Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting volta a dar-se mal com o Famalicão; Palhinha evitou derrota; Adán tirou 3 golos cantados; Leões só se mostraram com Porro mas sofreram quando estavam melhor; Paulinho e TT ameaçaram o 2-1; Pote esteve apagado; Iván Jaime e Ivo Rodrigues destacaram-se

Famalicão 1-1 Sporting (Nuno Mendes 68′ p.b.; Palhinha 82′)

Num jogo que podia ter caído para qualquer lado o Sporting manteve a tendência e voltou a esbarrar frente ao Famalicão, perdendo assim os primeiros pontos na Liga. Os leões até tiveram uma boa entrada, ameaçaram por Pote (por norma não falha este tipo de oportunidades), mas a partir dos 25′ tiveram de se agarrar a Adán. Com a entrada de Porro melhoraram, no entanto, quando estavam a ameaçar o golo, foi nessa fase que sofreram. Valeu ao campeão nacional o 1-1 de Palhinha, sendo que na parte final Paulinho e TT de um lado e André Ricardo do outro podiam ter garantido os 3 pontos. Iván Jaime, com a sua qualidade técnica e de passe, e Ivo Rodrigues, apesar de ter perdoado duas vezes, fizeram a diferença pelos famalicenses. Na turma de Amorim foi uma noite má de quase todos. Matheus e Nuno Mendes muito aquém. Paulinho continua sem ver baliza, Jovane nem se viu, Coates também sofreu defensivamente e Pedro Gonçalves pouco se viu e quando apareceu não teve a eficácia habitual.

Famalicão – Primeiro ponto na Liga e os primeiros sinais do que a turma de Ivo Vieira pode fazer. A Finalmente vimos uma equipa a ter bola, criatividade e a potenciar os principais artistas. Iván Jaime e Ivo destacaram-se, sendo que ter Marcos Paulo na frente ajudou. Luiz Junior quando foi testado também disse presente.

Sporting – Os leões continuam sem bater o Famalicão desde o regresso da turma minhota à Liga e hoje o resultado até acabou por ser positivo. É certo que o campeão atirou ao poste antes do 1-0 e na parte final até ameaçou o 2-1, mas teve muitos períodos maus, a 1.ª parte foi particularmente pobre, e não fosse Adán a tirar 3 golos cantados o marcador podia ter sido diferente. Matheus Nunes e Nuno Mendes não pareceram ter a cabeça no jogo, Feddal continua em baixo de forma, Coates também cometeu alguns erros, e na frente ninguém fez a diferença. Jovane nem se viu, Pote esteve desinspirado e Paulinho não aproveitou o que teve. Pela positiva a entrada de Porro que permitiu à equipa crescer e incomodar.

XI Famalicão: Luiz Júnior; Diogo Figueiras, Riccieli, Penetra, Rúben Lima; Pickel, Pêpê, Iván Jaime; Ivo Rodrigues, Bruno Rodrigues, Marcos Paulo

XI Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Feddal; Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Mendes; Pedro Gonçalves, Jovane, Paulinho.

83 Comentários

  • Mike
    Posted Agosto 29, 2021 at 6:18 pm

    Não há razões para grande alarme. Consigo encontrar um conjunto de fatores que justificam a nossa exibição ontem:

    – Nuno Mendes e Pedro Porro mostraram na época passada que são essenciais em termos de desequilíbrios. Ambos estão a regressar de lesão e ainda procuram adquirir o ritmo ideal (nomeadamente o Nuno). Com a frequência de jogos que vamos ter a partir de Setembro, não tenho dúvidas que rapidamente vão voltar ao nível do ano passado.

    – Matheus Nunes pareceu-me algo desligado do jogo. A convocatória para a seleção certamente pesou neste aspeto. Como consequência, o Palhinha (ainda por cima com cartão) ficou bastante exposto. Teve de render por dois ontem.

    – A ausência de um agitador no trio da frente. Assim que Nuno Santos entrou, notou-se logo um futebol mais rápido e vertical. Na minha opinião, voltou a ganhar (definitivamente) o lugar a Jovane, que deveria ter sido negociado durante esta janela de transferência. Vender o cabo-verdiano e subir o Joelson seria a melhor decisão.

  • Abbas
    Posted Agosto 29, 2021 at 2:08 pm

    Palhinha devia ter sido expulso. Dá muito pau mas vive num regime de exceção em Portugal.

    • Mushy
      Posted Agosto 29, 2021 at 5:03 pm

      Outro com palas…
      Desde quando é amarelo a primeira falta dele?!? no teu mundo de fantasia só pode. Não sabes ver o jogo e dizer que o Pickel enfiou 2x a mesma entrada a cortar a bola, uma toca na bola mas leva tudo pela frente e depois outra vai por trás ao calcanhar do Nuno Mendes e nem toca na bola.

      No jogo da semana passada não houve pisadelas que nem deram amarelo para o Benfica?

      Aprende e ver futebol sem palas nem clubites agudas

      • Abbas
        Posted Agosto 29, 2021 at 6:17 pm

        Não vi o jogo. Vi uma compilação de faltas, tem quatro faltas claramente para amarelo. De resto, é o que eu digo: sempre que vejo o Palhinha acho-o excessivamente faltoso. Não deixa de ser um grande jogador, mas beneficia de algo que nem todos beneficiam. E não é pelo clube nem nada disso: é pelo jogador mesmo – há quem não ganha fama de caceteiro e vai passando, passando. Até o teu treinador já admitiu que ele é muito faltoso, leva muitos amarelos e “fica inútil com amarelo” (que é como quem diz só serve para dar pau).

        • Mushy
          Posted Agosto 30, 2021 at 3:29 am

          Concordo consigo que há 1 entradas que o arbitro podia ter dado o 2º amarelo, mas o primeiro não há falta. E sim o Palhinha é um bocado agressivo em muitos lances e arrisca-se bastante ao 2ºamarelo, mas noutro campeonato seria algo normal.
          Mas isso só acontece porque há uma falta de ajuda (na minha opinião) por parte de muitos jogadores ofensivos do SCP. Mas não é desculpa, se faz entrada para 2º, tem de levar. Mas o primeiro cartão há um corte normal de bola.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Agosto 29, 2021 at 1:16 pm

    Teria sido muito importante ter chegado ao clássico só com vitórias, porém… até agora tem sido um início de temporada positivo.
    Vinagre estava a fazer bons jogos, mas o Sporting não foge à regra e há jogadores que têm de jogar. Nuno Mendes, independentemente das suas prestações, será quase sempre titular. Faz parte.
    Continuo a achar que o João Mário dava uma segurança muito grande àquele sector, mesmo sem dribles e passes de outro mundo. Mesmo assim, como a época só agora começou, o tempo poderá mostrar que as actuais soluções são suficientes.

    Relativamente ao Paulinho… Gosto do jogador, mas adoraria ter visto Sá Pinto ou Postiga neste tipo de enquadramento. O primeiro, técnico e raçudo, assentaria muito bem nesta lógica do falso 9. Tinha muito mais nervo.

    O problema de Paulinho foi o que se pagou por ele. De facto, as expectativas eram – e ainda são – muito elevadas. Esteve bem a direção em dar ao treinador o avançado que ele (tanto) pediu. Depois fazemos o balanço.

    Aproxima-se um ciclo importante. Por jogar em casa, Sporting é favorito contra Porto e Ajax. Favorito ou, de um prima diferente, mais pressionado. Mais duas oportunidades para perceber a valia do grupo e a capacidade tática do treinador.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Agosto 29, 2021 at 2:06 pm

      Só para complementar: continuo a achar que o Sporting não vai ganhar nenhum trofeu nesta época 21/22. A supertaça contra o Braga, referente à época anterior, está fora desta minha análise.

      Achei o discurso da direção muito interessante; de facto, nunca esperei ouvir um campeão afirmar que, mais uma vez, a lógica seria a do “jogo a jogo”. Uns acham falta de ambição, outros realismo. Eu gostei, honestamente.

      Relativamente ao plantel, acho que falta um avançado mais de área para introduzir um toque diferente ao jogo. Não foi essa a opção e há que respeitar. Nunes jogaria melhor num meio a 3 no qual tivesse menos responsabilidade defensiva ou de “planeamento”. No fundo, acredito que é o nosso Renato Sanches. Comandar? Não gosto muito, mas ok.
      Acredito que o João Virgínia corre o risco de ser um novo Max: duvido que o Sporting não procure um redes experiente em campeonatos de topo para uma posição tão decisiva como aquela.

      Acho que temos boas soluções para uma época interessante. Mas sou dos que acha que fomos um Mónaco em Portugal. Não acredito muito num “encore”.

      É aguardar…

      • Pormenor Tatico
        Posted Agosto 29, 2021 at 4:19 pm

        Para mim a Supertaça conta como título esta época, porque foi conquistado neste calendário anual, independentemente de ser referente à época anterior.

        Agora tenho que concordar contigo, começo a mentalizar-me que nada vamos ganhar, esta direção e este treinador não perceberam que a última época foi fruto dum contexto muito favorável, o plantel continua a ser muito curto de qualidade, então numa época bem mais exigente como esta, têm tudo para correr mal.

        Eu não estou a dizer que ficaremos em 4º, mas um 3º é sempre pouco para um clube como o Sporting CP e com esta equipa será impossível lutar sequer pelo título, quando começar os jogos a meio da semana, será ainda pior.

        Não me venham é com a conversa dos orçamentos e não sei o quê, temos o plantel que treinador e estrutura querem, esbanjamos 22 M em 4 suplentes, quando toda a gente vê que precisamos de 1 central para o lado direito, 1 box to box e ala para o 11!!!!

        Sim, precisávamos de mais banco, mas não era preciso gastar quase 25 M para o fazer, há tantos bons jogadores a terminar contrato ou empréstimos com opção de compra…

        Esta falta de ambição assusta-me, o Amorim neste momento está muito acima do clube e isto é perigoso a médio/longo prazo, vimos o que aconteceu com Jesus.

        Podíamos ser bicampeões, nunca vi os rivais tão fracos, mas não sabem mais, Varandas está longe de ser o meu presidente, sempre preferi o Benedito, uma pena que as eleições sejam já.

        O Bruno podia ter os seus problemas, mas sempre tentou fazer uma equipa competitiva, aqui não vejo sequer a estrutura a tentar, já não espero nada deste mercado, muito triste com este Sporting.

        • Pormenor Clismo
          Posted Agosto 30, 2021 at 10:12 am

          Ó Pormenor! Então o Sporting não iria ser facilmente bicampeão? Começas a virar o bico ao prego demasiado cedo.

        • Napoleon
          Posted Agosto 29, 2021 at 5:30 pm

          Tu és o maior sem dúvida nenhuma.
          No início da época era Sporting em 1º, Porto a lutar pelo título mas a ficar em 2º e Benfica em 3º. Depois do empate do Porto na Madeira já era Sporting e Benfica superiores e a lutar pelo título e Porto a ficar para trás. Hoje já é, Sporting não luta por nada.
          Pareces a meteorologia, cada dia uma previsão nova

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Agosto 29, 2021 at 5:28 pm

          Olá pormenor. Em primeiro lugar quero dizer-te que acho os teus comentários sempre muito interessantes. Concordando ou não, fazes um tipo reflectir.

          Percebo perfeitamente os teus argumentos. Não incluí a supertaça porque a presença nela resulta da prestação que o Sporting teve na época passada. A minha lógica é: este ano, com pressão diferente, o Sporting não vai conquistar títulos e dificilmente irá a finais. Vamos ver…

          Quanto ao restante, divergimos um pouco. Eu percebo a lógica das contratações, mas isso não significa que seja tudo perfeito. Amorim? Claramente conquistou um estatuto forte na estrutura que lhe permite ter outra autonomia. Positivo? Acho que os treinadores têm de ter liberdade de escolha no que aos jogadores diz respeito. Amorim, ao que parece, tem bastante.

        • Pormenor Tatico
          Posted Agosto 29, 2021 at 4:21 pm

          Já nem falo dos pontas, porque o Paulinho deixa muito a desejar, embora o facto da equipa criar pouco também não ajuda.

  • AndreChaves9
    Posted Agosto 29, 2021 at 12:04 pm

    Há coisas que simplesmente são incompetência. O Paulinho não é PL de clube grande. E o Sporting não tem um extremo que desiquilibre. Estes dois pontos são pura incompetência e inadmissível.

    Btw até o melhor treinador do mundo comete erros parvos e incompetentes como o facto de não comprar um PL. Há coisas óbvias de mais que nós adeptos por 0 € conseguimos ver a leguaS… MaS pronto

  • Nunop
    Posted Agosto 29, 2021 at 10:51 am

    Marcos Paulo vai dar cartas no nosso campeonato. No geral um grande jogo do Famalicão.

    Do lado do Sporting Adan fez tudo o que podia e tinha salvo o golo também, não fosse a coordenação entra o Inacio e o Nuno Mendes.

    Agora parece impossível tirar o Palhinha de um classico, seja por decisões fora de campo, como dentro de campo. Hoje, apos um primeiro amarelo justissimo (o jogador do Fama é o primeiro a tocar na bola e é varrido), para um contra ataque aos 32 e varre o David tavares aos 85.

    • Botija
      Posted Agosto 29, 2021 at 11:43 am

      Justissimo? Tá certo

      • Nunop
        Posted Agosto 29, 2021 at 12:16 pm

        Sim, o jogador do Famalicão é o primeiro a tocar na bola e é varrido quando seguiam para contra-ataque. Não sei onde é que é sequer possível dizer que não é amarelo. Só se achares que o Palhinha tocou na bola primeiro/ao mesmo tempo que o jogador do Famalicão, e aí aconselho-te a ires rever o lance com as repetições que mostraram (na repetição do lado da baliza do Sporting , ou seja de trás, vê-se perfeitamente quem é o primeiro a tocar na bola).

        • Stromp1906
          Posted Agosto 29, 2021 at 5:05 pm

          Nem falta é por muito que digas 20 vezes o contrário, e limitou claramente o jogador. Que tendo em conta o histórico deste árbitro com este jogador pode-nos permitir várias interpretações, inclusive que foi propositado

        • Nabokov
          Posted Agosto 29, 2021 at 2:39 pm

          Muita gente diz que o Sporting foi prejudicado por causa dos cartões. Não foi. O arbitro andava a distribuir amarelos pelas duas equipas como se não houvesse amanhã. Mas o amarelo do Palhinha não existe, nem falta é. Num campeonato inglês, seguia jogo. Corte perfeito.

          • Mushy
            Posted Agosto 29, 2021 at 5:09 pm

            Só acho interessante só “clubite aguda” conseguirem ver falta, onde todos os restantes (mesmo adversários, arbitros, comentadores) dizem que não há falta.
            Mas lá está temos de falar de algo para um “bora abaixo”

  • Pormenor Tatico
    Posted Agosto 29, 2021 at 8:43 am

    Nenhum sportinguista pode estar satisfeito com este mercado, incapacidade para trazer 2,3 mais valias para o 11, gasta-se 22 M em 4 suplentes, para apenas 2 deles jogarem!!!

    Gastou tanto dinheiro em Ugarte para quê??

    Amorim claramente não aposta nele, sai Nuno Mendes e não entra Vinagre, para quê 10 M por 50%!!???

    Não me venham falar em dinheiro, o Sporting podia ter comprado 4,5 jogadores que fizessem a diferença e em vez disso estamos a encher o banco, achar que isto é suficiente numa época de Champions, em que o desgaste físico será maior, com público e à partida, com menos casos de covid.

    Esta falta de ambição no clube é assustadora, Amorim também é um grande responsável, porque acha que este plantel está bom, ter Neto e Matheus no eixo central está bom, não ter abre-latas é maravilhoso e não ter 1 ponta de registo também…

    Basta os adversários retirarem-nos o espaço nas costas e nada fazemos, o Amorim sempre teve esta lacuna e não a revolveu, não temos jogo interior, é só bolas longas para a profundidade, bola no pé nada, muitas vezes em inferioridade no meio-campo, para jogar com 2, tinham que ser 2 Palhinhas, Matheus não é isso-.-.

    • Pormenor Tatico
      Posted Agosto 29, 2021 at 10:13 am

      Já nem falo do Veríssimo, é o pior árbitro que já vi em Portugal, não dá segurança nenhuma, começa a amarelar jogadores sem qualquer nexo, depois altera o critério, independentemente de ser do Sporting, é um árbitro que não tem capacidade para apitar jogos.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 29, 2021 at 4:44 am

    Não gostei nada do jogo. Muito entupido, a bola não circulava com velocidade, nada.

    Contudo, não vale a pena entrar em depressão já há quarta jornada, caramba somos os campeões em título, por havemos de entrar já en depressão? Temos corrigir as falhas do nosso jogo e tenho a certeza que o Rúben deu nas orelhas aos jogadores e no clássico vamos apresentar-nos melhor.

    A nível individual, gostei de Paulinho pelas suas movimentações mas continua a falta-lhe golo. Espero que consiga ultrapassar isso e que ganhe novamente confiança. Tem qualidade, não é nenhum perneta mas só tem de ganhar confiança. Talvez devesse fazer umas sessões de mental coaching para trabalhar a parte psicológica.

    Quanto ao Famalicão, dois destaques para dois jogadores: Luiz Júnior e Marcos Paulo. O guardião brasileiro é daqueles guarda-redes que enerva o mais santo dos adeptos e tudo o que vai á baliza ele defende. Parece que tem íman nas luvas; já o avançado luso-brasileiro que veio do Atlético de Madrid não me convenceu e duvido que vá dar em alguma coisa esta época. Pareceu ser um jogador algo “pesado” em campo. Não percebo o hype á volta a dele. Espero estar errado e ele me mostre que tem qualidade e potencial para mais que o Famalicão.

    Por fim, e é um assunto que eu não gosto de falar, mas tenho de falar: arbitragem de Fábio Veríssimo foi horrível. Para variar quis ser o protagonista principal, passo a redundância, e disparou amarelos em todas as direções. Mais um bocadinho de esforço e até Frederico Varandas via amarelo. A arbitragem portuguesa é péssima, não há nenhum árbitro que se diga que vá ser o melhor e não há mostras que vá haver melhorias nesse sector do futebol português.

    Saudações Leoninas

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 29, 2021 at 9:01 am

      O Marcos Paulo está sem competir desde Dezembro de 2020, portanto.. Até fiquei impressionado por ter aguentado praticamente o jogo todo.

      Há quase 9 meses sem competir e apenas com 4 ou 5 treinos com esta equipa do Famalicão era difícil ter feito um jogo melhor do que aquilo que fez.

      Nota para o Iván Jaime, a continuar com este nível de jogo muito dificilmente irá dar hipótese ao Pedro Brazão de se poder mostrar e ter minutos consistentemente. O espanhol está num patamar muito interessante.

      • Nabokov
        Posted Agosto 29, 2021 at 2:41 pm

        O brazão joga mais à direita, o Jaime no meio.

      • Pormenor Tatico
        Posted Agosto 29, 2021 at 10:11 am

        Nem sequer aproveitamos o facto do Fama ter mudado a equipa, poderiam ter mais opções, mas as rotinas seriam menores, se as equipas fizerem o que fez o Fama vamos ter muitos problemas, ok, podem dizer, que nem todas têm a qualidade do Famalicão, mas mesmo assim…

        O Estoril vai ser muito na linha do Fama, Porto, Ajax, não prevejo nada de bom nos próximos jogos, este plantel é muito curto para ser campeão ou ficar no top2.

        É bom que venham 2 a 3 reforços, que vendam Matheus Nunes ou Jovane, o Sporting pode e deve arranjar melhor.

  • Bluerock
    Posted Agosto 29, 2021 at 4:20 am

    Não vi o jogo mas com este resultado fica a porta aberta para o Benfica se isolar em primeiro. Estão motivados depois da champions e não vão desperdiçar a oportunidade hoje, ainda por cima com derby na próxima jornada!

    O Sporting entru com o melhor onze, ou muito perto disso, por isso não há desculpas. Quando começarem os jogos de 3 em 3 dias, vai ser mais complicado, até porque ainda deve sair alguém até ao fecho do mercado (Palhinha, Nuno Mendes, Pote?), e o plantel parece curto.

  • Zerobola
    Posted Agosto 29, 2021 at 3:26 am

    Há dias maus em todas as equipas gosto do espírito de grupo desdas equipa e a força que vai atrás do resultado. Quando ao segredo pra parar este Sporting não é complicado é não deixar ser lançadas bolas em profundidade só que as vezes as coisas não são assim tão fáceis mesmo que a gente saibam . Depois vejo aqui pessoal a malhar no Paulinho mas o mesmo faz o que o ruben quer baixa pra puchar a equipa adversária e lançar os 2 outros avançados na profundidade e faz isso muito bem quando aos golos não marca ele marca outro mas não dar valor ao que ele faz não percebo ele não é único avançado do Sporting a meu ver eles são 3 mas o Paulinho é que tem o trabalho de fazer jogar os 2 . Eu nem gosto do Paulinho e nem sou do Sporting mas adoro futebol e está equipa do ruben Amorim é bom ver jogar .

  • Mushy
    Posted Agosto 29, 2021 at 2:23 am

    Se tivesse de haver vencedor, seria o Famalicão (por muito que me custe dizer).
    Sporting pode ter tido mais bola, mas foi sempre bem controlado pelo Famalicão. Preencheu bem o meio campo estando sempre em vantagem quando recuperava a bola. Amorim mexeu muito tarde na equipa.

    Hoje não houve a pontinha de sorte de finalizar nos lances que teve. Os que diziam que o Sporting precisa de poucos lances para marcar golo andam com a viola no saco algum tempo.
    Mais uma vez Paulinho a falhar todos os lances que teve.

    Adan foi o homem do jogo, Famalicão criou imensas oportunidades onde ele esteve enorme nos postes. O contrário não se pode dizer porque a maioria dos lances do SCP foram sempre ao lado (tirando 1 boa defesa do GR).
    Os restantes jogadores é mais do mesmo, jogo sempre muito parados esperando “pontapé para a frente” para desmarcação, mas sempre muito bem defendido por parte do Famalicão. Falta de velocidade e de um desequilibrador para abrir latas.

    Continuo achar que falta um elemento para avançado centro mais rápido e com golo e de um “abre latas”, sendo que o central seria um extra porque Matheus Reis não é central que SCP necessita (é a minha opinião).

    Resumindo, jogo fraco do Sporting e muito bem jogado pelo Famalicão. Sporting sai do jogo feliz por ter conseguido o empate. Custa como Sportinguista dizer isso, mas são os factos do jogo.

    • GoncaloB
      Posted Agosto 29, 2021 at 8:30 am

      Nao discordo que o Famalicao foi melhor, mas duas das tres jogadas de perigo com grande defesa do Adan o jogador do Famalicao estava claramente em fora do jogo.

      Especialmente no final o Sporting fez o suficiente para ganhar eu acho, nao fosse o poste e o Paulinho cabecear para o meio da baliza…

  • DNowitzki
    Posted Agosto 29, 2021 at 1:32 am

    É verdade que o Santos telefonou ao Nunes e este não se apresentará no Brasil?

  • JM888
    Posted Agosto 29, 2021 at 12:34 am

    Este Sporting raramente joga mal ao ponto de dizer ‘vergonha’, ‘joguem às bola’, ou o que seja. Talvez tenha sido das exibições mais cinzentas da era RA. Ainda assim com um pouco de sorte podíamos ganhar. Hoje não fomos cilindrados e até duvido que alguma equipa nos tenha cilindrado con RA.

    Contudo a falta de soluções é gritante. Hoje atacamos o jogo com TT, Nuno Santos e Tabata no banco como soluções de tracção às frente. Muito curto. Hoje era um daqueles jogos em que um ‘joker’ tem que sair do banco (muitas vezes Jovane fez esse papel).

    Não há gente suficiente no plantel. Faltam soluções. Se usas 2 extremas não tenha 4 no plantel, aponta a 5 para ter número e diversidade (hoje um Edwards ou o Rony Lopes podiam desbloquear o jogo). Se jogas com dois avançados em vários momentos da época não tenhas 2 PL, luta por 3, outra vez pela questão da quantidade mas também diversidade (hoje Slimani podia emprestar coisas diferentes às equipa comparando com Paulinho -muito fácil de anular – e TT – parece talhado para um ataque a dois).

    Sejam ambiciosos, tragam soluções senão a época vai ser desapontante.

  • Abbas
    Posted Agosto 29, 2021 at 12:07 am

    O Sporting a voltar esta época ao modus operandi habitualmente. Geralmente jogam bem, sem entusiasmar por aí além, ganham tranquilamente. Quando jogam mal e porcamente, acabam por sempre sacar um bom resultado na raça. Genuinamente achei que ainda marcariam no final. Quando o meu Benfica se exibe a este nível no campeonato, geralmente perde, é tal a diferença de eficácia e concentração. E atenção o Sporting joga com um avançado que é um Seferovic piorado. Tivessem um goleador e eram campeões a 6 jornadas do fim.

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 28, 2021 at 11:32 pm

    O Sporting jogou pouco para candidato ao título, e percebo aqueles que defendem o Paulinho, o jogo de apoios, etc e tal, mas tem muito pouco golo e quando penso que o Yaremchuck podia ter assinado pelo Sporting pelo mesmo valor… enfim.
    Hoje, o Matheus Nunes parecia que ainda estava em festa pelo aniversário/chamada à seleção do Brasil e depois esquecia-se da bola.
    Adán faz 5 boas defesas, mas pareceu-me que 2 delas o jogador do Famalicão parte em fora de jogo e na última, foi porque hesitou em sair a pontapé – já estou como o JJ, eheheh.
    Gostei muito do redes do Famalicão, que é claramente um GR de equipa grande.
    O Pote começou a pensar que não ia ter tempo para comer pizzas devido aos jogos da Liga dos Campeões à Terça-feira e andou o tempo tempo distraído.
    Pronto, já desabafei um bocadito. Até amanhã.

    Saudações Leoninas

  • Red Punisher
    Posted Agosto 28, 2021 at 11:27 pm

    Até agora, com 1 ponto, o Famalicão está no top5 das melhores equipas a praticar futebol no nosso campeonato (coloco igualmente Estoril, Benfica, Porto e Sporting).
    Não merecia ter esta classificação. A juventude paga-se caro, mas acredito que voltem a acabar lá para o seu 12º lugar..
    Quanto ao Sporting, correu mal, o empate soube a vitória. Admito que assim é melhor para o meu Benfica (a ver se o clássico pré-champions dá empate 0x0) e poderiam ficar a 4-5 se nós eventualmente cumprirmos!
    Ruben Amorim até agora tem-me desiludido contra o Famalicão, desde o ano passado..

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:44 pm

      O Famalicão top 5 a jogar mais futebol? Claramente não viste o jogo contra em Paços e Arouca nem a primeira parte contra o FC Porto.

      • El Pipito
        Posted Agosto 29, 2021 at 1:14 pm

        Começo a notar que existe algo contra o Ivo Vieira. Mas aconselho-te a veres o plantel que o Ivo tinha em mãos. Os dois médios de hoje chegaram esta semana(?). O ponta de lança (único do plantel) chegou há dias. A equipa para além de ter mudado muito (mais uma vez), estava com falhas claras. Acho que tem de se dar tempo para ver o que este Famalicão vale.

        • João Ribeiro
          Posted Agosto 29, 2021 at 2:33 pm

          Não tenho nada contra o Ivo, é uma ótima pessoa e deixou em Guimarães, apesar das suas lacunas, uma boa imagem. Nesta questão, há que ser justo e não comentar baseado num jogo. Gil Vicente, Vizela ou o próprio Boavista, nestas 4 jornadas + Taça da Liga, já apresentaram muito mais futebol que o Famalicão. Claro que é um bom ponto que não pode ser ignorado que o Famalicão se apresentou algo desfalcado e a tendência é de melhorar e de mostrar muito mais, mas se o Famalicão andou desfalcado que dizer do Boavista ou do próprio Vizela (durante várias jornadas andou a jogar com uma dupla de centrais em que um era médio defensivo e outro trinco)? Nem de perto nem de longe tem sido uma das 5 equipas que melhor futebol tem praticado, e quem o diz é porque não tem acompanhado a nossa Liga, e se não o faz deviam fazer porque este ano tem sido uma delícia de acompanhar porque há muitas propostas de jogo interessantíssimas.

          • João Ribeiro
            Posted Agosto 29, 2021 at 2:33 pm

            O Vizela andou a jogar com uma dupla de centrais em que um era médio defensivo e outro era lateral esquerdo*

  • DQuinta
    Posted Agosto 28, 2021 at 11:24 pm

    Ponto 1 – Não o Famalicão não foi superior. O Sporting no geral teve mais volume de jogo, mais posse, mais recuperações de bola e mais ocasiões de golo. Mas o Famalicão teve algumas oportunidades porque esta equipa do Sporting muitas vezes desequilibra-se (já se tinha visto isso nos jogos anteriores).

    Ponto 2 – O Sporting não estava assim tão bem na semana passada (a continuar os problemas no final da época passada) e não está assim tão mal esta semana. Parecia que a equipa estava conseguir maior equilíbrio nos dois primeiros jogos deste ano mas parece-me que está a voltar ao mesmo. Neste meio campo a dois se não há compensações defensivas basta conseguir roubar a bola aos médios quando estes estão no meio campo ofensivo…

    Ponto 3 – O Paulinho faz muito jogo. Falta-lhe golo sim e duvido que melhore… mas constrói muito.

    Ponto 4 – O Sporting claramente está melhor… a depressão dos adeptos agora começa à quarta jornada com um empate após uma série de 4 vitórias.

    SL

  • Pipi Romagnoli
    Posted Agosto 28, 2021 at 11:17 pm

    Não vão buscar um avançado e mais um central (a não ser que contem com Marsá) que não é preciso.
    Não podemos entrar já em pânico, mas estas duas posições precisam claramente de reforço. Sl

  • panchuvilha
    Posted Agosto 28, 2021 at 11:10 pm

    Bem, foi descoberto o Marega do Sporting

  • Jonas SCP
    Posted Agosto 28, 2021 at 11:09 pm

    Aluga-se avançado… Paulinho Deus queira que me engane mas vai estar na gaveta dos barretes a nível do Sinama Pongole ou do Rodrigo Tello… Volta Slimani

    • Mushy
      Posted Agosto 29, 2021 at 12:53 am

      Se fossem só esses até ficava contente, Kmet, Alan Ruiz, sinceramente devo chegar ao limite de carateres deste comentário a enumerar a quantidade de asneiras que um gajo teve de ver estes anos todos.
      É muito muito pouco só Paulinho. Semana sim, semana sim, falha golos cantados. É a diferença de ganhar jogos destes como consegui o ano passado em alguns jogos. Nas oportunidades claras que há, marcar golo.
      Próximos jogos será mais do mesmo, a não ser que outros elementos marquem golos.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:12 pm

      Rodrigo Tello?

      • Abbas
        Posted Agosto 28, 2021 at 11:27 pm

        Custou 11M na altura, o que equivale a uns 25M atualmente. Era um bom jogador de banco, titular razoável/banal.

        • Fabio Fernandess
          Posted Agosto 29, 2021 at 3:59 am

          Errado, o Tello custou uns 7M se tanto

        • Valentes Transmontanos
          Posted Agosto 29, 2021 at 12:04 am

          Custou 7 milhões, de acordo com o Transfermarket.

          Além disso, pareceu-me que o Jonas SCP se estava a referir apenas a pontas-de-lança. Talvez tenha confundido com o Vietto (esse sim, custou 11 milhões).

          • Abbas
            Posted Agosto 29, 2021 at 2:10 pm

            Foi 7,5M. Foi em 2001, já foi há tanto tempo que devia estar a confundir com alguém. 7,5M na altura não deixam de ser o equivalente a uns 20M na atualidade. Não deixa de ser um grande flop, tendo em conta que no máximo era um bom suplente.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 28, 2021 at 11:04 pm

    A questão consiste em descobrir uma fórmula para travar o esquema do Sporting. Este tem as rotinas muito bem montadas e tudo parece um crocodilo do Nilo (lembrei-me desta, pq hj fui ao Zoo e vi-o lá esticado na areia): as águas estão muito paradas e, de súbito, o bicho irrompe de baixo e aniquila a presa.

    • JoaoT
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:16 pm

      O Famalicão tem muita qualidade e também por 3 cm não acabou empatado com o Porto… Então e o esquema fo Benfica e do Porto ninguém desmonta? ninguem é crocodilo para esses ne?

  • offtopicguy93
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:52 pm

    Quem diria…. Em Espanha alguns 10 anos a suplente, chega a Portugal dá um título e neste ano civil continua a salvar o sporting…

    • Il Codino Divino
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:23 pm

      Não é assim tão surpreendente. Foi suplente no Real e no Atlético de Oblak, mas titular durante 4 épocas e meia no Bétis. O Mathieu também acabou a suplente e aqui foi rei e senhor. Garay e Saviola idem. Aimar veio porque desceu de divisão…

      São os suplentes que costumam vir para cá, não são os titulares do Real, Barcelona e Atlético… Não temos qualidade nem dinheiro para isso.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:50 pm

    A equipa do Famalicão tremendamente bem organizada preparou-se muito bem e soube anular os pontos fortes do Sporting.

    Rúben Amorim vai ter de preparar mais dinâmicas porque para o Ivo Vieira hoje foi fácil anulá-lo tacticamente.

    Não seria surpreendente se o Famalicão tivesse levado os 3 pontos do jogo hoje.

    • Pormenor Tatico
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:13 pm

      O Ivo é de longe o melhor treinador em Portugal, estou farto de o dizer, é o único que consegue anular-nos bem, foi assim no Vitória e no Fama, 3 jogos, 3 empates.

      O Amorim é bom treinador, mas têm um plano demasiado básico, muito na profundidade, hoje o Fama baixou as linhas e nada fizemos, falta-nos aquele ataque posicional que o Rúben não têm e a falta de poder de fogo faz o resto.

      Sim, defendemos bem, muito pelos 5 defesas, mas depois paga-se no processo ofensivo, não sou um fã dos 3 defesas porque vicia muito a equipa nos corredores, na profundidade, o jogo interior é quase nulo.

      Não contratem 1 central para o lado direito, ala e ponta e vão ver em que lugar ficamos e depois falta versatilidade ao nosso jogo, nunca há um plano b.

      • Filipe22
        Posted Agosto 28, 2021 at 11:34 pm

        O Ivo é o melhor treinador em Portugal?

        Já disseste:

        – Keizer era o Deus da tática;
        – Silas, a confirmar-se o que pensavas, era talvez o melhor treinador português de sempre;
        – Leonel Pontes era um grande comunicador, transmite grande exigência e ambição à equipa. É mais interventivo e dinâmico que Keizer;
        – Rosier melhor DD da liga;
        – (cansei-me, alguém que continue para rirmos todos)

        • Valentes Transmontanos
          Posted Agosto 29, 2021 at 12:06 am

          Há uns dias, o bicampeonato do Sporting era uma certeza e agora já escreve “(…) e vão ver em que lugar ficamos”. Etc.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Agosto 29, 2021 at 12:05 am

          Mas olha que não devias rir-te; isto é tão sério tão sério,
          que até deu para vermos o Clismo e o Pormenor em “amena cavaqueira” :D

        • João Ribeiro
          Posted Agosto 28, 2021 at 11:43 pm

          – Sporar era o avançado que o Sporting suspirava há anos, talvez superior ao Liedson.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:48 pm

    E saiu barato.

    A existir um vencedor teria que ser o Fama.

    Criou mais, jogou melhor, teve as melhores oportunidades e hoje perdeu dois pontos.

    Este Famalicão de Ivo Vieira é uma belissima equipa de futebol, que a esta hora podia e devia estar bem mais acima, não fosse a dificuldade que têm em controlar jogos.

    O Sporting nem jogou mal. O Fama é que foi melhor, e este acabou por ser mais um belíssimo jogo de futebol desta nova edição da liga portuguesa, que nos tem brindado com espetáculos com qualidade bem acima da média.

    O clássico entre Sporting e Porto no reinício da liga ganhará outros contornos porque nenhuma das equipas quererá perder e abrir um fosso para os líderes, e para o Benfica isto é a melhor notícia possível.

    Apuramento para a Champions e objectivo core garantido, aproveitamento de 100% de um calendário bem acessível no início, e possibilidade de chegar à pausa para Seleções em primeiro isolado, só com vitórias e antes de um clássico.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:34 pm

      O Famalicão do Ivo, tal como o Vitória do Ivo, continua a não saber controlar jogos, continua a não saber defender bolas paradas, continua sem criar perigo em bolas paradas e continua a ter uma transição defensiva muito precária. Embora as suas equipas ofensivamente sejam entusiasmantes, continuam os mesmos pontos fracos que, numa equipa que quer chegar à Europa, pode custar muito caro e são esses erros que, duas épocas depois, Ivo Vieira teima em não corrigir. Percebo que para quem não seja adepto das suas equipas goste de ver um jogo das suas equipas e passe um bom bocado, mas qualquer adepto das suas equipas acaba por ser frustrante. Para já continua a ser um treinador bom para equipas de meio da tabela e que não tenham tantas responsabilidades classificativas, digamos assim.

    • Pormenor Tatico
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:15 pm

      Tipo, o Benfica têm de longe o melhor calendário deste início de época, é normal que esteja em 1º, na época passada foi igual, depois foi o que sabemos.

      O calendário do Sporting desta época é dos mais difíceis que tivemos nos últimos anos, no início, depois a tendência será recuperar.

      • Pormenor Clismo
        Posted Agosto 30, 2021 at 10:18 am

        O Benfica tem mais 4 jogos nos pés do que o Sporting. O Sporting ainda não jogou contra um adversário do nível do PSV sequer. Campeonato dificílimo, pior só mesmo com Alvalade ao barrote a assobiar os jogadores aos 15 minutos, nesse tempo é que era bom!

  • Vietkong
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:48 pm

    Volta Sporar!

    • BrunoAlves16
      Posted Agosto 29, 2021 at 12:14 am

      Já o disse exaustivamente, faz falta sim senhor. Se não sair até terça feira, deveria ser reintegrado, caso não chegue uma alternativa.

  • FVRicardo
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:45 pm

    Depois do “grande jogo” contra o BSAD (que só não foi goleado pelo Moreirense devido à exibição do gr), este resultado foi um bom abre olhos. Nestas últimas semanas houve um excesso de confiança exagerado.

  • BrunoAlves16
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:45 pm

    Má exibição em que no mínimo se salva um ponto num terreno que já se previa difícil. Sporting a lidar mal com a maior agressividade nos duelos e pressing do Famalicão, equipa pareceu poucos afoita em alguns momentos e acaba o jogo agarrada ao instinto felino de Adan, que tem ao longo do encontro pelo menos quatro intervenções de grande nível, segurando o ponto.
    Para além do keeper nota positiva para Porro, pela dinâmica que trouxe ao corredor direito e Palhinha pelo golo e constante disponibilidade, embora hoje mais no limite do risco. Coates menos bem acompanhado no centro defensivo.
    De resto muito pobre. Péssima exibição de Matheus Nunes, Pote apagado, Jovane não esteve em campo e péssimas entradas de Bragança e Tabata nos últimos minutos. Nuno Santos entrou com gás mas foi-se perdendo e ia borrando a pintura.
    Resultado que se aceita, Sporting não fez por merecer mais que o empate.

    Do lado famalicense destacar a boa exibição na estreia do trinco Pickel, de notar a maior qualidade de Marcos Paulo e os melhores elementos em Ivan Jaime (enquanto teve pilhas) e Ivo Rodrigues. Há qualidade no plantel e a maior soma de pontos virá com naturalidade.

    Pausa para as selecções agora e depois é corrigir este deslize ganhando o clássico em casa. Vem aí um cicli difícil com Porto, Ajax e o surpreendente Estoril.

    • Stromp1906
      Posted Agosto 28, 2021 at 11:21 pm

      Concordo com a generalidade do teu comentário, excepto a parte de não sabermos lidar com a agressividade, não nos permitiram ser agressivos. O árbitro colocou facilmente Palhinha fora do jogo, somado ao mérito do Famalicão, explica muito da inexistência de meio campo do Sporting.

      • BrunoAlves16
        Posted Agosto 29, 2021 at 12:12 am

        Compreendo mas não justifica alguma inércia. O Palhinha estava claramente condicionado por ter aquele escroque a apitar (o homem não é de ferro) e à primeira lá puxou do amarelo da praxe. Nada de novo no Verissimo, o árbitro que assume que mostrou um amarelo ridículo a um jogador por se sentir pressionado ao saber que ele estava à bica. Um gajo destes, sem qualquer estaleca mental para apitar sequer um jogo de infantis, continua a apitar no escalão máximo do nosso futebol. Incompreensível mas é o que temos. Anyway, apesar da sua aberrante prestação, o mau resultado é fruto do mau jogo da equipa (e mérito do adversário claro).

  • demolidor
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:40 pm

    Resultado injusto para o Famalicão. Merecia a vitória.
    Não consigo é entender a facilidade que se dá amarelos aos jogadores do Sporting, não existe igualdade critérios com outros clubes.

  • Fallen Angels
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:38 pm

    Alguém me sabe explicar o porquê do Sporting não ter adeptos na bancada?

    Os árbitros em Portugal arbitram muitas vezes consoante quem grita mais alto e ter mais adeptos nestes joga fora é essencial para os grandes, não só pelas arbitragens mas também para motivar os jogadores. Acredito que tinham ido buscar os três pontos com a presença dos adeptos e hoje falhou. Tem a ver com algum protesto contra o cartão de adepto?

    • JoaoMiguel96
      Posted Agosto 28, 2021 at 10:50 pm

      Cartão de adepto. Só podíamos entrar com cartão de adepto e como somos contra, não fomos.

      • w0bbly
        Posted Agosto 29, 2021 at 2:49 am

        E bem. Espero que assim continuem, temos de estar todos na luta contra essa artimanha

      • lipe
        Posted Agosto 29, 2021 at 2:19 am

        Estavam uns 8 ou 10 adeptos no sector do cartão do adepto, João.

        Os adeptos até podem ser contra, mas o clube é a favor visto que aos visitantes só disponibiliza bilhetes com cartão do adepto.

  • Oldasity
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:35 pm

    Grande jogo, mais um, de Paulinho. Uma autêntica máquina. Sempre disponível para atacar em profundidade, sempre muito rápido, fortíssimo nos apoios, ganha as bolas todas de cabeça, dribla, joga e faz jogar. Faltou o golinho, mais uma vez, mas como contribui tanto, não faz falta os golos. Só por este jogo os 17M estão mais que pagos.
    Que venha o Porto para o homem nos dar mais uma masterpiece do que é jogar à bola.

  • MM
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:34 pm

    Do que vi o resultado justo era a vitoria do Famalicao, Adan esteve em grande

    Paulinho teima em continuar a dar alegrias aos bracarenses!

  • Alex03
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:34 pm

    Um empate dado pela eficácia da finalização como muito se diz que esta equipa tem.

    O R.A. diz que não é preciso mais ponta de lanças. Ai tem a resposta cheia de classe do poderia ofensivo do Sporting. A defesa com Feddal não vai muito longe também.

    Há 2 dias todos falavam do grupo da Champions, com este plantel falarem com a facilidade com que falaram de ficar a frente do Ajax é de loucos lunáticos.

    De resto o Fama tem sempre este click com o Sporting, e o Sporting deixa, pois jogar dentro de campo hoje foi escasso.

  • Alex03
    Posted Agosto 28, 2021 at 10:33 pm

    Um empate dado pela eficácia da finalização como muito se diz que esta equipa tem.

    O R.A. diz que não é preciso mais ponta de lanças. Ai tem a resposta cheia de classe do poderia ofensivo do Sporting. A defesa com Feddal não via muito longe também.

    Há 2 dias todos falavam do grupo da Champions, com este plantel falarem com a facilidade com que falaram de ficar a frente do Ajax é de loucos lunáticos.

    De resto o Fama tem sempre este click com o Sporting, e o Sporting deixa, pois jogar dentro de campo hoje foi escasso.

Deixa um comentário