Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Taça da Liga só vai ter 8 equipas

Não era melhor suspender ou anular de vez esta Taça? A Liga sempre tentou que esta fosse uma prova para os ‘grandes’, a estrutura da competição mostrava isso mesmo, mas esta medida vinca ainda mais essa ideia que em Portugal só contam meia dúzia de clubes.

Os clubes aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária da Loga, o novo formato para a Taça da Liga 2020/21, que será disputada por apenas oito equipas. Assim, a competição será disputada pelas seis primeiras equipas da I Liga classificadas na última jornada de novembro que vem, assim como as duas melhores, à mesma data, da II Liga. A partir daqui ficarão definidos os quartos-de-final desta renovada Taça da Liga, que serão disputados nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, com as quatro melhores equipas da Liga NOS a jogarem em casa. Os vencedores das quatro partidas apuram-se para a final 4, cujos três encontros se disputarão numa cidade a anunciar.

33 Comentários

  • Nazgul
    Posted Julho 29, 2020 at 5:12 pm

    Sai mais uma Proençada!

    Por mim até achava piada favorece os mais pequenos nesta taça, mas fazem sempre o contrário …

    Por mim obrigavam os grandes a enviarem uma lista com 60% portugueses e alguns jovens e sub 23!

  • MiguelRosa
    Posted Julho 29, 2020 at 2:22 pm

    Sempre dava para outros clubes que não os do costume ganharem. Assim, é a Taça “Proença Lapa ao Poder”. Triste. Mau. Desnecessário. Redutor

  • fmadu8
    Posted Julho 29, 2020 at 10:32 am

    A taça da liga deveria se jogar durante o mês de Agosto, serviria como pré epoca, um bocado a imagem como tem os estaduais no Brasil.
    Principalmente este ano com a pandemia fazia todo o sentido, uma vez que fazer amigáveis com equipas estrangeiras vai ser muito complicado.
    Pensar futebol fora da caixa que faça sentido e traga coisas positivas ao futebol é muito difícil para estes dirigentes que nos temos.

  • André Dias
    Posted Julho 29, 2020 at 10:08 am

    A Taça da Liga é uma competição completamente redundante quando já temos a Taça de Portugal. A existir, teria que ser num formato diferente.

    Limitar a competição às 8 equipas que vão em primeiro numa determinada fase da época é absurdo e não é solução. Não só se está a excluir todas as equipas que podiam realmente crescer com a conquista deste troféu como também não faz qualquer sentido uma qualificação com base numa classificação momentânea em vez de utilizar a classificação do final da época.

    Eu sugeria um formato com todas as equipas da 1ª Liga (e apenas 1ª Liga), excepto aquelas que se conseguirem qualificar para competições europeias. SCP e Rio Ave ainda vão disputar a fase de qualificação da Liga Europa, a sua entrada na Taça da Liga aconteceria caso falhassem o apuramento para a fase de grupos da LE.

    A ideia seria utilizar a competição para que os clubes pequenos e médios possam manter o mesmo ritmo competitivo das equipas que vão à Europa, ao mesmo tempo que se reduz o calendário extenso das equipas que disputam LE e CL. Sem a presença das equipas mais fortes da liga, os clubes pequenos e médios do nosso campeonato teriam também mais hipóteses de conquistar um título, já que a competitividade da Taça da Liga seria mais equilibrada.

  • Tiago Martins
    Posted Julho 29, 2020 at 1:02 am

    Portugal vive indubitavelmente de modas. Tanto se elogiava o modelo inglês e que cá os jogos escasseavam, agora já há demais…

    A Taça da Liga na minha opinião faz todo o sentido, numa óptica de apostar em jogadores menos utilizados e em jovens da formação! O que sempre discordei foi dos moldes de fase de grupos a beneficiar claramente os melhores clubes.

    • Giuseppe F
      Posted Julho 29, 2020 at 12:13 pm

      Tendo em conta o objetivo dos jovens concordo. Mas isso de beneficiar os grandes acontece em todo o lado. Há potes na Champions, LE, Euro e Mundial…

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Julho 28, 2020 at 10:36 pm

    É um compromisso dadas as circunstâncias. Não penso que seja um formato para manter.

  • Daniel Alves
    Posted Julho 28, 2020 at 9:35 pm

    Eu gosto desta Taça, mas para isto mais valia não ser disputada na próxima época. Não é esta a remodelação que se pede.

  • TBL
    Posted Julho 28, 2020 at 9:29 pm

    Só justifico isto com compromissos com patrocinadores ou teimosia. Nem consigo encontrar palavras para descrever está solução…

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 28, 2020 at 9:21 pm

    Com a subida à 1a Liga ao fim de tanto tempo, dispensava bem a presença do Farense nesta competição. Só vai servir para encher o calendário e as últimas épocas mostraram que temos tido planteis curtinhos e sem grande margem de manobra.

    Enfim.

    • Bruno Cunha
      Posted Julho 28, 2020 at 10:07 pm

      Farense só irá participar se tiver em 6º lugar em Novembro. As equipas da 2 liga serão as que tiverem em primeiro por essa altura também, não as do ano passado (que nesse caso seria sim o Farense)

      • Manchester Is Red
        Posted Julho 28, 2020 at 10:51 pm

        Mea culpa.

        A minha interpretação foi que a classificação dizia respeito às classificações da época passada (o que não fazia sentido nenhum, para dizer a verdade).

        Sendo assim, não teremos qualquer problema nesse sentido :D

        • Kacal
          Posted Julho 29, 2020 at 2:53 pm

          Se fosse a ti não dizia já que não terão qualquer problema eheh, é que em Novembro o Famalicão andava ali para cima na classificação. Novembro ainda é uma fase algo inicial da Liga e podem existir surpresas. Não me surpreenderia ver o Farense em 6º, por exemplo.

  • Jamil Barreiros
    Posted Julho 28, 2020 at 9:00 pm

    Isto não é Taça da Liga, o melhor mesmo é mudarem de nome da competição. Era um favor que faziam

  • AndreChaves9
    Posted Julho 28, 2020 at 8:45 pm

    Candidatura a pior competição do mundo…

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 28, 2020 at 8:28 pm

    Quando consegues resumir toda a essência desta decisão numa palavra: Proençada…

  • Chico
    Posted Julho 28, 2020 at 8:05 pm

    Acho piada a este formato, pois premeia o sucesso desportivo e gera uma taça competitiva e curta, mas tinha que ser com base na classificação da época anterior e não na de Novembro.

  • Bujard
    Posted Julho 28, 2020 at 8:02 pm

    Este formato é completamente estupido. Estao a estragar completamente uma taça que pode ser mmuito interessante.
    Esta taça – assim os regulamentos o promvam, pode ser a oportuniade perfeita de dar minutos a jovens, em alta competição. Limitando a idade média da convocat+oria, ou obrigando a apresentação de x jogadores com menos de 19 anos no 11…

    Isto bem como dar minutos a jogadores menos rodados podia ser a atracção desta liga.
    Assim é só uma prova que os adepto olham com desprezo.

    • Cossery
      Posted Julho 28, 2020 at 9:19 pm

      O problema disso é garantir os patrocinadores que naturalmente querem ter as equipas principais dos grandes para ter audiências e garantir retorno do investimento.

  • DNowitzki
    Posted Julho 28, 2020 at 7:42 pm

    Eu gosto da Taça da Liga. E é um troféu ao alcance de outros clubes: Setúbal, Braga, Moreirense… por isso, esta decisão é estúpida.

  • RomeuPaulo
    Posted Julho 28, 2020 at 7:36 pm

    Para fazer este formato mais valia não fazer nada.

    Acho bastante estranho como é que algum clube pode votar a favor disto.

  • Dca
    Posted Julho 28, 2020 at 7:32 pm

    A Taça é claramente feita para os grandes mas a partir do momento em que são os clubes que aprovam o novo formato, depois não se podem queixar (a não ser que me esteja a escapar qualquer coisa que não saiba).

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 28, 2020 at 7:18 pm

    Pior a emenda que o soneto. Volto a dizer que a Taça da Liga é uma prova para os menos utilizados e que, por isso, faz todo o sentido, independentemente das restantes competições. Os clubes é que fazem dela uma tábua de salvação sem grande sentido. Veja-se o que acontece em Inglaterra, onde aparecem jovens frequentemente nesta competição. Por outro lado, pior do que acabar, é restringir a algumas equipas e que só serão definidades durante a época. Não me lembro de algo tão descabido nos tempos mais recentes, mas o Proença só vê euros.

    • Fim da oligarquia
      Posted Julho 28, 2020 at 10:54 pm

      Não concordo muito com essa visão.Na minha opinião deveria ser encarada assim pelos equipas grandes que tem objectivos bem maiores.Já as outras equipas deveriam encará-la sim como um objectivo porque é a forma mais fácil de conquistar um título,até aproveitando o relaxamento e a poupança dos clubes grandes, e os títulos são momentos importantes para gerar simbiose e estímulos com os adeptos e para crescer.Causa-me até estranheza ver os treinadores dessas equipas desvalorizarem a competição e rodarem plantel quando essas equipas até tem falta de competição e muitas vezes se queixam disso.Quanto ao modelo da mesma concordo que é mau e desigual e tinha que ser melhorado e não o contrário.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 28, 2020 at 7:13 pm

    Ao menos que sirva para se lançarem jovens jogadores que de outra forma não teriam oportunidade na Liga.

  • Joao Silvino
    Posted Julho 28, 2020 at 7:08 pm

    Já se sabe para quem vai não é…

  • MM
    Posted Julho 28, 2020 at 6:54 pm

    N percebo.
    E acaba por tirar o pouco valor que ainda tinha

  • Filipe Ferreira
    Posted Julho 28, 2020 at 6:53 pm

    Não concordo com esta alteração. Sendo que duas das prováveis seis primeiras equipas da I Liga já se manifestaram contra esta competição…

  • Estigarribia
    Posted Julho 28, 2020 at 6:51 pm

    A melhor solução seria acabar com esta competição. A Taça da Liga foi aquele fato feito à medida dos grandes. Senão for possível acabar com esta competição, ao menos que a reformulem e metam eliminatória ao longo de toda a prova.

    Saudações Leoninas

  • LevonAronian
    Posted Julho 28, 2020 at 6:48 pm

    Que coisa mais ridícula. Então a parte de ficar já pré-definido que os 4 primeiros da liga jogam em casa…
    Mas então se o problema da Taça da Liga era o calendário está apertado, porque é que vai ser disputado maioritariamente pelas equipas que estão nas competições europeias?

    • Kacal
      Posted Julho 29, 2020 at 2:56 pm

      Atenção que sendo em Novembro, os 4 primeiros até podem não ser os do costume. Penso que o Famalicão estava nos 4 primeiros em Novembro de 2019, se não estou em erro.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 28, 2020 at 6:45 pm

    Para isto nem deveria haver a Taça da Liga. Que estupidez, mais uma taça apenas para os clubes grandes aumentarem o seu palmarés.

Deixa um comentário