Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting tranquiliza depois do intervalo e passa a ficar a 8 do FC Porto; Diaby (já leva 7 golos), Raphinha e Bruno Fernandes (mais duas assistências) marcaram; Renan evitou o golo em 3 ocasiões; Bas Dost protagonizou mais uma exibição inenarrável; Portimonense, que teve Paulinho em destaque, ameaçou o empate no 1.º tempo mas não incomodou na 2.ª parte

Sporting 3-1 Portimonense (Diaby 10′, Raphinha 12′ e Bruno Fernandes 90′ g.p.; Paulinho 31′)

O Sporting regressou às vitórias aproveitando assim a derrota do FC Porto para se colocar a 8 pontos do 2.º lugar. A partida nem foi fácil para os leões, que, depois de terem feito o mais dificil, com o 2-0 a abrir, viram o Portimonense ameaçar por várias vezes. Valeu Renan (3 grandes defesas) e a maior estabilidade emocional e defensiva na 2.ª parte. Bruno Fernandes (23 golos e 13 assistências) voltou a fazer a diferença com um golo e duas assistências, também Mathieu esteve em destaque na defesa, já Bas Dost rubricou mais uma exibição para esquecer, alheando-se do jogo e até dos momentos de finalização (chegou a passar a bola para ninguém quando estava isolado). O conjunto de Folha, por sua vez, contou com um grande Paulinho no 1.º tempo, mas o ex-FC Porto apagou-se depois do intervalo e com isso a sua equipa desapareceu ofensivamente.

Quanto ao encontro, o Sporting começou por ameaçar por Diaby, mas o maliano não conseguiu acertar no esférico na cara do guarda-redes. Contudo, aos 10′ abriria o activo na sequência de um canto de Bruno Fernandes, tendo o médio assistido Raphinha para o 2-0 dois minutos depois. A partir daí o Portimonense foi crescendo e Mathieu negou o 2-1 a Tabata. Pouco depois, Diaby após uma simulação de Dost ficou isolado, mas não conseguiu finalizar com sucesso. Respondeu o Portimonense, que marcou por intermédio de Paulinho. A seguir o conjunto de Folha ameaçou através Lucas Fernandes, mas o livre do médio saiu ligeiramente ao lado, ao passo que Renan, por duas ocasiões, negou o golo a Paulinho e Wellington. Antes de fechar o 1.º tempo, Dost completamente isolado não chutou e Lucas Fernandes acertou na barra num tiraço à entrada da área. Na 2.ª parte o jogo foi mais morno e quase sem oportunidades. Keizer fez sair Bas Dost e Raphinha apostando em Luiz Phellype e Doumbia e pouco depois dos 70′ Bruno Fernandes ficou perto do 3-1, depois de ter driblado Pedro Sá, mas Ricardo Ferreira evitou o golo. Até que em cima dos 90′ veio o golo da confirmação, com Bruno Fernandes a ser carregado por Aylton Boa Morte e a converter o penálti.

Sporting – Os Leões entraram muito bem e pareciam partir para uma grande exibição fruto de dois golos a abrir, mas rapidamente perderam o controlo da partida e os fantasmas de jogos anteriores pairaram sobre o relvado. Renan foi adiando, mas com o golo de Paulinho a equipa voltou a abanar. No entanto a estabilidade depois do intervalo acabou por ser suficiente para chegar aos 3 pontos. Nota para Bruno Fernandes, que continua a resolver jogos com a sua visão de jogo, qualidade no passe e no remate, tendo contribuído com um golo e duas assistências. Acuña também fez uma boa exibição, sobretudo na 2.ª parte, enquanto Wendel conseguiu transportar a espaços, mas nem sempre definiu bem. Já Raphinha e Diaby (leva 7 golos) também marcaram, mas por vezes pecaram na decisão, assim como Bas Dost, que foi solicitado várias vezes e nunca correspondeu, sendo substituído aos 60′. No miolo, Gudelj fez uma 1.ª parte horrível, culminada com a passividade no golo sofrido, mas na 2.ª subiu de produção e fechou melhor os espaços, sobretudo após a entrada de Idrissa Doumbia. Já Ristovski sentiu dificuldades em todo o encontro, abusando das faltas, e Ilori acumulou várias desconcentrações e passes errados em zona proibida. Em sentido inverso, Mathieu foi o bombeiro de serviço e ajudou até a levar a equipa para a frente em vários momentos, enquanto Renan foi determinante a segurar o 2-1 no 1.º tempo.

Portimonense – Os algarvios somaram a 5.ª derrota em 6 jogos e, apesar da qualidade do elenco, devem ter um final da época atribulado. Folha apostou em vários homens rápidos e bons tecnicamente do meio para a frente, mas a má entrada no jogo acabou por complicar bastante a missão em Alvalade. Os laterais Henrique e Tormena sentiram muitas dificuldades nas costas, enquanto Pedro Sá não conseguiu ter a preponderância habitual no miolo. Em sentido inverso, Paulinho e Lucas Fernandes tiveram momentos de alto quilate na 1.ª parte, mas na 2.ª perderam gás, juntamente com Tabata e Aylton, que cometeu o pénalti que sentenciou o jogo. Já Wellington não conseguiu ter impacto no lugar habitualmente ocupado por Jackson. Por fim, nota para Paulinho Boia, que veio agitar, mas numa fase que a equipa já estava muito desgarrada e com menos espaço para criar perigo.

XI do Sporting – Renan Ribeiro; Ristovski, Ilori, Mathieu, Acuña; Gudelj, Bruno Fernandes, Wendel; Raphinha, Diaby e Bas Dost

XI do Portimonense – Ricardo Ferreira; Tormena, Lucas Possignolo, Jadson, Henrique; Pedro Sá, Paulinho, Lucas Fernandes; Aylton Boa Morte, Tabata e Wellington

77 Comentários

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 4, 2019 at 11:09 am

    Mais um jogo em que o Bruno Fernandes carregou o Sporting às costas…

    Bas Dost está mesmo com um bloqueio psicológico…

  • Chomate
    Posted Março 4, 2019 at 10:48 am

    Continuo sem perceber a insistência no Gudelj, e porque é que não se dá uma oportunidade (a sério, não é jogar 5 minutos que vai fazer alguma coisa) ao Geraldes. Faz-me questionar se no Sporting, joga-se pela qualidade ou pelo dinheiro que o jogador custou ao clube.
    Wendel, ontem fez uma primeira parte anedótica, falhava passes fáceis, e há alturas em que parece que em vez de pés, tem tábuas, da forma que ele receciona algumas bolas. Miguel Luís, também desapareceu outra vez, e é outro jogador que era capaz de fazer muito melhor. Mas como é da formação, não joga.
    Depois há Bas Dost, que se arrasta em campo, tem medo de rematar á baliza e completar um passe, é motivo para festejar. Ok, Luiz Phellype também não é grande espingarda, mas ao menos é lutador e nao tem medo de chutar á baliza. Ou então mete-se o Diaby a ponta de lança num 3x4x3, com BF e Raphinha a dar apoio. Não sei, mas qualquer coisa é melhor do que ter lá o Bas Dost, naquele estado psicológico.

    SL

  • FVRicardo
    Posted Março 4, 2019 at 9:43 am

    Com Bas neste nível e com os jogos que se aproximam (Boavista e Sta. Clara), acho que o melhor seria colocar Diaby a ponta, porque também já se viu que Luiz Phellype também não desenrasca

  • Bio
    Posted Março 3, 2019 at 11:16 pm

    Não vi o jogo todo, mas este Sporting não transmite segurança nenhuma.
    Depois do 2-0 o Portimonense teve inúmeras oportunidades de golo, podendo perfeitamente ter chegado ao empate antes do intervalo.
    Valeu mais uma exibição de grande classe do Bruno, que vai carregando a equipa às costas. Se ele se lesiona ou fica castigado o Sporting vai sofrer muito…

    Nota final para aquele penálti ridículo. A qualidade da arbitragem em Portugal tem de subir de nível, especialmente com o VAR. Não marcar falta em tudo o que é contacto seria um bom início…

  • PauloDybala1O
    Posted Março 3, 2019 at 10:54 pm

    Toda a gente fala que o Bas tem dee ser encostado porque não está bem mas acho que nenhum sportinguista reparou bem no suplente , chama-se Luiz Phellyppe, que é pior que um pino , Bas sem uma perna joga muito mais que ele, porque sim realmente o Luiz cada vez que tem entrado tem jogado muuuuuito , enfim enfim.

    Notas positivas : Acuña , BF e Idrissa

    • Kacal
      Posted Março 4, 2019 at 12:37 am

      É isto, totalmente de acordo PauloDybala10!

      • PauloDybala1O
        Posted Março 4, 2019 at 11:59 am

        Não percebo a sério Kacal, faz me uma confusão tremenda, o Benfica tem o Jonas no banco, o Porto tem Adrian e o Sporting dá se ao luxo de ter o grande Luiz no banco , quem me dera ter o Adrian no banco, grande abraço Kacal, espero que esteja tudo a andar contigo !

        • Kacal
          Posted Março 4, 2019 at 1:38 pm

          Concordo totalmente. O Sporting tem um ataque forte no 11, mas o banco é limitado. Precisa de uns 2 jogadores de outro nível. Embora o Diaby seja avançado e fosse na teoria um suplente de Dost ou um parceiro para ele. Mas o Luiz Phellype é realmente limitado, até agora nada fez nos minutos que teve e golos nem vê-los.

          De resto, está tudo ótimo comigo e por aqui PauloDybala10, Obrigado por perguntares. Espero que também esteja por aí e contigo! Abraço

    • Joao X
      Posted Março 3, 2019 at 11:12 pm

      Se Keizer desse mais tempo de jogo ao LP podia ser que rendesse. Só vendo.
      E também há a opção de colocar o Diaby no meio, que certamente é melhor do que ter o holandês.

      • PauloDybala1O
        Posted Março 4, 2019 at 11:57 am

        Se o Keizer desse mais tempo ? já dá mais tempo do que merecia, nao joga nada, mas andamos aqui a brincar ao Luiz Phellyppe ? uma equipa que quer ser campeã tem o Luiz ?

  • josediogo
    Posted Março 3, 2019 at 10:40 pm

    Como é que o Gudelj continua a jogar? A sua ação no golo do Portimonense é algo de anedótico.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 3, 2019 at 10:34 pm

    BF começa a cheirar a JVP nos anos 90 no Benfica.
    Quanto a Bas Dost acho que é preciso equacionar um problema psicológico no jogador. Porque por mais ou menos dotado que seja, não é lógico um jogador fazer as coisas que tem vindo a fazer. Este lance e aquele contra o Marítimo, em que perdeu o golo por baixar a cabeça, gritando em frustração, parecem de alguém que está a passar uma depressão. Já parte derrotado e quando vê a bola, prefer gritar e baixar os joelhos. Neste momento era bom que o tirassem por uns jogos, para o proteger. O que ele está a dar neste momento, qualquer outro pode: estar plantado na área à espera da bola. Não defende, não ganha bolas divididas, nem segundas bolas. Seferovic e Marega podem ser limitados, mas lutam, roubam bolas. Vejam a acção de Seferovic no 1º golo do clássico. Ou as vezes que Marega corre para flectir nas alas e esperar por um apoio. Dost podia subir 2 metros atrás e tentar roubar bolas. Ou ganhar divididas a centrais mais baixos. Não é falta de garra, é de crença.
    BF a continuar assim só pode sair por 50 milhões no mínimo. Já agora, garantam que ninguém assinou nenhuma cláusula no contrato dele que diga que a partir de x valor o clube é obrigado a vender, mesmo abaixo da cláusula. Assim sucedeu com Moutinho, que tinha (ao que se constou) uma cláusula no contrato que dizia que a partir de 10 milhões o Sporting não podia parar uma venda.
    Espero que o Sporting não tenha caído no mesmo erro. Acho que o melhor campeonato para ele é o italiano, porque acho que ele encaixa bem no que os italianos gostam num médio.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Março 4, 2019 at 7:42 am

      O Bruno Fernandes veio de Itália, onde passou de bom a mau porque aumentou-se o grau de exigência e ele não correspondeu. Jamais voltará para lá. Aliás, em Portugal não é muito difícil um jogador destacar-se como ele, se o Pizzi o faz…

      • Joga_Bonito
        Posted Março 4, 2019 at 2:16 pm

        Mas desta vez regressa com outro ar, com mais de 20 golos época, com um futebol mais maduro. Há casos de quem regressou ao mesmo clube (Matic para o Chelsea, via Benfica) e se deu bem. BF está a entrar naquela fase da carreira em que parece explodir de rendimento.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 4, 2019 at 10:00 pm

          Não me parece, Itália já deu o que tinha a dar para ele. Espanha, Alemanha ou Inglaterra, por esta ordem, são o melhor para ele.

      • Mike The Kid
        Posted Março 4, 2019 at 2:11 pm

        Foi sempre titular, udinese e sampdoria, que teoria é essa de não corresponder?

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 4, 2019 at 9:59 pm

          Basta ver os números de golos e assistências, isso de ser sempre titular era mais por não ter alternativas quando jogava mal…

    • Kacal
      Posted Março 4, 2019 at 12:36 am

      Subscrevo a parte do Bas Dost. Espero que o Keizer o tire uns jogos e o protejam das críticas, ele não está nada bem e isso está a prejudicar claramente o seu jogo e sobretudo a “toldar” a opinião das pessoas que vão virar-se contra ele. Parar, pensar, tratar do problema, corrigir e depois voltar em força.

  • Pablo
    Posted Março 3, 2019 at 10:29 pm

    O Sporting só ganha porque o BF anda a fazer uma época estrondosa, Dost anda bem mal precisa de banco. O penalti do terceiro golo é anedótico Capela sempre quer ser protagonista dos jogos em que apita

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 3, 2019 at 10:27 pm

    Este era um bom jogo para dar uma alegria aos adeptos, mas apesar da vitória a equipa não encantou, sofreu até, e teve nota apenas suficiente devido ao talento de Bruno Fernandes. O médio continua a carregar a equipa e foi decisivo com duas assistências e um golo.

    Quanto ao jogo, duas partes distintas. A equipa marcou dois golos e depois desligou. Não há grande cultura de vitória neste elenco e as desconcentrações e relaxamento acontecem com relativa facilidade. Não sei se é um problema de Keizer se do próprio elenco, mas a verdade é que a agressividade e o posicionamento dos jogadores na 2.ª parte foi muito diferente. A 1.ª parte foi um bocado louca, com um excesso de ataques rápidos e pouca cabeça no jogo. Jogou-se à bola e não futebol e os bombeiros Mathieu e Renan acabaram por safar. Na 2.ª parte a equipa meteu o jogo no congelador e foi levando a água ao seu moinho. Faltou outro discernimento a finalizar.

    Individualmente, além do Bruno, voltei a gostar da entrada do Doumbia, que já devia ser titular. Tem uma presença e capacidade nos duelos muito superior ao Gudelj, que fez uma 1.ª parte horrível mais uma vez. Tecnicamente também é forte. Acuña bom jogo também, a contrastar com Ristovski. É altura de testar Thierry Correia claramente. Ilori também adormecido, a cometer erros básicos e sem nexo. Gosto dele, mas não pode cometer estes erros senão é colocado no banco provavelmente. Nota ainda para o Diaby, que por vezes é meio trapalhão, mas marcou e é um jogador importante porque se assume, é competitivo, pressiona e dá sempre uma solução de passe. Raphinha já não gostei tanto.

    Por fim, nota para Dost. Foi substituído e bem. Não percebo o que se passa. Foi solicitado 4 ou 5 vezes e, se no cruzamento de Acuña nem saltou, nas outras nem quis rematar. Declina sempre responsabilidades e depois admira-se de sair. É um caso para Keizer resolver.

  • ACT7
    Posted Março 3, 2019 at 10:26 pm

    Começou bem o Sporting e parecia que ia ter o jogo tranquilo mas o Portimonense deu uma boa réplica.
    Foi um bom jogo na 1ª parte, foi pena o jogo ter ido para intervalo que estava a ser um jogo com oportunidades para os dois lados.
    B.Fernades a carregar o Sporting, mais uma vez. Do outro lado o Paulinho também esteve bem principalmente na 1ª parte.
    Sente-se a falta do Nakajima nos algarvios.
    Bas Dost está uma miséria, o melhor lance do jogo até acaba por ser quando não toca na bola. Cara a cara com o Gr e passar para trás foi só ridículo, assim fica difícil qualquer adepto estar do seu lado.
    Ilori com alguns erros, já vai com 26 anos e ainda há quem pense que está ali uma jovem promessa.
    Acuna têm uma raça incrível.

  • GoncaloB
    Posted Março 3, 2019 at 10:18 pm

    Lembro-me de uma fase na era JJ em que o Dost tambem esteve varios jogos em sub-rendimento, sempre com medo de rematar, sempre a tentar assistir o colega. Na altura conseguiu ultrapassar essa fase mais negativa e penso que o voltará a fazer. O problema é que não existe uma alternativa credível e acho praticamente impossível irmos encontrar um avançado da mesma qualidade visto a falta de dinheiro que parece existir neste momento.

    Destaco obviamente Bruno Fernandes, aquele passe para o Raphinha que dá o canto para o primeiro golo é qualquer coisa para ver e rever, o Sporting sem ele estaria a meio da tabela, se tanto, joga tanto este homem.

    Acuña, esteve muito bem mais uma vez e parece que finalmente atinou a nivel disciplinar. Mathieu, que diferença ter o Mathieu a sair a jogar vs. Coates ou A. Pinto, e hoje mais uma vez foi o bombeiro de serviço, com mais de meia duzia de cortes de grande qualidade.

    Gostei mais uma vez da entrada do Doumbia, penso que para o ano será o 6 titular. Diaby e Raphinha muito esforçados a oferecer muita verticalidade, mas ambos decidem muito mal as jogadas. Ilori teve varias falhas de concentração mas conseguiu sempre recuperar, mas mesmo assim penso que volta para o banco com o regresso de Coates.

  • Estigarribia
    Posted Março 3, 2019 at 10:17 pm

    Bruno Fernandes, mais uma vez, a levar o Sporting ao colo. Infelizmente, as finanças do meu clube estão a pedir a venda deste jogador, senão, caso contrário, gostava que o Keizer pudesse montar a equipa na próxima época à volta do craque português; Bas Dost, pensava eu que voltasse aos golos esta noite, mas enganei-me: o internacional holandês, apesar de ser um jogador com qualidade, tem andado francamente desmotivado e fazia-lhe bem ter sessões de mental coaching para melhor o psicológico dele; já o Gudelj continua a nulidade do costume e ainda por cima continua a jogar fora da posição dele.

    Já agora, o passe de Bruno Fernandes para o Raphinha, no segundo golo, é só meio-golo e se tirassem o Bruno da imagem e metessem o Pirlo, o resultado era o mesmo. Ainda não saiu do Sporting e já vou ter saudades de o ver jogar de leão ao peito.

    Do lado do Portimonense, Lucas Fernandes, Paulinho, Ricardo Ferreira e Bruno Tabata foram as melhores unidades no conjunto de António Folha. O Portimonense é uma das boas equipas da 1ª Liga e que joga um futebol positivo e sem recorrer ao típico autocarro à frente da baliza.

    Saudações Leoninas

    P.S.1.: Quer-me parecer que Marcel Keizer está a fazer com Idrissa Doumbia o que Jorge Jesus não fez com o Wendel. Ou seja, Keizer está a integrar aos poucos o costa-marfinense na equipa leonina, de forma a não queimar o jovem talento africano. Assim parece-me bem.

    P.S.2.: Os Brunistas são a maior vergonha do Sporting. Preferem defender um indivíduo que lesou o clube em vários milhões de euros, em vez de apoiarem esta Direcção, esta equipa e treinador. Enquanto Bruno de Carvalho não for demitido, os Brunistas jamais se irão calar. Como Sportinguista fico triste ao ver tanto Brunista a defender um ser execrável que não regula bem da caixa dos pirolitos.

    • Pésquerdo
      Posted Março 4, 2019 at 9:46 am

      O Bruno Fernandes, em forma, é dos melhores jogadores que me lembro de ver jogar em Alvalade. Assim como acho que o Mathieu é o melhor central que já lá vi jogar. Aqui há que dar mérito à estrutura anterior, que mostrou sentido de oportunidade nestas contratações.
      Entristece-me que ambos sairão este ano, quase de certeza, pelos motivos que todos conhecemos.

      Quanto ao Gudelj, já desde os tempos do pior Rinaudo não via tamanha incompetência a fechar o nosso meio campo, sendo que acho o Gudelj bem pior.
      No lance de golo do Portimonense acumula 3 ou 4 falhas técnicas enormes seguidas (perde a bola, faz mal a recuperação, baralha a marcação ao colega ao sair ao homem errado…), assim como em mais 2 lances de perigo criados pela equipa adversária. É mau a segurar, tem uma leitura de jogo curtíssima, mexe-se mal sem bola, é desleixado no drible, não sabe fazer coberturas, sai sempre fora de tempo ao portador da bola, confunde marcações aos colegas… enfim faz rigorosamente tudo mal e o Keizer continua a dar lugar cativo a um tipo que ainda não fez um bom jogo (um pouco à imagem do que se passa com o Diaby…).

      Quanto ao que dizes dos brunópatas, é lidar… vai ser assim durante uns bons anos. Nem quero imaginar como vai ser para o ano se saírem BF, Mathieu, Bas Dost e talvez até o Acuña e chegamos a Dezembro a 7 ou 8 pontos do primeiro (principalmente se este for o Benfica). Não auguro coisas boas para essa altura. Se tivermos 15k no estádio vai ser bom. A estrutura do futebol precisa de uma reconstrução paciente e prolongada e eles querem um Sporting a ganhar na Luz todos os dias da semana, se for preciso. Chamo-lhes brunópatas porque são como loucos psicopatas, sem qualquer noção da realidade e com um apetite especial pela destabilização e destruição.

      • Estigarribia
        Posted Março 4, 2019 at 10:11 am

        Pésquerdo,

        Desde Pedro Barbosa que não tínhamos um oito de grande qualidade como é o Bruno Fernandes. Desde Pedro Barbosa, e antes de Bruno Fernandes, ainda tivemos o Schaars e o Adrien, por exemplo, mas acho que o Bruno é o jogador que mais se aproxima do nosso antigo capitão.

        Em relação ao Gudelj, subscrevo o que disseste. Bem sei que o sérvio está a jogar fora da posição dele, já que ele é #8 e não um #6, mas já não tenho pachorra para tanta incompetência em campo. Tentei defender o sérvio o mais que pude, mas já não dá. Espero que o Doumbia entre já no próximo jogo, porque tem mais qualidade do que o Gudelj. Por mim, acho que Batta, Doumbia e Daniel Bragança seriam os médios-defensivos na próxima época.

        Já agora sobre o Diaby não concordo muito com as críticas. Ás vezes é um pouco trapalhão, é certo, mas a mobilidade e velocidade dele podem causar estragos em equipas que jogam de forma muito aberta com o Sporting (como, por exemplo, Portimonense, Belenenses SAD ou Nacional da Madeira).

        Por fim, em relação ao Brunistas ou Brunópatas, tanto eu, como tu, já dissemos tudo o que havia para dizer sobre eles e não nos resta mais nada que não seja lidar com isso e esperar que estas criaturas caiam no esquecimento. Esta Direcção precisa de tempo para continuar a levantar o clube das trevas em que o BdC o mergulhou e eles querem, à força toda, ganhar todos os jogos e que o clube continue endividado.

        Saudações Leoninas

        • Pésquerdo
          Posted Março 4, 2019 at 12:21 pm

          É isso mesmo. Também tentei defender o Gudelj ao início. Parecia ter ali qualquer coisa que o Batta não oferecia (um certo perfume…) mas rapidamente se viu que era colónia barata dos chinos que dura 40 minutos. Sinceramente já nem culpo o atleta, culpo quem insiste em o colocar a titular em 100% dos jogos, no matter what…

          Quanto ao Diaby, ele realmente dá alguns indícios. Tem velocidade e tenta furar a linha do fora-de-jogo, mas é tão trapalhão e deixa muito a desejar no remate. Acaba por ser quase mais um Djaló, que não vai passar daquilo. Fraco na decisão, no passe e sobretudo no remate, como já disse.
          Mas sinceramente nesta fase preferia-o ver ele a ponta, no lugar do Bas que tanto precisa de banco, que ao Luís Filipe (com Z, P H, dois L’s e um Y), com Raphinha e Acuña nos extremos. Beneficiávamos de velocidade e profundidade no ataque, com o Bruno Fernandes a distribuir. Ia funcionar porque as equipas jogam com o bloco alto contra nós, com o objectivo de pressionar a nossa saída, já que o Keizer insiste em sair a 2 e com blocos distantes, com a equipa sempre de costas para o jogo.

          Também se devia pensar começar a lançar o Plata a conta-gotas e começar a dar mais tempo de jogo ao Geraldes, para se ver de uma vez por todas se realmente serve ou não, para o Sporting.

          Parece-me é que o treinador está mais perdido que nós neste momento, zero evolução na equipa e no modelo de jogo. Os erros acumulam-se e repetem-se para lá o inimaginável. O Varandas devia perder o orgulho e assumir o erro de casting.

          • Estigarribia
            Posted Março 4, 2019 at 2:15 pm

            Ainda em relação ao Diaby, ontem no jogo com o Portimonense, na primeira parte, há um cruzamento do lado direito, o Bas Dost desvia-se da bola e esta cai nos pés do Diaby que, a meu ver, atrapalhou-se com a bola e perdeu o tempo de remate e acabou por chutar contra o defesa do Portimonense.

  • Teixas
    Posted Março 3, 2019 at 10:16 pm

    E eu que continuo a teimar em nao mete-lo a capitão na Fantasy :(

    Sad life…

  • JoseRibeiro
    Posted Março 3, 2019 at 10:14 pm

    Custa imenso ver o estado de Bas Dost, um jogador que tantas vezes me fez gritar golo e agora está ao nível dos piores jogadores que já vi de verde e branco. Espero que consiga voltar ao velho Bas Dost que já nos deu tantas alegrias.

    De resto, nada de novo neste jogo. Bruno Fernandes continua a ser um craque enorme, Gudelj uma nulidade impressionante, Wendel a demonstrar que tem potencial incrível como box-to-box, Raphinha muito inconstante mas acredito que possa ser figura nas próximas épocas.

  • Kacal
    Posted Março 3, 2019 at 10:11 pm

    O Bas Dost tem muita qualidade (na nossa realidade parece-me indiscutível), é um goleador (as épocas anteriores demonstram-no, mesmo nesta está perto do 1º lugar de melhores marcadores), mas hoje ficou provado que o seu problema é mental/psicológico, está com uma falta de confiança e insegurança em si mesmo abismais. Aquele lance em que tem tudo para marcar e passa ao Diaby que devia estar em fora-de-jogo provavelmente e nem estava tão perto dele assim, comprova-o. Um avançado ali tem que rematar e finalizar, mesmo que falhe tem que tentar, falhar todos falham mas ali um Ronaldo por exemplo vai tentar e umas vezes falha, outras acerta, mas está mais perto de acertar ao tentar que ao nem sequer o fazer. O ataque à academia não tem interferência directa nisto, mas acredito que tenha indirecta. Ou seja, ele pode ter passado a ser uma pessoa mais frágil e facilmente quebrado perante uma espiral negativa de forma e crítica dos adeptos, talvez algum receio instalado na sua mente, pode ter deixado marcas, é uma sugestão do problema. E actualmente as coisas não lhe têm saído bem e pronto. Continuo a acreditar no seu valor, mas mentalmente e psicologicamente está um caco.

    • GoncaloB
      Posted Março 3, 2019 at 10:24 pm

      O Bas Dost passou por uma fase semelhante a certa altura com JJ e conseguiu dar a volta. Por isso não acho que tenha sido o ataque à academia que tenha causado toda essa falta de confiança. Ele simplesmente é fraco mentalmente e vai abaixo com alguma facilidade.

      Em relação ao comentário do Eagle, acho uma total falta de noção dizer que um gajo que vai com 88 golos em 112 jogos não tem qualidade…tudo bem que está em claro sub-rendimento, mas dizer que não tem qualidade não faz qualquer sentido e demonstra bem que o pior inimigo do Sporting são os proprios adeptos.

      • Kacal
        Posted Março 4, 2019 at 12:28 am

        Passou é verdade, GoncaloB. No entanto, nunca passou por uma fase como esta, parece-me bem mais profunda e ele precisa de ajuda, espero que a tenha e resolva tudo. Em forma e bem mentalmente, é sim um excelente avançado para a realidade do Sporting. O Sporting precisa é de mais Brunos e Bas Dosts que ajudem os dois, isso sim.

        De resto, totalmente de acordo com o teu último paragrafo. Subscrevo cada linha!

      • Eagle
        Posted Março 3, 2019 at 10:33 pm

        Não deturpes o que eu disse. Disse que como jogador é fraco, mas como PL é bom senão não marcava os golos que marcou. E claro que fico agradecido pelos golos que marcou pelo meu clube e parece ser um excelente profissional, nada disso está em questão. O que está em questão é que para o Sporting, ele já não é bom, agora que não tem uma equipa tão boa atrás dele nota-se que tem dificuldades em marcar golos, e sem golos é menos um em campo, apenas isto.

        • Joao Martinez
          Posted Março 4, 2019 at 12:04 pm

          “como jogador é fraco mas como PL é bom?” Isso quer dizer o quê? Sinceramente não percebi… Uma coisa é um jogador ser fraco a jogar numa certa posição e isso é normal agora um jogador que é fraco afinal ser bom numa certa posição não me parece que faça sentido…

          • Eagle
            Posted Março 4, 2019 at 7:24 pm

            Se não percebeste re lê o que eu escrevi. É fraco como jogador porque em quase todos os momentos do jogo é terrível, mas é bom PL porque movimenta se bem dentro de área, lê bem o movimento dos centrais e costuma estar no sitio certo. Agora tudo o resto que envolve um bom jogador ele é fraco. Apenas isto.

        • GoncaloB
          Posted Março 3, 2019 at 10:47 pm

          Desculpa mas não me parece ser uma questão de equipa, ele está claramente com um problema qualquer, porque quando o Keiser chegou, a equipa era a mesma e o Bas Dost fartou-se de marcar golos.

          Se o Bas Dost não chega, achas mesmo que temos capacidade para ir buscar alguém melhor?

          Antes do Bas Dost, tens mais de meia equipa a trocar…tirando Bruno, Acuña e Mathieu, não tens mais ninguém melhor que o Bas Dost.

          • Eagle
            Posted Março 3, 2019 at 11:17 pm

            Também tens razão. Não há melhor que o Dost neste momento no Sporting, mas continuar assim é que não pode ser senão não chegamos a lado nenhum.

            • GoncaloB
              Posted Março 3, 2019 at 11:29 pm

              Sim, algo precisa de acontecer sem duvida, nisso estamos de acordo.

              Só não achei muito justo a casualidade com que acusas o Dost de não ter qualidade. Independentemente de ser lento, etc. um gajo que marca os golos todos que ele marcou, nunca podes dizer que não tem qualidade para o Sporting.

    • Eagle
      Posted Março 3, 2019 at 10:16 pm

      Kacal não batas na tecla de que o Dost tem qualidade, porque não tem. É um bom pinheiro, e movimenta-se muito bem, mas tem quase 2 metros de altura e raramente o vejo a ganhar uma dividida, e maior parte dos golos dele desde que aterrou em Portugal ou é de encostar ou de penalty. É lento, não dá profundidade, mobilidade 0 e joga mal de costas para a baliza, resumindo não tem qualidade como dizes. Gosto bastante dos teus comentários e concordo 95% das vezes contigo mas aqui discordo completamente e sou sportinguista. Se há coisa que temos que ser neste momento do Sporting é realistas, e a realidade é que o Dost é fraco para o Sporting e tem que ir embora no fim do campeonato.

      • Kacal
        Posted Março 4, 2019 at 12:33 am

        E agradeço a última parte do que disseste, fico muito contente e lisonjeado. Mas é normal não concordarmos sempre, desde que se debata de forma saudável e cordial, o resto tudo é aceitável. Mas é bom saber disso!

      • Kacal
        Posted Março 4, 2019 at 12:25 am

        Discordo disso, Eagle. Qualidade a posicionar-se e a movimentar-se, qualidade a “encostar”. Tudo isso é qualidade. Se fosse fácil outros fariam. Quantos jogadores marcaram tantos golos como o Dost em Portugal? Todos os que marcaram tanto ou mais que ele tinham/têm muita qualidade. Tal como o Riccardo Di Luca disse, o Jardel também não tinha qualidade em vários aspectos e no entanto finalizava como poucos em Portugal e era um jogador apreciado. O Dost merece mais reconhecimento e apoio por parte dos sportinguistas. Percebam que o homem está de rastos, nota-se, não tem a ver com falta de qualidade, ele já a demonstrou desde que cá aterrou em Portugal. Ou não repararam que ele nunca esteve neste estado desde que chegou? Claramente é algo mental/psicológico. Assim que for resolvido vão ver o velho Bas Dost de volta. Cada jogador tem as suas características e estilo de jogo, obviamente um modelo de jogo pode não combinar e isso não potenciar o jogador e ele não render. Parece-me que Keizer pede coisas ao Dost que ele não é talhado para fazer e o holandês também está num estado mental/psicológico lastimável, é uma junção das duas coisas. Mas qualidade ele tem. E inteligência de avançado e finalização são qualidades também.

      • Riccardo Di Luca
        Posted Março 3, 2019 at 10:21 pm

        Tem qualidade no perfil de jogador que ele integra. Não tens que ser um jogador multidimensional e com todas as qualidades possíveis para ser-se bom. O Jardel também não era rapido nem tinha drible e era o que todos sabemos. E essa dos golos de encostar encaixa que nem uma luva naquilo q se passa no Real Madrid neste momento. Criam oportunidades em catadupa mas falta lá o “tosco” q as encosta. Se fosse fácil, qualquer um fazia. Estar lá para encostar, no sítio e momento certos, é um grande qualidade.

        • Eagle
          Posted Março 3, 2019 at 10:26 pm

          Não compares o Dost com o CR7 por amor de Deus, não tem nada a ver. O Ronaldo mesmo assim mexia-se e não era só golos de encostar. O Dost mexe-se 1 ou 2 vezes por jogo e 99% dos golos dele é ao primeiro toque. Não condeno, mas é preciso muito mais para o Sporting, principalmente no estilo de jogo que o Keizer quer implementar. Concordo que não tens que ser um jogador multidimensional, mas convém não ser terrível em quase todos os momentos do jogo e só ser bom a encostar.

          • Riccardo Di Luca
            Posted Março 3, 2019 at 10:34 pm

            *para seres bom. Não, eu comparei o Dost ao Jardel. Só referi o CR porque todos criticavam que ele só marcava golos desses, quando nem isso é verdade, como dizes. Claro que preferia ter um avançado estilo Liedson que era completo e mexia com o jogo e até ganhava bolas de cabeça ao Luisão, mas o q se pede a um avançado acima de tudo? Golos. E ele fá-los! De cabeça, com os pés ou de penalty, ele mete-a lá dentro. Está muito mal mas é um bom avançado e se for recuperável, o Sporting dificilmente consegue melhor.

            • Kacal
              Posted Março 4, 2019 at 12:32 am

              Eu estou totalmente de acordo com a tua opinião, Riccardo. Penso o mesmo e subscrevo cada linha!

            • Eagle
              Posted Março 3, 2019 at 10:41 pm

              Certo golos é o mais importante. Mas como eu disse convém não ser terrivel em tudo o resto que envolve um jogo de futebol. A minha opinião sempre foi essa, quando o Slimani se foi embora e veio o Dost, ficámos a perder bastante. Mas pronto, espero que recupere porque o Sporting bem precisa.

              • GoncaloB
                Posted Março 3, 2019 at 10:51 pm

                Mas ele não é terrivel em tudo o resto. A serio, quem te ouve parece que o Dost é dos piores jogadores a ter passado pela nossa liga, quando a realidade é totalmente diferente.

                • Eagle
                  Posted Março 3, 2019 at 11:15 pm

                  Diz-me uma coisa que ele seja bom sem ser encostar e penaltis. Eu não consigo encontrar uma.

                  • R1906
                    Posted Março 4, 2019 at 3:17 am

                    Dost a jogar nos apoios é bom. Tem fama de ter dois tijolos parece, mas quando andava em boa forma, a forma como recebia e rapidamente passava para os alas era com muita qualidade. Agora parece um poste.

                  • E o que temos
                    Posted Março 3, 2019 at 11:40 pm

                    Cavar pénaltis também é uma arte

              • Riccardo Di Luca
                Posted Março 3, 2019 at 10:48 pm

                Sim, pesando tudo e estando o meu juízo algo toldado por este momento horrivel do Dost, também acho q prefiro o Slimas. Já agora, que nick peculiar para um sportinguista!

  • Manolas
    Posted Março 3, 2019 at 10:08 pm

    Bas Dost já anda a ser acompanhado por um psicologo. De facto anda psicologicamente muito em baixo, a estrutura do Sporting sabe, tem ajudado o máximo que pode. Bas Dost nao se sente bem dentro de campo, já inclusivamente pediu à estrutura para ser encostado durante uns tempos. Já vários jogadores tem vindo a público comunicar que passaram por situações destas, e o Bas neste momento está, basicamente, com uma depressão, que já foi diagnosticada. Tão simples quanto isto.

    • Kacal
      Posted Março 4, 2019 at 12:29 am

      Olha que não me admira nada, o lance de hoje com Diaby demonstra-o. Foi mesmo algo de uma falta de confiança e segurança em si mesmo abismais. E pior quando isto vem de alguém que é capaz de marcar golos atrás de golos. Com aquilo que se vê, sinceramente acredito que seja o caso. Acredito no que dizes.

    • Eagle
      Posted Março 3, 2019 at 10:18 pm

      Não estou a dizer que duvido porque é bem capaz, mas que fontes tens para dizer que o Dost tem uma depressão? Que não está a 100% mentalmente é mais que óbvio mas daí a uma depressão é bastante longe.

      • Manolas
        Posted Março 3, 2019 at 10:38 pm

        É um segredo bem guardado, e muitíssimo bem. Mas vai ser uma questão de tempo até ser publico. Infelizmente o homem não está mesmo psicologicamente com condições de andar lá dentro.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Março 4, 2019 at 7:47 am

          Por acaso, a existir alguma coisa, só pode ser um problema familiar. Porque é bem sabido que a mulher dele queria ir embora de Portugal e ele à última da hora deixou-se ficar, por isso é natural que no seio da família não haja acordo. E basta ler as notícias que saem sobre ele, que vai ser despachado no Verão para deixar de ter vontade de jogar.

        • Riccardo Di Luca
          Posted Março 3, 2019 at 10:57 pm

          Ah, és dos tais que tem informações privilegiadas. Bom para ti.

        • Eagle
          Posted Março 3, 2019 at 10:42 pm

          Se isso é verdade ainda é mais parvo ele ser sistematicamente titular quando não está em condições para tal.

    • Riccardo Di Luca
      Posted Março 3, 2019 at 10:14 pm

      Não sabia. Onde leste isso?

  • R1906
    Posted Março 3, 2019 at 10:06 pm

    Mais um jogo onde o mesmo do costume ganhou o jogo. Na primeira parte metias redondinhas nos colegas, na segunda fechou o jogo com um penalti que sofreu.
    Doumbia tem que começar a ser aposta, Gudelj fez mais um jogo terrível.
    Bas Dost hoje bateu no fundo com aquele lance nos descontos da primeira parte, completamente de rastos quer fisicamente quer psicologicamente. Banco é o que caminho a seguir para bem do jogador.

    É preciso muito mais desta equipa, Keizer precisa de começar a mostrar mais, porque em termos táticos parece que a tática é meter 11 lá dentro e está feito. Varandas vai depender tanto, mas tanto do verão de 2019 e das escolhas que fizer e manter/não manter Keizer vai ser a chave disso mesmo.

  • Joao X
    Posted Março 3, 2019 at 10:01 pm

    Gudelj e Dost têm sido uma nulidade, não percebo porque continuam a jogar…

    • Kacal
      Posted Março 3, 2019 at 10:12 pm

      No caso do Dost continua a jogar porque não há melhor, é simples. Mesmo num estado de total falta de confiança e animo, consegue fazer melhor que o Luiz Phellype.

      • Pésquerdo
        Posted Março 4, 2019 at 9:51 am

        Verdade.
        Já agora, aquelas notícias de que o Benfica andava atrás do Luís Filipe (com Z, P H, dois L’s e um Y) era verdadeira ou era só bait? :)
        É que não estou mesmo a ver o Rui Costa a olhar para o gordinho a jogar no Paços e a pensar “epa este gajo dava um excelente substituto do Jonas”.

        • Kacal
          Posted Março 4, 2019 at 1:41 pm

          Duvido que fossem verdade, a não ser que o Rui Costa tivesse andado nos copos ou o Benfica quisesse apenas irritar o Sporting. Jonas é o “substituto de luxo” neste fase e para a próxima época precisam de um avançado mais, mas nunca um Luiz Phellype. O Kléber é bem melhor que ele, por exemplo. No Sporting ainda faria uns golos esta época! Mas duvido dessas notícias, Pésquerdo.

      • GoncaloB
        Posted Março 3, 2019 at 10:51 pm

        Isto

    • Ss
      Posted Março 3, 2019 at 10:03 pm

      São os únicos que falam holandês…

  • Mabk
    Posted Março 3, 2019 at 9:59 pm

    Esta passagem de Keizer pelo Sporting já valeu nem que seja pela descoberta do Wendel.
    Dost, obrigado por tudo mas está na hora. Não queres jogar não jogues.

    • Kacal
      Posted Março 4, 2019 at 12:31 am

      Acho injusta a segunda frase. O Dost está claramente com algum problema extra-futebol. As mãos na cabeça com o Marítimo falhando um golo cantado, os lances hoje em que passa em vez de finalizar, sobretudo aquele com Diaby, tudo leva a crer que está mal mentalmente.

    • Dca
      Posted Março 3, 2019 at 10:18 pm

      Wendel parece me bom, mas achava que fosse melhor (fruto de toda a sua especulação e PSG).

  • Riccardo Di Luca
    Posted Março 3, 2019 at 9:59 pm

    Bons primeiros 10′, faltou os outros 80′. Grande passe do Bruno para o Raphinha e foi isto. Fraco, fraquinho…Bas Dost precisa de psicólogo. Ainda assim vai dar para ficar à frente do poderoso Braga.

    • E o que temos
      Posted Março 3, 2019 at 11:32 pm

      Estás a contar que o Braga perde os 2 jogos com o porto/benfica e que o sporting só perde contra o Porto? É que do que vi hoje, qualquer deslocação fora que não seja contra feirenses este sporting perde pontos fácil

    • Riccardo Di Luca
      Posted Março 3, 2019 at 10:10 pm

      Aliás, não é que os primeiros 10′ tenham sido sequer bons, diria antes que por volta dos 10′ foi a unica altura em que estivemos bem

  • Dca
    Posted Março 3, 2019 at 9:59 pm

    Bruno 3 – 1 Portimonense

Deixa um comentário