Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Taça da Liga vai disputar-se durante o Mundial

Boa decisão? As equipas portuguesas devem perder poucos jogadores para o Campeonato do Mundo, como tal não afeta a verdade desportiva e por outro lado permite dar ritmo aos que ficam.

Já está definido o calendário para a época 2022-23. No fim de semana de 30 e 31 de julho teremos a Supertaça, e a primeira jornada do campeonato está agendada para 6/7 de agosto. Já a fase de grupos da fase da Taça da Liga vai decorrer durante o Mundial’2022, no entanto a Final Four mantém-se na última semana de janeiro. Recorde-se que os clubes estão obrigados a libertar os jogadores para o Campeonato do Mundo a 14 de novembro.

30 Comentários

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 31, 2022 at 12:05 pm

    A taça da liga só serve para rodar os jogadores menos utilizados portanto está ótimo.. ninguém quer saber n ver..

  • Tiago Silva
    Posted Março 31, 2022 at 12:09 pm

    Acho uma boa medida, também foi um pouco por isso que esta competição foi criada, é uma forma de dar ritmo competitivo a jogadores menos utilizados de forma a estarem mais preparados durante a época. Desta forma, a verdade desportiva não fica muito afetada, os jogadores que não vão às seleções ganham ritmo e competição e o calendário mais para a frente não fica tão condicionado. Só acho que a final 4 também se deveria fazer nesta altura, mas percebo o porquê de não o fazerem.

  • LevonAronian
    Posted Março 31, 2022 at 12:13 pm

    Concordo em absoluto. As equipas fora da Europa devem ter o plantel completo, e a swue vão a Europa na minha opinião a taça da liga devia servir precisamente para dar oportunidade a quem. Joga menos, e permite as equipas manter o ritmo

    • LevonAronian
      Posted Março 31, 2022 at 12:56 pm

      Não fosse a questão dos sub-21 e até diria que isto seria uma excelente ideia para as pausas para seleções normais (do ponto de vista desportivo, como é obvio os patrocinadores nunca permitiriam)

  • Dca
    Posted Março 31, 2022 at 12:33 pm

    Benfica ficava com certeza sem: Darwin e Otamendi. Dúvidas em Vertonghen, Taarabt, Weigl, Rafa e Lucas Veríssimo.
    Sporting: Matheus Nunes, Coates, Palhinha e Ugarte. Dúvida em Porro e Inácio.
    Porto: Diogo Costa, Pepe, Uribe, Vitinha, Otávio, Grujic e Eustaquio.
    Sem ser muito grave (o bom é que há jogadores que se podem sobressair); creio que o Porto e Sporting ficavam bem mais fracos, logo a verdade desportiva seria diferente. Benfica se as dúvidas fossem certezas, igual.
    No entanto, a Uefa devia organizar uma competição amigável (a dinheiro, para dar mais competitividade) para manter as equipa todas ativas.

    • Diogre
      Posted Março 31, 2022 at 12:46 pm

      No caso do Sporting ainda ha a possibilidade do Pedro Gonçalves ser chamado também, Matheus Reis (improvável, mas nunca se sabe) do Fatawu e do Plata. No do Porto, ha ainda o Taremi, o Evanilson (com o que anda a jogar nunca se sabe), o Semedo e o Fabio Vieira. No Benfica ha ainda Taraabt, João Mario, Grimaldo, Seferovic, Yaremchuck, Everton (se subir muito de forma..). E provavelmente alguns outros que não me lembrei e/ou ainda nem foram contratados.

      Dito isto, o que potencialmente poderá acontecer será uma perda enorme de capacidade competitiva dos 3 grandes. Não sei se isto implica que se mantem a verdade desportiva, mas que a TdL fica muito mais em aberto para outros potenciais candidatos, isso parece-me inegável.

      • Dca
        Posted Março 31, 2022 at 4:39 pm

        Matheus diria que é praticamente impossivel. Plata sim e Fawtawu contam sequer?
        Vieira e Semedo dificilmente contarão. O Irão do Taremi não se qualificou. Evanilson pode ser hipotese sim.
        Benfica, esqueci-me de Sefero verdade. Mencionei Taarabt, João Mário tenho duvidas, Grimaldo igual assim como Everton. Yarem precisa que a Ucrânia se qualifique.

    • Luís Sousa
      Posted Março 31, 2022 at 12:49 pm

      E Taremi, pelo menos. Se o Fábio Cardoso ou sobretudo o Rúben Semedo ganharem o lugar do Mbemba é possível que vão também. Mas o Uribe não se qualificou. E ainda bem, porque se não o Porto ficava com o Bruno Costa como único médio…

      • Dca
        Posted Março 31, 2022 at 4:40 pm

        Irão não se qualificou. Uribe reparei depois verdade. Fábio ou Ruben parecem-me altamente improváveis.

        • Luís Sousa
          Posted Março 31, 2022 at 7:27 pm

          Ainda te falta reparar no Irão então. O Semedo se recuperar a forma e estiver a bom nível no Porto volta a ser convocado, não é nada altamente improvável. O Fábio Cardoso q nunca lá foi é mais improvável, claro.

          • Dca
            Posted Abril 1, 2022 at 1:27 pm

            Verdade. Olhei para a Confederação Africana não sei porquê.
            Nao sei, até pelo historial, não me convence a chamada do Semedo.

  • Francisco Ramos
    Posted Março 31, 2022 at 12:41 pm

    As equipas portuguesas devem perder poucos jogadores?

    Se olharmos ao dia de hoje para os 3 grandes, acho que não fariam meia equipa!

    Porto perdia Diogo Costa, Pepe, Otávio, Grujic, Taremi, Eustáquio (se ficar). 4 titulares absolutos. Ainda existe a possibilidade de Vitinha, outro titular absoluto.

    Sporting perdia Coates, Inácio, Matheus Nunes. 3 titulares absolutos. Ainda existia a possibilidade de perder Feddal, Pote, Palhinha e Ugarte, mais 3 titulares absolutos e 1 muito utilizado.

    Benfica perdia Otamendi, Vertonghen, Seferovic, Darwin. 3 titulares absolutos. Ainda existe a possibilidade de Rafa, Yaremchuk, Everton, João Mário, Weigl e Veríssimo.

    Diria que perdem é jogadores a mais para ter verdade desportiva.

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 1, 2022 at 1:16 pm

      Ao dia de hoje também perderia Sarabia mas não vai ficar no Sporting quase de certeza. Podem é ser contratados outros internacionais.

  • Nickles
    Posted Março 31, 2022 at 12:55 pm

    Faltam 8 meses até novembro. Se em 1 mês tudo pode mudar no futebol, em 8 meses tudo pode mudar vezes 8. Estamos a falar de 2 terços de 1 temporada completa desde o dia de hoje até novembro. Portanto dizer que as equipas portuguesas perdem poucos jogadores para o mundial, não é bem assim.

    Sem contar com possíveis entradas e saídas, o Benfica tem como jogadores que podem ir ao mundial: (certo) Vertonghen, Otamendi, Darwin, Seferovic, (quem sabe) Verissimo, Rafa, Taarabt, Weigl, (vá anda lá para preencheres as vagas dos lesionados) Cebolinha, João Mário, Ramos, Paulo Bernardo, Araujo.
    O Porto tem: D. Costa, Pepe, Otávio, Vitinha, Taremi, Marchesin, (menos provável) Ruben Semedo, Pepê, Fábio Vieira, João Mário,
    O Sporting: Ugarte, M. Nunes, Inácio, Palhinha, Porro, Feddal, Paulinho, Pote

    Não me parecem assim tão poucos.

    • Boneco21
      Posted Março 31, 2022 at 1:52 pm

      Claro, porque “as equipas portuguesas” resumem-se a 3 clubes, não é verdade?

      A taça da liga é uma competição que engloba 36 clubes, por isso sim, é evidente que as equipas portuguesas, no geral, perderão poucos jogadores para o Mundial…

    • Mabk
      Posted Março 31, 2022 at 2:11 pm

      ahahah talvez o comentário mais faccioso que já vi no blog.
      Já agora falta Gonçalo Esteves, Chermiti, Rodrigo Ribeiro e Eduardo Quaresma no Sporting! E vá anda lá preencher as vagas dos lesionados Tabata Neto e André Paulo

    • Sporting1906
      Posted Março 31, 2022 at 4:47 pm

      Ramos, Paulo Bernardo e Araujo? Vai haver um mundial de sub-20 ao mesmo tempo do de seniores?

      • Nickles
        Posted Março 31, 2022 at 6:12 pm

        É impressão minha ou 8 meses (até menos) não foram suficientes para meter Matheus Nunes, Vitinha e Diogo Costa na selecção?

        • Luís Sousa
          Posted Março 31, 2022 at 9:39 pm

          Deve ser impressão tua. Não foram 8 meses do que o Ramos, o Paulo Bernardo e o Araújo têm feito certamente. Até gostava de saber quem perderia o lugar para eles já agora.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 31, 2022 at 2:04 pm

    A taça da Liga não foi criada primeiramente para a aposta no jovem jogador português?

    Jogadores de nível de selecção nem deveriam ser equacionados para competir na Taça da Liga.

    É preciso dar oportunidades áqueles que ainda não sabem fazer para fazerem. Depois colhem-se os frutos, 1 ou 2 anos mais tarde.

  • Mantorras
    Posted Março 31, 2022 at 2:24 pm

    Who cares.
    Se a taca da liga nao for para meter miudos a jogar serve para que mesmo?

  • Lord Monkey
    Posted Março 31, 2022 at 3:47 pm

    La se vai usar a taça da liga para “rodar” e desta forma vai perder muita da “fama” que foi adquirindo bem ou mal.
    Até porque os clubes vão querer poupar as vedetas para os jogos do campeonato onde sem os jogadores de seleção vão sentir dificuldades.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 31, 2022 at 6:20 pm

    Se a Taça da Liga serve para rodar miúdos não me choca a decisão e entende-se. Contudo a questão de rodar miúdos é esta. Se os melhores jogadores de cada equipa não vão jogar lá e não, então que diferença faz esta competição e jogarem na equipa B? Para se lançar miúdos há o campeonato nacional e a Taça e isso faz-se por etapas e aí os miúdos beneficiam ao joagrem em equipas com 95% de jogadores mais experientes. Agora lançar para lá a garotada toda, para vermos jogos aos quais ninguém liga nada, não vejo em que isto vá diferir de jogos da equipa B. Além do facto de esta competição não ter nem metado do interesse que qualquer outra competição interna. Para isso mais vale reformular a competição e torná-la muito mais apetícivel mas estabelecendo uma situação mista, em que os clubes devem utilizar obrigatoriamente em todos os jogos três jogadores da formação no 11 inicial (e ter pelo menos 20% do plantel feito por estes jogadores na competição) mas ao mesmo tempo os clubes mesclam esses jovens com jogadores experientes, mas numa competição a sério, com interesse real.
    E para isso só vejo que a Taça da Liga contribua com um novo conceito de competição, que não seja parecer uma mini-taça de Portugal de Inverno e para rodar a formação e à qual ninguém liga. Já temos a liga para aferir do campeão regular durante todas as jornadas. Depois temos a Taça de Portugal que é fantástica, põe clubes de todos os escalões a jogarem contra si e é a eliminar, dando chances aos pequenos. Depois temos a supetaça, que é um tira-teimas entre o campeao e o vencedor da Taça. O que acrescenta a Taça da Liga nestes moldes em que está? Nada. Alguns dos jovens ganham mais em jogar na liga ou na Taça quando é a doer, quando todos levam a serio, do que aqui.
    Propunha que a Taça da Liga fosse uma Taça dos Palops, em que reunisse os 7 classificados de cada país dos PALOPS, numa competição a eliminar.Quiçá ganhasse ainda mais com isto colocando uma final rotativa em países dos Palops ou com grande diáspora lusa, tipo Paris, acho que daria muito mais interesse podemos ver os clubes de vários países jogarem entre si. Para se definir os 5 classificados de cada pais deveriam ir os primeiros 6 classificados de cada liga e o vencedor da Taça. Caso houvesse um clube que vencesse a Taça e a liga, esse lugar passaria para o vencido da final da Taça e quase esse já estivesse nos primeiros 6, ia o 8º classificado.
    Esta competição jogar-se-ia por fases ao longo de toda a época e a final seria jogada no final da época.
    Assim, ao misturar jovens com experientes, os clubes poderiam rodar o plantel nesta competição de uma forma que fosse harmoniosa, e gerir melhor o esforço durante a época e ao mesmo tempo que se dava aos jovens que jogassem uam competição a sério para jogarem. Criava-se uma competição internacional, com centenas de milhões de espectadores em potência, muitas audiências e lucro, que geraria muito mais interesse.
    Não acho minimanente que o futebol se esgote na Taça de Portugal, liga e supertaça, mas o problema da taça da liga é não ter propósito real, é essencialmente não se distinguir das outras competições, nem ter uma função clara. É um mini-campeonato? É uma taça de inverno? É para rodar miúdos?
    Para isso, cria-se uma nova competição,com um novo propósito. Quando tanto se fala de ganhar receitas novas e expandir a liga portuguesa, não percebo como não se percebe a importância de rentabilizar a diáspora portuguesa e os PALOPS. O português é a 5ª língua mais falada do mundo e só em Paris há 1.5 milhões de portugueses.
    Os próprios clubes brasileiros teriam interesse, porque iriam competir com um país que está no top-7 das ligas europeias, e onde poderiam mostrar os seus jogaadores em contextos de competição diferente do usual. E além do mais, o mercado africano ganharia muito com isto e nós também. Permitiria a clubes grandes, médios e pequenos aumentar as receitas, porque até um 6º classificado da liga portuguesa, angolana, brasileira, etc, poderia jogar numa grande competição perante centenas de milhões de pessoas.
    Não é que seja contra a Taça da liga, é que os seus actuais moldes sao totalmente desinteressantes. É só uma ideia, teria de ser aperfeiçoada…

  • AndreCruz
    Posted Abril 1, 2022 at 4:02 pm

    Parece que só leram a notícia pela metade. Apenas a fase de grupos será jogada durante o mundial, a final four já será depois do mundial com as equipas completas. Este ano na fase de grupos, o Sporting jogou com uma equipa sem a maioria dos titulares selecionáveis, e acabou por ganhar o título. Acredito que não irá deturpar a verdade desportiva, até porque, na teoria, são jogos mais acessíveis.

Deixa um comentário