Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Super-Carrillo resolve no Bessa; “La Culebra” (com um golo e duas assistências) fez esquecer o lesionado Nani; Técnica de Montero voltou a fazer a diferença; Miguel Lopes sentou Cédric e ofereceu mais qualidade (no passe e cruzamento); Boavista praticamente não incomodou

Boavista 1-3 Sporting (Jonathan Silva 87′ p.b.; Carrillo 54′, Mané 56′ e João Mário 81′)

Quarta vitória consecutiva do Sporting, quarto jogo seguido em que o clube leonino demonstra uma clara superioridade em relação ao adversário. Com um Carrillo endiabrado (um golo e duas assistências), substituiu a meio da 1.ª parte o lesionado Nani, os leões não tiveram problemas em desmontar a teia do Boavista (os axadrezados revelaram muitas fragilidades) e saíram do Bessa com os 3 pontos, subindo assim, à condição, ao 4.º lugar. “La Culebra” (além de ter estado nos 3 golos ainda ofereceu mais um a João Mário) foi o principal destaque mas Montero (melhor elemento no 1.º tempo, e vários lances de grande categoria), Miguel Lopes (sentou Cédric e disse sim à aposta de Marco Silva, com vários cruzamentos de qualidade e sempre esclarecido ao nível do passe) e William (depois de uma 1.ª parte algo desconcentrada mandou no jogo nos últimos 45 minutos), também tiveram nota muito positiva. Já no conjunto de Petit, além de Uchebo, praticamente ninguém se mostrou aos olheiros.

Quanto ao jogo, 1.ª parte com demasiados “turnovers”, muitos passes errados, más decisões, mas claramente mais Sporting. Apesar do 1.º lance de relativo perigo ter sido do Boavista, Uchebo roubou a bola a William em zona perigosa, mas Zé Manel definiu mal e nem chegou a assustar Patrício, só houve leão. Montero a passe de Nani aos 17′ permitiu a defesa a Mamadou quando estava em boa posição. Pouco depois foi Adrien à entrada da área a rematar ao lado quando tinha tudo para fazer o golo, e Slimani depois de um cruzamento de Miguel Lopes falhou mesmo a melhor oportunidade ao atirar de cabeça ao poste. No 2.º tempo, o golo do Sporting apareceu cedo, William desmarcou bem Carrillo e o peruano fuzilou. Praticamente no lance seguinte, quase como aconteceu contra o Setúbal, Mané a passe de Carrillo, fez o 2-0 e “matou” a partida. Até final os leões soltaram-se mais, tiveram várias jogadas de bom nível e João Mário depois de ter falhado um golo cantado, novamente a passe de Carrillo fez mesmo o 3-0. Já perto do fim, para contrariar a profecia de Sousa Cintra, num lance relativamente fácil Jonathan Silva, de cabeça, fez o resultado final com um auto-golo, num dos poucos ataques do Boavista.

Sporting – O único ponto negativo foi a lesão de Nani (hoje foi bem substituído, mas o clube leonino sem a sua presença é claramente limitado), de resto foi mais uma exibição positiva (principalmente no 2.º tempo) e neste mês, à excepção da partida frente ao Chelsea, relativamente acessível, os leões estão proibidos de perder pontos. Montero a jogar entre-linhas fartou-se de desmarcar os companheiros (muita qualidade técnica, visão de jogo e capacidade de passe), Carrillo demonstrou aquilo que se espera dele (velocidade, desequilíbrio de preferência com uma boa tomada de decisão) e a defesa, apesar dos centrais (Maurício e Paulo Oliveira) só saberem bater bolas na frente (limitam-se aos chutões), não teve grandes dificuldades. E quando se junta a isso o William da 2.ª parte, mais concentrado, forte no passe e a encher o campo, tudo fica mais fácil.

Slimani/Jonathan – Exibições pouco conseguidas. O avançado voltou a denotar muitas fragilidades técnicas, teve vários lances em que depois de ter ganho o espaço ao central, com várias linhas de passe, não conseguiu desmarcar os companheiros, muitas vezes até a tentar fazer algo que não é o forte dele, como remates fora da área, calcanhares, quando bastava jogar simples; Quanto ao defesa, pelo 2.º jogo consecutivo teve uma prestação “à Grimi”. E o auto-golo, algo que parece já uma marca deste Sporting, até foi o menos. Teve vários lances em que definiu mal, praticamente não deu profundidade e mesmo a defender complicou algumas vezes.


Boavista – Defesa muito passiva, os centrais foram várias vezes batidos em lances individuais, o meio campo não conseguiu ter a intensidade necessária, e, à excepção do avançado Uchebo (o único a conseguir importunar a defesa leonina, mas esteve tão desacompanhado que não teve bola em zonas de perigo), o conjunto de Petit apresentou muito pouco (além do auto-golo e de um lance de Zé Manel na 1.ª parte o único lance digno de registo foi um cabeceamento de Idris na sequência de um canto).

0 Comentários

  • francisco19
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:22 pm

    Não percebo o que é que aqueles que defendem que o Jonathan tem muito potencial vêem neste jogador. Para mim ele é miserável, não consigo identificar nada de positivo no seu jogo. É sofrível a defender, não sabe fintar, técnica nem vê-la e os cruzamentos enfim….

    No entanto, espero sinceramente que me dê uma chapada de luva branca e me faça engolir tudo o que disse hoje.

    SL!

    • gps
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:28 pm

      O Rojo também era fraco e evoluiu bastante bem

    • Gustavo Gomes
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:34 pm

      Jonathan Silva é jovem e sólido. Tem uma jogabilidade que Jéferson não tem. O Jéfferson é um vai-vem apenas. O Jonathan é muito mais completo, mas ainda está a ambientar-se. É normal, chegou à 4 ou 5 meses, já fez jogos muito bons e ja fez jogos menos bons. É dar-lhe tempo. Mas uma coisa é certa, é 1000 vezes melhor do que Evaldo, Pranijc, Insua, etc que foram trazidos pelo Godinho Lopes.

    • Rodrigo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:38 pm

      Até porque há muitos laterais cá a saber fintar. E um lateral rápido e agressivo, tem qualidade nos cruzamentos, mas não né parece muito confiante nesta fase, pelo que o Jefferson e claramente o dono da posição (relembro que o brasileiro no início da época também estava em ma forma e foi aí que o Jonathan surgiu).

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:43 pm

      As pessoas querem é milagres. Chegar, ver e vencer… isso acontece poucas vezes.

    • Rui
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:19 pm

      Gustavo,

      Duas notas:
      1. O que é 'jogabilidade' num jogador de futebol?

      2. Não percebo a necessidade da parte final do comentário…
      Melhor que Evaldo? Talvez venha a ser (não é muito difícil, diga-se). Mas Evaldo, do ponto de vista teórico e futebolístico, não foi uma má contratação. Era dos melhores LE do campeonato, já ambientado e experiente.

      Mas depois…

      Melhor que Pranijc? Como LE, talvez venha a ser. Mas é importante referir que ele era médio-ofensivo e não LE. Tinha um pé esquerdo fantástico e um excelente sentido táctico, pelo que podia fazer as posições que fazia com relativa qualidade, mas não era LE. Foi uma contratação falhada? Sim, mas noutro contexto (este ano…) creio que podia ter resultado muito bem. Ah, e a jogar na posição dele e não a LE ou a extremo.

      Quanto ao Insua, só podes mesmo estar a brincar!!! Na segunda época caiu muito, sem dúvida. Mas a primeira época que fez, foi só o melhor LE que passou pela equipa no pós-Rui Jorge. E ainda foi bem vendido!

      Dito isto, espero que o Jonathan realize o potencial que aparenta ter, ainda tem muito para crescer e está no sítio certo.

  • Mike-UK
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:24 pm

    Não se faz… a equipa entrou tão bem organizada em campo, com a lição tão bem estudada, com posicionamento e movimentações tão perfeitamente executadas e depois o Carrilho faz isto.
    Jorge Sousa e seus assistentes tiveram azar…
    Enfim, a falta assinalada ao Montero no minuto 50 deixou-me muito preocupado e depois o fora de jogo a Slimani quase de seguida quase 2 metros em jogo, porque afinal foi este senhor que validou a mão de Rony… mas felizmente o Sporting teve argumentos para contrariar o sentido de jogo.
    Quanto ao encontro, uma pena a lesão de Nani que esperemos não seja grave, mas fantástica entrada de Carrilho.
    A questão dos auto-golos é preocupante, isto tem de acabar de uma vez por todas, Marco Silva tem trabalho para fazer, e muito, neste capitulo.
    Miguel Lopes mostrou o quão banal é Cedric, espero que tenha ganho o lugar porque Sporting e Selecção beneficiam, e muito, com isso.

    • m1950
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:44 pm

      Foi o Tenente Coronel João Ferreira penso eu que deixou passar a mão de Rony.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:45 pm

      Como é que se trabalha uma equipa para esta não fazer auto-golos? Por exemplo diz-se ao Sarr para não meter o pé à bola como fez no Dragão? Ou como contra o Maribor que sem ninguém nas costas o Jefferson decide meter a bola dentro da baliza?
      Enfim, parece-me que são índices de concentração e outras vezes puro azar… há-de parar.

    • João Dias
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:46 pm

      Meu Deus!! O que eu acabo de ler acerca do Miguel Lopes e da seleção…

      Eu devo ser caso único. O Cedric é muito melhor que este Miguel Lopes…além disso é mais jovem e apresenta mais potencial.

      Porque raio não jogou o Esgaio em vez do Miguel Lopes?

    • Rui Sá
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:57 pm

      João Dias, concordo no caso do Esgaio, que devia ter sido titular para se preparar para Londres!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:01 pm

      João Dias porque o ML é melhor que os outros dois juntos, um nem lateral é, e o outro é banal e só tem potencial para ser mais banal ainda.

      Igor

    • SdvrSCP
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:02 pm

      João eu também prefiro o Cedric. Para mim também é melhor que o Miguel Lopes

    • Jonas
      Posted Dezembro 6, 2014 at 11:14 am

      Ler certas coisas sobre o Miguel Lopes leva-nos a pensar que muita gente só pode vir aqui para gozar.

      Miguel Lopes não é jogador de futebol.
      Compará-lo com Cédric é um crime.

      Qualquer Leozinho desta vida tornou-o ridículo. Vejam o golo do Boavista. Desde do início.

  • Sapiens Sapiens
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:24 pm

    Miguel Lopes a titular na Seleção já!

    Não tem concorrência.

    • Gustavo Gomes
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:39 pm

      Acho que Miguel Lopes não é superior ao Cédric mas é uma boa alternativa para dar rotatividade. (pena com isso relegar o Esgaio para a equipa B mas o futebol é assim, sem competitividade os jogadores não se fazem).

      Gostei muito do Carlos Mané penso que está a evoluir muito bem e no futuro quando o Nani sair o Sporting tem aqui o seu sucessor.

      Carrillo está um espanto, nem parecia o mesmo Carrillo de à um ou dois anos. Irrepreensível.

    • André Vieira
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:42 pm

      Primeiro tem de ganhar a titularidade no Sporting.
      E depois há Bosingwa, vamos com calma, apesar de achar que Miguel Lopes é um bom lateral, bem melhor que Cédric, e actualmente um dos dois melhores portugueses na sua posição a par de Bosingwa.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:53 pm

      E pronto… Mais uma cruzada por parte dos Sportinguistas, ninguém pode jogar um jogo que é mais do mesmo.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:02 pm

      Ricardo Ricard, tens uma problema que se chamar: necessidade recorrente de generalizar. Achas que todos os Sportinguistas pensam que o Miguel Lopes deve ir à seleção? Eu já ouvi benfiquistas a dizerem que iam ganhar a Champions em casa o ano passado. Ou seja, mais uma cruzada por parte dos benfiquistas.

    • Rodrigo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:03 pm

      O Mané ainda tem de crescer muito para chegar sequer só nível do Nani quando saiu do Sporting (com este nem comparo). E rápido, virtuoso, mas ainda define mal muitos lances. Gosto mais de o ver no corredor central, onde a sua velocidade faz estragos do que na ala, até porque cruza mal.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:05 pm

      Segundo alguns user's a loucura à volta de elementos como Zanujaj também foi criada por sportinguistas… não podem ver um jogador jogar bem durante 2 jogos seguidos que é logo isto! Irra, estes sportinguistas são os únicos que fazem isto!

    • SdvrSCP
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:06 pm

      E pronto… Mais uma cruzada por parte do Ricardo Ricard, de opiniões anti-Sportinguistas. Preocupa-se tanto com a opinião dos Sportinguistas mesmo sendo um clube que na sua opinião não lhe pode fazer frente. Enfim, não entendo.

    • Ruben Ribeiro
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:31 pm

      Cruzadas so me lembro de das cruzadas de alguns adeptos de outros clubes a defender a titularidade do mesmo Miguel Lopes na selecção quando o João Pereira estava no Sporting …

    • João
      Posted Dezembro 6, 2014 at 1:30 pm

      O Miguel Lopes é o 2º lateral mais miserável do Futebol Português a seguir ao David Bruno do FCP B. Acho o Cédric banal na melhor das hipóteses mas ainda tem outro nível, apesar de tudo. Aliás, quando as opções são Cédric e Miguel Lopes o Sporting devia fazer ponto de honra de garantir um lateral direito na primeira oportunidade que tiver.

      Selecção? Epá, não. 1000x o João Pereira, o Bosingwa de andarilho é de outra galáxia por comparação.

  • Lima
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:26 pm

    Só queria mencionar, que é mais um jogo que as 2 equipas marcam, mas só jogadores do Sporting aparecem na lista de marcadores.

    O titulo de FairPlay não nos deve escapar este ano, damos sempre um golo ao adversário

  • Zé Maria
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:27 pm

    Grande Carrillo hoje, mas para mim há um jogador que está a fazer a diferença! Paulo Oliveira! Segurança e classe lá atrás. Há vários jogos que resolve eficazmente e com simplicidade. A bola sobrevoa a nossa zona defensiva e já não tenho aquele típico calafrio. Por momentos fez-me lembrar o Tonel!

    De resto, Fredy Montero está num grande momento! E William fez uma grande segunda parte (na primeira fez 2 erros graves mas recuperou) Jonathan para mim não é superior ao Jefferson! Hoje esteve algo nervoso. Carlos Mané desequilibra muito bem, mas a definição das jogadas continua a faltar (foi tudo o que Carrillo teve hoje).

    SL

  • Awesome_Mark
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:27 pm

    A Confirmação Carrillo é de longe o maior feito até ao momento do Marco Silva

  • Joe Johnson
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:28 pm

    Que jogo miserável do Jonathan Silva

  • Anónimo
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:28 pm

    So no concordo com a vossa opiniao relativamente a Miguel Lopes / Cedric. Continuo a preferir Cedric!

    Tiago

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:37 pm

      Concordo, o cedric é um mal amado no sporting, quando sair vão todos dar o valor que tem.

      Muitos passes falhados ridiculos do M, Lopes, nao foi o unico, mas este, estava claramente desconcentrado. Se quer tirar lugar tem que dar mais de si.

      WNV

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:41 pm

      Somos 2

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:54 pm

      Eu gosto dos dois. Mas a escolher um, também escolho Cedric… mas quando se define um "alvo" como patinho feio é difícil esse alvo mudar. E tudo o que a concorrência fizer, é sempre muito mais bem feito, mesmo que na realidade, não seja bem assim!

    • Ulf
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:09 pm

      Prefiro o Cédric ao Miguel Lopes. Cédric é superior defensivamente e aguenta os 90 minutos, o Miguel Lopes em muitas jogadas na 2ª parte demorou uma eternidade a recuperar defensivamente depois de uma ida ao ataque, contra oposição superior era cada contra-ataque naquele buraco.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:30 pm

    Péssima primeira parte, onde à excepção da bola no poste o Sporting não jogou nem criou oportunidades. Parecia algo inadaptado ao relvado, muito faltoso e a deixar o Boavista dividir o jogo…

    Na 2ª parte um grande Carrillo e dois golos em dois minutos resolveram o jogo. Em casa este Boavista não é fácil, mas era obrigatório vencer, porque não há margem de erro e porque realmente o plantel do Boavista é muito limitado!

  • Anónimo
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:30 pm

    Exibição horrível, gostava de saber a quantidade de perdas de bola, mas vou aceitar a desculpa do relvado, já que o Benfica quando foi ao Bessa também realizou uma exibição muito má.
    Slimani hoje esteve desastrado.
    Uma palavra para André Martins, não sou apreciador, mas gostei da sua entrada, muita vontade, boa capacidade de recuperação e simplicidade de passe, o que faltou a Adrien e João Mário, demasiados "rodriguinhos".
    Gomes

    • Eagle
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:40 pm

      Mas esteve desastrado porquê? Essa perseguição ao homem já enerva, parece que passam o jogo a olhar para o Slimani e não para o Sporting…

    • Rodrigo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:43 pm

      Comparar a exibição do Benfica no.Bessa com será e como comparar a estrada da Beira com a beira da estrada. E o Boavista e fraco, mas em Agosto ainda o era mais.

    • Mike-UK
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:49 pm

      Exibição horrível? Viu o jogo? Eu vi excelente futebol na segunda parte com muita qualidade na posse e nas transições.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 5, 2014 at 10:57 pm

      Repararam que sem Slimani o Sporting não arriscou nem 1 único cruzamento (à exceção do Jonathan mas aquilo não era um cruzamento não era nada). Eu acho que a inclusão dele não prejudica o futebol da equipa e ganhamos a arma do jogo aéreo onde para mim ele é o melhor PL em Portugal (de resto está longe do grande Jackson em tudo o resto).

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:30 pm

    E vai mais um auto-golo… já lá vão quantos? 4? 5? Não me lembro de algo assim.

  • Frank Rijkaard
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:34 pm

    O Boavista sem fazer praticamente mossa marcou um golo…! E de louvar aos deuses.

    Sporting claramente superior, e aos poucos quem ainda nao tinha visto, vai vendo que a decisão de por o Boavista na primeira liga de novo nao foi a mais correta…

    Melhor jogo do Carrillo que eu me lembro de ver!

  • Joao Bernardo
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:34 pm

    Pela primeira parte william no banco no próximo jogo

  • Rodrigo
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:34 pm

    Vitória tranquila, já que mais uma vez só uma equipa jogou para vencer. O Boavista apenas criou perigo em bolas paradas, já que apesar de pressionar muito, nunca conseguiu ter um fio de jogo e capacidade para circular a bola com qualidade. O golo do Sporting até surgiu tarde para o que se passou em campo. Destaque para mais um auto-golo ( péssima abordagem do Jonathan) e para a lesão do Nani que se espera que não o impeça de estar em Stamford Bridge (tinha receio de lesões neste jogo e isso confirmou-se).

    Destaque claro para o Carrillo que ajudou a desbloquear o jogo com um golaço, fez 2 assistências e com a sua velocidade fez estragos; para o Fredy Montero que com a sua técnica conseguiu abrir autênticas crateras na defesa do Boavista (na finalização não esteve tão bem); para a dupla de centrais (ganharam todos os duelos frente a um avançado que da trabalho); para o Miguel Lopes (está um jogador mais posicional, sobe pela certa, defende bem e tem critério no cruzamento) e por fim para o João Mario que entrou bastante bem.
    Por outro lado, o Jonathan revelou muitas dificuldades no sintético e teve erros de abordagem crassos, sobretudo no auto-golo, o William, apesar de ganhar muitos duelos, falhou alguns passes em zona proibida e o Slimani raramente definiu bem e teve um jogo pouco conseguido.

    Em relação ao Boavista, equipa demasiado fraca para a 1a Liga e que espelha um campeonato nivelado por baixo. Há alguns jogadores interessantes como o Uchebo, o Ze Manuel ou o Leozinho, mas a equipa colectivamente está ainda num patamar muito inferior ao que seria de esperar numa equipa de 1a Liga, mesmo tendo em conta que o plantel e todo novo e não está habituado a esta exigência. O Petit montou uma equipa pressionante e a depositar esperanças na bola longa e nas bolas paradas, mas a verdade e que a diferença entre as duas equipas foi notória desde início.

    • João Dias
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:03 pm

      O Boavista não é tão mau como pintas…
      Está a 6 pontos da descida!

      Como boavisteiro, gosto desta equipa e creio ser superior ao Penafiel e ao Gil Vicente.

    • Rodrigo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:18 pm

      Colectivamente e igualmente fraca, mas tem alguns jogadores interessantes. Tem a vantagem do factor casa, onde tem o sintético e o importante apoio dos adeptos. Daí quase só pontuar em casa.

    • Stanley
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:20 pm

      Então, hoje é Boavisteiro?

    • ManuelSantosCAS
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:30 pm

      Boavisteiro? entao a semana passada nao eras aveirense? nem no clube que apoias consegues ser coerente

    • João Dias
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:39 pm

      Tenho que me justificar a vocês?
      O Boavista é o meu 2° clube. Gosto do Boavista e sou adepto.

      Satisfeitos?

    • Artur Sanches
      Posted Dezembro 6, 2014 at 12:43 am

      João Dias, as causas pelas quais te debates (aposta dos jovens jogadores portugueses) não mereciam uma pessoa tão pouco coerente como tu. Pensas com o coração em vez da cabeça.

      Em jeito de comparação, ter João Dias a defender a formação portuguesa é a mesma coisa do que ter o Mike Tyson como portz voz contra a violência doméstica, ou mesmo o Kurt Cobain a fazer campanhas anti-droga.

    • João Dias
      Posted Dezembro 6, 2014 at 9:29 am

      Nem sei o que dizer…

  • m1950
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:35 pm

    Antes de mais quero dizer que o Boavista não pode ter sintético e obter vantagem sobre os adversários desta maneira , o Sporting teve muita dificuldade para entrar em jogo , e tem o seu melhor jogador lesionado , a liga tem de rever isto.

    Slimani ali tem de marcar , é o que eu digo falta um matador ao Sporting , a confiança do Boavista foi aumentando e se soubessem mais isto podia ter sido perigoso , é preciso matar!!! Não se pode falhar aquilo.

    Estou preocupado com o Nani , espero que não seja nada de grave , mas já teve várias lesões na coxa , vamos ver como fica.

    Excelente entrada de Carrillo que tem de ser titular do Sporting , fintou e decidiu bem , e está muito confiante , o Mané decide muito mal , e não é jogador para estar na ala , hoje era o jogo que tinha de estar no meio tendo em conta o pressing do Boavista , o jogador ou é aposta no meio ou vai-se perder na ala , tem de evoluir a meio campo.

    Adrien a empastelar demasiado , e a complicar o que é fácil , excelente jogo de William Carvalho cada vez melhor , e voltou a fazer passes verticais , e agora é uma questão de tempo a ser o reforço da 2ª volta com toda a sua qualidade.

    Miguel Lopes e Jonathan também com dificuldade e entrar no jogo , subiram de nível , e este autogolo manda outra vez a confiança do miúdo Jonathan ao chão , era importante também não sofrer golos , mas pronto , o que importa é que ganhamos e cumprimos a nossa obrigação.

    Já me esquecia , o Paulo Oliveira é um centralão , mas cá granda jogador!!

    • Diogo Ribeiro
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:16 pm

      Concordo com a sua análise, apenas um reparo. Antes de se contratar o matador é urgente contratar um central competente que saiba sair a jogar e seja o comandante dentro e fora de campo.
      Para finalizar vou falar de Adrien. É um jogador que complica o que é fácil e nem sempre toma as melhores opões. É esforçado mas é preciso mais para ser titular do Sporting. Tem se falado muito do Wallyson mas ninguém aposta nele.

    • PN 84
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:31 pm

      m1950, o relvado do Estádio do Bessa está classificado como nível 2 FIFA, o que neste orgão é o nível mais alto para esse tipo de relvados. Se o seu clube estivesse como está o nosso financeiramente e se vocês construíssem um plantel a custo zero com um treinador que não tem experiência, aí a história era outra. Com todo o respeito mas essa questão do relvado já enjoa, o Nani quando cai não se aleija por causa do relvado, teve azar. Fora do jogo com o Benfica e agora com o Sporting, não tenho ideia que mais ninguém se tenha lesionado.

      Cumprimentos

    • Mateus
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:33 pm

      Sabes quantos sintéticos há em Alcochete? Eles que tivessem lá treinado…. Não sou nada contra relvados sintéticos, não há dinheiro para manter um relvado natural em condições mais vale ter um sintético, aliás mais equipas devia mudar, Penafiel, Arouca…. Agora os jogadores do Sporting não podem ter pitões de borracha, têm de ser de alumínio e mais compridos que o habitual.

      Mateus

    • Gonçalo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:47 pm

      Mateus, essa parte dos pitons de borracha e alumínio era ironia certo? É que nao é permitido usar alumínio nos sintéticos

    • Mateus
      Posted Dezembro 6, 2014 at 9:11 am

      Essa proibição prende-se com o facto de que com os pitões de alumínio, atraírem descargas eléctricas, como estão numa área com cerca de meio hectare de um meio não condutor, são susceptíveis de ser electrocutados. O que ontem não era o caso pois, não havia tempestade no Porto.

      Mateus

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:40 pm

    Vitória justissima do SCP!

    Jogar sem o Cédric torna tudo mais fácil!

    Excelente entrada do Carrillo em campo!

  • João Dias
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:43 pm

    Depois deste jogo, podem parar de dizer que o Miguel Lopes é melhor que o Cedric??
    O Cedric é infinitas vezes superior e deve ser titular em detrimento do samurai Lopes.
    Que jogador banal…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 6, 2014 at 12:33 am

      A falar dessa maneira até dá a entender que o Cédric é um lateral de top. Será assim tão difícil ver as suas limitações?
      Nep

    • Anónimo
      Posted Dezembro 6, 2014 at 1:55 am

      Este é o que dizia que o Cedric é (ou "tem potencial para ser") melhor que Danilo. Acho que já ninguém neste espaço lhe dá grande credibilidade.

      Pedro Ramos

    • Michael Santos
      Posted Dezembro 7, 2014 at 1:27 pm

      Comparar jogadores em base num jogo é deveras muito inteligente)

  • João Lains
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:44 pm

    Grande exibição do Carrillo durante a segunda parte. Atravessa o seu melhor momento com o Sporting.

  • Gonçalo Miguel.
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:46 pm

    Jonathan é bom rapaz mas ainda tem que crescer.
    Para estes jogos do campeonato o Jonathan deve jogar para poder ir dando descanso ao Jefferson e para ele próprio melhorar.
    Jogos mais importantes penso que prefiro o Jefferson pela experiência superior que tem relativamente a Jonathan.
    Miguel Lopes fez um jogo positivo e devem lhe ser dadas mais oportunidades.
    Super Carrilo a deslumbrar! Sem dúvida que estamos muito bem servidos este ano com os nossos extremos :)
    Nani e Carrilo a titulares, Mané com qualidade para substituir um dos 2 e temos ainda um banco repleto de extremos ehehe

    Relativamente ao William eu acho que ele tem dupla-personalidade… ou comete erros infantis ou faz passes rasgados e fintas inventadas sobre pressão… Enfim xD

    Bom jogo do Sporting!

  • João Dias
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:55 pm

    O Paulo Oliveira limita-se aos chutões?
    Injusto. Mostrou classe neste e noutros jogos.

  • Bernardo Esteves
    Posted Dezembro 5, 2014 at 10:56 pm

    Eu vim agora do Bessa e não me deu ideia do Miguel Lopes ter feito nada de especial. Apesar de o apreciar, continuo a achar o Cedric melhor. Muitos passes falhados, lento ( não se pode culpá-lo, e óbvia falta de ritmo) mas com boa capacidade de cruzamento

  • Rúben Cardoso
    Posted Dezembro 5, 2014 at 11:03 pm

    Mais uma vez, Slimani e Adrien a fazerem um mau jogo, e André Martins a entrar bem. Ele há coisas…

    • Rui
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:45 pm

      O André Martins é um excelente jogador, para entrar nos últimos 5 minutos de jogos já resolvidos.

      O Slimani dificilmente vai fazer um "bom jogo". Isto porque na concepção generalizada do que é um "bom jogo", temos expectativas que ele faça coisas que não são o seu forte. Talvez lhe saiam bem, uma ou outra vez, mas creio que a expectativa que devemos ter é para mais jogos como este.

      Agora, por outro lado, e salvo as devidas comparações, Slimani é um pouco como Jardel – está lá para marcar golos, último toque apenas. Não lhe peçam para construir, não lhe peçam parar fazer tabelas. Peçam-lhe golos. E ele marca. Menos do que poderia e certamente muitos menos do que gostaríamos, mas marca alguns. Se marcasse mais já há muito teria saído.

      Quanto ao Adrien, e sem ter visto o jogo, arrisco-me a dizer que é uma questão de rotinas. Já no último jogo não esteve particularmente bem (ou ao nível que já mostrou conseguir jogar) e creio que acusa a falta de outro médio, em vez de Montero. Logo ganha rotinas.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 6, 2014 at 12:03 am

      O André Martins mostrou hoje, em dois momentos, dois aspectos para calar as críticas: capacidade de choque e de passe. Quando entrou, fê-lo muito melhor do que Adrien tinha feito, e tem ainda menos rotinas do que este.

      Uma equipa candidata a títulos não pode ter um jogador no seu 11 que só lá está para fazer de corpo presente e esperar que a bola lhe chegue. É inconcebível. Já é o 3º jogo seguido em que o Slimani faz uma exibição fraca. Curiosamente, o Montero, nesses 3 jogos, foi dos melhores do Sporting. No entanto, a esmagadora maioria dos sportinguistas preferem o argelino ao colombiano.

    • Pedro Santos
      Posted Dezembro 6, 2014 at 12:49 am

      Não sei o que queres provar com o que acabaste de dizer… Mas acabaste por não provar nada. Então o André Martins mostrou capacidade de choque e passe neste jogo? Mostrou, contra uma equipa a perder 3-0 e já no final do encontro. A comparação com o Adrien nem vou comentar já que está mais que visto que qualquer coisa que o Adrien faça para ti nunca será bom o suficiente. Incrivel como mesmo depois da época passada do Adrien e do inicio de época do André Martins és ainda capaz de defender o André Martins contra o Adrien (no entanto, não deixo de concordar que as ultimas exibições do Adrien deixam a desejar).
      Em relação ao Slimani… O homem no ultimo jogo marcou dois golos, sendo que um deles desbloqueou um resultado que até aí estava dificil de desbloquear! Mais uma vez, nada que o homem faça ou vá fazer será suficientemente bom para ti, se nem mesmo quando marca dois golos é uma boa exibição..

      Abraço e já agora Saudações Leoninas (o que interessa é que o Sporting no final seja o vencedor)

    • Rui
      Posted Dezembro 6, 2014 at 3:47 am

      Ok, vamos por partes. O André Martins tem algumas qualidades. O passe, desde que seja entre curto e curtíssimo até lhe costuma sair relativamente bem, tem pulmão para 90 minutos, mostra algum sentido táctico. Dito isto, é um jogador fraquíssimo.

      – Não tem capacidade de recuperação ou inteligência posicional para ser um '6'.
      – Não tem intensidade ou agressividade para ser um "box-to-box".
      – Não tem visão de jogo, criatividade, remate ou velocidade (nas pernas e na cabeça…) para ser um '10'.

      Hoje entrou muito bem e esteve melhor que Adrien? Como te disse, não vi o jogo, por isso falo de cor, mas não estará relacionado com o facto de ter entrado com o jogo resolvido? Com mais espaço, mais desgaste dos adversários, etc.. etc..?

      Talvez tenhas razão e seja embirração minha. Afinal, ele foi quase sempre titular com o LJ e agora com o MS também assim começou. Mas terei sido eu a imaginar uma diferença BRUTAL entre o Sporting sem João Mário e com João Mário? Ou se quiseres colocar a questão de outra forma, com e sem André Martins? Pode ser de mim, mas acho a diferença abismal.

      Quanto ao Slim, concordo genericamente contigo. Deixa-me só lembrar-te que a última vez que o Sporting foi campeão, foi-o precisamente a jogar para um jogador que estava lá a fazer figura de corpo presente à espera que a bola chegasse. E assim ele marcou 42 golos! Claro que Slimani não é Jardel (nem de perto, nem de longe), mas ainda assim…

      Mais a sério, eu não o prefiro ao Montero, mas acho que cada um deles pode dar coisas que ao outro é impossível. Como tal, o que preferia mesmo era ter o melhor dos dois mundos. Especialmente contra equipas mais pequenas, que jogam mais fechadas, são ambos muito importantes. Montero a jogar entre linhas, Slimani no desgaste das defesas e na criação de espaço (que por sua vez, Montero aproveita como poucos).

      Montero tem uma técnica fantástica e uma visão de jogo e inteligência raras. Com confiança, junta a isso uma capacidade (e espontaniedade) de remate excelentes. Por outro lado, quebra facilmente do ponto de vista psicológico (está muito dependente da confiança), não tem corpo para ir no choque, não tem altura ou impulsão para ganhar bolas no ar (ou sequer um jogo de cabeça relevante). Consegue marcar, assistir e apoiar com igual competência.

      Slimani por outro lado, tem uma capacidade de luta inigualável na equipa, ganha com relativa facilidade bolas no ar (de costas e de frente para a baliza) e tem um instinto de matador que aliado à agressividade que mostra, lhe permite manter as defesas em sentido em todo o momento. Mas não tem técnica (nos pés), não é propriamente o jogador mais brilhante no que toca à visão de jogo, mas também não se parece deixar afectar por momentos menos bons.

      Problema comum, nenhum é particularmente rápido. Agora, qual dos dois o melhor? Pessoalmente, acredito que depende da situação e acredito que sempre que for possível, deveriam ser utilizados simultaneamente, ainda que isso implique que o João Mário não possa jogar, o que também é uma pena.

      Ah, também acho que o Montero se dá bem com o facto de não ter a pressão de ser o homem-golo, jogando ao lado de Slimani, liberta-se mais, dentro do campo, mas também emocionalmente.

      SL,
      Rui

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 6, 2014 at 11:22 am

      Pedro Santos, antes de mais, agradecer porque pelos vistos andas a acompanhar os meus comentários com muita atenção. Eu estou aqui a comentar o jogo de hoje, as incidências de hoje, ou da última semana. O início de época já lá vai, e nessa altura, não havia ninguém a jogar particularmente bem, exceptuando Carrillo. E digo-te mais: o facto de o Sporting ser tão intermitente deve-se exactamente ao meio-campo. William continua a não encarrilhar, Adrien no último mês não conseguiu fazer uma exibição mais do que razoável, Rosell não é aposta, e João Mário não joga na sua verdadeira posição. Assim, é difícil esperemer os jogadores, como fez Leonardo Jardim, por exemplo. Eu vou sempre privilegiar um jogador que dá critério à posse, sabe mexer no jogo, é inteligente do ponto de vista táctico, e que, acima de tudo, se entrega ao jogo, do que um que, nas últimas semanas, tem sido mais um estorvo do que outra coisa. Ainda ontem consegue perder 3 bolas seguidas, por mera displicência. O André Martins e o João Mário, quando entram, dão aquilo que o Sporting precisa: serenidade, controlo da posse de bola, inteligência. Mas não vale a pena, enquanto o Adrien suar muito a camisola, e mostrar todo o seu sportinguismo, os adeptos nunca vão conseguir ver para lá disso.

      A questão Slimani, para mim, é muito simples: eu não vejo só o marcador final. Eu vejo os 90 minutos do jogo, e todas as incidências do mesmo. O Slimani marcou 2 golos ao Vitória de Setúbal, mas fez uma exibição razoável. Falhou imensos passes, não se deu ao jogo, não saiu da zona de conforto, enfim, o mesmo que fez hoje, só que sem os golos para o conseguirem sustentar. Capacidade de luta? Isso, para mim, é acessório, porque até parece que Montero não a tem. E o colombiano também ganha lances no ar, e é agressivo. Que melhor maneira de meter uma defesa em sentido do que receber a bola, enfrentar o adversário, e criar uma jogada de perigo? Volto a dizer: um ponta-de-lança fixo, que não faça movimentos de aproximação, que não procure a bola, em vez de esperar por ela que lhe chegue, é presa fácil para os defesas.

      Eu só quero que o Sporting vença todos os seus compromissos. Mas com determinados jogadores, está sempre muito mais perto de o conseguir. Um deles, é Montero. Outro é Carrillo. Que me desculpem, mas coitado do Carlos Mané ao lado do peruano, ainda está muito verde e precisa de evoluir bastante para ser um elemento chave no Sporting. Ainda outro, é Paulo Oliveira, que a cada jogo que passa, ganha cada vez mais destaque. Um William em forma é fundamental. A posição 8 tem ser repensada, porque meter lá um jogador sem capacidade de movimentar jogo e tentar aproximações ofensivas ao 3º médio ou ao ponta-de-lança é inútil.

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 6, 2014 at 12:05 pm

      O que é que o André Martins fez de especial? Nada.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 6, 2014 at 2:51 pm

      Diogo Palma, não vou mais longe: repara em quem recupera a bola que dá o contra-ataque para o 3º golo do Sporting. Vais-te surpreender.

    • Michael Santos
      Posted Dezembro 7, 2014 at 1:47 pm

      O unico problema do sporting é a defesa, e o baixo rendimento vdo william, não inventem problemas onde não existem, ou não temos visto os mesmos jogos, estamos mt fortes e msm sem serem tds jogadores de top temos bem equipa para ganhar títulos esta época!

  • Anónimo
    Posted Dezembro 5, 2014 at 11:20 pm

    Vim agora do Bessa e o resultado acaba por ser justo, apesar da 1º parte tirando a bola ao poste não foi nada de especial. Na segunda parte os jogadores entraram com outra vontade para o jogo e subiram a intensidade do mesmo. Grande exibição de Carrilo, Paulo Oliveira e Montero. De referir que o William Carvalho na 1ª parte foi péssimo, muitos passes errados, muito lento, já são muitos jogos assim…

    O que interessa é mais uma vitória e agora temos de ganhar ao Chelsea.

    Diogo Amorim

  • Kacal I
    Posted Dezembro 5, 2014 at 11:22 pm

    O Boavista vai ter dificuldades em conseguir a manutenção, vai ter que lutar até ao fim e com mais força, continuo a achar que estiveram mal no mercado e a defesa é limitada (são 8 golos em 2 jogos, fora o resto) e depois o ataque é bom, mas não é suficiente, quando há falta de qualidade é preciso compensar com outros aspectos como o colectivo e raça, até aconteceu no inicio da época, mas tem vindo a ser cada vez mais complicado e não sei se vão conseguir safar-se, espero que sim.

    Quanto ao Sporting, tem vindo a melhorar ao longo da época e com um pouco mais de consistência e regularidade e podem fazer uma boa época e lutar por títulos.

    William Carvalho tem momentos e fases, esperemos que comece a manter as boas e acabar com as más, o Mané tem muito talento e precisa de mais oportunidades e o Montero deve começar a ser a 1ª escolha novamente.

    • PN 84
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:38 pm

      Concordo com tudo o que o Sr. disse. A equipa começa-se a construir por trás…

      Uma correção irrelevante: nos 2 últimos jogos sofremo 7 golos, não 8.

      Rui Pires

    • Kacal I
      Posted Dezembro 6, 2014 at 12:38 am

      PN 84,

      Exactamente, uma equipa começa-se a construir de trás e deve-se ir ao mercado com critério, o que não me parece que seja o caso no Boavista, concordo.

      Sim, sim, erro meu, confundi, mas Obrigado pela correcção.

      Cumprimentos. :-)

  • Anónimo
    Posted Dezembro 5, 2014 at 11:29 pm

    Para desanuviar os debates de quem é melhor ou pior.. era giro que final desta jornada
    o SCP estivesse em 6º.lugar (perceberam?)…. :-)

    Peter Lloyd

    • João Lains
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:35 pm

      Duvido que isso aconteça.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:38 pm

      Era sinal que o Braga e o Belenenses ganhavam… ou seja, Guimarães e Benfica perdiam, o que era fantástico, principalmente pela derrota do Benfica que é o líder. Já que no Braga vs Guimarães vou torcer por um empate ou até vitória do Guimarães, porque acredito que o Braga pode lutar pelo 3º lugar, ao contrário do Vitória SC (ainda não havia todo este alarido nas primeiras jornadas, e já eu gostava da equipa e elogiava-os aqui no blogue, mas sei que será difícil manterem esta regularidade até ao fim do campeonato e não acredito que terminem nos 4 primeiros).

    • João Lains
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:46 pm

      Em relação ao dérbi minhoto, acredito que o Braga se superiorize.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2014 at 11:57 pm

      Sendo sportinguista até estou de acordo contigo, não me importava de acabar a jornada em 6º lugar. Preferia que ganhasse o Belenenses e o Braga do que acabar em 4º á mesma distância do Benfica e do Vitória.

      Jorge

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 6, 2014 at 2:12 am

      LuisRafaelSCP, 100% de acordo. O Braga é muito mais equipa que o Vitória! Pelo menos na minha opinião.
      SL

  • Rodrigo
    Posted Dezembro 5, 2014 at 11:31 pm

    Concordo em absoluto ;)

  • PN 84
    Posted Dezembro 5, 2014 at 11:35 pm

    Não foi um jogo bonito de se ver por parte do meu Boavista, mas esta época tem sido uma constante o futebol jogado (ou a falta dele)… Realmente faz-nos falta um Beckeles e um Mika, embora estes não tenham sido tão culpados como a equipa foi no geral.

    Não sei o que muita gente vê no Uchebo… É certo que não é o melhor avançado do Mundo mas para mim é super banal… Quantas bolas ele perdeu de cabeça, passes errados, visão de jogo = 0, etc etc…

    Para mim Leozinho TEM de ser titular. Jogador que quando entra mexe no jogo. Desconfio que o Petit não o mete porque ele não defende como o Zé Manel o faz.

    Foi bom rever o Quincy a voltar a estar em condições razoáveis, ele que a jogar bem desiquilibra bastante o jogo, mais do que o Brito.

    Tengarrinha tem de ser titular, o meio campo com Idris torna-se mais musculado mas não com tanta segurança de bola.

    Ah! E precisamos de um central de jeito em Janeiro, ou dois.

    Rui Pires

  • Stalley
    Posted Dezembro 5, 2014 at 11:50 pm

    já era previsto uma vitória do Sporting, valeu pela segunda parte, pena o auto-golo.
    Melhor em campo Carrillo.
    Agora vem champions, até podemos perder, veremos o empate era já uma excelente resultado.

    SL!

  • Diogo Palma
    Posted Dezembro 6, 2014 at 10:59 am

    Mais um bom jogo do Sporting onde se mostrou superior mas a eficácia continua a ser um problema (marcaram 3 golos mas podiam ter sido bem mais).
    O Boavista mostrou ser um equipa fraca que apenas tem argumentos físicos (correm muito, são altos e dão porrada a torto e a direito) para disputar os jogos porque tecnicamente estão ao nível das equipa de escalões inferiores.
    Este jogo serviu para calar aqueles que diziam que o Sporting sem o Nani não valia nada, o Nani é um excelente jogador mas o Sporting este ano tem um plantel com mais soluções que oferecem qualidade e não deixam que o nível exibicional da equipa diminua mesmo sem o seu melhor jogador.

    O Carrillo é de facto um jogador fantástico e quando está em dia "sim" ninguém o pára, o Miguel Lopes também foi uma das surpresas da noite ao fazer uma boa exibição e a colocar o treinador numa posição dificil para escolher quem deve ser o titular na lateral direita (espera que o Esgaio faça um bom jogo em Londres para entrar na corrida).

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Dezembro 6, 2014 at 2:22 pm

    Finalmente o melhor defesa direito do Sporting foi titular.

  • Cláudio Valério Oliveira
    Posted Dezembro 6, 2014 at 5:56 pm

    Miguel Lopes foi competente, não mais. Mas como o seu rival é o mal-amado Cédric (André Almeida e João Pereira é que é!); as sua exibições são facilmente sobrevalorizadas.

Deixa um comentário