Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting vence Troféu Cinco Violinos; Leões dominaram a Lazio (conjunto de Marco Silva juntou à intensidade uma pressão alta diferente da era Jardim), mas erros defensivos atiraram a decisão para as grandes penalidades; André Martins esteve nos 2 golos, Slavchev foi o reforço em maior destaque; Cédric teve dificuldades frente a Keita

Sporting 2-2 (4-2 nas g.p.) Lazio (André Martins 3′ e Adrien 52′ g.p.| Mauri 45′ +1 e Tounkara 90+2′)

Vitória do Sporting no Troféu Cinco Violinos, jogo que serviu para apresentar o plantel 2014-15 aos sócios (cerimónia sem surpresas, apesar de elementos como Gauld e Slimani continuarem fora das opções de Marco Silva). André Martins abriu o activo depois de uma boa jogada colectiva, em cima do intervalo a Lazio na sequência de um canto empatou, mas na 2ª parte AM aproveitou uma brincadeira de Marchetti na área para provocar o penalti que deu o 2-1, no entanto, quando parecia que a partida estava resolvida, o conjunto italiano nos descontos, numa transição rápida, por intermédio de Tounkara (isolou-se e bateu Patrício) fez o 2-2.

Encontro algo incaracterístico, com os leões, apesar de terem criado poucas oportunidades claras de golo, a dominarem a partida quase por completo, primeiros 30 minutos com um futebol de muita qualidade, mas a Lazio nos descontos das duas partes aproveitou 2 erros defensivos do Sporting para marcar e adiou a decisão do troféu para as grandes penalidades. Patrício, que praticamente não foi chamado a intervir durante os 90 minutos, nessa fase defendeu por duas vezes e colocou alguma justiça no resultado.

Sporting – Marco Silva parece apostado em dar continuidade ao 11 de Leonardo Jardim (alinhou com Rui Patrício, Cédric, Rojo, Maurício, Jefferson, William, Adrien, André Martins, Capel, Carrillo e Montero) mas este leão é algo diferente (apesar de a característica principal ser ainda a intensidade, e quando faltou capacidade física na 2ª parte a qualidade de jogo dos leões diminui), pressiona muito mais alto, consegue ter sempre mais jogadores na zona da bola e ofensivamente é notório que as movimentações, principalmente de André Martins e Montero, são diferentes (o médio aparece mais em zonas de finalização, enquanto que na época passada descaía essencialmente para o lado direito, e é ainda mais notório o trabalho entre linhas do avançado colombiano). No entanto, continua a faltar o mesmo: criar mais situações de golo (e para isso será necessário mais um extremo acima da média). A nível individual Martins acabou por ser o elemento em maior destaque, marcou o 1º golo, e foi decisivo no 2-1. Mas este leão andou muito ao ritmo de Adrien, enquanto a intensidade do médio (apesar de ter exagerado no nº de faltas) esteve presente, o Sporting esteve sempre a equipa mais alta, circulou melhor a bola e dominou a Lazio. Carrillo, a dar sequência ao que fez na época passada pela maneira como se deu ao jogo (até na parte defensiva) e a sua vontade até lhe podia ter dado um golo quando roubou uma bola a Cana dentro da área da Lazio (contudo, o seu rendimento no 2º tempo, como aconteceu com quase toda a equipa, caiu bastante). Na defesa a dupla Rojo-Maurício esteve ao nível de 2013-14, mas Cédric não deu boas indicações (foi sempre ultrapassado no 1 contra 1 frente a Keita, a melhor unidade da Lazio). No que diz respeito aos reforços, tiveram poucos minutos mas já deu para ver um Slavchev mais solto, a dar-se mais ao jogo e a ter a capacidade de impor a sua presença no meio campo leonino.

0 Comentários

  • Miguel Guerreiro
    Posted Agosto 1, 2014 at 9:55 pm

    Em relação a este jogo do Sporting:
    Nota-se que o trio de meio-campo tem uma maior fluidez de jogo, que este tipo de jogo exponencia as características do André Martins. O André Martins está a destacar-se como um médio que aparece bem nas zonas de finalização.
    Salvo erro, hoje o Sporting sofreu o 1º golo de bola parada na era do BdC, ou seja, durante o legado do LJ o SCP nunca sofreu um golo de bola parada o que a grande astucia do LJ neste tipo de lances (não fosse a tese de mestrado dele na metodologia das bolas paradas…)
    Quando a Lazio chegou à área do Sporting notou-se alguma insegurança.
    Montero continua a ser uma sombra de si próprio. A sua confiança está “nas lonas”.
    O Sporting apresentou um 11 sem reforços o que diz bem a valia dos reforços face aos jogadores que transitaram da época passada (nenhum é uma mais-valia e nenhum irá entrar de caras no 11).
    Capel continua de pedra e cal no 11 sem conseguir acrescentar o quer que seja ao futebol leonino.

    O balanço da pré-epoca até agora:
    André Martins está a ser o melhor jogador (Carlos Martins versão 2.0?);
    Carrillo demonstra uma maior maturidade, o sua magia começa a ofuscar-se no entanto o coletivo ganha com esta atitude.
    João Mário a nível de qualidade e potencial é manifestamente superior ao André Martins e até ao final da época deve conseguir assegurar o lugar deste.
    Shikabala do pouco vi demonstrou que é muito bom tecnicamente, mas péssimo taticamente (talvez um pouco egocêntrico) e no futebol atual isso é meio-caminho andado para não triunfar.
    A nível de profundidade este Sporting é claramente superior ao Sporting da época passada, mas como a VM já referiu várias vezes, faltam jogadores que entrem de caras no 11 leonino concretamente nas posições de extremos (a minha aposta seria em Kostic).

    • m1950
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:06 pm

      Eu ontem escrevi um texto onde falava da bola parada do Sporting , que não é responsabilidade de Jardim mas sim de Nelson Caldeira , que é a seguir ao ex-adjkunto do FCP , o Rui Quintas , o melhor na organização defensiva. Já agora é o quarto golo sofrido da era BdC .

      – Paços no ano passado a falha de marcação de Bruma
      – um golo idem com culpas de Ilori ( que me faalha a memoria)
      – Sporting – Rio Ave em Alvalade – Dier falha o tempo de salto.

    • João
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:45 pm

      Boa 1 parte do Sporting num jogo que acaba com um empate justo. Os leões sabem ter a bola nos pés mas esqueceram-se de criar oportunidades de golo. Mais perigosas até as da Lazio. O Sporting só ameaçou já perto dos 90', curiosamente quando acabou por sofrer o empate.
      E já agora, 31 mil é curto para um troféu que homenageia 5 grandes nomes do desporto português.

  • Ricardo.
    Posted Agosto 1, 2014 at 9:56 pm

    Andre Martins esta a ter uma preponderância enorme com Marco Silva. Apesar do empate nos 90 min, gostei imenso do jogo.

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 9:59 pm

    Jefferson está acomodado de mais para o meu gosto, que venha o Jonathan Silva para abrir o olhos. William também muito displicente.
    Mário

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:07 pm

      Essa conversa já cansa… Queres um defesa esquerdo melhor? ok… eu tb quero. Mas não é por Jefferson estar acomodado… ele está ser o que sempre foi! hoje teve um erro infantil, mas estava a ter uma ter uma exibição ao nível habitual dele e no ultimo jogo até tinha sido dos melhores. Tem jogado em todos os jogos de preparação, e faz sempre todo o corredor…

      João Antunes

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:33 pm

      O Jefferson até esteve bem na minha opinião, regular, muito bom cruzamento e incursões na primeira parte….

      Não vi displicências nenhumas no William Carvalho e sou um adepto exigente, você não viu o mesmo jogo que Eu, e possivelmente também não percebe o jogo da mesma forma!

    • Anónimo
      Posted Agosto 2, 2014 at 2:13 pm

      william de carvalho,ou por cansaço,ou por outra motivo qualquer… não brigou pela bola.deu seguimento as bolas que lhe passavam e pouco mais.não sei qual é a pressa! sim qual é a pressa,de um jovem querer outro clube agora (dier) quando se podia valorizar no sporting e para o ano com outro estatuto profissional,poder auferir um ordenado substancialmente diferente.os empresarios estão a dar cabo do futebol.em muitos casos os jogadores vão na conversa de quem os representa.os interesses não saõ sempre coincidentes.o caso do bruma foi gritante.a pressa do seu empresario é que o levou do sporting,pois o empresario baldé? sabia que a cada momento o bruma ia para o jorge mendes e ele ficava a ver o dinheiro a voar!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:00 pm

    Resultado injusto (o empate) de um Sporting idêntico ao da época passada (também devido à falta de reforços no 11), onde a capacidade de trabalho de equipa é que faz a diferença (falta elementos acima da média para desiquilibrar). A principal diferença é mesmo a pressão alta, que permite recuperar a bola mais perto da baliza adversária e ter maior tempo de ataque (o que é importante).

    É uma equipa que se vê que dá garantias para a época que aí vem, embora falte algo para se poder sonhar com títulos (embora não seja impossível acontecer com o plantel actual). Em relação ao 11 apresentado hoje, penso que não fez grande sentido a aposta em William Carvalho (ainda longe da melhor forma) em detrimento de Rosell (aumentou a intensidade quando entrou em jogo), e há outras opções discutíveis (inclusão de Capel e Montero, que neste momento também não está melhor que Tanaka).

    Resumidamente, é um Sporting na linha da temporada passada, que promete ser competitivo, ainda com margem de progressão e que pode dar um salto com mais um ou dois elementos acima da média capazes de entrar no 11 inicial.

    p.s.: Shikabala e Gauld deviam ter mais minutos, principalmente a nula utilização do escocês não é normal.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:08 pm

      o guald está a aprender , com calma tem que ser gerido, nao me surpreende nada que so la para janeiro comece a jogar a serio na equipa A, sendo que ate la rode na B e va-se ambientando ao plantel e ao futebol portugues.
      VN

    • Deckard
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:24 pm

      Exactamente o contrário Luis, a escassa utilização de Gauld é perfeitamente normal. Recordo-me ainda de como tanto Anderson e James forma protegidos no Porto, ao ponto de alguns lhe começarem a chamar de flops. Afinal estiverem foi o tempo necessário a adaptarem-se, protegidos de factores externos.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:24 pm

      VN,

      Eu sei que ainda é muito jovem e que pode estar a aprender. Mas isto é pré-temporada, é mesmo para dar oportunidades aos jovens…
      Além disso foi o reforço mais caro da era BdC e a equipa precisa de elementos acima da média.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:39 pm

      quanto a ser o mais caro ou nao, o bdc ja veio dizer que os valores que vieram a publico nao sao de todo verdade.. e se ele jogasse agora na pre-epoca e ate calhasse de engatar uma fintinha ou duas, os adeptos iam logo exigir que ele jogasse já no inicio da epoca (ate devido a escassez de qualidade nas alas) o que iria colocar uma pressão extra desnecessaria a um miudo daquela idade..tenho a certeza que o marco vai fazer uma boa gestao com o gauld.
      ja o shika é um caso diferente, mas talvez se deve a uma possivel falta de empenho nos treinos ou assim..
      VN

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:41 pm

      Deckard,

      O Sporting não tem as mais valias na equipa que o Porto tinha nessa altura. Além disso, é habitual no Sporting lançar os jovens cedo… e estamos a precisar de elementos acima da média. Independentemente da idade, o Gauld foi o reforço mais caro e espera-se que tenha o talento que se diz, portanto, pelo menos nesta pré-época devia ter mais oportunidades (é para isso que serve a pré-temporada).

    • Ace-XXI
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:52 pm

      Sinceramente nao percebo a pressão que alguns adeptos estão a por sobre gauld, na minha opinião a sua entrada deve ser gradual na linha do que foi feita com Carlos mane na época.

    • Ricardo F.
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:04 pm

      "O Gauld ainda está a aprender"
      "A sua entrada deve ser gradual na linha do que foi feita com Carlos Mané"
      Se não é testado na pré-época (a feijões) vai começar a ter minutos em jogos a sério? Se se gastaram 3 milhões, e tendo em conta o fraco investimento na lacuna principal da equipa (extremos), é porque o jogador tinha capacidade para resolver alguns problemas no imediato.
      VM, hoje de manhã: "O Sterling, Barkley, Shaw, etc, se fossem portugueses provavelmente ainda seriam considerados demasiado novos e como tal deviam estar nas equipas B dos seus clubes".
      Gauld não é português, mas está em Portugal…tudo dito.
      SL

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:32 pm

      O Gauld não joga porque ainda não tem lugar, é difícil compreender isso?

      é que para ele jogar, significa que outro teria que sair, e nesta altura ainda não é a mais valia que poderá vir a ser no futuro, tempo ao tempo

      quando ele estiver pronto e ambientado e for propício a isso seguramente jogará porque tem qualidade, é preciso é não entrar em stress…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:40 pm

      Nem mais Ricardo F.. As pessoas estão a falar do Gauld com tanta precaução mas esquecem-se que isto é pré-época, não estamos a falar de minutos em derbys nem liga dos campeões.

    • Anónimo
      Posted Agosto 2, 2014 at 9:11 am

      Ainda bem que nós não somos treinadores do Sporting…

      Eu também critiquei a não-utilização do Gauld, mas visto bem as coisas, e especialmente depois deste jogo contra a Lazio, tive que mudar de opinião. Porquê? André Martins.

      Tudo indicava que o (ainda) jovem médio português era para ser vendido este verão, mas agora tem sido o melhor elemento da pré-temporada e parece ter convencido Marco Silva. Parece que temos um André Martins pronto para explodir esta época, e o trabalho do Sporting é tirar proveito desportivo e financeiro desse novo cenário. E entretanto o Ryan vai ter as suas chances, disso não tenho dúvida.

      Pedro

  • Pedro Melo
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:03 pm

    O Sporting está quase no ponto a meu ver. Tendo em conta as limitações, está construida uma equipa coesa, em que apenas falta 1 ou 2 extremos de qualidade (assumindo que o LE argentino está mesmo fechado), que consigam desiquilibrar realmente. Mas é preciso ter em conta que bons extremos são cada vez mais raros, e cada vez mais caros, o que dificulta um pouco a tarefa. Ainda assim, ainda acredito que até ao final do defeso venha pelo menos um extremo.

  • Antonio Ferreira
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:08 pm

    o que é que será que o marco silva tem contra o gauld? o slimani não deve ter jogado por insuficiente condição física e não por opção do treinador, penso eu, logo acho que é um pouco excessivo dizer que está fora das opções de MS

    • Deckard
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:31 pm

      Se calhar está a proteger o puto. É perfeitamente normal. É preciso dar-lhe tempo. Só lança-lo quando for a altura certa. Sempre é melhor que correr o risco de o queimar já perante os "adeptos".

    • Antonio Ferreira
      Posted Agosto 2, 2014 at 2:29 am

      metê-lo 5 minutos só para poder sentir o ambiente não fazia muito mal.. também não é como se os adeptos queimassem assim tanto os jogadores por fazerem uma ou outra exibição menos positiva, por exemplo o capel já não faz um jogo bom desde março/abril de 2012 e mesmo assim é um dos jogadores mais ovacionados

  • fabio jesus
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:08 pm

    Bom jogo , mas não percebo o porquê de mais uma vez o Gauld não ter sido utilizado.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:21 pm

      Amanhã também temos jogo contra o Boavista, aliás até gostava de saber se tem transmissão televisiva.
      Mário

    • Deckard
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:28 pm

      Mais uma vez, foi protegido e ainda bem. Pode ser que tenha o tempo suficiente para adaptar-se sem estar logo sob a mira das feras (vulgo adeptos com falta de bom senso). Anderson e James por exemplo passaram bastante tempo protegidos também.

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:09 pm

    Uma equipa que empata contra uma equipa cujo o Pereirinha é titular, não pode ser considerada a nenhum titulo.

    Quer queiramos quer não o Benfica e o Porto estão uns passos à frente deste Sporting (falta-lhe maturidade, algo que nos jogos da epoca passada contra os grandes se notou muito e este ano vai ser igual).

    Ass.: Diogo

    • RicardoSporting
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:14 pm

      Uma equipa que empata com o SaintEttiene nao pode ser considerada a nenhum titulo. Uma equipa que perde com uma "equipa que empata contra uma equipa cujo o Pereirinha é titular" nao pode ser considerada a nenhum titulo…

    • Miguel Silva
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:16 pm

      Pereirinha foi titular por ser o regresso a alvalade, por amor de deus dizer que o sporting(uma equipa que mostrou ate mesmo mais intensidade que os rivais ate agora) esta atrás do porto e do benfica por esse factor e mesmo a roçar o ridiculo!!!!

    • m1950
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:16 pm

      E eu a pensar que essa equipa era 1 ano mais velha , mas não se preocupe , e espere , pois até ao lavar dos cestos é vindima.

    • fabio jesus
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:20 pm

      Que justificação sem sentido, enfim…

    • Lima
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:21 pm

      Sim porque o Benfica tem uma maturidade incrivel

    • Deckard
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:27 pm

      Diogo, deve estar claramente a falar pelo que tem visto esta pré-época. Se for assim, compreendo, pois tanto Benfica como Porto têm apresentado uma qualidade de jogo e resultados bastante acima do fraco Sporting. Claramente, não é?

    • Rodrigo Cruz
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:34 pm

      Podem estar , mas ainda não demonstraram nada, ao contrário do Sporting que apresenta já um bom futebol para a pré-epoca. Não se preocupe connosco que nós também não nos preocupamos com vocês quando começar a liga veremos como está as coisas.

      Em relação ao jogo , foi um teste positivo a vitoria era mais justa mas também ficamos demasiado expostos no final do jogo e empataram, a melhorar no futuro… Montero mais uma vez longe longe do que já produziu e surpresa pelo Tanaka tem estado muito bem tal como Rosel.

      Cumps

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:35 pm

      Like para o Diogo. Falta mais pessoas com este sentido de humor no nosso país…

    • Joel
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:45 pm

      Pereirinha é melhor lateral direito que o André Almeida e este foi titular do SLB em alguns jogos nessa posição e foi até, pateticamente, convocado para a seleção para jogar a lateral esquerdo…

      Pereirinha não é tão mau como o pintam e fará uma boa época na Lazio, que também não tem equipa com grande qualidade.

  • Mah Med
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:11 pm

    Rui Patrício : sem grandes falhas( no primeiro golo podia ter sido mais assertivo)
    Jefferson: Anda com as costas quentes , anda a dormir na sombra da bananeira , J.Silva e para fechar para ontem .
    Maurício : Ontem( no post do Dier) fui durinho com o Maurício , hoje mostrou segurança
    Rojo: Nao pode sair e o nosso patrão.
    Cedric: Tremeu um bocado , esteve bem
    William : esteve bem , mas sabe fazer melhor bem melhor , cuidado que o Uri nao veio para ser suplente.
    Adrien: Que Classe ! organiza , ataca , defende , esta um senhor jogador( acorda paulo bento!)
    André Martins: Gostei , tenho que ser honesto se fosse eu a montar o plantel nem fazia a pre epoca , mas ficou e esta a mostrar serviço , se ficar fica por mérito próprio .
    Capel : Que que faz no Sporting ?
    Carrilho: Acordou para vida gostei muito,
    Montero : So faltam os golos porque de resto esta muito bem .
    Tanaka: Simples e pragmatico , vai surpreender muita gente
    Slavchev: muita vontade , muito bem no tempo que esteve em campo
    Shikabala : porque não lhe dam mais tempo? tem vontade e talento , mas claramente tenta sacar um coelho da cartola , mas em 8 minutos nao da para muito , precisa de minutos!
    PS; Duarte Gomes na festa do Sporting? Nao gostei

    • Nuno Ferreira
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:19 pm

      Falta o Geraldes!

    • SdvrSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:27 pm

      Concordo com tudo, apesar de achar que o William é outra classe em relação ao Rossell, apesar deste ter estado muito bem hoje. E concordo principalmente com o destaque deu ao Adrien, que jogador, simplesmente fenomenal, o verdadeiro motor desta equipa.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:30 pm

      Mais certinho que o Maurício no último ano é complicado de encontrar… mesmo assim continuam a bater no rapaz e a chamar-lhe de limitado. Continuo a não entender. Ou melhor, até entendo.. basta ver de onde vem para perceber esse julgamento.

    • Anónimo
      Posted Agosto 2, 2014 at 8:17 am

      Apreciação ao ponta de lança: esta td bem, só faltam os golos. Muito bom…

      Jaime

  • Ninja
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:11 pm

    O Monaco enganou se no treinador…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:16 pm

    GR: Patrício – Boeck não merecia passar o jogo todo no banco após a pré-época que realizou, mas o brasileiro já sabe qual é o seu papel… Patrício não comprometeu, é o natural dono do lugar e destacou-se nos penaltys.

    Cedric – apanhou o melhor elemento da Lazio e teve algumas difiiculdades.

    Rojo e Maurício – Dupla habitualmente titular na temporada passada, e que sem saídas, será naturalmente a dupla titular esta temporada. Algumas falhas de marcação, mas na maioria dos lances mostraram a habitual coordenação da temporada transacta.

    Jefferson – Ainda não está perto da sua melhor forma, mas está a subir de nível. A concorrência vai fazer-lhe bem.

    William / Rosell – William muito discreto, poucas recuperações, alguma displicência no passe, e não foi de todo justa a sua titularidade antes de recuperar a melhor forma. Quanto ao Rosell, foi dos que mais gostei nesta pré-temporada e a sua entrada elevou o nível de jogo do Sporting.

    Adrien / André Martins – Os dois médios estiveram bem no jogo. Destaque para André Martins com um golo marcado, e "metade" do 2º. Com Marco Silva está a apresentar uma veia goleadora e está a ganhar o seu lugar, mesmo com a concorrência mais forte esta temporada.

    Carrillo – Vê-se que é o único extremo realmente acima da média do Sporting (excluindo Shikabala que ainda não se percebeu muito bem pela falta de minutos e o potencial de Mané), mas hoje à excepção de uma ou duas tentativas de desequilibrar (sem sucesso), passou mais uma vez ao lado do jogo.

    Capel – Muito mal… não teve nenhuma acção relevante no jogo.

    Montero – Mais um elemento discreto, tirando a assistência para o 1º golo, esteve pouco em jogo e terminou mais uma vez sem golos.

    Shikabala – Muito agarrado à bola, não pode querer conquistar espaço a querer jogar sozinho, pois só vai piorar as coisas. No entanto, vê-se que tem toque de bola para ser figura no Sporting.. falta o resto.

    Tanaka – Já fez o suficiente para ser titular e ter mais minutos… boa pré-época, avançado móvel, cai nas linhas e tem aproveitado as oportunidades que tem tido em frente à baliza. Hoje quase voltou a fazer golo.

    João Mário – Acrescenta outra qualidade na posse de bola do Sporting, vai ser sem dúvida uma óptima opção ao longo da temporada, embora neste momento com os golos de André Martins parta em desvantagem para entrar no 11.

    Paulo Oliveira e Geraldes – Dois elementos algo criticados durante esta pré-época, hoje não tiveram grande trabalho, não há por onde julgar.

    Carlos Mané – Espera-se que seja a temporada de afirmação, mas até ao momento ainda não justificou a titularidade (embora Capel não esteja muito melhor). Sinceramente sempre disse que apesar de ver potencial e Mané ter condições para ser bom jogador (de selecção A e ser figura no Sporting), não vejo o mesmo valor que via em Bruma ou que vejo a despontar em Gelson Martins. Vamos ver, às vezes há jogadores que "explodem" de repente e outros que se pensa ter mais valor ficam "estagnados". Há também sempre a hipótese de deslocar o Mané para a zona central, onde fez talvez os melhores jogos na temporada passada.

    Slavchev – Já tinha dito aqui que parecia ter características e potencial para ser bom jogador, mas ainda não o tinha demonstrado. Muito preso de movimentos e parecia algo "mole" em campo… hoje finalmente mostrou outra atitude e qualidade com bola. Espera-se que a partir de agora seja sempre a subir.

    Do lado da Lázio, destaque para o extremo Keita Balde, mostrou bons pormenores técnicos.

  • Nuno Ferreira
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:16 pm

    Acredito que o Oriol Rosell esteve melhor que o Slavchev! Um jogo muito bom do Sporting e o resultado é o que menos interessa, não ficando ainda assim bem que a nossa taça fosse para Itália. Sólido, ofensivo e aproveitador são os adjetivos que definem o Sporting de hoje. Estão a entrar no ritmo que é preciso para a LIGA, porque para a Champions, é preciso muito mais. Pontos fracos de hoje: Contra-ataques adversários. Pior reforço em campo: Geraldes sem dúvida não é para o Sporting. Aspetos negativos no MS: Não dar minutos ao Gauld é uma falha tremenda. Um jogador jovem não pode nunca impor-se num clube onde não joga. Se continuar assim, para o ano é emprestado ou vendido a preço de saldos. Faz falta um extremo porque Mané e Carrillo não duram uma epoca e as suas alternativas não são superiores (confio, ainda assim, no Capel). SL

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:17 pm

    SCP vai sofrer muito nesta época caso não cheguem reforços. Apesar do Benfica estar péssimo, o SCP continua atrás e a diferença, tanto do Benfica como do SCP em relação ao FCP é gritante. Porto campeão em Janeiro, Benfica em 2º lugar e SCP a tentar lá chegar. Isto caso não cheguem reforços. No caso do SCP precisa de um defesa lateral esquerdo (Jonathan Silva?) e 1 ou 2 bons extremos que façam realmente a diferença (Kostic e/ou Éverton Ribeiro). Obviamente que entrando estes extremos Capel, Heldon e/ou Shikabala deviam sair.

    Ass: Guilherme Silva

    P.S: Não acho que sejam necessários mais defesas centrais, a não ser que Rojo saia.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:44 pm

      Ainda não vi nenhum jogo completo do Porto esta pré-temporada, e apesar de achar que estão a construir um super plantel, não me parece que seja pela pré-época que estão a fazer que se possa considerar que vão ser "campeões em Janeiro".

    • Ace-XXI
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:28 pm

      No ano passado diziam que o SCP ia lutar com o Guimarães e o nacional pelo 5 lugar por isso toda essa conversa dos campeões de janeiro passam 1 pouco ao lado, no entanto também me parece obvio que a nível de qualidade individual o SCP é dos 3 o que tem o plantel mais fraco mas está a tentar contornar isso com 1 excelente colectivo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:37 pm

      Everton Ribeiro é um alvo irrealista para qualquer clube portugues devido às suas prestações no campeonato brasileiro onde, creio que, foi considerado o melhor jogador.

      Pedro

    • C.N.
      Posted Agosto 2, 2014 at 6:17 am

      Se em termos de reforços o Sporting parte atrás do Porto e do Benfica, em termos de treinador o Porto parte muito atrás de Sporting e Benfica. Possivelmente atrás do Paços até.

  • João
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:17 pm

    Os melhores foram Adrien e André Martins, foram eles que fizeram jogar o Sporting. Por outro lado os extremos estiveram muito mal, pouco ou nada acrescentaram. William cometeu imensos erros. Rojo e Maurício estiveram bem, assim como Jeferson. João Mário e Rosell, dos que entraram na segunda parte, foram os que estiveram melhor. Ou seja, o Sporting apresenta um meio-campo já bem composto e com qualidade mas apresenta lacunas evidentes nas posições de extremo. Um bom ponta-de-lança e um defesa direito eram igualmente bons reforços.
    Chamada de atenção para Paulo Oliveira, o novo Tonel.

  • João Dias
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:20 pm

    Como esteve o João Mário?
    Admito que sou fan dele. Ê o jogador do Sporting que mais me agrada a seguir ao William Carvalho, claro.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:31 pm

      Muita classe… muita calma e qualidade na posse de bola, sai sempre a jogar e coloca a bola sempre jogável. Não fosse o momento que André Martins atravessa e tinha tudo para começar a temporada a titular!

    • João Dias
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:41 pm

      Obrigado, Luís ;)
      É bom saber que este míudo está a mostrar o seu talento.
      Não achas que o Jardim podia conciliar o André Martins e o João Mário no 11?
      É que é uma pena ver tanta qualidade quanta a que tem o Mário a sentar-se no banco.

    • Kacal l
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:58 pm

      João Dias,

      Não porque há lá um jogador chamado Adrien. ;-)

    • João Dias
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:07 pm

      Kacal I,

      Sim. Também é verdade.
      O João Mário vai alternar entre a titularidade e a condição de suplente utilizado.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:39 pm

      O Adrien é indispensável.. acredito é que no decorrer da temporada, o João Mário tira o lugar ao Martins. Acrescenta outra qualidade na posse de bola e passe quando está em campo.

    • Kacal l
      Posted Agosto 2, 2014 at 1:28 am

      Nisso concordo Luís.

    • Anónimo
      Posted Agosto 2, 2014 at 1:51 am

      O jardim só poderá utilizar os dois em simultâneo se o monaco os comprar…. :)

      Tiago76

    • Andre Cruz
      Posted Agosto 2, 2014 at 2:46 am

      Joao Dias, o Jardim nao pode conciliar os dois no onze porque agora treina o Monaco…

  • Ricardo F.
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:20 pm

    A não utilização de Ryan Gauld intriga-me. Para que raio fomos gastar 3 milhões e meio de euros num jogador se ele, aparentemente, não conta para o treinador? A situação agrava-se quando continua a faltar um extremo decente. Volto a dizer que Mané, embora desequilibre quando o faz, ainda não tem capacidade para assumir o jogo, Capel continua a ser uma nulidade (e os adeptos continuam a gostar, tendo em conta o enorme "bruah" de que foi alvo quando saiu), Shikabala parece que não serve para Marco Silva, que não lhe tem dado muito tempo de jogo (e hoje o egípcio esteve algo individualista…algo que até se percebe, pois quer mostrar serviço) e só Carrillo não chega (jogo mais apagado do peruano nesta pré-época).
    De resto, o que já se sabe: defesa mais ou menos segura, meio campo com muita intensidade e boa capacidade de circulação (André Martins está a ser bem potenciado por MS, pois está a pegar no jogo mais atrás e a aparecer melhor em zonas de finalização), mas falta o "clique" na frente. Criam-se poucas oportunidades claras de golo, fruto da falta de qualidade ou das más decisões. E Montero continua a ser ultrapassado, pois apesar da assistência esteve muito ausente e, a continuar assim, mesmo que Slimani anda saia (não percebo porque ainda não jogou), Tanaka vai-lhe roubar o lugar.
    SL

    • Bruno Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:46 pm

      Concordo plenamente, hoje em dia no mundo do futebol existem jogadores a jogar em grandes equipas com 17,18,19 anos, queimar etapas é ir jogar na equipa principal com 15 anos o que não acontece com o Gauld, simplesmente não o mete a jogar porque tira André Martins e mete João Mário logo Gauld parece 3 opção. Em relação aos extremos parece me que cada vez tá pior, não vi quase nada dos extremos, sejam eles quais forem, em particular do Shikabala parece-me que hoje queria mostrar tanto serviço no pouco tempo que tinha que acabou por se agarrar á bola, mas parece-me que de todos é o que tem maior capacidade para agarrar o lugar se tiver cabeça claro. Realmente o Sporting troca bem a bola, mas continua-mos sem criar oportunidades de perigo quer por falta do ultimo passe ou simplesmente por cruzar por cruzar que não leva a nada.

    • Ricardo F.
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:09 pm

      Não critico a substituição de André Martins por João Mário, até porque o irmão de Wilson Eduardo está a ter as oportunidades que merece. O escocês podia era ter mais minutos neste momento da pré-época. Nem que fosse nas linhas.

    • Bruno Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:34 pm

      Também não critico a utilização de João Mário para substituir o André Martins, mas se entra para numero 10 o Gauld não entra para essa posição, mas penso que para extremo não tem o que é preciso, mas lá está , estamos na pré época e experiencias devem ser feitas é agora

  • Kacal l
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:31 pm

    Boa exibição do Sporting, sobretudo na 1ª parte, o Marco Silva começou com a mesma base do ano passado, acho que faz bem em aproveitar o trabalho feito pelo LJ e trabalhar sobre o que de positivo já foi feito, acho que pode resultar bem, se o MS conseguir tirar o máximo das capacidades do André Martins e do Carrillo, acho que ficam bem servidos, mas o Capel não pode ser titular, é preciso um extremo para o lado esquerdo, manter a base e trocar o Capel por outro extremo, acho que é o caminho a seguir, o problema é que o Sporting, apesar de querer vender o espanhol, há poucos interessados e os interessados não querem pagar o que o Sporting pede, o que pode levar a que ele continue em Alvalade.

    Quanto a saídas, parece-me que o Slimani pode juntar-se ao Dier e ser outro dos escolhidos para fazer um encaixe, ficando Patrício, Rojo e William Carvalho em Alvalade.

    O Shikabala tem talento e vontade, mas é algo individualista e lento, e o Marco Silva tem que conseguir materializar as suas qualidades em prol do colectivo, de outra forma não será um jogador importante e decisivo, mas um “brinca na areia”.

    Gostava de ter visto o Gauld, mas voltou a não ser utilizado, é pena.

    Destaco o Felipe Anderson da Lazio, fez uma boa exibição, é rápido, explosivo e desequilibrador, o seu talento e os seus arranques são perigosos, e hoje criou vários problemas à defesa do Sporting.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:31 pm

    Bom jogo do SCP já com muitos automatismos graças a manter a mesma equipa toda! Uma exibição bastante agradável e positiva!

    A RTP mudou de nome para SportingTv?! É que dizer que aquele golo é fora de jogo mesmo depois das repetições devia dar prisão! E os senhores da realização não sabem que o que conta é o momento do passe (cabeceamento do jogador da lázio) e não o momento em que se recebe a bola?!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:47 pm

      Sem haver repetições totalmente esclarecedoras, a ideia que fica é de que há fora de jogo.

      O livre é marcado, há o cabeceamento, tudo legal… sendo que o momento do fora de jogo é o momento do remate do 2º jogador (o 1º é o do desvio de cabeça) ao poste, nesse momento do remate, o jogador que vai fazer o golo está adiantado (esqueça o momento do cabeceamento e vá rever o lance).

    • Rodolfo Trindade
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:28 pm

      Amigo LuisRafaelSCP já vi e revi não há fora de jogo nenhum no lance, desde o momento do cabeceamento até a bola estar introduzida no fundo da baliza não existe qualquer irregularidade!

      Ficou por mostrar um vermelho ao GR da Lázio!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:37 pm

      Como disse, foi apenas a ideia que me ficou, não tendo ficado com certezas no lance. É possível que tenhas razão.

      Quanto ao vermelho, por um lado foi uma boa decisão do Duarte Gomes por se tratar de um amigável

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 2, 2014 at 1:35 am

      Também me irritou essa situação Rodolfo. É que não há fora de jogo nenhum!

  • Paulo
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:32 pm

    Tenho medo desta defesa na Liga dos Campeões, os 2 golos são erros primários e o Cédric não me inspira confiança nenhuma.

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:34 pm

    Gostei do que vi, o Sporting controlou o jogo e merecia ter vencido logo nos 90 minutos.
    O Sporting tem uma base que já joga junta à algum tempo e isso facilita o entrosamento e as combinações entre os jogadores, Marco Silva está a melhorar o bom trabalho feito pelo Jardim e isso é notório.

    A defesa Patrício, Cédric, Mauricio, Rojo e Jefferson é a mesmo do ano passado e demonstra qualidade. O guarda-redes português teve pouco trabalho mas brilhou ao defender dois penalys, o Cédric fez um bom jogo e acredito que irá evoluir muito durante esta época com a presença na Champions, a dupla Mauricio/Rojo esteve segura e complementou-se bem, o Jefferson já mostrou estar a ganhar ritmo.

    O meio-campo também foi o mesmo utilizado na época passada com William, Adrien e Martins.
    O trinco português ainda está a ganhar ritmo mas já se deu mais pela sua presença em comparação com o último jogo, o camisola 23 continua a ser o motor do Sporting e o Martins acrescentou velocidade à equipa.

    No ataque Carrillo, Capel e Montero formaram um trio que também fez parte do anterior plantel.
    O extremo espanhol esteve apagado como tem vindo a ser hábito (o seu tempo no Sporting chegou ao fim e deve ser vendido), o Carrillo mostrou alguns pormenores e rasgos embora sem grande consequência (mas continua a ser de longe o melhor extremo do Sporting) e o Montero mostrou uma fez mais que não tem características para ser a referencia do ataque do Sporting (ele rende muito mais a jogar como segundo ponta-de-lança).

    Em relação aos suplentes destaco o bom jogo de Rosell e J. Mário (que grandes jogadores), Mané também entrou bem no jogo assim como o Paulo Oliveira, Slavchev e Tanaka. Geraldes e Shikabla tiveram pouco tempo de jogo.
    Achei estranho a ausencia do Slimani (talvez esteja a ser negociado), em relação ao Gauld e Sarr percebo que o Marco prefira dar tempo aos dois jovens para se adaptarem aintes de os expor ao publico.

    Este Sporting tem muito potencial mas para ser campeão precisa de um extremo de grande qualidade (podem comprar o Kostic ou outro com o dinheiro ganho no negocio do Dier) e de um lateral esquerdo que possa fazer concorrência ao Jefferson. Depois se algum dos habituais titulares sair é ir buscar um jogador com caracteristicas semelhantes.

    Para mim um plantel possivel seria:
    GR: Patricio, Boeck e Luis Ribeiro
    DD: Cédric e Geraldes
    DCD: Mauricio e Paulo Oliveira
    DCE: Rojo e Sarr
    DE: Jefferson e Jonathan Silva
    MD: William e Rosell
    MCD: João Mário, André Martins e Gauld
    MCE: Adrien e Slavchev
    ED: Carrilo e Mané
    EE: Kostic e Shikabala
    PL: Slimani, Montero e Tanaka

    Já venderam o Dier (por 5 milhões) e Rinaudo (por 2,5 milhões), o Viola e o W. Eduardo foram emprestados (recebemos 0,5 milhões por cada um). Um total de 8,5 milhões de euros que entraram nos cofres de Alvalade.

    Ainda devem emprestar o Heldon, Cissé, Miguel Lopes também será emprestado (provavelmente o Sporting receberá 1 milhão de euros por esse emprestimo), por outro lado o Vitor e Capel devem sair em defenitivo (o portugues deverá sair por uma verba baixa, já o espanhol poderá render 3/4 milhões aos leões).
    Os jovens como Semedo, Tobias, Esgaio, Iluri, etc também deviam ir rodar numa equipa de primeira liga.

    • Diogo Palma
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:43 pm

      Afinal ao que parece o Slimani não jogou por causa de uma mialgia, espero que o argelino continue de leão ao peito na próxima época porque é o melhor ponta-de-lança do Sporting para jogar sozinho na frente de ataque e é o unico matador.

    • Bruno Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 10:49 pm

      Em relação ás vendas quanto rendeu afinal o Leonardo Jardim ? ou foi de borla? È que com esse dinheiro já poderiam fazer os ajustes no plantel

      SL

      Bruno Santos

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:03 pm

      Com a saída de Jardim entraram 3 milhões transferidos logo a pronto nos cofres da SAD.

    • Diogo Palma
      Posted Agosto 2, 2014 at 7:38 am

      Bruno Santos,
      Eu esteva a falar apenas na venda de jogadores, mas penso que o Sporting recebeu 3 milhões pelo Jardim.
      Assim ganharam cerca de 11,5 milhões +- o que gastaram nos reforços até aqui.

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:49 pm

    alguem sabe se o boavista-scp amanha terá transmissao televisiva? provavelmente o scp ira entrar com uma segunda linha nao? visto a maior parte dos jogadores terem jogado hoje.. isto para ver se vale a pena ir ver o jogo ao bessa xD
    carlos a.

  • m1950
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:51 pm

    Tendo em conta que eu gostei do ultimo jogo que o Sporting perdeu , pela categoria do Twente , e pelas adversidades a que o Sporting foi testado , e na minha opinião nesse jogo a nível de processos esteve muito bem , e depois tudo o que podia correr mal correu , como o mau tempo , a expulsão , o cansaço , os inúmeros passes falhados que nos mostraram muito a transição defensiva do SCP , a qualidade da pressão , e depois a capacidade de pressionar alto mesmo a jogar com 10.

    Portanto eu esperava hoje uma aplicação desse processo e um desenvolvimento superior ao que vi hoje , a equipa é muito forte no passe , e teve até momentos de tiki taka , apesar da pouca profunidade ofensiva e consequência dessas trocas de bola, foi um futebol agradável , mas achei que iria ver o Sporting hoje já mais evoluído.

    Rojo muito nervoso , e a fazer lembrar o antigo Rojo , nas primeiras 8 intervenções , resolveu sempre bater na frente depois foi-se acalmando no jogo e mostrou qualidade de passe . Um William ainda muito fora de forma , e algo anormal para quem fez 2 jogos no Mundial , acho que atrasaram um pouco por desconhecerem os processos do SCP.

    Adrien e Martins , claramente beneficiados por um futebol possessivo , em vez do anterior que era de transição , e eles não são médios de alta rotação , não tinham pernas para aquele futebol , aqui estão na sua praia e daí a subida na qualidade de jogo do miolo leonino.

    Carrillo a entrar com toda a confiança , embora tenha estado mais apagado do que em outros jogos , nota para dizer , que agora os extremos do Sporting baixam até a primeira fase de construção , trocando em movimentações com os laterais , e isto é o fator chave que obriga Carrillo a estar sempre ligado à ficha e nunca desaparecer em combate como era habitual.

    Cédric a mostrar que quando o Sporting tem de defender ele é fraco , não obstante todo o seu potencial , já começa a irritar-me o facto de não saber defender ainda.

    Jefferson , é mais do mesmo , dá uma impressão que é um jogador muito ofensivo , o problema é quando ataca não tem critério nenhum , vai lá a frente 10 vezes , e sai uma jogada de perigo , não é jogador para o Sporting.

    E mais um excelente jogo do Maurício , o central feio de ver jogar , mas que é a nível de eficácia a destruir jogo , o melhor central do Sporting ( apesar de não ter potencial para evoluir muito , e não ter o futuro de Rojo ou de Dier), em termos de segurança é quem dá garantias, por isso foi titular com Jardim. ( Eu também preferia um central mais elegante e moderno , e acho que não é para subir de nível com este jogador mas pelo menos merece respeito).

    O Slavchev no dia do treino do Sporting aberto ao publico , estava lesionado , os primeiros jogos da pre epoca que fez foram maus…hoje está a jogar a 8 , mas penso que se jogar a 6 vai ter destaque , pois é um bom jogador e se jogar metade do que vi no vídeo , então é uma questão de tempo.

    Já agora vocês que lançaram o tema da formação , eu ontem disse que o Sporting aposta na formação mas a formação não aposta no Sporting.
    O sonho dos entusiastas da formação é ver o Sporting a lançar os miúdos , mas o sonho dos miúdos é usar o Sporting para se projetarem , não para dar glória ao clube ou fazer carreira , quando se destacam ou vão-se embora ou ficam contrariados , ou então perdem a cabeça e consequentemente o rendimento sofre quebras.

    Eu gosto muito do William , mas será que ele se tivesse sido transferido para o United antes do Mundial , apresentar-se ia nesta forma vergonhosa ??

    Espero que tanto ele como Rojo recuperem a forma , e se integrem na dinamica de jogo do Sporting , porque eu que olho simplesmente para os processos de jogo , hoje a equipa regrediu , mesmo apesar de ter enfrentado uma equipa italiana , trocou bem a bola porque eles não pressionaram como o Twente , mas como baixaram não conseguiu perfurar no jogo , e aqui não há processo que resolva , Carrillo não teve essa capacidade , e Capel é um jogador a mais há muito tempo no Sporting.

    • João Dias
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:10 pm

      É injusto estares a criticar o William.
      Ele deu imenso ao Sporting, na época passada.

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:24 pm

      Não compreendo o esmiuçar todo das exibições de pré-época dessa forma

      esta não é altura indicada para fazer isso, os jogadores neste momento estão mais preocupados com aumentar de ritmo e evitarem lesões, do que estarem a forçar muito…principalmente aqueles que já vêem da época passada e que não precisam tanto de se mostrar ao treinador

      Os novos sim, esses querem mostrar trabalho, depois há diferenças de andamento e de forma, há jogadores que agora estão muito bem e depois vão pagar isso, e há outros que agora estão mal mas que daqui por 2 meses estarão a tope, e interessa estar a tope é daqui a 2 meses não é agora…

    • m1950
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:28 pm

      Não estou a criticar , estou a referir o desleixo , espero que mantenha cá a cabeça , e para voce que é um entusiasta da formação , devia tambem ver que estes jovens assim que se destacam querem dar à sola , e isso é complicado.

      Repare que o Sporting no espaço de 1 ano , perdeu os 3 melhores jogadores da formação , Bruma , Cassama , e Matheus Pereira. Depois no eixo central , Ilori , Pedro Mendes , Eric Dier , todos viraram as costas ao clube , ou porque não jogavam , ou porque queriam ir ganhar mais , ou pelas 2 coisas.

      Os miúdos também não ajudam muito , enquanto não houver leis que protejam os clubes formadores isto vai acontecer , eu nem quero falar dos casos anteriores do SCP , porque não vale a pena , na cabeça de alguns miudos ,o Sporting A é um escalão de formação… é o clube onde sonham aparecer , mas não aquele que sonham crescer , se ficam , então ficam contrariados e começam a baixar o rendimento.

      Não pode só haver defesa destes miudos , tem de haver exigencia idem.

    • m1950
      Posted Agosto 2, 2014 at 9:15 am

      Leão de Honra , 2 meses ?? O Campeonato começa a 16 de Agosto , faltam 2 semanas para o inicio da competição , onde o Sporting precisa de um forte arranque , devido a exigência do calendário.

      Depois a sua lógica até pode se verdadeira mas está errada , quem está no Sporting tem de provar todos os jogos , ainda para mais quando o treinador é o mesmo , não tente justificar dessa forma , neste momento da pré época , deviam ter já índices físicos muito mais altos.

  • Alves
    Posted Agosto 1, 2014 at 11:08 pm

    O 11 do Sporting do ano passado é bom, quanto isso não há dúvidas, a diferença está nas soluçoes ao 11 e aí está muito superior.
    Boas soluçoes, que devem juntar um ou dois ajustes.
    É evidente que o MS gosta de equipas na sua plenitude, e caso consiga "domar" taticamente o shika conforme está a fazer com o carrillo, vai colocar o capel no banco, falando em capel (o tao massacrado), nao ha nenhum outro extremo no sporting que seja melhor taticamente, ponto final. Mesmo o kostic ou o manel que vier nao sei se tera o lugar garantido com treinadores k gostam de ter a certeza que uma equipa é um conjunto.
    Isto de só atacar é para players no modo easy, ganhar já nao é bem assim.
    SL

  • Leão de Honra
    Posted Agosto 1, 2014 at 11:15 pm

    O Sporting já apresenta uma dinâmica de jogo bastante boa para esta altura da época, claramente nota-se uma evolução da equipa e ajuda muito o facto de não ter até ao momento saído qualquer jogador titular da época passada, digamos que o Sporting tem a vantagem de se manter no mesmo degrau e poder agora dar mais um passo…

    dos primeiros 30 minutos em que a equipa aguentou a jogar a um bom nível retirei várias notas:

    . Muita posse de bola em qualidade a primeiro toque.

    . jogo exterior e interior, o ano passado o Sporting jogava essencialmente pelas alas com os laterais apoiarem o ala e a desequilibrar, essa era a dinâmica do Sporting, actualmente o Sporting esta apresentar muito mais jogo pelo meio, hoje já vi o William e o Adrien a fazerem dois passes a rasgar pelo centro para o André Martins que recebe a bola entre linhas, pois em comparação com a época passada está a jogar mais perto do Avançado…

    De resto a nível de individualidades, claramente nota-se que há jogadores em melhor forma que outros, mas isso não é alarmante, o ideal era não estar ainda nenhum em grande momento…

    Por exemplo nota-se que o Carrillo está em muito melhor forma que o Mané, e que o Capel não está ainda tão rápido como poderá vir a ser durante a época, o mesmo com o William, que apesar de ter sempre qualidade com a bola, esta ainda algo preso de movimentos…

    Maurício, Cedric e o João Mário já apresentam muito boas condições…

    Quanto ao plantel do Sporting, a existirem saídas só acredito que saiam agora por valores muito avultados, o Rojo tem uma clausula de 20 milhões, o Slimani de 30, William de 45, não será por falta de dinheiro na tesouraria que o Sporting terá que vender, porque já fez 3 milhões com Jardim, 5 com Dier, e estes foram logo pagos a pronto, depois ainda ganhou 2 milhões com o Elias, 1 milhão com empréstimos do Viola e do Wilson, cerca de milhão e meio com o Rinaudo…

    A brincar a brincar o Sporting já teve aqui uma almofada para atacar o mercado e não estar pendente de vendas para equilibrar o seu orçamento de época, que como se sabe já é por si próprio low-cost…
    Há também as receitas da champions

    Portanto guardem a viola no saco aqueles que estão desejosos que o Sporting perca titulares, esta equipa está feita, poderá quiçá entrar mais 1 ou 2, o tal lateral esquerdo e possivelmente um central, mas não mais do que isso, está visto que Capel, Carrillo e Mané vão ser apostas claras do treinador, há também Heldon e Shikabala, e o próprio Gauld, que é um aposta de futuro

    O meio campo está feito, 6 elementos qualquer um deles dá garantias, 3 avançados que apresentam também boas garantias

    O Sporting é um candidato ao titulo, e já mostra andamento para tal, falta acertar alguns detalhes e conseguir manter o padrão e jogo durante um maior espaço de tempo.

  • Nuno R
    Posted Agosto 1, 2014 at 11:22 pm

    A pressão alta em bloco está a funcionar bem, mas falta trabalho quando a equipa perde a bola, pois alguns jogadores parecem não saber ainda bem para onde ir.
    Jogadores ainda em (normal) subrendimento (William, Jefferson), outros já a um nível aceitável.
    Jogar com o 11 da época anterior dá vantagem perante oponentes ainda à procura de rotinas, por isso não é de admirar estas escolhas.
    Dos reforços, Rosell tem pezinhos, e o Tanaka não parece ser nada sonso. Shikabala muito ansioso, queria resolver sozinho e/ou depressa.
    Estranho o Gauld não se apresentar a jogo, tal como o Heldon (de saída?).
    A não utilização de Slimani também é estranha…

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 1, 2014 at 11:28 pm

      O Gauld não joga por razões óbvias:

      . Adaptação (leva tempo)
      . idade precoce (fragilidade em termos físicos)
      . ausência de posição no meio campo do Sporting para um elemento só de ataque

      Por tudo isto e mais alguma coisa ele não tem jogado, mas o Sporting também não o foi buscar para ser opção imediata, é claramente uma aposta de médio/longo prazo…

      Amanhã com o Boavista talvez jogue uns minutos, mas o mais provável e que é apareça mais na equipa B durante esta primeira temporada.

      Slimani o treinador esclareceu que está com uma mialgia.

  • João
    Posted Agosto 1, 2014 at 11:47 pm

    Boa 1 parte do Sporting num jogo que acaba com um empate justo. Os leões sabem ter a bola nos pés mas, concordo com o VM, esquecem-se de criar oportunidades de golo. Mais perigosas até as da Lazio. O Sporting só ameaçou já perto dos 90', curiosamente quando acabou por sofrer o empate.
    E já agora, 31 mil é curto para um troféu que homenageia 5 grandes nomes do desporto português.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Agosto 2, 2014 at 12:02 am

    Concordo com todos os aspectos positivos referidos pelo VM mas acho que o Sporting está com problemas a nível defensivo (muitos erros apenas mascarados pela falta de acerto dos avançados da Lazio – com erros destes na champions será complicado…) e ao nível de construção de jogadas pelas alas – muito desacerto, passes e desmarcações erradas, falta de coordenação… O Sporting de facto controla o jogo e troca muito a bola a meio campo mas isso reflete-se em poucas jogadas de perigo… Aspectos a melhorar a meu ver.

  • Anónimo
    Posted Agosto 2, 2014 at 2:29 am

    O Sporting ganhou bem mais um troféu com o seu habitual futebol pobre, marcando dois golos sem oportunidades de golos e qualidade ofensiva. Destaque para o 4º golo na pré-temporada de um jogador cuja renovação não se compreende e que devia ter sido vendido antes. No meio-campo, William, a melhorar a sua lentidão, trouxe calma à equipa. A defesa sentiu muito a ausência de um futuro central de topo que teve de ser substituído por um defesa que, tendo jogado a final do último Mundial, já não terá grande margem de progressão.
    Carlos

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 2, 2014 at 10:45 am

      Não é por escrever dessa forma não vai atenuar frustração que sente…

      O Enzo e o Gaitan vão mesmo sair…

    • Carlos Mendes
      Posted Agosto 2, 2014 at 9:02 pm

      Não me diga que acredita mesmo que esta equipa tem possibilidades com o largamente favorito (para o VM, por exemplo) Benfica?
      Carlos

  • Henrique
    Posted Agosto 2, 2014 at 2:54 am

    No final se fazem as contas, mas acho que o Cédric esta temporada vai ser uma agradável surpresa (tem tudo para se afirmar em definitivo, depois de uma boa época)… Apesar de "tremer" um bocado contra jogadores mais dotados tecnicamente (as suas lacunas defensivas sempre foram patentes), demonstra capacidades e qualidades que poucos laterais apresentam (principalmente no capitulo ofensivo). Esperemos para ver.
    Em relação á equipa, acho o que sempre achei desde o ano passado, o Sporting tem um bom 11 (visto que pouco ou nada mudou), com 3 ou 4 jogadores acima da média, um 11 competitivo e que no seu melhor apresenta um bom futebol. Falta sem dúvida um extremo que possa decidir jogos (capel não tem qualidade para isso, carrillo não tem mentalidade para isso, mané não tem maturidade para isso, shikabala não tem perfil para isso, mas este ainda está sobe "observação"). Também de notar que este SCP (tal como o ano passado) anda muito ao "ritmo" de Adrien. Se este está bem, a equipa está bem, quando este não está nos seus dias a equipa ressente-se muito.
    Cumprimentos á malta do VM.

Deixa um comentário