Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Também se fazem grandes plantéis em Espanha. Apesar de se julgar que só os emblemas da Premier League constroem equipas com muito valor individual

Da conquista de dois campeonatos nos anos 80 à despromoção em 2006/2007, a Real Sociedad tarda em mostrar regularidade no principal escalão do futebol do país vizinho. Apesar de ter participado na Champions recentemente, o conjunto de San Sebastián tem ocupado maioritariamente lugares de meia tabela. Mesmo em termos de dimensão, e comparativamente ao rival Athletic, a equipa por onde já passaram nomes como Claudio Bravo, Xabi Alonso ou Bakero, apresenta uma assistência média na ordem dos 21000 espectadores – metade da exibida no moderno e mítico San Mamés. Para esse menor fulgor do Anoeta, um recinto que em nada favorece a criação de uma atmosfera intimidante e austera aos adversários, contribui um excessivo afastamento das bancadas do relvado, típico dos estádios com as tradicionais pistas de tartan, à semelhança do que acontecia no velhinho Delle Alpi (curiosamente a Juventus “renasceu” com o descartar desse recinto). Mas esta época a ambição é outra. 

David Moyes, após uma surpreendente mudança, tem a oportunidade de dar um novo ânimo ao clube e à sua carreira, com um elenco recheado de qualidade individual e que promete ser uma das sensações da La Liga. Para isso contribuem as chegadas de nomes como Bruma, Jonathas e Diego Reyes. O português, que sucede a Carlos Xavier, Oceano e Sá Pinto nos Los Txuri-Urdin, terá espaço para ganhar uma nova vida, sendo que a concorrência para a sua posição se afigura curta. No habitual 4-2-3-1 que o ex-timoneiro do Man Utd adotou na temporada passada, será de prever que o extremo se imponha com maior ou menor dificuldade, já que a partir da esquerda, a oposição é feita apenas pelo trintão Chory Castro. Para além disso, a contratação a título definitivo de Jonathas garante um avançado que provou o seu instinto no despromovido Elche (14 golos), deslocando, eventualmente, Carlos Vela para o flanco direito. Deslocado está também o antigo central do FC Porto que, à semelhança de Bruma, tem a possibilidade de ganhar cotação numa das melhores ligas do mundo, fazendo parceria com o campeão da Europa de sub-21 e internacional A pela La Roja, Iñigo Martínez. Menos prometedoras e talvez o pior setor da equipa estão as laterais. Do lado direito não há um titular absoluto, perfilando-se apenas Zuldua e Carlos Martínez como opções válidas, sendo que na esquerda estará um habitué e com alguns anos de casa, Alberto de la Bella. Para fechar o setor defensivo, um dos guarda-redes mais promissores da geração, o argentino Rulli, que confidenciou à imprensa local o desejo de continuar a defender as redes do clube, rejeitando várias ofertas de clubes com maior mediatismo. Contudo, por mais ou menos entradas que se verifiquem, há um nome que se confunde com o clube. Xabi Prieto. O capitão do clube foi durante vários anos apontado como um dos possíveis melhores médios espanhóis, mas acabou por nunca sair do clube, fixando-se como uma lenda. A seu lado terá o Pirata, Esteban Granero, auxiliado por outro nome que acabou por não atingir aquilo que se previa, Sergio Canales (demasiado fustigado por lesões numa fase decisiva da carreira). A juntar aos mais cotados, transitam nomes como Agirretxe, Zurutuza, Rúben Pardo ou Mikel González, dando a David Moyes a certeza de que o plantel desta temporada tem todas as condições para ficar nos 7 primeiros classificados, lugar que, à priori, dá acesso às competições europeias.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): João Magalhães

0 Comentários

  • João Dias
    Posted Julho 29, 2015 at 6:20 pm

    Deposito muitas esperanças no Bruma nesta passagem pela Real Sociedad.

    Tendo em conta o afastamento de Quaresma para uma Liga periférica, pode muito bem ser o ex-Sporting a substitui-lo nas convocatórias do Fernando Santos.

    A dúvida é saber se vai fazer parte da próxima geração sub-21 ou se vai fixar-se na equipa AA.

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2015 at 6:25 pm

    O Bruma jogou hoje contra o Rayo. Foi o melhor em campo

    Abraço, Master

  • Tiago Alves
    Posted Julho 29, 2015 at 6:26 pm

    Se fosse do Sunderland já todos diziam que era grande plantel…

  • La Liga
    Posted Julho 29, 2015 at 6:27 pm

    O Jonathas era excelente para o Benfica. Bem, aquele quarteto é fogo. Canales,Bruma,Jonathas e Vela. Quantas equipas da Premier têm melhor, tirando os grandes?

    Não vejo nenhuma

    • José Santos
      Posted Julho 29, 2015 at 6:44 pm

      Não considero Sakho, Zárate, Valencia e Payet inferiores. Ou então Lukaku, Mirallas, Barkley e Deulofeu. Isto considerando os Spurs um grande, que não é, se não também tinham melhor.

    • La Liga
      Posted Julho 29, 2015 at 6:59 pm

      Para mim este quarteto é melhor que esses 2. O Do everton até é jeitoso.

    • Gonçalo Oliveira
      Posted Julho 29, 2015 at 7:31 pm

      Concordo com o José Santos as equipas médias em Inglaterra tão ao nivel/acima desta, aquela frente do Everton é temível!!!
      Mas deixo aqui os meus parabéns ao Moyes e á direção do R Sociedad pela equipa que estão a montar.

  • António Vilares
    Posted Julho 29, 2015 at 6:42 pm

    David Moyes fez o trabalho possível o ano passado tendo conseguido com que o clube subisse algumas posições na tabela classificativa. Este ano terá oportunidade de iniciar já com uma base e com maior conhecimentos das adversidades do campeonato espanhol. No Everton fez um bom trabalho embora mantenha algumas duvidas sobre o seu sucesso este ano.
    Bruma terá uma grande oportunidade de mostrar todo o seu talento, que todos nós lhe reconhecemos. Não tem uma grande concorrência no lado esquerdo (corredor que melhor privilegia as suas qualidades) o que lhe proporcioná muitas oportunidades. Acredito que será uma das revelações da liga!
    Xabi Prieto, Granero, Canales e Ruben Pardo formam um bom meio-campo, embora a chegada de alguém mais posicional e que oferecesse mais cobertura no meio-campo (quem sabe se D.Reyes não acaba a 6, embora tenha dúvidas que resulte num duplo pivot) aumentaria a qualidade do elenco.

    • António Vilares
      Posted Julho 29, 2015 at 6:53 pm

      Parabéns pelo Post claro ;) Grande conhecimento!

    • Mike-UK
      Posted Julho 29, 2015 at 7:44 pm

      Reforçar apenas que Prieto é um médio fenomenal, um cérebro fenomenal e recorte técnico ao nível dos melhores, não percebo como a sua carreira não se 'internacionalizou', mesmo com a concorrência fantástica que a Espanha teve para o sector intermediário na primeira década do século.

    • Ice9
      Posted Julho 29, 2015 at 8:22 pm

      O Prieto é bom jogador, mas tens que ver que perdeu lugar num dos melhores meios campos (melhor desde que vejo bola) de uma selecção.

      N é fácil tirar lugar a Xavi, Iniesta, Mata,.Silva, Cesc, Carzola, Thiago e anteriormente Mendieta, Guti, Valeron, etc.

      Por exemplo o Cani tb teve grandes épocas e nunca foi a selecção.

      Nem sequer acho que é por n ter saído da Real, vê por ex que Cena e capdvilla eram titulares qd andavam pelo Villareal, simplesmente era bom mas não era top para chegar à Roja.

  • Kafka I
    Posted Julho 29, 2015 at 6:42 pm

    Excelente artigo João Magalhães, é sempre um prazer ler os teus posts, ainda para mais sobre a Liga Espanhola,

  • Filipe Ribeiro
    Posted Julho 29, 2015 at 6:44 pm

    O Rúbem Pardo ficava tão bem com a camisola 8 do glorioso.
    Uma trocazinha ia o Pizzi vinha o Pardo ficavam todos contentes eheh

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2015 at 6:51 pm

    Melhor liga do mundo for a reason. Só um cego não vê isso. Olhem para o plantel do Villarreal e outras equipas de meia tabela. Brutal. Isto sem falar nas 5 melhores de Espanha que limpavam inglaterra facilmente(real,barça,valencia,sevilha e atletico)

    Jota

    • diogoribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 7:04 pm

      Espero que com limpar Inglaterra não esteja a dizer que todas eram capazes de ser campeãs. O Real e o Barça limpavam Inglaterra, o Atlético lutava pelo título e as outras duas lutavam pelo top4.

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 7:20 pm

      Eu acho que Sevilla e Valência lutavam pelo título em Inglaterra. Piores individualidades mas melhores colectivos..

      Jota

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 29, 2015 at 7:21 pm

      Acho que Man United do Ferguson lutava pela Europa na Liga Espanhola.

      Toda a gente sabe que as equipas espanholas são mais fortes que as Inglesas, mas em termos de Liga em si não chega nem perto. Nunca terá o mediatismo e a visibilidade internacional da BPL. Muito menos a organização e capacidade de gerar receitas.

      Parem com isso, até com Ligas há discussões, qualquer dia vamos discutir quais são as melhores chuteiras, as Adidas do Messi ou as Nike do Ronaldo.

    • Madrugadas
      Posted Julho 29, 2015 at 7:26 pm

      Oi?! Sevilha, Valência lutavam pelo Top 4?!? Man Utd, Man City, Chelsea e Arsenal, num campeonato tão duro como o Inglês, em que são precisas quase duas equipas, a qual destes é que esses clubes tiravam o lugar?

      Real e Barça lutariam pelo título, Atlético lutaria pelo top 5 e os restantes lutariam pelo acesso à Liga Europa, coisa que agora o Valência e o Sevilha não fazem porque só há 3 clubes para champions em Espanha e há 4 vagas….

      Não nos podemos esquecer que jogar contra Málaga, Espanhol e Calta de Vigo não é o mesmo que jogar contra Southampton ou Everton é aí que está a grande diferença, é nos outros clubes, a parte inferior da tabela é infimamente mais fraca em Espanha, Itália ou Alemanha do que nos outros países, até o Bournemouth que chegou agr à PL poderia lutar provavelmente pelo acesso à liga Europa em Espanha, basta ver que por exemplo o Stoke, 9º classificado da PL, ficou apenas com menos 1 ponto que o Athletic 7º classificado da La Liga e apurado para a Liga Europa…

    • Lord
      Posted Julho 29, 2015 at 7:32 pm

      Por isso é que o Málaga vai à Champs e arruma o Porto. o Villarreal foi as semi finais da Champs há poucos anos e desceu. Isto nao é competitividade? Alguma vez o Bolton ia as semi finais?

    • Lord
      Posted Julho 29, 2015 at 8:05 pm

      Engraçado, um user com o mesmo nome que o meu e com uma maneira de ver as coisas tão diferente.

    • YNWA
      Posted Julho 29, 2015 at 8:21 pm

      Não podemos comparar as equipas de diferentes ligas pelas prestações nas competições europeias.
      E se for-mos ver por isso não vai assim há muito tempo que o Fulham foi a uma final da Liga Europa ,onde atropelou a Juventus nas meias e só perdeu no prolongamento contra o Atlético de Aguero.
      E na Champions nos últimos 10 anos tivemos casos raros de equipas Inglesas ganharem a Champions e nem se conseguirem apurar para a edição do próximo ano pelo campeonato.O Chelsea em 2012 ficou em quinto e o Liverpool em 2005 ficou em sétimo.
      O que é certo é que em Espanha só há 2 campeões Europeus-Barcelona e Real Madrid.
      Inglaterra tem 5.

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 8:29 pm

      Madrugadas,

      No post em baixo concordo contigo, mas aqui discordo totalmente de ti, mas já não vou entrar mais nessa guerra La Liga vs Premier, seria repetir-me pela milésima vez…vamos desfrutar do futebol :)

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 29, 2015 at 10:02 pm

      Ruben Gomes, o Man United de Ferguson lutaria pela Europa? Liga Europa?

      Não me parece o United só foi ultrapassado pelo Barça e pelo Real em 2009 até então Real estava a baixo do United e o Barça desde 2006 estava a par.
      E digo mais, tivesse o Ferguson as equipas que Real e Barça tiveram nos últimos anos e nem quero pensar o que faria. Ele sempre teve equipas muito boas, mas que valiam pelo coletivo, nunca teve uma equipa só com craques.

      Obviamente que o United do Ferguson lutaria pelo título com Ral e Barça.

    • André CG
      Posted Julho 30, 2015 at 1:04 am

      Barcelona
      Real Madrid
      Chelsea
      Arsenal
      Atlético
      Man Utd
      Man City
      Sevilha
      Liverpool
      Villarreal
      Tottenham

      Em termos hipotéticos, creio que a classificação de La Barclays Premier Liga seria algo deste género. Isto falando nesta temporada.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 30, 2015 at 11:05 am

      Estava a gozar, obvio que lutariam.

  • Rúben Gomes
    Posted Julho 29, 2015 at 6:55 pm

    Ja farta a desvalorização de tudo o que é inglês, irra…

    Mas bom Post, João. A Real Sociedad tem comprado bem, corrigindo as lacunas evidenciadas na epoca passada. Poderão lutar pela Liga Europa.

  • Jordan
    Posted Julho 29, 2015 at 7:03 pm

    Para quem acompanha mais atentamente este período de pre-época e transferências quem vos parece que parte mais forte Celta de Vigo ou Real Sociedad?

  • diogoribeiro
    Posted Julho 29, 2015 at 7:10 pm

    Muito bom post João. Concordo com tudo, menos com o título pois acho que a maioria das pessoas reconhece que a metade inferior da tabela em Inglaterra é tão forte como em Espanha. Veremos se o dinheiro que as equipas inglesas vão receber da televisão nos próximos anos muda isso ou não (hoje o Everton já rejeitou 35 milhões pelo Stones).

    Quanto à Real Sociedad, Moyes é o treinador perfeito para equipas de meio da tabela e enquanto ele estiver no clube não deve ter problemas com a despromoção. Veremos se se conseguem estabilizar como um clube da metade superior da tabela. Estou à espera de uma época fantástica do Brumo.

    Cumps

  • Pedro Costa
    Posted Julho 29, 2015 at 7:14 pm

    Melhores equipas – Espanha
    Melhor campeonato – Inglaterra
    Simples.

  • Madrugadas
    Posted Julho 29, 2015 at 7:14 pm

    Apesar de uma excelente equipa tendo em conta o lugar desportivo que ocuparam a época passada, julgo que a rivalidade neste momento para a Real Sociedad é com o Villareal (apenas porque perdeu Vietto), porque Atlético, Valência, Sevilha e Athletic parecem-me estar noutro patamar, posto isto, e estando a falar de uma equipa que ficou em 13º o ano passado, aqui vimos a diferença de poderio entre a nossa liga e as restantes, ora Vela, Johnatas, Granero, Canales, Bruma ou Rulli, teriam lugar em qualquer um dos grandes, na minha opinião, em equipas que lutam na champions e por campeonatos nacionais, e no entanto estão num clube que luta e muito, por um acesso à liga Europa ou Champions…

    • estrela
      Posted Julho 29, 2015 at 8:44 pm

      Concordo na integra e comentando esta luta entre Espanha e Inglaterra a diferença na minha opinião, que considero meramente de adepto, é que o campeonato Espanhol é melhor tacticamente e mantém a intensidade que a Inglaterra tem, no final o mix permite aos jogadores na generalidade ganharem mais confrontos quando comparamos os resultados na europa dos últimos anos.

  • Luís Almeida
    Posted Julho 29, 2015 at 8:11 pm

    Moyes,volta para o meu Everton…

  • Ice9
    Posted Julho 29, 2015 at 8:12 pm

    A Sociedad até teve uns resultados jeitosos ultimamente, principalmente há 2 anos onde tinham Vela, Illaramendi (que parecia mt bom lol), Inigo Martinez e o capitão Xabi Prieto.

    Em 2003 tiveram um ano histórico em que disputaram o título com os galácticos do Real até quase ao fim, o que para mim tem quase o mesmo valor que o título do Atlético.

    Nessa equipa destacaram-se a dupla de avançados Niaht e Kovavic que fizeram uma época ao nível de Raul e Ronaldo. Tinham tb aquele que na altura era dos melhores médios da liga o Xabi Alonso, embora como se veio a descobrir anos mais tarde o grande mérito foi do doutor Eufemiano Fuentes, o tal médico da operacion Puerto que está ligado aos sucessos de Ulrich, Basso e segundo as mas línguas tb terá ajudado Contador e Nadal.

    Tudo isto para dizer que desde que vejo bola até nem andam muito atrás do Bilbao. Apesar das suspeitas, pois se uma equipa mediana como a Sociedad recorria a estes esquemas, Barca e Madrid tb o fariam.

    Este ano fizeram um bom plantel e têm tb um treinador médio bom como o Moyes. N acho que tenham hipótese de ir à Champions pois há Barca, Real, Atlético, Valência e Sevilha. A ida à UEFA seria positiva.

    Grande meio campo principalmente, Canales, Prieto, Pirata Granero e Pardo dão mt qualidade. Tem o melhor central espanhol fora Pique e Ramos no Inigo e o Vela que é dos melhores avançados da liga fora dos grandes, raros os avançados com tanta criatividade e finalização garantindo golos, assistências e grandes jogadas.

    Bruma foi boa aposta, Moyes poderá incutir-lhe mentalidade competitiva que lhe falta para ser um grande ala e uma opção válida para Portugal. O Jonathas tb era das melhores opções tendo em conta o que a Real pode pagar.

    Já no Reyes tenho mais dúvidas. Tem excelente qualidade técnica para defesa, mas
    tb tem erros básicos que comprometem as suas equipas. Para o porto seria bom que evoluísse em Espanha já que é um central que encaixa bem no modelo do Lopetegui e ainda está a tempo de atingir o seu grande potencial.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 29, 2015 at 8:30 pm

    Esta época sim, Bruma vai crescer, agora está no campeonato e no clube certo. Em relação ao post, eu diria que os melhores executantes estão em Espanha e não em Inglaterra..

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 29, 2015 at 9:05 pm

    Mais um post recheado de know how e na linha de qualidade a que o João Magalhães nos tem habituado.
    Confesso que não sou como nunca fui um fã de David Moyes, mas também sei reconhecer que o escocês precisa de tempo e de estabilidade sendo o chamado técnico de projectos.

    De facto esta Real Sociedad deverá ser a par do Málaga de Javi Gracia (técnico muito underrated em Espanha, mas que fez um trabalho fenomenal), as equipas que mais terei curiosidade em acompanhar.
    Para Bruma, esta época tem tudo para ser de explosão. Terá a titularidade garantida e a Liga Espanhola é a liga ideal para as suas características, já que o português terá sempre espaço para colocar no jogo a sua velocidade e repentismo. Com Vela no flanco oposto e um pivot como Jonathas e os bascos têm tudo para garantir um lugar no top 8, e até à frente do rival Athletic.

  • Rodrigo
    Posted Julho 29, 2015 at 9:33 pm

    Bom texto, Joao Magalhaes. De facto, estou com bastante expectativa para ver a Real no proximo ano desportivo, ja que se estao a reforçar bastante bem e ate ao momento conseguiram manter Vela, Rulli, Iñigo e Granero. Jonathas e Bruma sao reforços de peso, enquanto que o Reyes, apesar de nao ser o central que o Moyes costuma apreciar, podera aproveitar para relançar a carreira na La Liga.

  • Stalley VM
    Posted Julho 29, 2015 at 9:46 pm

    Boa sorte ao Bruma, não me importava de o ver de novo no Sporting, foi a pena sua saída, agora tem aqui a sua chance de mostrar o que vale, numa grande Liga como a Espanhola, espero bem que "parta" tudo por lá.

    SL!

  • Pedritxo
    Posted Julho 29, 2015 at 10:35 pm

    A Real Sociedad e uma equipa simpatica, dificil nao gostar da filosofia deles, e o que disseram do estadio e bem verdade, um estadio de futebol nao pode ter pista tartan , um estadio de futebol tem que as bancadas estar perto do relvado, para criar um ambiente beneficio em casa,senao nao vale a pena.

Deixa um comentário