expulso aos 21′; Frelih tirou 3 golos a Pote, incluindo um penálti; Esteves encolheu-se no 1.º tempo no entanto soltou-se depois do intervalo; Ugarte continua a destacar-se; Paulinho fez a diferença com a sua técnica, visão e qualidade no passe 

Gil Vicente 0-3 Sporting (Nuno Santos 53′, Gonçalo Inácio 64′ e Bragança 90’+3)

O Sporting somou a 10.ª vitória consecutiva para a Liga Portugal Bwin ao levar a melhor em Barcelos. A 1.ª parte até foi caótica, Fujimoto viu vermelho logo aos 12′ e Neto deixou os leões com 10 aos 21′, sendo que Pote ainda falhou um penálti, mas depois do intervalo os campeões nacionais, apesar das várias baixas (Amorim só tinha 8 suplentes e 2 eram guarda-redes), superiorizaram-se e até ficaram a dever alguns golos ao marcador. Nuno Santos substituiu Sarabia aos 30′ e acabou por ser decisivo com o golo que desbloqueou o marcador. Ugarte demonstrou novamente uma grande maturidade e foi o mais esclarecido durante o caos, também Esteves, na estreia na Liga, teve nota positiva, ao ir de menos a mais (primeiros 45′ encolhidos mas soltou-se depois do intervalo), num jogo em que Paulinho fez a diferença com as suas movimentações, jogo em apoio, passes, visão e técnica, sendo que ainda assistiu, e que voltou a ter um Pote desastrado na finalização (viu Frelih defender-lhe um penálti e duas bolas que deviam ser de golo). Já o Gil, que vinha de 5 jogos sem perder para o campeonato, tentou dividir na fase inicial, mas sentiu muito o 0-1 e não teve capacidade para responder.

Gil Vicente – Ricardo Soares montou uma equipa preparada para pressionar alto e importunar o máximo a posse de bola do Sporting, quase via o seu plano condicionado logo aos 12’, mas fez no geral uma exibição competente até sofrer o 1-0, num erro individual, não tendo sido capaz de reagir em desvantagem. Samuel Lino foi dos melhores do Gil, mostrando uma grande combatividade (deu muito trabalho a Gonçalo Esteves) e ainda se incorporou no ataque. Vítor Carvalho também teve nota positiva, ficou perto do golo e esteve forte na recuperação, enquanto Murillo fez alguns lançamentos perigoso. Navarro esteve mais apagado e perdeu uma oportunidade. Talocha esteve nos melhores lances ofensivos da equipa, enquanto Lucas Cunha alternou bons cortes com facilitismos e Pedrinho esteve desastrado no passe. Já Ziga Frelih fez uma grande exibição (venceu o duelo particular com Pedro Gonçalves, tendo tirado 3 golos ao goleador leonino).

Sporting – Leões chegam às 10 vitórias consecutivas no campeonato numa partida onde o dedo de Amorim, que reagiu bem ao caos na 1.ª parte, com substituições e alterações que acabaram por ser decisivas. Neto, com uma atitude pouco própria da sua experiência, desperdiçou a vantagem conseguida na expulsão de Fujimoto e trouxe algum descontrolo à equipa. No entanto, a entrada de Nuno Santos revelou-se decisiva, com o ex-Rio Ave a acumular as funções de ala e extremo e a colocar a equipa em vantagem com um grande pontapé, numa bola recuperada por si. Ugarte manteve-se no onze apesar do regresso de Palhinha e voltou a dar uma boa resposta, aparecendo até ofensivamente (conquistou um penálti). Quem também teve uma grande noite foi Paulinho, que fez um jogaço, culminado com uma grande assistência. Por outro lado, Sarabia foi o sacrificado com a expulsão e saiu sem impacto, enquanto Pote dividiu um golo com Inácio, teve várias chances, incluindo um penalti, mas revelou um grande desacerto nas ações (está muito ansioso). Matheus Reis esteve em destaque na defesa, enquanto lateral deu profundidade e ainda cortou um lance de muito perigo. Já Daniel Bragança marcou pontos nos minutos que esteve em campo (fez duas assistências que Pote desperdiçou) e aproveitou para se estrear a marcar esta época.

XI Gil Vicente: Frelih; Hackman, Lucas Cunha, Rúben Fernandes e Talocha; Vítor Carvalho, Pedrinho e Fujimoto; Murilo, Fran Navarro e Samuel Lino.

XI Sporting: Adán; Luís Neto, Coates, Gonçalo Inácio; Gonçalo Esteves, Manuel Ugarte, Matheus Nunes, Matheus Reis; Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia e Paulinho.

72 Comentários

  • Bruno Cunha
    Posted Dezembro 18, 2021 at 10:32 pm

    O Sporting vai levar este campeonato a brincar…

    Já vi um Benfica igualmente competente internamente mas que falhava nos jogos grandes. Este Sporting ate em jogos grandes é forte.

    É rezar que o Ruben se va embora no final do ano…

    • Pipi Romagnoli
      Posted Dezembro 19, 2021 at 12:17 am

      Ainda é muito cedo para dizer que somos favoritos, o Porto é muito competente e acima de tudo competitivo em jogos decisivos. Sl

    • VaideMota
      Posted Dezembro 19, 2021 at 1:11 am

      Sou benfiquista e gosto da ideia que o Ruben fique cá.

      Gosto muito do meu clube mas atrai-me o jogo e o Ruben sabe jogar o jogo.
      Gosto de ler que um jogo foi ganho pelo treinador, seja ele qual for e se o Ruben o faz com brio regularidade, como o fez na Luz, tiro o chapéu.

      Desejo também que um dia ele saia do Sporting se isso implicasse uma hegemonia leonina, e também desejo que perca jogos e que lhe faltem respostas tácticas para desafios futuros e desejo ouvi-lo a justifica-los e tentar resolve-los.

      Desejo-lhe sorte porque parece um homem bom.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 19, 2021 at 11:55 am

      Essa primeira frase não faz sentido nenhum. O Porto ganhando ao Vizela continua empatado com o Sporting e o Benfica ainda não está longe. Neste momento, é uma corrida a três com desvantagem para o Benfica e não acredito que ninguém seja campeão facilmente este ano.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Dezembro 18, 2021 at 10:34 pm

    Vitória muito importante, este Sporting continua a mostrar muita força.
    Neto, Neto… Que “passou-se”? Eu que tanto te elogio não estava à espera daquilo. Pena, o jogador estava num bom momento.

    Será que Bragança não tem golo? Não sei… Continuo a ter muita curiosidade em ver o jogador mais solto na frente. Talvez aconteça no futuro.

    Nuno Santos é isto. Tem garra, jogadores assim fazem falta.
    Gonçalo Esteves tem de facto aquele atrevimento típico dos extremos clássicos. Vinagre também. Pena que este esteja num momento não tão positivo.

    Boa vitória. Sporting não cede. Estou surpreendido com a temporada. Mas não sei se ganhamos algum troféu. É esperar.

    • GoncaloRola
      Posted Dezembro 18, 2021 at 10:51 pm

      O que aconteceu no lance do Neto? Não pude acompanhar o jogo e não encontro nada na net

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Dezembro 18, 2021 at 11:08 pm

        Chegou-se ao adversário e deu uma cabeçada meio de lado meio na nuca.. Foi essa a ideia com que fiquei.

        Acho que foi por troca de bocas.
        Já não é um miúdo… não pode fazer este tipo de coisa…

        • GoncaloRola
          Posted Dezembro 18, 2021 at 11:59 pm

          Obrigado!
          Realmente um jogador com a experiência dele não se pode deixar levar nestas picardias, mas bem os 3 pontos já cá moram

    • Mantorras
      Posted Dezembro 19, 2021 at 1:03 am

      Passou se mesmo. É a antitese do que costuma ser enquanto atleta centrado e fiavel.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Dezembro 18, 2021 at 10:35 pm

    Ainda na sequência da Taça da Liga, o futebol português sem VAR é algo de risível. A exibição do Tiago Martins, caso não houvesse VAR, era de antologia. O quão limitados são e a diferença que faz no futebol português é inacreditável. Talvez não tivessem sido só meia dúzia de títulos em 20 anos (nos outros 20 para trás não comento porque não vi, mas tendo em conta que já se estava no consulado de PdC e com o que surgiu nos anos 2000, não deve ter sido muito diferente).

    Mas esta equipa continua muito complicada de bater. Houve bastante fortuna nos golos, mas também houve muito desperdício (Pote anda irreconhecível a finalizar), incluindo um penalti. Grande segunda parte.
    Inácio e Reis fantásticos, Paulinho praticamente perfeito nos apoios, Bragança a espalhar magia aquando da entrada e Esteves a demonstrar a qualidade que tem na segunda parte.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Dezembro 18, 2021 at 10:36 pm

      Não sei o que se passou com Neto, mas atitude inenarrável.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Dezembro 18, 2021 at 10:39 pm

      Nota ainda para Amorim. Tirou Sarabia, o craque que se sabe e um jogador de estatuto grande, porque era o melhor para a equipa e acertou em cheio dando estabilidade e, acima de tudo, familiaridade à equipa a jogar com 10, repondo a linha de 5. Atacaram melhor por meter um jogador mais atrás, demonstrando a importância das rotinas no jogo desta equipa.
      De treinador. Especialmente quando seria tentador tirar Ugarte (pelo amarelo) e puxar Pote para o meio ou mesmo Paulinho, que vinha de covid.

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 18, 2021 at 10:42 pm

        Mr. Mojo,

        Exacto. Como disseste, e bem, foi uma acção de Treinador.

        Saudações Leoninas

    • JohnnyLongC
      Posted Dezembro 19, 2021 at 3:19 pm

      Então tu baseias-te no xG para sustentar a tua tese de que o Sporting é dos 3 grandes a que mais desperdiça e num jogo em que, com 2.4xG faz 3 golos, tu dizes que houve muito desperdício… um bocado incoerente

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Dezembro 19, 2021 at 3:59 pm

        O xG é inferior pelos dois primeiros golos que foram cheios de fortuna como eu referi. O desperdício foi sobretudo o penalti e os varios lances após os golos.
        Mas continuam essas indirectas dos xG porquê? Eu não disse que o Sporting era inacreditavelmente mau em termos de eficácia. Disse que era pior dos 3 grandes. E isso é factual como já provei. É a única em sub aproveitamento em relação a eles, os outros dois tem números acima do esperado.

        • JohnnyLongC
          Posted Dezembro 19, 2021 at 6:06 pm

          É a única em sub aproveitamento em relação ao xG, o que não prova rigorosamente nada. Aliás, tu próprio afirmaste agora que num jogo em que o xG é inferior aos golos, é possível haver bastante desperdício, o que diz muito sobre o xG.
          E no campeonato até assumo que seja equilibrado, nada da diferença absurda que queres dar a entender que é, mas na Liga dos Campeões o Porto teve muito mais desperdício do que o Sporting, mas nem tem comparação

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 18, 2021 at 10:35 pm

    Vitória sofrida mas justa.

    Individualmente, Paulinho mais uma vez a mostrar porque é que Rúben Amorim insistiu sempre na sua contratação. O homem não é só golos, a sua qualidade técnica, visão de jogo são fundamentais para dar outros argumentos ofensivos á equipa leonina. Já era fã do Paulinho no SC Braga e é um orgulho ver um avançado destes de leão ao peito.

    E ainda não foi desta que o nosso Pedro Mitalves voltou aos golos, o que não é normal nele. Que regresse aos golos frente ao Portimonense na próxima jornada. És grande Pedro Mitalves!

    Do lado do Gil Vicente, gostei muito de ver o guarda-redes do emblema de Barcelos. Frehli é um claro upgrade ao Denis. Muito interessante este guarda-redes.

    Saudações Leoninas

  • TLFlow
    Posted Dezembro 18, 2021 at 10:48 pm

    Alguém me sabe dizer algum site para ver estatísticas de cartões por faltas realizadas, é surreal a facilidade que os jogadores do sporting levam amarelo (o do Ugarte é de brandar aos seus). Gostava de confirmar a minha ideia, pois acho que o sporting é das equipas da liga que leva mais amarelos por menos faltas realizadas.

    • Ricard Bapt
      Posted Dezembro 18, 2021 at 10:54 pm

      O amarelo do Ugarte é irreal e o do Gonçalo Esteves igual forma irreal !
      Mais uma vez vermos jogadores adversarios a deitarem se ao chao sem motivo como por exemplo o pedrinho fez varias vezes… profissionallismo fraco !

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Dezembro 18, 2021 at 11:00 pm

      Normalmente, essa é a norma. Nos outros anos, tem sido quase sempre assim, já fiz esse apontamento aqui num comentário até 15/16 e o Sporting, na maioria dos anos, encontrava-se no topo dos amarelos da liga e Benfica e Porto nos últimos lugares.
      Este ano o Sporting vai com 47 amarelos em 206 faltas (4ª mais amarelada da liga).
      O Benfica tem 27 amarelos em 187 faltas e o Porto tem 40 amarelos em 205 faltas.

      Já houve anos em que a diferença foi bem maior.

      • offtopicguy93
        Posted Dezembro 19, 2021 at 5:26 am

        O benfica manda nisto tudo

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Dezembro 19, 2021 at 10:00 am

          Não se trata de mandar ou deixar de mandar. São factos!

          Cumprimentos.

        • Sporting1906
          Posted Dezembro 19, 2021 at 3:21 pm

          Não manda nisto tudo mas manda muito. Tal como o Porto. Não é por acaso que têm dividido o domínio do futebol português nos últimos 40 anos e que foi preciso haver VAR para o Sporting voltar a ser campeão.

          • Joga_Bonito
            Posted Dezembro 19, 2021 at 3:47 pm

            Não, o Benfica não manda nada, vocês é que insistem de vir com o paleio de equiparar Benfica e Porto. Ainda vêm com o paleio de que o Sporting foi campeão com o VAR, porque realmente o escândalo de o Benfica ter apenas um penaltie numa liga, algo impossível do ponto de vista estatístico, não abona nada em favor da suposta verdade que o VAR veio trazer. Não o VAR que nunca pára para anular golos que o Benfica sofra, mesmo que tenham óbvias irregularidades mas pára para observar ao mais ínfimo detalhe qualquer golo que o Benfica marque.
            Por isso se fosse a ti não vinha dizer que o Sporting foi campeão pelo VAR, porque às tantas isso ainda pode ter uma leitura curiosa. E não nos vamos esquecer dos 20 penalties do Mário Jardel no ano do campeonato…

            • Santos David
              Posted Dezembro 19, 2021 at 4:31 pm

              Nem mais !!!!!

            • Sporting1906
              Posted Dezembro 19, 2021 at 6:37 pm

              Comentário muito bonito mas eu ainda me lembro bem quem ganhou o campeonato em 2015/16 e como o ganhou. Com VAR nessa época o jejum do Sporting tinha durado menos 5 anos.

              • Joga_Bonito
                Posted Dezembro 19, 2021 at 8:02 pm

                Continuas a repetir mentiras e mitos. O
                Sporting não ganhou nada esse título mas vocês são useiros e vezeiros em repetir ad nauseum mentiras atrás de mentiras, ainda por cima quando existia BdC, que tem uma gestão sob suspeita de processos como o Cashball, só mesmo de rir com isto.

                • Sporting1906
                  Posted Dezembro 19, 2021 at 10:01 pm

                  Eu sei bem que o Sporting não ganhou esse título. Mas também sei bem que foi a melhor equipa em Portugal nessa época e se tivesse a mesma força do Benfica nos bastidores tinha sido campeão.

                  • Joga_Bonito
                    Posted Dezembro 20, 2021 at 12:09 am

                    O Sporting nao foi a melhor equipa e mesmo que fosse os campeonatos não são vitórias morais. O Porto no ano do golo do Kelvin nunca foi melhor que o Benfica mas se marcou um golo decisivo num confronto decisivo e passou para a frente ganhou a liga, é isto o futebol, não vitórias morais e acusações de bastidores feitas todos os anos, com a mesma cassetinha, só mudando os nomes. O Sporting não foi melhor que o Benfica nem perdeu pelos bastidores, mas continue a viver no wishfull thinking…

            • Pyros
              Posted Dezembro 20, 2021 at 3:01 pm

              “Impossível do ponto de vista estatístico”

              ahah, não, não é. Pode ser improvável, mas não é de todo impossível.

              • Joga_Bonito
                Posted Dezembro 20, 2021 at 5:25 pm

                É sim. Só por jogo podem existir para aí 10 penalties naqueles agarranços dentro dos cantos e livres, mais os lances que sempre se discute em cada área, em bola corrida. Sendo o Benfica um dos grandes clubes, com grande volume de jogo, É impossível só ter um penaltie num campeonato inteiro, isso é impossível do ponto de vista estatístico. Diz-me a última vez que isso sucedeu? E nesse ano viu-se que para os outros qualquer queda dava penaltie, por isso a questão nunca foi o VAR vir trazer nenhuma verdade desportiva, pelo contrário, o VAR só mostrou que era mesmo roubar. Não tem sequer a desculpa que não podiam ver os lances de novo. Se para o Benfica qualquer lance é analisado ao milímetro e por qualquer coisa se anulam golos mas quando pedíamos penaltie nem se consultava o VAR em muitos momentos, está claro o que se passou.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Dezembro 19, 2021 at 4:26 pm

          Não, mas sugeria uma pesquisa dos ultimos 5/6 anos e verá uma tendência em relação aos amarelos do Sporting e dos rivais.
          Um ano ou dois, ok. Agora, constantemente um deles no topo da tabela e os outros dois nos últimos lugares…
          Se o Benfica ou Porto mandam nisto tudo, não sei mas só por estes números e pelas amostras de arbitragens sem VAR e a diferença que faz nos jogos do Sporting, eu sei bem quem é que não manda nisto tudo…

      • Santos David
        Posted Dezembro 19, 2021 at 9:49 am

        Isso também pode ter a ver com a intensidade das faltas cometidas, nao?
        é que dizer que por tantas faltas têm que haver tantos cartoes é uma maneira “administrativa” de ver o futebol que para mim é estranha

        • Add1cted
          Posted Dezembro 19, 2021 at 11:47 am

          Devia de ter haver com a intensidade, mas exitem muitos lances semelhantes em que são atribuidos critérios diferentes e a diferença é a cor da camisola. apenas se mostra a estatística porque é com isso que se consegue mostrar o quão diferente é ano após ano.

        • Filipe Ferreira
          Posted Dezembro 19, 2021 at 12:19 pm

          Vai ver o amarelo do Ugarte ontem ou do Esteves. Isto limitando a amostra ao jogo de ontem porque é uma coisa recorrente já há vários anos

          • Filipe Ferreira
            Posted Dezembro 19, 2021 at 12:20 pm

            Até acrescento um exemplo completamente estapafúrdio. Há uns anos vi o Vietto levar amarelo em Braga por… entrar em campo no momento da substituição antes do colega sair. Já alguma vez viram isso acontecer a outro clube?

            Bem sei que essa é a regra, mas ou se aplica a todos ou não se aplica a nenhum. Tenho a certeza que o Vietto não foi o primeiro nem o último a fazer isto.

            • Santos David
              Posted Dezembro 19, 2021 at 3:14 pm

              Percebo o teu sentimento mas quando se pede que na arbitragem haja “interpretaçao” em certas situaçoes é de certeza que vai haver critérios diferentes segundo os arbitros, segundo os jogos e até num mesmo jogo
              E também nao esquecer que em Portugal apita-se tudo e mais alguma coisa e por vezes se podia deixar jogar mais, penso eu que faz parte de uma maneira de apitar em geral que para mim nao é a melhor para o espetaculo que deve ser o futebol
              Quando te respondi foi so para apontar que os numeros e estatisticas nao se podem analisar em bruto, por “escondem” outras coisas mas acho que percebi o que querias dizer
              Boas festas e até uma proxima

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Dezembro 18, 2021 at 11:04 pm

      Já contando com o jogo de hoje, e tendo portanto em conta que os adversários têm menos um jogo, a estatística para o campeonato é, salvo melhor opinião, a seguinte:

      Sporting ->13, 6 faltas por jogo causaram 46 amarelos e 2 vermelhos.
      Porto -> 14, 6 faltas por jogo deram origem a 36 amarelos e 2 vermelhos.
      Benfica -> 14 faltas por jogo ocasionaram 27 amarelos e 1 vermelho.

      São dados interessantes.

      • Ricard Bapt
        Posted Dezembro 18, 2021 at 11:10 pm

        Interessantemente dados q indiciam um desiquilibrio enorme no momento de julgas as faltas, e se tivermos em conta algumas como as assinaladas hoje q nem falta eram pior !

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Dezembro 18, 2021 at 11:12 pm

        Os dados são ligeiramente diferentes dos meus, mas talvez seja por alguma confusão que tenha feito com duplos amarelos. Ainda assim, é de facto ilustrativo e mantém a norma dos últimos anos.

      • TLFlow
        Posted Dezembro 18, 2021 at 11:23 pm

        Obg. Eu bem me parecia e o ano passado vi em algum lado em que o sporting tinha 1 amarelo em cerca de 4.5 faltas, o Porto em quase 7 e o Benfica em cada 8 e tal… ou seja algo que já não é de agora.

      • El Bandido
        Posted Dezembro 19, 2021 at 1:34 am

        Consegues dizer-me qual a fonte? Conheço algumas pessoas que precisam de ver isso.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Dezembro 19, 2021 at 11:34 am

          Foi ao whoscored e analisei individualmente os dados dos grandes. Depois foi só comparar.

      • Mushy
        Posted Dezembro 20, 2021 at 4:15 pm

        Interessante também era saber quantos amarelos por jogo levam as equipas adversárias nos jogos com os 3 grandes.
        Aposto que se vai notar uma tendência de mais amarelos aos adversários em jogos do Porto e Benfica e nos do Sporting muito menos amarelos aos adversários
        É apenas curioso…

    • VAR
      Posted Dezembro 19, 2021 at 2:08 am

      Já o ano passado o Sporting acabou o campeonato com mais 29 cartões amarelos que o FC Porto. Este ano já tem mais 9 que o FC Porto e mais 20 que o SL Benfica.

      https://www.espn.com.br/futebol/estatisticas/_/liga/POR.1/temporada/2020/vista/cartoes

      Não, não é de agora… Sempre foi muito fácil mostrar cartões aos jogadores do Sporting.

  • Alex03
    Posted Dezembro 18, 2021 at 10:49 pm

    O Neto uma semana de ordenado depois do que fez era pouco.

    Tivemos a favor uma expulsão e depois a equipa auto sabotou se.
    Na segunda parte a sorte dos ressaltos teve do nosso lado.

    A partir daí um Pote em condições tinha metido isto nos 4 ou 5.

    • Add1cted
      Posted Dezembro 19, 2021 at 11:30 am

      O Neto reagiu a uma provocação dando um encosto de cabeça ao Pedrinho, a atitude não foi correta mas diga-se que aquilo foi apenas um encosto de cabeça bem aproveitado pelo Pedrinho.
      De qualquer forma, o Neto com a experiência que tem já devia saber que não pode fazer isto muito menos depois de a equipa estar em vantagem numérica.

  • Filipe Ferreira
    Posted Dezembro 18, 2021 at 11:07 pm

    Uma vez mais, damos graças a Deus pelo VAR. Sem VAR hoje, Fujimoto ficava em campo, penalti por assinalar e Ugarte mal expulso. Incrédulo com esta arbitragem.

    Tinha muita expectativa para este jogo porque este Gil encanta, mas foram uma decepção, penso que acusaram demasiado a expulsão.

    Do lado do Sporting, um jogaço de Inácio, de Ugarte, de Matheus Reis e de Paulinho. No banco, Amorim genial. Quando não parecia fazer sentido tirar Sarabia para meter Nuno Santos, e isso foi a chave. Manteve-se todas as dinâmicas, o Sporting parecia estar com 11.

    Esta equipa é incrível, muito solidária, agarram se mesmo uns aos outros, parece que não abana.

    Melhor em campo para mim: Paulinho, pelas circunstâncias e por tudo o que acrescentou.

  • GoldenFCP
    Posted Dezembro 18, 2021 at 11:21 pm

    O Sporting tem uma regularidade interna e consistência defensiva que assusta qualquer um. Candidato 1 ao titulo.
    Matheus Reis esta cada vez melhor. Era ele que devia ter vindo para o Porto e nao o trepo do Zaidu.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Dezembro 19, 2021 at 12:12 am

      O Matheus Reis foi um verdadeiro reforço para esta época, o ano passado não era o mesmo jogador, também esteve parado algum tempo devido ao diferendo que teve com o Rio Ave, isso pode explicar o rendimento inferior da época passada, este ano dá gosto ver jogar.
      Quanto ao Gonçalo Esteves, que veio do teu Porto esteve melhor na segunda parte, quando teve autorização para se preocupar mais com o ataque do que com o processo defensivo, se bem que ainda tem tempo para melhorar este último aspecto, tenho muita esperança no miúdo. Sl

      • GoldenFCP
        Posted Dezembro 19, 2021 at 1:22 am

        Por mais pena que tenha pelo Gonçalo, porque obviamente o queria ver mais o irmao na principal, fez ele bem em sair. SC nao gosta de jovens, e faz questao de o mostrar sempre que pode. Gonçalo esteves fazia pior que Nanu,Zaidu ou Manafa?? Claro que nao, mas o que interessa é que estes correm muito portanto ha vagas para eles. Os de qualidade tecnica ficam na bancada ou entao a jogar na equipa B.
        Mas sim ainda esta verdinho. Mas é normal. O puto saltou dos sub19 do Porto(apenas 6 jogos lá) para jogar na principal do Sporting. Claro que havendo Porro e Esgaio ele passa para a equipa B mas este convívio com a principal, os minutos jogados mais os patamares queimados tem tudo para lhe fazer bem. Tem muito potencial. Próximo ano sai Porro, Esgaio assume e ele vira a opçao 2 para a ala direita. Noutros exemplos, quando sair Palhinha ou Matheus Nunes há Ugarte para assumir. Saiu Nuno Mendes, já la andava Matheus Reis e já estava contratado o Vinagre, que estava em má forma antes da lesao mas tem muito potencial tmb. Adoro esta gestao do Sporting.
        Nao sei até que ponto nao deviam começar a preparar a sucessao do Amorim com alguém cheio de potencial na equipa B e nos sub23. Porque o verdadeiro craque do Sporting está no banco de suplentes e é o que mais vejo dificuldades em substituir

  • Gustavinho
    Posted Dezembro 19, 2021 at 12:54 am

    Deixar um enorme reconhecimento à evolução do Matheus Reis, quem o viu a época passada e quem o vê agora.

    Está se a tornar um senhor jogador, seja a ala esquerdo ou a central, com um papel cada vez mais preponderante no plantel.
    Fedal vai ter dificuldades para voltar a ter a titularidade regular.

    Com apenas 26 anos e pelo preço que custou (quase 0), está se a confirmar mais um grande negócio (outro Mateus).

    • Add1cted
      Posted Dezembro 19, 2021 at 11:14 am

      Sem dúvida!
      Não esquecer que quando chegou estava parado e a treinar à parte no Rio Ave durante muito tempo… No ano passado tinha Feddal à frente no eixo central e à esquerda tinha Nuno Mendes, esta época sendo mais regular está num melhor momento de forma e mais confiante.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 19, 2021 at 1:09 am

    O Sporting da inveja. Tem uma verdadeira equipa e o Ruben continua a dar aulas no banco.
    Parabens.

  • Pormenor Tatico
    Posted Dezembro 19, 2021 at 9:12 am

    Jogo vintage Sporting, quando temos algo a nosso favor, parece que deitámos tudo a perder, é algo que já vejo há anos neste clube, 1ªparte muito confusa, em que se jogou 15 ou 20 minutos, os jogadores pareciam que se estavam a sabotar a eles próprios, expulsão incompreensível de Neto, num campo difícil e com +1, um jogador com a experiência dele têm que ter outro controlo, mas pronto, o ser humano não é perfeito, desde que não repita.

    Pote também muito mal na 1ª, falhou um penalty e mais 1 ou 2 bolas de possível golo, muito alheado do jogo, na 2º melhorou bastante, mas continuo perdulário.

    Podia ter sido um resultado histórico sem a expulsão, mas o Gil também iria defender mais baixo, até podíamos fazer menos golos, na 2ª foi o Sporting que estou habituado, intenso, reativo, o Gil nem cheirou, foram 3 e podiam ter sido mais 2 ou 3.

    Como já disse, temos tudo para sermos bicampeão, temos o melhor plantel e treinador, os rivais vão acabar por perder +pontos, o plantel pode ser curto, embora os outros também sejam, mas temos 17,18 que dão garantias e depois há os miúdos, o projeto está muito bem definido…

    O banco, sim, é algo pobre, devíamos ter 1 central e ponta em Janeiro e o Amorim deu a entender que haverão reforços até para o médio prazo.

    Acho que o Porto vai deixar pontos em Vizela ou com o Benfica, temos que aproveitar, estamos melhores que na época passada, criamos mais lances, defendemos melhor, não temos é a mesma eficácia, mais pontos, acho que podemos chegar aos 90 e terminar sem derrotas.

    • offtopicguy93
      Posted Dezembro 19, 2021 at 1:31 pm

      Que eficácia? O sporting ganhou 10 jogos depois dos 88 minutos o ano passado… este ano sim estão mais eficazes, fazem muito mais golos

    • josevilela
      Posted Dezembro 19, 2021 at 2:17 pm

      Só isso e ganhar todas as taças, a champions, a liga Europa e ainda tentar o mundial.

      Vamos ver é se tanta bazófia não sai furada no fim.

      • Pao com Presunto
        Posted Dezembro 19, 2021 at 9:25 pm

        Espero que dois trolls não representem “os sportinguistas” que tanto se apregoa por aqui quando as coisas correm mal. Todos perdem, em algum momento.

        • Mushy
          Posted Dezembro 20, 2021 at 4:03 pm

          Este gajo deve ser comediante ou aspirante a comediante….Só vem dizer disparates.
          Já há muito tempo que venho dizendo isso, que vem aqui fazer comentários troll e ter um pouco de atenção.

  • Samurito
    Posted Dezembro 19, 2021 at 11:37 am

    Começo a colocar todas as minhas fichas na conquista deste campeonato por parte do Sporting. Ideia de jogo bem definida, defesa sólida e acima de tudo um pragmatismo com o dedo do Amorim que não engana.
    No entanto no jogo de ontem (bem ganho pelo Sporting) há uma mão na bola na área do Sporting que não pode passar impune ao escrutínio do VAR.

    • Gustavinho
      Posted Dezembro 19, 2021 at 12:03 pm

      O jogador estava a cair e de costas, aquele era o braço de apoio. Ia por o braço onde?

      E ainda para mais, durante o jogo não deu nenhuma repetição em que ficasse claro que a bola bateu no braço, a mim até só me pareceu costas.

    • Filipe Ferreira
      Posted Dezembro 19, 2021 at 12:17 pm

      O braço que serve de apoio enquanto cai no chao?
      Isso é ridiculo na minha opinião.

    • AlexanderSearch
      Posted Dezembro 19, 2021 at 1:09 pm

      as regras quanto a essa situação são claras: mão está no chão, a servir de apoio. não é penalti. Bem ajuizado pelo arbitro e VAR

    • Mario S.
      Posted Dezembro 19, 2021 at 2:49 pm

      Nem sequer fiquei convencido que foi no braço mas se foi, o VAR esteve muito bem para um lado e para o outro, não vejo razão para contestar esta decisão quando mesmo os comentadores apoiaram a decisão!!

  • coach407
    Posted Dezembro 19, 2021 at 12:46 pm

    Na antevisão tinha dito que os 2 jogadores a observar para o nível “grande” no Gil Vicente eram o guarda-redes Ziga Frelih e o Samuel Lino. Dois jogadores que podem encaixar no plantel. Fran Navarro é muito bom para a realidade do Gil Vicente, tal como Vítor Carvalho, Pedrinho ou Fujimoto, mas são jogadores que, no máximo, podem servir para suplentes do Braga.

    O Ziga tem-me impressionado, é super completo, uma estatura física impressionante e depois com a bola nos pés é uma maravilha. Tem um belo pé esquerdo. Apenas 23 anos, claramente a reter.

    Em relação ao jogo, ficou destruído na expulsão do Fujimoto. O Gil Vicente a pressionar extremamente alto em 4x2x4 estava a deixar o Sporting extremamente desconfortável e simplesmente não conseguiam sair a jogar. Grande parte daqueles 10 minutos foram jogados no meio-campo do Sporting e estava um jogo taticamente riquíssimo.

    Com a expulsão do Fujimoto, o Gil Vicente foi obrigado a recuar as linhas e prometia ser um jogo de defender o jogo todo. O Neto ainda permitiu que voltasse a haver jogo que realmente voltou logo a ser muito equilibrado com o Sporting a ter muitas dificuldades em criar perigo. Teve o penálti que acabou por ser caído um bocado do céu por uma estupidez do Vitor Carvalho, mas o Gil Vicente também teve um golo cantado naquele lance do Talocha que o Matheus Reis defende com a mão e a bola anda ali sempre com um perigo extremo para o Sporting.

    Contas feitas, ao intervalo o resultado era justo. A 2a parte começou na mesma lógica, mas mais um erro gritante do Gil Vicente (Rúben Fernandes) desta vez deu golo.

    Até acho que o Gil Vicente conseguiu reagir porque teve vários ataques à profundidade muito perigosos em que falhou a finalização ou a receção, mas o Gil foi criando perigo nesses lances que poderiam perfeitamente ter dado golo.

    Com o 2-0, que novamente é um remate com ressalto a acabar lá dentro e que tem origem noutro erro estúpido (passe disparatado do Pedrinho deu o canto), o Sporting, aí sim, começou a estar confortável no jogo. Começou a jogar futebol, a criar oportunidades em lances “normais” (em vez de serem caídos do céu em erros do Gil e cheio de ressaltos) e o Gil ia continuando a atacar pela profundidade e poderia ter reaberto o jogo com o 2-1, mas o Sporting foi controlando, meteu o jogo no congelador, aí o Paulinho começou a ver-se naquela lógica de passe para o lado e para trás com toda a calma do mundo de quem está a ganhar.

    O 3-0 ainda surge num lance ilegal (Paulinho jogou com o braço), poderia ser surgido mais cedo (Ziga Frelih respondeu bem), o que também acaba por ser natural porque o Gil Vicente estava com o Murilo a lateral direito e um meio-campo com 2 médios claramente ofensivos e na procura do golo. É perfeitamente natural que o Sporting também tenha mais facilidades em criar oportunidades de golo, o Gil não tinha nada a perder.

    Não deixa de ser pena que o Matheus Nunes não tenha sido expulso em nenhuma das 2 vezes que deveria ter sido pelo critério adotado no jogo. Se Fujimoto e Neto são expulsos por “laranjas” que tocam “de raspão” então o Matheus Nunes também deveria levar amarelo quando calcou o adversário e depois no lance que acerta com o braço na cara do Samuel Lino (não hesitou em dar amarelo ao Vitor Carvalho por menos). Ou tem um critério apertado ou largo. Ter os dois no mesmo jogo é esquisito.

    Talvez assim houvesse jogo, mas enfim, esta arbitragem foi má demais como o amarelo ao Ugarte e outros lances completamente anedóticos…

    Pelo menos o Estoril, Vitória e Portimonense não ganharam portanto não se distanciam (muito) na luta pela Europa.

    • Mario S.
      Posted Dezembro 19, 2021 at 2:46 pm

      Para quem nâo viu o jogo e leu este comentário fica com a impressâo que o Gil Vicente foi superior ao Sporting, teve mais oportunidades que o Sporting, que de certa maneira o Sporting foi beneficiado pelo árbitro e o Gil Vicente só não ganhou porque cometeu erros gritantes!! Mas eu que vi o jogo, não me lembro de um remate perigoso à baliza do Sporting e só me lembro de uma oportunidade de golo pró Gil Vicente, mas posso estar errado!!
      SL

      • coach407
        Posted Dezembro 19, 2021 at 4:03 pm

        Só se não souberem ler é que interpretam isso.

        -> “Gil Vicente foi superior ao Sporting, teve mais oportunidades que o Sporting”
        Não sei onde se lê isso no meu comentário. Disse claramente que ao intervalo o resultado era justo, houve 1 oportunidade clara para cada lado, o penalty do lado do Sporting e o lance do Talocha intercetado pelo braço do Matheus Reis que teve a insistência do Murilo e a bola andou ali com imenso perigo. Tirando o período entre expulsões, foi um jogo equilibrado nas suas diferentes dimensões.
        Depois disse que na 2ª parte o Gil Vicente teve uma sequência de erros bem aproveitados pelo Sporting que levaram ao 1-0 e ao 2-0, ou seja, neste período estou a dizer claramente que o Sporting foi melhor porque não só não cometeu erros como aproveitou os do adversário logo há uma clara superioridade já que um jogo de futebol é isso mesmo.
        Depois disse que a partir do 2-0 o Sporting muito superior.

        Ou seja, 1ª parte equilibrada, até ao 2-0 Sporting superior, depois do 2-0 Sporting extremamente melhor. Onde é que disse que o Gil Vicente foi melhor?

        -> “De certa maneira o Sporting foi beneficiado pelo árbitro”
        É evidente que o 3-0 foi ilegal, mas não afetaria a vitória do Sporting logo nem considero propriamente um benefício.
        Também referi que o Ugarte levou um amarelo anedótico, mas aparentemente só olhas por um olho. Sporting prejudicado aqui.
        Na mesma lógica, referi que o Matheus Nunes deveria ter levado amarelo (que por acaso era o 2º e, esse sim, poderia ter impacto no resultado) ou então o Vítor Carvalho não deveria ter levado num lance igual. Com a agravante que não foi o único 2º amarelo que ficou por dar a este jogador portanto claro que aqui o Sporting foi beneficiado e que neste caso são decisões com um potencial impacto no resultado muito grande. É preciso reconhecer decisões erradas para os dois lados e filtrar as que têm impacto ou não no jogo. O Ugarte ficou condicionado, o 3-0 é irrelevante e o Matheus Nunes ficar em campo 2 vezes também afeta muito o jogo, como é evidente.

        “Gil Vicente só não ganhou porque cometeu erros gritantes”
        É evidente que o jogo deixou de estar equilibrado quando erros bem aproveitados pelo Sporting o desequilibraram. Mas isso só reforçar que o Sporting foi superior. Dizer que cometeram erros gritantes não é um elogio por chocante que possa parecer ter de explicar isto… cometer erros é negativo, não é a dizer “parabéns ao Gil que só perdeu por cometer erros”……. Parabéns ao Sporting porque não os cometeu ou pelo menos o Gil Vicente não teve a capacidade do Sporting para os aproveitar.

        “Gil só teve uma oportunidade de golo”
        Sim, estás errado. Além daquela oportunidade flagrante da 1ª parte, tens pelo menos a bola do Fran Navarro que ficou isolado e rematou de pé esquerdo para defesa do Adán, tens o lance do Murilo que faz um cruzamento para o Fran e o Lino sozinhos que ambos não conseguiram finalizar e tens pelo menos 2 lances na profundidade que por alguma falha na receção não ficaram isolados.

        • Mario S.
          Posted Dezembro 19, 2021 at 6:00 pm

          Desculpa-me mas é um comentario no minimo faccioso, só para veres que fizeste um parágrafo inteiro, o ultimo, para no fundo simplesmente dizeres que o Gil Vicente de facto só teve uma oportunidade de golo, era escusado.

          -Se rematou com o pé esquerdo ou com as costas, a verdade é que foi sem força e á figura, isso é uma oportunidade de golo? Ele chutou fraco e à figura, ponto!!

          -O cruzamento do Murillo que ninguem finalizou, é uma oportunidade de golo??

          Por exemplo, o Ugarte levar um amarelo aos 20min salvo erro, não tem impacto no desenrolar de um jogador naquela posição do terreno?? Mais uma vez relativiza o impacto desse amarelo à equipa do Sporting.

          Depois, achar que o Mateus Nunes a conduzir a bola completamente à vontade, tem a intenção de acertar com o braço no jogador do Gil Vicente e por isso levar amarelo, não é ser Faccioso, mas sim Grosseiro.

          Desculpa-me mas é a minha opinião.

          Comentário simples e objectivo ao jogo??

          Boa réplica do Gil vicente, bateu-se de igual para igual na primeira parte na qual teve uma boa oportunidade de golo e na qual o Sporting desperdiçou um pénalti.
          Na segunda parte o Sporting tomou conta do jogo sem contestatação, quer em termos de posse de bola quer em termos de futebol jogado, o Gil Vicente raramente teve bola. O Sporting marcou 3 golos que podiam ter sido 6!!

          Acha que este comentário esta errado??

          SL

    • lavagante
      Posted Dezembro 19, 2021 at 4:49 pm

      Ainda bem que não és árbitro nem tens noção do que dizes. Imagina se tivesses, o Sporting estaria em problemas.

      SL

    • Pyros
      Posted Dezembro 20, 2021 at 2:52 pm

      O golo do Paulinho é perfeitamente legal – a bola bate no braço de forma involuntária, e não sendo o autor do golo, este não é invalidado.

    • Mushy
      Posted Dezembro 20, 2021 at 3:56 pm

      Mais uma pérola “à la coach407”, nada tendenciosa, sempre correta.
      Curioso que os jogos do Sporting acontecem sempre coisas estranhas, ou o Sporting ganha com sorte, ou é lances duvidosos ou é expulsões e cartões não mostrados para o Sporting sporting sporting…..impressiona a seu foco tão grande no Sporting.

      No entanto quando jogam outros, é tudo limpinho limpinho…o golpe de Karate Valchodimos no sta clara, conseguiu recitar Camões e Pessoa e dizer que não foi nada de especial entre outras pérolas de tantos jogos.

      Estes jogadores do Sporting são o diabo, brutos, agressivos, uns animais e os árbitros permitem tudo…uma roubalheira. Fica satisfeito assim?

Deixa um comentário