Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Suécia opta por manter Kulusevski e Svanberg no Euro apesar do positivo à Covid-19

Boa decisão? Vamos ver se Portugal não se precipitou em abdicar já de João Cancelo (provavelmente se fosse outro elemento o critério teria sido diferente).

A seleção sueca anunciou hoje que Dejan Kulusevski e Mattias Svanberg vão continuar na lista para o Euro’2020. Os dois jovens testaram positivo à Covid-19 mas o seleccionador, anunciou que, optou por esperar até que estejam aptos, em vez de chamar os elementos que estavam de reserva.

41 Comentários

  • Johnaw
    Posted Junho 14, 2021 at 2:38 pm

    Ignorem o meu comentário anterior! Fake News! Afinal podia mesmo ter ficado, que desleixo da federação. O Dalpt provavelmente nem vai calçar

    • ruimarcos29@hotmail.com
      Posted Junho 14, 2021 at 3:58 pm

      A malta está a presumir que o cancelo passado 10 dias testava negativo à Covid. A minha pergunta é se continuasse a testar positivo faríamos o Europeu só com um lateral direito?

      • Johnaw
        Posted Junho 15, 2021 at 9:26 am

        Penso que 10 dias sem sintomas já pode jogar, mesmo continuando a dar positivo Covid. Senão continuariamos a ter casos como o de Dybala e CR7, que ficaram não sei quantas semanas isolados, sem sintomas mas a testar positivo.
        Mas isto também é só um bitaite, não sei qual o regulamento oficial.

  • JoseAmaral15
    Posted Junho 14, 2021 at 2:26 pm

    O que diz o regulamento? É obrigatório fazer a substituição antes do primeiro jogo? Ou pode-se esperar alguns dias e depois decidir se substitui ou não o jogador? Acho que só os guarda redes é que podem ser substituídos a qualquer momento da competição. De qualquer das formas isto poderia ter sido evitado com a chamada de mais um lateral em vez de um dos avançados (claramente temos avançados a mais, já que o Ronaldo vai jogar sempre), assim o Cancelo poderia ficar em isolamento e jogar a partir do 3º jogo, jogando o Semedo nos 2 primeiros e tendo mais um lateral de reserva.

  • El Lobo
    Posted Junho 14, 2021 at 2:24 pm

    Antes de começar a escrever o meu post queria só relembrar a todos do seguinte: “No futebol o jogo mais importante é sempre o próximo.”

    Sinceramente não consigo compreender como é que há pessoas que se propunham a ficar apenas com um defesa direito para os 3 jogos decisivos da fase de grupos. Sim, ficaríamos apenas com o Nelsón Semedo caso não dispensássemos o Cancelo, porque mais ninguém dos 26 faz aquela posição.

    São 3 jogos em 10 dias e quem é do Futebol sabe que os laterais são das posições com mais sobrecarga física. Chamar um segundo lateral é precipitação? Mas precipitação do quê?? Para quem não se lembra no mundial 2014 só levamos um lateral esquerdo de raiz (Coentrão), e quando ficámos sem ele logo no 1º jogo da fase de grupos foram notórias as dificuldades que passámos no lado esquerdo da defesa.

    Se tivessemos a falar de um jogador do meio campo, compreendo que poderia ser precipitação. Agora neste caso penso que nã há qualquer dúvida em relação ao que tinha que ser feito.

    • DYI
      Posted Junho 14, 2021 at 4:04 pm

      Muito gostam as pessoas de criticar só porque sim. Lógico que era necessário chamar um lateral direito. Falaste e bem de 2014. Se bem me lembro acabou o Miguel Veloso a fazer a posição de lateral esquerdo.
      Nestas situações mais vale prevenir que remediar.

  • Joao Silvino
    Posted Junho 14, 2021 at 2:22 pm

    Os jogadores de Portugal não foram todos vacinados antes do Euro?

    • Kafka
      Posted Junho 14, 2021 at 4:02 pm

      Silvino

      Nem todos foram e a a Selecção insiste em não querer responder aos jornalistas se o Cancelo já foi ou não.. Aliás a Federação é que é a culpada por haver tantas suspeitas para além do Covid, porque não responde às perguntas dos jornalistas

      • Stromp1906
        Posted Junho 14, 2021 at 4:29 pm

        Completamente de acordo contigo, ninguém levaria a mal que todos os desportistas que representam o País fossem vacinados, futebolistas, judocas, jogadores de xadrez, o que fosse, mas como esconderam o que fizeram, agora ninguém dá a cara. Um clássico neste País, infelizmente

    • hortalica
      Posted Junho 14, 2021 at 3:25 pm

      Supostamente sim, mas isso não evita que não apanhes o vírus ou possas ficar doente, ainda para mais, quando é uma vacina tão recente e está numa fase tão inicial e com tantas mutações diferentes da doença.

      Por exemplo, se tu tomares a vacina da gripe, não ficas com garantia de 100% que não adoeças com gripe. Basicamente ajuda a prevenir e a preparar o organismo para defender-se melhor da situação, mas não é infalível.

      • Joao Silvino
        Posted Junho 14, 2021 at 3:54 pm

        Faz sentido, obrigado. É verdade que meia dúzia de pessoas em cada 100 pode ficar doente após levar a vacina. Mas acho meio estranho neste caso, os jogadores supostamente estão mais protegidos e tal. Por ex se fizessem o mesmo estudo de eficácia da vacina numa amostra de jogadores em estágio para um Euro ou Mundial duvido que a taxa de sucesso não estivesse mesmo muito próxima de 100%. Mas se, como dizem, é regra da UEFA dispensar jogadores que deem positivo em competição, entende-se.

        • hortalica
          Posted Junho 14, 2021 at 4:21 pm

          Neste momento há mais incertezas que certezas. Eu já li que após a toma da segunda dose, não se fica logo “mais seguro” (à falta de palavreado melhor), que ainda demora uns meses até o organismo ficar mais “preparado”, mas honestamente não sei a veracidade desta informação. Esta informação pode não estar certa.

    • Factualista
      Posted Junho 14, 2021 at 2:48 pm

      Penso que não há informações oficiais, mas de qualquer forma uma vacina não previne infeção e contágio a 100%.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 14, 2021 at 2:40 pm

      Outra vez essa pergunta? Isso já foi discutido ontem. Uma pessoa pode estar vacinada e contrair Covid-19.

  • Johnaw
    Posted Junho 14, 2021 at 2:18 pm

    O Cancelo não pôde continuar por regra da Uefa, foi lhe detetado o covid já em competição, os suecos ja tinham antes, tal como o Guedes, por isso podem passar o tempo de recuperação. Se apresentam covid durante o euro, têm de sair. Quem decide é a Uefa, nao a federação.
    Agora nao vale a pena chorar por leite derramado. É dar confiança ao Semedo.

    • filipe19
      Posted Junho 14, 2021 at 6:23 pm

      Tens um Link para essa afirmação? Eu não encontro nada acerca dessa regra e eu procuro em alemão e inglés e a única lei ou fonte da UEFA que eu encontro diz que os jogadores com COVID são tratados como jogadores lesionados com a excepção de que podem antes do primeiro jogo convocar outros jogadores, mas não é mencionado que os jogadores tenham que sair.
      Se puderes esclarecer agradecia

      • Johnaw
        Posted Junho 15, 2021 at 9:24 am

        Já enviei comentário a corrigir, tinha-me dito isto uma fonte próxima da seleção, mas afinal essa regra não existe. Podia mesmo ter continuado.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 14, 2021 at 2:54 pm

      Acho que acabaste por esclarecer. Como dizes é dar confiança ao Semedo, porque tem qualidade e porque pode fazer “esquecer” o Cancelo!

  • LevonAronian
    Posted Junho 14, 2021 at 2:04 pm

    Acredito que a dispensa do Cancelo tenha a ver com Portugal ficar com apenas um lateral direito disponível, não havendo ninguém que sequer se possa sequer ponderar como uma adaptação válida.
    Tivesse sido com uma posição do meio campo para a frente, onde há mais de duas opções válidas por posição e provavelmente não seria substituido.
    Obviamente é uma escolha discutível, pois a perda de Cancelo caso se ultrapasse a fase de grupos é uma perda importante, mas tendo em conta a dificuldade do grupo pensar a curto prazo também faz todo o sentido

  • Gustavinho
    Posted Junho 14, 2021 at 1:41 pm

    A decisão de dispensar o Cancelo é cada vez mais estranha. O facto da federação não responder às questões sobre a situação também não ajuda.
    Entrando na especulação, será que o jogador furou algum protocolo da seleção relacionado com a pandemia e foi castigado por isso?

    • Pedro Rosa
      Posted Junho 14, 2021 at 3:31 pm

      Kafka, agora que me lembraste do Nani, comentei com um amigo a excelente forma como o cancelo se apresentou comparado a como estava nos últimos jogos com o City..

      Se for essa a razão, foi muito bem dispensado, e não queimaram a carreira do jogador..

      Mas isto são apenas teorias da conspiração.

      Vou aceitar a verdade como a oficial e confiar no Semedo. Que aliás sempre gostei dele :D

    • Amigos e bola
      Posted Junho 14, 2021 at 2:01 pm

      Não houve protocolo nenhum. O Fernando Santos não deixou fazer bolha. O que extravasa o ridículo ser o selecionador a ter poder para decidir isto, e ainda por cima a decidir neste sentido.

      • Gustavinho
        Posted Junho 14, 2021 at 3:43 pm

        Apesar de não haver bolha existem regras (espero eu) que no seu conjunto formam um protocolo.
        Por exemplo: usar máscara em certas ocasiões, aproximar-se apenas dos familiares mais próximos, não participar em festas ou ajuntamentos…

  • Peter S
    Posted Junho 14, 2021 at 1:31 pm

    Já pensei e perguntei a várias pessoas porque é que Portugal foi (que eu saiba) a única selecção a dispensar imediatamente um jogador infectado. Não entendo, porque (1) o Cancelo pode recuperar, testar negativo daqui a uns dias e estar apto para o 3.º jogo ou para os oitavos e (2) selecções com mais casos (Espanha) esperaram para ver no que dava. E nem concordo com o “se tivesse sido outro”, porque Cancelo é um dos jogadores mais importantes da equipa, quanto mais não seja, porque as alternativas são consideravelmente piores.

    Outra dúvida que tenho é porque é que Portugal não criou uma “bolha”? Porque é que não tivemos jogadores de todas as posições (os que teriam sido chamados se os que foram estivessem indisponíveis) a treinar de prevenção para casos como este?

    Dalot só foi, porque é o DD com mais ritmo competitivo, mas se os outros, em vez de estarem de férias, estivessem na cidade do futebol, podíamos ter um muito melhor. Se o Guerreiro se lesionar, vão chamar o Tomás Tavares ou um DE que está há semanas de férias e sem preparação física para uma grande competição?

    • Leandro
      Posted Junho 15, 2021 at 1:37 am

      Adorava ver o TT no Euro 2020 ahahaha

    • Amigos e bola
      Posted Junho 14, 2021 at 2:03 pm

      Quanto às tua segunda questão, tenho resposta. O Fernando Santos não quis bolha porque dizia que os jogadores “ficavam fartos uns dos outros”. Ai tens.

    • Ricksanchez
      Posted Junho 14, 2021 at 1:53 pm

      A dispensa parece-me razoável porque vai estar sem treinar com o grupo vários dias. Nesse ponto de vista, ter um suplente com mais ritmo pode ser mais favorável. Quanto à bolha, aí já é uma falha e devia ter sido precavida por Portugal. Podíamos ter ou Cédric ou Ricardo pereira como alternativas.

      Se um dos centrais apanha Covid é que quero ver :)

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 14, 2021 at 1:26 pm

    Agora é fácil cair em cima, mas eu acho que foi uma boa decisão substituir o Cancelo. Imagine-se que o Semedo lesionava-se logo no 1.º jogo contra a Hungria, íamos defrontar a Alemanha e a França sem lateral direito? Não faz sentido. O João ia falhar garantidamente toda a fase de grupos e acho provavelmente os oitavos de final de chegarmos lá (tem de estar 2 semanas de quarentena salvo erro). Acho que é perfeitamente compreensível a decisão do Fernando Santos.
    Agora, se gostava de ter o João dos quartos-de-finais para a frente se chegarmos lá? Claro que gostava, mas nem sequer é garantido que ele poderia jogar nessa altura (há pessoas que demoram até 1 mês ou mais até darem negativo outra vez). Acho que foi uma decisão sensata. No caso da Suécia o Kulusevski e o Svanberg provavelmente não vão sequer jogar qualquer jogo (a menos que a Suécia surpreenda e chegue muito longe).

    • Amigos e bola
      Posted Junho 14, 2021 at 1:59 pm

      São 10 dias. Se não jogasse contra a França, garantidamente jogaria os oitavos.

      • Tiago Peixoto
        Posted Junho 14, 2021 at 4:04 pm

        Mesmo assim, acho que foi a decisão certa. Se fosse um médio (defensivo já que temos 4) ou até um avançado, em que há várias alternativas, ainda se calhar tentaria ver se ele estaria disponível para os oitavos, mas na posição de lateral, onde só há mais 1, acho que se fez bem em chamar outro, era demasiado arriscado fazer a fase de grupos só com 1 lateral direito.

  • Kafka
    Posted Junho 14, 2021 at 1:24 pm

    Obviamente que não dispensou, não faz sentido nenhum, dentro de 4 ou 5 dias já deve dar negativo de novo e pronto para jogar

    Começo a dar razão ao Clismo, esta dispensa do Cancelo está muito mal contada, um pouco na linha da dispensa do Nani em 2010… Ainda para mais porque a Federação não responde a muitas das perguntas pertinentes dos jornalistas

    • Amigos e bola
      Posted Junho 14, 2021 at 1:58 pm

      Deve ter havido algum conflito, e não se quer passar para o público o que aconteceu. É legítimo.

      • filipe19
        Posted Junho 14, 2021 at 6:26 pm

        E se tivesse havido um conflito achas mesmo que o Cancelo agora ficava lá durante de dez dias fechado dentro do quarto do hotel? “rolleyes”

      • Rodrigo 77
        Posted Junho 14, 2021 at 3:48 pm

        Sim ele e o Fernando Santos andaram à porrada, fingiram um teste positivo para mandar o homem embora.

        Tu estás sempre a comentar notícias da seleção para dizer mal é impressionante. Só espero uma belíssima prestação da equipa para tu teres que vir desculpa de todos os disparates que dizes.

        • Amigos e bola
          Posted Junho 14, 2021 at 4:09 pm

          Estou sempre a falar mal da seleção? Que comentário mais injusto. Sou dos poucos que diz que temos qualidade para ganhar o Europeu.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 14, 2021 at 1:17 pm

    Subscrevo por completo o negrito do VM. Sempre achei a decisão de afastar o Cancelo um disparate precipitado. Era realista pensar em contar com ele daqui a 10 dias.

    Ainda nem começamos a jogar , e já é visível a preparação incompetente e irresponsável para esta fase final.

  • Gil Fernandes
    Posted Junho 14, 2021 at 1:16 pm

    Toda a situação envolta do cancelo é estranha no minimo. Um jogar que discutivelmente é o melhor mundialmente na sua posição é descartado apos um covid positivo. O guedes deu positivo ainda não estava junto com os restantes colegas ou seja mesmo sendo menos procupante dado o dia que foi diagnosticado não treinou com a equipa e por consequencia com o selecionador até ao jogo com israel. O cancelo já vinha com treinos e jogos em equipa alguma coisa não foi bem explicada além da estranha pergunta que é feita ao joão na conferencia de imprensa apos o jogo com a espanha sobre a imunidade da seleção…estranho tudo estranho.

  • Cossery
    Posted Junho 14, 2021 at 1:04 pm

    Não consigo perceber a decisão drástica de Portugal tratando-se de um dos melhores do mundo na sua posição… Para mim é surreal, se de facto queremos chegar longe então ele ainda podia vir a ser muito útil.

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 14, 2021 at 12:54 pm

    Já estive para comentar isto várias vezes, mas por que razão é que o Cancelo não podia ter continuado na convocatória?

    Não tem sintomas, diz que se sente bem e possivelmente estará apto a tempo dos Oitavos (se lá chegarmos). Não poderia ir mantendo a forma isolado e com acompanhamento à distância por parte dos preparadores físicos e médicos?

    Tudo isto me pareceu bastante precipitado.

    A única razão que me vem à cabeça é ele ter quebrado algum protocolo de segurança e estar a ser penalizado por isso.

Deixa um comentário