Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Wendel lesionado

Se o ex-Fluminense não estiver disponível quem deve assumir a vaga: Matheus Nunes, Eduardo ou Geraldes?

Wendel sofreu um “traumatismo no joelho direito com afectação do ligamento colateral medial (lateral interno)” e está em dúvida no Sporting para o regresso do campeonato. Recorde-se que os leões regressam à competição na quinta-feira, 4 de junho, frente ao Vitória de Guimarães.

38 Comentários

  • MikA77MiKe
    Posted Junho 1, 2020 at 2:33 pm

    Acho que o R.Amorim vai apostar neste 11 ou algo muito semelhante!

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Maio 30, 2020 at 7:01 pm

    O próximo jogo é em Guimarães portanto… algo me diz que vai apostar no Eduardo. Conhece a posição e, atendendo às outras duas opções, parece ser o mais talhado.

    Geraldes tem boas características e, quanto a mim, potencial para jogar nessa posição. Mas, atendendo ao adversário, não me parece a melhor solução para o lugar. Pelo menos por enquanto…
    Jogando em casa, e precisando o Sporting de mais criatividade, acho que Amorim vai apostar nele. Como já o fez.

    Matheus Nunes? Só se estiver a treinar muito bem e acrescentar mais do que os restantes. Acho que seria um baptismo de fogo. Não me parece o mais indicado.

    Boa opção seria o Matheus Oliveira. Pé esquerdo, sabe fazer a posição, e bom remate. Poderia dar jeito mas… já se percebeu que não contam com ele. Pena.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 30, 2020 at 9:02 pm

      Geraldes é limitado sem bola e é como jogar com menos um no processo defensivo. Matheus Oliveira é molengão e demora muito na definição. Pode ser bom no Brasil mas em Portugal perde logo a bola antes de decidir o que vai fazer.

      Sem o Wendel o Sporting precisa claramente de uma solução para esta posição porque o Miguel Luís não serve e precisa de ser emprestado para acordar.

      O Daniel Bragança é bom mas ainda não pode ser inscrito

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 30, 2020 at 9:51 pm

        Só mais uns dados em relação ao Matheus Oliveira.

        No total, fez 140 minutos com a camisola do Sporting.
        1 contra o Olympiacos, 4 contra Famalicão, 56 no estádio do Marítimo e 79 e um golo contra o Oleiros.

        Agora compara com Miguel Luís (1342 minutos com a camisola do Sporting “A”) e com Doumbia ( 2861 minutos) …

        Sinceramente, acho que nenhum dos dois provou mais em Portugal do que o Matheus Oliveira. E tiveram inúmeras hipóteses. Eu teria feito de outra maneira.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 30, 2020 at 9:25 pm

        Respeito a tua opinião mas em todos os clubes em Portugal, excepto Sporting, vi coisas boas no Matheus Oliveira.
        Ele não é opção porque a direção não conta com ele e quer transferir o jogador. Faz parte. No entanto, acho que ele até poderia fazer uma perninha… ainda para mais quando as opções foram bastante irregulares durante a época.
        Wendel também ainda não me enche as medidas. Tendo conta o que custou, e o que se esperava, ainda tem de fazer bem melhor.

        Miguel Luís é jovem e deveria estar a rodar.
        Daniel Bragança… parece bom jogador, mas épocas óptimas no Estoril também o Matheus fez…
        Não entro em euforias com ele.

        Tenho lido que gostarias de ter o Quina no Sporting. Mas Quina e Wendel anulam-se. Não me parece haver lugar para ambos no 11.

        Quanto a Geraldes… Sim, esse era o Geraldes há uns anos. Vamos ver se mudou. Acredito que possa surpreender.

      • DICAS
        Posted Maio 30, 2020 at 9:22 pm

        Respeito a tua opinião do Geraldes, sendo que discordo dela.

        Acho que essa do Geraldes nao colo por um simples motivo … Dumbia, Wendel e Eduardo defensivamente são todos ridículos.

        Como tal acho que o Geraldes não fará pior que eles! O Geraldes tem de ser o 8 organizador que Wendell, Dumbia e Eduardo não são.

        Claro que terá uma componente defensiva tambem porem as grandes responsabilidades defensivas seriam entregues a Battaglia e todo o eixo central

    • DICAS
      Posted Maio 30, 2020 at 7:31 pm

      Concordo contigo!

      Acho que se o Geraldes tiver oportunidade na posição vai surpreender toda a gente

    • Joao X
      Posted Maio 30, 2020 at 7:27 pm

      Pena pq?
      Se não contam com ele é porque há razões para isso ?

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 30, 2020 at 8:19 pm

        Pena porque acho que ele é bom jogador. Melhor que Doumbia, por exemplo.
        Além disso, como a época mostrou, as habituais opções não estiveram a um nível lá muito bom.

        • Joao X
          Posted Maio 30, 2020 at 9:08 pm

          Já eu acho que não. Mas a nossa opinião vale o que vale. A do Amorim é muito mais forte

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Maio 30, 2020 at 9:19 pm

            Matheus Oliveira não é opção porque a direção não conta com o jogador. São opções que se respeitam. Mas não concordo.

  • Estigarribia
    Posted Maio 30, 2020 at 6:40 pm

    Na ausência de Wendel gostava que Rúben Amorim apostasse, mais ou menos, num XI idêntico a este:

    Max
    Mathieu
    Seba Coates
    Neto
    Acuña
    Rosier
    Battaglia
    Matheus Nunes
    Vietto
    Sporar
    Pedro Mendes (é o que há, já que Luiz Phellype está lesionado e Tiago Tomás, para já, tem ainda que começar uns jogos no banco)

    Saudações Leoninas

    • BoaMike
      Posted Maio 31, 2020 at 12:09 am

      Penso que o Neto não irá ser titular, mas sim Ilori porque num sistema de 3 centrais não é possível teres 2 centrais que são lentos a recuperar para trás.
      Na minha opinião o 11 será Max, Sir Mathieu, Coates, Ilori, Acuna, Battaglia, Eduardo (os primeiros 45m) Ristoski, Plata, Vietto (mais 10 que extremo porque o Acuna tem capacidade de ir facilmente à linha e assim o Vietto pode jogar mais na zona central) e Sporar

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Maio 30, 2020 at 7:03 pm

      Não me parece que ele vá contemplar o esquema com dois “avançados”. Nem neste jogo nem em grande parte da época.

      Acho que vai normalmente jogar com uma “referência” – Sporar – e com dois mais móveis – Vietto e Plata.

      • DICAS
        Posted Maio 30, 2020 at 8:20 pm

        Exacto !

        Vietto e Plata causarao imensos desiquilibrios se estiverem ambos soltos atras do Sporar !

        Acho que essa é a tactica a seguir !

        Geraldes se ganha consistencia defensiva fica um 8 de excelencia com o seu parceiro a proteger atras que inicialmente seria Battaglia mas que pode passar a ser o Matheus Nunes daqui a uns tempos.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Maio 30, 2020 at 9:37 pm

          Acredito que o primeiro onze será o habitual. E com Ristovski e Eduardo.
          Wendel será sempre titular até sair do Sporting. Custou muito e tem de valorizar. Se o Geraldes mostrar serviço, temos um bom jogador para dar critério ao jogo colectivo. Creio que também poderia jogar na ala esquerda, com movimentos interiores e aproveitando o balanço de Acuna.

          Mas enfim… tudo especulação. Vamos aguardar.

      • Estigarribia
        Posted Maio 30, 2020 at 7:38 pm

        Motoqueiro,

        Sim, depois de eu enviar o comentário lembrei-me que me havia esquecido do Plata. Sendo assim, eu apostaria numa dupla com Plata (adaptado) e Sporar com Vietto nas costas. Não gosto de ver o argentino encostado ao flanco. Ele tem de jogar a 10 que é, na minha opinião, onde mais rende.

        Saudações Leoninas

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Maio 30, 2020 at 8:23 pm

          Plata, pelo que custou e pelas qualidades, tem de ser titular.
          Tens duas opções: ou ele joga na linha ou metes o Plata mais para dentro.

          Sinceramente, pelo que vi, tirar o Plata da ala seria mau para o seu estilo de jogo. Não me parece jogador de área.

          Tendo isto em conta, a opção “menos má” passa por fazer do Plata um extremo falso.
          Mas vamos ver no que dá…

          • Ziggy Stardust
            Posted Maio 30, 2020 at 9:54 pm

            Pelo que custou? Como assim?

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Maio 30, 2020 at 11:42 pm

              Reparei agora que me enganei. Estava a referir-me ao Vietto.

              Tendo em conta o que custou vai ser titular. E é melhor ter ele e Plata nas alas do que meter o Vietto a 10 e tentar fazer do Plata uma espécie de segundo avançado.

              Acho que o Plata é um jogador com características muito interessantes para diagonais partindo da direita.

  • lpmpp
    Posted Maio 30, 2020 at 6:18 pm

    O Doumbia ou o Battaglia estão lesionados/suspensos? Não que esteja a defender essa dulpa, já que me parece excessivamente limitada com bola para o nível da 2ª divisão, mas a notícia dá a entender que um deles (imagino que o Batta) seja claro no onze e não coloca o outro como alternativa.
    Dito isto, jogando com três atrás (Illori, Coates, e Mathieu), havendo Battaglia a varrer coisas que ocasionalmente incluem a bola, e tendo Acuña e Rosier nas alas, o Geraldes parece-me uma possibilidade interessante para fazer a ligação com a tripla Vietto/Plata/Sporar, mas confesso não ter visto jogar o Matheus.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Maio 30, 2020 at 7:09 pm

      Nível de segunda divisão? Que exagero…
      Batta, por tudo o que representa, é titular nesta equipa. Indiscutível. Não faz sentido não jogar quando as opções não mostraram ser tão boas como ele no aspecto defensivo.
      Em relação a Geraldes, também acredito nisso. Acho que ele, hoje mais experiente e preparado, já tem cultura futebolística para não ser apenas bom com a bola. Mas acho que este jogo merece alguma prudência. O adversário é forte e talvez o Geraldes ainda seja uma opção mais forte, nessa posição, em jogos caseiros.

      • lpmpp
        Posted Maio 30, 2020 at 7:31 pm

        O nível de segunda divisão, para além de hiperbólico, era referente à possibilidade daquela dupla ter de se encarregar de construir e transportar jogo, não à qualidade individual dos jogadores, menos ainda às valências defensivas de cada (eu sei que é moda implicar com o Doumbia, mas as estatísticas de recuperações do rapaz no fim da era Silas eram pelo menos interessantes).
        Estou de acordo que o Battaglia seja neste momento titular, ainda que mantenha reservas em relação à capacidade táctica dele quado a equipa tem bola, que ainda tenho flashbacks dele constantemente a fazer linha entre o William e o Coentrão no último ano do JJ. Com a capacidade defensiva dele, se melhorar nesse aspecto, seria uma mais valia enorme para o clube.

        Espero que o Geraldes se consiga dar bem nesta posição, que nos faz falta um jogador com inteligência acima da média naquela zona do terreno, mas não me surpreenderia que o Ruben fizesse começar o Eduardo em Guimarães e fosse testando o Chico a titular nos jogos em casa ou contra equipas ultra fechadas.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Maio 30, 2020 at 8:26 pm

          Acho que ambos não são maus a transportar.
          O problema de Doumbia foi terem pensado que ele já era jogador para o 11 do Sporting. Não lhe teria feito mal rodar. Mas enfim, já é habitual. Vamos ver se já não está definitivamente queimado.
          Em relação ao restante… concordo.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 30, 2020 at 6:13 pm

    O Sporting deveria apostar as fixas todas na contratação do Domingos Quina para fazer as mesmas zonas que o Bruno Fernandes fazia. Talento não lhe falta, precisa apenas de um treinador que o consiga fazer subir o nível como o Bruno Fernandes fez com o Jorge Jesus.

    Quanto ao Matheus Nunes, é muito bom para a Liga Revelação mas a Primeira Liga não é a liga revelação e precisa de ganhar muito mais destreza e velocidade de execução para conseguir aguentar este nível.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Maio 30, 2020 at 5:46 pm

    Matheus Nunes, se estiver em boa condição física era a minha escolha, Eduardo já se percebeu que tem guia de marcha, Geraldes faz mais sentido no lugar que era do Bruno Fernandes e mesmo aí há Vietto.
    Para além disso, se é para existir uma aposta nos miúdos está é a melhor altura para começar a passar à acção, em vez de nos ficarmos só pelas palavras. SL

  • Tiago Silva
    Posted Maio 30, 2020 at 5:46 pm

    Espero ver o Matheus Nunes com minutos, ainda não se sabe como irá ter impacto na Primeira Liga. Nos sub-23 destacou-se pelo seu elevado raio de ação e componente física, um completo trator e ainda tem muito boa condução, mas lá estava a jogar com miúdos e sendo muito forte fisicamente é mais fácil destacar-se. O melhor seria dar a titularidade a Eduardo que tem aqui uma grande oportunidade e ir metendo o Matheus Nunes aos poucos.

  • DICAS
    Posted Maio 30, 2020 at 5:28 pm

    Claro que nao desejo lesoes a ninguem e espero que recupere rapidamente.

    Futebolisticamente falando acho que só é bom para o Sporting.

    O meio campo que comecaria, seria battaglia e Geraldes ( este jogador bem integrado e num modelo de posse tem todas as caracteristicas para singrar)

    Aos poucos ia metendo Matheus para ver em que nivel realmente esta

  • Joao X
    Posted Maio 30, 2020 at 5:19 pm

    Geraldes.

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 30, 2020 at 5:14 pm

    Matheus Nunes ou Eduardo. Geraldes não sei se tem o que é preciso para jogar num meio campo a 2.

  • Estigarribia
    Posted Maio 30, 2020 at 5:06 pm

    Bonito… Ainda o campeonato não começou e já há dois lesionados. Marcano no FC Porto e Wendel no Sporting. Ou muito me engano ou vêm aí uma onda de lesões nas equipas portuguesas, tal e qual como na Alemanha. Quanto ao substituto do Wendel, gostava de ver Matheus Nunes a começar a ter minutos, já que deposito muitas esperanças nesse miúdo. Tem um futebol perfumado e com nível de 1ª Liga.

    Saudações Leoninas

    • AndreChaves9
      Posted Maio 30, 2020 at 5:50 pm

      Se nunca voltassem a jogar futebol provavelmente não se lesionavam tens razão.

    • JoaoMiguel96
      Posted Maio 30, 2020 at 5:30 pm

      Nenhuma delas está ligada com o reatar do campeonato.

      • Estigarribia
        Posted Maio 30, 2020 at 6:15 pm

        João,

        Directamente não estão ligadas, concordo, mas indirectamente a história é outra. Durante aquela fase da quarentena, e não sei como foi com o Marcano e o Wendel, houve muitos jogadores que tinham muito pouco espaço em casa para treinarem. Por exemplo, o Max vive num apartamento e tinha pouco espaço para poder treinar. Uma coisa é poder treinar num campo, como os da Academia, e outra é treinar num sítio, digamos assim, improvisado. Mas, não querendo ser profeta da desgraça, o pior ainda há-de estar para vir.

        Saudações Leoninas

        • JoaoMiguel96
          Posted Maio 30, 2020 at 7:04 pm

          Não têm nada a ver, ponto. Uma foi traumática durante o treino e a outra não foi por falta de preparação, foi num treino podia ter acontecido a qualquer altura.

          • Chico
            Posted Maio 30, 2020 at 9:33 pm

            A má preparação física é um fator predisponente ao trauma. Não digo que seja o caso, mas não é uma opção descartável.

Deixa um comentário