Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

St. Juste em Lisboa para negociar com o Sporting

Único reforço para a defesa? Se Vinagre não voltar ao que mostrou no arranque da época, fica a faltar um lateral esquerdo, e mesmo na zona central, caso Reis ande mais pela ala, não seria descabido a chegada de outro elemento. Neto nem sempre dá garantias. Coates baixou o nível e Inácio também fez uma época irregular.

Jeremiah St. Juste aterrou esta segunda-feira em Lisboa, na companhia dos irmãos, para negociar com o Sporting. O defesa neerlandês, de 25 anos, é a prioridade de Amorim para o centro da defesa, e esta chegada à capital portuguesa parece indicar que as conversações estão adiantadas. Recorde-se que o Mainz está a pedir 10 milhões de euros pelo central que também foi apontado ao Dortmund e Sevilla.

 

79 Comentários

  • cmche1111
    Posted Maio 10, 2022 at 9:30 pm

    Assumindo já a saída de Sarabia e muito provavelmente de Palhinha, diria que o plantel do Sporting poderia ser algo deste género:
    *Com a atenção desta época ter mundial pelo meio, por isso os planteis talvez tenham de ser maiores.

    Adán e Virgínia (tentar renovar o empréstimo
    Coates, St. Juste, Inácio, Neto e Marsà (acreditando que esteja já capaz de ser opção)
    Porro, Esgaio e Esteves
    Matheus Reis, Vinagre e Nuno Santos
    Ugarte, Matheus, Bragança, Morita e Essugo
    Pote, Edwards, Tabata, Paulinho e aqui é onde o Sporting terá de investir forte, poder de fogo, pois é algo que ainda perdemos para os dois rivais, são precisos duas opções de qualidade clara para frente de ataque. Já se falou em Ricardo Horta e Trincão, terá de ser de qualidades desses dois pelo menos.

  • AngeloGJ
    Posted Maio 10, 2022 at 9:50 am

    So conheco o jogador por videos, mas pelo que vi parece encaixar naquilo que é a evolucao do jogo do Sporting, ter dois centrais que saibam construir um pela esquerda e outro pela direita. Quanto ao se sera o unico reforco, é provavel que sim, mas nao seria mal pensado o Sporting apostar tambem num outro central ou entao num lateral esquerdo e recuar o Matheus Reis para o centro.

    Nao é o tema, mas como adepto de um clube rival estou “expectante” com aquilo que pode ser o plantel do Sporting na proxima epoca, Ruben Amorim parece ter entendido que precisa de ter mais opcoes e de melhor qualidade portanto acredito que no Sporting haverao muitas mexidas:

    Gostaria de ver este plantel:
    GR: Adan e Virginia – Pessoalmente ate sou da opiniao que o Sporting precisa de um GR diferente, alguem que saiba jogar com os pes, e controlar a profundidade, Adan é bom mas é um GR algo limitado, esteve mal esta epoca em varios jogos e aos 35 anos pode estar ja na fase descendente, Strakosha poderia ser uma excelente opcao.
    DD: Porro e Esgaio.
    DE: Vinagre e Matheus Reis
    DC: Coates, St. Juste, Inacio, Neto e Ruben Vezo
    Medios: Morita, Ugarte, Matheus Nunes e Braganca
    Extremos: Pote, Edwards, Ola Solbakken, Nuno Santos e Fatawu
    Avancados: Paulinho e Tiago Tomas

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 10, 2022 at 10:28 am

      Por curiosidade, em que jogos é que Adan esteve mal este ano? Pergunta sincera porque não me lembro de 1 único.

      Em 2020/2021 comprometeu com o Famalicão e BSad, mas este ano não me lembro sinceramente, até parece que “evoluiu” aos 35 anos. Muito seguro. Mesmo nas saídas da baliza, a jogar com os pés…

      SL

      • Filipe Ferreira
        Posted Maio 10, 2022 at 1:01 pm

        O Adán tem tido alguns erros este ano, mas por acaso tenho ideia que nenhum desses erros acabou por dar em golo. No entanto, tal como Coates, baixou o nível. Não que não seja um nível aceitável, o ano passado é que esteve a um nível extremamente alto.

      • AngeloGJ
        Posted Maio 10, 2022 at 11:47 am

        Como disse anteriormente, nao sou adepto do Sporting (portanto nao vi os 30 e tais jogos da equipa), mas de alguns que vi, consigo lembrar-me por exemplo do jogo em casa com o Braga (derrota por 1-2).

        E quanto a questao das saidas de baliza e jogar com os pés, é a tua opiniao respeito-a mas discordo, este ano o Sporting a jogar com uma referencia ofensiva fixa (Paulinho) e com a incapacidade dos centrais em sair a jogar ou construir a partir de tras, faltou um elementro extra que conseguisse distribuir jogo ou ajudar na construcao, e vi jogos em que Adan acabou por simplesmente mandar a bola para o meio campo a ver se algum jogador do Sporting ganha-se uma segunda bola, quando se pedia uma abordagem diferente. Dou-te um exemplo pratico, o Marchesin a epoca passada era quase unanime o melhor guarda redes em Portugal, este ano perdeu a titularidade para o Diogo Costa que nao figurava sequer no top3, este ano com a titularidade do Diogo Costa percebeu-se que jogar com Marchesin é bom (mas com Diogo Costa é melhor) mas o FCP perde muito na primeira fase de construcao porque o argentino é limitado a construir. e ate no controlo da profunidade (inc. saidas da baliza) o Diogo Costa é mais atento, resumindo o Diogo Costa é um guarda redes melhor porque alem das funcoes tipicas de um GR traz algo a mais ao jogo da equipa, é um guarda redes moderno.

        Transportando este exemplo para o Sporting vejo que falta isto a equipa, por exemplo nos jogos em que o Sporting defrontou o FCP e o FCP exerceu pressao alta (o ultimo jogo no dragao por exemplo fica na retina) ficou a faltar um GR que se junta-se a equipa no momento da construcao, o Adan nao é um mau guarda redes antes pelo contrario, naquilo que sao as funcoes tipicas de um GR da totais garantias mas com as limitacoes dos centrais e ate dos medios (Ugarte e Matheus Nunes nao sao criadores de jogo, dai fazer sentido o interesse do Sporting em Morita) eu vejo que falta ali um GR que possa contribuir na primeira fase de construcao (se notares o FCP esta epoca joga com os centrais bem mais subidos do que na epoca passada por ter em Diogo Costa um GR que tambem constroi, o que acaba por beneficar toda a equipa), e com o futebol em Portugal e no contexto europeu a ser cada vez mais tactico e estrategico sou da opiniao que naquilo que é a evolucao da equipa do Sporting, mais tarde ou mais cedo sera preciso abdicar da “seguranca” que Adan da a equipa e apostar num “Diogo Costa” (por aquilo que pode trazer a equipa).

        Desculpas pelo longo texto, e só para salientar que neste momento praticamente todas as equipas de top, teem ou buscam por um GR que seja acima da media a jogar com os pes e contribua na construcao, há excepcoes como o Oblak, mas la esta aquilo que ele nao da nos jogos com os pes e ate no controlo da profunidade da com uma seguranca entre os postes muito acima da media, por exemplo.

  • Pormenor Tatico
    Posted Maio 9, 2022 at 10:16 pm

    Excelente central, talvez o melhor movimento desta direção a par de Porro, dos melhores negócios que já vi o Sporting fazer, Juste é exatamente aquilo que precisávamos na direita, mesmo custando perto de 10M a terminar contrato, não deixa de ser um excelente negócios.

    Em condições normais seria jogador para custar o dobro ou o triplo, velocidade supersónica, central mais rápido da Bundesliga, forte a construir, agressivo nos duelos, é o tipo de central que o Sporting não tinha ou tinha em menor número.

    Uma excelente jogada de antecipação, acredito que houvessem várias interessados, mas já andamos a “namorar” o jogador há meses, provavelmente tentámos em Janeiro ele, mas não foi possível, teria feito muita diferença, talvez não no campeonato, mas nas Taças, será em condições normais o melhor central em Portugal.

    Com esta jogada o Sporting resolve 2 problemas, Inácio passa para a esquerda, que é a sua posição habitual, terá mais facilidade em sair a jogar, cometerá menos erros e subirá mais, com mais facilidade em poder fazer golos ou remates de meia-distância, onde é bom, a confiança será logo outra.

    Um trio com Inácio, Coates e Juste é muito acima da média para a nossa Liga e em comparação com os nossos rivais, agora falta claramente 1 ala para jogar na esquerda, temos demasiados para a direita e 1 ponta que incomode Paulinho.

    Pote poderá melhorar de rendimento se voltar a jogar à direita, com Sarabia acabou por jogar na esquerda, onde rende menos, a questão é que mesmo assim Pote não é um ala, nunca terá grande rendimento contra autocarros, com equipas mais abertas, sim, mas são uma raridade.

    Pode passar para o meio como se fala, mas falta-lhe físico e intensidade para a posição, embora pudesse mostrar mais a sua criatividade no meio, como o último passe.

    Mas precisamos claramente de mais 1 ala vertical, explosivo e forte no 1 vs 1, só Fatawu é insuficiente, gostava do Trincão, acho que vai ser o escolhido, embora seja outro que jogue à direita, mas os bons jogadores são sempre conciliáveis.

    O que faltou ao Sporting para ser bi foi verticalidade e criatividade, a nossa frente era demasiado estática para jogar com blocos baixos, nem que no banco tenhamos um jogador explosivo ou de 1 vs1, faz falta esse agitador.

    E na defesa faltou claramente outro patrão no eixo central, Coates como se esperava, é demasiado pesado para uma época tão exigente, Inácio jogou fora do seu habital e Feddal e Neto não cumprem os mínimos para jogarem com regularidade, 1 central rápido em 3 não chega para quem joga subido e leva com bolas nas costas, basta ver o golo do Darwin connosco.

    Nas laterais estou satisfeito, estamos muito acima dos rivais, é provavelmente a posição onde estamos melhor servidos, a par do meio-campo, talvez mais a 1ª, Vinagre no Porto e Benfica jogaria com alguma regularidade, Reis e Santos não sendo top, são acima da média em Portugal.

    Se for possível trazer um le melhor que o Reis, não digo que não, mas não há dinheiro para tudo, o Reis é de longe o melhor lateral em Portugal na sua posição, dá-me segurança.

    No meio mesmo com as saídas de Palha e Matheus, não ia buscar ninguém, temos Ugarte, Bragança, Morita também é um bom reforço para rotação, há Essugo que têm um potencial tremendo, Pote pode jogar aqui num ou outro jogo, tal como Mateus Fernandes.

    Não sou a favor de muitas opções, tira espaço aos miúdos e não favorece um bom balneário.

    Um plantel curto facilita o trabalho do treinador, dando espaço para o aparecimento dos mais novos.

    A grande diferença do Porto para o Sporting está no eixo central e ataque, têm melhores opções em 11 e banco, em tudo o resto não trocava as nossas opções pelas deles.

    Se resolvermos estes problemas, não há dúvidas que o Sporting é campeão, com ou sem padres do outro lado, acho mesmo que na próxima época o Sporting pode chegar aos 93, 94 pontos com o plantel que está a ser construído.

    • Mushy
      Posted Maio 10, 2022 at 7:37 am

      Mais uma para entrar na conta…
      Nunca ouviu falar desse jogador, viu uns videos no youtube e passou a ser uma máquina…

      Das centenas de jogadores que fala e falou para o Sporting, nunca mencionou esse jogador… Devia estar a guardar segredo, porque sabia que vinha para o Sporting

    • Kacal
      Posted Maio 10, 2022 at 1:50 am

      Isso do melhor central em Portugal terá que o provar. O Lucas Veríssimo a 100% rivaliza, vamos ver como regressa. O Mbemba é muito subvalorizado mas também está nas contas e o Pepe ainda continua forte. Mesmo o Coates esteve menos bem esta época mas na anterior esteve a um nível soberbo. Juste será dos melhores mal aterre cá concordo, mas o melhor não é uma certeza.

      • Pormenor Tatico
        Posted Maio 10, 2022 at 9:20 am

        Mbemba vai sair no final da época, comparar o Juste com o Mbemba ahahaha ????.

        Apenas o Pepe têm caraterísticas similares, mas têm quase 40…

        • Kacal
          Posted Maio 11, 2022 at 12:09 am

          Ainda bem que te dá para rir, assim percebes a sensação que todos temos ao ler o que escreves ;)

          Mas falando a sério, não disse nenhuma piada, Mbemba é um ótimo central e sair no fim da época não importa nada. Ele vem de ser campeão nacional. Tem sido um esteio do Porto. O Juste ainda terá que provar cá, não é a mesma coisa jogar no Mainz ou num candidato ao titulo que joga na Champions.

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 10, 2022 at 1:02 pm

          O Mbappe também está em vias de sair no final da época. O Paulinho é melhor, não?

    • Stravinsky
      Posted Maio 10, 2022 at 1:15 am

      Meu deus.

      Eu gostava de ter esse teu otimismo na vida.

      • Pormenor Tatico
        Posted Maio 10, 2022 at 9:18 am

        Não é otimismo, é realismo, o Sporting fez 85 pontos com limitações claras no eixo central, meio e ataque, imagina se reforça todas estas posições…

        Eu falei do eixo central e ataque, mas para mim o maior problema até está no meio, o Porto têm Vitinha e Uribe que são médios muito completos, os nossos são todos unidimensionais, só fazem 1 ou 2 coisas bem, dai a compra de Morita, que faz um pouco de tudo.

        O ideal era Palha e Matheus sairem, Ugarte e Morita pode ser uma dupla similar à do Porto, ainda há Essugo que têm grande potencial físico, mas falta-lhe trabalho com bola.

        Bragança podia ser um Vitinha, mas falta-lhe compromisso sem bola, fisicamente é frágil, não têm a mesma dinâmica.

        O nosso meio-campo é demasiado defensivo para jogar com autocarros, é aqui que se começam a ganhar jogos.

        Só aqui estão 5,6 pontos a mais sem problemas, para mim é o setor onde o Porto nos ganha mais.

  • Kacal
    Posted Maio 9, 2022 at 5:46 pm

    Acho que um central chega porque o Matheus Reis devia fixar-se como central do lado esquerdo porque é onde rende mais, claramente. Onde precisam de investir é na lateral esquerda com um jogador que entre no XI e colmate a saída de Nuno Mendes. O Vinagre poderá ter nova oportunidade como alternativa até havendo Nuno Santos em último recurso. Mas penso que Matheus Reis deverá jogar mais como lateral mesmo porque não vejo Amorim a sentar o Gonçalo e este Juste virá para jogar.

    Na direita é que talvez precisem de um reforço também porque Porro vai tendo uma ou outra pequena lesão durante a época e é puxado ao limite mas quando falta sente-se muito a diferença portanto talvez seja preciso ter isso em atenção.

    Sobre este central Juste, vi 2-3 jogos dele não mais confesso portanto não conheço aprofundadamente, mas 25 anos é bem novo para central ainda, virá com rotação de Bundesliga o que é muito bom e parece-me que a nível de perfil tem tudo para encaixar porque jogará bem sobre o lado direito, é bastante rápido sendo uma das suas virtudes e na saída de bola é competente, impõe bem o físico, acho que cá na nossa realidade pode evoluir com Amorim e tornar-se uma grande mais-valia, mas posso estar errado e tenho que ver mais dele, claro. Um trio com ele, Coates e Gonçalo Inácio (volta ao seu lado e tem tudo para fazer ainda melhor) poderá ser muito bom, vamos lá ver. A qualidade paga-se portanto há que subir a parada.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 9, 2022 at 6:01 pm

      O problema do Matheus Nunes é o jogo aéreo. Daí o Palhinha ser importante no 11.

      Em alguns jogos deste ano jogamos com Matheus Reis e Ugarte no 11 e claramente sofremos mais nas bolas aéreas. O ano passado com Feddal e Palhinha éramos muito fortes no ar.

      SL

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2022 at 7:59 pm

        Não percebi se o teu comentário era mesmo em resposta ao meu ou não Neville, é? Eheh

        Querias dizer Matheus Reis?

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 9, 2022 at 9:01 pm

          Ahah ya! Matheus Reis!

          Sorry

          • Kacal
            Posted Maio 10, 2022 at 1:47 am

            Ah ok eheh, acontece. Pronto sendo assim concordo realmente no jogo aereo é bem pior ter Matheus Reis e Ugarte ou Feddal e Palhinha mas perde-se umas coisas e ganha-se outras como qualidade a sair. Não faço ideia se este Juste é bom no jogo aereo vi pouco dele nesse aspecto mas tem 1,84 não é muito alto, cabe a Amorim arranjar outras soluções mas em jogos contra adversários potentes no jogo aereo podem sempre meter o Feddal, por exemplo.

            • Neville Longbottom
              Posted Maio 10, 2022 at 10:32 am

              Mas olha que às vezes a altura não quer dizer muito. Um dos melhores centrais que vi dominou a premier league e era “baixo” (Ricardo Carvalho)…

              Jardel (1,88), Ronaldo (1,87), Falcao (1,78) foram dos melhores cabeceadores que vi e não são muito mais altos que ele. Vamos ver.

              • Kacal
                Posted Maio 11, 2022 at 12:12 am

                Certo Neville. Temos o exemplo do Otamendi que no seu prime até era bastante bom no jogo aéreo porque a capacidade de impulso, o timing de salto e a agressividade a atacar a bola no ar são igualmente importantes. Subscrevo.

  • T. Pinto13
    Posted Maio 9, 2022 at 5:25 pm

    Contratação interessante.
    Espero que se mantenha saudável.
    Gostava também de ver Horta no SCP mas seria sempre dispendioso….
    Talvez fique a faltar mais um DC apesar desta contratação.
    Um extremo, um PL e um DE são precisos e vejamos o que acontece a meio campo com as mais que prováveis saídas de palhinha e MN(?).

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 9, 2022 at 5:08 pm

    Também não me impressionaria se o Gonçalo Costa fizesse a pré-época e se se apresentasse num nível superior ao Vinagre.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 9, 2022 at 4:00 pm

    Há ainda o Quaresma e o Rodrigo Rêgo para serem testados na pré-época, pode ser que dêm nas vistas e venham a ter um papel útil na próxima época.

    Senão, espera-os mais um empréstimo.

    Ilori também irá regressar.

    • cmche1111
      Posted Maio 9, 2022 at 4:39 pm

      Quaresma não regressa, tem ainda muito para crescer para ser opção, mais um empréstimo só lhe fará bem.

      Dos inside parece-me que estamos bem de cones, por isso não é necessário fazer regressar o Ilori.

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 9, 2022 at 5:04 pm

        Quaresma evoluiu muito este ano, mas pelo ar ainda é muito permeável.

        Para mim, é sem dúvida o seu maior ponto fraco neste momento.

        • cmche1111
          Posted Maio 9, 2022 at 6:10 pm

          Evoluiu mas ainda está longe do nível exigido para ser titular numa equipa que quer lutar por títulos e ter prestações decentes na Europa.

  • Mantorras
    Posted Maio 9, 2022 at 3:50 pm

    Vi videos do homem e pareceu-me encaixar muito bem no Sporting (veremos quanto as lesoes).

    Ficarao com: Esgaio/Neto/Juste – Coates – Inacio/Matheus Reis?

  • coach407
    Posted Maio 9, 2022 at 3:36 pm

    Vamos lá ver o que é que isto significa para o Gonçalo Inácio.

    É que se o St. Juste e o Coates forem indiscutíveis só fica a sobrar uma vaga no lado esquerdo… e o melhor central do Sporting esta época foi um esquerdino e vai continuar no plantel, mas não foi o Inácio. Vamos ver se o Sr. Tem De Jogar Na Seleção não acaba no banco, mesmo sem ter uma concorrência por aí além e num modelo de jogo que claramente o beneficia.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 10, 2022 at 10:41 am

      O modelo de jogo que claramente o beneficia?
      Eu acho que claramente o desfavorece. Beneficia porque? O Inácio podia ser mais forte se jogasse em dupla. Vi-o nos sub 21, sendo que já o fez noutas equipas do Sporting e gostei bastante.

      Aliás, deve ser incrível ser esquerdino e jogar à direita neste modelo. Top mesmo, grande benefício.

      • coach407
        Posted Maio 10, 2022 at 10:56 am

        Viste nos sub-21 em 2 jogos contra o Chipre. Ya. Ainda por cima em 1 desses jogos tremeu por todo o lado. No outro jogo esteve muito bem e até marcou, mas foi um jogo FACÍLIMO.

        Nas equipas do Sporting onde andava a jogar a defesa esquerdo ou na sombra do Quaresma? Ya, devia ser um centralão.

        A questão de isto o beneficiar não é com a bola no pé porque isso vai ser bom a jogar com 3 centrais, em dupla, do lado direito ou esquerdo. A diferença é no momento defensivo, não percebo porque raio focam tanto no pé do Inácio como se houvesse dúvidas sobre a sua qualidade na construção. A dúvida é se a jogar em dupla é tão sólido defensivamente já que tem muito mais responsabilidade, mais duelos com o ponta de lança, profundidade mais difícil de controlar, tem de contemporizar mais, tem de controlar uma área maior, está mais longe do lateral e do outro central… Isto tudo é que são as questões chave, não é se o Inácio não será bom a construir com o seu pé esquerdo se jogar do lado esquerdo. Claro que vai ser bom.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 9, 2022 at 9:03 pm

      O Sr não tem de jogar na seleção coisa nenhuma. Longe daí masé.

    • MiguelCosta
      Posted Maio 9, 2022 at 8:19 pm

      Modelo de jogo que claramente beneficia um central esquerdino é metê-lo a jogar à direita. Faz sentido.

      • coach407
        Posted Maio 10, 2022 at 10:49 am

        “Modelo de jogo” não é jogar à direita ou esquerda… Modelo de jogo é algo coletivo e não individual… o Inácio joga no modelo de jogo do Sporting que o beneficia por jogar com 3 centrais. Tal como beneficia o Matheus Reis que nunca seria opção para central se a equipa jogasse numa linha de 4, por exemplo.

    • Chomate
      Posted Maio 9, 2022 at 4:13 pm

      O Inácio, no próximo ano pode perder um pouco de espaço, mas vai sempre jogar muito porque é o único central do plantel que faz as três posições da defesa e o Matheus Reis vai jogar mais a ala do que a central.

      Também há possibilidade de ele sair. Fala-se que Newcastle e Man United estão interessados. Pode ser a oportunidade para o Sporting fazer um excaixe com ele e poder manter o Matheus N. mais um ajo

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Maio 9, 2022 at 4:11 pm

      É meter o Inácio na esquerda e o Matheus Reis na direita durante 90% da época e vemos qual era o melhor central esquerdino do Sporting. Tendo em conta as fragilidades defensivas do Nuno Santos, o miserável momento de Vinagre (o que colocará o Reis como ala muitas vezes) e o problema crónico (mais idade) do Coates, dificilmente o Inácio não volta a fazer mais de 40 jogos a titular.
      Teve rendimento melhor que o Reis este ano? Não.
      Tem 20 anos e foi a sua primeira época neste nível com jogos de 3 em 3 dias de pressão máxima para lutar por títulos e jogar Champions? Sim. Isto sem passar por equipas B ou empréstimos. Deu um salto brutal de patamar, teve zero facilidades na adaptação ao ser colocado numa posição pouco natural à direita (onde nunca jogou em formação) e tem a pressão constante de ser a única saída de bola do Sporting durante a maioria dos jogos.
      70 jogos como sénior aos 20 anos, presença importante em 4 títulos e numa ida aos oitavos, isto sem empréstimos ou equipa B (onde um Rúben Dias teve uns 60 jogos no mínimo). E o rendimento nesses 70 jogos, em mais de 50 é mais que positivo.
      É giro dizer que o modelo de jogo o benificia, mas já não é giro dizer que joga à direita num lugar completamente contra natura com tudo o que aprendeu, desde apoios, a saída de bola, a ler como vai ser pressionado, etc.

      Sobre a seleção, eu pelo menos acho que o erro não é ter sido colocado nestes últimos jogos. Acho bem que não o tenha feito. O errado é andar há 1 ano e tal com ele no radar, ter falta de centrais e ainda não ter sido experimentado e testado em jogos que interessam pouco (e o que não faltam são jogos desses), de forma a ambientá-lo e quiçá, ganhar uma opção.

      Quantos centrais de 20 anos (feitos no presente ano) teem 70 jogos em equipas que lutem por títulos nas big 6 e que sejam equipas de Champions? E não são 70 jogos maus, a grande maioria deles foi com ótimo rendimento (em vários jogos grandes inclusive, como por exemplo Dortmund em casa e os dois primeiros jogos com Benfica este ano onde substituiu o Coates como se nada fosse e ainda deu festival na saída de bola).

      Mas confesso que gosto de ver toda a hostilidade que há aqui no blog com o Inácio. Até pode baixar imenso o rendimento, ter uma quebra psicológica e nunca sair do Sporting, mas olhando para o trajeto até agora (tendo em conta as circunstâncias todas de idade, posição, saltos competitivos que deu) e a maioria ser comentários negativos é completamente surreal.

      Giro era o Gedson na seleção depois de meia dúzia de jogos. Aí já ninguém reclamava.

      • coach407
        Posted Maio 10, 2022 at 10:47 am

        Vamos lá estruturar a questão: o ponto principal do meu comentário é se isto pode levar o Inácio para o banco e, como tu concordaste, o Matheus Reis tem tido um rendimento melhor que ele. E também deves concordar que é difícil sentar o Coates e um central que chega por 10M€. Ou seja, não acredite que não concordes que realmente há aqui uma ameaça ao estatuto de indiscutível do Inácio. E isso até pode ser bom para ele.

        Isto não significa que o Inácio não tenha qualidade para ser titular no Sporting. Claro que tem. Não significa que não acabe por jogar na mesma, seja por lesões, pelo Matheus Reis jogar na ala ou simplesmente pela pressão do Sporting ser um clube que tem de vender e o Inácio iria desvalorizar muito. Acho que este último ponto até será o principal que vai segurá-lo no 11. Um pouco como o Palhinha continuar a sentar o Ugarte. Não significa que seja melhor, mas queres vendê-lo…

        Em relação à posição em que o Inácio joga, há logo um ponto que salta à vista: a comparação não é com o Matheus Reis que nunca na vida dele jogou a central? O problema do Inácio ter um rendimento inferior ao Matheus é da posição? É que se formos por aí parece-me que o Matheus Reis é muito mais prejudicado. Honestamente acho que é um argumento forçado esse de jogar à direita ou à esquerda, é uma adaptação muito fácil na realidade. Falaste do Rúben Dias que foi formado sempre do lado direito, chegou à seleção e teve de jogar do lado esquerdo e jogou como se nada fosse. E como ele quase todos os centrais em algum momento tiveram de jogar do lado oposto ao seu pé. Tem desvantagens? Tem, mas também tem vantagens porque jogar do lado direito sendo esquerdino dá-lhe argumentos no jogo interior que não vai ter quando jogar do lado esquerdo, por exemplo.

        Ainda em relação à posição, acho que é um tema para o Inácio, sim, mas é porque a posição onde joga (3 centrais) é bastante diferente de jogar numa dupla de centrais onde o Inácio só fez 2 jogos na carreira minimamente a sério que foi nos sub-21 contra o Chipre. O Inácio, tal como o Matheus Reis, Azpilicueta, André Almeida, Esgaio, etc, ainda não provou que é um central confiável para jogar a 2. É muito diferente. Se Portugal jogasse com 3 centrais nem havia dúvidas que o Inácio tinha de ser titular indiscutível. Infelizmente para ele não joga. Jogar na Liga Revelação ou na formação contra avançados que, com sorte, acabam no Sanjoanense não é propriamente prova de fiabilidade. E nesses únicos e pouco relevantes momentos em que jogou em dupla nem era o melhor central do Sporting.

        Por este motivo, é natural que o processo de adaptação do Inácio à seleção seja mais lento. É importante convocá-lo para ele poder evoluir nos treinos a jogar em dupla ao lado de centrais como Pepe, José Fonte ou Rúben Dias, mas não surpreende ninguém que chegue lá um Tiago Djaló e se mostre melhor preparado para jogar de que o Inácio. Qual é a surpresa? O Djaló treina nessa posição “todos” os dias, é normal que tenha rotinas e dinâmicas muito mais desenvolvidas, além das suas carateristicas físicas o distanciarem do Inácio e isso notar-se ainda mais a jogar em dupla. É normal. Como disseste e bem, o Inácio nem na equipa B jogou, chega ali e joga num sistema bem diferente da seleção. Não há milagres. Precisa de treino e jogo como todos os outros. E o Inácio não tem isso. Não no modelo de jogo da seleção. Tem de provar nos treinos da seleção que isso é irrelevante e evoluir.

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 10, 2022 at 1:29 pm

          Até podias ter razão mas o Djaló joga mais vezes como lateral do que como central e o Matheus Reis já tinha feito esta função anteriormente no Rio Ave

      • DiogoC
        Posted Maio 9, 2022 at 5:33 pm

        São os memsos que reclamavam pelo Ferro na Selecção. Ainds me lembro da Indiganção “como é que um titular do campeão não vai à selecção?”.
        Se o Ina´cio tiver que ir uns jogos ao bacno tem de treinar melhor. è um bom problema.
        Um mau problmea é invesir 150Milhoes e apresentar-se num jogo com Lázaro e Gil Dias a extremos.

        • El Pipito
          Posted Maio 10, 2022 at 12:23 am

          Depois de escrever o comentário achaste mesmo que estava algo em condições? Qual a correlação de uma opinião do Coach sobre o Gonçalo Inácio (que é no mínimo legítima), com o plantel e transferências do Benfica?
          Se fores um puto de 15 anos é normal que esta seja a tua linha de argumentação. Se não, peço desculpa, mas algo está muito errado.

      • Filipe Ferreira
        Posted Maio 9, 2022 at 5:22 pm

        Na mouche.

    • Filipe Ferreira
      Posted Maio 9, 2022 at 3:58 pm

      Dado o nível que têm vindo a apresentar mais depressa ia o Coates para o banco.

      • coach407
        Posted Maio 10, 2022 at 9:51 am

        Até pode ser, mas isso vai acontecer? Duvidamos né?

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 10, 2022 at 1:03 pm

          O mais provável é ir correndo as três posições da defesa. À esquerda e joga o Matheus a lateral. No centro quando o Coates precisa de recuperar por causa do joelho e à direita caso o Juste esteja lesionado

    • Mantorras
      Posted Maio 9, 2022 at 3:53 pm

      Pois, mas o Reis devera ser ala e o Vinagre banco.

  • Ramon Caetano
    Posted Maio 9, 2022 at 3:34 pm

    Já sei que é rápido e tem boa saída de bola, é isso que leio e ouço em toda a parte. E defender, sabe?

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Maio 9, 2022 at 5:03 pm

      Compensa muito pelas condições físicas, mas a ideia que tenho é que não é propriamente um génio em termos de posicionamento. Meio anárquico, mas o Sporting tem um sistema bem montado e cabe a Amorim diminuir os negativos que há no jogo dele.

      • Filipe Ferreira
        Posted Maio 9, 2022 at 5:23 pm

        Vale a pena também salientar que já tem experiência a jogar num sistema de 3 centrais. Não vem para cá experimentar nada propriamente novo. Acredito que também terá pesado

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 9, 2022 at 4:44 pm

      É gira? Eh pa, é simpática…

  • cmche1111
    Posted Maio 9, 2022 at 3:24 pm

    Não conheço o jogador, tem características interessantes, mas daí a ser uma mais valia, vamos ver. Os 10 milhões se são muito ou pouco só mediante o rendimento é que se poderá avaliar.

    Esta temporada terá a condicionante do mundial a meio da época e o Sporting poderá ficar sem Inácio e Coates no centro da defesa, portanto há que pensar nisso, Inácio, Coates, St. Juste, Neto e Matheus Reis poderá ser curto, não sei em que ponto estará Marsà.

  • Nickles
    Posted Maio 9, 2022 at 3:21 pm

    Acho que 10 milhões é um preço juste pelo jogador.

    Desculpem-me.

  • Olheiro da 2ª
    Posted Maio 9, 2022 at 3:15 pm

    Boa contratação, mas insuficiente.
    O ano passado houve mérito (com muita sorte à mistura), esta época esperar ganhar com a mesma formula (as equipas adversárias já conheciam melhor a forma de sair a jogar do Sporting e como condicionar a sua construção) era quase impossível.
    Mesmo com este central, falta um 6º central (eu apostaria no Porozo). Vinagre (ou consegue passar o trauma Anthony) ou é melhor o seu empréstimo.
    Para alem deste, o Sporting, se quiser ter legitimas aspirações ao titulo na proxima época, deve/tem de investir em Morita, Horta (ou Trincão) e um avançado corpulento mas que saiba descair bem nas alas (sugiro o Solbaken).

  • Ricardo Lopes
    Posted Maio 9, 2022 at 3:15 pm

    Seria uma boa opção. 10 milhões de euros parece-me um preço justo para alguém que vem para ser titular. Será necessário mais alguém se Matheus Reis assumir a lateral esquerda, com Vinagre a crescer na sua sombra. Sr. Juste, Coates e Inácio tem tudo para ser uma linha muito segura. Marsá deverá começar a aparecer (gostava que jogasse a última jornada) e Neto a perder o protagonismo. Com a saída de Feddal, poderia ser contratado mais um jogador, de preferência destro (esquerdinos já há Inácio e Marsá, para ficarem no lado esquerdo da linha de três). João Victor ou Nino podiam ser boas escolhas.

    • Estigarribia
      Posted Maio 9, 2022 at 3:30 pm

      Ricardo,

      Achas que o Meré poderia ser recuperado em Alvalade? De certeza que ele continua a ter qualidade, mesmo jogando no México.

      Tal como mencionei no meu comentário, é curioso que também contratei o St. Juste no FM 19 para o Sporting.

      Saudações Leoninas

      • Ricardo Lopes
        Posted Maio 9, 2022 at 4:13 pm

        Seria uma opção bastante interessante. Não funcionou na Alemanha, mas em Portugal podia ter mais margem de crescimento. Com 25 anos e um valor de mercado relativamente baixo faria sentido, ainda que numa fase inicial para suplente. O problema é que chegou em Janeiro ao América, não sei se os mexicanos o venderiam.

      • Filipe Ferreira
        Posted Maio 9, 2022 at 4:00 pm

        Fico curioso com a quantidade de jogadores que tens no teu plantel no FM 19

        • Estigarribia
          Posted Maio 9, 2022 at 4:53 pm

          Filipe,

          Como és um user bem porreiro posso-te dizer á vontade o meu plantel do Sporting no FM:

          GR: Burki e Ilan Meslier

          DC: Seba Coates, Zou Feddal, Gonçalo Inácio, Jorge Meré, St. Juste e Antony Angileri (Edu Quaresma emprestei-o ao AZ no negócio do St.Juste).

          LE: Gosens e Matheus Reis

          LD: Porro e Thierry Correia (planeio arranjar um clube para o Hevertton)

          MED: Kalvin Philips, Palhinha, Dani Bragança, Uribe, Pote e Matheus Nunes (no FM está como Matheus Luiz e ainda vendi Wendel e Battaglia)

          ED/E: Raphinha, Ricardo Horta, Jérémy Doku e Diogo Brás

          PL: Santos Borré, Siebatcheu e Paulinho

          Saudações Leoninas

          P.S.: Já fui bicampeão português ?

    • thiago97
      Posted Maio 9, 2022 at 3:26 pm

      O João Victor era perfeito , era o ideal para jogar pelo lado direito!

      jovem , rápido acho que era jogador para daqui 1/2 anos ser vendido por muitos milhões

      • Ricardo Lopes
        Posted Maio 9, 2022 at 4:15 pm

        Sem dúvida. O mercado português tem de estar atento a esse nome e agir (como o SLB fez com o Veríssimo).

  • zicojr
    Posted Maio 9, 2022 at 3:07 pm

    Excelente trabalho da estrutura do Sporting. Alinhamento perfeito entre treinador e direção do clube, trabalhando desta forma o sucesso estará sempre mais próximo.

    SL

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 9, 2022 at 3:04 pm

    Não conheço de todo o jogador. Precisamos de centrais fortes com bola porque a nossa base ofensiva depende imenso disso (daí gostar muito quando alinhamos com Matheus Reis e Inácio de início no centro).

    Para defesa esquerdo terá de ser Vinagre porque não vejo forma de o despachar e terá contrato até 2025…Vinagre/Nuno Santos e Nazinho. Creio que será isto.

    Para o eixo: Coates, Inácio, St. Juste (pelos vistos), Reis, Neto e Marsá. Falta um elemento, concordo.

    Na frente vamos ver se o Amorim resgata o TT, caso contrário será Paulinho e Sporar.

    • Mantorras
      Posted Maio 9, 2022 at 3:55 pm

      Nao sei ate que ponto Sporar, Paulinho e TT nao sao suficientes e ate interessantes de ter no plantel ao mesmo tempo.

    • thiago97
      Posted Maio 9, 2022 at 3:12 pm

      Nazinho vai ser emprestado.

      Sporar ? duvido , é de conhecimento geral que Amorim não o aprecia

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 9, 2022 at 3:40 pm

        Pois mas não estou a ver grandes alternativas.

        Nazinho vai ser emprestado a quem? Gostaria de o ver na Liga III…

        SL

        • Antonio Clismo
          Posted Maio 9, 2022 at 4:23 pm

          Nazinho já tem nível suficiente para uma Segunda Liga.

          Um empréstimo à B Sad não seria mal pensado.

          • Sporting1906
            Posted Maio 9, 2022 at 4:56 pm

            A B Sad ainda não desceu e até só depende de si para assegurar a manutenção: se ganharem os dois jogos que faltam ficam com 31 pontos e à frente de Arouca, Tondela, e Moreirense.

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 9, 2022 at 4:01 pm

          Na Liga III? Acredito que queiras dizer Liga II não? Para ficar na Liga III fica na equipa B.
          Acho que o Sporar vai de vela e deverá chegar alguém

        • thiago97
          Posted Maio 9, 2022 at 3:53 pm

          Para o Nazinho fala se de puder ir para a 2 liga

  • Estigarribia
    Posted Maio 9, 2022 at 3:02 pm

    Excelente contratação para o meu Sporting. Era precisamente o central que precisávamos para o lado direito. Curiosamente também contratei o St. Juste para o Sporting no FM19… Parece que o Rúben e eu estamos em sintonia com aquilo que queremos para o Sporting ehehe

    Saudações Leoninas

    • Blocparty
      Posted Maio 9, 2022 at 3:49 pm

      Verdade, e para o ano vamos ter o kadlec a titular no Sporting , o Amorim já pediu um relatório pormenorizado do jogador à Sports Interactive.

Deixa um comentário