Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting tropeça em Moreira de Cónegos e dá vida aos rivais; Leões, que desperdiçaram o 2-0, caíram aos 90′ em mais um jogo que tentaram gerir a vantagem; Paulinho estreou-se a marcar, Nuno Mendes saiu lesionado, Porro esteve desligado; Walterson foi o herói de um Moreirense que quase não testou Adán

Moreirense 1-1 Sporting (Walterson 90′; Paulinho 21′)

Numa jornada em que Benfica, FC Porto e SC Braga venceram de maneira sofrida foi o Sporting a marcar passo e a permitir a aproximação dos rivais. Os leões até se adiantaram por Paulinho e pareciam ter o jogo controlado (voltaram a tentar gerir a vantagem), mas um golo de Walterson aos 90′ deu um ponto ao Moreirense, que nem testou Adán. Paulinho estreou-se a marcar, mas a equipa de Amorim não fez o 2-0 (Feddal desperdiçou a melhor oportunidade) e pagou a factura. Porro esteve particularmente mal (quase sempre desligado do jogo), Feddal também não ficou bem na fotografia, num jogo que fica marcado pela lesão de Nuno Mendes ainda no 1.º tempo.

Destaques:
Moreirense – Ponto saboroso para os Cónegos, que ocupam uma posição confortável na tabela e travam mais um dos candidatos ao título. O conjunto de Vasco Seabra até dispôs da primeira oportunidade, mas Rafael Martins desperdiçou e depois a equipa sentiu grande dificuldade para criar perigo no último terço. Contudo, apesar da desvantagem até final, o Moreirense manteve-se dentro do resultado e acabou por conseguir chegar ao empate perto do fim, numa grande execução de Walterson. Individualmente, além do brasileiro, Abdu Conté foi igualmente importante no cruzamento e ainda deu mostras da sua capacidade física no flanco esquerdo durante todo o jogo; enquanto David Simão veio trazer maior qualidade na circulação. Por outro lado, Pires, Filipe Soares, Yan ou Franco, que acumulou algumas perdas de bola, não fizeram a diferença e Fábio Pacheco não teve a preoonderância habitual nos duelos. Já a dupla de centrais sentiu algumas dificuldades em lidar com as movimentações do ataque adversário, ao passo que Matheus Silva sentiu dificuldade no seu flanco e em fechar por dentro, nomeadamente no lance do golo sofrido.

Sporting – Os Leões perdem margem na liderança (8 pontos agora), numa noite em que não conseguiram “matar” o jogo e acabaram por sofrer o golo do empate já perto do fim. O Sporting nem entrou particularmente bem na partida, apesar da elevada posse de bola, mas conseguiu marcar na 1.ª parte, na estreia de Paulinho a facturar pelo clube, e no 2.º tempo assumiu o controlo total das operações. Contudo, apesar de algumas chegadas com perigo à área de Pasinato, o 2-0 não surgiu e o Moreirense aproveitou para igualar o marcador, beneficiando de uma má abordagem de Feddal e da passividade de Matheus Reis perante Walterson. O central marroquino esteve particularmente desastrado ao longo dos 90′, acumulando perdas de bola e más abordagens, ao passo que o brasileiro, que substituiu Nuno Mendes ainda no 1.º tempo, mostrou fulgor no flanco esquerdo, mas definiu sempre mal. Já Palhinha e João Mário voltaram a ser as melhores unidades, acrescentando capacidade nos duelos e na circulação, enquanto Pedro Gonçalves foi pouco produtivo. Melhor fez Bragança, que participou na jogada do 1-0, ainda que tenha perdido gás na 2.ª parte, ao passo que Paulinho estreou-se a marcar e mostrou a sua qualidade nos apoios e disponibilidade nos duelos. Por outro lado, Pedro Porro fez a pior exibição dos últimos tempos, revelando até alguma displicência nos minutos finais, enquanto Inácio e Coates, com maior ou menor dificuldade, foram resolvendo os problemas que lhes surgiram pela frente. Nota final para Tiago Tomás, que não entrou bem na partida, até porque provocou alguma precipitação dos seus colegas em colocarem a bola nas costas da defesa contrária, enquanto Matheus Nunes não conseguiu ajudar a manter a vantagem.

XI Moreirense: Matheus Pasinato; Matheus Silva, Rosic, Abdoulaye, Abdu; Filipe Soares e Fábio Pacheco; Pires, Franco, Walterson; Rafael Martins

XI Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Feddal; Porro, João Mário, Palhinha, Daniel Bragança, Nuno Mendes; Pedro Gonçalves, Paulinho

197 Comentários

  • BrunoAlves16
    Posted Abril 6, 2021 at 8:00 pm

    Quase 24 horas depois e mais friamente, resultado despontante mas esperado. Sporting pos-se a jeito, nem foi dos piores jogos mas quem não mata morre.
    Exibições positivas de Palhinha, João Mário e Paulinho. Nuno Mendes também enquanto não foi mandado para o estaleiro por Franco.
    Pela negativa Feddal, muito abaixo nos últimos jogos do que já mostrou.
    Espera-nos um jogo difícil na próxima semana, frente a um adversário num bom momento e confiante mas há que trabalhar com confiança depois deste percalço.

    Numa jornada em que sofremos aos 90 e dois dos principais adversários vencem nos descontos que se amenize a narrativa da estrelinha. Toca a todos.

    Venha o Famalicão!

  • Pormenor Tatico
    Posted Abril 6, 2021 at 6:16 pm

    Foi um grande soco no estômago, nunca pensei perder pontos em Cónegos, o Moreirense é das piores equipas da 1ªLiga, sim têm alguns jogadores interessantes, mas coletivamente são muito fracos e confirmou-se, defenderam com 5, o único remate que fizeram à baliza, foi golo!

    Passaram horas e ainda me custa a engolir este jogo, devíamos ter jogado bem mais, o nosso fluxo ofensivo é perto de 0, este jogo era para ganhar tranquilamente, com 2 ou 3, como já disse há 2 dias, não gosto dos 3 defesas, tornam a equipa muito rígida ofensivamente, lateralizamos em demasia o nosso jogo, o que o torna previsível, pouquíssimo jogo interior, é fácil o adversário anular a nossa forma de jogar, basta defender com 3 ou 5 e retirarem-nos o espaço nas costas.

    Este sistema têm este problema, vicia muito a equipa na profundidade e pouco no ataque apoiado e têm outro problema, estando a ganhar por 1 ou 2, a tendência é começar a defender o resultado, porque podemos defender com 5, acredito que esse subconsciente passe na mente dos jogadores, mesmo que não queiram, o baixar o bloco pode ser estratégico ou não, mas claramente especulamos em demasia o nosso jogo, com passes para o lado e trás, em vez de atacarmos a baliza adversária.

    O Rúben é bom treinador, têm a sua ideia de jogo, vê-se que têm movimentos padrão bem trabalhados, os jogadores sabem o que fazer em campo, mas esta tática restringe muito a equipa, sinto sempre os jogadores presos, a consistência defensiva é importante, mas mais importante é marcar golos, muitos mesmo, porque sem golos não há vitórias e títulos, essa coisa de as defesas ganharem campeonatos para mim é um mito, o Benfica do Lage mostrou isso mesmo!

    Eu acredito que seremos campeões e que este resultado possa ter sido o abanão necessário, tivemos os 2 golos anulados, foi azar, mas de resto pouco fizemos, teremos jogos complicados, não podemos estar descansados, a pensar que os outros perdem, só dependemos de nós, perder esta Liga seria surreal, tão cedo não acreditaria no meu clube, o próprio Amorim ficaria em maus lençóis, um dos treinadores mais caros de sempre, com um excelente ordenado e com um dos plantéis mais equilíbrados que tivemos na nossa história( talvez o melhor), têm que ganhar títulos importantes, começaria a próxima época demasiado pressionado e a estabilidade é importante.

    Se sair, gostava de ver o Ivo no Sporting CP, poderia apresentar outro tipo de futebol, vão dizer que é mais romântico, talvez, mas eu corria esse risco, gosto da sua postura e liderança, não escondo a minha preferência por este magnífico treinador.

    Carrega Sporting, em frente!!!

  • Nazgul
    Posted Abril 6, 2021 at 2:34 pm

    Desde dezembro que acho o sporting campeão e este empate não muda nada, mas tb sempre disse que em Portugal ninguém joga bem o sporting è o que joga “menos mal” e o que tem um treinador e plantel com mais garra e ambição!

    Os 2cm de fora de jogo são ridículos, não se consegue prever com exatidão o momento que o último jogador faz o passe, penso que a regra tem de ser alterada, tem de haver uma “compensação” até aos 5cm talvez ou algo do género!

    – Benfica vence com o 1 penalty duvidoso
    – Porto vence aos 95 minutos
    – Braga vence aos 91 minutos

    O tugao está cada vez mais fraquinho!

  • Kacal
    Posted Abril 6, 2021 at 11:51 am

    8 pontos de avanço continua a ser uma vantagem considerável, cabe ao Sporting dar já resposta no próximo jogo mas por vezes até é bom um deslize porque faz despertarem e criar novo ímpeto, não podem adormecer ou as coisas podem correr mal. Já aconteceu mais que uma vez nos últimos anos o líder perder o titulo com 7 pontos de vantagem, o Sporting tem 8. Cuidado. Mas ainda assim acredito que vão ser campeões. Chegar a 10-15 minutos do fim do jogo com uma vantagem de 1-0 é sempre perigoso e demasiado arriscado.

  • Gregor Samsa
    Posted Abril 6, 2021 at 11:47 am

    Bom dia.

    Hoje com mais calma

    Sporting
    Até nao foi o pior jogo dos ultimos tempos, tivemos um caudal ofensivo melhor que os ultimos jogos, mas fomos muito menos eficazes. Gostei do Paulinho, é um claro upgrade ao TT que é muito talentoso mas ainda tem muito que aprender. Hoje nao gostei do Joao Mario que falhou imensos passes e jogou sempre de forma muito lenta. Daniel Bragança é máquina. Continuo sem perceber esta atitude de assim que estamos a ganhar 1-0 começarmos a acalmar o jogo em vez de ir à procura do 2º golo (hoje ate metemos a bola 3 vezes lá dentro mas a verdade é que procuramos pouco). O Feddal hoje nao esteve nos seus dias, varios lances perdidos e mal decididos. Um dia teria de acontecer, agora é dar resposta já no proximo jogo.

    Moreirense
    Jogaram com o autocarro, demasiado agressivos nas entradas mas ja sabemos que o Moreirense joga sempre assim. Grande golo no final, candidato a golo da jornada, sem hipoteses para o Adan, a bola faz um arco perfeito, apesar de ser contra o Sporting estes golos sao um prazer de se ver. Ja aconteceu noutros jogos ao Sporting, ontem aconteceu ao Moreirense, é futebol.

    Arbitragem
    No minimo duvidosa… Aquela entrada ao Nuno Mendes para mim é vermelho (admito que para outras pessoas seja apenas amarelo mas nao ser nada é que é de rir). Já me explicaram aqui que o 2º golo é bem anulado pelo que nada a dizer em relação a isso. O 3º golo é muito estranho… Num campo onde nao ha condiçoes nenhumas de filmagem do jogo (exemplo disso é o inicio da jogada do golo do Moreirense onde sem linhas a mim pareceu-me super fora de jogo e depois com linhas está super em jogo) vao me medir 2cm para dizer que está fora de jogo com linhas mais grossas que sei lá o quê… Passou-se de ”na dúvida benificiar a equipa atacante” para ”na dúvida benificiar quem dá jeito”.

    Para concluir temos é de dar resposta já no próximo jogo para continuar a fantástica campanha que temos feito.

    SL

  • Mantorras
    Posted Abril 6, 2021 at 10:47 am

    Ja que estao tao investidos no fora de jogo hoje :)

    + Chip na bola
    + Chip nas chuteiras
    + Alterar a regra para valer apenas os pes
    + Fora de jogo tirado por tecnologia, sem qualquer interferencia, instantaneamente… Margem de erro minima e o unico problema sera quando tiverem os dois pes no ar… mas mesmo assim, da para aproximar bastante.

    • Sporting1906
      Posted Abril 6, 2021 at 1:20 pm

      Gostava muito de ver algo deste género ser implementado

    • Art Vandelay
      Posted Abril 6, 2021 at 1:05 pm

      Ora nem mais Mantorras, há muito que defendo isso

      O fora de jogo não faz sentido algum ser usado o corpo em vez de apenas os pés

      • Mantorras
        Posted Abril 6, 2021 at 1:30 pm

        Ola George (isto e que foi a verdadeira Metamorfose, by Kafka :) )

        Concordo, ate porque creio que a cena de contar o corpo era mais para proteger os fiscais de linha, ja que ter o corpo inclinado para a frente e o defesa ter o corpo de outra forma, etc, mas ter os pes em jogo pode ser considerada “uma skill do atleta”.

        Antecipou melhor o movimento, “leu melhor o jogo” e o timing da jogada. A vantagem que retira dai resulta de ser mais capaz na desmarcacao, e envolve skill, nao e uma vantagem que aparece do nada… logo a alteracao no principio da regra nao e nenhuma basicamente.

        • Art Vandelay
          Posted Abril 6, 2021 at 4:56 pm

          Concordo em absoluto Mantorras

          Já agora um ponto para reflexão, com o fora de jogo “electrónico” como propões e com a linha de golo “electrónica”, o fiscal de linha deixa de ser necessário?

          O seu papel fundamental é o fora de jogo, se o mesmo passar a ser electrónico, pouco ou nada estará lá a fazer

          1 árbitro principal chegava e sobrava

          • BenDover
            Posted Abril 7, 2021 at 10:20 am

            De acordo. Acrescento que a tecnologia usada no ténis se fosse bem aproveitada iria transformar o ténis verdadeiramente ao ponto de este deixar de ser um desporto de árbitros e passar a ser um desporto de tenistas. Só precisavam de manter o chair umpire como no futebol o árbitro principal. O resto era desnecessário.

          • Mantorras
            Posted Abril 6, 2021 at 8:50 pm

            Acho que ha sempre aquela questao da tecnologia poder estar “offline” e… os lancamentos. Mas pouco farao sim.

    • BenDover
      Posted Abril 6, 2021 at 12:01 pm

      Acrescento que, aqueles soutiens que os jogadores costumam usar na pré-época também têm localizadores que podiam auxiliar nos foras-de-fogo e até a medir o impacto que o jogador sofre num contacto com o adversário para se averiguar se houve mesmo contacto forte ou se o jogador está a fazer fita.

      • Mantorras
        Posted Abril 6, 2021 at 1:22 pm

        Isso seria muito interessante. Nao sei se aquilo transmite os sinais vitais dos atletas, mas se for o caso, entao cruzando informacao deve ser ate trivial dizer se “pelo menos existiu contacto com algum impacto”.

  • Mike
    Posted Abril 6, 2021 at 10:45 am

    Um pequeno tropeção tem de ser encarado como algo normal e mais vão acontecer até final da época. Nesta jornada, mais normal seria tendo em conta a paragem e regresso a conta gotas de alguns elementos. As outras equipas grandes tiveram dificuldade em vencer os seus jogos. Depois de alguma felicidade nos últimos meses, finalmente calhou-nos a fava. Agora é pensar no jogo de Domingo. É obrigatório vencer o Famalicão.

    Quanto ao jogo, sinto que a equipa estava mais equilibrada quando jogava em 3-4-3. Acho que está na altura de voltar à fórmula base. O Bragança é muito refinado tecnicamente e no último terço consegue desequilibrar mas acho que ainda não está preparado para ser titular tendo em conta o seu comportamento no momento defensivo.

  • Brunomoreira19
    Posted Abril 6, 2021 at 10:22 am

    O empate em nada muda o que vou dizer, pois tenho vindo a dizer nos comentários aos últimos jogos. Apenas digo: esperado! Era prevísivel e impossivel ganhar os jogos todos, ainda para mais com a qualidade de jogo apresentada pelo Sporting no último terço.
    Em resumo:
    1 – 1ª fase de construção do Sporting de topo, com muita calma, paciência e bola, com uma confiança incrível, mas que a partir do meio campo vive única exclusivamente de jogar nas coberturas e começar de novo, um passe nas costas da defesa. A verticalidade é únicamente dada pelo passe, nunca pela condução!
    2 – Mais uma vez refiro, faltam extremos de raiz ao Sporting! Falta Jovane, Plata, Joelson, qualquer coisa, a titular, e que mexa no jogo na segunda parte! O único jogador que ontem estava a transportar o sporting para a frente em condução a tentar ganhar o espaço, saiu lesionado e perdeu-se profundidade!
    3- Ou realmente o Sporting apresenta um estilo de jogo apoiado em zonas mais ofensivas, com vários jogadores no corredor central como no papel apresenta, mas que jogam entre si (como por exemplo o city, com bernardo, de bruyne, foden, gundogan, e por ai fora), ou então de nada serve jogar com 4 médios à frente de 5 defesas, porque o único aspeto positivo disto acaba por ser realmente o equilibrio que dá à partida!

    Posto isto reforço, só quero o meu sporting campeão, mas quando se ganha, não está tudo bem! Não se iludam, o Sporting e o Amorim ainda podem crescer muitooo!

    • ShowMeDeMane
      Posted Abril 6, 2021 at 1:49 pm

      Excelente observação. Também sinto essa necessidade de haver ataque à profundidade pela condução mas não conseguia descrever até ver o seu comentário.

      Concordo em absoluto com o comentário!

      SL

  • Litmanen
    Posted Abril 6, 2021 at 9:45 am

    Vou tentar ser o mais curto possível:

    O RA, que tantas vezes mexe bem, desta vez mexeu mal e custou o jogo ao Sporting. A saída do Daniel foi infeliz, principalmente para baixar o Pedro, que desapareceu de jogo. Pode até ter feito a substituição devido a índices físicos do miúdo, mas teria de entrar o Matheus Nunes, de modo a não tirar solidez a um meio campo que estava a ser 90% da mais-valia da equipa.

    Dito isto, continua a fazer-me uma comichão dos diabos ver a equipa a jogar com os médios interiores de pés trocados (acontece sempre que joga JM + Bragança). Não entendo porque joga o Dani descaído na direita e o JM descaído na esquerda. Talvez eu seja antiquado, mas foi das primeiras coisas que aprendi que não se faz e acho que fecha e afunila o campo e vemos os dois jogadores várias vezes a pisar a bola e parar o jogo para procurar o melhor pé.

    Para finalizar, o Sporting tem de ser sempre muito superior aos seus adversários se quer ganhar este campeonato. Não podem voltar a baixar as linhas aos 70 minutos e esperar que corra tudo bem.

    Só queria deixar uma nota final para a arbitragem. Não gosto do João Pinheiro, é público, toda a gente já o sabe. Ontem mostra mais uma vez como é um árbitro fraquíssimo do pior que há, sem um pingo de coragem e capacidade de assumir decisões difíceis… aquela entrada que quase parte a perna de um miúdo (vamos ver que lesão terá ali, de uma entorse não se livra de certeza…) tinha de ser vermelho direto, mas faltou coragem mais uma vez. Se até os amarelos só podem sair a partir do meio campo defensivo, ou dos 70 minutos jogados, quanto mais um vermelho.

    Ainda assim reitero: só nos podemos queixar de nós próprios.

    • Oldasity
      Posted Abril 6, 2021 at 10:52 am

      Jogar com os médios de “pé trocado” potencia o jogo interior, penso que é mais por este motivo.

  • ShowMeDeMane
    Posted Abril 6, 2021 at 9:31 am

    Não tive a oportunidade de ver o jogo na totalidade, pelo que não irei realizar uma análise detalhada.
    No entanto, daquilo que vi, o empate estava à vista com o Moreirense a crescer.

    Apesar disso, acaba por não ser um resultado muito negativo. Um empate em Moreira de Cónegos, após as seleções, não é caso para cair a Trindade e o Santo e começar a tremer. É certo que temos jogos complicados, mas nesta fase todos os são, pelo que os rivais também os têm.
    Bem RA a ser coerente desde início, e penso que devíamos todos ser assim. Se no início não considerava candidato ao título, tudo o que vier a partir de agora já é uma excelente época. Óbvio que quero o campeonato e ficaria desapontado se o perdesse por tão pouco, mas acontece.

    Foco no Famalicão que cresceu a olhos vistos com Ivo Vieira.

    SL ?

  • JJoker
    Posted Abril 6, 2021 at 9:04 am

    O Sporting tem 5 jogos em casa, está obrigado a fazer 15 pontos aí.
    Vencendo um dos 4 que tem fora chegaria aos 18 pontos.
    Com 27 por disputar parece-me altamente provavel que isto chegue para ser campeão, mas o próximo fim de semana será critico. Se a equipa não der resposta já de seguida, vamos ter um final de campeonato muito interessante.

    • rvstico
      Posted Abril 6, 2021 at 9:37 am

      Eu também já diz essas contas. O problema é que entretanto lembrei-me que desses 5 jogos em casa, 3 (Nacional, Boavista, Marítimo) são depois da ida a Braga, e 1 desses (Maritimo) é na última jornada depois da ida à Luz. Acresce que esses 3 adversários estão de momento na luta pela manutenção, os pontos vão ficar cada vez mais caros.
      Continuo a achar que temos condições para manter a vantagem e segurar até final, mas ver o Sporting a Sportingar já é tão normal que nada me espantaria.

      • JJoker
        Posted Abril 6, 2021 at 1:01 pm

        Se o Sporting não faz 15 pontos em casa em 5 jogos então não só não é campeão como não o merece ser, simples.
        Se o Porto e o Benfica ganharem isto num ano em que fazem meias da taça, fases de grupos de competições europeias e ainda fase a eliminar (aqui com mais carga para o Porto), por oposição a um Sporting que claudicaria, em casa, contra aflitos, então merecem infinitamente mais serem campeões.
        Do mesmo modo que, o Sporting ganhar isto, numa recta final praticamente sem jogos contra equipas que não lutam por nada, será justo.

        • hortalica
          Posted Abril 6, 2021 at 3:07 pm

          Queres mesmo resumir esta época pelo simples facto do SCP ter menos jogos? E porque não falas dos orçamentos mais elevados do SLB e FCP para esta época (principalmente do SLB)? O SLB só em transferências gastou mais que o orçamento do SCP (que engloba transferências, ordenados e outros custos). 100M gastos em transferências em PT devia dar para jogar com os suplentes e ganhar 50% dos jogos (metade inferior da tabela). Não me digas que os constantes deslizes do FCP e SLB também são culpa do SCP ter menos jogos.

          Dos 9 jogos que faltam ao SCP há duas equipas que estão a lutar por 1 vaga na champions (Braga e Benfica), a restante 7 são equipas estão a lutar para não descer, se achas que isto são equipa que não lutam por nada percebes zero de futebol… dessas 7 que lutam para não descer, 3 delas estão em situação de descida ou de playoff e a restantes encontram-se a 2/4/5 pontos da linha de água, que não é garantia nenhuma quando há 27 pontos por disputar.

          • JJoker
            Posted Abril 6, 2021 at 6:31 pm

            Não estou a resumir nada.
            Estou a dizer que se não fazem estes 15 pontos em casa e ainda assim são ultrapassados por equipas com mais 11/15 jogos, não merecem ser campeões.

        • rvstico
          Posted Abril 6, 2021 at 2:55 pm

          Não colocaria a questão dessa forma, 5 jogos em casa não têm necessariamente de dar 5 vitórias (vide Rio Ave). Até pode suceder o Sporting não vencer esses 5 jogos e ser campeão na mesma, até porque estou em crer que todos irão perder pontos até final. É por isso que são 34 jornadas e uma prova de consistência, de nada nos valerá ter à 25ª jornada 8 de avanço de nas restantes 9 enterrarmos.

      • hortalica
        Posted Abril 6, 2021 at 12:23 pm

        Na minha opinião o que poderá fazer a diferença são as eliminatórias da champions, mesmo que o Chelsea passe antevejo dois jogos muito difíceis em que o Porto terá uma palavra a dizer, não vejo o Chelsea ganhar jogos confortavelmente, o que fará o Porto desgastar-se muito e poderá pagar caro no campeonato.

        Nos jogos antes/depois da champions parece que o FCP tem uma quebra de rendimento (exemplo do último jogo) e que poderá ser um factor importante nas contas do campeonato. Tondela (jogo entre eliminatórias) e Nacional (ambos fora) podem ser jogos importantes na decisão das contas. Se o FCP perder pontos num destes jogos e passar a eliminatória, não sei até que ponto não vão à Luz apenas para manter vantagem (para o terceiro lugar) e tentar algo mais na champions.

        • rvstico
          Posted Abril 6, 2021 at 2:51 pm

          Se dependesse de mim o FCP iria até à final, e se isso significasse resultados menos positivos na liga….maravilha!
          Falando mais a sério, o Chelsea é naturalmente favorito (bastante mais que a Juve), porém o SC por norma prepara bem as equipas na champions, e não estou a ver ser um passeio para os londrinos. É possível e até normal que tendo dois jogos com esse nível de exigência táctica e física tal resulte na perda de pontos internamente.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Abril 6, 2021 at 7:21 am

    O bruxo do Rúben Amorim meteu uma semana de férias. O Sporting desta vez mereceu ganhar à vontade mas não tivemos sorte, acontece aos melhores. Arbitragem manhosa, mas não foi por isso que empatámos.

  • Bamboo331
    Posted Abril 6, 2021 at 2:20 am

    Não vi os foras de jogo. Mas há um ponto geral em relação à atuação do VAR que eu nunca vi questionado e que gostava de questionar/comentar:
    Por muita ajuda que possa haver de software sempre ouvi dizer que a linha era colocada “manualmente” pelo VAR na imagem. Assim sendo, há uma questão curiosa em relação a golos anulados por 1, 2, 3 ,5 cm. Eu não sei qual é a resolução do ecrã usada pelo var, mas presumindo que seja 4k, (penso que é o máximo que as câmaras que filmam os jogos fazem, e não tenho a certeza se em todos os campos), e que muitas vezes as imagens de onde são tirados os foras de jogo apanham 40,50,60 metros de imagem há uma conta simples que podemos fazer: considerando que a câmara apanha 50m de imagem (que é pouco para o que tenho visto) e uma imagem 4k que tem 3840 pixeis de comprimento , 3840/50=76,8 pixeis por metro; passando isto para centímetros, dá 0,768 pixeis por centímetro! Ou seja, temos menos de 1 pixel por centímetro, 1,30cm por cada pixel. Isto quer dizer uma coisa muito simples: um árbitro, mesmo que coloque a linha um pixel ao lado pode estar a provocar um erro de mais de dois centímetros (!!). Mesmo que haja alguns métodos de diluição do erro não há muito como fugir a isto. E é para não falar no ângulo das câmaras que principalmente nestes campos mais pequenos, só com softwares muito bons permitem tirar paralelas e prependiculares decentes.
    Posto isto (e salvo se houve alguém que me mostre que estou errado e que é usado um qualquer método de marcação que elimine o erro por completo e me explique como) acho que é profundamente penalizador para o futebol andar a anular golos por 2,3,4,5 cm quando na realidade o grau de certeza de que esse fora de jogo realmente existe é muito baixo.

    Cumprimentos e desculpem o comentário longo

    • DM
      Posted Abril 6, 2021 at 10:39 am

      Fossem os cm/pixel o nosso maior problema nesta questão. As camaras filma 30 frames por segundo, a correr a 30km/h um jogador movimenta-se 8.33m por segundo ou seja de frame para frame o jogador movimenta se quase 28cm, se ele for a correr a 40km/h serão 11.11m/s e de frame para frame movimenta-se 37cm. Se dois jogadores forem a correr em sentido contrário a diferença pode chegar a meio metro entre pixeis, ora usando esta tecnologia há casos em que é impossível seleccionar o preciso momento em que o passe é feito, vai haver um frame em que o pé está quase a tocar na bola e o seguinte a bola já foi tocada, aqui o árbitro dependendo do frame que escolha pode ter resultados dispares.
      É por isso que para mim este sistema das linhas é uma palhaçada autentica, primeiro demoram 5 min a analisar um lance e depois destes 5 min são incapazes de nos assegurar uma decisão irrefutável porque a tecnologia não o permite. Para mim os fora de jogo iam ao VAR, dava para ver que estava em FdJ e o auxiliar tinha validado – anulava-se, estava em posição regular e o auxiliar tinha anulado – validava-se, a olho nu é impossível/dificílimo perceber se está FdJ ou em linha a decisão do auxiliar mantém-se.
      Acho que essa questão dos pixeis não é tão problemática, até porque os árbitros depois de identificarem o momento do passe fazem zoom à imagem e passam a ver 5 metros do campo nesses pixeis todos (já duvido é que eles usem ecrãs 4k)

      • rvstico
        Posted Abril 6, 2021 at 11:40 am

        Caro DM, esse é outro ponto pertinente. Admito que desconheço se a Sporttv filma a 4k 30fps ou a 60fps. De qualquer forma o ponto que colocas é outro para utilizando a lógica questionar a exactidão destas medições em distâncias tão pequenas.
        Não concordo com o último parágrafo, fazendo um zoom à zona do campo em questão e sendo a imagem original 4k o que se obtém é um segmento da imagem original, não mantendo a resolução original, mas sim aumentando o tamanho de cada pixel e originando uma diminuição da definição/nitidez da imagem, Caso contrário passarias a ter zooms infinitos sem perda de resolução.

        • DM
          Posted Abril 6, 2021 at 12:06 pm

          Pensava que estavam apenas a falar do monitor do VAR, a imagem a que o VAR tem acesso (supostamente) é a original, sem estar comprimida para os tais 4k, 1080p, 720p ou 480p que nos chegam a casa, o vídeo original sem compressões tem uma resolução gigante, são camaras profissionais de filmar desporto, grande parte delas trabalham entre os 27 e os 30fps, na F1 é onde se investe mais neste pormenor e usam camaras que captam 50fps, mas a resolução das mesmas em imagem original é gigante e tem capacidade de zoom digital ainda considerável

          • rvstico
            Posted Abril 6, 2021 at 3:03 pm

            Admito que não conheço qual a resolução nativa do material que a sporttv utiliza para as transmissões televisivas de futebol, mas ficaria honestamente surpreso caso fossem superiores a 8k. Tens alguma informação desse tipo de material que possas partilhar? É interessante.

            • DM
              Posted Abril 6, 2021 at 3:17 pm

              Não tenho, sei que a imagem é comprimida antes de chegar a nossa casa, isso é certo! E nem é tanto a resolução, quase que aposto sem medo de apostar que não é 8k, mas a possibilidade de zoom digital quase sem perder qualidade e zoom optico sem perder qualidade mesmo. Volto a dizer que não tenho certezas de nada e até posso estar errado, mas imagens que vemos o VAR a analisar não estão pixalizadas e os árbitros têm acesso a todas as camaras ao mesmo tempo por isso acho que dificilmente têm que analisar a camara que está a filmar 50m.
              Quanto à captação de frames na altura li alguns artigos sobre isso e era isto. Mais logo vou tentar encontrar informação sobre a imagem original das camaras usadas em desporto de alta competição e se encontrar deixo aqui. Mas volto a dizer que ou os jogadores estão parados ou quase parados ou é impossivel dizer que aqueles 2cm são exactos, a mim até me parece uma boa decisão mas não é exacto e portanto não deveria ser preciso esperar 5min para uma decisão que nem exacta é, para isso temos o auxiliar que decide em segundos

      • Bamboo331
        Posted Abril 6, 2021 at 10:55 am

        É verdade sim senhor essa questão dos frames. Só um reparo em relação a eles fazerem zoom porque mesmo que façam zoom isso não afeta o número de pixels. O que interessa para o número de pixeis é a imagem original da câmara, ou seja, o que acontece quando eles fazem zoom é que os pixeis vão ficar maiores no ecrã do VAR, passando a ter tipo 8 píxeis do ecrã para 1 pixel de filmagem. De qualquer forma não é muito importante virmos discutir isto, queria simplesmente alertar para a debilidade técnica tremenda desta forma de assinalar foras de jogo e o seu ponto vem acrescentar muita força a essa dúvida. Repito, é urgente encontrar uma margem de intervenção do VAR nestes casos porque isto assim como está parece que provoca um grau ainda maior de arbitrariedade nas decisões o que não beneficia de todo a verdade desportiva.

        • DM
          Posted Abril 6, 2021 at 12:15 pm

          Respondi em baixo em relação à definição da imagem que o VAR tem acesso.
          O caso de ontem até é dos mais simples de ajuizar porque apenas há movimento de um jogador em relação À linha defensiva, mesmo assim 2cm é impossível de dizer com certeza que estava FdJ ou em jogo, para mim está em linha e não consigo dizer se está atrás ou à frente (se bem que me parece ligeiramente adiantado mas só se pararem a imagem e aí já se está a escolher um momento que pode não ser o correcto) e na minha opinião em lances destes quem decidia era o auxiliar que neste caso até tinha marcado FdJ.

          Não é como muita gente está aí a dizer que o Sporting foi prejudicado porque se cumpriram as regras em vigor, mas acho que o futebol saiu prejudicado com estas regras. Consigo lembrar me de vários lances destes, ainda esta época o Benfica teve um penalty revertido por 4cm, o Porto teve um golo anulado por 3 ou 5cm e o Sporting agora tem este caso de 2cm e para mim todos eles deviam seguir com a indicação do auxiliar porque não dá para ter certezas

        • rvstico
          Posted Abril 6, 2021 at 11:52 am

          Obrigado, explicaste melhor que eu.
          Como disse acima não foi por isto que o Sporting deixou 2 pontos em Moreira de Cónegos, deixou porque confiou em demasia no processo defensivo não fazendo tudo o que podia para marcar o 2º golo (legal).
          No restante concordo que haverá que encontrar uma margem para a intervenção do VAR neste tipo de casos, senão vamos andar constantemente a marcar foras de jogos por unhas do pé não cortadas antes do jogo.

    • rvstico
      Posted Abril 6, 2021 at 9:25 am

      Penso o mesmo, apesar de nunca ter visto nada em relação a isso (confesso que não procurei com grande afinco) parece-me sempre estranho não se falar do erro associado a qualquer medição efectuada através de imagem. Já trabalhei com medição de imagens em que tinha uma resolução de 66 pixeis/mm e sabia obviamente que havia sempre um erro associado. Quanto mais numa dimensão 2 ordens de magnitude acima. Não sei se a imagem utilizada será 4k, mas mesmo assumindo que fosse imagem 8k isto daria (para os mesmos 50m) 1.536 pixeis por cm ou 0.65 cm por pixel. Mesmo neste caso o local onde se coloca a linha é importantíssimo, e tal como referiu o Pedro Henriques na rubrica que tem num jornal, para além do local da linha a escolha do frame pode alterar a posição vários centímetros.
      Não estou com isto a justificar o empate, acho que o Sporting devia e podia ter feito mais para garantir a vitória. Irrita-me esta mania de dar o jogo como ganho a ganhar por 1, como se viu basta um lance para deitar tudo por água abaixo. Não obstante, acho absurdo anular golos por 2 cms. Creio que ex-futebolistas já referiram igualmente que deveria existir uma margem abaixo da qual o lance é considerado legal, na minha perspectiva algo em torno dos 10cms.
      Faltam 27 pontos, há que continuar a somar 3 pontos e no final fazem-se as contas, isto está longe de estar decidido.

    • RicasDeSousa
      Posted Abril 6, 2021 at 8:46 am

      Boas amigo, comentario muito pertinente mesmo.

  • Af2711
    Posted Abril 6, 2021 at 12:42 am

    Não acho que tenha dado vida aos rivais, haja visto as fragilidades do Benfica e o calendário do Porto (atenção à Champions e ao campeonato).

    Precisam mostrar solidez nos jogos fora, perdendo apenas um destes jogos creio que sejam campeões (Rio Ave, Braga, Benfica e com o próprio Farense na primeira volta só para lá dos 90 conseguiram marcar).

  • oMeuUserName
    Posted Abril 6, 2021 at 12:19 am

    O golo anulado ao Pote é mais um exemplo da inenarrável colocação das linhas de fora-de-jogo que se tem assistido. E eu não sei se está fora-de-jogo ou não, só sei que as linhas estão mal colocadas nos 2 jogadores! Quando a parte do corpo em análise está no ar, é frequente esta má colocação das linhas… Não é preciso ser um génio da geometria para perceber que aquelas perpendiculares desenhadas no relvado estão completamente erradas! E isto influencia bastante e é aqui que se vêm os erros mais comuns. Também já tivemos casos em que a linha é colocada em sítios onde é fisicamente impossível estar lá o pé do jogador (o 1º golo no B SAD – Braga). Outros onde a linha começa a ser traçada à frente do joelho/ombro e não no próprio joelho/ombro, o que faz com que, se estivermos a comparar um joelho/ombro com um pé no chão, o ponto de comparação seja diferente consoante o critério geométrico do VAR. Mas o pior e mais frequente de todos é mesmo este que aconteceu neste jogo: as perpendiculares no chão completamente fora de posição. Lembro-me dum lance do Quaresma no Moreirense-Vitória, em que até não influenciava a validade do lance, mas a perpendicular estava claramente fora do enquadramento do corpo dele, de maneira evidente.

    Para mim, a primeira coisa a mudar seria claramente a grossura das linhas. Basta ver as linhas utilizadas na Premier League para perceber que as nossas são absurdamente espessas. A segunda coisa a mudar, seria a de utilizar gente com conhecimentos geométricos a traçar as linhas… O VAR apenas indicaria qual a parte do corpo onde se teria de traçar a linha, e seria esse técnico a traçar a linha. Eu não sei se atualmente não é já um técnico que traça as linhas ou se é o próprio árbitro, mas ainda que seja um técnico, será um técnico de imagem, porque muitos deles claramente não percebem o mínimo de geometria. A última mudança que incluiria seria a que o processo de colocação das linhas fosse transmitido em direto, a exemplo do que se faz na Premier League, porque ajudaria a perceber o raciocínio por trás da colocação das linhas nalguns casos, e porque evitaria que se pudesse por em causa possíveis buscas pelas linhas que “dão mais jeito”. Quanto mais transparência melhor! E isto serve para o VAR e para a Sporttv, que ultimamente anda a ocultar demasiadas imagens, não se percebe porquê. O exemplo mais flagrante foi o do Famalicão-Braga, com o Braga, dias depois, a divulgar imagens do penalty sobre o R. Horta, que a Sporttv inexplicavelmente não transmitiu. Andamos a complicar sem necessidade, na minha opinião…

    • Dark Knight
      Posted Abril 6, 2021 at 10:40 am

      Eh pá, extraordinário. Só mesmo neste país.

      Uma equipa com 8 pontos de avanço sobre uma concorrência muito irregular, quando faltam apenas 9 jogos. Para perder este campeonato, o primeiro classificado teria de ser muito, muito incompetente.

      Contudo, a malta consegue fazer autênticas dissertações sobre assuntos sem interesse nenhum. Tanto a questão da margem de erro que têm falado para aí, como da colocação das linhas, que parecem ser as maiores preocupações, são fait-divers sem qualquer interesse, que servem para justificar coisa nenhuma.

      O Sporting está em primeiro porque foi a equipa mais regular até agora. Foi a que soube sempre melhor explorar as suas virtudes e esconder as suas fragilidades. Não é uma grande equipa, mas é uma equipa bem trabalhada que está a aproveitar muito bem o contexto muito particular desta época. Está a fazer um trabalho muito meritório e isso é o mais importante. Palavra de honra que não percebo esta discussão anedótica à volta das linhas e dos centímetros. É igual para todos.

      • Bamboo331
        Posted Abril 6, 2021 at 12:31 pm

        Na verdade é um assunto com o seu grau de importância porque põe em causa alguma atuação do VAR. E não é para desculpar o Sporting do empate porque eu fui um dos que levantou esse ponto e como portista devo dizer que fiquei bem contente com o empate. Agora, erros sistémicos, por afetarem igualmente todos não deixam de ser erros e de penalizar o futebol em geral. E parece-me que este método de atuação do VAR nos foras de jogo é bastante penalizador para o futebol. O facto de se assinalarem foras do jogo tecnicamente impossíveis de assinalar oferece ao jogo um grau de arbitrariedade que se soma ao aceitável erro humano do árbitro. A diferença entre um golo anulado por 2cm e um validado por 2 cm pode não ser na realidade nenhuma. E o jogo sai prejudicado. Por isso digo que se devia criar uma margem de erro para atuação do VAR, para que este se limitasse a interferir em situações onde pudesse haver uma afirmação inequívoca de uma situação de fora de jogo. Não faz sentido andar a parar o jogo durante 5 minutos, para colocar linhas, que se fossem tiradas um frame antes ou depois, um pixel à frente ou atrás podiam já ser totalmente diferentes. Não vejo de que forma isto contribui para a verdade do jogo. Mais vale esperar um pouco mais e introduzir software (e hardware, naturalmente) que permita tirar foras de jogo “à FIFA” .

    • RicasDeSousa
      Posted Abril 6, 2021 at 8:48 am

      Isto! subscrevo na plenitude.

  • Tiago Martins
    Posted Abril 5, 2021 at 11:47 pm

    Irónico que o Sporting já ganhou meia dúzia de jogos que não merecia. Hoje, sem serem brilhantes, geriram praticamente todo o encontro e provaram do próprio veneno, com um golo ao cair do pano.
    A vantagem continua a ser muito tranquila, mas se há equipa capaz de se espatifar à grande, é o Sporting…

    • tiagoagm
      Posted Abril 6, 2021 at 10:15 am

      Hoje faltou a estrelinha. Já ganhou varios jogos assim.

    • DYI
      Posted Abril 6, 2021 at 12:42 am

      Ganhou jogos sem merecer? Então porquê? Marcou golos válidos no tempo do jogo logo mereceu ganhar contra quem quer que fosse. Hoje (e já algumas vezes) não jogou um charuto e mereceu empatar porque sofreu o golo.
      SL

      • Pactum Santorum
        Posted Abril 6, 2021 at 7:39 am

        Não, não existe isso do “merecer ganhar” só porque efetivamente ganhou.

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Abril 6, 2021 at 9:24 am

          O que é “merecer ganhar” por definição? Eu não vejo nenhuma

          • BenDover
            Posted Abril 6, 2021 at 12:08 pm

            O Celtic uma vez venceu o Barcelona com apenas 10% de posse de bola. Marcou mais 1 golo mas não sei até que ponto mereceu ganhar se apenas teve a posse de bola durante 9 minutos de jogo.
            Mas claro, isto do merecer ganhar é subjectivo e fica ao critério de cada um.

          • Pactum Santorum
            Posted Abril 6, 2021 at 11:35 am

            Fazer uma exibição em que a vitória seria inequívoca, caso os golos a reflitam. Há vitórias de 3-0 em que a equipa que ganhe pouco ou nada fez por ganhar, basta aproveitar erros do adversário.

          • DM
            Posted Abril 6, 2021 at 10:40 am

            Marcar mais golos validos que o adversário

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 6, 2021 at 1:05 am

        Ao menos no teu comentário vejo coerência: se quando alguém ganha ao cair do pano não é sorte hoje também não se pode dizer que é azar; assim sim! Não é chamar-lhe competência quando se ganha depois dos 90 (que tal como dizes os golos são igualmente válidos) e chamar-lhe azar quando acontece o oposto como alguns fazem…

  • DICAS
    Posted Abril 5, 2021 at 11:37 pm

    É puro demais evidente que o Sporting tem muitos inimigos que vão usar todos os meios para perdermos pontos.

    A dualidade de critérios neste jogo foi puro demais evidente.

    Ridiculo e óbvio como o Sporting foi completamente prejudicado

    • Mantorras
      Posted Abril 6, 2021 at 12:52 am

      Nao vi o jogo, mas salvo erro aqui ha uns tempos previste que ia haver um surto de covid no Sporting para prejudicar o clube para ver se nao ganhavam o campeonato. Ainda vem ou ja mudaram de estrategia e agora sao os arbitros?

    • PaxBritannica
      Posted Abril 6, 2021 at 12:02 am

      Por inimigos diga-se rivais. Como é óbvio querem ser eles a vencer, chama-se a isso competição. Se o Sporting desperdiçar este campeonato será dentro das 4 linhas, e só se poderão culpar a si próprios…

    • oMeuUserName
      Posted Abril 5, 2021 at 11:52 pm

      *por demais evidente

  • GoldenFCP
    Posted Abril 5, 2021 at 11:27 pm

    Como é que a entrada no Nuno Mendes nao da cartao?
    Mais uma arbitragem ridicula em Portugal.
    Sporting meteu-se a jeito como faz constantemente. Esta abordagem nas segundas partes á Atletico de Madrid mais tarde ou mais cedo ia correr mal. Uma pena ser no dia que precisava da vitoria leonina para ganhar dinheiro. Perder uma mulitpla no ultimo jogo e aos 90 minutos é das maiores azias que deve existir…

  • DNowitzki
    Posted Abril 5, 2021 at 11:26 pm

    Ponto prévio: não vi o jogo, logo não sei o que se passou.

    Parei aqui apenas para ter uma ideia do que ocorreu e como foi o desafio e o que encontro é mais do mesmo em parte acentuada do universo sportinguista: arbitragem e o mundo está contra nós.

    Como disse após o Braga vs. Porto, o campeonato está entregue. Todos vão escorregar até ao fim. Pelo amor de Deus!

    • hortalica
      Posted Abril 6, 2021 at 12:02 am

      Se não sabes para que vens mandar bocas? Que desnecessário…

      O Mendes podia-se ter lesionado gravemente e o jogador do Moreirense nem cartão viu, teve uma entrada completamente desnecessária. O Inácio fez uma entrada idêntica mas muito menos agressiva e não meteu a integridade fisica do jogador em causa e levou logo amarelo.

    • Alex03
      Posted Abril 5, 2021 at 11:47 pm

      Não sabes o que se passou, mas fazes análises assim. É justo.

      • PaxBritannica
        Posted Abril 6, 2021 at 12:07 am

        Ele não fez análises ao jogo, mas sim ao desenrolar do campeonato.

        • Alex03
          Posted Abril 6, 2021 at 7:58 am

          Também não disse que fez análises ao jogo.

          Além que refere que a maioria comentou de uma forma , quando é fácil ver que não é verdade.
          No fundo foi so meter veneno que é o típico dos falsos paladinos.

    • Liedshow
      Posted Abril 5, 2021 at 11:45 pm

      Até estaria entregue não fosse o Sporting na liderança. Sporting a dar uma de Sporting é sempre uma hipótese, nunca pode deixar de ser equacionada, ainda tendo em conta que logo atrás está o Porto que quase de certeza ganhará os jogos todos até final (talvez contra o Benfica perca pontos).

  • Paulopes
    Posted Abril 5, 2021 at 11:26 pm

    É neste momento que temos que apoiar a equipa, mas temos que dar mais e depender apenas do que controlamos…certamente vamos voltar a apanhar o João Pinheiro enquanto o Nuno Mendes estará no estaleiro no próximo, falta saber qts cms estava em jogo o avançado do Moreirense porque pela imagem que vejo…humm

  • Rui Barreira
    Posted Abril 5, 2021 at 11:24 pm

    Mas esmiuçando mais o jogo… Nunca tirar Dani, mas sim JM. O jogo pediu Jovane ou N. Santos, jogadores mais incisivos no ataque á área adversária. Mesmo Tabata podia ter entrado. A saída de Pote, tirou bola ao Sporting

  • HS10
    Posted Abril 5, 2021 at 11:20 pm

    Estão todos a chorar com 8 pontos de avanço e 9 jogos para se jogar? Isto está ganho… Tinha que acontecer uma hecatombe ao Sporting… Ao nível de perder meia equipa por covid ou assim…
    Hoje criticam o azar, mas a verdade é que o Sporting tem ganho imensos pontos nos últimos minutos do jogo…

    • El Bandido
      Posted Abril 6, 2021 at 12:09 am

      Os próximos dois jogos são um Famalicão em grande forma e uma visita muito complicada a Faro… Já para não falar que ainda faltam visitas à Luz e a Braga…

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 5, 2021 at 11:36 pm

      O Atlético de Madrid também dizia isso!!!

      • BenDover
        Posted Abril 6, 2021 at 12:17 pm

        É desonesta essa comparação por dois motivos:
        – O sporting tem sido consistente nos resultados e tem jogado bastante bem, já do atlético não se pode dizer o mesmo
        – O primeiro lugar é mérito do sporting. Já do atlético houve ali bastante demérito do Real e do Barça.
        – Ter Real e Barça como adversários não é sequer comparável a ter Benfica e Porto (a diferença pontual teria de ser maior para haver alguma justiça nessa comparação).

        • Luchocapitan
          Posted Abril 6, 2021 at 2:26 pm

          Ou seja:
          – O primeiro lugar é mérito do sporting, que não teve competições europeias, a jogar de 7 em 7 dias praticamente desde o início da época (estou só a generalizar), ao contrário dos adversários;
          – Ter Real e Barça pode ser perfeitamente comparável a ter Benfica e Porto. Num temos os 3 maiores de Espanha(sendo o Atlético o menos “grande”), noutro temos os 3 maiores de Portugal (sendo o Sporting o menos “grande”).
          Incomparável realmente…

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Abril 6, 2021 at 9:28 am

        O Sporting de ganhar os próximos dois jogos, será campeão.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Abril 6, 2021 at 9:27 am

        O atlético teve de fazer frente a outro tipo de adversários :)

      • Miguel SADSC
        Posted Abril 5, 2021 at 11:49 pm

        Tinham 9 e com 2 jogos por jogar. É um bom aviso. E o Sporting não é propriamente um clube seguro nestas decisões. Quem joga é a equipa atual, não é o histórico de 40 anos mas tem peso.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Abril 5, 2021 at 11:19 pm

    Bem eu alertei no post Benfica x Braga que este era um jogo “chato” para o SCP tal como os próximos dois, sobretudo em faro… Se a concorrência fizer a sua parte…

  • RenatoFr
    Posted Abril 5, 2021 at 11:18 pm

    Tenho-me abstido de comentar aqui mas hoje este jogo deixou-me aziado.

    A começar pela sporttv, o som-ambiente tornar-se em barulho de tao alto que está, não vemos as imagens do Var q interessam e os comentadores são reles nos comentários que fazem. Não discutem o que interessam e também eles se transformam em barulho.

    Depois o scp, hoje até criou bastantes oportunidades mas todos os jogos há um antes e um depois de marcar o primeiro golo. Depois do 1o golo deixamos de controlar a partida.

    Por último, o árbitro que nos já sabemos é fraquíssimo, no entanto arbitra sempre os jogos dos grandes. entrada assassina sobre N Mendes que nem amarelo leva. O 2o golo do Paulinho para mim é mal anulado pq é uma disputa de bola, até parece ser o jogador adversário que empurra o pé do jogador do Sporting e a bola acaba por ir para aí avançado. O outro golo anulado então ainda é mais ridículo. Por 2cm , quando nem se vê claramente o pé do defesa??? A linha é mais grossa do q isso. Dependendo onde se mete a linha pode afetar a decisão.

    Em termos individuais, RA mal ao mexer mal na equipa.
    TT não acrescentou nada, DB saiu demasiado cedo e não meteu ng que mexesse com o jogo.
    Jovane, Nuno Santos, Tabata podiam e deviam ter entrado para pressionar na frente e ng saiu do banco.
    Feddal fartou-se de falar passes e cortes e ainda enterra com um corte ridículo aos 90mins.
    Paulinho tbm falhou mts passes mas da mais ao jogo na frente.
    João Mário também esteve bem mas no geral a equipa conseguiu criar mts oportunidades.

    Todos estávamos a ver aquele golo chegar mas por incrível que pareça ng pareceu tomar decisões para o evitar.

    Por último, continuamos com 8 pontos de vantagem, portanto não dêem um spin diferente à situação. Nos dependemos de nos próprios e não o contrário. Não somos nós que estamos sob pressão. Em termos de jogo jogado foi horrível depois da primeira meia hora mas ainda assim merecíamos ganhar por todas as oportunidades que criamos. Mas a má qualidade da árbitragem impacta os resultados (e não falo só deste jogo).

    Para a semana há mais, pode ser que aprendam a continuar a jogar depois de marcar o primeiro

    • RenatoFr
      Posted Abril 5, 2021 at 11:39 pm

      [decom_attached_image_1617662355037]

      • Ununennium
        Posted Abril 6, 2021 at 12:16 am

        Isso é a mão do Feddal, não é o pé.

        • Stromp1906
          Posted Abril 6, 2021 at 8:31 am

          Não meu caro, este é o frame utilizado que coloca a bola ao nível da cabeça. Tudo bem não fosse o passe ter sido feito com o pé uma fração de segundo antes…

    • Miguel SADSC
      Posted Abril 5, 2021 at 11:25 pm

      Não temos a pressão pela vantagem confortável, mas temos a pressão de quase 20 anos. Vão tremer, resta saber se conseguem lidar com a adversidade deste resultado (injusto, mas é o futebol) como lidaram depois de Famalicão e da jornada Rio Ave/Maritimo. Mas muitos são miúdos, o treinador também o é e vamos ver. O histórico da equipa dá confiança pela união e capacidade em jogo (praticamente não concedemos oportunidades), mas o histórico do clube é o que se sabe e esse também têm importância. Parece ir mais às costas dos adeptos do que do grupo e espero que assim seja.

      • RenatoFr
        Posted Abril 5, 2021 at 11:31 pm

        Sim, o tempo pesa mas temos de nos abster disso também senão custa cada vez mais.

        Estou também curioso para ver as linhas do lance do Moreirense e por qts cms. Uma realizaçao de jeito teria mostrado logo

  • Alfred
    Posted Abril 5, 2021 at 11:18 pm

    A única razão que encontro para o TT ser constantemente a primeira opção na nossa hierarquia de extremos é ter nudes do Amorim… o miúdo luta e vive o clube mas acaba por ser pouco para um candidato ao título. Custa me ver Jovane (que sempre que entra faz brilharete) , tabata e nuno santos atrás de tt, mas enfim, se calhar sou eu que não consigo ver. Triste pelo resultado, aconteceu até no jogo que criámos mais oportunidades . SL

    • DYI
      Posted Abril 6, 2021 at 12:45 am

      Não podia concordar mais. Como é que o Rúben Amorim insiste tanto no TT? Esforça se e sente o clube como ninguém mas para alguém que corre tanto e se entrega tanto ao jogo é completamente invisível e inconsequente.

      • Alfred
        Posted Abril 6, 2021 at 10:27 am

        Eu acho que desde que começou a ser titular a PL ele nunca acrescentou (a não ser na defesa), mas aí dava lhe o benefício da dúvida por estar a jogar fora de posição. Agora já só não percebo a escolha constantemente e com tão boas opções no banco… E tirar o Bragança, que estava bem e dá qualidade na posse para pôr um jogador que só corre em campo fez me confusão, mas pode ser que o Rúben também vá mudando.

      • RicasDeSousa
        Posted Abril 6, 2021 at 8:53 am

        Concordo plenamente, ou os outros nao treinam com a mesma atitude e empenho ou entao so pode ter mesmo nudes do RA xD

  • Ununennium
    Posted Abril 5, 2021 at 11:16 pm

    Talvez um dos jogos recentes em que criámos mais oportunidades e desperdiçámos bastante. São coisas que acontecem, o Moreirense marca no único remate que faz à baliza, faz parte do jogo. Agora é pensar no próximo jogo e tentar sacudir a pressão extra.

    Só queria falar também dos golos anulados/validados por distâncias extremamente pequenas: é urgente que nestas linhas percebam que existe uma margem de erro e existem várias fases do processo que introduzem erro. É praticamente impossível obter o frame no momento exacto em que a bola sai do pé, a minha sugestão é desde sempre utilizar dois frames consecutivos, imediatamente antes e depois da bola sair do pé para obter a margem de erro.

  • masterDC
    Posted Abril 5, 2021 at 11:11 pm

    Mais um péssimo jogo! É vergonhoso a forma como temos gerido estas vantagens sem procurar ampliar o resultado. Aconteceu hoje mas já podia ter acontecido há muito mais tempo, já deviam ter aprendido com os resultados à tangente que temos tido. Pode ser que finalmente aprendam, não aprendem a bem aprendem a mal. Parece que a vantagem é muita, mas espero bem que saibam manter esta distância. Conhecendo o Sporting como conheço não podemos estar descansados. É preciso ter muito cuidado até ao fim do campeonato, os rivais não vão desistir e nós temos de fazer muito melhor. Espero que tenham aprendido a lição.

    • Diogo Cordeiro
      Posted Abril 5, 2021 at 11:26 pm

      O Sporting teve oportunidades para fazer o 2-0, inclusive nao o fez por 2cm. O Moreirense foi uma vez a nossa baliza e fez um golo. Mas claro “mais um pessimo jogo”. Voces parece que gostam de ver o Sporting perder pontos para virem logo cair em cima.
      Querias o que, ganhar os 36 jogos do campeonato? Ir a vencer todos os jogos 3-0 para o intervalo?

      • masterDC
        Posted Abril 6, 2021 at 1:06 am

        Hoje infelizmente houve 2 golos anulados, mas isso não justifica o facto que depois do lance do 2.º golo anulado não tenhamos tido mais oportunidades flagrantes. Por favor não me compares com adeptos que só gostam de reclamar só porque sim, não faço parte desse tipo de adepto. Se estiveres atento, tenho elogiado muitas vezes a equipa e o treinador, mas também tenho alertado que situações como hoje podiam acontecer e que era necessário tentar contrariar isso. Felizmente temos ganho, mas ao continuar a gerir vantagens da forma que temos feito mais cedo ou mais tarde iriamos perder pontos. Mais uma vez digo, felizmente só hoje é que perdemos pontos passado muitos jogos, mas fico mais chateado não por realmente perdermos pontos, mas sim pela forma como o perdemos.

        Não, não estou à espera de ganhar todos os jogos, mas se há coisa que deviamos aprender com aquelas vitórias nos últimos minutos é que são situações que devemos evitar, não o resultado em si, mas sim a maneira a que nos sujeitámos a tal. O Sporting tem sido muito idêntico em vários jogos quando estamos com vantagem mínima. O Moreirense não criou perigo mas pode acontecer um erro, uma jogada, uma distração que possa ser fatal como hoje foi. Já tinha acontecido tal e qual com o Santa Clara mas felizmente conseguimos vencer. Os adversários já nos tinham dado provas de que os jogos por mais controlados que estejam nunca estão seguros quando a vantagem é mínima.

        Empatámos, agora é procurar vencer os que aí vêm e usar este jogo como exemplo a evitar nos próximos. Tal como tenho dito estamos no bom caminho, mas ainda falta muito para jogar. Toda a atenção é necessária.

      • DYI
        Posted Abril 6, 2021 at 12:47 am

        O Sporting não tem jogado propriamente bem e o Rúben Amorim tem que fazer alguma coisa naquele ataque. Admiro imenso o Rúben e apoio a equipa até ao fim porque sei do que ela é capaz. Mas já estávamos a pedir uma coisa destas.

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 5, 2021 at 11:11 pm

    A verdade é que andamos a pormo-nos a jeito à imenso tempo, e tantas vezes vai o cântaro à fonte, que um dia lá deixa a asa.
    E hoje não entendi porque só gastou 3 substituições e manteve o Paulinho até ao final.
    Quando coloca em campo o Matheus Nunes, devia ter colocado também o Nuno Santos ou o Jovane no lugar do Paulinho.

  • Oldasity
    Posted Abril 5, 2021 at 11:10 pm

    Já se sabia que com este tipo de abordagem (manter a vantagem mínima e desitir de atacar) mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer.

    Hoje RA tem toda a culpa. O jogo estava a pedir Nuno Santos/Jovane/Tabata para desequilibrar, mas não, mete Tomás e nem é para fazer extremo ou pelo menos abrir na ala tendo em conta que estavamos a precisar de largura.
    Tira Bragança e mantém J.Mario que pouco ou nada acrescenta ao jogo.

    Paulinho nem deveria ter começado de início e fez uma péssima exibição. E para quem diz que TT e Paulinho podem jogar juntos aí está.

    Uma palavra para este árbitro ridículo. Os jogadores do Moreirense passaram o jogo a fazer entradas duríssimas e imprudentes. Cotoveladas, entradas por trás, carrinhos e nada. Enfim.

    • Sporting1906
      Posted Abril 5, 2021 at 11:42 pm

      Porque é que o Paulinho fez uma péssima exibição? Fez o seu trabalho: marcou 2 golos (o 2º é bem anulado mas não é culpa dele) e foi útil nos apoios.

  • Bruno V
    Posted Abril 5, 2021 at 11:09 pm

    E assim, acontece, e ja e o esperado quando o resultado e minimo, mas e muito injusto, mas e o futebol e assim, nao interessa jogar bem ao mal, interessa e ganhar e somar os 3 pontos.

    No jogo de hoje houve um dominio total por parte do Sporting que esta no seu melhor momento da epoca, mas, num lance individual eles fazem o golo, e seguir em frente e voltar as vitorias na proxima jornada.

    Portanto dois pontos deitados ao lixo e agora a pressao ira ser ainda maior, com o circo extra jogo a ir aumentado, portanto veremos se nao temos Sporting ”after all”.

    Uma nota para a entrada no Nuno Mendes, aquilo e cartao em qualquer lado do mundo, so este arbitro que gosta de deixar jogar e ser diferente mas aqui pos os pes pelas maos.

    SL!

  • Joao Silvino
    Posted Abril 5, 2021 at 11:09 pm

    Felizmente o resto da tropa ainda vai toda perder pontos.

  • Liedshow
    Posted Abril 5, 2021 at 11:08 pm

    Bem aconteceu hoje como podia ter acontecido noutro jogo. A diferença deste para os outros jogos foi a eficácia, com o Sta. Clara, Vitória de Guimarães e Tondela jogamos mal e ganhamos; hoje jogamos decentemente e fomos superiores e perdemos 2 pontos outra vez nos ultimos minutos tal como contra o Famalicão, que vai ser o nosso adversário. Isto pode ser o ponto de viragem para o que resta do campeonato, apenas com 8 pontos de vantagem e 9 jogos para jogar vamos sofrer muito para conseguir este objetivo.

    SL

  • Miguel SADSC
    Posted Abril 5, 2021 at 11:08 pm

    De rir ainda a velocidade com que se anulou o golo de Paulinho em comparação a outros lances de fora de jogo. Ainda por cima tendo em conta que a bola até pode nem ter vindo dele. Foi 15 segs e está a andar. Temos outros óbvios a demorar 4 minutos.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Abril 5, 2021 at 11:05 pm

    Até parece que estava a adivinhar quando vi o jogador do Moreirense a receber a bola o que é que aquilo ia dar, agora 8 pontos de vantagem e sinceramente chamem-me o que quiserem mas não sei se existe estofo para segurar a vantagem, espero que sim, mas esta abordagem de tentar adormecer o jogo com vantagens tão curtas traz estes riscos.
    Também achei piada que o Franco que quase parte a perna ao Nuno Mendes não veja cartão, mas o Tiago Tomás que sinceramente nem me pareceu tocar no adversário viu logo o amarelo, nada de novo no único campeonato do mundo onde lances em que não existe contacto dão direito a cartão. Sl

    • RenatoFr
      Posted Abril 5, 2021 at 11:25 pm

      Em relação aos amarelos concordo. Dizer também que o Palhinha vai em 42 faltas seguidas sem amarelo pq se ele levar um ng sabe mt bem o que fazer. Enquanto continuar como está, o tribunal/conselho que deliberar o seu futuro tem mais opções em aberto

      • Miguel SADSC
        Posted Abril 5, 2021 at 11:47 pm

        Queixamo-nos que é tudo falta, qualquer toquezinho e eles apitam. E depois queremos amarelos para essas mesmas fitas provocados pelos adversários que caem ao minimo toque? O Palhinha é um jogador de duelos e contacto e em Portugal isso é tudo falta. Desafio alguém a tentar encontrar mais que uma ou duas faltas dessas 42 que merecessem amarelo.

        • RenatoFr
          Posted Abril 6, 2021 at 12:59 pm

          Miguel, eu concordo contigo. Achei interessante este facto porque até ao 5o amarelo e sobretudo na primeira metade da epoca, os arbitros eram muito rapidos a puxar do cartao, muitas das vezes por situaçoes q nem faltam eram. O pico foi o 5o cartao do Palhinha. Agora deixaram de mostrar completamente, mostra que nao ha coerencia na arbitragem. como tu dizes, provavelmente muitos poucas das 42 eram mesmo falta, mas isso nao foi impeditivo de levar cartao noutras alturas do campeonato.

      • Pipi Romagnoli
        Posted Abril 5, 2021 at 11:44 pm

        O caso do Palhinha é outra anedota do nosso futebol.
        A situação era muito simples o amarelo foi inventado e depois anulado.
        Portanto na minha opinião, a partir desse momento o Palhinha continuava com os 4 amarelos e quando visse outro era suspenso, simples.
        Mas neste tempo todo já ouvi tanta versão descabida que já não percebo nada. Sl

      • DNowitzki
        Posted Abril 5, 2021 at 11:33 pm

        É simples: o Palhinha tem 5 amarelos, pelo que pode continuar a levar que não é castigado. Tem 5 amarelos, mas o 5.º não deu direito a castigo. O que acho espantoso é que, como não se trata do Benfica ou do Porto, está tudo bem e é tudo legítimo e perfeitamente «normal». Não que isso faça muita diferença ou justifique a classificação (nada disso!), mas o mundo é muito «sui generis» quando se trata de uma visão mais primaveril.

        • RenatoFr
          Posted Abril 5, 2021 at 11:51 pm

          Eu nem chamei o Benfica nem o Porto para aqui. Aliás, creio que já aqui disso, que este processo já se tornou ridiculo desde que o CD não retirou o cartao apos o pedido original.

          Isso que dizes parece ser o mais lógico mas nao o foi para o tribunal que preferiu retirar os 5 cartoes, portanto não contemos com o ovo no c* da galinha porque cheira-me que quem quer que vá decidir a seguir, em vez de dizer algo simples como “o ultimo cartao esta retirado, o proximo dá suspensao”, vao tentar o oposto e ou cumpre imediatamente a suspensao ou prejudica o Sporting/jogador numa outra medida maior.

        • Miguel Lopes
          Posted Abril 5, 2021 at 11:50 pm

          Eu só não percebo é porque o Conselho de Disciplina não lhe retira o amarelo tendo por base a afirmação do árbitro, e ele fica com 4 amarelos e quando tiver o próximo, seria castigado. No entanto, insistem que hão de levar a deles até ao fim e pronto. Eu quero ver quando o Palhinha apanhar novamente amarelo, a discussão que vai haver.

          • DNowitzki
            Posted Abril 6, 2021 at 12:01 am

            Concordo, mas eu tb gostava que o dito árbitro agisse assim com todos os erros do género que comete.

        • Stromp1906
          Posted Abril 5, 2021 at 11:49 pm

          Não te vi no Post do Benfica a comentar o penálti do Lucas Veríssimo que a BTV disse que a bola bateu no peito… La está como não é o Sporting é tudo normal…

          • Mantorras
            Posted Abril 6, 2021 at 10:34 am

            Maior, o Benfica e o mais prejudicado dos 3 grandes, de muito longe, este ano.

            Fica-te mal insinuar o contrario, principalmente porque esse lance nao e penalty nenhum, nem aqui, nem na China.

          • Nunop
            Posted Abril 6, 2021 at 12:01 am

            É preciso ser intelectualmente desonesto para dizer que a bola bateu no braço do Lucas Verissimo.

            Ou isso ou precisas de oculos

            • Stromp1906
              Posted Abril 6, 2021 at 8:38 am

              Claro que é… Mas como não vi nenhum adepto a questionar o penálti a favor, pensei que podia mandar uma posta também

          • DNowitzki
            Posted Abril 5, 2021 at 11:59 pm

            Estás a bater à porta errada, porque o historial de comentários aqui prova-o.

            Dito isto, não sei a que lance te referes, porque, como referi, não vi o jogo todo e, do que vi, foi a meias com o do Barcelona.

  • BioSpot
    Posted Abril 5, 2021 at 11:05 pm

    Porra Amorim!

    Que isto sirva de lição. Se queres gerir o jogo faz-lo com bola nunca sem ela!
    Há muito que estava escrito nas estrelas que isto algum dia iria acontecer. Passámos os últimos jogos sem conseguir circular a bola nas segundas partes. A bola queima, a circulação é sofrível.
    Mais vale começar com o Bragança no banco e metê-lo na segunda parte para ajudar a ter bola e fazê-la circular.

  • Red Punisher
    Posted Abril 5, 2021 at 11:05 pm

    Descansem…Porto vai a Tondela (vejam stat dos viseenses em casa) entre LC.
    Mesmo que empate contra o super Ivo Vieira, Sporting manterá 8 pontos!

    • Bruno V
      Posted Abril 5, 2021 at 11:47 pm

      O Porto?? nao me faca rir amigo, eles ate final, mais penalti menos penalti, ”no pun intented” limpam tudo ate final, mas deus te oica.

      O Sporting se quer ser campeao tem de ser muito superior dentro de campo, como tem sido ate aqui, de outra maneira nao vao la.

    • Liedshow
      Posted Abril 5, 2021 at 11:09 pm

      O Porto até ao fim do campeonato deve limpar os jogos todos, podem tropeçar apenas com o Benfica mas o resto dos jogos vai ganhar com maior ou menor dificuldade.

    • Pactum Santorum
      Posted Abril 5, 2021 at 11:08 pm

      Tondela não tem qualquer interesse em disputar esse jogo com o FCP, vai acabar por perder facilmente.

      • Sporting1906
        Posted Abril 5, 2021 at 11:40 pm

        E que interesse tem o Tondela em perder?

      • lipe
        Posted Abril 5, 2021 at 11:37 pm

        Não tem interesse ? Que raio de argumento, sem ponta por onde se lhe pegue. O Tondela está 6 pontos acima dos lugares de descida. Diria que todo e qualquer ponto é importante nesta fase.

        • Pactum Santorum
          Posted Abril 6, 2021 at 12:06 am

          Nos outros jogos que faltam, sim. Gastar recursos contra um FCP que está a lutar pelo título pode significar perder jogadores num plantel super curto. É lançar os jogadores menos utilizados e deixar o FCP ganhar sem perder jogadores.

  • Steleao
    Posted Abril 5, 2021 at 11:04 pm

    Sem rasgos não vamos lá. Não sei qual é a noia que arranjou com Amorim, mas não entendo porque o melhor jogador do Sporting na época passada não é aposta a titular!

    • Sporting1906
      Posted Abril 5, 2021 at 11:39 pm

      O melhor jogador do Sporting na época passada não é aposta a titular porque já está em Manchester há mais de um ano (sim, meio ano do Bruno Fernandes foi suficiente para ser o nosso melhor jogador na miserável época passada)

  • Sten
    Posted Abril 5, 2021 at 11:03 pm

    Já se previa que mais jogo menos jogo isto ia acontecer

  • Estigarribia
    Posted Abril 5, 2021 at 11:03 pm

    Campeonato relançado. E o empate acaba por ser um resultado injusto. Agora espero que percebam o porquê de o Rúben não falar em candidaturas ao título nas conferências de imprensa.

    Quanto ao jogo em si, fiquei feliz pela estreia de Paulinho a marcar, mas aquele segundo golo foi tão mal anulado.

    Gostei também, mais uma vez, do Dani Bragança. Joga tanto este menino. O futuro dono do nosso meio-campo, tal como já havia mostrado no Europeu de Sub-21.

    Do lado do Moreirense, a turma de Moreira de Cónegos conseguiu o empate sem saber ler, nem escrever.

    Venha de lá agora o Famalicão que é outro obstáculo complicado.

    Saudações Leoninas

    • Gregor Samsa
      Posted Abril 5, 2021 at 11:09 pm

      Nem percebi porque é que foi anulado o 2º golo? O Pote recebe a bola dum ressalto qua acontece numa discussao de bola entre um jogador do SCP e outro do Moreirense. SL

      • Miguel Lopes
        Posted Abril 5, 2021 at 11:19 pm

        Parece que o toque para a frente é do Paulinho que encontra o Pote em fora de jogo.

        • RenatoFr
          Posted Abril 5, 2021 at 11:53 pm

          Creio que neste caso e pela disputa q foi (a perna do jogador do moreirense empurra a perna do Paulinho) nao me faz sentido q conte como passe.

          é como quando o defesa corta a bola e o GR agarra

        • Estigarribia
          Posted Abril 5, 2021 at 11:27 pm

          Miguel,

          Até posso aceitar isso, mas neste estádio não é fácil ver os lances de fora de jogo. Mas um segundo golo do Paulinho dava-lhe outra motivação.

          Saudações Leoninas

          • Miguel Lopes
            Posted Abril 6, 2021 at 12:29 am

            Não ponho isso em causa, mas se tiveres dúvidas podes sempre ver no jornal Record com o título ” Paulinho bisou no Moreirense-Sporting mas golo foi anulado por fora de jogo”

        • Gregor Samsa
          Posted Abril 5, 2021 at 11:25 pm

          Pois nao consegui ter essa certeza, estes estadio sao realmente muito maus para se transmitirem jogos.

          SL

      • Liedshow
        Posted Abril 5, 2021 at 11:15 pm

        Foi bem anulado o golo, ha um frame que mostra que o Pote é o ultimo a tocar na bola.

      • Alex03
        Posted Abril 5, 2021 at 11:13 pm

        O 2º golo do Paulinho foi bem anulado. A bola via do pé do Paulinho para o Pote.

    • Estigarribia
      Posted Abril 5, 2021 at 11:08 pm

      [decom_attached_image_1617660492969]

      • Abbas
        Posted Abril 5, 2021 at 11:15 pm

        Deves estar mal habituado. Quantas vezes Benfica e Porto perdem pontos em jogos contra pequenos com esse balanço estatístico? A posse de bola até foi bem equilibrada.

        • Estigarribia
          Posted Abril 5, 2021 at 11:29 pm

          Abbas,

          Eu não critiquei as estatísticas. Só as deixei aqui para quem quisesse ver/rever.

          Saudações Leoninas

  • Abbas
    Posted Abril 5, 2021 at 11:03 pm

    Hoje a estrelinha virou o contrário de estrelinha. Agora, em 9 jogos, o Porto está a duas derrotas e um empate de distância. Espero que o Sporting consiga ser campeão, mas os miúdos vão ter que ter estofo.

  • Mastodon
    Posted Abril 5, 2021 at 11:01 pm

    A estrelinha é sofrer um golo aos 90 minutos no único remate do adversário enquadrado na baliza e ter um anulado por 3 cm.

  • Gunnerz
    Posted Abril 5, 2021 at 11:01 pm

    Quando vejo os nossos rivais a jogar primeiro e a ganhar à rasca fico logo com mau pressentimento. Aliás dizia eu hoje no trabalho q este era o jogo mais importante para o SCP neste final de época. É q vencendo hoje basicamente só era preciso vencer os jogos em casa até final da época.
    É uma pena, mas gerir sempre o jogo não podia durar para sempre. E como digo há várias semanas o nosso ataque é um ponto fraco, isto pq ainda n tivemos ponta d lança e o pote apesar dos toques bonitos q dá para mim é muito curto.

    Vai ser uma luta até ao fim, acreditem. 8 pontos vão se embora em 2 jogos, vamos lá ver..

    • Sporting1906
      Posted Abril 5, 2021 at 11:37 pm

      Este jogo era o mais importante porque era o próximo, em tudo o resto não era mais nem menos importante do que os ainda faltam. E 8 pontos não se vão embora em 2 jogos, é preciso no mínimo 3 e provavelmente até é preciso 4. O título não está ganho mas não precisamos de ser demasiado pessimistas.

  • lipinhu80
    Posted Abril 5, 2021 at 11:00 pm

    Vai começar o bombardeamento desmedido para destabilizar ao máximo o sporting na esperança que percam mais pontos (de que x e y estãoem baixo de forma, que a táticaja nao surpreende etc.), como portista gostava imenso que perdessem mais pontos mas não com o circo que aí vem nas próximas semanas

  • Alex03
    Posted Abril 5, 2021 at 10:59 pm

    Anular um golo por 2 centimetros. Na jornada passada ,anularam um numa jogada que passou para o meio campo do Sporting, logo devia ter sido considerada uma nova jogada.

    Luis Pinheiro na semana jornada passada, aos 20 minutos mandou um para a rua por 2 amarelos. Hoje Nuno Mendes vai lesionado e nem amarelo deu.

    Quando dizem que este campeonato não está fechado em diversos lados, é porque se sabem bem o que ai vem.

    Quanto ao resto, mais do mesmo, hoje ate se meteu 3 la dentro, mas andar no final nestes moldes alguma vez ia dar barraco. Aquele alivio do Feddal é de amador.

    • Kafka
      Posted Abril 5, 2021 at 11:05 pm

      Se estava 2 cêntimetros fora de jogo não devia ter sido anulado?? Oi??

      Na semana passada sim têm razão de queixa, esse golo foi mal anulado, na altura frisei isso

      Mas hoje nada a apontar, até 1 cm teria sido bem anulado

      O Liverpool já perdeu um campeonato por uma bola que não entrou por menos de 1 cm

      • Sporting1906
        Posted Abril 5, 2021 at 11:35 pm

        Não pode ser assim tão difícil de perceber: a tecnologia tem uma margem de erro; se o fora-de-jogo for por uma margem inferior à margem de erro (o que não sei se é o caso aqui mas deve ser) então não deve ser assinalado, porque é possível que não seja realmente fora-de-jogo.

        • Kafka
          Posted Abril 5, 2021 at 11:58 pm

          Sporting

          Se dás margem erro de 30 cms então tb não podes anular quando tiver 31 cms, porque 31 cms vai apenas 1 cm para os 30, também é possível que não esteja fora de jogo

          • Number10
            Posted Abril 6, 2021 at 5:02 pm

            Se a margem de erro for 30cm e o VAR reportar 31cm, significa que existe 100% certeza de que está em fora de jogo.

            É como nos radares de estrada, se não me engano existe uma tolerância por causa da margem de erro.

          • Sporting1906
            Posted Abril 6, 2021 at 11:30 am

            Afinal é mesmo difícil de perceber: não sou eu que dou margem de erro, é a tecnologia que tem uma margem de erro e fora-de-jogo detectados pela tecnologia por uma margem abaixo dessa margem de erro podem não ser fora-de-jogo. Por exemplo, se a tecnologia tiver uma margem de erro de 5 cm então um jogador que a tecnologia diz que está 4 cm em fora-de-jogo pode na realidade estar 1 cm em jogo.

      • Alex03
        Posted Abril 5, 2021 at 11:25 pm

        A imagem que mostraram agora na Sporttv só demonstra bem que aqueles 2 centímetros é a grossura dos pontos e o pixel que se escolheu para colocar tal linha. O lance do Liverpool não tem interferência humana. É uma tecnologia que não precisa de seres humanos para a usar.

      • Johnaw
        Posted Abril 5, 2021 at 11:15 pm

        Se está fora de ogo, está fora de jogo. Não importa se está a 15 ou a 20 cm. Ouvi ainda agora um comentador da Sic Noticias a dizer que o VAR só deveria “atuar em situações obvias”. Han? Tínhamos era que jogar mais e não lhes entregar a bola aos 87 nem fazer aquele jogo de ténis.

        Mais uma vez, 2 cm fora de jogo, é fora de jogo. Mas agora vai começar o circo da imprensa.

        • Kafka
          Posted Abril 5, 2021 at 11:26 pm

          Johnaw

          Exactamente, o fora de jogo ou bola dentro da baliza são decisões binárias, ou estão ou não estão, são as decisões mais fáceis de tomar pelo VAR, mas não é uma questão de opinião, é o computador que define os cms, basta a tecnologia dizer se está in ou out

          Todos os problemas de arbitragem fossem como estes, acabavam os erros arbitragem no futebol

          • rvstico
            Posted Abril 6, 2021 at 12:37 pm

            Amigo, a partir do momento em que é a mão humana que coloca as linhas não podes em consciência dizer que é uma decisão binária.
            É distinto da tecnologia da linha de golo ou do olho de falcão no ténis por exemplo.

          • Stromp1906
            Posted Abril 6, 2021 at 12:27 am

            Não sei o que são decisões binárias, confesso. Mas traduzindo esses 2 lances para equações, um tem duas variáveis (bola e linha de golo) outro tem 3 (momento do passe, posição do marcador do golo e posição do último defesa), e como qualquer equação, quanto mais variáveis tem, mais difícil é de resolver.
            O exemplo de hoje é excelente, Fedal faz um passe estando de costas e em queda, no frame usado aparece a bola já á altura da cabeça do jogador, ou seja o tempo que a bola leva a sair do pé até chegar á zona da cabeça é ou não significativo? Porque não existindo um frame correcto escolheram este e não o anterior?
            E não estou a dizer que é uma cabala contra o Sporting, já vi lances semelhantes noutros clubes.

            • Mantorras
              Posted Abril 6, 2021 at 10:43 am

              Binario significa que algo apenas tem dois valores possiveis, 1/0, verdadeiro/falso, A/B, etc.

              Nao vi o lance, mas se a bola esta na cabeca e o passe e com o pe, entao e claramente um erro do VAR, nem ha duvidas… pelo menos na avaliacao “tecnica” com a tecnologia, do lance.

              O unico “senao” seria ser um erro de perspectiva, tipo estares a ver um frame “atras do jogador” e a bola estar a sair do pe, mas o pe estar tapado pelo corpo e parecer estar na cabeca, mas nem vi o lance, estou apenas a colocar hipoteses. Pelo que costuma acontecer, eles veem todas as imagens “sincronizadas”, e param a imagem pela que da para ver melhor, ou por analise de varias imagnes em simultaneo… para bater no sitio certinho… e depois e que metem a linha, sem mexer mais… mas isto nao invalida que em certos lances seja dificil, ou que cometam erros, claro esta.

          • Ununennium
            Posted Abril 6, 2021 at 12:02 am

            Todos os aparelhos têm uma margem de erro, no caso da câmara por cima da linha de baliza essa margem de erro deve ser suficientemente pequena ao ponto de não influenciar nenhum lance. No caso do fora de jogo com a tecnologia que temos actualmente isso não é verdade portanto os dois casos não são comparáveis. O problema não está na decisão, que obviamente é binária, está nos métodos disponíveis.

          • Miguel SADSC
            Posted Abril 5, 2021 at 11:45 pm

            A da linha de golo é toda mecânica, não há interferência humana. Quem coloca as linhas do fora de jogo são os árbitros e podem naturalmente ser mal colocadas, andam ali à caça de pixels. Isto vai mudar, mas ao dia de hoje não é sim ou não e é o computador que decide, isso é falso. Quando for como a tecnologia da linha de golo, passa a ser fiável. Aqui pode sempre haver erro e este lance era complicado. Não se vê bem, se calhar escolhendo outro pixel ficava 10 cms fora de jogo ou ficava 5cm em jogo. Não é só tecnologia no VAR em termos de fora de jogo, é totalmente diferente da Goal Line.

            • Miguel Lopes
              Posted Abril 6, 2021 at 12:25 am

              Para isso a linha de fora de jogo, vai ter de mudar para a linha da grande área, para que seja possível minimizar ao máximo a margem de erro e mesmo assim, é difícil.

            • Alex03
              Posted Abril 5, 2021 at 11:55 pm

              O que referi…no lance do Liverpool nao entra mão humana na equação.

      • Gregor Samsa
        Posted Abril 5, 2021 at 11:11 pm

        O problema é que neste tipo de estádios em que nao ha altura para as camaras filmarem bem e nem se percebe quando a bola parte, anular por 2 cm é realmente estranho mas enfim é o que é.

        SL

    • Number10
      Posted Abril 5, 2021 at 11:04 pm

      Não sei qual é a margem de erro ou a precisão do VAR, mas a não ser que tenham 100% de certeza que realmente são 2cm acho que o golo não deveria ser anulado.

      • Kafka
        Posted Abril 5, 2021 at 11:12 pm

        Number10

        Isso não faz sentido algum, se está 2 cm fora de jogo tem de ser anulado…. Até 1 cm tem de ser anulado…. A margem de erro já esta incluída como é óbvio

        Senão então nunca se anulava nada, senão não se deve anular um golo por 2 cm, então a partir de que cms se deve anular? 3 cms já se pode anular?

        10 cms já se pode anular? Então mas se anula por 10 cms porque não anula por 9 cms?

        Se anular por 20 cms porque não anula por 19 cms?

        2 cms ou 2 metros é exactamente a mesma coisa, ambas estão fora das leis

        • Dca
          Posted Abril 5, 2021 at 11:45 pm

          A margem de erro não está incluida.

          • Kafka
            Posted Abril 6, 2021 at 12:02 am

            Dca

            Teres margem de erro ou não é completamente indiferente o problema será sempre o mesmo

            Se dás margem erro de 30 cms, como é que fazes quando tiver 31 cms? De 30 para 31 é apenas 1 cm, voltas a anular por 1 cm apenas volta o choro

            Margem erro é indiferente, haverá sempre sempre anulação por 1 cm, se aplicas margem erro essa margem erro passa a ser o novo zero

            • Number10
              Posted Abril 6, 2021 at 4:56 pm

              A margem de erro não é irrelevante.

              No caso do erro não for contabilizado na medição do VAR, imaginado que a margem de erro é de 10cm. Um fora de jogo de 2cm significa que o valor real está entre os -8cm e os 12cm. Sendo assim é impossível ter 100% certeza de que está fora de jogo e em caso de dúvida o ataque é beneficiado.

            • Dca
              Posted Abril 6, 2021 at 1:29 pm

              Não porque está provado que um frame pode alterar 10 cm ou 20 cm, ou seja, faz toda a diferença, por isso, a margem de erro é fundamental! Porque com um frame de diferença o jogador pode estar em jogo ou deixa de estar em jogo!

            • rvstico
              Posted Abril 6, 2021 at 12:35 pm

              Está longe de ser a mesma coisa teres ou não margem de erro incluída.
              Situação hipotética 1: Pote está fora de jogo 2 cms. Não existe margem de erro. Golo anulado
              Situação hipotética 2: Pote está fora de jogo 32 cms. Existe margem de erro de 30cm. Logo, para todos os efeitos está fora de jogo por 2 cms.
              Não considerando que a situação 1 foi real, consegues mesmo dizer que é a mesma coisa?
              Já ouviram falar de graus de confiança? De estatisticamente significativo?
              É que no caso 2, mesmo aplicando a margem de erro CONTINUA a ser fora de jogo, no caso 1 não.

        • Number10
          Posted Abril 5, 2021 at 11:35 pm

          Por ignorância da minha parte pensei que não incluía a margem de erro. Nesse caso faz sentido, se os 2cm já tiver em conta a margem de erro.

          Caso a margem de erro não fosse contabilizado, o meu comentário nem era assim tão descabido, até porque se a margem de erro fosse de por exemplo 10cm, e se o VAR reportasse 2cm, nunca poderias dizer com 100% de certeza de que estava fora de jogo.

          • Kafka
            Posted Abril 5, 2021 at 11:55 pm

            Number10

            A margem erro é indiferente para o caso

            Sem margem de erro 0 para 1 cm é exactamente o mesmo do que com margem erro de 30 e teres que anular com 31 cm

            0 para 1 é igual a 30 para 31

            • RenatoFr
              Posted Abril 6, 2021 at 6:24 pm

              Isso é errado. Se a margem de erro for 30cm e o fora de jogo for a 31cm, ja evistaste um erro de 30cm, o que é +/- o tamanho de um pé e retira o fator de onde é colocada a linha.

          • Dca
            Posted Abril 5, 2021 at 11:44 pm

            Não foi por tua ignorância. A margem de erro não está incluida.

        • Abbas
          Posted Abril 5, 2021 at 11:22 pm

          Exato, Kafka, o problema é esse mesmo. Se dás margem de erro de 2 cm, o que acontece quando for 3 cm? E assim sucessivamente. As câmaras televisivas tbm não filmam com fps suficientes para averiguar com total acuidade também. É difícil, mas desde que seja consistente… não pode é ser como no Boavista-Benfica em que desenharam uma linha torta ao Darwin.

          • BrunoAfonso 12
            Posted Abril 5, 2021 at 11:50 pm

            Ou como no Rio Ave Benfica em que o Darwin ganha o penalti, mas estava em fora de jogo porque o VAR decidiu por a linha depois de a bola já ter partido do pé do jogador do Benfica.

          • Ununennium
            Posted Abril 5, 2021 at 11:49 pm

            Como já sugeri num comentário acima é preciso pegar nos frames consecutivos, imediatamente antes e imediatamente depois da bola sair do pé para averiguar a margem de erro. E a partir daí perceber se é de +- 2 cm ou superior (depende obviamente da rapidez do lance). Ainda assim isto ignora a possível má colocação da linha nos frames pelo VAR.

          • DNowitzki
            Posted Abril 5, 2021 at 11:34 pm

            A malta só se lembra disso quando lhes toca. A nós foi quanto? 4 centímetros?

            Somos muito mansos!

        • RenatoFr
          Posted Abril 5, 2021 at 11:21 pm

          Não está incluída não. Por isso tanto se fala das alterações à lei do fora de jogo para validar jogadas até x cms, devido à largura da linha.

          Entao nem o pé do jogador do moreirense se vê, a linha está lá posta e isto fica assim? além disso, a linha é mais grossa do que 2cms, dependendo onde é colocada, pode influenciar a decisao

          • Kafka
            Posted Abril 5, 2021 at 11:53 pm

            Renato Fr

            Não se fala coisa nenhuma nisso, aliás isso não alteraria em nada o problema

            Se fôr como dizes o problema seria exactamente o mesmo

            Supomos que passas a validar golos até 30 cms…. Então e 31 cms já anulas o golo?? Lool voltas a anular por 1 cm de novo,

            Se dás margem de erro de 30, voltas a ter o mesmo problema quando fôr 31 cm do que tens sem margem de erro e está por 1 cm apenas

            0 para 1 é o mesmo que 30 para 31

          • Alex03
            Posted Abril 5, 2021 at 11:35 pm

            Exactamente, ainda a minutos isso se viu que muito do lance deve-se a grossura das linhas e dos pontos em questão que se chegam a sobrepor.

        • Ununennium
          Posted Abril 5, 2021 at 11:21 pm

          Neste momento, sim. Se está 2cm ou 1cm é para ser anulado, o VAR está a seguir as regras.

          Agora “a margem de erro já está incluída como é óbvio”??? Como assim? Não está incluída, simplesmente ignora-se que existe uma margem de erro associada ao método. Para alguém que faça investigação na área das ciências como eu dói um bocado ver isso ignorado mas o VAR esteve bem obviamente.

          • Kafka
            Posted Abril 5, 2021 at 11:51 pm

            Unuennium

            Mas qual ignorado, se aplicas margem de erro o problema mantém-se

            Se aplicas margem de erro de 5 cms, então quando fôr 6 cms volta o mesmo problema porque voltas a anular por 1 cm de novo

            Esta é a decisão mais fácil de ser tomada, se está 1 cm fora de jogo anula-se…

            Vocês só estão a complicar porque têm o complexo que o Mundo inteiro está contra o Sporting

            • Ununennium
              Posted Abril 6, 2021 at 12:12 am

              Disse e repito: “o VAR esteve obviamente bem”.

              Agora a margem de erro não está incluída, isto é simplesmente falso. Trato diariamente dados de farmacologia, isso que dizes sobre margens de erro faz pouco sentido. Daqui a nada estás a a dizer que a margem de erro for de 20cm (é estúpido uma margem de erro fixa, deve ser determinada pelos frames de cada jogada) temos problemas com um jogador 21cm fora de jogo? Faz pouco sentido dizer isso após aplicar uma margem de erro porque é exactamente para isso que a margem de erro serve.

              • Pactum Santorum
                Posted Abril 6, 2021 at 7:43 am

                A margem de erro deriva da colocação das linhas e já faz parte da elaboração dos sistemas. Nunca está exatamente certo, porque é colocada por um ser humano. Se fosse tudo feito por uma maquina segundo um algoritmo, aí poderíamos dizer que estaria 100% certo. Mas é futebol, não é medicação.

  • Daniel Goncalves
    Posted Abril 5, 2021 at 10:59 pm

    Esta brincadeira de entrar em gestão quando estão a ganhar por um tem de acabar, há qualidade para mais.

    • Stromp1906
      Posted Abril 5, 2021 at 11:05 pm

      Modo de gestão? Hoje? Perdemos 2 pontos com uma equipa que fez dois remates á baliza, tivemos entre golos anulados e lances perigosos uma mão cheia de oportunidades.
      Aconteceu futebol, ponto!

  • Filipe Ferreira
    Posted Abril 5, 2021 at 10:59 pm

    Repetição do Famalicão – Sporting. Muito superiores, pouco ou nada testados e lá ficam 2 pontos.

  • JJoker
    Posted Abril 5, 2021 at 10:58 pm

    Amorim lançou um 11 para não perder, e talvez tenha perdido mais do que pensa.
    Um erro que não faz qualquer sentido.

  • Miguel SADSC
    Posted Abril 5, 2021 at 10:58 pm

    Como disse com o Santa Clara, gerir só com 1 golo é sempre má ideia. Basta 1 erro individual, um ressalto, qualquer coisa para perder a vantagem. Com o Santa Clara foi assim, mas acabou bem. Ainda assim, o Moreirense nem uma oportunidade cria na segunda parte. Cai do céu.

    • Miguel SADSC
      Posted Abril 5, 2021 at 11:19 pm

      Referir ainda que, para quem dava o campeonato por fechado, isto só prova que não como tenho dito. O Sporting ainda vai a Vila do Conde, Luz, Braga e Faro (onde todos os grandes têm tido muitas dificuldades. Só aqui são 12 pontos em jogo e escorregando num jogo como estes contra o Moreirense, vamos ver. Vamos ver se há arcaboiço, porque está na cara que Porto dificilmente larga pontos neste campeonato, excluindo o jogo na Luz.

  • cdiogo77
    Posted Abril 5, 2021 at 10:58 pm

    É o que dá, todas as semanas nos pomos a jeito, algum dia ia acontecer….

    Vamos ver como vai ser, 8 pontos é melhor do que ir atrás mas temos um calendário muito dificil….

Deixa um comentário