Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Surreal! Sporting cai no prolongamento; Leões desperdiçaram o 2-2 várias vezes, permitiram o 3-1 nos descontos e Vietto ainda borrou a pintura com penálti que ditou eliminação

Silas vai resistir? Um eventual 4.º treinador na temporada só fragilizaria Varandas, mas o técnico dos leões soma aqui novo duro revés. Após várias derrotas comprometedoras na I Liga ou a eliminação na Taça ante um conjunto do III escalão, esta eliminação surreal volta a evidenciar que o ex-Belenenses SAD não é o homem certo para o futuro dos verde e brancos. É que esta derrota tem claramente dedo de treinador. O Sporting entrou apático, amorfo, parecendo esperar sofrer os 2 golos para ter algum tipo de reacção, e após o 2-1 voltou a recuar. Para a história fica mais uma eliminação europeia ante um rival acessível (são inúmeras nas últimas 3 décadas para o clube de Alvalade) e o adeus a mais um objectivo numa temporada que, em fevereiro, fica resumido a tentar ficar em 3.º lugar na I Liga. Individualmente, e num jogo em que os jogadores têm de ser criticados pela maneira infantil como desperdiçaram várias oportunidades para ‘matar’ o duelo e fazer o 2-2, Ristovski voltou a demonstrar o seu péssimo nível defensivo (facilmente superado por Višća), sendo que Ilori foi o melhor elemento da defesa. Wendel teve um daqueles jogos apáticos e Vietto, apesar do golo, fica ligado à derrota pela péssima abordagem no lance do penalti. Finalmente, Bolasie e Jovane estiveram desastrados, voltando a melhorar a equipa com a presença de Plata, o que também coloca interrogações sobre as escolhas de Silas, que teima em não apostar com continuidade no equatoriano. 

İstanbul Başakşehir 4-1 Sporting (Škrtel 31′, Aleksić 45′,Višća 92′ e 118′ g.p.; Vietto 68′)

O Sporting perdeu por 4-1 frente ao İstanbul Başakşehir, caindo assim nos 16 avos de final da Liga Europa. Num péssimo jogo da equipa de Silas, Višća, com um golo aos 92′ que forçou o prolongamento e outro aos 118′ que decidiu a eliminatória, foi o grande carrasco do Sporting. Os verde e brancos começaram o duelo muito apáticos, e logo nos primeiros instantes Demba Ba esteve perto de marcar. A superioridade turca levaria mesmo ao 1-0 aos 31′. Škrtel, de cabeça e aproveitando a passividade da defesa do Sporting, bateu Max. O conjunto de Silas tentou responder por Acuña, mas a toada de apatia leonina foi-se mantendo. Em cima do descanso, Aleksić, num livre descaído para a direita, rematou direto e enganou o guardião do Sporting, levando o İstanbul Başakşehir para o descanso na frente da eliminatória. Na 2.ª parte, a equipa portuguesa dominou mas sem grande clarividência. Com a entrada de Plata o futebol ofensivo melhorou e, aos 68′, Acuña cruzou para Vietto e este cabeceou para recolocar o Sporting na rota dos oitavos-de-final. Nos últimos minutos, os leões desperdiçaram várias oportunidades para sentenciar a contenda e os turcos aproveitaram. Aos 92′ Višća superou Ristovsky e fez o 3-1, forçando o prolongamento. No tempo extra, o pesadelo sportinguista consumou-se, já que em cima dos 120′ Vietto cometeu um penalti que Višća transformou no 4-1 final.

XI İstanbul Başakşehir: Günok; Júnior Caiçara, Škrtel, Epureanu, Clichy; Kahveci, Azubuike; Višća, Aleksić, Elia; Ba.

XI Sporting: Maximiano; Ristovski, Coates, Ilori, Acuña; Battaglia, Wendel; Bolasie, Vietto, Jovane; Šporar

153 Comentários

  • AdeptoImparcial
    Posted Fevereiro 28, 2020 at 10:49 am

    Viva,

    Não costumo comentar aqui, mas tal período do meu Sporting levou-me a criar conta e começar a dar a minha opinião, que tento sempre ao máximo que seja imparcial e justa, independentemente do clube que apoio.

    Não existe nenhum Sportinguista que não sentisse que ia sofrer nos descontos. A “ganharmos” por uma bola. A ter, pelo menos, 5 oportunidades claras de golo nos últimos 15-20min, onde várias delas foram com superioridade numérica. Estou mais do que habituado a ver o meu Sporting a perder nos últimos minutos depois de falhar golos atrás de golos, mas ontem foi uma displicência tal e uma falta de responsabilidade absurda.

    Como é que um treinador não consegue ver que o jogo estava todo partido e que a qualquer momento um contra-ataque dos adversários podia dar em golo? Como é que ele não diz à equipa para jogar como até aquele momento e como jogou grande parte do prolongamento (posse, sem mudanças de posição drásticas nem Battaglias a armarem-se em extremos quando é trinco)? Mesmo o canto que origina o golo, nasce de um lance em que a equipa sobe toda à maluca (tipo jogo de escola onde todos atacam para ver se marcam um golito mas depois ninguém desce para defender) e depois uma bola para a frente em que temos apenas os 4 defesas cá atrás contra 4 elementos deles também…

    Onde estão os médios? Fugiu tudo? Pois. Perdemos ontem, não justamente, mas merecidamente. Não justamente, pois mostramos que somos bem superiores ao adversário e facilmente podiamos ter passado esta eliminatória com 4/5 golos de diferença. Mas merecidamente, pois a falta de responsabilidade e a “brincadeira” que ontem fizeram, resultou numa asneira que espero que sirva de lição aos jogadores mais novos da equipa.

    Finalmente, só para terminar: não entendo o que os adeptos veem no Max. E não me venham com a teoria do “Patrício tambem era assim, também era mau e agora é incrivel”. Nem todos se tornam no Patricio. Este mostrou que, mesmo com as suas falhas, tinha futuro. Era alto, tinha muito boa agilidade para um GR tão alto, apenas tinha que melhorar o seu jogo de pés e ganhar confiança aérea.

    O Max tem um sentido posicional horrivel. Está sempre enfiado na pequena área (sofremos um golo do Porto em que a bola está ligeiramente atrás da linha do meio-campo e ele nem na bola de penalty está… bola para a frente e deu frango, pois começa a hesitar e pronto). Não entendo esta mania dos GR estarem dentro da grande àrea quando a bola está lá à frente. Entendo que nem todos são o Neuer que está na linha do meio-campo nos cantos da equipa, mas se a bola está em nossa posse e no meio campo adversário, porque raio está o nosso GR dentro da area? Tem a mania de defender tudo para a frente sem nunca agarrar uma bola. Mesmo aquela dupla defesa que fez contra o Demba Ba, apenas defende a segunda porque permitiu isso ao defender para a frente.

    No 1º golo de ontem, podia perfeitamente ter agarrado aquela primeira bola. Em vez disso, quis “tirar uma foto” e nem isso conseguiu. Se era para isso, tinha socado a bola ou colocado força no punho para tirar a bola dali. Nem da pequena área saiu e obviamente na recarga lá marcaram (bola passa por baixo das pernas, mas aí nada contra, foi à queima).

    No 2º golo, é o que todos viram. Bom remate, sim senhor, mas por favor… É absurdo o quão tarde ele demora a reagir à bola e ele faz sempre isto nos livres. Nos cantos (TODOS), ele faz sempre isto: dá um passo à frente, fingindo que vai sair e volta para a baliza. Porquê?

    Obviamente, ele tem alguma qualidade. Não foi (só) por ele que perdemos ontem. Sim, faz boas defesas aqui e ali. Mas só se ele tivesse o tempo que foi dado ao Patricio é que ele poderia evoluir e mesmo assim, não há garantias que irá se tornar um guardião digno de um grande. Até hoje, sofreu golos atrás de golos que ou são mal batidos ou sao frangos ou são daqueles golos em que pensamos “não é propriamente culpa dele, mas um GR mais capaz defendia facilmente”.

    Tendo eu próprio tido carreira enquanto GR e ter tido um treinador fantástico, mal de mim se agora dissesse que ele não pode evoluir. Quando cheguei a um novo clube quando era junior e olhei para os seniores, pensei “nunca na vida chego ao nivel destes, que monstros”. Passado 1 ano e meio, olhava para eles e pensava “mas como é possivel serem tão lentos? Já estão cansados? Como assim não saem a estas bolas?” Por isso, sim, a evolução drástica é possível.

    Acredito que o Max possa evoluir. Mas necessita de MUITO tempo. Muito mesmo. Épocas e épocas inteiras. Acham genuinamente que os adeptos vão aguentar isso nesta altura? Mas se o treinador dele não lhe souber ensinar o que ele precisa, principalmente a nivel de posicionamento e alguma técnica que lhe falta em certos movimentos (tem de aprender a agarrar o raio das bolas), nada ele pode fazer. Não vai conseguir sozinho.

    Espero que este meu primeiro comentário seja bem recebido. Até à próxima :)

    SL

    PS1: alguém sabe como mudar a foto de perfil xD?

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 28, 2020 at 4:29 pm

      .Acede a este link do VM e anexas a foto no perfil que queiras:

      https://blogvisaodemercado.pt/wp-admin/profile.php

    • Pactum Santorum
      Posted Fevereiro 28, 2020 at 2:55 pm

      Bem-vindo ao VM!

      O que aconteceu com o Maximiano, independentemente de ter sido declaradamente assumido que ia ser um dos 3 GR para esta época, foi que está a ser titular mais vezes do que o esperado por causa do Renan, desde o jogo em que foi expulso. Depois vieram as lesões (ou lesão e recaída, wtvr) e o Sporting até já lhe disse que não conta como ele.

      Ora, se já é difícil crescer num clube que é uma casa a arder, ainda mais o é quando o colega que é mais experiente já é uma carta fora do baralho. Se foi o Sporting que queimou o Renan ou ele queimou-se por si só? Não sei, mas normalmente daqui a uns meses saberemos…

      O Maximiano poderá ser vítima desta temporada do Sporting, caso seja responsável por mais derrotas até ao fim da época.

      • AdeptoImparcial
        Posted Fevereiro 28, 2020 at 4:16 pm

        Sim, claro. Mais uma vez, pegando no meu caso, se eu nao tivesse o primeiro ano como suplente a aprender (e muito!) com os dois GRs mais velhos e experientes, não teria chegado ao nivel a que cheguei.

        Essa história do Renan é muitoooo estranha. Não penso ser mal visto pelos adeptos, deu-nos duas taças nos penalties e, apesar de defender que também ele não é GR para um Sporting que lute pelo titulo, é o melhor que temos, de longe.

        Acho estranho ele estar preparado na Taça da Liga, mas depois volta a nunca ser convocado. Ou fez alguma asneira que o Sporting anda a esconder ou então andam a enterrá-lo para dar valor ao Max, acabando por cometer dois erros num só.

        Concordo contigo, mas até agora, só vejo adeptos cegamente a apoiar o Max, mesmo quando ele comete as suas falhas. Tenho as minhas dúvidas se será realmente capaz de evoluir e chegar a um nível digno de um GR do Sporting, mas vamos ver.

        Uma coisa é certa: se o ambiente no Sporting continuar hostil como está, não vai demorar muito até os adeptos se fartarem dos erros dele, Não estamos no tempo em que o Patricio andou a errar à vontade enquanto trocava a titularidade com outros GRs mais velhos.

  • joao_156fer
    Posted Fevereiro 28, 2020 at 1:04 am

    Compreendo as críticas ao Silas, de facto a gestão que ele tem feito dos jogadores e dos jogos tem deixado muito a desejar, no entanto a culpa de não termos feito o 2º golo nas 2-3 situações que tivemos para matar a eliminatória não foi do Silas mas sim da falta de qualidade daqueles jogadores na tomada de decisão. Inadmissível como é que com aquele espaço todo que o adversário estava a conceder, com as linhas de passes disponíveis e com o tempo mais do que suficiente para pensar, não se consegue concluir com êxito uma única jogada. Acho incrível!

    Claro que podem sempre dizer que as opções do Silas levaram a que fosse por exemplo o Doumbia a ter que decidir numa dessas jogadas, mas a verdade é que a qualidade da maioria dos jogadores do Sporting ao nível da tomada de decisão, e também porque não a nível técnico, é demasiado fraca.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 28, 2020 at 10:53 am

      E isso não se treina? Será normal ao fim de alguns meses esses jogadores nas mãos de Silas terem evoluído ZERO!? Não melhoraram na tomada de decisão, o Doumbia não evoluí ao nível do comportamento sem bola, os jogadores parecem sem ideias e não há uma voz de comando no banco que os motive.
      Sim, na minha opinião a culpa é do Silas. Mesmo com este plantel era para fazer melhor.

      SL

  • DQuinta
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:01 pm

    Apelo à lucidez dos adeptos. Agora estamos todos frustrados mas amanhã temos de pensar no que queremos e no que podemos fazer com o que temos. Olhemos ao plantel pelo seu potencial. Relembremos nas consequências de uma potencial mudança radical nos quadros do Sporting. Se vamos mandar embora o Silas quem querem que venha. Quem acham que aceita vir. Com que perfil? Acho que os sócios e adeptos devem pensar nisto para se posicionarem de forma racional. O Sporting está a esgotar as vidas e não convém esbanjar nesta fase. E a massa adepta também tem de perceber que tem responsabilidade nisto.
    Já não comento a aventada possibilidade de destituição da direção que acho ridícula.
    SL

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:49 pm

      Não sei se é assim tão descabido mudar a estrutura de futebol profissional já. O presidente FICA, mas Viana, Beto, Silas e resto da equipa técnica saiam de bom grado para os adeptos.

      A questão é essa, não há grandes soluções nesta fase, um treinador mais cotado precisa de um projecto que o inspire a vir e Viana e Beto não inspiram ninguém.
      Que tal mudar o director desportivo e ver quem ele consegue trazer. Começar por cima.

      SL

      • Antonio Clismo
        Posted Fevereiro 28, 2020 at 1:25 am

        Concordo totalmente. Ter o Beto e o Viana na estructura do futebol é como ter o Hélder Postiga como ponta de lança do Real Madrid. Venham as assistências que vierem ele vai falhar mais vezes do que acertaria..

        Não digo o Carlos Freitas porque já se aproveitou muito do clube no passado, mas há muitos jovens a fazerem bons trabalhos em clubes mais pequenos. Por exemplo antes de ser treinador o Marco Silva fez um trabalho muito bom como director desportivo do Estoril.

        Tudo menos o Hugo Viana, sinceramente, ele estar lá ou não estar é a mesma coisa… Mais valia meterem o José Semedo como director desportivo, pelo menos é um dos melhores amigos do Cristiano Ronaldo e poderia convencer o CR7 a comprar o clube e a meter uma gestão de nível à frente da direcção. Ele que fosse buscar CEO’s à Alemanha ou assim mas pelo menos, com um dono, o clube deixava de estar entregue à roleta russa dos últimos 10 presidentes, e de todas as divisões sem sentido dentro e fora do clube..

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:39 pm

      Por mim ficava Emanuel Ferro até ao fim da temporada. Qualquer um menos o Silas.

  • coach407
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:54 pm

    Digo desde o momento que foi anunciado que o Sporting tinha o pior treinador do campeonato português e continuo a afirmar o mesmo. Talvez fosse bom para os sub-23.

    Em relação ao próximo treinador, a fasquia está baixa. Um Petit, por exemplo, já seria um enorme upgrade ao Silas.

    Para mim as duas melhores opções seriam Vítor Oliveira e Rui Faria, apesar de nenhum parecer ter grandes condições para trabalhar neste clube.

    O primeiro porque o Sporting gosta de se achar da dimensão futebolística do Benfica e do Porto. Gostam desse tipo de narrativa, apesar de não ganharem nada há 20 anos.

    Ora, sendo o Vítor Oliveira a pessoa que é, era capaz de se rir do primeiro jornalista que lhe perguntasse se o objetivo do Sporting é ser campeão. Ria-se e respondia que obviamente o objetivo é ficar em 3° com segurança. Além disso, ainda esta época o Vítor Oliveira deu baile ao Sporting e no final disse que não ganhou propriamente a um clube de topo do futebol português porque no topo só estão dois: Benfica e Porto. Não parece algo que os sportinguistas gostem de ouvir.

    Simplesmente o Sporting gosta de viver no seu mundo das fantasias e não estão preparados para a frontalidade e honestidade incuráveis do Vítor Oliveira. Claro que, como grande treinador que é, é possível que estivesse em 1° a meio do campeonato, mas iria continuar a dizer que estão num bom caminho… para atingir o objetivo de ficar em 3°.

    Em relação ao Rui Faria, traz aquilo que o Vítor Oliveira e as outras opções não trazem: conhecimento das melhores práticas do Mundo. O Sporting é estruturalmente muito fraco e precisa de ter do seu lado conhecimento de como devem funcionar as estruturas e contar com nomes como Rui Faria (e, consequentemente, Jorge Mendes) é extremamente importante para um crescimento estrutural e sustentável do Sporting. Além disso, é treinador há 20 anos com experiências extremamente relevantes e bem sucedidas ao longo da sua carreira nas equipas técnicas, algo que o diferencia de Rúben Amorim que anda nisto “há 2 dias”.

    A minha terceira opção seria o Abel Ferreira.

    Rúben Amorim talvez fosse a quarta, mas acho que é cedo para todas as partes. Deixem o Rúben fazer uma época completa como treinador e depois logo se vê os resultados.

    • Ricard0
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:29 pm

      Lindo! Adoro quando decidem vir falar do rival como se tivessem por dentro de toda a realidade do clube, espetáculo.

      Primeiro, há uma diferença entre não ganhar nada e não ganhar campeonatos. Nesses tais 20 anos (comecei em 99/00), o Sporting ganhou 14 taças, inclusivé 2 campeonatos. É pouco mas não é nada.
      Segundo, isso de que tu falas da dimensão futebolistica do Benfica e Porto é mentira. Um adepto normal do Sporting sabe que o Sporting atualmente (desde há uns bons anos) é mais fraco, muito mais fraco. Mas se para ti os adeptos do Sporting são os que falam na CMTV é complicado.

      Terceiro, em relação ao Vitor Oliveira, quem se ri sou eu sobre o que escreveste. Quem te disse a ti que os adeptos do Sporting acreditavam no 1º lugar? É o que eu digo, se ficas a generalizar os Sportinguistas por um que ouves na CMTV ou um comentário na net ou na rua, é complicado!

      Maioria dos adeptos do Sporting tem perfeita noção que o plantel não dá para o título nem de perto nem de longe, nem que viesse o Guardiola. E dizes tu muito bem, o objetivo é ficar em 3º com segurança. Está a ser cumprido por acaso? Não. E os Sportinguistas como reclamam é porque queriam o 1º? Não pode ser por estarmos em 4º? Eliminados de todas as taças? Humilhados na Supertaça? Com um futebol ridiculo?
      Mas agora só o Porto e Benfica podem reclamar porque só os 2 lutam pelo título?

      Desliga a CMTV, lê mais a caixa de comentários do VM nos jogos do Sporting/noticias do Sporting e vais ver que ninguém exige o 1º, exige-se uma equipa competitiva. Ninguém tem problemas em assumi-lo, nem em assumir que Porto e Benfica estão noutro nível. Tanto que o Silas é muito contestado aqui no blog nas conferências que dá porque está sempre a falar do 2º lugar e de ganhar títulos e etc.

      Antes de vires com esses comentários sobre os Sportinguistas como se fossemos todos uns alucinados, tenta informar-te um bocadinho melhor porque este comentário foi totalmente descontextualizado, apesar de me agradar a ideia do Vitor Oliveira em Alvalade (duvido é que quisesse vir).

      • Daiuca
        Posted Fevereiro 28, 2020 at 9:54 am

        Não é a maioria acredita.. vocês grande parte de Sportinguistas vivem numa bolha.. há muito tempo ..

        • Ricard0
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 12:30 pm

          Meu caro, o que escrevi está bem explicado e explícito. Se tem problemas em interpretar, isso já não é comigo. Poupe se é a essas saídas logo após eu ter feito um comentário extenso a falar desse mesmo assunto.

          Não vou explicar novamente, leia de novo se quiser e vai perceber. Ou então desligue apenas os canais portugueses e leia mais o blog em vez de falar do que não acompanha.

        • Mike
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 11:28 am

          Se calhar tu é que vives numa bolha. De tal forma, que achas que os Sportinguistas pararam no tempo.

      • ViraMilhe
        Posted Fevereiro 28, 2020 at 12:02 am

        Subscrevo cada palavra Ricard0!
        Deixem de generalizar com base em cmtvs e caixas de comentários do fb. Aliás, basta passar uma vista de olhos no vm, pra se perceber a realidade do adepto leonino!
        Nem consigo compreender como é que “consumidores” do vm, dão valor ao se ouve/lê na imprensa desportiva e redes sociais desta…

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:05 pm

      Percebo a tua ideia, mas mesmo para o 3.º lugar duvido que um treinador de transição como o Vítor Oliveira levasse o clube a algum lado. Rui Faria é um tiro no escuro, é um zé ninguém no futebol como treinador principal.

      Nesse sentido não sei também em quem pegava, partindo do pressuposto que Vítor Pereira, Leonardo Jardim, Paulo Sousa e Abel não estão disponíveis.

      • coach407
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:49 pm

        Nenhum dos treinadores que referi seria de transição. Estava a falar para a próxima época.

        Eu acho que o Vítor Oliveira está no top 3 de treinadores do campeonato portanto é um dos 3 que deveriam estar no Benfica, Porto e Sporting.

        O Vítor Oliveira nunca foi e nunca será um treinador de transição.

        Rui Faria é tudo menos um zé ninguém. Em tudo que são as funções de um treinador ele já demonstrou ser brilhante: conhecimento tático, conhecimento de preparação física, gestão de balneário, liderança de outros treinadores na mesma equipa técnica (Mourinho não supervisiona todos diretamente, Rui Faria era um dos grandes líderes da equipa técnica). Em todos estes aspetos, Rui Faria foi o n° 1 da equipa técnica do Mourinho em muitos momentos da carreira, incluindo o próprio Mourinho que decidia, mas o trabalho da análise e recomendações vinha toda feita pelo Rui Faria. Os resultados são de outro Mundo portanto o Rui Faria é tudo menos um “zé ninguém”. Zé ninguém são os Xavis, Silas, Rúben Amorim e esses que são treinadoreshá 2 dias. Acho estranho que se considere ser treinador há 20 anos e passar a ser treinador principal é igual a nunca ter treinado.

        O único aspeto que o Rui Faria não mostrou as suas competências de um nível extraordinário é o da comunicação na imprensa e assim. Não me parece minimamente relevante no cômputo geral.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 10:56 am

          Foste adjunto do Mourinho? É que se não foste é impossível saberes isso tudo. É um tiro no escuro como treinador principal. Ser adjunto não é igual a tomar decisões. Além disso, ser adjunto do Mourinho deixou de ser algo sobrenatural há muito tempo.

          • coach407
            Posted Fevereiro 28, 2020 at 2:27 pm

            Acho esquisito alguém achar que o que eu disse é algo surpreendente. Como se o Rui Faria recebesse milhões para servir cafés ao Mourinho… não é complicado de perceber que um treinador adjunto desenvolve os planos táticos, planos de treino, planos de gestão física, tudo aquilo que é o trabalho de um treinador, sendo que o Rui Faria ainda tem a particularidade de ter tido sempre uma relação mais próxima com os planteis, sobretudo desde os tempos do Real Madrid em que o Mourinho foi tendo mais atritos com jogadores e o Rui Faria é que ia apagar os fogos e conversar com os jogadores (também é informação pública).

            O Rui Faria teve em todos os sucessos do Mourinho, saiu após a tal época “fraca” no United em que o clube ganhou os troféus quase todos e ficou em 2° na Premier League. Gostava de saber quem é que fez melhor com aquela equipa. Depois de Rui Faria sair sim. Aí foi sempre um desastre.

            Antes dele sair houve a época bastante boa com o United, a passagem pelo Chelsea que alternou sucesso numa primeira fase com insucesso numa segunda fase. No Real Madrid também foi muito superior aos antecessores e o resto é história.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 10:50 am

          Transição na forma de jogar. Podes gostar dele, mas é de transição. Sporting precisa de dominar.

          • coach407
            Posted Fevereiro 28, 2020 at 1:52 pm

            Transição? Quando treina o Gil Vicente e joga contra os grandes? Sim, talvez. Com a fraquíssima qualidade individual da defesa do Gil vai jogar com a defesa exposta para ser goleado? Então no principal jogo que te baseias para dizer isso (vitória por 3-1 contra o Sporting) é óbvio que a estratégia foi claramente acertada, mas foi muito provocada pelo Gil ter estado o jogo quase todo em vantagem e o Sporting a tentar tudo para dar a volta. Ainda assim, o Gil teve o dobro dos remates à baliza anulando o Sporting com facilidade.

            Contra os clubes da dimensão do Gil vemos sempre uma equipa que gosta de ter bola.

            No pior jogo da época do Gil (derrota 5-1 vs Moreirense) a equipa teve 67% de posse de bola.

            Nos jogos contra o Braga, o Gil teve 56% e 42%, mas sempre com bastantes mais remates. A primeira volta então foi um massacre na segunda parte e este segundo jogo também foi tudo menos transição já que o Gil teve a perder 2-0 e quase deu a volta. E o Sporting com uma equipa tremendamente melhor?

            O Vitor Oliveira teve os seus maiores sucessos a jogar para ser campeão. Ninguém é campeão na II Liga a jogar em contra-ataque, não jogou dessa forma no Portimonense e não joga no Gil.

            Claro que num Gil vs Sporting em que estás a ganhar o jogo todo há mais tendência para isso, mas quem é que no Sporting vai estar a ganhar ao Real Madrid e vai conseguir jogar ao ataque e ganhar? Contra clubes da mesma dimensão o Gil joga para dominar.

        • Pactum Santorum
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 7:20 am

          E sabendo isso tudo, acha que o Rui Faria quereria sequer ouvir falar em Sporting para a sua carreira?

          A maioria dos treinadores não quer, só mesmo aqueles que sonham treinar o Sporting em que situação for é que vão alinhar nisso. Ou então um estrangeiro do estilo do Giuseppe Materazzi…

          • coach407
            Posted Fevereiro 28, 2020 at 12:55 pm

            Isso tenho de concordar contigo. O Rui Faria para aceitar vai roer-se todo, mas a verdade é que o contexto pode tornar possível. Os clubes que ele quer (nível Arsenal) talvez estejam menos dispostos depois do fracasso de Arteta. Descendo para o nível Benfica a concorrência é mais forte, mas Rui Faria é facilmente incluído neste pacote de flopes como Henry, Arteta, Solskjaer, Neville, Sylvinho… apesar de ter mais 20 anos de experiência como treinador que estes.

            Além disso, Rui Faria tem a sua imagem muito indexada à de Mourinho e este último tem perdido crédito nos últimos anos e arrasta Rui Faria com ele (efeito contrário ao de Arteta que acabou sobrevalorizado pelos sucessos recentes de Guardiola).

            Extremamente diferente porque Guardiola sempre foi um enorme treinador (com Arteta ou sem Arteta). Já Mourinho não pode dizer o mesmo. Antes de ter Rui Faria não era nada e depois de Rui Faria sair foi sempre um desastre, o que deveria gerar ainda maior atenção ao Rui Faria.

            Este conjunto de situações pode fazer com que Rui Faria seja obrigado a aceitar um Sporting, mas não se revela nada fácil convencê-lo.

  • HeberPrincipe
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:43 pm

    Foi tudo muito fraco e esta eliminação teve mesmo contornos de surreal. Queria só deixar três ou quatro notas:

    – Ristovski não tem nível para o Sporting e jogo após jogo basta um adversário mais capaz pela frente para se notar que não basta o macedónio ser raçudo para envergar a verde e branca. Tem coleccionado exibições medíocres e não se percebe como o seu “rival” Rosier não tem mais jogos nas pernas.
    – Wendel tarda em confirmar o hype que muito sportinguista lhe dá de melhor médio do Sporting.
    – Jovane continua a ser tão intermitente como era antes Carlos Mané. Não basta fazer gracinhas só quando se salta do banco.
    – Bolasie, apesar de conseguir ser bastante interventivo durante os jogos, muitas jogadas perdem-se nos seus pés fruto de muita atrapalhação. Neste momento está apenas a tapar o lugar de Plata.
    – Silas definitivamente é uma desilusão. A apatia do seu jogo, as frequentes deficiencias táticas e a sua falta de acerto nas substituições têm vindo a mostrar muita falta de qualidade do treinador português. A apatia tem sido mesmo a “imagem de marca” de Silas ao serviço do Sporting e certas derrotas comprometedoras (Alverca, Braga e Basaksehir) têm sido pregos no caixão que ditará o seu adeus.

  • RLuz
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:08 pm

    Incrível
    Tudo o que tem potencial para correr mal, no Sporting corre ainda pior.
    Os leões pagaram caro o desperdício na primeira mão e neste jogo contra uma equipa algo frágil defensivamente e com pouca criatividade na frente foram goleados.
    A certa altura do jogo os verdes e brancos tiveram a eliminatória na “mão”, mas faltou clarividência numa altura em que se impunha a segurança optaram por contra ataques desgovernados que “partiram” a equipa.
    Mas no cômputo geral a equipa de Silas pecou defensivamente e na frente revelou falta de ideias, algo que só mudou com a entrada de Plata(o miúdo tem de jogar).

    Individualmente, Max poderia ter feito algo mais no livre que sofreu( pareceu que quis adivinhar o lance dando um passo em frente) mas não foi por aí que a equipa perdeu o jogo, linha defensiva cometeu  muitas desconcentrações, Ristovki foi bastante castigado enquanto Acuna esteve bastante ativo a atacar(ia marcando um golaço)

    Meio campo pouco dinâmico quer a atacar quer a defender, Jovane entregou se ao jogo mas na maior parte do tempo sem critério, Bolasie desastrado pecou na decisão e Sporar mal se viu.
    No melhor pano cai a nódoa e Vietto que esteve nos lances de perigo e ainda teve tempo de marcar o golo “estragou” tudo com o penalti.
    Quanto a Plata, é mais do que evidente que tem de jogar, a sua entrada abanou completamente o jogo.

    No lado caseiro, Aleksic marcou e criou dificuldades, Demba Ba foi um problema devido ao seu poderio físico que desgastou os centrais leoninos e Visca que apesar de participativo não estava a ter um jogo por ai além sacou o prolongamento com um grande golo, além de matar o jogo!

  • Richrad
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:54 pm

    Não vou falar do jogo. Creio que não poderei acrescentar algo de útil a algo tão desastroso como o que aconteceu.
    Deixo este apelo, se Varandas quer ter ainda uma vida nesta estrutura, porque independentemente do trabalho feito fora futebol seja de registo, a verdade bem que infelizmente o seja,o futebol será o calcanhar de Aquiles de qualquer dirigente.
    E essa vida que Varanda poderá ainda ter, apenas na minha opinião, será dada caso rapidamente o mesmo tome medidas estruturais e estruturais digo alterar toda a estrutura do futebol profissional do Sporting: desde a equipa técnica a manager da equipa e diretor desportivo.
    A culpa não é só dos jogadores, a culpa não é só de Silas, para os mesmos lá estarem, senhores que percebem zero de bola como Viana e Beto, lá os colocaram.
    Repito, toda a estrutura tem que ser alterada.
    Noite negra, mais uma para o Sporting e para o futebol português, que desastre em todos os aspetos. Que todos os dirigentes olhem para esta jornada europeia e que parem de olhar para o próprio umbigo: um pais que forma bons jogadores, bons treinadores tem que formar obrigatoriamente bons dirigentes e profissionais da gestão do desporto.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:41 pm

      Completamente de acordo! Têm de sair TODOS sem excepção e dar lugar a, como diz “alguém que perceba minimamente de futebol”!

      Que comece a limpeza Imediatamente, por favor.
      SL

  • Mike
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:46 pm

    É só para lembrar que Varandas disse que só haverão 1 ou 2 reforços na próxima época.

    • RuiCosta10
      Posted Fevereiro 28, 2020 at 2:00 am

      Espero solenemente para bem do Sporting que desses 1 ou 2, apareça um bom médio centro. Battaglia é confragedor com bola e burro sem ela; Wendel sem bola é pior que o Pizzi, mais macio que veludo. Assim fica difícil.

    • Joao X
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:22 pm

      E chega.
      O problema hoje foi não ter um treinador no banco.

      • Mike
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:04 pm

        O problema é muito treinador mas acho que não é só isso.

        • hmarques
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 10:20 am

          Mike, o problema deste jogo foi inteiramente o treinador.

          • Mike
            Posted Fevereiro 28, 2020 at 11:14 am

            Não estou a associar o desastre de ontem à falta de qualidade do plantel. Estou só preocupado com a próxima época. Há jogadores para não passar estas vergonhas mas há lacunas e não são poucas. Fala-se em trazer alguém melhor do que Silas mas isso também implica aumentar o nível do plantel. Quem vier para cá, terá obviamente exigências em termos de construção de plantel.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:16 pm

      O que, com um treinador a sério poderá nem ser o fim do mundo. É complicado avaliar um plantel que não é treinado por um treinador médio, ou até imaginemos um dos bons.
      De certeza que este plantel vale mais do que isto, mas sem ser trabalhado nunca saberemos…

      SL

      • Mike
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:10 pm

        As nossas opções para as alas dão vontade de rir. Só se safa o Plata para a próxima época. Em termos de centrais, vamos ficar sem o melhor de todos pq já se viu que fisicamente já não aguenta mais. No meio-campo, falta uma voz de comando e na frente, faltam opções. Sporar e Vietto são bons mas a equipa precisa de maior diversidade de soluções.

        Assim de repente referia 5 ou 6 reforços: DC, MDC/MC, 2 médios-ala e PL.

  • Vitor32
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:27 pm

    Mais uma exibição medíocre, no meio de tantos azelhas só se vê um jogador com crer e vontade de ganhar o jogo que é o Acuña. Nao entendo o porque do Plata ficar no banco sinceramente. Posto isto so espero que o Sr presidente mande ja o Silas embora e escolha ja outro treinador para preparar ja a proxima epoca : dispensas e contratações com o aval do treinador. Por muito que andar sempre a despedir treinadores nao traga estabilidade que o clube tanto precisa nao é com este senhor que vamos a algum lado. Vale mais cortar ja o mal pela raiz.
    Marcelino
    Marco silva
    Vitor oliveira
    Jardim
    Sampaoli..
    Escolhe VARANDAS……SL

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:18 pm

      Se fosse só escolher… mas nenhum deles é “maluco” de vir para Alvalade neste momento. Nem o Vitor Oliveira acredito que aceitasse tal tarefa…

      SL

      • Vitor32
        Posted Fevereiro 28, 2020 at 12:32 am

        Talves nenhum destes quisesse vir treinar o Sporting atual mas seria sempre um grande desafio. Para mim ja chega de treinadores amadores. Que se invista num treinador asserio e que antes de pensar em contratar que olhe prineiro para os Sub 23 e que so depois pense nas contratações. Os Sub 23 tem para mim melhores jogadores que a equipa principal e se realmente teém talento que nao se olhe para a idade dos mesmos tenham eles 17 ou 30 anos.. Sl

  • Franco Duce
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:23 pm

    Parafraseando o Afonso Costa num infame discurso na Câmara, ainda nos tempos da monarquia:
    Por muito menos do que fez o Senhor Dom Silas rolou a cabeça de Peseiro no cadafalso.
    Enfim, normalmente há uma dictomia no Sporting: treinadores que practiquem bom futebol não tem resultados e treinadores que tenham bons resultados normalmente practicam um futebol miserável. Ora, neste sentido, creio que nos aproximámos, de uma perspectiva hegeliana, para o fim do futebol. Da dialéctica Exibições-Resultados emergiu a Síntese: Silas. Faz exibições paupérrimas, piores que o próprio Peseiro e a nível de resultados é simplesmente miserável. Enfim, o Futebol sairá de si, tomará consciência de si e retornará para si, tornando-se o Futebol Absoluto. A Caminhada do Espírito está completa (ou mais próxima da plenitude) graças à acção dialéctica de Silas. Um dia horrendo para o meu clube. Um dia maravilhoso para a Humanidade mais perto de cumprir o seu destino.

  • masterDC
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:17 pm

    Vergonhoso! A isto chamo humilhação, levarmos 4 de uma equipa destas é ridículo. Hoje fomos completamente amadores! Incrível como não conseguimos matar o jogo nos minutos finais, tantas oportunidades desperdiçadas para no último minuto sofrermos um golo. Em Alvalade podiamos e deviamos ter sentenciado a eliminatória e não o conseguimos e hoje nos últimos minutos voltámos a não ter capacidade para o fazer. Sporting a ser Sporting.

    Depois deste jogo não me interessa se será o 4.º treinador à frente do clube nesta época mas o Silas não pode continuar mais no cargo. Para além da vergonhosa eliminação na Taça hoje fomos eliminados de forma amadora na Liga Europa e isso não se admite. Começámos logo com uma ala direita totalmente diferente e coxa. Com a entrada do Plata viu-se bem a diferença, devia ter sido titular e ter dado continuidade, aliás há muito tempo que já deveria estar no 11, mas em vez disso aposta-se em Bolasie ou Jovane que não serve mais do que para entrar no decorrer do jogo.
    O Vietto fez o golo mas fica ligado ao jogo pelo penalti infantil que cometeu e ainda poderia ter sido expulso na 1ª parte.

    Qualquer sportinguista habituado e vacinado para qualquer situação recorrente no clube sabia que era um resultado perigoso, não porque o adversário fosse melhor, porque não o é, mas sim porque o Sporting é Sporting e isso diz tudo. Podiamos estar mais ou menos otimistas, até porque como disse estava perfeitamente ao nosso alcance mas nunca ficamos totalmente descansados quando já esperamos de tudo neste clube.

    Fico duplamente irritado não só por termos o pássaro na mão e o deixarmos fugir de forma vergonhosa como também permitimos que este clube do Erdogan nos elimine e siga em frente.

    Para terminar 4 equipas portuguesas nas fases a eliminar e 3 já foram para casa. Assim vai o futebol português! Está tudo bem…

  • Muska
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:03 pm

    Já agora, queria deixar um comentário sobre o Ilori que fez um grande jogo, 0 erros, 0 más abordagens, a ser sempre solução na saída de bola inclusive a oferecer sempre uma linha de passe. Já o parceiro do lado, adorado pela massa associativa, fez os habituais 5/6 erros defensivos graves.
    O português tem sido muito injustiçado.

    • RuiCosta10
      Posted Fevereiro 28, 2020 at 2:02 am

      O Coates até é bom jogador para a realidade da liga portuguesa, mas tem grandes paragens cerebrais. Entre ele e o Ferro venha o diabo e escolha.

    • Leonidas
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:12 pm

      O parceiro do lado tem um historial no Sporting que o faz merecer essa adoração. E Ilori já tem jogos horríveis suficientes este ano para merecer desconfiança.

      • Muska
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:57 pm

        Não concordo nem com uma nem com outra afirmação.

        • Pactum Santorum
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 7:24 am

          O problema é que o Ilori só passa essa ideia nos jogos em que todos os outros fazem pior que ele. Ou seja, o Ilori não é bom, só parece bom quando tudo o resto à volta é pior que ele.

  • Slayer666
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:58 pm

    Acho que toooooodas as pessoas que acompanham o futebol sabem: NUNCA se faz uma substituição com a equipa a defender um canto- mas mesmo NUNCA (excepto se for um jogador lesionado ou se tiver com uma vantagem de 3 ou mais, – mas com a vantagem de 1 golo e sem lesão (pelo menos eu não me apercebi de nada…) – não faz qualquer sentido)
    Até podia ser golo na mesma, mas uma substituição quando se tem que defender um canto…

  • panther1903
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:58 pm

    No fim de semana os comunicados voltam, o povo gosta e esta vergonha das equipas portuguesas na europa é esquecida.
    Somos a única liga relevante sem direitos televisivos centralizados. Equipas pequenas vivem na penúria, a competitividade é nula, os resultados estão à vista. Muito mais que um problema de onzes, de treinadores, o que se passou deriva de um problema estrutural, originado numa mentalidade retrógrada e egoísta de quem dirige a liga e os três pinheiros.

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:03 pm

      Sim, porque a PL onde o Liverpool passeia mostra a correlação entre centralizar os direitos televisivos e competição melhor.
      E tinha que ver o típico choradinho e demagogia dos três pinheiros, dantes eram os estarolas.
      Basta de golpes de demagogias. A centralização é uma farsa, algo que se trouxe de Inglaterra, comparando casos incomparaveis, sempre com a mesma ladainha.
      O dinheiro das tvs que os grandes recebem é o dinheiro, é que em Inglaterra o clube com mais adeptos, o Liverpool, nem 10% da população é. Em Portugal os grandes são mais de 90% dos adeptos, queres centralizar o quê?
      Tu falas como se os grandes estivessem a roubar alguém, quem será roubado são os grandes se a centralização fosse feita.
      Os pequenos estão na penúria por conta das gestões criminosas que tiveram, ou já te esqueces-te dos ladrões que muitos tiveram? Que culpa tem o Benfica, Porto ou Ssporting das gestões criminosas que o teu clube teve e que o afundaram? Ou da gestão que afundou o Vitória de Setúbal?
      Tu falas como se os pequenos tivessem direito a esse dinheiro, esse dinheiro das tvs é dado proporcionalmente conforme o rendimento, os grandes só recebem o que produzem, vocês é que vivem numa realidade paralela, ouviram essa treta do “caso inglês centralizou os direitos” e têm a melhor liga do mundo, pois bem, o Liverpool está a passear lá. E nem vamos falar dos petrodálores injectados nos clubes ingleses, que é coisa que muitos não mencionam quando querem vender essa treta da centralização.
      Quando não há clubes com muitos mais adeptos faz sentido uma distribuição justa. Quando uns geram muito mais dinheiro que outros, não. É como os salários, derivam do que se produz. O Messi vai receber o mesmo que um jogador do Sertanense?
      É o que dá o politicamente cancerígeno, ouvem umas ladainhas espampanantes de ideias sem nexo, trazidas de realidades opostas à portuguesa e vem fazer exigências como se fossem lesados, como se esse dinheiro lhes pertencesse.
      Que veremos a seguir? Centralizar as quotas de sócios? As receitas de vendas de camisolas? Obrigar as pessoas a apoiar o clube mais perto da porta de sua casa!
      As equipas pequenas já recebem é muito, mamam das câmaras municipais e nem por isso competem mais, mas ainda vêm nestes momentos mandar laraxas, com a estratégia de repetir uma mentira mil vezes para passar a verdade.
      O dinheiro das tvs vem dos adeptos, é uma receita não diferente de quotas de sócios ou merchandising. Se há uns que produzem mais, só tem de receber o justo.
      Cresçam a nível de adeptos e podem exigir mais, agora queres o quê? Receber o mesmo que os grandes? Eu acaso estou a seguir o jogo do Benfica para apoiar o meu clube e lhe dar dinheiro ou para dar dinheiro ao teu? Cada adepto apoia o seu clube, o resto é invencionice do politicamente correcto.
      Fica o aviso. De caminho estarão aqui a exigir a repartição de quotas de sócios, de vendas de camisolas e que as pessoas sejam obrigadas a apoiar o clube da sua terra.
      Haja paciência!

      • panther1903
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:30 pm

        O tua argumentação é tão densa que tive que tirar uns minutos para ler. Foi difícil.

        Ponto 1: a centralização dos direitos televisivos não é exclusiva de Inglaterra.

        Ponto 2: A centralização dos direitos televisivos não impede que hajam equipas que esporadicamente sejam muito superiores às outras. Garante que em média, a longo prazo, dado que os recursos estão melhor distribuidos, a competitividade de uma liga seja superior. Não torna os clubes pequenos menos passíveis de descerem, ou passíveis de serem campeões. Aumenta o nível de jogo, a atractividade do espetáculo, as receitas para todos, a capacidade para investir. E, do meu ponto de vista, tenderá a mitigar estas exibições vergonhosas de Portugal na Europa.

        Ponto 3: Centralização dos direitos televisivos não é distribuição equalitária dos direitos televisivos. É uma noção básica que alguém que fala com a tua propriedade devia saber.

        Ponto 4: voltando ao que tu também ignoras. A liga espanhola também tem os direitos centralizados. O Maiorca certamente não tem massa adepta comparável com o Real Madrid, nem gera semelhantes receitas. Isso não impede, que, numa perspetiva estratégica, as receitas sejam melhor distribuídas, para que a marca, o futebol e todos os clubes no fim sejam alavancados.

        Ponto 5: começas a extrapolar coisas que nunca disse. Mencionas o Messi, o Sertanense, clubes da terra, soltas umas interjeiçoes. Boa imaginação.

        Ponto 6: o meu clube teve gestao criminosa. Assim como o teu. A questão é que, tal como na liga de clubes, a justiça também tem preferidos.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 28, 2020 at 12:41 am

          Falo de alhos e continuas a falar de bugalhos. Em qualquer distribuição de receitas o princípio a atender é a justiça de dar a cada um o que produz, não querer forçar uma competitividade á conta de roubar aos que produzem para dar aos que nada produzem. Se os dois trabalharmos na mesma fábrica e eu produzir mais e receber mais do que tu, vais receber o mesmo para virmos dizer “que todos terão as mesmas chances?”. Percebes a falácia do que defendes? É o politicamente correcto no seu melhor, um discurso irracional mas eivado na emotividade de palavras ocas. Vamos distribuir o salário do Messi para que todos possam receber o mesmo? Tu não tens direito a esse dinheiro, para mim essa é a questão fundamental, a que foges com piruetas e falácias, os grandes não são obrigados a sustentar os pequenos, os pequenos é que devem crescer.
          Vamos á refutação dos teus pontos.

          Ponto 1: E daí que não seja exclusiva de Inglaterra, quero lá saber disso, por mim, cada modelo deve adequar-se ao país em questão, não andar a plantar ideias copiadas de realidades díspares, mais uma falácia tua.

          Ponto 2: O mais absurdo de todos. A PL que tanto exalta tinha muito mais competitividade antes da era de super dinheiro abundante, aliás o número de equipas que fica no top 6 tem sido muito constante, quando até aos anos 90 os pequenos ganhavam a liga inglesa. O dinheiro não é sinónimo em si de mais competitividade nenhuma, compara o que se passa com o Sporting, que tem mais dinheiro que todos os outros clubes, à excepção de FCP e SLB e nem por isso deixa de perder com os pequenos. Uma boa gestão, ambição, isso é que impulsiona a liga. Dar dinheiro a quem nada produz só piora, veja o caso no hóquei em patins, uma modalidade que se habituou a viver de dinheiros dos clubes de futebol e por isso não cresce, porque dar dinheiro a gestões medíocres, é premiar a mediocridade, os pequenos habituam-se a não crescerem nada e limitam-se a navegar em dinheiro que não é deles. Que motivação têm quando sabem que em todos os anos têm um bolo garantido de vários milhões, e desde que garantam a manutenção, tudo fica na mesma. O Newcastle limita-se a ser um entreposto de jogadores, sem ambição nenhuma, ter mais dinheiro, sem ambição e projecto nada garante, só garante é que se mantêm o chico-espertismo de dirigentes que sabem bem mamar do dinheiro e enganar papalvos. O Benfica tem aumentado as receitas todos os anos e a qualidade desce de ano para ano, um perfeito exemplo da tua falácia, a competitividade tem a ver com vários factores, e é impulsionada pela ambição, ambição essa que se mata, como se vê com a gestão actual do Benfica, que basta garantir um 1º ligar na liga e tem zero ambição na Europa, e tu vens com esse paleio da maior competitividade?

          Ponto 3: A centralização dos direitos é sim uma distribuição igualitária e só faz sentido quando todos os clubes têm o mesmo número de adeptos, o resto é treta do politicamente correcto.

          Ponto 4: Voltamos ás falácias, só porque em Espanha se comete um erro vamos fazer o mesmo aqui? Em que é que Espanha centralizar erradamente as tvs tem que ver com a questão? Se os espanhóis se mandassem abaixo de um penhasco íamos fazer o mesmo? Espanha fez um erro, Portugal não o deve fazer, se daqui a uns anos isso for mudado vais vir com o mesmo argumento?

          Ponto 5: Eu não extrapolei nada, dei sim exemplos do absurdo do que defendes, só que não tens argumentos para refutar, essa é que essa. Defender que o Moreirense receba o mesmo que os grandes de direitos da tv, é a mesma lógica de defender que o Messi vá ganhar o mesmo que o tipo do Sertanense, se calhar os jogadores das divisões inferiores devem vir dizer que também querem ter a casa que tem o Messi, os carros que ele tem, a vida que ele tem e para isso precisam de mais dinheiro, é a mesma lógica absurda, percebes a falácia do que defendes? Para bom entendendor…

          Ponto 6: isto é para rir. Ontem Vale e Azevedo foi safo de pagar quase 2 milhões que roubou ao Benfica, e o Benfica é beneficiado pela justiça, isto é para levar a sério? Se o Benfica mandasse na justiça, ele já estava a apodrecer na cadeia, ele andou foi a gozar com a justiça, mas não há forma de tu e de outros que alinham na treta dos pinheiros, estarolas ou outros mitos admitirem isso. Porque não encaixa na narrativa que queres vender a ti.
          A centralização em Portugal é um absurdo, só que o politicamente correcto leva a isto. Como muitos já investiram demasiado emocionalmente nisto já não parecem dispostos a recuar nesse absurdo. Vão repetir ad nauseum isto a ver se cola ou se lhes der margem de vida por mais uns anos. Temos mais uma desculpa para os falhanços das equipas: a falta de centralização. Antes eram os árbitros, o excesso de estrangeiros, hoje é a centralização, amanhã sabe-se lá o quê. Duvido que acreditem nisso, mas desde que os console afirmarão isto até ao fim.

          • panther1903
            Posted Fevereiro 28, 2020 at 12:47 pm

            A tua definição de centralização dos direitos televisivos, exposta no teu ponto 3, demonstra uma absoluta ignorância quanto ao tema em questão. E baseias todo o teu argumento nisso.

            Mencionando rapidamente o ponto 6, não te enganes a ti mesmo. Nem nos precisamos de ficar na justiça. Vai ver os relatórios do financiamento dos estádios para o Euro 2004.

            Acabo perguntando se sabes o que é uma falácia?

            • Joga_Bonito
              Posted Fevereiro 28, 2020 at 12:56 pm

              Eu não baseio o meu argumento em ignorância, baseio no critério mais lógico e justo que existe: o seu a seu dono, receitas proporcionais aos adeptos e audiências, não tretas e falácias de “justiça” ou “conforme os resultados desportivos” que são sim uma verdadeira injustiça. As receitas de tv são como quotas de sócios, se não percebes (ou finges que não percebes porque não te cheira) é problema teu. Vocês é que querem inventar coisas para roubaram dinheiro que não é vosso, querem mamar dinheiro que não produzem e põe-se a inventar coisas. Quanto ao ponto 6, eu entendi perfeitamente, quem se engana és tu, basta ver o que foi a dinastia Loureiro neste país e que lhes aconteceu: nada. O filho até voltou para a presidência do clube, depois de ter deixado o clube num estado lastimável. Vale e Azevedo roubou o Benfica e ainda se fica a rir, é essa a cabala dos três pinheiros que andas a vender?
              Sei sim o que é uma falácia, é o que estás a fazer com os teus argumentos, que são um misto de falácias, piruetas e whishfull thinking, além de afirmações gratuitas.

      • Ricard0
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:05 pm

        Totalmente de acordo.

      • Lobo
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:02 pm

        Os grandes só são grandes, cada vez mais, no número de adeptos, como se voltou a ver hoje, e se tem visto nas últimas épocas. No contexto Europeu, Benfica, Porto e Sporting são tipo Desp. Aves.

        Sou a favor da redução do número de clubes (talvez para 12 ou 14), porque creio que iria gerar maior competitividade e essa competitividade compensaria a diminuição do número de jogos nas receitas. Até podia nem haver diminuição de número de jogos, jogando-se a três voltas. E, claro, sou a favor do fim deste desrespeito pelos adeptos que são os horários dos jogos. Ainda sou do tempo em que havia sempre futebol ao Domingo às 3 ou às 4 da tarde. Havia um hábito, quase uma obrigação, uma rotina de ir ao futebol ao Domingo, que se perdeu. E as pessoas já perderam essa ligação aos jogos nos estádios. Futebol nos estádios é onde se via a verdadeira comunhão entre clube e adepto.

        Com isto, quem perde são pequenos clubes locais, porque sim, sou do tempo em que em qualquer pequeno estádio do Norte, falo do Norte porque as cidades distam poucos kms umas das outras, as pessoas se mobilizavam para ir ao futebol, iam autocarros cheios para acompanhar a equipa nos jogos fora. Agora, o futebol tornou-se um desporto de sofá, e os dinheiros das televisões beneficiam os clubes e seguramente muitos bolsos, mas enquanto não puserem os jogos todos num horário standard, à luz do dia e no fim-de-semana (com eventualmente um jogo mais importante à noite), com um jogo ou outro no dia seguinte/anterior por causa da Europa, dificilmente o cenário mudará, e continuaremos a ter uma Liga pouco entusiasmante, em que se comenta somente casos de arbitragem, mas os programas de futebol não repetem a finta ou o passe de calcanhar, nem analisam tácticas. Tudo isto são razões para o interesse no desporto rei ir esmorecendo.

        Nesta distopia (real), só sobrevivem os grandes, que podem ser cada vez maiores (na percentagem de adeptos) numa liga pequenina, mas num futuro próximo serão como que equipas albanesas ao pé de Liverpools e afins.

        Não reequacionem o modelo competitivo da Liga Portuguesa que não vale a pena.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:26 pm

          Por acaso discordo da ideia que o problema sejam os 18 clubes. Até podem ser sustentáveis, o erro é os clubes que praticam preços absurdos, não chamam os adeptos locais. Ainda no post do Fla eu discutia com outro user a questão dos adeptos e o Filipe Ribeiro disse e bem que o Fla é o 2º clube de muitos no Nordeste, onde os clubes locais também têm forte massa adepta. Se eu mudasse para um novo país, mesmo que não fosse adepto de x clube, se desse para ver futebol lá eu ia. Adoro futebol e adoro ir ao estádio ver o ambiente. agora em certas condições. Vou pagar balúrdios, para ver misérias num clube que nem é o meu? Já me basta perder 90 minutos para ver o meu amor Benfica a jogar mal e porcamente, não estou para passar por isso por nenhum outro.
          Acho que o que se deveria reequacionar era a Taça da Liga e s supertaça desaparecerem. Sugeri aqui uma taça da lusofonia, eventualmente os 8 primeiros de cada liga dos países lusófonos ou, uma segunda versão, os 6 primeiros da I Liga, o vencedor da Taça e o campeão da II divisão de cada país faziam um minitorneio, dividido em fase de grupos.
          Todos os anos se fazia num local da lusofonia diferente ou num país com importante diáspora. Seria uma grande fonte de receitas (quer de tv quer de bilheteira) e permitia mais competitividade, porque as equipas pequenas iriam jogar contra equipas maiores e cresceriam. Imagina as receitas de bilheteira e de tv de um Fla-Braga? Ou Braga-Fla?
          Agora, reduzir para 10 equipas como alguns defendem, acho errado, não acho que o problema sejam 18 equipas, há factores que contribuem para o declínio do futebol português, respondi ao Estigarribia sobre isso no post da derrota do Sporting hoje.

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:21 pm

        *grandes recebem é o dinheiro que produzem

    • Kafka
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:18 pm

      E os clubes pequenos estão dispostos a diminuir o nr de clubes para se adaptar a oferta à procura? Ou essa parte já não interessa e é mais bonito culpar exclusivamente os 3 do costume?

      • panther1903
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:34 pm

        Também tu, tal como o Joga_Bonito, tens uma capacidade para extrapolar e ler nas entrelinhas brilhante.

        Mas já agora, explica-me como é que o número de clube impacta a relação entre procura e oferta. E já agora, procura e oferta de quê?

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:56 pm

    Que clube. Podia dizer que isto é culpa deste ou daquele, mas isto é o Sporting há 30 ou 40 anos. O Sporting que na Europa é zero, que entra medroso na maioria dos campos e que perde na maioria das vezes fora de seja, seja o adversário poderoso ou fraco. Nos outros clubes as vantagens dão confiança, no Sporting dão medo de querer assumir o jogo e mostrar superioridade. Preferimos entrar a pensar em não sofrer do que em marcar. Não sei se pelos jogadores, se pelo treinador ou pelo ADN do clube em si, mas isto hoje não foi nada. O Istambul Basaksehir é o líder da Turquia, não é uma equipa qualquer e tem jogadores experientes, mas tínhamos uma vantagem de 2 golos e mesmo após o 2-0 marcámos e tivemos o jogo na mão. Não se admite esta palhaçada porque não há outro nome que não palhaçada.

    Indo a factores técnicos, é claro que o Silas é fraco, aliás é o pior treinador que vi no Sporting nos meus 24 anos de existência. Nem o Vercauteren era tão mau como este senhor que ainda por cima fala como se fosse um catedrático. Disse que o Basaksehir não era forte, pois bem, foi humilhado pela equipa fraca então. Tomou opções que não lembram a ninguém, não incutiu a mensagem certa e a cereja no topo do bolo foi meter o Eduardo aos 91′ antes de um canto e com a possibilidade de prolongamento na mesa. Que é isto? Um prolongamento com Battaglia-Eduardo-Doumbia? Este tipo só não é despedido porque é preciso queimar alguém até Maio. O erro já está cometido e não há nada a fazer agora. É esperar e digerir o melhor possível a Liga.

    Quanto ao plantel, hoje há pouco para dizer de bom também. Curiosamente os menos utilizados foram os melhores. Plata, Ilori… tudo o resto foi muito mau, sobretudo Ristovski, que não sei como continua a jogar. Coates horrível também, Battaglia muito abaixo dos últimos jogos, Wendel com muitos passes falhados e a dupla Jovane-Sporar quase não se viu (e Jovane quando se viu foi para fazer disparates). Max errou, mas ainda safou 2 golos. Vietto foi quase herói e réu. Exibição muito fraca do argentino. Enfim, é quase impossível recuperar deste embate, sobretudo quando os sinais vinham sendo de retoma. A época acabou hoje, agora é lutar pelo menos mau. Doloroso.

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:25 pm

      Por exemplo em 2015/16 o Sporting foi ganhar à Russia, ao Lokomotiv, por 4-2 com miúdos (Esgaio, Jonathan Silva, João Mário, Gelson, Matheus)

      Isto há treinadores e treinadores, Jorge Jesus com uma mão faz mais que Silas com o corpo inteiro

  • bstrider
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:56 pm

    Como dizia hoje na capa da Abola, “hoje é só para os grandes!” ;)

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:21 pm

      Nao vi essa capa, raramente vejo qualquer jornal, mas isso nem e so mau gosto, e mesmo maldade.

    • Rev7
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:48 pm

      Uma capa completamente desnecessária a mandar a boquinha nojenta. São muito tristes, mas vão todos ser eliminados.

  • BioSpot
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:56 pm

    A eliminatória estava ganha, digam o que disserem, cuspa-se o ódio habitual que quiserem. Estava ganha.

    Mas, quando a mentalidade que se passa à equipa é de gestão, controlo do jogo e abdicar de tentar atacar em prol de defender um empate, normalmente dá asneira. Ficamos refém da tão famosa Lei de Murphy.
    Não se pedia que jogassem como o fizeram na primeira mão. Mas pelo menos que a mentalidade fosse de ganhar, fosse de empenho. Bastava isso para estar a eliminatória ganha. Depois durante o jogo foi o festim do desnorte do Silas. Mais do mesmo a nível tático, mais do mesmo a nível de ausência de zonas e linhas de pressão. Acho que já chega de Silas, Acho que já chega de ausência de projeto

    • Pactum Santorum
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:37 pm

      Não, longe disso. Certos estavam quem na altura do sorteio disse que o Sporting não passava desta eliminatória, porque o IB tem jogadores no meio campo e ataque que compensam a fraca defesa.

    • Ricard0
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:25 pm

      Não. A eliminatória não estava ganha. Estava bem encaminhada mas qualquer adepto do Sporting, até pelo histórico, não fica surpreendido por este resultado. O Sporting tem imensas dificuldades em ganhar jogos fora e muitas mais ainda em dar a cara quando é preciso guardar vantagens ou aumentá-las, treme-se por todo o lado. Hoje apanhou-se uma equipa melhor que o Boavista e cá está. 4 batatas.

      • BioSpot
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:00 pm

        Honestamente, qualquer equipa tinha mais que obrigação de passar estes turcos. O problema, e não é só do Sporting, é a mentalidade com que se encara jogos. Esta mentalidade em Portugal perde-se cada vez mais a cada dia que passa. Andamos pela rua da amargura e lá fora vê.-se o resultado, quando é pedido para mudarem o chip psicológico. Eu quando comparo os dois jogos feitos contra o Basaksehir vejo na primeira mão uma equipa a querer acabar com a eliminatória e na segunda mão outra a pedir “por favor, goleiem-nos”, independentemente da qualidade do plantel ou do jogo jogado.
        Isto é grave, torna-se um vicio, e há provas disso hoje em alguns jogadores. Não consigo entender como alguém boicota uma eliminatória assim desta forma.

        • Ricard0
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:34 pm

          Concordo.
          Não consigo perceber como é que o factor fora consegue influenciar tanto uma equipa. É que Porto e Benfica pode até acontecer na Europa mas o Sporting é nas competições todas.
          Parece que têm medo, estão habituados a jogar à equipa grande (mais posse de bola e controlo de jogo) e depois vão jogar fora e parece que assumem que quem tem de fazer isso são os da casa.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:22 pm

      De acordo. Estamos “todos” fartos do Silas!
      Espero que o presidente também esteja…

      SL

  • Vitoria SC
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:55 pm

    entao mas.. segundo um jornal desportivo nacional.. isto nao era coisa para grandes??

    3 clubes que secam adeptos e recursos aos outros todos nas suas guerras interminaveis.. para isto.

  • Muska
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:54 pm

    Esta eliminação é exclusiva do treinador. Não é a primeira, nem segunda, nem terceira derrota em que a culpa é de Silas. Os 30 minutos do prolongamento com Eduardo, Battaglia e Doumbia no meio campo e com Pedro Mendes como opção a sair do banco pareceram vindos dum pesadelo muito obscuro.

    Não chegou os 45 minutos que deu de avanço, resolveu voltar à mesma toada nos últimos 20 do segundo tempo. Bastou o Sporting atacar para se perceber o quão superior é aos turcos, que podíamos ter facilmente ganho tanto a eliminatória como o jogo se a proposta de jogo não tem sido tão lamentável. A entrada de Doumbia por Jovane antecipava um golo do Basakehir. Foi o baixar no terreno, o dar a bola ao adversário, o deixar de procurar marcar. E depois a substituição do Eduardo antes de um canto. Nem nos infantis, isto não se inventa, é pura incompetência.
    Espero mesmo que seja despedido amanhã, ao fim e ao cabo poucos farão pior.

  • Ricard0
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:53 pm

    Qualquer Sportinguistas já estava à espera disto, desde que me lembro que o Sporting é isto.
    Se o Porto tem desculpa porque o Leverkusen é das equipas mais fortes da Liga Europa e o Braga e o Rangers estão mais ou menos no mesmo nível (apostei no Braga mas pronto), ver o Sporting, depois de uma vantagem de 3-1, levar QUATRO golos de uma equipa que tem ZERO processos ofensivos é de levar as mãos à cabeça. Andou o treinador a semana toda a dizer que não iamos jogar para o empate (pelos vistos era para perder), o presidente a falar já dos oitavos e os jogadores a porem n e n de publicações nas redes sociais, levando-me a pensar que até estariam focados no jogo e interessados em mostrarem-se nas competicões europeias. Resultado? 4-1 na Turquia, onde pelos vistos o Sporting nunca havia perdido.

    Quanto ao jogo, não percebi para quê o Bolasie. Não é de experiência de certeza porque isso interessa quando o jogador tem qualidade. Senão o Sporting ia buscar gajos de 40 anos a qualquer clube e depois metia-os a jogar nestes jogos decisivos. De relembrar que o Bolasie jogou pela primeira vez na carreira nas competições europeias esta época. Verdade que tem experiência de PL mas não de eliminatórias. Plata é melhor, tem de jogar de inicio, porque é um jogador que quer mostrar serviço e quando entra para jogar 30min com os nervos de se querer mostrar precipita-se sempre.
    Mas se calhar eram só poupanças para Famalicão, que o Sporting ainda vai ganhar o campeonato e ninguém me disse.
    Foi tudo fraco hoje, ninguém se destacou positivamente. Pela negativa, continuo a ficar cada vez mais desiludido com o Vietto. Verdade que marcou, não temos ganho sem ele mas estava à espera de bastante mais, principalmente mais contribuição para golo.

    Uma palavra para Silas. Obviamente que não vai acontecer porque a época do Sporting acabou (oficialmente porque já estava acabada há muito) mas por mim era corrido ainda hoje. Não é viável naturalmente mas estou por tudo. Metam o treinador das camadas jovens a treinar o resto que falta e têm 4 ou 5 meses para arranjarem um treinador novo.
    Desculpem-me a expressão mas mete-me nojo ter um treinador a treinar um clube grande, favorito para a eliminatória, com uma vantagem, e que me entra todo borrado contra uma equipa que não tem qualquer jogo tático. É tudo na base do balão ou ataques rápidos. Marca o golo, tira-me logo o extremo e mete um médio. Canto aos 90 para os turcos, em vez de esperar a ver se dava golo (e prolongamento), decide-me tirar o Wendel e mete o Eduardo, que nem parece o mesmo do ano passado, e sofremos o golo no canto. É inacreditável. Nunca vi nenhum treinador fazer isto, porque todos os treinadores a sério sabem o que fazer nestas situações, ainda para mais uma jogada que decidia o rumo da eliminatória. É mau demais! Só de pensar que os Benfiquistas tanto reclamam do Lage, eu nem imagino o que diriam do Silas.

    Por fim, fico a aguardar o comentário do Estigarribia. Acho inacreditável que alguém que se diz adepto do Sporting tenha andado a vender o peixe que o Basaksehir era uma equipa quase ao nível distrital e que o Sporting tinha obrigação de vencer. O mesmo Sporting que raramente consegue ganhar fora, ainda para mais com adversários ligeiramente mais fortes. Cantar de galo dá nisto e mete-me impressão como é que com a situação atual do clube, ainda haja alguém que consiga pensar desta maneira, ainda para mais um user que todos os dias diz que o Sporting precisa de paciência e trabalhar sem pressão. Tomar vitórias como garantidas na Liga Europa, tendo em conta a época do Sporting, não é meter pressão? Uma verdadeira lição!

    Não gosto do JJ, mas com ele o Sporting marcava 7 ou 8 golos aos turcos, nesta eliminatória.

  • Fantantonio
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:51 pm

    Não tenho muito a dizer, a não ser “eu avisei”. No fim da 1ª mão, bem disse que por muito bem posicionado que o Sporting estivesse para passar, com a equipa no momento em que está, tudo é possível, infelizmente.
    A equipa criou pouco, o IB não foi propriamente avassalador, o Sporting acaba os 90 min com oportunidades tanto para perder definitivamente como para ter resolvido a seu favor.
    O que vou dizer é que as substituições prejudicaram a equipa, pedir a Vietto para dobrar no flanco quando claramente não é vocacionado para isso, é um tanto absurdo, as entradas de Doumbia e Eduardo só fizeram com que o Sporting jogasse o prolongamento com 3 médios, mas com nenhum que fosse extraordinário a atacar ou que até tivesse essas caraterísticas para o fazer com o critério que o Sporting precisava, sendo que a substituição de Eduardo é feita num canto sem grande sentido e a desorganização na sequência desse canto, enfim… Por fim, a substituição de PL por PL a precisar de marcar no prolongamento, foi a cereja no topo do bolo. Rosier e Plata também deviam ter começado este jogo de início porque isto estava longe de estar ganho.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:44 pm

    E no final mandam o Plata à Flash Interview, não havia mais ninguém para dar a cara depois de mais uma vergonha destas, mandam um dos miúdos que menos culpa tem no cartório, a isto se chama gestão de activos.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:59 pm

      E o Emanuel Ferro a dar a cara depois disto! Coitado, ninguém merece.
      Às vezes pergunto-me se ficasse efectivamente o E. Ferro a comandar a equipa as coisas não iriam melhorar.
      Qualquer coisa é melhor que o Silas… é o Jesé dos treinadores!!

      SL

      • Ricard0
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:36 pm

        Ninguém merece? Mas não é um dos responsáveis por coordenar o Sporting? É o treinador adjunto, tem quase tanta responsabilidade que o Silas. Ainda para mais. segundo o Ferro, o Sporting é superior nos jogos todos. O Sporting já fez 27 jogos com o Silas, só 17V mas fomos superiores em todos. Com um discurso ridiculo destes, nem dá para ter pena.

        Pena tenho dos que apoiam o clube e têm de lidar com isto desde nascença. Ou dos adeptos que ainda foram ver a equipa jogar à Turquia. Desses sim tenho pena, não de incompetentes que tem a sua incompetência a ser paga.

        • O Comendador
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:23 pm

          Ricard0,

          compreendo esse ponto de vista, mas acho que o Zé Pedro é o verdadeiro braço direito do Silas, não o Ferro. No lugar dele, o que iria dizer?
          “Somos inferiores e merecemos perder?”

          Pois…
          SL

          • Ricard0
            Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:38 pm

            Não. Dão a cara, assumem os erros e diziam ou explicavam por exemplo porque é que o Sporting entrou a medo e não tentou marcar logo 1 ou 2, a uma equipa bastante má defensivamente, para acabar com a eliminatória. Ou seja, focar apenas na única competição que nos sobrava.

            Mas pronto, é mais fácil dizer que é injusto porque na 1º mão jogamos melhor do que eles jogaram hoje. Isso para mim não é nada. Vitórias morais a mim pouco me interessa. Como qualquer adepto, queria apenas uma explicação ou um pedido de desculpa para mais uma humilhação esta época, mais uma pelo Silas.

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:40 pm

    Uma palavra para os comentadores que foram absolutamente terríveis também. Só falavam em experiência aqui e experiência ali. Que o Sporting era muito melhor e que por circunstâncias não passava. Se o Sporting fosse realmente melhor, não tinha sido goleado. Sim, levamos 4! Não é só termos sido eliminados, mas levamos 4, uma goleada. Incrível Silas.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:51 pm

      Tudo dito, Filipe. O Sporting tinha obrigação de passar este Istanbul Basaksehir e fomos humilhados na Turquia na nossa 1ª derrota em solo turco. Eu já tinha dito que uma eliminação com esta equipa deveria dar direito a demissão de Silas. Batemos no fundo.

      Saudações Leoninas

  • Mike
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:35 pm

    Vintage Sporting – quando parece haver uma réstia de esperança acontece algo de mau. Aconteceu 2x hj.

  • Miguel Lopes
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:33 pm

    Não temos um treinador que consiga mandar um berro aos jogadores para acalmarem o jogo na parte final dos 90 minutos. E eu já só estou a falar deste período.
    Eu que até gostava do Silas, mas já começas a estar mais.
    Isto com o JJ, ele até saltava para dentro do campo a gritar com eles e ainda lhes dava uns calduços.

    • Leonidas
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:51 pm

      E jogadores com qualidade para fazermos posse por exemplo, quantos tínhamos? E jogadores inteligente para resolver a eliminatória naqueles lances no final?

      • Miguel Lopes
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:54 pm

        Apesar de eu não considerar o Vietto um jogador de topo + o Wendel, penso que poderiam levar o jogo para um dos cantos, fazer passar tempo, etc. Não fazer remates precipitados, com + jogadores no meio campo ofensivo e o que tinha a bola rematava logo, sem fazer um único passe – e e isto aconteceu umas 4/5 vezes nos últimos 5 minutos.

  • Amigos e bola
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:33 pm

    Como já disse no post do Porto, volto a colocar a mesma pergunta: que jogadores dos 3 grandes vão ao Europeu?

    Chegou ao ponto onde já nem os jogadores do 3 grandes têm qualidade para a seleção, tal é o hiato.

    O nível é cada vez mais baixo e ninguém faz nada.

    • Chico
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:39 pm

      Rúben Dias e Pepe.

    • Marcio Ricardo
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:51 pm

      Ruben Dias, Rafa ( se voltar ao seu nível ), Pepe e Danilo

      • Rev7
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:51 pm

        Rafa como disseste fora do seu nível, Danilo com uma época com lesões e banco; Pepe quase nunca joga lesionado. Sobra o Ruben Dias e porque não há mais centrais…

      • Amigos e bola
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:58 pm

        Danilo duvido que vá.
        E mesmo que vá, 4 em 23 não é muito pouco?
        Não mostra que já nem os poucos jogadores portugueses que jogam nos 3 grandes não tem nível para a seleção?

        • Ricard0
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:48 pm

          Ou que o nível da seleção aumentou e isso implica que os jogadores estejam já em campeonatos mais atraentes e mais bem pagos?
          Em 2016 foram 7 jogadores dos grandes (+1 do Braga). 4 eram do Sporting e já nenhum está no clube (Patricio, João Mário, William e Adrien), o Eliseu, o Danilo e o Rafa quando estava no Braga.

          Portugal não tem um campeonato de topo e por isso se grande parte dos jogadores jogassem em Portugal não ia ser muito bom sinal.

          O Sporting ficou sem o Bruno este ano, o Benfica sem o Felix porque lá está, os melhores portugueses não querem estar para sempre a jogar na liga portuguesa. Ruben Dias deve ser dos próximos.

          Não esquecer que só se podem levar 23 jogadores. Portugal é uma seleção de topo, e em resultado de ter um campeonato fraco, os bons jogadores estão quase todos a jogar fora. Mas não quer dizer que os que ficam de fora da seleção sejam necessariamente maus, apesar de que claro o nível do jogador que fica estar a baixar.

    • Antonio Clismo
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:50 pm

      Quando o Wolves aposta mais no jogador português do que os clubes nacionais está tudo dito.

      • Andre1982
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:00 pm

        O wolves não aposta no jogador português, Mendes é que aposta no wolves.e o jogador português que vai para o wolves nenhum clube em Portugal consegue pagar o seu salário.lei do mercado.

  • Af2711
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:33 pm

    Eu não sei como nenhum clube das ligas top-5 nunca apostou em Edin Visca. Jogador extremamente consistente ao longo das épocas no Basaksehir (ainda antes de ser o Basaksehir, quando era Istanbul Belediespor) e desde 2017 tem mostrado qualidade para outras paragens.

    • Ricard0
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:51 pm

      Posso estar a ter um grande esquecimento, mas há exceção do Under, que jogadores sairam do campeonato turco (ainda para mais o Visca não é propriamente jovem) e vingaram a sério numa liga top5?

      • Af2711
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:59 pm

        Marcelo no Lyon, graças ao bicampeonato pelo Besiktas, Ozan Kabak tem feito um percurso interessante entre Stuttgart e Schalke na Alemanha, o Emre Çolak chegou a ter bons momentos no La Coruña antes da descida, e agora voltou após um período na Arábia, Çaglar no Leicester, o Yusuf Yazici teve azar de romper os ligamentos logo numa fase em que vinha se afirmando no Lille, o Trezeguet tem sido opção regular no Aston Villa. O próprio Demiral apesar de ter sido do Sporting só saiu pelos grandes seis meses que fez no Alanyaspor.

        São jogadores que ao menos são úteis aos clubes, algo que creio que Visca poderia ser também. No caso de Çaglar impressiona, embora não tenha ficado muito tempo no Altinordu mas até agora é o que tem tido mais sucesso.

        • Ricard0
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:42 pm

          Só não conheço o Colak mas de resto se reparares não são jogadores que se destaquem por aí além, como os jogadores que saem de Portugal, por exemplo, e por isso acredito que muitos clubes das ligas top5 acabem por nem achar o mercado turco assim tão atrativo.

          Eu também acho o Visca bom jogador e já tinha reparado nele a época passada. Não sei é se faria diferença em palcos maiores.

  • Pinky
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:31 pm

    Mesmo tendo em conta o adversário acessível e o 3-1 na primeira-mão, sempre fiquei com a sensação de que a eliminatória ia acabar desta forma. Enfim, Sporting a ser Sporting.

  • w0bbly
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:31 pm

    Estigarribia espero que tenhas aprendido uma lição hoje

  • Leonidas
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:31 pm

    Ainda bem que fomos eliminados. Se tivéssemos passado e nos saísse no sorteio uma equipa decente seríamos certamente humilhados.

    Mas este jogo foi apenas voltar à normalidade (exceções foram os últimos dois jogos). E ainda se tentou vender a ideia que vender o Bruno Fernandes ia levar a uma melhoria exibicional do Sporting.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:30 pm

    Ridículo. O Sporting tinha obrigação de ultrapassar esta equipa do Istanbul Basaksehir. Espero que Silas seja demitido no fim da época. Keizer e Peseiro foram demitidos por muito menos.

    Colectivamente foi um jogo miserável da equipa que nunca se encontrou no jogo e deixou fugir um pássaro que já tinha na mão. Só o Acuna mostrou raça de leão em Istambul. Se todos tivessem tido a raça do argentino tínhamos passado. Pela primeira vez o Sporting perdeu na Turquia na sua história.

    Já agora, o futebol português leva assim uma razia de equipas portuguesas e que isto seja um abre-olhos para os clubes portugueses e para os seus dirigentes.

    Saudações Leoninas

    • RLuz
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:28 pm

      Estigarribia, hoje aprendes te uma lição muito importante.

      Nunca metas as “mãos no fogo” pelo Sporting(pelo menos este atual) !

      Desculpa, mas não resisti. :)

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:07 pm

        RLuz,

        Na boa. Não levei a mal. Eu não sou pessoa de guardar rancores de ninguém e isto foi apenas um jogo de futebol. Há coisas mais importantes na vida do que um jogo de futebol.

        Saudações Leoninas

    • Pactum Santorum
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:42 pm

      Dica: o Silas não precisa de ser demitido, porque o contrato termina no fim da época.

      Qualquer adepto do Sporting ou de outro clube que conheça o futebol actual, como eu, disse logo no sorteio que o Sporting não passaria desta eliminatória.

    • Miguel Lopes
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:39 pm

      E se ele saísse já? Podiam ir buscar o Vítor Oliveira ;)

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:52 pm

        Miguel Lopes,

        Por acaso sempre tive curiosidade em ver o que Vítor Oliveira poderia fazer numa equipa como Sporting, Benfica ou FC Porto. E acho que era o momento certo, na próxima época, para isso. Mas é só a minha opinião.

        Saudações Leoninas

    • John Tavares
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:36 pm

      Entrámos a perder tempo. Tudo dito sobre Silas. Se se tivesse um treinador para o próximo ano já alinhavado, por mim entrava já para conhecer o plantel e preparar a próxima época. Esta época já era.

      SL

    • johnnyp96
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:35 pm

      E um abre-olhos a adeptos como tu. Pensam que isto é favas contadas e perdemos sempre. Adeptos que estão mais preocupados em reclamar com claques.

      O Sporting nunca vai passar disto por culpa própria.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:46 pm

        johnnyp96,

        Mais respeito pelas opiniões de outros users, se faz favor. Claques que invadem uma Academia e agridem um plantel inteiro não podem escapar impunes. Oxalá nunca vejas o teu clube passar por um momento desses.

        Saudações Leoninas

        • johnnyp96
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:03 pm

          O meu clube é o Sporting. Eu não posso respeitar opiniões de adeptos do meu clube porque 90% não sabe nada de futebol.

          Os teus comentários não trazem de novo aqui, estás sempre a reclamar das claques, estás sempre a defender a direção, metes o Sporting num pedestal, quando na verdade já nem grandes somos.

          Percebe uma coisa, eu não apoio nem claques, nem direções, nem treinadores, nem jogadores, eu apoio o Sporting Clube de Portugal e exijo o máximo de cada representante. A verdade é que tudo fraco a começar nos adeptos que só se preocupam em falar dos outros clubes e reclamar.

          • Estigarribia
            Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:10 pm

            Desculpa lá, eu também não apoio claques, nem direcções. Eu sou do Sporting Clube de Portugal. E eu aqui no blog já critiquei muitas vezes a equipa do Sporting. Se há coisa que eu mais quero no mundo é que o Sporting seja sempre vencedor. E já agora dizeres que já não somos grandes é ridículo, pois o Sporting é e sempre será um GRANDE Clube.

            Eu não tenho problemas em criticar a equipa, nem em elogiá-la. Vou continuar a apoiar o Sporting como sempre faço e acho que todos nós, Sportinguistas, deveríamos fazer isso.

            Saudações Leoninas

            P.S.: Agora que já pusemos isto em pratos limpos, acho que podemos deixar isto para trás.

        • w0bbly
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:55 pm

          Que opiniões? Vieste no post do 11 dizer que já tinham passado e mais não sei quê. Tem toda a razão o johnny

  • Consuela
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:30 pm

    Onde está aquele user que disse que a eliminatória que estava no papo? Dia negro para o futebol português. Resignemo-nos que agora somos escumalha completa.

  • Joaopcalves
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:29 pm

    O futebol português esta semana foi constrangedor. E com um pouco de futurologia, ficamos já com ZERO equipas a Europa.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:29 pm

    Péssimo. Um clube do Erdogan passar é horrível!

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:29 pm

    Completamente lamentável o espetáculo ridículo que Silas foi fazer a Turquia, nem devia voltar com a comitiva. Entrou para não perder, isso foi claro. Ristovski foi sofrível, Bolasie completamente inútil, não se entende. A substituição de Eduardo é uma comédia. O Jovane porque marcou de pênalti em Vila do Conde merece tudo. Ridículo. Mau jogo de Max. Não há muito a dizer, derrota clara do treinador que entrou com uma mentalidade pouco profissional e que não é coerente com os valores do Sporting.

  • Chico
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:28 pm

    Fantástico. Momento Sporting. Jogar como nunca, perder como sempre. Eternos campeões precoces.

    O futebol português está num estado deplorável. As equipas lusas são fraquíssimas. Porto, Benfica, Sporting, Braga… Todos! Hoje ficamos sem equipas nas competições europeias.

    • Manel Ferreira
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:05 pm

      O Braga foi tão fraco que ganhou 8 de 10 jogos europeus que fizeram antes desta eliminatória.
      O Guimarães fez talvez a melhor época (em termos de pontuação) dos últimos 15 anos em termos de equipas fora do top-4.
      Mas o que interessa é bater só porque os grandes estão mais fracos. Os clubes pequenos e médios não estão piores do que antes. Até já foram bem piores.

      • Miguel Lopes
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:58 pm

        Sim, mas despediram o treinador que possibilitou isso.
        Para mim, o Braga deveria ter o Sá Pinto para as competições europeias e Taças, e o Rúben Amorim para o campeonato.

      • Chico
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:15 pm

        É um clube fraco. Na fase de grupos, os clubes bons Vacilam. Foi eliminado facilmente pelo Rangers. O Braga era mais forte há uma década. A distância para os outros grandes simplesmente diminui porque os outros três ficaram muito, muito mais fracos. O Benfica passou de ser uma equipa genuinamente top 15 para nem sequer ser uma das 50/60 melhores equipas europeias.

    • Lobo
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:46 pm

      O Braga não foi fraco na Liga Europa. Se conseguiu uma série de 13 jogos consecutivos sem perder na Europa, não pode ser considerado fraco. Perdeu com o Rangers, mas não envergonhou ninguém. Mas entendo o que queres dizer: o futebol português está menos competitivo do que era há 6 ou 7 anos. E a tendência é piorar.

      • Chico
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:13 pm

        Não envergonhou ninguém, mas não deixa de ser fraco. Foi eliminado por um Rangers sem forçar…

        • Lobo
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 11:38 pm

          Facilmente, como assim? Não viste a primeira mão. Eles em Braga jogaram à defesa e tiveram uns 3 ou 4 contra-ataques. O que é que significa “fácil”? O que significa “sem forçar”? E em casa foram comidos durante 60 minutos (aos 60 minutos o Braga estava com quase 70% de posse da bola, tinha enviado uma trave e falharam outras 5 — sim 5— oportunidades flagrantes).

          Os factos não são consistentes com a tua vontade gratuita de dizer mal, só porque sim. O Porto, sim, foi dominado pelo Rangers e perdeu bem, por 2-0. Mas o Braga não tinha nenhuma obrigação de passar. Era 50-50 antes da eliminatória. Queres sinceramente comparar isso com o que se passou em Istambul?

          • Chico
            Posted Fevereiro 28, 2020 at 1:43 am

            Quando é que comparei com o que se passou em Istambul????

            Mas pronto dou a mão à palmatória. O Braga é uma equipa fortíssima. Só o ecoar do nome faz estremecer os colossos dessa Europa fora, tipo Rangers. Afinal, o futebol português está muito bem, graças ao excelente futebol praticado pelo Sporting de Braga.

    • ViraMilhe
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:35 pm

      Jogar como nunca quando? É que já nem isso…

      Quanto ao segundo parágrafo concordo e está à vista de todos. O rei vai nú!

    • lopez
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:29 pm

      O Sporting não jogou como nunca. Simplesmente não jogou. Se tivesse jogador à bola, não tinha perdido

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:29 pm

      Não jogaram como nunca, pelo contrário, jogamos como sempre – mal.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:26 pm

    Que vergonha. Não há palavras para isto.

    Só espero que o incompetente do Silas seja despedido.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:51 pm

      João, subscrevo!

      #foraSilasJá

      SL

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:40 pm

      Eu até achei piada ao Silas no início, mas agora vejo que não está preparado para os voos altos ainda. Só não sairá porque Varandas não quererá ter 4 treinadores na época. Além da questão que se coloca: quem quererá vir para um clube com uma guerra civil, onde já nada pode ganhar e onde a qualidade é fraca?

      • JoaoMiguel96
        Posted Fevereiro 27, 2020 at 9:58 pm

        Já eu nunca achei. Um gajo que é despedido do Belenenses nem sequer pode ser equacionado para o Sporting.

        O problema é esse. Não há ninguém que queira vir, mas até eu fazia melhor.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 27, 2020 at 10:25 pm

          Admito que o Silas tem um bom discurso e aparentemente uma boa ideia. A questão é que não a está a aplicar, isso ve-se nas constantes mudanças, não parece ter ainda definido um plano claro.
          Se Silas sair agora só vejo duas soluções: ou o Sporting põe um interino ou avança para Vítor Oliveira, que poderá aceitar para ter a maior chance da carreira dele.

          • JoaoMiguel96
            Posted Fevereiro 28, 2020 at 1:57 am

            Se saber falar fosse sinónimo de competenci90% dos políticos eram do melhor. Agora a sério, cedo se viu que era fogo de vista. A confirmação foi quando levou 7 ou 8 do Sporting do Keizer.

            Não acredito que o Sporting o despeça já. Varandas não vai querer assinar já a sua sentença de morte. Quanto ao substituo, queria alguém com um perfil diferente e com uma maneira de trabalhar diferente. Não me importava nada que explorassem o mercado austríaco, por exemplo. Valerien Ismael tem feito um trabalho notável no Linz e já merecia claramente outros vôos.
            O Vítor Oliveira nunca na vida vai aceitar vir para o Sporting. Ele gosta de projetos calmos, com qualidade e estabilidade. Nada disso é sinónimo de Sporting.

            • Joga_Bonito
              Posted Fevereiro 28, 2020 at 1:18 pm

              Sim, concordo que o VO só queira estabilidade, mas com a idade que tem, é uma hipótese única, talvez nunca mais tenha outra chance de treinar um grande. Isso pode levá-lo a aceitar.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 27, 2020 at 8:32 pm

      João,

      Faço minhas as tua palavras. Eu já tinha dito anteriormente que uma eliminação perante estes turcos deveria dar direito a despedimento de Silas. Espero que isso aconteça.

      Saudações Leoninas

Deixa um comentário