Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Suárez punido com 9 jogos de suspensão e 4 meses sem jogar em qualquer competição

Desta vez não conseguimos defender Suárez.

Que bomba! Foi o próprio Joseph Blatter, presidente da FIFA, a anunciar que Luís Suárez foi punido com 9 jogos de suspensão por ter mordido Chiellini no embate entre o Uruguai e a Itália. O avançado fica ainda impedido de participar em qualquer competição nos próximos 4 meses, ou seja, o Liverpool, ou algum clube que o compre neste Verão, não o pode utilizar até finais de Outubro. VM – Somos fãs de Suárez e também defendemos a ideia que é algo perseguido na Premier League, mas depois de tantas vezes a cometer o mesmo erro é impossível defender o uruguaio. Mesmo assim, mantemos a ideia que preferimos um gladiador como Suárez, que quando entra em campo só pensa na vitória, infelizmente sem olhar a meios para atingir esse objectivo, do que os elementos passivos de hoje em dia. Aliás, esta mordidela, se fosse nos anos 80 ou até 90 passava ao lado (aconteciam situações bem piores), nos últimos tempos é que o futebol mudou, e bem, já que agora os jogadores estão mais protegidos, e tudo é motivo para caso. Posto isto. Parece claro que a Colômbia passa a ser favorita no jogo dos oitavos-de-final (Suárez é quase meia equipa no Uruguai, apesar de haver boas alternativas como Forlan, Stuani ou Abel Hernandez). Quanto ao Liverpool, é uma baixa tremenda. Pelo 2º ano consecutivo os Reds vão começar a época sem a sua principal referência, e desta vez ainda é mais grave. Já que até final de Outubro, o Liverpool já pode ter condicionado as suas aspirações na Premier League e na Liga dos Campeões. 

0 Comentários

  • eb
    Posted Junho 27, 2014 at 5:11 pm

    que mariquice pegada, deu uma mordidela e parece que matou alguém..
    enquanto decorre o mundial está o iraque em guerra civil a morrerem dezenas de pessoas por dia e parece que o suarez é que é um grande e malvado vilão.
    o futebol quer-se agressivo e com intensidade. alguns tipos têm algumas formas estranhas de o extravasar, como o suarez tem, sem que daí venha tanto mal ao mundo – que se saiba ninguém se lesionou. castigar deste modo um jogador que tanto dá ao jogo é somente um exercicio de uma hipocrisia politicamente correcta.

  • Luís Pereira
    Posted Junho 26, 2014 at 11:35 pm

    Punição justa, se o tivesse feito pelo clube seria justo 1 ano sem jogar , mas tendo acontecido pela selecção acho que não deve prejudicar o seu clube. Mete piada é que o lance nem de perigo é, devia estar com fome o rapaz.
    E o caso do ribery no R.madrid – Bayern onde ficou?
    A situação não se compara, mas uma chapada bem dada também devia ser punida, nem que seja 1 jogo, mas o platini é que manda :)

  • Luís Resende
    Posted Junho 26, 2014 at 7:27 pm

    Alguem me explique qual é a diferença de uma mordidela, de uma cotovelada ou de uma pontapé? A Fifa sempre teve os seus "patinhos feios" infelizmente Suarez é um deles. Pepe agrediu selvaticamente um jogador em Espanha há uns anos e foi punido com 10 jogos… Mesmo neste mundial temos visto agressoes piores..

    • Luís Resende
      Posted Junho 27, 2014 at 2:20 pm

      Song leva 3 jogos por dar um soco ao croata Mandzukic, inumeras cotoveladas passaram ao lado e nenhuma sanção foi atribuida. Considero que não é caso para 4 meses de suspensão, não sei onde leu que eu queria que Suarez passasse impune.

    • Pedro Alves
      Posted Junho 26, 2014 at 9:16 pm

      Uma mordidela, tendo em conta as bactérias que temos na boca, pode provocar uma infecção no pior dos casos. Quanto às suas possíveis tendências sadomasoquistas não sei, mas eu preferia mil vezes levar uma cotovelada/pontapé a jogar futebol do que ser mordido.
      Pode ser referida a reincidência mas a verdade é que mordidelas são insólitas no futebol mundial! Patinho feio? Realmente, o Suárez está a ser perseguido desde há uns anos para cá, ele que nunca faz nada..
      Suárez nesta época tinha a oportunidade de limpar esse seu passado, o que conseguiu fazer através de uma época sensacional mas decide fazer isso num Mundial..
      A FIFA refere muito bem, no seu comunicado, que é deplorável uma atitude destas vista por milhões de espectadores. O futebol já tem a má fama das simulações e agora queria que uma mordidela passasse impune só porque era o Suárez? Deve-se salvaguardar a dignidade do desporto, acima de tudo!

  • Diogo
    Posted Junho 26, 2014 at 6:26 pm

    Grande perda para o meu Liverpool caso continue no clube (o que eu duvido)..

  • Rodrigo
    Posted Junho 26, 2014 at 6:21 pm

    Parece-me claramente exagerado este castigo, mas tratando-se de um reincidente percebo esta mao pesada da FIFA. O Liverpool e quem mais vai ficar penalizado (o Uruguai tambem perde muitas das suas aspiraçoes neste Mundial), sendo que veremos se isso nao implica mesmo a sua saida dos Reds.

  • J Louie
    Posted Junho 26, 2014 at 3:38 pm

    Concordo em absoluto com o castigo.
    Aliás, até o acho bem leve. Uma irradiação total para jogar futebol era um bom exemplo.
    Poderia sempre arranjar papéis em Hollywood para interpretar filmes do Drácula ;-)

  • David
    Posted Junho 26, 2014 at 2:58 pm

    Não acho justo o Liverpool ser penalizado por algo que o jogador fez ao serviço da sua selecção. Tudo bem que ele já teve atitudes iguais no clube, mas desta vez foi na selecção. E depois existe outra questão: Se o Suarez tivesse agredido um jogador, situação que pode ser muito mais grave, iria levar 2…3 jogos. Agora por morder leva 9 jogos! No fundo leva os mesmo jogos que o Pepe levou à uns anos quando quase matou um jogador. Enfim…
    De qualquer das formas é obviamente inadmissível a atitude dele, uma vergonha!

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 26, 2014 at 3:11 pm

      "Quase matou…"

    • Luís bcn
      Posted Junho 26, 2014 at 3:10 pm

      Exacto, concordo com tudo. Teria mais lógica o jogador apanhar 10 jogos de suspensão pela selecçao . Quando ele foi punido no Liverpool nao foi punido na selecçao.

      E claro, o Shakko dá uma cotovelada num jogador e nada acontece, se o pepe hoje fizer isso a fifa castiga-o com 4 meses também

  • Kacal l
    Posted Junho 26, 2014 at 2:56 pm

    O Suárez é um craque, dos melhores do Mundo e dos meus preferidos, mas depois tem este seu lado de "maluco" e agressivo, meio psicopata, já é a 3ª vez que morde um adversário, entre outras coisas, o castigo é mais do que justo, a ser alterado só para ser pior ainda, ele é demasiado competitivo com uma junção de violência, o que é inadmissível e merece ser punido, é uma pena para o futebol e não entendo o que lhe passa pela cabeça, depois de uma época fantástica no Liverpool, onde foi melhor marcador da Premier League e Bota de Ouro (a par do CR7), sabendo que esteve suspenso no inicio da época pelas mesmas razões, sobretudo estando num campeonato do mundo, onde a sua selecção até passou aos "oitavos" num dos "grupos da morte", e ele faz isto num lance que nem perigo criou??? ele só pode ser louco ou então perde o juízo de vez em quando, o Suárez até me parece que é uma excelente pessoa, mas dentro de campo parece outro e quem perde somos nós, que não vemos um jogador de enorme qualidade, e o seu clube e selecção, com esta "brincadeira", a selecção uruguaia ficou com as hipóteses de passar aos "quartos" diminuídas e o Liverpool vai ter mais dificuldades no inicio da época, num ano em que há Champions, a única coisa positiva disto tudo é que o Suárez deve ficar em Anfield porque ninguém vai contratar um jogador com esta atitude e que está suspenso até Outubro (mais ou menos), mas é lamentável.

  • Diogo Ribeiro
    Posted Junho 26, 2014 at 2:53 pm

    Tratamento exemplar. Gosto muito do Suárez é um avançado fabuloso, mas estas atitudes são lamentáveis a todos os níveis ainda por cima numa montra como o Mundial. Tenho pena mas é totalmente justo!

  • Diogo Palma
    Posted Junho 26, 2014 at 2:51 pm

    Coisas destas acontecem com frequência, quantas vezes é que os avançados não apalpão, beliscão ou mordem os defesas dentro da área adversaria causarem uma reacção agressiva do seu adversário e isso resultar na expulsão e grande penalidade?
    Os treinadores ensinam logo deste pequenos os putos a fazem isto, repugnante!

  • Vitor Machado
    Posted Junho 26, 2014 at 2:32 pm

    Para mim em vez da suspensão era arrancar-lhe os dentes todos da boca e deixa-lo jogar mas sem dentadura! :)
    É uma pena que um jogador desta qualidade fique tanto tempo sem poder jogar, mas a culpa é toda dele que não aprende com os seus erros, para a próxima em vez de morder para responder a algum tipo de provação, espero que opte por cabeçadas, cotoveladas ou patadas, sempre dão menos tempo de suspensão, causam mais danos ao adversário e geram menos alarido pelo mundo fora…

  • Anónimo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:32 pm

    Justíssimo!

    ass: Cholebas

  • rv
    Posted Junho 26, 2014 at 2:31 pm

    atendendo a que a seguir vêm as férias e que desses 4 meses quase metade vai ser sem competição, e por já ser reincidente da reincidência, acho que ficava bem ser até final do ano.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Junho 26, 2014 at 2:29 pm

    Sou fã de Suarez, sempre o achei um jogador de TOP mas as suas atitudes são completamente ridículas. Acho que ao fim da terceira vez o castigo ainda é leve…

    Não sei se o Liverpool não se vai ver livre do jogador, falta é ver quem é que agora vai querer pegar no jogador..

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 26, 2014 at 2:29 pm

    e uma pena, mas e justo. nao deveria ser o abuso que andavam a pedir de 2 anos, mas algo mais pesado. e 4 meses, e especialmente estes de agora, onde fica impedido de jogar pela seleçao provavelmente o fara ficar muito arrependido.
    basta ver o unico jogo do uruguai sem o saurez para ver a falta que ele faz

  • Ricciardo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:28 pm

    Pesado, já vi situações bem piores como murros, cotoveladas, tentativas de partir a perna deliberadamente a adversários sem sequer serem punidas além de 1 jogo, como qualquer outro cartão vermelho…

    creio que aqui funcionou o querer fazer disto uma lição para todos e a carga mediática do tema, assim como o poder do futebol italiano que para minimizar o terem sido eliminados exigiram a penalização de Suarez…

    Quanto ao acto de morder o adversário, quem vê o lance percebe que houve ali gestos e empurrões antes…

    As criancinhas quando são pequenas normalmente mordem, quem tem filhos numa cresce ou já frequentou uma, sabe do que eu estou a falar, creio que deve ter preservado Suarez esse acto instintivo que recorda que os humanos também são de certa forma animais (irracionais de vez enquanto).

    • GG
      Posted Junho 26, 2014 at 2:43 pm

      Estás a brincar Ricciardo?! Não é nada pesado. Acho até que é uma pena demasiado simpática. Já é a terceira vez, pelo menos, que o Suarez morde um adversário! MORDE! A terceira vez! Já viste bem? O homem anda lá dentro a morder os outros! Não é jogo de braços mais agressivo, empurrões, seja o que for, é morder! Nada é tão deliberado como dar-se ao trabalho de morder um adversário. Acho até quer o homem deve ter algum problema mental. E quem vê o lance vê que há empurrões, como é normal em qualquer disputa de bola na área, mas não morder o ombro do adversário. É baixo demais e completamente surreal.

  • Anónimo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:26 pm

    Acho ridículo também…valoriza-se demais esta situação, quando existem entradas maldosas, cotoveladas, agressões, essas sim que colocam em risco a carreira e integridade física dos jogadores…essas sim deviam ter uma devida punição…agora uma picardia que em nada coloca em risco a integridade física e é uma reação a provocação, acrescendo ainda a tese de dacnomania, não entendo esta decisão extrema…mais uma da FIFA…

    AN

    • ACF
      Posted Junho 26, 2014 at 3:37 pm

      No meio disto tudo, dacnomania nem sequer é obsessão com morder mas sim obsessão COM MATAR.

      Dermatofagia é que é obsessão com morder (unhas, pele, dedos, …). Portanto, a malta que anda aí a atirar ao ar palavras que não conhece tem que perceber que ninguém está aqui a tentar cruficicar o homem.

      By the way, eu sou adrenérgico e sofro de dermatofagia. Não mordo ninguém, porque é que o Suarez há-de poder?

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 26, 2014 at 3:00 pm

      Mesmo sendo a terceira vez? Acho que ás vezes uma cotovelada devia levar 2/3 jogos mas nunca mais do que uma mordidela, mas o que está aqui em causa é o facto de ser reincidente. E o facto de ser reação a provocação não pode ser usado a favor, somos humanos, e, principalmente, adultos, não podemos reagir por instintos, senão vivíamos numa anarquia…
      Concordo que há entradas muito duras que deveriam ser punidas com muitos jogos também, mas uma mordidela é uma mordidela, até em termos humanos, e nem falo em termos desportivos, é repugnante…

    • Anónimo
      Posted Junho 26, 2014 at 2:52 pm

      Aqui o que evidencio é que se esta sanção tem este peso, para situações mais graves tem de ter um peso maior…não nego que este acto deva ser punido…não concordo é com a pena…

      AN

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 26, 2014 at 2:47 pm

      Sim, porque uma mordidela bem mandada é inofensiva, acho que até pode ser considerado um acto de afeto…

  • Tiago Fouto
    Posted Junho 26, 2014 at 2:20 pm

    Uma dentada é pior que uma cotevelada? Para mim não. É insólito, infantil e bizarro, mas pior não é. O dos Camarões levou 3 jogos por uma cotovelada. O Suarez leva 9? Não percebo a não ser que seja, por ser reincidente…

    • Tartaruga
      Posted Junho 27, 2014 at 6:02 pm

      Lol, aquilo não foi uma cotovelada para ganhar posição, tenham mas é juízo.. detesto a FIFA, detesto mesmo. Para além de serem dos grupos mais corruptos e imorais à face da terra, estragam o futebol e/ou impedem que melhore.

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 26, 2014 at 2:50 pm

      Uma cotovelada é vista mais levemente porque usar os braços na tentativa de ganhar posição é legal. Agora nenhuma lei permite sequer encostar a cabeça ao adversário, o Pepe que o diga…

  • MM
    Posted Junho 26, 2014 at 2:20 pm

    É o melhor avançado do Mundo, deveria até ser considerado para melhor jogador do Mundo, mas estas ações não têm justificação possível. 3 vezes a mesma burrice dá uma burrice enorme e sou da opinião que se o Barcelona mantiver o interesse nele e a ser verdade a proposta de 60 milhões mais Alexis, o Liverpool não deveria pensar duas vezes em vendê-lo. De que serve ter um dos melhores jogadores do Mundo na equipa se regularmente ele está impedido de jogar por fazer disparates destes? Assim ganhava 60 milhões, que poderiam ser canalizados para um jogador de top e ainda sobra (não tão bom como Suarez, mas paciência) e ganham outro jogador de top para uma posição necessitada.

  • AJS
    Posted Junho 26, 2014 at 2:20 pm

    Não sei se conrdo com esta punição. É verdade que morder, é simplesmente parvo. É verdade que é reincidente… Agora, se tivesse mandado uma cotovelada no adversário e se lhe tivesse partido o nariz, a punição seria esta? E o que será mais grave?

  • Elvaslion
    Posted Junho 26, 2014 at 2:18 pm

    Tassoti

  • Fábio Teixeira
    Posted Junho 26, 2014 at 2:18 pm

    Incrivel! Um jogador desta qualidade nunca deveria ser punido! Sendo um dos melhores marcadores do mundo nunca deveria deixar de jogar. Que importa se ele morde ou não. A função dele é mesmo marcar golos! Enfim.. a FIFA não tem critérios!

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 26, 2014 at 6:58 pm

      Homónimo, então? Que teoria é essa?

    • Rodolfo Trindade
      Posted Junho 26, 2014 at 4:56 pm

      Já percebi a teoria do Fábio Teixeira, como são craques podem jogar com uma pistola e ir matando jogador a jogador até fazerem golo. E isto não tem mal nenhum porque são craques e eles devem jogar sempre.

    • RicardPereira
      Posted Junho 26, 2014 at 3:18 pm

      O que é o futebol sem as estrelas!? O futebol continua a ser o futebol (desporto rei em grande parte do mundo) quem gosta vai continuar a ver e a gostar. Tanto se discute se um jogador pode estar acima de um clube e tu agora vais querer por um jogador acima da modalidade? Nem que fosse o Papa, tinha de ser castigado.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 26, 2014 at 3:08 pm

      Acho que deveria haver excepções por exemplo para o messi ou ronaldo! O que é o futebol sem as estrelas?

    • RicardPereira
      Posted Junho 26, 2014 at 2:55 pm

      Fábio espero bem que isso seja em tom irónico porque senão acho que é o comentário mais ridículo de sempre.

      SL

    • Daniel Soares
      Posted Junho 26, 2014 at 2:47 pm

      Que importa se ele morde ou não? Alias, todos os bons nunca deviam ser expulsos! Só os maus…

  • Diogo Machado
    Posted Junho 26, 2014 at 2:17 pm

    Acho muito injusto! Qual é a diferença entre uma cotovelada ou um murro e uma mordidela? Uns apanham alguns jogos por uma cotovelada e outros apanham meses de suspensão por uma mordidela. A Fifa a mostrar mais uma vez que tem dois pesos e duas medidas.

    Diogo Machado

    • Anónimo
      Posted Junho 26, 2014 at 6:28 pm

      Atenção, eu não acho que seja injusto o castigo que lhe tenha sido dado, o que eu acho justo é que ele apanhe 4 meses de suspensão por morder e outros apanhem 3 ou 4 jogos por uma cotovelada ou um murro. Obviamente que ele deve ser punido, mas se ele é punido desta forma os outros jogadores também o deverão ser. Os regulamentos não definem diferentes castigos para diferentes agressões!

      Diogo Machado

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 26, 2014 at 2:49 pm

      Ao fim ao cabo é como os políticos…Se os outros antes roubaram e arranjaram tachos para os amigos…

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Junho 26, 2014 at 2:45 pm

      Diogo,

      Não há diferença mas temos de "protestar" contra os castigos às cotoveladas, e não ao deste caso. Aliás, neste caso o castigo até é leve dado que é a terceira vez…

    • GG
      Posted Junho 26, 2014 at 2:37 pm

      Concordo a 100% Ricardo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 26, 2014 at 2:23 pm

      Realmente,tanta coisa apenas e só por uma mordidela,as outras que já deu antes não contam para nada. Um exemplo para o mundo inteiro,já estou a ver os miúdos na escola a morderem-se todos uns aos outros. O Suarez devia era ganhar um prémio!

  • Anónimo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:16 pm

    Não estou a questionar se o castigo é ou não merecido nem a tentar desculpar o Suárez, mas sabem o porquê desta ferradela? Sabem se o Chiellini não o provocou? Pois a mim não me parece me que alguém ferra outra pessoa porque lhe apetece

    José

    • Kafka
      Posted Junho 26, 2014 at 3:43 pm

      De acordo Rúben Cardoso..

    • Diogo Palma
      Posted Junho 26, 2014 at 2:56 pm

      José,
      Muito pelo contrário o Suárez mordeu o Chiellini para provocar uma reacção agressiva da parte do defesa italiano para assim ser expulso e ter um penalty a favor do Uruguai.
      Por isso é que acho este castigo justo, é conduta anti-desportiva gravíssima.

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 26, 2014 at 2:44 pm

      Sim José, porque o Suárez é o primeiro PL da história do futebol mundial a ser destabilizado por um central, ainda mais por um à moda italiana como o é Chiellini (não sou xenófobo)..
      Ps: não tou a afirmar que de facto houve uma provocação…

    • João Lains
      Posted Junho 26, 2014 at 2:42 pm

      Não vás por aí, uma provocação tem de funcionar sempre como uma atenuante.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 26, 2014 at 2:31 pm

      Claro. Se me chamarem "filho da p*ta", tenho toda a legitimidade para bater em alguém, e não me acontece nada. Depois no tribunal digo, "ele chamou-me filho da p*ta!". Acha que é assim que as coisas funcionam?

      Se foi provocado, revela ainda mais a instabilidade psicológica que tem. Um jogador equilibrado mentalmente ficava na dele e não respondia.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 26, 2014 at 2:22 pm

      Que lhe desse um soco ou uma cabeçada como o Zidade. Mas morder é alguma atitude de homem?

  • Fábio Coutada
    Posted Junho 26, 2014 at 2:16 pm

    É reincidente e é evidente que merece ser castigado mas é engraçado como consideram uma mordidela muito pior que uma cotovelada na cara como o Sakho fez ontem. É provável que não aconteça nada ao Sakho, mas o Suarez já está na lista dos 10 mais procurados pelo FBI.

    • GG
      Posted Junho 26, 2014 at 2:46 pm

      É a terceira mordidela, pelo menos… já se está a tornar um padrão e um desrespeito brutal pelo desporto. Acho até que o rapaz demostra uma instabilidade psicológica real, tal é a facilidade com que morde (um acto muito específico) outras pessoas.

    • João Martins
      Posted Junho 26, 2014 at 2:31 pm

      This.
      Ou os pes deixados no ar com as chuteiras viradas a perna no alivio de bola cough " sergio ramos " cough
      Suarez foi burro . e inegavel , mas que e tambem muito perseguido nao hajam duvidas.
      So gostava que houvesse coerencia nas sancoes e na perspetiva de maldade de um jogador

  • Kafka
    Posted Junho 26, 2014 at 2:16 pm

    Adoro o Suárez, mas tenho de concordar inteiramente com a opinião do VM, por mais que tente não consigo arranjar argumentos para o defender, no contexto actual do futebol Mundial estas situações não passam ilesas, portanto foi uma justa penalização…

  • Anónimo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:13 pm

    Vai haver recurso e será mais uma história tipo aquela do City e do PSG. Se o Real o comprar, duvido que não mexa os cordelinhos para baixar esta suspensão.
    Mário

  • Manel Trigueiros
    Posted Junho 26, 2014 at 2:11 pm

    Também concordo que não é suficiente. Devia levar uma suspensão maior, tipo as do doping, 6 meses. O Liverpool se calhar ri-se porque assim não o vende. Ou a probabilidade é menor. O Real Madrid já prefere o Falcao ao Suárez, agora

  • Octavio
    Posted Junho 26, 2014 at 2:10 pm

    Como é que um jogador com esta qualidade vai ficar recordado por isto?
    Castigo mais que merecido.
    Quem não merece é o Uruguay e Liverpool.

  • Ivo Gonçalo Manuel
    Posted Junho 26, 2014 at 2:10 pm

    Suarez é um optimo jogador, admiro as suas qualidades, está no meu top 3 de melhores avançados do mundo, contudo peca por este tipo de atitudes e como o Roberto Martinez disse, "Suárez precisa de receber algum tipo de ajuda.."
    Não sei se já o fizeram, ou não, o que é certo é que ele continua com este tipo de atitudes, são lamentáveis.. Podia de vez em quando agredir alguém, como faz o Pepe, mas morder ? É fora do senso comum..
    Só espero que o Liverpool ou qualquer clube que o compre, não perca as esperanças neste enorme jogador, ajudem-no a superar estas atitudes porque como ele há poucos por ai..
    Quanto ao castigo, totalmente merecido, talvez ainda seja acrescido uma boa quantidade monetária, e assim o Uruguai volta á estaca 0…

  • Anónimo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:10 pm

    "Entretanto, alguma energia é permanentemente fixada nos meios de gratificação oral. Em adultos, existem muitos hábitos orais bem desenvolvidos e um interesse contínuo em manter prazeres orais. Comer, chupar, morder, lamber ou beijar com estalo, são expressões físicas destes interesses. Pessoas que mordicam constantemente, fumantes e os que costumam comer demais podem ser pessoas parcialmente fixadas na fase oral, pessoas cuja maturação psicológica pode não ter se completado, como é o caso do Luiz Suárez. Ele deve ter passado por algum conflito não assimilado nesta fase de desenvolvimento e registrou a mordida como forma de sublimação do que lhe faltou. Pode ter sido sua relação com o seio da sua mãe, pode ter sido uma surra porque ele mordeu a caneta preferida do pai… E muitas hipóteses. Mas o drama do Suárez começou lá atrás, e precisamos aqui de uma Copa para nos fazer entender que ele precisa de ajuda. Ele reage com uma “fase oral tardia” ao stress.

    Não confundamos este problema com a “Odaxelagnia” – que é a vontade de morder carinhosamente as pessoas. O que o Suárez tem se chama dacnomania. Não sei se a Fifa vai levar isso em consideração. Eu, sabendo disso tudo daria a ele uma punição educativa – condicionaria a continuidade de atleta dele a um acompanhamento psicológico visando resolver o conflito não resolvido de sua fase oral. Tirá-lo de um ou mais jogos não vai resolver nada. Pois não vai reeducar o que aconteceu lá atrás.
    Espero ter ajudado a entender algo importante. A informação nos liberta e faz nos compreender neste mundo. O julgamento vazio nos atrasa e faz de tudo um inferno sem fim."

    Natan Fox

    • Anónimo
      Posted Junho 26, 2014 at 2:42 pm

      Primeiro que tudo, muito obrigado por toda essa informação. Nunca tinha ouvido falar de tal disturbio/doença e se de facto for isso a FIFA tal como o Liverpool deviam pô-lo com acompanhamento psicológico porque assim poderá hipotecar as suas hipóteses no futebol mundial o que seria uma pena por ser um jogador tão fantástico.

      João Miguel

    • J. Ramos
      Posted Junho 26, 2014 at 2:34 pm

      Gostei de ler!

    • Miguel Guerreiro
      Posted Junho 26, 2014 at 2:25 pm

      Envie esse texto para os dirigentes da Federação de Futebol do Uruguai, com o conhecimento do Liverpool! Eles e o Suarez teriam aqui um bom argumento para amenizar a pena.

      PS – Fico com imensa pena do Liverpool, perder assim o melhor jogador deve ser difícil de engolir.

    • EBITDA
      Posted Junho 26, 2014 at 2:20 pm

      Claro, agora a vítima é o Suárez. Acho inclusive que ele deve pedir uma indemnização à FIFA.
      Tanto texto escrito e espaço ocupado para nada.

  • Anónimo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:09 pm

    "Agora você deve me perguntar: “Ok, Jordan – mas porque ele mordeu? – Poderia ele ter tido outra reação? Chutar, xingar, se bater?” – “Por que escolheu MORDER?”
    A “escolha” de morder não foi feita por ele, e sim pelo seu sistema reativo. A depender da criação e do modo de desenvolvimento de todos nós, do que nos sobrou ou faltou, podemos ter diferentes e bizarros modos de reatividade. Tal qual a criança que é abusada sexualmente pode responder em seu cérebro reativo com uma relação de dor, punição e humilhação para ter prazer no sexo… Eu gastaria horas aqui fazendo possíveis relações que explicam outras reações. O morder me faz lembrar das fases de desenvolvimento que Freud classificou. Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida numa fase particular. Uma pessoa fixada numa determinada fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal. Uma das fases de aprendizado e desenvolvimento é a chamada Fase Oral.
    Entenda: Desde o nascimento, necessidade e gratificação estão ambas concentradas predominantemente em volta dos lábios, língua e, um pouco mais tarde, nos dentes. A pulsão básica do bebê não é social ou interpessoal, é apenas receber alimento para atenuar as tensões de fome e sede. Enquanto é alimentada, a criança é também confortada, aninhada, acalentada e acariciada. No início, ela associa prazer e redução da tensão ao processo de alimentação. A boca é a primeira área do corpo que o bebê pode controlar; a maior parte da energia reativa disponível é direcionada ou focalizada nesta área. Conforme a criança cresce, outras áreas do corpo desenvolvem-se e tornam-se importantes regiões de gratificação. "

    Continua…
    Natan Fox

  • Anónimo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:09 pm

    Dacnomania – Entenda porque o Suárez mordeu o italiano. Ele deve ser punido?
    Suárez me fez lembrar a clássica definição da síndrome de morder a si ou a outros. Isto se chama Dacnomania. Com total certeza o Suárez faz isso desde criança sempre quando se sente sob alta pressão e stress, e a mordida é a forma encontrada por ele para drenar esta adrenergia em seu sangue e cérebro. È uma forma de o corpo fazer interromper o fluxo de adrenalina que pode causar prejuízo ao corpo. Assim, quando ele morde, passa a liberar acetilcolina, que por sua vez, cancela a ação maléfica do stress causado pela adrenalina. E pasmem – não é racional esta atitude dele. No momento da adrenergia (muita adrenalina circulante), o atleta fez isso sem pensar nas consequências. A polêmica aqui então é: se ele não sabia o que fazia naqueles segundos, ele deve ser punido?

    Vou entrar num assunto aqui para ser mais claro. Temos em nosso cérebro dos tipos diferentes de funcionamento e depender do tipo de situação que estamos enfrentando e como nossas crenças traduzem isso. Temos assim, para ser didático, dois cérebros. O cérebro analítico e o cérebro reativo. O primeiro analisa, faz contas, pondera e então toma a decisão – digamos que indivíduos normais estejam nele quase que 98% de um dia. O outro cérebro, o reativo – é totalmente focado na resposta do que chamamos de sistema reptliano, sim nós temos uma parte do cérebro idêntica a dos répteis, e como eles, apenas reagimos. O cérebro reativo é chamado a funcionar quando estamos em risco, ou quando nossa CRENÇA pensa estar sob risco. Ele então anula a ação do analítico e entra em sistema de defesa realizando duas funções básicas – atacar ou fugir. Apenas estas duas opções o cérebro reativo pode decidir. E no momento em que o jogo estava e sob alta adrenalina, de repente o sistema operacional do Suárez entrou no modo “reativo”, e ele mordeu- atacou, pois na sua crença não poderia fugir (sair do campo, pedir para ser substituído).

    Continua….

    Natan Fox

    • Anónimo
      Posted Junho 26, 2014 at 2:40 pm

      Conta essas histórias ao Pavlov…
      As reacções de stress que induzem os comportamentos fight or flight são reacções intensas e súbitas. Um jogo de futebol não induz reações de stress tão aguda quanto isso. O cérebro está sobretudo ocupado com interações neuro-motoras. Um jogo de futebol não é nada que se aproxime de uma reação de stress agudo.
      O Suarez mordeu o Chiellini por pura frustração. O Uruguai não via forma de marcar e o tempo ia escasseando.
      Merece ser punido – fazer isto pela terceira vez ultrapassa o ridículo; a simulação que se seguiu à mordidela perpetua igualmente o estereotipo do sul-americano piscineiro. A pena é justíssima.

      João Campagnolo

    • ACF
      Posted Junho 26, 2014 at 2:32 pm

      Natan, eu sou adrenérgico e não mordo ninguém. Aliás, o próprio facto de ele andar a correr de um lado para o outro já devia ajudar a regular os receptores alfa e beta.

      Como qualquer mania, isso cura-se com treino. Ou com uma bela galheta nos dentes; é que agora os defesas já sabem ao que vão quando esse rapazinho entra em campo.

    • Rui Lopes
      Posted Junho 26, 2014 at 2:22 pm

      Psicopata é a designação atribuída para um indivíduo portador de uma desordem de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial recorrente ou por uma diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela pertença de uma atitude de dominância desmedida.

      Sera que se alguem matar outro por nao ter a capacidade de se controlar da mesma maneira que outros devem ser condenados?

  • EBITDA
    Posted Junho 26, 2014 at 2:08 pm

    Detesto a instituição FIFA e os seus meandros, mas tenho que dar os parabéns por este belíssimo exemplo!
    Chega destes espetáculos tristes de mordidelas, cotoveladas e agressões.

    Sinceramente, caso volte a fazer novamente o mesmo, era BANIR Suarez do Futebol.

    • EBITDA
      Posted Junho 26, 2014 at 3:09 pm

      Sim eu acho que é um bocadinho exagerado…

    • ACF
      Posted Junho 26, 2014 at 2:25 pm

      Banir é excessivo… Se bem que estes comportamentos não podem ter lugar no futebol. Um ano suspenso ou proibição de actuar em jogos oficiais da FIFA e acalmava-se logo.

  • Rabensandratana
    Posted Junho 26, 2014 at 2:07 pm

    O "canibal" desta vez levou uma pena justa e merecida, mesmo assim tenho duvidas que melhore o seu comportamento no futuro.

  • Nuno Araujo
    Posted Junho 26, 2014 at 2:06 pm

    Muito bem ! A Fifa não podia deixar em claro isto. Um dos melhores do mundo actualmente não pode fazer este tipo de coisas , além de prejudicar a sua selecção também prejudica (pela segunda vez) o seu clube , não sei até que ponto o Liverpool vai ter paciencia para estas atitudes do seu melhor Jogador.

  • Francisco Corona
    Posted Junho 26, 2014 at 2:05 pm

    ! Em parte concordo. Agora …. houve lances neste Mundial que não tiveram tanta atenção por parte da FIFA. De cotoveladas a agressões. Gostava de saber porquê.

    • Tartaruga
      Posted Junho 27, 2014 at 5:56 pm

      Meus deus mas anda tudo maluco? Acho que uma mordidela não é tão grave assim! Mesmo assim, se calhar podiam inovar uma bocado e em vez de o punirem com jogos, punham-no a jogar com um acaime hehehe

    • João Mota
      Posted Junho 26, 2014 at 6:31 pm

      Kiko, cotoveladas sempre existiram no futebol, a disputar qualquer lance é possivel acertar com os cotovelos, agora, actos de canibalismo pode dar prisão x) e a meu ver a suspensão é curta!

    • Francisco Corona
      Posted Junho 26, 2014 at 3:22 pm

      ! Pelo seu ponto de vista…. Toca a dar aí com força cotoveladas e tal.

    • CERVICAL
      Posted Junho 26, 2014 at 2:51 pm

      Queres mesmo comparar isso com uma………… mordidela ????

  • 19wjsa
    Posted Junho 26, 2014 at 2:04 pm

    não é suficiente! devia ser ate ao final do ano

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 26, 2014 at 2:04 pm

    Totalmente merecido e quem disser o contrario é totalmente fanático.

    Suarez é um grande jogador sem dúvida,um dos melhores do mundo,mas isso não pode servir de desculpa para andar a morder adversários sempre que lhe apetece. Não é a primeira vez que o faz,nem a segunda e está na competição mais importante do mundo,mas isso não o faz ter vergonha.Acho que devia ser obrigado a consultar um psicológico…Um jogador ter uma entrada mais dura,seja com os pés ou com os cotovelos é errado mas é sinal de virilidade,agora morder? Não pode ser bom da cabeça.

    • Artur Matias
      Posted Junho 26, 2014 at 3:33 pm

      Efetivamente bate mal. E ninguém o curte, nem os companheiros. Vejam o lance no Liverpool em que marca um golo, vai a correr para a bandeirola de canto, se volta para abraçar os companheiros e… nada! Ninguém foi ter com ele. Teve bastante graça.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 26, 2014 at 2:04 pm

    Que bomba!!!

    Coitado do Liverpool que nunca pode começar a época com o Suarez

  • Sam P.L.
    Posted Junho 26, 2014 at 2:02 pm

    Pouco muito pouco para um jogador que o faz pela 3 vez. Mas ja é bem melhor do que fecharem os olhos.

    • Tartaruga
      Posted Junho 27, 2014 at 5:51 pm

      Parece-me um exagero, uma mordida que provavelmente não maguou ninguem.. Há muitos que andam para aí a fazer entradas perigosas e estragam epocas e carreiras de outros jogadores que pouco ou nada recebem.

      Gostava de saber quanto recebeu o camaronês que deu um murro no croata. E a famosa agressão do Pepe? Que derrubou um gajo e ainda continuou a pontapea-lo quando estava no chão? 10 jogos.. Só para dar alguma perspectiva da injustiça que isto me parece. Tudo bem que é reincidente, mas parece-me um exagero.

    • Sam P.L.
      Posted Junho 26, 2014 at 2:28 pm

      No meu ver seria 6 meses. Foi uma agressão sem lesão por isso acho que meia época seria o indicado e um aviso para todos os outros jogadores com a mania de bad boys

    • João Lains
      Posted Junho 26, 2014 at 2:25 pm

      Peço desculpa, enganei-me, um ano de suspensão, seria o mais justo.

    • João Lains
      Posted Junho 26, 2014 at 2:05 pm

      Sim, também concordo, provavelmente arriscaria um jogo de suspensão.

Deixa um comentário